Academic literature on the topic 'Poesia locale'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Poesia locale.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Poesia locale"

1

De Sousa Rocha, Cleomar, Olira Saraiva Rodrigues, Cláudia Dos Santos Araújo, and Mary Aurorar Da Costa Marcon. "Cora em Cores." DAT Journal 4, no. 3 (December 6, 2019): 86–95. http://dx.doi.org/10.29147/dat.v4i3.149.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa visa estabelecer relações entre os escopos técnicos e poéticos de intervenções realizadas no Museu Casa de Cora Coralina, na Cidade de Goiás, às margens do rio Vermelho, desvelando padrões tecnológicos, ressoados dos sentidos da poética da autora. Metaforicamente, os fluxos de consciência da escrita da autora soam como escapismo em suas memórias, em que o rio e a terra vermelha, elementos de sua casa, traduzem sua relação sanguínea, estritamente, visceral em sua essência. A terra, água e o ar, corados, representam, nessa interface, o triângulo da vida, sendo elementos centrais do ir-e-vir da poesia de Cora. Retratos da cor local, o percurso metodológico, de abordagem fenomenológica, transita por entre ruelas, becos e bicas, produzindo fervuras, murmúrios, ecoando e escoando poesias. A tecnologia, enquanto artefato cultural, se inscreve nessa retórica da poesia como simbiose entre as letras, versos, poesias e prosas da autora, além dos caminhantes que vislumbram um trajeto de vozes dissociantes na Cidade de Goiás.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Matos, Solange Cavalcante de, Raimunda da Silva Nunes, and Eliane Cristina Testa. "PELOS (DES) CAMINHOS DA POESIA: ENTREVISTA COM PEDRO TOSTES." EntreLetras 11, no. 3 (December 31, 2020): 411–15. http://dx.doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p411-415.

Full text
Abstract:
O presente texto trata-se de uma entrevista com o poeta marginal Pedro Tostes, o qual escreve poesias desde muito cedo, quando se descobriu no vasto mundo da escrita poética. É produtor cultural, mesmo não se considerando empreendedor no mercado da literatura, vive de poesia de forma audaciosa, resistente e marginal. Desde 2003, começou uma jornada pelo Brasil para levar sua poesia a diferentes locais como: feiras, universidades, congressos, espaços culturais diversos, etc., vivendo mediante a compreensão de que esta ação seria uma forma de “popularizar” a literatura. O escritor já tem vários livros publicados, sendo o útimo deles "Na Casamata de Si" (Patuá, São Paulo, 2018). Acreditamos que Tostes seja um poeta visionário e que não tenha medo de se expor, principalmente, em seus diferentes modos de ver a vida/poesia. Concebemos a poesia como um modo de trilhar muitas experiências estéticas, e Tostes tem experimentado amplamente com/a linguagem. Sabemos que viver de poesia no Brasil é um grande desafio, especialmente por se tratar de um “país com vários problemas nos campos educacional e cultural” (para usarmos as palavras de Tostes, obtida nesta entrevista). E mesmo diante de tal situação, Tostes tem incentivado os jovens a lerem e a se deixarem afetar pela poesia. Tostes pode ser relacionado à poesia marginal no sentido mais utópico e implicado à força da poesia para abrir (des)caminhos na vida, a começar pela ideia de ocupar as periferias, com saraus e Slams. Em seu último trabalho, “Na Casa Mata de Si” (Patuá/SP, 2018), Tostes nos mostra o seu lado de poeta “guerrilheiro” e chama a atenção, por meio de seus versos, para a guerra do “presente”, uma guerra, aliás, tanto interna como externa a nós. Em entrevista realizada via e-mail, Tostes nos faz revelações da sua vida como escritor e de muitos dos seus (des)caminhos no mundo da poesia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira Alves, Ermeson Nathan, and Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia. "As poéticas de Abidoral Jamacaru enquanto registro de memória e representação do conhecimento." Em Questão 27, no. 1 (December 22, 2020): 59–90. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245271.59-90.

Full text
Abstract:
Identifica as poesias de Abidoral Jamacaru como registro de memória da região ao sul do Estado do Ceará, Cariri. Contextualiza o poeta na década dos ‘modernos marginais’, ou seja, no movimento de contracultura nos anos 1970, no qual o artista começa a ter visibilidade e a se reconhecer enquanto sujeito que influenciou num dado período. Conceitua memória sob o viés da Ciência da Informação, dialogando com as concepções históricas da poesia. Quanto ao procedimento metodológico, a pesquisa se utiliza da Análise de Conteúdo, bem como a Análise Temática na operacionalização dos dados. Os mapas conceituais foram inseridos como tipos de representação do conhecimento, ampliando as formas de se visualizar a poesia de Abidoral Jamacaru. Conclui que a estética paisagística da Cidade de Crato e os movimentos de contracultura no Cariri influenciaram na composição dos escritos poéticos do autor, compondo a memória individual que dialoga com a memória local da região criando uma identidade em suas obras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pasini, Leandro. "A Semana de 22 e a Poesia: contradições e desdobramentos." Remate de Males 33, no. 1-2 (June 17, 2015): 191–210. http://dx.doi.org/10.20396/remate.v33i1-2.8636452.

Full text
Abstract:
O presente ensaio estuda a poesia modernista brasileira que foi apresentada na Semana de Arte Moderna de 1922. Diante da impossibilidade de se precisar com exatidão os poemas lidos então, este texto busca analisar a elaboração de questões problemáticas na poesia de alguns de seus participantes, principalmente Agenor Barbosa, Tácito de Almeida, Luis Aranha e Mário de Andrade. A proposta aqui é inquirir o modo como a poesia priduzida no contexto da Semana de Arte Moderna se relacionava criticamente com os estilos poéticos que a precederam. Questiona-se, dessa forma, que tipo de influência o contexto local, composto de Parnasianismo dominante e Simbolismo marginalizado, exerceu na incorporação brasileira das estéticas de vanguarda. Procura-se, igualmente, questionar a relação entre a poesia que se moderniza e o contexto local, a presença distintiva da realidade histórico-social brasileira. Aponta-se, por fim, para a relação entre as contradições do momento e seus desdobramentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fontenele, Laéria Bezerra. "A enunciação em primeira pessoa: o íntimo e o confessional em Adélia Prado." Revista do Centro de Estudos Portugueses 22, no. 31 (December 31, 2002): 257. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.22.31.257-273.

Full text
Abstract:
<p>Tendo em vista a importância, na atualidade, da categoria “espaço” como necessário conceito de análise, este artigo busca analisar a presença, na poesia de Adélia Prado, dessa categoria, o que se manifesta em tal poética numa constante tensão entre o particular e o universal, ou, para se utilizar uma terminologia mais atual, entre o local e o global. Nesse estudo, detive-me na análise de alguns poemas dos seguintes livros da poeta: <em>Bagagem </em>e <em>O coração disparado</em>.</p> <p>Dada la importancia, en la actualidad, de la categoría “espacio” como importante concepto de análisis, este artículo busca analizar la presencia, en la poesía de Adélia Prado, de esa categoría, lo que se manifiesta en esta poética en una constante tensión entre el particular y el universal, o, para utilizar una terminología mas actual, entre el local y el global. Los poemas que he extraído para hacer mis análisis están en los libros de la poetisa: <em>Bagagem </em>y <em>O coração disparado</em>.</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cabañas, Teresa. "As estratégias discursivas e a evolução do sujeito poético feminino: de Adélia Prado a Maria Lúcia Dal Farra." Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, no. 36 (December 2010): 191–210. http://dx.doi.org/10.1590/2316-40183613.

Full text
Abstract:
Resumo O texto propõe uma linha de comunicação entre a poesia de Adélia Prado, a partir de Bagagem (1976), e a de Maria Lúcia Dal Farra e seu Livro de auras (1994). A intenção radica em observar como os modos de suas respectivas estratégias discursivas, além de revitalizar o código poético local, sugerem mudanças no estatuto da condição histórico-social dos agentes femininos produtores de poesia. Acreditase que isso pode assinalar uma ampliação dos rumos da poesia brasileira, como mostrar uma trajetória de evolução dessa entidade feminina na sua definição de ser social dentro das circunstâncias históricas do seu existir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pucheu, Alberto. "Prazer, esse sou ele (a autobiografia poético-política de André Luiz Pinto)." Alea: Estudos Neolatinos 21, no. 3 (September 2019): 131–48. http://dx.doi.org/10.1590/1517-106x/2019213131148.

Full text
Abstract:
Resumo De dentro do eclipsamento da política, a poesia vem se fazendo um lugar de combate contra as totalidades e seus totalitarismos. Parto de uma das principais linhas de força da poesia contemporânea: poemas em que escritos autobiográficos se colocam como políticos através de fraturas que nos fazem pensar feridas, a um só tempo, familiares e comunitárias, íntimas e públicas, atuais e históricas. Enquanto a poesia feita no Rio de Janeiro fora, até certo ponto, realizada predominantemente por moradores da Zona Sul, o local de proveniência do poeta André Luiz Pinto demarca uma intrusão política diferenciada, o subúrbio e o morro, que levam a uma repetição de uma urgência em seus poemas: “A adolescência não sabia/ que apesar da confusão entre prosa/ e poesia, isto não é a revolução. O que pesa/ é o salário que custeia a vida e a verdade é essa”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Aseff, Marlova Gonsales. "Poetas-tradutores: quando a tradução encontra a criação." Cadernos de Tradução 40, no. 3 (September 11, 2020): 92–108. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7968.2020v40n3p92.

Full text
Abstract:
Este artigo especula os motivos pelos quais muitos poetas brasileiros se dedicam à tradução de poesia ao invés de trabalharem exclusivamente em seus projetos de criação “autoral”. Partimos da constatação de que os poetas foram os grandes responsáveis pela tradução e publicação de poesia estrangeira no Brasil na segunda metade do século passado e na primeira década deste século, apesar de a autoria tida como “original” ter sido considerada, pelo menos desde o Romantismo, superior ou mais digna de apreço do que a tradução. Conclui-se que os poetas que recorrem à tradução o fazem, em geral, tendo em mente pelo menos três intenções não-excludentes: a) demarcar as suas filiações ou afinidades com determinada família poética; b) proceder a um exercício de crítica e criação com a finalidade de imergir na experiência da linguagem de outro poeta; c) influenciar os cânones, apontando rumos para a poesia local. Também são abordadas outras consequências das escolhas tradutórias dos poetas-tradutores para o sistema literário local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barros, Líliam, and Marcos Cohen. "21 – Experimentação Poética: arte e memória de uma comunidade no nordeste do Pará, Amazônia, Brasil." Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes 4, no. 6 (July 31, 2018): 75. http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v4i6.5962.

Full text
Abstract:
ResumoO livro 21 consiste no diálogo entre as linguagens música, prosa, poesia, fotografia e desenho. Tendo como viés interpretativo uma pesquisa histórica e etnográfica de uma comunidade rural amazônica, foram escritas quatro crônicas e uma poesia pela autora do livro, quatro fotografias da autora do livro, cinco desenhos do artista paraense João Bento e cinco músicas para piano e clarinete do compositor paraense Marcos Cohen. O local de pesquisa e inspiração artística denomina-se Km-21 e localiza-se no nordeste do estado do Pará, no município de Castanhal, local de origem da família dos autores/artistas do livro. Trata-se de uma localidade de colonos cearenses assentados na primeira metade do século XX que deixaram o sertão do Ceará para fugir das grandes secas que assolavam aquela região. A localidade é caracterizada pela agricultura familiar e cultivo de mandioca amarga, com produção de farinha, além de pequenas plantações de pimenta e roçados. Foram realizadas entrevistas com os moradores que, depois de transcritas, serviram como inspiração para o texto final, transcriado livremente. As personagens tiveram seus nomes trocados e foram rebatizadas pelos próprios membros da comunidade. O produto artístico foi apresentado na comunidade-tema da pesquisa com a performance musical (tendo como pianista a autora das crônicas e clarinetista do compositor das músicas), varal fotográfico e leitura dramatizada das crônicas e poesia. O palco para esta apresentação foi um antigo depósito de pimenta e o público consistiu em representantes de famílias que vivem ao longo daquela zona rural.ResumenEl libro 21 se trata de una creación litero-musical producto de un dialogo entre las lenguajes artístico-literarias, musical y fotografía. El producto final fue creado a partir de experiencias de investigación oral de los autores en la comunidad del Km-21, en la carretera de Tierra-Alta, Castanhal, Pará, local de origen de la familia de los artistas/autores del libro. Lecturas sobre la historia de la ocupación de la localidad en el inicio del siglo XX y relatos de las formas de vida y transformaciones en las cuales la localidad ha pasado en estos tiempos. Los datos históricos obtenidos fueran recreados en el formato de 4 crónicas y una poesía, 5 músicas para la formación piano y clarinete y 6 imágenes. La creación artística resultante es un libro-partitura con crónicas, música e expresión visual. El Km-21 es una localidad de cultivo de agricultura familiar de yuca, para produción de farina, y de pequeñas plantaciones llamadas roças. El origen de esta comunidad se relaciona con la migración del estado de Ceará para el Km-21 en 2015 cuando hubo la Gran Seca, y muchas famílias han recebido apoyo del gobierno brasileño para alojarse en el estado de Pará, en la región amazónica. El producto artístico fue presentado en la comunidad, con lectura del texto, exposición de fotografías y performance musical por los artistas/autores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rocha, Mariane Pereira, Ariane Avila Neto De Farias, and Ânderson Martins Pereira. "Impasses no modernismo drummondiano." Navegações 14, no. 1 (August 18, 2021): e37603. http://dx.doi.org/10.15448/1983-4276.2021.1.37603.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa visa entender o conceito de nação na poesia de Carlos Drummond de Andrade, principalmente na década de 1930, quando o poeta era fortemente influenciado pelo movimento modernista — conhecido pela sua valorização àquilo que era nacional. Para isso, analisamos os poemas: “Também já fui brasileiro” e “Europa, França e Bahia” de Alguma poesia (1930), a partir das questões sobre nação e nacionalismo levantadas por Benedict Anderson (2008). Além disso, em um segundo nível de análise, buscar-se-á entender a relação que o poeta determina entre o global e o local, considerando as reflexões estabelecidas por Stuart Hall (2014). Para tanto, selecionamos os poemas “Cidadezinha qualquer”, também de Alguma poesia (1930), e “Confidência do Itabirano” de Sentimento do mundo (1940). A partir destas análises, evidenciam-se algumas contradições no eu-lírico drummondiano que, frequentemente, parece não ser capaz de se identificar nem com seu país, nem com os demais lugares; refletindo sempre um desencontro com seu tempo, característica que conforme lembramos, é uma das marcas da poesia do poeta mineiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Poesia locale"

1

Bezzi, Gaia. "Tornare a pensare di Maurizio Bacchilega: uno spaccato di realtà quotidiana. Proposta di traduzione di una selezione di poesie locali." Bachelor's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2020. http://amslaurea.unibo.it/21357/.

Full text
Abstract:
Tradurre poesie, specie se verso una lingua straniera, può essere considerata una scelta doppiamente anticonvenzionale: da un lato, infatti, la traduzione poetica è ritenuta una delle sfide più ardue per un traduttore, per molti addirittura impraticabile; dall’altro, la traduzione verso la lingua straniera occupa generalmente un ruolo di secondo piano, essendo convinzione largamente diffusa e accettata che la direzione “più naturale” in traduzione sia verso la propria lingua madre. Dopo aver dimostrato che la traduzione poetica è in verità pratica secolare e che, in alcuni casi, per esempio in comunità la cui lingua non è molto diffusa, la traduzione attiva è comunemente attuata, presenterò il lavoro di traduzione da me svolto su una selezione di poesie tratte da Tornare a pensare (2018), opera dell’autore poeta romagnolo Maurizio Bacchilega, verso la lingua francese e le ragioni che mi hanno spinto a intraprendere tale sfida. I componimenti di questo autore, infatti, sono particolarmente interessanti, e adatti alla traduzione, per il loro linguaggio semplice e diretto, in cui si ritrova un lessico quotidiano, impregnato della formazione economica di Bacchilega, a tratti prosastico, da cui quest’opera trae la sua originalità. Questo lavoro, inoltre, ha rappresentato la possibilità di trasporre in un’altra lingua immagini e messaggi dal significato profondo, che sarebbe bello poter trasmettere a un pubblico più ampio di lettori.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Filho, Antônio Hilário da Silva. "Poesia midiática de blogs locais: um diálogo com a poesia do Movimento Roraimeira sobre a questão da representação identitária do sujeito roraimense." Universidade Federal de Roraima, 2014. http://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=247.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
As atuais tecnologias midiáticas de comunicação em rede têm proporcionado novas formas de produção, de disseminação e armazenamento de informação, de conhecimento, arte, trazendo novos e contundentes impactos no comportamento e na cultura do homem moderno. Na década de 80 do século passado, iniciou em Roraima o movimento artístico-cultural Roraimeira, reconhecido hoje como o primeiro e grande movimento claramente empenhado em definir os elementos que constituem a identidade cultural do povo roraimense. Com o advento da internet, mais precisamente com a expansão das comunidades virtuais, dá-se início, na primeira década desse século, a uma intensa produção literária de escritores locais em Roraima por meio de blogs. Sendo assim, esta pesquisa se dedicou ao estudo da literatura midiática, especificamente à produção poética produzida e difundida em blogs de autores locais, a fim de verificar a contribuição dessa literatura para a representação identitária do sujeito local, bem como analisar como ela se articula ou dialoga com a representação identitária presente na literatura local do movimento artístico-cultural Roraimeira, que se deu anteriormente à cultura cibernética. Desta forma, o produto final dessa pesquisa buscou responder esta problemática: Quais os elementos identitários que constituem a representação do sujeito na poesia midiática produzida em Roraima e qual a sua relação com a representação identitária no movimento Roraimeira, considerando o fenômeno da cibercultura e o contexto histórico multicultural de Roraima? Assim, o campo de estudo para a análise da poesia midiática foi composto pelo espaço on-line de três blogs, mais precisamente Pô & Cia (rmibielli.blogspot.com.br), do autor Roberto Mibielli; Sobre Silêncio e Outras Coisas (isabella-coutinho.blogspot.com.br), da autora Isabella Coutinho e Eli Macuxi, Poesia Pura (elimacuxi.blogspot.com.br), da autora Eli Macuxi. Na busca de respostas para o questionamento da problemática, optamos por utilizar como metodologia a pesquisa bibliográfica e análise literária de natureza qualitativa. Os resultados da pesquisa demonstraram que há um grande deslocamento entre o processo de construção e representação identitária da poesia do movimento Roraimeira e a poesia midiática dos blogs analisados. Enquanto a poesia do Roraimeira está nitidamente voltada para a construção da identidade do sujeito local roraimense, a poesia midiática dos blogs de escritores locais está mais diretamente filiada aos processos de construção identitária do sujeito contemporâneo universal numa perspectiva individualista e de fragmentação.
The current media technologies of networked communication have provided new forms of production, dissemination and storage of information, knowledge, art, bringing new and compelling impacts on the behavior and culture of modern man. In the 80s of the last century, began in Roraima the artistic-cultural movement known as Roraimeira, recognized today as the first great movement committed to clearly define the elements that constitute the cultural identity of Roraima people. With the advent of the internet, more precisely with the expansion of cybernetics and network communication, it is initiated in the first decade of this century an intense literary production of local writers in Roraima through a blog. Thus, this research is dedicated to the media literature study, specifically the poetic production produced and circulated in blogs by local authors in order to verify the contribution of this literature to the identity representation of the local subject, as well as analyzing how it articulates or dialogues with the identity representation present in the local literature of the artistic and cultural movement Roraimeira, which occurred before the cyber culture. Thus, the final product of this research pursued to answer the following problematic: Which identity elements that constitute the representation of the subject in the media poetry produced in Roraima and what is its relationship with the identity representation in Roraimeira movement considering the phenomenon of cyber culture and historical context multicultural Roraima ? Thus , the field of study for the analysis of media poetry was composed by three online blogs space, more precisely Pô & Cia (rmibielli.blogspot.com.br) , of the author Roberto Mibielli; Sobre Silêncio e Outras Coisas (isabella-coutinho.blogspot.com.br), of the author Isabella Coutinho and Eli Macuxi, Poesia Pura (elimacuxi.blogspot.com.br), of the author Eli Macuxi. In the search for answers to the questioning of the problem, we chose to use as methodology the bibliographical research and literary analysis of qualitative nature. The survey results showed that there is a large offset between the process of identity construction and representation of Roraimeira poetry and the media poetry of the analyzed blogs. While the poetry of Roraimeira is clearly focused on the identity construction of the local subject roraimense, the media poetry blogs of local writers is more directly affiliated to the processes of identity construction of the universal contemporary subject in an individualistic perspective and of fragmentation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho, Adriana. "Eu não canto só por cantar." Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89935.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expresssão. Programa de Pós-graduação em Literatura
Made available in DSpace on 2012-10-23T04:17:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 244810.pdf: 1774230 bytes, checksum: d05db6da0f28908d3239034a1a4adbd5 (MD5)
A cultura, um sistema de significações mediante o qual determinada ordem social é comunicada, reproduzida, vivenciada e estudada, se cria e se transforma de acordo com as condições objetivas que se alteram com o tempo e o lugar. Para Raymond Williams a cultura da escrita está ligada não somente ao desenvolvimento da técnica do alfabeto, mas também a fatores sociais que permitem ou não o acesso a esta técnica. Grande parte da população ao longo da história foi excluída desta cultura, que tem ditado o saber histórico, e marginalizado a oralidade. De acordo com Paul Zumthor, a oralidade não é apenas voz, é também o gesto mudo, o olhar, tudo o que em nós é destinado ao outro. Desta forma, ela é um evento, uma performance, em que as pessoas experimentam as suas relações. Neste sentido, estudá-la é fundamental para compreendermos as diferentes formas de comunicação que estabelecemos entre si e em comunidade. Contudo, esta preocupação é recente no campo das ciências humanas, que já deixou de registrar e analisar inúmeras práticas culturais orais que se perderam ao longo do tempo. Muitas delas fazem parte do passado, mas continuam vivas na memória de alguns. Como o passado, de acordo com Walter Benjamin, é aberto porque nem tudo nele foi realizado, está configurado não somente pelo que foi feito, mas pelo que ficou por ser realizado, por sementes dispersas que em sua época não encontraram terreno adequado, cabe pesquisar sobre estas práticas culturais neste sentido. Este trabalho se justifica nesta compreensão e teve que combinar um método interdisciplinar que vê a oralidade como campo da literatura, buscando ferramentas antropológicas como o diário de campo e as discussões da história oral, para encontrar, registrar e analisar um sujeito e um objeto da cultura popular de Florianópolis. Dona Valdete de Jesus Lima, do Bairro Sambaqui, recorda pelo menos 178 trovas da Ratoeira, uma performance popular elaborada e praticada pelas jovens que através da cantiga em roda, buscavam conquistar futuros namorados e maridos; e aliviar a dureza da labuta. A capacidade de memorização desta anciã é resultado de seu histórico protagonismo na cultura e na história local. Sua vida é marcada pelas diferentes etapas do processo de transformação que sofrera Florianópolis. Foi performer nas Ratoeiras. Basicamente não estudou. Trabalhou nas lavouras, nos engenhos de farinha. Fez renda. Pescou. Foi empregada doméstica. Margarida. Mãe. Esposa. Avó. E hoje, aposentada, viúva, com setenta e um anos, ainda trabalha numa peixaria. Não deseja a vida sacrificada do seu passado, mas gostaria de ter terra para cultivar. Sente falta da Ratoeira e lamenta que as jovens hoje não queiram aprendê-la. Seus relatos, sobre sua vida pessoal e comunitária, são testemunhos da visão daqueles que não estão totalmente satisfeitos com as mudanças. Seu conhecimento - fruto de suas experiências - contribui para preencher espaços em branco da história que, muitas vezes, marginaliza as vozes de oprimidos. As elaborações da pesquisa estão organizadas em três capítulos: 1. Uma performer, muitos poemas; 2. Ratoeira bem cantada; 3. Oralidade e memória; e em anexos: diário de campo; entrevista; trovas escritas por Dona Valdete.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vives, Riera Antoni. "Modernització i pervivència de la vila rural com a subjecte històric durant el S.XX. Les festes de Sant Antoni i el Cant de l'Argument a la vila d'Artà (Mallorca)." Doctoral thesis, Universitat de Barcelona, 2008. http://hdl.handle.net/10803/1998.

Full text
Abstract:
Davant les dificultats que des del camp de la historiografia i altres ciències socials s'han donat per entendre l'acció col·lectiva de la pagesia conservadora durant els segles XIX i XX, sobretot pel que fa a la seva actitud de deferència de classe respecte a les corresponents elits locals, plantejam l'estudi de la seva veu com a subjecte històric, per a aprofundir amb les motivacions que els ha dut a optar per determinades pràctiques socials al llarg de la història. La tesis parteix de les base que les viles rurals d'Europa Occidental han disposat de mecanismes culturals que els han permès aglutinar-se sota una sola veu representativa i reproduir-se com a subjectes històrics. En la investigació plantejam la tradició dels "arguments" que es canten per les festes de sant Antoni a la Vila d'Artà com un d'aquests mecanismes a partir dels quals al llarg del segle XX s'ha esdevingut la reproducció de la subjectivitat històrica de la mateixa vila. Els "arguments" són llargues cançons en vers sobre els principals fets esdevinguts a la vila d'Artà durant tot l'any. Són cantats el dia de les festes de sant Antoni i composts per un "glosador", considerat tradicionalment portaveu popular. Així, en la nostra recerca examinam com els processos de modernització en termes de reforma de la cultura popular i aculturació urbana del món rural han afectat aquesta tradició de configuració de la identitat i subjectivitat locals, avaluant si això ha suposat la seva pèrdua de pes i significació social.
La formulació de les nostres hipòtesis s'ha d'entendre en el marc de la teoria del discurs de Michel Foucault, i a partir del principi d'experiència col·lectiva d'Edward P. Thompson, que ens permet entendre els subjectes socials com a fenòmens històrics. La metodologia a partir de la qual interrogam les fonts és una anàlisi de la tradició dels arguments com a mercat lingüístic en termes de Pierre Bourdieu. Igualment, seguint les tesis de Roger Chartier, amb l'objectiu d'avaluar si la tradició dels arguments ha esdevingut i ha persistit en el temps com a mecanisme de reproducció de la subjectivitat històrica de la vila d'Artà, hem analitzat la dinàmica històrica de les normes i convencions que el caracteritzen com a gènere literari i de comunicació. Això ha suposat per una banda, una anàlisi de l'evolució de les festes de sant Antoni com a ritual social i els diferents intents de domesticació dels seus actes, entre els quals destaca la tradició dels arguments. Per altra banda, també s'ha traduït en una anàlisi de l'evolució de la figura dels glosadors que han compost arguments a partir dels prototipus mítics de caràcter fundacional, així com l'anàlisi de l'impacte de la difusió dels mitjans escrits en una tradició eminentment oral. Finalment, també ha suposat l'anàlisi del text dels arguments amb relació a certes constants discursives que han esdevingut la norma en la seva composició. Una d'aquestes constants consisteix en la reproducció de les representacions de la reciprocitat social pròpies de les economies morals de subsistència, a partir de la qual s'ha sostingut el dret dels més pobres a la supervivència en caos d'escassetat extrema per damunt del benefici privat. L'altra constant discursiva que esdevé norma en el text dels arguments és la concepció cíclica de la història com una successió d'èpoques de carestia i etapes d'abundància, a partir de la qual s'expliquen les crisis de subsidència com a conseqüència de les actituds malbaratadores i la relaxació moral de les èpoques de bonança.
Faced with the difficulties we use to have in order to understand collective action of conservative peasantry during the 19th and 20th century from the historiographical field and other social sciences, we propose studying its own voice. This way, we want to go deeply into the knowledge of the subjective motivations which brought peasant collectives to do some kind of social practices through history. The doctoral thesis is based on the idea that rural villages in Western Europe disposed of some cultural mechanisms which allowed them to crowd together under a singular representative voice and reproduce themselves as historical subjects. In our investigation we study the "arguments" which used to be sung on the Sant Antoni day in Artà, as a kind of these mechanisms through which this village had been able to reproduce itself as a historical subject along the 20th century. As a kind of oral poetry, the "arguments" were long songs about the main events happened in the village along the whole past year. They used to be composed by a "glosador", an oral poet traditionally considered a popular spokesperson. In our research we examined how modernisation, as a reform process of the carnivalesque popular culture and the urban assimilation of the rural as well, affected this tradition of configuration of the local identity and subjectivity. At the same time, we have evaluated if modernisation supposed the lost of its social weight and signification. The formulation of our hypothesis are to be understood in the Michel Foucault's theory of discourse, in addition the E. P, Thompson's notion of collective experience that allow us to understand social subjects as historical categories. Following the Roger Chatier's thesis about popular culture and reception, the methodology we interrogate the documentation through, was an analysis of the tradition of the "argument" as a linguistic market, in terms of Pierre Bourdieu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

ANSELMO, ANNA. "La "poetica dell'incontrollabilità": l'Endymion di Keats, la lingua e i periodici romantici." Doctoral thesis, Università Cattolica del Sacro Cuore, 2011. http://hdl.handle.net/10280/935.

Full text
Abstract:
"Endymion" è il traît d'union tra i juvenilia di Keats ("Poems", 1817) e i suoi lavori più conosciuti ("Lamia, Isabella ... and other Poems"). Per sua natura, è un'opera di transizione e quindi concede allo studioso un punto di vista privilegiato sullo sviluppo della poetica e della lingua di Keats. Inoltre, l'"Endymion" è l'opera keatsiana più aspramente contestata dalla critica romantica. Gli studiosi moderni hanno analizzato il problema alla luce di considerazioni socio-politiche, il mio lavoro mira invece ad un'analisi più strettamente linguistica. Ricostruisco il contesto linguistico del diciottesimo e diciannovesimo secolo al fine di spiegare il disagio dei recensori nei confronti di "Endymion". Sostengo che il prescrittivismo del Settecento nasce da una profonda ansia relativa alla lingua, causata dalle teorie di Locke. L'atteggiamento prescrittivista influenza la critica romantica e i critici di Keats in particolare, più di quanto potessero fare considerazioni di natura politica. Analizzo le peculiarità linguistiche e strutturali di "Endymion" al fine di provare che Keats elabora una 'poetica dell'incontrollabilità', una serie di strategie stilistiche e testuali, che violano le convenzioni linguistiche e narrative e che vengono quindi percepite come destabilizzanti e stranianti.
"Endymion" is the traît d’union between Keats’s juvenilia ("Poems", 1817)and his better known, and, conventionally, ’mature’ works ("Lamia, Is- abella ... and other Poems", 1820). By its nature, it is a transitional work, and thus gives the scholar special insight into the development of Keats’s poetics and idiom. Moreover, "Endymion" is the Keatsian work which most irritated and provoked contemporary critics; the two pieces of venomous invective it received in the periodical press of the time have become the stuff of scholarly legend. Recent scholarly work has analysed the language of "Endymion" in socio-political terms; my work focuses on more strictly linguistic concerns. I reconstruct the linguistic context of the eighteenth and early nineteenth centuries in order to explain the reviewers’ unease with regard to "Endymion". I maintain that eighteenth-century prescriptivism arose from a deep-seated anxiety regarding language, Lockian in origin, and that the ensuing desire to stabilize and therefore control language informed Romantic criticism in general, and the criticism of Keats’s work in particular, more fundamentally than politics could or did. I analyse the imaginative and linguistic markers of "Endymion" in order to prove that Keats had elaborated a “poetics of uncontrollability”, a series of textual and stylistic strategies, which violated linguistic and narrative standards and were therefore perceived as unsettling.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tietboehl, Filho Carlos Nunes. "As doenças respiratórias ocupacionais causadas pela poeira na armazenagem de grãos vegetais : estudo epidemiológico longitudinal controlado de trabalhadores de grãos do Rio Grande do Sul e avaliação ambiental de seus locais de trabalho." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2004. http://hdl.handle.net/10183/31872.

Full text
Abstract:
A poeira de grãos de cereais é composta por fragmentos protéicos, microrganismos, material inorgânico e produtos químicos que causam reações irritativas, tóxicas, alergênicas e inflamatórias crônicas nas vias aéres e pulmões. A exposição ocupacional à poeira de grãos está associada com alterações respiratórias agudas e crônicas e com alterações na função pulmonar. Vários estudos epidemiológicos controlados em trabalhadores de armazenagem de grãos demonstram uma prevalência elevada de sintomas respiratórios e uma perda da função pulmonar acentuada quando a exposição é prolongada e intensa. Realizamos a coleta de amostras de poeira respirável nas moegas de silos de grande porte que mostraram baixos níveis de concentração. Não foi analisado o teor de sílica livre das amostras. As partículas da fração respiratória microbiologicamente contaminadas foram coletadas através de um amostrador de Andersen de seis estágios identificando espécies como Aspergillus, Penicilium e Mucor que podem causar patologi respiratória. Foi estudada uma coorte longitudinal de 195 trabalhadores de grãos através de dois cortes transversais com um intervalo de aproximadamente nove anos entre eles. Os trabalhadores foram classificados em dois grupos, um de elevada exposição à poeira (n=102) e outro de baixa exposição (n=93), conforme a atividade ocupacional que desempenhavam. Um questionário de sintomas respiratórios e o teste espirométrico foram aplicados de forma padronizada. Os indivíduos que saíram da coorte (n=99) durante o estudo não apresentavam por ocasião do primeiro corte transversal características diferentes dos que permaneceram (sobreviventes). Foi encontrada uma prevalência aumentada de sintomas respiratórios e de baixos valores de VEF1 e CVF no grupo de alta exposição em comparação aos controles. O grupo de alta exposição apresentou também um declínio mais rápido da função pulmonar durante o período da coorte independente do hábito tabágico. Recomenda-se através de programas de saúde pública a prevenção primária e secundária dos efeitos respiratórios da exposição à poeira de grãos.
The cereal grain dust is composed by fractured grain kernels, microrganisms, inorganic matter and chemicals that induce irritant, toxical, allergenic and chronical inflammatory effects in the airways and the lungs. Grain dust exposure in occupational settings has been associated with both acute and chronic respiratory abnormalities. Several cross-sectional studies of grain elevator workers have shown a high prevalence of respiratory symptoms and pulmonary function loss. We did the sample collection of respirable dust in the receiving areas of grain elevators that showed low levels of respirable dust. The free silica content of those samples was not measured. The viable particles in the respiratory range were sampled by a six-stage Andersen sampler identifying fungi species potentially allergenic or pathogenic in the receiving areas of grain elevators. We studied a longitudinal cohort of 195 grain elevator workers by two cross-sectional surveys with a nine-year interval between them in 15 silos of Rio Grande do Sul, Brazil. Grain workers were classified in two populations: a highly exposed (n=102) and a low level exposed group (n=93) according to their job categories A questionnaire of respiratory symptoms and spirometry tests were applied in a standardized way. The individuals who dropped out (n=99) had not significantly different characteristics from the survivors at the end of the survey. We found more respiratory symptoms and low FEV1 and FVC values in the highly exposed group compared to the less exposed group. The highly exposed group had also a more rapid (annual) longitudinal decline of pulmonary function irrespective of smoking status The primary and secondary prevention of the respiratory effects of grain dust exposure are recommended.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Poesia locale"

1

Robles, Miguel. At 24th & Mission: Poesia local con esencia global. San Francisco: Jambu Press, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Local visitations: Poems. New York: Norton, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dunn, Stephen. Local visitations: Poems. New York: Norton, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lambrinos, Stephanos. Il dialetto greco salentino nelle poesie locali: Testi, note grammaticali, vocabolario etimologico. Castrignano dei Greci (Lecce): Amaltea, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lambrinos, Stephanos. Il dialetto greco salentino nelle poesie locali: Testi, note grammaticali, vocabolario etimologico. Castrignano dei Greci (Le) [i.e. Lecce]: Amaltea, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Local knowledge: Poems. New York: W.W. Norton & Co., 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Falling brick kills local man. Madison, Wis: University of Wisconsin Press, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martín, Fernando E. Gómez. El campo salmantino: Paisajes, figuras y costumbres en la poesía de Gabriel y Galán. Salamanca, España: Ediciones de la Diputación de Salamanca, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

1936-, Chappell Fred, and Fellowship of Southern Writers, eds. Locales: Poems from the Fellowship of Southern Writers. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gwen, Ellis. All my moonshine: Poems featuring the Wiltshire dialect, including some poems of local historical interest. Bristol: Venton, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Poesia locale"

1

"2. Black Mountain College: A Poetic of Local Relations." In Poetic Community. Toronto: University of Toronto Press, 2013. http://dx.doi.org/10.3138/9781442662155-005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

"The local universality of poetic pleasure." In Persian Authorship and Canonicity in Late Mughal Delhi, 127–50. Routledge, 2016. http://dx.doi.org/10.4324/9781315644080-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Armitage, Simon. "Close Encounters of the Verse Kind: On Meeting Tony Harrison." In New Light on Tony Harrison, 13–20. British Academy, 2019. http://dx.doi.org/10.5871/bacad/9780197266519.003.0002.

Full text
Abstract:
In a personal and anecdotal chapter, Simon Armitage reflects on a number of encounters with the poetry of Tony Harrison and with Harrison himself. Armitage locates in Harrison's approach to writing a poetry that is "communicative, clear, local, but at the same time crafted, literary, and universal", a poetry at odds with and in defiance of the prevailing post-modern aesthetic of difficulty and obscurity. He celebrates Harrison's poetic autonomy which he associates with the poet's life outside academia, allowing Harrison see himself as a 'poet of the people', despite his scholarly intelligence and his life-long immersion in classical literature.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Wheatley, David. "‘Proceeding Without a Map’: Kathleen Jamie and the Lie of the Land." In Kathleen Jamie. Edinburgh University Press, 2015. http://dx.doi.org/10.3366/edinburgh/9780748696000.003.0009.

Full text
Abstract:
This chapter explores questions of poetic territory in Jamie’s poetry, with particular focus on Jizzen, The Tree House and The Overhaul. Wheatley considers Jamie’s political and historical poems, and their refusal to align poetic map-making with nation-building projects. Her poems about Scottish landmarks imaginatively explore local histories, rather than presuming to overturn them. She is aware of the complexities of land-ownership in Scotland and her poems make no claims of ownership of Romantic bowers or forest groves. In a distinct refusal of the bardic self-aggrandizements of Yeats or English Romantic poets, Jamie celebrates provisional sheltering spaces found on cliff-sides or coast-lines. Poetic territory remains provisional, just as political-cultural arrangements of landscape prove transient, in Jamie’s recent poetry.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Izenberg, Oren. "White Thin Bone." In Being Numerous. Princeton University Press, 2011. http://dx.doi.org/10.23943/princeton/9780691144832.003.0002.

Full text
Abstract:
This chapter examines the philosophical origins and political urgencies of William Butler Yeats's demand for “perfection” and “completeness.” It begins with a discussion of Yeats's conception of extreme and paradoxical theories of poetic agency and why such an excessive account of poetic agency might have appeared necessary in his historical situation. It then considers Yeats's early and abiding commitment to the esoteric roots of symbolism and his late interest in eugenics, both of which addressed the local project of forging a counterfactual identity. It also shows how Yeats's poetry bridges the gap between the perfected Ireland he envisioned and the degraded one he conjured. The chapter concludes with an analysis of Yeats's explicit rebellion, not against his universalist notion of personhood, but against his own will to poetic mastery.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Owen, Stephen. "Thinking through Poetry." In Reading Du Fu, 27–40. Hong Kong University Press, 2020. http://dx.doi.org/10.5790/hongkong/9789888528448.003.0003.

Full text
Abstract:
“Thinking through poetry” refers to an associative process of poetic structure, through which Du Fu explores a basic issue. In “Getting Rid of the Blues” the poet addresses the question of empire as circulation, “that which goes far.” The antithetical term is the local, “that which cannot go far.” Poetry is something that circulates throughout the empire, but it often carries the image of the local and, through the image, a desire for what even the emperor cannot have: fresh, ripe lychees.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lerner, Ross. "Receiving Divine Action." In Unknowing Fanaticism, 1–30. Fordham University Press, 2019. http://dx.doi.org/10.5422/fordham/9780823283873.003.0001.

Full text
Abstract:
This introduction reconstructs how the meaning of fanaticism evolved in relation to theories of state and mind in the sixteenth and seventeenth centuries, from Luther to Locke. In the radical German Anabaptist claim that self-annihilation could turn an individual into an instrument of God’s violence can be located a primal scene for fanaticism that has been overlooked by recent studies, even those that begin with the Anabaptist example. Fanaticism raised the specter of a human being who had been emptied of self and transformed into a vessel of a divinity not bound to any earthly law or hierarchy. The special inspiration of fanatics threatened to spread like a contagion. In the wake of the Peasant Revolt of the 1520s, fanaticism’s unruly fusion of religious violence and anarchic mysticism drew political fear and poetic attention.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nicolazzo, Sal. "Lyric Population and the Prospects of Police." In Vagrant Figures, 116–60. Yale University Press, 2021. http://dx.doi.org/10.12987/yale/9780300241310.003.0004.

Full text
Abstract:
This chapter offers a new reading of vagrancy in early Romantic poetry. By reading the poetry of Mary Robinson against the backdrop of police reform and vagrancy law at the end of the eighteenth century, it proposes a turn away from lyric or legal subjectivity in order to see other crucial poetic valences of what can be termed “Romantic vagrancy.” Robinson not only pushes one to reconsider a literary-historical narrative that has long been dominated by William Wordsworth, but also offers an engagement with vagrancy that theorizes law and lyric as intersecting precisely where legal persons and lyric subjects disappear. Tracing how Robinson's collection brings rural English poverty into the same frame as global war, the scandal of destitute Asian sailors stranded in London by the East India Company, the Sierra Leone colonization project, and the role of police reformers in reshaping dockside labor in London, the chapter argues that poetic vagrancy allows one to understand its most iconic recurring image — the dispossession of the rural English poor — as an optic for invoking vast scales and distant populations. Vagrancy's relation to police, especially as a mode of governmentality that spanned scales from local to global, is in fact crucial to its poetic redeployment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Stamatakis, Chris. "‘The Restful Place’." In The Places of Early Modern Criticism, 22–37. Oxford University Press, 2021. http://dx.doi.org/10.1093/oso/9780198834687.003.0002.

Full text
Abstract:
Addressing the apparent absence of vernacular literary criticism in early Tudor culture, this chapter argues that a nascent poetics lies within the period’s lyric poetry itself. The critical lexicon that laces this lyric poetry shows poets beginning to theorize literature in spatial, geometric, or formal terms. Recalling the place logic of Henrician pedagogy and the blurring of boundaries between poetic invention and critical judgement, the poetry of Wyatt, Surrey, and their early Tudor acolytes ventures a rudimentary theory of poetic composition as the constraining of memory into form. Responding to the Italian commentary tradition that locates Petrarch’s poems in allusive relation to other poems, early Tudor lyric gestures to an intertextual model of how to read texts in a network of remembered literary ‘places’. As imitation fuses into commentary, external places of criticism are constrained internally within Henrician poetry itself.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Addis, Kat. "Equipment for Living with Hyperobjects : Proverbs in Ronsard’s Franciade." In Early Modern Écologies. Nieuwe Prinsengracht 89 1018 VR Amsterdam Nederland: Amsterdam University Press, 2020. http://dx.doi.org/10.5117/9789462985971_ch04.

Full text
Abstract:
In poetic responses to the French civil wars, the wounded political body of France is aligned with This chapter calls attention to the proverbs that punctuate Ronsard’s unfinished epic poem La Franciade. It proposes that, as literary forms, the proverbs share the massively distributed, viscous and non-local qualities of Timothy Morton’s hyperobjects. In Ronsard’s 1572 epic the significance of the aftermath of the Trojan war turns out to have extended far beyond Virgil’s Aeneid and the foundation of Rome, to the foundation of Paris and a yet-to-be-realized early modern French empire. La Franciade’s proverbs challenge their readers to perceive and respond to these vastly expanded relations, even as they progress through apparently local narrative time., On this basis, they might also equip their readers to engage with the dissonant scales of ongoing global ecological crisis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Poesia locale"

1

"ESPAÇO SALA VERDE AUTAZES: INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMAZONAS." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1777.

Full text
Abstract:
Introdução: O Projeto Salas Verdes está presente atualmente em todas as regiões do Brasil, constituindo-se em uma rede de 640 centros de referência em educação ambiental. Objetivos: O Espaço Sala Verde Autazes teve como objetivo realizar a implantação das práticas de Educação Ambiental e meio ambiente, obedecendo às metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS 30). Material e Métodos: As atividades citadas nesse resumo, foram realizadas entre os anos de 2017 e 2019. As atividades realizadas em 2017 foram: “Campanha Autazes Limpa” com palestras de informação sobre o lixo domiciliar e entulho de quintal, descarte correto, direitos e deveres; e Palestras com tema “Diga não as queimadas”. Resultados: Em 2018 as ações realizadas foram: Palestras com o tema “Lixo e queimadas de quintal – Diga Não Ao Fogo”; Circuito Tela Verde apresentando vídeos e curtas-metragens com o tema “Resíduos Sólidos e água”. Em 2019 as ações realizadas foram: palestras sobre “Resíduos Sólidos Urbanos - Lixo”; Mesa redonda com o tema “Recursos Hídricos e Educação Ambiental”; Sessão Cine Pipoca Sustentável nas escolas; Caminhada no mês de junho, referente ao Mês Ambiental; Arborização e competição (Desenho, Poesia, Paródia, Teatro e Vídeo Documentário) entre escolas das redes municipais e estaduais da sede do município; “I Copa Verde de Autazes” realizada no bairro do Mutirão; Reunião de orientação aos agricultores e feirantes com o tema “Técnica de Roçado sem Fogo”; Oficina de Materiais Recicláveis; e orientação sobre lixo, queimadas e desmatamento através da rádio local. Na análise geral, as ações desenvolvidas pelo Espaço Sala Verde Autazes atingiram um público heterogêneo, abrangendo o setor escolar das redes do ensino fundamental e médio de escolas públicas da zona urbana e rural. As palestras foram realizadas de maneira expositiva com auxílio de notebook, datashow, banners, cartazes e panfletos. O Espaço Sala Verde Autazes teve um total de 70 participantes em 2017, 5.399 participantes no ano de 2018 e 6.024 participantes no ano de 2019. Conclusão: Nesse artigo, foi possível apresentar e discutir o processo de consolidação do Projeto Espaço Sala Verde Autazes a partir da caracterização dos elementos trazidos de todas as ações realizadas entre os anos de 2017 e 2019, em Autazes/AM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nirwan. "I Call You through Fire: A Pakkado Love Magic Parallelism." In GLOCAL Conference on Asian Linguistic Anthropology 2019. The GLOCAL Unit, SOAS University of London, 2019. http://dx.doi.org/10.47298/cala2019.6-3.

Full text
Abstract:
The main concern of this article is to elaborate on the magic of Pa’issangang Baine 'knowledge about women’ within ‘Pakkado’ (people who speak I) in West Sulawesi, Indonesia. More specifically, the article focuses on this spell in individual ritual contexts, not in ordinary activity. The spell is performed by certain actors, and focuses on the characteristics of the utterances. The type of knowledge is categorized as a spell and is practiced by men who want to attract beloved women. Albeit, it also used by women to gain beloved men. The techniques used are recordings and field notes. The utterances are taken from a single informant. The rationale of the research is to give a better understanding of spells within the society who speak I. Nowadays, this spell lives only within the heads of aged populatons. Some people are worried about the death of this magic language, but only some attention has been directed at its preservation. The research also contributes in two ways; practice and academic. Practically, it is one way for revitalizing the magic word into written text; academically, it shows fascinating language use from semantic and pragmatic points of view. The writer applies some linguistic tools to analyze the utterances and the activity of performers in producing words such as in the poetic function of language use (Jakobson 1960), and in the deictic field (Hank, 2005). The features of this spell show the act of using parallelism and sentences repeated many times (Fox, 1988). In addition, it also shows the variety within a deictic system. Mandar is an ethnicity located in West Sulawesi—on the island of Sulawesi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lucas, Franck, Jean Perouzel, Frantz Sinama, and Franc¸ois Garde. "Instrumentation and Simulation of the Hygro-Thermal Conditions of a Green Building: A Study of the Impact of the Post-Occupancy Usages on Thermal Comfort." In ASME 2010 4th International Conference on Energy Sustainability. ASMEDC, 2010. http://dx.doi.org/10.1115/es2010-90499.

Full text
Abstract:
Post-occupancy evaluations (POEs) are useful for evaluating the success of any building design, but are particularly useful in evaluating green buildings. It is the only opportunity architects and engineers have to learn if their buildings actually work as planned. On the other hand, following the “guidebook” of a green building, i.e. having occupants aware of the particularity of the premise and taught about how it works and what the proper usages are (which are not automatically straightforward), is of prime importance since misuse of a green building can directly lead to discomfort and energy over consumption. In that framework, this paper stresses the link between occupants’ usages and their indoor thermal comfort by attempting a quantification of the impact of each usage on indoor temperature and hygrometry (and thus thermal comfort), showing by the way that, in order a POE to fully give exploitable results, a communication to occupants on proper usages has to be the first step after the delivery of a green building. To study that link, the real case of a green building located in the French tropical island of La Re´union has been used. The overall idea followed in this work lies in two steps: The first one is the creation of a “validated” digital building description obtained thanks to a process of comparison between simulations outputs (DesignBuilder) and field measurements (weather and comfort stations), and to a “block by block” approach that allows independent validations of the description of the fabrics and of the description of the usages. The second step is the utilization of the model obtained in the first step to perform simulations of new usages, as modifications in natural ventilation features (doors, windows open or closed) or in number of occupants, lighting schedule etc. These new simulations lead to the possibilities of comparing situations between each others, and therefore of quantifying the contribution, positive or negative, of each chosen usage to thermal comfort. Eventually, this paper will describe an example of combination of new usages that makes the conditions noticeably more comfortable within the building, stressing that following the good usages in a green building is a first requirement before realizing any POE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography