Academic literature on the topic 'Poéticas visuais em construção'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Poéticas visuais em construção.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Poéticas visuais em construção"

1

Peruffo, Ricardo. "Os caminhos da pesquisa em poéticas visuais através de uma prática pessoal em pintura." Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes 1, no. 1 (April 29, 2016): 50. http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v1i1.2720.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe-se como uma reflexão a respeito, e a partir, das investigações que empreendi nos últimos dez anos, durante o período do Mestrado e do Doutorado em Artes Visuais, no estabelecimento de um processo pictórico que elaborei como artista/pesquisador na linha de Poéticas Visuais. O propósito deste texto é argumentar, valendo-se de uma experiência pessoal de investigação, o que caracteriza e constitui uma pesquisa em Poéticas Visuais. A premissa nesse percurso foi a de que uma pesquisa nesta linha deve contemplar os meandros de sua própria construção, concomitantemente a esse fazer. Ou seja, estudos e análises são guiados pelos desdobramentos do trabalho de ateliê e, simultaneamente, fornecem os parâmetros para a continuidade desse processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SANCHEZ, Janina Mirtha Gladys Moquillaza. "Povos ancestrais, América do Sul e Caribe: epistemologias e poéticas visuais na formação de engenheiros." Revista de Educação Pública 27, no. 65/2 (June 21, 2018): 713. http://dx.doi.org/10.29286/rep.v27i65/2.6892.

Full text
Abstract:
Objetivos desta reflexão: tornar conhecidas epistemologias e estéticas visuais de povos ancestrais da América do Sul e Caribe, visando re-escrever a história da Engenharia dessa parte do mundo; oferecer imagens de soluções dadas a problemas de engenharia e arquitetura, demonstrando a importância epistemológica e estética para a condição humana. Com base teórica em Bachelard (2006), teoria e metodologia mitohermenêutica, analisa-se o trajeto antropológico e ao mesmo tempo mudança epistemológica de alunos, pela construção de projeto de pesquisa. Concluindo, questiona-se o fato do Brasil jamais ter considerado necessário a população não indígena aprender epistemologias e estéticas ancestrais. Propõe-se a criar Rede de Conhecimentos. Palavras-chave: Epistemologia de Povos Ancestrais. América do Sul e Caribe. Formação em Engenharia. Rede de Conhecimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cargnin Facco, Marta Lucia. "Reflexões sobre o ateliê como lugar/espaço em processos de criação em Artes Visuais." Revista Digital do LAV 10, no. 2 (August 25, 2017): 213. http://dx.doi.org/10.5902/1983734826890.

Full text
Abstract:
ResumoEste artigo[1] tem por objetivo refletir sobre o ateliê como lugar/espaço em processos de criação em Artes Visuais, bem como sua relevância na construção intelectual, crítica e reflexiva do artista. Busca-se, assim, possibilidade de compreensão do que seria esse ateliê nas Artes Visuais, sua conceitualização, finalidade e espaço/tempo para a construção de um ser/estar artista em meio ao processo criativo. Nessa perspectiva, propõe-se transitar por ateliês de artistas, em especial, o ateliê de William Kentridge, onde se aponta para a presença dos objetos inseridos neste contexto, investigando a cadeira como possível impulsionadora nos processos cognitivos de criação. Como desdobramento para este estudo, pretende-se também investigar os conceitos de espaço e lugar, assim como a dialética entre a poética e a estética nos processos de criação, ancorando-se nos estudos de René Passeron (1997) e Luigi Pareyson (2001), que neste momento somente serão adotados para elucidar o início da pesquisa. Enviado em: 28 de abril de 2017.Aprovado em: 05 de maio de 2017.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santana Oliveira Reis, Luisa Magaly. "Artes visuais e rituais umbandistas: uma experiência poética com os objetos cerâmicos utilizados no pejí de Mãe Isabel." Numen 22, no. 1 (February 11, 2020): 163–86. http://dx.doi.org/10.34019/2236-6296.2019.v22.29613.

Full text
Abstract:
Este artigo expõe os resultados poéticos alcançados na pesquisa em artes visuais, realizada em 2014, no pejí de Mãe Isabel, zeladora de inquice, na cidade de Juazeiro – BA. A partir de dados coletados em visitas e entrevistas à Mãe Isabel, referentes aos objetos cerâmicos utilizados nos rituais umbandistas, foi possível estabelecer relações entre Arte, Natureza e Umbanda. A compreensão de elementos poéticos visuais e rituais a partir desses objetos contribuiu para a construção de instalações artísticas, resultantes das contenções (aquilo que pode ser contido) e transbordamentos (aquilo que não pode ser contido). A análise do uso do ibá sagrado de Umbanda junto aos processos de criação em artes visuais resultou em uma exposição individual denominada “Cerâmica encantada: objetos de contenções”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Luis Artur, Tania Mara Galli da Fonseca, and Margarete Axt. "A imagem e as ciências humanas: a poética visual como possibilidade de construção do saber." Educação & Realidade 39, no. 4 (December 2014): 1153–68. http://dx.doi.org/10.1590/s2175-62362014000400011.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma nova perspectiva sobre o papel da imagem na produção do conhecimento, especialmente no que se refere às ciências humanas. Na modernidade científica a imagem foi considerada um ente de ontologia falha. Na contemporaneidade a imagem ganhou uma nova importância: ela se tornou nosso principal meio de expressão e comunicação além de servir importante estratégia de pesquisa. Por outro lado, a produção de saber/conhecimento através de imagens poéticas e experimentais é ainda hoje um tabu na academia. Contra esta concepção, muitos artistas e pensadores criaram outro modo de pensar as relações entre imagem e ciência: a imagem é real e imanente ao nosso mundo, posto que ambos nada mais são do que ação. A imagem poética produz uma grande variedade de transformações nos nossos modos de ver ao mundo, resultando em uma interessante estratégia para a pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fernandez, Raffaella Andréa. "Carolina Maria de Jesus e Arthur Bispo do Rosário: uma poética de sucatas na construção da identidade artística." Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, no. 50 (April 2017): 221–36. http://dx.doi.org/10.1590/2316-40185015.

Full text
Abstract:
resumo Avessos a expressões que conviveram às margens do processo de modernização dos “anos dourados” brasileiro da primeira metade do século XX, Arthur Santo Bispo do Rosário (1910-1984) se desloca de Sergipe para o Rio de Janeiro e Carolina Maria de Jesus (1914-1977) de Minas Gerais para São Paulo. O artista plástico manteve-se imerso em linhas, trapos e diversos tipos de sucatas, enquanto a escritora debruçava-se sobre jornais, livros e cadernos, materiais miraculosamente selecionados e retirados das latas de lixo, entre outros resíduos que lhes serviam de substância ou suporte por excelência a seus procedimentos criativos. Ambos produziram e cultivaram suas poéticas de sucatas como mecanismo de inserção, reafirmação e eclosão em um mundo excludente. Esses artistas expressam procedimentos artísticos criativos e de potência equivalente a dos movimentos artísticos modernos e pós-modernos, assumindo em suas criações o rompimento e a colisão com os sistemas linguístico e visual ao incorporar a arte ao lixo, ao descartável, à sucata.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Marleide Anchieta de. ""O teclado acende o écran": a poesia cinematográfica de Manuel Gusmão." Abril – NEPA / UFF 5, no. 9 (November 19, 2012): 187–204. http://dx.doi.org/10.22409/abriluff.v5i9.29710.

Full text
Abstract:
A poética de Manuel Gusmão investe de forma intensa nas relações interartes. Suas obras propõem diálogos visuais com a pintura, a fotografia e, sobretudo, experimentam a dinamicidade do cinema. Por este motivo, nosso trabalho pretende analisar a construção imagética em alguns poemas do autor mencionado, mas sem se restringir ao âmbito temático, uma vez que investigaremos a transposição de técnicas cinematográficas para a composição textual e os sentidos que tais procedimentos expressam na tentativa de dizer, ou talvez de não dizer, o objeto visualizado. Com essa perspectiva, recorreremos às abordagens teórico-críticas de George Didi-Huberman, Jacques Aumont e Gilles Deleuze, além da prosa de Herberto Helder, em Photomaton & Vox.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

SANTOS, GUSTAVO AZEVEDO DA, and Celia Kinuko Matsunaga Higawa. "Bela Terra." Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, no. 24 (March 8, 2020): 142–50. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.12.

Full text
Abstract:
Ecos dos empreendimentos da norte americana Ford Motor Company em Belterra-PA e Fordlândia-PA são os principais elementos de estudo e análise, o qual buscou questionar o desenvolvimento colonizador na região do Rio Tapajós, Pará. A construção da investigação proposta partiu da vivência de campo, pesquisa bibliográfica e poética que resultou na obra audiovisual denominada “Bela Terra”. Nela se vê os fragmentos da História brasileira e de sua posição num contexto global de exploração a partir das representações visuais e simbólicas que evidenciam o impacto na formação da identidade cultural dos povos que vivem na Amazônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pereira Junior, Elizur Rodrigues, and Renata de Souza Reis. "A universidade vai ao campo: relato da construção participativa de um espaço de memória do queijo tipo minas artesanal do Campo das Vertentes, Estado de Minas Gerais, Brasil." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 8, 2020): e5559108967. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8967.

Full text
Abstract:
Este artigo é parte da dissertação de mestrado do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da Universidade Federal de São João del Rei/MG. Objetivou-se apreender a percepção dos produtores de queijo Minas artesanal do Campo das Vertentes/MG em relação à própria atividade tendo como norte a análise de suas poéticas cotidianas e o resgate de suas memórias. Buscou-se ainda, conciliar ciência e arte, inspirando a participação, a troca de saberes, além de reforçar a identidade coletiva através da construção de um lugar de memória. Este estudo tem caráter extensionista, qualitativo e interligado à pesquisa-ação. Além de uma revisão bibliográfica, foram realizadas entrevistas e uma vivência fotográfica que registrou as expressões cotidianas da atividade gerando uma narrativa visual e identitária deste grupo de pessoas, corroborando para a construção de um espaço de identidade e memória desta atividade. Pôde-se concluir que as influências contemporâneas interferem diretamente sobre o cotidiano destes produtores, levando-os a quebrar paradigmas em busca de maximização de resultados e facilitação de rotinas diárias. Neste sentido, o padrão mercadológico atual impõe sobre estes produtores a disseminação de novos comportamentos sociais e um processo de homogeneização cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barra, Cynthia De Cássia Santos. "Antes o mundo não existia: imaginário das línguas e livros de autoria indígena." Raído 14, no. 34 (July 16, 2020): 122–37. http://dx.doi.org/10.30612/raido.v14i34.11084.

Full text
Abstract:
Ainda que permaneça demasiadamente aberta a pergunta sobre o que seja um livro indígena (seja pela presença indígena como tema, autoria, personagem, etc), tais livros ocupam cada vez mais a cena literária brasileira. É sabido que apenas a partir do final da década de 1970, a figura do autor indígena surge no mercado editorial brasileiro. A literatura de autoria indígena, registrada e transmitida por meio de livros, como ato político, tradutório e (inter)cultural por excelência, permite-nos pensar a escrita literária como índice identitário, isto é, como construção de imagem de si e como abertura ao outro, como relação? Por essa via, propomos a leitura dos livros de autorias indígenas, como ato performático que deseja dialogar de modo emancipatório com uma comunidade de leitores, em meio a diferenças culturais irredutíveis e em meio à invenção de regimes discursivos heteróclitos, verbais e visuais. No momento em que a pergunta sobre a autoria indígena parece se colocar, por fim, como uma questão histórica irredutível a ser enfrentada pela crítica literária e/ou cultural, uma outra pergunta também emerge (parece retornar), ainda mais radical: o que nos traz um livro quando se torna um artefato poético e político, dispositivo epistêmico, produzido pelas mãos de comunidades de tradição oral? O livro, talvez assim, possa ser compreendido como poética insurgente, como dispositivo, para afirmação de identidades culturais contra hegemônicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Poéticas visuais em construção"

1

Schneider, Letícia Uhmann. "POÉTICAS VISUAIS EM CONSTRUÇÃO: A METAMORFOSE EXPRESSIVA DA CRIANÇA E A EDUCAÇÃO (DO) SENSÍVEL." Universidade Federal de Santa Maria, 2007. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7304.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This research, linked to the Teaching Post-Graduating Course, Arts Educational field, has been developed in a third (3rd) grade class of the Antônio Alves Ramos school, at the city of Santa Maria, RS. Aimed to know and analyze the under constructing creative process of the Initial Years children, providing time and space to the poetic action-experience, in the interacting with the education of the sensorial aspects. For that, articulates a dialogue with voices and ideas of Bachelard (1988, 1989, 1994), Richter (2005), Duarte Jr. (2001), Martins(1998), Maturana and Varela (2002) and Barbosa (2001, 2002). The methodology used in the research was based in the qualitative nature principles by the action-research. Presents itself as participant research, sustained by experiences of art poetics and fruition of daily school experience, emphasizing the imaginary, the creative process and dimension of being a person, not just the final artistic product. The instruments used for gathering data for this research were participative and free observation, field diary and portfolio. For that, in the creative process of children visual poetics, became obvious that the body carries a history - body time - and we can not teach them how to see, imagine, think or act like the adults. The act of creation demanded differentiated times, since each child understood the world in a different way, in their inexperience - another time aspect - admired, enamored, wondered, curious. The under constructing visual poetics allow with pleasure, internal discoveries which feed the person essence in a way to be able to feel, touch, mix, stick together, shape, plot, collect. Therefore, work with art is to believe in the tuning between pleasure and feeling, emotion and thought to construct a world of significance and significants. A world of colors, words, thoughts and actions, where art and knowledge interact on the poetic work and collaborate significantly in childish formation.
Esta pesquisa vinculada ao Curso de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa em Educação e Artes, foi desenvolvida com uma turma de 3ª série da Escola Antônio Alves Ramos, na cidade de Santa Maria-RS. Objetivou conhecer e analisar o percurso criativo das poéticas visuais em construção de crianças dos Anos Iniciais, proporcionando tempo e espaço para experenciAÇÃO poética, na interação com a educação (do) sensível. Para tanto, articula um diálogo com as vozes e idéias de Bachelard (1988, 1989, 1994), Richter (2005), Duarte Jr.(2001), Martins(1998), Maturana e Varela (2002) e Barbosa (2001, 2002). A metodologia utilizada na pesquisa tem por base os princípios de natureza qualitativa através da pesquisa-ação. Apresentase como pesquisa participante, sustentada na experiência para poetizar e fruir arte no cotidiano escolar, enfatizando o imaginário, o processo poético e as dimensões de pessoalidade, e não apenas o resultado plástico obtido. Os instrumentos de coleta de dados utilizados nesta pesquisa foram: observação livre e participante, diário de campo e portfólio. Para tanto, nos percursos criadores das poéticas visuais das crianças, tornou-se evidente que o corpo traz uma história um tempo corporalizado e que não podemos ensina-las a ver e muito menos a imaginar, pensar e agir como nós adultos. Os fazeres exigiam tempos diferenciados, já que cada criança abordava o mundo de modo diferente, em sua inexperiência outra temporalidade o abordavam encantadas, admiradas, espantadas, instigantes. As poéticas visuais em construção permitiram prazerosamente, descobertas internas que nutrem a essência do sujeito de forma a poder sentir, tocar, misturar, agregar, colar, juntar, modelar, esculpir, traçar. Por isso, trabalhar com a arte é apostar na sintonia do prazer com o sentimento, o afeto e o pensamento para a construção de um mundo de significado e significantes. Um mundo de cores, palavras, pensamentos e ações, onde arte e cognição interagem no trabalho poético e colaboram significativamente na formação infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lelis, Soraia Cristina Cardoso. "Poeticas visuais em construção : o fazer artistico e a educação (do) sensivel no contexto escolar." [s.n.], 2004. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284835.

Full text
Abstract:
Orientador: João Francisco Duarte Junior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-04T00:40:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lelis_SoraiaCristinaCardoso_M.pdf: 5336116 bytes, checksum: 414506f62cdd23db379cb50f5c9077fd (MD5) Previous issue date: 2004
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa descritiva acerca do ensino de arte no ensino fundamental, cujo enfoque é a construção de poéticas visuais, abordando preferencialmente o fazer artístico, a pedagogia da experiência, a cultura e a educação estética imbricados para o desvelar do sensível no contexto escolar. Concentra-se nas variantes que permitem o efetivo ensino e aprendizagem da arte e provoca atitudes reflexivas ao apresentar-se como pesquisa, investigação, busca e construção do conhecimento sustentado na experiência para poetizar e fruir arte na interculturalidade que margeia o cotidiano escolar, enfatizando o gesto criador, o processo poético e as dimensões de pessoalidade, e não apenas o resultado plástico obtido. Contudo, propõe o diálogo educação e arte ao conceber a leitura da obra como processo de compreensão do mundo, desmistificando a arte como luxo, adereço ou disciplina não-séria no currículo escolar da educação básica
Abstract: This thesis is a descriptive study of art teaching at the elementary school level, focusing on the construction of visual poetry. Artistic production is emphasized, following a pedagogy of experience approach, where cultural and aesthetic education are intermingled in an attempt to unveil the sensorial aspects within the school context. The study concentrates on variables which allow for effective teaching and learning in art and brings forth reflective attitudes. The text is presented as research, investigation, problem solution and construction of knowledge, sustained by experiences of art poetics and fruition in interculturality at the margin of daily school experience. Teaching emphasizes the act of creation, poetic processes and dimensions of being a person, not only the final artistic product. It proposes, however, a dialogue between education and art, demystifying art as luxury, as an accessory, as unimportant subject matter in the school curriculum for basic education
Mestrado
Artes
Mestre em Artes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Xavier, Mariana Merino de Freitas. "Piada explicada : imagem e humor em uma pesquisa em poéticas visuais." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2011. http://hdl.handle.net/10183/31623.

Full text
Abstract:
A presente dissertação busca trazer à discussão a minha prática artística, realizada inicialmente em vídeo e película, e agora também expandida para as práticas em fotografia e instalação, analisando como essa prática se constitui, bem como as questões conceituais que a problematizam. Para este fim, essa pesquisa traz à luz os trabalhos Como é bom ser rica!, Boquinha, Banheiros do IA e Sala de Espera. Identifico o despertar de algumas questões tais como a problematização do humor através de sua relação com a imagem, tanto em sua vertente audiovisual, como em sua versão estática. Dentro do conceito mais amplo de humor, elegi as seguintes subcategorias como possíveis conceitos operatórios: a sátira e a ironia (dentro destas, ainda, o absurdo e o nonsense). Neste sentido, estudo os procedimentos empregados e suas implicações conceituais na elaboração das proposições aqui investigadas.
This dissertation aims to discuss my artistic practice, developed initially in video and film, and now also expanded to the practices in photography and installation, analising how this practice constitutes itself, as well as the conceptual issues that problematize it. In order to do that, this research brings to light the artworks It’s great to be rich!, Mouthie, IA Toilets and Waiting Room. I identify the development of some issues like humor problematization through its relation to image, in its audiovisual aspects as well as in its static version. Inside the wider concept of humor, I have elected the following subcategories as possible operational concepts: satire and irony (inside these, also, absurd and nonsense). In this sense, I study the procedures here employed and their conceptual implications in the elaboration of the propositions here investigated.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Nara Amelia Melo da. "SOBRE UM CÉU FEITO DE ABISMO: NARRATIVAS EM POÉTICAS VISUAIS." Universidade Federal de Santa Maria, 2009. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/5184.

Full text
Abstract:
This research is founded in my plastic production and investigates in theoretical and practical way the narrative from the series that relate image and text in configurations that explore the visual and textual meanings of a book's page. For this research, in a first moment, I begin with a theoretical approach that involves visual arts and literature, creating a midfield that in visual arts relates image and text. In a second moment, I relate methodological aspects of my creative process with researches of others artists, and I call attention to the equivalence of meanings in my plastic research with the means of action of knowledge s areas involved in this researches.
Esta pesquisa está fundada na minha produção plástica e investiga nos âmbitos teórico e prático a narrativa a partir das séries que relacionam imagem e texto em configurações que exploram a visualidade e a literalidade da página de livro. Para este estudo, em um primeiro momento, parto de uma abordagem teórica dos conceitos que envolvem artes visuais e literatura para a criação de um campo intermediário que relaciona imagem e texto no âmbito das artes visuais. Em segundo momento, relaciono aspectos metodológicos do meu processo de criação com pesquisas de outros artistas, e aponto correspondências dos meios de significação do meu trabalho com os meios de atuação das áreas de conhecimento envolvidas nesta pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Marques, Roberta Letícia Pereira. "Corpo deseducado: gênero, performance e política do corpo em poéticas visuais." Universidade Federal de Goiás, 2014. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6803.

Full text
Abstract:
Submitted by Cássia Santos (cassia.bcufg@gmail.com) on 2017-01-30T14:13:19Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Roberta Letícia Pereira Marques - 2014.pdf: 3709749 bytes, checksum: b8da137010a06e5c7bb4beef4d6fc4e5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-01-31T10:07:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Roberta Letícia Pereira Marques - 2014.pdf: 3709749 bytes, checksum: b8da137010a06e5c7bb4beef4d6fc4e5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-01-31T10:07:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Roberta Letícia Pereira Marques - 2014.pdf: 3709749 bytes, checksum: b8da137010a06e5c7bb4beef4d6fc4e5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2014-08-19
The theoretical-poetics research described here addresses the uneducated female body as a political resistance against the institutional regulatory bodies. Through the creation of the performance "Pagando Calcinha" and its visual and audiovisual records are addressed, directly or indirectly, issues related to gender performativity, regulatory circuits of the female body and its profanation, and the body as an support and object of art, photography and records video as artistic action and as autonomous works, among other things, seeking to understand the extensive field of discussion on the topic. In discussion about your goals, seek verification of the emergence of the body as a subject of study in the field of integrated arts in the twentieth century with focus on the production of women artists from the second half of the last century; understanding the concepts of standardization, discipline and endurance in Michel Foucault and profanation in Giorgio Agambem. Searching also research of technical, conceptual and aesthetic specificities of photography and video as documentary records of performance; and also the analysis of the formal, contextual and conceptual aspects of artworks and cultural artifacts related to the political and discursive body and the body arts (performance and body art). The methodology is the Visual Poetics Research / Research in Art, guided by creative path through the approach of the art object from a reflection on the process of creation. In this sense, the research focused around the art-making as a source of practical discussion, seeking trials and developments in poetic production through hybrid languages.
A pesquisa teórico-poética descrita aqui aborda o corpo feminino deseducado como espaço político de resistência frente à regulamentação institucional dos corpos. Através da criação da performance “Pagando Calcinha” e de seus registros visuais e audiovisuais são abordadas, direta ou indiretamente, questões relacionadas à performatividade de gênero, circuitos regulatórios do corpo feminino e sua profanação, corpo como suporte e como objeto de arte, fotografia e vídeo como registros de ação artística e como obras autônomas, dentre outros assuntos, visando compreender o extenso campo de discussão sobre o tema. Em seus objetivos, busca a verificação da emergência do corpo enquanto tema de estudo no campo das artes integradas no século XX com enfoque na produção de artistas mulheres a partir da segunda metade do século passado; a compreensão dos conceitos de normatização, disciplina e resistência em Michel Foucault e profanação em Giorgio Agambem. Busca ainda a pesquisa das especificidades técnicas, conceituais e estéticas da fotografia e do vídeo enquanto registros documentais da performance; e também a análise dos aspectos formais, contextuais e conceituais de obras artísticas e artefatos culturais relacionados ao corpo político e discursivo e às artes do corpo (performance e body art). A metodologia empregada é a Pesquisa em Poéticas Visuais/Pesquisa em Arte, orientada pelo percurso criativo, através da abordagem do objeto artístico a partir de uma reflexão sobre o processo de criação. Nesse sentido, a pesquisa se concentrou em torno do fazer artístico como fonte de discussão prática, buscando experimentações e desdobramentos na produção poética através de linguagens híbridas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

CHAVES, Márcia de Nazaré Jares Alves. "Sentimento de semelhança: poéticas visuais de interconexões em arte e matemática." Universidade Federal do Pará, 2008. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3096.

Full text
Abstract:
Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2012-10-24T22:56:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_SentimentoSemelhancaPoeticas.pdf: 2721705 bytes, checksum: 610350e6f0a299494138d26b380a07aa (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2012-10-26T18:03:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_SentimentoSemelhancaPoeticas.pdf: 2721705 bytes, checksum: 610350e6f0a299494138d26b380a07aa (MD5)
Made available in DSpace on 2012-10-26T18:03:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_SentimentoSemelhancaPoeticas.pdf: 2721705 bytes, checksum: 610350e6f0a299494138d26b380a07aa (MD5) Previous issue date: 2008
O presente trabalho trata de uma experiência piloto de uma sequencia didática, envolvendo fazeres da arte que comungam os conceitos artísticos e matemáticos de semelhança com alunos de uma turma de 8ª série do ensino fundamental com objetivo de desenvolver um sentimento matemático de semelhança por meio do fazer artístico, motivado na proposta Triangular em Arte, na Matemática Humanística e nos pressupostos da teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. O estudo revela que a matemática considerada no domínio inteligível razão; e a arte no domínio sensível emoção, mostram-se, nesse caso, inseparáveis para a construção do sentimento de semelhança matemático como desejado.
The present work deals with a pilot experience of a didactic sequence. This study involves art’s works which communicate the artistic and mathematical concepts of similarity with students of an 8th year elementary school class. This work intends to develop on students a mathematical feeling of similarity by means of artistic making that is motivated in the proposal Triangular in Art, in the Humanistic Mathematics and in the presuppositions of the Conceptual Fields of Vergnaud theory. The study reveals that although the mathematics is considered in the intelligible reason dominion and the art is considered in the sensible emotion dominion, these two fields show themselves, in this case, inseparable for the construction of the mathematical similarity feeling as it is desired.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Renata Aparecida Felinto dos [UNESP]. "A construção da identidade afrodescendente por meio das artes visuais contemporâneas: estudos de produções e de poéticas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/150902.

Full text
Abstract:
Submitted by RENATA APARECIDA FELINTO DOS SANTOS (renatafelinto@gmail.com) on 2017-06-14T18:50:06Z No. of bitstreams: 1 Texto final - doutorado - pós-defesa - REVISADA VERSAO UNESP_arquivo_unico.pdf: 185346811 bytes, checksum: 79543407ccbfa4afb6d70912695ea06f (MD5)
Approved for entry into archive by LUIZA DE MENEZES ROMANETTO (luizamenezes@reitoria.unesp.br) on 2017-06-14T19:14:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 santos_raf_dr_ia.pdf: 185346811 bytes, checksum: 79543407ccbfa4afb6d70912695ea06f (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-14T19:14:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 santos_raf_dr_ia.pdf: 185346811 bytes, checksum: 79543407ccbfa4afb6d70912695ea06f (MD5) Previous issue date: 2016-03-03
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Esta proposta de pesquisa de doutorado possui alguns pontos de investigação, sendo três deles os mais pertinentes. O primeiro é uma breve revisão da presença de artistas afrodescendentes na História da Arte do Brasil pretendendo tanto relembrar e revelar personagens quanto observar como as Artes Visuais produzidas por artistas afrodescendentes foram observadas, registradas e nomeadas ao longo dos séculos por pesquisadores, críticos e historiadores. O segundo propõe a reflexão acerca da transposição e do emprego do termo “afro-brasileiro” ou “afro-brasileira” dos Estados Unidos da América para o Brasil na área de Artes Visuais, com fins de categorização da produção de artistas afrodescendentes, que possuem ou não pesquisas temáticas, conceituais, estéticas e/ou poéticas voltadas às questões relacionadas à história do segmento afrodescendente da população. Por fim, o terceiro se presta a apresentar e a analisar as produções de artistas afrodescendentes brasileiros e estadunidenses que demonstraram interesse por elaborar obras cujas visualidades e estéticas estivessem em diálogo com as questões da diáspora africana ou mesmo, de forma simples, com suas origens africanas. A apresentação e análise dessas obras foram realizadas de forma cronológica observando-se as biografias, as formações, as temáticas e as pesquisas de interesses dos artistas selecionados, configurando, dessa forma, um corpus de artistas afrodescendentes cujo conjunto de atributos inerentes às suas obras constituiriam uma arte afro-brasileira ou afro-americana, ou ainda, o que seria mais interessante e pertinente do ponto de vista da discussão aqui iniciada, arte afrodescendente ou afrodiaspórica.
This Ph.D. dissertation consists of a several points of investigations, with three main areas of inquiry being especially pertinent. The first is a brief review of the presence of Afro-descendent artists in the history of art in Brazil with the intention of both remembering and revealing people of this category. Moreover, I address how the visual arts produced by Afro-descendents were observed, registered, and documented over two decades by researchers, critics, and historians. The second inquiry proposes a reflection over the exportation and adoption of the term “afro-brazilian” from the United States of America to Brazil in the field of visual studies. The adoption of the terminology “afro-brazilian” has resulted in the categorization of work produced by Brazilians artists of afro-descent into a group based on a shared afro-descendent identity. Furthermore, “afro-brazilian” has been further used for the purposes of labeling thematic research, concepts, aesthetics and/or poetics surrounding the questions related to the history of the afro-descent population. Lastly, the third seeks to present and analyze the production of Brazilian and United States afro-descendent artists who demonstrate interest in creating works which visualize and dialogue with circumstances of the African diaspora or, simply, with their African roots. The presentation and analysis of these works were completed chronologically, with particular attention placed on observing the biographies, themes, and research interests of the selected artists. In this way, I have comprised a body of afro-descendent artists who, due to their related interests and artistic practice, construct an art genre of afro-Brazilians, afro-Americans, or even, African diasporic artists.
Esta investigación doctoral propuesto tiene algunos puntos de investigación, tres de los más relevantes. La primera es una breve reseña de la presencia de artistas de ascendencia africana en la historia de Brasil Arte intención de tanto recordar y revelan personajes y ver cómo se observaron, registran y nombrados durante siglos por los investigadores, críticos e historiadores de las artes visuales producidos por artistas afro-descendientes. La segunda propone una reflexión sobre la aplicación y el uso del término "afro-brasileña" o "afro-brasileña" de Estados Unidos a Brasil en el campo de las Artes Visuales, con fines de categorización de la producción de los artistas afrodescendientes que tienen o investigación no temático, conceptual, estética y / o poética centrada en temas relacionados con la historia del segmento de ascendencia africana de la población. Por último, la tercera se presta a presentar y analizar las producciones de los brasileños y los estadounidenses de artistas afrodescendientes que han mostrado interés en los trabajos elaborados cuyos artes y la estética visual eran en diálogo con los asuntos de la diáspora africana, o incluso, simplemente, con sus orígenes africanos . La presentación y el análisis de estas obras se llevaron a cabo observando cronológicamente las biografías, la capacitación, los temas y los intereses de investigación de los artistas seleccionados, estableciendo así un corpus de artistas de ascendencia africana cuyo conjunto de atributos inherentes a sus obras constituyen de un arte africano brasileño o africano-americano, o, lo que sería más interesante y relevante desde el punto de vista de la discusión iniciada aquí, el arte o afrodiaspórica ascendencia africana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Renata Aparecida Felinto dos. "A construção da identidade afrodescendente por meio das artes visuais contemporâneas : estudos de produções e de poéticas /." São Paulo, 2016. http://hdl.handle.net/11449/150902.

Full text
Abstract:
Orientador: Percival Tirapeli
Banca: Renata Bittencourt
Banca: Nelson Fernando Inocêncio
Banca: Wagner Leite Viana
Banca: José Leonardo do Nascimento
Resumo: Esta proposta de pesquisa de doutorado possui alguns pontos de investigação, sendo três deles os mais pertinentes. O primeiro é uma breve revisão da presença de artistas afrodescendentes na História da Arte do Brasil pretendendo tanto relembrar e revelar personagens quanto observar como as Artes Visuais produzidas por artistas afrodescendentes foram observadas, registradas e nomeadas ao longo dos séculos por pesquisadores, críticos e historiadores. O segundo propõe a reflexão acerca da transposição e do emprego do termo "afro-brasileiro" ou "afro-brasileira" dos Estados Unidos da América para o Brasil na área de Artes Visuais, com fins de categorização da produção de artistas afrodescendentes, que possuem ou não pesquisas temáticas, conceituais, estéticas e/ou poéticas voltadas às questões relacionadas à história do segmento afrodescendente da população. Por fim, o terceiro se presta a apresentar e a analisar as produções de artistas afrodescendentes brasileiros e estadunidenses que demonstraram interesse por elaborar obras cujas visualidades e estéticas estivessem em diálogo com as questões da diáspora africana ou mesmo, de forma simples, com suas origens africanas. A apresentação e análise dessas obras foram realizadas de forma cronológica observando-se as biografias, as formações, as temáticas e as pesquisas de interesses dos artistas selecionados, configurando, dessa forma, um corpus de artistas afrodescendentes cujo conjunto de atributos inerentes às suas obras constitui... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This Ph.D. dissertation consists of a several points of investigations, with three main areas of inquiry being especially pertinent. The first is a brief review of the presence of Afro-descendent artists in the history of art in Brazil with the intention of both remembering and revealing people of this category. Moreover, I address how the visual arts produced by Afro-descendents were observed, registered, and documented over two decades by researchers, critics, and historians. The second inquiry proposes a reflection over the exportation and adoption of the term "afro-brazilian" from the United States of America to Brazil in the field of visual studies. The adoption of the terminology "afro-brazilian" has resulted in the categorization of work produced by Brazilians artists of afro-descent into a group based on a shared afro-descendent identity. Furthermore, "afro-brazilian" has been further used for the purposes of labeling thematic research, concepts, aesthetics and/or poetics surrounding the questions related to the history of the afro-descent population. Lastly, the third seeks to present and analyze the production of Brazilian and United States afro-descendent artists who demonstrate interest in creating works which visualize and dialogue with circumstances of the African diaspora or, simply, with their African roots. The presentation and analysis of these works were completed chronologically, with particular attention placed on observing the biographies, themes, and research interests of the selected artists. In this way, I have comprised a body of afro-descendent artists who, due to their related interests and artistic practice, construct an art genre of afro-Brazilians, afro-Americans, or even, African (Complete abstract click electronic access below)
Resumen: Esta investigación doctoral propuesto tiene algunos puntos de investigación, tres de los más relevantes. La primera es una breve reseña de la presencia de artistas de ascendencia africana en la historia de Brasil Arte intención de tanto recordar y revelan personajes y ver cómo se observaron, registran y nombrados durante siglos por los investigadores, críticos e historiadores de las artes visuales producidos por artistas afro-descendientes. La segunda propone una reflexión sobre la aplicación y el uso del término "afro-brasileña" o "afro-brasileña" de Estados Unidos a Brasil en el campo de las Artes Visuales, con fines de categorización de la producción de los artistas afrodescendientes que tienen o investigación no temático, conceptual, estética y / o poética centrada en temas relacionados con la historia del segmento de ascendencia africana de la población. Por último, la tercera se presta a presentar y analizar las producciones de los brasileños y los estadounidenses de artistas afrodescendientes que han mostrado interés en los trabajos elaborados cuyos artes y la estética visual eran en diálogo con los asuntos de la diáspora africana, o incluso, simplemente, con sus orígenes africanos . La presentación y el análisis de estas obras se llevaron a cabo observando cronológicamente las biografías, la capacitación, los temas y los intereses de investigación de los artistas seleccionados,estableciendo así un corpus de artistas de ascendencia africana cuyo conjunto de atributos inherentes a sus obras constituyen de un arte africano brasileño o africano-americano, o, lo que sería más interesante y relevante desde el punto de vista de la discusión iniciada aquí, el arte o afrodiaspórica ascendencia africana (Resumen completo clicar acceso eletrônico abajo)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

COSTA, JUNIOR José Maria Teixeira da. "Cidades em games: poéticas urbanísticas no espaço de jogo." Universidade Federal do Pará, 2012. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7736.

Full text
Abstract:
Submitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-02-21T14:46:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CidadesGamesPoeticas.pdf: 3145242 bytes, checksum: 6a8d73d80710ae305876ab14e14eeb67 (MD5)
Approved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-02-21T14:46:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CidadesGamesPoeticas.pdf: 3145242 bytes, checksum: 6a8d73d80710ae305876ab14e14eeb67 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-21T14:46:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CidadesGamesPoeticas.pdf: 3145242 bytes, checksum: 6a8d73d80710ae305876ab14e14eeb67 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O presente trabalho de dissertação de mestrado tem como objeto de estudo os espaços urbanos de videogames, tratados aqui pelo termo cidades em games, a partir da análise de sua manifestação como modelos a serem utilizados pela disciplina do urbanismo como campo de estudos visuais e análises de dados urbanísticos. Como o urbanismo, em suas formas técnicas de pesquisa e projeto de formas urbanas, é utilizado pelo desenvolvimento de games, acreditamos que haja uma troca de conteúdo muito importante para o futuro destas duas áreas do conhecimento. Por isso partimos da análise conceitual e teórica baseadas na endoestética, proposta por Claudia Giannetti e por um deslocamento teórico utilizando os elementos da imagem da cidade de Kevin Lynch em relação ao videogame Grand Theft Auto, onde podemos comprovar a existência de todas estas relações.
The work of this dissertation has as its object of study the urban spaces of vídeo games, called here by the word cities in games, from the analysis of its manifestation as models to be used by the discipline of urbanism as a field of visual studies and analyzes urban data. Such as urban planning, in its forms of technical research and design of urban forms, is used for game development, we believe there is an exchange of content very important for the future of these two areas of knowledge. So we start from the conceptual and theoretical analysis based on endoestética proposed by Claudia Giannetti and a theoretical shift using the elements of the city's image of Kevin Lynch in relation to the video game Grand Theft Auto, where we can prove the existence of all these relations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marcon, Fabrício Garcia, and Fabrício Garcia Marcon. "Cartografias poéticas da cidade imaginada." Universidade Federal de Pelotas, 2016. http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3643.

Full text
Abstract:
Submitted by Leda Lopes (ledacplopes@hotmail.com) on 2017-07-12T14:47:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Fabrício_Garcia_Marcon_Dissertação.pdf: 3014250 bytes, checksum: d1b603f7f308c65d459fb340ce696db4 (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2017-07-12T19:21:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Fabrício_Garcia_Marcon_Dissertação.pdf: 3014250 bytes, checksum: d1b603f7f308c65d459fb340ce696db4 (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2017-07-12T19:22:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Fabrício_Garcia_Marcon_Dissertação.pdf: 3014250 bytes, checksum: d1b603f7f308c65d459fb340ce696db4 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-07-12T19:23:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Fabrício_Garcia_Marcon_Dissertação.pdf: 3014250 bytes, checksum: d1b603f7f308c65d459fb340ce696db4 (MD5) Previous issue date: 2016-03-23
A presente pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, versa sobre o processo de criação que tece considerações acerca do desenvolvimento e apresentação de vídeos e fotografias que revelam, singularmente, o deslocamento pelas cidades de Pelotas e região. Os trabalhos evidenciam a percepção e o imaginário dos espaços da cidade, assim como investiga e dá a ver as possibilidades de compartilhamento das criações realizadas. Assim, desenvolve-se o tema da criação de cartografias poéticas realizadas a partir da observação da cidade de Pelotas, através do deslocamento urbano, tomando como fundamentações teóricas movimentos artísticos em que os deslocamentos e as vivências com a cidade representam um mote, como o Dadaísmo, o Surrealismo e a Internacional Situacionista, bem como as produções artísticas que utilizam sistemas de apresentação e circulação da obra, nas redes digitais de comunicação e por meios diversos, tais como as dos artistas Hélio Fervenza, Eduarda Gonçalves, Tiffany Trenda, George Brecht, Ralph Rumney, Paulo Bruscky, Daniel Belasco e Thorsten Knaub.
This study linked to the search line Creation Process and Poetics of Everyday of the Postgraduate Master's Program in Visual Arts at the Universidade Federal de Pelotas, deals with the process of creation that makes considerations about the development and presentation of videos and photos, that uniquely reveal the displacement by the city of Pelotas and region. The works show the perception and the imagination of city spaces, as well as investigates and shows the possibilities of sharing made creations. It Develops the theme of creating poetic cartography made from observation of Pelotas through my shift, taking as foundations theoretical and artistic movements in which the displacements and the experiences with the city is a theme, such as Dadaism, Surrealism and International Situacionist, as well as the artistic productions that use presentation systems and work flow in digital communication networks and by various means, such as the artists Hélio Fervenza, Eduarda Gonçalves, Tiffany Trenda, George Brecht, Ralph Rumney, Paulo Bruscky, Daniel Belasco and Thorsten Knaub.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Poéticas visuais em construção"

1

Nestola, Paola. Eis que o teu Rei vem a ti. Arqueologia e Arquétipos da Cerimónia de Entrada Episcopal em Portugal e no Império Português (Séculos XVI-XVIII). Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1869-2.

Full text
Abstract:
Paola Nestola põe nas mãos e sob os olhos dos leitores um estúdio abrangente para refletir sobre o cerimonial como campo de construção da identidade religiosa, evidenciando os traços arquelógicos e arquetípicos de uma cerimónia importante da época moderna: as solenes entradas dos bispos para a tomada de posse da diocese. Nas últimas décadas, muito se tem publicado sobre a ritualidade política, tanto em Portugal como em outros paises de profundas raizes cristãs. O livro, baseado em documentos escritos e visuais, enquadra-se neste contexto científico, com o intuito de analisar um eterogéneo corpus de representações cerimoniais pouco conhecidas, mas com uma forte carga simbólica e emotiva. Partindo das inéditas etapas biográficas do arcebispo de Braga, D. Fr. Agostinho de Jesus (1588-1609), será possível abordar uma incursão sobre esta cerimónia episcopal e suas arquetípicas origens? Será possível refletir sobre a experiência imaginativa e contemplativa desencadeada nos protagonistas desta liturgia? Será possível reconstruir a perceção suscitada, nos seus contemporáneos, do poder e da jurisdição do arcebispo de Braga? Ao longo dos séculos XVII-XVIII a solene cerimónia modificou-se na sequência de uma mudança cultural, religiosa, política, teológica e litúrgica que considerou também os reflexos da Reforma Protestante. Para tanto, outras representações iconográficas, outras memórias cerimoniais das dioceses de Portugal e do seu império possibilitam estes propósitos analíticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Uma cidade no sertão: Jathay (1880-1930). Edições Verona, 2021. http://dx.doi.org/10.51282/edv0002.

Full text
Abstract:
O livro conta a história dos principais casarões edificados em Jataí de 1880 a 1930, destacando o projeto de arquitetura de cada um deles. Como expressão da cultura, tanto o espaço edificado quanto o espaço urbano são objetos de análise ao que conceituamos como cultura de morar (JUNIOR, 2011). Entendida como uma faceta da cultura, ou um conjunto multifuncional de valores socialmente compartilhados e historicamente construídos, comportamentos, experiências, padrões sociais, elementos identitários e imagéticos que orbitam em torno do espaço privado da habitação. Uma postura que implica em considerar também os valores, usos e significados dos espaços arquitetônicos que as formas espaciais dão origem: ponto de partida à tessitura de narrativas textuais, visuais, reais ou imaginárias do lugar de morar. A partir disso, o interesse dos autores se volta para a implantação da povoação de Jataí, seu núcleo urbano inicial, no final do século XIX até 1930. Este recorte temporal se justifica por duas razões: em primeiro lugar, a evidente necessidade de registrar a ocupação espacial a partir de suas origens, compreender seu traçado e sua implantação. Em segundo lugar, estabelecer a década de 1930 como limite, se justifica em função das profundas transformações desencadeadas pela chamada revolução de 1930. No novo ambiente político desta época o estado de Goiás vivenciou uma profunda alteração com a construção de Goiânia, em 1933, e uma reorganização das zonas de influência política, social, econômica e cultural que ela representava. Uma alteração que colocaria a produção do espaço construído em outros parâmetros. Por razões políticas, culturais e sociais, a década de 1930 representou uma inflexão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Poéticas visuais em construção"

1

Guimarães, Leda Maria de Barros, and Moema Martins Rebouças. "INTERFACES DA PESQUISA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM ARTES VISUAIS." In Contradições e Desafios na Educação Brasileira 3, 178–90. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.75019010617.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

COSTA, G. M. M. "A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO MUSICAL EM UMA ESCOLA PARA DEFICIENTES VISUAIS." In CALEIDOSCÓPIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS, PRÁTICAS E TEORIAS, 83–99. Arco Editores, 2021. http://dx.doi.org/10.48209/978-06-994894-8-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Alex Santos de, Elton Rodrigues Cantão, João Elias Vidueira Ferreira, and Maria do Perpétuo Socorro Sarmento Pereira. "A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS TÁTEIS PARA DEFICIENTES VISUAIS USANDO PAPEL MICROCAPSULADO." In A Educação em suas Dimensões Pedagógica, Política, Social e Cultural, 49–57. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2762013025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

BIELSKI, JOSIANE, and MARA LUCIANE KOVALSKI. "A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.036.

Full text
Abstract:
O ENSINO DE CIÊNCIAS É DE SUMA IMPORTÂNCIA POIS, ABRANGE INFORMAÇÕES RELACIONADAS AOS FENÔMENOS NATURAIS, À SAÚDE, A TECNOLOGIA, A SOCIEDADE E AO MEIO AMBIENTE. HÁ INFINITAS POSSIBILIDADES DE SE TRABALHAR CIÊNCIAS NA ESCOLA, NÃO SE ATRELANDO APENAS A AULAS EXPOSITIVAS, MAS BUSCANDO ESTRATÉGIAS QUE VISAM O APRENDIZADO DE TODOS. ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA VIVENCIADA EM SALAS DE AULA, A RESPEITO DE COMO OCORRE A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, OBSERVANDO QUAIS ESTRATÉGIAS SÃO UTILIZADAS, E SE ATENDEM AS NECESSIDADES DOS ALUNOS. PARA ESTA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, UTILIZOU-SE DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS. TAMBÉM FORAM DESENVOLVIDOS MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ESSES ALUNOS, A FIM DE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE SEU APRENDIZADO EM CIÊNCIAS. ESTE TRABALHO EVIDENCIOU UM ENSINO BASTANTE PRECÁRIO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E OS MODELOS DIDÁTICOS TROUXERAM CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM CIÊNCIAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chagas, Renata Voss. "De quando a publicidade se encontra com as artes visuais: a imagem publicitária e a construção da interpretação." In Iconografia: pesquisa e aplicação em estudos de Artes Visuais, Arquitetura e Design, 138–49. EDUFBA, 2016. http://dx.doi.org/10.7476/9788523218614.0009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alvarenga, Valéria Metroski de. "MODIFICAÇÃO DO LOCUS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS NO BRASIL: DO PRESENCIAL PARA O EAD." In Políticas públicas na educação e a construção do pacto social e da sociabilidade humana 3, 167–76. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.25321140116.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

DE PAULA PEREIRA, LAÍS, ANA PAULA VALLE PEREIRA, and DANIEL GANZAROLLI MARTINS. "QUAL A GRAVIDADE QUE NOS PESA? APONTAMENTOS SOBRE A PRODUÇÃO/DISSOLUÇÃO DE VERDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.482.

Full text
Abstract:
O PRESENTE TRABALHO FAZ ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A DISSOLUÇÃO E A PRODUÇÃO DE VERDADES NAS CIÊNCIAS E LEVANTA QUESTÕES A RESPEITO DA EMERGÊNCIA DE UM ENSINO DE CIÊNCIAS MENOR NESSE PROCESSO. TOMAMOS COMO PONTO DE PARTIDA O MOMENTO POLÍTICO EXTREMAMENTE DELICADO DO BRASIL - EM QUE EXPERIÊNCIAS DEMOCRÁTICAS, DE MANUTENÇÃO E AMPLIAÇÃO DE DIREITOS SOCIAIS, CULTURAIS E AMBIENTAIS ENCONTRAM-SE SOB AMEAÇA -, PARA ENTENDERMOS O PORQUÊ DO CRESCIMENTO DE DISTINTAS NARRATIVAS PSEUDOCIENTÍFICAS. ASSIM, PROPOMOS UM EXERCÍCIO DE DESLOCAMENTO: PENSARMOS UM ENSINO DE CIÊNCIAS MENOR, QUE VIABILIZE CONEXÕES SEMPRE NOVAS, INTRODUZA DIFERENÇAS E FAÇA GAGUEJAR A VOZ CIENTÍFICA DE UMA CIÊNCIA MAIOR. CONCLUÍMOS QUE, UMA VEZ QUE EXISTEM OUTRAS NARRATIVAS POSSÍVEIS - INCLUINDO AS NÃO-CIENTÍFICAS, AS FICCIONAIS, AS ARTÍSTICAS E POÉTICAS - NA CONSTRUÇÃO DE REALIDADES, É NECESSÁRIO TECERMOS, COM ELAS, ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SENTIDO DE CONQUISTAR AVANÇOS POLÍTICOS NO CONTEXTO TEMPESTUOSO DA CONTEMPORANEIDADE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Henriques, Carla Elisabeth Hirano, Kathya Maria Ayres de Godoy, Regina Dinamar do Nascimento Silva, and Renata Fantinati Corrêa. "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO E REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA." In Formação Docente: Princípios e Fundamentos 4, 155–68. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.71219300515.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Poéticas visuais em construção"

1

Sayuri Ishiyama Prado, Paola, and Alik Wunder. "Poesia e imagem fotográfica em poéticas visuais." In XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2017-78563.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Boll, Cintia, Ricardo Cortez Lopes, and Nádila Luchini. "Appers pedagógicos e atratores visuais: haverá uma inteligência conectiva em construção ?" In XXIII Workshop de Informática na Escola. Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC), 2017. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.955.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rey, Rafaela Oliveira, Larissa Vieira Sampaio Sá, and Dayana Bastos Costa. "Aplicação de reconhecimento de padrão em processamento de imagens coletadas por VANT para inspeção de guarda-corpo." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.147.

Full text
Abstract:
No setor de construção, a falta de acesso a informações em tempo real é um dos motivos que atrasam a tomada de decisões relacionadas ao gerenciamento de segurança, especialmente em operações complexas. Com o advento da indústria 4.0 e das diversas alternativas tecnológicas, a forma de realizar processos tende a mudar, tornando a coleta, o processamento e a visualização de dados mais dinâmicos e automatizados. Estudos recentes relatam o uso de tecnologias visuais, como o uso de veículos aéreos não tripulados (VANT), tecnologias visuais e técnicas de reconhecimento de imagem para auxiliar as atividades de inspeção no canteiro de obras, para reduzir situações inseguras no campo. Apesar desses esforços, poucos estudos são voltados para a inspeção de equipamentos de proteção coletiva (EPC). Portanto, este trabalho tem como objetivo propor um sistema automatizado de inspeção de segurança em obras, com foco em EPC, utilizando reconhecimento de padrão em processamento de imagens coletadas por VANT. Através de um estudo experimental, foi possível comparar diferentes variáveis ​​e avaliar a precisão do sistema. Portanto, a principal contribuição é o desenvolvimento de uma ferramenta para a inspeção das condições de segurança no canteiro de obra, fornecendo informações precisas para tomada de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Faria, Gustavo Henrique Campos de, Carlos Eduardo Verzola Vaz, and Luciane Maria Fadel. "Parâmetros de design na análise e leitura de artefatos midiáticos: revisão narrativa." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.206.

Full text
Abstract:
Em um mundo de ritmo acelerado, arquitetos e urbanistas devem lidar com as inúmeras maneiras pelas quais as novas mídias afetam o ambiente construído. Essas mídias estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade contemporânea. Cada vez mais, as pessoas experimentam a cidade através das mídias móveis. Seja por meio de aplicativos de smartphones ou troca de mensagens com amigos, a cidade parece bem-vinda aos seus habitantes e visitantes fisicamente e digitalmente. As pessoas carregam seus smartphones no bolso quase como uma extensão do corpo, um dispositivo que funciona como porta de entrada para o mundo digital e virtual. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar uma revisão narrativa dos parâmetros de design na análise e leitura de artefatos midiáticos. Este trabalho desenha conceitos e discussões sobre as poéticas das novas mídias como um novo passo para compreender o contexto da cidade mediada. É importante saber que os espaços híbridos estão em construção hoje em dia e com a popularização dos smartphones, resultados inovadores estão surgindo em pesquisas recentes. Neste processo, não há dúvidas sobre o potencial da integração de cidades e sistemas digitais, e arquitetos e urbanistas devem experimentar e esboçar soluções para novas possibilidades em espaços públicos urbanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Magami, Felipe Morine, José J. Pérez-Álcazar, Fábio Nakano, Andre L. M. Silva, João S. De Oliveira Neto, and Sergio T. Kofuji. "Abordagem semântica para o desenvolvimento de sistemas de suporte a ambientes inteligentes inclusivos." In IX Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbcup.2017.3313.

Full text
Abstract:
Há centenas de milhões de deficientes visuais no mundo, indivíduos que enfrentam diariamente dificuldades relacionadasá sua mobilidade. O avanço das tecnologias móveis traz mais oportunidades para a construção de aplicativos para apoio ao deficiente visual. Esse trabalho propõe uma abordagem baseada em semântica que organiza, relaciona e atribui significado a informações do espaço urbano, com intuito de prover conteúdo adaptadoás pessoas com deficiência. Para validação dessa proposta 1, criamos um sistema de navegação em shopping center para apoio a usuários com deficiência visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

M. Tavela, Fábio, Othon F. Avila, and João A. Passos Filho. "Utilização de Regiões de Segurança para Avaliação do Impacto de Geração Eólica em Sistemas Elétricos de Potência." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2335.

Full text
Abstract:
A natureza intermitente da geração eólica faz com seja necessário o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem na avaliação de segurança em sistemas elétricos de potência (SEPs) com este tipo de fonte alternativa. A região de segurança estática (RSE) é uma poderosa ferramenta que permite avaliar a segurança de um SEP através de inspeções visuais. Portanto, a proposta deste artigo é a inserção de um novo limite de segurança na RSE, de maneira a complementar a avaliação de segurança quando fontes de geração intermitentes, como parques eólicos, estiverem presentes em SEPs. Com essa finalidade, é apresentado um algoritmo para construção automática de RSE, onde este novo limite de segurança é incorporado. A metodologia é validada através de uma ferramenta computacional desenvolvida em linguagem Python 3 e aplicada ao sistema teste New England, e seus resultados são validados pelo ANAREDE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Robson Xavier da. "Trajetórias do olhar: pintura naïf e história da arte paraibana." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2006. http://dx.doi.org/10.20396/eha.2.2006.3687.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo discutir as relações entre a imaginação histórica, a história visual, a memória e as fontes orais a partir de um enfoque na pintura naïf como objeto para o estudo da História. A imagem neste trabalho será encarada como texto visual, passível de análises apuradas, levando-se em conta o papel da imaginação na construção da narrativa e a contextualização das relações estabelecidas a partir, para e pela obra visual. Examinaremos algumas concepções de cultura visual, história visual, memória e história oral, buscando as possíveis contribuições para as artes visuais, particularmente referentes a pintura naïf, inserida no contexto das primeiras vanguardas do Século XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography