To see the other types of publications on this topic, follow the link: Poéticas visuais em construção.

Journal articles on the topic 'Poéticas visuais em construção'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Poéticas visuais em construção.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Peruffo, Ricardo. "Os caminhos da pesquisa em poéticas visuais através de uma prática pessoal em pintura." Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes 1, no. 1 (April 29, 2016): 50. http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v1i1.2720.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe-se como uma reflexão a respeito, e a partir, das investigações que empreendi nos últimos dez anos, durante o período do Mestrado e do Doutorado em Artes Visuais, no estabelecimento de um processo pictórico que elaborei como artista/pesquisador na linha de Poéticas Visuais. O propósito deste texto é argumentar, valendo-se de uma experiência pessoal de investigação, o que caracteriza e constitui uma pesquisa em Poéticas Visuais. A premissa nesse percurso foi a de que uma pesquisa nesta linha deve contemplar os meandros de sua própria construção, concomitantemente a esse fazer. Ou seja, estudos e análises são guiados pelos desdobramentos do trabalho de ateliê e, simultaneamente, fornecem os parâmetros para a continuidade desse processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SANCHEZ, Janina Mirtha Gladys Moquillaza. "Povos ancestrais, América do Sul e Caribe: epistemologias e poéticas visuais na formação de engenheiros." Revista de Educação Pública 27, no. 65/2 (June 21, 2018): 713. http://dx.doi.org/10.29286/rep.v27i65/2.6892.

Full text
Abstract:
Objetivos desta reflexão: tornar conhecidas epistemologias e estéticas visuais de povos ancestrais da América do Sul e Caribe, visando re-escrever a história da Engenharia dessa parte do mundo; oferecer imagens de soluções dadas a problemas de engenharia e arquitetura, demonstrando a importância epistemológica e estética para a condição humana. Com base teórica em Bachelard (2006), teoria e metodologia mitohermenêutica, analisa-se o trajeto antropológico e ao mesmo tempo mudança epistemológica de alunos, pela construção de projeto de pesquisa. Concluindo, questiona-se o fato do Brasil jamais ter considerado necessário a população não indígena aprender epistemologias e estéticas ancestrais. Propõe-se a criar Rede de Conhecimentos. Palavras-chave: Epistemologia de Povos Ancestrais. América do Sul e Caribe. Formação em Engenharia. Rede de Conhecimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cargnin Facco, Marta Lucia. "Reflexões sobre o ateliê como lugar/espaço em processos de criação em Artes Visuais." Revista Digital do LAV 10, no. 2 (August 25, 2017): 213. http://dx.doi.org/10.5902/1983734826890.

Full text
Abstract:
ResumoEste artigo[1] tem por objetivo refletir sobre o ateliê como lugar/espaço em processos de criação em Artes Visuais, bem como sua relevância na construção intelectual, crítica e reflexiva do artista. Busca-se, assim, possibilidade de compreensão do que seria esse ateliê nas Artes Visuais, sua conceitualização, finalidade e espaço/tempo para a construção de um ser/estar artista em meio ao processo criativo. Nessa perspectiva, propõe-se transitar por ateliês de artistas, em especial, o ateliê de William Kentridge, onde se aponta para a presença dos objetos inseridos neste contexto, investigando a cadeira como possível impulsionadora nos processos cognitivos de criação. Como desdobramento para este estudo, pretende-se também investigar os conceitos de espaço e lugar, assim como a dialética entre a poética e a estética nos processos de criação, ancorando-se nos estudos de René Passeron (1997) e Luigi Pareyson (2001), que neste momento somente serão adotados para elucidar o início da pesquisa. Enviado em: 28 de abril de 2017.Aprovado em: 05 de maio de 2017.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santana Oliveira Reis, Luisa Magaly. "Artes visuais e rituais umbandistas: uma experiência poética com os objetos cerâmicos utilizados no pejí de Mãe Isabel." Numen 22, no. 1 (February 11, 2020): 163–86. http://dx.doi.org/10.34019/2236-6296.2019.v22.29613.

Full text
Abstract:
Este artigo expõe os resultados poéticos alcançados na pesquisa em artes visuais, realizada em 2014, no pejí de Mãe Isabel, zeladora de inquice, na cidade de Juazeiro – BA. A partir de dados coletados em visitas e entrevistas à Mãe Isabel, referentes aos objetos cerâmicos utilizados nos rituais umbandistas, foi possível estabelecer relações entre Arte, Natureza e Umbanda. A compreensão de elementos poéticos visuais e rituais a partir desses objetos contribuiu para a construção de instalações artísticas, resultantes das contenções (aquilo que pode ser contido) e transbordamentos (aquilo que não pode ser contido). A análise do uso do ibá sagrado de Umbanda junto aos processos de criação em artes visuais resultou em uma exposição individual denominada “Cerâmica encantada: objetos de contenções”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Luis Artur, Tania Mara Galli da Fonseca, and Margarete Axt. "A imagem e as ciências humanas: a poética visual como possibilidade de construção do saber." Educação & Realidade 39, no. 4 (December 2014): 1153–68. http://dx.doi.org/10.1590/s2175-62362014000400011.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma nova perspectiva sobre o papel da imagem na produção do conhecimento, especialmente no que se refere às ciências humanas. Na modernidade científica a imagem foi considerada um ente de ontologia falha. Na contemporaneidade a imagem ganhou uma nova importância: ela se tornou nosso principal meio de expressão e comunicação além de servir importante estratégia de pesquisa. Por outro lado, a produção de saber/conhecimento através de imagens poéticas e experimentais é ainda hoje um tabu na academia. Contra esta concepção, muitos artistas e pensadores criaram outro modo de pensar as relações entre imagem e ciência: a imagem é real e imanente ao nosso mundo, posto que ambos nada mais são do que ação. A imagem poética produz uma grande variedade de transformações nos nossos modos de ver ao mundo, resultando em uma interessante estratégia para a pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fernandez, Raffaella Andréa. "Carolina Maria de Jesus e Arthur Bispo do Rosário: uma poética de sucatas na construção da identidade artística." Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, no. 50 (April 2017): 221–36. http://dx.doi.org/10.1590/2316-40185015.

Full text
Abstract:
resumo Avessos a expressões que conviveram às margens do processo de modernização dos “anos dourados” brasileiro da primeira metade do século XX, Arthur Santo Bispo do Rosário (1910-1984) se desloca de Sergipe para o Rio de Janeiro e Carolina Maria de Jesus (1914-1977) de Minas Gerais para São Paulo. O artista plástico manteve-se imerso em linhas, trapos e diversos tipos de sucatas, enquanto a escritora debruçava-se sobre jornais, livros e cadernos, materiais miraculosamente selecionados e retirados das latas de lixo, entre outros resíduos que lhes serviam de substância ou suporte por excelência a seus procedimentos criativos. Ambos produziram e cultivaram suas poéticas de sucatas como mecanismo de inserção, reafirmação e eclosão em um mundo excludente. Esses artistas expressam procedimentos artísticos criativos e de potência equivalente a dos movimentos artísticos modernos e pós-modernos, assumindo em suas criações o rompimento e a colisão com os sistemas linguístico e visual ao incorporar a arte ao lixo, ao descartável, à sucata.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Marleide Anchieta de. ""O teclado acende o écran": a poesia cinematográfica de Manuel Gusmão." Abril – NEPA / UFF 5, no. 9 (November 19, 2012): 187–204. http://dx.doi.org/10.22409/abriluff.v5i9.29710.

Full text
Abstract:
A poética de Manuel Gusmão investe de forma intensa nas relações interartes. Suas obras propõem diálogos visuais com a pintura, a fotografia e, sobretudo, experimentam a dinamicidade do cinema. Por este motivo, nosso trabalho pretende analisar a construção imagética em alguns poemas do autor mencionado, mas sem se restringir ao âmbito temático, uma vez que investigaremos a transposição de técnicas cinematográficas para a composição textual e os sentidos que tais procedimentos expressam na tentativa de dizer, ou talvez de não dizer, o objeto visualizado. Com essa perspectiva, recorreremos às abordagens teórico-críticas de George Didi-Huberman, Jacques Aumont e Gilles Deleuze, além da prosa de Herberto Helder, em Photomaton & Vox.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

SANTOS, GUSTAVO AZEVEDO DA, and Celia Kinuko Matsunaga Higawa. "Bela Terra." Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, no. 24 (March 8, 2020): 142–50. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.12.

Full text
Abstract:
Ecos dos empreendimentos da norte americana Ford Motor Company em Belterra-PA e Fordlândia-PA são os principais elementos de estudo e análise, o qual buscou questionar o desenvolvimento colonizador na região do Rio Tapajós, Pará. A construção da investigação proposta partiu da vivência de campo, pesquisa bibliográfica e poética que resultou na obra audiovisual denominada “Bela Terra”. Nela se vê os fragmentos da História brasileira e de sua posição num contexto global de exploração a partir das representações visuais e simbólicas que evidenciam o impacto na formação da identidade cultural dos povos que vivem na Amazônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pereira Junior, Elizur Rodrigues, and Renata de Souza Reis. "A universidade vai ao campo: relato da construção participativa de um espaço de memória do queijo tipo minas artesanal do Campo das Vertentes, Estado de Minas Gerais, Brasil." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 8, 2020): e5559108967. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8967.

Full text
Abstract:
Este artigo é parte da dissertação de mestrado do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da Universidade Federal de São João del Rei/MG. Objetivou-se apreender a percepção dos produtores de queijo Minas artesanal do Campo das Vertentes/MG em relação à própria atividade tendo como norte a análise de suas poéticas cotidianas e o resgate de suas memórias. Buscou-se ainda, conciliar ciência e arte, inspirando a participação, a troca de saberes, além de reforçar a identidade coletiva através da construção de um lugar de memória. Este estudo tem caráter extensionista, qualitativo e interligado à pesquisa-ação. Além de uma revisão bibliográfica, foram realizadas entrevistas e uma vivência fotográfica que registrou as expressões cotidianas da atividade gerando uma narrativa visual e identitária deste grupo de pessoas, corroborando para a construção de um espaço de identidade e memória desta atividade. Pôde-se concluir que as influências contemporâneas interferem diretamente sobre o cotidiano destes produtores, levando-os a quebrar paradigmas em busca de maximização de resultados e facilitação de rotinas diárias. Neste sentido, o padrão mercadológico atual impõe sobre estes produtores a disseminação de novos comportamentos sociais e um processo de homogeneização cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barra, Cynthia De Cássia Santos. "Antes o mundo não existia: imaginário das línguas e livros de autoria indígena." Raído 14, no. 34 (July 16, 2020): 122–37. http://dx.doi.org/10.30612/raido.v14i34.11084.

Full text
Abstract:
Ainda que permaneça demasiadamente aberta a pergunta sobre o que seja um livro indígena (seja pela presença indígena como tema, autoria, personagem, etc), tais livros ocupam cada vez mais a cena literária brasileira. É sabido que apenas a partir do final da década de 1970, a figura do autor indígena surge no mercado editorial brasileiro. A literatura de autoria indígena, registrada e transmitida por meio de livros, como ato político, tradutório e (inter)cultural por excelência, permite-nos pensar a escrita literária como índice identitário, isto é, como construção de imagem de si e como abertura ao outro, como relação? Por essa via, propomos a leitura dos livros de autorias indígenas, como ato performático que deseja dialogar de modo emancipatório com uma comunidade de leitores, em meio a diferenças culturais irredutíveis e em meio à invenção de regimes discursivos heteróclitos, verbais e visuais. No momento em que a pergunta sobre a autoria indígena parece se colocar, por fim, como uma questão histórica irredutível a ser enfrentada pela crítica literária e/ou cultural, uma outra pergunta também emerge (parece retornar), ainda mais radical: o que nos traz um livro quando se torna um artefato poético e político, dispositivo epistêmico, produzido pelas mãos de comunidades de tradição oral? O livro, talvez assim, possa ser compreendido como poética insurgente, como dispositivo, para afirmação de identidades culturais contra hegemônicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Rosa, Márcia Eliane, Bruno Henrique Batista Teixeira, and Renata Jéssica Galdino. "O estudo da construção da imagem contemporânea no processo experimental entre teoria e prática (Study of contemporary image construction in an experimental process between theory and practice)." Revista Eletrônica de Educação 14 (June 26, 2020): 3727100. http://dx.doi.org/10.14244/198271993727.

Full text
Abstract:
The paper deals with the experience report of a project developed with students of the discipline Poetic Languages: The contemporary “Image”, part of an interdisciplinary master’s program. The project proposal was elaborated as means to contribute to the understanding of ways of articulation and construction of images in contemporary times, as well as starting reflections on said subject’s theory, processes and practices that take into consideration technical hybridities and relational structures. The project accomplished an art intervention at a social and cultural space, dedicated to children in need, in the town of São Carlos, São Paulo state (Brazil). The activity was developed throughout 135 hours, equivalent to the designated class hours of the discipline’s semester, implicating not only the professor, five master’s degree students, but also the educational coordinators, workers and children supported by the social project. Comprising both research methodologies and field studies in the artistic area, this work concludes in a report of the production of lambe-lambe style posters, since its literature research, up until the fruition of before mentioned art intervention. Both the research and the practical activity procedures brought to light a need to dominate processes of imanence and transcendence when phenomena get mixed up with our own experiences. As a final result to this project, one can say that it was possible to comprehend relations between what’s sayable and non-sayable, visible and non-visible, when concerning images, all while establishing consistent exchanges between theory and practice.ResumoTrata-se do relato de experiência de um projeto desenvolvido com alunos da disciplina Linguagens Poéticas: A “imagem” contemporânea do curso de mestrado interdisciplinar. A proposta foi elaborada com o objetivo de contribuir para o entendimento dos modos de articulação e construção da imagem na contemporaneidade e refletir sobre a teoria, os processos e práticas contemporâneas que levam em conta hibridismos técnicos e estruturas relacionais. O projeto teve o objetivo de fazer uma intervenção artística no espaço de apoio social e cultural dedicado às crianças carentes de uma região da cidade de São Carlos, interior de São Paulo. A atividade foi desenvolvida ao longo das 135 horas/aula que compõem o semestre letivo da disciplina e envolveu, além da docente, um corpo de cinco mestrandos do programa de pós-graduação, bem como o apoio da coordenadoria pedagógica, funcionários e atendidos pelo projeto social. Compreendendo a metodologia de pesquisa e estudo no campo das artes, o trabalho registrou e relatou o processo da produção de cartazes lambe-lambe desde a pesquisa bibliográfica até a intervenção artística em muros. No procedimento de estudo e prática notou-se a necessidade de dominar o processo de imanência e transcendência quando os fenômenos se confundem com nossa própria vivência. Com o resultado do projeto foi possível compreender as relações do dizível e não dizível, visível e não visível da imagem, além de estabelecer consistentes permutas entre a teoria e a prática.Palavras-chave: Imagem contemporânea, Estudo em artes, Intervenção artística.Keywords: Contemporary image, Art studies, Art intervention.ReferencesADORNO, Theodor W. Prismas - Crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998.AZEVEDO, Agatha de Souza. JR, Rancière e a política das imagens: uma análise sobre rosto, olhar e subjetivação na fotografia. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 19., 2014, Vila Velha. Anais... . Vila Velha: Intercom, 2014. p. 1 - 13.BARTHES, Roland. A Câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d'Água, 1991.BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: Travessa, 1997.BAUDRILLARD, Jean. A fotografia como mídia do desaparecimento. CISC: Centro disciplinar de semiótica da cultura e da cultura e da mídia, 2002. Disponível em http://www. cisc. org. br/portal/biblioteca/iv13_midiadesapa. pdf. Acesso em: 22, set. 2019.BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.BRITES, Bianca; TESSLER, Elida. O meio como ponto zero – Metodologia da pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2002.DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017.FREDERICO, Celso. Debord: from spectacle to simulacrum. Matrizes, v. 4, n. 1, p. 179, 2014.PALLAMIN, Vera. Arte, cultura e cidade. São Paulo: Annablume, 2015.RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em artes visuais. Porto Arte, Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais-UFRGS, n.13, v.7, 1996.SEEL, Martin. Estética del aparecer. Buenos Aires: Katz, 2011.SILVA, Rubens Rangel; VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. Arte gráfica de protesto: reflexões acerca dos cartazes políticos das jornadas de junho. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 12, 2016, Belo Horizonte. Proceedings... . Belo Horizonte: Blucher Design Proceedings, 2016. p. 607-617.e3727100
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Mendes, Maria Cristina. "Poéticas Visuais em Arte-Educação: Video-Encruzilhada." Revista Digital do LAV 11, no. 3 (December 8, 2018): 004. http://dx.doi.org/10.5902/1983734832276.

Full text
Abstract:
Vídeo-Encruzilhada (2:53 min, 2016) se apropria de um trabalho anônimo encontrado em uma ciclovia e problematiza o lugar da Arte na contemporaneidade. O objetivo principal da pesquisa é correlacionar o vídeo a uma reflexão sobre sua criação, considerando as singularidades das imagens apropriadas. Os objetivos secundários são: estabelecer uma trama de possíveis sentidos para o trabalho e verificar as dificuldades encontradas na execução do projeto. O vídeo se relaciona ao Caminhando de Lygia Clark, obra fundamental para a experiência da fruição estética na educação do sensível. A ideia de encruzilhada como lugar de troca tem bases nos estudos sobre Leminski; a pesquisa sobre poéticas visuais se estrutura em Tessler e Fervenza; e a relação entre Arte e Educação tem aporte nas contribuições de Read.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Sammer, Renata Bellicanta. "UMA FACA SÓ LÂMINA: A METÁFORA DE INVENÇÃO COMO METÁFORA ABSOLUTA." Via Atlântica, no. 32 (December 21, 2017): 281. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i32.126059.

Full text
Abstract:
A partir do diálogo estabelecido entre João Cabral de Melo Neto e Sophia de Mello Breyner Andresen, o presente artigo examina um aspecto pouco considerado da poesia cabralina, qual seja, o seu vínculo com a poetologia seiscentista. Veremos como nesse diálogo a poesia é aproximada de uma filosofia da imagem, que, embora ensaística em suas intenções, arrisca uma definição de poesia ao aproximá-la de uma arte combinatória na qual a metáfora é o recurso principal. Embora dono de uma escrita formal, Cabral não se deixa enformar. Ao explorar a dimensão formal da poesia, desenvolve uma filosofia da imagem voltada à construção de metáforas (algo semelhante a uma metaforologia). Desse modo, o prosaico confunde-se com o sublime, o tangível com o inefável. Da poética de Murilo Mendes Cabral herdou o gosto pela construção de imagens, adotando ferramentas voco-visuais – rimas e aliterações –, assim cultivando a característica plasticidade da linguagem. Dedicando-se à cuidadosa construção de versos de modo a captar o mundo em sua justeza, Cabral revela certo gosto pela produção de imagens que sua leitora e interlocutora Sophia não deixa de notar e de exaltar. A metáfora da faca que rege o diálogo exemplifica a filosofia da imagem cabralina que, apesar da clareza de seus versos e da constância de suas estrofes, distancia o poeta brasileiro do cartesianismo que lhe é frequentemente atribuído. Para evidenciar esse aspecto da poesia de Cabral percebido pela poeta portuguesa, recorreremos à metaforologia de Hans Blumenberg, aproximando a sua “metáfora absoluta” da “metáfora de invenção”, amplamente explorada pelos conceptistas, para enfim examinar a metáfora da faca que conduz o diálogo entre os poetas. Por essa particular compreensão da metáfora, Cabral se aproxima de uma filosofia da imagem, circunstancial, palpável, formal e rigorosa, que não se reduz à tendência cartesiana a estabelecer referências e substâncias. Pois imagens são constituídas por um conjunto de relações, e não por uma única relação que eventualmente estabelecem com um mundo de objetos. Assim, essa filosofia da imagem trata de uma inteligibilidade formal, além da referencial. Pela metáfora da faca, Cabral afia o olho do engenho pela imaginação, como sugerido pela leitura seiscentista da retórica aristotélica e por sua leitora, Sophia de Mello Breyner Andresen.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Zani, Ricardo, and Pelópidas Cypriano. "Artemídia envolvente: a cianotipia em suas implicações técnicas e funções poéticas." Visualidades 15, no. 1 (November 21, 2017): 11. http://dx.doi.org/10.5216/vis.v15i1.41505.

Full text
Abstract:
Este artigo concebe a práxis em artes visuais numa realidade tangencial à elaboração da imagem fotográfica, vislumbrando o signo fotográfico como construtor de conhecimentos e inter-relacionamentos com outros meios e manifestações plásticas, inserindo-o no conceito da fotoescultura. Representa a união da cianotipia, da fotoescultura e da pintura em busca de expressões e poéticas visuais. A cianotipia, que possibilita a fabricação artesanal da emulsão fotográfica, aliada aos processos artemidiáticos, ampliam a aplicação em suportes diferenciados e o jogo de recortes e interferências nesses suportes. As funções poéticas se complementam na envoltória do corpo como um fetiche e um objeto de desejo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Garcia, Angelo Mazzuchelli. "A Literatura e a Construção de Livros." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 14, no. 2 (December 31, 2006): 285–96. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.285-296.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata das poéticas visuais da literatura atreladas ao conceito de livro como um objeto artístico e manuseável. A abordagem enfoca algumas das primeiras obras modernistas européias que podem ser incluídas na categoria livro-objeto ou livro de artista. Num segundo estágio, atinge-se o Concretismo brasileiro, do qual emigra o poeta Wlademir Dias Pino para fundar o movimento Poema-processo, cuja teoria nasce vinculada a dois livros: A ave – considerado o primeiro livro de artista brasileiro – e Solida, ambos de Pino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Oliveira, Andreia Machado, Gisela Reis Biancalana, Nara Cristina Santos, and Rosa Maria Blanca. "Editorial." Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM 1, no. 1 (July 20, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.5902/2595523333783.

Full text
Abstract:
A Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGART/UFSM) lança sua primeira publicação online para expandir as discussões no campo da Arte Contemporânea. A Revista busca tanto a divulgação dos resultados de pesquisas na área das Artes Visuais, quanto dar visibilidade aos processos e práticas investigativas em andamento nas Poéticas Visuais e na História, Teoria e Critica da Arte, nos Programas de Pós-graduação nacionais e internacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Garcia, Angelo Mazzuchelli. "A Literatura e a Construção de Livros." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 14 (December 31, 2006): 285. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.14.0.285-296.

Full text
Abstract:
<p>O presente artigo trata das poéticas visuais da literatura atreladas ao conceito de livro como um objeto artístico e manuseável. A abordagem enfoca algumas das primeiras obras modernistas européias que podem ser incluídas na categoria livro-objeto ou livro de artista. Num segundo estágio, atinge-se o Concretismo brasileiro, do qual emigra o poeta Wlademir Dias Pino para fundar o movimento Poema-processo, cuja teoria nasce vinculada a dois livros: A ave – considerado o primeiro livro de artista brasileiro – e Solida, ambos de Pino.</p><p>Palavras-chave: livro-objeto, livro de artista, livro-poema</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Farina, Mauricius Martins. "A arte, a obra, o mundo e outros ensaios." Revista Visuais 3, no. 4 (June 22, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.20396/visuais.v3i4.12180.

Full text
Abstract:
A presente edição da Revista Visuais, em seu n.4, apresenta o dossiê organizado por Luiz Sérgio de Oliveira, professor titular da Universidade Federal Fluminense a partir de simpósio realizado no 25º Encontro da ANPAP, em Porto Alegre, onde se colocou em questão a dimensão crítica da arte, diante das coisas do mundo, em sua criticidade. Além disso, na seção de artigos contamos com a contribuição de vários autores, com os textos abertos às questões poéticas e a teoria, crítica e história da arte, contribuindo com a missão da Revista Visuais que se abre para a publicação das pesquisas em artes visuais nas suas várias possibilidades e fricções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Valadares Tomaz de Araújo, Charles, and Raysner De Paula Silva. "Teatralidades para infâncias confinadas: jogos, narrativas e outras poéticas visuais." Revista NUPEART 24 (December 22, 2020): 104–14. http://dx.doi.org/10.5965/23580925242020104.

Full text
Abstract:
Este relato de experiência narra, descreve e comenta os caminhos que levaram à criação de um experimento teatral tecno-vivial, vivido junto a crianças com idades entre 07 e 12 anos, a partir de encontros virtuais realizados por videoconferência. Foram propostas práticas criativas vividas coletivamente com grupo de 10 participantes, durante o período de 1 hora. Tais práticas foram foram pautadas em enunciados fundamentados em exercícios criativos de improvisação, contação de histórias e tiveram como matéria-prima a relação com o brincar. Esta proposta criativa surgiu no contexto de isolamento social, que passou a permear a vida cotidiana, em escala mundial, no ano de 2020. O texto contribui ao desvelar os caminhos inventados e reflexões feitas na direção de uma prática que pense a relação com a criança e uso inventivo da tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Fontenele, Jeísa Rodrigues, and Debora Frota Chagas. "DIÁRIO DE BORDO: ESCRITAS POÉTICAS DE NARRATIVAS COTIDIANAS." IAÇÁ: Artes da Cena 3, no. 1 (January 19, 2020): 205. http://dx.doi.org/10.18468/iaca.2020v3n1.p205-216.

Full text
Abstract:
<p dir="ltr"><span>As cartas aqui compartilhadas lançam perspectivas e inquietações trocadas entre bolsistas do Programa de Residência Pedagógica, atuantes no Colégio da Polícia Militar do Ceará, acerca das reverberações do dispositivo artístico-pedagógico do diário de bordo, proposto às turmas do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Embora inicialmente pensado para o desenvolvimento de uma relação residente-estudante, no percurso, a proposição encaminhou a construção de um objeto artístico de narrativas cotidianas, no qual as potências criativas dos estudantes foram estimuladas a possibilidades poéticas e visuais. Inspiradas pela experiência, propomos um convite para adentrar nesse espaço íntimo, a partir de reflexões sobre os afetos nascidos no decorrer da atividade.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Souza, Milena Costa de. "Ao encontro das queer faces." Revista Estudos Feministas 23, no. 1 (April 2015): 249–58. http://dx.doi.org/10.1590/0104-026x2015v23n1p249.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa os processos de construção poética do projeto "The Queer Face", concebido pela artista visual e pesquisadora Milena Costa. O texto propõe a elaboração de uma espécie de autoteoria, por meio de uma escrita reflexiva, que (re)pensa o eu e perpassa pelas diferentes etapas da criação artística. São apresentados alguns dos percursos e resultados plásticos da experiência artística, os quais contribuem para uma reflexão sobre as relações entre as poéticas visuais e seus diálogos com referenciais das teorias feministas e queer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Arango, Natalia Echeverri. "IMPROVISAÇÕES POÉTICAS ESPACIAIS - DEAMBULAÇÕES DA PINTURA." Revista Europeia de Estudos Artisticos 6, no. 3 (January 8, 2019): 30–44. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v6i3.116.

Full text
Abstract:
A pesquisa apresenta trajetórias e deambulações do meu processo artístico, na tentativa de configurar uma cartografia do intermediário, um espaço intervalar, como zonas de coexistência de um mundo habitado dialogicamente mediadas pela noção da pintura expandida nas práticas das artes visuais. Nesse processo, o objetivo tem sido evocar a impermanência, traduzida em espaços pictóricos, que permitam encontrar o estável no móvel e fazer uma referência ao movimento, ao ato de movimentarse, a partir das construções improvisadas e temporais e das práticas do deslocamento. A reflexão transita pela exploração da noção de deslocamento, fio condutor que dirige e motiva, tanto o marco teórico, como a produção plástica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva Sales, Sebastião, and Lara Rodrigues Machado. "DANÇAS, POÉTICAS E OS SABERES CORPORIFICADOS." Arte da Cena (Art on Stage) 6, no. 2 (December 26, 2020): 494–514. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v6i2.65093.

Full text
Abstract:
A narrativa poética de Lara Rodrigues Machado e Sebastião Silva oferece as leitoras e leitores histórias de experiências da vida e ou da cena que se desdobram por meio de encontros diversos em busca da construção comunitária de uma dança ao encontro permanente dos sentidos para a vida pautados nos saberes tradicionais de povos e culturas do Brasil. Por meio de trocas vividas com a proposta metodológica do Jogo da Construção Poética no âmbito das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN), do Sul da Bahia (UFSB) e da Escola de Dança da UFBA apontamos para questionamentos significativos ao pensar, sentir e viver uma dança descentralizada, que propõe pesquisas em constantes transformações nascidas das vivencias, estudos e pensamentos críticos em contraponto à lógica de produção logocêntrica, meritocrática e subalternizante que caracteriza a ordem do modelo civilizacional vigente em grande parte do sistema educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Gemaque, Maria Pinho. "Livro de Artista: Processo de Criação em Performance e Poéticas Visuais em uma Escola Amapaense." Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes 6, no. 10 (May 27, 2021): 51. http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v6i10.10576.

Full text
Abstract:
ResumoA lógica da pesquisa desenvolvida intercambia vivências dentro do espaço escolar nas aulas de arte com processos de criação, intervenção artística/educativa desenvolvidas na Escola Estadual Raimunda Virgolino, Macapá/AP/Brasil. Trata-se de um trabalho coletivo que envolveu estudantes do Ensino Médio, professoras de Arte e artistas amapaenses. Procurou compreender os enlaces dos processos de criação em arte por meio de ações em performances de alunos e professores. O estudo possui caráter qualitativo por entender as relações entre os indivíduos, e, por isso, de intenção etnográfica, inspirado pela metodologia a/r/tográfica. Esse processo metodológico engendra saberes entre a atividade do professor/artista que investiga e constrói significados sobre a sua prática a partir de experiências artísticas e educativas. Foi produzido um material que se atem a desvelar o processo de criação imerso na pesquisa: um livro de artista contendo quatro conversas interativas, um CD do filme “Viagens Poéticas” e imagens dos processos que se desaguam em mesas de cafés, encontro com teóricos e com as cidades que estão atravessadas nestas conversas pesquisantes. Os fins – e – afins inacabados da investigação consiste em aproximação e diálogos horizontalizados entre alunos e professor, diluir fronteiras entre saberes e fazeres do conhecimento em educação em arte, apropriações percepções artísticas e estéticas em torno da vida dentro do ambiente escolar.AbstractThe logic of the research that was developed exchanges with the experiences within the space of coexistence in the art classes with processes of creation, artistic / educational intervention developed in the State School Raimunda Virgolino, Macapá / AP / Brazil. It is a collective work that involved high school students, art teachers and amapaenses artists. It sought to understand the links of the processes of creation in art through actions in performances of students and teachers. The study has a qualitative character because it understands the relations between individuals, and therefore of ethnographic intention, inspired by the a / r / tographic methodology. This methodological process generates knowledge between the activity of the teacher / artist who investigates and constructs meanings about his practice based on artistic and educational experiences. A material was produced which began to reveal the process of creation immersed in research: an artist’s book containing four interactive talks, a CD of the movie “Poetic Travels” and images of the processes that pour into coffee tables, meeting with theorists and with the cities that are going through these research conversations. The unfinished ends and ends of the research consist of horizontal approximation and dialogues between the students and their teacher, diluting boundaries between knowledge and actions knowledge in art education, appropriation of artistic and aesthetic perceptions around life within of the school environment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Tavares, Monica. "Dossiê: Arte-Pesquisa: Inter-relações." ARS (São Paulo) 10, no. 20 (November 14, 2012): 70. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2012.64423.

Full text
Abstract:
<p>Este dossiê da revista ARS reúne textos apresentados no evento ARTE_PESQUISA: INTER-RELAÇÕES promovido pelos três Programas de Pós-Graduação em Artes e Artes Visuais do Estado de São Paulo: o Programa de Pós-Graduação em Artes da UNESP, sob coordenação da Profª. Rejane Coutinho; o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da USP, sob coordenação da Profª. Monica Tavares; e o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNICAMP, sob coordenação do Prof. Mauricius Farina. ARTE_PESQUISA: INTER-RELAÇÕES pretendeu incentivar e estreitar o intercâmbio acadêmico entre os três programas de pós-graduação, ao mesmo tempo em que procurou aprofundar o debate sobre as pesquisas em desenvolvimento. Configurou-se como um fórum privilegiado de discussão acerca das relações entre a criação e a investigação em arte. Os eixos temáticos tratados foram os seguintes: Poéticas e Linguagens, História, Teoria e Crítica da Arte e Arte-educação.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de, and Maria Ogécia Drigo. "Processos comunicacionais em ambiente escolar: o potencial de sentidos de representações visuais." Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação 36, no. 2 (December 2013): 291–312. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-58442013000200014.

Full text
Abstract:
Este artigo, resultado de pesquisa em desenvolvimento sob os auspícios da FAPESP, trata de interseções entre Comunicação e Educação inseridas no ambiente educacional a partir de recursos pedagógicos disponibilizados, como o livro didático. Objetiva-se refletir sobre o potencial de sentidos engendrados em representações visuais sobre masculino/feminimo que constam de livros didáticos e para tanto apresentam-se reflexões sobre imagens; sobre a alteridade e o processo de construção da identidade cultural na pós-modernidade, enquanto o instrumental para análise das representações visuais selecionadas está baseado na semiótica peirceana. As representações visuais cumprem o propósito de abrir caminho para reflexões no campo Comunicação/Educação capazes de gerarem ações que podem redundar na possibilidade de construção de um pensamento crítico em relação às representações visuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Muniz da Silva, João Paulo, and Suzana Leite Cortez. "A (RE)CONSTRUÇÃO DOS REFERENTES EM MEMES VERBO-VISUAIS." Revista (Con)Textos Linguísticos 14, no. 29 (December 30, 2020): 386–405. http://dx.doi.org/10.47456/cl.v14i29.32149.

Full text
Abstract:
Pesquisas atuais em Linguística Textual têm destacado a relevância do estudo de textos compostos por múltiplas linguagens para a revisão e alargamento de categorias teóricas dessa disciplina, que historicamente construiu seu aparato explicativo a partir de textos exclusivamente verbais. Tomando isso em consideração e colocando foco sobre os processos de referenciação, este artigo tem por objetivo discutir os modos de (re)construção9 dos referentes em memes verbo-visuais. Seguindo uma perspectiva sociocognitivo-discursiva de texto e referenciação (CUSTÓDIO FILHO, 2011; CAVALCANTE, 2011; CAVALCANTE; CUSTÓDIO FILHO; BRITO, 2014), analisam-se os processos de introdução referencial e anáfora em dois exemplares de memes verbo-visuais coletados do site de redes sociais Instagram. Ao final do estudo, compreende-se que, nesses tipos de meme, os referentes tendem a ser (re)construídos de modo dinâmico, não linear e que sua estrutura composicional resguarda intrínseca relação com esse processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rezende, Silvana. "Narrativas poéticas em videoarte desde América Latina: uma experiência de investigação artística." Pontos de Interrogação — Revista de Crítica Cultural 4, no. 1 (November 24, 2015): 75. http://dx.doi.org/10.30620/p.i..v4i1.1768.

Full text
Abstract:
ResumoEste artigo pretende compartilhar a experiência de realização, do projeto de investigação artística, Narrativas Poéticas em Videoarte desde América Latina, um projeto experimental, ocorrido principalmente, entre 2013 e 2014, contemplado no edital Setorial de Artes Visuais da Fundação Cultural do Estado da Bahia, em 2012. Expandir experiências no campo da pesquisa em arte é de grande importância, na medida em que, quanto mais a arte se aproxima do que é contemporâneo, mais narrativa da realidade se torna. Assim, cada experiência artística tem particularidades e contextualizações, que contribuem para desenvolver e atualizar estudos sobre processos artísticos contemporâneos.Palavras-chaveInvestigação Artística. Videoarte. América Latina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Jaeger de Morais, Tathiana, and Luciana Gruppelli Loponte. "Poéticas da animalidade nas artes visuais e na literatura: potências estéticas para outras relações de alteridade na educação." EccoS – Revista Científica 53 (July 28, 2020): e16862. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n0.16862.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta relações entre animalidade, artes visuais e literatura como potência para pensarmos outras relações de alteridade na educação, a partir de um diálogo entre os campos da arte e da literatura que desacomodam certas verdades sobre como relacionamo-nos com os outros, animais humanos ou não. Tais enlaces estão ligados ao conceito de Poéticas da Animalidade, que irá dar forma e vida a um diálogo entre as provocações ético-estéticas de certas obras da artista visual Ana Teresa Barboza e da escritora Clarice Lispector. Para desenvolver esta pesquisa em educação em conversa com o campo das artes visuais e da literatura, assumimos como parceiros teóricos Derrida (2002; 2004; 2016) e Skliar (2014).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Jaeger de Morais, Tathiana, and Luciana Gruppelli Loponte. "Poéticas da animalidade nas artes visuais e na literatura: potências estéticas para outras relações de alteridade na educação." EccoS – Revista Científica, no. 53 (July 28, 2020): e16862. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n53.16862.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta relações entre animalidade, artes visuais e literatura como potência para pensarmos outras relações de alteridade na educação, a partir de um diálogo entre os campos da arte e da literatura que desacomodam certas verdades sobre como relacionamo-nos com os outros, animais humanos ou não. Tais enlaces estão ligados ao conceito de Poéticas da Animalidade, que irá dar forma e vida a um diálogo entre as provocações ético-estéticas de certas obras da artista visual Ana Teresa Barboza e da escritora Clarice Lispector. Para desenvolver esta pesquisa em educação em conversa com o campo das artes visuais e da literatura, assumimos como parceiros teóricos Derrida (2002; 2004; 2016) e Skliar (2014).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva, Matheus Moura. "Art based research." Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte 16, no. 2 (December 2, 2017): 278–301. http://dx.doi.org/10.26512/vis.v16i2.20741.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve parte da investigação de doutoramento desenvolvida no PPGACV-FAV-UFG, na linha de pesquisa Poéticas Visuais e Processos Criativos. A linha de pesquisa possui como característica a criação plástica e desenvolvimento de saber teórico, em formato tradicional de tese. O que acaba por gerar uma tese-criação calcada na Arts Based Research, por esta ser uma das metodologias fundamentais para o artista-acadêmico poder investigar o próprio ato criativo. Como objeto plástico, minha proposta é criar narrativas visuais tendo como base a representação de visões obtidas a partir de Estados Não Ordinários de Consciência (sonhos lúcidos, ayahuasca e respiração holotrópica).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Nagao, Livia, and Cristina Mendes. "Confluências entre Arte e Tecnologia em “Marcelo do Campo 1969 - 1975”." Revista Farol, no. 20 (June 9, 2019): 41–48. http://dx.doi.org/10.47456/rf.v1i20.23442.

Full text
Abstract:
O artigo tem por objetivo tecer reflexões sobre marcelo do campo (1951), artista criado por dora longo bahia em sua dissertação de mestrado em poéticas visuais (eca/usp, 2003). Busca-se também analisar a presença da tecnologia na obra de do campo, correlacionando-a ao período da ditadura militar no brasil. A pesquisa se justifica devido aos limites entre a realidade e a simulação na pesquisa de bahia. A metodologia consiste na análise da dissertação, com base em marcel duchamp e pseudônimos, fernando pessoa e heterônimos e jean baudrillard e simulacros na contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Martoni, Alex. "A palavra visível: tipografia, visualidades e sentido em Eles eram muito cavalos." Raído 11, no. 28 (December 21, 2017): 83. http://dx.doi.org/10.30612/raido.v11i28.6324.

Full text
Abstract:
A partir das operações tipográficas realizadas por Luiz Ruffato, em Eles eram muito cavalos, buscaremos pensar sobre os modos através dos quais as conformações visuais do texto, aqui entendidas no âmbito da materialidade do significante, influem sobre os processos de construção de sentido sobre o mesmo e como tais operações se inscrevem no domínio das práticas estéticas próprias à literatura contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Cesarino, Pedro de Niemeyer. "Cartografias do cosmos: conhecimento, iconografia e artes verbais entre os Marubo." Mana 19, no. 3 (December 2013): 437–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-93132013000300002.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende explorar a relação entre as artes verbais dos Marubo (falantes de pano da Amazônia ocidental) e um repertório de desenhos elaborados por xamãs. Esquemas cosmográficos visuais, os desenhos possuem afinidades com outras tecnologias ameríndias da memória, também marcadas pelo trânsito entre expressões verbais e gráficas. Realizado a pedido do antropólogo, tal repertório de imagens atualiza no suporte gráfico uma composição formular, paralelística e metafórica altamente padronizada. A análise das composições visuais é conduzida em paralelo com o estudo das fórmulas poéticas xamanísticas, levando em conta os problemas da memória, da transmissão, da aprendizagem e da aquisição do conhecimento especializado. O estudo da interface entre imagens e artes verbais se articula a elementos da cosmologia, das noções de pessoa e do pensamento xamanístico marubo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Cazetta, Valéria, Ana Maria Hoepers Preve, and Cláudia Rodríguez-Ponga Linares. "Dossiê - Editorial: Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo." ETD - Educação Temática Digital 18, no. 4 (November 17, 2016): 738. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646421.

Full text
Abstract:
Nesta proposta de dossiê é apresentado um conjunto de textos, nos quais seus/suas autores/as estão vinculados aos Grupos de Pesquisa em: Culturas Visuais e Experimentações Geográficas (Miragem – USP/EACH) e Geografias de Experiência (UDESC/SC), coordenados, respectivamente, pelas professoras Valéria Cazetta (da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP) e Ana Maria Hoepers Preve (da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED), vinculados à Rede Internacional de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação. Contamos também com a colaboração de Cláudia Rodriguez Ponga Linares (doutoranda em Poéticas Visuais da Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP), do grupo Miragem. Ademais, foram convidados também autores/as nacionais e internacionais, cujas pesquisas e escritos possuem aderência com o escopo dessa proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Amaral, João Pedro Wizniewsky. "Aproximações visuais e poéticas nas descrições epifânicas da obra Retrato do artista quando jovem, de James Joyce." Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões 6, no. 2 (October 2, 2017): 124–40. http://dx.doi.org/10.36113/litterata.v6i2.972.

Full text
Abstract:
A partir de uma discussão teórica sobre os limites da literatura e das artes visuais ao longo da história, este artigo apresente uma análise de como as descrições epifânicas são representadas na obra Retrato do Artista Quando Jovem, de James Joyce, tendo em vista que a técnica literária que mais se aproxima das artes visuais é a descrição. Neste trabalho são analisadas as cinco principais descrições epifânicas do romance, que se encontram no fim de cada um dos cinco capítulos. Conclui-se que a aliteração e a sinestesia, além de metáforas e adjetivos de âmbito sensorial, que remetem a sons, cores e odores, são recursos linguísticos usados para aproximar a literatura e as artes visuais. Nas descrições epifânicas da obra, observa-se uma sinergia entre texto e imagem para construir realidades e percepções. Tais figuras de linguagem transcendem o objeto pela palavra, expandindo as fronteiras das duas artes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

De Carvalho, Fabiana Aparecida, Maddox Cleberson Diego Gonçalves, and Eliane Rose Maio. "A/R/TOCARTOGRAFIAS PARA DECOLONIZAR NOSSOS SENTIDOS SOBRE OS CORPOS MINORITÁRIOS." Diversidade e Educação 9, Especial (May 23, 2021): 532–51. http://dx.doi.org/10.14295/de.v9iespecial.12662.

Full text
Abstract:
Num movimento a/r/tográfico (inter-relação textual, imagética com problematizações e a construção de narrativas que não se esquadrinham pela lógica acadêmica) e com aportes teóricos decoloniais do sul global, discutimos a naturalização de certos discursos na biologia e nas artes visuais com o propósito de problematizar a colonização dos sentidos para os corpos, gêneros e as sexualidades minoritárias. Saberes colonizados adensam as Pedagogias Culturais e guiam entendimentos que apagam a outridade e os pertencimentos de classe, etnia, gênero, de lugar. Trabalhamos com imagens e representações como potências poéticas e epistêmicas, causadoras de abalos no regime de colonialidade do poder/saber e como brechas e fraturas dos discursos normativos, coloniais, biológicos e naturalizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Correa, Renato Fernandes, and Jessica Monique de Lira Vieira. "Representações visuais para recuperação de informação na BDTD-UFPE." Perspectivas em Ciência da Informação 18, no. 4 (December 2013): 18–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362013000400003.

Full text
Abstract:
Analisa a aplicabilidade de visualizações, como interfaces amigáveis para Sistemas de Recuperação de Informação (SRIs), bem como discute a construção de representação visual de informações para o SRI da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A metodologia consiste em estudo de caso, envolvendo análise do uso de visualizações em sites de SRIs e discussão dos caminhos percorridos para construção de visualizações para recuperação de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Direto da UFPE. Conclui-se que interfaces de SRIs, que disponibilizam visualizações, transmitem informações de forma agradável e interativa, possibilitando a recuperação de documentos relevantes e garantido melhor socialização dos conhecimentos. Entretanto, a escolha da visualização a ser construída para determinado SRI, deve levar em conta não só as vantagens do uso das mesmas pelo usuário, mas, também, o atendimento aos requisitos de organização da informação necessários para construção de cada visualização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Romanini Junior, Moacir. "Tentativas de capturar o sensível: a fotoperformance e as artes presenciais." Conceição/Conception 7, no. 1 (July 18, 2018): 92–101. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v7i1.8648608.

Full text
Abstract:
Esse estudo procura refletir sobre os modos de captura da ação poética do ator-performer a partir de registros de fotoperformance. Utilizado, sobretudo, em práticas de artistas das artes visuais, esse tipo de material se apresenta como potente dispositivo de compreensão do ato criativo nas artes presenciais. Nessa análise, serão focalizadas duas ações poéticas realizadas na paisagem durante a imersão prática de uma pesquisa de mestrado, como possibilidade de evidenciar a especificidade desse tipo de registro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Sales de Barros, Wilka Sales. "No pôr do sol, a cigarra voa reto, 2020." REVISTA POIÉSIS 22, no. 38 (July 7, 2021): 141–51. http://dx.doi.org/10.22409/poiesis.v22i38.45687.

Full text
Abstract:
Este ensaio/experimento surge a partir de inquietações e investigações sobre o meu projeto de pesquisa em Poéticas Visuais (2019) ampliando o campo de experimentações com a performance e seus desdobramentos e de que modo é possível identificar diálogos e cruzamentos entre corpo, memória e lugar nas foto-performances e vídeos-performances, aplicando a intuição como método e destacando a relação com o passado, com a dimensão de experiência, com o corpo e com a imaginação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Torres, Renato, and Priscila Mocelin Lara. "A vivência no ateliê como parte do processo de formação docente em Artes Visuais." TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA 6, no. 59 (December 6, 2019): 4–28. http://dx.doi.org/10.35168/2176-896x.utp.tuiuti.2019.vol6.n59.pp4-28.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo, refletir sobre como a vivência em ateliê pode contribuir com o processo de formação docente em Artes Visuais. Como método de pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa com base nos escritos de Bogdan e Biklen (1994) e Eisner (1991). Para tratar das vivências em ateliês, recorremos às teorias sobre processo de criação, desenvolvidas no viés da psicologia e da crítica de processo (LUBART, 2007; SALLES, 1998; 2006). Sobre a formação docente em Artes Visuais, partimos do princípio de que os conhecimentos pedagógicos necessitam ser apreendidos em consonância aos conhecimentos artísticos. Para tanto, autores como Tardif (2002) e Shön (1992), contribuem para pensarmos na construção de saberes e trabalharmos na perspectiva da reflexão constante sobre a prática pedagógica. Ao final analisamos a atuação do projeto de extensão ‘Espaço permanente de produção em Artes Visuais’, por meio da fala e da produção de integrantes do coletivo. A troca de conhecimentos entre os integrantes do projeto e a rotina de pesquisaem arte, favorece a construção de linguagens contemporâneas e contribui para experiências exitosas em formação docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Lampert, Jociele. "A imagem da moda muito além da sociedade do espetáculo: cultura visual e a formação docente em Artes Visuais." DAPesquisa 2, no. 4 (November 26, 2019): 187–96. http://dx.doi.org/10.5965/1808312902042007187.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva averiguar alguns embates na formação docente em Artes Visuais partindo das tensões entre a cultura visual, as Artes Visuais e a Educação (enquanto formação docente). Desta forma, ampara-se em uma reflexão teórica da educação para a compreensão crítica da arte e no que confere a contemporaneidade aborda-se Debord (1997). A moda é um ponto articulador na cultura visual e também se constitui como elemento agenciador dos estudos culturais na contemporaneidade. Assim, a abordagem do sistema estético da moda em contra ponto com as Artes Visuais, pode sugerir a construção de uma reflexão crítica sobre a sociedade em que vivemos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Martins, Paulo. "Sobre a metapoesia em Propércio e na poesia erótica romana: o poeta rufião." Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos 28, no. 1 (January 8, 2016): 125. http://dx.doi.org/10.24277/classica.v28i1.347.

Full text
Abstract:
Este artigo tem a preocupação de mapear a construção das personae poéticas na poesia erótica romana, entre final da República e o início do Principado, a fim de redimensionar alguns aspectos sobre o "jogo poético" que orienta programaticamente esse tipo de poesia entre a realidade e a ficção. Assim observo, de um lado, aspectos denotativos ou referenciais dessas personae poéticas – masculinas e femininas –, resgatando sua uitae modus ou sua maneira de ser, além do ambiente decoroso, adequado a essa forma mentis, a essa maneira de pensar e de agir. De outro lado, procuro revelar como estas mesmas personae devem e podem ser lidas conotativa ou poeticamente, isto é, entendidas como tropos. Dessa forma, se associamos esse aspecto das personagens poéticas àquela imagem referencial ou contextual, não só podemos ter clareza sobre o "jogo poético" a que está sujeita a recepção de poesia erótica do referido período, como também esse mesmo jogo, fronteiriço por excelência, referencia uma leitura metapoética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Cardoso, Claudia Fabiana de Oliveira. "Habito as fontes todas do deserto: experiências do sagrado em Ruy Duarte de Carvalho." Abril – NEPA / UFF 12, no. 24 (June 11, 2020): 57. http://dx.doi.org/10.22409/abriluff.v12i24.40421.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, discutimos como a poesia de Ruy Duarte de Carvalho reconfigura aspectos do sagrado angolano. Propomos que, assim como o deserto é símbolo, sobretudo, da busca de sentido, o sagrado reencenado em imagens poéticas é a experiência de uma realidade, a própria tentativa de (re)construção do sujeito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Cardoso, Arianne Vitale, and Renato Bolelli Rebouças. "Vestir a invenção: poéticas de guerrilha artística em ações coletivas." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 12, no. 26 (August 27, 2019): 33–51. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v12i26.912.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta práticas contemporâneas para a criação de indumentárias que se apropriam da materialidade para criar dispositivos, nas quais os papéis do criador/designer e do performer se misturam e contaminam. Para delinear esses atravessamentos, apresentaremos a construção da obra INVENÇÃO, desenvolvida como uma ação coletiva integrante do projeto “Vista a sua Existência”, idealizado pela Usina da Alegria Planetária (UAP) em conjunto com diversos artistas envolvidos no processo de forma dinâmica. O resultado da obra, em constante movimento, desloca seu foco para o relacionamento direto com a experiência do fazer e para a hibridez de linguagens e suportes, ativando dimensões políticas em escala urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Ferreira, Elaine Cristina Forte, and Vicente De Lima Neto. "Recategorização e construção do sentido em textos multimodais." Signo 38, no. 64 (January 2, 2013): 228. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v38i64.3421.

Full text
Abstract:
Embora existam estudos sobre elementos multimodais há mais de uma década na Linguística, apenas nos últimos cinco anos a Linguística de Texto passou a levar em consideração recursos semióticos distintos do verbal em suas análises textuais/discursivas. Este artigo tem como objetivo investigar como recursos multimodais podem também ser tratados como expressões referenciais que recategorizam objetos do discurso. Para isso, investigou-se um corpus de dez textos multimodais que foram publicados em sites de rede social e em sites humorísticos e que tinham como característica recategorizarem o referente. Os resultados apontam que os elementos visuais pertencentes à composição de textos multimodais também são fulcrais para a construção do sentido do texto, de maneira que muitas vezes são eles os responsáveis pelo processo de recategorização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Alves, Regysane Botelho Cutrim. "METÁFORAS VISUAIS NA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA." Cadernos de Linguagem e Sociedade 17, no. 2 (December 21, 2016): 122–37. http://dx.doi.org/10.26512/les.v17i2.4020.

Full text
Abstract:
Este artigo visa refletir a respeito das metáforas visuais nas construções discursivas e seu potencial como categoria de análise para estudos críticos realizados em uma perspectiva discursiva e multimodal. O estudo tem como principais referências teóricas Lakoff e Johnson (2002 [1980]), van Leeuwen (2005) e Fairclough (2001[1992]). As metáforas visuais presentes em dois anúncios publicitários foram analisadas buscando identificar seu potencial na construção de sentidos que podem ser utilizados na interpretação das ideologias e representações sociais construídas no discurso. O estudo mostrou a contribuição das metáforas visuais para a Análise do Discurso Crítica, especialmente quando considera textos multimodais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Alves, Carla Juliana Galvão, and Laura Cristina Souza da Silva. "A dimensão subjetiva na pesquisa sobre a formação do sujeito na arte." Revista Digital do LAV 13, no. 1 (April 13, 2020): 053. http://dx.doi.org/10.5902/1983734838480.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta reflexões sobre a pesquisa educacional baseada em arte, com foco nos objetos produzidos nestes contextos. Parte de um trabalho realizado em um grupo de estudos, pesquisa e formação realizado no âmbito de um projeto de pesquisa sobre a formação do professor de Artes Visuais, que culminou em uma exposição intitulada “Memória das Coisas: tessituras visuais de trajetórias docentes”. Esse recorte nos permitiu ainda abordar os processos de construção da identidade do sujeito professor, artista e pesquisador, e a relevância dos dados subjetivos, sensíveis na pesquisa em/sobre arte e ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Maia de Jesus, Guilherme. "POÉTICAS MUSICAIS em Deus e o Diabo na Terra do Sol." Revista Légua & Meia 7, no. 1 (November 10, 2017): 33. http://dx.doi.org/10.13102/lm.v7i1.2155.

Full text
Abstract:
O presente texto busca, por meio de uma análise de viés imanente, trazer à tona algumas problematizações acerca da poética musical de Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha. Partindo de uma revisão bibliográfica que evidenciou alguns ‘pontos pacíficos’ na poética do autor — a saber, uma inclinação modernista-nacionalista —, discute-se aqui a possibilidade da existência, em Deus e o Diabo na Terra do Sol, de uma construção de estratégias de produção de efeitos emocionais e dramáticos, mais ligados à narrativa fílmica que acompanham.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Veloso, Sainy Coelho Borges. "Memória, poética e política: o uso e desuso dos objetos." ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes 4, no. 1 (August 13, 2017): 141–61. http://dx.doi.org/10.36025/arj.v4i1.10147.

Full text
Abstract:
O artigo sistematiza o percurso poético da artista goiana Selma Parreira, a partir da exposição Desuso (2016), desdobramento de seu projeto Machina: memória e poética do espaço e objetos (2015). Por meio de signos picturais, a artista recorre às memórias de infância, contempla o espaço maquínico – um galpão de uma arrozeira em Anápolis, GO –, espólio de sua família, para aprofundar a investigação em poéticas visuais. Neles se entrecruzam memória, história, tempo/espaço/lugar, estética, performance cultural goiana e política. Para tanto, faço um enfoque interdisciplinar apoiado em Jacque Rancière, Walter Benjamin, Michel de Certeau, Michael Serres, Charles Baudelaire, Henri Bergson, Jacques Lacan, entre outros, narrativa oral da artista e texto escrito de Nei Clara de Lima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography