Academic literature on the topic 'Poli(metacrilato de butilo)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Poli(metacrilato de butilo).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Poli(metacrilato de butilo)"

1

Ambrósio, José D., Luiz A. Pessan, Nelson M. Larocca, and Elias Hage Jr. "Influência das condições de processamento na obtenção de blendas PBT/ABS." Polímeros 20, no. 4 (November 19, 2010): 315–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282010005000051.

Full text
Abstract:
Foram desenvolvidos dispositivos para obtenção de fitas extrudadas de blendas poli(tereftalato de butileno)/terpolímero acrilonitrila-butadieno-estireno (PBT/ABS), que serviram para correlacionar diretamente as condições de preparação destas blendas em extrusoras com rosca dupla corotacional e interpenetrante (ERDCI) com as suas propriedades. Quando compatibilizada com terpolímero reativo metacrilato de metila-co-metacrilato de glicidila-co-acrilato de etila (MGE), a blenda ternária PBT/ABS/MGE apresentou maior viscosidade, menor entalpia de fusão e menor temperatura de transição frágil dúctil (TTFD) que a blenda binária PBT/ABS, devido possivelmente à reação do grupo epóxi do MGE com os terminais de cadeias do PBT. A blenda compatibilizada e processada com velocidade de rotação das roscas de 120 rpm apresentou maior viscosidade, menor entalpia de fusão e melhores propriedades de resistência ao impacto que aquela processada a 240 rpm. A maior velocidade de rotação das roscas pode ter degradado os componentes da blenda. A taxa de alimentação foi a variável de processo que mais influenciou nas propriedades da blenda, pois a taxa de 3,5 kg/h deteriorou completamente as propriedades de impacto, reduziu a viscosidade e aumentou a entalpia de fusão, quando comparada com a taxa de 7,0 kg/h. A deterioração das propriedades de impacto foi atribuída ao maior tempo de residência da blenda na ERDCI, que submeteu a blenda ao cisalhamento e à temperatura por mais tempo, causando degradação dos componentes da blenda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

César-Oliveira, Maria A. F., Soraia Zaioncz, Angelo R. S. Oliveira, Maria C. R. Almeida, Sônia F. Zawadzki, Leni Akcelrud, Marcelo Aguiar, David Tabak, and Elizabete F. Lucas. "Síntese de copolímeros metacrílicos através da modificação química do poli(metacrilato de metila) de massa molar Controlada." Polímeros 9, no. 4 (December 1999): 156–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14281999000400026.

Full text
Abstract:
Poli(metacrilato de metila) (PMMA) de massa molar controlada foi sintetizado, em solução de tolueno, utilizando peróxido de benzoíla como iniciador e 1-dodecanotiol (DDM) como agente de transferência de cadeia. O efeito da concentração de DDM sobre a massa molar do PMMA foi investigado. Copolímeros de metacrilato de metila e ácido metacrílico, P(MMA-MAA), foram sintetizados a partir da hidrólise parcial de homopolímeros de metacrilato de metila com variadas massas molares. Utilizando uma técnica inédita na literatura para a síntese de ésteres poliméricos, foi realizada a reação das unidades ácidas do P(MMA-MAA) com álcoois de cadeia longa, na presença de 1,3-diciclo-carbodiimida e 4-dimetilamino-piridina, que produziu copolímeros contendo longos segmentos hidrocarbônicos pendentes, tais como o poli(metacrilato de metila-co-metacrilato de hexadecila).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bruno, Lívio, Guilherme Barra, Herman Mansur, and Rodrigo L. Oréfice. "Imobilização de proteínas do veneno do escorpião Tytius Serrulatus em blenda condutora de Polianilina-Poli(Metacrilato de Hidroxietila)." Polímeros 14, no. 3 (September 2004): 156–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282004000300010.

Full text
Abstract:
Biossensores têm a função de detectar e analisar tanto quantitativa como qualitativamente a presença de uma certa molécula em um determinado meio, isto com resposta em tempo real e sem etapas intermediárias de processo. Para isso, o biossensor possui sempre em seu conjunto um sistema de reconhecimento biológico que o diferencia de qualquer outro tipo de sensor. O objetivo deste trabalho foi desenvolver hidrogéis condutores a partir da combinação de polianilina com hidrogel poli(metacrilato de hidroxietila) e avaliar alguns aspectos associados à possível utilização deste como base de um biossensor capaz de detectar a presença de frações tóxicas do antígeno do veneno do escorpião Tytius Serrulatus. Hidrogéis condutores foram sintetizados a partir da mistura, em diferentes proporções, de polianilina e poli(metacrilato de hidroxietila) em um solvente comum. A condutividade elétrica (método de quatro pontas), capacidade de inchamento e morfologia (microscopia eletrônica de varredura) foram avaliadas para blendas com diferentes composições. Antígenos relativos ao veneno do escorpião Tytius Serrulatus foram incorporados às blendas condutoras a partir do inchamento dos hidrogéis por soluções aquosas contendo as moléculas de interesse. A imobilização e bioatividade das biomacromoléculas nos hidrogéis foram constatadas através de ensaio imunoabsorvente ELISA cujos resultados foram avaliados por espectroscopia na região do ultravioleta-vísivel. Os resultados mostraram que a incorporação de baixos conteúdos de Pani (20% em massa) em hidrogéis de poli(metacrilato de hidroxietila) foi suficiente para a produção de materiais com elevada condutividade elétrica e grande capacidade de inchamento. Moléculas associadas ao veneno do escorpião Tytius Serrulatus foram imobilizadas com sucesso nos hidrogéis condutores e mantiveram suas capacidades funcionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

González Garcia, Filiberto, and Bluma G. Soares. "Separação de fases induzida por meio de reação química no sistema éter diglicidílico do bisfenol A e piperidina com poli(metacrilato de metila)." Polímeros 13, no. 4 (December 2003): 235–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282003000400008.

Full text
Abstract:
O comportamento da separação de fases e da gelificação do sistema epoxídico, constituído pelo éter diglicidílico do bisfenol A (DGEBA) e a piperidina, modificado com poli(metacrilato de metila) (PMMA), foi estudado na faixa de temperatura de 60 °C - 120 °C. A concentração de PMMA e a temperatura de cura causam mudanças significativas na morfologia gerada. A massa molecular de PMMA provoca ligeiras mudanças para a observação da separação de fases e não afeta a velocidade da reação. O sistema modificado com PMMA mostra o efeito de retardação cinético e a velocidade de separação de fases é maior que a velocidade de polimerização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Araújo, Sérgio C. de, and Yoshio Kawano. "Espectro Vibracional no Infravermelho Próximo dos Polímeros Poliestireno, Poli(Metacrilato de Metila) e Policarbonato." Polímeros 11, no. 4 (2001): 213–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282001000400011.

Full text
Abstract:
Os espectros no infravermelho próximo (NIR) dos polímeros amorfos poliestireno (PS), poli(metacrilato de metila) (PMMA) e policarbonato (PC) foram estudados. A tentativa de atribuição das bandas harmônicas e de combinação dos modos vibracionais do PS, PMMA e PC foi realizada baseando-se na teoria de modos locais e pelo uso do método matemático de ajuste de curvas. A correção de anarmonicidade e freqüência mecânica foi determinada em um gráfico de Birge-Sponer. Uma correção de anarmonicidade de 57 e 58 cm-1 foi obtida para os modos de estiramento dos grupos CH2 e CH do PS; 59 e 9 cm-1 para os modos de estiramento dos grupos CH3 e CO do PMMA e 53, 59 e 10 cm-1 para os modos de estiramento dos grupos CH, CH3 e CO do PC, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Leyva, M. E., F. G. Garcia, and B. G. Soares. "Estudo da mistura do éter diglicidílico do bisfenol-A com poli(etileno-co-acetato de vinila)-g-poli(metacrilato de metila) por espectroscopia dielétrica e calorimetria exploratória diferencial." Matéria (Rio de Janeiro) 17, no. 2 (2012): 955–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762012000200002.

Full text
Abstract:
As curvas calorimétricas e os espectros de relaxação dielétrica correspondentes às misturas do éter diglicidílico do bisfenol-A com diferentes concentrações do copolímero poli(etileno-co-acetato de vinila)-g-poli(metacrilato de metila) (EVA-g-PMMA) foram obtidos utilizando a calorimetria exploratória diferencial (DSC), e a espectroscopia de relaxação dielétrica (DSR), respectivamente. A temperatura de transição vítrea (Tg) do segmento de PMMA aumenta com o conteúdo de copolímero na mistura. O comportamento da Tg foi descrito pela equação de Gordon-Taylor, utilizando a fração mássica de PMMA. Nos espectros dielétricos, aparecem as relaxações do tipo α características dos dois segmentos moleculares. Neste caso, o aumento da concentração de copolímero provocou o aumento da temperatura de relaxação α correspondente ao segmento de PMMA, e não foi observada mudança na relaxação α para a fração de EVA. Estes comportamentos revelam que os segmentos estruturais do copolímero apresentam interações bem diferenciadas com o monômetro epoxídico. O segmento de PMMA é miscível, portanto, provocou fortes interações com a resina quando comparado à fração de EVA, que não manifestou interação aparente e originou a heterogeneidade do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Brito, Gustavo F., Pankaj Agrawal, Edcleide M. Araújo, and Tomás J. A. de Melo. "Tenacificação do poli(ácido lático) pela adição do terpolímero (etileno/acrilato de metila/metacrilato de glicidila)." Polímeros 22, no. 2 (May 8, 2012): 164–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012005000025.

Full text
Abstract:
O poli(ácido lático) é um polímero biodegradável proveniente de fontes renováveis com grande potencial para substituir polímeros não biodegradáveis provenientes do petróleo. Entretanto, seu uso em determinadas aplicações é restringido devido a sua elevada fragilidade e rigidez. Com o intuito de tornar o PLA mais tenaz, o terpolímero (etileno/acrilato de metila/metacrilato de glicidila) -EMA-GMA foi adicionado ao PLA em diferentes concentrações. A adição do EMA-GMA tornou o PLA mais estável durante o processamento. Por FTIR comprovou-se a existência de reação química entre os grupos terminais do PLA e grupos do EMA-GMA. A partir dos ensaios mecânicos observou-se uma resistência ao impacto três vezes superior à do PLA puro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Puca Pacheco, Mercedes, Enrique Tacuri Calanchi, Agérico Pantoja Cadillo, María Guadalupe Neira Velázquez, and Gonzalo Canché Escamilla. "SÍNTESIS DE NANOCOMPUESTOS POLIMÉRICOS CON GRAFENO Y SU CARACTERIZACIÓN MECÁNICA." Revista de la Sociedad Química del Perú 83, no. 1 (March 31, 2017): 65–77. http://dx.doi.org/10.37761/rsqp.v83i1.104.

Full text
Abstract:
Los nanocompuestos poliméricos con grafeno se obtuvieron por polimerización heterogénea en semicontinuo in situ. Sus propiedades mecánicas se determinaron en las películas formadas con diferentes concentraciones de grafeno. El proceso de obtención de los nanocompuestos consistió en dos etapas: En la primera etapa el grafeno fue sintetizado por el método de Hummer modificado. En la segunda etapa consistió en la dosificación de estireno (St), acrilato de butilo (AB) y metacrilato de alilo (ALMA); a un caudal de 0,5 mL/min, sobre la dispersión de grafeno obtenida en la primera etapa. Se realizó la caracterización de las películas poliméricas por medio de ensayos mecánicos, diámetros promedios de partícula mediante la técnica de dispersión dinámica de luz (DLS) y el análisis cualitativo de grupos funcionales por espectroscopia infrarroja. De acuerdo con los resultados obtenidos, los látexes sintetizados tuvieron una conversión final superior al 87,2%, y con un diámetro promedio de partícula comprendida entre 48,5 y 92,0 nm, cuyos diámetros aumentaron a medida que aumentaba la concentración de grafeno. Se obtuvo un aumento en su módulo de Young y una disminución en el porcentaje de deformación a rotura a medida que aumentaba el contenido de grafeno en el nanocompuesto polimérico. El mayor módulo elástico fue 5,28 MPa para un contenido másico de grafeno de 2%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Castanharo, Jacira Aparecida, Ivana Lourenço de Mello Ferreira, Marcos Antonio da Silva Costa, Manoel Ribeiro da Silva, Geraldo Magela da Costa, and Márcia Gomes de Oliveira. "Microesferas magnéticas à base de poli(metacrilato de metila-co-divinilbenzeno) obtidas por polimerização em suspensão." Polímeros 25, no. 2 (April 2015): 192–99. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.1666.

Full text
Abstract:
Microesferas poliméricas à base de metacrilato de metila (MMA), divinilbenzeno (DVB) e material magnético foram preparadas via polimerização por suspensão. Foi estudada a influência da polimerização em suspensão ou semisuspensão, concentração de material magnético e concentração de divinilbenzeno sobre as características das microesferas obtidas. As partículas poliméricas foram caracterizadas por espectroscopia vibracional na região do infravermelho por transformada de Fourier (FT-IR), microscopia eletrônica de varredura, analisador de área específica e porosimetria, espalhamento de luz e magnetometria de amostra vibrante. O material magnético também foi caracterizado por FT-IR, além de difratometria de raios X e espectroscopia Mössbauer. Foram obtidas, com sucesso, microesferas poliméricas magnéticas à base de MMA e DVB (P(MMA-co-DVB)-M), contendo partículas magnéticas tanto na superfície quanto no interior da microesfera. As partículas obtidas através de polimerização em semisuspensão apresentaram tamanhos menores e distribuição de tamanhos de partículas mais estreita que as partículas obtidas através de suspensões convencionais. Os compósitos apresentaram um comportamento superparamagnético. As microesferas magnéticas sintetizadas neste trabalho têm potencial para serem modificadas e aplicadas como resinas de troca iônica ou suportes catalíticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Malmonge, Sonia M., and Cecília A. C. Zavaglia. "Hidrogéis de poliHEMA para reparo de defeitos da cartilagem articular: 1 - síntese e caracterização mecânica." Polímeros 7, no. 2 (June 1997): 22–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14281997000200004.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa a obtenção de hidrogéis de poli(2 hidróxi etil metacrilato) - poliHEMA com propriedades mecânicas adequadas ao uso dos mesmos no reparo de defeitos da cartilagem articular. Para tanto, duas alternativas foram estudadas: a variação da densidade de reticulação e a obtenção de blendas do tipo redes semi interpenetrantes (sIPN) de poliHEMA reticulado e diferentes polímeros como reforço. Amostras de hidrogéis foram obtidas por polimerização térmica e caracterizadas quanto à capacidade de absorção de água e de solução aquosa de NaCl 0,15 M e quanto ao comportamento mecânico, através de ensaios de fluência a indentação. Os resultados mostraram que a obtenção de blendas sIPN usando copolímero de MMA-AA como reforço é uma alternativa interessante para melhorar as propriedades mecânicas sem diminuir muito a capacidade de absorção de água dos hidrogéis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Poli(metacrilato de butilo)"

1

Lucente, Ana Glaucia Bogalhos 1984. "Síntese e caracterização de poli (metacrilato de metila-co-metacrilato de butila) para aplicação odontológica." [s.n.], 2015. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/266043.

Full text
Abstract:
Orientador: Leila Peres
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química
Made available in DSpace on 2018-08-26T22:00:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lucente_AnaGlauciaBogalhos_D.pdf: 2114033 bytes, checksum: ddc1d7f9bcfcce3f7ddfd258b22465d3 (MD5) Previous issue date: 2015
Resumo: A falta de um material que viabilize a confecção de uma prótese dentária em um menor número de etapas, economizando tempo e facilitando a vida dos pacientes foi a maior motivação para o desenvolvimento desta tese que se baseia na patente BR n. PI 0602107-7 A: Conjuntos de arcos dentais pré-fabricados, flexíveis e com dentes ajustáveis obtida pelo grupo de pesquisa onde se insere este trabalho, em que se propõe o uso do arco dental flexível pré-fabricado na confecção da prótese, que poderá ser produzida em um menor tempo, com um menor custo. O material usado para o arco dental flexível pré-fabricado por energia de micro ondas, bem como para a prótese dental final deverá conter uma base polimérica que permitirá a flexibilidade inicial do arco, que após receber ajustes na posição dos dentes, adequados a cada paciente, será incorporado à prótese final, sendo o conjunto reticulado de forma simultânea. Para tanto, foi investigada a viabilidade do uso do copolímero de metacrilato de metila-n-metacrilato de butila (PMMA-co-PBMA), sintetizado via técnica de miniemulsão, como a matriz polimérica base para a confecção de arcos dentais pré-fabricados, flexíveis e com dentes ajustáveis e da prótese final. Na síntese do copolímero pretendido, foram estudadas as características dos iniciadores, surfactante, estabilizador e temperatura de reação sobre a distribuição volumétrica (Dv) e populacional (DSD) de tamanhos de partícula, conversão global, temperatura de transição vítrea (Tg), massa molar média ponderal (Mw), massa molar média numérica (Mn) e polidispersividade (Mw/Mn). Verificou-se a influência da solubilidade dos iniciadores em baixas temperaturas na conversão global, Dv e DSD, fator que não interfere em altas temperaturas. Além das análises de Tg, Mw e Mw/Mn dos copolímeros e homopolímeros obtidos por mecanismo de adição. Realizaram-se também análises de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourrier (FT-IR) indicando que o copolímero foi formado na configuração alternada ou aleatória. A resina formulada a partir do copolímero sintetizado para uso no arco dental pré-fabricado foi caracterizado, a partir de ensaios de resistência à flexão, microdureza, módulo de elasticidade, coeficiente de Poisson, da Tg do material e monômero residual. Os resultados mostram um material compatível com resinas comerciais em relação à microdureza e módulo de elasticidade
Abstract: The lack of a material that enables the production of a dental prosthesis in fewer steps, saving time and making life easier for the patients was the major motivation for developing this thesis is based on the patent BR n. PI 0602107-7 A: Sets of prefabricated dental arches, flexible and adjustable teeth obtained by the research group which includes this work, it is proposed the use of prefabricated flexible dental arch in the making of the prosthesis, which can be produced in less time, with less cost. The material used for the flexible prefabricated dental arch by microwave energy and for the final dental prosthesis should contain a polymer base which will allow the initial flexibility of the arch, after receiving adjustments to the position of the teeth, adequate to each patient will be incorporated into the final prosthesis being crosslinked together simultaneously. Therefore, it was investigated the feasibility of using n-butyl methyl methacrylate-methacrylate copolymer (PMMA-co-PBMA) synthesized via miniemulsion technique as the base polymer matrix for the manufacture of prefabricated dental arches, flexible and adjustable teeth and the final prosthesis. In the synthesis of the desired copolymer characteristics of primers were studied, surfactant, stabilizer and reaction temperature on the size distribution (Dv) and population (DSD) particle size, overall conversion, glass transition temperature (Tg), mass-average molecular weight (Mw), number-average molecular weight (Mn) and polydispersity (Mw/Mn). It has been found to influence the solubility of the initiators at low temperatures in the overall conversion, Dv and DSD factor that does not interfere at high temperatures. In addition to the analyzes Tg, Mw and Mw / Mn of the copolymers and homopolymers obtained by adding mechanism. Nuclear Magnetic Resonance analysis (NMR) spectroscopy and Fourier transform infrared (FT-IR) were also performed indicating that the copolymer was formed in alternating or random configuration. The resin made from copolymer synthesized for use in prefabricated dental arch was characterized as bending strength tests, hardness, modulus of elasticity, Poisson's ratio, the Tg of the material and residual monomer. The results show a material similar to commercial resins with regard to hardness and modulus of elasticity
Doutorado
Ciencia e Tecnologia de Materiais
Doutora em Engenharia Quimica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nobre, Alexandra. "Efeitos da presença de nanopartículas poliméricas, existentes em tintas aquosas, num tratamento por lamas ativadas." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/4505.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Tecnologia Ambiental
Durante os últimos anos as tintas à base de solventes têm sido substituídas por tintas aquosas, devido à pressão crescente dos legisladores da União Europeia para reduzir as emissões de compostos orgânicos voláteis. A maior aplicação de tintas aquosas verifica-se na área decorativa e de proteção arquitetónica. Estas tintas são normalmente compostas por nanopartículas acrílicas ou estireno-acrílicas emulsificadas em água (para além de também conterem pigmentos e outros aditivos). Durante o seu ciclo de vida, estes materiais acabam por ser descarregados juntamente com os esgotos domésticos em estações de tratamento de águas residuais. Está comprovado que estes materiais são biocompatíveis quando utilizados em escala macroscópica, no entanto, tanto quanto sabemos, não existem ainda estudos acerca do seu comportamento sob a forma de nanopartículas. O objetivo desta tese consiste em estudar o percurso das nanopartículas poliméricas utilizadas como base de tintas aquosas durante o tratamento biológico de uma estação de tratamento de águas residuais e verificar a sua influência na eficiência no processo de lamas ativadas. Adicionando nanopartículas modelo de poli(metacrilato de butilo), com um diâmetro hidrodinâmico médio de --,.50 nm, a reatores descontínuos inoculados com lamas de uma estação de tratamento de águas residuais, estudou-se a influência deste possível xenobiótico na taxa de respiração específica dos microrganismos, na evolução da agregação das nanopartículas ao longo do tempo e a hipótese da sua sorção à população microbiana. Foram ainda instalados dois reatores descontínuos sequenciais à escala laboratorial e uma instalação piloto em contínuo (tanque de lamas ativadas e respetivo decantador) com vista ao estudo da influência destas nanopartículas na eficiência de remoção de nutrientes (carbono e azoto). Os resultados obtidos permitiram excluir a hipótese de degradação das nanopartículas no tratamento biológico por lamas ativadas, concluindo-se ser o principal destino das mesmas a corrente de lamas, quer por agregação seguida de precipitação, quer por sorção a certos microrganismos. Concluiu-se ainda que a presença destas nanopartículas não influencia significativamente a remoção de carbono mas que exercem uma influência negativa na remoção de compostos azotados no tratamento biológico. Em suma, embora macroscopicamente estes materiais sejam inócuos, o seu comportamento altera-se muito à nanoescala, sendo problemáticos para a população microbiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cardoso, Andre Luiz Herzog. "Sintese e caracterização de latex copolimericos de poli[estireno-co-(metacrilato de butila)]." [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250290.

Full text
Abstract:
Orientador : Fernando Galembeck
Dissertação (mestrado) - UNiversidade Estadual de Campinas, Instituto de Quimica
Made available in DSpace on 2018-07-19T03:03:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cardoso_AndreLuizHerzog_M.pdf: 3381098 bytes, checksum: 11bb8f2a992f7bf77b8b7a4fc8ec018e (MD5) Previous issue date: 1994
Resumo: A determinação da heterogeneidade de composição química entre partículas de látex copoliméricos é um problema importante, e para o qual não existem atualmente metodologias bem estabelecidas. Neste trabalho, a heterogeneidade de látex copoliméricos de poli[estireno-co-(metacrilato de butila)] foi determinada por centrifugação em gradiente de densidade, combinada às espectroscopias de ressonância magnética nuclear (RMN) e no infravermelho (IV). Este sistema foi escolhido devido a proximidade de densidade entre os homopolímeros correspondentes. Os látex foram preparados segundo três procedimentos diferentes: i) adição simultânea dos dois monômeros [P(SBMA)]; adição de estireno, seguida de metacrilato [PS/PBMA]; iii) adição de metacrilato, seguida da adição de estireno [PBMA/PS]. Nos três casos foram utilizadas quantidades equimolares dos dois monômeros. O tamanho médio de partícula dos látex, determinado por espalhamento dinâmico de luz, está situado na faixa de 60 a 80 nm; o potencial zeta médio é de aproximadamente -55 mV; os látex apresentam uma composição química mais rica em monômero metacrílico, em relação à composição de alimentação. O látex P(SBMA) é formado por cadeias atáticas estatísticas. Já os outros dois látex preparados por polimerização em estágios apresentam uma distribuição de domínios bem acentuada, evidenciados por IV, RMN, espalhamento de raios-X e alto ângulo e calorimetria diferencial de varredura. A microscopia eletrônica de transmissão do látex PS/PBMA revelou partículas com morfologias do tipo caroço-casca, meia-lua, e sanduíche, nas quais o poliestireno forma sempre o domínio mais interno. Os látex P(SBMA) e PS/PBMA, no equilíbrio isopícnico, mostram bandas simples, cobrindo densidade de r = 1,061±0,010 g/cm. O látex PBMA/PS foi resolvido em duas bandas, cujas densidades no ponto máximo são r = 1,070 e r = 1,059 g/cm. Das bandas de látex em equilíbrio isopícnico foram colhidas duas frações, (uma superior, de menor densidade, e outra inferior, de maior densidade), que foram coaguladas, lavadas, secas e extraídas com solvente para a obtenção dos espectros de RMN e IV. Os espectros de RMNH das frações superior e inferior dos látex P(SBMA) e (ps/pbma são qualitativamente idênticos, mas quantitativamente diferentes, com heterogeneidades em composição química de aproximadamente 3 e 9% respectivamente. Os espectros das frações dos látex PBMA/PS apresentam diferenças quantitativas, de aproximadamente 9%, e qualitativas, na região associada às absorções dos prótons pertencentes à cadeia principal do polímero. Nos látex P(SBMA) e PS/PBMA , as frações mais ricas em estireno são mais densas do que as frações ricas em metacrilato; no látex PBMA/PS, o oposto é observado. Isto demonstra que não há, nestes látex, uma correlação direta entre a densidade e a composição química. A ausência desta correlação é atribuída à heterogeneidade da superfície (e da hidratação diferencial associada) e a diferenças na concentração de monômero residual dissolvidos no interior das partículas. Portanto, esta tese demonstra que a centrifugação em gradientes de densidade é uma técnica poderosa de separação adequada ao estudo de látex copoliméricos, mas seu poder analítico somente atinge o limite quando combinada a técnicas espectroscópicas.
Abstract: The determination of chemical heterogeneity among particles in a copolymer latex is an important problem, for which there are not yet well-established solutions. In this work, the chernical heterogeneity of styrene-butyl methacrylate copolymer latices was determined by centrifugation in density gradients, combined to NMR and IR spectroscopy. This system was chosen because the two respective homopolymers have about the same densities. The latices used were prepared following three different procedures: i) simultaneous addition of the two monomers [P(SBMA)]; ii) addition of styrene, followed by methacrylate [PS/PBMA]; iii) addition of methacrylate, followed by styrene [PBMA/PS]. Particle size determination by PCS yielded an average diameter 60 - 80 nm; average zeta potential is ca. -55 mV and monomer ratio (BMA%, by NMR) is greater than that of the monomer feed current. P(SBMA) is a random atactic copolymer. The other two latices display a domain distribution, evidenced by IR, NMR, WAXS and DSC. TEM revealed that PS/PBMA particles are of the core-shell, sandwich and half-moon morphology types, in which the styrene-rich domains are always innermost. P(SBMA) and PS/PBMA latices in isopycnic equilibrium display a single band, r = 1.061±0.01 g cm. PBMA/PS is resolved in two bands, r = 1.070 and 1.059 g cm. Two polymer fractions (upper and lower) were taken from each latex sample in isopycnic equilibrium, coagulated, washed, dried and extracted with solvent. Their IR and NMR spectra were taken. H-NMR spectra of lower and upper fractions of P(SBMA) and PS/PBMA are qualitatively identical but quantitatively different, showing that there are heterogeneities in the monomer ratio (resp. ca. 3 and 9%). Spectra of PBMA/PS fractions present quantitative as well as qualitative differences, in the regions associated with protons bound to the macromolecule backbone. In P(SBMA) and PS/PBMA, the S-richer fractions are denser than the BMA-richer fractions; in PBMA/PS, the opposite is observed. This shows that there is not a simple correlation between density and chemical composition, in these latices. Lack of such a correlation is tentatively assigned to particle surface heterogeneity (and the associated changes in particle hydration) and to differences in the residual monomer concentration, in the particles. Centrifugation in density gradients is thus a powerful separation technique to study copolymer latices, but its fullest analytical power is attained only by combining it to spectroscopic techniques.
Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Rodrigo Duarte. "Síntese de nanocompósitos poliméricos de poli(acrilato de n-butila-co-metacrilato de metila) P(BA-co-MMA) e Hidróxidos Duplos Lamelares (HDL) por meio da técnica de polimerização em miniemulsão." [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/266790.

Full text
Abstract:
Orientador: Liliane Maria Ferrareso Lona
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química
Made available in DSpace on 2018-08-19T09:07:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_RodrigoDuarte_M.pdf: 10171342 bytes, checksum: d8c5c116297d9e1edee32a935dfb816c (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: O objetivo deste trabalho foi sintetizar nanocompósitos poliméricos (NCPs) contendo Hidróxidos Duplos Lamelares (HDLs) por meio da técnica de polimerização em miniemulsão. O copolímero poli(acrilato de n-butila-co-metacrilato de metila) P(BA-co- MMA) foi escolhido como matriz dos NCPs devido à sua importância comercial na formulação de adesivos sensíveis à pressão (PSA). Os HDLs organicamente modificados disponíveis comercialmente Perkalite F100S, Perkalite A100 e Perkalite AF50 foram usados como agentes de reforço dos nanocompósitos. A metodologia utilizada foi semelhante a metodologia utilizada para produção de NCPs contendo argilas catiônicas pela polimerização em miniemulsão, na qual a carga mineral é adicionada à fase orgânica antes da produção das miniemulsões. Os látices obtidos foram caracterizados por: Difração de Raios-X (DRX), Espalhamento Dinâmico de Luz (DLS), Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), Análise Termogravimétrica (TG) e Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET)
Abstract: The aim of this work was the synthesis of polymeric nanocomposites (PNCs) filled with Layered Double Hydroxides (LDHs) through miniemulsion polymerization. The copolymer poli(n-butyl acrylate-co-methyl methacrylate) P(BA-co-MMA) was chosen to form the matrix because it is a commercially important component in the formulation of pressure sensitive adhesives (PSA). The commercial available organically modified LDHs Perkalite F100S, Perkalite A100 and Perkalite AF50 were used as fillers. The methodology used was similar to the one used to produce PNCs filled with cationic clays through miniemulsion polymerization, where the inorganic charge is added to the organic phase before the preparation of the miniemulsion. The latexes prepared were characterized by: X-Ray Diffraction (XDR), Dynamic Light Scattering (DLS), Differential Scanning Calorimetry (DSC), Thermogravimetric Analysis (TG) and Transmission Electron Microscopy (TEM)
Mestrado
Desenvolvimento de Processos Químicos
Mestre em Engenharia Química
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Luis Eduardo Pais dos. "Blendas de poli (metacrilato de metila-co-metacrilato de glicidila) e poli (butadieno-co-acrilonitrila)." [s.n.], 1995. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/248753.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Isabel Felisberti
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Quimica
Made available in DSpace on 2018-07-20T04:05:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santos_LuisEduardoPaisdos_M.pdf: 2860594 bytes, checksum: 7b31427df2630605eadade5c0fe6bf1f (MD5) Previous issue date: 1995
Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Melo, Adriana de. "Filmes de poli(estireno) e poli(metacrilato de metila)." Florianópolis, SC, 2008. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91776.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Quimica.
Made available in DSpace on 2012-10-24T02:24:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 256177.pdf: 11637525 bytes, checksum: 5bf4effc7aa81f0267eee9a08ff4b202 (MD5)
Filmes de poli(estireno) (PS), poli(metacrilato de metila) (PMMA), blendas de PS/PMMA (70/30, 50/50 e 30/70) e copolímero de PS-b-PMMA foram preparados por evaporação de solvente (casting), caracterizados e avaliados quanto a adesão celular de células de camundongos L929 e quanto a citotoxicidade. Os filmes estudados foram caracterizados quanto as suas propriedades térmicas (termogravimetria - TG e calorimetria diferencial de varredura - DSC), estruturais (espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier - FTIR e ressonância magnética nuclear de 13C no estado sólido - 13C NMR), superficiais por medidas de ângulo de contato e morfológicas através de microscopia eletrônica de varredura - SEM. As análises de TG mostraram que os filmes estudados são termicamente estáveis e esta estabilidade diminui com o aumento de PMMA na blenda. As análises de DSC indicaram imiscibilidade entre os polímeros puros, comprovada pela existência de duas temperaturas de transição vítrea (Tg's) para as blendas e para o copolímero. As análises de FTIR e 13C NMR sugeriram que não há interação entre os polímeros puros, concordando com as análises por SEM e DSC. As análises de superfícies realizadas por medidas de ângulo de contato mostraram que o filme mais hidrofóbico é o PS puro e o mais hidrofílico é o da blenda 50/50. A análise por microscopia óptica revelou que todos os filmes estudados não apresentam citotoxicidade. A análise de SEM realizada após 24 horas de adesão celular mostrou uma morfologia celular diferenciável para os filmes estudados e melhor aderência das células na blenda 50/50. A análise estatística mostrou diferentes quantidades de células para cada filme estudado. A análise conjunta dos resultados mostra que as células foram capazes de aderir e proliferar, viabilizando sua utilização em aplicações biomédicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pimenta, Paulo Osório de Bettencourt. "Amidação de Poli( metacrilato de metila)." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2010. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6522.

Full text
Abstract:
Nesta dissertação foram avaliadas metodologias para reação de amidação de amostras comerciais de poli (metilmetacrilato), PMMA, com alilamina e benzilamina. A reação foi executada em tubo selado sob aquecimento a 90 C por sete dias, sem que nenhuma quantidade mensurável de amida pudesse ser detectada por FTIR e RMN. A reação foi reavaliada sob catalise de DBU, 3,4% molar, sem que nenhum resultado positivo obtido. O emprego de DBU associado ao NaCN como co-catalisador mostrou-se eficaz é o PMMA pode ser derivatizado em 30 %, com alilamina, e 13 % com benzilamina, sob as mesmas condições de temperatura e tempo. A analise elementar e o RMN-1H foram conclusivos na quantificação das reações enquanto o FTIR mostrou-se pouco eficaz devido a sobreposições de bandas. A taticidade das amostras comerciais de PMMA e do material produzido pode ser avaliada por RMN. Experimentos exploratórios efetuados em forno de microondas monomodo sob as mesmas relações molares com aquecimento a 120 C por 30 minutos com 80 W de potencia não foram capazes de promover alterações na matriz polimérica
This work evaluated methodologies for amidation reaction of commercial samples of poly (methylmethacrylate), PMMA, with allylamine and benzylamine. The reaction was performed in a tube under heating at 90 C for seven days without any measurable amount of amide could be detected by FTIR and NMR. The reaction was reassessed under catalysis of DBU, 3,4 mol %, without any positive results. The use of DBU associated with NaCN as co-catalyst was effective with PMMA can be derivatized by 30%, with allylamine, and 13% with benzylamine under the same conditions of temperature and time. The elemental analysis and 1H-NMR were conclusive in quantifying the reactions while FTIR was found to be unreliable due to overlapping of bands. The tactic of commercial samples of PMMA and the material produced can be assessed by NMR. Exploratory experiments conducted in single-mode microwave oven under the same molar ratios heated at 120 C for 30 minutes with 80 W of power were not able to promote changes in the polymer matrix
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cabral, Lucila Cinthia. "Blendas de poli(epicloridrina) e poli(estireno-co-metacrilato de metila)." [s.n.], 1997. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/248749.

Full text
Abstract:
Orientador : Maria Isabel Felisberti
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Quimica
Made available in DSpace on 2018-07-23T06:29:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cabral_LucilaCinthia_M.pdf: 2433571 bytes, checksum: 0b6e65ad9a7f40b51ccc395f187bb292 (MD5) Previous issue date: 1997
Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carone, Junior Edmir. ""Blendas de poliamidas e poli-(metacrilato de metila)"." [s.n.], 1995. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/249444.

Full text
Abstract:
Orientador: Suzana P. Nunes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Quimica
Made available in DSpace on 2018-07-20T09:33:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CaroneJunior_Edmir_M.pdf: 4725311 bytes, checksum: 7707b7332ecc214be22d5ad3f1618661 (MD5) Previous issue date: 1995
Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

AQUINO, Katia Aparecida da Silva. "Estabilização radiolítica do Poli(metacrilato de metila) industrial." Universidade Federal de Pernambuco, 2005. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9627.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T23:15:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo9071_1.pdf: 874839 bytes, checksum: 18a7bc6f15cac0e464a71dea8f0881a8 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2005
O poli(metacrilato de metila), PMMA, Acrigel, de fabricação nacional, é utilizado na confecção de artefatos médico-farmacêuticos esterilizáveis por radiação ionizante na dose de 25 kGy. Quando exposto à radiação gama, o PMMA sofre cisões na cadeia principal acarretando degradação molecular e conseqüente redução nas suas propriedades físicas. Portanto, a estabilização radiolítica do PMMA torna-se fundamental para viabilização deste polímero na fabricação de produtos radioesterilizáveis. Neste estudo foi testada a eficiência de um aditivo, comercialmente utilizado na estabilização foto e termo-oxidativa de polímeros, para estabilização radiolítica do PMMA. O aditivo é do tipo HALS (Hindered Amine Light Stabilizer) que tem como ação básica a captura de radicais e, mesmo não tendo aplicação para proteção radiolítica, demonstrou uma boa radioproteção ao PMMA. A avaliação das cisões na cadeia principal induzida pela radiação foi realizada usando o método viscosimétrico. O aditivo incorporado ao sistema polimérico na concentração de 0,3% da massa total confere uma proteção molecular de aproximadamente 61%. Isto implica na redução do valor G (cisões/100eV) de 2,6 para 1,0, determinado no intervalo de dose de 10 a 60 kGy, intervalo este que inclui a dose de esterilização. Além disso, a temperatura de transição vítrea, Tg, do PMMA não aditivado, afetada significativamente pela radiação não se modifica quando o PMMA aditivado é irradiado. Análises termogravimétricas (TGA) mostraram que o aditivo promove estabilidade térmica ao sistema aumentando a sua temperatura de decomposição, quando comparada no ponto de perda de 50% da massa. As análises espectroscópicas no infravermelho (FT-IR) e de Ressonância Magnética Nuclear, RMN (1H ), mostraram que a presença do aditivo no sistema não modifica a estrutura do PMMA. Ainda foi possível observar que o aditivo minimiza as perdas de propriedades mecânicas (resistência à tração e alongamento na ruptura) e óticas (índice de amarelamento, índice de refração) causadas pela interação da radiação com a matriz polimérica. Os ensaios óticos e mecânicos mostraram que o aditivo perde a sua eficiência quando o PMMA é submetido a doses maiores que 60 kGy
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Poli(metacrilato de butilo)"

1

Basso, Igor, Marcel Henrique Militão Dib, José Antonio Otoboni, Alessandro Rodrigues, and Renato Goulart Jasinevicius. "TORNEAMENTO DE COM PONTA ÚNICA DE DIAMANTE DE POLI(METIL-METACRILATO) (PMMA)." In COBEF 2019. ABCM, 2019. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.cobef2019.cof2019-0336.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

PINHO, T. F. V., D. R. SOARES, M. M. L. MATSUURA, D. F. SILVA, M. F. PASSOS, and C. G. B. T. DIAS. "SÍNTESE DE REDE SEMI-INTERPENETRANTE (SIPN) DE POLI(2-HIDRÓXI ETIL METACRILATO) SOBRE MANTA DE POLI(D-ÁCIDO LÁCTICO)." In XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/cobeq2018-pt.0651.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

RODRIGUES, L. F., M. C. SANTOS, H. J. S. RIBEIRO, and N. T. MACHADO. "ESTUDO DA PIRÓLISE DE RESINAS DENTÁRIAS A BASE DE POLI(METACRILATO DE METILA)." In Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeqic2017-366.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ramos, Flávio James Humberto T. V., Leonardo da Cunha Ferreira, Sergio Neves Monteiro, Matheus R. Affonso, Victor S. Brandão, Caio V. C. Lira, and Pedro H. L. M. Lopes. "ESTUDO DE INCORPORAÇÃO DE NANOCARGAS DE SIC À MATRIZ DE POLI(METACRILATO DE METILA) VIA POLIMERIZAÇÃO EM MASSA." In 72º Congresso Anual da ABM. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-30517.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

FEUSER, P. E., M. STEINDEL, C. SAYER, and P. H. H. de ARAÚJO. "SÍNTESE DE NANOPARTÍCULAS DE POLI(METACRILATO DE METILA) (PMMA) CARREGADAS COM LAURIL GALATO E AVALIAÇÃO DA CITOTOXICIDADE EM CÉLULAS LEUCÊMICAS MONOCÍTICAS AGUDAS (THP1)." In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-1234-20348-173225.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Duarte, Amanda Alves, Renata Andrade De Oliveira, Eliane Pereira Cipolatti, Evelin Andrade Manoel, and Martina Costa Cerqueira. "COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DE LIPASE COMERCIAL E RECOMBINANTE DE CANDIDA ANTARCTICA FRAÇÃO B EM PARTÍCULAS DE PMMA." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1356.

Full text
Abstract:
Introdução: As lipases possuem alto poder catalítico, realizando diversos tipos de reações e por isso são conhecidas como excelentes alternativas nas indústrias têxtil, farmacêutica, alimentícia, biocombustíveis, entre outras. O processo de imobilização pode promover o aumento e a manutenção da estabilidade das enzimas e possibilitar o reuso desses biocatalisadores, diminuindo os custos do processo. Desta forma, têm se estudado cada vez mais o aperfeiçoamento dos processos de imobilização. A importância industrial da aplicação de lipases imobilizadas é notável, e o desenvolvimento de novos biocatalisadores poderá influenciar beneficamente no desenvolvimento e avanço da biocatálise. Objetivo: Comparar o desempenho de duas lipases: a lipase B de Candida antarctica comercial (CalB) e a sua análoga recombinante obtida por cultivo submerso (LipB) em partículas casca-núcleo de poli(metacrilato de metila) (PMMA/PMMA) em reações de hidrólise e esterificação. Material e Métodos: O suporte PMMA/PMMA foi inicialmente tratado com etanol e água destilada. Após, foi adicionado volume correspondente de uma solução de CalB ou LipB em solução tampão fosfato de sódio (5 mM, pH 7). A atividade do sobrenadante foi monitorada utilizando p-nitrofenil-laurato (p-NFL). A atividade hidrolítica foi medida no espectro utilizando como substrato p-NFL, com agitação suave e banho a 30ºC. A atividade de esterificação foi avaliada em ácido oleico e etanol (1:1) a 45ºC. Resultados: As enzimas foram imobilizadas com elevada porcentagem de imobilização, 95,92% para CalB e 96,2% para LipB em 4h. Na atividade hidrolítica os resultados foram CalB 53,84 e LipB 49,89 U/g biocat. Atividade de esterificação obtivemos para a CalB 519,61 e LipB 392,12 U/g biocat. Conclusão: O polímero núcleo-casca, poderá ser usado com sucesso para imobilização. O biocatalisador home-made em desenvolvimento apresentou muitas vantagens e tem seus destaque tanto para atividade enzimática quanto para aplicação em reações de esterificação comparada a CalB que é uma enzima comercial. Embora o trabalho ainda se encontre em desenvolvimento, os resultados são promissores e o biocatalisador obtido poderá ser usado em diversas áreas industriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography