To see the other types of publications on this topic, follow the link: Poli(metacrilato de butilo).

Journal articles on the topic 'Poli(metacrilato de butilo)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 24 journal articles for your research on the topic 'Poli(metacrilato de butilo).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Ambrósio, José D., Luiz A. Pessan, Nelson M. Larocca, and Elias Hage Jr. "Influência das condições de processamento na obtenção de blendas PBT/ABS." Polímeros 20, no. 4 (November 19, 2010): 315–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282010005000051.

Full text
Abstract:
Foram desenvolvidos dispositivos para obtenção de fitas extrudadas de blendas poli(tereftalato de butileno)/terpolímero acrilonitrila-butadieno-estireno (PBT/ABS), que serviram para correlacionar diretamente as condições de preparação destas blendas em extrusoras com rosca dupla corotacional e interpenetrante (ERDCI) com as suas propriedades. Quando compatibilizada com terpolímero reativo metacrilato de metila-co-metacrilato de glicidila-co-acrilato de etila (MGE), a blenda ternária PBT/ABS/MGE apresentou maior viscosidade, menor entalpia de fusão e menor temperatura de transição frágil dúctil (TTFD) que a blenda binária PBT/ABS, devido possivelmente à reação do grupo epóxi do MGE com os terminais de cadeias do PBT. A blenda compatibilizada e processada com velocidade de rotação das roscas de 120 rpm apresentou maior viscosidade, menor entalpia de fusão e melhores propriedades de resistência ao impacto que aquela processada a 240 rpm. A maior velocidade de rotação das roscas pode ter degradado os componentes da blenda. A taxa de alimentação foi a variável de processo que mais influenciou nas propriedades da blenda, pois a taxa de 3,5 kg/h deteriorou completamente as propriedades de impacto, reduziu a viscosidade e aumentou a entalpia de fusão, quando comparada com a taxa de 7,0 kg/h. A deterioração das propriedades de impacto foi atribuída ao maior tempo de residência da blenda na ERDCI, que submeteu a blenda ao cisalhamento e à temperatura por mais tempo, causando degradação dos componentes da blenda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

César-Oliveira, Maria A. F., Soraia Zaioncz, Angelo R. S. Oliveira, Maria C. R. Almeida, Sônia F. Zawadzki, Leni Akcelrud, Marcelo Aguiar, David Tabak, and Elizabete F. Lucas. "Síntese de copolímeros metacrílicos através da modificação química do poli(metacrilato de metila) de massa molar Controlada." Polímeros 9, no. 4 (December 1999): 156–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14281999000400026.

Full text
Abstract:
Poli(metacrilato de metila) (PMMA) de massa molar controlada foi sintetizado, em solução de tolueno, utilizando peróxido de benzoíla como iniciador e 1-dodecanotiol (DDM) como agente de transferência de cadeia. O efeito da concentração de DDM sobre a massa molar do PMMA foi investigado. Copolímeros de metacrilato de metila e ácido metacrílico, P(MMA-MAA), foram sintetizados a partir da hidrólise parcial de homopolímeros de metacrilato de metila com variadas massas molares. Utilizando uma técnica inédita na literatura para a síntese de ésteres poliméricos, foi realizada a reação das unidades ácidas do P(MMA-MAA) com álcoois de cadeia longa, na presença de 1,3-diciclo-carbodiimida e 4-dimetilamino-piridina, que produziu copolímeros contendo longos segmentos hidrocarbônicos pendentes, tais como o poli(metacrilato de metila-co-metacrilato de hexadecila).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bruno, Lívio, Guilherme Barra, Herman Mansur, and Rodrigo L. Oréfice. "Imobilização de proteínas do veneno do escorpião Tytius Serrulatus em blenda condutora de Polianilina-Poli(Metacrilato de Hidroxietila)." Polímeros 14, no. 3 (September 2004): 156–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282004000300010.

Full text
Abstract:
Biossensores têm a função de detectar e analisar tanto quantitativa como qualitativamente a presença de uma certa molécula em um determinado meio, isto com resposta em tempo real e sem etapas intermediárias de processo. Para isso, o biossensor possui sempre em seu conjunto um sistema de reconhecimento biológico que o diferencia de qualquer outro tipo de sensor. O objetivo deste trabalho foi desenvolver hidrogéis condutores a partir da combinação de polianilina com hidrogel poli(metacrilato de hidroxietila) e avaliar alguns aspectos associados à possível utilização deste como base de um biossensor capaz de detectar a presença de frações tóxicas do antígeno do veneno do escorpião Tytius Serrulatus. Hidrogéis condutores foram sintetizados a partir da mistura, em diferentes proporções, de polianilina e poli(metacrilato de hidroxietila) em um solvente comum. A condutividade elétrica (método de quatro pontas), capacidade de inchamento e morfologia (microscopia eletrônica de varredura) foram avaliadas para blendas com diferentes composições. Antígenos relativos ao veneno do escorpião Tytius Serrulatus foram incorporados às blendas condutoras a partir do inchamento dos hidrogéis por soluções aquosas contendo as moléculas de interesse. A imobilização e bioatividade das biomacromoléculas nos hidrogéis foram constatadas através de ensaio imunoabsorvente ELISA cujos resultados foram avaliados por espectroscopia na região do ultravioleta-vísivel. Os resultados mostraram que a incorporação de baixos conteúdos de Pani (20% em massa) em hidrogéis de poli(metacrilato de hidroxietila) foi suficiente para a produção de materiais com elevada condutividade elétrica e grande capacidade de inchamento. Moléculas associadas ao veneno do escorpião Tytius Serrulatus foram imobilizadas com sucesso nos hidrogéis condutores e mantiveram suas capacidades funcionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

González Garcia, Filiberto, and Bluma G. Soares. "Separação de fases induzida por meio de reação química no sistema éter diglicidílico do bisfenol A e piperidina com poli(metacrilato de metila)." Polímeros 13, no. 4 (December 2003): 235–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282003000400008.

Full text
Abstract:
O comportamento da separação de fases e da gelificação do sistema epoxídico, constituído pelo éter diglicidílico do bisfenol A (DGEBA) e a piperidina, modificado com poli(metacrilato de metila) (PMMA), foi estudado na faixa de temperatura de 60 °C - 120 °C. A concentração de PMMA e a temperatura de cura causam mudanças significativas na morfologia gerada. A massa molecular de PMMA provoca ligeiras mudanças para a observação da separação de fases e não afeta a velocidade da reação. O sistema modificado com PMMA mostra o efeito de retardação cinético e a velocidade de separação de fases é maior que a velocidade de polimerização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Araújo, Sérgio C. de, and Yoshio Kawano. "Espectro Vibracional no Infravermelho Próximo dos Polímeros Poliestireno, Poli(Metacrilato de Metila) e Policarbonato." Polímeros 11, no. 4 (2001): 213–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282001000400011.

Full text
Abstract:
Os espectros no infravermelho próximo (NIR) dos polímeros amorfos poliestireno (PS), poli(metacrilato de metila) (PMMA) e policarbonato (PC) foram estudados. A tentativa de atribuição das bandas harmônicas e de combinação dos modos vibracionais do PS, PMMA e PC foi realizada baseando-se na teoria de modos locais e pelo uso do método matemático de ajuste de curvas. A correção de anarmonicidade e freqüência mecânica foi determinada em um gráfico de Birge-Sponer. Uma correção de anarmonicidade de 57 e 58 cm-1 foi obtida para os modos de estiramento dos grupos CH2 e CH do PS; 59 e 9 cm-1 para os modos de estiramento dos grupos CH3 e CO do PMMA e 53, 59 e 10 cm-1 para os modos de estiramento dos grupos CH, CH3 e CO do PC, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Leyva, M. E., F. G. Garcia, and B. G. Soares. "Estudo da mistura do éter diglicidílico do bisfenol-A com poli(etileno-co-acetato de vinila)-g-poli(metacrilato de metila) por espectroscopia dielétrica e calorimetria exploratória diferencial." Matéria (Rio de Janeiro) 17, no. 2 (2012): 955–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762012000200002.

Full text
Abstract:
As curvas calorimétricas e os espectros de relaxação dielétrica correspondentes às misturas do éter diglicidílico do bisfenol-A com diferentes concentrações do copolímero poli(etileno-co-acetato de vinila)-g-poli(metacrilato de metila) (EVA-g-PMMA) foram obtidos utilizando a calorimetria exploratória diferencial (DSC), e a espectroscopia de relaxação dielétrica (DSR), respectivamente. A temperatura de transição vítrea (Tg) do segmento de PMMA aumenta com o conteúdo de copolímero na mistura. O comportamento da Tg foi descrito pela equação de Gordon-Taylor, utilizando a fração mássica de PMMA. Nos espectros dielétricos, aparecem as relaxações do tipo α características dos dois segmentos moleculares. Neste caso, o aumento da concentração de copolímero provocou o aumento da temperatura de relaxação α correspondente ao segmento de PMMA, e não foi observada mudança na relaxação α para a fração de EVA. Estes comportamentos revelam que os segmentos estruturais do copolímero apresentam interações bem diferenciadas com o monômetro epoxídico. O segmento de PMMA é miscível, portanto, provocou fortes interações com a resina quando comparado à fração de EVA, que não manifestou interação aparente e originou a heterogeneidade do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Brito, Gustavo F., Pankaj Agrawal, Edcleide M. Araújo, and Tomás J. A. de Melo. "Tenacificação do poli(ácido lático) pela adição do terpolímero (etileno/acrilato de metila/metacrilato de glicidila)." Polímeros 22, no. 2 (May 8, 2012): 164–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012005000025.

Full text
Abstract:
O poli(ácido lático) é um polímero biodegradável proveniente de fontes renováveis com grande potencial para substituir polímeros não biodegradáveis provenientes do petróleo. Entretanto, seu uso em determinadas aplicações é restringido devido a sua elevada fragilidade e rigidez. Com o intuito de tornar o PLA mais tenaz, o terpolímero (etileno/acrilato de metila/metacrilato de glicidila) -EMA-GMA foi adicionado ao PLA em diferentes concentrações. A adição do EMA-GMA tornou o PLA mais estável durante o processamento. Por FTIR comprovou-se a existência de reação química entre os grupos terminais do PLA e grupos do EMA-GMA. A partir dos ensaios mecânicos observou-se uma resistência ao impacto três vezes superior à do PLA puro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Puca Pacheco, Mercedes, Enrique Tacuri Calanchi, Agérico Pantoja Cadillo, María Guadalupe Neira Velázquez, and Gonzalo Canché Escamilla. "SÍNTESIS DE NANOCOMPUESTOS POLIMÉRICOS CON GRAFENO Y SU CARACTERIZACIÓN MECÁNICA." Revista de la Sociedad Química del Perú 83, no. 1 (March 31, 2017): 65–77. http://dx.doi.org/10.37761/rsqp.v83i1.104.

Full text
Abstract:
Los nanocompuestos poliméricos con grafeno se obtuvieron por polimerización heterogénea en semicontinuo in situ. Sus propiedades mecánicas se determinaron en las películas formadas con diferentes concentraciones de grafeno. El proceso de obtención de los nanocompuestos consistió en dos etapas: En la primera etapa el grafeno fue sintetizado por el método de Hummer modificado. En la segunda etapa consistió en la dosificación de estireno (St), acrilato de butilo (AB) y metacrilato de alilo (ALMA); a un caudal de 0,5 mL/min, sobre la dispersión de grafeno obtenida en la primera etapa. Se realizó la caracterización de las películas poliméricas por medio de ensayos mecánicos, diámetros promedios de partícula mediante la técnica de dispersión dinámica de luz (DLS) y el análisis cualitativo de grupos funcionales por espectroscopia infrarroja. De acuerdo con los resultados obtenidos, los látexes sintetizados tuvieron una conversión final superior al 87,2%, y con un diámetro promedio de partícula comprendida entre 48,5 y 92,0 nm, cuyos diámetros aumentaron a medida que aumentaba la concentración de grafeno. Se obtuvo un aumento en su módulo de Young y una disminución en el porcentaje de deformación a rotura a medida que aumentaba el contenido de grafeno en el nanocompuesto polimérico. El mayor módulo elástico fue 5,28 MPa para un contenido másico de grafeno de 2%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Castanharo, Jacira Aparecida, Ivana Lourenço de Mello Ferreira, Marcos Antonio da Silva Costa, Manoel Ribeiro da Silva, Geraldo Magela da Costa, and Márcia Gomes de Oliveira. "Microesferas magnéticas à base de poli(metacrilato de metila-co-divinilbenzeno) obtidas por polimerização em suspensão." Polímeros 25, no. 2 (April 2015): 192–99. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.1666.

Full text
Abstract:
Microesferas poliméricas à base de metacrilato de metila (MMA), divinilbenzeno (DVB) e material magnético foram preparadas via polimerização por suspensão. Foi estudada a influência da polimerização em suspensão ou semisuspensão, concentração de material magnético e concentração de divinilbenzeno sobre as características das microesferas obtidas. As partículas poliméricas foram caracterizadas por espectroscopia vibracional na região do infravermelho por transformada de Fourier (FT-IR), microscopia eletrônica de varredura, analisador de área específica e porosimetria, espalhamento de luz e magnetometria de amostra vibrante. O material magnético também foi caracterizado por FT-IR, além de difratometria de raios X e espectroscopia Mössbauer. Foram obtidas, com sucesso, microesferas poliméricas magnéticas à base de MMA e DVB (P(MMA-co-DVB)-M), contendo partículas magnéticas tanto na superfície quanto no interior da microesfera. As partículas obtidas através de polimerização em semisuspensão apresentaram tamanhos menores e distribuição de tamanhos de partículas mais estreita que as partículas obtidas através de suspensões convencionais. Os compósitos apresentaram um comportamento superparamagnético. As microesferas magnéticas sintetizadas neste trabalho têm potencial para serem modificadas e aplicadas como resinas de troca iônica ou suportes catalíticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Malmonge, Sonia M., and Cecília A. C. Zavaglia. "Hidrogéis de poliHEMA para reparo de defeitos da cartilagem articular: 1 - síntese e caracterização mecânica." Polímeros 7, no. 2 (June 1997): 22–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14281997000200004.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa a obtenção de hidrogéis de poli(2 hidróxi etil metacrilato) - poliHEMA com propriedades mecânicas adequadas ao uso dos mesmos no reparo de defeitos da cartilagem articular. Para tanto, duas alternativas foram estudadas: a variação da densidade de reticulação e a obtenção de blendas do tipo redes semi interpenetrantes (sIPN) de poliHEMA reticulado e diferentes polímeros como reforço. Amostras de hidrogéis foram obtidas por polimerização térmica e caracterizadas quanto à capacidade de absorção de água e de solução aquosa de NaCl 0,15 M e quanto ao comportamento mecânico, através de ensaios de fluência a indentação. Os resultados mostraram que a obtenção de blendas sIPN usando copolímero de MMA-AA como reforço é uma alternativa interessante para melhorar as propriedades mecânicas sem diminuir muito a capacidade de absorção de água dos hidrogéis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva Junior, Paulo E., and Rodrigo L. Oréfice. "Compósitos Bioativos Obtidos a Partir da Inserção de Vidro Bioativo em Matriz de Poli(Metacrilato de Metila)." Polímeros 11, no. 3 (September 2001): 109–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282001000300009.

Full text
Abstract:
Várias biocerâmicas são capazes de se ligarem a tecidos vivos (bioatividade), no entanto apresentam propriedades mecânicas muito diferentes daquelas exibidas por tecidos naturais. Tal fato acaba por restringir o uso desses materiais em um mais extenso número de aplicações biomédicas. Compósitos de matriz polimérica reforçada com uma fase bioativa podem combinar o comportamento bioativo característico de algumas biocerâmicas com propriedades mecânicas próximas à de tecidos humanos. O presente trabalho tem como objetivo sintetizar e caracterizar compósitos de matriz polimérica reforçada por partículas de vidro bioativo. Os compósitos foram produzidos a partir da polimerização em massa de metacrilato de metila na presença de partículas de vidro bioativo (vidro de silicato de cálcio, fósforo e sódio). Partículas de vidro foram adicionadas ao monômero em diversas concentrações para permitir a variação das propriedades mecânicas e da bioatividade desses compósitos. A bioatividade dos materiais produzidos foi avaliada através de testes in vitro realizados a 37ºC em uma solução simuladora do fluido humano por períodos de tempo de 0 hora a 30 dias. Em seguida, os compósitos submetidos aos testes in vitro foram caracterizados por espectroscopia de infravermelho. O procedimento de síntese mostrou-se eficaz na produção de compósitos com diferentes frações volumétricas de partículas distribuídas homogeneamente pelo material. Os resultados dos testes in vitro revelaram a deposição de uma camada de hidroxiapatita carbonatada (HCA) na superfície dos materiais, comprovando a bioatividade dos compósitos. Foi ainda observado que a cinética de deposição da camada de HCA pode ser controlada pela fração volumétrica da fase bioativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Padilha, Giovana Silva, Virginia Mansanares Giacon, and Julio Roberto Bartoli. "Modificação da superfície dos filmes de PMMA por plasma de CHF3." Exacta 8, no. 1 (May 25, 2010): 13–18. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v8i1.1582.

Full text
Abstract:
Na fabricação de um dispositivo óptico, é imprescindível que o índice de refração do núcleo seja maior do que o da casca para que o sinal seja transmitido pelo dispositivo. Algumas técnicas de tratamento superficiais, como a fluoração por plasma, são muito comuns para obter diferentes índices de refração entre os materiais, seja por reações de deposição ou substituição, formando-se uma camada de polímero fluorado sobre um substrato polimérico com índice de refração modificado. Neste trabalho, estudou-se a modificação da superfície de filmes de poli metacrilato de metila (PMMA), usando a técnica de polimerização por plasma de gás fluorado. Tais filmes, com espessura de 10 m, foram obtidos por Spin-Coating a partir de uma solução de clorofórmio. Seguindo um planejamento fatorial, os filmes foram expostos ao plasma de trifluorometano (CHF3) e caracterizados por gravimetria, ângulo de contato e espectroscopia no infravermelho (FTIR-ATR).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Padilha, Giovana Silva, Virginia Mansanares Giacon, and Julio Roberto Bartoli. "Modificação da superfície dos filmes de PMMA por plasma de CHF3 DOI: 10.5585/exacta.v8i1.1582." Exacta 8, no. 1 (May 25, 2010): 13–18. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v8i1.1582.

Full text
Abstract:
Na fabricação de um dispositivo óptico, é imprescindível que o índice de refração do núcleo seja maior do que o da casca para que o sinal seja transmitido pelo dispositivo. Algumas técnicas de tratamento superficiais, como a fluoração por plasma, são muito comuns para obter diferentes índices de refração entre os materiais, seja por reações de deposição ou substituição, formando-se uma camada de polímero fluorado sobre um substrato polimérico com índice de refração modificado. Neste trabalho, estudou-se a modificação da superfície de filmes de poli metacrilato de metila (PMMA), usando a técnica de polimerização por plasma de gás fluorado. Tais filmes, com espessura de 10 m, foram obtidos por Spin-Coating a partir de uma solução de clorofórmio. Seguindo um planejamento fatorial, os filmes foram expostos ao plasma de trifluorometano (CHF3) e caracterizados por gravimetria, ângulo de contato e espectroscopia no infravermelho (FTIR-ATR).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pinto, Ubirajara F., and Elisabeth E. C. Monteiro. "Efeito da massa molar e do teor de poliuretano nas propriedades mecânicas de misturas poli(metacrilato de metila)/poliuretano." Polímeros 15, no. 3 (July 2005): 156–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282005000300004.

Full text
Abstract:
Foi estudado o efeito da massa molar e do teor de três poliuretanos termoplásticos comerciais sobre as propriedades mecânicas de misturas físicas de poli(metacrilato de metila)/poliuretano. As amostras foram preparadas em reômetro Haake a 180 °C/10 min e 60 rpm, e as composições das misturas foram 0/100, 10/90, 30/70, 50/50, 70/30, 90/10 e 100/0 de PMMA/TPU. Propriedades mecânicas como resistência à tração e alongamento na ruptura foram melhores para a amostra PU (85 A15), de menor massa molar mássica média (Mw = 138,000). Os resultados mostraram que o teor de TPU afeta fortemente as características do material cujas propriedades tornam-se progressivamente semelhantes às do componente em maior proporção. O estudo permitiu comparar os resultados de misturas obtidas por processamento em reômetro com dados relatados para IPNs simultâneos e sequenciais de PU/PMMA. O perfil do comportamento do módulo de elasticidade sugere a ocorrência de duas fases contínuas nas misturas TPU/PMMA de acordo com dados previstos por equações teóricas propostas para IPNs
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Murtinho, Dina Maria B., Maria Elisa S. Serra, and Marta Pineiro. "Síntese de fotoprotetores e sua imobilização em poli(metacrilato de metilo): um projeto integrado de química orgânica, química de polímeros e fotoquímica." Química Nova 33, no. 8 (2010): 1805–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422010000800032.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Hernández, José Antonio, Karla Daniela Mora, Ana Boquete-Castro, and Sidney Kina. "Efeito da termociclagem sobre a microdureza superficial do PMMA modificado por grafeno: um estudo experimental in vitro." Journal of Clinical Dentistry and Research 17, no. 3 (November 20, 2020): 152–61. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.17.3.152-161.oar.

Full text
Abstract:
Introdução: As resinas acrílicas têm sido clinicamente utilizadas por muitos anos em próteses dentárias. Avanços nos materiais CAD/CAM e desenvolvimentos recentes em nanotecnologia têm permitido o uso do grafeno como fase de reforço do poli (metacrilato de metila) (PMMA) para restaurações CAD/CAM, com resultados promissores. Material e Métodos: 96 amostras de discos monocromáticos G-CAM (G-MONO) e discos multicromáticos G-CAM (G-MULTI) foram igualmente divididas em quatro grupos (n=24): Grupo 1 (G-MONOc) e Grupo 2 (G-MULTIc) serviram como controle e não foram termociclados; o Grupo 3 (G-MONOt) e o Grupo 4 (G-MULTIt) foram submetidos à termociclagem. As medições foram feitas usando um durômetro digital Shore A, e os valores foram analisados estatisticamente usando ANOVA de um critério, seguida pelo teste de Tukey. Resultados: Os resultados foram muito semelhantes para G-MONO termociclado e não termociclado; a ANOVA de um critério não revelou diferenças significativas entre o Grupo 1 (G-MONOc) e o Grupo 3 (G-MONOt) e entre o Grupo 2 (G-MULTIc) e o Grupo 4 (G-MULTIt). Todas as comparações do teste de Tukey pareado também não apresentaram diferenças significativas (α<0,05). Conclusão: O PMMA para CAD/CAM modificado por grafeno passou, com sucesso, pelo processo de envelhecimento composto de 10.000 ciclos térmicos, mantendo seus valores de microdureza superficial. A manutenção da microdureza superficial propicia um menor desgaste e maior longevidade da restauração, assim permitindo a utilização do PMMA modificado por grafeno em restaurações permanentes. Outras investigações são necessárias para estabelecer as propriedades mecânicas do PMMA modificado por grafeno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Martín del Campo, A. S., M. Arellano, C. F. Jasso-Gastinel, J. M. Silva-Jara, E. J. López-Naranjo, and A. A. Pérez-Fonseca. "GLYCIDYL METHACRYLATE AS COMPATIBILIZER OF POLY(LACTIC ACID)/NANOCLAY/AGAVE FIBER HYBRID BIOCOMPOSITES: EFFECT ON THE PHYSICAL AND MECHANICAL PROPERTIES." Revista Mexicana de Ingeniería Química 19, no. 1 (August 1, 2019): 455–69. http://dx.doi.org/10.24275/rmiq/mat627.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Santos, Viviane Martins Rebello dos, Katia Novack Monteiro, Denise Versiane Monteiro de Sousa, Sheila Rodrigues Oliveira, and Claudio Luis Donnici. "Síntese e caracterização de novos copolímeros fosforilados." Polímeros 25, spe (December 2015): 19–24. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.1636.

Full text
Abstract:
Resumo O rápido desenvolvimento da química de polímeros nos últimos anos tem acompanhado a introdução dos materiais poliméricos no campo da medicina. Polímeros com aplicações médicas podem ser subdivididos em dois grandes grupos: materiais usados em próteses e a produção de polímeros biologicamente ativos. Neste trabalho foram sintetizados copolímeros possuindo cadeia principal de poli (metacrilato de metila) e cadeias enxertadas de polietilenoglicol (COP GRAFT). A partir da síntese do copolímero enxertado inicial foram realizadas modificações em suas cadeias de modo a aumentar a possibilidade de incorporação de um fármaco que será utilizado em sistema de liberação controlada de medicamentos. Os novos compostos foram obtidos através de duas rotas sintéticas e os produtos formados ao final de cada etapa foram purificados e caracterizados. Através da técnica de infravermelho (FITIR) foi possível observar as bandas de absorções características das ligações P-H, P=O e P-O, que foram inseridas na cadeia do COP GRAFT durante a fosforilação, além das bandas de absorções características do copolímero, antes da fosforilação, como C=O e C-O. A caracterização térmica das amostras utilizando termogravimetria (TGA) e calorimetria diferencial de varredura (DSC) mostrou que apenas o copolímero de diisobutila apresentou temperatura de transição endotérmica e comportamentos de degradação compatíveis a de um polímero. Através da técnica de difração de raios X (XRD) foi possível observar uma modificação da cristalinidade das amostras, provavelmente devido a uma variação da conformação das cadeias após a inserção de novos grupos químicos. Nos cromatogramas obtidos pela técnica de cromatografia de permeação em gel (GPC) percebeu-se aumento de massa após a fosforilação com o grupo diisobutila no COPGRAFT. A reação de fosforilação foi eficiente na obtenção do copolímero de diisobutila e as técnicas aplicadas demonstraram que houve a modificação no copolímero enxertado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Juliana do Carmo, Públio, Lúcia Trazzi Prieto, Cíntia Tereza Pimenta Araújo, Josué Junior Araujo Pierote, Débora Alves Nunes Leite Lima, and Luís Alexandre Maffei Sartini Paulillo. "Evaluation of Finishing/Polishing Techniques on Low-Shrink Posterior Restorative After Mechanical Cycling." Journal of Health Sciences 21, no. 1 (March 30, 2019): 46. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2019v21n1p46-50.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar a rugosidade superficial de resinas compostas à base silorano e metacrilato submetidas a diferentes técnicas de acabamento/polimento. Foram preparadas 12 amostras de disco de cada resina composta: P90®, Z350® e Carisma, divididas em 12 grupos de acordo com a técnica de acabamento / polimento: sem acabamento / polimento (controle); acabamento com ponta diamantada 1112 FF; acabamento com ponta diamantada 1112 FF associada a Enhance / Pogo; acabamento com ponta diamantada 1112 FF associada a Enhance / Pogo / Polishing / Pastas Poli I e II / Fotogloss. Após as leituras iniciais da rugosidade da superfície, os espécimes foram submetidos a ciclos mecânicos (1.200.000 ciclos) e submetidos imediatamente a leituras de rugosidade final. As medias de rugosidade superfícial foram analisadas estatisticamente por ANOVA e teste de Tukey-Kramer (α = 0,05). As imagens de MEV foram realizadas após o acabamento / polimento e após a ciclagem mecânica. O compósito P90 mostrou valores de rugosidade superficial semelhantes a outros compósitos investigados. Tough, mostrou diferença significativa nas técnicas de acabamento / polimento. O grupo de pontas damantadas apresentou maior rugosidade superficial que diferiu das outras resinas compostas (α <0,05). Enance / Pogo mostrou os menores resultados, que não apresentaram diferença em relação ao grupo de pasta de polimento (α> 0,05). O material restaurador posterior de baixa contração apresentou rugosidade superficial semelhante quando comparado as resinas compostas de dimetacrilato e são restaurações adequadas para região posterior.Palavras-chave: Dente. Resinas de Silorano. Propriedades de Superfície. AbstractThe aim of this study was to evaluate the surface roughness of a silorane and methacrylate-based composite resins subjected to different finishing/polishing techniques. Twelve disk specimens were prepared from each composite resin: P90®, Z350® and Charisma, divided into 12 groups according to the finishing/polishing technique: no finishing/polishing (control); finishing with 1112 FF diamond burs; finishing with 1112 FF diamond burs associated to Enhance/Pogo; finishing with 1112 FF diamond burs associated to Enhance/Pogo/Polishing/Poli I and II pastes/Fotogloss. After initial readouts of surface roughness, the specimens were subjected to mechanical cycling (1.200.000 cycles) and immediately subjected to final roughness readouts. Surface roughness means was statistically analyzed by ANOVA and Tukey-Kramer test (α=0.05). SEM images were realized after finishing/polishing and after mechanical cycling. The P90 composite showed surface roughness values similar to other investigated composites. However, significant difference was observed in finishing/polishing techniques. The diamond burs group showed the highest surface roughness differing from the other composite resins (α < 0.05). Enance/Pogo showed the lowest results, which presented no difference compared to the polishing paste group (α > 0.05). The low-shrink posterior restorative showed similar surface roughness when compared to dimethacrylate composite resins and suitable to posterior restorations. Keywords: Tooth. Silorane Resins. Surface Properties.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Campos, Laura Alves, Samuel A. Santos, Fábio Henrique Franco, Marlon Sandro dos Santos, Lília Müller Guerrini, and Maurício Pinheiro de Oliveira. "Influência da concentração dos monômeros de acrilato e metacrilato de hidroxipropila na copolimerização em emulsão do estireno com acrilato de n-butila e acrilonitrila para produção de adesivos." Matéria (Rio de Janeiro) 24, no. 3 (2019). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620190003.0723.

Full text
Abstract:
RESUMO Monômeros acrílicos contendo grupos hidroxila são frequentemente empregados na produção de polímeros, especialmente para aplicações em diferentes substratos ou mesmo em reações posteriores de modificação química com grupos isocianato ou carboxila. Este trabalho tem como objetivo estudar o efeito da concentração dos monômeros de acrilato de hidroxipropila (HPA) e metacrilato de hidroxipropila (HPMA) na copolimerização em emulsão do estireno (St) com o acrilato de n-butila (ABu) e acrilonitrila (ACN), visando a obtenção de nanopartículas poliméricas com grupos hidroxila para reações posteriores de modificação química com isocianato. Látexes com diferentes concentrações (0,3,5,7 e 10% m/m) de HPA e HPMA foram obtidos e caracterizados em relação ao teor de sólidos, diâmetro de partícula, distribuição dos tamanhos de partícula, viscosidade, temperatura mínima de formação de filme, estabilidade ao gelo-degelo, concentração de coágulos, dureza do filme e estabilidade coloidal. Os resultados mostram que o aumento da concentração de HPA e HPMA afeta as propriedades físico-químicas dos látexes. Dentre as concentrações de HPMA estudadas, foi possível obter látexes com concentração máxima de 5% de HPA e 7% de HPMA. Os látexes produzidos com 10% de HPA e HPMA apresentaram baixa estabilidade coloidal. Os adesivos foram obtidos via mistura física entre o látex hidroxilado com HPMA e a dispersão de poli(isocianato) cicloalifático contendo 11% de isocianato bloqueado e caracterizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Polli, Leonardo, and Julio Roberto Bartoli. "Síntese de nanocompósitos poli(metacrilato de metila) (PMMA)/nanotubos de carbono (NTCPM) via polimerização in situ assistida por ultrassom." Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, no. 26 (February 11, 2019). http://dx.doi.org/10.20396/revpibic262018824.

Full text
Abstract:
Sintetizou-se o nanocompósito PMMA/NTCPM via polimerização in situ assistida por ultrassom visando a incorporação das propriedades condutoras dos nanotubos na matriz polimérica. Foram produzidos filmes finos via casting e blade coating . A incorporação dos nanotubos na matriz polimérica foi eficiente, evidenciado pelo caráter semicondutor dos filmes do nanocompósito sintetizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lazareti, Clodoaldo, AJ Moraes, and ECD Nunes. "Estudo das propriedades mecânicas, térmicas e ópticas do PMMA rubi reciclado para fabricação de lentes de lanternas automotivas." Academic Society Journal, June 1, 2019, 177–93. http://dx.doi.org/10.32640/tasj.2019.2.177.

Full text
Abstract:
Os polímeros são considerados grandes vilões ambientais, pois têm uma degradação lenta, ocupam um volume considerável em aterros sanitários e quando descartados incorretamente causam um impacto ainda maior ao meio ambiente. Este trabalho estudou a recuperação de resíduos de PMMA ou Poli (metacrilato de metila) provenientes de lanternas automotivas por meio da reciclagem, formando compostos com frações de PMMA virgem e reciclado, visando à redução de custo e consumo de matéria-prima, assim como a diminuição dos impactos ambientais. O estudo adotou adições de 10% a 50% de PMMA reciclado na produção de corpos de provas para realização dos testes para analise e comparação de propriedades mecânicas, térmicas, ópticas e discutiu o potencial de aplicação no mercado. De acordo com a matriz de decisão que foi elaborada, a fração de PMMA reciclado que se mostrou apta para o uso no reprocessamento com pequenas variações, porém aceitáveis foi de 10% a 20%. O estudo apontou que é possível a obtenção de uma redução no consumo de PMMA utilizando-se a fração de 15% de PMMA reciclado, gerando uma redução de consumo de 20% no período analisado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Stieven, Edeviane, Alexandre Conde, Daniel Galafassi, Estelamari Barbieri Elsemann, Rogério Brasiliense Elsemann, and Alexandra Flávia Gazzoni. "ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA E/OU PLASMA DE BAIXA PRESSÃO E TEMPERATURA PARA A PREVENÇÃO DE CANDIDA ALBICANS EM PRÓTESES DENTÁRIAS." Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde - ISSN:2236-1103, November 14, 2018, 10. http://dx.doi.org/10.18816/r-bits.v8i1.13443.

Full text
Abstract:
Objetiva-se investigar a contribuição da adi- ção de nanopartículas de prata e/ou plasma a baixa pressão e temperatura na adesão da Candida albicans em superfícies de base acrílica. Para tanto, foram confeccionadas 80 amostras padrão de poli(metacrilato de metila) com dimensões de 2 cm x 1 cm x 3 mm, sendo divididos em 4 grupos: (G1) grupo controle; (G2) adição de 0,3% de nanopartículas de prata, somente; (G3) adi- ção de banho de plasma de baixa pressão e temperatura na superfície da resina acrílica; (G4) adição de 0,3% de nanopartículas de prata acrescidas debanho de plasma à baixa pressão e temperatura. Todos os corpos de prova foram contaminados com C. albi- cans a partir de uma solução contendo 107 células/mililitros. Após 24 horas da contami- nação, os corpos de prova foram removidos e, subsequentemente, houve a determina- ção da adesão fúngica através da contagem das unidades formadoras de colônias por mL. Os dados foram analisados utilizando o teste de ANOVA-one way, seguido pela análise de comparações múltiplas pelo teste de Tukey’s. Quando o grupo-controle foi comparado aos grupos 2, 3 e 4, observou-se diferença significativa entre eles (P< 0,0001). Quando comparados os grupos testes, não se observou diferença estatisticamente sig- nificativa. A adição de nanopartículas de prata de forma individual, bem como o uso de plasma a baixa pressão e temperatura utilizado de forma isolada ou em conjunto a adição de nanopartículas de prata, parece ser uma estratégia promissora na prevenção de estomatite protética, diminuindo a ade- são fúngica em resinas acrílicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Çankaya, Nevin, Serap Yalçın, and Nevin Turan. "Preparation of poly(MPAEMA)/halloysite Nanocomposites and Investigation of Antiproliferative Activity." Journal of the Mexican Chemical Society 65, no. 2 (February 22, 2021). http://dx.doi.org/10.29356/jmcs.v65i2.1257.

Full text
Abstract:
Abstract. In this present work, the synthesis, characterization, and thermal properties of poly(2-(4-methoxyphenylamino)-2-oxoethyl methacrylate) (MPAEMA) polymer/clay-based nanocomposites were investigated by in-situ polymerization. At the characterizations of nanomaterials FTIR, XRD, SEM, and TGA techniques were used. It was determined from XRD and SEM measurements that the morphology of nanocomposites was exfoliated when the clay content in the polymer matrix was kept at 3% and 5%. From thermal analysis, a positive correlation was observed between the clay ratio and thermal stability of nanomaterials. Also, the cytotoxic effect of halloysite and its nanocomposites was investigated using XTT assay on HeLa cells. According to the results, nanocomposites showed a non-cytotoxic response and thus they may use safety in many research areas such as medicine, agriculture, cosmetics. Resumen. En este trabajo, se reporta la síntesis, caracterización y propiedades térmicas de nanocompuestos de polímero / arcilla poli(2-(4-metoxifenilamino)-2-oxoetil metacrilato) (MPAEMA), obtenidos mediante polimerización in situ. Para caracterizar los nanomateriales se utilizaron las siguientes técnicas: FTIR, XRD, SEM y TGA. A partir de las mediciones de XRD y SEM se determinó que la morfología de los nanocompuestos muestra exfoliación, cuando el contenido de arcilla en la matriz de polímero se mantiene en 3% y 5%. Estudios mediante análisis térmico muestran una correlación positiva entre la relación de arcilla y la estabilidad térmica de los nanomateriales. También se investigó el efecto citotóxico de la halloysita y sus nanocompuestos utilizando el ensayo XTT en células HeLa. Los resultados muestran que los nanocompuestos tienen una respuesta no citotóxica y, por lo tanto, pueden utilizarse con seguridad en muchas áreas de investigación en disciplinas como la medicina, la agricultura y la cosmética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography