Academic literature on the topic 'Polímeroa biodegradáveis'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Polímeroa biodegradáveis.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Polímeroa biodegradáveis"

1

Bacca, Luiz Antonio Marafon, and Joel Gustavo Teleken. "AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOGÁS ATRAVÉS DE BIODIGESTÃO ANAERÓBIA EM DIFERENTES RAZÕES INÓCULO/SUBSTRATO DE BIOPLÁSTICO COMERCIAL POLI (Β-HIDROXIBUTIRATO) (PHB)......................." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (February 21, 2020): 288. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020288-310.

Full text
Abstract:
A crescente preocupação com o meio ambiente nas últimas décadas vem mobilizando vários pesquisadores pelo mundo a buscar soluções para os problemas causados pela ação humana. A utilização de polímeros biodegradáveis proveniente de fontes renováveis vem ganhando destaque pela possibilidade de substituir quase que a totalidade dos polímeros de fontes fosseis. O presente trabalho visa avaliar o processo de degradação e potencial produção de biogás do polímero PHB através do processo de biodigestão anaeróbia com operação em modo batelada. Durante o processo os parâmetros avaliados foram: pH, AV, AT, ST, SV e a composição do biogás produzido. Os resultados obtidos demonstraram que o PHB pode ser utilizado para a produção de embalagens devido a ser altamente biodegradável e produzir uma grande quantidade de biogás.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Fernando Afonso da, and Denilson Rabelo. "O Uso Sustentável de Polímeros." Revista Processos Químicos 11, no. 21 (January 2, 2017): 9–16. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v11i21.387.

Full text
Abstract:
Na busca por novos materiais, percebeu-se que existe uma imensa variedade em matérias-primas na natureza e que vários produtos também podem ser sintetizados pelo homem a partir de insumos naturais. Nesse contexto, pesquisas apostam na substituição dos plásticos convencionais por plásticos biodegradáveis que atendam às exigências das indústrias. A ampla utilização de polímeros convencionais em uma grande diversidade de produtos, lembrando que a sua decomposição alongase de 100 a 500 anos, aumenta o nível de resíduos que agridem o meio ambiente, enquanto o plástico biodegradável possui degradação mais rápida. Vem crescendo a preocupação com o descarte de materiais no meio ambiente, e os polímeros biodegradáveis vêm ganhando atenção por serem facilmente degradados na natureza e também por serem produzidos a partir de fontes renováveis. Aproveitando que o amido, a gelatina e outras fontes naturais podem sofrer modificações, bem como podem ser usadas como substitutas aos polímeros convencionais, a partir de recursos renováveis de baixo custo. Por essas características, blendas formadas por amido e gelatina se destacam como alternativa de material biodegradável, quando comparado a outros polímeros biodegradáveis sintéticos ou naturais, principalmente pelo baixo custo de produção. Para alcançar a sustentabilidade, é fundamental para o futuro da sociedade buscar alternativas de materiais que substituam os plásticos convencionais. Por isso, os polímeros biodegradáveis formados por amido e gelatina são uma opção de material viável e deve crescer no mercado de polímeros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Brito, Gustavo F., Pankaj Agrawal, Edcleide M. Araújo, and Tomás J. A. de Melo. "Tenacificação do poli(ácido lático) pela adição do terpolímero (etileno/acrilato de metila/metacrilato de glicidila)." Polímeros 22, no. 2 (May 8, 2012): 164–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012005000025.

Full text
Abstract:
O poli(ácido lático) é um polímero biodegradável proveniente de fontes renováveis com grande potencial para substituir polímeros não biodegradáveis provenientes do petróleo. Entretanto, seu uso em determinadas aplicações é restringido devido a sua elevada fragilidade e rigidez. Com o intuito de tornar o PLA mais tenaz, o terpolímero (etileno/acrilato de metila/metacrilato de glicidila) -EMA-GMA foi adicionado ao PLA em diferentes concentrações. A adição do EMA-GMA tornou o PLA mais estável durante o processamento. Por FTIR comprovou-se a existência de reação química entre os grupos terminais do PLA e grupos do EMA-GMA. A partir dos ensaios mecânicos observou-se uma resistência ao impacto três vezes superior à do PLA puro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Severino, Patrícia, Maria Helena A. Santana, Samantha C. Pinho, and Eliana B. Souto. "Polímeros sintéticos biodegradáveis: matérias-primas e métodos de produção de micropartículas para uso em drug delivery e liberação controlada." Polímeros 21, no. 4 (November 1, 2011): 286–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282011005000060.

Full text
Abstract:
Micropartículas produzidas a partir de polímeros sintéticos têm sido amplamente utilizadas na área farmacêutica para encapsulação de princípios ativos. Essas micropartículas apresentam as vantagens de proteção do princípio ativo, mucoadesão e gastrorresistência, melhor biodisponibilidade e maior adesão do paciente ao tratamento. Além disso, utiliza menores quantidade de princípio ativo para obtenção do efeito terapêutico proporcionando diminuição dos efeitos adversos locais, sistêmicos e menor toxidade. Os polímeros sintéticos empregados na produção das micropartículas são classificados biodegradáveis ou não biodegradáveis, sendo os biodegradáveis mais utilizados por não necessitam ser removidos cirurgicamente após o término de sua ação. A produção das micropartículas poliméricas sintéticas para encapsulação tanto de ativos hidrofílicos quanto hidrofóbicos pode ser emulsificação por extração e/ou evaporação do solvente; coacervação; métodos mecânicos e estão revisados neste artigo evidenciando as vantagens, desvantagens e viabilidade de cada metodologia. A escolha da metodologia e do polímero sintético a serem empregados na produção desse sistema dependem da aplicação terapêutica requerida, bem como a simplicidade, reprodutibilidade e factibilidade do aumento de escala da produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Coutinho, B. C., G. B. Miranda, G. R. Sampaio, L. B. S. de Souza, W. J. Santana, and H. D. M. Coutinho. "A IMPORTÂNCIA E AS VANTAGENS DO POLIHIDROXIBUTIRATO (PLÁSTICO BIODEGRADÁVEL)." HOLOS 3 (December 24, 2007): 76. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2004.49.

Full text
Abstract:
Do início do século passado aos dias atuais o uso dos polímeros tem se tornado cada vez mais freqüente na sociedade. Existe uma incrível quantidade de artigos que utilizam polímeros como matéria-prima para suas diferentes elaborações. A busca inicial por polímeros sintéticos esteve baseada em sua relativa inércia e resistência a biodegradação. Devido a essas características, a enorme quantidade de lixo produzido nas cidades tornouse um sério problema, estimulando a substituição desse material de difícil degradação por um polímero natural biodegradável, o Polihidroxibutirato (PHB), alvo das pesquisas atuais. A importância do PHB está no fato de poder ser usado na fabricação de diversos produtos. O tempo médio de degradação desses bioplásticos é de 6 a 12 meses contra 40 a 50 anos ou até 200 anos no caso dos polímeros sintéticos. Apesar da vantagem no critério ambiental, os plásticos biológicos são mais caros e, por serem menos flexíveis, têm aplicações mais limitadas que os sintéticos. Palavras-chave: Polihidroxibutirato; PHB; Biodegradação; Indústria
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fleming, R. R., L. C. Pardini, N. P. Alves, C. A. R. Brito Junior, R. C. M. Sales, and V. G. Marques. "Avaliação de blendas de PAN/polímeros biodegradáveis por calorimetria." Matéria (Rio de Janeiro) 17, no. 1 (2012): 909–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762012000100004.

Full text
Abstract:
Blendas de copolímero de poliacrilonitrila (PAN) com polímeros biodegradáveis foram obtidas pelo método convencional da indústria plástica de processamento via extrusão. O processo de produção destes materiais em extrusora convencional era um método que até pouco tempo atrás era inviável de se produzir, devido ao fato do polímero de PAN iniciar um processo de degradação antes de fundir. Porém, foi desenvolvido um processo que consiste na utilização de até 28% em massa de glicerol como plastificante da PAN. O presente trabalho aborda um estudo do comportamento térmico, por meio da técnica de DSC, de um copolímero de PAN na proporção em massa de 94% acrilonitrila (AN) e 6% acetato de vinila (VA) e também deste mesmo copolímero misturado com até 7% em massa dos polímeros biodegradáveis PCL e PHB-HV. Além disso, foi realizado um estudo cinético, por meio do modelo de Kissinger, do evento térmico relacionado à degradação do copolímero de PAN e de suas blendas. O copolímero de PAN-co-VA(6%) apresentou uma energia de ativação de 78 kJ/mol e as blendas com PCL e PHB-HV apresentaram energia de ativação de 79 kJ/mol e 92 kJ/mol, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rosa, Derval S., Queenie Siu Hang Chui, Rubens Pantano Filho, and José Augusto M. Agnelli. "Avaliação da Biodegradação de Poli-beta-(Hidroxibutirato), Poli-beta-(Hidroxibutirato-co-valerato) e Poli-épsilon-(caprolactona) em Solo Compostado." Polímeros 12, no. 4 (October 2002): 311–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282002000400015.

Full text
Abstract:
Na sociedade contemporânea, uma solução ou um equacionamento minimamente satisfatório para os graves problemas ambientais decorrentes da larga utilização de polímeros tem se constituído num dos grandes desafios colocados para a comunidade científica. Na busca por soluções desejáveis, e como alternativa aos polímeros convencionais, os polímeros biodegradáveis têm sido alçados a uma posição de destaque. Dessa maneira, as pesquisas em torno desses compostos também vão adquirindo fundamental importância. Nesse trabalho, apresentamos os resultados da avaliação da biodegradação do poli-beta-(hidroxibutirato) (PHB), o poli-beta-(hidroxibutirato-co-valerato) (PHB-V) e o poli-(épsilon-caprolactona) (PCL) em solo compostado, utilizando a técnica de biodegradação aeróbia conhecida como Teste de Sturm. As análises térmicas destes polímeros foram realizadas usando calorimetria exploratória diferencial (DSC) e a temperatura de fusão e a cristalinidade, para cada polímero, foram determinadas. Os resultados mostraram que o PHB degradou mais rápido que os dois outros polímeros, provavelmente por causa da sua estrutura química que pode ser atacada mais facilmente pelos microorganismos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Araújo, Bruna Aline, Lucas Silva de Freitas, Kênia Kelly Freitas Sarmento, Vanessa Rosales Bezerra, Carlos Antônio Pereira de Lima, and Keila Machado de Medeiros. "A aplicação de polímeros biodegradáveis como uma alternativa sustentável." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 31, 2021): e49010918248. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18248.

Full text
Abstract:
A geração de resíduos poliméricos apresentam três aspectos: o volume crescente, a complexidade e a poluição ambiental. A reciclagem vem com o intuito de diminuir a quantidade destes resíduos gerados, consistindo em um processo de transformação de materiais, previamente separados, de forma a possibilitar a sua recuperação. Na atual conjuntura, a degradação biológica por meio dos polímeros biodegradáveis é considerada a nova tendência sustentável. Os polímeros biodegradáveis se comparados com os polímeros sintéticos se degradam com menos tempo pela ação de microrganismos, possuindo propriedades semelhantes entre si. Este trabalho tem como objetivo descrever sobre a degradação biológica de materiais poliméricos, levando em consideração os polímeros biodegradáveis naturais e sintéticos. De maneira geral, os polímeros biodegradáveis naturais possuem uma alta taxa de renovabilidade e podem ser utilizados tanto na área médica, como na área ambiental, pois após o descarte são biodegradados por microrganismos presentes no meio ambiente, em um curto espaço de tempo se comparados com os materiais poliméricos tradicionais. Os polímeros biodegradáveis sintéticos têm sido mais largamente empregados em aplicações biomédicos por apresentarem excelente resistência mecânica, bioabsorvível, biocompatibilidade, biodegradabilidade, não toxicidade, flexibilidade e, além disso, são aplicados em embalagens especiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Falcone, Daniele M. B., José Augusto M. Agnelli, and Leandro I. L. de Faria. "Panorama setorial e perspectivas na área de polímeros biodegradáveis." Polímeros 17, no. 1 (March 2007): 5–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282007000100005.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, envolvendo polímeros biodegradáveis, buscou-se obter indicadores por meio da análise de patentes para avaliar as perspectivas e oportunidades de atuação da área de polímeros. Utilizou-se para tal a base de dados Espacenet e o software Vantage Point. São matéria desse estudo os polímeros: poli(hidroxibutirato) - PHB, poli(hidroxibutirato-co-hidroxivalerato) - PHBV, poli(ácido lático) - PLA, poli(épsilon-caprolactona) - PCL e os polihidroxialcanoatos (PHAs), tratados mais detalhadamente por serem a classe geral dos poliésteres microbiais. Verificou-se que a área de polímeros biodegradáveis, apesar de recente e em desenvolvimento, apresenta grande potencial mediante o panorama atual de consumo dos materiais poliméricos. Observou-se, de uma forma geral, uma grande diversidade de temas e oportunidades de estudo em compostos, blendas, biodegradação e aplicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Kloss, Juliana, Caroline Bugay, Leni Akcelrud, Sônia F. Zawadzki, and Shu-Hui Wang. "Correlação entre propriedades mecânicas e parâmetros estruturais de poliuretanos à base de poli(épsilon-caprolactona)." Polímeros 15, no. 1 (March 2005): 1–5. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282005000100004.

Full text
Abstract:
No presente trabalho foram preparados poliuretanos (PUs) segmentados. Primeiramente foi obtido um pré-polímero (PP) a partir da reação de 2,4 e 2,6 - diisocianato de tolileno (TDI) e poli(épsilon-caprolactona) diol (PCL). A PCL é um poliéster biodegradável que constituiu o segmento flexível do PU. O segmento rígido foi constituído por unidades uretânicas provenientes da ligação entre as extremidades isocianato do PP e as hidroxilas do extensor de cadeia: 1,4 - butanodiol (BDO), ou sacarose (SAC), ou glicose (GLY). Foram avaliadas as propriedades mecânicas e dinâmico-mecânicas dos poliuretanos obtidos e estas foram correlacionadas com os parâmetros estruturais. Os resultados foram justificados com base na intensidade das interações de hidrogênio, na mistura de fases, no volume dos extensores cíclicos e na presença de ligações cruzadas. Estes PUs estão sendo estudados com vistas à preparação de materiais biodegradáveis com propriedades mecânicas úteis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Polímeroa biodegradáveis"

1

Silva, Emerson Alves da. "Desenvolvimento e caracterização de blendas de polímeros biodegradáveis e polipirrol." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-06042009-151839/.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, desenvolvemos blendas de polímeros biodegradáveis e polímeros condutores com objetivo de avaliar o potencial destes materiais para uso em aplicações biomédicas. O polímero condutor polipirrol (PPY) e os polímeros biodegradáveis poli(-caprolactona) (PCL) e poli(3-hidróxido de butirato) (P3HB) foram escolhidos devido à comprovada biocompatibilidade apresentada por cada um destes três polímeros. O PPY foi sintetizado via polimerização em emulsão, utilizando-se o dodecil sulfato de sódio (SDS) como surfactante e o FeCl3 como oxidante e dopante. A morfologia do polímero obtido foi estudada por microscopia eletrônica de varredura e por microscopia eletrônica de transmissão. O PPY se apresentou como agregado de partículas aproximadamente esféricas, com dimensões da ordem de 80 a 200nm. Verificamos que ocorre uma redução significativa do tamanho das partículas formadas, proporcionalmente ao aumento da concentração de SDS. Os ensaios de microanálise por energia dispersiva (EDS) e de espectroscopia de absorção no infravermelho (FTIR) demonstraram a incorporação de SDS ao PPY, o SDS atuando como contra-íon deste polímero. Isto está de acordo com os resultados de condutividade elétrica obtidos para o polímero sintetizado sem o SDS (1.9S/cm) e com 100mM de SDS (23.3S/cm). A seguir, foram preparadas as blendas, dispersando-se as partículas de PPY em matrizes poliméricas de PCL ou de P3HB, sendo a morfologia destas blendas estudada por microscopia eletrônica de varredura. Em blendas de PCL, as partículas de PPY localizam-se principalmente entre os esferulitos da matriz, devido ao processo de cristalização da PCL. Diferentemente, nas blendas de P3HB estas partículas agruparam-se em várias regiões, e não foram localizadas na superfície dos filmes produzidos. A condutividade elétrica obtida para as blendas de PCL e de P3HB, ambas contendo 15% de PPY, foi respectivamente, 20.8mS/cm e 5.5mS/cm. Esta diferença de valores encontrada, parece estar relacionada à formação de uma rede de partículas de PPY na matriz de PCL. Medidas do ângulo de contato da superfície das blendas de PCL e de P3HB mostraram que elas se tornam progressivamente mais hidrofílicas com o aumento da proporção de PPY. Os resultados obtidos neste trabalho indicam que estas blendas podem ser biocompatíveis, justificando o prosseguimento de novos estudos envolvendo métodos de ensaio in vivo, para uma avaliação mais adequada.
Polymers blends making use of two biodegradable polymers, and a conductive one, were synthesized and characterized in the laboratory, aiming at the development of a new material that would combine adequate properties of biodegradability and electrical conductivity. As such, these blends would be suitable for making special devices to be used in biomedical applications. The well known conducting polymer polypyrrole (PPY), was synthesized, then blended with either poly(-caprolactone) (PCL) and poly(3-hydroxybutyrate) (P3HB), both biodegradable, therefore biocompatible, polymers. PPY particles were obtained along the polymerization route, in which SDS (sodium dodecyl sulfate) acted as a surfactant and FeCl3 as the oxidizing and dopant agent. The PPY samples were characterized by scanning and transmission electron microscopy, as spherical particles having 80-200nm in diameter; it was found that final particle size was inversely related to the concentration of SDS used in the synthesis pathway. The particles were further characterized by energy dispersive microanalysis (EDS) and infrared spectroscopy (FTIR), to demonstrate incorporation of the SDS into the PPY. SDS actually behaves as a counterion of the polymer, according to electrical conductivity results of polymer synthesized without SDS (1.9S/cm) or with 100mM SDS (23.3S/cm). This PPY polymer was then blended with either PCL or PHB matrices. The microstructure of the two resulting blends, as investigated by scanning electron microscopy demonstrates PPY particles mostly located within the interstices of spherulites in the PCL blends, whereas in P3HB blends, they formed irregular patches along the matrix. Electrical conductivity for blends containing 15% PPY were: 20.8mS/cm for PCL blends and 5.5mS/cm for P3HB blends. It can be concluded therefore, that these different values obtained for electrical conductivity were related to the particle distribution within the two matrices. Also, hydrophilic properties of the two blends, according to contact angle measurements, seem to correspond to the content of PPY.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Soares, Maria João Coelho. "Novos polímeros sustentáveis para embalagens biodegradáveis." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/21216.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Química
Os polímeros invadiram literalmente o nosso quotidiano na medida em que são utilizados massivamente na produção de diversos materiais, nomeadamente na produção de embalagens plásticas. Contudo, hoje em dia os polímeros ainda são maioritariamente produzidos com base em recursos fósseis, o que acarreta uma série de problemas ambientais. Neste sentido, o ácido 2,5-furanodicarboxílico (FDCA) tem tido um papel crucial na síntese de poliésteres mais sustentáveis, já que pode ser obtido a partir de uma fonte renovável, a biomassa vegetal. Um dos mais promissores poliésteres produzidos com base no FDCA é, sem dúvida, o poli(2,5-furanodicarboxilato de etileno), comumente designado por PEF. Este polímero de alta performance tem aplicações na área de embalagens para bebidas, contudo carece de biodegradabilidade, como aliás a maioria dos poliésteres furânicos desenvolvidos até agora. Torna-se, então premente o desenvolvimento de poliésteres furânico biodegradáveis, mas que mantenha boas propriedades térmicas e mecânicas, adequadas à sua utilização em embalagem. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho é precisamente sintetizar um poliéster baseado em monómeros de origem renovável e que seja simultaneamente biodegradável. Para isso usou-se o FDCA, que pode ser sintetizado através dos açúcares das plantas, e o 1,20-icosanodiol (ICD), que provem de óleos vegetais. O homopoliéster obtido, o poli(2,5-furanodicarboxilato de icosileno) (PC20F), foi detalhadamente caracterizados por RMN de 1H e 13C, FTIR, difração de raios-X e análise elementar, e as suas propriedades térmicas avaliadas por TGA e DSC. O PC20F exibe carácter semi-cristalino e hidrofóbico apresentando temperatura de transição vítrea e temperatura de fusão de aproximadamente 7 e 106 ºC respetivamente. Para além disso demonstra elevada estabilidade térmica, sendo estável até aproximadamente 355 ºC. Adicionalmente estudaram-se as características de sorção de água do PC20F uma vez que estas são fundamentais para aplicações em embalagens, em especial no domínio alimentar, pois a água tem um papel crucial na preservação dos alimentos embalados. O PC20F tem um teor de humidade de equilíbrio muito próxima de 0%. Finalmente foram realizados ensaios de (bio)degradação, o material demonstra ter uma perda de massa de ~7 % em contacto com uma solução tampão de fosfato (degradação hidrolítica) e uma perda de massa de ~12.5 % em contacto com a solução tampão de fosfato e enzima pancreática suína (degradação enzimática). Assim poder-se-á antever o potencial do PC20F como um material adequado ao seu uso em embalagens alimentares devido às suas propriedades térmicas, características de sorção, bem como de biodegradabilidade.
Polymers are everywhere in everyday life, in fact they are massively used in the production of several commodity plastics including in packaging materials. However they are still mainly produced from fossil resources, thus raising several environmental problems. In this vein, 2,5-furandicarboxylic acid (FDCA) has played a crucial role in the synthesis of sustainable polyesters, because FDCA can be synthesized from an inexhaustible and renewable resource, the vegetable biomass. One of the most promising renewable-based polyesters is poly(ethylene 2,5-furandicarboxylate), commonly referred to as PEF. This polymer of high performance has several potential applications, especially in the field of packaging for beverages. However, PEF lacks on biodegradability, as the majority of the furanic-based polyesters developed so far. Hence, it urges to develop a polyester which can be simultaneously from renewable resource and biodegradable, preferably having a good thermal and mechanical properties. The present study was precisely conducted with the specific aim of developing a novel polyester based in renewable resources and that can be simultaneously biodegradable. Hence, FDCA that can be synthesized by the sugar plants and 1,20-eicosanediol which comes from vegetable oils were used to synthesize a new polyester. The ensuing poly(eicosilene 2,5-furandicarboxylate) (PC20F), was thoroughly characterized by 1H and 13C NMR, FTIR, X-ray and elemental analyses and their thermal features were measured by TGA and DSC. The PC20F displays semi-crystalline and hydrophobic character, exhibited glass transition and melting temperatures at approximately 7 and 106 ºC, respectively. Furthermore, PC20F showed high thermal stability, being stable to up to a temperature of ~355 ºC. Additionally, the water sorption isotherm at a constant temperature of 27 ºC was studied. The water sorption characteristics of a material with packaging applications, especially in the food domain, are fundamental, as water plays a crucial role in the preservation of packaged foods, being associated with microbiological, chemical and physical deterioration. PC20F has an equilibrium moisture-sorption uptake very near 0%. Finally (bio)degradation tests were performed, the material demonstrates a mass loss of ~ 7% in contact with a phosphate buffer solution (hydrolytic degradation) and a mass loss of ~12.5% in contact with the buffer solution of phosphate and porcine pancreatic enzyme (enzymatic degradation) Hence, the potential of PC20F can be envisaged as a suitable material for use in food packaging, due to its sorption characteristics in addition to its suitable thermal properties and biodegradability.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Buzanello, Rosana Aparecida da Silva. "Nanoencapsulação de curcumina em polímeros biodegradáveis/biocompatíveis." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2148.

Full text
Abstract:
CAPES; CNPq
A curcumina tem potencial para substituir corantes artificiais considerados nocivos à saúde humana, contudo sua aplicação industrial se torna um desafio devido à sua sensibilidade frente a agentes externos e sua baixa solubilidade em água. O processo de nanoencapsulação em polímeros biodegradáveis e biocompatíveis é uma alternativa promissora para viabilizar a utilização da curcumina. Neste trabalho, a técnica de miniemulsificação/evaporação do solvente foi utilizada para obtenção de nanopartículas de polímeros biodegradáveis/biocompatíveis (poli(L-ácido lático) (PLLA) e Eudragit S100 (poli(metacrilato de metila-co-ácido metacrílico)) contendo curcumina. Um planejamento fatorial completo (2k) para quatro variáveis experimentais foi realizado a fim de avaliar o diâmetro médio e índice de polidispersão de tamanhos das nanopartículas de PLLA sem adição da curcumina. Os resultados demonstram a existência de interações complexas entre as variáveis avaliadas e que, de um modo geral, a polidispersão de tamanhos é menos sensível às mudanças nas condições experimentais do que o diâmetro médio. A metodologia de quantificação por espectrofotometria UV-Vis foi avaliada quanto às figuras de mérito em relação à linearidade, especificidade, exatidão, precisão e limites de detecção e quantificação. Os estudos de validação possibilitaram garantir com segurança os resultados obtidos para os valores de recuperação percentual e de eficiência de encapsulação da curcumina nas nanopartículas. Para a nanoencapsulação da curcumina, foi avaliada a influência da concentração de curcumina, do tipo de surfatante e dos polímeros encapsulantes (PLLA e Eudragit S100) sobre a morfologia das nanopartículas, eficiência de encapsulação e a recuperação percentual, parâmetro este que mede a perda de curcumina durante o processo de encapsulação. A adição de curcumina acima de 3%massa levou a menores recuperações percentuais, contudo sem prejudicar a eficiência de encapsulação. O uso de lecitina de soja, um surfatante biocompatível, levou a eficiências de encapsulação superiores do que quando comparado com o lauril sulfato de sódio. Da mesma forma, a recuperação de curcumina diminuiu quando foi utilizado Eudragit S100 em comparação ao PLLA, possivelmente devido à baixa interação entre os grupos polares de ácido metracrílico e a curcumina. As análises de espectroscopia de infravermelho e de calorimetria diferencial de varredura sugeriram que a curcumina foi encapsulada no interior das nanopartículas e se encontram dispersas na matrix polimérica em sua forma amorfa. O processo de miniemulsificação/evaporação do solvente se mostrou uma técnica robusta para a obtenção de nanopartículas contendo curcumina já que altos valores de eficiência de encapsulação foram encontrados para diferentes condições experimentais.
Curcumin can potencially substitute synthetic dyes considered harmful to human health. However, its susceptibility to external agents and very low water solubility turn its industrial application into a challenge. The nanoencapsulation of curcumin in biocompatible, biodegradable polymers is a promising alternative to enable the use of curcumin. In this work, the miniemulsification/solvent evaporation technique was used to obtain nanoparticles composed by biodegradable/biocompatible polymers (poly(L-lactic acid) (PLLA) and Eudragit S100 (poly(methyl methacrylate-co-methacrylic acid)) containing curcumin. A full factorial experimental design (2k) to four variables was carried to evaluate the Z-average diameter and polydispersity index of PLLA nanoparticles without curcumin. Results demonstrated the existence of complex relationships between the experimental variables and also that the polidispersion index is less sensitive to the change in the experimental conditions than the particles diameter. The methodology for quantification by UV-Vis spectrophotometry was evaluated in respect to the figures of merit: linearity, specificity, accuracy, precision and limits of detection and quantification. Curcumin recovery and the encapsulation efficiency can be safely determined by this methodology. The curcumin nanoencapsulation was studied and the influence of curcumin concentration, type of surfactant and the encapsulant polymers (PLLA and Eudragit S100) on the nanoparticles morphology, encapsulation efficiency and curcumin recovery (defined as the lost of curcumin during the encapsulation process) were evaluated. The addition of curcumin above 3%weight led to low recovery values but there was no effect on the encapsulation efficiency. The use of soybean lecithin a biocompatible surfactant led to encapsulation efficiencies higher than when sodium lauryl sulfate was used. Similarly, the curcumin recovery decreased when Eudragit S100 were used probably due to the low interaction between the polar groups of methacrylic acid and curcumin. Infrared spectroscopy and differencial scanning calorimetry strongly suggested that curcumin was encapsulated within the nanoparticles and is dispersed in the polymer matrix in as amorphous state. Results demonstrated that miniemulsification/solvent evaporation is a robust technique to obtain nanoparticles containing curcumin since high encapsulation efficiencies were achieved for different experimental conditions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Zalloum, Neife Lilian. "Fotofísica de compostos aromátaicos em microesferas de polímeros biodegradáveis." [s.n.], 2007. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/249476.

Full text
Abstract:
Orientador: Teresa Dib Zambon Atvars
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química
Made available in DSpace on 2018-08-16T13:58:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Zalloum_NeifeLilian_D.pdf: 6371493 bytes, checksum: 34b58b4e3f06b8bb42b89ffa183838c1 (MD5) Previous issue date: 2007
Resumo: Desenvolveu-se, neste trabalho, uma metodologia que permitiu conhecer detalhes intermoleculares da microencapsulação, fundamentais na definição de parâmetros que controlam este processo. Foram preparadas microesferas biodegradáveis de poli(hidroxibutirato-hidroxivalerato) (P(HB-HV)), por meio de emulsificação o/w com evaporação de solvente, de interação controlada com os marcadores fluorescentes. Os estudos foram conduzidos de forma a se avaliar como o polímero e alguns parâmetros afetam as propriedades finais das microesferas, tais como concentração de PVA, velocidade de agitação da emulsão, número de ciclos de lavagem durante a centrifugação, presença do ativo a ser encapsulado (cumarina, cumarina-6 e pireno), e massa molar do polímero (130 e 450 kg mol). As microesferas poliméricas foram submetidas à análise de microscopia eletrônica de varredura para análise morfológica e de distribuição de tamanho de partículas; de potencial-zeta para análise da carga superficial; de microscopia de fluorescência confocal para confirmar a encapsulação; estudos fotofísicos e de liberação. Os parâmetros que mais afetaram o diâmetro médio e a distribuição de tamanhos das microesferas foram a concentração de PVA e a velocidade de agitação durante a emulsificação. Medidas de potencial-zeta permitiram colocar as intensidades de carga superficial na ordem microesferas+pireno < micropartículas vazias < microesferas+cumarina-6. As eficiências de encapsulação (de 95% e 17% para as microesferas contendo cumarina-6 e pireno, respectivamente) indicaram a ocorrência de diferentes tipos de interações polímero-fluoróforo. Imagens de microscopia de fluorescência confocal confirmaram a formação de agregados de cumarina-6 no interior das microesferas, ao contrário do pireno, que formou excímeros nas camadas mais externas das partículas. Estudos de liberação mostraram que as microesferas de P(HB-HV) são polares e que a difusão da cumarina-6 depende do tamanho das micropartículas e das interações eletrostáticas entre polímerofluoróforo. A difusão do pireno depende somente das interações hidrofóbicas com o polímero
Abstract: In this research was developed a methodology, which allowed microencapsulation intermolecular details knowledge, essential in the definition of the parameters that controls the process. The work aimed to prepare biodegradable poly(hydroxybutyrate-hydroxyvalerate) (P(HB-HV)) microspheres through oil-in-water emulsion solvent evaporation technique, having controlled interaction with fluorescent probes. The study was conducted to evaluate how the polymer and some process parameters affect the final microspheres properties, such as polyvinyl alcohol (PVA) concentration, stirring speed emulsification, number of washing cycles during centrifugation, presence of the active compound to be encapsulated (coumarin, coumarin-6 and pyrene) and polymer molecular weight. The polymeric microspheres were evaluated by scanning electronic microscopy for their morphology analysis and size distribution; zeta-potential for their surface charge; confocal laser scanning microscopy for their encapsulation confirmation through coumarin-6 and pyrene localization; photophysics and release studies. From the results, it was found that the parameters most affected microsphere size were surfactant concentration (PVA) in the emulsion water phase, and the stirring speed of emulsification. Zeta-potential results were microsphere+pyrene< unloaded microsphere< microspheres+coumarin 6 in surface charge. Drug loadings (95% and 17%, m/m, to coumarin 6 and pyrene microparticles, respectively) indicated the occurrence of different interactions between polymer and fluorophore. Confocal fluorescence microscopy images confirmed the coumarin-6 aggregate formation inside the microsphere, while pyrene appeared as excimers in more external layers of the microparticles. Release behavior showed that the polymeric microspheres are polar and the coumarin-6 diffusion depends on the microparticles radius and the electrostatics interactions between polymer and fluorophore. Pyrene diffusion depends, only, on the hydrophobic interactions with the polymer
Doutorado
Físico-Química
Doutor em Quimica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cristino, Tomás Iria. "Seleção de culturas produtoras de polímeros biodegradáveis em reatores SBR." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15379.

Full text
Abstract:
mestrado em Engenharia do Ambiente
Com a realização deste trabalho pretende-se obter biopolímero a partir de resíduos/subprodutos orgânicos usando culturas mistas provenientes de sistemas de tratamento de lamas ativadas existentes em ETARs e selecionadas em reatores SBR. Recorreu-se a uma alimentação rica em ácidos orgânicos voláteis como fonte de carbono para as culturas mistas em regime de fome/fartura, para que estas acumulem polihidroxialcanoatos (PHA) e ao mesmo tempo testar o nível de tratamento através de análises de CQO. Neste estudo foram assim utilizados dois tipos de substratos: FORSU e soro de leite acidificados e obtidos previamente por fermentação anaeróbia. Numa primeira fase de seleção das culturas produtoras de PHA obtiveram-se níveis de remoção de CQO que chegaram a ultrapassar os 95% o que denota grandes eficiências de tratamento. O estudo dos ciclos dos reatores SBR em termos de evolução de oxigénio dissolvido levou a uma melhor compreensão do regime fome/ fartura, que é uma estratégia preponderante na fase de seleção das culturas mistas acumuladoras de PHA. Numa segunda fase, foram efetuados ensaios batch de acumulação de PHA, onde foram testadas três condições distintas (pH, carga orgânica e rácio C:N:P), tendo-se atingido o valor máximo de acumulação de PHA de 41,97% (w/w) de PHA /biomassa, para o ensaio com uma carga orgânica de 2 gCQO/L.d e com limitação do azoto adicionado. Comparando as duas alimentações em estudo, o soro de leite acidificado apresentou os melhores resultados nas diversas condições, comparativamente à FORSU acidificada. Em termos de conversão de CQO em PHA, os ensaios que se revelaram mais eficientes na acumulação de PHA, para cada tipo de substrato adicionado, foram os que tinham limitação do azoto adicionado e/ou pH mais elevado na alimentação.
With this work it was intend to obtain biopolymers from waste/by-products using mixed cultures from activated sludge treatment systems existing in WWTP and selected in SBR reactors. It was used a substrate rich in volatile organic acids as a carbon source for the mixed cultures through a famine/ abundance strategy, in order to produce polyhydroxyalkanoates (PHA) and at the same time test the degree of treatment, using COD analysis. In this study it was used two types of substrates: acidified OFMSW and acidified milk whey previously obtained by anaerobic fermentation. At a first stage of PHA-producing microrganisms selection, it was obtained COD removals that reached levels exceeding 95%, which indicates great treatment efficiencies. The study of the performance cycle of the SBR reactors in terms of dissolved oxygen evolution has led to a better understanding of famine/abundance regime, which is a major strategy in the selection phase of PHA accumulating mixed cultures. In a second stage, batch assays were performed for PHA accumulation, and were tested three different conditions (pH, organic load and C:N:P ratio), having reached a maximum value of PHA accumulation of 41.97% (w/w) of PHA/biomass, for the assay with an organic load of 2 gCQO / Ld and a limitation of the added nitrogen. Comparing the two different substrates used in the study, the acidified whey showed the best results for the different conditions compared to the results obtained for the acidified OFMSW. In terms of COD conversion to PHA, the assays which proved to be most efficient for PHA accumulating, for each type of substrate added, were the ones which had a limitation in the added nitrogen and/or a higher feeding pH.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Francisca, da Silva Santos Renata. "Estabilização radiolítica do polímero biodegradável poli (hidroxibutirato) (PHB)." Universidade Federal de Pernambuco, 2007. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10002.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T23:17:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo9150_1.pdf: 1264743 bytes, checksum: 2fd32c26b44f2c0109e0b16f365b063c (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2007
O poli(hidroxibutirato), PHB, é um poliéster termoplástico sintetizado por vários tipos de bactérias. O PHB é de especial interesse na fabricação de utensílios médicos esterilizáveis por radiação gama, devido às características extraordinárias como sua grande biocompatibilidade e biodegradabilidade. Entretanto, radiação ionizante causa cisões na cadeia principal do PHB, reduzindo sua massa molecular. Destarte, o escopo deste estudo foi investigar a estabilização radiolítica na estrutura e propriedades do PHB nacional, por meio de aditivos comerciais utilizados na estabilização foto e termo-oxidativa de polímeros convencionais. Inicialmente, foram preparados filmes contendo cinco aditivos diferentes, na concentração de 0,5% da massa total do sistema polimérico. Os filmes foram irradiados com dose de 25 kGy e as mudanças na massa molecular viscosimétrica média (Mv) foram analisadas para a seleção do melhor aditivo. Dentre os aditivos testados, um designado aditivo E, do tipo antioxidante, proporcionou uma ótima radio-estabilização. O estabilizante escolhido foi estudado com mais detalhes. Novas amostras de filmes poliméricos foram preparadas com o aditivo E, cujas concentrações (%m/m) foram 0,3; 0,5; 0,7 e 1,0. Neste caso, os filmes foram submetidos a doses de irradiação que variaram de 15 a 50 kGy. Análises viscosimétricas foram realizadas com o propósito de avaliar cisões na cadeia principal induzidas pela radiação. O valor G (cisões/100 eV de energia transferida ao sistema) também foi obtido por técnica de viscosidade. O aditivo E, na concentração de 0,5% (m/m), promoveu uma redução no valor G de 8,6 para 1,5 no intervalo de dose de 0-35 kGy. As demais análises foram todas realizadas com filmes de PHB contendo o aditivo E na concentração de 0,5% (m/m). Análises espectroscópicas (FT-IR, RMN (1H)) mostraram que o aditivo E não modifica a estrutura do PHB. A análise de difração de raios-X mostrou que o aditivo E não influencia na cristalinidade do PHB. Também foi verificado que o grau de cristalinidade dos filmes permaneceu praticamente constante com a irradiação gama. Foi constatado por meio do teste de biodegradação aeróbia que o aditivo E reduz a biodegradabilidade dos filmes de PHB. Provavelmente, a presença do aditivo no sistema polimérico inibiu o metabolismo microbiano
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carli, Larissa Nardini. "Nanocompósitios poliméricos biodegradáveis à base de poli(hidroxibutirato-co-hidroxivalerato)." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/61256.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi a obtenção de nanocompósitos de poli(hidroxibutirato-co-hidroxivalerato) (PHBV) com diferentes filossilicatos – montmorilonita (OMMT) e haloisita (HNT), na proporção de 1, 3 e 5% em massa, através de processamento no estado fundido. A influência do tipo e teor de nanopartícula, das condições de processamento e da modificação com organosilanos sobre a morfologia e propriedades térmicas e mecânicas dos nanocompósitos foi avaliada. A cristalização dos nanocompósitos apresentou dependência no tipo de nanopartícula: a OMMT dificultou a formação dos esferulitos, enquanto que a HNT promoveu a formação de estruturas mais regulares e orientadas, com maior temperatura de fusão. Os nanocompósitos preparados com teores mais elevados de nanopartículas e em maior intensidade de cisalhamento apresentaram melhor dispersão, o que foi refletido em um aumento nas propriedades mecânicas e de barreira. As nanopartículas modificadas apresentaram diferentes resultados, dependendo do grau de interação do grupo funcional com o polímero. Interações mais fracas promoveram aumento na ductilidade e tenacidade dos nanocompósitos. Por outro lado, a degradação da matriz na presença de sais de amônio quaternário ou de aminosilanos influenciou negativamente o desempenho térmico e mecânico dos nanocompósitos. O conjunto de resultados revelou o potencial da haloisita comparada à montmorilonita. Os nanocompósitos com HNT não modificada apresentaram melhores características de processamento e balanço de propriedades, com aumento no alongamento na ruptura e resistência ao impacto, mantendo elevada rigidez, além de uma diminuição de 93% nos valores de permeabilidade ao oxigênio.
In this work, poly(hydroxybutyrate-co-hydroxyvalerate) (PHBV) nanocomposites were prepared by melt intercalation process using 1, 3 and 5 wt% of different phyllosilicates – montmorillonite (OMMT) and halloysite (HNT). The effect of the clay type and content, as well as the processing conditions and the modification with organosilanes on the morphology and thermal and mechanical properties of the nanocomposites were evaluated. The crystallization characteristics of the nanocomposites were dependent on the clay type: OMMT prevented the formation of the spherulites, while HNT promoted the formation of a regular and oriented structure with higher melting temperature. The nanocomposites prepared with high clay content and high shear intensity presented a better dispersion, which resulted in an improvement in the mechanical properties and barrier property. The modified nanoparticles presented different results, depending on its degree of interaction with the polymer matrix. For weak interactions, it was observed an increase in ductility and toughness of the nanocomposites. The degradation of the polymer matrix in the presence of aminosilanes or quaternary ammonium salts negatively influenced the thermal and mechanical performance of the nanocomposites. The set of results revealed the potential of halloysite in comparison to montmorillonite. The nanocomposites with unmodified HNT presented the best set of properties, with improved processing characteristics, strain at break and impact strength while maintaining a high stiffness, and a reduction of 93% in the oxygen permeability.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Coltro, Monise Cristina Ribeiro Casanova. "Síntese e caracterização de polímeros biodegradáveis para liberação controlada de dexametasona." Universidade Federal de Goiás, 2014. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4167.

Full text
Abstract:
Submitted by Luanna Matias (lua_matias@yahoo.com.br) on 2015-02-06T14:24:54Z No. of bitstreams: 2 Tese - Monise Cristina Ribeiro Casanova Coltro - 2014.pdf: 2363437 bytes, checksum: c570d900344418055e735c453f546be0 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2015-02-19T14:15:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese - Monise Cristina Ribeiro Casanova Coltro - 2014.pdf: 2363437 bytes, checksum: c570d900344418055e735c453f546be0 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-02-19T14:15:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese - Monise Cristina Ribeiro Casanova Coltro - 2014.pdf: 2363437 bytes, checksum: c570d900344418055e735c453f546be0 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2014-12-01
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Bioabsorbable and biodegradable polymers are extremely importante in medical applications such as sutures and controlled drug realease systems because they do not produce toxic products. In this sense, several researches prepare and characterize polylactic acid but do not apply it or vice-versa. The present work aimed to prepare and characterize polylactic acid and perform in vitro and in vivo tests in inflammaded knees of sheeps. In this work, the polymers PLLA and PDLLA were sinthesized by melt policondensation method. In order to reach a higher molecular weight of polymers, catalysts were used based on zinc and tin supported on sulfonated styrene-divinylbenzene (Sty-DVB) copolymers. The Sty-DVB copolymer was synthesized through suspension polymerization in the presence of inert diluents. The Sty-DVB copolymer was sulfonated with concentrated sulfuric acid in the presence of dichloroethane. The original and sulfonated copolymer, as well, the supported catalysts were characterized by nitrogen physical adsorption, FTIR, EDS, scanning electron microscopy, X-ray diffraction, atomic absorption spectrometry and thermogravimetric analysis. PLLA and PDLLA were characterized by inherent viscosity measurements, X-ray diffraction, thermogravimetric analysis and nuclear magnetic resonance of 1H and 13C. PDLLA nanospheres were prepared through nanoprecipitation method without and with the incorporation of dexamethasone, an anti-inflammatory drug. The polymeric nanospheres were characterized by dynamic light scattering to measure medium diameter and polydispersity index, as well, zeta potential The encapsulation efficiency, the drug loading, the yield as well as controlled release drug profile in dialyses membrane were obtained by high performance liquid chromatography analyzes. Tin was supported on sulfonated Sty-DVB copolymer as SnO2, while zinc was detected by EDS analysis without the possibility of compound type identification. Tin supported catalyst was more efficient than zinc containing catalyst. PDLLA nanospheres containing encapsulated dexamethasone with medium diameter of 80 nm and polydispersity index near 0.110 were obtained with excellent reproducibility. Encapsulation efficiency, dexamethasone load in PDLLA and yield were 75 %, 3.5 % and 78 %, respectively. In vivo tests showed the visual apparence on recuperation of inflamed sheep knees treated with PDLLA nanoespheres were excelente compared to the ones treated with comercial dexametasone.
Polímeros biodegradáveis e bioabsorvíveis são de extrema importância em aplicações médicas em suturas ou como carreadores de fármacos devido a produção de resíduos não tóxicos. Neste sentido, vários trabalhos sintetizam e caracterizam o poliácido lático mas não fazem nenhuma aplicação in vitro e in vivo e vice-versa. Assim este trabalho visou sintetizar e caracterizar o poliácido lático e realizar testes de liberação in vitro e testes de liberação in vivo em joelhos inflamados por ruptura de ligamento de ovelhas. Neste trabalho sintetizou-se os polímeros PLLA e PDLLA pelo método de policondensação em estado fundido. Para garantir o alcance de um peso molecular maior, fez-se o uso de catalisadores de zinco e estanho suportado em copolímero estireno-divinilbenzeno (Sty-DVB) sulfonado. O copolímero Sty-DVB foi preparado por polimerização em suspensão na presença de diluentes inertes. O copolímero Sty-DVB foi sulfonado com ácido sulfúrico concentrado na presença de dicloroetano. O copolímero original e sulfonado, bem como, os catalisadores suportados foram caracterizados por medidas de adsorção física de nitrogênio, espectroscopia na região de infravermelho, espectrometria de energia dispersiva (EDS), microscopia eletrônica de varredura, difração de raios-X, espectrometria absorção atômica e termogravimetria. Os polímeros PLLA e PDLLA foram caracterizados por medidas de viscosidade inerente, difração de raios X, termogravimetria e ressonância magnética nuclear de 1H e 13C. Nanoesferas de PDLLA foram preparadas pelo método de nanoprecipitação sem e com o farmáco anti-inflamatório dexametasona. As nanoesferas foram caracterizadas por espalhamento de luz dinâmico para medir o diâmetro médio e o índice de polidispersão, bem como, o potencial zeta. A eficiência de encapsulamento do fármaco, a carga do fármaco, o rendimento bem como o perfil de liberação do fármaco em teste in vitro em membrana de diálise foram obtidos por análises de cromatografia líquida de alta eficiência. O estanho foi suportado no copolímero Sty-DVB sulfonado na forma de SnO2, enquanto para o zinco a sua presença foi detectada pela análise de EDS sem que fosse possível identificar o tipo de composto adsorvido. O catalisador com estanho suportado foi mais eficiente que o catalisador contendo zinco. Nanoesferas de PDLLA contendo dexametasona encapsulada com diâmetro médio de 80 nm e polidispersão de aproximadamente 0,110 foram obtidas com excelente reprodutibilidade. A eficiência de encapsulamento, a carga de dexametasona no PDLLA e o rendimento form 75%, 3,5% e 78 %, respectivamente. Os testes in vivo preliminares mostraram que a aparência visual da recuperação do ligamento em joelhos tratados com nanoesferas de PDLLA com dexametasona foram extremamente melhores que os joelhos tratados com dexametasona comercial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Casarin, Suzan Aline. "Desenvolvimento e caracterização de blendas e de compostos empregando polímeros biodegradáveis." Universidade Federal de São Carlos, 2004. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/831.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:12:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 340.pdf: 3564477 bytes, checksum: 3549bde0ca074e2d0a50a87e42dfacb9 (MD5) Previous issue date: 2004-10-25
Universidade Federal de Minas Gerais
This work presents theoretical information and experimental data on the behavior of biodegradable polymers and blends of biodegradable PHB polymer with copolyesters that are also biodegradable. Binary mixtures were made of the biodegradable polymer poly(hydroxybutyrate) PHB and biodegradable copolyesters, Eastar Bio® and Ecoflex®, in the following PHB/copolyester compositions: 100/0, 90/10, 75/25, 50/50, and 0/100. For the PHB/copolyester blend of 75/25, modifications with 30% of wood powder in two different grain sizes were studied. The polymeric blends were prepared and their mechanical and thermal properties and morphology evaluated. An analysis of their biodegradation in soil was also made. It was found that the mechanical properties of PHB polymer are improved by incorporating 50% of copolyester into the polymeric blend. Analyses of the melt flow index also revealed that the three polymers studied here are unstable and degrade along time, a behavior displayed particularly strongly by Easter Bio. A thermal analysis by Differential Scanning Calorimetry indicated that these polymers have a very slow crystallization rate. A Dynamic Mechanical Thermal Analysis of the blends indicated they are immiscible, as indicated by two different Tg peaks very close to the Tg of the pure polymers. All the polymers subjected to the soil biodegradation tests underwent degradation with a loss in mass, although only superficial alterations which did not interfere in their mechanical properties occurred during the 90-day evaluation period.
Este trabalho apresenta informações teóricas e dados experimentais sobre o comportamento de polímeros biodegradáveis e de blendas do polímero biodegradável com copoliésteres também biodegradáveis. Efetuou-se a mistura binária do polímero biodegradável poli(hidroxibutirato) PHB e copoliésteres biodegradáveis, Eastar Bio® e Ecoflex®, nas composições PHB/copoliéster (100/0, 90/10, 75/25, 50/50, 0/100). Para a blenda PHB/copoliéster (75/25) foram estudadas modificações com 30% de pó-de-madeira, em duas granulometrias diferentes. Após preparadas, as blendas poliméricas foram avaliadas segundo as propriedades mecânicas e térmicas, e a morfologia. Foi realizada também análise de biodegradação em solo. Foi verificado que para melhorar as propriedades mecânicas do polímero PHB é necessário incorporar 50% de copoliéster na blenda polimérica. Verificou-se também através das análises de índice de fluidez, que os três polímeros estudados são instáveis e degradam ao longo do tempo, sendo que para o Eastar Bio este comportamento é muito acentuado. Através da análise térmica por Calorimetria Exploratória Diferencial notou-se que os polímeros possuem uma taxa de cristalização bem lenta. Pode-se perceber que as blendas formadas são imiscíveis, caracterizando-as pela técnica de Análise Térmica Dinâmico-Mecânica, isto é, há formação de dois picos de Tg distintos e bem próximos aos valores de Tg dos polímeros puros. Nos ensaios de biodegradação em solo, pode-se verificar que todos os polímeros submetidos ao teste degradaram-se com perda de massa, porém, para o tempo avaliado (90 dias) somente houve alteração superficial, não interferindo em suas propriedades mecânicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Perotti, Gustavo Frigi. "Nanocompósitos orgânico-inorgânicos de polímero biodegradável e estruturas lamelares." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46136/tde-06082013-081235/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho de Doutorado tem como objetivo investigar a influência de materiais lamelares prístinos e modificados e a influência de diferentes rotas sintéticas nas propriedades físico-químicas do amido termoplástico, utilizando glicerol como plastificante. Para tanto, empregou-se para a produção dos materiais híbridos uma argila sintética da família das hectoritas (Laponita RD) na forma prístina e também modificada com íons berberine e carnosina, além de um hidróxido duplo lamelar (HDL) constituído por íons Zn2+/Al3+ intercalado com carboximetilcelulose (CMC). O amido e o material lamelar foram combinados, utilizando as metodologias de casting e extrusão, nas concentrações de 2,5 e 5,0 % (m/m) de argila ou HDL com relação ao polissacarídeo. Já quantidade de plastificante empregada foi variável, dependendo da rota de preparação empregada, sendo de aproximadamente 20 % (m/m) via casting e 30 % (m/m) via extrusão com relação ao amido. Conforme mostram os difratogramas de raios X dos filmes obtidos pelo método casting, todos os filmes contendo argila em sua composição exibem um sinal largo de difração na região de baixo ângulo de 2θ, embora pouco intenso, indica a existência de certa quantidade de nanocompósito do tipo intercalado. Já para os materiais obtidos via extrusão, os sinais de difração em baixo ângulo são consideravelmente alargados e muito pouco intensos. A propriedade térmica do amido termoplástico foi piorada em todos os casos estudados nos materiais contendo argila ou HDL em sua composição. A presença de carga inorgânica na formulação dos materiais híbridos preparados não retardou o processo de decomposição não-oxidativo do amido. A presença de uma maior quantidade de glicerol nos materiais obtidos por extrusão resultou em uma antecipação ainda maior no principal evento de perda de massa, em comparação com os mesmos materiais obtidos via casting. Devido à alta característica hidrofílica do amido, materiais lamelares intercalados com espécies que possuem maior caráter hidrofílico, como a Laponita prístina (contendo apenas íons Na+) e a carnosina mostraram uma melhor dispersão pela matriz polimérica, através da análise por técnicas de microscopia. Adicionalmente, observou-se uma melhor homogeneidade de distribuição da fase lamelar na fase polimérica nos filmes obtidos por casting em comparação com os materiais obtidos por extrusão. Os resultados mecânicos de todos os materiais híbridos analisados mostram tendências pouco conclusivas com relação ao amido termoplástico. Em geral, observa-se uma melhora muito sutil na máxima resistência a tração com a presença de material lamelar na composição dos materiais testados, além de uma diminuição na elongação máxima. Da mesma forma, a permeabilidade a gases dos filmes contendo argila ou HDL em sua composição mostrou resultados pouco conclusivos com relação ao amido termoplástico, geralmente exibindo uma redução modesta na permeabilidade. A investigação do perfil de biodegradação dos materiais contendo fase lamelar em sua composição mostrou que apenas a amostra contendo Laponita modificada com carnosina obtida por extrusão foi capaz de retardar significativamente a conversão do carbono das cadeias poliméricas em CO2, com relação ao amido termoplástico.
This present Thesis aimed to investigate the influence of pristine and modified layered materials and the influence of different preparation routes on the physicochemical properties of thermoplastic starch, using glycerol as plasticizer. To reach this goal, it was used to produce hybrid materials a synthetic clay belonging to the hectorite family (Laponite RD) in both pristine form and modified with berberine and carnosine ions and also a layered double hydroxide (LDH) comprised of Zn2+/Al3+ ions intercalated with carboxymethylcellulose (CMC). Both starch and the layered material were combined using casting and extrusion methodologies, using concentrations of 2.5 and 5.0 % (w/w) of clay or LDH relative to starch. The amount of plasticizer utilized was variable, depending on the preparation route employed. It was used approximately 20 % (w/w) of glycerol on casting route and 30 % (w/w) on extrusion route relative to starch. According to X ray diffractograms of the films obtained by casting route, all hybrid films that contain clay in their composition exhibit a large diffraction signal at low 2θ angle values, albeit its low intensity, indicates the existence of a certain contribuition of a intercalated nanocomposite. On the other hand, the hybrid materials obtained through extrusion method, these low angle diffraction signals are very broad and possess very low intensity. The thermal properties of thermoplastic starch were worsened in all studied cases after combined with clay or LDH. The presence of inorganic filler on the formulation of hybrid materials does not postpone the beginning of the non-oxidative decomposition process of starch. A higher amount of glycerol on the final materials obtained through extrusion resulted in an even greater anticipation on the main mass loss event in comparison to the analogous materials obtained using casting technique. Due to the high hydrophilic nature of starch, layered materials intercalated with ionic species that show higher hydrophilicity such as pristine Laponite (containing solely Na+ ions) and carnosine exhibited better dispersion through the polymer matrix, after being analyzed with microscopic techniques. Additionaly, it was observed a higher homogeneity of distribution of the layered phase over the polymer phase on the films obtained through casting in comparison to the materials obtained through extrusion. The tensile tests of all analyzed hybrid materials show a poorly conclusive trend in comparison to thermoplastic starch. In general, it was observed a subtle improvement on the maximum tensile strength of the materials containing layered material in their composition and also a decrease in the maximum elongation. In a same trend, gas permeability of the films was poorly conclusive in comparison to thermoplastic starch, generally resulting in a subtle reduction of permeability values. The investigation of biodegradation profile of the materials containing inorganic filler show that only Laponite modified with carnosine ions was able to postpone significatively the conversion of carbon from the polymer chains to CO2 in comparison to thermoplastic starch.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Polímeroa biodegradáveis"

1

Isamara Reis, Gomes, Resende Éder Dutra, and Amaral Daniele Pereira do. "USO DE REVESTIMENTO ATIVO EM FRUTOS: UMA TECNOLOGIA EMERGENTE." In CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA, 536–49. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.536-549.

Full text
Abstract:
O uso de revestimento ativo para a conservação pós-colheita de frutos é uma tecnologia emergente e coerente com os compromissos da sociedade com a sustentabilidade do planeta, visto que com o grande acumulo de resíduos de embalagens não biodegradáveis, junto com a dificuldade de reciclagem da maior parte dessas, o estímulo de desenvolver embalagens biodegradáveis a partir de fontes renováveis e contribuir para a preservação da qualidade dos frutos é uma alternativa viável e promissora. Entre os polímeros naturais, o amido vem ganhando destaque devido sua grande disponibilidade em escala mundial, alto rendimento de extração, valor nutricional, baixo custo, biodegrabilidade e biocompatilidade. O objetivo deste trabalho foi apresentar esta tecnologia emergente e suas aplicações na conservação de diferentes frutos. O uso de revestimento ativo em frutas tem se mostrado uma tecnologia na pós – colheita com grande potencial para a conservação do tempo de vida de frutas, visto que garantem um aumento do tempo de vida de prateleira das frutas, são sustentáveis, de fácil aquisição e de custo acessível, porém é necessário maior incentivo em pesquisas com revestimento ativos e desenvolvimento de novos trabalhos para ampliar a aplicação e desenvolvimento de revestimentos ativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Hornburg, Lais Estefani, Danilo Corrêa Silva, João E. Chagas Sobral, Bruno D’avila Gruner, and Jeferson Daronch. "TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D COM POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS PARA FABRICAÇÃO DE TÊXTEIS." In Na Estante da Moda 2, 331–44. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.36119210932.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ramos, Tayná Martins, Kaline Melo de Souto Viana, Cíntia Maciel Mesquita, Amanda Melissa Damião Leite, and Thalles Rafael Silva. "DESENVOLVIMENTO DE BIONANOCOMPÓSITOS (POLÍMERO BIODEGRADÁVEL/ HIDROXIAPATITA) PARA USO EM ENXERTOS ÓSSEOS." In A Produção do Conhecimento nas Ciências da Saúde 3, 109–25. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.00219030411.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Polímeroa biodegradáveis"

1

Cardoso, Regis, Cristiano André Da Costa, and Rodrigo Marques de Figueiredo. "Uma Proposta de Análise de Biodegradabilidade no Âmbito da Internet das Coisas." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.998.

Full text
Abstract:
Estima-se que até 2050 serão produzidos mais de 500 milhões de toneladas de materiais poliméricos e se nenhuma ação for tomada, os oceanos terão mais peso em polímeros do que peixes. É com base nessas afirmações que surgem as motivações para realização desse trabalho. Uma solução para redução do acúmulo desses polímeros é a utilização de materiais biodegradáveis, os quais se degradam junto ao meio. Um material só é considerado biodegradável quando submetido a testes normatizados. Esses testes possuem um longa duração, tornando os ensaios massivamente dependentes dos operadores, trazendo toda a complexidade de possíveis erros pela interação do operador. O objetivo desse trabalho é a definição de um modelo de equipamento automatizado para determinação do percentual de biodegradabilidade de materiais, utilizando técnicas de Internet das coisas e aprendizado de máquina. Os estudos e automatização desenvolvidos, permitiram a coleta de dados possibilitando a implementação de algoritmos de aprendizado de máquina. A automatização possibilitou redução de custos para realização dos ensaios, melhora na exatidão e precisão dos resultados. Foram testados dois algoritmos de aprendizado de máquina. Regressão Linear e Redes Neurais Artificiais. Ao final foram desenvolvidos três equipamentos destinados ao apoio da indústria e instituições no desenvolvimento de novos materiais biodegradáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SGANZERLA, William Gustavo, Michael Ramos NUNES, Ana Paula De Lima VEECK, Laís PONZONI, and Eduardo Do NASCIMENTO. "POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS PARA PRODUÇÃO DE EMBALAGENS." In Anais do Segundo Congresso Nacional do Contestado. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/541529.2-35.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira, Milene Oliveira, and Isabella Adona Perondi. "FILME BIODEGRADÁVEL COM ADIÇÃO DE EXTRATO DA CASCA DE JABUTICABA (MYRCIARIA CAULIFLORA)." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1387.

Full text
Abstract:
Introdução: A utilização de polímeros biodegradáveis vem ganhando destaque já que tecnologias alternativas estão sendo desenvolvidas para a minimização do uso de plásticos. Polímeros, como amidos e polipeptídios, são empregados junto à agentes plastificantes e solventes para elaboração de filmes biodegradáveis. Extratos de frutas e vegetais também podem ser adicionados à filmes biodegradáveis, oferecendo boas propriedades mecânicas e de barreira, e permitindo a incorporação de aditivos naturais, como antioxidantes. A jabuticaba (Myrciaria cauliflora), uma fruta nativa brasileira, possui em sua casca uma alta atividade antioxidante e teor de compostos bioativos elevado, apresentando um grande potencial para ser aplicada em filmes biodegradáveis e ativos. Objetivos: desenvolver e caracterizar filmes biodegradáveis à base de amido e gelatina contendo extrato da casca de jabuticaba. Material e Métodos: As cascas de jabuticabas foram liofilizadas e moídas até granulometria de 80 mesh. Para a produção dos filmes, pela técnica casting, foram utilizados quantidades padronizadas de fécula de mandioca, gelatina, glicerol e extrato de casca de jabuticaba em diferentes concentrações (F0:controle, F1:0,5 m/v, F2:1,0 m/v e F3:1,5 m/v). Os filmes foram caracterizados quanto às propriedades mecânicas, solubilidade em água, permeabilidade ao vapor de água, microscopia eletrônica de varredura e calorimetria exploratória diferencial. Resultados: Os filmes produzidos apresentaram-se visualmente homogêneos e maleáveis. Para as propriedades de elongação e resistência a tração, os filmes F2 e F3 mostraram maior elasticidade e menor resistência. Não houve diferença significativa (p<0,05) na solubilidade em água para F1, F2 e F3, enquanto F0 apresentou uma solubilidade significativamente superior. A permeabilidade ao vapor de água dos filmes foi estatisticamente superior nos filmes F2 e F3. As microestruturas obtidas mostraram um aumento da heterogeneidade da matriz polimérica do filme de acordo com o aumento de matéria seca no extrato. A calorimetria exploratória diferencial revelou apenas um evento endotérmico para F1, F2 e F3 em 82,15°C, enquanto F0 mostrou o pico endotérmico em 86,55°C. Conclusão: os filmes F2 e F3 apresentaram características potenciais para serem testados em embalagens flexíveis e ativas para alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ricardo Luiz de Souza and Priscila Schroeder Curti. "Eletrofiação de blendas de PNIPAAm com polímeros biodegradáveis." In XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. Curitiba, PR, Brasil: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2015. http://dx.doi.org/10.20906/cps/sicite2015-0141.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Stephanny Neves Brito, Bruna, Matheus Péricles Silva Láscaris, Tatiana Pacheco Nunes, Alessandra Almeida Castro Pagani, and Gabriel Francisco da Silva. "Desenvolvimento de filmes biodegradáveis a partir de diferentes polímeros." In III Congresso Tocantinense de Ciência e Tecnologia de Alimentos. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/iiictocta2020.306067.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Karin Adriley Aguiar Bruguel, Rafaelle Bonzanini Romero, João Pedro Albuquerque de Souza, and Adriano Lopes Romero. "Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Polímeros Biodegradáveis/Biocompátiveis para Liberação Transdérmica de Fármacos." In XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. Curitiba, PR, Brasil: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2015. http://dx.doi.org/10.20906/cps/sicite2015-0774.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dias Araújo, Luana, Jéssica Santos de Oliveira, Cristiane Patrícia de Oliveira, Renata Cristina Ferreira Bonomo, and Leandro Soares Santos. "O estudo da solubilidade e difração de raios x de polímeros biodegradáveis de incorporados com lisozima." In III Congresso Tocantinense de Ciência e Tecnologia de Alimentos. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/iiictocta2020.297940.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

CHINA, A. L., D. M. CARMO, D. COSTA, F. C. F. BRAGA, M. F. L. OLIVEIRA, and M. G. OLIVEIRA. "Uso da Borra de Café como Carga de Reforço em Matriz de Polímero Biodegradável." In XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/cobeq2018-co.093.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Ronaldo Ferreira Da, Grazielma Ferreira De Melo, Karen Ellen Henrique Nascimento, Evandro De Souza Queiroz, Igor Augusto Cavalcanti Vidal, and MARIA EDUARDA DE LIMA SILVA. "ESTUDO E VIABILIDADE DA SUBSTITUIÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS DE POLIETILENO POR SACOLAS PLÁSTICAS DE POLÍMERO OXI-BIODEGRADÁVEIS." In Anais do I Web Encontro Nacional de Engenharia Química. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/138535.1-16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

PERES, A. F., and K. W. MIRANDA. "SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS DE POLI (L-ÁCIDO LÁTICO) E GLICERINA PROVENIENTE DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL." In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-0884-22820-169757.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography