To see the other types of publications on this topic, follow the link: Polímeroa biodegradáveis.

Journal articles on the topic 'Polímeroa biodegradáveis'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Polímeroa biodegradáveis.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bacca, Luiz Antonio Marafon, and Joel Gustavo Teleken. "AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOGÁS ATRAVÉS DE BIODIGESTÃO ANAERÓBIA EM DIFERENTES RAZÕES INÓCULO/SUBSTRATO DE BIOPLÁSTICO COMERCIAL POLI (Β-HIDROXIBUTIRATO) (PHB)......................." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (February 21, 2020): 288. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020288-310.

Full text
Abstract:
A crescente preocupação com o meio ambiente nas últimas décadas vem mobilizando vários pesquisadores pelo mundo a buscar soluções para os problemas causados pela ação humana. A utilização de polímeros biodegradáveis proveniente de fontes renováveis vem ganhando destaque pela possibilidade de substituir quase que a totalidade dos polímeros de fontes fosseis. O presente trabalho visa avaliar o processo de degradação e potencial produção de biogás do polímero PHB através do processo de biodigestão anaeróbia com operação em modo batelada. Durante o processo os parâmetros avaliados foram: pH, AV, AT, ST, SV e a composição do biogás produzido. Os resultados obtidos demonstraram que o PHB pode ser utilizado para a produção de embalagens devido a ser altamente biodegradável e produzir uma grande quantidade de biogás.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Fernando Afonso da, and Denilson Rabelo. "O Uso Sustentável de Polímeros." Revista Processos Químicos 11, no. 21 (January 2, 2017): 9–16. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v11i21.387.

Full text
Abstract:
Na busca por novos materiais, percebeu-se que existe uma imensa variedade em matérias-primas na natureza e que vários produtos também podem ser sintetizados pelo homem a partir de insumos naturais. Nesse contexto, pesquisas apostam na substituição dos plásticos convencionais por plásticos biodegradáveis que atendam às exigências das indústrias. A ampla utilização de polímeros convencionais em uma grande diversidade de produtos, lembrando que a sua decomposição alongase de 100 a 500 anos, aumenta o nível de resíduos que agridem o meio ambiente, enquanto o plástico biodegradável possui degradação mais rápida. Vem crescendo a preocupação com o descarte de materiais no meio ambiente, e os polímeros biodegradáveis vêm ganhando atenção por serem facilmente degradados na natureza e também por serem produzidos a partir de fontes renováveis. Aproveitando que o amido, a gelatina e outras fontes naturais podem sofrer modificações, bem como podem ser usadas como substitutas aos polímeros convencionais, a partir de recursos renováveis de baixo custo. Por essas características, blendas formadas por amido e gelatina se destacam como alternativa de material biodegradável, quando comparado a outros polímeros biodegradáveis sintéticos ou naturais, principalmente pelo baixo custo de produção. Para alcançar a sustentabilidade, é fundamental para o futuro da sociedade buscar alternativas de materiais que substituam os plásticos convencionais. Por isso, os polímeros biodegradáveis formados por amido e gelatina são uma opção de material viável e deve crescer no mercado de polímeros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Brito, Gustavo F., Pankaj Agrawal, Edcleide M. Araújo, and Tomás J. A. de Melo. "Tenacificação do poli(ácido lático) pela adição do terpolímero (etileno/acrilato de metila/metacrilato de glicidila)." Polímeros 22, no. 2 (May 8, 2012): 164–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012005000025.

Full text
Abstract:
O poli(ácido lático) é um polímero biodegradável proveniente de fontes renováveis com grande potencial para substituir polímeros não biodegradáveis provenientes do petróleo. Entretanto, seu uso em determinadas aplicações é restringido devido a sua elevada fragilidade e rigidez. Com o intuito de tornar o PLA mais tenaz, o terpolímero (etileno/acrilato de metila/metacrilato de glicidila) -EMA-GMA foi adicionado ao PLA em diferentes concentrações. A adição do EMA-GMA tornou o PLA mais estável durante o processamento. Por FTIR comprovou-se a existência de reação química entre os grupos terminais do PLA e grupos do EMA-GMA. A partir dos ensaios mecânicos observou-se uma resistência ao impacto três vezes superior à do PLA puro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Severino, Patrícia, Maria Helena A. Santana, Samantha C. Pinho, and Eliana B. Souto. "Polímeros sintéticos biodegradáveis: matérias-primas e métodos de produção de micropartículas para uso em drug delivery e liberação controlada." Polímeros 21, no. 4 (November 1, 2011): 286–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282011005000060.

Full text
Abstract:
Micropartículas produzidas a partir de polímeros sintéticos têm sido amplamente utilizadas na área farmacêutica para encapsulação de princípios ativos. Essas micropartículas apresentam as vantagens de proteção do princípio ativo, mucoadesão e gastrorresistência, melhor biodisponibilidade e maior adesão do paciente ao tratamento. Além disso, utiliza menores quantidade de princípio ativo para obtenção do efeito terapêutico proporcionando diminuição dos efeitos adversos locais, sistêmicos e menor toxidade. Os polímeros sintéticos empregados na produção das micropartículas são classificados biodegradáveis ou não biodegradáveis, sendo os biodegradáveis mais utilizados por não necessitam ser removidos cirurgicamente após o término de sua ação. A produção das micropartículas poliméricas sintéticas para encapsulação tanto de ativos hidrofílicos quanto hidrofóbicos pode ser emulsificação por extração e/ou evaporação do solvente; coacervação; métodos mecânicos e estão revisados neste artigo evidenciando as vantagens, desvantagens e viabilidade de cada metodologia. A escolha da metodologia e do polímero sintético a serem empregados na produção desse sistema dependem da aplicação terapêutica requerida, bem como a simplicidade, reprodutibilidade e factibilidade do aumento de escala da produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Coutinho, B. C., G. B. Miranda, G. R. Sampaio, L. B. S. de Souza, W. J. Santana, and H. D. M. Coutinho. "A IMPORTÂNCIA E AS VANTAGENS DO POLIHIDROXIBUTIRATO (PLÁSTICO BIODEGRADÁVEL)." HOLOS 3 (December 24, 2007): 76. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2004.49.

Full text
Abstract:
Do início do século passado aos dias atuais o uso dos polímeros tem se tornado cada vez mais freqüente na sociedade. Existe uma incrível quantidade de artigos que utilizam polímeros como matéria-prima para suas diferentes elaborações. A busca inicial por polímeros sintéticos esteve baseada em sua relativa inércia e resistência a biodegradação. Devido a essas características, a enorme quantidade de lixo produzido nas cidades tornouse um sério problema, estimulando a substituição desse material de difícil degradação por um polímero natural biodegradável, o Polihidroxibutirato (PHB), alvo das pesquisas atuais. A importância do PHB está no fato de poder ser usado na fabricação de diversos produtos. O tempo médio de degradação desses bioplásticos é de 6 a 12 meses contra 40 a 50 anos ou até 200 anos no caso dos polímeros sintéticos. Apesar da vantagem no critério ambiental, os plásticos biológicos são mais caros e, por serem menos flexíveis, têm aplicações mais limitadas que os sintéticos. Palavras-chave: Polihidroxibutirato; PHB; Biodegradação; Indústria
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fleming, R. R., L. C. Pardini, N. P. Alves, C. A. R. Brito Junior, R. C. M. Sales, and V. G. Marques. "Avaliação de blendas de PAN/polímeros biodegradáveis por calorimetria." Matéria (Rio de Janeiro) 17, no. 1 (2012): 909–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762012000100004.

Full text
Abstract:
Blendas de copolímero de poliacrilonitrila (PAN) com polímeros biodegradáveis foram obtidas pelo método convencional da indústria plástica de processamento via extrusão. O processo de produção destes materiais em extrusora convencional era um método que até pouco tempo atrás era inviável de se produzir, devido ao fato do polímero de PAN iniciar um processo de degradação antes de fundir. Porém, foi desenvolvido um processo que consiste na utilização de até 28% em massa de glicerol como plastificante da PAN. O presente trabalho aborda um estudo do comportamento térmico, por meio da técnica de DSC, de um copolímero de PAN na proporção em massa de 94% acrilonitrila (AN) e 6% acetato de vinila (VA) e também deste mesmo copolímero misturado com até 7% em massa dos polímeros biodegradáveis PCL e PHB-HV. Além disso, foi realizado um estudo cinético, por meio do modelo de Kissinger, do evento térmico relacionado à degradação do copolímero de PAN e de suas blendas. O copolímero de PAN-co-VA(6%) apresentou uma energia de ativação de 78 kJ/mol e as blendas com PCL e PHB-HV apresentaram energia de ativação de 79 kJ/mol e 92 kJ/mol, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rosa, Derval S., Queenie Siu Hang Chui, Rubens Pantano Filho, and José Augusto M. Agnelli. "Avaliação da Biodegradação de Poli-beta-(Hidroxibutirato), Poli-beta-(Hidroxibutirato-co-valerato) e Poli-épsilon-(caprolactona) em Solo Compostado." Polímeros 12, no. 4 (October 2002): 311–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282002000400015.

Full text
Abstract:
Na sociedade contemporânea, uma solução ou um equacionamento minimamente satisfatório para os graves problemas ambientais decorrentes da larga utilização de polímeros tem se constituído num dos grandes desafios colocados para a comunidade científica. Na busca por soluções desejáveis, e como alternativa aos polímeros convencionais, os polímeros biodegradáveis têm sido alçados a uma posição de destaque. Dessa maneira, as pesquisas em torno desses compostos também vão adquirindo fundamental importância. Nesse trabalho, apresentamos os resultados da avaliação da biodegradação do poli-beta-(hidroxibutirato) (PHB), o poli-beta-(hidroxibutirato-co-valerato) (PHB-V) e o poli-(épsilon-caprolactona) (PCL) em solo compostado, utilizando a técnica de biodegradação aeróbia conhecida como Teste de Sturm. As análises térmicas destes polímeros foram realizadas usando calorimetria exploratória diferencial (DSC) e a temperatura de fusão e a cristalinidade, para cada polímero, foram determinadas. Os resultados mostraram que o PHB degradou mais rápido que os dois outros polímeros, provavelmente por causa da sua estrutura química que pode ser atacada mais facilmente pelos microorganismos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Araújo, Bruna Aline, Lucas Silva de Freitas, Kênia Kelly Freitas Sarmento, Vanessa Rosales Bezerra, Carlos Antônio Pereira de Lima, and Keila Machado de Medeiros. "A aplicação de polímeros biodegradáveis como uma alternativa sustentável." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 31, 2021): e49010918248. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18248.

Full text
Abstract:
A geração de resíduos poliméricos apresentam três aspectos: o volume crescente, a complexidade e a poluição ambiental. A reciclagem vem com o intuito de diminuir a quantidade destes resíduos gerados, consistindo em um processo de transformação de materiais, previamente separados, de forma a possibilitar a sua recuperação. Na atual conjuntura, a degradação biológica por meio dos polímeros biodegradáveis é considerada a nova tendência sustentável. Os polímeros biodegradáveis se comparados com os polímeros sintéticos se degradam com menos tempo pela ação de microrganismos, possuindo propriedades semelhantes entre si. Este trabalho tem como objetivo descrever sobre a degradação biológica de materiais poliméricos, levando em consideração os polímeros biodegradáveis naturais e sintéticos. De maneira geral, os polímeros biodegradáveis naturais possuem uma alta taxa de renovabilidade e podem ser utilizados tanto na área médica, como na área ambiental, pois após o descarte são biodegradados por microrganismos presentes no meio ambiente, em um curto espaço de tempo se comparados com os materiais poliméricos tradicionais. Os polímeros biodegradáveis sintéticos têm sido mais largamente empregados em aplicações biomédicos por apresentarem excelente resistência mecânica, bioabsorvível, biocompatibilidade, biodegradabilidade, não toxicidade, flexibilidade e, além disso, são aplicados em embalagens especiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Falcone, Daniele M. B., José Augusto M. Agnelli, and Leandro I. L. de Faria. "Panorama setorial e perspectivas na área de polímeros biodegradáveis." Polímeros 17, no. 1 (March 2007): 5–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282007000100005.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, envolvendo polímeros biodegradáveis, buscou-se obter indicadores por meio da análise de patentes para avaliar as perspectivas e oportunidades de atuação da área de polímeros. Utilizou-se para tal a base de dados Espacenet e o software Vantage Point. São matéria desse estudo os polímeros: poli(hidroxibutirato) - PHB, poli(hidroxibutirato-co-hidroxivalerato) - PHBV, poli(ácido lático) - PLA, poli(épsilon-caprolactona) - PCL e os polihidroxialcanoatos (PHAs), tratados mais detalhadamente por serem a classe geral dos poliésteres microbiais. Verificou-se que a área de polímeros biodegradáveis, apesar de recente e em desenvolvimento, apresenta grande potencial mediante o panorama atual de consumo dos materiais poliméricos. Observou-se, de uma forma geral, uma grande diversidade de temas e oportunidades de estudo em compostos, blendas, biodegradação e aplicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Kloss, Juliana, Caroline Bugay, Leni Akcelrud, Sônia F. Zawadzki, and Shu-Hui Wang. "Correlação entre propriedades mecânicas e parâmetros estruturais de poliuretanos à base de poli(épsilon-caprolactona)." Polímeros 15, no. 1 (March 2005): 1–5. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282005000100004.

Full text
Abstract:
No presente trabalho foram preparados poliuretanos (PUs) segmentados. Primeiramente foi obtido um pré-polímero (PP) a partir da reação de 2,4 e 2,6 - diisocianato de tolileno (TDI) e poli(épsilon-caprolactona) diol (PCL). A PCL é um poliéster biodegradável que constituiu o segmento flexível do PU. O segmento rígido foi constituído por unidades uretânicas provenientes da ligação entre as extremidades isocianato do PP e as hidroxilas do extensor de cadeia: 1,4 - butanodiol (BDO), ou sacarose (SAC), ou glicose (GLY). Foram avaliadas as propriedades mecânicas e dinâmico-mecânicas dos poliuretanos obtidos e estas foram correlacionadas com os parâmetros estruturais. Os resultados foram justificados com base na intensidade das interações de hidrogênio, na mistura de fases, no volume dos extensores cíclicos e na presença de ligações cruzadas. Estes PUs estão sendo estudados com vistas à preparação de materiais biodegradáveis com propriedades mecânicas úteis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Tigre da Costa, Fernanda Andrade, and Marcelo Augusto Gonçalves Bardi. "AVALIAÇÃO DA BIODEGRADAÇÃO DA BLENDA POLI(BUTILENO ADIPATO CO-TEREFTALATO)/AMIDO TERMOPLÁSTICO EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE SOLO SIMULADO." Ensaios USF 2, no. 1 (December 10, 2018): 53–65. http://dx.doi.org/10.24933/eusf.v2i1.110.

Full text
Abstract:
A acumulação de materiais plásticos descartados no meio ambiente vem sendo motivo de preocupação pela sociedade científica. Uma alternativa para esse problema é a utilização de plásticos biodegradáveis. Dentre esses plásticos, a adição do amido termoplástico (TPS) ao poli(butileno adipato co-tereftalato) (PBAT) resulta em um polímero altamente biodegradável que, por esse fator, é utilizado para obter embalagens que exigem um curto tempo de vida útil. Contudo, o estudo tem o propósito de avaliar a biodegradação da blenda de PBAT/TPS em solo simulado. A pesquisa consiste na biodegradação do polímero em duas diferentes situações, uma em ambiente esterilizado totalmente controlado e outro em condições normais do ambiente. A análise foi realizada durante 30 dias, onde a cada cinco dias, foram retiradas as amostras de dois potes, um de cada tipo de ambiente, assim comparando-os após cada retirada por meio da variação de massa. A variação da perda de massa, nas duas situações, foi de aproximadamente 20% em um mês. Portanto, para analisar a variância das duas situações, foi realizado um teste estatístico (ANOVA) que comprovou que as perdas de massa, nas duas diferentes condições do solo, são estatisticamente iguais. Contudo, foi possível confirmar que a ação dos microrganismos, para esse estudo, não teve influência na velocidade da degradação do polímero, pelo menos durante sua fase inicial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Sombrio, Bruna Regina, Andréa Lima dos Santos Schneider, Ana Paula Testa Pezzin, Giannini Apati, and Tamiris Schroeder. "Produção de poli(3-hidroxibutirato) por Cupriavidus necator em batelada alimentada usando glicerol." Polímeros 27, spe (January 16, 2017): 110–15. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.2237.

Full text
Abstract:
Resumo Poli(3-hidroxibutirato) [P(3HB)] é um poliéster natural, biodegradável e é considerado um substituto atrativo para polímeros petroquímicos, pois tem a vantagem de ser degradado em solo dentro de alguns meses por micro-organismos. Este trabalho explora três estratégias para sintetizar P(3HB) a partir de Cupriavidus necator tendo glicerol como cosubstrato: cultivo sem glicerol, com adição de 20 g L–1 de glicerol na fase de produção do polímero e 20 g L–1 de glicerol no início do cultivo, a fim de avaliar o seu efeito sobre o crescimento celular e a síntese do polímero. Os resultados mostraram que a adição de glicerol no início do cultivo conduziu a maiores valores de percentagem de acúmulo de P(3HB) (64,12%). No entanto, nos experimentos sem glicerol podem ser observados maiores valores para fator de conversão em substrato (0,17 g g–1). Esses parâmetros apresentaram diferenças estatisticamente significativas em função da estratégia de cultivo utilizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Azevedo, Alexandre Reis, Victor Miranda Almeida, and Suzana Arleno Souza Santos. "Síntese de bioplásticos feitos com polímeros naturais: uma alternativa para a gestão ambiental." Conhecimento & Diversidade 9, no. 19 (January 5, 2018): 59. http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v9i19.3278.

Full text
Abstract:
O uso de plásticos tem gerado problemas com relação ao depósito de lixo. O descarte desses materiais representa um grande volume do total do lixo depositado nos aterros do mundo. Para solucionar esse problema, métodos têm sido empregados, tais como a reciclagem, a biodegradação e o uso de polímeros biodegradáveis. Apesar de serem métodos importantes na solução desses problemas, a reciclagem não consegue abarcar a quantidade de plásticos descartados e a biodegradação necessita de uma intensa pesquisa para achar condições favoráveis para a ação dos microorganismos. Um método que vem ganhando espaço nas pesquisas mundiais e tem minimizado os efeitos negativos dos plásticos produzidos são os plásticos biodegradáveis. Neste artigo, apresentamos uma possível solução para o problema ambiental e o desenvolvimento de alternativas para a disciplina de gestão ambiental do curso de engenharia.Palavras-chave: Polímeros naturais. Bioplásticos. Biodegradáveis. Dispersantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Rosa, Derval S., Bruno L. M. Franco, and Maria Regina Calil. "Biodegradabilidade e propriedades mecânicas de novas misturas poliméricas." Polímeros 11, no. 2 (June 2001): 82–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282001000200010.

Full text
Abstract:
O plástico tem sido cada vez mais usado em nosso cotidiano em diversos tipos de produtos: garrafas, embalagens, automóveis, etc. Diversas alternativas têm sido buscadas para minimizar o impacto ambiental causado pelos polímeros convencionais. Uma importante alternativa é o uso de polímeros biodegradáveis, que podem ser degradados pela ação de microorganismos, tais como bactérias, fungos ou algas. As aplicações tecnológicas de polímeros biodegradáveis normalmente requerem melhorias nas suas propriedades mecânicas. Neste contexto, novas misturas poliméricas vêm sendo obtidas para aplicações inovadoras e mais baratas. Neste trabalho, será apresentada a metodologia de preparação de novas misturas poliméricas, contendo diferentes teores de amido, com Policaprolactona (PCL), Polihidróxibutirato (PHB) e um copolímero Poli(hidróxibutirato-co-valerato) (PHBV). A resistência à tração das blendas com 50% em massa de amido é 35% e 60% menor do que a dos polímeros PCL e PHBV puros, respectivamente. Quando expostas a microorganismos em lodo ativado, as misturas de PCL ou PHBV com maiores dosagens de amido apresentam maiores taxas de degradação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Casarin, Suzan A., José A. M. Agnelli, Sônia M. Malmonge, and Francisco Rosário. "Blendas PHB/copoliésteres biodegradáveis : biodegradação em solo." Polímeros 23, no. 1 (January 18, 2013): 115–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282013005000003.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados do comportamento de blendas do polímero biodegradável PHB poli(hidroxibutirato) com os copoliésteres também biodegradáveis EastarBio® e Ecoflex®, na composição de 75% de PHB e 25% dos copoliésteres, em contato com solo composto simulado. Foi também avaliada a influência da adição de pó de serra ou farinha de madeira, na proporção de 70% da blenda e 30% de pó de serra (p.d.s.). A biodegradação foi avaliada para amostras após 30, 60 e 90 dias em contato com solo, através de análises gravimétricas, morfológicas e mecânicas. A preparação inicial dos grânulos dos compostos poliméricos foi feita por extrusão, utilizando uma extrusora dupla-rosca e a moldagem dos corpos de prova foi realizada através da moldagem por injeção. Os materiais estudados biodegradam nas condições testadas. A blenda PHB/EastarBio® (75/25) + 30% p.d.s. apresentou maior redução de massa, 29% após 90 dias. Notou-se que a biodegradação se inicia pela superfície do material e que 90 dias são insuficientes para observar alterações internas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Villanova, Janaina C. O., Rodrigo L. Oréfice, and Armando S. Cunha. "Aplicações farmacêuticas de polímeros." Polímeros 20, no. 1 (March 5, 2010): 51–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282010005000009.

Full text
Abstract:
Os polímeros representam uma das classes de materiais mais versáteis disponíveis para aplicações em diversas áreas, inclusive a farmacêutica. Polímeros naturais, naturais modificados e sintéticos são empregados como excipientes farmacêuticos para a formulação de cosméticos e medicamentos de liberação convencional e de liberação modificada. Nos dias atuais, polímeros são desenvolvidos para atuarem como moduladores e direcionadores da liberação de fármacos em sítios específicos no organismo. Polímeros biodegradáveis, bioadesivos, biomiméticos e hidrogéis responsivos têm sido amplamente incluídos em formulações farmacêuticas. Os avanços na idealização de novos Sistemas de Liberação de Fármacos somente são e serão permitidos a partir do desenvolvimento de polímeros projetados especificamente para a área farmacêutica. Neste sentido, o presente artigo visa a revisar e apresentar informações sobre o uso de polímeros em aplicações farmacêuticas que poderão ser úteis no planejamento de novos sistemas com desempenhos superiores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Trindade, Jairo dos Santos, Hitalo de Jesus Bezerra da Silva, Domingos Rodrigues da Silva Filho, Marcel Leiner de Sá, Humberto Denys de Almeida Silva, Raiany Sena de Oliveira, and José Milton Elias de Matos. "Estudo sobre a utilização de polianidrido como abordagem terapêutica para o tratamento de lesões no tecido ósseo." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 16, 2021): e42610414204. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14204.

Full text
Abstract:
O polianidrido (PA) é um polímero sintético, biodegradável, que possui um mecanismo de erosão que se torna bem útil na aplicação de regeneração do tecido ósseo. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a evolução das publicações cientificas relacionadas aos polianidridos biodegradáveis com a sua aplicação em regeneração do tecido ósseo. Foram realizadas buscas nas bases de periódicos Web of Science e Scopus a partir da combinação de palavras-chave, e os resultados reportados nas bases foram tabulados. Verificou-se que o número de publicações se deu no horizonte temporal de 1993 a 2019, com maior número de publicações pertencente aos Estados Unidos. Constatou-se também que farmacologia, toxicologia e farmacêutica (18%), imunologia e microbiologia (13%) e engenharia química (13%) foram as áreas de maior destaque, sendo que 46% das publicações são referentes a artigos originais e 39% a artigos de revisão. O alto impacto das publicações nessa área foi evidenciado pelo número crescente de citações, reforçando a produtividade e notoriedade da temática diante dos pesquisadores. Pode-se concluir, portanto, que essa é uma área de pesquisa que vem obtendo notório crescimento, evidenciando seu caráter promissor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Prietsch, Rafael Da Fonseca, Rubens Alves Pereira, Marcio Nunes Corrêa, and Francisco Augusto Burkert Del Pino. "FORMAS FARMACÊUTICAS DE LIBERAÇÃO MODIFICADA UTILIZADAS EM RUMINANTES: UMA REVISÃO." Science And Animal Health 2, no. 1 (March 31, 2014): 03. http://dx.doi.org/10.15210/sah.v2i1.3025.

Full text
Abstract:
Na produção animal, a necessidade de inovação tecnológica para a promoção da saúde e do bem estar é impulsionada por vários fatores, dentre eles o de assegurar a sanidade animal e fornecer segurança aos consumidores. Estratégias inovadoras envolvendo sistemas de liberação modificada de fármacos têm surgido como alternativas promissoras para a terapêutica veterinária. No desenvolvimento destes sistemas de administração de fármacos, vários polímeros biodegradáveis têm sido utilizados por serem compostos facilmente assimiláveis pelo organismo do animal, além de melhorar os efeitos terapêuticos pela compatibilidade com as mais diversas classes farmacêuticas. O sucesso destes sistemas está relacionado com a tecnologia de produção e com as características físico-químicas do polímero, garantindo vantagens como a redução do estresse animal e a diminuição dos riscos com a manipulação e a administração de fármacos. Entretanto, apesar destas vantagens, o preço elevado, a preocupação com resíduos, as questões regulatórias e os desafios na estabilidade da formulação, têm limitado o seu uso. Esta revisão tem por objetivo abordar formas farmacêuticas de liberação modificada de fármacos, utilizadas em ruminantes, buscando compreender as justificativas de seu desenvolvimento, os mecanismos tecnológicos envolvidos e as suas principais vantagens e desvantagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Barbanti, Samuel H., Cecília A. C. Zavaglia, and Eliana A. R. Duek. "Polímeros bioreabsorvíveis na engenharia de tecidos." Polímeros 15, no. 1 (March 2005): 13–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282005000100006.

Full text
Abstract:
A Engenharia de Tecidos consiste em um conjunto de conhecimentos e técnicas para a reconstrução de novos órgãos e tecidos. Baseada em conhecimentos das áreas de ciência e engenharia de materiais, biológica e médica, a técnica envolve a expansão in vitro de células viáveis do paciente doador sobre suportes de polímeros bioreabsorvíveis. O suporte degrada enquanto um novo órgão ou tecido é formado. Os poli(alfa-hidróxi ácidos) representam a principal classe de polímeros sintéticos bioreabsorvíveis e biodegradáveis utilizados na engenharia de tecidos. No desenvolvimento e na seleção desses materiais, o tempo de degradação é fundamental para o sucesso do implante. Os estudos e os desafios atuais são normalmente direcionados ao entendimento das relações entre composição química, cristalinidade, morfologia do suporte, e o processamento desses materiais. Este artigo faz uma revisão dos trabalhos recentes sobre a utilização dos polímeros sintéticos bioreabsorvíveis como suportes na engenharia de tecidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

A. Brito, Cássia, and Alexandre C. Silvino. "A Brief Review of the Use of Limonene Derivative as a Promising Monomer in the Synthesis of Biodegradable Polymers." Revista Virtual de Química 13, no. 4 (2021): 1017–41. http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Franchetti, Sandra Mara Martins, and José Carlos Marconato. "Polímeros biodegradáveis - uma solução parcial para diminuir a quantidade dos resíduos plásticos." Química Nova 29, no. 4 (July 2006): 811–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422006000400031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Azevedo, Luciana Cavalcanti, Alessandra Sousa Cordeiro De Sá, and Denisea Alves Fungaro. "PROPRIEDADES DO AMIDO E SUAS APLICAÇÕES EM BIOPOLÍMEROS." Cadernos de Prospecção 11 (June 30, 2018): 351. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i2.23173.

Full text
Abstract:
<p>O uso de amido pelos seres humanos remonta ao Egito antigo, onde papiros datados de 4000 a.c. eram elaborados com amido de trigo. Este carboidrato polimérico é constituído por unidades de glicose que se ligam formando estruturas de amilose e amilopectina, cuja proporção de cada uma dessas frações irá conferir características específicas, atribuindo diferentes aplicações comerciais a esta substancia. Muitos estudos estão sendo conduzidos para encontrar aplicações nobres para o amido, como por exemplo, o melhoramento das propriedades de materiais pela incorporação deste carboidrato como substrato polimérico, especialmente com o intuito de serem empregados em substituição ao plástico. Em relação a isso, pesquisas têm sido realizadas envolvendo a combinação com outros hidrocolóides, adição de novos plastificantes, nanocompósitos e polímeros inorgânicos na obtenção da solução filmogênica com o amido, assim como estão sendo desenvolvidas novas tecnologias de extrusão e secagem dos filmes, incluindo aplicação de radiação gama. O objetivo desta revisão foi apresentar as principais características e o avanço no uso de amido como polímero em filmes biodegradáveis e o interesse da comunidade científica e industrial por essa tecnologia. A prospecção revelou que, além de estar em ascensão desde 1990, a tecnologia de obtenção de biopolimeros está sendo intensivamente aprimorada por países como a China e EUA.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Goes, Alfredo M., Sandhra Carvalho, Rodrigo L. Oréfice, Luc Avérous, Tassiana A. Custódio, Jeferson G. Pimenta, Matheus de B. Souza, Marcia C. Branciforti, and Rosario E. S. Bretas. "Viabilidade celular de nanofibras de polímeros biodegradáveis e seus nanocompósitos com argila montmorilonita." Polímeros 22, no. 1 (February 14, 2012): 34–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012005000012.

Full text
Abstract:
Mantas não tecidas de nanofibras de três polímeros biodegradáveis poli(ácido láctico), PDLLA, poli(Ε-caprolactona), PCL, e poli(butileno adipato-co-tereftalato), PBAT e seus nanocompósitos com uma nanoargila montmorilonita (MMT) foram produzidas por eletrofiação. A morfologia, o comportamento térmico e a estrutura interna das nanofibras foram analisados por microscopia eletrônica de varredura e transmissão, calorimetria diferencial de varredura e difração de raios X, respectivamente. Observou-se que as nanofibras dos nanocompósitos possuíam diâmetros menores do que os correspondentes polímeros puros e que as nanofibras de PBAT puro e de PBAT/MMT apresentavam a menor cristalinidade de todas as mantas. A viabilidade celular de todas as nanofibras foi analisada pela técnica de redução do sal de tetrazolium pelo complexo enzimático piruvato desidrogenase presente na matriz de mitocôndrias (teste MTT). Os resultados mostraram que nenhuma manta nanofibrílica apresentou toxicidade às células e que as nanofibras de PBAT puro e seu nanocompósito propiciaram ainda um ambiente mais favorável ao desenvolvimento celular de fibroblastos de cardiomiócitos do que as condições oferecidas pelo controles, provavelmente por apresentarem menores diâmetros e baixa cristalinidade em relação às demais nanofibras. Estes resultados mostram o potencial de uso destas mantas nanofibrílicas como suportes de crescimento celular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silva, Luiziana Ferreira da, José Gregório Cabrera Gomez, Rafael Costa Santos Rocha, Marilda Keico Taciro, and José Geraldo da Cruz Pradella. "Produção biotecnológica de poli-hidroxialcanoatos para a geração de polímeros biodegradáveis no Brasil." Química Nova 30, no. 7 (2007): 1732–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422007000700040.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Barros Nunes, Roberta Samara, Alexandre Albuquerque do Nascimento, and Juan Carlos Valdés Serra. "OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS BIODEGRADÁVEIS PRODUZIDOS COM RESÍDUOS AGROENERGÉTICOS (BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR, AMIDO DE MILHO E GLICEROL)." Revista Acta Ambiental Catarinense 18, no. 1 (March 4, 2021): 156–68. http://dx.doi.org/10.24021/raac.v18i1.5466.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento de novas metodologias para a produção de biopolímeros biodegradáveis por meio de recursos renováveis tem se apresentado como alternativa para a redução de impacto ambiental provocado pelos polímeros derivados de petróleo. O amido, fibra lignocelulósica e plastificante estão conquistando, cada vez mais espaço nesse segmento. O amido, além de ser barato é abundante na natureza, já se destaca na produção de biopolímeros, necessitando de tratamento especial, como a adição de fibra, plastificante, para produzir um produto mais resistente. O objetivo deste trabalho foi produzir e caracterizar um material compósito biodegradável fabricado a partir de resíduos agroenergéticos (bagaço da cana-de-açúcar, amido de milho e glicerol). O procedimento baseou-se na técnica de casting, utilizada em materiais poliméricos que permitem ser derramados por baixa viscosidade, obtendo uma forma desejada através da confecção de um molde. Foi produzida a matriz de amido com bons resultados nos ensaios mecânicos e posteriormente, produzidos os compósitos poliméricos com a aderência da fibra de bagaço de cana-de-açúcar. Os compósitos poliméricos apresentaram altos valores de resistência à tração, e módulo Young, e valores baixos de alongamento na ruptura. Os ensaios de infravermelho mostram bandas semelhantes entre os compósitos, apresentaram também, baixa densidade e solubilidade em água, e alta degradabilidade em solos com alto teor de umidade. Os ensaios de microscopia eletrônica por varredura mostraram grânulos de amido intactos, acarretando a uma redução da força de resistência e alongamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Marcos, Haroldo. "Poliamidas, poliésteres e termoplásticos elastoméricos: uma perspectiva sustentável na indústria moderna." Polímeros 22, no. 2 (2012): 107–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012000200003.

Full text
Abstract:
Polímeros extraídos de fontes fósseis, não biodegradáveis, são assunto cada vez mais em pauta. Seja por conta de descartes incorretos, do longo tempo que levam para se decompor no meio ambiente ou até mesmo pelo impacto socioambiental que esse tipo de material pode causar às gerações futuras. Isso nos faz indagar: como as tecnologias utilizadas por empresas do setor de polímeros têm feito surgir novos materiais? É possível oferecer soluções de menor impacto ambiental, mais resistência, mais segurança e custo menor? Ao longo deste artigo, exibiremos novos produtos e modelos de fabricação que podem tornar mais saudável e sustentável todo o caminho, que leva das grandes empresas até o consumidor final, os elementos presentes no dia-a-dia de pessoas no mundo todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Dall’Agnol, Evana Cássia, Jaqueline Suave, Marcia Margarete Meier, Valdir Soldi, Denise Abatti Kasper Silva, and Ana Paula Testa Pezzin. "Microencapsulação do pesticida cipermetrina em blendas de P(3HB/PCL): caracterização e ensaio de liberação in vitro." Polímeros 26, no. 3 (August 8, 2016): 269–76. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.0343.

Full text
Abstract:
Resumo A aplicação de polímeros biodegradáveis para encapsular pesticidas é uma estratégia que permite, a partir de diferentes proporções entre os polímeros, modificar o perfil de liberação do agente. Este trabalho avaliou a liberação controlada do pesticida cipermetrina encapsulado em microesferas de blendas de P(3HB)/PCL (100/0, 0/100, 97/03, 95/05, 90/10, 80/20 e 70/30) obtidas pelo método de emulsificação-evaporação do solvente. As imagens de microscopia eletrônica de varredura revelam a forte influência da PCL na porosidade das microesferas. As análises de infravermelho mostraram a presença do pesticida em todas as composições de polímeros avaliadas. O ensaio de liberação de cipermetrina sugere que, no intervalo de 4 horas, o teor de cipermetrina liberada é dependente da composição das blendas utilizadas. As microesferas de PHB e blendas com menores teores de PCL, 97/03 e 95/05 liberaram 75% a 85% enquanto a composição 70/30 liberou 100% de cipermetrina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pellicano, Marilia, Wagner Pachekoski, and José A. M. Agnelli. "Influência da adição de amido de mandioca na biodegradação da blenda polimérica PHBV/Ecoflex®." Polímeros 19, no. 3 (2009): 212–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282009000300009.

Full text
Abstract:
Os polímeros derivados do petróleo são amplamente utilizados devido à sua versatilidade, propriedades mecânicas e custo relativamente baixo, mas causam impacto ambiental como conseqüência da grande quantidade de resíduos lançados ao meio ambiente. Os problemas gerados pelo descarte de plásticos de origem petroquímica impulsionam o desenvolvimento, produção e aplicação de polímeros biodegradáveis. Entretanto, estes polímeros apresentam custo elevado e propriedades nem sempre satisfatórias. Portanto, neste trabalho fez-se um estudo do composto polimérico formado por poli(hidroxibutirato-co-valerato) - PHBV (Biocycle®), poli(butilenoadipato-tereftalato) - Ecoflex® e amido de mandioca. Este composto polimérico foi avaliado quanto ao índice de fluidez (MFI), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), ensaios mecânicos de tração e de impacto, e ensaio de biodegradação. Os resultados obtidos nas diversas técnicas indicaram: que o amido de mandioca atua como uma carga inerte; que existe uma baixa adesão matriz/carga no composto polimérico e que a adição de amido aumenta a taxa de biodegradação do composto, em relação aos polímeros puros. No estudo realizado foi possível obter um material para aplicação no curto prazo, com um custo viável, propriedades físico-mecânicas adequadas e excelente taxa de biodegradação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Carmo, Kerciely Martins do, Mercês Coelho Da Silva, and Carolina Lipparelli Morelli. "Reaproveitamento de resíduo de espuma rígida de poliuretano em uma matriz termoplástica de poliuretano." Research, Society and Development 9, no. 3 (February 27, 2020): e127932695. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2695.

Full text
Abstract:
Os poliuretanos são polímeros preparados a partir da reação entre isocianatos polifuncionais e polióis, contendo ligações uretano intramoleculares. O poliuretano termorrígido (PUR) é um polímero não biodegradável e não reprocessável por fusão, de modo que o seu resíduo se torna um problema ambiental. O objetivo desse trabalho foi produzir e caracterizar compósitos de poliuretano termoplástico (TPU) incorporados com partículas de resíduo de poliuretano termorrígido através do processo de extrusão, como uma alternativa para o reaproveitamento do resíduo de PUR e melhoria das propriedades do TPU. Os compósitos extrudados com teores de PUR de 10%, 20% e 30% em massa tiveram suas propriedades morfológicas, térmicas e mecânicas analisadas. O compósito com teor de 20% de carga (TPU/PUR20%) apresentou os melhores resultados, com um aumento de 117% no módulo elástico e de 79% na tensão de escoamento quando comparado à matriz pura (TPU/PUR0%). O não incremento adicional das propriedades mecânicas no compósito com 30% de PUR (TPU/PUR30%) foi relacionado à maior heterogeneidade do compósito, dada à dificuldade de dispersão e distribuição do alto teor das partículas de PUR na matriz. O estudo realizado apresentou uma alternativa viável para o aproveitamento e agregação de valor do resíduo de poliuretano termorrígido, contribuindo para minimização de impactos ambientais e para melhoria das propriedades do poliuretano termoplástico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lima, Jéssica Camilla da Costa, Juliana de Castro Nunes Pereira, Michelle Félix de Andrade, Gelsoneide da Silva Góis, Ivana Taciana de Almeida Simões, Maria Alcilene Alexandre Dantas da Silva, Yêda Medeiros Bastos de Almeida, and Glória Maria Vinhas. "Estudo e influência dos óleos essenciais de cravo, canela e laranja na preparação de filmes de poli (ácido lático): desenvolvimento de embalagens ativas." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 18, 2021): e41810414340. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14340.

Full text
Abstract:
O poli (ácido lático) – PLA é um polímero biocompatível e biodegradável com algumas propriedades semelhantes aos polímeros convencionais, destacando-se em diversas aplicações, dentre elas, a indústria de embalagens. A substituição dos aditivos convencionais por componentes naturais como os óleos essenciais, vem tornando-se uma alternativa promissora para a produção das chamadas embalagens ativas, que promovem a segurança alimentar a partir da ação antimicrobiana. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi produzir filmes de PLA por casting aditivados com óleos essenciais (OE) de cravo, laranja e canela, para sua possível aplicação como embalagem ativa. Os óleos foram caracterizados por Cromatografia Gasosa acoplada com Espectrômetro de Massa (GC-MS), Espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e por disco-difusão em ágar. Os filmes foram caracterizados por Microscopia óptica (MO), Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), FTIR, Análise Termogravimétrica (TG) e Análise antimicrobiana do filme. Com os resultados obtidos foi possível observar que o filme de PLA com os óleos essenciais apresentaram melhora no desempenho quanto a sua propriedade térmica e atividade antimicrobiana. Dentre os três filmes aditivados, o filme PLA/OE Cravo destacou-se por haver uma intensa ação bactericida sem degradação do filme, o que o torna um promissor aditivo adicionado ao PLA para aplicações em indústrias de embalagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Pachekoski, Wagner Mauricio, Carla Dalmolin, and José Augusto Marcondes Agnelli. "Blendas poliméricas biodegradáveis de PHB e PLA para fabricação de filmes." Polímeros 24, no. 4 (August 2014): 501–7. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.1489.

Full text
Abstract:
O poli(hidroxibutirato) - PHB - e o poli(ácido lático) - PLA - são dois poliésteres termoplásticos com grande potencial para uso em aplicações industriais, sendo viáveis nos principais métodos de processamento e totalmente biodegradáveis. Porém, devido às suas propriedades mecânicas limitadas, necessitam de modificações para melhorar seu desempenho e tornarem-se industrialmente competitivos. Foram estudadas propriedades e características destes dois polímeros e suas misturas poliméricas, avaliando a possibilidade do uso na preparação de filmes finos por extrusão para embalagens. Verificou-se a possibilidade de produção de filmes finos de misturas PHB/PLA, através das técnicas de extrusão de filmes, planos e tubulares soprados. Porém, para viabilizar a produção industrial destes filmes, modificações devem ser realizadas no processo de produção e/ou no preparo da mistura polimérica através da aditivação, com o objetivo de reduzir a alta adesividade dos filmes durante o seu processamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Souza, Cristiano Freitas de, Anwar Mohamed El Mouallem, Fábio Sândoli de Brito Júnior, Alexandre Antônio Cunha Abizaid, Breno Oliveira Almeida, Amanda Gonçalves Almeida, Teresa Cristina Dias Cunha Nascimento, Marco Antonio Perin, and Adriano Caixeta. "Segurança e eficácia dos stents farmacológicos eluidores de biolimus com polímero biodegradável: análise do registro EINSTEIN (Evaluation of Next-generation drug-eluting STEnt IN patients with coronary artery disease)." Einstein (São Paulo) 11, no. 3 (September 2013): 350–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082013000300015.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a incidência de eventos adversos cardíacos maiores (morte cardíaca, infarto agudo do miocárdio ou necessidade de nova revascularização do vaso-alvo) em 1 ano em pacientes do "mundo real". MÉTODOS: O registro EINSTEIN é um estudo observacional prospectivo, unicêntrico, que incluiu consecutivamente 103 pacientes (152 lesões) tratados com o stent BiomatrixTM, eluidor de biolimus A9 e polímero biodegradável. RESULTADOS: A média das idades foi de 65,0±12,4 anos; o gênero masculino representou 83,5% dos pacientes; e 37,9% deles eram diabéticos. Em 1 ano, eventos adversos cardíacos maiores ocorreram em 11,7% dos pacientes, incluindo 2,9% de morte cardíaca, 4,9% de infarto agudo do miocárdio sem supradesnivelamento do segmento ST e 3,9% de revascularização do vaso-alvo. Trombose de stent esteve presente em apenas 1% (1 paciente) após o seguimento clínico de 1 ano. CONCLUSÃO: O presente registro sugere que os novos stents farmacológicos eluidores de biolimus A9 com polímero biodegradável são seguros e eficazes em pacientes da prática clínica diária, com baixas taxas de eventos adversos cardíacos maiores no longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Garrido, Murillo Alves, Ricardo Henrique de Lima Leite, Edna Maria Mendes Aroucha, and Franciso Klebson Gomes Santos. "Filmes biodegradáveis de gelatina incorporados com argila bentonita ionicamente modificada." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 16, no. 2 (April 1, 2021): 182–88. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v16i2.7593.

Full text
Abstract:
Biofilmes são películas biodegradáveis e/ou comestíveis elaborados a partir de biopolímeros. A aplicação de biofilmes como embalagem está diretamente relacionada com suas características, e com as interações destes com o produto e o ambiente. As proteínas são materiais promissores, em virtude da ampla gama de propriedades funcionais. A gelatina é um biomaterial atrativo, devido sua grande produção e baixo custo. No entanto, a gelatina possui limitações em suas propriedades físico-químicas quando comparada aos polímeros sintéticos. O melhoramento destas propriedades foi proposto neste estudo a partir da incorporação de argila bentonita nos filmes de gelatina. No intuito de aumentar a interação entre a argila e a gelatina foi realizada modificação da argila na presença de tensoativo (dodecil sulfato de sódio), visando o afastamento basal entre as camadas de silicato. Os filmes de gelatina com argila bentonita modificada foram caracterizados como bionanocompósito através de análise de Microscopia Óptica, Ângulo de Contato, permeabilidade ao vapor de água, solubilidade, propriedades mecânicas e umidade. A incorporação da argila bentonita aos filmes de gelatina reduziu 40,8% da permeabilidade ao vapor d’água, e aumentou a tensão de ruptura em 55%. A argila melhorou significativamente as propriedades físico-químicas do filme biopolimérico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Albuquerque, Tiago da Nóbrega, Ingrid Ramalho Marques, José Nildo Vieira Deodato, Weverton Pereira De Medeiro, Morgana Aragão Araújo, Maria do Socorro Araújo Rodrigues, Maria Lucimar da Silva Medeiros, Osvaldo Soares da Silva, and Alfredina dos Santos Araújo. "Avaliação de maçãs revestidas com polímeros biodegradáveis adicionado extrato da casca do caule do cajueiro." Research, Society and Development 9, no. 10 (September 17, 2020): e379106237. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.6237.

Full text
Abstract:
A produção de frutas e hortaliças geram perdas durante o processo de produção e armazenamento, podendo atingir um prejuízo de 20% a 40% em sua produção, essa situação pode ser favorecida por inúmeros fatores, como por exemplo, ausência ou deficiência de métodos de conservação. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência dos extratos do caule do cajueiro em revestimentos comestíveis. Foram avaliados 4 tratamentos, sendo esses: T0:Fruto sem revestimento (controle); T1: Fruto revestido com revestimento sem extrato; T2: Revestimento adicionado de extrato a 3%; T3: Filme adicionado com 6% de extrato. Os tratamentos foram avaliados a temperatura ambiente (30°C) e sobre refrigeração (7°C). Sendo todos os tratamentos submetidos às analise de Firmeza (N) e Perca de massa (%) no período de 0, 3, 6, 9, 12 e 15 dias. O revestimento com adição de 3% da casca de cajueiro obteve os melhores resultados na redução de perca de massa dos frutos durante seu período de estocagem. Podendo observar ao termino de experimento a eficiência do revestimento da casca do caule do cajueiro o que torna a sua aplicação uma possível sugestão na indústria alimentícia para a conservação de frutos submetidos ou não sob refrigeração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Maciel, Vinícius B. V., Telma T. Franco, and Cristiana M. P. Yoshida. "Sistemas inteligentes de embalagens utilizando filmes de quitosana como indicador colorimétrico de temperatura." Polímeros 22, no. 4 (August 28, 2012): 318–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012005000054.

Full text
Abstract:
Clorofila, um pigmento natural termossensível, foi incorporado à matriz de filmes de quitosana visando a obter sistemas inteligentes de indicação de variação de temperatura. A quitosana é um polímero biodegradável que forma filmes flexíveis com eficiente barreira ao oxigênio, podendo ser alternativa ao uso de polímeros sintéticos. Clorofila foi adicionada (0,25 g/100 g) à suspensão de quitosana (2,00 g/100 g) formando filmes inteligentes de quitosana (FIQ). Os efeitos da temperatura (10 °C a 50 °C) e luminosidade (0 a 1000 lx) foram estudados utilizando um planejamento experimental, avaliando os parâmetros de cor (L*, a*, b*) e propriedades mecânicas. As suspensões de quitosana contendo clorofila foram aplicadas como revestimento em superfície de papel cartão formando o sistema de material flexível filme-papel cartão (S-FP), reduzindo significativamente o tempo de secagem. Os filmes caracterizaram-se pela homogeneidade, flexibilidade, coloração esverdeada e fácil manuseio. A variação de cor foi visualmente observada no sistema S-FP, alterando irreversivelmente de verde para amarelo quando submetido a temperaturas acima de 50 °C, independentemente da luminosidade. Desta forma, o sistema proposto tem potencial de aplicação como indicador colorimétrico de temperatura na faixa de 50 °C a 75 °C, com a vantagem de simples fabricação, biodegradabilidade e uso de materiais seguros para aplicação em contato direto com alimentos e fármacos, além do baixo custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Leite, Marcia C. A. M., Cristina R. G. Furtado, Lessandra O. Couto, Flavia L. B. O. Oliveira, and Thiago R. Correia. "Avaliação da biodegradação de compósitos de poli(ε-caprolactona)/fibra de coco verde." Polímeros 20, no. 5 (December 22, 2010): 339–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282010005000063.

Full text
Abstract:
Uma classe de plásticos com destaque crescente são os polímeros biodegradáveis, como a Poli(ε-caprolactona) (PCL). Quando esses polímeros são utilizados para elaboração de compósitos com fibras naturais, novas propriedades são agregadas. Existem vários métodos de modificação química da fibra para melhorar a adesão dessas fibras em matrizes poliméricas. Neste trabalho foi estudada a biodegradabilidade em solo simulado de compósitos de PCL/fibra de coco (antes e após a modificação química da fibra por reação de acetilação) com avaliação da perda de massa e da modificação da morfologia. A espectroscopia na região do infravermelho mostrou a eficiência da reação de acetilação nas fibras. Os compósitos enterrados em solo simulado apresentaram perda de massa e a degradação das amostras foi confirmada pela modificação da morfologia observada através de análises como as Microscopias Óptica e Eletrônica de Varredura. O comportamento térmico dos compósitos, analisado por Calorimetria Diferencial de Varredura mostrou diferença no teor de cristalinidade da matriz com a incorporação da fibra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Mei, Lúcia Helena, and Natália Oliveira. "Caracterização de um compósito polimérico biodegradável utilizando Poli (ε-caprolactona) e borra de café." Polímeros 27, spe (January 16, 2017): 99–109. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.2139.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho teve por objetivo avaliar a influência do tratamento químico da borra de café em relação as propriedades mecânicas e térmicas, morfologia e suscetibilidade à biodegradação quando utilizada na preparação de compósitos com Poli(ε-caprolactona) comparando-o com o polímero puro. A borra de café foi submetida ao tratamento álcali com hidróxido de sódio, seguida da acetilação. Os compósitos foram preparados utilizando diferentes porcentagens de borra de café. Com tratamento químico houve um aumento na estabilidade térmica da borra de café. Houve um aumento significativo no módulo elástico para o compósito com 10% de borra de café acetilada. As imagens obtidas por MEV mostraram uma parcial interação fibra/matriz para compósitos com borra acetilada. As análises térmicas mostraram que a adição de borra de café deslocou positivamente 10º C o pico máximo de degradação térmica em relação ao polímero puro. As amostras mais suscetíveis à biodegradação foram as que continham borra de café acetilada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Pinto Andrade, Ivo Henrique, Paulo Leonardo Lima Ribeiro, Carolina Oliveira de Souza, Darcilene Fiuza Da Silva, Janice Izabel Druzian, Geany Peruch Camilloto, and Renato Souza Cruz. "ESTUDO DE DOCUMENTOS DE PATENTES RELACIONADOS A PRODUÇÃO DE FILMES BIODEGRADÁVEIS COMESTÍVEIS." Cadernos de Prospecção 11 (June 30, 2018): 183. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i2.22936.

Full text
Abstract:
<p>O estudo dos filmes comestíveis tem ganhado força nos últimos anos, sendo estes, alternativas às resinas plásticas sintéticas devido a sua biodegradabilidade e exigência dos consumidores por produtos menos tóxicos e mais naturais. Estes materiais são desenvolvidos por polímeros naturais e podem ou não ser incorporados de aditivos que visam não só aumentar a vida de prateleira dos alimentos, como também a melhoria de propriedades funcionais. O objetivo do presente estudo foi elaborar um mapeamento de documentos de patentes de filmes comestíveis, utilizando a base de dados <em>Espacenet®</em>, combinando palavras-chave e código de classificação internacional de patentes<em>.</em> A China foi o principal país depositante, possuindo também os principais inventores e depositantes (universidades e institutos) de documentos de patentes. Países desenvolvidos como Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos também se destacaram como depositantes. Polissacarídeos e antimicrobianos foram a matriz e aditivos mais incorporados, respectivamente, na obtenção dos filmes. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Garcia, Ricardo Fernandes, Aline Adelaide Paz da Silva Duarte, Fernanda Boing, Rosane Angélica Ligabue, and Rogério Miranda Pagnoncelli. "Incorporação do hormônio do crescimento humano recombinante (rhGH) em matriz de polímero biodegradável." Revista de Odontologia da UNESP 44, no. 4 (August 2015): 218–25. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.1082.

Full text
Abstract:
<title>Resumo</title><sec><title>Objetivo</title><p>Incorporar o hormônio de crescimento recombinante humano em um polímero biodegradável (PLGA).</p></sec><sec><title>Material e método</title><p>As matrizes foram confeccionadas através da técnica de evaporação de solventes. Foi feita uma mistura do polímero (poli ácido glicólico lático) e do hormônio do crescimento humano recombinante (Saizen<sup>®</sup> Merck Serono S.A. Aubonne, Suíça). Essa mistura foi vertida em moldes de silicone circulares de 1 cm de diâmetro e aproximadamente 2 mm de espessura, e levada para secagem em uma câmara de evaporação de solvente por 48 horas. Após esse período, as matrizes foram imersas em PBS e passaram por um banho termostatizado (ensaio de degradação hidrolítica), <italic>in vitro</italic>, à temperatura de 37°C. As amostras foram retiradas do banho no intervalo de 1, 2, 3, 4, 7, 10 e 14 dias. Foram aferidas a perda de massa, a variação do pH e a concentração do hormônio liberado em função do tempo.</p></sec><sec><title>Resultado</title><p>A concentração do hormônio liberado em função do tempo foi aumentando até o terceiro dia. No quarto dia, houve uma queda e, no sétimo, ocorreu um aumento do hormônio liberado, estendendo-se até o décimo dia; no 14° dia, houve queda novamente. O pH teve uma queda brusca de 7,4 para 3,2 no primeiro dia, mantendo uma pequena queda até o 14° dia. A perda de massa foi gradual em relação ao tempo, como já era esperado.</p></sec><sec><title>Conclusão</title><p>O PLGA é um bom biomaterial para confecção de matrizes com hormônio do crescimento. Revelou-se possível incorporar o rhGH nessa matriz, de modo a, então, desenvolver-se um substituto ósseo.</p></sec>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Porto, Jussara Smidt, Clarissa Coussirat Angrizani, Lauren Da Cunha Duarte, Carmen Iara Walter Calcagno, and Gustavo Cardoso. "Material sustentável: características intangíveis do compósito constituído de resíduos de papéis com amido." Projetica 10, no. 3 (December 12, 2019): 197. http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n3p197.

Full text
Abstract:
Este artigo constitui-se no desenvolvimento de um novo material oriundo da composição de um polímero biodegradável de fonte renovável, o amido, adicionado ao resíduo de papel. Descreve-se o processo de obtenção deste material compósito e sua análise sob o aspecto das características intangíveis. Como resultado desta pesquisa pode-se afirmar que este compósito pode constituir-se como uma alternativa interessante para criação de produtos inovadores e sustentáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Barbanti, Samuel H., Cecília A. C. Zavaglia, and Eliana A. R. Duek. "Degradação acelerada de suportes de poli(épsilon-caprolactona) e poli(D,L-ácido láctico-co-ácido glicólico) em meio alcalino." Polímeros 16, no. 2 (June 2006): 141–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282006000200015.

Full text
Abstract:
O estudo da degradação in vitro de polímeros bioreabsorvíveis em soluções alcalinas vem sendo proposto nos últimos anos como alternativa aos estudos tradicionais feitos em tampão fosfato. Este trabalho descreve a degradação acelerada de poli(épsilon-caprolactona) (PCL) e poli(D,L-ácido láctico-co-ácido glicólico) (50/50) (PLGA50), polímeros biodegradáveis e bioreabsorvíveis, amplamente estudados em aplicações biomédicas. Amostras foram preparadas pelo método de fusão seguido de injeção em molde cilíndrico (2 mm diâmetro), a 160 ºC, e submetidas à degradação em soluções de NaOH em pH 12, 13 e 13,7 a 37 ºC. Por meio da caracterização da variação da massa, morfologia e propriedades térmicas, por calorimetria exploratória diferencial, os resultados mostraram que as amostras de PCL são mais estáveis quando comparadas às de PLGA50. Pela taxa de variação das propriedades térmicas foi possível extrapolá-las em função do tempo em pH fisiológico, 7,4. Validado, o estudo da degradação acelerada em meio alcalino mostrou-se como uma técnica útil e de baixo custo para avaliar o comportamento em curtos períodos de degradação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Nunes, Vinicius Rodrigues Taranto, Ivana Duval Araújo, Rafael Calvão Barbuto, Paula Vieira Teixeira Vidigal, Patrícia Gonçalves Sousa Lima, Márcio Tadeu Pereira, and Luís Carlos Duarte Ladeira. "AVALIAÇÃO DA MESALAZINA INCORPORADA A POLÍMERO BIODEGRADÁVEL NO TRATAMENTO DA RETITE ACTÍNCA EM RATOS." Journal of Coloproctology 37 (October 2017): 16. http://dx.doi.org/10.1016/j.jcol.2017.09.335.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Neumann Seixas, Juliana, Jonas Eichelberger Granada, Caio César Nogueira de Melo, Gabriela Escobar Hochmuller da Silva, Fabio Roberto Passador, Gabriel Monteiro Cholant, Amanda Dantas de Oliveira, Cesar Augusto Gonçalves Beatrice, Margarete Regina Freitas Gonçalves, and Neftali Lenin Villarreal Carreño. "Compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais utilizando diferentes variações de granulometria." Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade 5, Esp (February 6, 2019): 32. http://dx.doi.org/10.15210/rbes.v5iesp.14403.

Full text
Abstract:
As fibras naturais se mostram vantajosas na utilização em compósitos por possuírem baixa massa específica, baixa abrasividade, custo reduzido, serem biodegradáveis e possuir caráter autossustentável, uma vez que sua fonte é renovável e, no ponto de vista comercial, tem resultados bastante promissores. As fibras utilizadas neste trabalho foram separadas conforme sua granulometria e o compósito foi preparado utilizando o polipropileno como matriz polimérica e foi utilizada a concentração de 10% de fibra para todas as variações granulométricas. Os compósitos foram caracterizados através de análise termogravimétrica, a qual mostrou que a adição da fibra na matriz polimérica melhora a estabilidade térmica do material, especialmente as fibras de menor granulometrias. Através das curvas da derivada da variação de massa foi possível observar que a temperatura do ponto máximo do compósito reforçado com fibras menores chegou a aumentar aproximadamente 30°C quando comparado com o polímero puro. Além disso, os materiais compósitos e o polímero puro foram caracterizados por calorimetria exploratória diferencial, ensaios de tração e microscopia eletrônica de varredura. Os ensaios de tração mostraram uma redução de aproximadamente 20% da tensão máxima suportada, o que poderia ser explicado pela fraca adesão entre fibra e matriz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Souza, J. L., A. F. dos Santos, L. Polese, M. S. Crespi, and C. A. Ribeiro. "Otimização e validação de metodologia cromatográfica para determinação simultânea de composição monomérica em polímero biodegradável." Eclética Química 31, no. 4 (2006): 49–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46702006000400007.

Full text
Abstract:
O biopolímero poli(3-hidroxibutirato) PHB, importante pelas suas propriedades de biodegradabilidade e biocompatibilidade, pode apresentar melhores características termoplásticas quando estruturalmente modificado com anidrido maleico (AM). Para avaliar a proporção de anidrido maleico presente nos filmes de PHB com a proporção no intervalo de 0 a 20% de AM para o PHB, foram otimizadas as condições experimentais e determinados os principais parâmetros de validação para a análise simultânea de derivados de PHB e AM, utilizando-se cromatografia em fase gasosa (GC). Os resultados demonstram que o procedimento analítico pode ser aplicado com confiabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Silva, Washington Azevêdo da, Joelma Pereira, Carlos Wanderlei Piler de Carvalho, and Fabiana Queiroz Ferrua. "Determinação da cor, imagem superficial topográfica e ângulo de contato de biofilmes de diferentes fontes de amido." Ciência e Agrotecnologia 31, no. 1 (February 2007): 154–63. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542007000100023.

Full text
Abstract:
Atualmente, um dos problemas que acometem o meio ambiente é a poluição ocasionada pelo descarte de filmes plásticos de polímeros sintéticos sem nenhum controle. Uma das alternativas para minimizar este problema é a utilização de amido na elaboração de materiais biodegradáveis que possuem alta degradabilidade quando lançados no meio ambiente. Apesar do número crescente de trabalhos de pesquisas utilizando diferentes materiais biodegradáveis, o conhecimento das propriedades físicas de biofilmes elaborados com amido ainda é bastante reduzido. Objetivou-se com este trabalho determinar a diferença de cor, a imagem superficial topográfica por microscopia eletrônica de varredura e o ângulo de contato de biofilmes elaborados com três diferentes tipos de amido: filme de fécula de batata (FFB), filme de fécula de mandioca (FFM) e filme de amido de milho (FAM) com três concentrações: 1, 2 e 3% empregando-se um delineamento inteiramente casualizado com três repetições. A interação concentração e tipo de amido foi estatisticamente significativa para ângulo de contato e não significativa para a diferença de cor. A diferença de cor foi afetada pela fonte de amido e o maior valor observado para filme de fécula de mandioca. Com o aumento da concentração de amido, o ângulo de contato diminuiu para filmes de fécula de mandioca e de batata, diferentemente para os biofilmes de milho, onde esta relação foi constante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Santos Filho, Edson Antonio dos, Carlos Bruno Barreto Luna, Danilo Diniz Siqueira, Edcleide Maria Araújo, and Renate Maria Ramos Wellen. "Efeito do recozimento nas propriedades mecânicas, térmicas e termomecânicas da PCL." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 15, 2020): e13191210764. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10764.

Full text
Abstract:
A demanda do mercado por polímeros biodegradáveis tem aumentado rapidamente, e a policaprolactona (PCL) aponta como opção interessante para indústria e a comunidade científica. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do tratamento térmico de recozimento nas propriedades mecânicas (impacto, tração, flexão e dureza), termomecânicas (temperatura de deflexão térmica (HDT) e temperatura de amolecimento Vicat (TAV)) e térmicas (calorimetria exploratória diferencial (DSC) e termogravimetria (TG)), em corpos de prova injetados da PCL. Obteve-se aumento no módulo elástico, na resistência à tração, na dureza Shore D, na HDT, na TAV e na estabilidade térmica da PCL após tratamento térmico à 50°C. Enquanto, decréscimos foram verificados na resistência ao impacto e no alongamento na ruptura. No geral, o recozimento aumentou o desempenho da PCL e pode ser considerado como próspera metodologia na manipulação de propriedades almejadas para aplicações específicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Pereira, Gilmara Brandão, Glayce Cassaro Pereira, Márcio Alves De Lima, and Sérgio Roberto Montoro. "INFLUÊNCIA DO TEOR DE FIBRAS NA RESISTÊNCIA AO IMPACTO DE COMPÓSITOS HIPS/FIBRAS DE COCO VERDE APLICADOS PARA POSSÍVEL APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA." Revista Univap 22, no. 40 (October 27, 2016): 34. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1336.

Full text
Abstract:
Existe uma tendência mundial em buscar recursos naturais alternativos em substituição às fibras sintéticas. Diante deste cenário, as fibras naturais vegetais, como por exemplo, a fibra da casca do coco verde, é uma excelente alternativa por possuírem boas propriedades mecânicas e térmicas. Essas fibras, além de seu baixo custo, são biodegradáveis e de fonte renovável. No presente trabalho foram caracterizados compósitos poliméricos de HIPS reforçados com fibras naturais provenientes da casca do coco verde. Foram caracterizadas três famílias de compósitos, nas proporções de 10, 20 e 30% (m/m). Foi possível constatar que a adição da fibra de coco ao HIPS acarretou uma diminuição na resistência ao impacto, quando comparados ao HIPS puro. Dessa forma, com a adição de fibras de coco verde no HIPS obteve-se um material com até 30% menos polímero e com propriedades mecânicas viáveis para determinadas aplicações do HIPS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Azevedo, Joyce Batista, Josiane Dantas Viana, Laura Hecker de Carvalho, and Eduardo Luis Canedo. "Caracterização de compósitos obtidos a partir de polímero biodegradável e casca de arroz utilizando duas técnicas de processamento." Matéria (Rio de Janeiro) 21, no. 2 (June 2016): 391–406. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620160002.0037.

Full text
Abstract:
RESUMO A adição de fibras naturais a uma matriz de polímero biodegradável tem sido uma alternativa para obter compósitos com melhores propriedades térmicas e mecânicas. Tendo em vista que as propriedades dos compósitos possam ser influenciadas pelas condições de processamento, tipo e concentração da fase dispersa, este trabalho teve como objetivo obter compósitos a partir de uma blenda comercial constituída de Poli (butileno adipato co-tereftalato) - PBAT/ Amido (EB), de caráter biodegradável, e casca de arroz (CA). Inicialmente foram preparados compósitos com PBAT/Amido contendo 10,20 e 30% de (CA) utilizando extrusora de dupla rosca e misturador interno. Posteriormente, foram determinadas propriedades mecânicas e térmicas dos sistemas obtidos. Os resultados das propriedades mecânicas mostraram que o módulo elástico dos compósitos foi afetado pelo tipo de processamento empregado, os compósitos obtidos em extrusora apresentam maior módulo que os compósitos obtidos no misturador: 92% maior em compósitos com 10% de carga, e 38% maior em compósitos com 30% de carga. A resistência ao impacto diminuiu significativamente e a resistência a tração aumentou moderadamente com o teor de casca de arroz, independente do tipo de processamento utilizado. A resistência ao impacto de compósitos com 30% de carga é aproximadamente 33% da resistência ao impacto da blenda pura. Já na resistência a tração, observou-se um aumento de 25% nos compósitos com 30% de carga. Análises de MEV indicam que as partículas de carga foram adequadamente molhadas pela matriz e que a adesão carga/matriz é boa. A avaliação dos resultados obtidos com as análises de DSC indicou que a adição de CA nos compósitos extrusados altera a temperatura de cristalização, variando de 75ºC da amostra pura, para 101ºC para as amostras com casca de arroz, resultado atribuível ao efeito nucleante causado pela maior dispersão da carga neste tipo de processamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Carvalho, Sheila Salles de, José Djair Vendramim, Israel Cívico Gil de Sá, Maria Fátima das Garças Fernandes da Silva, Leandro do Prado Ribeiro, and Moacir Rossi Forim. "Efeito inseticida sistêmico de nanoformulações à base de nim sobre Bemisia tabaci (Hemiptera: Aleyrodidae) biótipo B em tomateiro." Bragantia 74, no. 3 (July 28, 2015): 298–306. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4499.0404.

Full text
Abstract:
Este estudo avaliou a ação inseticida sistêmica e o efeito residual de nanoformulações à base de derivados de nim (Azadirachta indicaA. Juss, Meliaceae) sobre ninfas de Bemisia tabaci biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae), espécie-praga de diversas culturas de importância econômica. Suspensões coloidais contendo nanocápsulas carregadas com produtos derivados de A. indica foram preparadas utilizando polímeros biodegradáveis como poli-ε-caprolactona (PCL) e poli-β-hidroxibutirato (PHB). A matriz encapsulada era composta por uma formulação comercial contendo uma quantidade enriquecida e conhecida dos limonoides azadiractina e 3-tigloilazadiractol (Azamax® 1,2 CE). Inicialmente foi estimada a CL50, para ninfas de B. tabaci, de soluções contendo óleo de nim, que foram aplicadas via água de irrigação (solo) em tomateiro. Posteriormente, dois lotes de nanoformulações, com variação no tipo e quantidade dos polímeros e na quantidade do óleo comercial, foram testados quanto à ação sistêmica. As nanoformulações NC L5-2 (com nanocápsulas de PCL) e NC L6-1 (com nanocápsulas de PHB), as mais eficazes entre as testadas, foram avaliadas quanto ao efeito residual. A CL50 estimada foi de 180,67 mg L–1 de azadiractina. Constatou-se também que a ação sistêmica de óleos e nanoformulações contendo compostos de nim dependem das condições ambientais em que são aplicados. O Azamax® não apresenta efeito deterrente sobre a oviposição, nem age sobre o desenvolvimento embrionário da mosca-branca quando aplicado via água de irrigação no solo no momento da infestação. As nanoformulações selecionadas são bioativas mesmo cerca de 30 dias após a aplicação, não diferindo do produto comercial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Landim, Ana Paula Miguel, Cristiany Oliveira Bernardo, Inayara Beatriz Araujo Martins, Michele Rodrigues Francisco, Monique Barreto Santos, and Nathália Ramos de Melo. "Sustentabilidade quanto às embalagens de alimentos no Brasil." Polímeros 26, spe (January 19, 2016): 82–92. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.1897.

Full text
Abstract:
Resumo A mudança de hábito e o aumento do consumismo nas últimas décadas levaram a inovações tecnológicas e consequentemente à maior produção de bens de consumo, o que gerou um aumento na produção de embalagens. As embalagens estão presentes em diversos setores, dentre eles destacam-se as indústrias de alimentos, nas quais as embalagens têm como principal função contribuir para conservação do alimento, além de vender o produto. Diferentes materiais são utilizados na fabricação de embalagens para alimentos, sendo eles os plásticos, metais, vidro e celulose. Cada material possui suas diferentes características para conservar o produto, dentre elas as principais são propriedade de barreira a gases, aroma, luz, água, microrganismos e resistência mecânica. No entanto, apesar das diversas vantagens de sua utilização, seu uso e descarte desordenado gera um grande volume de resíduos sólidos, que estão associados ao impacto ambiental. Em preocupação a essa situação têm-se buscado meios alternativos para reduzir tais impactos podendo destacar a reutilização e reciclagem das embalagens, bem como o desenvolvimento de polímeros verdes e materiais biodegradáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography