Academic literature on the topic 'Pólipos vocais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Pólipos vocais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Pólipos vocais"

1

Sakae, Flavio Akira, Fernando Sasaki, Luiz Ubirajara Sennes, Domingos Hiroshi Tsuji, and Rui Imamura. "Pólipos de pregas vocais e alterações estruturais mínimas: lesões associadas?" Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 70, no. 6 (December 2004): 739–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992004000600004.

Full text
Abstract:
Pólipos são lesões comuns de pregas vocais. O fonotrauma é o principal fator relacionado com o início desta lesão. A associação entre pólipos de pregas vocais e alterações estruturais mínimas de cobertura mucosa (sulco vocal, cisto epidermóide, ponte de mucosa, microdiafragma laríngeo e vasculodisgenesia) foi pouco estudada na literatura, por isso o objetivo deste trabalho foi quantificar e analisar essa associação. FORMA DE ESTUDO: Clínico retrospectivo. MATERIAL E MÉTODOS: Realizamos um estudo retrospectivo com 68 pacientes, idade média de 39,5 anos, operados de pólipo de pregas vocais no período entre janeiro de 1999 e maio de 2003. Procuramos analisar a presença de pólipo de pregas vocais e as possíveis AEMC associadas no levantamento realizado. RESULTADOS: A presença de AEMC associada ao pólipo ocorreu em 16 (23,5%) pacientes, sendo que em 8 (50%) pacientes o achado foi o sulco vocal (7 sulco estria e 1 sulco bolsa). Em 4 (25%) pacientes o achado foi o cisto de prega vocal, em 2 (12,5%) pacientes a ponte mucosa, em 1 (6,25%) a vasculodisgenesia e em 1 (6,25%) paciente o microdiafragma laríngeo. A AEMC era contralateral ao pólipo de prega vocal em 11 pacientes. Dos sulcos, 6 (75%) eram contralaterais e dos cistos, 3 (75%) eram contralaterais ao pólipo. CONCLUSÃO: A associação entre pólipos de pregas vocais e alterações estruturais mínimas de cobertura mucosa é relativamente freqüente, 23,5% em nosso estudo. A exploração cuidadosa de ambas pregas vocais é essencial no intraoperatório das cirurgias de exérese de pólipo na procura destas alterações estruturais associadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Eckley, Claudia Alessandra, João Swensson, André de Campos Duprat, Fernanda Donati, and Henrique Olival Costa. "Incidência de alterações estruturais das pregas vocais associadas ao pólipo de prega vocal." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 74, no. 4 (August 2008): 508–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992008000400005.

Full text
Abstract:
A etiologia mais aceita para pólipos de pregas vocais é o fonotrauma. Imaginamos que possa existir alguma alteração anatômica prévia nas pregas vocais que predisponha indivíduos a apresentarem lesões fonotraumáticas. OBJETIVO: O presente estudo retrospectivo procura encontrar correlação entre os pólipos de prega vocal e alterações estruturais da prega vocais. MATERIAL E MÉTODO: Foi realizado trabalho retrospectivo a partir da descrição cirúrgica de 33 pacientes submetidos a exérese de pólipo de prega vocal no período de três anos em hospital universitário. RESULTADOS: Trinta e um pacientes apresentaram pólipos unilaterais e 2 bilaterais. Foram encontradas 27 lesões associadas: 10 lesões reacionais, 12 sulcos, 3 cistos e 2 ectasia capilars. Foram 14 lesões contralaterais e 13 ipsilaterais. DISCUSSÃO E CONCLUSÕES: Encontrou-se uma forte correlação entre a presença de uma lesão de base influindo como co-fator de fragilização da prega vocal ao fonotrauma, pois das 27 lesões encontradas 17 foram consideradas pré-existentes (63%). As lesões poderiam interferir na coaptação das pregas vocais, gerando uma onda mucosa irregular durante a fonação, expondo o espaço de Reinke a uma agressão estrutural. Apesar do caráter preliminar do trabalho os achados sugerem íntima correlação entre o pólipo e lesões estruturais mínimas das pregas vocais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cecatto, Suzana B., Kátia da S. Costa, Roberta I. D. Garcia, Leonardo Haddad, Fernando V. Angélico Júnior, and Priscila B. Rapoport. "Pólipos de pregas vocais: aspectos clínicos e cirúrgicos." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 68, no. 4 (August 2002): 534–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992002000400013.

Full text
Abstract:
Introdução: O pólipo de prega vocal representa uma lesão benigna comum da laringe e o seu tratamento tem diversas modalidades. O objetivo deste artigo é apresentar aspectos clínicos e cirúrgicos específicos destes pólipos. Forma de estudo: Clínico retrospectivo. Material e Método: Levantamento retrospectivo de todos os casos atendidos no ambulatório de laringe da Faculdade de Medicina do ABC durante 18 meses e análise completa de todos os dados obtidos. Discutimos ainda as possibilidades terapêuticas e os resultados relatados na literatura. Resultados: Foram atendidos 108 pacientes no período acima e o diagnóstico mais prevalente foi pólipo de prega vocal (29,62%; n = 32), sem predileção por sexo. O principal sintoma referido foi disfonia (100%) e em 56,25% o tabagismo estava presente, seguido de abuso vocal (25%). Vinte seis pacientes (81,25%) foram tratados por microcirurgia de laringe com laringoscópio de suspensão sob anestesia geral e fonoterapia pós-cirúrgica, além de higiene vocal e tratamento medicamentoso quando necessário. Em 95% destes houve melhora da qualidade vocal após 60 dias de pós-operatório. Conclusões: O tratamento cirúrgico do pólipo de prega vocal apresenta diversas modalidades, porém o sucesso terapêutico depende da habilidade técnica do cirurgião, dos cuidados pós-operatórios e seguimento completo fonoterápico e medicamentoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Neves, Beatrice M. J., João G. Neto, and Paulo Pontes. "Diferenciação histopatológica e imunoistoquímica das alterações epiteliais no nódulo vocal em relação aos pólipos e ao edema de laringe." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 70, no. 4 (August 2004): 439–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992004000400002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar, por meio de técnicas histológicas e imunoistoquímicas, o epitélio nos nódulos vocais em relação aos pólipos, ao edema de laringe e às pregas vocais sem lesões macroscópicas. FORMA DE ESTUDO: Clínico retrospectivo. MATERIAL E MÉTODO: Por meio de levantamento de prontuário, foram identificados vinte e seis pacientes com lesões laríngeas inflamatórias (nódulos, pólipos e edema de laringe), que haviam sido submetidos à cirurgia. Pregas vocais sem alterações macroscópicas foram obtidas a partir de autópsia de cadáveres. Para análise do epitélio, foram realizadas colorações pela técnica da hematoxilina-eosina e do ácido periódico de Schiff e técnicas de imunoistoquímica com anticorpos dirigidos contra laminina e colágeno IV. A leitura das lâminas foi realizada por meio de microscopia óptica. RESULTADOS: Houve maior imunoexpressão de laminina e colágeno IV nos nódulos quando comparados aos pólipos (p=0,034 e p=0, 036, respectivamente), assim como quando comparados às pregas vocais sem lesões macroscópicas (p=0,019 e p=0, 021, respectivamente). Nódulos tendem a apresentar maior espessura da membrana basal, quando utilizamos coloração pela técnica do PAS, em relação aos pólipos (p=0,102). O edema de laringe não se diferenciou das demais nas técnicas utilizadas (p> 0,10). CONCLUSÕES: O Nódulo Vocal diferencia-se dos pólipos, nas três técnicas utilizadas para detecção da membrana basal (PAS, laminina, colágeno IV), e das pregas vocais sem lesões macroscópicas em duas das técnicas utilizadas (laminina e colágeno IV). Edema de laringe não se diferencia das demais lesões, nem de pregas vocais sem lesões macroscópicas, quando utilizadas as técnicas anteriormente descritas, para estudo da membrana basal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cielo, Carla Aparecida, Leila Susana Finger, Juliana de Caldas Rosa, and Ana Rita Brancalioni. "Lesões organofuncionais do tipo nódulos, pólipos e edema de Reinke." Revista CEFAC 13, no. 4 (May 13, 2011): 735–48. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462011005000018.

Full text
Abstract:
TEMA: lesões organofuncionais são formações benignas decorrentes de comportamento vocal alterado e inadequado, sendo as mais comuns: nódulos, pólipos vocais e edema de Reinke. OBJETIVO: realizar um estudo comparativo dos dados descritos na literatura sobre prega vocal normal e afecções organofuncionais do tipo nódulos, pólipos e edema de Reinke. O estudo foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico em periódicos indexados no Science Direct, periódicos Capes, LILACS, SciELO, MedLine e Scopus e livros, no período de 1999 a 2010. CONCLUSÃO: a distribuição dos constituintes da matriz extracelular da lâmina própria lw32da mucosa, fibras elásticas, colágenas, ácido hialurônico e fibronectina, encontra-se alterada nas três afecções. Ocorre modificação das características vibratórias de amplitude, propagação da onda de mucosa e simetria do padrão vibratório devido à presença do aumento de massa nas pregas vocais, ao contrário do que se observa nas pregas vocais sem afecção. O sinal perceptivo-auditivo da qualidade vocal encontrado nas três lesões é a rouquidão, seguida da soprosidade e da aspereza (exceção do edema de Reinke), sinalizando a presença de ruído acústico à emissão, estando presente também, no edema de Reinke, o agravamento considerável da frequência fundamental. Quanto à etiologia observou-se a predominância dos usos incorretos, e quanto à incidência, nódulos e edema de Reinke predominam no sexo feminino e pólipos no sexo masculino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cielo, Carla Aparecida, Dayane Domeneghini Didoné, Enma Mariángel Ortiz Torres, and Joziane Padilha de Moraes Lima. "Refluxo laringofaríngeo e bulimia nervosa: alterações vocais e larínegas." Revista CEFAC 13, no. 2 (December 3, 2010): 352–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462010005000130.

Full text
Abstract:
TEMA: Características da bulimia nervosa (BN) e do Refluxo Laringofaríngeo (RLF) e alterações vocais e laríngeas que podem decorrer da exposição da laringe ao ácido gástrico. OBJETIVO: Descrever, por meio de revisão de literatura, as características do RLF e da BN, relacionando-os com as alterações vocais e laríngeas que podem se originar da exposição da laringe ao ácido gástrico que ocorre em ambas as condições. CONCLUSÃO: A BN se caracteriza por um transtorno alimentar de causa principalmente psicológica em que ocorre ingestão compulsiva de grande quantidade de alimentos, seguida de episódios de vômitos auto-induzidos com a finalidade de evitar o ganho de peso. O RLF consiste em uma variação clínica da DRGE, na qual o fluxo retrógrado do alimento e do ácido gástrico entra em contato com a laringe e suas estruturas. Em comum, a BN e o RLF apresentam este mecanismo de regurgitação que pode atingir a laringe. Dentre os sinais e sintomas laríngeos e vocais decorrentes da regurgitação do ácido gástrico sobre a laringe estão: globus faríngeo, disfonia, rouquidão, tosse seca, disfagia, halitose, lesões inflamatórias nas pregas vocais, laringite, amigdalite, edema e eritema glótico posterior e ou de aritenóides, da região retrocricóidea e interaritenóidea, estenose subglótica, irregularidades na mucosa das pregas vocais, hipertrofia de mucosa laríngea, leucoplasia, carcinoma, laringoespasmos, granulomas, úlcera de contato, nódulos vocais, pólipos vocais, edema difuso, granuloma, fixação uni ou bilateral de aritenóides, edema de Reinke, laringomalácia, estridor, e odinofagia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Campagnolo, Andrea Maria, Domingos Hiroshi Tsuji, Luís Ubirajara Sennes, and Rui Imamura. "Injeção de corticosteróide em patologias vocais inflamatórias crônicas, revisão da literatura." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 74, no. 6 (December 2008): 926–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992008000600017.

Full text
Abstract:
Os corticosteróides são potentes inibidores da inflamação e da cicatrização. Administração local de esteróides diretamente na laringe tem sido relatada em diversas patologias laríngeas. OBJETIVO: O objetivo desse estudo é realizar uma revisão da literatura sobre o uso de infiltração de corticosteróide em pregas vocais, em pacientes com patologias vocais benignas, inflamatórias e crônicas de laringe. METODOLOGIA: Realizou-se uma busca eletrônica na base de dados Medline, selecionando-se estudos clínicos que utilizavam corticosteróides em patologias benignas da laringe. RESULTADOS: Os corticosteróides são indicados nas seguintes situações: 1) doenças inflamatórias agudas, principalmente naquelas relacionadas a edema que comprometa a via aérea; 2) doenças auto-imunes com alterações laríngeas; 3) estenose laríngea; 4) em lesões benignas inflamatórias das pregas vocais, como nódulos, pólipos e edema de Reinke, para diminuir o processo inflamatório pré-cirúrgico ou na tentativa de se evitar uma intervenção cirúrgica; 5) em fonocirurgia, com o objetivo de reduzir a formação de cicatriz. Seu uso pode ser profilático, visando à prevenção da formação de cicatriz ou terapêutico em uma cicatriz já formada. CONCLUSÃO: Os corticosteróides podem ser considerados uma opção terapêutica importante no manejo de várias patologias, principalmente aquelas de origem inflamatória que causam alterações vocais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fortes, Felipe Sartor Guimarães, Rui Imamura, Domingos Hiroshi Tsuji, and Luiz Ubirajara Sennes. "Perfil dos profissionais da voz com queixas vocais atendidos em um centro terciário de saúde." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 73, no. 1 (February 2007): 27–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992007000100005.

Full text
Abstract:
As laringopatias relacionadas ao trabalho acarretam conseqüências para os profissionais da voz. OBJETIVO: Analisar o perfil destes profissionais atendidos em um hospital terciário. FORMA DE ESTUDO: Estudo de coorte histórica longitudinal. MATERIAL E MÉTODOS: Análise retrospectiva de prontuários. Os diagnósticos foram fornecidos através de videoestrobolaringoscopia. RESULTADOS: Foram atendidos 163 pacientes (119 do sexo feminino, 44 do sexo masculino), idade média de 36,5 anos. Em relação aos grupos profissionais, encontramos profissionais da voz falada (vendedores, professores, telemarketing, recepcionistas, atores e profissionais de saúde) e da voz cantada. Os diagnósticos foram: alteração estrutural mínima (33%), nódulos (22%), edema de Reinke (10%) e pólipos (6%). Foi observada correlação com tabagismo (p=0,002), sexo (p=0,004) e idade (p<0,001), com tendência para associação do tabagismo com edema de Reinke e leucoplasia; sexo feminino com AEM, nódulos e edema de Reinke; pacientes acima de 40 anos com edema de Reinke, e dos mais jovens com nódulos, cordite e AEM. O tempo de queixa foi superior a 6 meses em 74% dos casos. CONCLUSÃO: Este perfil inclui profissionais da voz falada e cantada. Houve predomínio das AEMs, seguida por nódulos, edema de Reinke e pólipos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martins, Regina H. G., and Sérgio H. K. Trindade. "A criança disfônica: diagnóstico, tratamento e evolução clínica." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 69, no. 6 (December 2003): 801–6. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992003000600012.

Full text
Abstract:
Os nódulos vocais são causas freqüentes de disfonias infantis, porém, através das vídeoendoscopias, outras lesões têm sido diagnosticadas na laringe infantil, como os cistos, sulcos, pontes e micromembranas, denominadas de lesões estruturais mínimas. OBJETIVO: Avaliar, em 71 crianças com disfonia agendadas nos ambulatórios de Foniatria da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp) nos últimos cinco anos: sexo, idade, diagnósticos, tratamentos e evolução clínica. FORMA DE ESTUDO: Clínico retrospectivo. CASUÍSTICA E MÉTODO: Realizou-se estudo retrospectivo das avaliações otorrinolaringológicas e endoscópicas de 71 crianças com queixas de disfonia e idade entre 3 a 13 anos (45 meninos e 26 meninas). As crianças haviam sido submetidas a exame endoscópico com telescópio rígido ou nasofibroscópio flexível. Foram excluídas as crianças com disfonias funcionais ou com queixas de obstrução respiratória. RESULTADOS: Os principais diagnósticos foram: nódulo vocal (47 casos; 66,2%), cisto epidérmico (7 casos; 9,9%), cisto aberto fistulizado (6 casos; 8,4%), sulco vocal (5 casos; 7,1%), ponte + cisto (2 casos; 2,8%), micromembrana anterior (2 casos; 2,8%) e pólipo vocal (2 casos; 2,8%). As disfonias foram mais freqüentes entre os meninos (63,3%). A fonoterapia isolada foi o tratamento de escolha nos casos de nódulo vocal (evolução favorável), sulco vocal (evolução desfavorável) e micro-membrana (evolução desfavorável). Nas demais lesões (cistos, pontes e pólipos) o tratamento de escolha foi a cirurgia associada à fonoterapia, com resultados satisfatórios, exceto nos casos que recusaram a cirurgia. CONCLUSÃO: Os nódulos vocais são as principais causas de disfonias em crianças, porém as lesões estruturais mínimas mostraram-se também freqüentes, exigindo exame minucioso para o diagnóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ortiz, Priscilla Nunes, Naraiana Almeida Nunes, Tatiana Larissa Medeiros Arcanjo, Natasha Mascarenhas Andrade Braga, and Luciana Rodrigues Silva. "Manifestações otorrinolaringológicas podem sugerir doença do refluxo gastroesofágico?" Revista de Ciências Médicas e Biológicas 9, no. 3 (January 1, 2010): 235. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v9i3.5164.

Full text
Abstract:
A doença do refluxo gastroesofágico pode apresentar-se de modo bastante amplo; de modo silencioso, através de manifestações do trato digestório e de algumas manifestações respiratórias e otorrinolaringológicas, em formas atípicas. O otorrinolaringologista suspeita de refluxo gastroesofágico diante de alguns achados que podem ser sugestivos à nasofaringolaringoscopia. Com o objetivo de descrever características clínicas de crianças com suspeita de doença do refluxo gastroesofágico ao exame otorrinolaringológico foi realizado um estudo retrospectivo descritivo com análise de prontuários de crianças que realizaram laringoscopia entre dezembro de 2001 e fevereiro de 2008. Os sinais considerados como sugestivos de refluxo laringofaríngeo foram hiperemia e edema de região intearitenoidea e retrocricoidea, aumento de lesões nas pregas vocais, presença de edema, nódulos e pólipos em pregas vocais, edema de Reinke, hiperplasia de amídalas e granulações. Participaram deste estudo 54 pacientes; os sintomas mais prevalentes foram tosse ou pigarro (38,9%), disfonia (33,3%) e obstrução nasal (31,5%). As comorbidades mais prevalentes foram amidalite de repetição (27,8%), sinusite (13,0%) e otite média (11,1%). Os achados laringoscópicos mais prevalentes com refluxo laringofaríngeo foram hiperemia e edema em região intearitenoidea e retrocricoidea (96,3%), edema (24,1%) e nódulos em prega vocais (37,1%). O refluxo laringofaríngeo deve ser identificado através da nasofaringolaringoscopia; no entanto, cabe ressaltar que este achado também pode traduzir um refluxo gastroesofágico oculto, manifestado apenas por sinais otorrrinolaringológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Pólipos vocais"

1

VASCONCELOS, Daniela de. "Efetividade da fonoterapia embasada na técnica de vibração sonorizada no tratamento do pólipo vocal." Universidade Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17716.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabio Sobreira Campos da Costa (fabio.sobreira@ufpe.br) on 2016-08-19T12:56:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.pdf: 5645546 bytes, checksum: 320bd7e7f07722da2414b1f05d58a263 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-19T12:56:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.pdf: 5645546 bytes, checksum: 320bd7e7f07722da2414b1f05d58a263 (MD5) Previous issue date: 2016-03-02
Estudos recentes têm apontado para a importância da fonoterapia como tratamento primário do pólipo, com posterior indicação cirúrgica em situações de persistência da lesão e insatisfação no que se refere à qualidade vocal resultante. O objetivo dessa dissertação foi verificar a efetividade da fonoterapia com ênfase na técnica de vibração sonorizada de lábios e língua e orientações de saúde vocal no tratamento do pólipo vocal. A amostra foi constituída por 10 adultos de ambos os sexos com diagnóstico de pólipo, avaliados através de videolaringoscopia, questionário de hábitos vocais e sintomas, autoavaliação vocal e análise perceptivo-auditiva e acústica da voz. Os participantes foram alocados em dois grupos (controle e tratamento). A fonoterapia, aplicada ao grupo de tratamento, consistiu de 10 sessões semanais, com duração de 30 a 45 minutos cada. Os pacientes submetidos à fonoterapia apresentaram melhora da qualidade vocal nos parâmetros de grau de severidade vocal, rugosidade e soprosidade (p=0,043), redução de jitter (p=0,034) e aumento na proporção sinal glótico/ruído excitado (p=0,028). Houve ainda redução no tamanho do pólipo (p=0,043); redução dos sintomas associados (p=0,034) e melhora na autoavaliação vocal (p=0,034). O grupo controle não apresentou modificação vocal ou laríngea. A fonoterapia proporcionou reabsorção da lesão ou diminuição do tamanho do pólipo associada à adaptação vocal em três dos cinco participantes, tendo evitado a cirurgia em quatro deles, sugerindo efetividade da fonoterapia com ênfase na vibração de lábios e língua no tratamento do pólipo vocal.
Recent studies have indicated the importance of speech therapy as the primary treatment of polyps, with subsequent surgical situations indicated persistence of the lesion and dissatisfaction in regard to the resultant voice quality. The purpose of this study was to investigate the effectiveness of speech therapy with emphasis on the sonorous lips or tongue vibration technique and vocal health guidelines in the treatment of vocal polyps. The sample consisted of 10 adults of both sexes diagnosed with polyps on the vocal folds, evaluated through laryngoscopy, vocal habits and symptoms questionnaire, vocal self-assessment and perceptual and acoustic analysis of voice. Speech therapy applied on the treatment group consisted of 10 weekly sessions, lasting 30-45 minutes each. Participants were divided in two groups (control and treatment). Patients undergoing speech therapy showed improvement of voice quality in the parameters of grade of vocal severity, roughness and breathiness (p = 0.043), reduced jitter (p = 0.034) and increase in proportion to signal glottal / excited noise (p = 0.028). There was also a reduction in polyp size (p = 0.043), reduction in associated symptoms and improved vocal self-assessment (p = 0.034). The control group showed no vocal or laryngeal modification. Speech therapy provided reabsorption of injury or decrease in polyp size associated with vocal adaptation in three of the five participants, avoided surgery in four of them, suggesting effectiveness of speech therapy with emphasis on lips and tong trills in the treatment of vocal polyp.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cunha, Edilson Oliveira. "Estudo sobre a microvascularização das pregas vocais humanas acometidas por pólipo, in vivo, através das endoscopias rígida e de contato da laringe." Universidade Federal de Sergipe, 2006. https://ri.ufs.br/handle/riufs/3884.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Microvascularization of human superior membranous vocal folds tends to be parallel to the long axis. This pattern of microvascularization changes with disease. The objective this study was to describe microvascular changes in the human vocal folds with polypoid alterations as differential diagnosis with other laryngeal diseases. A retrospective study was conducted to describe alterations in the microvasculature of the vocal folds of eleven patients having polyps, who underwent laryngeal microsurgery and subsequent rigid and contact laryngoscopy. To study the microvascular changes, D Ávila (2002) classification was used. The vocal folds were divided in three regions: superior membranous, superior cartilaginous, and subglottic. The twelve types of microvessels described by D Ávila were identified in the study and 74 altered microvessels were found; dilated parallel and branching micro vessels predominated. Our findings highlight that microvascularization of the vocal folds changes with polyp formation; and the presence of branching microvessels in the surface of vocal cord lesions suggests a diagnosis of polyp formation.
A microvascularização da face superior membranosa da prega vocal humana tende a ser paralela ao seu longo eixo. Este padrão de vascularização modifica-se na presença de patologias. O objetivo deste trabalho foi descrever as alterações microvasculares que ocorrem na prega vocal humana acometida por pólipo. Através de estudo retrospectivo foram descritas as alterações microvasculares que ocorreram nas pregas vocais de 11 pacientes de ambos os gêneros, portadores de pólipos, atendidos nas Clínicas de Dr. Jeferson D Ávila e Dr. Edilson Cunha e submetidos à microcirurgia da laringe e às endoscopias rígida e de contato da laringe. Para descrever as alterações microvasculares foi utilizada a classificação de D Ávila (2002) e as pregas vocais foram dividas em 3 faces: face superior membranosa, face superior cartilaginosa e face subglótica. Os 12 tipos de microvasos descritos por D Avila foram identificados neste estudo, tendo sido encontrados 74 microvasos alterados, havendo predominância dos microvasos paralelo ectásico e ramificado em rede. Nossos achados ressaltam que a microvascularização da prega vocal está alterada na presença de pólipo e que a presença de microvaso do tipo ramificado em rede na superfície de uma lesão única ou múltipla de prega vocal sugere fortemente a presença de pólipo de prega vocal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Simões, Fábio Antunes. "Pólipos e nódulos das cordas vocais." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10451/42960.

Full text
Abstract:
Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2019
A aprendizagem acerca das lesões benignas das cordas vocais continua em constante estudo e evolução, sendo que desde há vários anos têm sido realizados diversos estudos no sentido aumentar o conhecimento sobre estas lesões. De modo, a que a partir de um maior conhecimento e com uma maior envolvência multidisciplinar, seja possível compreender a fisiopatologia que está envolvida no aparecimento e crescimento destas alterações, para que num futuro próximo, seja possível criar as melhores guidelines médicas no sentido de se aumentar a eficácia do diagnóstico, e consequentemente fornecer melhores tratamentos para estas patologias. Abordar-se-á através de uma visão integrada e contextualizada a partir da anatomia laríngea normal, os conceitos básicos sobre os mecanismos fisiopatológicos que explicam o crescimento destas lesões e a forma como estas alterações se repercutem clinicamente nos doentes, em termos de alterações na qualidade da sua fala e em outros sintomas associados. Para além disto, procurar-se-á também fazer uma revisão sobre as principais causas envolvidas no despoletar do crescimento dos nódulos e pólipos com foco particular em novas evidências provenientes de estudos recentes. Posteriormente discutir-se-á as técnicas de diagnóstico existentes e novos meios complementares de diagnóstico que no futuro possam ser um auxilio importante no sentido de se fazerem diagnósticos cada vez mais precisos. Finalmente far-se-á uma abordagem às principais opções terapêuticas utilizadas e disponíveis na atualidade e também a novos tratamentos que procuram aumentar o sucesso das intervenções e assim devolver o máximo de qualidade de vida possível aos pacientes. Deste modo, o objetivo deste trabalho consiste em fazer uma revisão sistematizada com base na melhor informação disponível sobre duas das lesões benignas das cordas vocais mais frequentes, nomeadamente os nódulos e os pólipos, revendo os principais conceitos relacionados com os mecanismos etiológicos e fisiopatológicos, meios complementares de diagnóstico e principais opções terapêuticas acerca destas lesões.
The study of benign vocal fold lesions, namely nodules and polyps, keeps on constant advance and evolution. Multiple studies have been conducted in order to better understand all the physiological mechanisms behind the development of these structures so that in a close future we can provide better medical guidelines for a more rigorous diagnosis and therefore, better treatment of this clinical conditions. The basic concepts of the pathophysiological mechanisms that lead to the growth of these lesions and how they affect the patient’s quality speech will be addressed through an integrated and contextualized view. In addition, the main causes involved in triggering the growth of vocal fold nodules and polyps will be discussed with particular focus on the new findings from recent studies. Afterwards, we’ll move towards the current diagnostic techniques and the new complementary diagnostic tools that, in the future, may prove to be an important asset in augmenting the accuracy of the diagnostic. Finally, we will analyze the main therapeutic options used nowadays as well as the new emerging treatments seeking to improve the success of the interventions and so increasing the quality of life of the affected patients. In summary, the aim of this work is to make a systematized review, based on the up-todate data, of concepts like pathophysiological mechanisms, complementary means of diagnosis and main therapeutic approaches of the two most frequent benign lesions of the vocal folds: nodules and polyps.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography