Academic literature on the topic 'Política Pública de Educação Ambiental'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Política Pública de Educação Ambiental.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Política Pública de Educação Ambiental"

1

Sorrentino, Marcos, Rachel Trajber, Patrícia Mendonça, and Luiz Antonio Ferraro Junior. "Educação ambiental como política pública." Educação e Pesquisa 31, no. 2 (2005): 285–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022005000200010.

Full text
Abstract:
A educação ambiental surge como uma das possíveis estratégias para o enfrentamento da crise civilizatória de dupla ordem, cultural e social. Sua perspectiva crítica e emancipatória visa à deflagração de processos nos quais a busca individual e coletiva por mudanças culturais e sociais estão dialeticamente indissociadas. A articulação de princípios de Estado e comunidade, sob a égide da comunidade, coloca o Estado como parceiro desta no processo de transformação do status quo situado, segundo Boaventura de Souza Santos, como um "novíssimo movimento social". A tal Estado cumpre o papel de fortalecer a sociedade civil como sede da superestrutura. No campo ambiental, o Estado tem crescido em termos de marcos regulatórios sem uma capacidade operacional que condiga com a demanda em vista da redução do Estado (década de 1990) e da ausência de reformas que não sejam a do Estado mínimo. À educação ambiental cumpre, portanto, contribuir com o processo dialético Estado-sociedade civil que possibilite uma definição das políticas públicas a partir do diálogo. Nesse sentido, a construção da educação ambiental como política pública, implementada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), implica processos de intervenção direta, regulamentação e contratualismo que fortalecem a articulação de diferentes atores sociais (nos âmbitos formal e não formal da educação) e sua capacidade de desempenhar gestão territorial sustentável e educadora, formação de educadores ambientais, educomunicação socioambiental e outras estratégias que promovam a educação ambiental crítica e emancipatória. As políticas públicas em educação ambiental implicarão uma crescente capacidade do Estado de responder, ainda que com mínima intervenção direta, às demandas que surgem do conjunto articulado de instituições atuantes na educação ambiental crítica e emancipatória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Luca, Andrea Quirino de, and Suzy Maria Lagazzi. "CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO PARA A POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL." Revista de Estudos da Linguagem 24, no. 2 (2016): 624. http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.24.2.624-650.

Full text
Abstract:
<p>Esse artigo tem como perspectiva teórico-metodológica a Análise de Discurso de linha materialista. Seu objetivo é buscar historicidade e lugares de significação de documentos referenciais da política pública federal de Educação Ambiental e, assim, trazer contribuições da análise de discurso para a área de saber da educação ambiental. Os documentos analisados são o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), e o Programa de Formação de Educadoras(es) Ambientais: por um Brasil educado e educando ambientalmente para a sustentabilidade (ProFEA). Procuramos dar visibilidade aos pré-construídos e condições de produção que sustentam esse discurso, e terminamos o trabalho apontando quais noções materialistas podem contribuir com a discussão e apropriação dos documentos da política pública de educação ambiental pelos coletivos que se relacionam com essa política.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sousa, Paulo Eduardo de Oliveira, Kátia Soares Moreira, Heitor Soares Moreira, José Ricardo de Oliveira Sousa, and Juliano Jorge de Freitas Salgado. "As conveniências da Educação Ambiental no ambiente escolar." Research, Society and Development 10, no. 3 (2021): e47510313081. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13081.

Full text
Abstract:
A Educação Ambiental (EA) é uma realidade implementada dentro das escolas através de uma política pública com proposta de formar e preparar cidadãos para a reflexão crítica, porém o modelo atual, conservacionista e pragmático, implementados levam em consideração os aspectos históricos e o modelo econômico sem considerar o entorno social, político e cultura. Observa-se várias definições de Educação Ambiental correspondendo aos interesses e não necessariamente levam em consideração a relação homem e meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Machado, Rosangela Fátima de Oliveira, Fermin de La Caridad Garcia Velasco, and Valéria Amim. "O encontro da política nacional da educação ambiental com a política nacional do idoso." Saúde e Sociedade 15, no. 3 (2006): 162–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902006000300013.

Full text
Abstract:
Neste artigo discutimos a possível convergência entre a Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) e a Política Nacional do Idoso (PNI). Apresentamos um quadro comparativo de semelhanças e contradições na aplicação dessas políticas por parte da Administração Pública. A análise das políticas indica possibilidades de trabalhos comunitários e institucionais em que o idoso tenha papel de relevância na sociedade a partir de suas experiências passadas e presentes, para contribuir com a conscientização de outras gerações sobre questões ambientais. Neste sentido, a proposta é ter o idoso - partindo de sua experiência acumulada - como eixo de um trabalho ambiental, que possa oferecer às outras gerações um caminho para mudar os conceitos internalizados sobre o que é preservar o meio ambiente, constituindo-se em uma perspectiva interdisciplinar de caráter inclusivo. Trabalhar essas duas políticas públicas concomitantemente é tornar mais clara e rápida a execução de práticas primordiais para a melhora da qualidade de vida individual, da qualidade do ambiente onde vivem e da qualidade das relações interpessoais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Leida Baract de, Cristina Maria Dacach Fernandez Marchi, and Filipe Ferreira de Almeida Rego. "Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) como instrumento de gestão de inservíveis em Escola Pública Estadual de Salvador, Bahia." Revista Monografias Ambientais 17 (May 28, 2019): 4. http://dx.doi.org/10.5902/2236130833240.

Full text
Abstract:
A gestão ambiental é fundamental para o desenvolvimento sustentável e deve contemplar cuidados no gerenciamento de resíduos sólidos (RS) gerados em escolas, considerando os instrumentos de políticas públicas para a viabilização desses processos. Este artigo tem como principal objetivo analisar o papel da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) como contribuição para se pensar a gestão de materiais inservíveis em escolas públicas estaduais, visando obter elementos para práticas sustentáveis. Trata-se de um estudo exploratório, delineado por levantamento fotográfico e observação in loco da disposição e armazenamento de cadeiras e carteiras escolares em uma escola pública. Esta pesquisa documental tem como base legal a Lei nº 12.305/10 e como instrumento principal de análise a Cartilha Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), além da Portaria Conjunta SAEB/SEC, nº 036 de 24 de abril de 2015, que orienta sobre a retirada de bens móveis inservíveis em órgãos públicos. Os resultados apontaram uma gestão ambiental inadequada durante o descarte e a disposição interna de bens móveis escolares. A A3P pode contribuir com elementos para incorporação de princípios sobre responsabilidade socioambiental e práticas ambientais sustentáveis, que incluem a política dos RS e a Educação Ambiental para uma gestão e gerenciamento adequado dos resíduos gerados nas escolas públicas estaduais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Magalhães, Noa, and Carlos Frederico Bernardo Loureiro. "A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO LICENCIAMENTO: UMA POLÍTICA PARA A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA." Pesquisa em Educação Ambiental 11, no. 1 (2016): 125. http://dx.doi.org/10.18675/2177-580x.vol11.n1.p125-137.

Full text
Abstract:
O presente trabalho faz uma revisão descritiva do desenvolvimento do constitucionalismo e evolução das diretrizes jurídicas da política ambiental brasileira, especialmente da Educação Ambiental no âmbito do Licenciamento Off-shore de petróleo e gás enquanto condicionante e medida mitigadora e compensatória dos impactos ambientais da cadeia produtiva do petróleo. Descreve as diretrizes políticas e jurídicas como leis, decretos, resoluções, normas técnicas, instruções normativas, entre outros documentos do âmbito da educação ambiental, que vem sendo construídos ao longo de quatro décadas no país. Na busca de um processo educativo que estimule, iniciativas populares e qualifique os atores sociais para participarem da gestão ambiental de seus territórios, para uma gestão ambiental pública democrática e participativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Tamaio, Irineu, and Genilson Carlos das Chagas. "A Educação Ambiental no contexto da escassez hídrica: o racionamento no Distrito Federal entre 2017 e 2018." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 16, no. 2 (2021): 409–27. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11576.

Full text
Abstract:
De janeiro de 2017 a junho de 2018, o Distrito Federal (DF) enfrentou uma escassez hídrica que provocou o racionamento no abastecimento de água e atingiu principalmente as populações em situação de vulnerabilidade socioambiental. A partir desse evento climático extremo, este estudo investigou o papel da Educação Ambiental enquanto ação de política pública em períodos de escassez dos recursos hídricos. Trata-se de uma pesquisa documental, orientada pelo referencial teórico-metodológico da Educação Ambiental Crítica. A análise evidenciou que, como ação emergencial de política pública para o enfrentamento desse evento extremo no DF, a Educação Ambiental esteve associada à macrotendência político-pedagógica conservadora e pragmática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Reis, Danielle, Reis Friede, Patrícia Maria Dusek, Kátia Eliane Santos Avelar, and Maria Geralda. "A LEI 12.305/2010 E EDUCAÇÃO AMBIENTAL." Revista Augustus 23, no. 45 (2018): 86–103. http://dx.doi.org/10.15202/1981896.2018v23n45p86.

Full text
Abstract:
O presente trabalho discute a necessária efetivação da Lei nº 12.305/2010, destacando aspectos como a gestão integrada dos resíduos sólidos e a responsabilidade compartilhada entre governos e sociedade. Argumenta que uma política pública que se propõe a modificar comportamentos e práticas enraizadas, no tocante ao manejo e gerenciamento do antes considerado lixo, não se constrói apenas com a homologação de uma lei. Conclui-se que para alcançar a etapa do engajamento popular, é necessária a efetivação de políticas públicas de educação ambiental, uma vez que tudo começa na separação e descarte adequado dos resíduos na fonte geradora, o que evita a perda de qualidade dos materiais recicláveis. A população precisa ser educada adequadamente de modo que possa mudar seus hábitos no momento do descarte do lixo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mamede, Simone Batista, Maristela Benites, José Flávio Rodrigues Siqueira, and Marcos Vinícius Campelo Junior. "Educação Ambiental e os desafios para implementação de políticas públicas em Mato Grosso do Sul." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 16, no. 1 (2021): 493–507. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10450.

Full text
Abstract:
O estado de Mato Grosso do Sul (MS) traz em sua história a ideia do desenvolvimentismo fundamentado pelo setor do agronegócio e pela política neoliberal estabelecida, causa de fortes embates com educadores ambientais no campo das políticas públicas socioambientais. Diante disso, o presente trabalho buscou apresentar o histórico e os principais desafios para implementação das políticas públicas em Educação Ambiental no estado de MS. Apresentamos eventos históricos da Educação Ambiental, publicações de livros de Educação Ambiental, redes de Educação Ambiental; Educação Ambiental no contexto escolar e os desafios para consolidação das políticas públicas de Educação Ambiental. Revelou-se que os educadores ambientais e suas redes tiveram e têm papel preponderante nas diversas atividades, ações e propostas educativas relacionadas às políticas públicas de MS para construção de uma sociedade mais justa, igualitária e de respeito ao ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Valenti, Mayla Willik, Haydée Torres de Oliveira, Pavel Dodonov, and Maura Machado Silva. "Educação ambiental em unidades de conservação: políticas públicas e a prática educativa." Educação em Revista 28, no. 1 (2012): 267–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982012000100012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo exploratório sobre as ações de educação ambiental desenvolvidas em unidades de conservação (UCs) brasileiras em relação a público, parcerias, linha pedagógica, objetivos, atividades, temas, avaliação e documentos de referência. Além disso, analisamos uma possível influência do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) nessas práticas. Utilizamos dados de 56 UCs brasileiras coletados em questionário distribuído em 2007. Analisamos o total de UCs e dois grupos distintos: as que citaram e as que não citaram o ProNEA como referência. As ações educativas apresentam alguns princípios das novas tendências da educação ambiental e das políticas públicas elaboradas nos últimos anos no Brasil. Concluímos que embora uma política pública de larga escala, como o ProNEA, seja importante para orientar as mudanças desejadas, não é suficiente para que essas mudanças sejam incorporadas às práticas educativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Política Pública de Educação Ambiental"

1

Corrêa, Sergionei. "Políticas públicas e educação ambiental : o protagonismo social e a democratização das políticas públicas ambientais." reponame:Repositório Institucional da UCS, 2013. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/218.

Full text
Abstract:
A simetria existente entre o caminhar civilizatório e o constitucionalismo demostrou que os direitos fundamentais não são estanques, pelo contrário, são construídos e agregam valores, consoante os anseios que emergem do corpo social. O valor democrático rompeu os limites adstritos aos direitos políticos, ganhou as ruas, tornou-se um poder-dever que os cidadãos precisam exercitar diariamente e não apenas a cada dois anos. O ativismo contínuo da sociedade na esfera política é fundamental para a construção de um verdadeiro Estado democrático de direitos, todavia não prescinde de um processo cognitivo sólido. Nesse cenário, políticas e programas públicos enraizados em metodologias pedagógicas modernas, cientes da sistematicidade, complexidade e das interligações existentes entre as condutas dos seres vivos que compõem a comunidade global são fundamentais. Diante da intrincada e rica teia da vida é imprescindível ao homem aproximar-se do meio natural, conhecer seus princípios e aplicá-los às comunidades humanas. Ainda, necessita-se de um processo educacional enraizado em metodologias voltadas a formar cidadãos conscientes da facticidade envolta à sociedade contemporânea. Enfim, é através da democratização e qualificação do processo cognitivo que o cidadão terá as ferramentas para uma atuação ativa e qualitativa em conjunto com o poder público, estimulando e consolidando a vertente democrática do ativismo social e materializando a efetividade das normas e programas públicos sociais e ecológicos.<br>Submitted by Marcelo Teixeira (mvteixeira@ucs.br) on 2014-05-15T13:18:29Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Sergionei Correa.pdf: 1700067 bytes, checksum: 74143b8615ea0717f3501f97c36fde7b (MD5)<br>Made available in DSpace on 2014-05-15T13:18:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Sergionei Correa.pdf: 1700067 bytes, checksum: 74143b8615ea0717f3501f97c36fde7b (MD5)<br>The symmetry between the civilizing walk and constitutionalism demonstrated that fundamental rights are not watertight, however, are built and aggregate values, depending on the desires that emerge from the social structure. The democratic value crossed the limits assigned to political rights, took to the streets, became a power and duty that citizens need to exercise daily and not only every two years. The company's continued activism in politics is key to building a truly democratic state of Rights, however, doesn’t prescinds from a solid cognitive process. In this scenario, public policies and programs rooted in modern teaching methodologies, aware of systematicity, complexity and interconnections between the behavior of living things that make up the global community are fundamental. Given the intricate and rich web of life is essential to man approaching the natural environment, know your principles and apply them to human communities. Finally, environmental education rooted in methodologies directed to form citizens aware of the facticity of contemporary society is an essential step in the maturation process of man. It is through democratization and qualification of the cognitive process that citizens have the tools for an active performance and qualitative together with the government, stimulating and consolidating the democratic aspect of social activism and materializing the effectiveness of standards and public social and ecological programs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Luca, Andréa Quirino de. "Uma análise de discurso da política pública federal de educação ambiental." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-04112013-104411/.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa, que se localiza no terreno da Educação Ambiental, tem como perspectiva teórico-metodológica a Análise de Discurso de linha materialista, e visa à discussão das políticas públicas federais em Educação Ambiental. Procuramos compreender a historicidade de documentos referenciais dessa política pública de educação ambiental do Brasil, entre eles o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), o Programa de Formação de Educadoras(es) Ambientais: por um Brasil educado e educando ambientalmente para a sustentabilidade (ProFEA), e Coletivos Educadores. Procuramos, também, dar visibilidade aos pré-construídos e condições de produção que sustentam esse discurso. Realizamos também uma análise materialista do discurso de educadores ambientais que participaram do processo de formação de um Coletivo Educador (instrumento da política pública federal de EA), mais especificamente do COEDUCA (Coletivo Educador Ambiental de Campinas, SP). Tal análise buscou compreender se houve abertura de processos simbólicos de deslocamento no sentido de coletividade, em oposição aos sentidos da individualidade colocados por esta sociedade capitalista. Apresentamos os pressupostos do referencial teórico-metodológico, o contexto da política pública de educação ambiental brasileira, e a análise realizada. Terminamos o trabalho com algumas considerações de ordem teórico-analítica, abrindo as possibilidades de reflexão com novas perguntas. Pretendemos contribuir com um melhor entendimento sobre o discurso da política pública de educação ambiental do Brasil, dando visibilidade ao modo pelo qual o sentido de política pública se produz.<br>In this work, which is in the field of Environmental Education, we conducted a materialistic discourse analysis to understand the historical references of documents of public policy on environmental education in Brazil, including the Treaty on Environmental Education for Sustainable Societies and Global Responsibility, the National Program of Environmental Education (ProNEA), the Training Program for Environmental Educators: for an environmentally educated and educating country, aiming at sustaintability (ProFEA), and Collective Educators. We seek to give visibility to the pre-built and production conditions which support that speech. We also conducted a materialistic analysis of the discourse of environmental educators trained by a Collective Educator (instrument of public policy on environmental education in Brazil), specifically the COEDUCA (Collective Environmental Educator of Campinas-SP). The aim of these analyses was to understand whether the opening of the symbolic processes of displacement in the sense of community occurred, as opposed to the senses of individuality posed by this capitalist society. We present the assumptions of the materialistic discourse analysis, the context of public policy for environmental education in Brazil, and analysis performed. We finished the work with some theoretical-analytical considerations, opening the possibilities of reflection with new questions. We intend to contribute to a better understanding of the discourse of public policy on environmental education in Brazil, giving visibility to the way in which the direction of public policy is produced.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pastuk, Marilia. "Estado e participação pública em questões ambientais urbanas." reponame:Repositório Institucional do FGV, 1993. http://hdl.handle.net/10438/9088.

Full text
Abstract:
Submitted by Julie_estagiaria Moraes (julie.moraes@fgv.br) on 2012-01-19T16:10:40Z No. of bitstreams: 1 000059643.pdf: 3386535 bytes, checksum: d44c041ab9484af731404b0b00a3c6e1 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2012-01-19T16:10:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000059643.pdf: 3386535 bytes, checksum: d44c041ab9484af731404b0b00a3c6e1 (MD5) Previous issue date: 1993<br>Environmental problems are linked to social problems as they occur in the reality of urban areas in developing societies. A particular effort is made to avoid confusing these problems, pointing out their specificities and the possibility brought by environmental issues to rethink, in theoretical terms, urban planning and management. The thesis then discusses the role the capitalist state plays in these societies as mediator of social conflicts that arise from discriminatory pOlicies. The significance, limits and possibilities of public participation to define or implement public policies, and the role that environmental education can play in this sense are also discussed. Two case studies relate the environmental degradation of hydrographic basins located in the São Paulo Metropolitan Region, in which public participation is contributing to decision processes in different ways. In one case, technocratic decisions are fundamental; in the other, this participation implies dialogue between the state and the civil organizations in order to enable negotiations to take place.<br>Nessa tese relaciona-se a problemática ambiental com a problemática social tal como esta se apresenta em áreas urbanas de sociedades do Sul, particularmente no Brasil. Faz-se um esforço de não confundí-las, apontando suas especificidades e as possibilidades, que a primeira traduz, no sentido de repensar, em termos teóricos, o planejamento e a gestão das cidades. Discute-se o papel do Estado capitalista nessas sociedades, enquanto mediador de conflitos sociais resultantes de políticas públicas excludentes. Discute-se ainda o significado, limites e possibilidades da participação pública na definição e/ou implementação de tais políticas e o papel que a educação ambiental pode assumir neste sentido. Apresenta-se dois estudos de caso tratando da degradação ambiental de bacias hidrográficas localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, nos quais a participação pública tem se dado em algum nível, contribuindo para a tomada de decisões. Num caso, esta se dá numa conjuntura política onde as decisões tecnocráticas são determinantes; em outro, está relacionada com a tentativa, por parte do Estado, de implantação de uma gestão mais democrática, que implica no diálogo deste com as organizações civis visando a realização de negociações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Celly Kelly Neivas dos. "Governança colaborativa na educação ambiental: a implementação da política de educação ambiental no município de Suzano." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100136/tde-10122015-184433/.

Full text
Abstract:
O Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) baseado na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) estimula estados e municípios a desenvolverem suas políticas de Educação Ambiental (EA) com a formação de Comissões de Educação Ambiental. O intuito desta estratégia é promover nos territórios o diálogo entre os diversos setores da sociedade para efetivar a implantação das políticas públicas de EA, considerando a EA como atividade fundamental de formação de pessoas para o exercício da cidadania responsável e consciente, capazes de construírem e prosperarem sociedades sustentáveis. Imbuído deste desafio o município de Suzano, SP, criou em 2011 sua Comissão Interinstitucional Municipal de Educação Ambiental (CIMEA-Suzano), responsável pela Política e pelo Sistema de Educação Ambiental do município. A CIMEA-Suzano é considerada referência de política de EA no Brasil, inspirando a criação de outras comissões em diversos municípios brasileiros. Seu processo de desenvolvimento está alicerçado no ProNEA e seu modelo de atuação configura um arranjo colaborativo ao integrar atores públicos, privados e pessoas no provimento de políticas públicas de EA. O presente trabalho buscou interpretar a CIMEA-Suzano sob a perspectiva da governança colaborativa com o objetivo de reconhecer nos seus processos de implementação e atuação, os mecanismos de colaboração que a permitiram alcançar as diretrizes e os princípios postulados pelo ProNEA. O desenvolvimento desta pesquisa se baseia no aprofundamento dos temas da Governança e da Educação Ambiental enquanto política pública, para identificar e contextualizar o regime de governança colaborativa nos processos de implementação e atuação da CIMEA-Suzano. A metodologia de trabalho baseia-se numa análise de conteúdo do período 2009 2012 e inclui entrevistas abertas com pessoas chaves integrantes da CIMEA-Suzano<br>The Environmental Education National Program (ProNEA) based on National Policy of Environmental Education (PNEA) stimulates estates and municipalities to develop environmental education policies through formation of Environmental Educations Commission. The aim of this strategy is to promote on the territories the dialogue among different social sectors to effect the environment education public policies, considering the environmental education (EE) as the fundamental activity to form people to the citizenship responsibly and conscious, able to build and thrive sustainable society. With this challenge the municipality of Suzano creates in 2011 its Inter-institutional Municipal of Environmental Education Commission (CIMEA), responsibly for the Municipal Policy and System of Environmental Education of the city. The CIMEA is considered reference of EE policy in Brazil, inspiring the creation of others commissions in many Brazilian cities. Its development process is sustained on ProNEA and its action model comprehends a collaborative design that integrates people, public and private actors on the EE public policy development. This work sought to interpret the CIMEA as a collaborative governance regime and the goal was recognize in its actions and implementation process the collaborative mechanisms that allowed reach the ProNEA principles and guidelines. This research development is based on deepen study of Collaborative Governance theme and Environmental Education Policy to identify and contextualize the Collaborative Governance Regime on the actions and implementation process of CIMEA. The methodology is based on a content analysis of the period 2009 - 2012 and includes open interviews with key personnel members of CIMEA
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tamaio, Irineu. "A política pública de educação ambiental : sentidos e contradições na experiência dos gestores/educadores da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente : gestão do governo Lula (2003-2006)." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3430.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2007.<br>Submitted by Aline Jacob (alinesjacob@hotmail.com) on 2010-01-26T14:19:02Z No. of bitstreams: 1 2007_IrineuTamaio.pdf: 1225965 bytes, checksum: d506a8d4a68f715b611ea0b42bd9e951 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Carolina Campos(carolinacamposmaia@gmail.com) on 2010-01-26T16:48:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_IrineuTamaio.pdf: 1225965 bytes, checksum: d506a8d4a68f715b611ea0b42bd9e951 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2010-01-26T16:48:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_IrineuTamaio.pdf: 1225965 bytes, checksum: d506a8d4a68f715b611ea0b42bd9e951 (MD5) Previous issue date: 2007-05-22<br>Esta pesquisa desenvolve uma análise e interpretação do campo de significações que se manifestou na política pública da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, na gestão 2003-2006, no período do primeiro mandato do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Visa interpretar e problematizar as concepções de educação ambiental e sustentabilidade em um campo da política pública no âmbito do Estado brasileiro, a partir de documentos oficiais e entrevistas sobre as trajetórias de vida de educadores ambientais que assumiram o papel de gestores e produziram sentidos que se materializaram em ações. O estudo tem as seguintes indagações: como atuar na mudança de um paradigma? A política pública proposta possibilita a emergência de práticas sociais que contribuam para gerar processos contra-hegemônicos de construção de uma nova visão? A pesquisa está ancorada nos referenciais teóricos do conhecimento complexo, a partir de Edgar Morin, e nas concepções de emancipação, participação, formas de luta e hegemonia desenvolvidas por Boaventura de Sousa Santos. O pesquisador foi um dos protagonistas na formulação da política pública estudada, portanto a pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa como um estudo de caso, adotando as concepções de interpretação e compreensão da hermenêutica. O estudo identificou e problematizou como um grupo de gestores/educadores, que traz para a política pública uma concepção e trajetória de educação ambiental reconhecida como de caráter crítico e emancipatório, formula e implementa essas idéias. O trabalho mostra que esses gestores/educadores buscaram materializar, por meio do Estado, os seus ideários políticos de profissionais militantes, o que fez emergir sentidos contraditórios de educação ambiental, emancipação, modelo de sociedade e da relação desta com o Estado. Aqui foi analisado se a concepção de sustentabilidade referenciada na política pública garante a possibilidade de emancipação e contribui para a transição paradigmática. Dessa forma, a pesquisa mostra que a política pública de educação ambiental empreendida pela Diretoria de Educação Ambiental foi um campo instável e contraditório, mas teve a intenção de promover processos dialógicos e formativos que visaram contribuir para o fortalecimento do movimento contra-hegemônico de construção de um novo paradigma. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>This research develops an investigation into, and interpretation of, the significance of the public policy promoted by the Directorate for Environmental Education of the Ministry of the Environment between 2003 and 2006, during the first term of the government of President Luiz Inácio Lula da Silva. It aims to elucidate and question the concepts of environmental education and sustainability in an area of public policy within the ambit of the Brazilian State, from official documents and interviews on the ways of life of the environmental educators who took on the role of managers and engendered the directions that emerged as actions. The study makes the following enquiry: how can the change in a paradigm be put into action? Can public policy propose making possible the emergence of social practices which will contribute to the creation of anti-domination processes and the development of a new way of understanding? The research is based on theoretical references to complex experiences, beginning with Edgar Morin, and on the concepts of liberation, participation, the nature of conflict and domination developed by Boaventura de Sousa Santos. The researcher was one of the key players in the origination of the public policy studied in this research therefore the investigation was carried out as a case study, adopting a qualitative approach to the concepts of critical interpretation and understanding. The study identified and questioned how a group of managers/educators, who express a public policy based on a hypothesis and course for environmental education which is recognized as being of an important and stimulating nature, devises and implements these ideas. The work shows that these managers/educators are seeking, through the State, to animate their political ideas as professional activists, and what emerge are contradictory meanings of environmental education, liberation, the society model and of the relationship of this to the State. The notion of whether ideas of sustainability positioned within public policy guarantees the possibility of liberation and contributes to conceptual change was analysed. In this way, the research shows that the public policy for environmental education undertaken by the Directorate for Environmental Education was an unpredictable and contradictory line of work but had the intention of promoting dialogue and a development process that aimed to contribute to the strengthening of the anti-domination movement and to the building of a new hypothesis. _______________________________________________________________________________ RÉSUMÉ<br>Cette recherche développe analyse et interprétation dans les domaines des significations qui se manifestent dans la politique publique de la Direction d´Éducation Environnementale du Ministère de l´Environnement, pendant la gestion 2003-2006, la période du premier mandat du Président Luiz Inácio Lula da Silva. Envisage interpréter et problématiser les conceptions de l´éducation environnementale et durabilité dans un domaine de la politique publique de l´État Brésilien, a partir de documents officiels et interviews sur les trajectoires de vie des éducateurs environnementaux qui ont assumé le rôle de gérant et ont produit sens qui ont matérialisé en actions. L´étude a des questions suivantes: comment agir dans le changement d´un paradigme? La politique publique proposée permet l´émergence de pratiques sociales qui contribue à créer des processus contre-hégémoniques de construction d´une nouvelle vision? La recherche est ancrée dans les références theóriques de la connaissance complexe, à partir de Edgar Morin, et dans les conceptions d´émancipation, participation, formes de lutte et hégémonie développées par Boaventura de Sousa Santos. Le chercheur fût un des Protagonistes dans la formulation de la politique publique étudiée, donc la recherche a été realisée dans une approche qualitative, comme un étude de cas, adoptant les conceptions et compréhension de l´hermeneutique. L´étude a identifié et problématisé comme un groupe de gérants/éducateurs, qui amènent pour la politique publique une conception et trajectoire d´éducation environnementale reconnue comme de caractère critique et émancipatoire, formule et implante ces idées. Le travail montre que ces gérants/éducateurs ont cherché matérialiser par le moyen de l’État, leurs idéaires politiques de professionnels militants, ce qui a fait émerger des directives contradictoires d’éducation environnementale, émancipation, modèle de société et du rapport de celle-ci avec l’État. Ici fût analysé si la conception de durabilité référencée dans la politique publique garanti la possibilité d’émancipation et contribue pour la transition paradigmatique. De cette manière, la recherche montre que la politique publique d’éducation environnementale entreprise par la Direction d’Éducation Environnementale fût un champs instable et contradictoire, mais a eu l’intentionnalité de promouvoir processus dialogiques et formatifs qui ont visé à contribuer pour fortifier le mouvement contre-hégémonique de construction d’un nouveau paradigme.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Nadja Ferreira da. "Um estudo da coordenadoria de educação ambiental de Praia Grande como política de meio ambiente." Universidade Católica de Santos, 2015. http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/1261.

Full text
Abstract:
Submitted by Rosina Valeria Lanzellotti Mattiussi Teixeira (rosina.teixeira@unisantos.br) on 2015-04-27T12:06:31Z No. of bitstreams: 1 Nadja Ferreira da Silva.pdf: 2743878 bytes, checksum: 800c0ede062e2a38700ce7a34d4853f0 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2015-04-27T12:06:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nadja Ferreira da Silva.pdf: 2743878 bytes, checksum: 800c0ede062e2a38700ce7a34d4853f0 (MD5) Previous issue date: 2015-03-25<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES<br>Environmental issues in the contemporary world have been discussed since the Declaration of the United Nations Conference on the Human Environment, in Stockholm, Switzerland, 16th June 1972. During this Conference, topics that would guide for Environmental Education were discussed. Such topics were ratified in 1977, during the Intergovernmental Conference on Environmental Education in Tbilisi, Georgia. In Brazil, topics related to environmental education entwine those discussed in world conferences, but ¿ more notoriously ¿ as from 1998, with the National Curriculum Parameters ¿ Transversal Themes, upon which six main themes are approached and among these, environmental education. The parameters propose to integrate and compose interdisciplinary along with the topics of curriculum components, in such a way it can strengthen the conditions for social and environmental awareness. The Coordination Office for Environmental Education (CEE), established in 1996 in the town of Praia Grande, São Paulo, started its activities in the school year of 1997 as a Pioneer in the Atlantic Forest coast to have Environmental Education in its foundation. Therefore, this research paper investigates and analyzes the relations between the educational projects developed by the CEE, with the municipal public policies demands. The research was made by the means of document research, carried out on the Closed Files at the City Hall in Praia Grande, where it was possible to find excerpts from newspapers that promoted such projects, along with images and registry of all previous activities, as well as how these projects related to social demand. Among other authors, in order to analyze social environmental issues, this research counts with the theoretical support from: Coimbra (1985), (2002) e (2014); Leff (2009) and Sachs (2007). In order to discuss interdisciplinary and the concept of environmental education at schools, the following authors were studied: Carvalho (2008a) e (2008b); Morin (2000) e Pelicioni (2014). Philippi Jr. and Bruna (2014) and Ueno and Natal (2014) also provided information on the matter of environmental public policies as well as the concept of Environmental Management. The analysis was carried out through interviews with teachers and coordinators at the CEE, in order to collect substantial data concerning the operational issues of the CEE, and how its projects relate to the town¿s public policies.<br>As questões ambientais do mundo contemporâneo passam a serem debatidas a partir da Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano realizada na cidade de Estocolmo, Suécia em 1972. Durante a Conferência foram discutidas ações que orientassem para uma educação ambiental. Tais questões foram ratificadas em 1977, durante a Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental realizada na cidade de Tbilisi, Geórgia. No Brasil os temas relacionados a educação ambiental perpassam pelos assuntos discutidos nas conferências mundiais, porém com maior visibilidade a partir de 1998, com os Parâmetros Curriculares Nacionais - Temas Transversais, nos quais se abordam seis eixos temáticos, entre eles o meio ambiente. A proposta está em integrar e compor a interdisciplinaridade junto a temática dos componentes curriculares, de forma que fortaleça as condições para uma conscientização socioambiental. Fundada em 1996 a Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) em Praia Grande, São Paulo, desenvolve suas atividades a partir do ano letivo de 1997, sendo pioneira na região da Costa da Mata Atlântica, tendo por base projetos que priorizam a educação ambiental. Sendo assim, a presente pesquisa pretende investigar e analisar a relação dos projetos educativos desenvolvidos pela CEA com as demandas da política pública municipal. O estudo utiliza pesquisa documental realizada nos processos arquivados junto a Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande, onde foi possível encontrar recortes de jornais com divulgação dos projetos, fotografias das atividades desenvolvidas e as relações dos projetos com a demanda social. Entre outros, a pesquisa tem suporte teórico para analisar as questões socioambientais nos seguintes autores: Coimbra (1985), (2002) e (2014); Leff (2009) e Sachs (2007). Para discutir a questão da interdisciplinaridade e o conceito de educação ambiental nas escolas foram utilizados os seguintes autores: Carvalho (2008); Morin (2000) e Pelicioni (2014). Apoia-se também nos trabalhos de Philippi Jr. e Bruna (2014) e Ueno e Natal (2014) que discorrem sobre a questão das políticas públicas de meio ambiente e o conceito de gestão ambiental. A análise foi realizada com entrevistas entre professores e coordenadores da CEA, a fim de coletar dados pertinentes às questões da atuação da Coordenadoria de Educação Ambiental e a relação de seus projetos com as políticas públicas do município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Janke, Nadja. "Política nacional de educação ambiental : contradições e disputas /." Bauru : [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/11449/102027.

Full text
Abstract:
Orientador: Marília Freitas de Campos Tozoni Reis<br>Banca: Irineu Tamaio<br>Banca: Jandira Lira B. Talamoni<br>Banca: Jorge Sobral da Silva Maia<br>Banca: Maria de Lourdes Spazziani<br>Resumo: O estudo das políticas públicas representa uma tendência das pesquisas contemporâneas, tornando-se um objeto de investigação pertinente, tanto para os sistemas sociais. A análise dessas políticas, que veem buscando projetos e ações nas diversas áreas, representa o entendimentoda conjuntura político-estrutual em que foram criadas, tanto do ponto de vista das manifestações téorico-metodológicas em que se baseiam, como das lutas destas mesmas concepções na consolidação objetivo-material de suas ações. Isso significa dizer que as políticas públicas se constituem em objetivos intencionais explícitos, baseados em conceitos teóricos, políticos, econômicos que se revelam tanto no discurso da lei como nas ações por ela pautadas. Assim, analisar o contexto das políticas, tanto de sua criação como implementação, seria compreender as possibilidades de sua atuação pública. Para nortear as políticas públicas em educação ambiental no Brasil, em 27 de abril de 1999, o então Presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei nº 9.795 que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). A PNEA é fruto de um Projeto de Lei proposto pelo então Deputado Federal Fábio Feldman em 1993, baseada no Artigo 225 da Constituição Federal do Brasil. Compreendemos que a PNEA é uma referência importante para as demais políticas e a ação pública do estado brasileiro na área. Observamos ainda sua importância no contexto educativo e de pesquisa, de criação de conhecimento e práticas educativas ambientais, o que referenda ainda mais sua relevância. Neste sentido, o presente estudo objetivou realizar um resgate histórico analítico da conjuntura de criação da Lei - Política Nacional de Educação Ambiental -, sua tramitação e aprovação; reconhecendo... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)<br>Abstract: The study of public policy represents a trend of contemporary research, becoming an object of research relevant for both political and economic systems, as for the social systems. The analysis of these policies represents the understanding of the structural and political conjuntcture in which they were created, both of theoretical and methodological demonstration in which they are based, as the singgles of these same concepts in the consolidation of the social practicies. This means that public policies are constituted of intentional and explicit objectives, based on theoretical concepts, political and economic, that reveal the speech and the actions of the law. Thus, analyzing the context of policy, both its creation and as your implementation, we could understand the scope of his public performance. To guid public policy on environmental education in Brazil, on April 27, 1999, the then President of Brazil, Fernando Henrique Cardoso signed Law nº 9795 which provides for environmental education and establishing the National Politic of Environmental Education (PNEA). The PNEA is the result of a bill proposed by then-Congressman Fabio Feldman in 1993, based on Article 225 of the Federal Constitution of Brazil. We understand that the PNEA is an important reference for other policies and the public actions of the Brazilian state in area. We further note its importance in the educative practice and in research, in the creation of knowledges and enviornmental education practices, what define its relevance. In this sense, the present study aimed to perform an analyses of the historical juncture of the creation of the law - the Politic National of Environmental Education - its processing and approval; recognizing critically your content, in an attempt to understand the mechanisms that guided its creation. Furthermore, we seek to problematize... (Complete abstract click electronic access below)<br>Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Figueiredo, Pâmela Buzanello. "Políticas de educação ambiental na escola pública : avanços e retrocessos /." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/154778.

Full text
Abstract:
Submitted by Pâmela Buzanello Figueiredo (pamela.figueiredo@unesp.br) on 2018-08-01T01:55:50Z No. of bitstreams: 1 TESE_VERSAO FINAL_PAMELABFIGUEIREDO.pdf: 2802713 bytes, checksum: cbe352de25ce1a1f8f324c78db1033b7 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Minervina Teixeira Lopes null (vina_lopes@bauru.unesp.br) on 2018-08-02T17:38:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 figueiredo_pb_dr_bauru.pdf: 2708436 bytes, checksum: 69f9fb5fe2813132378496913f1aae3a (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-08-02T17:38:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 figueiredo_pb_dr_bauru.pdf: 2708436 bytes, checksum: 69f9fb5fe2813132378496913f1aae3a (MD5) Previous issue date: 2018-05-28<br>Considerando a trajetória da educação ambiental desde seu surgimento até sua instituição como política pública no Brasil, temos que embora o seu surgimento tenha se dado nos movimentos ecologistas, consolidando-se como uma preocupação da sociedade nas últimas décadas do século XX, a educação ambiental passou a ser incorporada no âmbito institucional de organismos como a ONU e a UNESCO incorporando uma perspectiva reformista e conciliatória entre desenvolvimento e sustentabilidade. Essa trajetória da educação ambiental, demonstra um processo de crescimento bastante significativo, inclusive pela garantia de sua inserção na educação escolar, principalmente após a promulgação da PNEA. Assim, com o intuito de analisar as propostas do Órgão Gestor da PNEA para as escolas no Brasil de 2002 a 2014, ou seja, o que definimos para esse estudo foi identificar a relação entre as propostas deste Órgão com aquelas realizadas nas escolas públicas de educação básica do estado de São Paulo. A partir de uma entrevista realizada com um dos Coordenadores Geral de Educação Ambiental do MEC, pudemos perceber que a política de educação ambiental elaborada pelo Órgão Gestor para as escolas configuram-se muito mais como programas do que propriamente como políticas públicas. Compreendidas as políticas públicas de educação ambiental - os programas - propostos pelo Órgão Gestor, buscamos investigar a presença das ações de educação ambiental nas escolas de educação básica do município definido . Os obstáculos e dificuldades enfrentados ao longo desse processo revelaram a fragilidade da formulação das políticas de educação ambiental como um campo de disputas, onde as diferentes vertentes que propõem ações educativas ambientais determinam, em última análise, a adequação e manutenção dos modelos hegemônicos de organização da sociedade. Desse modo, temos que por um lado, a lógica neoliberal orienta as políticas oficiais de educação ambiental caracterizando todo retrocesso que ela vem sofrendo no Brasil ao ponto de reduzir-se a um conjunto de programas, e, por outro lado, no âmbito da educação ambiental escolar, os obstáculos e dificuldades nos mostraram que a forma como se organiza a escola pública, enfraquecem ainda mais a educação ambiental que já vem frágil em forma de políticas públicas.<br>Considering the environmental education trajectory, from the beginning to its institution as public policy in Brazil, although its emergence has occurred in the ecological movements, consolidating itself as a society’s concern in the last decades of the twentieth century, environmental education has been incorporated into the institutional framework of organizations such as ONU and UNESCO incorporating a reformist and conciliatory perspective between development and sustainability. This trajectory of environmental education demonstrates a significant growth process, including the guarantee of its insertion in school education, especially after the promulgation of the PNEA. In order to analyze the proposals of PNEA Management System for schools in Brazil from 2002 to 2014, which has been defined for this study was to identify the relationship between the proposals of this organization and those carried out in public basic education schools in the state of São Paulo. From an interview with one of MEC Environmental Education General Coordinator, we realize that environmental education policy drawn up by the Management System for schools constitute a lot more like programs than as public policy. Understanding the environmental education public policies - the programs - proposed by the Managing System, we sought to investigate the presence of environmental education actions in the basic education schools from a chosen city. The obstacles and difficulties faced during this process revealed the fragility of the formulation of policies on environmental education as a battle field where the individual sections that propose environmental education actions determine, ultimately, the adequacy and maintenance of hegemonic models for society organization. So we have on one hand, the neoliberal logic that guides the official policies for environmental education featuring all setback it has suffered in Brazil as to reduce to a set of programs, and on the other hand, in education obstacles and difficulties have shown us that the way the public school is organized provokes further weakening in an environmental education that is already fragile in the form of public policies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Hurtado, Sarmiento Yasmin [UNESP]. "A educação ambiental e o pensamento crítico: uma aproximação à Política Nacional de Educação Ambiental da Colômbia." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/155867.

Full text
Abstract:
Submitted by Yasmin Hurtado Sarmiento (yasminhs27@gmail.com) on 2018-09-02T00:02:18Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Yasmin Hurtado Sarmiento_2018.pdf: 1206832 bytes, checksum: e4db9ba5e5239ea1ed5760f2f99258ab (MD5)<br>Approved for entry into archive by Carolina Lourenco null (carolinalourenco@fclar.unesp.br) on 2018-09-03T14:10:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 hurtadosarmiento_y_me_arafcl.pdf: 1206832 bytes, checksum: e4db9ba5e5239ea1ed5760f2f99258ab (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-09-03T14:10:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 hurtadosarmiento_y_me_arafcl.pdf: 1206832 bytes, checksum: e4db9ba5e5239ea1ed5760f2f99258ab (MD5) Previous issue date: 2018-08-21<br>Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)<br>A presente dissertação de Mestrado se fundamentou em uma reflexão sobre a importância de estudar a sociedade de consumo como uma categoria de análise dentro da educação ambiental crítica orientada a identificar as causas da problemática ambiental, por meio de um desenvolvimento conceitual focado na caracterização da sociedade de consumo e a relação de seus padrões com a degradação do meio ambiente. Portanto, a pesquisa foi desenvolvida sob os pressupostos da teoria crítica, partindo da fundamentação teórica de autores como Theodor Adorno, Herbert Marcuse, Max Horkheimer e Zygmunt Bauman. Como objetivo geral, a pesquisa pretendeu analisar a forma como as diretrizes da Política Nacional de Educação ambiental da Colômbia têm abordado a problemática ambiental e sua relação com o desenvolvimento capitalista e a sociedade de consumo configurada sob este modelo. Os objetivos específicos se orientaram a analisar o processo de institucionalização da educação ambiental na Colômbia; indagar o tipo de abordagem que a Política Nacional de Educação Ambiental na Colômbia faz sobre a sociedade de consumo e seus efeitos sobre o meio ambiente através de padrões de consumo delimitados pelo mercado; e analisar a concepção de desenvolvimento presente nesta Política. A metodologia foi desenvolvida desde uma perspectiva qualitativa, especificamente através de uma proposta bibliográfica que facilitou a exploração de diversas fontes documentais a fim de coletar informação cuja análise e interpretação permitiu alcançar os objetivos propostos. Concluiu-se que a Política Nacional de Educação Ambiental da Colômbia é um instrumento normativo que, apesar de ter uma perspectiva social e ambiental, tem tido condicionada sua eficácia pelo modelo de crescimento econômico vigente na Colômbia, o qual tem gerado contradições na mesma prática educacional encaminhada para o estudo do meio ambiente.<br>La presente disertación de Maestría se fundamentó en una reflexión sobre la importancia de estudiar la sociedad de consumo como una categoría de análisis dentro de la educación ambiental crítica orientada a identificar las causas de la problemática ambiental, a través de un desarrollo conceptual enfocado en la caracterización de la sociedad de consumo y la relación de sus patrones con la degradación del medio ambiente. Por lo tanto, la investigación fue desarrollada bajo los presupuestos de la teoría crítica, partiendo de la fundamentación teórica de autores como Theodor Adorno, Herbert Marcuse, Max Horkheimer y Zygmunt Bauman. Como objetivo general, la investigación pretendió analizar la forma en que las directrices de la Política Nacional de Educación ambiental de Colombia han abordado la problemática ambiental y su relación con el desarrollo capitalista y la sociedad de consumo configurada bajo este modelo. Los objetivos específicos se orientaron a analizar el proceso de institucionalización de la educación ambiental en Colombia; indagar el tipo de abordaje que la Política Nacional de Educación Ambiental en Colombia hace sobre la sociedad de consumo y sus efectos sobre el medio ambiente a través de patrones de consumo delimitados por el mercado; y analizar la concepción de desarrollo presente en esta Política. La metodología fue desarrollada desde una perspectiva cualitativa, específicamente a través de un diseño bibliográfico que facilitó la exploración de diversas fuentes documentales con el fin de recolectar información cuyo análisis e interpretación permitió alcanzar los objetivos propuestos. Se concluyó que la Política Nacional de Educación Ambiental de Colombia es un instrumento normativo que, a pesar de tener una perspectiva social y ambiental, ha tenido su eficacia condicionada por el modelo de crecimiento económico vigente en Colombia, el cual ha generado contradicciones en la misma práctica educativa encaminada hacia el estudio del medio ambiente.<br>190105/2015-1
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sotero, João Paulo. "O financiamento público da política nacional de educação ambiental : do veto do artigo 18 às novas estratégias de financiamento." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/1243.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2008.<br>Submitted by Jaqueline Oliveira (jaqueoliveiram@gmail.com) on 2008-12-08T15:48:53Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_2008_JoaoPauloSotero.pdf: 1065824 bytes, checksum: 2198e1b21e351df36c768e0a524e24fa (MD5)<br>Approved for entry into archive by Georgia Fernandes(georgia@bce.unb.br) on 2009-02-16T15:40:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_2008_JoaoPauloSotero.pdf: 1065824 bytes, checksum: 2198e1b21e351df36c768e0a524e24fa (MD5)<br>Made available in DSpace on 2009-02-16T15:40:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_2008_JoaoPauloSotero.pdf: 1065824 bytes, checksum: 2198e1b21e351df36c768e0a524e24fa (MD5)<br>A educação ambiental (EA) tem forte raiz no movimento ambientalista, sendo um dos instrumentos de contestação do modo de produção e consumo, hegemônico na contemporaneidade, estabelecida por um modelo de desenvolvimento que prioriza o TER, a propriedade privada e o capital em detrimento do SER, do bem comum, da qualidade de vida e sustentabilidade socioambiental das sociedades humanas. Sua institucionalização no Estado brasileiro tem seu marco inicial em 1973 com a criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente – SEMA. Atualmente é reconhecida como um direito social fundamental da sociedade brasileira (artigo 225 da Constituição Federal) e é tratada como Política Nacional (Lei 9.795/99). Nesse sentido, a prática da EA vem sendo experimentada e executada em diferentes espaços públicos e privados, com atores distintos e diversos. Embora a EA venha conquistando espaço na agenda das instituições, o seu financiamento, enquanto política pública, ainda é precário, evidenciando, portanto, uma assimetria. Desta forma, podemos afirmar que o acesso aos recursos públicos não acompanhou o avanço e o amadurecimento das práticas metodológicas, que fazem hoje da educação ambiental um importante campo de pesquisa e ação. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo pesquisar os impactos do veto do artigo 18 da Lei 9.795/99, no qual era garantida à EA uma fonte específica de recursos para o seu financiamento; assim como refletir sobre os quantitativos disponibilizados pelo Ministério do Meio Ambiente e Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e as estratégias que foram construídas para o financiamento da EA. Após as análises, verificamos que mesmo vetada a fonte específica, o Governo Federal disponibilizou recursos para a EA. Todavia, o veto do artigo representou impacto negativo, principalmente para o financiamento de projetos de educação ambiental pelo FNMA, neste caso ONGs, organizações da sociedade civil, governos estaduais e municipais foram os maiores prejudicados. Nesse trabalho também consideramos que um dos grandes problemas relativos ao financiamento da PNEA é a pouca conexão, integração e complementaridade entre os atores que fazem EA, o que contribui para a dispersão, sobreposição e a não sinergia ente os esforços na área. O trabalho termina com recomendações quanto à necessidade de atualizar a Lei 9.795/99, repensar a gestão da PNEA e criar e reforçar mecanismos de financiamentos da Educação Ambiental, descentralizados e coordenados, entre outras. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>The environmental education (EA) has strong roots in the environmental movement, as one of the tools to challenge the mode of production and consumption, the hegemonic contemporary, set for a model of development that prioritizes the HAVE, the private property and capital to the detriment of BE , the common good, the quality of life and social and environmental sustainability of human societies. His institutionalization in the Brazilian State has its initial milestone in 1973 with the creation of the Special Secretariat of Environment - SEMA. Currently is recognized as a fundamental social right of Brazilian society (Article 225 of the Federal Constitution) and is treated as National Policy (Law 9.795/99). Therefore, the practice of EA has been tested and implemented in various public and private spaces, with different actors. While EA will conquering space on the agenda of the institutions, their financing, as public policy, It is still incipient, showing therefore an asymmetry. Thus, we can say that access to public resources did not follow the progress and maturation of methodological practices, which are today's environmental education an important field of research and action. Therefore, this study aimed to research the impacts of the veto article 18 of Law 9.795/99, which was guaranteed to EA a particular source of resources for its funding; and reflect on the amounts made available by the Ministry of Environment and National Environment Fund (FNMA) and the strategies that have been constructed for the financing of the EA. After the analysis, we found that even rejected a particular source, the Federal Government provided resources for the EA. However, the veto of the article was negative impact, especially for the financing of projects for environmental education by FNMA, in this case ONGs, civil society organizations, state and municipal governments were the most affected. In this work one of the major problems concerning the financing of the PNEA is little connection, integration and complementarity between the actors who make EA, which contributes to the dispersion, and not overlap synergy between the efforts in the area. The work concludes with recommendations on the need to update the law 9.795/99, rethink the management of PNEA and establish and strengthen mechanisms for funding environmental education, decentralized and coordinated, among others.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Política Pública de Educação Ambiental"

1

São Paulo (Brazil : State). Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental. Educação ambiental: Vinte anos de políticas públicas. Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Janete M. Lins de . Azevedo. A educação como política pública. Editora Autores Associados, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Senna, Ester. Trabalho, educação e política pública. Editora UFMS, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sampaio, Rubens Jesus, Dirlêi Andrade Bonfim, Juliana Oliveira Santos, Celeste Dias Amorim, and Alexandre Schiavetti. A questão ambiental em pauta: Educação, saúde, políticas públicas e natureza. Edições UESB, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Baptista, Francisca Maria Carneiro. Educação rural: Das experiências à política pública. NEAD, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Prieto, Juan Pablo Sarmiento. Mitigación de riesgos, gestión ambiental y desarrollo sostenible: Una política pública. Centro de Estudios Ambientales para el Desarrollo Regional, Corporación Universitaria Autónoma de Occidente, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ojeda, Pedro A. Maldonado. La ley sobre política pública ambiental de Puerto Rico: Planificación y prevención del impacto ambiental para un desarrollo económico sostenido. Asociación Panamericana de Ingenieria Sanitaria y Ambiental, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Educação na fronteira da modernização: A política educacional no Amapá (1944-1956). Editora Paka-Tatu, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guimaraes-Iosif, Ranilce. Educação, pobreza e desigualdade no Brasil: Impedimentos para a cidadania global emancipada. Liber Livro, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Editora, Atena. Políticas Públicas na Educação Brasileira: Educação Ambiental. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.738181403.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Política Pública de Educação Ambiental"

1

Schoeninger, Fernanda Patricia, Anelize Queiroz Amaral, Rosangela Maria Boeno, and Daniela Macedo de Lima. "AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E A DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ESTADO DO PARANÁ." In Enfoque Interdisciplinar na Educação Ambiental. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed8421905062.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alves, Solidade Virgínia Cavalcante, Abigail de Souza Pereira, and Maria de Fátima de Souza. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS COMO ELEMENTO MOTIVADOR." In A Educação em suas Dimensões Pedagógica, Política, Social e Cultural 2. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2832013029.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

DE FREITAS MARIANO, ERICH, and MARIANY DE ARAUJO ALMEIDA LIRA. "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA MODELADORA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AMBIENTAIS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.025.

Full text
Abstract:
A EDUCAÇÃO É O PRINCIPAL ALICERCE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS CIDADÃOS. ASSIM, TEM-SE POLÍTICAS PÚBLICAS COMO NORMAS E CONDUTAS NECESSÁRIAS PARA DECIFRAR E CHEGAR A SOLUÇÕES SOBRE AS ADVERSIDADES QUE ATINGEM A POPULAÇÃO COMO UM TODO (SAÚDE, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO), COM O INTUITO DE APRIMORAR E ASSEGURAR O PROGRESSO COLETIVO PARA AS GERAÇÕES FUTURAS. O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS COM ENFOQUE EM AÇÕES SUSTENTÁVEIS, SUAS POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, PARA LEVANTAR POSSÍVEIS DISCUSSÕES TRATANDO SOBRE O USO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO AMBIENTAL. FOI OBSERVADA A NOTÓRIA INFLUÊNCIA DE AÇÕES AMBIENTAIS JUNTAMENTE A ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE ENCARGOS NA GESTÃO AMBIENTAL. POR FIM, PODE-SE CONCLUIR QUE SE FAZ INDISPENSÁVEL UNIR PRÁTICAS EDUCACIONAIS AO USO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VISANDO INSTAURAR NO SER HUMANO O SENTIMENTO DE PROTEÇÃO E APREÇO POR AQUILO QUE REGE SUA VIDA E SOBREVIVÊNCIA, O MEIO AMBIENTE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fujihara, Juliana Roberta Paes, Maria de Lourdes Spazziani, Manoel Garcia de Oliveira, Simone Ceccon, Juliana Cristina Ribeiro da Silva, and Patrícia Helena Mirandola Garcia. "A DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DA POLÍTICA PÚBLICA: UM COMPROMISSO COM O SABER FAZER." In Conservação e Meio Ambiente. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.56721270122.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

JOB ALVES DA ROCHA, NETO, OLIVEIRA FRANCISCO LUCIANO DE, OLIVEIRA ERMELINDA MARIA MOTA, and SILVA GUALTER GUENTHER COSTA DA. "DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NA ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ – UFRN." In PERSPECTIVAS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NA SOCIEDADE 5.0: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E AMOR. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-07-2.202-207.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, o consumo exagerado, a ausência de educação ambiental da população, a geração desenfreada e a falta de gerenciamento dos resíduos sólidos tem sido apontada como uma das maiores preocupações ambientais da sociedade moderna. A falta de gestão desses resíduos contribui para geração, descarte e disposição inadequados, provocando impactos ambientais, econômicos, sociais e de saúde. Em 2010, a Lei n° 9.605/1998 foi alterada e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituída através da Lei n° 12.305/2010, que reuni o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotadas pelo Governo Federal, isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios ou particulares, com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos (BRASIL, 2010). Vale ressaltar, que no caso de órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta passou a ser obrigatória a separação de resíduos recicláveis descartados, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, a partir de 25 de outubro de 2006, pelo decreto n 0 5.940. Portanto, o objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico dos resíduos sólidos gerados na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) a partir da qualificação, quantificação e destinação final dos mesmos, e assim, contribuir para implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) desta instituição de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Abreu, Leidy Dayane Paiva de, Francisco Bruno Monte Gomes, Lívia Alves de Souza, et al. "QUALIDADE EM SAÚDE PÚBLICA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE." In A Educação no Âmbito do Político e de suas Tramas 6. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.50620180520.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Brito, Mônica do Nascimento, Ana Maria Dantas Soares, and Geraldo Márcio Timóteo. "Educação ambiental crítica: um olhar para o licenciamento ambiental." In Economia, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Eduneal, 2020. http://dx.doi.org/10.48016/978-65-86680-27-0.69-85.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

SILVA DE OLIVEIRA, REBECA, and JEANNE BARROS LEAL DE PONTES MEDEIROS. "ALUNOS ORIUNDOS DE ESCOLAS PÚBLICAS: QUAIS AS SUAS DIFICULDADES DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE?" In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.077.

Full text
Abstract:
ESTE ARTIGO PROPÕE DISCORRER ACERCA DOS FATORES QUE DIFICULTAM A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS UNIVERSITÁRIOS ORIUNDOS DE ESCOLA PÚBLICA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO. O TRABALHO FOI ORIUNDO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO, E SE DEU NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ COM OS ALUNOS DE DIFERENTES SEMESTRES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. POR HAVER UM GRANDE DEBATE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO À UNIVERSIDADE, O TEXTO BUSCA ABORDAR A VIDA DOS ALUNOS QUE OBTIVERAM ÊXITO EM ENTRAR NA GRADUAÇÃO ANALISANDO COMO ELES ESTÃO ATUALMENTE E COMO SE SENTEM AO LIDAR COM AS DIFICULDADES QUE ENFRENTARAM OU QUE AINDA ENFRENTAM. A PARTIR DA METODOLOGIA DE HISTÓRIA DE VIDA, POR MEIO DE ENTREVISTAS, CONCLUIU-SE QUE MUITOS ALUNOS PASSAM SITUAÇÕES SEMELHANTES, REPETIDAS A CADA SEMESTRE, MAS QUE EXISTE UMA INVISIBILIDADE DESTES PROBLEMAS DENTRO DA INSTITUIÇÃO RESULTANDO NA FALTA DE APOIO PARA OS ESTUDANTES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nizer, Joel Franco, and Zélia Halicki. "A importância do papel do gestor escolar para a Instituição de ensino: uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Prefeito Durval Wolff do Amaral." In Gestão Pública. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20214-5-p177-186.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como tema de estudo, a importância do papel do gestor escolar para a instituição de ensino: uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Prefeito Durval Wolff do Amaral. Compreender o papel e a importância do gestor escolar para a instituição de ensino é o objetivo geral proposto neste estudo. Partindo desse pressuposto se definem os objetivos específicos: identificar os conceitos e competências da gestão escolar, conhecer as contribuições da gestão democrática e participativa no ambiente educacional e, por fim, analisar a importância de um gestor escolar para a instituição de ensino. Para essa pesquisa definiu-se que a partir abordagem qualitativa, seriam coletados dados através da análise documental do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Prefeito Durval Wolff do Amaral, buscando analisar o conceito de gestão democrática contido no documento bem como qual é o papel do gestor e sua importância para a instituição de ensino. O presente estudo se torna gratificante, pois traz a reflexão acerca da descaracterização do modelo de gestão focada no autoritarismo, onde através da efetivação da Gestão Democrática a escola passa a ser percebida como uma escola ativa, ou seja, fazendo parte da sociedade e a sociedade da escola, onde o coletivo busca o desenvolvimento da educação, onde pais, comunidade escolar, professores e alunos caminham todos na mesma direção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Candido, Antonio. "Educação política pela greve." In Tempos de greve na Universidade Pública. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2001. http://dx.doi.org/10.36311/2001.85-86738-20-4.p201-204.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Política Pública de Educação Ambiental"

1

Machado, Victoria Miranda, Markel Adriel Sousa Farias, and Francisco Igo Leite Soares. "O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGRICULTURA FAMILIAR (PEAAF) COMO INCENTIVO A PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1727.

Full text
Abstract:
Introdução: Problemas relacionados ao uso ineficiente dos recursos naturais tem se configurado como pauta constante acerca da temática em todo o mundo. Neste sentido, a educação ambiental (EA) pode ser caracterizada como uma alternativa, capaz de promover uma maior consciência ambiental, sobretudo, no que diz respeito ao uso eficiente desses recursos. Aliado a EA, a agricultura familiar (AF) vem se destacando como uma importante alternativa para dinamização da economia, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento de práticas que remetem à sustentabilidade. Objetivos: Sob essa ótica, o estudo tem o objetivo descrever as principais ações do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF), como política pública de incentivo à preservação da natureza. Material e métodos: A pesquisa desenvolveu-se por meio de revisões bibliográficas a partir de trabalhos publicados. Resultados: Assim sendo, o PEAAF é um programa de EA voltado ao público da AF, instituído pela Portaria do Ministério do Meio Ambiente n° 169, de 23 de maio de 2012 e materializado pelas contribuições da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e da Política Estadual de Educação Ambiental. Acerca da operacionalização do programa, inicialmente são realizadas oficinas para orientar sua implementação nos estados, através de diferentes órgãos federais, estaduais, municipais e organizações da sociedade civil. Desde sua criação, o mesmo vem sendo realizado em diversos estados do país, tais como, o Acre, Amazonas, Bahia, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. O PEAAF visa estimular processos educacionais participativos capazes de promover a formação, capacitação, comunicação e mobilização social; colaborar com o desenvolvimento rural mais sustentável; auxiliar a regularização ambiental dos estabelecimentos rurais da AF; e, promover a agroecologia e as práticas produtivas sustentáveis. Conclusão: Por fim, nota-se que o PEAAF é uma política pública promissora, pois estimula os agricultores familiares a participarem de um processo de educação emancipatória, que incorpora a agroecologia nas práticas produtivas sustentáveis. Enquanto segmento produtivo e social, a agricultura familiar é uma grande aliada para o desenvolvimento rural sustentável e as ações educativas disseminadas, promovem a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tomaz, Maria Alexsandra, and Antonio Alex Dayson Tomaz. "EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, UM OBJETIVO DA AGENDA 2030." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1715.

Full text
Abstract:
Introdução: Em setembro de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que os seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 objetivos (ODSs ) e 169 metas para que esses países alcancem o desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos até 2030. Cada objetivo e suas respectivas metas abordam aspectos diferentes que convergem pelo fato de serem essenciais para a viabilidade de uma sociedade sustentável. Todos os países membros da ONU assinaram a agenda 2030 e agora têm que o compromisso de alcançar as metas dos 17 objetivos. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo analisar um dos objetivos estabelecidos na Agenda 2030. Material e Métodos: através de uma revisão bibliográfica. Resultados: Um dos objetivos de desenvolvimento sustentável é assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, que apresenta diversas metas, entre elas, garantir, até 2030, que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes; assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e as mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo a universidade e aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento. O alcance dessas metas é um enorme desafio para o Brasil que apresenta milhares de crianças e adolescentes fora da escola e elevados cortes no orçamento destinado à Educação. Houve avanços referentes ao acesso à Educação, entretanto, a situação política vigente no país tem provocado vários retrocessos nas políticas públicas de educação, pois há um descompromisso com políticas e ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência, educação no campo, educação ambiental, educação de pessoas encarceradas e educação de jovens e adultos. Conclusão: É necessário disponibilizar recursos adequados para garantir o direito à educação de qualidade, formação inicial e continuada, educação para todas e todos como um bem público e a valorização dos (as) profissionais da educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Holanda, Silvana Caroline De. "A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1235.

Full text
Abstract:
Introdução: A Educação Ambiental se apresenta como uma estratégia para a construção holística de um novo paradigma, que incorpora dimensões social e ambiental para um desenvolvimento sustentável. No Brasil, a Constituição Federal de 1988, apresenta como dever, a defesa e a preservação do meio ambiente, fazendo surgir a Política Nacional de Educação Ambiental. Paralelo a este paradigma está o avanço do ensino a distância no país e com a pandemia do Covid-19, a Educação Presencial buscou nesta modalidade as tecnologias para o Ensino Remoto, uma alternativa para não estagnar diante da situação de saúde pública. Neste contexto, a Educação a Distância vem assumindo um papel de destaque na educação brasileira, com isto é de fundamental importância verificar como a modalidade vem abordando a Educação Ambiental. Objetivo: Identificar publicações que apresentem estudos quanto ao desenvolvimento da Educação Ambiental no âmbito da Educação a Distância. Material e métodos: Foi realizada uma revisão sistêmica das publicações a partir de uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A seguir foi realizada a leitura dos títulos, resumos e palavras-chave para analisar e definir quais das publicações seriam incluídas na revisão. Resultados: A busca apresentou 107 publicações e revendo a literatura foram selecionados 14 trabalhos para leitura completa. Os estudos abordam técnicas de como trabalhar com a Educação Ambiental na modalidade a distância no país. Conclusão: Apesar da Lei Federal nº 9.795/99 garantir que a Educação Ambiental deve estar presente em todos os meios e modalidades de ensino, integrando o currículo de todas as disciplinas, com abordagem interdisciplinar, foi possível perceber a partir da pesquisa, o pouco que se conhece dos meios utilizados pelo ensino a distância para desenvolver a temática, pelo número reduzido de publicações disponibilizadas, necessitando de outros estudos que contribuam para o melhor desempenho da Educação Ambiental nesta modalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Ricardo José Pereira, Fabiane da Silva Campello, Diego Sebastian Carvalho De Souza, and Ricardo De Freitas Cabral. "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1776.

Full text
Abstract:
Introdução – A interdisciplinaridade da educação ambiental, permite que os professores a insiram em projetos com o objetivo de construir junto à comunidade escolar valores que permitam à coletividade construir seu futuro por meio da preservação e conscientização ambiental, de uma vida sadia e sustentável em sua plenitude. Daí a importância do alinhamento da pedagogia de projetos à prática ambiental. A política de educação ambiental no Brasil prevê em todos os ciclos da educação nacional a interação com a questão ambiental. Significa dizer que o nível superior deve ser igualmente comtemplado com as premissas e diretrizes da educação ambiental. Objetivo – Discutir a importância da interação da pedagogia de projetos e a educação ambiental nas Universidades. Material e Métodos – A metodologia empregada no presente artigo, trata da pesquisa bibliográfica realizada por meio de três etapas: procura de artigos relevantes nas principais plataformas como, google acadêmico, Scielo e Springer, análise de seus conteúdos e concepção do artigo. Resultado e Discussão - A pedagogia de projetos prevê que o discente se utilize de um desses projeto para sua aprendizagem. Dentro desta diretriz a introdução da educação ambiental no projeto educacional nas instituições de nível superior, modificaria a amplitude do ensino. Como resultado, é esperado o surgimento de pesquisas cada vez mais, alinhadas com os princípios de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. No Brasil os projetos de pesquisa possuem uma interligação com as instituições de nível superior, muitas das vezes incentivadas pelo poder público por meio de bolsas de pesquisa. Espera-se em consequência disso o surgimento de projetos que possuam maior valorização da comunidade e conscientização ambiental. Conclusão – A pedagogia de projetos aliada a práticas ambientais deve ser estimulada nas instituições de ensino superior. A formação de discentes com os princípios de preservação e sustentabilidade poderá vir a impactar futuros projetos de pesquisas no país. Ademais, a formação de indivíduos com consciência ambiental favorece a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Porto, Wanderson Klayven Sousa, Luzia Ferreira Da Silva, Maria Eduarda Barbosa Da Silva, Vitor Cesar Pessoa Santos, and Patrícia Maria Martins Nápolis. "A TEMÁTICA ÁGUA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA – PIAUÍ." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1733.

Full text
Abstract:
Introdução: A temática água no contexto educacional deve estar incorporada de forma prática e transformadora no ensino de ciências, com implementações de metodologias participativas em educação ambiental. O objetivo desse trabalho foi compreender como é abordagem da temática Água e Meio Ambiente no contexto escolar no município de Teresina – Piauí, além de verificar quais são as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores de ciências sobre os recursos hídricos. A metodologia foi pautada na pesquisa qualitativa e bibliográfica, como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário contendo dez questões abertas e fechadas, aplicadas pelo formulário Gloogle forms, à 24 professores de ciências da rede pública de ensino em Teresina-PI. Desenvolvido de março a julho de 2021. Resultados: Pode-se perceber que a abordagem está pautada no ensino tradicional, por transmissão de conteúdos e de forma passiva, as estratégias mais utilizadas foram: seminário, concurso de redação, gincanas e palestras. Porém sem contextualização histórica, política, cultural, sem o envolvimento ativo dos estudantes para atuarem como agentes de transformação da sociedade, aprendizagem meramente memorística e descontextualizada. Conclusão: Faz se necessário um ensino por meio de aprendizagem significativa, levando em conta os problemas e contextos locais para resolução de problemas mais pedagogicamente eficientes. Há necessidade de práticas interdisciplinares e voltadas aos pressupostos da educação ambiental para mudanças de comportamentos e atitudes perante essa temática tão relevante que afeta diretamente nossa qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Clécio Jamilson Bezerra dos, and Rafael Cavalcante De Lima. "CATADORES DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS E O CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL DA PANDEMIA DA COVID-19 EM JUAZEIRO DO NORTE, CE." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1705.

Full text
Abstract:
Introdução: A discussão sociológica sobre o meio ambiente tem se tornado cada vez mais presente na contemporaneidade. Há muito a dicotomia natureza e sociedade não se faz presente nas observações configuracionais sociais que deflagram uma simbiose holística das relações socioambientais. Objetivos: O presente trabalho consiste em um relato de caso e tem como objetivo refletir sobre a situação dos catadores de resíduos recicláveis do lixão municipal de Juazeiro do Norte, CE, em confronto com o desemprego e as ações governamentais. Material e métodos: O estudo foi realizado a partir de observação e interlocução com atores em lócus no lixão municipal e com agentes da Autarquia Municipal de Meio Ambiente. As reflexões estão alicerçadas em uma discussão teórica sobre a historicidade e o caráter sociológico das questões socioambientais, e o material reunido foi organizado em dois blocos de apresentação: primeiramente, aborda-se a conjuntura de pandemia no município e a historicidade das questões socioambientais na contemporaneidade; em seguida, realiza-se uma discussão sobre as políticas públicas que têm impactado a situação dos catadores. Resultados: Com o advento da pandemia da Covid-19, tornou-se notório o aumento de catadores de resíduos recicláveis em Juazeiro do Norte. Unido à conjuntura pandêmica, o desemprego estrutural da economia brasileira catalisou uma série de problemáticas em relação a configuração do lixão municipal, que passa a ser objeto de uma reforma em direção à perspectiva de aterro controlado. Conclusão: O aumento no número de catadores durante a pandemia e as exigências para implementação de uma nova política de resíduos sólidos têm dividido as ações governamentais em duas direções: (1) caminhar rumo a uma política de aterro controlado e; (2) dar apoio logístico e social aos catadores de resíduos recicláveis, que têm na catação sua principal fonte de renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gonzalez, Aline Costa, Juscelino Martins Costa Junior, Ethol Exime, Mariell Lima Costa, and Cleoson Moura dos Reis. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO PARA A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1741.

Full text
Abstract:
Introdução: Ao longo do tempo, os efeitos negativos da ação humana ao explorar os recursos naturais, fez com que a relação humanidade-natureza se desequilibrasse, prejudicando o nosso habitat. Os danos vêm sendo sentido por todos, e são alertados pelos especialistas há muito tempo, porém o adiamento nas ações para diminuição dos riscos mostra que já nos encontramos em estado de emergência climática, sendo assim um tema que precisa ser debatido. Objetivo: O resumo busca trazer desafios e estratégias da Educação Ambiental na comunicação junto a sociedade, pois todos os habitantes da Terra precisam compreender a gravidade do assunto, já que os estilos de vida seguem insustentáveis. Material e métodos: Por meio de pesquisa bibliográfica em artigos científicos foi observado como a Educação Ambiental visa contribuir com iniciativas sustentáveis e auxiliar na construção de uma percepção mais realista dos riscos climáticos. Resultados: Salienta-se como desafios o fato de ser um assunto complexo, abstrato e cujos efeitos se dão a longo prazo, porém, precisamos achar meios de reunir pessoas conscientes, em prol de um planeta mais saudável para todos. Sendo assim, é preciso repensar a forma de trabalhar as mudanças climáticas dentro da educação, reorganizando o currículo escolar num contexto que interaja ciência, sociedade e política, no intuito de vislumbrar cenários de mudanças mais imediatas. Acredita-se que por meio de estratégias como: abordar o tema de maneira afetiva, conectando as mudanças climáticas de modo significativo na vida cotidiana; apresentar as informações de maneira equilibrada, apontando os riscos, mas também as respostas e soluções; divulgar canais confiáveis de informação para reduzir o ceticismo climático; valorizar a Educação Ambiental e seus educadores; juntar arte e ciência para transmitir mais agradavelmente as questões climáticas, e dar continuidade nas pesquisas que compartilham diversos conhecimentos, são formas de auxiliar na promoção de novos pensamentos promissores. Conclusão: Apesar dos desafios que a Educação Ambiental e a comunicação sobre emergência climática enfrentam, temos também estratégias para contornar tais situações, em prol de uma comunidade participativa, em busca de melhores políticas públicas para o meio ambiente, como também na promoção de pessoas dedicadas às causas da vida e da justiça.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Eliton Janio Araujo. "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE IGARAPÉ-AÇU – PARÁ." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1759.

Full text
Abstract:
Introdução: A gestão de Resíduos Sólidos no Brasil toma força a partir da sanção da Lei Federal nº 12.305/2012, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, seus princípios, objetivos e instrumentos, além de definir diretrizes para a gestão de resíduos. A legislação condiciona para o acesso a recursos públicos para investimento no setor pelos entes federados, a elaboração de planos de resíduos sólidos. A educação ambiental figura-se como um dos instrumentos na implantação desta política e também é prevista como um dos conteúdos mínimos para a elaboração dos Planos Municipais e Estaduais. Objetivo: O objetivo do estudo foi identificar a presença da educação ambiental nas estratégias definidas pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município de Igarapé-Açu, Pará (PMGIRS). Materiais e métodos: O percurso metodológico para a realização do estudo compreendeu a realização de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fontes principais: legislações relacionadas ao tema, artigos científicos, pesquisa em sites e outros mecanismos eletrônicos, bem como a versão impressa do plano . Resultados: O PMGIRS possui em seu corpo 13 diretrizes, 89 estratégias e 50 metas. Das 89 estratégias analisadas 14 estão diretamente ligadas a Educação Ambiental e consistem na realização de campanhas educativas, as quais envolvem a separação, acondicionamento adequado e a reciclagem de resíduos sólidos. Outra ações presentes no documento são: o incentivo a implantação de pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis e elaboração de instrumentos informativos, como: guias, manuais e outros, os quais objetivam sensibilizar e mobilizar os munícipes para uma mudança cultural em relação ao meio. Conclusão: A educação ambiental é entendida como um processo que seja capaz de ajudar os indivíduos a construírem valores, hábitos e atitudes que possam repercutir na conservação do meio ambiente. Sua aplicação na gestão de resíduos sólidos torna-se uma ação essencial para o alcance dos resultados necessários para combater o consumismo e outras ações antrópicas que contribuem para os impactos gerados pelo descarte irregular de resíduos no meio ambiente. Portanto, acredita-se que o Município toma decisão acertada ao priorizar esta ferramenta nas estratégias para a execução do PMGIRS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Chagas, Thainá Almeida, Natália Pereira Rodrigues De Souza, Beatriz Xavier De Menezes, Raphael Rodrigues De Paula, and Vanessa Maria Basso. "PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PROJETO SEMEANDO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS UFRRJ." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1728.

Full text
Abstract:
Introdução: Após uma década da Lei 12.305/10 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a conscientização ambiental desta ainda é um grande desafio no Brasil. Na busca por métodos que incentivem políticas sustentáveis, o projeto Semeando Práticas Sustentáveis, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, procura minimizar os impactos negativos dos resíduos sólidos no campus de Seropédica. Entretanto, tendo em vista o período de restrições em 2020 e 2021, este iniciou suas atividades com o curso Princípios Básicos para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos de forma virtual. Objetivos: O estudo propõe a análise do perfil dos participantes do curso, sob a ótica de suas vivências pessoais e formação profissional, buscando reconhecer elementos que possam servir como referenciais aderentes ao programa. Material e Métodos: A análise dos dados foi realizada a partir de abordagens metodológicas, quantitativa e qualitativa de uma amostra com 34 cursistas. Fundamenta-se nas seguintes variáveis: instituição de origem, profissão, idade, como soube do curso e mudanças de hábitos. Os dados necessários para a caracterização desse perfil foram coletados por meio de questionários enviados via Google Forms e fóruns de apresentação realizados na plataforma Moodle, onde o curso foi realizado. Resultados: Como resultado, observou-se o predomínio dos participantes ativos de estudantes (60%), seguidos por professores (22%), profissionais da área ambiental (12%) e outras profissões (6%). Dentre esses participantes 52% possuem vínculo com a universidade e 48% com outras instituições, onde é possível constatar boa participação do público externo. A média de idade foi de 33 anos. Em relação a como souberam do curso, 64% dos entrevistados responderam que havia sido por meio do site da universidade ou do Sigaa - Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas, e apenas 16% souberam pelas mídias sociais. Quanto às mudanças de hábitos, nota-se um impacto positivo em relação à gestão de resíduos sólidos residencial, muitos relatam que após (e durante) o curso começaram a separar de forma efetiva seus resíduos, destinando-os de forma correta, ou seja, às cooperativas locais, mostrando eficácia na disseminação da conscientização ambiental. Conclusão: Esta pesquisa dispõe de resultados preliminares do projeto, sendo necessária sua contínua avaliação, visando obter resultados mais consistentes e confiáveis em estudos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Julie, Fabiana Oliveira, and Celina Modena. "Repensar a reabilitação profissional: uma revisão de literatura." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1405.

Full text
Abstract:
Na sociedade capitalista, na qual não há lugar para trabalhadores doentes ou incapacitados que comprometam a produção e os lucros, surge a necessidade de políticas de proteção social que garantam a sobrevivência. e também, o retorno dos trabalhadores ao mercado de trabalho, de forma a onerar o mínimo possível as instituições governamentais. Nesse contexto, a reabilitação profissional surgiu com intuito de “restituir, parcial ou totalmente, a todo incapacitado para o trabalho, a ‘capacidade na primitiva profissão ou em outra compatível com as suas novas condições físicas’”. Diante disso, o objetivo desse artigo é a revisão da literatura nacional sobre a reabilitação profissional. De maneira geral, os 14 artigos escolhidos foram divididos em três categorias, sendo elas: revisão da literatura sobre o tema; análise do serviço de reabilitação profissional e análise da experiência dos trabalhadores em processo de reabilitação profissional. Nesse sentido, os estudos apontaram a necessidade de alterações nos ambientes de trabalho de maneira a possibilitar retorno efetivo dos trabalhadores às suas atividades, necessidade do rompimento de um modelo biomédico como base das reabilitações profissionais e, ainda, a maior participação dos próprios trabalhadores, uma vez que os afastamentos do trabalho foram fonte de sofrimento para aqueles que estavam em reabilitação profissional. A transformação da reabilitação em uma política pública poderia possibilitar maior efetividade ao serviço, mas, ainda assim, é necessário questionar a que serve a readaptação em uma sociedade capitalista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Política Pública de Educação Ambiental"

1

Arias Ortiz, Elena, Ana Dutra, Ximena Dueñas, Gregory Elacqua, Diana Hincapie, and Sammara Soares. Vamos falar de política educacional na América Latina e no Caribe #7: Os avanços da educação no Brasil estão em risco?: Desafios e recomendações para reduzir o impacto da pandemia. Inter-American Development Bank, 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003197.

Full text
Abstract:
Apesar de ainda enfrentar grandes desafios, a educação pública no Brasil vinha apresentando uma trajetória favorável na última década: entre 2007 e 2018, a lacuna socioeconômica da taxa de abandono no ensino médio sofreu uma redução de 62%. No entanto, com a pandemia da COVID-19, escolas fecharam e a economia desandou. O Brasil está entre os países com o período mais longo de escolas fechadas e é o sistema educacional com o maior número de estudantes impactados pela ausencia das aulas presenciais. A transição para o ensino remoto obrigou governos locais e famílias a se adaptarem ao novo contexto, mas até maio de 2020, 40% dos municípios ainda no possuíam sequer um plano de ensino remoto. Além disso, dados de conectividade da Anatel mostram que o número de conexões móveis per capita é significativamente menor em municípios com IDH mais baixo. O presente relatório discute os resultados de pesquisas levantadas no Brasil ao longo de 2020 e evidencias empíricas na literatura nacional e internacional sobre os possíveis efeito da pandemia na educação do país. As evidências sugerem que tanto a ausencia de aulas presenciais como a redução na renda das famílias causaram danos sem precedentes nos indicadores de aprendizagem e nas taxas de abandono e amplifiquem as desigualdades socioeconômicas educacionais no país. Diante disso, discute-se algumas recomendações de políticas que podem ajudar a mitigar o impacto da pandemia nos resultados educacionais no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography