To see the other types of publications on this topic, follow the link: Politicas publicas - Brasil.

Journal articles on the topic 'Politicas publicas - Brasil'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Politicas publicas - Brasil.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Mendonça, Anny Key De Souza, and Antonio Cezar Bornia. "APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ANÁLISE DAS POLITICAS PUBLICAS." MIX Sustentável 5, no. 2 (July 5, 2019): 109–22. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2019.v5.n2.109-122.

Full text
Abstract:
A geração de energia elétrica a partir de resíduos sólidos urbanos é uma realidade no Brasil, embora ainda pouco representativa. Os resíduos sólidos urbanos são em geral encaminhados para aterros sanitários, aterros controlados e muitas vezes encaminhados a lixões a céu aberto sem nenhum monitoramento, controle ou aproveitamento.Este artigo tem como objetivo levantar o potencial das usinas de geração de energia elétrica com resíduos sólidos urbanos no Brasil e das políticas públicas voltada ao seu aproveitamento energético. O aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos se insere dentro das questões estratégicas de desenvolvimento sustentável, já que visa encontrar soluções ambientalmente seguras, socialmente adequadas e economicamente viáveis e eficientes para sua destinação e aproveitamento. Os resultados da pesquisa mostram que muitos municípios foram impulsionados pela implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da Lei nº 12.305/2010, e implantaram aterros sanitários para a destinação final dos resíduos urbanos, além de criar cooperativas de reciclagem, bem como, em muitos municípios e capitais, se faz o gerenciamento e aproveitamento energético dos resíduos urbanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cruz, Sylvio Augusto de Mattos. "POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA E A TRANSFORMAÇÃO DO MODELO DO WELFARE STATE NO BRASIL." Pensar Acadêmico 19, no. 1 (December 18, 2020): 196. http://dx.doi.org/10.21576/pa.2021v19i1.1932.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa o processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da atuação do Movimento Sanitário. Objetiva-se, aqui, analisar como o Movimento Sanitário foi capaz de articular o desenvolviemto de politicas publicas de saúde a partir de um embate entre forças politicas consevadoras e os movimentos sociais. A partir de uma perspectiva gramsciniana, faz-se necessário compreender a dinâmica da problemática da saúde brasileira. Entender como o Movimento Sanitário se articulou para uma guerra de posição no campo da sociedade civil e como isso abriu espaços politicos para uma leitura social da da questão sanitária no Brasil. As reinvidicações da sociedade civil, por uma maior participação democrática, propiciaram a construção de uma Constituição (1988) que rompe com o padrão conservador-meritocrárico e particularista vigente, até então, no Brasil. A constitucionalização do SUS possibilitou uma vantagem de elevar o custo de reversão das conquistas obtidas pelo Movimento Sanitário, mas não inibia a possibilidade de o setor conservador obstaculizar os desdobramentos necessários para a continuidade da Reforma Sanitária. Após a eleição de Fernando Collor, as forças conservadoras engendraram uma revolução passiva para obstaculizar qualquer processo que aumentasse o tamanho do Estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sousa, Francisco Danúbio Timbó de, and Ana Lúcia Pereira Martins de Sousa. "Políticas públicas em saúde: um artigo de revisão sobre o Sistema Único de Saúde no Brasil." Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento 03, no. 03 (March 15, 2019): 110–27. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/politicas-publicas-em-saude.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues, Juliana Stoppa Menezes, and Noeli Marchioro Liston Andrade Ferreira. "Caracterização do Perfil Epidemiológico do Câncer em uma Cidade do Interior Paulista: Conhecer para Intervir." Revista Brasileira de Cancerologia 56, no. 4 (December 31, 2010): 431–41. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2010v56n4.1464.

Full text
Abstract:
O câncer e atualmente um problema de saúde publica e a assistência oncológica esta entre as mais dispendiosas no âmbito social. Para mudar esse panorama, e imprescindível um estimulo a busca de informações precisas sobre a incidência na população, propiciando a implantação de politicas publicas visando a redução de danos, dos gastos e das taxas de mortalidade. Este e um estudo transversal descritivo com o objetivo de caracterizar o perfil epidemiológico dos doentes com câncer, assistidos pelo sistema publico de uma cidade do interior paulista. Para a coleta de dados, foram consultadas 105 fichas cadastrais de doentes residentes no município, com diagnostico de neoplasia maligna, maiores de 25 anos, e atendidos no período de janeiro de 1998 a dezembro de 2008, durante o período de tratamento da doença. A maioria dos pacientes era do sexo feminino (60,2%) e o câncer de mama foi o mais prevalente nessa população, indicando a necessidade de investimentos na detecção precoce e adoção de medidas educativas. O câncer de próstata foi o mais prevalente no sexo masculino, semelhantes aos dados encontrados no Brasil no ano de 2009, sendo 66,7% em homens com idade superior aos 65 anos e 33,3% entre 61 e 63 anos. Chamou atenção a prevalência de câncer entre 45 e 64 anos (57,7%), faixa etária ainda produtiva. Tais dados permitiram caracterizar o perfil epidemiológico do câncer na região estudada, oferecendo subsídios para a implantação de politicas publicas direcionadas a melhoria da assistência a clientela assistida pelo Sistema Único de Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Girotti Sperandio, Dra Ana Maria, Arq Ângela Dias, Lic Thais S. Manfrinato, Lic Thiago P. Mattos, Arq Edison Favero, and Arq Lauro Luiz Francisco Filho. "Ambiente urbano como promotor da saúde." ARQUISUR, no. 8 (December 25, 2015): 164–77. http://dx.doi.org/10.14409/ar.v0i8.5505.

Full text
Abstract:
Este artigo visa apresentar o processo de aplicação do Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU) realizado em 2014, no município de Conchal-São Paulo, Brasil. Destaca a importância de estudos quantitativos para futuras o desenvolvimento de politicas publicas a serem adotadas no local, que vise alcançar um bem-estar diferencial da população urbana. Os dados utilizados para o estudos foram os do Censo Demográfico Brasileiro (IBGE, 2010). A metodologia e a criação do IBEU foram elaboradas pelo Observatório das Metrópoles, diferindo-se nesse estudo pela aplicação do índice ser em um município de pequeno porte com 25.229 habitantes. Os cinco indicadores utilizados são: mobilidade urbana, condições ambientais urbanas, condições habitacionais urbanas, atendimento de serviços coletivos urbanos e infraestrutura urbana. Ao final do estudo identificou-se que o Índice de Bem-Estar de Conchal foi de 0.863, que é considerado de bom para ótimo. Este estudo foi vinculado à disciplina Ambiente Urbano como Promotor da Saúde da FEC/UNICAMP, ao LABINUR e ao GEPUCS. Palabras clave indicadores de Bem-Estar Urbano; planejamento Urbano Saudável; politicas Públicas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Batista, Iracema Uchoa, and Deise Cristiane do Nascimento. "A Participação da Sociedade Civil nos Conselhos Municipais em Juazeiro – Bahia: prática de cidadania." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 10, no. 31 (August 20, 2016): 178. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v10i31.489.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é estudar artigos científicos sobre os Conselhos Municipais e Participação Popular no Brasil e estudo junto aos Conselhos municipais de Juazeiro-Bahia. Foi efetuada uma revisão bibliográfica nas bases de dados Scientific Eletronic Library online (SCIELO), LILACS, Google acadêmico, Biblioteca Virtual sobre Corrupção (BVC) da Controladoria Geral da União - CGU, e o banco de dados de teses CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Esse estudo buscou responder à seguinte questão: qual a prática de cidadania nos conselhos municipais em Juazeiro-Bahia? Os conselhos municipais de juazeiro-Bahia, são espaços de participação de suma importância para o debate da democracia e o desenvolvimento das politicas publicas. Os resultados são importantes para que gestores, conselheiros, sociedade civil e pesquisadores analisarem e aprimorar o conhecimento sobre os conselhos municipais de Juazeiro-Bahia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

PEREIRA DE ALMEIDA, ANTONIO FLAVIO, and FRANCISCO HERBERT LIMA VASCONCELOS. "POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS E O IMPACTO NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E AS POLITICAS DE AÇÕES ARTICULADAS NO PERIODO DE 2008 A 2020." Conexões - Ciência e Tecnologia 15 (September 3, 2021): 021024. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2108.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe o debate sobre a ampliação das políticas públicas educacionais no âmbito da formação dos profissionais da educação básica. Sua metodologia é baseada em revisão bibliográfica e documental. Fundamenta-se a sua análise em artigos e legislação oficial, que é ratificada pelas diferentes concepções na Constituição Federal (BRASIL, 2016), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no Plano de Ações Articuladas (PAR) e no Plano Nacional de Educação (PNE). Problematiza a valorização dos profissionais do magistério, enfatiza os investimentos na formação continuada e os futuros impactos na melhoria da qualidade do ensino nas redes públicas. Constata-se a necessidade de ampliação dos programas educacionais que permitam afastamento parcial e integral de professores, no efetivo exercício do magistério ou de funções de apoio e gestão escolar, para formação em nível pós-graduação e ampliação de disponibilidade de oportunidades nas universidades públicas como segunda formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Paixão, Érica Souza, and João Clemente Souza Neto. "O abuso sexual de crianças e adolescentes: considerações sobre o fenômeno." Territorium, no. 27(I) (January 22, 2020): 97–111. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_27-1_8.

Full text
Abstract:
A história da criança e do adolescente no Brasil é caracterizada pela violência em suas múltiplas manifestações. Entre estas, estão a negligência, a institucionalização, o abandono, a exploração no trabalho, fome, abuso e exploração sexual. Como perceber os sinais de que uma criança e/ou adolescente estão sendo vítimas de violência? Este trabalho tem dois objetivos: analisar o fenômeno da violação de direitos no que diz respeito ao abuso e à exploração sexual da criança e do adolescente, tendo em consideração o avanço das politicas publicas para o enfrentamento do abuso sexual; dar alguns subsídios para a comunidade escolar identificar o fenômeno e nele intervir para garantir a proteção da criança e do adolescente. A pesquisa de campo analisou três depoimentos de mulheres que foram vítimas de abuso sexual na infância, procurando analisar se houve alguma intervenção de âmbito social, bem como o papel da escola e da família. A metodologia utilizada foi qualitativa, com propósito de ilustrar o fenômeno à luz da perspectiva psicológica e histórica-social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

AUTORES, VARIOS. "Reseñas de eventos." Revista Historia de la Educación Latinoamericana 17, no. 24 (January 30, 2015): 303. http://dx.doi.org/10.19053/01227238.3312.

Full text
Abstract:
PRESENTACIÓN DEL PROGRAMA NACIONAL DE BILINGUISMO.2015-2025Bogotá - Colombia, 10 de julio de 2013XII CONGRESO CENTROAMERICANO DE HISTORIA EN LA UNIVERSIDAD DE EL SALVADORSan Salvador (El Salvador), 14 al 18 julio de 2014REFERENTES CULTURALES PARA LA PRIMERA INFANCIA AFRO,MINISTERIO DE CULTURA Y SU DIRECCIÓN DE POBLACIONESBogotá - Colombia, 28 de Julio de 2014INTERNACIONALIZACIÓN DE LOS PROYECTOS DE INVESTIGACIÓN DE LA UNIVERSIDAD PEDAGÓGICA Y TECNOLÓGICA DE COLOMBIA XVIII JORNADA DE LA INVESTIGACIÓN: SIMPOSIO REFORMAS Y MOVIMIENTOS UNIVERSITARIOS GRUPOS DE INVESTIGACIÓNHistoria y prospectiva de la universidad latinoamericana.HISULALa ilustración en América colonial.ILAC Tunja, - Colombia, 7 y 8 Octubre del 2014X CONGRESO DE LA SOCIEDAD DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA.Puerto Vallarta – México – 26 de octubre al 02 de Noviembre de 2014 Pre- Post y desarrollo de VIII SEMINARIO TALLER Centro Investigación Internacional. Centro de Investigación Internacional en Humanidades y Educación. VENDIMIA, Tunja - Colombia, 2 al 9 de noviembre de 2014PRE-SEMINARIO TALLER VENDIMIA-2014“FORO DE CANDIDATOS A LA RECTORIA DE LA UPTC 2015-2018”CATEDRA HISTORIA Y PROSPECTIVA DE LA UNIVERSIDAD LATINOAMERICANAPROYECTO DE INVESTIGACION “REFORMAS, POLITICAS PUBLICAS Y MOVIMIENTOS UNIVERSITARIOS, Tunja – Colombia, 4 de noviembre de 2014PANEL: PEDAGOGÍA, TENDENCIAS ACTUALES DE LOS DOCTORADOS EN EDUCACIÓN DE COLOMBIA Tunja – Colombia, 4 de noviembre de 2014ACTIVIDADES VIII SEMINARIO TALLER INTERNACIONAL.VENDIMIA VIII SEMINARIO TALLER INTERNACIONAL VENDIMIARESEÑAS DE SIMPOSIOSTunja - Colombia. 6 al 8 noviembre de 2014 MESA 1. ESCUELAS NORMALES E INSTITUCIONES FORMADORAS DE MAESTROS EN AMÉRICA LATINA EN EL MARCO DEL VIII SEMINARIO TALLER Centro de Investigación Internacional en Humanidades y Educación. VENDIMIA, RESEÑA MESA N°2MAESTRAS AFRICANAS Y AFRODESCENDIENTES EN COLOMBIA, BRASIL, GUATEMALA, VENEZUELA, GUINEA ECUATORIAL SIGLO XX A XXIRESEÑA MESA N° 3REFORMAS Y MOVIMIENTOS UNIVERSITARIOSRESEÑA SUB-MESA. PRENSA ILUSTRADA EN AMERICA LATINA CONCLUSIONES, III Taller Auto-evaluación CADE-UPTC, 8 noviembre 2014 Taller de “Análisis Nuevo Reglamento Estudiantil” Doctorado Ciencias de la Educación. RUDECOLOMBIA
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

De Almeida Neves Delgado, Lucilia. "O Governo João Goulart e o Golpe de 1964: da construção do esquecimento às interpretações acadêmicas." Revista Grafía- Cuaderno de trabajo de los profesores de la Facultad de Ciencias Humanas. Universidad Autónoma de Colombia 9 (January 15, 2012): 175. http://dx.doi.org/10.26564/16926250.343.

Full text
Abstract:
Resumo:O presente artigo analisa livros e artigos interpretativos sobre o golpe de estado de 1964, no Brasil e sobre a trajetória política do Presidente João Goulart, deposto pelo referido golpe. Considera: o tempo em que os textos foram publicados e também as relações entre memória e história e entre lembrança e esquecimento. Palavras chave: História do Brasil, presidente João Goulart, golpe político de 1964, interpretações, história, memória.Resumen:Este artículo examina los libros y artículos interpretativos sobre el golpe de Estado de 1964, en Brasil, y la trayectoria política del presidente João Goulart, depuesto por ese golpe. Considera el momento en que los textos se han publicado y también la relación entre la memoria y la historia, entre el recuerdo y el olvido. Palabras clave: Historia de Brasil, presidente João Goulart, golpe de estado de 1964, interpretaciones, historia, memoria.Abstract:This text examines the books and the articles about the coup d’état of 1964, in Brazil, and the political career of the President João Goulart, who was overthrown of gouverment. Also, it considers the time in which those texts were published and the relationship between memory and history, souvenir and oblivion. Keywords: History of Brazil, political coup f 1964, president João Goulart, interpretation, history, memory
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Baiocchi, Gianpaolo, and Lisa Corrado. "The Politics of Habitus: Publics, Blackness, and Community Activism in Salvador, Brazil." Qualitative Sociology 33, no. 3 (June 11, 2010): 369–88. http://dx.doi.org/10.1007/s11133-010-9155-z.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Leite, José Yvan Pereira. "Editorial." HOLOS 4 (September 9, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.5070.

Full text
Abstract:
Neste quarto volume do ano de 2016 são publicados 34 artigos com contribuições das áreas de engenharia (agronomia, ambiental, alimentos, civil, mineral, produção e química) e humanidades (artes, educação, ciências sociais, ensino e história), ciências aplicadas (administração, direito e gestão). Os artigos são essencialmente advindos do Brasil, no entanto existem contribuições da Argentina, Cuba, Equador, México e Portugal.A diversidade dos assuntos tratados reforça o caráter interdisciplinar do periódico e avança para a quebra do paradigma das revistas especializadas, tendo em vista que as buscas pelos artigos são realizadas através de palavras-chave nas bases de dados.Com o objetivo de ampliar as citações é realizado um esforço para a elevação de artigos publicados em língua estrangeira, que neste volume representam 14,70%. Esta editoria trabalha para que neste ano se alcance valores da ordem de 20%.O Google Scholar acaba de publicar suas métricas para o quinquênio 2011-2015, na qual o índice h5 do periódico apresentou resultado igual a 6 e mediana h5 igual a 8. Estes números mostram uma elevação em relação ao quinquênio anterior, demostrando a evolução das citações do periódico pela comunidade acadêmica. A evolução deste indicador se encontra disponível em http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSA publicação deste número vai ao público em momento conturbado da jovem democracia brasileira, tendo em vista o processo de impeachment da presidente da república do Brasil, no último dia do mês de agosto.As informações que circulam na sociedade são de que as primeiras ações do governo se associam a reduções de investimentos em várias áreas, entre elas, políticas sociais, educação, ciência e tecnologia, saúde pública, infraestrutura, entre outras. Neste sentido, são observadas mobilizações sociais, tendo em vista a manutenção das importantes politicas públicas conquistadas no período 2002-2016.O periódico passou a integrar um novo indexador, o RoMEO que é parte dos serviços SHERPA da University of Nottingham. É importante destacar o último resultado do Ranking Web c publicado pelo Cybermetrics Lab do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) da Espanha, o qual o IFRN avança 13 posições e passa a ter a 101a posição no país, e segunda posição entre os Instituto Federais. O fortalecimento do periódico reflete o avanço neste indicador. Informação disponível em http://www.webometrics.info/en/Latin_America/Brazil?page=1Neste ambiente, as colaborações devem se ampliar para a manutenção da relação fluxo/qualidade das publicações visando um periódico estável e preparado para passar pelas turbulências.Os novos desafios estão acompanhados pelo espírito da juventude, maturidade dos cristais e sabedoria do tempo.Convido-os a visitarem o sumário para escolher aqueles artigos que os agradam, se gostarem dialoguem com os autores, partilhem nas redes sociais e citem em suas publicações!Boa leitura! Natal, 31 de agosto de 2016. Prof. José Yvan Pereira Leite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Holperin, Michelle Moretzsohn. "Difusão e adaptação do modelo de agência reguladora no Brasil." Revista de Administração Pública 53, no. 6 (December 2019): 1116–37. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220170384.

Full text
Abstract:
Abstract This article examines the diffusion of independent regulatory agencies (IRAs) in Brazil, demonstrating how important domestic factors interplayed with traditional mechanisms of diffusion lead to an expressive process of agencification. Although top-down, bottom-up and horizontal mechanisms played an important role in the Brazilian agencification process, they fail to explain the creation of IRAs in unexpected sectors or the frequent modifications that occurred at subnational levels in a short period of time. To understand how local political actors adapted the regulatory agency model to the Brazilian institutional legacies, field research was conducted, based on bibliographical, documental, and interviews with key political actors. The specificities of Brazilian federalism and the strategic role of the film industry, bureaucrats and politicians in (re)interpreting the agency model helped to boost the diffusion of IRAs in Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pereira, Maria Odete, Sonia Barros, and Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira. "Reflection about of the brazilian public politicians in the context of post colonialism." Revista de Enfermagem UFPE on line 4, no. 2 (March 31, 2010): 730. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.896-7316-1-le.0402201035.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjectives: to describe the public policy on mental health in Brazil and hold a reflection from the perspective of the standard of post-colonialism, by portuguese sociologist Boaventura de Sousa Santos. Method: this is a qualitative, descriptive literature from documents of the Ministry of Health and publications available in virtual libraries in health. Thus, were analyzed laws, ordinances and decrees published by the Ministry of Health. Results: currently, mental health care should have the territory as an area for care, and the Psychosocial Attention Center/CAPS — the equipament of choice. The CAPS is available to users: psychiatric care, psychotropic, nursing care, social assistence, individual and group therapies and workshops to generate income, with the solidary economy, such as counter-hegemonic strategy. To meet the demands of users, the CAPS should liaise with all social sectors and local health services, composing the "Network". Conclusion: the publics policies on mental health of ministry of Health of Brazil has its pillar in the Brazilian Psychiatric Reform. The emancipation of the person suffering from mental disorders should be considered with the participation of representatives of civil society, respecting the cultural and social differences existed in the country. Descriptors: brazilian legislation; health; mental health; psychiatry; postcolonialism; public policy; sociology.RESUMO Objetivos: descrever as políticas públicas de saúde mental do Brasil e realizar uma reflexão sob a ótica do referencial do Pós-colonialismo, do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Método: trata-se de um estudo qualitativo, descritivo com a revisão bibliográfica documental do Ministério da Saúde e de publicações disponíveis nas bibliotecas virtuais em saúde. Assim, analisaram-se leis, portarias e decretos publicados pelo Ministério da Saúde. Resultados: atualmente, a atenção à saúde mental deve ter o território como espaço para o cuidado, sendo o Centro de Atenção Psicossocial/CAPS — o equipamento de eleição. O CAPS deve disponibilizar para os usuários: atendimento médico psiquiátrico, psicofármacos, cuidados de enfermagem, assistência social, terapia individual e em grupo, oficinas terapêuticas e para geração de renda, tendo a economia solidária, como estratégia contra-hegemônica. Para atender às demandas dos usuários o CAPS deve articular-se com os todos os segmentos sociais locais e serviços de saúde, compondo a “Rede”. Conclusão: as políticas públicas de saúde mental do ministério da Saúde do Brasil sustentam-se na Reforma Psiquiátrica Brasileira. A emancipação da pessoa que sofre de transtornos psíquicos deve ser pensada com a participação de representantes sociais, respeitando-se as diferenças culturais e sociais existentes no País. Descritores: legislação brasileira; saúde; saúde mental; psiquiatria; pós-colonialismo; políticas públicas; sociologia.RESUMENObjetivos: describir la política pública en salud mental en el Brasil y mantener una reflexión desde la perspectiva del nivel de post-colonialismo, el sociólogo portugués Boaventura de Sousa Santos. Método: estudio cualitativo, con busca en la literatura descriptiva del documento del Ministerio de Salud y las publicaciones disponibles en las bibliotecas virtuales en salud. Así, se analizaron las leyes, ordenanzas y decretos publicados por el Ministerio de Salud. Resultados: en la actualidad, la atención de la salud mental debería tener el territorio como un área de atención, y el Centro de Atención Psicosocial/CAPS — el equipo de su elección. El CAPS está a disposición de los usuarios: atención psiquiátrica, psiquiatría, enfermería, trabajo social, terapia individual y terapia de grupo y talleres para generar ingresos, con la economía, como la estrategia de lucha contra hegemónica. Para satisfacer las demandas de los usuarios, los CAPS debería establecer contacto con todos los sectores sociales y los servicios de salud locales, que componen la "red". Conclusión: las políticas públicas de salud mental en el ministerio de Salud de Brasil tiene sus pilares en la Reforma Psiquiátrica brasileña. La emancipación de la persona que sufre de trastornos mentales deben ser considerados con la participación de representantes de la sociedad civil, respetando las diferencias culturales y sociales existentes en el país. Descriptores: legislación brasileña; salud; salud mental; psiquiatría; poscolonialismo; políticas públicas; sociología.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Dickovick, J. T. "Municipalization as Central Government Strategy: Central-Regional-Local Politics in Peru, Brazil, and South Africa." Publius: The Journal of Federalism 37, no. 1 (October 10, 2006): 1–25. http://dx.doi.org/10.1093/publius/pjl012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

AGUIAR, ALEXANDRA DO NASCIMENTO. "Jornal 'Brazil': reflexões sobre o conservadorismo (1883-1885) * 'Brazil' newspaper: reflections on conservatism (1883-1885)." História e Cultura 2, no. 2 (February 3, 2014): 248. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v2i2.936.

Full text
Abstract:
<p><strong>Resumo:</strong> O presente artigo tem como proposta analisar a atuação do jornal Brazil como porta-voz do Partido Conservador na oposição, no quadro político formado durante a primeira legislatura por voto direto no Brasil (1881-1884). A partir das opiniões publicadas no periódico é possível mapear as expectativas e tensões em torno das principais questões em debate naquele momento, tais como o papel da imprensa na política, a visão conservadora sobre o exercício de governar e o movimento abolicionista. Entre os temas abordados no jornal conservador, o último era descrito pela inquietação que os manifestos em favor da extinção da escravidão traziam à sociedade, provocando a desorganização das hierarquias sociais.</p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Conservadorismo – Escravidão – Política.</p><p> </p><p><strong>Abstract:</strong> This article aims to analyze the performance of the newspaper Brazil as the Conservative Party’s voice in Opposition within the political framework shaped during the first legislature by direct vote in Brazil (1881-1884). From the reviews published in the newspaper, it is possible to map the expectations and tensions around the main issues under discussion at the time, such as the role of media in politics, the Conservative view on the exercise of government and the abolitionist movement. Among the topics covered in the Conservative newspaper, the latter was described by the restlessness that manifests in favor of the extinction of slavery brought to society, causing the disruption of social hierarchies.</p><p><strong>Keywords:</strong> Conservatism – Slavery – Politics.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Paula Mirana de Sousa Ramos, Paula. "NOTAS SOBRE A AMAZÔNIA E A POLÍTICA NO PENSAMENTO DE ÁLVARO MAIA." Fênix - Revista de História e Estudos Culturais 17, no. 1 (June 14, 2020): 5–27. http://dx.doi.org/10.35355/0000040.

Full text
Abstract:
Álvaro Maia destacou-se por sua atuação como político profissional ao longo de quatro décadas e revelou um projeto intelectual que além de forjar a nação, buscava compreender seu processo de modernização. A produção da obra literária de Maia não pode ser reduzida a uma mera estratégia para adquirir capital simbólico perdido no campo político. Como representante do movimento da Caboclitude, buscava através de suas obras construir uma identidade verdadeiramente cabocla. Neste trabalho apresentamos a análise das obras publicadas por Álvaro Maia após a década de 1930, onde é possível compreender de que forma seu pensamento político contribuiu para sua legitimação e permanência no campo político. Neste sentido, ao se inventariar a contribuição deste autor para o Pensamento Social da Amazônia e do Brasil, recuperamos uma interpretação histórica, social e ecológica da região, a qual revela a Amazônia em suas bases culturais, econômicas, sociais e políticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Bennouna, Cyril, Agustina Giraudy, Eduardo Moncada, Eva Rios, Richard Snyder, and Paul Testa. "Pandemic Policymaking in Presidential Federations: Explaining Subnational Responses to Covid-19 in Brazil, Mexico, and the United States." Publius: The Journal of Federalism 51, no. 4 (August 14, 2021): 570–600. http://dx.doi.org/10.1093/publius/pjab025.

Full text
Abstract:
Abstract Why do COVID-19 social distancing policies vary so widely across states in federal countries? This mixed-methods study of Brazil, Mexico, and the United States finds that state-level variation in the stringency of social distancing policies is driven not by the epidemiological, demographic, or socioeconomic factors commonly emphasized in previous research, but largely by political factors. Introducing a novel framework for explaining pandemic policymaking, the study shows the central importance of political parties, presidential power, and governors’ coalitions in determining state-level policy stringency. In the United States and Mexico, statistical and qualitative evidence indicates that interstate collaboration among governors, combined with top-down pressures from national party elites and presidents, led to greater policy alignment among coordinated states. In Brazil, in contrast, where there is little evidence of either policy coordination or alignment, state-level policies resulted instead from intrastate factors and diffusion. Together, these findings highlight how a multilevel framework attuned to varied combinations of intra-unit, cross-unit, and cross-level causal factors strengthens our understanding of pandemic policymaking.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Hänska, Max, Ahmed Bahiya, Fernanda Amaral, and Yu Sui. "Public discourse, political legitimacy, and collective identity: Cases from Iraq, Brazil and China." Communications 45, s1 (November 18, 2020): 560–85. http://dx.doi.org/10.1515/commun-2020-2081.

Full text
Abstract:
AbstractThrough the examination of recent developments in Iraq, Brazil and China, this paper explores the role of public communication in a) generating, corralling, and buttressing political legitimacy, and b) negotiating, demarcating, and reproducing collective identities. The transformation of Iraq’s public sphere after the fall of the Ba’ath regime saw it shift from a tightly controlled and unified communication space to unencumbered yet fragmented spheres split along ethno-sectarian lines, buttressing sectarian politics and identities. The emergence of subaltern publics in Brazil’s favelas empowered residents to express public dissent, assert their voice, and develop pride in their community. Chinese efforts to control online public discourse provide the government with ways of managing its perceived legitimacy and foster patriotic fellowship online. Legitimation and the affirmation of identity interact and support one another in public discourse, as we illustrate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Silva, Hugo Fanton Ribeiro da. "The “Heliópolis Case” and the political urban dispute in Brazil." Revista de Administração Pública 52, no. 6 (December 2018): 1073–89. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220170138.

Full text
Abstract:
Abstract This article uses a case study to analyze the actions of ruling classes and social movement organizations in urban politics. The study observes these groups’ disputes and interactions with the state, and how different strategies, actions, and political projects of the subaltern classes have influenced the orientation of urban development. In a broad time-scale approach, the article discusses relations of hegemony, the process of institutionalization of movements, disputes in society and within the state, and the heterogeneity of the political projects that guide the subaltern classes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Mauad, Ana Maria, and Mauricio Lissovsky. "As mil e uma mortes de um estudante: foto-ícones e história fotográfica." Estudos Históricos (Rio de Janeiro) 34, no. 72 (April 2021): 4–29. http://dx.doi.org/10.1590/s2178-149420210102.

Full text
Abstract:
Resumo O estudo avalia a possibilidade de uma história fotográfica com base na noção de foto-ícone, que nos ajuda a observar como as imagens participam da história e conformam a experiência que temos dela. Seguindo a biografia, nem sempre linear, de uma imagem, acompanhamos neste artigo a trajetória da fotografia do estudante perseguido pela polícia. Produzida por Evandro Teixeira e publicada no Jornal do Brasil em 22 de junho de 1968, ela contrasta com outras imagens produzidas pela equipe fotográfica do Correio da Manhã, publicadas na mesma data e encontradas anos depois no arquivo do jornal inglês Daily Herald.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Jinzenji, Mônica Yumi, and Ana Maria de Oliveira Galvão. "História do Brasil para o "belo sexo": apropriações do olhar estrangeiro para leitoras do século XIX." Revista Brasileira de História 30, no. 59 (June 2010): 121–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882010000100007.

Full text
Abstract:
Análise dos diversos olhares sobre a história do Brasil produzidos e apropriados em três obras historiográficas da primeira metade do século XIX: History of Brazil, de R. Southey, Histoire du Brésil, de A. Beauchamp, e o conteúdo de história do Brasil publicado no semanário O Mentor das Brasileiras. A análise dessas obras permite verificar os trabalhos de tradução e adaptação dos textos e de transformação nas materialidades dos suportes realizados por seus autores. A versão brasileira, voltada para as leitoras, resultou em um texto mais reduzido em que foram suprimidos temas como canibalismo e poligamia dos índios e as conquistas portuguesas do século XVI, o que indica adequação do periódico a esse público e o seu engajamento em um projeto político mais amplo de afirmar o Brasil como nação independente e civilizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Nicolau, Jairo, and Lilian Oliveira. "POLITICAL SCIENCE IN BRAZIL: AN ANALYSIS OF ACADEMIC ARTICLES (1966-2015)." Sociologia & Antropologia 7, no. 2 (August 2017): 371–93. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752017v723.

Full text
Abstract:
Abstract The article analyses the production of Brazilian political science, as published in six periodicals (Dados, Revista Brasileira de Ciencias Sociais, Novos Estudos Cebrap, Lua Nova,Opiniao Publica and Brazilian Journal of Political Science) over a period of five decades (1966-2015). The text emphasizes two aspects: first, the distribution of articles by thematic areas of political science; and second, the type of method used, with an emphasis on the variety of statistical procedures used by the authors. The article observes the growing volume of articles published by Brazilian political scientists, particularly from the second half of the 1990s. One of the conclusions of the paper is that although statistics are used - and in recent years more advanced techniques have spread - Brazilian political science is far from being considered an eminently quantitative discipline.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Schuck Saraiva, Karla, and Luiz Felipe Zago. "Economia, saúde e políticas do verdadeiro nas declarações de Bolsonaro durante a pandemia de COVID-19 no Brasil." Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación, no. 52 (2021): 124–39. http://dx.doi.org/10.12795/ambitos.2021.i52.08.

Full text
Abstract:
O artigo tem por objetivo analisar como as declarações do Presidente Bolsonaro estabeleceram determinadas políticas do verdadeiro em relação à pandemia de COVID19 no Brasil. O material de análise é constituído por três pronunciamentos, realizados quando o país iniciava o isolamento social, e 45 reportagens com declarações do Presidente publicadas no portal GaúchaZH, de Porto Alegre, entre março e julho de 2020. Foram extraídos excertos que mostram as opiniões e crenças de Bolsonaro em relação aos eixos discursivos “saúde” e “economia” no âmbito da pandemia. A partir desse material foram criadas duas categorias analíticas: “mercado acima de todos”, com declarações relacionadas à economia, e “cloroquina acima de tudo”, com declarações relacionadas à saúde. O conjunto de procedimentos metodológicos apoiam-se na análise de discurso em Michel Foucault, que investiga os modos como poder e verdade se articulam naquilo que é dito. Mostra-se que o Presidente brasileiro enunciou a verdade neoliberal, desocultando o mercado como organizador fundamental do seu discurso durante a pandemia no Brasil. Essa verdade do mercado repousa em concepções específicas de liberdade e de democracia: individualistas, atomizadas, esvaziadas de seu caráter coletivo. Ainda, Bolsonaro apostou que a cloroquina seria a “pílula mágica” que salvaguardaria a saúde biológica da população e a saúde econômica do país. Porém, a saúde econômica foi sempre mais importante do que saúde biológica, o que sugere o desprezo pelas mortes dos cidadãos brasileiros por COVID-19. As políticas do verdadeiro nas declarações de Bolsonaro são políticas de morte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Ramos, Guilherme, Yan Vieites, Jorge Jacob, and Eduardo B. Andrade. "Orientação política e apoio ao isolamento social durante a pandemia da COVID-19: evidências do Brasil." Revista de Administração Pública 54, no. 4 (August 2020): 697–713. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220200162.

Full text
Abstract:
Abstract Social distancing practices have been widely recommended to curb the COVID-19 pandemic. However, despite the medical consensus, many citizens have resisted adhering to and/or supporting its implementation. While this resistance may stem from the non-negligible personal economic costs of implementing social distancing, we argue that it may also reside in more fundamental differences in normative principles and belief systems, as reflected by political orientation. In a study conducted in Brazil, we test the relative importance of these explanations by examining whether and how support for social distancing varies according to self-identified political orientation and personal economic vulnerability. Results show that while economic vulnerability does not influence support for social distancing, conservatives are systematically less supportive of these practices than liberals. Discrepancies in sensitivity to threats to the economic system help explain the phenomenon.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Hiroi, Taeko. "Paradox of Redistribution: Legislative Overrepresentation and Regional Development in Brazil." Publius: The Journal of Federalism 49, no. 4 (December 20, 2018): 642–70. http://dx.doi.org/10.1093/publius/pjy043.

Full text
Abstract:
Abstract This article examines the relationship between legislative malapportionment, redistribution, and regional economic development. One of the primary justifications for legislative malapportionment—the disparity between the share of legislative seats and the share of the national population—is interregional income equalization by means of favorable allocations of resources to rural areas through overrepresentation. By analyzing the case of Brazil using instrumental variables, this study evaluates the theoretical argument and the empirical validity of the presumed mechanism linking unequal representation to regional development and national economic convergence. It argues that in contexts of undeveloped democracies, rather than convergence, disproportionate resource transfers via overrepresentation hinder the development of beneficiary regions. The empirical analyses of Brazilian states indicate that while overrepresented jurisdictions do receive disproportionate shares of resources from the federal government, disproportionate resource transfers, and dependence on resource transfers attributable to overrepresentation hamper the development potential of those regions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Siqueira, Maryluze Souza Santos, and Raylane Andreza Dias Navarro Barreto. "As recomendações da UNESCO e a educação rural em Sergipe (1940-1960)." Cadernos de Pesquisa 27, no. 1 (August 7, 2020): 41. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v27n1p41-69.

Full text
Abstract:
O presente artigo traz a análise do papel da UNESCO frente ao processo de modernização da educação no Brasil e a interpretação de como suas recomendações nortearam as mudanças na política educativa para o meio rural em Sergipe nas décadas de 1940 e 1960. Para tanto foram utilizadas como fontes as “Recommandations 1934-1977”, documento da UNESCO publicado em 1979, os “Relatórios Manuscritos do Curso de Agricultura (1948)” do professor José Ribeiro Filho, os “Boletins de Inscrição de Clubes Agrícolas das escolas rurais de Sergipe (1949)” e “Relação de escolas rurais e da capital com Clubes Agrícolas em Funcionamento em Sergipe nos anos de 1948 a 1950”. Em termos de resultado o que fi cou evidenciado foi a supremacia norte-americana, sobretudo no que se refere às politicas de promoção do campo, e, com relação a educação não se pode negar a formação aligeirada dos professores e a pouca efi cácia desta formação.Palavras-chave: Brasil. Formação de professores rurais. Política educativa. Sergipe. Unesco.UNESCO recommendations and the Sergipe rural education (1940-1960)AbstractThis article brings the analysis of UNESCO function in front of Brazilian education modernization process. Furthermore, the interpretation of how its recommendations had guided the educative politics changes for Sergipe’s countryside in the decades of 1940-1960. For this purpose had been in such a way used as sources the “Recommendations (1934-1977)”, a UNESCO document published in 1979; the professor Jose Ribeiro Filho “Course of Agriculture Manuscript Reports (1948)”; the “Application Forms of Sergipe’s Rural Schools Agricultural Clubs (1949)” and the “Rural Schools with active Agricultural Clubs in Sergipe during the years of 1948-1950”. In result terms it was evidenced the North American supremacy, especially concerning to the countryside promotion politics. Regarding to education it cannot deny the hasty professors’ qualifi cation and its low eff ectiveness.Keywords: Brazil. Educational policy. Rural teachers training. Sergipe. Unesco.Las recomendaciones de la UNESCO y la educación rural en Sergipe (1940-1960)ResumenEl presente artículo lleva a cabo un análisis del papel de la UNESCO frente al proceso de modernización de la educación en Brasil y una interpretación de cómo sus recomendaciones guiaron los cambios en la política educativa para el medio rural en Sergipe en las décadas de 1940 a 1960. Al respecto, las fuentes utilizadas fueron las “Recommandations 1934-1977”, documento de la UNESCO publicado en 1979; los “Relatórios Manuscritos do Curso de Agricultura” (1948), del profesor José Ribeiro Filho; los “Boletins de Inscrição de Clubes Agrícolas das escolas rurais de Sergipe” (1949) y la “Relação de escolas rurais e da capital com Clubes Agrícolas em Funcionamento em Sergipe nos anos de 1948 a 1950”. Lo que el resultado puso en evidencia fue la supremacía norteamericana, sobre todo en lo concerniente a las políticas de promoción del campo; y, respecto de la educación, no es posible negar la superficial formación de los profesores y la escasa eficacia de la misma.Palabras clave: Brasil. Formación de docentes rurales. Política educativa. Sergipe. Unesco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Mariel, Brunna, and Leonardo Carnut. "Estratégias para a adesão à vacinação contra o HPV no sistema único de saúde." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 12, spec (March 17, 2021): 1–2. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v12.1068.

Full text
Abstract:
O HPV, Human Papiloma Virus (sigla em inglês para papilomavírus humano) é um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de colo útero, um problema relevante de saúde pública, particularmente em algumas regiões no Brasil. O investimento em triagem e tratamento de lesões pré-cancerosas em mulheres de 30 anos ou mais é a maneira mais econômica de prevenir o câncer do colo do útero, além da inclusão de vacinas que protegem contra os HPV 16 e 18, que são recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Desde o surgimento da vacina em 2006, a estratégia de imunização contra o HPV foi introduzida em diversos países, em especial, em regiões centrais do capitalismo. Entretanto, a realidade da população que vive fora do eixo do capitalismo central é diferente. O Brasil incorporou a vacina no Programa de Imunização Nacional a partir do ano de 2014, apesar da prevalência do HPV 16 e 18 em mulheres com câncer de colo do útero ser de, respectivamente, 53,2% e 15,8%, semelhante à média global (53,2% e 13,2%, respectivamente). A vacina determinada pelo Ministério da Saúde como mais eficiente é a quadrivalente, a qual protege contra HPV dos subtipos 6, 11, 16 e 18, sendo indicada para a prevenção dos cânceres do colo do útero, da vulva e da vagina causados pelo HPV. O atraso pela inclusão em comparação a outros países não é uma exclusividade do país. Nos primeiros 5 anos após a disponibilização da vacina, poucos países de baixa ou média renda conseguiram introduzir a vacina em seus programas de imunização. O principal motivo foram as restrições orçamentarias devido ao alto custo da dose. A estratégia desenhada pelo Ministério da Saúde era investir R$ 360,7 milhões para a aquisição de 12 milhões de doses apenas para o primeiro ano com o objetivo de vacinar pelo menos 80% do público-alvo, formado pelas adolescentes de 11 a 13 anos, para conduzir o país ao desenvolvimento de uma “imunidade de grupo” reduzindo a transmissão mesmo em pessoas não-vacinadas. O programa alcançou uma alta cobertura de 85% (4,19 milhões de meninas vacinadas), superando a meta de vacinação nos primeiros quatro meses de oferta da primeira dose da vacina e traçando um importante caminho para a imunidade de grupo. Entretanto, foram identificados 23 casos de reação psicogênica nas adolescentes e por conta do ambiente escolar, a situação favoreceu o destaque do tema nas redes sociais e nos meios de comunicação. Este cenário fez com que a adesão à vacina levantasse discussões sobre seu custo-benefício e a diminuísse a adesão. A segunda dose no mesmo ano chegou a apenas 60% da cobertura vacinal proposta. Desde então, o Ministério da Saúde busca novas estratégias para a adesão à vacinação contra o HPV. Em 2015, a vacina foi ampliada para as meninas de nove a 13 anos de idade e em 2017, ampliou-se a vacinação para as meninas de nove a 14 anos e introduziu-se para os meninos de 11 a 14 anos de idade, seguindo uma tendência mundial de incorporar os garotos na imunização para diminuir a transmissão do vírus, entre outras iniciativas como a vacinação de homens e mulheres, entre 15 e 26 anos, por meio de uma medida temporária do Ministério da Saúde com o objetivo de evitar um possível desperdício de doses que permaneçam nos estoques dos municípios. Pensando em proporcionar melhor alcance desta estratégia de prevenção é que este estudo tem o objetivo de saber o que a literatura científica apresenta sobre as estratégias do Ministério da Saúde para garantir a adesão à vacinação contra HPV no sistema único de saúde? Assim, o objetivo desta pesquisa foi revisar a literatura científica sobre as estratégias que o Ministério da Saúde tem realizado para garantir a adesão à vacinação contra o HPV no Sistema Único de Saúde. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, uma forma sistematizada de busca que tem o objetivo de compreensão e conhecimento científico em uma determinada temática. A pergunta que norteadora da revisão foi definida como “Estratégias para a adesão à vacinação contra o HPV no Sistema Único de Saúde: uma revisão integrativa”. A partir do objetivo de responder por meio da literatura a questão, a plataforma Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foi definida como portal para busca, amostragem e coleta de dados. O conjunto de descritores foi derivado dos seguintes item-chaves identificados: ‘Ministério da Saúde’; ‘Vacinação’; ‘Adesão’; ‘HPV’; ‘SUS’. Após os itens-chave serem identificados, foram derivados os descritores (através da plataforma DeCS) para elaboração de uma estratégia de busca por meio da constituição de pólos de análise (fenômeno, população e contexto). Após diversas tentativas chegou-se a seguinte sintaxe final de busca: mh:((mh:(mh:((mh:("Esquemas de Imunizacao" OR "Programas de Imunizacao" OR "Cobertura Vacinal" OR "Recusa de Vacinacao" OR "Movimento contra Vacinacao" OR "Doencas Preveniveis por Vacina" OR "Vacinacao em Massa" OR "Vacinas contra Papillomavirus" OR "Controle de Doencas Transmissiveis" OR "Prevencao de Doencas" OR "Imunidade Ativa" OR "Imunidade Coletiva" OR "Protecao Cruzada" OR "Esquema de Medicacao")) OR (mh:("Cooperação do Paciente" OR "Aceitacao pelo Paciente de Cuidados de Saude" OR "Adesao a Medicacao" OR "Cooperacao e Adesao ao Tratamento" OR "Participacao da Comunidade" OR "Participacao do Paciente" OR "Recusa de Participacao" OR "Assistência a Saude" OR "Planejamento Social")) OR (mh:("Infeccoes por Papillomavirus" OR "Vacina Quadrivalente Recombinante contra HPV tipos 6, 11, 16, 18" OR "Papillomaviridae" OR "Doencas Sexualmente Transmissiveis" OR "Vacinas contra Papillomavirus" OR "Virus Oncogenicos" OR "Infeccoes Tumorais por Virus"))))) AND (mh:(mh:("Governo Federal" OR "Financiamento Governamental" OR "Regulamentacao Governamental" OR "Conselhos de Saude" OR "Politicas Publicas de Saude" OR "Orgaos Governamentais" OR "Programas Governamentais" OR "Planos Governamentais de Saude" ))) AND (mh:(mh:("Sistema Unico de Saude" OR "Saude Publica")))). Esta sintaxe recuperou 546 publicações. Diante dos resultados identificados, foram excluídos artigos que trouxeram a discussão do HPV como assunto complementar relacionado ao HIV, sigla em inglês para o vírus da imunodeficiência humana causador da AIDS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Holperin, Michelle Moretzsohn. "Diffusion and adaptation of the regulatory agency model in Brazil." Revista de Administração Pública 53, no. 6 (December 2019): 1116–37. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220170384x.

Full text
Abstract:
Abstract This article examines the diffusion of independent regulatory agencies (IRAs) in Brazil, demonstrating how important domestic factors interplayed with traditional mechanisms of diffusion lead to an expressive process of agencification. Although top-down, bottom-up and horizontal mechanisms played an important role in the Brazilian agencification process, they fail to explain the creation of IRAs in unexpected sectors or the frequent modifications that occurred at subnational levels in a short period of time. To understand how local political actors adapted the regulatory agency model to the Brazilian institutional legacies, field research was conducted, based on bibliographical, documental, and interviews with key political actors. The specificities of Brazilian federalism and the strategic role of the film industry, bureaucrats and politicians in (re)interpreting the agency model helped to boost the diffusion of IRAs in Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Andrade, Regis de Castro. "Brasil: a economia do capitalismo selvagem." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 57 (2002): 05–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-64452002000200002.

Full text
Abstract:
Originalmente publicado em 1981 na publicação que precedeu Lua Nova e no ano seguinte na Inglaterra (em Gienefel, M. e Godfrey, M., ed., The Struggle for Development - National Strategies in an International Context. London, Wiley), este artigo traça um retrato da economia brasileira da perspectiva do início dos anos 80. Analisa a formação e as características do "modelo brasileiro", examina o boom de 1968-1973 (o "milagre brasileiro") e assinala a emergência de uma nova etapa, em que fatores externos à economia nacional passariam a preponderar. Sustenta que o novo período seria marcado por tensões agudas, em parte porque o sistema político não seria capaz de assimilar os problemas econômicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

CYSNE, RUBENS PENHA, and PAULO C. COIMBRA-LISBOA. "Imposto inflacionário e transferências inflacionárias no Brasil: 1947-2003." Brazilian Journal of Political Economy 24, no. 4 (December 2004): 632–37. http://dx.doi.org/10.1590/0101-35172004-1602.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho atualiza, para 2003, a série de taxas inflacionárias de 1947-1992, transferências inflacionárias para bancos comerciais e transferências inflacionárias totais anteriormente publicadas em Cysne (1994) e em Simonsen e Cysne (1995).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Caponi, Sandra, Fabiola Stolf Brzozowski, Fernando Hellmann, and Silvia Cardoso Bittencourt. "O uso político da cloroquina: COVID-19, negacionismo e neoliberalismo / The political use of chloroquine: COVID-19, denialism and neoliberalism." Revista Brasileira de Sociologia - RBS 9, no. 21 (January 20, 2021): 78–102. http://dx.doi.org/10.20336/rbs.774.

Full text
Abstract:
A insistente defesa do uso da cloroquina para tratamento e prevenção contra a COVID-19, é uma clara manifestação do negacionismo científico que caracteriza a gestão da pandemia no Brasil. O objetivo principal do artigo é analisar os debates científicos e políticos suscitados em torno do uso da cloroquina para prevenção e tratamento da Covid-19, particularmente os discursos do governo federal que defendem a suposta eficácia do medicamento. Para atingir esse objetivo, a metodologia utilizada é a análise do discurso. Analisamos a sucessão de debates publicados em artigos científicos, meios de comunicação e declarações institucionais referidas à suposta eficácia da cloroquina para prevenção e tratamento da COVID-19. Utilizamos como referencial teórico autores como Dardot e Laval (2014), Achile Mbembe (2011), dentre outros, para abordar o seguinte problema: por que motivo, mesmo com a acumulação de evidências afirmando que a cloroquina não tem efeito para tratar a infecção pelo novo coronavírus, sua distribuição faz parte dos protocolos do Ministério da Saúde e integram o “kit COVID” de vários municípios do Brasil? Como resultado, observamos que a divulgação da cloroquina como um medicamento eficaz para prevenir e tratar a COVID-19, leva a abandonar o isolamento social, criando uma falsa sensação de segurança, configurando o que denominamos como um uso político da medicação realizado pelo governo brasileiro. Para concluir, consideramos que o uso político da cloroquina pode ser visto como uma estratégia que contribui para o que chamamos de uma gestão necropolítica da pandemia hoje existente no Brasil. Palavras-chave: negacionismo científico, necropolítica, cloroquina, neoliberalismo. ***The repeated defense of the use of chloroquine for treatment and prevention against COVID-19 is a clear manifestation of the science denialism that characterizes the handling of the pandemic in Brazil. The aim of this paper is to analyze the scientific and political debates surrounding the use of chloroquine for prevention and treatment of COVID-19, notably the discourses of the federal government of Brazil that defends the supposed efficacy of the drug. This study employs discourse analysis as its methodology. We analyze several debates published in papers and in the media, and institutional statements related to the supposed efficacy of chloroquine do prevent and treat COVID-19. We include authors like Dardot and Laval (2014), Achile Mbembe, (2011), among others, in our theoretical framework, to put forward the following question: why chloroquine is part of the protocols of the Ministry of Health, integrating the “COVID kit” of several cities in Brazil? We observed that the dissemination of chloroquine as a drug that would supposedly be effective to prevent and treat COVID-19 leads to undermining social isolation, by creating a false sense of security, and establishing what we call the political use of the drug, performed by the Brazilian government. To conclude, we consider that this political use could be viewed as a strategy that contributes to what we call necropolitics in the management of the pandemic in Brazil today.Keywords: science denialism, necropolitics, chloroquine, neoliberalism.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Sugiyama, Natasha Borges. "Bottom-up Policy Diffusion: National Emulation of a Conditional Cash Transfer Program in Brazil." Publius: The Journal of Federalism 42, no. 1 (July 19, 2011): 25–51. http://dx.doi.org/10.1093/publius/pjr019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Maciel, Débora Alves, and Andrei Koerner. "Sentidos da judicialização da política: duas análises." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 57 (2002): 113–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-64452002000200006.

Full text
Abstract:
Analisa-se o enfoque que vê as relações entre as instituições jurídicas e as instituições políticas sob o prisma da "judicialização". Dois livros recém-publicados nessa área (Ministério Público e política no Brasil, de Rogério Bastos Arantes, e A democracia e os três poderes no Brasil, organizado por Luiz Werneck Vianna) são examinados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Tafel, Heather L. "Regime Change and the Federal Gamble: Negotiating Federal Institutions in Brazil, Russia, South Africa, and Spain." Publius: The Journal of Federalism 41, no. 2 (May 6, 2010): 257–85. http://dx.doi.org/10.1093/publius/pjq015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Granja, Ycaro Oliveira do, and Bianca Miarka. "História e Historiografia da Educação Física: concepções e métodos de pesquisa." Cadernos de História da Educação 17, no. 3 (November 17, 2018): 883. http://dx.doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-15.

Full text
Abstract:
Este artigo traz uma discussão sobre as diferentes abordagens e métodos de pesquisas científicas na área de História e Historiografia da Educação Física realizados no Brasil. Para isso, realizou-se a análise de trabalhos publicados em uma base eletrônica de dados, a Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A busca foi feita com as palavras-chave e/ou termos específicos indexados: "história" e "historiografia" em combinação com o termo “Educação Física”. Como resultado, foram encontradas 36 publicações, as quais mostraram que no Brasil as pesquisas trazem problemas diacromiais e semelhantes, no que se refere às modificações de métodos de ensino escolar, mudanças políticas e o foco higienista que são desafios associados à sociedade e à cultura nacional. A partir disso, foi possível traçar um panorama com discussão sobre limitações e recomendações para estudos futuros relacionados com história e historiografia da Educação Física.Palavras-chave: História; Historiografia; Educação Física; EducaçãoAbstractThis article shows an important discussion about the different approaches and methods of scientific research in the area of history and historiography of the Physical Education in Brazil. For this, an electronic database was used, the Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). This search was performed using keywords and specific terms indexed: "History", "historiography" in combination with the term Physical Education. As the result, a total of 36 articles were found, which show that, in Brazil, the studies show diacromial problems which refer to the teaching methods, political changes and the hygienist focus challenges associated with society and the national culture. From this, it was possible to draw a design with discussions about limitations, recommendations for future studies related to Physical Education history and historiography.Key-words: History; Historiography; Physical Education; Education ResumenEste artículo muestra una discusión sobre los diferentes enfoques y métodos de investigación científica en el área de Historia y Historiografía de la Educación Física realizados en Brasil. Para ello, se realizó el análisis de trabajos publicados en una base electrónica de datos, la Scientific Eletronic Library Online (SciELO). La búsqueda se hizo con las palabras clave y / o términos específicos indexados: "historia" y "historiografía" en combinación con el término "Educación Física". Como resultado, se encontraron 36 publicaciones, las cuales mostraron que en Brasil las investigaciones traen problemas diacromiales y similares, en lo que se refiere a las modificaciones de métodos de enseñanza escolar, cambios políticos y el foco higienista que son desafíos asociados a la sociedad ya la cultura nacional . A partir de eso, fue posible trazar un panorama con discusión sobre limitaciones y recomendaciones para estudios futuros relacionados con historia e historiografía de la Educación Física.Palabras-clave: Historia; la historiografía; Educación Física; educación
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pereira, Carlos, Amanda Medeiros, and Frederico Bertholini. "Fear of death and polarization: political consequences of the COVID-19 pandemic." Revista de Administração Pública 54, no. 4 (August 2020): 952–68. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220200327x.

Full text
Abstract:
Resumo Desde sempre a humanidade se aflige com o fim da existência. Em algumas ocasiões, como a atual pandemia do novo coronavírus, percebemos sua presença mais de perto. Até que ponto o medo da morte pode alterar percepções e crenças dos indivíduos? É nesse contexto de incertezas e medos que decidimos investigar de que modo a sociedade brasileira vem avaliando seus governantes, sobretudo em relação à política de isolamento social. A pandemia da COVID-19 alterou os eixos da polarização política. De um lado, governadores, prefeitos e legisladores preocupados com os riscos de estrangulamento do sistema de saúde causado pela pandemia. De outro, o presidente Jair Bolsonaro, focado primordialmente nas consequências econômicas negativas da política de isolamento social. Por meio de uma pesquisa de opinião, identificamos que o “medo da morte” diminuiu a polarização ideológica existente no Brasil desde a eleição de Jair Bolsonaro à presidência da República. Ao contrário do que muitos esperavam, os eleitores que se auto-identificaram como de direita e centro-direita - supostamente, o núcleo de eleitores de Bolsonaro - rejeitaram seguir a recomendação e avaliam mal a performance de seu líder. Também mostramos que essa mudança de comportamento não foi influenciada pelos diferentes níveis de renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Whelan, R. K. "The Creation of a Federal Partnership: The Role of the States in Affordable Housing, by Margaret M. Brassil." Publius: The Journal of Federalism 41, no. 3 (April 11, 2011): 561–62. http://dx.doi.org/10.1093/publius/pjr015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Träsel, Marcelo, Sílvia Lisboa, and Giulia Reis Vinciprova. "Post-truth and trust in journalism: an analysis of credibility indicators in Brazilian venues." Brazilian Journalism Research 15, no. 3 (December 30, 2019): 452–73. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v15n3.2019.1211.

Full text
Abstract:
The terms ‘fake news’ and ‘post-truth’ have been used to describe the augmented dissemination potential of misinformation in digital networks in the second decade of the years 2000. In Brazil, different actors have been exploiting digital social networks for political purposes, disseminating content that imitates legitimate journalistic material, often obtaining better audience metrics than the news stories published by mainstream media. This article is divided into two parts. First, defines the term pseudojournalism to classify fraudulent texts that use journalistic narrative resources to deceive the audience. Second, it presents the results of an analysis of 23 political content producers with the greatest audience on Facebook in Brazil, based on the credibility indicators developed by Projeto Credibilidade (Trust Project). The results suggest that, in the current scenario, it is not possible to distinguish the quality journalism from pseudojournalism based on the characteristics of the websites and articles published by political content producers.Os termos “notícias falsas” e “pós-verdade” vêm sendo usados para descrever a potencialização da desinformação nas redes digitais na segunda década dos anos 2000. No Brasil, diversos atores vêm instrumentalizando as redes sociais para disputas políticas, espalhando conteúdo falso que imita materiais jornalísticos legítimos, muitas vezes obtendo mais audiência do que o noticiário de veículos tradicionais. Este artigo se divide em duas partes. Na primeira, conceitua o termo pseudojornalismo para classificar textos fraudulentos que usam os recursos narrativos jornalísticos para ludibriar a audiência. Na segunda, apresenta os resultados de uma análise de 23 produtores de conteúdo político do país com maior audiência no Facebook, a partir dos indicadores de credibilidade desenvolvidos pelo Projeto Credibilidade (Trust Project). Os resultados sugerem que, no cenário atual, não é possível distinguir o jornalismo de qualidade do pseudojornalismo a partir das características dos websites e matérias publicadas por produtores de conteúdo político.Las expresiones “noticias falsas” y “posverdad” vienen siendo utilizados para describir la potencialización de la desinformación en las redes digitales en la segunda década de los años 2000. En Brasil, distintos actores vienen instrumentalizando las redes sociales para disputas políticas, diseminando contenido falso que simula materiales periodísticos legítimos, obteniendo, a menudo, mayor audiencia que el noticiero de medios tradicionales. Este artículo está dividido en dos partes. Primero, conceptualiza el término pseudoperiodismo para calificar textos fraudulentos que utilizan los recursos de narración típicos del periodismo para engañar a la audiencia. En segundo lugar, presenta los resultados de un análisis de 23 productores de contenido político del país con mayor audiencia en Facebook, a partir de los indicadores de credibilidad desarrollados por el Proyecto Credibilidad (Trust Project). Los resultados sugieren que, en el escenario actual, no es posible diferenciar el periodismo de calidad del pseudoperiodismo a partir de las características de los sitios web y de materias publicadas por productores de contenido político.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Pinho, Maria De Fátima de Morais, and Sônia Maria de Meneses Silva. "NO SILÊNCIO OBSEQUIOSO, PREPARO MINHA PRÓPRIA DEFESA PADRE CÍCERO: arquivista de si mesmo." Revista Observatório 3, no. 2 (April 1, 2017): 172. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p172.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo analisar a prática contumaz do padre Cícero Romão Baptista em, ao longo de sua trajetória religiosa e política, copiar e guardar todos os documentos escritos, hemerográficos e iconográficos, constituindo um considerável e consistente arquivo de si que dava conta, igualmente, de aspectos da história política, econômica e social não apenas da localidade em se estabelecera, Juazeiro do Norte, mas do Ceará e do Brasil nas primeiras décadas da República Velha. O chamado “grande arquivo do padre Cícero” é composto por cartas e telegramas tanto de natureza eclesiástica quanto cartorial, fotografias, artigos de jornais, películas de filmes, etc. Neste trabalho tomando como referência as reflexões do historiador francês Philippe Artierés publicadas na revista Estudos Históricos em 1998, intituladas “Arquivar a própria vida”. PALAVRAS-CHAVE: Arquivo, padre Cícero, arquivo, documentos. ABSTRACT This study aims to analyze the contumacious practice of Father Cicero Romao Baptista in over their religious and political trajectory, also copy and save all written documents, print newspapers and iconographic, making a considerable and consistent file of himself about aspects of political, economic and social history not only of the locality had established, Juazeiro, but of Ceará and Brazil in the first decades of the Old Republic. The called "large file of Priest Cicero" consists of letters and telegrams from both ecclesiastical nature and notarial, photographs, newspaper articles, movies, films, etc. In this work having as reference the reflections of the French historian Philippe Artierés published in the journal Historical Studies in 1998, entitled "To file life itself." KEYWORDS: Archive, Father Cicero, documents. RESUMEN Este estudio tiene como objetivo analizar la práctica contumaz del Padre Cícero Romao Baptista en más de su trayectoria religiosa y política, copiar y guardar todos los documentos escritos, hemerográficos y iconográficos, haciendo un considerable y constante de ustedes que se dio cuenta de archivo, también los aspectos de la historia política, económica y social no sólo de la localidad se había asentado, Juazeiro, pero de Ceará y Brasil en las primeras décadas de la antigua República. El llamado "archivo de gran tamaño del Padre Cicero" se compone de cartas y telegramas, tanto de carácter eclesiástico y notario, fotografías, artículos de periódicos, películas, películas, etc. En este trabajo, con referencia a las reflexiones del historiador francés Philippe Artierés publicados en la revista Estudios Históricos en 1998, titulado "Archivo vida en sí." PALABRAS CLAVE: Archivo, Padre Cicero, archivos, documentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Löwy, Michael. "ESTRUTURA E CONSCIÊNCIA DE CLASSE OPERÁRIA NO BRASIL." Caderno CRH 31, no. 83 (August 2018): 229–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792018000200003.

Full text
Abstract:
Originalmente publicado em francês, no Cahier Internatinaux de Sociologie, em 1970, este artigo foi traduzido especialmente para este Dossiê, com o objetivo apresentar para as novas gerações as reflexões e a pesquisa, no campo da sociologia do trabalho, de um jovem estudante da USP que, posteriormente, se tornaria um dos mais importantes autores das ciências sociais brasileiras. Nesse sentido, o texto tem um valor histórico inigualável, sem perder a atualidade de sua problemática. O objetivo do artigo é elucidar alguns problemas relativos à estrutura da consciência de classe de um grupo de trabalhadores presente num congresso sindical de 1959. A referência teórica para esta empreita é o marxismo, perspectiva que, na época da pesquisa, estava alheia ao meio acadêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ferreira, Gabriela Nunes, Maria Fernanda Lombardi Fernandes, and Rossana Rocha Reis. ""O Brasil em 1889": um país para consumo externo." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 81 (2010): 75–113. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-64452010000300005.

Full text
Abstract:
Em 1889, patrocinada pelo governo do Império e organizada por Francisco J. de Santa-Anna Nery para a Exposição Universal de Paris, era publicada a obra Le Brésil en 1889. O livro tinha como objetivo exaltar o Império do Brasil, fazendo um balanço dos "progressos" vividos pela monarquia nas últimas décadas - dentre os quais se destacava a abolição da escravidão. Entre seus autores estão alguns nomes importantes da elite política e intelectual brasileira desse período, como Rio Branco, André Rebouças e Eduardo Prado. Nosso objetivo é analisar os textos dos autores da coletânea sob a dupla perspectiva da modernização econômico-social e da questão da formação do povo brasileiro. Trata-se de verificar como esses temas foram tratados numa obra desenvolvida para "consumo externo". Enfim, que imagem de Brasil se projetava - oficialmente - em 1889, finda a escravidão e às vésperas da República.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Correa, Paulo, Marcus Melo, Bernardo Mueller, and Carlos Pereira. "Political interference and regulatory resilience in Brazil." Regulation & Governance 13, no. 4 (August 11, 2019): 540–60. http://dx.doi.org/10.1111/rego.12274.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Braga Bastos, Gisele. "Resenha do livro A Gramática Política no Brasil: Clientelismo e Insulamento Burocrático." Revista Estudos Políticos 11, no. 22 (June 13, 2021): 248–52. http://dx.doi.org/10.22409/rep.v11i22.50433.

Full text
Abstract:
Em análise dedicada a captar como a temática do clientelismo vem sendo tratada na Ciência Política brasileira, nos últimos trinta anos, realizamos um levantamento sobre o tema do clientelismo nos seis periódicos com melhor avaliação na área da CAPES de Ciência Política e Relações Internacionais no período de 1990 a 2017, disponíveis no Scielo.Nossas questões de partida foram: o tema do clientelismo vem recebendo a atenção dos cientistas sociais e políticos brasileiros? Em caso positivo, como o tema vem sendo abordado nas últimas três décadas? Os periódicos analisados foram: Brazilian Political Science Review (BPSR), Dados, Lua Nova, Opinião Pública (OP), Revista de Sociologia e Política (RSP) e a Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS). Nosso primeiro passo foi verificar, no total dos 2627 artigos contabilizados, quantos tinham pelo menos uma menção às palavras-chave, pesquisadas em português, espanhol e inglês. Dos seis periódicos analisados, apenas a Brazilian Political Science Review publica artigos, exclusivamente, em inglês. As palavras consideradas para o filtro foram clientelismo (ou no inglês “clientelism”), clientelista (ou no inglês “clientelistic”). O período coberto foi de 1990 a 2017 (só entraram os números de 2017 que já haviam sido lançados no momento em que iniciamos a análise). Por estarmos trabalhando com um grande volume de dados, optamos por utilizar um software de análise de dados qualitativosi. Encontramos 364 artigos que faziam, pelo menos, uma menção a uma destas palavras, o que nos dá uma média de 60,7 artigos por periódico. Nosso universo de análise foi composto, portanto, por estes 364 artigos.O campeão de citações nos estudos dedicados à temática do client
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Cornelsen, Elcio Loureiro. "A trajetória de um gaúcho na Guerra Civil Espanhola: Saga, de Erico Veríssimo." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 19, no. 2 (June 30, 2009): 247–69. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.19.2.247-269.

Full text
Abstract:
Resumo: Nossa contribuição visa a refletir sobre o processo de ficcionalização da Guerra Civil Espanhola no romance Saga, de Erico Veríssimo, publicado em 1940. Neste caso, a relação entre Literatura e História desempenha um papel fundamental, pois o escritor tomou por base o diário de um ex-brigadista brasileiro para escrever seu romance sobre a guerra fratricida que assolou a Península Ibérica entre os anos de 1936 e 1939. Saga também documenta o engajamento político de Erico Veríssimo, numa postura contrária ao regime autoritário vigente no Brasil, na época de sua publicação: o Estado Novo.Palavras-chave: Guerra Civil Espanhola; Erico Veríssimo; Saga.Abstract: This contribution aims at to reflect about the process of fictionalizing of the Spanish Civil War on Erico Veríssimo’s novel Saga, published in 1940. In this case, the relationship between Literature and History plays a fundamental role, since the writer used as basis the diary of a Brazilian ex-brigadist to write his novel about the fratricide war that destroyed the Iberian Peninsula between 1936 and 1939. Besides Saga documents Erico Veríssimo’s political engagement on a posture against the authoritarian regime in Brazil at the time from his publishing: the called “New State”.Keywords: Spanish Civil War; Erico Veríssimo; Saga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Mercher, Leonardo. "Teoria Queer e Relações Internacionais: análise da permeabilidade acadêmica de gênero no Brasil | Queer Theory and International Relations: analysis of gender academic permeability in Brazil." Mural Internacional 8, no. 2 (December 30, 2017): 150. http://dx.doi.org/10.12957/rmi.2017.34466.

Full text
Abstract:
O presente artigo utiliza-se da teoria queer para investigar a permeabilidade de teorias e temáticas de gênero em Relações Internacionais no Brasil. Para investigá-la, fez-se a análise do grupo social acadêmico de Relações Internacionais: por meio do conteúdo bibliográfico presentes nos editais de seleção de pós-graduação; nos temas tratados pelas teses doutorais, produzidas nos 16 programas de Relações Internacionais e Ciência Política, de 2010 a 2018; e do espaço ao tema na ABRI, ABCP e ISA. Os resultados obtidos indicam baixa permeabilidade de gênero nas Relações Internacionais no Brasil: com baixa presença temática na bibliografia de seleção; ausência de espaço institucionalizado na ABRI, em relação à ABCP e ISA; e número reduzido de teses publicadas no tema, 5 de 405 em Relações Internacionais. O resultado vai de encontro com a percepção do atual ativismo acadêmico do MulheRIs por maior espaço de gênero no grupo social.ABSTRACTThis article uses queer theory to investigate the permeability of gender theories and themes in International Relations in Brazil. To investigate it, the analysis of the academic social group of International Relations was made: through the bibliographic content present in the post-graduate selection papers; in the topics covered by the doctoral theses, produced in the 16 programs of International Relations and Political Science, from 2010 to 2018; and from space to theme at ABRI, ABCP and ISA. The results indicate low permeability of gender in International Relations in Brazil: with low thematic presence in the selection bibliography; absence of institutionalized space in ABRI, in face of ABCP and ISA; and a reduced number of theses published in the theme, 5 of 405 in International Relations. The result agrees with the perception of the current MulheRIs academic activism for gender space in our social group.Palavras-chave: Gênero. Queer. Permeabilidade.Keywords: Gender. Queer. Permeability.Recebido em 28 de Maio de 2018 | Received May 28, 2018Aceito em 27 de Agosto de 2018 | Accepted on August 27, 2018DOI
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Soares, Gláucio Ary Dillon. "A América Latina na imprensa brasileira." Opinião Pública 10, no. 1 (May 2004): 63–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-62762004000100003.

Full text
Abstract:
Estudos internacionais apontaram historicamente a tendência a uma desigualdade no fluxo internacional de informações sobre os diferentes países; alguns destes chegaram a afirmar que estas diferenças de tratamento seriam uma extensão do imperialismo ao mundo das comunicações. De outro lado, estudos estruturais têm explicado o fluxo internacional de informações primeiro a partir do conceito de distância e posteriormente de linkage, ou seja, a vinculação entre o que se publica sobre determinado país e o interesse neste por parte da população do país que publica a notícia. Este artigo procura enfrentar estas dimensões com base em estudo que avalia a presença de notícias sobre a América Latina em três importantes jornais brasileiros: Correio Braziliense, Jornal do Brasil e Folha de São Paulo no período de 1990 a 1994. Os resultados da pesquisa indicaram a alta estabilidade dos temas e dos países noticiados em jornais diferentes, o que se deve a uma hierarquia estável entre os países.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Marquese, Rafael de Bivar. "História, antropologia e a cultura afro-americana: o legado da escravidão." Estudos Avançados 18, no. 50 (April 2004): 303–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142004000100026.

Full text
Abstract:
A RECENTE edição no Brasil do livro de Sidney Mintz e Richard Price, O nascimento da cultura afro-americana: uma perspectiva antropológica, publicado originalmente em inglês em 1976, é uma boa oportunidade para se efetuar um balanço suscinto das discussões sobre o papel da história e antropologia no estudo das culturas afro-americanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Freire Jr., Olival, Michel Paty, and Alberto Luiz da Rocha Barros. "David Bohm, sua estada no Brasil e a teoria quântica." Estudos Avançados 8, no. 20 (April 1994): 53–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40141994000100012.

Full text
Abstract:
Quando o artigo Uma proposta de interpretação da teoria quântica em termos de variáveis" escondidas", de autoria de David Bohm, foi publicado, ele estava no Brasil, na Universidade de São Paulo. Atingido pelo McCarthysm, Bohm perdeu sua posição na Universidade de Princeton e, por isto, veio para o Brasil, onde permaneceu de outubro de 1951 a janeiro de 1955. Analisamos sua atividade neste período, incluindo sua interpretação da teoria quântica, e a recepção desta pela comunidade científica. Destacamos que, apesar das condições adversas, a sociedade brasileira foi capaz de acolher o cidadão e cientista perseguido politicamente, e assegurar a continuidade de seu trabalho científico. A ciência brasileira foi bastante beneficiada pelo ensino, pela pesquisa e pela permanente preocupação com os fundamentos da física, características do trabalho de David Bohm.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

De Oliviera, Rafael Camargo, and Kátia Menezes De Sousa. "As Metamorfoses no discurso e o surgimento do novo homo politicus na corrida eleitoral em 2018." Revista Linguagem em Foco 12, no. 1 (May 12, 2020): 148–64. http://dx.doi.org/10.46230/2674-8266-12-3121.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo analisar as formas de construção do sujeito político na atualidade ou, como optamos por utilizar no decorrer do texto, o novo homo politicus. O conceito foi utilizado por Jean-Jacques Courtine em seu artigo ‘As metamorfoses do homo politicus’, publicado no Brasil em Legados de Pêcheux: inéditos em análise do discurso (PIOVEZANI; SARGENTINI, 2011). Para efetivar os estudos, utilizamos as noções de enunciado, discurso, saber e poder consolidadas pelo filósofo francês M. Foucault. Sendo assim, esta pesquisa se insere nos estudos foucaultianos do discurso e utiliza-se da arqueologia e da genealogia para a construção do método de análise. Como aporte teórico, as obras utilizadas foram: Arqueologia do saber (2012), Vigiar e Punir (2011), História da sexualidade I (1988) e O nascimento da biopolítica (2008).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography