Academic literature on the topic 'Pomares experimentais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Pomares experimentais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Pomares experimentais"

1

MAYER, NEWTON ALEX, BERNARDO UENO, and VALÉCIA ADRIANA LUCAS DA SILVA. "TEORES DE NUTRIENTES FOLIARES DE PESSEGUEIRO EM CINCO PORTA-ENXERTOS." Revista Brasileira de Fruticultura 37, no. 4 (2015): 1045–52. http://dx.doi.org/10.1590/0100-2945-197/14.

Full text
Abstract:
RESUMO Teores de nutrientes foliares indicam o estado nutricional da planta, auxiliam na recomendação de adubação e, em plantas frutíferas enxertadas, podem indicar combinações de copa/porta-enxerto incompatíveis. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os teores de nutrientes foliares na cv. Maciel de pessegueiro, enxertada em cinco porta-enxertos (‘Aldrighi’, ‘Capdeboscq’, ‘Flordaguard’, ‘Nemaguard’ e ‘Okinawa’). Dois pomares experimentais, localizados no município de Pelotas-RS, foram avaliados no 2° e no 3° anos após o plantio, respectivamente, nos anos de 2012 e 2013. Conclui-se que os porta-enxertos ‘Aldrighi’, ‘Capdeboscq’, ‘Flordaguard’, ‘Nemaguard’ e ‘Okinawa’ não influenciaram nos teores foliares de P e de Mn da cv. Maciel, em ambos os pomares e anos de avaliação; o porta-enxerto ‘Nemaguard’ reduz os teores foliares de Mg da cv. Maciel, sem alterar a classe de interpretação agronômica; embora os teores foliares de N, Fe, Zn e B tenham sido abaixo do normal ou insuficientes, em praticamente todas as amostras de ambos os pomares e anos de avaliação, os porta-enxertos testados não influenciaram nestas interpretações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Petry, Henrique Belmonte, Otto Carlos koller, Renar João Bender, and Sergio Francisco Schwarz. "Qualidade de laranjas 'Valência' produzidas sob sistemas de cultivo orgânico e convencional." Revista Brasileira de Fruticultura 34, no. 1 (2012): 167–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000100023.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar características qualitativas de laranjas 'Valência' (Citrus sinensis (L.) Osb.) produzidas em dois pomares experimentais: um cultivado sob sistema orgânico e outro sob sistema convencional. Os pomares foram instalados no município de Montenegro - RS, em julho de 2001, em espaçamento de 2,5 m x 5,0 m, cada um possuindo uma área de 0,25 ha. A qualidade dos frutos foi determinada de 2005 a 2010 a partir de cinco amostras por tratamento em cada ano. Amostras de frutos colhidos aleatoriamente de cinco plantas foram analisadas para massa média dos frutos (MMF), o teor de suco (Ts), o teor de sólidos solúveis totais (SST), a acidez total titulável (ATT) e a relação SST/ATT. No ano de 2010, também foram determinados o teor de ácido ascórbico (vitamina C) no suco e a coloração da casca. No sistema de produção convencional, o manejo é realizado através da utilização de adubos minerais, calcário dolomítico, herbicidas, fungicidas e inseticidas. Já no sistema orgânico de produção, foi aplicado composto orgânico, biofertilizante líquido, caldas bordalesa e sulfocálcica, e a cobertura do solo foi mantida com vegetação espontânea, que recebeu, no inverno, aveia e ervilhaca e, no verão, feijão-miúdo. Não foram identificadas diferenças nas características qualitativas entre os frutos de ambos os pomares, exceto para o teor de SST, que foi maior, em média, nos frutos do pomar convencional. Os frutos do sistema convencional também apresentaram maior teor de vitamina C e coloração da casca mais intensa na comparação dos frutos provenientes do sistema orgânico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Leal, Renata Moreira, William Natale, Renato de Mello Prado, and Ronaldo Pozella Zaccaro. "Adubação nitrogenada na implantação e na formação de pomares de caramboleira." Pesquisa Agropecuária Brasileira 42, no. 8 (2007): 1111–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2007000800007.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da adubação nitrogenada na implantação e na formação de um pomar de caramboleira (Averrhoa carambola L.), cv. B-10, e na acidificação do Latossolo Vermelho eutroférrico típico. O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso, com cinco tratamentos, que corresponderam a diferentes doses de nitrogênio (uréia). Na implantação, as doses utilizadas foram zero, 30, 60, 90 e 120 g por planta de N e no 1º, 2º e 3º anos experimentais, utilizou-se o dobro, o triplo e o quádruplo das doses iniciais. A adubação nitrogenada de formação, a partir do segundo ano de experimentação, promove diminuição significativa do pH, aumento da acidez potencial e diminuição das concentrações de potássio, cálcio e magnésio, soma de bases e saturação por bases do solo. Caramboleiras sem adubação nitrogenada apresentam menor teor foliar de N em relação às adubadas, e não floresceram até o terceiro ano de experimentação. No terceiro ano de experimentação, doses entre 110 e 180 g por planta de N proporcionam o melhor crescimento da caramboleira, o maior teor foliar de N, leitura SPAD e produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Milfont, Mônica Lúcia, Antonio Celso Dantas Antonino, Jean Manuel Fonseca Martins, André Maciel Netto, Ester Ribeiro Gouveia, and Marcus Metri Correa. "Transporte do paclobutrazol em colunas de solos." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, no. 5 (2008): 2165–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000500037.

Full text
Abstract:
O paclobutrazol (PBZ) é um regulador de crescimento utilizado em sistemas agrícolas com o propósito de controlar o crescimento vegetativo, estimulando a capacidade reprodutiva das plantas. Esse regulador de crescimento permanece ativo no solo por muito tempo, e sua meia-vida varia com o tipo de solo e as condições climáticas, podendo afetar severamente o desenvolvimento dos cultivos subseqüentes e, por lixiviação, contaminar os aqüíferos. Este trabalho teve como objetivo estudar os mecanismos envolvidos no transporte e na sorção do PBZ em colunas, utilizando amostras de um Argissolo Amarelo eutrófico e de um Vertissolo Háplico órtico, ambos da região do Vale do Rio São Francisco. Os ensaios de deslocamento miscível do traçador (solução de KBr) e do paclobutrazol foram realizados considerando duas vazões (0,4 e 1,6 cm³ min-1) para ambos os solos. As variáveis hidrodispersivas foram obtidas pelo ajuste do modelo convecção dispersão (CDE) às curvas de eluição experimentais do KBr, e as variáveis do modelo CDE-2 sítios de sorção, às curvas de eluição experimentais do PBZ por intermédio do programa CXTFIT 2.0. O paclobutrazol foi mais facilmente transportado no Vertissolo Háplico que no Argissolo Amarelo. A taxa de recuperação foi menor para a menor vazão para ambos os solos. A quantidade de PBZ não recuperada pode ser atribuída, sobretudo, à histerese no processo de sorção irreversível. O modelo CDE a dois sítios de sorção representa adequadamente os dados experimentais das curvas de eluição do paclobutrazol. Os resultados obtidos evidenciam que o paclobutrazol, utilizado em pomares com manga irrigada cujos solos são o Argissolo Amarelo e o Vertissolo Háplico, oferece risco real de contaminação das águas subterrâneas da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues Netto, S. M., and D. J. Guilhem. "EPICAUTA ATOMARIA (GERM.) (COLEOPTERA, MELOIDAE), PRIMEIRO REGISTRO DE OCORRÊNCIA EM POMARES DE MARACUJÁ (PASSIFLORA EDULIS VAR. FLAVICARPA, DEGENER) NA REGIÃO OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO." Arquivos do Instituto Biológico 67, no. 2 (2000): 269–70. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v67n2p2692000.

Full text
Abstract:
RESUMO Assinala-se a ocorrência de Epicauta atomaria (Germ.) (Coleoptera: Meloidae) em cultura de maracujá (Passiflora edulis var. flavicarpa, Degener) nos campos experimentais do Instituto Biológico localizados na região oeste do Estado de São Paulo, a partir do ano agrícola 96/97. Danos causados ao desenvolvimento vegetativo das plantas e as perdas obtidas pelos produtores são descritas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Leonel, Sarita, Daniela Mota Segantini, Dayana Portes Ramos Bueno, Manoel Euzébio De Souza, and Marcelo Garcia Ribeiro Auricchio. "Tecnologias apropriadas ao cultivo e diversificação cultural em pomares de frutíferas." Revista Ciência em Extensão 7, no. 3 (2011): 18. https://doi.org/10.23901/1679-4605.2011v7n3p18.

Full text
Abstract:
Introdução: A produção brasileira de frutas aumentou 19%, entre 2001 e 2009. A produtividade foi a principal responsável por esse incremento. Tanto a oferta quanto a demanda de frutas foram crescentes, justificando a importância do setor do ponto de vista do suprimento per capita, que é um reflexo do consumo de frutas, o qual aumentou de 113 kg/hab/ano, em 2001, para 125 kg/hab/ano em 2009, devido ao contexto atual, em que, dentro de uma proposta de vida mais saudável, a alimentação à base de frutas tem se constituído num requisito indispensável no dia-a-dia da população, prevenindo doenças e vitalizando o organismo. Objetivos: Promover o acesso ao conhecimento, por parte de alunos de graduação e pós-graduação, produtores e técnicos extencionistas, sobre os estudos referentes à adaptação edafoclimática, manejo e desempenho agronômico de diferentes frutíferas, com potencial de cultivo, na região de Botucatu, além de oferecer opções de diversificação cultural, visando obter incrementos de produção de forma sustentável. Métodos: A Faculdade de Ciências Agronômicas possui pomares didáticos, experimentais e demonstrativos nas Fazendas Lageado e São Manuel, nos quais são cultivados citros, banana, figo, pêssego, uva, manga, goiaba, abacate, acerola, abiu, lichia, macadâmia, mamão, maracujá, caqui e amora preta. Foram realizados trabalhos com adubação orgânica, manejo nutricional e da irrigação, épocas de poda, uso de produtos para a quebra de dormência. Avaliou-se o desempenho agronômico e qualidade dos frutos para adaptação ao clima subtropical. Também foram ministradas aulas práticas de graduação e pós-graduação e foram realizadas 8 visitas aos produtores e 2 palestras, além da demonstração das áreas do projeto ao público alvo, através da realização do dia de campo sobre bananeira. Resultados: Os resultados são a realização do ensino prático e aplicado aos alunos de graduação e pós-graduação, a condução de pesquisas que resultam em orientações de iniciação científica e defesas de teses e dissertações, além do atendimento continuado às demandas de solicitações e consultas na área. Especial destaque deve ser dado aos trabalhos com a cultura da bananeira, através dos quais foi realizado o Dia de Campo e a elaboração de um Boletim Técnico que foi distribuído aos interessados. Também foram fornecidas 250 mudas dos cultivares que melhor se adaptaram do ponto de vista agronômico e de aceitabilidade pelos consumidores. O cultivar mais aceito foi Prata-Graúda que apresentou as melhores características de crescimento, produção e qualidade dos frutos, além das propriedades organolépticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fenili, Cristhian Leonardo, Cristiano André Steffens, Mariuccia Schlichting De Martin, Adriana Lugaresi, Eduardo da Silva Daniel, and Tiago Miqueloto. "Padrão do escurecimento da polpa de novos cultivares de maçã para utilização em alimentos minimamente processados." Agropecuária Catarinense 37, no. 3 (2024): 54–62. https://doi.org/10.52945/rac.v37i3.1898.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo avaliar o escurecimento e a mudança total de cor da polpa de diferentes cultivares de maçã através de parâmetros colorimétricos, a fim de identificar aqueles com mínima ocorrência destes fenômenos e potencial para o processamento mínimo. Maçãs dos cultivares Daiane, Elenise, Fuji Mishima, Kinkas, Luiza, Monalisa, Maxi Gala e Venice, provenientes de pomares experimentais de São Joaquim, SC, safra 2018/2019, foram avaliadas em relação à atributos de cor relacionados ao escurecimento da polpa. As maçãs foram cortadas ao meio e dispostas em condição de ambiente. Após o corte, foram realizadas leituras de atributos de cor na polpa dos frutos, utilizando um colorímetro CR 400 (Konica Minolta®), em 14 intervalos de tempo, de 10 a 2.880 minutos. Através dos parâmetros coletados pelo colorímetro (L*, a* e b*), foram avaliados a luminosidade da polpa, o índice de escurecimento e a mudança total de cor. As maçãs ‘Fuji Mishima’, ‘Elenise’ e especialmente ‘Venice’ apresentaram menor escurecimento da polpa em comparação aos demais cultivares avaliados. Esses resultados indicam que possivelmente esses cultivares têm maior potencial para a utilização na indústria de processamento mínimo devido ao menor escurecimento e mudança de cor na polpa dos frutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Challiol, Marcio Alberto, Louise Larissa May-De Mio, Francine Lorena Cuquel, et al. "Elaboração de escala diagramática para furo-de-bala e avaliação de doenças foliares em dois sistemas de produção de pessegueiro." Revista Brasileira de Fruticultura 28, no. 3 (2006): 391–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452006000300012.

Full text
Abstract:
As principais doenças foliares que ocorrem em pessegueiro, em Lapa e Araucária, municípios do Estado do Paraná (Brasil), são a ferrugem (Tranzschelia discolor) e o furo-de-bala (Wilsonomyces carpophilus). A primeira causa desfolha logo após a colheita, e a segunda está sempre presente nos pomares, entretanto seus efeitos não são claramente conhecidos e também faltam metodologias para avaliação dessa doença. O presente trabalho objetivou elaborar escala diagramática para furo-de-bala e comparar incidência e severidade de furo-de-bala e da ferrugem em dois sistemas de manejo: produção integrada e convencional. A escala diagramática para furo de bala foi elaborada no primeiro ano de avaliação, selecionando-se folhas com diferentes níveis de severidade, sendo estabelecidos os níveis mínimo e máximo da doença no campo, e os demais níveis foram interpolados de acordo com a acuidade visual. Para comparar os dois sistemas de produção, foram instaladas duas áreas experimentais em duas regiões produtoras (Lapa e Araucária), comparando-se produção integrada (PI) e produção convencional (PC) em duas safras (2002-2003 e 2003-2004), em pomares comerciais de pessegueiro, cultivar 'Chimarrita'. O tratamento PI foi conduzido seguindo as normas técnicas do sistema de PI para pêssego, e o tratamento PC, seguindo o manejo utilizado pelo produtor em cada área. Para avaliar as doenças, foram quantificadas se a incidência e a severidade do furo-de-bala e da ferrugem em ramos marcados, de outubro a abril, nas duas safras. Além disso, foi determinada a desfolha no período de avaliação. A escala diagramática desenvolvida estabeleceu seis níveis de severidade para furo-de-bala, podendo ser indicada para avaliações de comparação entre sistemas e monitoramento da doença no campo. Em Araucária, a incidência e a severidade de furo-de-bala tiveram comportamento inverso entre os anos, sendo menor na PI em primeira safra e maior na segunda, a ferrugem foi menos severa e provocou menor desfolha na PI, no primeiro ano. Em Lapa, não foram observadas diferenças entre os sistemas para furo-de-bala; e para ferrugem, a produção convencional foi melhor, não sendo indicado reduzir pulverizações nesta fase em áreas com alto inóculo do patógeno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Fernando Felisberto da, Luíza Rodrigues Redaelli, Rafael Narciso Meirelles, and Fábio Kessler Dal Soglio. "Danos de moscas-das-frutas (Diptera, Tephritidae) em citros, manejados no sistema orgânico de produção." Revista Ceres 61, no. 5 (2014): 637–42. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201461050006.

Full text
Abstract:
As moscas-das-frutas são as principais pragas da fruticultura mundial. Consideradas chaves para a produção de citros, torna-se necessário o seu monitoramento, visando a evitar os danos diretos. O experimento teve como objetivos conhecer a variação populacional de Anastrepha fraterculus e a relação de sua população com danos em pomares orgânicos de Citrus sinensis, cultivar Céu e de C. sinensis x Citrus reticulata tangor 'Murcott'. Os dados foram coletados em 2003 e 2004 durante o período de maturação dos frutos, na região do vale do Caí, RS, Brasil. O número de moscas-das-frutas foi registrado, semanalmente, por meio de armadilhas McPhail, contendo suco de uva, a 25%. Danos aos frutos foram determinados pela razão entre frutos sadios e frutos danificados pela mosca. Registros meteorológicos de temperatura, umidade relativa e precipitação pluviométrica foram obtidos, em estação meteorológica distante 30 km das áreas experimentais. Verificou-se que, em condições ideais de precipitação pluvial, maiores foram as populações de A. fraterculus, espécie predominante na região. A população estimada capaz de causar danos aos frutos variou de acordo com o cultivar, sendo a laranjeira 'Céu' a mais susceptível. Os maiores picos populacionais ocorrem na fase de mudança de coloração dos frutos. Porém, na fase de maturação, as moscas causaram os maiores danos, dada a intolerância dos frutos ao ataque. Conclui-se que a infestação dos frutos de citros por A. fraterculus está relacionada com espécie e cultivar e com fatores climáticos, principalmente com a precipitação pluvial. O monitoramento constante da população de mosca-das-frutas é importante na determinação da infestação na colheita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Salenave, Nelyze Rodrigues, and Juliana Araújo Santos Martins. "Incidência de doenças no maracujazeiro cultivado na área experimental do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia – Estado de Minas Gerais (MG)." Research, Society and Development 13, no. 8 (2024): e14713846695. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v13i8.46695.

Full text
Abstract:
O Brasil se destaca como o principal produtor e consumidor global do maracujá amarelo, com uma produção estimada em cerca de 700 mil toneladas em 2023. O cultivo do maracujá geralmente ocorre em pequenas propriedades, muitas delas com pomares variando entre 3 e 5 hectares. Apesar dos desafios, como a alta suscetibilidade a doenças, o cultivo do maracujá tem sido atrativo devido ao seu valor econômico significativo, fundamental para atender aos padrões de qualidade dos mercados consumidores, dessa maneira, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar a incidência de doenças no maracujazeiro de uma área experimental do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - campus Uberlândia – MG. As variedades de maracujá utilizadas foram FB300, FB200, Gigante amarelo, Mel do Cerrado, Sertão Forte e Pérola do Cerrado, o plantio dessas variedades ocorreu em dezembro de 2022, sendo 8 linhas com 14 plantas e espaçamento de 3 x 3 m, as avaliações de doenças foram realizadas quinzenalmente entre os meses de março a julho de 2023, sendo um total de 4 avaliações. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, sendo 6 variedades e 4 repetições, totalizando 24 parcelas experimentais, sendo avaliadas a incidência das doenças: Antracnose, Mancha Angular, Mancha Bacteriana, Virose e Verrugose. As variedades apresentaram diferença apenas com relação à presença da Antracnose, sendo que as variedades Mel do Cerrado, Sertão forte e Pérola do Cerrado foram as que apresentaram menor incidência dessa doença demonstrando maior resistência ao ataque desse patógeno. Para as demais doenças avaliadas, as variedades não diferiram estatisticamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Pomares experimentais"

1

Faria, João Pedro Monteiro Ardérius de. "Gestão de pomares experimentais na empresa agrícola UNIBO (Universidade de Bolonha). Relatório de Estágio." Master's thesis, ISA/UL, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/17817.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Agronómica - Instituto Superior de Agronomia<br>A região da Emília-Romanha, cuja capital é Bolonha, é conhecida como uma das principais referências mundiais ao nível da produção de frutas de qualidade. É uma das regiões mais desenvolvidas de Itália e destaca-se pelo forte associativismo agrícola onde existem cooperativas há mais de 70 anos em atividade. As culturas que caracterizam esta região são a maçã, pera, kiwi, pêssego, ameixa, cereja, damasco e diospiro. Para além desta forte base produtiva, há também muito investimento na investigação e no ensino. A participação ativa das universidades, como é o caso da Universidade de Bolonha, permite o desenvolvimento de campos experimentais, de pesquisa, e assim, a possibilidade de alimentar a constante busca pela inovação dentro do setor. Neste relatório de estágio é relatada uma experiência de cinco meses no campo experimental da UniBo (Universidade de Bolonha). Este campo engloba dez propriedades (500 ha), no entanto, só quatro destas são objeto de estágio: o Centro Didático Exprimental de Cadriano e as companhias experimentais de Bordone, Sant’Anna e Fanti Melloni. Esta oportunidade surge na consequência do interesse em adquirir conhecimentos sobre fruticultura em Itália e do contacto previamente feito com um dos professores de fruticultura do Departamento de Ciências Agrárias da UniBo. O objetivo do estágio foi a participação na gestão de pomares experimentais de culturas temperadas e, consequentemente, a aquisição de conhecimentos, através da prática e da observação das atividades implícitas na gestão dos pomares. As práticas de gestão principais foram as operações culturais (poda, monda, colheita e plantação de pomares), a proteção das culturas e a análise da qualidade dos frutos (pós-colheita). Para além da descrição das atividades realizadas, é feita uma apresentação geral da história da fruticultura praticada na região da Emília-Romanha. É ainda caracterizada empresa agrícola e seus campos experimentais objeto de estágio e abordada a utilização da fruticultura de precisão em pomares<br>N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Calore, Ricardo Aparecido [UNESP]. "Entomofauna associada a goiabeira Psidium guajava L. em pomares experimentais comerciais em Vista Alegre do Alto – SP e semi-orgânicos em Pindorama – SP." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/91365.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:25:18Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-02-17Bitstream added on 2014-06-13T20:32:42Z : No. of bitstreams: 1 calore_ra_me_jabo.pdf: 1454331 bytes, checksum: 8f974c9e56ee5c8a73adce1960fa4fe6 (MD5)<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)<br>Considerando-se a importância de estudos relacionados à entomofauna em pomares de goiaba para o manejo integrado de pragas, o presente trabalho objetivou: a-) Conhecer a entomofauna associada à parte aérea através do uso de armadilhas adesivas amarelas em pomar comercial de goiaba com uso predominante do inseticida imidacloprid na região de Vista Alegre do Alto-SP e em pomar experimental semi-orgânico de goiaba na região de Pindorama-SP; b-) Conhecer as flutuações populacionais dos insetos principais (pragas e inimigos naturais) em ambos os pomares e as correlações com dados meteorológicos das duas regiões. Para levantamento da dinâmica populacional, os espécimes foram coletados com armadilhas adesivas amarelas (25 cm x 9,5 cm), trocadas a cada 15 dias. Os experimentos foram realizados entre março e novembro de 2009 em Vista Alegre do Alto-SP, e entre junho de 2009 e junho de 2010 em Pindorama-SP. Com base nos resultados obtidos e nas condições de desenvolvimento do presente projeto, foi possível obter as seguintes conclusões: a) As maiores densidades populacionais de Triozoida limbata ocorrem em outubro e novembro e as menores em março e abril, sendo esta a principal praga em pomar comercial em Vista Alegre do Alto-SP; b) As maiores densidades de T. limbata ocorrem em setembro e as menores ocorrem entre junho e agosto em Pindorama-SP; c) Ceratites capitata é a espécie de tefritídeo de maior ocorrência em Vista Alegre do Alto-SP e Anastrepha spp. é o gênero predominante e a principal praga em Pindorama- SP; d) Anastrepha spp. apresenta correlação significativa pelos fatores meteorológicos: temperaturas mínima, média e máxima (0C) em Pindorama-SP; e) Scymnus spp. é o inimigo natural com maior número de indivíduos coletados com armadilhas adesivas amarelas em Vista Alegre do Alto e Pindorama-SP; f) As maiores ocorrências de Scymnus spp. são nos meses de abril...<br>Considering the importance of studies related to entomofauna in orchards guava for integrated pest management, the present study aimed: a-)To know the insects associated with shoot through the use of yellow sticky traps in commercial guava orchard with predominant use of imidacloprid insecticide in the region of Vista Alegre do Alto-SP and semi-organic experimental guava orchard in the region of Pindorama-SP; b-) To know the major population fluctuations of main insects (pests and natural enemies) on both orchards and the correlations with meteorological data from the two regions. To perform the survey of the population dynamics, the specimens have been collected with yellow sticky traps (25 cm x 9.5 cm), replaced every 15 days. The experiments was conducted between March and November (2009) in Vista Alegre do Alto-SP and between June (2009) and June (2010) in Pindorama-SP. Based on the results obtained and the conditions of development of this project, it was possible to obtain the following conclusions: a) The highest densities of Triozoida limbata occur in October and November and the lowest in March and April, being this the main pest in commercial orchards in Vista Alegre do Alto-SP; b) The highest densities of T. limbata occur in September and the lowest occur between June and August in Pindorama-SP; c) Ceratites capitata is the specie of tephritid prevailing in Vista Alegre do Alto and Anastrepha spp. is the genus predominant and the main pest in Pindorama-SP; d) Anastrepha spp. has presented significant correlation with the meteorological factors: minimum, average and maximum temperatures (0C) in Pindorama-SP; e) Scymnus spp. is the natural enemy with the greatest number of individuals collected with the yellow sticky traps in Vista Alegre do Alto-SP and Pindorama-SP; f) The highest occurrences of Scymnus spp. are in the months of April and May and the lowest densities occur... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Calore, Ricardo Aparecido. "Entomofauna associada a goiabeira Psidium guajava L. em pomares experimentais comerciais em Vista Alegre do Alto - SP e semi-orgânicos em Pindorama - SP /." Jaboticabal : [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/11449/91365.

Full text
Abstract:
Orientador: Júlio César Galli<br>Banca: Arlindo Leal Boiça Júnior<br>Banca: Valter Arthur<br>Resumo: Considerando-se a importância de estudos relacionados à entomofauna em pomares de goiaba para o manejo integrado de pragas, o presente trabalho objetivou: a-) Conhecer a entomofauna associada à parte aérea através do uso de armadilhas adesivas amarelas em pomar comercial de goiaba com uso predominante do inseticida imidacloprid na região de Vista Alegre do Alto-SP e em pomar experimental semi-orgânico de goiaba na região de Pindorama-SP; b-) Conhecer as flutuações populacionais dos insetos principais (pragas e inimigos naturais) em ambos os pomares e as correlações com dados meteorológicos das duas regiões. Para levantamento da dinâmica populacional, os espécimes foram coletados com armadilhas adesivas amarelas (25 cm x 9,5 cm), trocadas a cada 15 dias. Os experimentos foram realizados entre março e novembro de 2009 em Vista Alegre do Alto-SP, e entre junho de 2009 e junho de 2010 em Pindorama-SP. Com base nos resultados obtidos e nas condições de desenvolvimento do presente projeto, foi possível obter as seguintes conclusões: a) As maiores densidades populacionais de Triozoida limbata ocorrem em outubro e novembro e as menores em março e abril, sendo esta a principal praga em pomar comercial em Vista Alegre do Alto-SP; b) As maiores densidades de T. limbata ocorrem em setembro e as menores ocorrem entre junho e agosto em Pindorama-SP; c) Ceratites capitata é a espécie de tefritídeo de maior ocorrência em Vista Alegre do Alto-SP e Anastrepha spp. é o gênero predominante e a principal praga em Pindorama- SP; d) Anastrepha spp. apresenta correlação significativa pelos fatores meteorológicos: temperaturas mínima, média e máxima (0C) em Pindorama-SP; e) Scymnus spp. é o inimigo natural com maior número de indivíduos coletados com armadilhas adesivas amarelas em Vista Alegre do Alto e Pindorama-SP; f) As maiores ocorrências de Scymnus spp. são nos meses de abril... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)<br>Abstract: Considering the importance of studies related to entomofauna in orchards guava for integrated pest management, the present study aimed: a-)To know the insects associated with shoot through the use of yellow sticky traps in commercial guava orchard with predominant use of imidacloprid insecticide in the region of Vista Alegre do Alto-SP and semi-organic experimental guava orchard in the region of Pindorama-SP; b-) To know the major population fluctuations of main insects (pests and natural enemies) on both orchards and the correlations with meteorological data from the two regions. To perform the survey of the population dynamics, the specimens have been collected with yellow sticky traps (25 cm x 9.5 cm), replaced every 15 days. The experiments was conducted between March and November (2009) in Vista Alegre do Alto-SP and between June (2009) and June (2010) in Pindorama-SP. Based on the results obtained and the conditions of development of this project, it was possible to obtain the following conclusions: a) The highest densities of Triozoida limbata occur in October and November and the lowest in March and April, being this the main pest in commercial orchards in Vista Alegre do Alto-SP; b) The highest densities of T. limbata occur in September and the lowest occur between June and August in Pindorama-SP; c) Ceratites capitata is the specie of tephritid prevailing in Vista Alegre do Alto and Anastrepha spp. is the genus predominant and the main pest in Pindorama-SP; d) Anastrepha spp. has presented significant correlation with the meteorological factors: minimum, average and maximum temperatures (0C) in Pindorama-SP; e) Scymnus spp. is the natural enemy with the greatest number of individuals collected with the yellow sticky traps in Vista Alegre do Alto-SP and Pindorama-SP; f) The highest occurrences of Scymnus spp. are in the months of April and May and the lowest densities occur... (Complete abstract click electronic access below)<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Chan, Tsz Chung. "Toxicokinetics of pentachlorophenol, 2,3,4,6-tetrachlorophenol and 2,4,6-trichlorophenol in the golden apple snail (pomacea lineata wagner)." HKBU Institutional Repository, 1994. http://repository.hkbu.edu.hk/etd_ra/31.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Watanabe, Timoteo Tadashi. "Investigação experimental sobre a ecologia de gastrópodes do gênero Pomacea, PERRY 1810 (Gastropoda, Ampullariidae) da Região Amazônica." Universidade Federal do Amazonas, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4817.

Full text
Abstract:
Submitted by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2016-01-26T15:00:04Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Timoteo Tadashi Watanabe.pdf: 811295 bytes, checksum: 167d496a5bd123f48ac7690e0fa8bb6b (MD5)<br>Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2016-01-28T12:42:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Timoteo Tadashi Watanabe.pdf: 811295 bytes, checksum: 167d496a5bd123f48ac7690e0fa8bb6b (MD5)<br>Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2016-01-28T12:42:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Timoteo Tadashi Watanabe.pdf: 811295 bytes, checksum: 167d496a5bd123f48ac7690e0fa8bb6b (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-01-28T12:42:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Timoteo Tadashi Watanabe.pdf: 811295 bytes, checksum: 167d496a5bd123f48ac7690e0fa8bb6b (MD5) Previous issue date: 2014-02-11<br>CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>Gastropods from the Ampullariidae family are divided among nine genera being the most famous the Pomacea genera. There is about 20 species of Pomacea that lives in the Amazon ecosystem which has influence of flood pulses of the rivers. So this study evaluated the daily activity and the influence of the flood pulse in the apple snails behavior using Pomacea bridgesii as a model and also evaluated the desiccation resistance of the apple snails comparing the resistance between Pomacea amazonica and P. bridgesii. The gastropods were sampled between May 2012 and June 2013 in the city of Itacoatiara, Amazonas, Brazil. The daily activity, substratum selection and flood pulse simulation were made under natural light and temperature. The behaviors were registered on an ethogram and the daily activity was observed for 48 hours and the flood pulse simulation observations were made during 70 days. In the desiccation resistance experiment, the animals were put in plastics recipients and weighted with 24 hours interval until the death of the animals, after that the animals were dried on a 60ºC kiln to obtain the dry weight. Pomacea bridgesii had more activity during the night where up to 80% of the animals were exploring the tank and during the day up to 80% were immobile. The most used substratum was the pebble. When comparing day with night the part of the usage of pebble during the day shifted to the smooth surface significantly (X²=26.51; DF=3; P<0.05). The behavior of P. bridgesii related to the simulated flood pulse had significant difference between flood peak and dry period but there was no significant difference between the rising water period and the draining period. As for the desiccation resistance, P. amazonica survived a maximum of 314 days and P. bridgesii 157. There was neither difference between the sexes of both species nor difference between species. The size comparison was different for P. amazonica which the small individuals (5--|30 mm) survived less than the medium sized ones (30--|55 mm; H=13.33; DF=2; Z=2.78; P<0.05) and large ones (≥55 mm; H=13.33; DF=2; Z=3.11; P<0.05), and for P. bridgesii the large animals (≥36 mm) survived more time than small individuals (12--|25 mm; H=14.40; DF=2; Z=3.42; P<0.05) and medium ones (25--|36 mm; H=14.40; GL=2; Z=2.90; P<0.05). The species showed similar survival tendency and water loss although the maximum survival time was different. So we can conclude that P. bridgesii displays more activity during the night and had more usage of the pebble substratum during the day, but part of this usage shifted to the smooth surface relating to their nocturnal activity. This species also displayed adaptations to the complex Amazon ecosystem interrupting the activities and closing their operculum to survive the long drought period. And both Pomacea amazonica and P. bridgesii have high desiccation resistance as a part of their adaptations for the ecosystem which allows them to survive the drought period of the Amazon basin and even longer drought periods which may happen.<br>Os moluscos Ampullariidae estão divididos em nove gêneros sendo Pomacea o mais conhecido mundialmente. Cerca de 20 espécies do gênero Pomacea vivem no ecossistema amazônico sob a influência de um regime de pulsos de inundações. Tendo isso em vista, este estudo avaliou o comportamento diário e a influência do regime de água amazônico no comportamento de Pomacea bridgesii REEVE, 1856 como modelo. Adicionalmente, avaliou-se a resistência à dessecação por Pomacea amazonica REEVE, 1856 e P. bridgesii, para testar a hipótese de que os gastrópodes resistem à seca sazonal que ocorre na região. Os gastrópodes foram coletados entre maio de 2012 e junho de 2013 no Município de Itacoatiara, Amazonas, Brasil. A avaliação da atividade diária, seleção de substrato e simulação do pulso de inundação foram realizadas sob condições de luz e temperatura ambiente. Os comportamentos foram registrados em um etograma elaborado em experimentos preliminares. A atividade diária foi observada por 48 horas e as observações da simulação do pulso de inundação foram feitas em um período de 70 dias. No experimento de resistência à dessecação, os animais foram colocados em recipientes plásticos e pesados a cada 24 horas até a morte do animal; em seguida foram secos em estufa a 60ºC para a obtenção do peso seco. Os animais apresentaram mais atividade durante a noite quando até 80% dos indivíduos estavam explorando o ambiente e até 80% permaneciam imóveis durante o dia. Tanto para o dia como para a noite os gastrópodes utilizaram principalmente o substrato composto por seixo. Comparando a seleção entre o dia e a noite, parte dos animais que utilizavam o seixo durante o dia passou a usar substrato liso significantemente (X²=26,51; GL=3; P<0,05). O comportamento de P. bridgesii em relação à simulação do pulso de inundação mostrou diferença significativa entre a cheia e a seca e não houve diferença significativa entre os períodos da enchente e vazante. Quanto à resistência à dessecação, P. amazonica sobreviveu um tempo máximo de 314 dias e P. bridgesii 157. Não houve diferença da sobrevivência entre os sexos de ambas as espécies e nem quando comparado o tempo entre as espécies. A comparação entre tamanhos foi significativo para P. amazonica em que os indivíduos menores (5--|30 mm) apresentaram uma taxa de sobrevivência menor do que os indivíduos médios (30--|55 mm; H=13,33; GL=2; Z=2,78; P<0,05) e grandes (≥55 mm; H=13,33; GL=2; Z=3,11; P<0,05), e P. bridgesii, em que os indivíduos maiores (≥36 mm) apresentaram uma taxa de sobrevivência maior do que os indivíduos pequenos (12--|25 mm; H=14,40; GL=2; Z=3,42; P<0,05) e médios (25--|36 mm; H=14,40; GL=2; Z=2,90; P<0,05). As espécies apresentaram tendência de sobrevivência e de perda de água semelhantes apesar da diferença de tempo máximo de sobrevivência. Desse modo, pode-se concluir que P. bridgesii possui maior atividade durante a noite, teve maior uso do substrato composto por seixo durante o dia, mas durante a noite parte desse uso passou para o substrato liso relacionado a sua atividade noturna. Também mostrou adaptações ao complexo ecossistema amazônico, interrompendo as atividades e fechando seu opérculo para sobreviver aos longos períodos de seca que ocorrem na região amazônica. E tanto P. amazonica como P. bridgesii possuem elevada resistência à dessecação como parte de sua forma de adaptação suportando todo o período de seca e até mesmo secas de longa duração, evidenciando estarem adaptadas ao ambiente da várzea amazônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sanches, Sonia de Oliveira Silva. "MOSCAS-DAS-FRUTAS (DIPTERA: TEPHRITOIDEA) EM UM POMAR EXPERIMENTAL NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: DIVERSIDADE, DINÂMICA POPULACIONAL, RELAÇÕES COM HOSPEDEIROS E FATORES AMBIENTAIS." UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, 2008. http://tede.ufgd.edu.br:8080/tede/handle/tede/270.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-02-26T14:53:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SoniaOliveiraSilvaSanches.pdf: 463782 bytes, checksum: a3bfcc82e0fdf99765bd05dba8ecc8a6 (MD5) Previous issue date: 2008-03-19<br>Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico<br>Fruit flies (Diptera: Tephritoidea) in a mixed orchard at the brazilian Mid-Western: diversity, population dynamics, host relationship and environmental factors. The knowledge about species composition of fruit fly in the Mid-Western Region of Brazil is scarce. The aim of this paper is to evaluate the population dynamics of fruit fly species in a mixed orchard with 21 fruit tree species (22º 13 16 S e 54º 48 20 W) in the campus at Federal University of Grande Dourados (UFGD), Dourados-MS. The survey was carried out during two consecutive years of sampling (May 2005 to June 2007). A total of 14 McPhail traps, baited with the Bio Anastrepha® food attractant, were hung up in the branches of 14 fruit tree species. Some 11,775 fruit flies adults were caught belonging to eight genera: Anastrepha Schiner (1868), Ceratitis MacLeay (1868), Hexachaeta Loew (1873), Tomoplagia Coquillett (1910) and Blepharoneura Loew (1873) (Tephritidae); Dasiops Rondani (1856), Lonchaea Fallén (1820) and Neosilba McAlpine (1962) (Lonchaeidae). The result shows that the hosts with higherinfestations by fruit flies in the orchard, were: starfruit (Averrhoa carambola L.) and guava (Psidium guajava L.), with the infestation indexes (larvae/kg) of 101.60 and 41.12, respectively. A. obliqua was the predominant species, in both, traps and fruits<br>Na região Centro-Oeste do Brasil são escassos os trabalhos de pesquisa sobre a composição de espécies de moscas-das-frutas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a dinâmica populacional das espécies de moscas-das-frutas em um pomar no Centro-Oeste brasileiro (Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados-MS). Em quatorze armadilhas McPhail (iscadas com a atrativo alimentar Bio Anastrepha®) foram capturados 11.775 indivíduos em dois anos de coletas (maio de 2005 a junho de 2007). As espécies identificadas pertencem a oito gêneros: Anastrepha Schiner (1868), Ceratitis MacLeay (1868), Hexachaeta Loew (1873), Tomoplagia Coquillett (1910) e Blepharoneura Loew (1873) (Tephritidae) e Dasiops Rondani (1856), Lonchaea Fallén (1820) e Neosilba McAlpine (1962) (Lonchaeidae). Os resultados obtidos indicam que os hospedeiros mais infestados por moscas-das-frutas no pomar da UFGD, foram: carambola (Averrhoa carambola L.) e goiaba (Psidium guajava L.), com índices de infestação (larvas/kg) de 101,60 e 41,12, respectivamente. A. obliqua foi a espécie predominante, tanto nas armadilhas quanto nos frutos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Missaoui, Ayoub. "Etude de la conversion de la biomasse en energie par un procédé hydrothermal de carbonisation - Caractérisation des produits issus des grignons d'olive." Thesis, Orléans, 2018. http://www.theses.fr/2018ORLE2039/document.

Full text
Abstract:
La carbonisation hydrothermale (HTC) est un procédé de conversion en énergie de la biomasse dans l’eau sous critique (180-250°C) à faibles pressions (10-40 bars). Ce procédé conduit à la production d’un matériau solide carboné appelé "hydro-char". L’objectif de ce travail est d’optimiser le procédé HTC par l’étude des performances de l’hydro-char comme source d’énergie. La biomasse étudiée est un résidu d’extraction d’huile d’olive dénommé grignons d’olive constitués de peau, de pulpe et de noyau (taux d’humidité de 70%). Ces grignons d’origine marocaine ont été préalablement séchés (GOS). Au cours de l’HTC, la biomasse est décomposée via des réactions de déshydratation et de décarboxylation. Les hydro-chars sont moins humides et plus riches en carbone que les GOS. Aussi, ils s’appauvrissent en cendres en les transférant dans la phase liquide. Les hydro-chars ont un PCS plus élevé que celui de la tourbe et de lignite. Les résultats montrent que le rendement et les propriétés de l’hydro-char dépendent surtout de la température du procédé. Pour mieux analyser l’effet des conditions opératoires, l’approche des plans d’expériences a été appliquée pour optimiser et modéliser le procédé HTC. Grâce au plan de Doehlert, on peut relier les propriétés de l’hydro-char avec son rendement massique et son comportement thermique de combustion. La représentation des surfaces de réponses a permis de définir les zones de production d’hydro-char avec ses propriétés permettant d’orienter l’élaboration de l’hydro-char pour répondre aux critères d’une application prédéfinie. Le liquide issu de l’HTC des GOS montre une sensibilité à la variation des conditions opératoires. Le carbone soluble dans ce liquide lui donne un pouvoir polluant. Pour le diminuer, deux procédés de traitement ont été testés: l’évaporation et l’oxydation en voie humide. Les résultats ont montré que la quantité d’eau utilisée pour le traitement est le facteur le plus influent sur le bilan énergétique du procédé HTC<br>Hydrothermal carbonization (HTC) allows pre-treating humid biomass in subcritical water (180-250°C) and at low pressures (10-40 bars) in the absence of air. This process produces a carbonaceous solid material called "hydro-char". The main aim of this work is to optimize the HTC process by studying the potential of hydro-char to produce energy. The studied biomass is a by-product of the olive oil industry called olive pomace containing water, residual oil, olive skin, olive pulp, and olive stones (with 70% moisture content). The moroccan olive pomace was first air-dried (DOP) and characterized. During the HTC process, the biomass is decomposed via dehydration and decarboxylation reactions. The obtained hydro-char has much less moisture and higher carbon contents than that of untreated DOP. Also, the hydro-char becomes poor in ashes by transferring them into the liquid phase. Hydro-chars have a higher HHV than that of peat and lignite. The results show that hydro-char mass yield and its properties depend on the process temperature especially. For a better analysis of the effect of operating conditions, a Design of Experiments Response Surface Methodology (DoE/RSM) approach was applied to optimize the HTC process. The DoE/RSM allows identifying a relationship between hydro-char properties and its mass yield and thermal combustion behavior. Response-surface plots show defined areas of production of hydro-char which allows tailoring hydro-char elaboration to a specific application. The process liquid from the HTC treatment of DOP shows a sensibility to operating conditions. The soluble carbon in the HTC liquid increases its polluting power and to decrease it two treatment process have been tested: evaporation and wet oxidation. Finally, the results show that the amount of water used for the hydrothermal treatment is the most influential factor on the energy balance of the HTC process
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Déniel, Maxime. "Etude de la production de bio-huile par liquéfaction hydrothermale de résidus agroalimentaires et de leurs molécules modèles." Thesis, Ecole nationale des Mines d'Albi-Carmaux, 2016. http://www.theses.fr/2016EMAC0009/document.

Full text
Abstract:
Ce travail porte sur la production de bio-huile par liquéfaction hydrothermale de résidus agroalimentaires, réalisée en réacteur batch. L’objectif est d’étudier l’influence des paramètres opératoires sur la production de bio-huile, et de contribuer à la compréhension des mécanismes de conversion hydrothermale de la biomasse. La liquéfaction hydrothermale des résidus agroalimentaires a été étudiée à partir de l’exemple des drêches de cassis, résidus de pressage des baies. Une étude paramétrique a évalué l’influence de la température, du temps de réaction, de la concentration de biomasse et de l’ajout d’hydroxyde de sodium sur le rendement des produits. Cette étude a permis d’identifier des conditions opératoires favorables à la production de bio-huile, dont le rendement peut notamment bénéficier du recyclage de la phase aqueuse en tant que solvant réactionnel (rendement maximal de bio-huile : 31 %). La caractérisation physico-chimique de la bio-huile montre que celle-ci possède certaines propriétés proches du pétrole brut et de certains fiouls lourds, notamment grâce à sa faible teneur en oxygène en comparaison des huiles de pyrolyse. La bio-huile peut être considérée comme un bio-pétrole brut, mais nécessite toutefois un raffinage conséquent avant de potentielles applications. La conversion hydrothermale de molécules modèles, sélectionnées à partir de l’analyse de la composition des drêches de cassis, a été étudiée à une température de 300 °C et un temps de réaction de 60 min. Cinq monomères modèles (glucose, xylose, acide glutamique, guaiacol et acide linoléique) et deux polymères modèles (cellulose microcristalline et lignine alkali) ont été choisis pour cette étude. Une méthodologie basée sur les plans d’expérience de mélange a été mise en œuvre, afin d’aboutir à la construction de schémas réactionnels, et à l’élaboration de corrélations modélisant les rendements des produits en fonction de la composition initiale des mélanges. L’analyse des produits montre que la conversion hydrothermale des résidus agroalimentaires résulte principalement de dégradations primaires et d’interactions binaires entre les composants de la biomasse. Les corrélations obtenues à partir des composés modèles permettent de décrire avec un bon accord les rendements des produits de conversion hydrothermale de mélanges modèles et de plusieurs résidus agroalimentaires : drêches de brasserie, marc de raisin et akènes de framboise<br>This work presents a study of hydrothermal liquefaction of food processing residues using a batch reactor, to produce bio-oil. The objective is to study the influence of operating conditions on bio-oil production, and to contribute to the understanding of the reaction mechanisms occurring during hydrothermal conversion of biomass. Hydrothermal liquefaction of food processing residues was studied using blackcurrant pomace, a berry pressing residue, as an example. A parametric study evaluated the influence of temperature, holding time, biomass concentration and the use of sodium hydroxide as additive on the yields of products. This study allowed the identification of favorable operating conditions to produce bio-oil. The bio-oil yield can in particular benefit from recycling the aqueous phase as reaction solvent (maximum bio-oil yield: 31%). Physicochemical characterization of the bio-oil showed that it has some similarities with heavy crude oil and heavy oils, especially thanks to a lower oxygen content than pyrolysis oils. The bio-oil can be considered as a bio-heavy crude oil, but it still requires significant upgrading before any potential applications. Hydrothermal conversion of model molecules, selected from the characterization of blackcurrant pomace, was studied at a temperature of 300 °C and a holding time of 60 min. Five model monomers (glucose, xylose, glutamic acid, guaiacol and linoleic acid) and two model polymers (microcrystalline cellulose and alkali lignin) were chosen for this study. A mixture design of experiments methodology was followed, to combine reactivity studies with the elaboration of correlations describing the mass yields of products as a function of the initial mixture composition. Analysis of the products shows that hydrothermal conversion of food processing residues is mainly due to degradations of individual compounds and binary interactions between components of biomass. The correlations obtained from the model compounds describe with good accuracy the mass yields of the products from hydrothermal conversion of a model mixture and several food processing residues: brewer’s spent grains, grape marc and raspberry achenes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Pomares experimentais"

1

Addawe, Joel, Zenaida Baoanan, and Rizavel Addawe. "Modeling and Experimental Data on the Dynamics of Predation of Rice Plants and Weeds by Golden Apple Snail (Pomacea Canaliculata)." In Dynamical Systems, Bifurcation Analysis and Applications. Springer Singapore, 2019. http://dx.doi.org/10.1007/978-981-32-9832-3_4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Radulescu, Cristiana, Lavinia Claudia Buruleanu, Radu Lucian Olteanu, et al. "Grape by-Products: Potential Sources of Phenolic Compounds for Novel Functional Foods." In Food Science and Nutrition. IntechOpen, 2023. http://dx.doi.org/10.5772/intechopen.113386.

Full text
Abstract:
Grapes occupy an important position in the human diet, providing both macronutrients and micronutrients indispensable for growth and development. Grapes contain enzymatic and non-enzymatic (nutritional) antioxidants, such as ascorbic acid and bioflavones. High amounts of these valuable compounds are removed through processing, when the skin and the seeds are separated from the pulp. During the vinification process, a large amount of grape pomace is generated that constitutes an important source of value-added products such as phenolic compounds, mainly flavonoids, phenolic acids, and stilbenes. Valorization of wine industry by-products like grape pomace is a suitable strategy for recovering bioactive compounds (mainly polyphenols) and reducing the environmental impact of this industrial waste. The circular bioeconomy refers to maintaining the value of the biological resources in economy for as long as possible, minimizing the waste production. Recovery and utilization of pomace from grape process favors closing the loop to ensure the abovementioned circularity. The experimental screening performed was designed to assess several indices of the polyphenolic composition of several grape byproducts (pomace, steams, and skin and seed mixture), such as total polyphenolic content, total flavonoid content, and their antioxidant activity, for two white grape Romanian varieties (i.e., Fetească Albă and Tămâioasă Românească).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Elaine Marcelle de Moraes, Leticia Ferraz de Carvalho, Raphaella Ribas Verbinenn, Carlos Eduardo Rocha Garcia, Tania Maria Bordin Bonfim, and Debora Brand. "UPGRADING THE NUTRITIONAL VALUE OF GRAPE POMACE BY USING Saccharomyces cerevisiae IN SOLID STATE FERMENTATION." In Estudos Multidisciplinares em Microbiologia: Teoria e Prática - Volume 2. Editora Científica Digital, 2025. https://doi.org/10.37885/250419214.

Full text
Abstract:
Solid-state fermentation is a technique that utilizes a solid material as a support for the growth of microorganisms in the absence or near absence of water. It has some advantages compared to submerged fermentation like lower cost, easier product recovery and lower energy requirements for agitation. In addition, it allows the use of agro industrial wastes, which in recent years have been generated in larger quantity due to the increasing activities of the industries. This work was carried out to optimize the growth of the yeast Saccharomyces cerevisiae 203 in grape pomace of Malbec grape from the Vinícola Franco Italiana. To establish the cultivation conditions as the initial moisture content and the concentration of sugarcane molasses added to the substrate were tested After that, growth kinetics experiments were performed in flask and tray bioreactor with. 60% of initial moisture content, supplementation with molasses concentration of 0.75 mL/g of grape pomace, initial pH of 5.0 and temperature of 28 °C. The samples were collected in 0h, 24h, 48h, 72h and 96h for analysis of growth, sugars, proteins and pH. The results showed a good growth during the first 48h of each culture, and tray bioreactor cultivation (5.25 x 108 CFU / g) outlined a more pronounced growth curve compared to flasks cultivation (4.9 x 108 UFC / g). Peak growth coincided with sugars decreasing curve, agreeing to a higher consumption of this nutrient to supply the cells needs. The curve representing the amount of proteins in the medium also increased during both types of cultivation and it is related to microbial growth.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Salhi, Mansoura, Emna Berrich, Mehrez Romdhane, and Fethi Aloui. "Experimental investigation of performance and exhaust emissions of pyrolytic olive pomaces biofuels blends without and with additives fueled internal combustion engine." In Handbook of Thermal Management Systems. Elsevier, 2023. http://dx.doi.org/10.1016/b978-0-443-19017-9.00031-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Castro, L. dos s., J. de s. P. Silva, F. g. Martins, et al. "ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES NO METABOLISMO DE PROTEÍNAS E PRODUTOS NITROGENADOS E RESPOSTA HISTOLÓGICA EM POMACEA MACULATA (MOLLUSCA) EXPERIMENTALMENTE INFECTADA COM ANGIOSTRONGYLUS CANTONENSIS (NEMATODA)." In Ciência Animal e Veterinária: tópicos atuais em pesquisa - Volume 3. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/231014826.

Full text
Abstract:
Introdução: O molusco Pomacea maculata é um gastrópode herbívoro que habita superfícies aquáticas e terrestres, de hábito alimentar pouco específico, levando a destruição de plantações. Além disso, pode ser hospedeiro do nematoide metastrongilídeo Angiostrongylus cantonensis, parasito de roedores e, ocasionalmente, de humanos. Objetivo: Buscou-se avaliar alterações em Pomacea maculata, com ênfase nos produtos do metabolismo de proteínas e produtos nitrogenados, em função da infecção experimental com Angiostrongylus cantonensis. Métodos: Moluscos P. maculata foram obtidos do LNRMM e os parasitos foram fornecidos pelo LBPMSR, ambos da Fiocruz, RJ (CEUA L-047/14), sendo esta cepa de A. cantonensis obtida de roedores (Rattus rattus) naturalmente infectados e capturados no município de São Gonçalo, RJ, Brasil. Utilizamos três grupos de moluscos (I1, I2, I3) com 10 espécimes cada, infectados com carga de 10.000 larvas L1 por molusco. Outros três grupos (C1, C2, C3) com 10 moluscos, não infectados, foram mantidos sob as mesmas condições. Semanalmente, por três semanas após a exposição às larvas L1, três moluscos de cada grupo tiveram as conchas retiradas, fixados em fixador Duboscq-Brasil e processados segundo técnica histológica de rotina para análises histológicas; um grupo infectado e outro grupo controle foram dissecados para coleta de material biológico para análises bioquímicas. Resultados: O conteúdo de ureia nos moluscos infectados foi maior do que nos controles (0,14 infectados e 0,9 mg/dL no controle) na última semana de análise. A concentração de ácido úrico dos infectados, se manteve maior do que nos moluscos controle nas duas semanas iniciais de análise (12,98 e 1,58 mg/dL 7,28 e 0,77 mg/dL respectivamente), elevando-se na terceira semana 0,94 e 1,40 mg/dL. Não houve variação significativa entre a atividade da AST (EC 2.6.1.1) dos grupos controle e infectado durante o período de infecção. Já a atividade da ALT (EC2.6.1.2) variou entre moluscos infectados e os controles nas três semanas analisadas. Foram observadas larvas de A. cantonensis em tecidos da massa cefalopediosa, glândula digestiva, aparelho reprodutor e manto, com intensa infiltração hemocitária e deposição de material fibroso ao redor das larvas, formando estrutura granuloma-like. Na glândula digestiva, houve desorganização da organização acinar, perda da organização epitelial cúbica simples dos ácinos, deposição de material amorfo intra- e interacinar, vacuolização das células acinares, não houve alteração significativa nos conteúdos de cálcio e glicogênio em decorrência da infecção. Conclusão: A ativação do metabolismo protéico, visando suprir a demanda energética aumentada pelo parasitismo por A. cantonensis em P. maculata, leva a aceleração da síntese de novo da glicose e a elevação da atividade da ALT e lesões teciduais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gonçalves, Mateus Wilson Oliveira, Rita de Cássia Alves Pereira, and Márcio Cleber de Medeiros Corrêa. "Consórcio do cajueiro-anão ‘BRS 226’ com pimenta ‘BRS Avaí’ na formação do pomar." In Pesquisas e inovações em Ciências Ambientais e Agrárias. Editora Licuri, 2024. http://dx.doi.org/10.58203/licuri.22181.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade de castanha do cajueiro-anão ‘BRS 226’ (Anacardium occidentale L.) e da pimenta ‘BRS Avaí’ (Capsicum frutescens L.), em cultivo solteiro e consorciado nos períodos de 2018/2019 e 2019/2020. O experimento foi realizado no Campo Experimental do Curu, pertencente à Embrapa Agroindústria Tropical, em Paraipaba, CE. Os tratamentos correspondem a três áreas de cultivo: caju solteiro, caju consorciado com pimenta e pimenta solteira. A produção de castanha de caju foi avaliada pela contagem de frutos e massa in natura, para a pimenta foi avaliada a massa fresca dos frutos. O cajueiro consorciado registrou altura média de 1,43 m e envergadura de 2,25 m; para o caju solteiro as medidas foram de 1,24 m e 1,88 m, na 1ª safra. Na 2ª safra o caju consorciado registrou altura média de 2,47 m e envergadura de 4,9 m, para o caju solteiro as medidas foram de 2,34 m e 4,32 m. O rendimento do caju consorciado foi de 62,45 Kg de castanha, enquanto o caju solteiro obteve 28,37 Kg. Na 1ª safra, a pimenta consorciada resultou em 180,9 Kg, e a pimenta solteira, em 198,2 Kg. Na 2ª safra, o caju consorciado produziu 198,2 Kg, e o caju solteiro, 50,04 Kg. A pimenta consorciada obteve 192,55 Kg, e a pimenta solteira, 202,83 Kg. Nesse cenário o consórcio demonstrou ser eficaz em incremento de produção e um melhor rendimento por área com a implantação da segunda cultura o que possibilitou estabilidade econômica no período de entressafra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Pomares experimentais"

1

Koç, Mehmet, Ulaş Baysan, A. Güngör, and Figen Kaymak-Ertekin. "Effect of tray dryer’s independent variables (drying temperature and air velocity) on the quality of olive pomace and system’s energy efficiency." In 21st International Drying Symposium. Universitat Politècnica València, 2018. http://dx.doi.org/10.4995/ids2018.2018.7719.

Full text
Abstract:
In this study, the effects of drying temperature (70, 80, 90°C) and air velocity (0.5, 1.8 m/s) of hot air drying (tray drying) on quality of dried 2-phase olive pomace and system’s energy efficiency were investigated. The drying experiments were carried out in a tray dryer. The effects of drying conditions were evaluated with analyzing drying time, the primary and secondary oxidation and calculating specific moisture extraction rate (SMER), moisture extraction rate (MER) and specific energy consumption (SEC). The results showed that increase in drying temperature and decrease in air velocity led to decrease in quality of dried olive pomace. Keywords: Waste valorization, 2-phase olive pomace, Tray dryer, Energy efficiency, oxidation stability
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Micali, Francesco, Barbara Mendecka, Lidia Lombardi, Marco Milanese, Giovanni Ferrara, and Arturo De Risi. "Experimental investigation on high-temperature hydrothermal carbonization of olive pomace in batch reactor." In SECOND INTERNATIONAL CONFERENCE ON MATERIAL SCIENCE, SMART STRUCTURES AND APPLICATIONS: ICMSS-2019. AIP Publishing, 2019. http://dx.doi.org/10.1063/1.5138845.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ortekin, Hazal, Umar Muazu Yunusa, and İlgi Karapinar. "Deconstruction of Lignocellulose Biomass via Ultrasonic-assisted Extraction Facilitates the Release of Soluble Sugars." In 8th International Students Science Congress. ULUSLARARASI ÖĞRENCİ DERNEKLERİ FEDERASYONU (UDEF), 2024. https://doi.org/10.52460/issc.2024.024.

Full text
Abstract:
The valorization of lignocellulosic biomass (LCB) into valuable products or energy sources stands as a promising strategy for achieving waste-to-wealth, circular economy goals, and carbon neutrality. Traditional techniques for extracting fermentable sugars from LCB are associated with high energy and time consumption, leading to increased costs. Ultrasonic-assisted extraction (UAE) offers a sustainable alternative, requiring a moderate investment of time and energy. UAE operates on the principle that subjecting a biomass suspension to high-intensity ultrasound induces acoustic cavitation, a phenomenon capable of lignin deconstruction and facilitating the release of soluble sugars. This study aims to explore the impact of UAE on fermentable sugar yield and supernatant recovery from apple pomace waste. The Box-Behnken Statistical Experimental Design model was employed for the optimization of process parameters, with particle diameter (Dp = 90 – 181 μm), time (t = 2 – 8 min), and power (P = 60 – 100%) as independent variables. Dependent variables were total sugar content (TSC) and supernatant recovery. The fit statistics for the TSC response model were as follows: R² = 0.9481, adjusted R² = 0.8962, and predicted R² = 0.7068. Similarly, the fit sta-tistics for the supernatant recovery response model were R² = 0.9847, adjusted R² = 0.9642, and pre-dicted R² = 0.814. Optimum conditions for maximum TSC (25.91±1.22 g/L) with a corresponding supernatant recovery of 55% were determined as Dp = 181 μm, t = 6.5 min, and P = 90%. Validation experiments using point prediction demonstrated good agreement between model predictions and observed responses. The findings of this study suggest UAE as a sustainable approach for obtaining fermentable sugar from organic waste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mamede, Larissa Bispo, Giulia Biscotto de Carvalho, and Stella Maris Lins Terena. "UTILIZAÇÃO DE FITOTERÁPICOS EM PEDIATRIA: REVISÃO SISTEMÁTICA." In Congresso Médico Acadêmico da Universidade Nove de Julho. Universidade Nove de Julho, 2022. http://dx.doi.org/10.5585/comamedvg.2022.7.

Full text
Abstract:
Introdução: São considerados fitoterápicos produtos obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais que sejam utilizados no tratamento de alguma enfermidade. Eles podem ser utilizados na forma de pomadas, chás, xaropes, pó, shampoos, melasmas, aromaterapia. A falsa ideia que esses produtos não fazem mal à saúde, potencializa seu uso indiscriminado pela sociedade, principalmente no espectro infantil. Dessa maneira, estudar o assunto e buscar evidências do uso ou não de fitoterápicos por crianças e adolescentes auxilia na orientação em relação à prescrição e no conhecimento de quais fitoterápicos podem ser indicados pelos pediatras, bem como sua eficácia. Objetivo: buscar na literatura as evidências da prescrição médica de fitoterápicos e quais são os mais utilizados e comprovados cientificamente. Método: o delineamento do estudo foi baseado no PRISMA (preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta – Analyses), utilizando-se as bases de dados da Pubmed, incluindo artigos de 1995 a 2019, na língua inglesa, portuguesa e Google acadêmico, incluindo artigos de 2000 a 2020, na língua inglesa e portuguesa. Foram excluídos artigos de revisão, experimentais e estudos com adultos e idosos. Resultados e Discussão: a presente revisão demonstrou que estudos randomizados comprovam a eficácia de determinados fitoterápicos para respectivas doenças, contudo o uso dessas ervas por parte da especialidade médica é muito baixo. As ervas utilizadas pelos estudos base foram: Pycnogel, Buddy e óleo Matricaria recutita L, erva chinesa XiaojiDaozhi decoction, erva chinesa FAHF-2, Olerácea, pares de ervas, Cápsula com 6 ervas, Camomila, Pei Tu Qing Xin, erva ningdong e Qufeng Zhidong Recipe, Pei Tu Qing Xin Tang, Jinzhen, Dai-Kenchu, Mac, Zhu Futang, cápsulas com 7 ervas chinesas, própolis e zinco, as quais atuam, respectivamente, nas doenças: déficit de atenção hiperativa, enurese noturna, cólica infantil, crises alérgicas, Dislipidemia em crianças obesas, gastrite crônica, epilepsia, ansiedade, eczema, Síndrome de Tourette, Dermatite atópica, febre aftosa, Constipação crônica, epilepsia, Anorexia, mononucleose infecciosa, otite média aguda. As doenças mais sobressalentes nos artigos avaliados, que possuem melhora significativa com o tratamento fitoterápico como principal agente, foram o eczema atópico, fibrose cística, síndrome de tourette, otite média aguda, anorexia e mononucleose infecciosa. Conclusão: Conclui-se que diante da revisão realizada o tratamento fitoterápico apresentou-se eficaz com melhora significativa no eczema atópico, fibrose cística, síndrome de tourette, otite média aguda, anorexia e mononucleose infecciosa. Muitas pesquisas ainda devem ser realizadas e médicos pediatras aderirem à essas prescrições. Palavras-chave: fitoterápicos; ervas medicinais; pediatria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!