To see the other types of publications on this topic, follow the link: Pomares.

Journal articles on the topic 'Pomares'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Pomares.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

POLTRONIERI, Alex Sandro, Lino Bittencourt MONTEIRO, Joselia Maria SCHUBER, and Nério Aparecido CARDOSO. "CONEXIDADE POPULACIONAL DE Grapholita molesta (BUSCK, 1916) (LEPIDOPTERA: TORTRICIDAE) ENTRE POMARES DE PESSEGUEIRO E MACIEIRA." Scientia Agraria 9, no. 3 (June 24, 2008): 339. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v9i3.11543.

Full text
Abstract:
A mariposa-oriental, Grapholita molesta é uma importante praga para as culturas do pessegueiro e macieira, podendo deslocar-se entre pomares em busca de hospedeiros. O objetivo deste trabalho foi verificar a conexidade populacional de G. molesta entre pomares de pessegueiro e macieira. Foram instaladas armadilhas com feromônio entre um pomar de pessegueiros ‘Chimarrita’ e um pomar de macieiras ‘Eva’ e entre um pomar de pessegueiros ‘Texano’ e um pomar de macieiras ‘Eva’. Não se verificou conexidade entre as populações dos pomares ‘Chimarrita’ e ‘Eva’, enquanto que as populações dos pomares ‘Texano’ e ‘Eva’ comportaram-se como uma só.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ott, Ana P., Ricardo Ott, and Vera R. S. Wolff. "Araneofauna de pomares de laranja Valência nos Vales do Caí e Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil." Iheringia. Série Zoologia 97, no. 3 (September 30, 2007): 321–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212007000300017.

Full text
Abstract:
Assembléias de aranhas da vegetação herbácea foram amostradas com rede-de-varredura em dois pomares de laranja doce (Citrus sinensis) no sul do Brasil. Cada pomar amostrado é caracterizado por receber um diferente tipo de manejo: "tradicional" ou "ecológico". Adicionalmente, foi amostrada a assembléia de aranhas das laranjeiras do pomar com manejo "ecológico" através do uso de guarda-chuva japonês. No total foram coletadas 3.876 aranhas, 2.379 nas laranjeiras do pomar de manejo "ecológico" e 1.497 junto à vegetação herbácea de ambos pomares; foram registradas 99 espécies de 17 famílias de aranhas; Oxyopes salticus Hentz, 1845 (Oxyopidae) foi a aranha mais abundante na vegetação herbácea e Sphecozone cristata Millidge, 1991 (Linyphiidae) a mais abundante nas laranjeiras. Aranhas errantes foram mais abundantes em ambos tipos de vegetação. A araneofauna da vegetação herbácea nos pomares com diferentes manejos não apresentou diferenças significativas na diversidade (H'= 2,13 - "ecológico"; 2,24 - "tradicional"); a diversidade foi menor nas laranjeiras (H'=1,95). Em razão de terem sido utilizados diferentes métodos de coleta nas amostragens entre os microhabitats, o índice de Jaccard (17,5%) indicou baixa similaridade entre as assembléias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

POLTRONIERI, Alex Sandro, Lino Bittencourt MONTEIRO, and Joselia Maria SCHUBER. "PROSPECÇÃO DA DIAPAUSA DA MARIPOSA-ORIENTAL NO PERÍODO DE DORMÊNCIA DO PESSEGUEIRO." Scientia Agraria 9, no. 1 (January 1, 2008): 067. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v9i1.10136.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de verificar a existência de diapausa da mariposa-oriental durante a dormência do pessegueiro, foram monitorados adultos e lagartas de G. molesta em quatro pomares de pessegueiro ‘Chimarrita’, entre abril e agosto de 2006, em Araucária, PR. O monitoramento de adultos foi feito por meio de duas armadilhas Delta por pomar, e próximo a um dos pomares foram instaladas duas armadilhas na mata, distantes 100 m dos pessegueiros, para verificar a ocorrência de capturas do inseto fora do pomar. O monitoramento de lagartas foi feito com cintas-armadilhas, instaladas em trinta plantas por pomar, e em plantas que poderiam atuar como hospedeiras alternativas do inseto, além da realização de análises visuais nas reentrâncias dos troncos e ramos primários. As armadilhas Delta revelaram a ocorrência de adultos da mariposa-oriental nos pomares no período de dormência do pessegueiro, entretanto, nas armadilhas localizadas na mata, não ocorreram capturas. Não foram encontradas lagartas de G. molesta nas cintas-armadilha, bem como nas análises visuais nos pessegueiros e nas plantas que poderiam atuar como hospedeiras alternativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Husch, Patricia Elizabeth, Julianne Milléo, Daniel Sedorko, Ricardo Antonio Ayub, and Domingos Sávio Nunes. "Caracterização da fauna de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) na região de Ponta Grossa, Paraná, Brasil." Ciência Rural 42, no. 10 (October 2012): 1833–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012001000018.

Full text
Abstract:
Apesar do incentivo e do investimento na produção de frutas no estado do Paraná, pouca informação está disponível sobre as moscas-das-frutas, uma das principais pragas da fruticultura. O presente trabalho teve os objetivos de registrar pela primeira vez a fauna de tefritídeos, na região de Ponta Grossa, e caracterizar a sua comunidade por meio de diferentes índices faunísticos. Adultos de tefritídeos foram coletados por meio de frascos caça-moscas com atrativos alimentares em quatro pomares de agosto a dezembro de 2009. Foi coletado um total de 2.428 tefritídeos distribuídos em sete espécies: Anastrepha fraterculus Wiedemann, Anastrepha montei Lima, Anastrepha pseudoparallela Loew, Anastrepha sororcula Zucchi, Ceratitis capitata Wiedemann, Rhagoletis sp. Loew e Hexachaeta sp. Loew. A. fraterculus foi a única espécie comum aos quatro pomares, ocorrendo com frequência acima de 80%. Este é o primeiro registro de A. montei no Paraná. A. fraterculus, A. sororcula e C. capitata apresentaram os maiores índices de frequência, abundância, dominância e constância, sendo, portanto, consideradas espécies predominantes. O maior índice de diversidade (H'=0,4360) ocorreu no pomar 2, diferindo significativamente dos demais pomares (teste t, P<0,05). Os valores do índice de Margalef foram baixos (próximos ou inferiores a 0,5), confirmando haver predominância de espécies. Quanto à similaridade de espécies entre os pomares, determinada pelo coeficiente de Jaccard e índice de Bray-Curtis, o pomar 4, onde ocorreram apenas duas espécies (96% de A. fraterculus e 4% de A. pseudoparallela) forma um agrupamento distinto dos demais pomares amostrados, no qual ocorreram quatro espécies de tefritídeos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Poltronieri, Alex Sandro, Lino Bittencourt Monteiro, and Louise Larissa May-de-Mio. "Flutuação populacional e danos de Grapholita molesta (Lepidoptera: tortricidae) em dois sistemas de produção de pessegueiros." Revista Brasileira de Fruticultura 30, no. 3 (September 2008): 628–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452008000300011.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de conhecer a flutuação populacional de Grapholita molesta e verificar a fase fenológica do pessegueiro mais sensível ao ataque do inseto, em dois sistemas de produção, selecionaram-se quatro pomares de pessegueiro, sendo dois conduzidos no sistema de produção convencional (PC) e dois no sistema de boas práticas agrícolas (BPA), durante as safras de 2005/06 e 2006/07, em Araucária-PR. Para verificar a flutuação, foram instaladas duas armadilhas modelo Delta por pomar, iscadas com feromônio sexual sintético, onde se registravam semanalmente as capturas dos adultos de G. molesta. Para determinar a fase mais sensível do pessegueiro ao ataque de G. molesta, foram avaliados as brotações e os frutos do ramo primário voltado para o poente, em vinte plantas por pomar, nas fases de raleio, endurecimento do caroço e maturação. A população de G. molesta, na safra de 2005/06, foi superior à de 2006/07, com os pomares BPA apresentando ocorrências superiores aos PCs. As maiores populações do inseto ocorreram após a colheita. A fase de maturação foi a mais suscetível em ambos os sistemas de produção, com os pomares BPA apresentando menor percentual de danos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MARTINS, CARLOS ROBERTO, RUFINO FERNANDO FLORES CANTILLANO, ROSELII DE MELLO FARIAS, and CESAR VALMOR ROMBALDI. "Influência do manejo do solo na conservação e na qualidade pós-colheita de pêssegos cv. Cerrito." Revista Brasileira de Fruticultura 24, no. 2 (August 2002): 442–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452002000200032.

Full text
Abstract:
Estudou-se o efeito do manejo do solo, mantido com cobertura vegetal, na linha de plantio, na qualidade pós-colheita de pêssegos cv. Cerrito durante o armazenamento refrigerado. Os tratamentos constaram de frutas colhidas em pomares com solo com cobertura vegetal (aveia) e com cultivo tradicional (sem cobertura) em três estádios de maturação. O armazenamento foi a 0ºC e umidade relativa do ar acima de 90%. As avaliações de firmeza, acidez (ATT), sólido solúvel total (SST) e coloração foram feitas na colheita e após 6; 12 e 18 dias de armazenamento, mais 3 dias de simulação de comercialização. As frutas colhidas em pomares com solo com cobertura vegetal apresentaram maiores firmezas que as do cultivo tradicional. O teor de SST foi maior em pêssegos produzidos em pomares com manejo do solo tradicional. Já a acidez e a relação SST/ATT não foi influenciada pelo manejo do solo. Os pêssegos produzidos em pomar com aveia apresentaram predomínio da coloração mais esverdeada no início do armazenamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rozane, Danilo E., William Natale, Renato de M. Prado, and José C. Barbosa. "Tamanho da amostra foliar para avaliação do estado nutricional de goiabeiras com e sem irrigação." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 13, no. 3 (June 2009): 233–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662009000300003.

Full text
Abstract:
A precisão do tamanho ideal da amostra foliar determina a otimização de mão-de-obra, e diminui erros inerentes ao laudo de diagnose do estado nutricional. Com este trabalho se objetivou determinar, em pomares de goiabeira submetidos a dois regimes hídricos, o tamanho de amostras foliares e a variação do erro amostral para a diagnose do estado nutricional dessa frutífera. O respectivo trabalho contou com o emprego de dois estudos, ambos sob um delineamento experimental inteiramente casualizado, sendo: Estudo 1: Realizado em pomar sob regime não irrigado, com quatro tratamentos e seis repetições, que constaram da coleta de folhas em 5, 10, 20 e 40 plantas. Estudo 2: Realizado em pomar sob regime irrigado, com cinco tratamentos e dez repetições, que constaram da coleta de folhas em 10, 20, 30, 40 e 50 goiabeiras. Concluiu-se que em pomares não irrigados é necessário amostrar folhas em 40 plantas, a fim de manter o erro amostral de macronutrientes entre 5 a 10%; já para os micronutrientes seriam necessárias, no mínimo, 40 plantas e, se considerados o Fe e o Zn, a amostra deverá ser maior. Em pomares irrigados folhas provenientes de 10 plantas seriam suficientes para manter o erro amostral entre 5 e 10%; considerando-se, porém, os micronutrientes, seriam necessários amostrar 20 goiabeiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Duarte, Rogério Teixeira, Júlio César Galli, Wilson Carlos Pazini, and Ricardo Aparecido Calore. "Dinâmica populacional de Triozoida limbata, Costalimaita ferruginea e inimigos naturais em pomar orgânico e convencional de goiaba." Revista Brasileira de Fruticultura 34, no. 3 (September 2012): 727–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000300011.

Full text
Abstract:
Foi verificada a dinâmica populacional de Triozoida limbata (Hemiptera: Triozidae) e de Costalimaita ferruginea (Coleoptera: Chrysomelidae) e suas correlações com a população de seus inimigos naturais em pomar orgânico e pomar convencional de goiaba. Os experimentos foram realizados em dois pomares distintos de goiaba, na safra agrícola de 2010/2011. Para o monitoramento das pragas e dos inimigos naturais, foram instaladas cinco armadilhas adesivas amarelas em cada pomar. Para obter a correlação entre as densidades populacionais das pragas com os inimigos naturais, foram utilizadas análises de correlação linear de Pearson (SAS). A densidade populacional de T. limbata manteve-se baixa, com pico no mês de outubro, em pomar orgânico de goiaba. A principal praga no pomar convencional de goiaba foi T. limbata, com diversos picos populacionais. Os danos ocasionados por T. limbata, em folhas novas da goiabeira, foram mais pronunciados no pomar convencional. Houve baixa densidade populacional de C. ferruginea em ambos os pomares, porém com um pico populacional no mês de outubro, no pomar orgânico. A espécie C. ferruginea ocasionou danos de maiores proporções em folhas novas de goiabeira, no pomar orgânico. A maior densidade populacional de inimigos naturais foi constatada em pomar orgânico de goiaba, que apresentou correlação positiva entre T. limbata e o coccinelídeo predador Scymnus spp.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bender, Darlize Déglan Borges Beulck, Mirla Andrade Weber, and Frederico Costa Beber Vieira. "Necessidade de ajustes no sistema de recomendação de calagem e adubação de oliveiras (Olea europaea L.) no sul do Brasil." Revista Ecologia e Nutrição Florestal - ENFLO 6, no. 1 (August 30, 2018): 17. http://dx.doi.org/10.5902/2316980x31133.

Full text
Abstract:
O Rio Grande do Sul (RS) é o maior produtor de azeitonas do país com capacidade de aumentar a produção. No entanto, o sistema de recomendação de calagem e adubação precisa ser ajustado para a situação edafoclimática do estado. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento da condição nutricional de pomares de oliveira em produção, representativos da região central do RS, buscando identificar os principais aspectos que precisam ser melhorados no manejo da fertilidade. Em 13 pomares adultos localizados em Caçapava do Sul/RS e Cachoeira do Sul/RS, nos anos de 2016 e 2017, amostras de solo, folhas e frutos foram coletadas e submetidas a análises de N, P, K, B e parâmetros de acidez do solo. Observou-se que grande parte dos solos avaliados apresenta elevado teor de Al trocável na camada de 20-40 cm, sugerindo a necessidade de incorporação mais profunda da calagem na implantação do pomar e/ou de elevar o pH da superfície para favorecer a correção em profundidade. Grande parte dos pomares apresentou concentração de N nas folhas acima do recomendado, o que é preocupante, uma vez que esse excesso promove maior crescimento vegetativo e suprime a floração. Para o P e o B, as discrepâncias entre os teores nas folhas e nos solos sugere que o nível crítico no solo não está ajustado à situação de clima e solo da região. O B foi o nutriente que mais limitou a produção de frutos dos pomares avaliados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SCHUBER, Joselia Maria, Alex Sandro POLTRONIERI, Maria Aparecida Cassilha ZAWADNEAK, Nerio Aparecido CARDOSO, and Irani Castro da Silva SOARES. "THYSANOPTERA COLETADOS EM POMARES DE Prunus persica NO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA, PARANÁ." Scientia Agraria 9, no. 3 (September 30, 2008): 411. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v9i3.12507.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi verificar a ocorrência de espécies de tripes em pomares de pessegueiros (Prunus persica) e de nectarina (Prunus persica var. Nucipersica). Vinte e quatro armadilhas Möericke foram instaladas em seis pomares de pessegueiros, no período de julho de 2005 a setembro de 2006; e em dois pomares de nectarina, no período de setembro a dezembro de 2007. Semanalmente o conteúdo das armadilhas foi coletado, triado e os tripes identificados. Nos pomares de pessegueiros foram coletadas as espécies: Arorathrips mexicanus Crawford, 1909; Caliothrips phaseoli Hood, 1912; Ceratothripoides lagoenacollus (Moulton, 1933); Frankliniella insularis Franklin, 1908; Frankliniella occidentalis Pergande, 1895; Frankliniella schultzei (Trybom, 1910); Frankliniella simplex Priesner, 1924; Haplothrips gowdeyi (Franklin, 1908); Haplothrips sp. e Neohydatothrips sp. Nos pomares de nectarina foram identificadas as espécies: Arorathrips fulvus Moulton, 1936, F. insularis, F. occidentalis, F. schultzei, Neohydatothrips sp., Thrips australis Bagnall, 1915 e Thrips tabaci Lindeman, 1889. Este estudo demonstrou a diversidade de Thysanoptera com ocorrência em pomares de fruteiras de caroço da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Ribeiro Crosa, Claudia Farela, Rudinei De Marco, Rafaela Schmidt de Souza, and Carlos Roberto Martins. "TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO DE NOZ-PECÃ NO SUL DO BRASIL." Revista Científica Rural 22, no. 2 (November 22, 2020): 249–62. http://dx.doi.org/10.30945/rcr-v22i2.3170.

Full text
Abstract:
A nogueira-pecã (Carya illinoinensis) é uma espécie frutífera originária do Hemisfério Norte, mas que tem se adaptado as condições edafoclimáticas do Brasil. Devido a essa adaptação seu cultivo vem aumentando de forma considerável nos últimos anos, principalmente na região Sul do país, mais precisamente no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo desse estudo foi de caracterizar e identificar aspectos de cultivo e a adoção de práticas culturais e tecnologias para a produção de noz-pecã no Sul do Brasil. Nos anos de 2018 e 2019, foram aplicados de forma presencial um questionário semiestruturado aos produtores de nogueira-pecã a fim de caracterizar o manejo e a tecnologia de produção adotada frente às dimensões fitotécnicas de implantação do pomar, tratos culturais e manejo fitossanitário, bem como a colheita e pós-colheita. O Rio Grande do Sul mostrou-se o estado com maior produção de nogueira-pecã, apresentando pomares relativamente jovens e no início de suas produções. A sarna (Venturia effusa) é a doença que mais afeta os pomares da cultura e a formiga cortadeira foi relatada como a principal praga. No que diz respeito às cultivares, a mais implantada nos pomares é a ‘Barton’ seguida da ‘Melhorada’.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Alberti, Sheila, Flávio Roberto Mello Garcia, and Gilson Marcos Bogus. "Moscas-das-frutas em pomares de pessegueiro e maracujazeiro, no Município de Iraceminha, Santa Catarina, Brasil." Ciência Rural 39, no. 5 (April 17, 2008): 1565–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009005000077.

Full text
Abstract:
Este estudo teve o objetivo de caracterizar a comunidade de moscas-das-frutas de ocorrência em pomares de pessegueiro e maracujazeiro, no Município de Iraceminha, Santa Catarina (SC), por meio da análise faunística. Os adultos de moscas-das-frutas foram capturados semanalmente, em armadilhas McPhail, contendo glicose invertida a 10%, no período de abril de 2006 a março de 2007. Na caracterização, foram calculados os índices de abundância, constância, dominância, frequência e diversidade. Foram coletados 697 adultos de moscas-das-frutas. Anastrepha grandis e Anastrepha fraterculus foram as espécies mais abundantes, frequentes, constantes e dominantes nos pomares estudados, predominando sobre as outras espécies de moscas-das-frutas. Ceratitis capitata foi caracterizada como dispersa e pouco frequente. O maior índice de diversidade encontrado foi de 1,99 no pomar de maracujazeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gonçalves, Emerson Dias, Renato Trevisan, Jorge Adolfo Silva, and Cesar Valmor Rombaldi. "Estudo da variabilidade genética e escurecimento epidérmico em caqui 'Fuyu' (Diospyrus kaki) após armazenamento refrigerado." Revista Brasileira de Fruticultura 26, no. 3 (December 2004): 555–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452004000300045.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a ocorrência de escurecimento epidérmico no caqui cv. Fuyu e sua relação com variabilidade genética. O experimento foi realizado com folhas e frutas obtidas de cinco pomares comerciais, sendo quatro deles situados na região serrana do Rio Grande do Sul e um na região de Pelotas. A escolha dos pomares foi baseada na idade das plantas, entre cinco e oito anos, e ocorrência do escurecimento epidérmico das frutas. As plantas foram escolhidas ao acaso em cada pomar. Para avaliação de variabilidade genética, foi utilizada a técnica de RAPD. As frutas foram avaliadas quanto ao grau de escurecimento, após três meses de armazenamento. Para avaliar o escurecimento, foi usada uma escala de 0 a 5. Todos os locais apresentaram a ocorrência de escurecimento com vários níveis de severidade entre as frutas, com exceção do pomar de Pelotas- RS, que não apresentou o sintoma. A técnica de RAPD não foi eficiente para identificar o caráter escurecimento entre as plantas e as regiões estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Monteiro, Lino Bittencourt, Alexander Souza, and Patrik Luiz Pastori. "Comparação econômica entre controle biológico e químico para o manejo de ácaro-vermelho em macieira." Revista Brasileira de Fruticultura 28, no. 3 (December 2006): 514–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452006000300038.

Full text
Abstract:
O ácaro-vermelho da macieira, Panonychus ulmi (Acari: Tetranychidae), é uma importante praga na cultura da macieira em Fraiburgo - SC, e o controle biológico aplicado foi implantado em meados dos anos 90. O objetivo deste trabalho foi demonstrar os benefícios econômicos da utilização do controle biológico no manejo do ácaro-vermelho. A avaliação foi realizada em dois pomares comerciais de macieiras. Em um deles, foi implantado o controle biológico aplicado de ácaros, baseado na liberação do ácaro predador Neoseiulus californicus (Acari: Phytoseiidae), seleção de inseticidas e manejo de ervas invasoras, e o outro pomar seguiu o manejo convencional de artrópodes, baseado na aplicação de produtos químicos para o controle de insetos, ácaros fitófagos e ervas invasoras. A análise econômica mostrou que os custos com mão-de-obra e máquinas foram semelhantes em ambos os pomares, entretanto os custos com acaricidas foram significativamente inferiores no pomar onde o manejo foi o controle biológico, demonstrando que, apesar da necessidade de investimentos em instalações para a criação do ácaro predador e custos de manutenção das mesmas, a estratégia biológica foi economicamente viável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Golias, Halison Correia, José Lopes, Jacques Hubert Charles Delabie, and Fabio De Azevedo. "Diversity of ants in citrus orchards and in a forest fragment in Southern Brazil." EntomoBrasilis 11, no. 1 (April 23, 2018): 01–08. http://dx.doi.org/10.12741/ebrasilis.v11i1.703.

Full text
Abstract:
Abstract. The landscapes of the South and Southeast regions of Brazil are a mosaic of agroecosystems and vegetation in different stages of preservation, shapes and sizes and sizes and this changes the community structure of ants. Diversity of ants was compared in three different environments: orange orchard, lemon orchard and a forest fragment of the Brazilian Atlantic Forest biome, in the northwestern part of the State of Paraná, Brazil by a sampling method using pit-fall traps. Both richness and diversity of the species of ants were broader in the forest fragment than in the orchards; the fauna components were distributed rather homogeneously, as shown by the indices of equitability. The proximity of the areas sampled and the orchard management could be the main reasons to explain why all the species trapped in the experiments were found at least once in the forest remnant, whereas some groups of ants were not found in the orchards. Furthermore, the species of antes which were collected from the agricultural areas were mostly generalists and less diverse, leading to a monopoly of resources by a few, more prolific species. On the contrary, the ants living in forested areas were more diverse, where fewer individuals were found per species, and these were expected to be more specialized. The establishment of citrus orchards near the forest fragments may facilitate invasion by ants, especially the opportunistic species. Diversidade de formigas em pomares cítricos e em fragmento florestal no sul do BrasilResumo. As paisagens das regiões Sul e Sudeste do Brasil são um mosaico de agroecossistemas e vegetação em diferentes estágios de preservação, formas e tamanhos e isso altera a estrutura da comunidade de formigas. A diversidade de formigas foi comparada em três ambientes diferentes: pomar de laranja, pomar de limão e fragmento florestal da Mata Atlântica brasileira, no noroeste do Estado do Paraná, por meio de um método de amostragem utilizando armadilhas de queda pitfall. Tanto a riqueza como a diversidade das espécies de formigas foram mais amplas no fragmento florestal do que nos pomares; Os componentes da fauna foram distribuídos de forma bastante homogênea, conforme demonstrado pelos índices de equitabilidade. A proximidade das áreas amostradas e a gestão do pomar podem ser as principais razões para explicar por que todas as espécies capturadas nos experimentos foram encontradas pelo menos uma vez no remanescente da floresta, enquanto que alguns grupos de formigas não foram encontrados nos pomares. Além disso, as espécies coletadas nos pomares eram na sua maioria generalistas e menos diversificadas, levando a um monopólio de recursos por algumas espécies mais prolíficas. Ao contrário, as formigas que viviam em áreas florestadas eram mais diversas, onde menos indivíduos eram encontrados por espécie, e esperava-se que fossem mais especializados. O estabelecimento de pomares de citros perto dos fragmentos florestais pode facilitar a invasão por formigas, especialmente as espécies oportunistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

MARTINS, CARLOS ROBERTO, RUFINO FERNANDO FLORES CANTILLANO, ROSA TREPTOW, ROSELI DE MELLO FARIAS, and CESAR VALMOR ROMBALDI. "Influência do manejo do solo na conservação, qualidade sensorial, teor de nutrientes e incidência de fitopatias e fisiopatias pós-colheita de pêssegos cv. Cerrito." Revista Brasileira de Fruticultura 24, no. 2 (August 2002): 359–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452002000200017.

Full text
Abstract:
Estudou-se o efeito do manejo do solo mantido com cobertura vegetal, na linha de plantio, na qualidade pós-colheita de pêssegos cv. Cerrito durante o armazenamento refrigerado. Os tratamentos constaram de frutas colhidas em pomares com solo com cobertura vegetal (aveia) e com cultivo tradicional (sem cobertura), em três estádios de maturação. O armazenamento foi feito em câmara fria a 0ºC e umidade relativa do ar acima de 90%. As avaliações da presença de fisiopatias e fitopatias, análise sensorial e análise de nutrientes foram feitas na colheita e após 6; 12 e 18 dias de armazenamento, mais três dias de simulação de comercialização. A análise sensorial demonstrou que as frutas colhidas em pomares com manejo do solo com cobertura vegetal apresentaram aparência, aroma, qualidade e sabor ao final do período de armazenamento superior às frutas de cultivo tradicional. Os atributos aceitação comercial e desidratação não apresentaram diferenças significativas. A coloração demonstrou ser superior em pêssegos provenientes de pomar com manejo do solo tradicional. A análise de nutrientes demonstrou maior conteúdo de N, Ca e B em frutas provenientes de pomar com manejo do solo com cobertura vegetal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Arioli, Cristiano João, Geraldo Andrade Carvalho, and Marcos Botton. "Flutuação populacional de Grapholita molesta (Busck) com armadilhas de feromônio sexual na cultura do pessegueiro em Bento Gonçalves, RS, Brasil." Ciência Rural 35, no. 1 (February 2005): 1–5. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782005000100001.

Full text
Abstract:
A flutuação populacional de machos de Grapholita molesta (Busck, 1916) (Lepidoptera: Tortricidae) foi avaliada em dois pomares comerciais de pessegueiro da cultivar Chiripá em Bento Gonçalves, RS, entre julho de 2000 a junho de 2002. Os insetos foram capturados por meio de armadilhas Delta (duas por pomar) iscadas com a formulação comercial do feromônio sexual sintético (E-8-dodecenil-acetato + Z-8-dodecenil-acetato + Z-8-dodecenol) e avaliados semanalmente. Foram observados quatro picos populacionais durante o período de produção do pessegueiro: quarta semana de agosto, primeira de novembro e dezembro, e segunda de janeiro. A temperatura média dos sete dias anteriores à cada avaliação foi correlacionada positivamente com o número de adultos da G. molesta capturados nas armadilhas. As informações deste trabalho podem ser utilizadas para orientar os produtores de pessegueiro, visando a direcionar as táticas de controle para os períodos em que a população do inseto for mais elevada nos pomares comerciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Pinto, P. A. da C., L. E. Dias, V. H. Alvarez V., and M. M. Choudhury. "Avaliação do estado nutricional da mangueira Tommy Atkins no submédio do vale do rio São Francisco: cálculo dos índices DRIS." Recursos Rurais, no. 6 (September 11, 2018): 5–13. http://dx.doi.org/10.15304/rr.id5292.

Full text
Abstract:
O Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação, DRIS, é uma ferramenta importante na avaliação do estado nutricional das plantas. Os objetivos do presente trabalho foram avaliar o estado nutricional de pomares de mangueira Tommy Atkins no Submédio do vale do São Francisco, no Brasil, mediante o DRIS, relacionar os índices com os teores foliares de nutrientes e discriminar a ordem de limitação de cada nutriente nas subamostras de alta e de baixa produtividade. Foram amostrados sessenta e três pomares comerciais com sete ou mais anos de idade. Com os teores foliares de macro e micronutrientes foram calculados os índices DRIS, utilizando-se como referência os dados da subpopulação de alta produtividade. Os maiores valores de Índices de Balanço Nutricional médio (IBNm) verificados em pomares de baixa produtividade demonstraram o potencial deste índice na avaliação do estado nutricional da mangueira, e a necessidade de adubações mais criteriosas em tais pomares. A utilização do conceito de potencial de resposta à adubação na interpretação dos índices DRIS mostrou-se uma ferramenta eficaz, principalmente nos pomares de baixa produtividade, onde os desequilíbrios nutricionais foram maiores, confirmando a seqüência de deficiência a excessos, auxiliando o diagnóstico final, indicando os nutrientes que realmente estão em deficiência ou em excesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Paula, Viviane Aires de, Homero Bergamaschi, Emerson Medeiros Del Ponte, Loana Silveira Cardoso, and Leosane Cristina Bosco. "Duração do período de molhamento foliar em pomares de macieira em céu aberto e sob tela antigranizo, em Vacaria-RS." Revista Brasileira de Fruticultura 34, no. 2 (June 2012): 451–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000200018.

Full text
Abstract:
A duração do período de molhamento foliar (DPM) é um importante parâmetro para a determinação do risco de doenças da macieira, especialmente a sarna, principal doença da cultura. O clima regional e as características de implantação e manejo de pomares são fatores determinantes da ocorrência do molhamento foliar. Em função do microclima do dossel, é necessário conhecer a posição com maior DPM, para dar suporte a modelos de previsão de doenças. Poucos trabalhos avaliaram a DPM em pomares de macieira, sendo que inexistem estudos nas condições de cultivo do Sul do Brasil, em particular na região produtora de Vacaria, Rio Grande do Sul. Este trabalho objetivou caracterizar a variação espacial da DPM em dosséis de macieiras em céu aberto e sob tela antigranizo, na região de Vacaria. O experimento foi desenvolvido em pomares de macieiras 'Royal Gala', conduzidos em líder central com apoio (espaçamento de 1m x 3m), sendo um coberto por tela antigranizo e o outro em céu aberto. A DPM foi monitorada nos estratos superior, médio e inferior dos dosséis de macieira. A duração do molhamento foliar foi superior no estrato inferior do dossel, tanto em céu aberto quanto sob tela antigranizo. Houve tendência de mais alta DPM no pomar coberto para todos os estratos do dossel, com diferença significativa entre ambientes nos estratos superior e médio. Os valores de DPM foram mais similares entre os estratos no dossel coberto por tela antigranizo do que no dossel a céu aberto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Moreira, Marcos Antônio Barbosa, José Oscar Lustosa de Oliveira Júnior, and Miguel Ângelo Monné. "Ocorrência de Hylettus seniculus (Germar,1824) (Coleoptera: Cerambycidae), em pomares cítricos de Roraima, Brasil, e alternativas de controle." Acta Amazonica 33, no. 4 (December 2003): 607–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672003000400006.

Full text
Abstract:
A produção citrícola no estado de Roraima é limitada por alguns fatores, dentre os quais as pragas ocupam destaque especial. Nos últimos anos uma nova praga vem causando danos em vários pomares no Estado. Este trabalho objetivou identificar esta nova praga bem como descrever os principais sintomas e danos, visando a correta recomendação para o seu controle. Ramos e troncos infestados com o inseto, oriundos de vários pomares foram coletados e colocados em gaiolas teladas. Após a emergência, os espécimes foram mortos e acondicionados em frascos contendo álcool a 70% e conduzidos para o Centro de Identificação de Insetos Fitófagos da UFPR, Curitiba-PR, para a identificação. O inseto foi identificado como Hylettus seniculus (Germar,1824)(Coleoptera:Cerambycidae),até então não citado como espécie de importância econômica para a citricultura de Roraima. Atribuiu-se sua ocorrência ao manejo fitossanitário inadequado dos pomares de citros; plantios velhos e abandonados; e a existência de hospedeiros florestais. Fatores estes considerados como favoráveis à proliferação e disseminação do inseto nos pomares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Brunini, Maria Amalia, Naiara Barbosa Macedo, Cristina Vieira Coelho, and Gabriela Ferraz de Siqueira. "Caracterização física e química de acerolas provenientes de diferentes regiões de cultivo." Revista Brasileira de Fruticultura 26, no. 3 (December 2004): 486–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452004000300027.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo avaliar características físicas e químicas em acerolas provenientes de oito regiões do Estado de São Paulo. Os frutos foram colhidos de março a abril de 2003. Os dados foram avaliados em delineamento experimental inteiramente casualizado. Os resultados médios de peso por fruto variaram de 6,92g a 9,60g, e os oriundos de pomar situados em Guariba, Pioneiros e Guará foram os que apresentaram os maiores valores. As médias do índice de formato do fruto e do diâmetro transversal oscilaram de 0,86 a 1,24 e 2,02 a 2,37cm, respectivamente, e a coloração da casca foi mais vermelha nas acerolas oriundas de pomar de Bonfim Paulista e Aparecida do Salto. A textura dos frutos variou de 144,73 a 246,00 N.cm-2, e as acerolas colhidas em pomares de Bonfim Paulista, Aparecida do Salto e Guará apresentaram-se menos firmes. Os teores de sólidos solúveis totais variaram de 5,67 a 8,22ºBrix, sendo maiores em acerolas colhidas em pomar situado em Porto Ferreira e Guará. O pH variou de 2,39 a 4,00, a acidez total titulável de 0,504 a 1,112g de ácido málico por 100g de polpa e os de açúcares solúveis totais de 3,06 a 8,42g de glicose por 100g de polpa. As acerolas oriundas de pomares situados em Aparecida do Salto e Ituverava foram as que apresentaram os maiores valores de ácido ascórbico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Maluche-Baretta, Carolina Riviera Duarte, Osmar Klauberg-Filho, Cassandro Vidal Talamini do Amarante, Genicelli Mafra Ribeiro, and Denice Almeida. "Atributos microbianos e químicos do solo em sistemas de produção convencional e orgânico de maçãs no estado de Santa Catarina." Revista Brasileira de Ciência do Solo 31, no. 4 (August 2007): 655–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832007000400006.

Full text
Abstract:
O estudo foi realizado no município de Urupema-SC, com o objetivo de avaliar os efeitos dos sistemas de produção convencional e orgânico de maçãs sobre a biomassa microbiana do solo, sua atividade e as relações com o C e o N do solo. Foram feitas amostragens de solo junto à copa de 24 plantas distribuídas em uma grade de 45 x 54 m em pomares submetidos aos dois sistemas de produção, na profundidade de 0-10 cm, nos períodos de dezembro/2002 e junho/2003, para quantificação de teores de C da biomassa microbiana (CBM), C orgânico total do solo (COT), N da biomassa microbiana (NBM), N total do solo (NT), respiração basal (C-CO2) e obtenção das relações CBM:COT, NBM:NT e quociente metabólico (qCO2). O pomar orgânico (PO) apresentou, nas duas épocas de amostragem, os maiores teores de CBM, COT e a maior relação CBM:COT, comparado ao pomar convencional (PC). Os atributos NBM e NT e a relação NBM:NT mostraram-se menos sensíveis às mudanças ocasionadas pelos sistemas de manejo dos pomares e épocas de amostragem. O C-CO2 não apresentou diferença entre tratamentos, sendo apenas significativo quanto à época de amostragem, enquanto para o qCO2 os maiores valores encontrados foram no PC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Boaretto, Rodrigo Marcelli, Dirceu Mattos Junior, Paulo Cesar Ocheuze Trivelin, Takashi Muraoka, and Antonio Enedi Boaretto. "Acúmulo de nutrientes e destino do nitrogênio (15N) aplicado em pomar jovem de laranjeira." Revista Brasileira de Fruticultura 29, no. 3 (2007): 600–605. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452007000300035.

Full text
Abstract:
Informações sobre absorção de nutrientes em pomares cítricos são importantes para recomendações do manejo da fertilidade do solo. Contudo, estudos sobre a distribuição dos nutrientes na planta e a validação das doses de nitrogênio (N) recomendadas são escassos na literatura brasileira. O presente trabalho avaliou (i) o acúmulo de nutrientes e a distribuição do N (15N) aplicado em citros e (ii) validou a dose de N recomendada para pomares em início de produção. Em laranjeiras 'Pêra' sobre limoeiro 'Cravo', com 3 a 4 anos de idade, foram aplicadas doses de 150; 300; 450 e 600 g de N por planta, como sulfato de amônio, divididas em três parcelas, entre a primavera e o verão. Incluiu-se um tratamento-testemunha sem N. No mesmo pomar, em outras três plantas, aplicaram-se 300 g por planta de N-[(15NH4)2SO 4)] enriquecido em 15N, para estudar o destino do N do fertilizante no pomar. Foram avaliadas a produção de frutos e o aproveitamento do 15N pela biomassa da planta. A eficiência do fertilizante, estimada com base na absorção de N pela planta, variou entre 20% e 27% do total aplicado. Os frutos exportaram 35% do N absorvido do fertilizante, e a dose de 400 g de N proporcionou a máxima produção de laranjas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Petry, Henrique Belmonte, Otto Carlos koller, Renar João Bender, and Sergio Francisco Schwarz. "Qualidade de laranjas 'Valência' produzidas sob sistemas de cultivo orgânico e convencional." Revista Brasileira de Fruticultura 34, no. 1 (March 2012): 167–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000100023.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar características qualitativas de laranjas 'Valência' (Citrus sinensis (L.) Osb.) produzidas em dois pomares experimentais: um cultivado sob sistema orgânico e outro sob sistema convencional. Os pomares foram instalados no município de Montenegro - RS, em julho de 2001, em espaçamento de 2,5 m x 5,0 m, cada um possuindo uma área de 0,25 ha. A qualidade dos frutos foi determinada de 2005 a 2010 a partir de cinco amostras por tratamento em cada ano. Amostras de frutos colhidos aleatoriamente de cinco plantas foram analisadas para massa média dos frutos (MMF), o teor de suco (Ts), o teor de sólidos solúveis totais (SST), a acidez total titulável (ATT) e a relação SST/ATT. No ano de 2010, também foram determinados o teor de ácido ascórbico (vitamina C) no suco e a coloração da casca. No sistema de produção convencional, o manejo é realizado através da utilização de adubos minerais, calcário dolomítico, herbicidas, fungicidas e inseticidas. Já no sistema orgânico de produção, foi aplicado composto orgânico, biofertilizante líquido, caldas bordalesa e sulfocálcica, e a cobertura do solo foi mantida com vegetação espontânea, que recebeu, no inverno, aveia e ervilhaca e, no verão, feijão-miúdo. Não foram identificadas diferenças nas características qualitativas entre os frutos de ambos os pomares, exceto para o teor de SST, que foi maior, em média, nos frutos do pomar convencional. Os frutos do sistema convencional também apresentaram maior teor de vitamina C e coloração da casca mais intensa na comparação dos frutos provenientes do sistema orgânico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Natale, William, Danilo Eduardo Rozane, Léon Etienne Parent, and Sérge-Étienne Parent. "Acidez do solo e calagem em pomares de frutíferas tropicais." Revista Brasileira de Fruticultura 34, no. 4 (December 2012): 1294–306. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000400041.

Full text
Abstract:
A produtividade agrícola nos trópicos é afetada, principalmente, pelos fatores ligados à acidez do solo (pH, saturação por bases, acidez potencial, disponibilidade de nutrientes). A calagem é uma prática bem conhecida para corrigir a acidez do solo em culturas anuais, ainda que não seja praticada com a regularidade necessária. Entretanto, em culturas perenes, a incorporação de corretivos é mais complexa, devido às características desse grupo de plantas e à carência de informações científicas sobre o assunto. Em condições de acidez, a calagem promove a neutralização do Al3+, a elevação do pH e o fornecimento de Ca e Mg, possibilitando a proliferação de raízes, com reflexos positivos no crescimento da parte aérea das plantas. Contudo, devido à baixa solubilidade e à lenta movimentação do calcário ao longo do perfil do solo, há obrigatoriedade de se fazer distribuição uniforme e incorporação profunda, antecedendo a implantação do pomar, a fim de garantir o eficiente aproveitamento de água e de nutrientes contidos nessas camadas. A calagem deve ser considerada um investimento, pois seus benefícios perduram além de um ano ou de uma safra agrícola. Isso se deve ao efeito residual dos corretivos de acidez do solo, sendo o tempo de duração desse efeito dependente de vários fatores, entre os quais: condições edafoclimáticas, cultura, manejo da área e tipo de corretivo empregado. Em geral, partículas maiores de calcário têm efeito residual mais prolongado, sendo empregadas na implantação dos pomares. No entanto, a relação entre o tamanho da partícula e o efeito residual tem sido pouco pesquisada, devido à necessidade de estudos de longa duração. Em função das elevadas doses de adubos nitrogenados utilizadas nos pomares de altos rendimentos, a acidez do solo aumenta, como resultado do processo de nitrificação. Em pomares já implantados, o procedimento atualmente utilizado pelos produtores é a incorporação superficial do calcário na área. As recomendações talvez fossem outras, caso houvesse maior subsídio da pesquisa, tendo em vista os diversos problemas fitossanitários que podem ocorrer, direta ou indiretamente da prática da incorporação do corretivo, tais como redução do sistema radicular, ferimento das raízes e consequente risco de infecções, com disseminação de pragas e doenças no pomar. O objetivo desta revisão é apresentar os principais resultados de pesquisas sobre o assunto, mostrando os efeitos da calagem sobre a fertilidade do solo, a nutrição e a produtividade de frutíferas de grande importância econômica para o Brasil, bem como discutir a duração do efeito residual dos corretivos e a dose mais ecônomica a ser aplicada nos pomares de frutas em implantação e em produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Arantes, Andréia M. V. T., and Antônia do C. B. Correia. "Diversidade de fungos associados a Parlatoria ziziphus (Lucas)(Hemiptera: Diaspididae) em Citros." Anais da Sociedade Entomológica do Brasil 28, no. 3 (September 1999): 477–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0301-80591999000300013.

Full text
Abstract:
As espécies de entomopatógenos que causam impacto em populações de hospedeiros são muitas. Entretanto, informações básicas sobre sua biologia, identificação e relação entre o sistema patógeno-hospedeiro são escassas. Este estudo teve por objetivo identificar os fungos associados a Parlatoria ziziphus (Lucas)em pomares citrícolas do município de Taiúva, SP. Foram realizadas coletas mensais, em dois pomares de laranja (Citrus sinensis Osbeck), variedade Pera, de janeiro de 1995 a fevereiro de 1996. Amostraram-se 15 árvores em cada pomar, retirando-se 16 folhas por árvore. Estas foram levadas ao laboratório, para determinação dos fungos associados à cochonilha. Para a identificação dos fungos, consideraram-se aspectos da estrutura reprodutiva e do esporo. Foram identificadas cinco espécies, citadas como patógenos de diaspidídeos por vários autores: Fusarium coccophilum (Desm.) Wr. & Rg., Nectria flammea (Tul.) Dingley (fase sexual de F. coccophilum), Tetracrium coccicolum Hohnell, Podonectria coccicola (Ellis & Everhart) Petch (fase sexual de T. coccicolum) e Myriangium duriaei Mont. & Berk. Fusarium coccophilum foi a espécie mais freqüente e a mais prevalente, na maioria das coletas realizadas, em ambas as áreas amostradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Auler, Pedro Antonio Martins, Jonez Fidalski, Marco Antonio Pavan, and Carmen Silvia Vieira Janeiro Neves. "Produção de laranja 'Pêra' em sistemas de preparo de solo e manejo nas entrelinhas." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, no. 1 (February 2008): 363–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000100034.

Full text
Abstract:
O preparo convencional do solo utilizado na implantação de pomares cítricos com base na remoção da cobertura vegetal e no revolvimento do solo em área total, assim como o manejo de pomares com eliminação da cobertura vegetal das entrelinhas, têm causado erosão e redução da fertilidade dos solos, com reflexos negativos sobre as plantas cítricas e o ambiente. O objetivo deste estudo foi avaliar sistemas de manejo que contribuam para controle da erosão e melhoria da fertilidade de Argissolos originados do arenito Caiuá, cultivados com citros no noroeste do Paraná. Foram avaliados dois sistemas de preparo do solo: convencional (PC), em área total, e preparo em faixas (PF), de 2 m de largura, com diferentes formas de manejo nas entrelinhas. O estudo foi realizado em um pomar de laranja 'Pêra' (Citrus sinensis) enxertada em limoeiro 'Cravo' (Citrus limonia), em um Argissolo Vermelho distrófico latossólico. O experimento foi implantado em área ocupada por pastagem (Brachiaria humidicola), em agosto de 1993, no espaçamento de 7 x 4 m, em delineamento de blocos ao acaso, com três repetições e seis tratamentos, sendo: (1) PC e cultivo intercalar com abacaxi, sucedido por controle da vegetação espontânea com herbicida pós-emergente; (2) PC e cobertura vegetal com a leguminosa Calopogonium mucronoides; (3) PC e cobertura vegetal com a leguminosa perene amendoim forrageiro Arachis pintoi; (4) PC e cobertura vegetal com gramínea mato-grosso ou batatais Paspalum notatum; (5) PC e cobertura com vegetação espontânea da gramínea Brachiaria humidicola; e (6) PF e manutenção da gramínea (pastagem) remanescente (Brachiaria humidicola). De 1996 a 2005, foram avaliadas a composição química do solo e das folhas e a produção de frutos. No solo, foram observados incrementos significativos no teor de C orgânico (CO) nos tratamentos 4 e 6, em relação aos tratamentos 1 e 3. Não houve diferenças significativas entre os tratamentos para produção acumulada de frutos nas safras de 1996 a 2005. O preparo de solo em faixas, com manutenção de gramínea remanescente nas entrelinhas, mostrou-se apropriado para implantação dos pomares. As plantas de cobertura permanente utilizadas nas entrelinhas do pomar não comprometeram a produção de laranja, sendo importantes para melhoria da fertilidade do solo. As gramíneas foram mais indicadas que as leguminosas como cobertura vegetal nas entrelinhas do pomar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Sombra, Kassio Ewerton Santos, Alexandre Caique Costa e. Silva, Francisco Leandro Costa Loureiro, and Débora Costa Bastos. "CITRICULTURA DESENVOLVIDA NA AGRICULTURA DE BASE FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE RUSSAS, CEARÁ." Cultura Agronômica: Revista de Ciências Agronômicas 25, no. 3 (July 1, 2016): 303–16. http://dx.doi.org/10.32929/2446-8355.2016v25n3p303-316.

Full text
Abstract:
O Brasil é o maior produtor mundial de laranjas doces [Citrus sinensis (L.) Osbeck]. O município de Russas sobressaiu-se historicamente na produção de laranja doce, cultivando uma variedade nativa, a laranja de Russas. O trabalho levantou e caracterizou os principais aspectos e técnicas empregadas pelos agricultores familiares na implantação e desenvolvimento inicial dos pomares cítricos. O trabalho compreendeu de abril/2013 a maio/2015, em propriedades de agricultura familiar com pomares cítricos implantados entre 2012-2014, onde caracterizou-se o produtor, a propriedade, o pomar cítrico e aspectos agronômicos. Os agricultores possuem média de 49 anos, sendo que 56,66% se dedicam exclusivamente a agricultura e a área total média das propriedades é de 3,35 ha. Os pomares cítricos variam de 0,12 ha a 0,52 ha, em média com 142 plantas/propriedade, espaçadas principalmente 4 x 3m (33%), predomina o cultivo de laranja doce (77%, 5.046 mudas), mas constata-se também a lima ácida (9%) e demais espécies (tangerina, pomelo e limão, 14%). Constatou-se alta diversidade copas/porta-enxertos, distinguindo-se do principal polo citrícola (SP). Ocorre predominância de adubação orgânica; gotejamento e utilização de defensivos naturais no controle de pragas. Constatou-se alta ocorrência de minadora-das-folhas do citros (Phyllocnistis citrella Station.) e cochonilhas em geral. Porém, não registrou-se pragas-chave como mosca negra (Aleurocanthus woglum Ashby.), nem gomose (Phytophthora spp.). A citricultura desenvolvida na agricultura familiar de Russas-CE sobressai-se pela alta diversificação de cultivares, diversidade de atividades concomitantes e baixa incidência de pragas. Cita-se o baixo poder aquisitivo e a baixa tecnologia empregada como pontos negativos, podendo sanar-se com assistência técnica e disponibilidade de crédito rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Oliveira, Antônio Luís de, Maria Amalia Brunini, Cleyton Alberto Ramos Salandini, and Flavio Rodrigo Bazzo. "Caracterização tecnológica de jabuticabas 'Sabará' provenientes de diferentes regiões de cultivo." Revista Brasileira de Fruticultura 25, no. 3 (December 2003): 397–400. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452003000300009.

Full text
Abstract:
Características fisico-químicas de jabuticabas 'sabará', provenientes de 10 diferentes regiões de cultivo localizadas no Estado de São Paulo, foram analisadas de agosto a setembro de 2001 para determinação de sua qualidade. De cada local de cultivo foram colhidos 3 kg de frutos. Diferenças significativas foram observadas em todas as características avaliadas. A média de peso por fruto variou de 3,56 a 7,40g, e os frutos oriundos de pomar situado na cidade de Casa Branca - SP foram os que apresentaram os maiores pesos. As médias do índice de formato e do fruto e do diâmetro oscilaram de 0,962 a 0,990 e de 2,45 a 1,73 cm, respectivamente. A coloração dos frutos foi mais roxa-escura do que roxa. A firmeza dos frutos variou de firme a mole, e os frutos colhidos em pomares situados nas regiões de Casa Branca - SP, Pedregulho - SP e Miguelópolis -SP apresentaram-se mais firmes, sugerindo um maior potencial de conservação pós-colheita. O teor de sólidos solúveis totais variou de 11,6 a 17,9, o pH de 2,91 a 3,70 sendo maiores em jabuticabas colhidas em pomares situados nas cidades de Guaíra-SP e Ituverava-SP. A acidez total titulável, expressa em g de ácido cítrico por 100g, variou de 0,888 a 1,625, os teores de vitamina C variaram de 14,86 a 24,67 mg de ácido ascórbico por 100g, e os de carboidrato solúvel de 0,91 a 11,39g de glicose por 100g, respectivamente. Os resultados levam a concluir que as jabuticabas provenientes de pomares situados na cidade de Casa Branca-SP apresentaram melhor qualidade, sendo adequadas tanto para a indústria como para o consumo de fruta fresca e com maior potencial de conservação pós-colheita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Maluche-Baretta, Carolina Riviera Duarte, Cassandro Vidal Talamini do Amarante, and Osmar Klauberg Filho. "Análise multivariada de atributos do solo em sistemas convencional e orgânico de produção de maçãs." Pesquisa Agropecuária Brasileira 41, no. 10 (October 2006): 1531–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2006001000011.

Full text
Abstract:
Este estudo foi conduzido em pomares de maçãs nos sistemas de manejo convencional e orgânico, com o objetivo de identificar diferenças entre os dois sistemas de produção, com base em atributos microbiológicos e químicos do solo, por meio de métodos multivariados, como a análise canônica discriminante (ACD) e a análise de correlação canônica (ACC). Em ambos os pomares, foram feitas amostragens em 24 plantas distribuídas em uma grade de 45x54 m, em duas épocas, para a quantificação de teores de carbono da biomassa microbiana (CBM), carbono orgânico total do solo (COT), nitrogênio da biomassa microbiana (NBM), nitrogênio total do solo (NT), relação CBM:COT, relação NBM:NT, respiração basal (C-CO2) e quociente metabólico (qCO2), além da determinação de atributos químicos destes solos. A ACD identificou o CBM como o atributo microbiológico mais importante pela análise multivariada, na separação entre os pomares, seguido do qCO2 e da relação NBM:NT. Atributos microbiológicos e químicos relacionados ao carbono foram mais sensíveis às variações entre os sistemas do que os relacionados ao nitrogênio. Houve alta correlação canônica entre os atributos microbiológicos e químicos do solo nos pomares, com destaque para o CBM, entre os atributos biológicos, e para o pH H2O e alumínio, entre os atributos químicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Müller, Jônatan, Renato Levien, Carlos Ricardo Trein, Letícia Sequinatto, Michael Mazurana, Sidinei Leandro Klöckner Stürmer, and Rogério Pietrzacka. "Atributos físicos e químicos de um argissolo vermelho, em pomar orgânico de citros com manejo da vegetação nas entrelinhas." Revista Brasileira de Fruticultura 33, no. 4 (December 2011): 1127–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452011000400011.

Full text
Abstract:
O manejo em pomares orgânicos de citros é diferenciado em relação aos pomares convencionais. Deste modo, objetivou-se avaliar alguns atributos físicos e químicos de um Argissolo espessarênico e produtividade do pomar de tangerineiras, cv. montenegrina, sob sistema orgânico de produção, com diferentes manejos da vegetação nas entrelinhas. Os tratamentos estudados foram: gradagem, roçada, acamamento com rolo-faca e com arraste de tronco. A avaliação dos atributos físicos ocorreu sob a projeção da copa e na área de tráfego de máquinas, nas camadas de 0,0-0,1 e 0,1-0,2 m. A fertilidade química do solo foi determinada nas profundidades de 0,0-0,1; 0,1-0,2 e 0,2-0,4 m, enquanto a produtividade de frutos foi estimada a partir das plantas centrais de cada parcela. O tráfego de máquinas influenciou negativamente nos atributos físicos do solo abaixo da interface pneu/solo, embora não tenha sido restritivo à produtividade de frutos. Em todos os tratamentos, houve incremento de matéria orgânica na camada superficial do solo e dos teores de P, K+, Ca2+ e Mg2+ nas três camadas de solo em relação à área adjacente com vegetação nativa. O manejo com gradagem apresentou produtividade significativamente maior em relação ao manejo com roçada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

ZAWADNEAK, Maria Aparecida Cassilha, Joselia Maria SCHUBER, Alex Sandro POLTRONIERI, and Nério Aparecido CARDOSO. "OCORRÊNCIA DE COCCINELÍDEOS PREDADORES EM POMARES DE NECTARINA NO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA, PARANÁ." Scientia Agraria 9, no. 4 (October 20, 2008): 555. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v9i4.12510.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de verificar a ocorrência de espécies de coccinelídeos predadores em pomares de nectarina (Prunus persica var. Nucipersica), no município de Araucária, PR, foram instaladas 24 armadilhas amarelas do tipo Möericke, em dois pomares de nectarina ‘Bruna’, entre os meses de setembro e dezembro de 2006, compreendendo as fases de floração, desenvolvimento, maturação e colheita dos frutos. Semanalmente, os exemplares foram coletados e identificados. Foram encontradas as espécies: Harmonia axyridis, Cycloneda sanguinea, Hyppodamia convergens e Cycloneda pulchella
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Griebeler, Sabrina Raquel, Mateus Pereira Gonzatto, Walkyria Bueno Scivittaro, Roberto Pedroso de Oliveira, and Sergio Francisco Schwarz. "Diagnóstico nutricional de pomares de laranjeiras da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul." Pesquisa Agropecuária Gaúcha 26, no. 1 (June 14, 2020): 114–30. http://dx.doi.org/10.36812/pag.2020261114-130.

Full text
Abstract:
A Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (RS) vem se destacando pela diversificação produtiva e pelo desenvolvimento do setor frutícola. A adequada nutrição dos pomares é um dos fatores essenciais para garantir o sucesso da atividade nessa nova região produtora. Devido à escassez de dados referentes à citricultura da região da Fronteira Oeste do RS, objetivou-se, neste trabalho, avaliar o estado nutricional de laranjeiras ‘Lane late’, ‘Navelina’, ‘Salustiana’, ‘Valência’, ‘Valência Midknight’ e ‘Valência Delta Seedless’ enxertadas sob Poncirus trifoliata nas condições edafoclimáticas da região. Os pomares em que se realizaram as amostragens foram constituídos por plantas adultas. Os pomares de laranjeiras da Fronteira Oeste do RS apresentam, de forma geral, deficiência foliar em N, Ca, Mn e Zn, apresentando, ainda, excesso foliar de Cu e P, indicando necessidade de adequação do manejo do solo e da adubação, visando o aumento no conteúdo de matéria-orgânica do solo, o parcelamento da adubação nitrogenada e o aprimoramento da adubação com Mn e Zn.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Focchi, Sandro Souza, Fábio Kessler Dal Soglio, Rosilaine Carrenho, Paulo Vitor Dutra de Souza, and Paulo Emílio Lovato. "Fungos micorrízicos arbusculares em cultivos de citros sob manejo convencional e orgânico." Pesquisa Agropecuária Brasileira 39, no. 5 (May 2004): 469–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2004000500009.

Full text
Abstract:
Os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) apresentam um grande potencial biotecnológico, mas, para que seu emprego seja bem-sucedido, é necessário conhecer como esses organismos respondem às práticas agrícolas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de duas formas de manejo, convencional e orgânica, em pomares e viveiros de citros, nas comunidades de FMA, comparadas com solo de mata nativa. Um total de 36 amostras de solo foram coletadas, e suas características químicas e a ocorrência de espécies de FMA foram avaliadas. Os sistemas de manejo não alteraram as comunidades de FMA, apesar das modificações químicas no solo causadas pelas aplicações de fertilizantes orgânicos, que elevaram os valores de pH, matéria orgânica, Ca e magnésio. No entanto, as comunidades foram afetadas pelo tempo de implantação e pelas regiões onde se localizam os pomares e viveiros. Estas diferenças se devem provavelmente à estabilidade dos pomares mais antigos e às características evolutivas de cada local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Jesus, Cristiane Ramos de, Luiza Rodrigues Redaelli, and Fábio Kessler Dal Soglio. "Flutuação populacional de Phyllocnistis citrella Stainton em Citrus deliciosa e no híbrido Murcott Citrus sinensis x Citrus reticulata." Ciência Rural 38, no. 3 (June 2008): 593–600. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008000300001.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi avaliar a dinâmica populacional de Phyllocnistis citrella Stainton, (Lepidoptera: Gracillariidae), o minador-dos-citros, em pomares de tangerineira Citrus deliciosa Tenore variedade Montenegrina e de tangoreiro híbrido "Murcott" Citrus sinensis L. Osbeck X Citrus reticulata Blanco, com manejo orgânico, em Montenegro (29° 68'S e 51° 46'O), Rio Grande do Sul. Foram realizadas amostragens quinzenais de julho de 2001 a junho de 2003. Os brotos coletados foram examinados em laboratório e submetidos à análise do número de folhas por broto, a da presença ou ausência de minas, do número de minas, dos ovos, das larvas e das pupas de P. citrella. Em ambos os pomares não houve registro de minas de P. citrella no primeiro fluxo de brotação, de agosto a outubro. No ano I, as maiores densidades de minas foram registradas em meados de novembro, início de janeiro e início de abril, em ambos os pomares. No ano II, constataram-se as maiores densidades de minas e larvas em janeiro e em abril, em C. deliciosa, e de dezembro a março em "Murcott". Embora o número médio de brotos registrado tenha sido sempre maior em C. deliciosa, a colonização e o estabelecimento do minador-dos-citros seguiram o mesmo padrão em ambos os pomares. A temperatura mínima e média e a umidade relativa do ar foram os fatores abióticos que apresentaram maior influência no número de minas e de larvas de P. citrella.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Nörnberg, Sandro Daniel, Dori Edson Nava, Anderson Dionei Grützmacher, José Maurício Simões Bento, Ângelo Luis Ozelame, and Lucas Kuhn Hübner. "Flutuação populacional e distribuição de Sitophilus zeamais em pomares de pessegueiro e macieira." Pesquisa Agropecuária Brasileira 48, no. 4 (April 2013): 358–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2013000400002.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a flutuação populacional de Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae) e determinar a distribuição deste inseto-praga nas plantas de pessegueiro e macieira na região de Pelotas, no Rio Grande do Sul. A flutuação populacional foi avaliada nas safras 2009/2010 e 2010/2011, por meio de monitoramento semanal com armadilhas dos pomares, durante aproximadamente cinco meses. Foram usadas dez armadilhas do tipo Pet-milho por hectare, posicionadas a 1,7 m do solo, distribuídas de maneira equidistante nas bordas e no centro do pomar. A distribuição do inseto nas plantas foi avaliada nos frutos dos terços superior, mediano e inferior das plantas, na cultivar de maçã Eva e nas cultivares de pêssego Sensação (ciclo precoce), Eldorado (ciclo tardio) e Eragil (ciclo tardio). Em macieira, o ataque de S. zeamais ocorreu por cinco a sete semanas, e, em pessegueiro, por três a quatro semanas. Foi observado maior número de S. zeamais machos no início da infestação dos pomares, principalmente nos frutos do terço superior das plantas. Nas semanas seguintes, a maior infestação de frutos se deu no terço médio. O ataque de Sitophilus zeamais ocorre tanto em cultivares precoces como em tardias de pessegueiro, com pico de ataque no período de colheita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Santarosa, Emiliano, Otto Carlos Koller, Bruno Casamali, and Henrique Belmonte Petry. "Produção e qualidade físico-química de frutos de laranjeiras 'Valência' em diferentes intensidades e frequências de poda." Revista Brasileira de Fruticultura 35, no. 3 (September 2013): 790–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452013000300016.

Full text
Abstract:
A poda de frutificação em citricultura pode ser aplicada com o objetivo de controlar o crescimento vegetativo e promover a formação de novos ramos frutíferos. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes regimes de poda manual em pomares jovens de Laranjeiras 'Valência', cultivadas em manejo convencional. Utilizou-se um pomar com espaçamento de 5,0 x 2,5 m, implantado em 2001 no município de Montenegro-RS, Brasil. Os tratamentos, com início em 2004, foram: A - Testemunha (sem poda); B - Poda anual de 15%; C - Poda bienal de 15%; D - Poda bienal de 30%; e E - Poda trienal de 30% do volume da copa. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, sendo quatro repetições e quatro plantas por parcela. Foram avaliados o número de frutos, massa total e massa média de frutos nas safras de 2006, 2007 e 2008. Foram avaliados aspectos relativos à qualidade dos frutos, como teor de sólidos solúveis totais (SST), acidez total titulável (ATT) e relação SST/AT. As podas de frutificação não alteraram significativamente a produção total de três safras, nem a qualidade físico-química dos frutos, em pomares de laranjeiras 'Valência' com menos de sete anos de idade, em sistema de manejo convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

POLTRONIERI, Alex Sandro, Joselia Maria SCHUBER, Maria Aparecida Cassilha ZAWADNEAK, and Nério Aparecido CARDOSO. "OCORRÊNCIA E FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE TESOURINHAS EM POMARES DE PESSEGUEIRO NO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA, PARANÁ." Scientia Agraria 9, no. 4 (October 22, 2008): 551. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v9i4.12511.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi verificar a ocorrência de tesourinhas em pomares de pessegueiros, bem como registrar a sua flutuação populacional. Foram instaladas cento e vinte cintas-armadilha em quatro pomares de pessegueiro, localizados no município de Araucária, Paraná, no período de outubro de 2005 a outubro de 2006. A espécie de tesourinha encontrada foi Doru lineare (Eschs. 1822). As maiores populações de D. lineare foram registradas entre maio e agosto, durante o período de dormência do pessegueiro e a ausência do inseto nas armadilhas foi verificada durante o período vegetativo das plantas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

MAYER, NEWTON ALEX, BERNARDO UENO, and VALÉCIA ADRIANA LUCAS DA SILVA. "TEORES DE NUTRIENTES FOLIARES DE PESSEGUEIRO EM CINCO PORTA-ENXERTOS." Revista Brasileira de Fruticultura 37, no. 4 (December 2015): 1045–52. http://dx.doi.org/10.1590/0100-2945-197/14.

Full text
Abstract:
RESUMO Teores de nutrientes foliares indicam o estado nutricional da planta, auxiliam na recomendação de adubação e, em plantas frutíferas enxertadas, podem indicar combinações de copa/porta-enxerto incompatíveis. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os teores de nutrientes foliares na cv. Maciel de pessegueiro, enxertada em cinco porta-enxertos (‘Aldrighi’, ‘Capdeboscq’, ‘Flordaguard’, ‘Nemaguard’ e ‘Okinawa’). Dois pomares experimentais, localizados no município de Pelotas-RS, foram avaliados no 2° e no 3° anos após o plantio, respectivamente, nos anos de 2012 e 2013. Conclui-se que os porta-enxertos ‘Aldrighi’, ‘Capdeboscq’, ‘Flordaguard’, ‘Nemaguard’ e ‘Okinawa’ não influenciaram nos teores foliares de P e de Mn da cv. Maciel, em ambos os pomares e anos de avaliação; o porta-enxerto ‘Nemaguard’ reduz os teores foliares de Mg da cv. Maciel, sem alterar a classe de interpretação agronômica; embora os teores foliares de N, Fe, Zn e B tenham sido abaixo do normal ou insuficientes, em praticamente todas as amostras de ambos os pomares e anos de avaliação, os porta-enxertos testados não influenciaram nestas interpretações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Jahnke, Simone M., Luiza R. Redaelli, and Lúcia M. G. Diefenbach. "Complexo de parasitóides de Phyllocnistis citrella (Lepidoptera, Gracillariidae) em dois pomares de citros em Montenegro, RS, Brasil." Iheringia. Série Zoologia 95, no. 4 (December 2005): 359–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212005000400003.

Full text
Abstract:
Diversas vespas parasitóides, especialmente Eulophidae e Chalcididae, têm sido registrados atuando sobre populações de Phyllocnistis citrella Stainton, 1856 (larva-minadora-dos-citros), uma das principais pragas da citricultura mundial. O presente trabalho objetivou identificar o complexo de parasitóides de P. citrella em dois pomares de citros situados em Montenegro, RS, um de tangerineira variedade Montenegrina e outro do híbrido tangor Murcott. Em amostragens quinzenais de julho de 2001 a junho de 2003, todos os brotos de plantas sorteadas aleatoriamente eram inspecionados. Todas as folhas com pupas de P. citrella foram coletadas e acondicionadas individualmente em placas de Petri até a emergência dos parasitóides ou dos adultos de P. citrella. No primeiro ano foram obtidos 101 parasitóides, dos gêneros Elasmus Westwood, 1833, Cirrospilus Westwood, 1832, Sympiesis Förster, 1856 e Galeopsomyia fausta LaSalle, 1997 (Eulophidae). Ageniaspis citricola Logvinovskaya, 1983 (Encyrtidae) foi registrada somente na área de 'Murcott'. Esta espécie foi intencionalmente introduzida em pomares próximos para o controle do minador. No segundo ano foi amostrado um total de 609 parasitóides e A. citricola foi também registrada na área de 'Montenegrina'. Com a introdução e o estabelecimento da espécie exótica nos pomares, houve uma grande mudança na freqüência relativa das espécies. Ageniaspis citricola representou mais de 75% dos indivíduos presentes em ambos pomares no segundo ano, diminuindo a freqüência relativa das espécies nativas. Estudos sobre a comunidade de inimigos naturais associados ao minador-dos-citros, e o efetivo impacto que a espécie exótica causa sobre as nativas, são necessários antes de tomarem-se quaisquer medidas de controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Souza, Paulo Vitor Dutra de, José Antônio Kroeff Schmitz, Ronaldo Santos de Freitas, Edgar Carniel, and Rosilaine Carrenho. "Identificação e quantificação de fungos micorrízicos arbusculares autóctones em municípios produtores de citros no Rio Grande do Sul." Pesquisa Agropecuária Brasileira 37, no. 4 (April 2002): 553–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2002000400018.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi identificar e quantificar os esporos de FMA presentes em viveiros e pomares de citros no Rio Grande do Sul. Foram coletadas amostras de solo e de raízes de dez viveiros e doze pomares de oito municípios produtores de citros, nas quais avaliaramse conteúdo nutricional, número de esporos por 100 g de solo seco e colonização das radicelas, e determinaramse as espécies autóctones. As espécies, em ordem decrescente de ocorrência, foram: Glomus macrocarpum > Scutellospora heterogama > Acaulospora scrobiculata = Acaulospora birreticulata > Glomus invermaium = Glomus occultum = Entrophospora colombiana > Glomus claroideum = Glomus constrictum > Scutellospora persica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Araujo, Elton Lucio, Juliana da Costa Ribeiro, Marcone Cesar Mendonça Chagas, Vivian Siqueira Dutra, and Janisete Gomes Silva. "Moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) em um pomar de goiabeira, no semiárido brasileiro." Revista Brasileira de Fruticultura 35, no. 2 (June 2013): 471–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452013000200016.

Full text
Abstract:
As moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) são pragas-chave na cultura da goiabeira Psidium guajava L., com predominância de diferentes espécies de acordo com a região produtora no Brasil. Os objetivos do presente trabalho foram conhecer a diversidade e analisar parâmetros faunísticos das moscas-das-frutas obtidas em um pomar de goiabeira, no município de Cruzeta, Rio Grande do Norte, situado no semiárido brasileiro. As moscas-das-frutas foram coletadas semanalmente, com auxílio de armadilhas McPhail, tendo como atrativo proteína hidrolisada a 5% v/v. Foram registradas cinco espécies no pomar estudado: Ceratitis capitata (Wied.), Anastrepha zenildae Zucchi, Anastrepha sororcula Zucchi, Anastrepha obliqua (Macquart) e Anastrepha dissimilis Stone. Ceratitis capitata foi a espécie mais frequente, constante e dominante, considerada como uma praga invasiva, potencial em pomares de goiabeira no semiárido brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Ulian, Luís Fernando, and Carlos Amadeu Leite de Oliveira. "COMPORTAMENTO DO ÁCARO DA LEPROSE DOS CITROS EM DIFERENTES CERCAS-VIVAS E QUEBRA-VENTOS UTILIZADOS EM POMARES CÍTRICOS DA REGIÃO DE BEBEDOURO, SP." BRAZILIAN JOURNAL OF AGRICULTURE - Revista de Agricultura 77, no. 1 (November 17, 2015): 103. http://dx.doi.org/10.37856/bja.v77i1.1339.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

MARTINS, Carlos Roberto, João Carvalho FARIA, Cesar Valmor ROMBALDI, and Roseli De Mello FARIAS. "QUALIDADE SENSORIAL DE MAÇÃS PRODUZIDAS EM DIFERENTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO." Scientia Agraria 11, no. 2 (May 10, 2010): 091. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v11i2.16526.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi determinar os efeitos dos sistemas de produção nos atributos de qualidade sensorial, na colheita e após a conservação pós-colheita, de maçãs produzidas em pomares conduzidos em sistemas de produção convencional, em transição convencional-orgânico, integrado e orgânico. Foram colhidas maçãs cvs. Imperial Gala, Fuji Suprema e Catarina, em pomares comerciais no município de São Joaquim/SC na safra de 2002/03, nestes quatro sistemas de produção. As frutas foram armazenadas em atmosfera convencional à 0±1 ºC e 93±5% de UR, por 3 meses para a ‘Imperial Gala’, e 5 meses para a ‘Fuji Suprema’ e ‘Catarina’, seguidos de 7 dias à 15-20 °C. As avaliações sensoriais foram realizadas na colheita e após armazenamento. Na avaliação conjunta das maçãs nos sistemas de produção pode-se verificar, de modo geral, uma superioridade nas características visuais das frutas produzidas em pomares conduzidos nos sistemas de produção integrado e orgânico. Na característica degustativa, de modo geral, verificou-se superioridade nas frutas produzidas em sistema integrado e orgânico, ressaltados pelos atributos de acidez, sabor, suculência e maciez. As frutas produzidas no sistema integrado e orgânico apresentam qualidade sensorial superior às frutas produzidas nos demais sistemas de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Tibola, Casiane Salete, José Carlos Fachinello, Anderson Dionei Grützmacher, Luciano Picolotto, and Leandro Krüger. "Manejo de pragas e doenças na produção integrada e convencional de pêssegos." Revista Brasileira de Fruticultura 27, no. 2 (August 2005): 215–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452005000200008.

Full text
Abstract:
A Produção Integrada de Pêssego (PIP) está sendo desenvolvida na região de Pelotas-RS, desde o ano de 1999, com o objetivo de avaliar, agronomicamente, o sistema de Produção Integrada (PI) comparado com o sistema de Produção Convencional (PC), em pomar de pessegueiro cv. Diamante. Foram analisados os dados de cinco safras (1999-2003), onde as avaliações compreenderam danos causados por pragas: grafolita, mosca-das-frutas, gorgulho e cochonilha; ocorrência de doenças: podridão-parda, bacteriose, sarna e outras doenças; e número de aplicações de agrotóxicos. Os danos por grafolita foram de 1,11% e de 1,69%, para os sistemas PI e PC, respectivamente. Os danos decorrentes do ataque pelo gorgulho do milho foram de 2,12% na PI e 0,86% na PC. No sistema PI, o percentual de frutas com podridão-parda foi de 26,27% e na PC foi de 30,55%, sendo a maior causa das perdas nos pomares. A ocorrência de sarna foi muito elevada na área com PC, no ano de 2003, atingindo 33,82% dos frutos analisados. O número de tratamentos fitossanitários foi maior na PC, em 1999 e 2000 e, posteriormente, houve similaridade nos tratamentos efetuados nos dois sistemas PI e PC. A avaliação conjunta dos resultados demonstra uma superação do sistema PI, quando comparado com o sistema PC, nos parâmetros analisados, indicando que é possível conduzir os pomares de pessegueiro de acordo com as Normas de Produção Integrada de Pêssego.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Blanco, Flávio F., Carmello C. Machado, Rubens D. Coelho, and Marcos V. Folegatti. "Viabilidade econômica da irrigação da manga para o Estado de São Paulo." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 8, no. 1 (April 2004): 153–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662004000100022.

Full text
Abstract:
O Estado de São Paulo é o maior produtor de manga do Brasil e a maior parte dos pomares ainda não possui sistema de irrigação, embora esta técnica apresente grande potencial para elevar a produtividade média de manga no estado. No presente trabalho, utilizou-se uma metodologia para avaliação da viabilidade econômica da implantação de sistemas de irrigação em pomares de manga em produção, a qual foi aplicada para diferentes localidades do Estado de São Paulo. Os resultados mostraram que o custo de aquisição do equipamento de irrigação, associado à sua vida útil, é o fator de maior sensibilidade na análise de viabilidade. A cobrança pela utilização da água não inviabilizou a implantação do sistema de irrigação, tendo pouca influência sobre o incremento necessário de produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Politano, Walter, and Teresa C. T. Pissarra. "Avaliação por fotointerpretação das áreas de abrangência dos diferentes estados da erosão acelerada do solo em canaviais e pomares de citros." Engenharia Agrícola 25, no. 1 (April 2005): 242–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162005000100027.

Full text
Abstract:
Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar os estados de erosão acelerada do solo presente em áreas com canaviais e pomares de citros localizados na região administrativa de Ribeirão Preto - SP. Foram empregadas fotografias aéreas verticais, na escala aproximada de 1:40.000, do vôo da cobertura aerofotográfica da região citrícola do Estado de 1988. O estudo foi realizado identificando-se e delimitando-se todas as áreas de abrangência de cinco estados da erosão acelerada do solo presentes nos canaviais e pomares de citros. A presença da erosão acelerada severa a extremamente severa foi constatada tanto nos canaviais como nos pomares de citros, nas quatro unidades de solos de ocorrências principais na área de estudo. Os valores da extensão total das áreas de abrangência dos estados da erosão 2 a 5 (processos erosivos intensos a extremamente intensos) revelaram forte impacto sobre o desenvolvimento das culturas, degradando o solo agrícola e afetando a qualidade da água. As principais diferenças, quanto à extensão total das áreas de abrangência dos diferentes estados da erosão presente, foram identificadas principalmente entre os Argissolos e os Latossolos, e entre os dois estágios de desenvolvimento das culturas. As condições de solo exposto foram verificadas nas áreas recentemente plantadas com cana-de-açúcar ou citros, explicitando-se a grande necessidade de empregar, nessas condições, práticas conservacionistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Härter, Wagner da Roza, Anderson Dionei Grützmacher, Dori Edson Nava, Rafael da Silva Gonçalves, and Marcos Botton. "Isca tóxica e disrupção sexual no controle da mosca-da-fruta sul-americana e da mariposa-oriental em pessegueiro." Pesquisa Agropecuária Brasileira 45, no. 3 (March 2010): 229–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2010000300001.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o emprego simultâneo de isca tóxica e da técnica de disrupção sexual, com uso de feromônio sexual, para o controle de Anastrepha fraterculus e Grapholita molesta, em pomar comercial de pessegueiro. Foram utilizados três pomares de 0,5 ha, com os seguintes tratamentos: pomar 1, manejo com isca tóxica (Biofruit 3% + Malathion 500 CE a 200 mL por 100 L), aplicada nas plantas da borda do pomar quando o nível de controle era atingido, e uso da disrupção sexual por meio da aplicação de feromônio (Splat Grafo) em 1.000 pontos por ha; pomar 2, manejo convencional, constituído por pulverizações com inseticidas de contato e ingestão de 2 a 3 vezes ao ano; pomar 3, testemunha, sem controle. A população de adultos das duas espécies e o dano em ponteiros e frutos foram monitorados nas safras 2007/2008 e 2008/2009. O uso simultâneo da isca tóxica e da técnica de disrupção sexual reduziu em mais de 90% a captura de adultos de A. fraterculus e G. molesta. Nas duas safras, os danos reduziram de 62-85% em ponteiros, e de 98-99% nos frutos, em comparação à testemunha sem controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Botton, Marcos, Octávio Nakano, and Adalécio Kovaleski. "PARASITÓIDES ASSOCIADOS À LAGARTA-ENROLADEIRA Bonagota cranaodes (MEYRICK, 1937) (LEPDOPTERA: TORTRICIDAE) NA CULTURA DA MACIEIRA." Ciência Rural 32, no. 2 (April 2002): 341–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782002000200026.

Full text
Abstract:
Os parasitóides associados à lagarta-enroladeira-da-macieira Bonagota cranaodes e o índice de parasitismo em pomares comerciais foram avaliados em Vacaria, RS (28º30'S/50º54W). A coleta das fases de desenvolvimento do inseto foi realizada no período de janeiro a junho de 1997. Lagartas de B. cranaodes foram parasitadas por insetos da família Braconidae (Apanteles sp e Earinus sp.) e Ichneumonidae (Itoplectis brasiliensis), sendo esta, a espécie mais freqüente, com 51,7% dos indivíduos coletados. O índice médio de parasitismo foi de 1,7 % com máximo de 6,3 % na primeira quinzena de maio. Não foram encontrados parasitóides associados à fase de ovo de B. cranaodes. Com base nestas informações, verificou-se que o parasitismo não é um fator importante de mortalidade da lagarta-enroladeira nos pomares comerciais de macieira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Nascimento, Eduardo Tigre do, Raquel Pérez-Maluf, Rosimeire Alves Guimarães, and Maria Aparecida Castellani. "Diversidade de abelhas visitantes das flores de Citrus em pomares de laranjeira e tangerineira." Revista Brasileira de Fruticultura 33, no. 1 (May 6, 2011): 111–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452011005000048.

Full text
Abstract:
A presença de abelhas em culturas de valor comercial, no período de florescimento, é importante não apenas para garantir a polinização cruzada, quando indispensável, mas também para incrementar a produção de frutos e sementes. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve a finalidade de identificar as abelhas visitantes das flores em pomar de laranjeira (Citrus sinensis) e tangerineira (Citrus reticulata) em Salinas - MG. O trabalho foi conduzido na fazenda experimental Santa Isabel, da Escola Agrotécnica Federal de Salinas - MG, em pomares de laranjeira com as variedades, pera, baía e baianinha, e de tangerineira, variedade poncã. As coletas das abelhas visitantes das culturas da laranjeira e tangerineira foram feitas nas floradas principais, entre os meses de agosto e outubro. Foram coletadas as abelhas que visitaram as flores nos horários entre 06 h e 18 h, totalizando 52 horas na laranjeira e 50 horas na tangerineira. No pomar de laranjeira, foram coletados 5.045 espécimes com riqueza de 12 espécies, e na tangerineira, 1.428 espécimes com 20 espécies. As espécies de abelhas de maior predominância e dominância em todos os horários amostrados foram Apis mellifera e Trigona spinipes na cultura da laranjeira e A. mellifera, T. spinipes e Tetragonisca angustula na cultura da tangerineira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography