Academic literature on the topic 'Pontos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Pontos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Pontos"

1

Rocha, Marcus Vinícius de Melo. "Dois pontos." Teia: Revista Literária dos Estudantes de Letras, no. 3 (September 6, 2011): 22. http://dx.doi.org/10.17851/2447-0570.0.3.22.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Abraham, Leonardo Spagnol, Fernanda Nogueira Torres, and Luna Azulay-Abulafia. "Pistas dermatoscópicas para diferenciar a tricotilomania da alopecia areata em placa." Anais Brasileiros de Dermatologia 85, no. 5 (October 2010): 723–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962010000500022.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Tricotilomania e alopecia areata em placa possuem características clínicas e dermatoscópicas semelhantes. OBSERVAÇÕES: O exame dermatoscópico da tricotilomania revela densidade capilar diminuída, cabelos fraturados em diferentes tamanhos, enovelados e vellus, tricoptilose, pontos amarelos com ou sem pontos pretos e ausência de cabelos em "ponto de exclamação". CONCLUSÃO: No contexto de alopecia em placa e cabelos fraturados, a ausência de "pontos de exclamação" sugere o diagnóstico de tricotilomania. Por outro lado, o achado de pontos amarelos sem pontos pretos não afasta o mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Correia, Maria da Luz, and Carla Cerqueira. "Pontos de vista." Vista, no. 1 (May 19, 2017): 7–15. http://dx.doi.org/10.21814/vista.2959.

Full text
Abstract:
Este é o primeiro número da vista. Publicação científica digital, fundada há cerca de um ano no âmbito do Grupo de Trabalho de Cultura Visual da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), a vista tem a sua primeira edição dedicada às assimetrias sociais que os regimes escópicos conformam ou desafiam. Homenageando a motivação política dos visual culture studies que nos anos 90 do século XX deram um novo fôlego ao estudo da imagem, e reivindicando a importância fundadora das teorias críticas da vigilância e do espetáculo e dos estudos das desigualdades de género e de etnia, este número inaugural quer também dar conta do caráter dinâmico dos processos de partilha do visível, confrontando os imaginários hegemónicos e as visibilidades dominantes com as visões alternativas e os olhares de resistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nunes Costa, Breno, Bruno Nunes Costa, and Adriana de Mendonça Marques. "AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO RIO PREGUIÇAS NO MUNICÍPIO DE BARREIRINHAS, MARANHÃO, BRASIL." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 5 (June 22, 2021): e25339. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i5.339.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve por objetivo avaliar as condições ambientais do Rio Preguiças em Barreirinhas, Maranhão, Brasil, através de análises ambientais feitas a partir da aplicação do instrumento conhecido como Protocolo de Avaliação Rápida. A ferramenta intitulada “Protocolo de Avaliação Rápida” consistiu-se com um instrumento avaliador das condições ambientais de corpos hídricos, tendo por características variáveis e pontuações (0, 1, 2 e 4 pontos) para cada aspecto avaliado. Esta pesquisa teve por objeto de estudo três pontos principais do rio problematizado: Porto da Avenida Beira Rio (Ponto - 1), o Porto do Amapá (Ponto - 2) e Porto do São Domingos (Ponto - 3), onde, de acordo com as pontuações alcançadas ao final da aplicação do formulário de avaliação, pode-se fazer as classificações dos trechos estudos como: Trecho impactado: 0 a 11 pontos; Trecho alterado: 12 a 22 pontos e Trecho natural: 23 a 44 pontos. No que se refere aos resultados levantados, o ponto 1 pode ser classificado como “Trecho com alteração ambiental”, por apresentar pontuações negativas em grande parte dos aspectos estudados. As outras áreas avaliadas receberam o status de Trecho Natural, apesar de possuírem alguns aspectos negativos em certos momentos. O ponto 1 apresentou caraterísticas, que apesarem de já impulsionarem certas preocupações, ainda é possível reverter. No que se diz respeita as demais localidades estudas, elas não manifestaram grandes aspectos que levam a imediata degradação ao corpo hídrico aqui enfatizado, porém, caso as variantes se agravarem, pode ser que haja comprometimento maior do meio ambiente aquático apontado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Renato César dos, and Mauricio Galo. "CLASSIFICAÇÃO DE NUVEM DE PONTOS LASER UTILIZANDO O CONCEITO DE ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS E O FATOR DE NÃO AMBIGUIDADE." Boletim de Ciências Geodésicas 22, no. 2 (June 2016): 196–216. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702016000200011.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um método que realiza a classificação automática dos pontos amostrados por um sistema de varredura a LASER aerotransportado (SVLA). Nesse método são utilizados os autovalores da matriz de variâncias e covariâncias (MVC). Para o cálculo da MVC considera-se uma vizinhança no entorno do ponto de interesse, a qual é determinada com base no conceito de entropia. A classificação é executada comparando os autovalores calculados, referentes a cada ponto e sua vizinhança, com os autovalores das estruturas ou classes predefinidas. Como medida de similaridade utiliza-se a distância euclidiana no espaço dos autovalores e, com o intuito de eliminar os pontos ambíguos, incorporou-se ao método o fator de não ambiguidade (FNA). Para avaliação do método proposto e implementado, utilizou-se um conjunto de dados LASER referente ao município de Presidente Prudente/SP, cuja densidade aproximada é de 8 pontos/m2. Os resultados mostram que mesmo diante da complexidade dos ambientes reais, algumas estruturas foram bem definidas. Com a incorporação do FNA foi possível identificar e eliminar pontos com alta probabilidade de pertencer a duas classes (pontos ambíguos), geralmente amostrados sobre vegetações, regiões com pequena densidade de pontos, próximos das regiões de bordas e sobre linhas de transmissão próximas as edificações. Por meio da avaliação quantitativa verificou-se que a incorporação do FNA ao método de classificação possibilitou diminuir a quantidade de pontos incorretamente classificados, principalmente para os maiores objetos. Além disso, foi possível verificar que o uso do FNA é interessante para áreas de vegetação, uma vez que grande parte dos pontos ambíguos são identificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ikemoto, Roberto Yukio, Joel Murachovsky, Luis Gustavo Prata Nascimento, Rogério Serpone Bueno, Luis Henrique Almeida, and Eric Strose. "Estudo da resistência do tendão do supra-espinal com pontos simples, duplos e Mason Allen." Acta Ortopédica Brasileira 18, no. 2 (2010): 100–103. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522010000200008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O objetivo do trabalho foi comparar a resistência entre os pontos simples, duplo e Mason-Allen modificado, utilizados para o reparo do manguito rotador, e verificar se há diferença significativa que justifique a utilização do ponto do tipo Mason-Allen modificado ao invés dos pontos simples ou duplo. MÉTODO: Retiramos tendões do músculo supra-espinal de 15 cadáveres humanos frescos (30 ombros), com a média de idade de 45 anos. Os testes foram realizados na máquina universal de ensaio mecânico Kratos® 500/2000 e os resultados submetidos aos testes estatísticos de t-student, análise de variância (ANOVA), comparação múltipla de Bonferroni e calculadas as correlações de Pearson. Os testes foram realizados ao nível de significância de 5%. RESULTADOS: Não houve diferença significativa com relação à idade, ao tamanho das amostras e deslocamento do tendão. A resistência variou com média de 127,50 N com o ponto simples, 163,95 N com o duplo e com o ponto de Mason-Allen modificado esta foi de 198,45 N. CONCLUSÃO: não existe diferença da resistência no tendão quanto à falha na interface sutura - tendão comparando-se o ponto duplo com o Mason-Allen modificado e os pontos simples e duplo, porém há diferença quando comparados os pontos simples e Mason-Allen modificado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mantovani, Waldir, and Fernando Roberto Martins. "O método de pontos." Acta Botanica Brasilica 4, no. 2 suppl 1 (1990): 95–122. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33061990000300011.

Full text
Abstract:
O método de pontos foi usado em diversas situações, comparado com outros métodos, modificado e amplamente discutido e criticado, podendo-se ter através da revisão bibliográfica uma visão de suas vantagens e limitações, salientando-se naquelas a sua rapidez, precisão e pouca perturbação causada na vege tação e nestas, o diâmetro da agulha e a ação do vento. Neste trabalho está sendo introduzido e discutido um novo índice, denominado ín dice de cobertura (IC), obtido da soma dos valores absolutos de freqüência, que representa a cobertura e de vigor, associado à biomassa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zanetti, Juliette, Afonso de Paula dos Santos, Nilcilene das Graças Medeiros, and Julio Cesar de Oliveira. "Avaliação da Acurácia Posicional Utilizando os Métodos de Feição Linear: Pontos Finais, Pontos Intermediários, Ponto Gerado, Influência do Vértice, Normalização do Buffer Duplo e Fator de Fuzziness." Revista Brasileira de Cartografia 73, no. 1 (February 19, 2021): 278–95. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv73n1-54226.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, o uso de feições lineares tem sido frequentemente investigado no controle de qualidade cartográfica, sendo que diversos métodos foram propostos para avaliação da acurácia posicional. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo atrelar as tolerâncias definidas no Decreto nº 89.817 e à Especificação Técnica de Controle de Qualidade de Dados Espaciais (ET-CQDG) nos métodos de feições lineares: Pontos finais, Pontos Intermediários, Ponto Gerado e em uma adaptação proposta ao método Fator Fuzziness. Ao final, tais métodos foram comparados com os métodos de feições lineares já aplicados no Brasil que são: Influência do Vértice e Normalização do Buffer Duplo. Para tanto, foi avaliada a acurácia posicional planimétrica de um ortomosaico no município de Viçosa-MG, onde os resultados obtidos mostraram que os métodos do Pontos Finais, Influência de Vértice, Fator Fuzziness e o método de normalização do Buffer Duplo obtiveram classificação planimétrica Classe A para a escala de 1:1.000. Já os métodos Pontos Intermediários e Ponto Gerado apresentaram Classe B na escala 1:1.000.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Hylana Siqueira da, Luana Íris Alves da Silva, Bárbara Grassi Prado, and Natália Bianca Do Prado Silva. "Consumo de fibras alimentares por universitários de Várzea Grande – Mato Grosso." Journal of Health & Biological Sciences 7, no. 3 (June 27, 2019): 248. http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i3.2446.p248-252.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a frequência de consumo de fibras alimentares em universitários de Várzea Grande - MT. Métodos: estudo transversal com estudantes de um Centro Universitário de Várzea Grande - MT, em 2017. Foi aplicado um questionário sobre o consumo de alimentos ricos em fibras com 5 opções de respostas e cada uma dessas opções recebia uma pontuação que incluíam: menos de uma vez por semana (zero ponto); cerca de uma vez por semana (um ponto); duas a três vezes por semana (dois pontos); 4 a 6 vezes por semana (três pontos) e; diário (quatro pontos). As pontuações foram somadas e os indivíduos classificados em dieta pobre em fibras (pontuação menor ou igual a 19 pontos); consumo regular de fibras (20 a 29 pontos) e consumo adequado de fibras (maior ou igual a 30 pontos). Calculou-se o Índice de Massa Corporal e o risco para morbidades pela circunferência da cintura. Resultados: entre os avaliados, 77,2% eram do sexo feminino e 48,8% apresentaram um baixo consumo de fibras, 39,6% estavam com excesso de peso e 24,2% possuíam risco de morbidades. Os universitários apresentaram elevada frequência diária de consumo de frutas, verduras, legumes e leguminosas. Conclusão: quase metade dos entrevistados apresentou baixo consumo de fibras e frequência igual ou menor que uma vez por semana para os sucos naturais, cereais integrais e pão integral. Para a melhoria dos resultados, deve-se limitar o consumo de alimentos processados e ultraprocessados e dar preferência para alimentos naturais ou minimamente processados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rocha, Genelício Crusoé, Paulo Leonel Libardi, Laércio Alves de Carvalho, and Antônio Carlos Rodrigues Cruz. "Estabilidade temporal da distribuição espacial da armazenagem de água em um solo cultivado com citros." Revista Brasileira de Ciência do Solo 29, no. 1 (February 2005): 41–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832005000100005.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou quantificar e caracterizar a variabilidade espaço-temporal e a estabilidade temporal da armazenagem da água em um Latossolo Amarelo argissólico cultivado com citros. A parcela experimental foi montada em um solo sob uma cultura de citros com 10 anos de idade, consistindo de 40 pontos de observação ao longo de duas transeções, com espaçamento de 4 x 7 m, isto é, duas transeções 1 e 2 (coincidentes com duas linhas de plantas) paralelas e distantes entre si de 7 m e cada uma delas com 20 pontos, separados um do outro de 4 m, delimitando uma área de terreno de dimensões 80 x 14 m (40 plantas). Cada ponto localizava-se no centro da distância entre duas plantas (2 m do tronco) na linha de plantas. Os pontos de observação da transecão 1 foram enumerados de 1 a 20 e os da transecão 2 de 21 a 40 no sentido aposto. Em cada ponto de observação, foi instalado um tubo de acesso à sonda de nêutrons até a profundidade de 1,20 m. As medições foram feitas ao longo de dois anos, em períodos compreendidos entre novembro e julho do ano seguinte, semanalmente. Em cada ponto de observação, foram retiradas amostras de solo com estrutura deformada para a quantificação das frações granulométricas ao longo do perfil. A estabilidade temporal foi observada pelo comportamento dos valores nos 40 pontos ao longo do tempo, os quais mantiveram a sua característica, independentemente do tempo de amostragem, o que pôde ser comprovado por meio do coeficiente de correlação de Pearson utilizado entre datas de observação. Por meio da técnica da diferença relativa, foi possível identificar os pontos que, independentemente de tempo, estimaram a média real do campo, os mais secos e os mais úmidos. O ponto 28 foi escolhido, em decorrência do valor da diferença relativa, como o ponto representativo da média, e identificou-se o ponto 15 como o mais seco e o 05 como o mais úmido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Pontos"

1

BUOSI, C. C. M. "Pontos singulares e pontos de Galois de quárticas planas singulares." Universidade Federal do Espírito Santo, 2011. http://repositorio.ufes.br/handle/10/4776.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T15:35:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_5026_.pdf: 387273 bytes, checksum: e056114288fed16d3d17bf49a24b91b6 (MD5) Previous issue date: 2011-08-04
Neste trabalho estudamos curvas planas projetivas singulares de grau quatro e seus pontos de Galois. Para isto, fixamos k, um corpo algebricamente fechado de característica zero, como o corpo de base de nossa discussão. Para entender a estrutura dos corpos de funções dessas curvas, usamos projeções: escolhemos um ponto P ∈ P2 e projetamos uma curva C ⊂ P2 sobre uma reta a partir de P, que ́é o centro da projeção. Esta projeção induz a extensão de corpos k(C) | k(P1 ), onde k(C) ́é o corpo de funções racionais de C. Queremos saber se existem corpos intermediários nesta extensão. Analisamos duas situações: P pertence à curva C e P não pertence a C.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mercado, Carlos Alberto Salazar. "Sobre a existência de pontos homoclínicos em vizinhanças de pontos fixos elípticos." Universidade Federal de Minas Gerais, 2013. http://hdl.handle.net/1843/EABA-98JJTP.

Full text
Abstract:
In this dissertation, we study certain aspects of symplectic diffeomorphisms in the plane near an elliptic fixed points. Our approach considers a Birkhoff formal norm to ensure the existence of hyperbolic and elliptic periodic orbits in every neighborhood of the elliptic fixed point and it will be shown that the set of real analytic symplectic diffeomorphisms with elliptic fixed point at zero and have elliptical orbits and hyperbolic in every neighborhood of zero is a residual subset. We will develop the theory of local invariant manifolds, we get a representation of the invariant manifolds as graph functions. Thus, you can ensure the proximity of the stable and unstable varieties two hyperbolic points in the same orbit. Finally, using the fact that diffeomorphism preserves area, prove that the stable and unstable varieties actually have the intersection point, thus obtaining an called homoclinic points. The main reference is a paper of Edward Zehnder [1] \Homoclinic points near elliptic fixed points".
Nesse trabalho, estudaremos o comportamento genérico dos difeomorfismos simpléticos no plano em torno de um ponto fixo elíptico. Nossa abordagem utiliza a forma normal de Birkhoff para garantir a existência de órbitas periódicas hiperbólicas e elípticas em cada vizinhança do ponto fixo elíptico e será mostrado que o conjunto dos difeomorfismos simpléticos analíticos reais, com ponto fixo elíptico no zero e que possuem órbitas elípticas e hiperbólicas em toda vizinhança do zero é um subconjunto residual. Desenvolveremos a teoria de variedades invariantes locais, e obtemos uma representação das variedades invariantes como gráfico de funções. Assim, será possível garantir a proximidade das variedades estável e instável de dois pontos hiperbólicos da mesma órbita. Finalmente, usando que o difeomorfismo preserva área demonstraremos que as variedades estável e instável de fato possuem ponto de interseção, obtendo assim, os pontos homoclínicos. A principal referência é o artigo do Edward Zehnder [1] \Pontos homoclínicos perto de pontos fixos elípticos".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nakano, Anderson Luis. "Superfícies de pontos dinâmicas." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-06052009-144752/.

Full text
Abstract:
O estudo do comportamento de fluidos é um antigo domínio das ciências da natureza. Ultimamente, fenômenos de engenharia que eram estudados empiricamente passaram a ser estudados com auxílio computacional. A Dinâmica de Fluidos Computacional (DFC) é a área da ciência da computação que estuda métodos computacionais para simulação de escoamento de fluidos, e muitas vezes é a forma mais prática, ou a única, de se observar fenômenos de interesse no escoamento. Este projeto de Mestrado procurou investigar, no âmbito da simulação de um escoamento bifásico, métodos computacionais para representar a interface entre dois fluidos imiscíveis. A separação dos fluidos por meio de uma interface é necessária para assegurar que, propriedades como viscosidade e densidade, específicas de cada fluido, sejam utilizadas corretamente para o cálculo do movimento de seus respectivos fluidos. Desenvolvemos um método lagrangeano sem a utilização de malhas com o objetivo de suprir algumas restrições de trabalhos prévios. Para representar a interface entre os dois fluidos, este método utiliza uma técnica de reconstrução de superfícies baseada em aproximações de superfícies algébricas de alta ordem. Os resultados numéricos reportados neste documento evidenciam o potencial da nossa abordagem
The study of the behaviour of fluids is an ancient field in natural sciences. Recently, engineering phenomena that were empirically studied started to be done with computacional aid. The Computational Fluid Dynamics (CFD) is the area of science that studies computational methods for computer simulation of fluid flow, and often is the most practical way, or the only, to observe phenomena of interest in flow. This Masters degree project sought to investigate, in the context of the simulation of biphasic flows, computational methods to represent the interface between two immiscible fluids. The separation of fluids by the means of an interface is required to ensure that, during the simulation, the physical properties of a fluid, like density and viscosity (specific of each fluid) are properly used in the calculus of the respective fluid motion. We developed a lagrangean method without the use of mesh with the goal of alleviating some of the previous works restrictions. To represent the interface between the two fluids, this method uses a surface reconstruction technique based on approximations of high order algebraic surfaces. The numerical results reported herein show the potential of our approach
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodriguez, Joan Neylo da Cruz. "Análise geoestatística multi-pontos." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20092013-113449/.

Full text
Abstract:
Estimativa e simulação baseados na estatística de dois pontos têm sido usadas desde a década de 1960 na análise geoestatístico. Esses métodos dependem do modelo de correlação espacial derivado da bem conhecida função semivariograma. Entretanto, a função semivariograma não pode descrever a heterogeneidade geológica encontrada em depósitos minerais e reservatórios de petróleo. Assim, ao invés de usar a estatística de dois pontos, a geoestatística multi-pontos, baseada em distribuições de probabilidade de múltiplo pontos, tem sido considerada uma alternativa confiável para descrição da heterogeneidade geológica. Nessa tese, o algoritmo multi-ponto é revisado e uma nova solução é proposta. Essa solução é muito melhor que a original, pois evita usar as probabilidades marginais quando um evento que nunca ocorre é encontrado no template. Além disso, para cada realização a zona de incerteza é ressaltada. Uma base de dados sintética foi gerada e usada como imagem de treinamento. A partir dessa base de dados completa, uma amostra com 25 pontos foi extraída. Os resultados mostram que a aproximação proposta proporciona realizações mais confiáveis com zonas de incerteza menores.
Estimation and simulation based on two-point statistics have been used since 1960\'s in geostatistical analysis. These methods depend on the spatial correlation model derived from the well known semivariogram function. However, the semivariogram function cannot describe the geological heterogeneity found in mineral deposits and oil reservoirs. Thus, instead of using two-point statistics, multiple-point geostatistics based on probability distributions of multiple-points has been considered as a reliable alternative for describing the geological heterogeneity. In this thesis, the multiple-point algorithm is revisited and a new solution is proposed. This solution is much better than the former one because it avoids using marginal probabilities when a never occurring event is found in a template. Moreover, for each realization the uncertainty zone is highlighted. A synthetic data base was generated and used as training image. From this exhaustive data set, a sample with 25 points was drawn. Results show that the proposed approach provides more reliable realizations with smaller uncertainty zones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ritter, Gerson Luis da Silva. "Pontos periódicos em aplicações caóticas." [s.n.], 1986. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/277268.

Full text
Abstract:
Orientador: Alfredo M. Ozorio de Almeida
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Fisica Gleb Wataghin
Made available in DSpace on 2018-07-16T19:57:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ritter_GersonLuisdaSilva_M.pdf: 3084211 bytes, checksum: 72d251e76d9f50a0ca89c7db57b87501 (MD5) Previous issue date: 1986
Resumo: Mostramos como, a partir da existência de pontos homoclínicos em um mapa, podemos assegurar a existência de órbitas períodicas. Calculamos a forma normal para um hamiltoniano periódico no tempo e para um mapa com um ponto fixo hiperbólico. Mostramos como um mapa pode ser derivado de um hamiltoniano e construimos esse hamiltoniano para um mapa. São calculados pontos períodicos de uma aplicação quadrática, que preserve a área e com um ponto fixo instável na origem. Através da forma normal de Birkoff para mapas encontramos as curvas invariantes da aplicação
Abstract: In this work it is shown that there exist periodic points in a map with homoclinic points. The normal form for a hamiltonian periodic in time as well as that for a map with a hyperbolic fixed point is calculated. It is shown how to obtain a map from a hamiltonian and how to construct a time periodic hamiltonian from a given map. The periodic points of a quadratic area-preserving map with a hyperbolic fixed point at the origin are computed. Using Birkhoff's normal forms for maps, the invariant curves for this map are obtained
Mestrado
Física
Mestre em Física
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Horita, Vanderlei Minori. "DICOTOMIAS EXPONENCIAIS E PONTOS HOMOCLÍNICOS." Universidade de São Paulo, 1993. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55135/tde-24082018-090454/.

Full text
Abstract:
Smale mostrou, usando a famosa construção do horseshoe, que para difeomorfismos com pontos homoclínicos transversais existe um conjunto invariante compacto no qual a ação de algum iterado do difeomorfismo é topologicamente conjugado à ação do shift de Bernoulli . Mostraremos este resultado utilizando o shadowing lemma. Nossa técnica básica é a teoria de dicotomias exponenciais.
Smale showed, using the famous horseshoe construction, that for diffeomorphisms with transversal homoclinic points there is a compact invariant set on which the action of some iterate of the diffeomorphism is topologically conjurate to the action of the Bernoulli shift. We will show this statement using the s-called shadowing lemma. Our basic technique is the theory of erxponential dichotomies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins, Juliana [UNESP]. "Bifurcações de pontos de equilíbrio." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/91149.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:24:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-05-07Bitstream added on 2014-06-13T20:07:58Z : No. of bitstreams: 1 martins_j_me_rcla.pdf: 650990 bytes, checksum: 197553843285b3dcdd899cddf89d0ab2 (MD5)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Neste trabalho caracterizamos o conjunto dos pontos de equilíbrio de um problema parabólico quasilinear governado pelo p-Laplaciano, p > 2, e do problema parabólico governado pelo Laplaciano
In this work we give a characterization set of the equilibrium points of a parabolic problem quasi-linear governed by the p-Laplacian, p > 2, and the a parabolic problem governed by the Laplacian
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Caritá, Lucas Antonio [UNESP]. "O índice dos pontos fixos." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/94352.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:27:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-02-18Bitstream added on 2014-06-13T20:16:07Z : No. of bitstreams: 1 000753998.pdf: 885291 bytes, checksum: e06a634b31c2012fc0b6d5e72ec13aa3 (MD5)
Este trabalho é espelhado no livro “Teoria do Índice” [1] de Daciberg Lima Gonçalves e José Carlos de Souza Kiihl, publicado em 1983 no 14o Colóquio Brasileiro de Matemática pelo IMPA. Para a leitura deste trabalho é necessário uma familiaridade prévia com Topologia Algébrica, na qual indicamos [2] e [3] para consulta. Inicialmente apresentaremos alguns pré-requisitos algébricos e topológicos necessários para o desenvolvimento do trabalho e a seguir estudaremos: pontos fixos de aplicações contínuas de X em X, em que X é um espaço topológico; Grau de Brouwer de aplicações contínuas de Sn em Sn (ou respectivamente (Bn+1; Sn) em (Bn+1; Sn)); Grau Local de uma aplicação contínua f de V em Sn em torno de um ponto Q 2 Sn, em que V Sn é um aberto e f1(Q) é um compacto e Índices dos Pontos Fixos de uma aplicação contínua de V em Sn, em que V Rn é um aberto
This work is based on the book titled “Teoria do Índice” [1] by Daciberg Lima Gonçalves and José Carlos de Souza Kiihl , published in 1983 in the 14o Brazilian Math Colloquium held by IMPA . In order to perform the reading of this work, a basic acquaintance from the algebraic topology is needed, on which we can indicate the following [2] and [3] references. Firstly, for the development of the work, some previous necessary algebraic and topological requirements are shown and the next topics will be studied: fixed points of continuous maps from X to X, where X is a topological space, Brouwer’s degree of continuous maps from Sn to Sn ( or respectively (Bn+1; Sn) to (Bn+1; Sn)), Local Degree of continuous maps from V to Sn around a point Q 2 Sn, where V Sn is an open set and f1(Q) is a compact set and Fixed Points Index of continuous maps from V to Sn, where V Rn is an open set
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Caritá, Lucas Antonio. "O índice dos pontos fixos /." Rio Claro, 2014. http://hdl.handle.net/11449/94352.

Full text
Abstract:
Orientador: João Peres Vieira
Banca: Alice Kimie Miwa Libardi
Banca: Ermínia de Lourdes Campello Fanti
Resumo: Este trabalho é espelhado no livro "Teoria do Índice" [1] de Daciberg Lima Gonçalves e José Carlos de Souza Kiihl, publicado em 1983 no 14o Colóquio Brasileiro de Matemática pelo IMPA. Para a leitura deste trabalho é necessário uma familiaridade prévia com Topologia Algébrica, na qual indicamos [2] e [3] para consulta. Inicialmente apresentaremos alguns pré-requisitos algébricos e topológicos necessários para o desenvolvimento do trabalho e a seguir estudaremos: pontos fixos de aplicações contínuas de X em X, em que X é um espaço topológico; Grau de Brouwer de aplicações contínuas de Sn em Sn (ou respectivamente (Bn+1; Sn) em (Bn+1; Sn)); Grau Local de uma aplicação contínua f de V em Sn em torno de um ponto Q 2 Sn, em que V Sn é um aberto e f����1(Q) é um compacto e Índices dos Pontos Fixos de uma aplicação contínua de V em Sn, em que V Rn é um aberto
Abstract: This work is based on the book titled "Teoria do Índice" [1] by Daciberg Lima Gonçalves and José Carlos de Souza Kiihl , published in 1983 in the 14o Brazilian Math Colloquium held by IMPA . In order to perform the reading of this work, a basic acquaintance from the algebraic topology is needed, on which we can indicate the following [2] and [3] references. Firstly, for the development of the work, some previous necessary algebraic and topological requirements are shown and the next topics will be studied: fixed points of continuous maps from X to X, where X is a topological space, Brouwer's degree of continuous maps from Sn to Sn ( or respectively (Bn+1; Sn) to (Bn+1; Sn)), Local Degree of continuous maps from V to Sn around a point Q 2 Sn, where V Sn is an open set and f����1(Q) is a compact set and Fixed Points Index of continuous maps from V to Sn, where V Rn is an open set
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martins, Juliana. "Bifurcações de pontos de equilíbrio /." Rio Claro : [s.n.], 2010. http://hdl.handle.net/11449/91149.

Full text
Abstract:
Orientador: Simone Mazzini Bruschi
Banca: Cláudia Buttarello Gentile
Banca: Marta Cilene Gadoti
Resumo: Neste trabalho caracterizamos o conjunto dos pontos de equilíbrio de um problema parabólico quasilinear governado pelo p-Laplaciano, p > 2, e do problema parabólico governado pelo Laplaciano
Abstract: In this work we give a characterization set of the equilibrium points of a parabolic problem quasi-linear governed by the p-Laplacian, p > 2, and the a parabolic problem governed by the Laplacian
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Pontos"

1

Asan, Ömer. Pontos kültürü. Sultanahmet, İstanbul: Belge Uluslararası Yayıncılık, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Peres, Arino. Contos & pontos. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Asan, Ömer. Pontos kültürü. Sultanahmet, Istanbul: Belge UluslararasYayincilik, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Medgyesi, Emese. Pontos idő: Novellák. Bukarest: Kriterion, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chicoadão. Pontos nos iii's!!!--. Luanda: Editorial Nzila, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Gilton S. Pontos cantados e riscados. São Paulo, SP, Brasil: Tríade, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Villari, Vicent. A que pontos chegamos. São Paulo, SP: Editora Prumo Ltda., 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Castro, Susana Rosária. Mil pontos de luz. [Lisboa]: Chiado, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gavioli, Prieto Rosângela, and Arantes Valéria Amorim, eds. Inclusão escolar: Pontos e contrapontos. São Paulo, SP: Summus Editorial, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martins, Wilson. Pontos de vista: Crítica literária. São Paulo: T.A. Queiroz, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Pontos"

1

Roller, Duane W. "Pontos." In Empire of the Black Sea, 9–24. Oxford University Press, 2020. http://dx.doi.org/10.1093/oso/9780190887841.003.0002.

Full text
Abstract:
The territory of Pontos was the northern coastal regions of Asia Minor, a rugged region that was a mixture of coastal Greek cities, Hittite and Assyrian outposts, and an indigenous population, noted for the unusual phenomenon of elaborate temple states. The region had long been known to the Greeks: Jason and the Argonauts were said to have passed along its coast. Its economy was primarily agricultural. It was also famous in Greek myth as the home of the Amazons. It was here that the Mithridatic kingdom has its origins, eventually coming to dominate the territory and its people.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Valle, Denise, Raquel Aguiar, Denise Nacif Pimenta, and Vinicius Ferreira. "Pontos de Partida." In Aedes de A a Z, 17–40. Editora FIOCRUZ, 2021. http://dx.doi.org/10.7476/9786557080986.0002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Roller, Duane W. "The Founder." In Empire of the Black Sea, 25–39. Oxford University Press, 2020. http://dx.doi.org/10.1093/oso/9780190887841.003.0003.

Full text
Abstract:
The Pontic state began with the ambitions of Mithridates I, known as “the Founder,” a refugee from the unforgiving politics of the generation after Alexander the Great. He sought refuge in the rugged country of northern Asia Minor and declared himself king in the early third century BC, establishing what came to be called the kingdom of Pontos, creating its first capital, the fortress city of Amaseia on the Iris River. He also established a foothold on the Black Sea coast at Amastris. By the time of his death in 266 BC, Pontos had begun to emerge as one of the new states of the Hellenistic world.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

"7 Asians in the Byzantine Pontos." In The Byzantine Turks, 1204-1461, 255–305. BRILL, 2016. http://dx.doi.org/10.1163/9789004307759_009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Roller, Duane W. "The Gathering Storm." In Empire of the Black Sea, 125–37. Oxford University Press, 2020. http://dx.doi.org/10.1093/oso/9780190887841.003.0009.

Full text
Abstract:
In 95 BC, a new king came to the throne of Armenia, southeast of Pontos. Tigranes II and Mithridates VI quickly became allies, with the former marrying the latter’s daughter. In a joint operation, both kings attacked Cappadocia, in southern Asia Minor on the Mediterranean. But the Romans, in the person of L. Cornelius Sulla, already had a presence in the region, and this led to the first clash between Pontos and the Roman Republic. Yet Mithridates was commemorated in Greece on the island of Delos, where a Mithridateion was built in his honor. But the Romans became ever more concerned about the king and sent a Roman commission to investigate his actions, which ordered the king to act with more restraint. He was totally offended, and events slipped toward war between Rome and Pontos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Roller, Duane W. "The Collapse of Pergamon." In Empire of the Black Sea, 74–94. Oxford University Press, 2020. http://dx.doi.org/10.1093/oso/9780190887841.003.0006.

Full text
Abstract:
Pharnakes was succeeded by his brother Mithridates IV in the early 150s BC. His reign was brief, and his son, the powerful Mithridates V, became king within a decade. Mithridates V ruled for thirty years; during his reign the important state of Pergamon, to the west of Pontos, came to an end with its territory willed to the Roman Republic. This gave Rome territory on the Asian mainland. At first Pontic policy was to support Roman ambitions: Mithridates V sent aid to them in their third war against Carthage. His international posture was recognized by the island state of Delos and elsewhere in the traditional Greek world. But around 120 BC he was assassinated at Sinope on the Black Sea, which had replaced Amaseia as the Pontic capital; he was the only Pontic king to suffer such a fate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gomes, Ana Carolina Do Nascimento, Aylla Roberta Da Silva Victer Ferreira, Elga Batista Da Silva, and Renata De Souza Nogueira. "IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS, PONTOS CRÍTICOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE GELADOS COMESTÍVEIS." In Gestão da produção em foco: uma abordagem holística. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200300559.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Branco, Lílian Soares Alves, Zeni Terezinha Gonçalves Pereira, Adilson Cristiano Habowski, and Míriam Benites Rios. "Evasão na EAD: pontos e contrapontos à problemática." In As Tecnologias na Educação: (re)pensando seus sentidos tecnopoiéticos, 104–21. Pimenta Cultural, 2019. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2019.959.104-121.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Belem, Pedro Augusto Correa Silva Pereira, Rafael Luiz Martins Monteiro, and Paulo Roberto Pereira Santiago. "VELOCIDADE DO SAQUE E DA DEVOLUÇÃO DE SAQUE NO TÊNIS DE CAMPO: COMPARAÇÃO ENTRE PONTOS DECISIVOS E PONTOS COMUM." In Educação Física e Áreas de Estudo do Movimento Humano 4, 95–108. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.04620150612.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

AMARAL, STEFÂNIO RAMALHO DO. "A ARGUMENTAÇÃO NA SENESCÊNCIA: DESIGN DE UM PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.079.

Full text
Abstract:
ESTE CAPÍTULO FOCA NO DESIGN DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO FOCADO NA PRÁTICA SISTEMÁTICA DE ARGUMENTAÇÃO COMO RECURSO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA IDOSOS TÍPICOS (SENESCENTES). A ARGUMENTAÇÃO É UMA ATIVIDADE SOCIAL DE NATUREZA EMINENTEMENTE DISCURSIVA REALIZADA ATRAVÉS DA DEFESA DE PONTOS DE VISTA E CONSIDERAÇÃO A PERSPECTIVAS CONTRÁRIAS, COM O OBJETIVO ÚLTIMO DE AUMENTO OU REDUÇÃO DA ACEITABILIDADE DAS PERSPECTIVAS EM QUESTÃO. DADO SEU POTENCIAL DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E DE REFLEXÃO, PROPÔS-SE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM DURAÇÃO DE DEZ SESSÕES (UMA POR SEMANA, COM DURAÇÃO TOTAL DE TRÊS MESES), DO QUAL PARTICIPARAM 15 IDOSOS ENTRE 60 E 75 ANOS. OS ARGUMENTOS FORAM ANALISADOS COM BASE NA UNIDADE DE ANÁLISE COMPOSTA POR ARGUMENTO (PONTO DE VISTA E JUSTIFICATIVA), CONTRA-ARGUMENTO E RESPOSTA. O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO DEMONSTROU SER UM RICO ESPAÇO PARA REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO DOS PARTICIPANTES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Pontos"

1

Camargo, Paulo Ricardo Da Silva, Newton Pimentel Ulhôa Barbosa, Antônio Valadão Cardoso, Paulo Santos Assis, and Afonso Pelli. "LEVANTAMENTO DE MOLUSCOS NÃO NATIVOS INVASORES EM UM TRECHO DA BACIA DO BAIXO RIO GRANDE." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1286.

Full text
Abstract:
Introdução: Espécies não nativas invasoras são aquelas que ocorrem fora de sua área de distribuição natural, e apresenta uma expressiva capacidade de distribuição na nova região ocupada e apresentam vantagens ecológicas (Interações bióticas e abióticas) em relação às espécies nativas. Nesse sentido, as espécies exóticas invasoras causam impacto ambiental e econômico. Objetivo: O presente trabalho objetivou levantar a malacofauna invasora no rio Grande. Materiais e Métodos: Foram realizadas coletas de 09 a 17 de dezembro de 2020, divididas em quatro campanhas. Foram amostrados sete pontos ao longo do rio Grande e o tributário Córrego Gameleira. Os pontos estão distribuídos nos municípios de Uberaba-MG (ponto 1); Água comprida-MG (pontos 2 e 6); Igarapava-SP (ponto 3), Delta-MG (pontos 4 e 5), Miguelópolis-SP (ponto 7). Para a amostragem biótica, foram realizadas cinco amostras aleatórias de sedimentos em cada ponto. Para isso foi utilizado um amostrador de mão (método dipping). Os materiais capturados foram acondicionados em sacos plásticos com 500 ml de formol. Em laboratório, os sedimentos foram lavados e triados em tamises de 2, 1 e 0,5 mm. Os organismos foram identificados com auxílio de livro de identificação específico. Nessa etapa também foi utilizado o estereomicroscópio. Resultados: Foram amostrados 342 indivíduos distribuído entre as duas classes: gastrópode e bivalve. A espécie mais abundante foi o Limnoperna fortunei (Dunker, 1857) com 307 (89,7%) indivíduos. Melanóides Turberculata (Müller, 1774) apresenta a segunda maior abundância com 53 exemplares (15,4%). O menos abundante foi Corbicula Fluminea (Müller, 1774) com 39 representantes (11,4%). Conclusão: O ponto 2 foi o local que apresentou a maior riqueza de espécie dentre todos os pontos amostrados. Esse ponto é o único que apresenta mata ciliares densas em ambos lados das margens. Pode-se inferir que a riqueza de espécie é dependente das características ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Parizotto, Ricardo, and Braulio Adriano De Mello. "Uma abordagem para minimizar pontos de verificação inúteis em simulações otimistas distribuídas." In XLVI Seminário Integrado de Software e Hardware. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/semish.2019.6563.

Full text
Abstract:
Arquiteturas distribuídas para modelagem e simulação podem escalar a execução de modelos grandes e complexos. Essas arquiteturas freqüentemente utilizam estratégias de ponto de verificação para garantir a execução de componentes síncronos e assíncronos. No entanto, a evitação completa de pontos de verificação inúteis é impraticável e pode reduzir drasticamente o desempenho da simulação. Neste artigo, apresentamos um conjunto de métricas para identificar pontos de verificação inúteis em tempo de execução. Além disso, estendemos uma decisão probabilística que emprega nossas métricas propostas para criar apenas pontos de verificação com alta probabilidade de serem carregados por operações de reversão. O método identifica pontos de verificação inconsistentes com base nos padrões de comunicação e na granularidade dos eventos desde a última reversão. Os resultados mostraram que as métricas propostas permitem reduzir o número de pontos de verificação inúteis sem impactos negativos no desempenho da simulação e supera as estratégias probabilísticas tradicionais em termos de tempo de reversão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mainardi Neto, Antonio Ivo de Barros, Juliana Silva Villa do Conde, Matheus Cemino Pimentel de Oliveira, Rafael Navarro Rada Borges, and Renato Graciano Maciel. "uso do BIM na manutenção e gestão de pontes e viadutos." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.617.

Full text
Abstract:
A crescente expansão dos possíveis usos do BIM motivou o desenvolvimento desta pesquisa, com o objetivo de avaliar processos de manutenção e gestão de pontes e viadutos através desta metodologia. Com o auxílio de nuvem de pontos e fotografias 360° levantadas por escaneamento a laser, foi realizada a modelagem BIM da condição existente da Ponte Eusébio Matoso, da cidade de São Paulo, e criado um objeto paramétrico representando as anomalias constatadas conforme a inspeção especial da ABNT NBR 9452:2019, para inserção e documentação no modelo. A aplicação deste processo permitiu a documentação e armazenamento das informações da inspeção no próprio modelo, possibilitando o uso contínuo dos dados e a gestão do histórico das manutenções já realizadas na ponte, além de garantir a padronização das informações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Macedo, Lino de. "Consumismo Infantil: Pontos e contrapontos." In 2° Congresso Internacional Sabará de Especialidades Pediátricas. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/medpro-2cisep-001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Kirsneris, P., G. Costa, R. Damerau, M. M. Pereira, and F. Vilarino. "DIU NO PÓS-PARTO: PONTOS E CONTRAPONTOS." In VI Congresso Médico Universitário São Camilo. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/comusc2018-17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Marcelo R. A., André L. M. Martinez, and Douglas B. Costa. "Aplicação do Teorema de Ponto Fixo de Banach a uma Equação de Múltiplos Pontos de Fronteira." In XXXV CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. SBMAC, 2015. http://dx.doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Araújo, Jeremias, Carlos Lima, and Ricardo Roberto. "Uma Implementação de Pontos de Testes Baseados em Pontos de Função Aplicados em um Órgão Público na Paraíba." In the 2nd Brazilian Symposium. New York, New York, USA: ACM Press, 2017. http://dx.doi.org/10.1145/3128473.3128482.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

M. Batistela, Cristiane, Manuel A. M. Cabrera, and Jose R. C. Piqueira. "COVID-19: Estudo da imunização usando modelo SIR." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.979.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo estudar um modelo SIR com imunização. Um número de reprodução basal sem a estratégia de vacinação é obtido (R0) e outro núumero de reprodução basal com a imunização forcada é proposto, Rv. A existência do ponto de equilbrio endêmico esta condicionada ao Rv > 1 e o ponto de equilbrio livre de doença apresenta uma condição de bifurcação associada a taxa de imunização. A estabilidade local para ambos os pontos é discutida e sua relação com a taxa de imunização é apresentada. Finalmente, simulações numéricas são realizadas para apoiar o resultado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Gabriel de Carvalho, Priscila Solis Barreto, and Eduardo Alchieri. "Ajuste Dinâmico do Tráfego de Gerenciamento em Redes 802.11 Infraestruturadas com Baixa Mobilidade." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2018.2492.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos as redes sem fio vêm sendo utilizadas de forma mais ampla e seu monitoramento revela que ainda existem deficiências chaves na implementação do protocolo 802.11 que podem ser alteradas para melhorar a eficiência e o desempenho de ponta a ponta. Nessas redes, em que o meio é compartilhado, o tráfego de gerenciamento é um elemento essencial que entre outras funções permite manter a conectividade e promover qualidade do serviço. Entretanto, no caso em que as redes apresentam baixa mobilidade, as frequentes transmissões de quadros do tipo beacon pelos pontos de acesso causam uma sobrecarga nos canais que pode ser caracterizada como tráfego desnecessário, que aumenta linearmente a cada ponto de acesso adicional. Neste trabalho é apresentada uma proposta de alteração no protocolo 802.11 para dar suporte ao ajuste dinâmico do intervalo entre transmissões de quadros do tipo beacon, com o objetivo de aumentar a eficiência da rede. A proposta se baseia na observação de certos padrões de movimentação geográfica das estações que compartilhem o mesmo canal, sendo estes padrões incomuns em redes de baixa mobilidade e que podem indicar que estações se associarão ou dissociarão de um ponto de acesso em um futuro próximo. Os resultados de simulações mostram que o ajuste dinâmico pode ser eficaz e aumentar a vazão da rede em ambientes com estações de baixa mobilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Rheidner, and André Britto. "NSGA-III com Adaptação dos Pontos de Referência." In Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/eniac.2019.9312.

Full text
Abstract:
Algoritmos Evolucionários Multi-objetivo enfrentam dificuldades na resolução de problemas com mais de 3 objetivos, os chamados Problemas de Otimização com Muitos Objetivos. Novos algoritmos então surgiram para contornar este problema, entre eles NSGA-III, que explora o conceito de pontos de referência para realizar a seleção de soluções. Porém, certas limitações ainda são apresentadas pelo algoritmo que pode ser melhorado. Assim, este trabalho propõe dois processos de adaptação dos pontos de referência no algoritmo NSGA-III, baseado no algoritmo MOEA/D-AWA. Os algoritmos com os dois processos propostos foram avaliados, buscando verificar se o processo de adaptação proposto melhora o desempenho do NSGA-III.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Pontos"

1

Casas, Josep, Josep M. Nolla, and Marc Prat. El jaciment altmedieval de la plaça dels Maristes (Pontós, Alt Empordà). Edicions de la Universitat de Lleida, 2017. http://dx.doi.org/10.21001/rap.2017.27.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Paulen, R. C., and A. Plouffe. Surficial geology of the Bushe River - Ponton River area (NTS 84K/NE). Natural Resources Canada/ESS/Scientific and Technical Publishing Services, 2007. http://dx.doi.org/10.4095/223766.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Westervelt, James D. Digital Discover of Ephemeral Ponds. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, August 2012. http://dx.doi.org/10.21236/ada585112.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Stankovich, M. T. Data validation report for the 100-D Ponds Operable Unit: 100-D ponds sampling. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), January 1994. http://dx.doi.org/10.2172/10120475.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hartman, M. J. 100-D Ponds groundwater quality assessment. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), April 1996. http://dx.doi.org/10.2172/10148811.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Crosby, David, Brian Nerrie, and Cynthia L. Gregg. Edible Aquatic Plants in Farm Ponds. Blacksburg, VA: Virginia Cooperative Extension, January 2021. http://dx.doi.org/10.21061/cnre-127np.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Author, Not Given. 216-B-3 expansion ponds closure plan. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), October 1994. http://dx.doi.org/10.2172/10105959.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Petersen, S. W. 100-D Ponds closure plan. Revision 1. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), September 1997. http://dx.doi.org/10.2172/631140.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ryan, G. W. ,. Westinghouse Hanford. Excavations in Hanford ponds, cribs, or ditches. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), September 1996. http://dx.doi.org/10.2172/657979.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ryan, G. W. ,. Westinghouse Hanford. Excavations in Hanford ponds, cribs, or ditches. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), July 1996. http://dx.doi.org/10.2172/657348.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography