Academic literature on the topic 'Pontos de descarga'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Pontos de descarga.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Pontos de descarga"

1

Thebaldi, Michael S., Delvio Sandri, Alberto B. Felisberto, Marco S. da Rocha, and Sebastião Avelino Neto. "Qualidade da água para irrigação de um córrego após receber efluente tratado de abate bovino." Engenharia Agrícola 33, no. 1 (February 2013): 109–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162013000100012.

Full text
Abstract:
A qualidade da água de irrigação é de fundamental importância para não comprometer a qualidade dos produtos e o funcionamento dos equipamentos de irrigação, especialmente quando são diluídos outros compostos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do lançamento de efluente de abate de bovinos tratado sobre a qualidade da água para fins de irrigação do Córrego Jurubatuba, Anápolis-GO. As amostras de efluente e água foram obtidas em seis diferentes dias e nos seguintes locais: na descarga do efluente tratado antes do lançamento no córrego -P1, 50 m a montante do ponto de descarga -P2, 50 m a jusante do ponto de descarga -P3 e 120 m a jusante do ponto de descarga -P4. Analisaram-se os sólidos dissolvidos, pH, ferro, dureza, sódio, cálcio, magnésio, manganês, RAS, boro e DBO. Constatou-se risco médio ou alto de entupimento de emissores pelo uso do efluente na irrigação localizada, quando foram considerados pH, sólidos dissolvidos, ferro, dureza e manganês. A água dos locais avaliados no Córrego Jurubatuba apresentou risco médio de entupimento e restrição de uso moderada em relação a problemas de infiltração de água no solo. Em todos os pontos avaliados, as concentrações de DBO foram superiores aos limites para irrigação de vegetais consumidos in natura e cozidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Correia, Wagner, Ana Francisca Gomes da Silva, Valéria Flávia Batista-Silva, Dayani Bailly, Renata Ruaro, and Aparecido Leandro Zwang Helfenstein. "Water Quality of a Stream Subject to the Release of Industrial Effluent in an Environmental Protected Area." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 8, Ed.esp. (May 20, 2015): 9. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2015v8ned.esp.p9-25.

Full text
Abstract:
This study evaluated the water quality of the Peri-Poçu Stream, Upper Paraná River basin, which is subjected to the effects of daily discharge of industrial effluent. Water samples were collected in August, September, November and December, 2013, at three sites (discharge of the effluent, upstream and downstream). At these sites, we determined temperature, pH, electrical conductivity (EC), dissolved oxygen (DO), biochemical oxygen demand (BOD) and flow (Q). The pollutant load was estimated at each site to assess the role of the effluent as a polluter. From the ordination generated by the Principal Components Analysis we observed a clear spatial distinction, with the sites of discharge and downstream distinguished from the upstream site by the highest EC, BOD and pH, and by the lowest values of DO and Q. The mean values of the pollutant load were significantly different between sites, with the highest value found at the site of effluent discharge. The results highlight the need for efforts to better manage of water resources in the Mato Grosso do Sul State, especially those located in protected areas as is the case of the Peri-Poçu Stream in order to reduce costs to combat water pollution a and conserve natural resources. Qualidade da Água de um Córrego Sujeito a Descarga de Efluente Industrial em uma Área de Proteção Ambiental Este estudo avaliou a qualidade da água do córrego Peri-Poçu, bacia do alto rio Paraná, o qual está sujeito aos efeitos do despejo diário de efluente industrial. Amostras de água foram obtidas em agosto, setembro, novembro e dezembro/2012, em três pontos (descarga do efluente, montante e jusante). Foram determinados para os diferentes pontos: temperatura, pH, condutividade elétrica oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio e vazão. Para avaliar a contribuição do efluente como agente poluidor foi estimada a carga poluidora em cada ponto. A partir da ordenação gerada pela Análise de Componentes Principais observou-se nítida distinção espacial, com os pontos de descarga e jusante separarando-se do ponto montante pelos maiores valores de condutividade elétrica, demanda bioquímica de oxigênio e pH e pelos menores valores de oxigênio dissolvido e vazão. Os valores médios da carga poluidora diferiram significativamente entre os pontos, com o maior valor registrado no ponto de descarga do efluente. Os resultados evidenciam a necessidade de esforços para melhor gerenciamento dos recursos hídricos no estado do Mato Grosso do Sul, especialmente daqueles situados em unidades de conservação como é o caso do córrego Peri-Poçu, a fim de diminuir os custos de combate à poluição das águas e conservar os recursos naturais existentes. PALAVRAS-CHAVE: Recursos Hídricos; Parâmetros Físico-Químicos; Impactos Ambientais; Monitoramento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Thebaldi, Michael S., Delvio Sandri, Alberto B. Felisberto, Marco S. da Rocha, and Sebastião A. Neto. "Qualidade da água de um córrego sob influência de efluente tratado de abate bovino." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 15, no. 3 (March 2011): 302–9. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662011000300012.

Full text
Abstract:
As agroindústrias figuram entre as maiores fontes poluidoras das águas no Brasil, em função da grande quantidade de resíduos produzidos, contendo substâncias orgânicas, nutrientes, sólidos, óleos e graxas. O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito do lançamento de efluente de abate de bovinos sobre a qualidade da água do Córrego Jurubatuba, em Anápolis, GO. As amostras de efluente e a água foram obtidas em seis diferentes dias e em quatro posições, em relação ao ponto de lançamento: P1 - na saída do efluente tratado, antes do lançamento no córrego; P2 - 50 m à montante do ponto de descarga; P3 - 50 m à jusante do ponto de descarga e P4 - 120 m à jusante do ponto de descarga. Analisaram-se as concentrações de OD, DBO, DQO, amônia, nitrito e nitrato. Os valores de DBO em todos os pontos de coleta no Córrego Jurubatuba foram superiores aos padrões descritos na Resolução do CONAMA nº 357/2005 para cursos de água da classe 2. O lançamento de efluente no Córrego Jurubatuba elevou os valores de DBO e DQO no ponto P3, enquanto no ponto P4 foi semelhante aos valores obtidos antes do lançamento de efluente. As concentrações de oxigênio dissolvido, amônia, nitrito e nitrato, não sofreram alterações significativas no córrego.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Delineide P., Adriana Z. Kronka, Leandra M. Barrozo, Rouverson P. Da Silva, Apolyana L. Souza, Breno M. S. e. Silva, and Rita De C. Panizzi. "Efeito da colhedora, velocidade e ponto de coleta na contaminação de sementes de soja por fungos." Revista Brasileira de Sementes 31, no. 3 (2009): 160–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222009000300018.

Full text
Abstract:
A pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a qualidade sanitária de sementes de soja cv. Coodetec 217, colhidas por duas colhedoras operando em velocidades e pontos de coleta distintos. O delineamento foi inteiramente casualizado, no esquema fatorial 2x2x2. Os tratamentos foram constituídos por duas máquinas Massey Ferguson (MF 2003 e MF 2004), duas velocidades (4 e 7 Km.h¹) e dois pontos de coleta (tanque graneleiro e saída do tubo de descarga). A sanidade foi avaliada pelo método do papel de filtro, com quatro repetições de 50 sementes. Houve interação significativa para os fatores colhedora e ponto de coleta para a incidência de Penicillium sp. e Fusarium sp., entre colhedora e velocidade para Aspergillus spp., e, entre velocidade e ponto de coleta para Penicillium sp.. A presença de fungos associados às sementes, principalmente, Cladosporium sp. e Fusarium sp., independe do tipo de colhedora. Uma menor contaminação fúngica é observada nas sementes coletadas na saída do tubo de descarga à 4 Km.h-1. Para Fusarium sp., Aspergillus spp., e Penicillium sp. existe uma dependência dos fatores sobre suas incidências nas sementes da cultivar analisada, sob as condições estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Fernando Felisberto da, Renan Lopes Escovar, Naymã Pinto Dias, and Larissa Canhadas Bertan. "PONTOS CRÍTICOS EM UNIDADES ARMAZENADORAS DE ARROZ PARA OCORRÊNCIA DE INSETOS." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 25, no. 3 (August 7, 2017): 223–29. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v25i3.731.

Full text
Abstract:
O Rio Grande do Sul é o principal estado produtor e armazenador de arroz do Brasil, com destaque para a região Fronteira Oeste. Objetivou-se, com este trabalho, detectar os pontos críticos para a ocorrência de insetos em duas unidades armazenadoras de arroz no município de Itaqui, Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Foram realizadas inspeções visuais em duas unidades armazenadoras durante o recebimento da safra 2010/2011 e estabelecidos os critérios de presença de insetos adultos e o acúmulo de impurezas, resíduos de grãos e poeira. Foram inspecionados: o pátio de estacionamento externo e interno, balanças, moegas de descarga, área de secagem, adjacências dos silos armazenadores, indústria de beneficiamento, unidades armazenadoras de produto finalizado, laboratório e classificação, elevadores e túneis. Os resultados apontaram como pontos críticos para ocorrência de pragas, o pátio de estacionamento externo e interno, a balança, as moegas de descarga, a área de secagem, as adjacências de silos, os pés de elevadores, as esteiras transportadoras e os túneis da indústria de beneficiamento. O acúmulo de poeira e os resíduos são os principais responsáveis pelos pontos críticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mascolo, R., A. B. Masuero, and D. C. C. Dal Molin. "Concreto usinado: análise da variação da resistência à compressão e de propriedades físicas ao longo da descarga do caminhão betoneira." Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 6, no. 2 (April 2013): 194–210. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952013000200003.

Full text
Abstract:
Visto a prática comum nos canteiros de obra da região de Porto Alegre, de coleta de amostras, para fins de ensaio e moldagem dos corpos-de-prova, logo da primeira porção do concreto descarregado do caminhão betoneira, somada à inexistência de normatização para aferição da qualidade do misturador e uniformidade da mistura e a importância dos ensaios de controle de qualidade dos concretos. O presente trabalho tem como meta analisar a uniformidade de misturas de concreto em caminhão betoneira. A fim de atingir os objetivos realizaram-se coletas de amostras em cinco pontos distintos, ao longo da descarga do concreto do caminhão betoneira, para 13 lotes (amassadas) de concreto convencional. Não houve a formação de um perfil representativo das variações de resistência conforme o ponto de coleta e não foi constatada variação significativa entre pontos de coleta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Reis, Diogo Cunha dos, Iseu Reichmann Losso, Marisa Angela Biazus, and Antônio Renato Pereira Moro. "Análise cinemática tridimensional do manuseio de carga na construção civil." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 30, no. 112 (December 2005): 27–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572005000200004.

Full text
Abstract:
O presente estudo aborda a simulação da atividade de descarga manual de sacos de cimento (m = 50kg) sob o enfoque biomecânico do movimento com o objetivo de identificar as alturas de descarregamento mais favoráveis para a preservação das estruturas musculoesqueléticas do trabalhador. Foram realizados estudos preliminares com fotos e filmagens da situação real para então efetuar a simulação em laboratório utilizando procedimentos de cinemetria tridimensional. Alguns pontos são discutidos no artigo, como o posicionamento vertical do cotovelo, situações que apresentam maiores valores quanto à aceleração do movimento, inclinação da coluna vertebral e movimentação corporal durante o instante de recebimento das sacas. A análise dos resultados permite concluir que, das diferentes alturas de descarga que foram simuladas, a que se mostrou mais favorável foi a de 1,2 metro a partir do solo, em que a extensão do braço não ultrapassa a linha dos ombros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rodrigues, Letícia Mothé do Nascimento, Renato Pereira De Andrade, and Aloísio José Bueno Cotta. "CARACTERIZAÇÃO RESPIROMÉTRICA DA DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO DO SEDIMENTO (DBOS) E MODELAGEM DE SEUS IMPACTOS SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA." Revista Univap 22, no. 40 (April 18, 2017): 772. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1570.

Full text
Abstract:
A contribuição da matéria orgânica acumulada nos sedimentos do leito do rio São Mateus sobre a dinâmica do oxigênio dissolvido nas águas foi avaliada mediante a coleta e caracterização respirométrica de amostras de água e sedimento. A constante de desoxigenação do sedimento foi determinada e incluída nos parâmetros de entrada do modelo da capacidade autodepurativa desenvolvido para o rio São Mateus. Variações na constituição entre as amostras coletadas em dois pontos, um antes e outro após o rio receber os despejos da cidade de São Mateus-ES, foram estudados e revelaram que depois da cidade o teor de MO é mais de 30 vezes superior e que a velocidade de consumo de OD é mais de 5 vezes superior com relação ao ponto antes. Os valores obtidos para a constante, estão de acordo com as referências e demonstram o impacto da elevada descarga dos efluentes municipais, ricos em esgoto sanitário não tratado, sobre a qualidade dos sedimentos e das águas no ponto a jusante da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tapias-Rivera, Johanna, Christian Chacin-Zambrano, Oscar Guarín-Villamizar, and Juan Carlos Uribe-Caputi. "Evaluación de las características microbiológicas y fisicoquímicas del agua sometida a procesos de esterilización en autoclaves a vapor." Respuestas 22, no. 2 (July 1, 2017): 59. http://dx.doi.org/10.22463/0122820x.1175.

Full text
Abstract:
El presente trabajo describe las características fisicoquímicas y microbiológicas del agua antes y después de ser sometidas a un proceso de esterilización en un autoclave a vapor con carga de instrumental y paquetes de vestuario quirúrgico, con el fin de establecer el potencial para el posterior sin causar ningún efecto en la validez de la carga por ciclo. Las mediciones fueron descritas por separado, antes del primer proceso de esterilización, durante la etapa de descarga y de la entrada del agua que fue utilizada para dicho proceso. Para el desarrollo del proceso, se realizaron tres tomas de muestras con agua de osmosis y 5 correspondientes al agua directamente de grifo; posterior a cada toma de muestra se tomaron en cuenta los parámetros de esterilización, resoluciones ambientales y microbiológicas. Los resultados obtenidos mostraron significancia en los diferentes puntos de toma de muestras que llevaron a concluir alteraciones en el agua de osmosis en los diferentes puntos de muestra (entrada, chaqueta y descarga) del autoclave en lo relacionado a las características fisicoquímicas del agua obtenida de los puntos analizados del autoclave. Adicionalmente se observó presencia de coliformes totales y fecales, aerobios mesófilos que indicaron que el agua no es apta para recirculación dentro del autoclave.Palabras clave: Agua, autoclave, esterilización, vapor. Abstract The present study sought to describe the physico-chemical and microbiological characteristics of the water before and after being subjected to UN sterilization process steam autoclave load packages instrumental and surgical clothes, in order to establish its potential usefulness f back without causing any effect on the validity of the charging cycle. Were the measurements described Separately, Before the sterilization process, during the discharge stage and the entry of water that was used for this process. Development Process Three samplings were carried out with osmosis water and 5 for tap water Directly From; after each sample took into account the parameters of sterilization, Environmental Resolutions and microbiological obtained significant results in the different points of Sampling leading one Conclude Disturbances osmosis water at different points Sample (input, jacket Download and) the autoclave in relation to the physico-chemical characteristics of water obtained from the Points analyzed the autoclave, likewise presence of total and fecal coliforms was observed aerobic mesophilic bacteria which indicated that water is not suitable for recirculation within the autoclave.Keywords: Water, autoclave, sterilization steam. Resumo O presente trabalho descreve as características físico-químicas e microbiológicas da água antes e depois de ser submetido a um processo de esterilização em uma autoclave de vapor carregada com instrumentos e embalagens de vestuário cirúrgico, a fim de estabelecer o potencial para o posterior sem causar qualquer efeito sobre a validade da carga por ciclo. As medidas foram descritas separadamente, antes do primeiro processo de esterilização, durante a descarga e a fase de entrada da água que foi utilizada para o referido processo. Para o desenvolvimento do processo, foram colhidas três amostras com água de osmose e 5 correspondentes à água diretamente da torneira; Após cada amostragem, foram considerados os parâmetros de esterilização, as resoluções ambientais e microbiológicas. Os resultados obtidos mostraram diferenças significativas nos pontos de amostragem que levaram à conclusão de alterações na água de osmose nos diferentes pontos de amostra (entrada, revestimento e descarga) da autoclave em relação às características físicoquímicas da água obtida das amostras. pontos da autoclave. Além disso, observou-se a presença de coliformes totais e fecais, mesófilos aeróbicos que indicaram que a água não é adequada para a recirculação dentro da autoclave.Palavras-chave: Água, autoclave, esterilização, vapor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Neves, Rafael de Alencar, Fernando Rodrigues Da Silva, Jonas Santos, Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores, and Margarida Marchetto. "Avaliação da qualidade da água a jusante da Usina Hidrelétrica Manso - trecho entre Rosário Oeste e Pantanal Mato-Grossense, Brasil." E&S Engineering and Science 8, no. 3 (November 29, 2019): 37–49. http://dx.doi.org/10.18607/es201988658.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar e caracterizar qualitativamente a água da bacia hidrográfica do rio Cuiabá, sub-bacia do Rio Paraguai, no estado de Mato Grosso. Realizou-se campanhas de coleta durante os meses de setembro de 2014 a abril de 2015, nos períodos chuvosos e de estiagem, abrangendo quatro pontos: um à montante da zona urbana, dois nas proximidades de área urbana e um à jusante da área urbana. Determinou-se as seguintes variáveis físico-químicas: potencial hidrogeniônico, condutividade elétrica, sólidos dissolvidos totais, temperatura do ar e da água, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, demanda química de oxigênio, nitrogênio total Kjeldahl, fósforo total e variáveis microbiológicas coliformes totais e Escherichia coli. Além disso, determinou-se a descarga líquida nos pontos amostrais. Os resultados obtidos foram confrontados com a Resolução CONAMA nº. 357/2005, inferindo e corroborando com as transformações ocorridas na qualidade da água superficial e as intervenções antrópicas, como a urbanização, ao entorno da bacia frente a infraestrutura sanitária deficiente, demonstrando, assim, necessidade de maior harmonia entre as atividades humanas e a gestão e gerenciamento dos recursos hídricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Pontos de descarga"

1

Ferreira, António Filipe Vilar. "Diagnóstico da rede de águas pluviais nas bacias urbanas do setor poente de Aveiro = (Santiago – Universidade)." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23564.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia do Ambiente
O crescimento das áreas urbanas provoca um aumento da impermeabilização do solo que por sua vez conduz ao aumento dos caudais de escoamento superficial das águas pluviais levando assim à ocorrência de inundações mais frequentes. No caso da cidade de Aveiro as fortes precipitações que por vezes ocorrem aliada à morfologia atual de algumas áreas da cidade originam todos os anos situações de alagamento. Neste projeto, é feita a identificação da rede de águas pluviais existente no sector poente da cidade de Aveiro na área compreendida entre o bairro de Santiago e a Universidade. Recorrendo ao modelo Storm Water Management Model (SWMM) é feita uma simulação dos cudais resultantes a um evento de precipitação intensa, de forma a identificar os pontos críticos existentes. Dos resultados da simulação é possível concluir que a maior parte dos pontos críticos estão situados entre a Avenida da Universidade e o campus Universitário. Por fim, são apresentadas duas soluções para tentar eliminar os pontos críticos identificados, sendo que essas soluções têm como ideia base a utilização do esteiro de S.Pedro como um novo ponto de descarga, eliminando assim a ligação que existe entre o bairro de Santiago e a Universidade. Com a simulação e avaliação das soluções conclui-se que as soluções propostas são viáveis e que minimizam e em certos casos eliminam os pontos críticos da área de estudo
The growth of urban areas causes an increase in the waterproofing of the soil, which leads to increase the flows of surface runoff from rainwater, leading to the occurrence of more frequent floods. In the case of the city of Aveiro the strong precipitations that sometimes occur, allied to the current morphology of some areas of the city, originate situations of flooding every year. In this project, identifies the existing rainwater network in the western sector of the city of Aveiro in the area between Santiago neighborhood and the University. Then, using the Storm Water Management Model (SWMM), a simulation is performed for an intense precipitation event to identify the existing critical points. From the results of the simulation it’s possible to conclude that most of the critical points are located between the University Avenue and the University campus. Finally, two solutions are presented to try to eliminate the identified critical points, and these solutions are based on the use of S.Pedro stele as a new point of discharge, thus eliminating the connection between the Santiago district and the University. With the simulation and evaluation of the solutions it’s concluded that the proposed solutions are feasible and that they minimize and, in some cases, eliminate the critical points of the study area.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dias, Rosilene Nietzsch. "Nova metodologia para identificação de pontos críticos de desempenho em linhas de transmissão baseada na aplicação de sistemas de localização de descargas atmosféricas." Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. http://hdl.handle.net/1843/SVFO-6XQNDX.

Full text
Abstract:
The modern Lightning Location Systems (LLS) are the most advanced tool to provide lightning data in a wide scale range. Despite the LLS potentiality, the use of LLS data to support the design and operation activities in electric power systems is still relatively poor. In this work an original methodology was developed. It explores the application of LLS data combined to evaluations based on transmission line data to define critical spots along the line in terms of lightning performance. This allows determining the structures (towers or poles) where protection investments are recommended. The methodology is based on the determination of backflashover risk for each transmission line structure. The methodology was applied to real transmission lines and good results were achieved.
Os modernos Sistemas de Localização de Descargas Atmosféricas (LLS) constituem-se na mais avançada ferramenta para aquisição de dados de descargas atmosféricas em larga escala. A despeito de sua potencialidade, a aplicação destes sistemas para suporte às atividades de projeto e operação de Sistemas Elétricos de Potência é ainda relativamente pobre. Neste trabalho foi desenvolvida uma metodologia original, que explora a aplicação do LLS em conjunto com avaliações baseadas em dados de linhas de transmissão para definir os pontos críticos das mesmas quanto ao desempenho frente a descargas atmosféricas e para indicar as torres críticas da linha. Nestas, devem ser concentrados os investimentos em proteção. A metodologia se baseia na determinação do risco de ocorrência de backflashover por torre da linha. A metodologia foi aplicada a linhas de transmissão reais, apresentando resultados satisfatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Matsuoka, Carla Romero. "Qualidade do óleo de fritura de mandioca: correlação entre dados analíticos e sensoriais para determinação do ponto de descarte." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11141/tde-09092009-083416/.

Full text
Abstract:
A fritura é um procedimento que confere aos alimentos características sensoriais de cor, aroma, textura e sabor diferentes. Neste processo a matéria graxa é exposta a agentes de deterioração que promovem a quebra dos triglicerídeos, a oxidação e a polimerização em função do tempo de uso, provocando perdas sensoriais e nutricionais nos alimentos fritos e no próprio óleo. A falta de regulamentação no Brasil que defina o ponto de descarte dos óleos de fritura faz com que este seja realizado de forma subjetiva. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar óleo de soja em fritura de mandioca em toletes em diferentes períodos e correlacionar resultados de análise sensorial aos analíticos para determinar o ponto de descarte. As operações de fritura com óleo de soja refinado foram realizadas a 170ºC por períodos de 1h06min, 2h, 3h05min, 6h54min e 15h40min. As determinações analíticas realizadas nos óleos foram de ácidos graxos livres (em porcentagem de ácido oléico), teor de compostos polares totais (CPT), absortividade em 232nm e 270nm, período de indução (PI) em Rancimat e composição em ácidos graxos. Nas mandiocas cozidas e fritas foram determinados a umidade e o teor lipídico. Os índices de deterioração indicaram incidência maior de deterioração com o aumento do uso do óleo na fritura. Verificou-se que nos períodos de 1h06min, 2h e 3h05min não houve alterações hidrolíticas, mas sim oxidativas, detectadas pelas análises de CPT e absortividade no UV. Concomitantemente, ocorreu a diminuição da resistência à oxidação, verificado por menores PI´s nos períodos mais longos de fritura. A composição em ácidos graxos dos óleos de fritura não apresentou alteração significativa. A umidade da mandioca apresentou-se cada vez menor com os períodos mais longos de fritura. A análise sensorial foi conduzida em três fases: seleção de provadores, em duas etapas, treinamento e avaliação final para as características de cor, aroma, viscosidade e sabor. Para fins de treinamento e seleção dos provadores, óleo termoxidado foi produzido por aquecimento a 170ºC por 15 e 32 horas. Os resultados da fase de seleção demonstraram que os candidatos a provadores conseguiram diferenciar os óleos com base no CPT dos óleos puro e termoxidado nas duas etapas envolvidas. Já durante o treinamento, o óleo com 15h40min de fritura foi indicado para descarte pela característica aroma. Na fase final, foi a característica de sabor que determinou a indicação de descarte, coincidindo com a indicação analítica de maior estado de deterioração oxidativo do óleo.
Food frying is a procedure which enhances food sensory characteristics of color, texture and flavor. In this process fat is exposed to deterioration agents that promote breakdown of triglycerides, oxidation and polymerization, leading to losses in sensory and nutritional quality of the fried food and in the oil itself. The lack of regulations that determine the extent of frying oil use in Brazil subjects it to a personal judgment. The aim of the present study was to evaluate analytically and sensorially cassava fried in soybean oil for different periods of time and correlate these results in order to determine the point of disposal. Frying operations were conducted with RBD soybean oil at 170 °C for periods of 1h06min, 2h, 3h05min, 6h54min and 15h40min. Oil was analytically characterized by free fatty acids (as percentage of oleic acid), total polar compounds content (TPC), absorptivity at 232nm and 270nm, induction period (IP) from Rancimat and fatty acid composition. Moisture and fat content were determined in the fried and cooked cassava from all periods of heating. Results indicated increase of analytical indexes with longer frying periods. Oils from 1h06min, 2h and 3h05min frying periods showed no hydrolytic changes, however oxidation occurred detected by increases in CPT and UV absorptivity. At the same time, resistance to oxidation decreased as shown from lower IP´s at each increase in oil use. The fatty acid composition was not significantly affected by the periods of frying. Cassava moisture reduced with the longer periods of frying. Sensory analysis was performed in three phases: selection of panelists in two steps, training and final evaluation of color, odor, viscosity and taste characteristics. For these analysis, soybean oil was termoxidized by heating under 170°C for 15 and 32 hours. The results of the selection phase of candidates showed that the panelists were able to differentiate pure from thermoxidized oil based on their TPC. Even during training, panelists indicated the odor of oil from 15h40min to be discarded. In the final phase, taste was the characteristic that led to significant indication of disposal of this same oil, reassuring analytical results of high oxidative status.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bastos, Renan Fernandes. "Sistema de gerenciamento para carga e descarga de baterias (chumbo-ácido) e para busca do ponto de máxima potência gerada em painéis fotovoltaicos empregados em sistemas de geração distribuída." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18153/tde-27032013-093519/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa o desenvolvimento de um sistema de carga e descarga de baterias de chumbo-ácido para sistemas de geração distribuída acoplada a um conjunto de painéis fotovoltaicos e conectada à rede elétrica. O conjunto de painéis opera de forma a maximizar a energia gerada através de um algoritmo MPPT (Maximum Power Point Tracking) e a rede elétrica opera como rota para o excedente produzido pelos painéis. Para que a bateria possa ser carregada e descarregada com eficiência evitando sobrecargas e descarregamentos profundos, uma metodologia de estimação do estado de carga da bateria é implementada visando um controle mais eficiente (maximizando a vida útil da bateria) e um melhor aproveitamento da energia armazenada. Para o gerenciamento da carga e descarga do banco de baterias é utilizada uma topologia bidirecional (Boost-Buck) com controlador fuzzy P+I para estabilização de corrente ou tensão. Em relação à técnica de controle para o sistema PV, um controlador PI clássico é utilizado para regular a tensão terminal e ponto de máxima potência que é definido por um algoritmo de perturbação e observação (P&O). Para validar os controladores e os modelos teóricos desenvolvidos é construído um protótipo do sistema. São analisados, também, o comportamento do sistema de carga das baterias e painel fotovoltaico sob condições extremas como queda abrupta de irradiação solar, desconexão inesperada dos painéis e mudanças no ponto ótimo de funcionamento dos mesmos.
The present work aims to develop a system of charging and discharging lead-acid batteries for distributed generation connected to a set of photovoltaic panels, and used in grid connected applications. The set of panels operates to maximize the energy produced by means of an MPPT (Maximum Power Point Tracking) algorithm and the power grid absorbs the extra power produced by the panels. For charging and discharging the battery pack and to prevent overload and deep discharge, a methodology for estimating the state of charge is implemented in order to obtain an efficient control technique (maximizing battery life), and more efficient use of the stored energy. To manage the charging and discharging of the battery bank a bidirectional topology (Boost-Buck) with fuzzy P+I controller for stabilization of current or voltage is used. To regards the PV control technique, a classical PI controller is employed to regulate the PV terminal voltage, and the maximum power point is determined by a perturb and observe (P&O) algorithm. To validate the controllers and the theoretical models developed is built a prototype system, and analyzed the behavior of the batteries charger and photovoltaic panel under extreme environmental conditions such as abrupt decrease of solar irradiation, unexpected panels disconnection and changes of the maximum power point of the panels.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Pontos de descarga"

1

MARTINS DE OLIVEIRA JÚNIOR, GERALDO, PAULA MARIA ALVES PEREIRA MARQUES DA COSTA, and SIMONE LIMA DOURADO XIMENES RODRIGUES. "ANÁLISE AMBIENTAL ATRAVÉS DE TRILHA INTERPRETATIVA EM ESPAÇO URBANO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.078.

Full text
Abstract:
A ATIVIDADE OBJETIVOU ANALISAR AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE UM ESPAÇO URBANO POR MEIO DE UMA TRILHA INTERPRETATIVA NO MUNICÍPIO DE SERRITA/PE. A PESQUISA FOI REALIZADA SEGUINDO 4 ETAPAS: 1- TRILHA EM AMBIENTE URBANO; 2- ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS PONTOS OBSERVADOS NA TRILHA COM A ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS PARA A MELHORIA DO AMBIENTE VISITADO; 3- EXPOSIÇÃO DAS PROPOSTAS ELABORADAS E RODA DE CONVERSA. DURANTE A TRILHA OS ALUNOS OBSERVARAM CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS MARCANTES, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE À PRESENÇA DE RESÍDUOS SÓLIDOS E PLANTAS EXÓTICAS NO PERCURSO. ALÉM DISSO, FOI CONSTATADO QUE O ESPAÇO VISITADO NÃO APRESENTAVA LIXEIRAS E POSSUÍA BAIXA ILUMINAÇÃO. OS ALUNOS DESTACARAM, A NECESSIDADE DA INSTALAÇÃO DE BANCOS, CAMPANHAS RELACIONADAS AO NÃO DESCARTE DE LIXOS DESORDENADAMENTE, FIXAÇÃO DE PLACAS DE ORIENTAÇÃO E MAIOR ILUMINAÇÃO NO LOCAL. A TRILHA POSSIBILITOU A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO COM GRANDE POTENCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, PODENDO SER UTILIZADO POR VÁRIAS DISCIPLINAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

GABRIEL SILVA SILVA, JOÃO, and REGINALDO DOS SANTOS. "A ORLA DO CAIS DE ALTAMIRA-PA: UMA PROPOSIÇÃO DE ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.043.

Full text
Abstract:
ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, INICIADA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019, COM O OBJETIVO DE DESTACAR PONTOS QUE PERMITEM CONSIDERAR A ORLA DO CAIS DE ALTAMIRA-PA COMO UM ESPAÇO NÃO FORMAL VIÁVEL À PROMOÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS MAIS CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR NAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO TÉCNICA E INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, A PESQUISA USOU A TÉCNICA DA OBSERVAÇÃO DIRETA COM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO E REGISTRO FOTOGRÁFICO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE ESSE ESPAÇO NÃO FORMAL APRESENTA IMPORTANTE POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO ESCOLAR POR SER DE FÁCIL ACESSO E POR APRESENTAR ELEMENTOS QUE PODEM DESENCADEAR DIFERENTES PLANOS DE ESTUDO SOBRE DIFERENTES TEMÁTICAS PARA SEREM ABORDADOS POR MEIO DE DIFERENTES TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, EM DIFERENTES SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR, COMO POR EXEMPLO, ANALISAR O DESCARTE DE LIXO, ANALISAR O DESPEJO DO ESGOTO NO RIO QUE BANHA A CIDADE SÃO ALGUMAS DAS POSSIBILIDADES A SEREM TRABALHADAS NESTE LOCAL.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lopes, Izabelle Victória Silva, Tiago Cristiano Santos de Oliveira, and Luiz Antonio Soares Cardoso. "MAPEAMENTO DOS PONTOS DE DESCARTE INADEQUADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO BAIRRO CENTRO, BRAGANÇA/PA." In Consolidação do Potencial Científico e Tecnológico das Ciências Biológicas 2, 105–18. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.49220021210.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Pontos de descarga"

1

A. A. Viegas, Marcel, and Carlos Tavares da C. Jr. "Controladores baseados em lógica fuzzy para gerenciamento de carga e descarga de veículos elétricos a bateria em uma rede elétrica inteligente." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2441.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma ferramenta de gerenciamento de energia de uma rede elétrica inteligente que contém veículos elétricos. A técnica de otimização utilizada foi o Recozimento Simulado, a fim de minimizar o custo total de energia da rede em estudo. Foram adotadas 3 estratégias de carregamento: carregamento na ponta, carregamento fora de ponta e carregamento inteligente, além de técnicas de gerenciamento pelo lado da demanda. Além do processo de carregamento, também será estudada a descarga da bateria dos veículos elétricos, preferencialmente na ponta da curva de carga, através da criação de uma estação de carregamento / descarregamento. Neste trabalho, o sistema usado é o IEEE-39 barras New England. Dois controladores fuzzy foram desenvolvidos, a saber, o controlador da estação de carregamento e o controlador Vehicle-to-Grid (V2G). Juntos, eles gerenciam o fluxo de energia adequado entre os Veículos Elétricos (VEs) e a rede. A descarga de energia para a rede a partir dos VEs ou a energia necessária para carregar os VEs é controlada e testada para o cenário em tempo real. Os resultados comprovaram a eficácia do método proposto e a importância de considerar além da distribuição e geração e transmissão em estudos de planejamento e expansão de sistemas de energia elétrica que contêm Veículos Elétricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tassara Calenzani, Henrique, and Ivan José da Silva Lopes. "Desempenho de Linhas de Distribuição de 138 kV Frente a Descargas Atmosféricas: Um Estudo de Caso de uma Linha Real." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2465.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo realizar um estudo de desempenho de uma linha de distribuição de 138 kV frente a descargas atmosféricas. O estudo de caso em questão utiliza a metodologia do Método dos Dois Pontos, a partir do software IEEE FLASH, considerando os vãos da linha separadamente. Também são apresentadas simulações computacionais a partir do software ATP, de modo a avaliar os valores de corrente crítica da linha de 138 kV. Com as análises e resultados foi possível verificar os parâmetros de importância em relação ao desempenho da linha, bem como a recomendação de melhorias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fernandes, Filipe C., Rodrigo M. S. Oliveira, Anderson J. C. Sena, Ramon C. F. Araújo, and Fabricio J. B. Brito. "Metodologia de Classificação de Descargas Parciais em Hidrogeradores Utilizando Mapas Auto-organizáveis de Kohonen." In XVIII Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wperformance.2019.6477.

Full text
Abstract:
A maneira mais utilizada para avaliação da condição da isolação estatórica em hidrogeradores é o monitoramento de descargas parciais (DPs). Neste trabalho, é apresentado um sistema de classificação de padrões de DPs usando mapas auto-organizáveis de Kohonen (SOM). Foram combinadas diversas técnicas da literatura para pré-processamento e visualização dos padrões. Propõe-se uma metodologia que obtém as fronteiras de separação no mapa Kohonen que maximizam a acurácia, além de automatizar a classificação de padrões desconhecidos. O mapa de Kohonen treinado apresentou alta taxa de acerto, generalizando o problema a ponto de evidenciar subgrupos associados a variações dos padrões de um mesmo tipo de DP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Souza Batista, Leandro, Luis Claudio De Oliveira Silva, and João Viana da Fonseca Neto. "Projeto de um Sistema de Suprimento de Energia para um Nanossatélite Educacional baseado em Busca do Ponto de Máxima Potência." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1034.

Full text
Abstract:
Um nanossatélite é um um tipo de satélite com massa variando entre 1 e 10 kg, desenvolvido para missões específicas para o seu tamanho. Ele é formado por vários subsistemas, cada um responsável por uma função. A redução no tamanho dos satélites ocorreu devido a miniaturização dos circuitos integrados e a padronização das estruturas de integração dos pequenos satélites. Neste trabalho é apresentado um projeto de um subsistema de suprimento de energia para um nanossatélite educacional, usando uma abordagem de monitoramento do ponto de máxima eficiência dos painéis solares. Foram feitos testes de ciclagem térmica das baterias de modo a verificar o comportamento das mesmas quando submetidas a variações de temperatura. Efetuaram-se também testes de carregamento solar das baterias através dos painéis fotovoltaicos, a fim de verificar o comportamento das correntes de carga e descarga das baterias. Através de simulação computacional, observou-se o comportamento do sistema EPS comparando o mesmo com e sem o auxílio do MPPT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carmem Sara Pinheiro de Oliveira, Oliveira, Rocha Maria Eduarda Fernandes Rocha, Nunes Kivia Moreira Nunes, Oliveira Maria Gabriella Pinheiro de Oliveira, and Souza Jairo Rodrigues de Souza. "DESCARTE INADEQUADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS AO LONGO DO LITORAL URBANO DE NATAL: CONCEPÇÃO DE USUÁRIOS ACERCA DA PRAIA DE PONTA NEGRA." In III Congresso Internacional das Ciências Agrárias. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.iiicointerpdvagro.2018.00414.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Eliton Janio Araujo. "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE IGARAPÉ-AÇU – PARÁ." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1759.

Full text
Abstract:
Introdução: A gestão de Resíduos Sólidos no Brasil toma força a partir da sanção da Lei Federal nº 12.305/2012, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, seus princípios, objetivos e instrumentos, além de definir diretrizes para a gestão de resíduos. A legislação condiciona para o acesso a recursos públicos para investimento no setor pelos entes federados, a elaboração de planos de resíduos sólidos. A educação ambiental figura-se como um dos instrumentos na implantação desta política e também é prevista como um dos conteúdos mínimos para a elaboração dos Planos Municipais e Estaduais. Objetivo: O objetivo do estudo foi identificar a presença da educação ambiental nas estratégias definidas pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município de Igarapé-Açu, Pará (PMGIRS). Materiais e métodos: O percurso metodológico para a realização do estudo compreendeu a realização de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fontes principais: legislações relacionadas ao tema, artigos científicos, pesquisa em sites e outros mecanismos eletrônicos, bem como a versão impressa do plano . Resultados: O PMGIRS possui em seu corpo 13 diretrizes, 89 estratégias e 50 metas. Das 89 estratégias analisadas 14 estão diretamente ligadas a Educação Ambiental e consistem na realização de campanhas educativas, as quais envolvem a separação, acondicionamento adequado e a reciclagem de resíduos sólidos. Outra ações presentes no documento são: o incentivo a implantação de pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis e elaboração de instrumentos informativos, como: guias, manuais e outros, os quais objetivam sensibilizar e mobilizar os munícipes para uma mudança cultural em relação ao meio. Conclusão: A educação ambiental é entendida como um processo que seja capaz de ajudar os indivíduos a construírem valores, hábitos e atitudes que possam repercutir na conservação do meio ambiente. Sua aplicação na gestão de resíduos sólidos torna-se uma ação essencial para o alcance dos resultados necessários para combater o consumismo e outras ações antrópicas que contribuem para os impactos gerados pelo descarte irregular de resíduos no meio ambiente. Portanto, acredita-se que o Município toma decisão acertada ao priorizar esta ferramenta nas estratégias para a execução do PMGIRS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Campos, Maíra Dias De Oliveira, Ivamara De Morais Silva, Lillian Monizy Mesquita Carlos, Priscila Figueiredo Brito De Azevedo, and Wandeclebson Ferreira Júnior. "A IMPORTÂNCIA DO MANEJO CLÍNICO PARA IDENTIFICAÇÃO DE APENDICITE AGUDA NA MULHER." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1460.

Full text
Abstract:
Introdução: A apendicite aguda é considerada um dos principais fatores que levam a cirurgias abdominais no mundo, podendo acarretar complicações que agravam o quadro clínico do paciente em um curto intervalo de tempo. Um ponto relevante para o seu diagnóstico é a obstrução do lúmen do apêndice vermiforme. Sinais clínicos como: dor abdominal difusa em região periumbilical, algia intensa na fossa ilíaca direita, fácies de dor, febre ou enjoo são comuns, por isso é importante que profissionais da saúde tenham uma boa base acerca do protocolo de rápida identificação do quadro do paciente para boas condutas. Objetivo: Ampliar a compreensão sobre a apendicite aguda através da análise de conduta em um caso clínico, bem como destacar a tutoria como estratégia eficiente para a formação profissional. Metodologia: Em tutoria, estudantes de Medicina discutiram o caso de uma paciente do sexo feminino, idosa, que deu entrada em um hospital do interior do Rio Grande do Norte após sentir dor abdominal difusa em região periumbilical com intensidade de uma escala de 9/10. Resultados: A paciente apresentava o abdome globoso, tenso, distendido, fígado não palpável, sem visceromegalias, com dor à palpação abdominal superficial e profunda em fossa ilíaca direita. Prontamente o profissional realizou o teste específico para apendicite aguda, identificando sinal de Blumberg e Rovsing positivo. Sabe-se que a dor causada pela inflamação do apêndice é difusa, dificultando localizar especificamente o local da dor. Para confirmação do diagnóstico, o rápido raciocínio clínico somado a boa execução do exame físico é fundamental para identificação do quadro agudo de apendicite, além do descarte de outras afecções, uma vez que, em mulheres, é comum que dores no quadrante inferior do abdômen se a semelhem as afecções do trato ginecológico como ovário policístico ou mesmo a Salpingite. Conclusão: O manejo profissional frente a suspeita de apendicite fora adequada, auxiliando na rápida condução do tratamento, visto que a demora do diagnóstico poderia levar a complicações. Assim, percebe-se a importância da atenção aos relatos de dor no quadrante inferior direito do abdômen, principalmente nas mulheres, atenção esta que pode ser melhor desenvolvida/treinada na vivência da tutoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa, Rejane Fontenele de, and Áurea Da Paz Pinheiro. "A EDUCAÇÃO E SEU PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE O LIXO." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1761.

Full text
Abstract:
Introdução: A educação e o seu poder de transformação social nos espaços onde está presente são notórios na sociedade. A Educação Ambiental possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de despertar mudanças de atitudes, a partir do seu aspecto participativo, pois atua na sensibilização e na conscientização do cidadão, estimulando-o a participar dos processos coletivos. Objetivos: Objetivou-se compreender como a Educação Ambiental contribui nos processos de construção de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente no que se refere ao lixo. Material e métodos: Realizou-se pesquisa bibliográfica e utilizou-se fontes documentais de informação, como artigos científicos, teses, dissertações, livros, legislações e sites. Para selecionar materiais utilizou-se as palavras-chave Educação Ambiental, Meio Ambiente, Educação, Lixo. Resultados: Sabe-se que os conteúdos sobre Meio Ambiente devem perpassar todas as áreas do conhecimento, buscar a transformação dos conceitos, a explicitação de valores, de modo que crie uma visão global e abrangente da questão ambiental, visualizando os aspectos físicos e histórico-sociais, assim como as articulações entre a escala local e planetária desses problemas, sempre vinculados à realidade cotidiana da sociedade, de modo que obtenha cidadãos mais participantes. O lixo é um elemento inerente à humanidade, principalmente ao modo de vida do homem urbano. A realidade nos grandes centros urbanos permitiu o seu crescimento em quantidade e diversidade, a ponto de exigir uma tomada de consciência urgente por parte da sociedade, do poder público e do setor privado, no sentido de reduzi-lo, modificá-lo e tratá-lo. Sabe-se que a sociedade que gera todo esse lixo acaba por ignorá-lo após o descarte, sem dar conta de tratá-lo, causando a poluição do ambiente. Conclusão: Dada a relevância do tema em estudo, é oportuno citar que contribui para o fortalecimento da consciência cidadã e ambientalmente correta, configurando reflexão e construção de valores perante diversas questões socioambientais enfrentadas atualmente. A Educação Ambiental, com foco no Lixo, é um problema sempre atual e que requer muita atenção de toda a sociedade devido os impactos que o mesmo causa ao meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Melo, Tatiane Fonseca de, Lucas Cabral Rocha, and Jerre Adriano Da Silva Junior. "HORTA VERTICAL: UM RECURSO PARA EXTENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1739.

Full text
Abstract:
Introdução: Desde a sua existência, o homem tem extraído da natureza os recursos necessários para sobreviver e, o mais importante é, sem dúvidas, a alimentação. O crescimento populacional exigiu o desenvolvimento de novas técnicas de cultivo/manejo para atender demandas cada vez maiores por alimento, assim, a agricultura de subsistência deu lugar ao agronegócio que, através do desmatamento aliado ao uso de agrotóxicos, pode causar sérios problemas ao meio ambiente e ao homem. Diante disso, a necessidade de conscientização acerca da preservação ambiental tem ganhado espaço, sobretudo no setor educacional, visto que, a partir da formação de cidadãos conscientes de seu papel é possível reavaliar e modificar as práticas que causam a degradação do meio ambiente. Objetivos: Como ferramenta de extensão da Educação Ambiental para a comunidade, objetivando criar elos mais fortes na busca pelo bem comum, alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Ipanguaçu promoveram uma oficina sobre a construção de hortas verticais com madeira reaproveitada. Material e Métodos: A oficina ocorreu na comunidade de Picadas, à 12km da instituição, onde foram apresentadas informações sobre o reaproveitamento de madeiras para construir a horta (tipos/formatos mais adequados, durabilidade, acomodação etc.) e as possíveis espécies que poderiam ser cultivadas ali. Além disso, discutiu-se o custo-benefício desse cultivo, considerando os preços da região, por exemplo, a pimenta de cheiro chegava a custar até cinco reais, enquanto as sementes para cultivo não chegavam a dois reais (dados de 2019). Ainda, como forma de incentivar a prática, um exemplar da horta vertical com algumas cultivares em crescimento, foi sorteado entre os moradores. Resultados: A análise qualitativa aponta que estes consideraram a atividade valiosa tanto do ponto de vista do benefício ambiental, por evitar o descarte inadequado de resíduos; quanto para a saúde, com a substituição de parte da alimentação por produtos de origem orgânica, ressaltando ainda, a possibilidade de alcançar uma renda extra com a comercialização dos produtos. Conclusões: Portanto, além de estender práticas da Educação Ambiental para a comunidade, a atividade contribuiu para a melhora da qualidade de vida e da segurança alimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Edilane Martins, Janaína Da Conceição Braga Silva, and Karina Silva Da Costa. "PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO COM ALUNOS DE 8º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO SESI TAGUATINGA/DF." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1800.

Full text
Abstract:
Introdução: Um dos maiores problemas enfrentados pela população mundial, ainda é o lixo e buscas por alternativas para o reaproveitamento desses resíduos, o que vêm crescendo em diversos projetos nas escolas. Sabe-se que óleos de cozinha são gerados em grande quantidade e, quando despejados em lugares impróprios e de forma incorreta causam a contaminação do corpo hídrico além de entupir a rede de esgoto. Sabendo disso, foi proposto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, adotada no currículo do SESI/DF, o Projeto Sabão Ecológico, que foi desenvolvido nas turmas de 8º ano do Ensino Fundamental do Sesi Taguatinga/DF, tendo como tema central da SNCT/2019 a Bioeconomia. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de reutilizar o óleo de cozinha como alternativa para amenizar os impactos causados por este, quando descartado de forma incorreta no ambiente. Material e Métodos: O trabalho foi desenvolvido nas aulas de Ciências, Matemática e Projetos em 2 etapas, consistindo na coleta de óleo de cozinha usado e divisão das turmas de 8º anos em 6 grupos menores, ficando cada grupo com um tópico para pesquisa: 1-Levantamento de dados sobre a utilização de óleo proveniente de frituras; 2- Impacto ambiental provocado pelo descarte inadequado de óleo; 3-História do surgimento do sabão; 4-Química da produção de sabão pelo processo de saponificação; 5- Confecção de folders ou panfletos para conscientização da comunidade escolar sobre a reutilização do óleo; 6- Confecção de receitas de diferentes tipos de sabão. A segunda etapa do trabalho consistiu na apresentação para toda a comunidade escolar durante a Feira de Ciências, por meio de apresentações que se deu por painéis, banners, maquetes, cartazes, slides impressos, além da entrega de sabão líquido e em barra para os convidados. Resultados: Todos os alunos envolvidos ficaram responsáveis pela produção de sabão em barra e sabão líquido, acompanhados pelas professoras orientadoras. Conclusão: Concluiu-se que o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas possibilita ampliar o conhecimento, tanto da comunidade escolar quanto dos educadores, tendo como ponto principal a integração da teoria e a prática a favor da conscientização e da preservação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography