To see the other types of publications on this topic, follow the link: Pontos de descarga.

Journal articles on the topic 'Pontos de descarga'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Pontos de descarga.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Thebaldi, Michael S., Delvio Sandri, Alberto B. Felisberto, Marco S. da Rocha, and Sebastião Avelino Neto. "Qualidade da água para irrigação de um córrego após receber efluente tratado de abate bovino." Engenharia Agrícola 33, no. 1 (February 2013): 109–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162013000100012.

Full text
Abstract:
A qualidade da água de irrigação é de fundamental importância para não comprometer a qualidade dos produtos e o funcionamento dos equipamentos de irrigação, especialmente quando são diluídos outros compostos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do lançamento de efluente de abate de bovinos tratado sobre a qualidade da água para fins de irrigação do Córrego Jurubatuba, Anápolis-GO. As amostras de efluente e água foram obtidas em seis diferentes dias e nos seguintes locais: na descarga do efluente tratado antes do lançamento no córrego -P1, 50 m a montante do ponto de descarga -P2, 50 m a jusante do ponto de descarga -P3 e 120 m a jusante do ponto de descarga -P4. Analisaram-se os sólidos dissolvidos, pH, ferro, dureza, sódio, cálcio, magnésio, manganês, RAS, boro e DBO. Constatou-se risco médio ou alto de entupimento de emissores pelo uso do efluente na irrigação localizada, quando foram considerados pH, sólidos dissolvidos, ferro, dureza e manganês. A água dos locais avaliados no Córrego Jurubatuba apresentou risco médio de entupimento e restrição de uso moderada em relação a problemas de infiltração de água no solo. Em todos os pontos avaliados, as concentrações de DBO foram superiores aos limites para irrigação de vegetais consumidos in natura e cozidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Correia, Wagner, Ana Francisca Gomes da Silva, Valéria Flávia Batista-Silva, Dayani Bailly, Renata Ruaro, and Aparecido Leandro Zwang Helfenstein. "Water Quality of a Stream Subject to the Release of Industrial Effluent in an Environmental Protected Area." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 8, Ed.esp. (May 20, 2015): 9. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2015v8ned.esp.p9-25.

Full text
Abstract:
This study evaluated the water quality of the Peri-Poçu Stream, Upper Paraná River basin, which is subjected to the effects of daily discharge of industrial effluent. Water samples were collected in August, September, November and December, 2013, at three sites (discharge of the effluent, upstream and downstream). At these sites, we determined temperature, pH, electrical conductivity (EC), dissolved oxygen (DO), biochemical oxygen demand (BOD) and flow (Q). The pollutant load was estimated at each site to assess the role of the effluent as a polluter. From the ordination generated by the Principal Components Analysis we observed a clear spatial distinction, with the sites of discharge and downstream distinguished from the upstream site by the highest EC, BOD and pH, and by the lowest values of DO and Q. The mean values of the pollutant load were significantly different between sites, with the highest value found at the site of effluent discharge. The results highlight the need for efforts to better manage of water resources in the Mato Grosso do Sul State, especially those located in protected areas as is the case of the Peri-Poçu Stream in order to reduce costs to combat water pollution a and conserve natural resources. Qualidade da Água de um Córrego Sujeito a Descarga de Efluente Industrial em uma Área de Proteção Ambiental Este estudo avaliou a qualidade da água do córrego Peri-Poçu, bacia do alto rio Paraná, o qual está sujeito aos efeitos do despejo diário de efluente industrial. Amostras de água foram obtidas em agosto, setembro, novembro e dezembro/2012, em três pontos (descarga do efluente, montante e jusante). Foram determinados para os diferentes pontos: temperatura, pH, condutividade elétrica oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio e vazão. Para avaliar a contribuição do efluente como agente poluidor foi estimada a carga poluidora em cada ponto. A partir da ordenação gerada pela Análise de Componentes Principais observou-se nítida distinção espacial, com os pontos de descarga e jusante separarando-se do ponto montante pelos maiores valores de condutividade elétrica, demanda bioquímica de oxigênio e pH e pelos menores valores de oxigênio dissolvido e vazão. Os valores médios da carga poluidora diferiram significativamente entre os pontos, com o maior valor registrado no ponto de descarga do efluente. Os resultados evidenciam a necessidade de esforços para melhor gerenciamento dos recursos hídricos no estado do Mato Grosso do Sul, especialmente daqueles situados em unidades de conservação como é o caso do córrego Peri-Poçu, a fim de diminuir os custos de combate à poluição das águas e conservar os recursos naturais existentes. PALAVRAS-CHAVE: Recursos Hídricos; Parâmetros Físico-Químicos; Impactos Ambientais; Monitoramento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Thebaldi, Michael S., Delvio Sandri, Alberto B. Felisberto, Marco S. da Rocha, and Sebastião A. Neto. "Qualidade da água de um córrego sob influência de efluente tratado de abate bovino." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 15, no. 3 (March 2011): 302–9. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662011000300012.

Full text
Abstract:
As agroindústrias figuram entre as maiores fontes poluidoras das águas no Brasil, em função da grande quantidade de resíduos produzidos, contendo substâncias orgânicas, nutrientes, sólidos, óleos e graxas. O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito do lançamento de efluente de abate de bovinos sobre a qualidade da água do Córrego Jurubatuba, em Anápolis, GO. As amostras de efluente e a água foram obtidas em seis diferentes dias e em quatro posições, em relação ao ponto de lançamento: P1 - na saída do efluente tratado, antes do lançamento no córrego; P2 - 50 m à montante do ponto de descarga; P3 - 50 m à jusante do ponto de descarga e P4 - 120 m à jusante do ponto de descarga. Analisaram-se as concentrações de OD, DBO, DQO, amônia, nitrito e nitrato. Os valores de DBO em todos os pontos de coleta no Córrego Jurubatuba foram superiores aos padrões descritos na Resolução do CONAMA nº 357/2005 para cursos de água da classe 2. O lançamento de efluente no Córrego Jurubatuba elevou os valores de DBO e DQO no ponto P3, enquanto no ponto P4 foi semelhante aos valores obtidos antes do lançamento de efluente. As concentrações de oxigênio dissolvido, amônia, nitrito e nitrato, não sofreram alterações significativas no córrego.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Delineide P., Adriana Z. Kronka, Leandra M. Barrozo, Rouverson P. Da Silva, Apolyana L. Souza, Breno M. S. e. Silva, and Rita De C. Panizzi. "Efeito da colhedora, velocidade e ponto de coleta na contaminação de sementes de soja por fungos." Revista Brasileira de Sementes 31, no. 3 (2009): 160–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222009000300018.

Full text
Abstract:
A pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a qualidade sanitária de sementes de soja cv. Coodetec 217, colhidas por duas colhedoras operando em velocidades e pontos de coleta distintos. O delineamento foi inteiramente casualizado, no esquema fatorial 2x2x2. Os tratamentos foram constituídos por duas máquinas Massey Ferguson (MF 2003 e MF 2004), duas velocidades (4 e 7 Km.h¹) e dois pontos de coleta (tanque graneleiro e saída do tubo de descarga). A sanidade foi avaliada pelo método do papel de filtro, com quatro repetições de 50 sementes. Houve interação significativa para os fatores colhedora e ponto de coleta para a incidência de Penicillium sp. e Fusarium sp., entre colhedora e velocidade para Aspergillus spp., e, entre velocidade e ponto de coleta para Penicillium sp.. A presença de fungos associados às sementes, principalmente, Cladosporium sp. e Fusarium sp., independe do tipo de colhedora. Uma menor contaminação fúngica é observada nas sementes coletadas na saída do tubo de descarga à 4 Km.h-1. Para Fusarium sp., Aspergillus spp., e Penicillium sp. existe uma dependência dos fatores sobre suas incidências nas sementes da cultivar analisada, sob as condições estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Fernando Felisberto da, Renan Lopes Escovar, Naymã Pinto Dias, and Larissa Canhadas Bertan. "PONTOS CRÍTICOS EM UNIDADES ARMAZENADORAS DE ARROZ PARA OCORRÊNCIA DE INSETOS." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 25, no. 3 (August 7, 2017): 223–29. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v25i3.731.

Full text
Abstract:
O Rio Grande do Sul é o principal estado produtor e armazenador de arroz do Brasil, com destaque para a região Fronteira Oeste. Objetivou-se, com este trabalho, detectar os pontos críticos para a ocorrência de insetos em duas unidades armazenadoras de arroz no município de Itaqui, Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Foram realizadas inspeções visuais em duas unidades armazenadoras durante o recebimento da safra 2010/2011 e estabelecidos os critérios de presença de insetos adultos e o acúmulo de impurezas, resíduos de grãos e poeira. Foram inspecionados: o pátio de estacionamento externo e interno, balanças, moegas de descarga, área de secagem, adjacências dos silos armazenadores, indústria de beneficiamento, unidades armazenadoras de produto finalizado, laboratório e classificação, elevadores e túneis. Os resultados apontaram como pontos críticos para ocorrência de pragas, o pátio de estacionamento externo e interno, a balança, as moegas de descarga, a área de secagem, as adjacências de silos, os pés de elevadores, as esteiras transportadoras e os túneis da indústria de beneficiamento. O acúmulo de poeira e os resíduos são os principais responsáveis pelos pontos críticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mascolo, R., A. B. Masuero, and D. C. C. Dal Molin. "Concreto usinado: análise da variação da resistência à compressão e de propriedades físicas ao longo da descarga do caminhão betoneira." Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 6, no. 2 (April 2013): 194–210. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952013000200003.

Full text
Abstract:
Visto a prática comum nos canteiros de obra da região de Porto Alegre, de coleta de amostras, para fins de ensaio e moldagem dos corpos-de-prova, logo da primeira porção do concreto descarregado do caminhão betoneira, somada à inexistência de normatização para aferição da qualidade do misturador e uniformidade da mistura e a importância dos ensaios de controle de qualidade dos concretos. O presente trabalho tem como meta analisar a uniformidade de misturas de concreto em caminhão betoneira. A fim de atingir os objetivos realizaram-se coletas de amostras em cinco pontos distintos, ao longo da descarga do concreto do caminhão betoneira, para 13 lotes (amassadas) de concreto convencional. Não houve a formação de um perfil representativo das variações de resistência conforme o ponto de coleta e não foi constatada variação significativa entre pontos de coleta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Reis, Diogo Cunha dos, Iseu Reichmann Losso, Marisa Angela Biazus, and Antônio Renato Pereira Moro. "Análise cinemática tridimensional do manuseio de carga na construção civil." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 30, no. 112 (December 2005): 27–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572005000200004.

Full text
Abstract:
O presente estudo aborda a simulação da atividade de descarga manual de sacos de cimento (m = 50kg) sob o enfoque biomecânico do movimento com o objetivo de identificar as alturas de descarregamento mais favoráveis para a preservação das estruturas musculoesqueléticas do trabalhador. Foram realizados estudos preliminares com fotos e filmagens da situação real para então efetuar a simulação em laboratório utilizando procedimentos de cinemetria tridimensional. Alguns pontos são discutidos no artigo, como o posicionamento vertical do cotovelo, situações que apresentam maiores valores quanto à aceleração do movimento, inclinação da coluna vertebral e movimentação corporal durante o instante de recebimento das sacas. A análise dos resultados permite concluir que, das diferentes alturas de descarga que foram simuladas, a que se mostrou mais favorável foi a de 1,2 metro a partir do solo, em que a extensão do braço não ultrapassa a linha dos ombros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rodrigues, Letícia Mothé do Nascimento, Renato Pereira De Andrade, and Aloísio José Bueno Cotta. "CARACTERIZAÇÃO RESPIROMÉTRICA DA DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO DO SEDIMENTO (DBOS) E MODELAGEM DE SEUS IMPACTOS SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA." Revista Univap 22, no. 40 (April 18, 2017): 772. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1570.

Full text
Abstract:
A contribuição da matéria orgânica acumulada nos sedimentos do leito do rio São Mateus sobre a dinâmica do oxigênio dissolvido nas águas foi avaliada mediante a coleta e caracterização respirométrica de amostras de água e sedimento. A constante de desoxigenação do sedimento foi determinada e incluída nos parâmetros de entrada do modelo da capacidade autodepurativa desenvolvido para o rio São Mateus. Variações na constituição entre as amostras coletadas em dois pontos, um antes e outro após o rio receber os despejos da cidade de São Mateus-ES, foram estudados e revelaram que depois da cidade o teor de MO é mais de 30 vezes superior e que a velocidade de consumo de OD é mais de 5 vezes superior com relação ao ponto antes. Os valores obtidos para a constante, estão de acordo com as referências e demonstram o impacto da elevada descarga dos efluentes municipais, ricos em esgoto sanitário não tratado, sobre a qualidade dos sedimentos e das águas no ponto a jusante da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tapias-Rivera, Johanna, Christian Chacin-Zambrano, Oscar Guarín-Villamizar, and Juan Carlos Uribe-Caputi. "Evaluación de las características microbiológicas y fisicoquímicas del agua sometida a procesos de esterilización en autoclaves a vapor." Respuestas 22, no. 2 (July 1, 2017): 59. http://dx.doi.org/10.22463/0122820x.1175.

Full text
Abstract:
El presente trabajo describe las características fisicoquímicas y microbiológicas del agua antes y después de ser sometidas a un proceso de esterilización en un autoclave a vapor con carga de instrumental y paquetes de vestuario quirúrgico, con el fin de establecer el potencial para el posterior sin causar ningún efecto en la validez de la carga por ciclo. Las mediciones fueron descritas por separado, antes del primer proceso de esterilización, durante la etapa de descarga y de la entrada del agua que fue utilizada para dicho proceso. Para el desarrollo del proceso, se realizaron tres tomas de muestras con agua de osmosis y 5 correspondientes al agua directamente de grifo; posterior a cada toma de muestra se tomaron en cuenta los parámetros de esterilización, resoluciones ambientales y microbiológicas. Los resultados obtenidos mostraron significancia en los diferentes puntos de toma de muestras que llevaron a concluir alteraciones en el agua de osmosis en los diferentes puntos de muestra (entrada, chaqueta y descarga) del autoclave en lo relacionado a las características fisicoquímicas del agua obtenida de los puntos analizados del autoclave. Adicionalmente se observó presencia de coliformes totales y fecales, aerobios mesófilos que indicaron que el agua no es apta para recirculación dentro del autoclave.Palabras clave: Agua, autoclave, esterilización, vapor. Abstract The present study sought to describe the physico-chemical and microbiological characteristics of the water before and after being subjected to UN sterilization process steam autoclave load packages instrumental and surgical clothes, in order to establish its potential usefulness f back without causing any effect on the validity of the charging cycle. Were the measurements described Separately, Before the sterilization process, during the discharge stage and the entry of water that was used for this process. Development Process Three samplings were carried out with osmosis water and 5 for tap water Directly From; after each sample took into account the parameters of sterilization, Environmental Resolutions and microbiological obtained significant results in the different points of Sampling leading one Conclude Disturbances osmosis water at different points Sample (input, jacket Download and) the autoclave in relation to the physico-chemical characteristics of water obtained from the Points analyzed the autoclave, likewise presence of total and fecal coliforms was observed aerobic mesophilic bacteria which indicated that water is not suitable for recirculation within the autoclave.Keywords: Water, autoclave, sterilization steam. Resumo O presente trabalho descreve as características físico-químicas e microbiológicas da água antes e depois de ser submetido a um processo de esterilização em uma autoclave de vapor carregada com instrumentos e embalagens de vestuário cirúrgico, a fim de estabelecer o potencial para o posterior sem causar qualquer efeito sobre a validade da carga por ciclo. As medidas foram descritas separadamente, antes do primeiro processo de esterilização, durante a descarga e a fase de entrada da água que foi utilizada para o referido processo. Para o desenvolvimento do processo, foram colhidas três amostras com água de osmose e 5 correspondentes à água diretamente da torneira; Após cada amostragem, foram considerados os parâmetros de esterilização, as resoluções ambientais e microbiológicas. Os resultados obtidos mostraram diferenças significativas nos pontos de amostragem que levaram à conclusão de alterações na água de osmose nos diferentes pontos de amostra (entrada, revestimento e descarga) da autoclave em relação às características físicoquímicas da água obtida das amostras. pontos da autoclave. Além disso, observou-se a presença de coliformes totais e fecais, mesófilos aeróbicos que indicaram que a água não é adequada para a recirculação dentro da autoclave.Palavras-chave: Água, autoclave, esterilização, vapor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Neves, Rafael de Alencar, Fernando Rodrigues Da Silva, Jonas Santos, Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores, and Margarida Marchetto. "Avaliação da qualidade da água a jusante da Usina Hidrelétrica Manso - trecho entre Rosário Oeste e Pantanal Mato-Grossense, Brasil." E&S Engineering and Science 8, no. 3 (November 29, 2019): 37–49. http://dx.doi.org/10.18607/es201988658.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar e caracterizar qualitativamente a água da bacia hidrográfica do rio Cuiabá, sub-bacia do Rio Paraguai, no estado de Mato Grosso. Realizou-se campanhas de coleta durante os meses de setembro de 2014 a abril de 2015, nos períodos chuvosos e de estiagem, abrangendo quatro pontos: um à montante da zona urbana, dois nas proximidades de área urbana e um à jusante da área urbana. Determinou-se as seguintes variáveis físico-químicas: potencial hidrogeniônico, condutividade elétrica, sólidos dissolvidos totais, temperatura do ar e da água, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, demanda química de oxigênio, nitrogênio total Kjeldahl, fósforo total e variáveis microbiológicas coliformes totais e Escherichia coli. Além disso, determinou-se a descarga líquida nos pontos amostrais. Os resultados obtidos foram confrontados com a Resolução CONAMA nº. 357/2005, inferindo e corroborando com as transformações ocorridas na qualidade da água superficial e as intervenções antrópicas, como a urbanização, ao entorno da bacia frente a infraestrutura sanitária deficiente, demonstrando, assim, necessidade de maior harmonia entre as atividades humanas e a gestão e gerenciamento dos recursos hídricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Costa, Gleison Pereira, Bruno Lucio Meneses Nascimento, Rafael De Oliveira Araújo, Luís Carlos Araújo dos Santos, and Jorge Diniz de Oliveira. "Contaminação por Cr, Cu, Pb e Fe nos sedimentos do riacho Capivara-Imperatriz, MA, Brasil." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 3 (April 6, 2020): 94–104. http://dx.doi.org/10.6008/10.6008/cbpc2179-6858.2020.003.0009.

Full text
Abstract:
Os sedimentos em virtude da sua capacidade de reter e acumular metais podem refletir a qualidade da água e registrar os efeitos das emissões antrópicas. Este estudo teve por objetivo determinar a concentração de Fe(II), Cu(II), Cr(VI) e Pb(II) nas frações geoquímicas dos sedimentos do Riacho Capivara, na cidade de Imperatriz-MA por intermédio de extração sequencial afim de avaliar a biodisponibilidade, o mecanismos de distribuição dessa espécies metálicas e obter informação sobre a influência da urbanização no processo de degradação desse corpo hídrico. Os sedimentos foram coletados em dois pontos de amostragem. As diferentes formas químicas em que os metais podem estar associados aos sedimentos foi realizado por extração seqüencial de acordo com a metodologia proposta por “Europan Communites Bareau of Reference”(BCR) que consiste em submeter a amostra em quatro etapas sequenciais ( trocáveis, fase óxidos de Fe e Mn, fase matéria orgânica , residual). A concentração das espécies metálicas foi determinada por espectrometria de absorção atômica em chama (FAAS), com corretor de fundo com lâmpada de deutério. Os estudos de fracionamento indicaram que as espécies metálicas Cu, Cr e Fe no ponto dentro do perímetro urbano foram encontradas na fração disponível ou lábeis. Já o Pb foi encontrado na fração residual, em ambos pontos amostrais e o Fe no ponto fora do perímetro urbano indicando baixa disponibilidade no corpo hídrico. Os resultados obtidos permitiram concluir que os sedimentos do Riacho Capivara sofrem interferências do meio urbano. A sequência de disponibilidade dos metais estudados foi Cu > Cr > Pb > Fe no ponto fora do perímetro urbano e Cu > Fe > Cr > Pb no ponto dentro do perímetro urbano. A variação observada para Índice Geoquímico e Fator de Risco Ambiental provavelmente refletem a complexidade do quadro de deterioração desses corpos hídricos, marcada pela descarga intermitente de resíduos sanitários e pelo assoreamento e erosão do solo observada ao longo do percurso investigado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Marçal, Daniel Araújo, and Carlos Ernando Silva. "Avaliação do impacto do efluente da estação de tratamento de esgoto ETE-Pirajá sobre o Rio Parnaíba, Teresina (PI)." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 4 (August 2017): 761–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017148242.

Full text
Abstract:
RESUMO A utilização dos recursos hídricos para fins de transporte ou diluição de efluentes exige o conhecimento adequado dos processos para assegurar a qualidade da água do corpo receptor. Este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto do lançamento do efluente da Estação de Tratamento de Esgoto Pirajá (ETE-Pirajá) sobre a qualidade da água do Rio Parnaíba. Foram realizadas coletas de campo e análises laboratoriais por um período de 12 meses no sistema de tratamento por lagoas de estabilização e nos pontos a montante e a jusante do lançamento do efluente. A eficiência do tratamento de esgoto apresentou valores típicos para o sistema de lagoas de estabilização e atendeu aos requisitos de qualidade para a descarga de efluentes. A capacidade de diluição do Rio Parnaíba se mostrou compatível para as cargas poluidoras do efluente da ETE-Pirajá. O índice de qualidade da água (IQA) variou de bom a regular no trecho estudado, sendo a poluição difusa o principal aspecto na degradação da qualidade do Rio Parnaíba, demonstrando a redução ao longo da área urbana. A Escherichia coli apresentou valores em desacordo com os requisitos de qualidade na maior parte do período monitorado, mesmo a montante do ponto de lançamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Rabelo, Weslley Phelix Silveira, Giselle Santos Araújo, Jethania Glasses Cutrim Furtado, Silvio Carvalho Marinho, Herika Polyana Silva Martins Rabelo, Alyson Da Luz Pereira Rodrigues, and Wolia Costa Gomes. "ANÁLISE DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E MICROBIOLÓGICOS DA ÁGUA DO RIO PACIÊNCIA, SÃO LUÍS, MA." Revista Ceuma Perspectivas 30, no. 1 (December 3, 2018): 6. http://dx.doi.org/10.24863/rccp.v30i1.201.

Full text
Abstract:
Este artigo visa identificar os parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água do Rio Paciência, São Luís, Maranhão, tais como: identificar os pontos de relevância para o estudo no Rio Paciência, realizar a amostragem dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos, verificar possíveis níveis de contaminação comparando com a Resolução CONAMA 357 de 17/03/2005 e indicar possíveis medidas mitigadoras para a área de estudo. Foram realizadas visitas in loco para a determinação dos pontos de coleta para a amostragem e posterior análise microbiológica e físico-química da água, seguido de registros fotográficos e da localização geográfica (GPS) da área. Dos parâmetros físico-químicos analisados, o pH, a salinidade e os sólidos totais dissolvidos estão enquadrados na Resolução CONAMA 357/05, para água doce de classe 2. As análises microbiológicas realizadas com a técnica do Substrato Cromogênico Definido (Colilert), constataram nas amostras a presença de Coliformes Totais e E. Coli. Portanto, recomenda-se para redução da poluição causada no Rio Paciência, uma ação do Poder Público para minimizar os impactos causados pela descarga de efluentes neste corpo hídrico. Propõe-se também medidas de educação ambiental para as pessoas que moram no entorno da área. PALAVRAS-CHAVE: Qualidade da Água. Níveis de contaminação. Parâmetros Físico-químicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Ferreira Silva Minéu, Humberto, Vitor Ribeiro Filho, and Manfred Fehr. "DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS E CONFLITOS NO ESPAÇO PÚBLICO NO NÚCLEO CENTRAL DE ITUIUTABA, MINAS GERAIS, BRASIL DOI - 10.5216/bgg.v36i3.44551." Boletim Goiano de Geografia 36, no. 3 (December 9, 2016): 444. http://dx.doi.org/10.5216/bgg.v36i3.44551.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa aborda a gestão de resíduos sólidos urbanos do ponto de vista do espaço público ocupado com o seu descarte no Núcleo Central de Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil, e os conflitos e efeitos negativos para a sociedade. Os objetivos da pesquisa são identificar e quantificar o uso do espaço público no descarte dos resíduos sólidos, as relações de conflitos com acessibilidade e mobilidade, os efeitos na ambiência e os valores econômicos. No estudo de caso foi realizada a observação, registro fotográfico, identificação das situações de conflitos e medição da área e do volume dos espaços ocupados pelo descarte dos resíduos. Foram quantificados os coletores existentes na área (fixos) e os pontos de descarte de resíduos deixados nas calçadas (móveis). Num espaço de doze quarteirões são identificados os pontos fixos e móveis que os residentes e comerciantes usam para descartar seus resíduos. O conjunto dos pontos ocupa 102 metros quadrados, sendo apresentados seus valores imobiliários. A presença dos resíduos interfere na mobilidade de pessoas e veículos, afeta o serviço de limpeza pública e produz impactos visuais negativos. Na ausência de regulamentação municipal, elabora-se uma proposta de mitigação dos conflitos. Palavras-chave: espaço público, resíduos sólidos, Núcleo Central, gestão de resíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Tomasi, Elaine, Fernando C. Barros, and Cesar G. Victora. "Situação sócio-econômica e condições de vida: comparação de duas coortes de base populacional no Sul do Brasil." Cadernos de Saúde Pública 12, suppl 1 (1996): S15—S19. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1996000500003.

Full text
Abstract:
Com base em duas coortes de crianças nascidas na zona urbana de Pelotas, Rio Grande do Sul - 6.011 em 1982 e 5.304 em 1993 -, foi possível comparar alguns indicadores sócio-econômicos e características da habitação de famílias que tiveram filhos nestes anos. Em 1993, nasceram menos crianças pobres: 60,8 % das famílias tinham renda inferior a três salários mínimos por mês comparadas com 69,5% em 1982. O saneamento melhorou bastante, subindo dez pontos percentuais na cobertura de água encanada e de sanitário com descarga. A inserção materna no trabalho remunerado cresceu de 34% para 38%. Por outro lado, não houve alteração na proporção de famílias com a presença do pai e na proporção de famílias que dispunham de rádio, fogão e geladeira, embora estes dois itens tenham apresentado importantes variações conforme a renda familiar. O número médio de pessoas por dormitório aumentou de 3,0 em 1982 para 3,2 em 1993, destoando um pouco da tendência positiva registrada nos demais indicadores. De modo geral, pode-se apontar para uma melhora nas condições de vida para quem teve filhos em Pelotas nesta última década, o que deve ser levado em conta quando da interpretação dos demais resultados dos estudos de coorte realizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Garcia, Maria Isabel Martinez, Sonia Daniela Mena Jara, Mônica Bahia Schlee, Osmar Paulino da Silva Júnior, and Ana Luiza Coelho Netto. "Uso do Solo e Vulnerabilidade Socioambiental na Sub-Bacia do Alto Rio das Pedras (Rio de Janeiro/RJ): Subsídios para Regeneração de Rios Neotropicais." Geography Department University of Sao Paulo 32 (December 27, 2016): 29. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v32i0.115801.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve a metodologia adotada para análise conjugada do uso do solo e da suscetibilidade a deslizamentos, indicando suas implicações na vulnerabilidade socioambiental no Alto da bacia do rio das Pedras, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, Brasil. A metodologia utilizada envolve o mapeamento e análise do uso do solo e cobertura vegetal, das características da ocupação, dos pontos de vulnerabilidade identificados em conjunto com a comunidade e a correspondência com o mapeamento de suscetibilidade realizado para o Maciço da Tijuca por Martinez (2014). Os resultados indicam uma grande porcentagem de áreas em categoria de suscetibilidade Média-Alta (17,33%) e Alta (33,32%), sugerindo o grau significativo de ameaça ao qual a população residente na bacia está exposta. Adicionalmente, fatores atuais e pretéritos, tais como: deterioração da cobertura vegetal, descarga de esgoto e lixo; ocupação de zonas de inundação, estrangulamento de leitos e margens, edificações construídas imediatamente a jusante das cicatrizes de deslizamentos e o direcionamento das redes domiciliares de águas pluviais e esgotos junto às fundações das edificações contribuem conjuntamente para aumentar a instabilidade das encostas. Análises conjugadas, associando as variáveis de caráter biofísico aos fatores antrópicos relacionados com a ocupação humana, podem contribuir para subsidiar o planejamento territorial em áreas montanhosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Andrade, Daniela Oliveira de. "Padrão eletrográfico ictal subclínico em um caso de epilepsia parcial benigna da infância com pontas centro-temporais." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 63, no. 2a (June 2005): 360–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2005000200033.

Full text
Abstract:
Há poucos relatos na literatura do padrão ictal na epilepsia parcial benigna da Infância com pontas Centrotemporais (EPCT). Esse trabalho descreve o caso de um menino, de 7 anos, sem antecedentes de sofrimento neonatal ou distúrbio do desenvolvimento neuropsicomotor, com de história familiar de epilepsia. A ressonância magnética do encéfalo foi normal. O paciente apresentou uma única crise durante sono, seguida de breve déficit motor membro superior esquerdo. O EEG dois dias após a crise evidenciou atividade de base normal com pontas centro-temporais bilaterais, e duas descargas subclínicas de ponta-onda rítmicas, de duração superior a 50 segundos em região centro-temporal direita. Este padrão de descarga rítmica não foi descrito na EPCT anteriormente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Guerrieri, Fernanda de Mesquita, and Jairo Afonso Henkes. "ANÁLISE DO DESCARTE DE MEDICAMENTOS VENCIDOS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE RIO DAS OSTRAS (RJ)." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 6, no. 1 (May 10, 2017): 566. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017566-608.

Full text
Abstract:
É preocupante não apenas o hábito da automedicação no Brasil, mas também os impactos ambientais e de saúde pública que podem ser causados com o descarte inadequado de medicamentos vencidos ou fora de uso. O objetivo deste estudo é analisar o descarte de medicamentos vencidos de uso domiciliar, no município de Rio das Ostras, RJ. Buscou-se verificar de que forma este descarte é realizado, se existem locais adequados para a coleta e se o público-alvo está ciente sobre os im-pactos negativos decorrentes do descarte inadequado de medicamentos. A metodo-logia utilizada compreende o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo, com a aplicação de questionários à um grupo de moradores e representantes de unidades públicas de saúde, farmácias e drogarias. Os resultados obtidos mostram que a maioria das pessoas descarta seus medicamentos vencidos no lixo comum, embora estejam cientes dos impactos desta atitude. O estudo ainda revela a neces-sidade da criação de pontos de coleta para este tipo de resíduo e de campanhas públicas para esclarecimento sobre o tema. Espera-se que as propostas de melhori-as sugeridas promovam o consumo consciente e o descarte correto de medicamen-tos, em benefício de uma melhor saúde pública e da proteção do meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Janke, Rafaela Vogel Vieira, Andrieli De Fátima dos Anjos, Paulo Henrique Santos, Francini Binotto Missiura, Isabella Souza de Santana, Marina Bernardes, and Rhaina Liz Venturi. "A eletroquímica como fonte de energia no cotidiano do ser humano." Nature and Conservation 13, no. 2 (April 8, 2020): 67–76. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-2881.2020.002.0007.

Full text
Abstract:
O ser humano utiliza de várias fontes de energia para seu desenvolvimento desde tempos remotos. O uso da energia química, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida cientificamente no século XVIII com a invenção da pilha pelo físico Alessandro Volta. O dispositivo possibilitou entre outros, a invenção do telégrafo, iluminação elétrica e vários aparelhos portáteis. Com o avanço tecnológico, as pilhas e baterias se popularizaram e estão por toda parte, entretanto, ainda não é de conhecimento de todos os usuários seu conceito, composição e forma correta de descarte. A presente pesquisa buscou determinar através de ponto de coleta, a quantidade de pilhas e baterias recolhidas em uma das regiões na cidade de Itajaí (SC). Outro objetivo, além de quantificar, é instruir e sensibilizar a população local sobre a importância de conhecer e destinar corretamente o descarde destes dispositivos. Para atender aos objetivos, foram instalados pontos de coleta no Colégio São José. Aravés de questionário e panfletos informativos foram entrevistados e informados aos usuários das pilhas e baterias sobre funcionamento, composição e a forma correta de descarte. Durante a análise dos materiais coletados, foram observados 20 diferentes fabricantes de pilhas, sendo 68,6% alcalinas e 77,5% no modelo AA. Com relação às baterias, apenas 37,5 % eram de íons lítio. A análise do questionário demostrou que 58% dos usuários não têm ou têm pouco conhecimento da forma correta de descarte. Sobre a composição química, 67% desconhecem e têm pouco interesse em saber, a respeito dos danos à saúde e meio ambiente, somente 58% demostraram possuir certos conhecimentos. É importante considerar que apesar das informações estarem disponíveis à população, de modo geral, ainda se desconhece políticas públicas como, por exemplo, a Logística Reversa e Política Nacional de Resíduos Sólidos que definem de forma clara os ciclos e as formas corretas de descartes desses dispositivos, responsabilisando os consumidores, distribuidores, órgão públicos e fabricantes pelo destino correto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Buchele, Gustavo Tomaz, Pierry Teza, Isabela Regina Fornari Müller, and João Artur de Souza. "Desaprendizagem Organizacional: Um Estudo de Campo na Universidade Federal de Santa Catarina." Revista de Administração Contemporânea 20, no. 1 (February 2016): 64–83. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2016140054.

Full text
Abstract:
Resumo Ao mesmo tempo em que as organizações adquirem novos conhecimentos, processo este chamado de aprendizagem organizacional, elas também descartam os obsoletos, processo denominado desaprendizagem organizacional. Desaprendizagem organizacional se refere ao descarte de velhas rotinas para abrir caminho para novas, e seu estudo tem recebido limitada atenção das pesquisas. Assim, a partir da necessidade de maior entendimento de como ocorre o processo de desaprendizagem, o estudo aqui apresentado objetivou descrever o processo de desaprendizagem organizacional em um setor de uma organização pública, contexto ainda menos estudado, se comparado com organizações privadas. Para isso, utilizando como suporte a teoria de rotinas organizacionais, utilizou-se da pesquisa de campo para descrever o processo de desaprendizagem organizacional em uma das Pró-Reitorias da Universidade Federal de Santa Catarina. Verificou-se, entre outros pontos, que as mudanças funcionam como alavancas para a desaprendizagem organizacional, e que aprendizagem e desaprendizagem organizacional estão intimamente ligadas por meio da incorporação e descarte de rotinas organizacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Medeiros Gonzales, Gislaine, and Eduardo de Ferreira. "Percepção de universitários de Campo Grande sobre o descarte de medicamentos domiciliares e seus impactos ao meio ambiente." Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde 24, no. 4 (December 2, 2020): 370–80. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6938.2020v24n4p370-380.

Full text
Abstract:
Os resíduos de medicamentos vêm se tornando uma problemática ambiental, com produção, consumo indiscriminado e descarte inadequados de medicamentos domiciliares, aumentando o crescimento do mercado farmacêutico com a “farmácia caseira”, promovido pela compra de medicamentos as vezes sem prescrição médica, armazenamento para utilização futura, automedicação por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas. O objetivo é identificar o armazenamento, a automedicação e o descarte dos medicamentos utilizados pelos acadêmicos em seus domicílios. A metodologia consiste na aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas (múltiplas escolhas) preenchido pelo próprio entrevistado, sendo dirigida a 552 acadêmicos do campus agrárias da Universidade Uniderp. Os resultados indicaram que (68,6%) dos participantes descartam inadequadamente por falta de conhecimento sobre o assunto. Questionados a respeito de como deveriam ser feitas as orientações relacionadas ao descarte mais adequado de medicamentos, os profissionais de saúde foram os mais citados como possíveis agentes executores dessa atividade. Quanto aos instrumentos para a sensibilização sobre o descarte mais adequado, os mais citados são televisão, rádio, revistas, Internet tendo como uma ferramenta importante no processo de orientação (32.8%); panfletos, folders (9.9%); Campanhas nas instituições de ensino e unidades de saúde (7.6%) ; palestras e pontos de recolhimento (6.3%); orientação dos funcionários que fornecem os medicamentos (2.9%); conscientização do descarte correto e recolhimento específico (2.7%); campanha educativa para população e mais locais de descarte (2.3%); campanhas através dos agentes comunitários de saúde (2%); e entre outros meios de divulgação citados no estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Oliveira Filho, Luís Carlos Iuñes, Luciana Ferro Schneider, Juliano Silva Teles, Silvia Danieli Werter, and Julio Cesar Pires Santos. "FAUNA EDÁFICA EM ÁREAS COM DIFERENTES MANEJOS E TEMPOS DE DESCARTE DE RESÍDUOS ANIMAIS." Scientia Agraria 19, no. 1 (April 10, 2018): 113. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v19i1.54466.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar a presença da fauna edáfica sob diferentes manejos e tempos de descarte de resíduos animais. As áreas utilizadas para o estudo foram diferenciadas pelos seguintes manejos: mata nativa, pastagem nativa sem descarte e as áreas de uso agrícola: pastagem de azevém com 5 e 17 anos de descarte de resíduos animais, milho para silagem com 9 e 22 anos de descarte, pastagem sem pastejo com 22 anos de descarte. Em cada época de coleta foram amostrados 9 pontos por área, com espaçamento de 30 metros entre cada ponto. Foram realizadas avaliações da fauna (método do Berllese e TSBF) e atributos físicos e químicos. Utilizou-se a curva de resposta principal (CRP) para observar o comportamento das áreas ao longo do tempo e análise de redundância (ADR) para os atributos que explicaram a variabilidade dos grupos da fauna edáfica. A área de pastagem com 22 anos se mostrou mais estável em relação as demais (exceto a mata nativa) quanto ao comportamento da densidade dos organismos ao longo do tempo pela CRP. Os atributos MO e Cu foram variáveis explicativas significativas na ADR para as duas metodologias considerando todas as épocas de coleta. O descarte continuado de resíduos animais no solo ocasiona mudanças no ambiente influenciando as populações da fauna edáfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Souza, Juliana Santos Alves de, and Marianna De Queiroz Louro de Oliveira. "Avaliação da qualidade da água em canal do estuário do Rio Paraíba do Sul, norte do Rio de Janeiro." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 14, no. 2 (December 27, 2020): 422–41. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v14n22020p422-441.

Full text
Abstract:
As áreas costeiras, inclusive os manguezais, sofrem diversos impactos oriundos da expansão urbana nos litorais que muitas vezes ocorre de forma irregular e sem adequado planejamento, culminando com a precariedade ou falta de saneamento básico, com o descarte de efluentes in natura nos manguezais. O objetivo foi de avaliar a qualidade ambiental utilizando parâmetros microbiológicos, coliformes totais e termotolerantes, e físico-químicos da água de dois pontos com diferentes graus de urbanização do manguezal de Gargaú, Norte Fluminense. Utilizou-se o Método dos Tubos Múltiplos para quantificação de coliformes totais e termotolerantes e potenciômetros para análise dos parâmetros físico-químicos (condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, pH, salinidade e temperatura). Não houve diferença estatística entre os dois pontos amostrais. As médias de todos os parâmetros físico-químicos são similares às encontradas na literatura, exceto para as concentrações de oxigênio dissolvido. Os resultados de coliformes totais e termotolerantes apresentaram correlações significativas com os pH e temperatura. O ponto 1 tem afetado o ponto 2. É necessário ações de conservação devido sua importância para o equilíbrio ecossistêmico e comunidade local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Duran, Marcos H. Coelho, and Lineu C. Fonseca. "Eplepsia benigna da infância com pontas centrotemporais: foco central alto ou baixo." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 61, no. 4 (December 2003): 974–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2003000600016.

Full text
Abstract:
Foram selecionadas 20 crianças com diagnóstico de epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais. Realizou-se anamnese, exame neurológico, aplicação da Escala de Maturidade Mental'' Columbia'' (1993) e eletrencefalograma digital. (EEG) O EEG digital foi gravado com eletrodos de acordo com o sistema internacional 10-20, acrescido de um eletrodo suplementar entre o eletrodos C3 eT3 ou C4 e T4 no lado onde ocorreu o maior número de pontas. Foi realizada a promediação dessas descargas para análise do local de máxima negatividade. A ocorrência de crises envolvendo um membro superior foi proporcionalmente maior nos sujeitos com pontas de máxima negatividade em C3, C4 do que em C5, C6, T3 ou T4. A atividade epileptiforme não centrotemporal associada foi mais frequente nos sujeitos com descargas centrotemporais de máxima negatividade em C3 e C4. Esse estudo demonstra a existência de diferenças clínicas e eletrencefalográficas de acordo com a localização das descargas centrotemporais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Fonseca, Lineu Corrêa, Glória M. A. S. Tedrus, Josiane Marias de Freitas Tonelotto, Thais de Assis Antunes, and Marcelo Gulini Chiodi. "Desempenho escolar em crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 62, no. 2b (June 2004): 459–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2004000300015.

Full text
Abstract:
Aspectos psicossociais em crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais (EBICT) são objeto de controvérsias. O objetivo desta pesquisa foi estudar o desempenho escolar em crianças com EBICT. Vinte crianças foram submetidas ao Teste de Desempenho Escolar (TDE) e comparadas a crianças sadias pareadas por idade e escolaridade. Foram estudadas as relações entre o TDE e a lateralidade do foco e o número de descargas ao eletrencefalograma. As crianças com EBICT tiveram, de modo significativo, mais freqüentemente do que as sadias, desempenho inferior no subteste de leitura e no escore total. As crianças com desempenho inferior em leitura apresentaram maior número de descargas do que aquelas com desempenho médio e superior. Não houve diferenças no TDE segundo a lateralidade do foco. O número de descargas, ao interferir com a função cerebral, pode ser um fator a explicar o desempenho mais baixo na leitura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Soares Jesus, Jhonny Antonio, Iara Lúcia Tescarollo, and Roberta Martins da Costa Bianchi. "LIXO ELETRÔNICO: IDENTIFICAÇÃO DOS LOCAIS DE DESCARTE." Revista Ensaios Pioneiros 5, no. 1 (August 18, 2021): 1–14. http://dx.doi.org/10.24933/rep.v5i1.220.

Full text
Abstract:
O lixo eletrônico vem aumentando gradativamente, cerca de 53,6 milhões de toneladas foram gerados em 2019 no mundo, assim, é necessário pensar em alternativas de remanejamento, reaproveitamento e/ou reciclagem, visto que muitos equipamentos elétricos e eletrônicos são descartados de forma inapropriada, ocasionando a degradação do ecossistema e prejudicando a saúde humana. A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação adequada dos rejeitos. Para o lixo eletrônico existe uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, seguindo a NBR 10.004 que estabelece normas e procedimentos para o gerenciamento e destinação adequada dos resíduos elétricos e eletrônicos no Brasil. Este trabalho tem como objetivo identificar os locais que recebem o lixo eletrônico e elaborar um manual para auxiliar a população de como deve ser realizado o seu descarte. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio de sites das prefeituras da Região Metropolitana de Campinas (RMC), artigos científicos entre outros. Na cidade de Campinas foram identificados 19 pontos de coletas, denominados pontos verde e ecopontos. Em Itatiba, até o momento, há 5 pontos de coleta de lixo eletrônico, denominados pontos ecológicos, que fazem parte de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e a empresa Ecotronics Ambiental. Além disso, existem postos de gasolinas que possuem parceria com a empresa Recap que recolhem lixo eletrônico e também fazem o descarte dos óleos dos carros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, Délrio Façanha da, Márcia Marques de Lima, and Renato Anghinah. "Variantes Benignas do Eletrencefalograma." Revista Neurociências 2, no. 1 (October 31, 1999): 14–18. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.1994.v2.9056.

Full text
Abstract:
A identificação de determinados achados aletrencefalográficos, que são considerados variantes benignas, é importante para que não sejam catalogados como anormais. Entre estes grafoelementos sem significado patológico no EEG, temos a descarga ritmica temporal media (conhecida como variante psicomotora), o complexo pontaonda 6Hz (ponta-onda "fantasma"), as pontas positivas 6/14Hz, os paroxismos epiléticos benignos do sono, as 'wicket spikes', a descarga paroxistica do "carrefour e, mais recentemente, as pontas positivas 28Hz e o potencial 'N". Todas essas variantes da normalidade precisam ser identificadas corretamente e diferenciadas de padrões anormais de significado diagnóstico em pacientes sintomáticos ou não.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Juncosa Rivera, Ricardo, Jordi Delgado Martin, Jose Antonio Menendez Lolo, Ramon Valle Garcia, and David Garcia Morrondo. "Análisis hidrogeológico de la escombrera exterior de la antigua mina de As Pontes." Ingeniería del agua 19, no. 2 (April 30, 2015): 75. http://dx.doi.org/10.4995/ia.2015.3530.

Full text
Abstract:
<p class="Resumen">Con el fin de analizar la influencia de las aguas subterráneas de la escombrera exterior de la antigua mina de lignito de As Pontes (Galicia) sobre el lago minero adyacente se ha procedido a hacer una caracterización hidrogeológica de la misma. Para ello, ha sido necesario hacer diferentes ensayos hidráulicos en distintos puntos representativos de la escombrera para estimar los parámetros hidrodinámicos e identificación de las distintas unidades hidrogeológicas, las cuales se pueden describir como independientes. En el presente trabajo se concluye que la cobertera externa de la escombrera presenta valores de permeabilidad característicos de un limo arcilloso distribuidos espacialmente de manera homogénea, por lo que se minimiza la posible infiltración y su posible percolación a posiciones más profundas, y su posterior descarga al lago por los taludes contiguos. La influencia de la descarga subterránea es nula.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Quaglio, Renan Serraglio, and Alba Regina Azevedo Arana. "Diagnóstico da gestão de resíduos da construção civil a partir da leitura da paisagem urbana." Sociedade & Natureza 32 (July 22, 2020): 457–71. http://dx.doi.org/10.14393/sn-v32-2020-47547.

Full text
Abstract:
A construção civil pode ser identificada como um dos setores que mais causam impactos ao meio ambiente devido à exploração dos recursos naturais e elevado índice de geração de resíduos. Neste contexto, este estudo tem por objetivo elencar as principais áreas de descarte inadequado dos Resíduos de Construção e DemoliçãoRCD no município de Presidente Bernardes-SP apresentando suas características e análise espacial. Os procedimentos metodológicos para a caracterização das áreas foram constituídos por visitas aos pontos de descarte, efetuação de registro fotográfico, demarcação de coordenadas geográficas e observação direta da composição dos RCD. Após uma investigação detalhada do perímetro urbano e acessos do município foram demarcados 40 pontos de descarte irregular que possuíam mais de 3 m³ de RCD depositados. Á área do município foi subdividida de acordo com as feições urbanas. Em todos os pontos analisados foram identificados resíduos da Classe A, 82,5% da Classe B, 47,5% da Classe C e D, também foi verificado que 20% dos pontos apresentavam resíduos domiciliares evidenciando o poder de atratividade dos RCD. A partir dos resultados foi possível relacionar as principais áreas de descarte irregular, bem como estimar o volume de resíduos descartados e sua composição fornecendo subsídios à implantação de uma gestão diferenciada no município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Porto, Wellington Silva, Ana Carolina Fontenele Brasnieski, José Arilson de Souza, and Maurício Assuero Lima de Freitas. "RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS: UM DIAGNÓSTICO DA DESTINAÇÃO NA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR FINAL DE VILHENA/RO ## WASTE OF ELECTRO-ELECTRONIC EQUIPMENT: A DIAGNOSTIC OF THE DESTINATION IN PERCEPTION OF THE VILHENA/RO FINAL CONSUMER." Amazônia, Organizações e Sustentabilidade 8, no. 2 (January 14, 2020): 07. http://dx.doi.org/10.17648/aos.v8i2.1008.

Full text
Abstract:
Os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) apresentam uma das mais elevadas taxas de crescimento do mundo, devido a crescente popularização e obsolescência programada dos equipamentos elétricos e eletrônicos. A grande preocupação frente a esse assunto é a forma de descarte desses equipamentos e os impactos que podem causar à humanidade e ao meio ambiente, devido seu alto grau de periculosidade, por possuírem em sua estrutura metais pesados altamente tóxicos, como o chumbo e o mercúrio. O consumidor final, como um dos atores da logística reversa, tem papel fundamental no fluxo reverso dos REEE, logo, o entendimento de sua percepção quanto ao descarte de REEE pode auxiliar na melhoria das políticas públicas e iniciativas privadas da implantação de um sistema de logística reversa (SLR) bem-sucedido. Este estudo tem como objetivo diagnosticar a destinação dada aos REEE pelos residentes, enquanto consumidores finais. Trata-se de uma pesquisa de campo, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas em 100 domicílios do município de Vilhena, estado de Rondônia, Região Amazônica brasileira. Os resultados descritivos demonstraram que a maioria dos entrevistados, mesmo revelando um nível de conscientização ambiental satisfatório, não sabe como descartar seus REEE, o que acarreta no descarte para o lixo comum. Por fim, observou-se uma assimetria informacional entre os cidadãos de Vilhena e o poder público municipal, no sentido de tornar públicos, visíveis e acessíveis os pontos de coleta de REEE implantados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Martínez-Reyes, Harold, and Antonio Eblen-Zajjur. "Evaluación in silico del efecto de benzodiacepinas, ketamina y termo-dependencia sobre los patrones de descarga neuronal pre-Bötzinger de control respiratorio." Archivos de Neurociencias 23, no. 2 (May 17, 2020): 25–35. http://dx.doi.org/10.31157/archneurosciencesmex.v23i2.8.

Full text
Abstract:
Introducción: la fiebre y el uso de drogas como las benzodiacepinas (agonistas GABAA) y la ketamina (antagonista NMDA) se presentan con relativa frecuencia en anestesiología. La respiración es un patrón generado en el tallo cerebral, producto de una red compleja de centros ponto-medulares, que controlan las motoneuronas respiratorias gracias a la interacción de las neuronas inspiratorias del complejo pre-Bötzinger y las espiratorias del complejo Bötzinger. Estas neuronas poseen receptores de membrana del tipo GABAA y NMDA, que muestran alta termodependencia, sin embargo; se desconoce los cambios en el patrón de descarga neuronal inducidos por estas drogas y los cambios de temperatura corporal. Materiales y métodos: se generó un modelo validado de neurona Pre-inspiratoria (complejo pre-Bötzinger) incrementándose el peso sináptico gabaérgico equivalente al efecto de las benzodiacepinas o se redujo el peso sináptico NMDA equivalente al efecto de la ketamina en condiciones de hipo (35°C), normo (37°C) e hipertermia (40°C); cuantificándose el número y amplitud de las descargas neuronales. Resultados: el aumento del peso sináptico GABAA o la reducción del de NMDA a temperaturas de 35°C, 37°C o 40°C redujo proporcionalmente el número de espigas y la amplitud del potencial de acción de la neurona Pre-I, mostrando curvas dosis-respuesta polinomiales de 2do. Orden, siendo las pendientes mayores a 35°C y a 40°C. Conclusión: el efecto de benzodiacepinas o de ketamina a través de sus receptores GABAA y NMDA modifican in silico el patrón de descarga de la neurona Pre-I del núcleo Pre-Bötzinger, mostrando predominio del efecto gabaérgico y mayor termodependencia en las curvas dosis-respuesta en hipo e hipertermia lo que respalda el interés clínico de los datos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Souza Júnior, Marcílio Ferreira de, Mônica Ximenes Carneiro da Cunha, Katty Pollyanni Ferreira Silveira, Francisco Vital Silva Júnior, Márcio Azevedo Rocha, and Tadeu Patêlo Barbosa. "Análise da percepção ambiental da população de Maceió/AL com relação à logística reversa de resíduos eletroeletrônicos." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 4 (April 27, 2020): 255–69. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.004.0022.

Full text
Abstract:
A acelerada obsolescência dos equipamentos eletroeletrônicos tem se destacado como um problema ambiental cada vez mais significativo, uma vez que gera a necessidade de descarte adequado destes produtos conforme preconizam os procedimentos da cadeia de logística reversa para reaproveitamento no ciclo produtivo. A logística reversa tem sido alvo de políticas públicas nos âmbitos estadual e municipal e, no caso do estado de Alagoas, o contexto atual é marcado pela formulação e consolidação de legislações e planos ambientais para o descarte de resíduos eletroeletrônicos em consonância com a política nacional. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção ambiental da população do município de Maceió/AL em relação à logística reversa dos resíduos eletroeletrônicos. No seu proceder metodológico, a pesquisa combinou um levantamento quantitativo tipo survey contando com 357 respondentes, para mensurar a problemática dos resíduos eletroeletrônicos, confrontando-o com uma análise qualitativa, a partir da visão do gestor de uma das empresas com licença ambiental para destinação desses resíduos. Os principais resultados apontaram que o aparelho celular foi o equipamento mais adquirido (91,27%) e, consequentemente, o mais descartado (43,38%) pelos respondentes; um número considerável de pessoas ainda não tem o hábito de descartar o resíduo eletrônico (32,68%); 48,60% dos respondentes alegaram conhecer parcialmente o termo lixo eletrônico, mas não sabem do que se trata; após a compra de um novo equipamento, 40,28% declararam realizar doação do antigo e 67,70% afirmaram desconhecer a existência de pontos de coleta para descarte. No entanto, na visão do gestor entrevistado, o grau de conscientização da população vem aumentando em consonância com a demanda para coleta de resíduos pela empresa. Foi possível concluir que a estrutura ainda incipiente da cadeia reversa de eletroeletrônicos no município propicia um cenário de descarte aleatório e inadequado, contrariando o que determinam os dispositivos ambientais legais vigentes no próprio município desde 2015.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, Ademir Baptista da, and Paulo H. F. Bertolucci. "Descargas epileptiformes periódicas lateralizadas: II. Aspectos evolutivos." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 46, no. 1 (March 1988): 10–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1988000100004.

Full text
Abstract:
Foi feita a investigação da evolução das PLEDs em 9 pacientes, com idade variando entre 7 meses e 73 anos. As PLEDs evoluiram uniformemente para o desaparecimento, em um período curto, menor que 4 dias em 5 casos. Em 4 casos a evolução foi para atividade de base lenta, com posterior normalização em dois. Três casos evoluíram para período de supressão e para o óbito. Dois para atividade irritativa localizada, a qual já havia sido registrada anteriormente em um deles. Estes dados sugerem que as PLEDs dependem de um ponto crítico na alteração da atividade neuronal para seu aparecimento e manutenção. Não foi observada correlação entre a evolução das PLEDs, sempre para o desaparecimento, e evolução clínica, que foi variável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Aquino, Simone, Maria Antonietta Leitão Zajac, and Cláudia Terezinha Kniess. "Percepção de diabéticos e papel dos profissionais de saúde sobre a Educação Ambiental de resíduos perfurocortantes produzidos em domicílios." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 14, no. 1 (March 30, 2019): 186–206. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2596.

Full text
Abstract:
Os resíduos de saúde recebem diferentes classificações, sendo os materiais perfurocortantes, como agulhas e lancetas, pertencentes ao grupo E. O uso doméstico de seringas, agulhas e lancetas é uma realidade dos portadores de Diabetes Mellitus, que dependem de insulina e descartam erroneamente os perfurocortantes junto aos resíduos sólidos comuns. A educação sobre a segregação e disposição adequada dos resíduos do grupo E, gerados nos domicílios, deve envolver vários profissionais da saúde, seja do setor público ou privado. O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de diabéticos insulinodependentes sobre a responsabilidade ambiental da geração de seu resíduo e avaliar o papel dos stakeholders da saúde envolvidos na educação ambiental, na cidade de São Paulo, sobre a logística reversa de resíduos perfurocortantes. A revenda pequena de recipiente de coleta para resíduos E nas farmácias, a falta de conscientização sobre o descarte correto dos diabéticos e poucas campanhas educacionais sobre a logística reversa nas UBS ainda são pontos fracos a serem melhorados na educação ambiental de geradores de resíduos E em domicílios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

André, Anderson Soares, João Luiz Alkaim, Julibio David Ardigo, Sérgio Luciano Avila, and Bruno Filippe Espindola. "Prevenção contra danos provocados por surto de tensão devido às descargas atmosféricas através de sistema eletrônico microcontrolado." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 3, no. 1 (June 30, 2010): 1–23. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v3i1.127.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um sistema microcontrolado, com interface computacional, que permite fazer a aquisição de dados provenientes do Sistema de Informações Integradas Baseado no Sistema de Detecção de Descargas Atmosféricas (SIDDEM), de forma a obter informações das descargas atmosféricas ocorridas na região da Subestação localizada em Palhoça/SC, de propriedade da Eletrosul Centrais Elétricas S.A. Tais dados subsidiam as tomadas de decisão do sistema desenvolvido a fim de proteger equipamentos eletrônicos de danos que possam ser causados por surto de tensão devido a estas descargas, desconectando-os da rede elétrica e mantendo-os em funcionamento através de um no-break. O local foi escolhido em função de sua facilidade de acesso, mas o sistema desenvolvido pode ser facilmente utilizado em outros pontos de interesse da Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Chahud, Artur. "Uma coleção osteológica de roedores derivada de atividades de caça da Sociedade Awá-Guajá do estado do Maranhão." Acta Biológica Catarinense 6, no. 4 (December 16, 2019): 83. http://dx.doi.org/10.21726/abc.v6i4.790.

Full text
Abstract:
Uma coleção osteológica de roedores, proveniente de depósitos de descarte alimentício da Sociedade Etnográfica Awá-Guajá, localizada no noroeste do estado do Maranhão, é examinada do ponto de vista taxonômico e tafonômico. Em relação à diversidade, entre os espécimes analisados, foram observadas, pelo menos, quatro famílias típicas da região: Dasyproctidae, Erethizontidae, Caviidae e Cuniculidae, sendo esta última a família mais comum, representada pela espécie Cuniculus paca. Com o propósito de reunir dados para a interpretação dos tipos de espécimes (adultos ou jovens) e dos processos atuantes na gênese e preservação, foram realizados estudos tafonômicos sobre seleção óssea, quebras e marcas de corte presentes. Em relação à análise tafonômica, verificou-se que o material ósseo foi acumulado em pontos próximos e não está disperso pela área analisada. Intemperismo e desgaste não foram observados, apesar de o material apresentar muitas quebras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Rodrigues, Luísa Medeiros Azambuja, Mateus Dall A'gnol, and Wagner Lourenzi Simões. "Gestão dos resíduos sólidos no município de Araguaína – TO." Revista Sítio Novo 4, no. 1 (January 6, 2020): 171. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.171-184p.

Full text
Abstract:
<p>Acompanhando o crescimento constante da população, cresce também a geração de resíduos sólidos. Esses resíduos, se descartados incorretamente, são responsáveis pela geração de impactos ambientais negativos ao meio ambiente e à população. É percebido visivelmente no município de Araguaína/TO a existência de diversos locais de descarte inadequado de resíduos sólidos. Em função disso,<em> </em>o objetivo deste trabalho foi identificar como é realizada a gestão municipal dos resíduos sólidos no município de Araguaína, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, assim como de uma vistoria. Foram identificados pontos de vulnerabilidade na gestão dos resíduos, tais como a existência de 29 pontos de descarte irregular de resíduos sólidos no município. Utilizando como base artigos sobre sistemas de gestão de resíduos sólidos em outros municípios no Brasil, levantou-se a necessidade de ser implantado no município o sistema de Coleta Seletiva, assim como a criação de mecanismos para exterminar os pontos de descarte inadequado de resíduos sólidos, utilizando-se sempre da educação ambiental, ferramenta indispensável para a criação de indivíduos conscientes ambiental e socialmente. <strong></strong></p><p><strong>Palavras-chave: </strong>Coleta seletiva. Educação ambiental. Impactos ambientais.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Vieira, Eliane Maria, Elizabeth Lomelino Cardoso, Vicente De Paulo Macedo Gontijo, Giovanni Resende de Oliveira, Maria Lélia Rodriguez Simão, Ivair Gomes, Marley Lamounier Machado, and Ricardo Motta Pinto Coelho. "Concentração de Nitrato em águas superficiais e sua correlação com a agricultura e o despejo de esgoto bruto: Estudo de caso da represa de Nova Ponte – MG (Nitrate concentration in surface water and its correlation with agriculture and raw sewage...)." Revista Brasileira de Geografia Física 9, no. 6 (November 29, 2016): 2121. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v9.6.p2121-2132.

Full text
Abstract:
O presente estudo foi desenvolvido para a represa de Nova Ponte, localizada no estado de Minas Gerais. O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento e as possíveis causas da concentração de Nitrato na represa de Nova Ponte. Foram empregadas técnicas de Geoprocessamento e avaliando-se o uso do solo, as classes de solos e o aporte por descarga de esgoto bruto das cidades no entorno da represa. Para a realização do trabalho foram coletados cinquenta e nove pontos amostrais distribuídos ao longo de toda a represa onde foram obtidos a concentração de Nitrato em agosto de 2007 e espacializado para a represam empregando-se geoestatistica, foi elaborado o mapa de uso e ocupação do entorno da represa e digitalizado o mapa de solos da região, além da espacialização dos centros urbanos no entorno da represa e a quantificação da distância destes à represa. Analisando conjuntamente o uso do solo, as classes de solo e o aporte de esgoto bruto nos tributários da represa e contrapondo-se às regiões de maiores concentrações de Nitrato, conclui-se que tais concentrações seriam advindas do esgoto bruto e não da agropecuária nesta região. A B S T R A C T The presence of nitrate in water bodies can promote the appearance of algae and other aquatic plants affecting the quality of these for various uses. Depending on the concentration you can also promote the development of methemoglobinemia, of certain types of cancer, so studies related to determining the concentration and the possible contribution of causes are extremely important. This study was conducted for the dam of Nova Ponte, located in the Minas Gerais states. The aim of this study was to analyze the behavior and the possible causes of the nitrate concentration in the Nova Ponte Dam. It was done using GIS techniques and also evaluating the land use, the soil types and the possible contribution of the raw sewage discharge of the cities surrounding the dam. To conduct the study were collected fifty nine sampling points distributed throughout the dam in August 2007 and spatialized for dam employing geostatistics, and it was prepared the use and occupation of the surrounding map dam and digitized the region of soil map, in addition to the spatial distribution of urban centers in the vicinity of the dam and the quantification of the distance between the cite to the dam. Analyzing together the land use, the soil classes and the raw sewage inflow in the dam tributaries and contrasting to the regions of higher concentrations of nitrate, it is concluded that such concentrations would be coming from the raw sewage and not from the agriculture in this region. Keywords: nitrate, agriculture, sewage, geoprocessing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Arantes, Jonathan Oliveira, and Gilmar Oliveira Santos. "MONITORAMENTO QUALITATIVO DA ÁGUA DO RIBEIRÃO ABÓBORA DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE GO, COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS." Tecnologia e Ambiente 26 (November 10, 2020): 158. http://dx.doi.org/10.18616/ta.v26i0.5899.

Full text
Abstract:
O monitoramento da água uma ferramenta essencial na garantia da qualidade dos recursos hídricos. O presente trabalho teve por objetivo o monitoramento da água do ribeirão Abóbora do município de Rio Verde GO, como instrumento de gestão de recursos hídricos. Foram realizadas cinco coletas de água, que ocorreram a montante e a jusante do ponto de descarte de efluente industrial existente no trecho em estudo. A média geral dos valores de OD observados correspondeu a 6 mg/L e 7 mg/L para os anos de 2016 e 2017 respectivamente. Os meses de outubro/16 no ponto “jusante” e novembro/16 nos pontos “montante e jusante” apresentaram concentrações de OD abaixo do valor exigido (≥ 5,0 mg/L) pela norma Conama 357/2005 para rios classe II. A concentração média de NO2- nas amostras de água do manancial analisado foram de 0,1 mg/L e 0,04 mg/L para os anos de 2016 e 2017. Não houve ultrapassagem do limite legal (≤1,0) preconizado pela norma Conama 357/05. Os resultados médios de NO3- para toda a campanha de monitoramento foi de 0,3 mg/L para ambos os anos 2016 e 2017. Segundo o método abordado, quanto a variação dos dados observados o experimento pode ser classificado como de “boa precisão”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Araújo, Kássia Karina, and Angélica Kelly Pimentel. "A PROBLEMÁTICA DO DESCARTE IRREGULAR DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NOS BAIRROS VERGEL DO LAGO E JATIÚCA EM MACEIÓ, ALAGOAS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 4, no. 2 (October 9, 2015): 626. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015626-668.

Full text
Abstract:
O estudo de caso realizado nos bairros do Vergel do Lago e Jatiúca em Maceió – AL, tiveram como principal objetivo identificar os principais pontos de descarte inadequado de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). A metodologia foi composta por visita in loco, questionários aplicados à população do entorno de pontos de RSU e entrevista com a empresa prestadora de serviços de limpeza urbana. No estudo de campo foram identificados 07 pontos viciados de resíduos no bairro Jatiúca, onde os resíduos predominantes são da construção civil, já no bairro Vergel do Lago foram identificados 16 pontos viciados de resíduos, onde predominava os resíduos domiciliares e a casca do sururu. Com a aplicação dos questionários frente à população confirmou-se que o descarte inadequado de resíduos é decorrente, na maioria das vezes, da falta de consciência da população, e que as principais consequências são: mau cheiro, alagamento das ruas e proliferação de insetos e animais vetores de doenças. Tanto no bairro do Vergel como da Jatiúca poucos souberam informar o destino final dos seus resíduos comprovando a falta de informação e desinteresse com relação às políticas públicas do município. O crescimento populacional, a ausência de conscientização ambiental, a carência de infraestrutura e de políticas públicas que visem uma melhor gestão dos resíduos sólidos, são causas explícitas do grande acúmulo desses resíduos de forma desordenada no bairro do Vergel do Lago e Jatiúca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Gomes, Vinicius Henrique dos Santos, Victor Fellipe dos Santos Gomes, Ana Pavla Almeida Diniz Gurgel, and Fernando Menezes Matos. "Descarteco: aplicativo para dispositivos móveis que indica locais de descarte de fármacos e cosméticos." Revista Inovação, Projetos e Tecnologias 8, no. 2 (December 17, 2020): 158–67. http://dx.doi.org/10.5585/iptec.v8i2.17183.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o protótipo do aplicativo descartECO, projetado para auxiliar no processo de descarte adequado de fármacos e cosméticos. Esse aplicativo permite que os usuários contribuam para uma cidade mais limpa e evitem o descarte incorreto no meio ambiente. A plataforma Android Studio foi usada para o desenvolvimento preliminar e a API do Google Maps foi responsável pelo mapa, além de direcionar a assistência aos pontos de coleta. Espera-se que o descartECO auxilie na correta destinação final de fármacos e medicamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Heck, Ivan, Ivan Luiz Brondani, Luís Fernando Glasenapp de Menezes, Dari Celestino Alves Filho, João Restle, Julcemir João Ferreira, Patrícia Alessandra Meneguzzi Metz, and Roberta Farenzena. "Suplementação com diferentes níveis de silagem de milho para vacas de descarte de diferentes grupos genéticos submetidas ao pastejo." Ciência Rural 36, no. 1 (February 2006): 203–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782006000100031.

Full text
Abstract:
O trabalho foi realizado objetivando-se avaliar o efeito da suplementação com silagem de milho sobre o desempenho de vacas de descarte em terminação, em pastagem de aveia preta (Avena strigosa) e azevém (Lolium multiflorum). A silagem de milho utilizada foi do híbrido AG-5011, contendo 6,59% de Proteína Bruta. Foram utilizadas 30 vacas de descarte dos grupos genéticos ¾ Charolês (C) ¼ Nelore (N) ou ¾ N ¼ C com média de idade de 5 anos, recebendo ou não oferta de 1,25% do peso vivo (PV) de silagem de milho (matéria seca) ou oferta à vontade da mesma silagem. Não houve interação entre grupo genético e oferta de suplemento. Animais que receberam silagem à vontade apresentaram maior consumo absoluto de suplemento (4,57 contra 4,34kg), desaparecendo esta diferença quando o consumo foi expresso em percentagem do peso vivo (1,07 contra 0,99%). As vacas que receberam suplemento apresentaram maior ganho de peso médio diário (GMD) em comparação às que não receberam (0,879kg), independente do nível de oferta. A oferta de silagem à vontade não proporcionou maior GMD (1,175kg) em relação aos que receberam 1,25% do PV (1,214kg). O maior consumo de silagem proporcionou maior escore corporal final (3,42 pontos), sendo que as vacas que receberam 1,25% do PV (3,26 pontos), não diferiram daquelas que não receberam suplemento (3,19 pontos). As vacas ¾ C ¼ N apresentaram maior consumo absoluto de suplemento (3,05 contra 2,89kg), maior GMD (1,196 contra 0,983kg/animal/dia) e maior escore corporal ao final do experimento (3,37 contra 3,21 pontos).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Restle, João, Fabiano Nunes Vaz, Cledson Roso, André Nunes de Oliveira, Liliane Cerdótes, and Luis Fernando Glasenapp de Menezes. "Desempenho e Características da Carcaça de Vacas de Diferentes Grupos Genéticos em Pastagem Cultivada com Suplementação Energética." Revista Brasileira de Zootecnia 30, no. 6 (December 2001): 1813–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000700019.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi testar diferentes níveis de suplementação energética na forma de grão de sorgo moído, para a terminação em pastagem, de vacas de descarte de diferentes genótipos Charolês (C) x Nelore (N). Foram utilizadas trinta vacas de descarte, dos seguintes grupos genéticos: C, N, 3/4 C + 1/4 N (CN) e 3/4 N + 1/4 C (NC), terminadas em pastagem cultivada de aveia (Avena strigosa) + azevém (Lolium multiflorum), distribuídas em três níveis de suplementação (NS): 0,0; 0,4; ou 0,8% do peso vivo. No estudo do efeito de grupo genético, verificou-se que os ganhos de peso médio diário foram de 1,03; 1,06; 1,36; e 1,02 kg, respectivamente, para C, N, CN e NC. O peso final foi de 453, 412, 515 e 478 kg, citados na mesma ordem. O ganho de condição corporal (CC) durante a terminação foi maior nas vacas N (1,81 pontos) em relação as C (1,09 pontos) e CN (0,99 pontos), ficando as vacas NC com valor intermediário (1,42 pontos). Verificou-se que vacas C apresentam maior peso de carcaça, melhor conformação e área de Longissimus dorsi em relação às vacas N, enquanto estas, apresentam maior percentagem de osso. As vacas CN mostraram carne de coloração mais clara que as NC. Os ganhos de peso médio diário foram de 0,92; 1,23; e 1,20 kg, respectivamente, para os níveis 0,0; 0,4 e 0,8% de suplementação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Batista, Romina Mara, Flávio José de Assis Barony, Alda Ernestina dos Santos, Karina Bicalho Ervilha do Nascimento Campos, José Márcio Quintão Moreira, Luiz Fernando da Rocha Penna, and Isabela Araújo Fioravante. "Análise do teor de prata no efluente gerado pelo setor de radiologia em um hospital do Município de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 5, 2020): e213973723. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3723.

Full text
Abstract:
O elemento prata (Ag) está presente no efluente dos equipamentos de radiografia e por se tratar de uma espécie química bioacumuladora requer a devida gestão de seu descarte, uma vez que se direcionado inadequadamente para o corpo receptor hídrico poderá comprometer a cadeia biológica. Este estudo teve por objetivo quantificar o teor de Ag no efluente de um equipamento de radiografia, em três pontos de descarte, bem como avaliar o processo de gestão do efluente à luz da legislação pertinente. Para tanto foram coletadas amostras em três pontos de descarte ao longo de três dias subsequentes ao da sua geração, e as mesmas analisadas por Espectrometria de Emissão Atômica por Plasma (ICP-EAP). Os resultados revelaram um teor médio de Ag de 5,87 mg/L; 2.795,65 mg/L e 1.525,31 mg/L, para o revelador, fixador e composição do revelador e fixador em água, respectivamente. Os valores observados são muito superiores ao limite máximo estabelecido pela legislação. Foi verificado ainda que na unidade hospitalar avaliada a gestão dos efluentes ocorre de maneira precária, no que diz respeito ao acondicionamento, armazenamento e destinação final dos resíduos do grupo B, uma vez que o estabelecimento não cumpre com todas as premissas elencadas pela RDC/ANVISA nº 306/2004.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Vaz, Fabiano Nunes, João Restle, Arlei Rodrigues Bonnet de Quadros, Leonir Luiz Pascoal, Luis Maria Bonnecarrère Sanchez, Joilmaro Rodrigo Pereira Rosa, and Luis Fernando Glasenapp de Menezes. "Características da Carcaça e da Carne de Novilhos e de Vacas de Descarte Hereford, Terminados em Confinamento." Revista Brasileira de Zootecnia 31, no. 3 suppl (June 2002): 1501–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982002000600022.

Full text
Abstract:
Objetivou-se estudar os aspectos quantitativos e qualitativos da carcaça e da carne de doze animais de duas categorias de bovinos Hereford, novilhos de dois anos de idade e vacas de descarte com idade média de oito anos, tomados ao acaso do mesmo rebanho, os quais foram terminados por 112 dias em confinamento, sendo que na primeira fase de 56 dias a relação volumoso (cana-de-açúcar triturada) : concentrado foi de 69 : 31 e na segunda fase, de 57 : 43. As vacas apresentaram maiores pesos de abate (475,7 vs. 426,7 kg) e porcentagem de costilhar (15,28 vs. 14,20%), porém rendimentos de carcaça fria (46,62 vs. 49,14%) inferiores. Não ocorreu diferença significativa entre as categorias para peso de carcaça fria. Os novilhos apresentaram melhores conformação de carcaça ("boa menos" vs. "regular") e perímetro de braço (34,67 vs. 33,58 cm), com menor comprimento de carcaça (121,9 vs. 131,6 cm) do que as vacas. A área de Longissimus dorsi foi maior nos novilhos (54,52 cm²) do que nas vacas (48,72 cm²), assim como a porcentagem de músculo na carcaça (63,96 vs. 56,28%). As vacas de descarte apresentaram maior percentagem de gordura na carcaça (25,29 vs. 21,08%) e de marmoreio na carne ("pequeno menos" vs. "leve menos"). Os novilhos apresentaram carne mais suculenta (5,45 vs. 4,70 pontos), de melhor palatabilidade (5,60 vs. 4,83 pontos) e mais macia (5,15 vs. 4,12 pontos) do que as vacas, mas não houve diferença significativa na força para cizalhamento das fibras da carne. A carne das vacas mostrou maior quebra ao cozimento (33,94%) do que a carne de novilhos (31,55%). Os resultados deste trabalho mostraram que os novilhos abatidos com dois anos de idade produzem carcaças mais magras e carne de melhor qualidade que vacas de descarte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Mertz, Liliane Marcia, Fernando Augusto Henning, Manoel de Souza Maia, Geri Eduardo Meneghello, Ariadne Henriques, and Rafael Madail. "Qualidade fisiológica e sanitária de sementes de Feijão-miúdo beneficiadas em mesa gravitacional." Revista Brasileira de Sementes 29, no. 3 (2007): 1–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222007000300001.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da mesa gravitacional na qualidade fisiológica e sanitária de lotes de sementes de feijão-miúdo (Vigna unguiculata (L.) Walp). Após a limpeza, sementes de quatro genótipos (Amendoim, Baio, Mosqueado e Preto) foram beneficiadas em mesa de gravidade com descarga dividida em três frações: superior, intemediária e inferior. Admitiu-se como extremidade inferior, a situada no ponto mais baixo da descarga quando considerada a inclinação lateral da mesa e, como superior, a oposta. Avaliou-se a qualidade fisiológica das sementes através dos testes de germinação e vigor (envelhecimento acelerado, condutividade elétrica e teste de frio). Para avaliação da qualidade sanitária utilizou-se o método do papel filtro em gerbox (Blotter-test). Observou-se que a separação das sementes através da mesa gravitacional proporciona alterações positivas na qualidade fisiológica e sanitária dos lotes de sementes de feijão-miúdo para todos os genótipos avaliados, justificando-se assim, sua utilização no beneficiamento de sementes de feijão-miúdo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Restle, João, Liliane Cerdótes, Fabiano Nunes Vaz, and Ivan Luiz Brondani. "Características de carcaça e da carne de novilhas Charolês e 3/4 Charolês 1/4 Nelore, terminadas em confinamento." Revista Brasileira de Zootecnia 30, no. 3 suppl 1 (June 2001): 1065–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000400022.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estudar os aspectos quantitativos e qualitativos da carcaça e da carne de novilhas de descarte dos genótipos Charolês (C) e 3/4 C 1/4 Nelore (N). Foram usadas 25 novilhas de três anos, terminadas em confinamento por 80 dias. Não se verificou diferença para peso de abate (473,6 vs. 468,8 kg), peso de carcaça fria (241,8 vs. 241,8 kg), rendimento de carcaça fria (51,09 vs. 51,61%), espessura de gordura (4,13 vs. 4,78 mm), porcentagem de dianteiro (35,52 vs. 36,01%) e de costilhar (15,03 vs. 15,42%), conformação (10,75 vs. 10,56 pontos) e comprimento de carcaça (127,4 vs. 129,9 cm). As novilhas C apresentaram maior porcentagem do corte serrote (49,95 vs. 48,57%) e perímetro de braço (36,73 vs. 35,00 cm) que as ¾ C ¼ N. Não houve diferença significativa para a composição física da carcaça, cor (3,46 vs. 3,11 pontos), textura (3,67 vs. 3,33 pontos), marmoreio (6,40 vs. 5,00 pontos), maciez (6,48 vs. 6,19 pontos), palatabilidade (6,33 vs. 6,33 pontos) e força para corte das fibras da carne, por meio do aparelho WB-Shear (5,99 vs. 6,24 pontos). A suculência da carne foi melhor nas novilhas C (6,18 vs. 5,67 pontos). A partir desses resultados, pode-se concluir que, para novilhas abatidas aos três anos, não existem diferenças expressivas nos aspectos quantitativos e qualitativos da carcaça e da carne entre os dois genótipos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Gebler, Luciano. "Pontos de abastecimento de pulverizadores agrícolas: uma revisão comparando os modelos em uso." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 15, no. 11 (November 2011): 1180–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662011001100011.

Full text
Abstract:
Pontos de abastecimento de pulverizadores são locais destinados ao preparo das caldas agroquímicas e carregamento de equipamentos de pulverização agrícola, classificados pela legislação ambiental e trabalhista como equipamento de segurança ambiental. Há suficiente bibliografia técnica que recomenda e descreve os processos construtivos e de manejo de tais locais, mas há pouca clareza sobre como se chegou a esta forma consensual, aliado ao pouco embasamento científico de seus benefícios e riscos agregados. Alguns aspectos como impermeabilização, constituição do material, manejo do piso e dos resíduos de agroquímicos, interferem na capacidade de evitar que os possíveis contaminantes atinjam o solo e as águas, interferindo no descarte final. Aspectos funcionais ainda carecem de respostas, como a possibilidade do piso reter e armazenar o contaminante e se tornar um emissor a longo prazo, a definição do tempo de vida útil do equipamento, dentre outros. Recentemente houve avanços na filosofia construtiva dos pontos de abastecimento de pulverizadores, com a introdução da remediação de resíduos in situ, através da biodegradação, ganhando denominações, como biobeds, dentre outras. O objetivo desta revisão é discutir as diferentes formas de pisos e manejo nestes locais, seus riscos e a possibilidade de se tornarem um passivo ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Kuss, Fernando, João Restle, Ivan Luiz Brondani, Dari Celestino Alves Filho, Juliano Perottoni, Régis Luís Missio, and Gláucia Azevedo do Amaral. "Composição física da carcaça e qualidade da carne de vacas de descarte de diferentes grupos genéticos terminadas em confinamento com distintos pesos." Revista Brasileira de Zootecnia 34, no. 4 (August 2005): 1285–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982005000400025.

Full text
Abstract:
O objetivo neste experimento foi avaliar a composição física e as características qualitativas da carne de vacas de descarte mestiças da segunda (G2 - 3/4Charolês (C) 1/4Nelore (N) e 3/4NC) e terceira gerações (G3 - 5/8CN e 5/8NC) de cruzamento rotativo Charolês - Nelore terminadas em confinamento e abatidas com 465, 507 ou 566 kg. Os animais apresentaram na média, no início do confinamento 8,5 anos, 388,6 kg e 2,35 pontos de escore da condição corporal. A dieta alimentar, com relação volumoso:concentrado de 48:52, continha 12,5% de proteína bruta e 2,99 Mcal de energia digestível por kg de matéria seca. Houve redução da participação de ossos (16,55; 15,84 e 12,72%) e músculo (63,50; 60,05; 60,69%) e incremento da percentagem de gordura (19,85; 24,32; 28,08%, respectivamente) na carcaça com o aumento do peso de abate. O ganho de peso da porção comestível da carcaça entre os pesos de abate extremos foi 77,36 kg, sendo 37,32 kg de músculo (48,24%) e 40,04 kg de gordura (51,76%). A maciez, quando avaliada pela força de cizalhamento, melhorou significativamente na carne dos animais abatidos com peso mais elevado (4,94, 4,89 e 3,89 kgf/cm³, respectivamente). A carne das vacas 5/8NC apresentou coloração mais escura (2,87 pontos) que a das vacas 5/8CN (4,0 pontos). A carne dos animais da G3 foi mais macia que a dos animais G2 (4,16 vs 4,99 kgf/cm³). Carne mais suculenta foi observada em vacas 5/8NC que nas 5/8CN (6,49 vs 4,16 pontos), em razão da menor perda à cocção das 5/8NC (17,61 vs 23,33%). O aumento do peso de abate de vacas de descarte é um bom recurso para elevar rapidamente a produção de carne bovina, melhorando inclusive significativamente sua qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Oliveira, E. L., D. Kist, J. C. Paludo, N. Y. F. Silva, and S. Sehnem. "Logística Reversa: Uma Análise do Descarte de Baterias e Celulares nos Pontos de Coleta da Claro em Chapecó – SC." Amazônia, Organizações e Sustentabilidade 2, no. 2 (December 31, 2013): 79–95. http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v2n2p79-95.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography