To see the other types of publications on this topic, follow the link: Pontos.

Journal articles on the topic 'Pontos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Pontos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rocha, Marcus Vinícius de Melo. "Dois pontos." Teia: Revista Literária dos Estudantes de Letras, no. 3 (September 6, 2011): 22. http://dx.doi.org/10.17851/2447-0570.0.3.22.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Abraham, Leonardo Spagnol, Fernanda Nogueira Torres, and Luna Azulay-Abulafia. "Pistas dermatoscópicas para diferenciar a tricotilomania da alopecia areata em placa." Anais Brasileiros de Dermatologia 85, no. 5 (October 2010): 723–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962010000500022.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Tricotilomania e alopecia areata em placa possuem características clínicas e dermatoscópicas semelhantes. OBSERVAÇÕES: O exame dermatoscópico da tricotilomania revela densidade capilar diminuída, cabelos fraturados em diferentes tamanhos, enovelados e vellus, tricoptilose, pontos amarelos com ou sem pontos pretos e ausência de cabelos em "ponto de exclamação". CONCLUSÃO: No contexto de alopecia em placa e cabelos fraturados, a ausência de "pontos de exclamação" sugere o diagnóstico de tricotilomania. Por outro lado, o achado de pontos amarelos sem pontos pretos não afasta o mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Correia, Maria da Luz, and Carla Cerqueira. "Pontos de vista." Vista, no. 1 (May 19, 2017): 7–15. http://dx.doi.org/10.21814/vista.2959.

Full text
Abstract:
Este é o primeiro número da vista. Publicação científica digital, fundada há cerca de um ano no âmbito do Grupo de Trabalho de Cultura Visual da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), a vista tem a sua primeira edição dedicada às assimetrias sociais que os regimes escópicos conformam ou desafiam. Homenageando a motivação política dos visual culture studies que nos anos 90 do século XX deram um novo fôlego ao estudo da imagem, e reivindicando a importância fundadora das teorias críticas da vigilância e do espetáculo e dos estudos das desigualdades de género e de etnia, este número inaugural quer também dar conta do caráter dinâmico dos processos de partilha do visível, confrontando os imaginários hegemónicos e as visibilidades dominantes com as visões alternativas e os olhares de resistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nunes Costa, Breno, Bruno Nunes Costa, and Adriana de Mendonça Marques. "AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO RIO PREGUIÇAS NO MUNICÍPIO DE BARREIRINHAS, MARANHÃO, BRASIL." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 5 (June 22, 2021): e25339. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i5.339.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve por objetivo avaliar as condições ambientais do Rio Preguiças em Barreirinhas, Maranhão, Brasil, através de análises ambientais feitas a partir da aplicação do instrumento conhecido como Protocolo de Avaliação Rápida. A ferramenta intitulada “Protocolo de Avaliação Rápida” consistiu-se com um instrumento avaliador das condições ambientais de corpos hídricos, tendo por características variáveis e pontuações (0, 1, 2 e 4 pontos) para cada aspecto avaliado. Esta pesquisa teve por objeto de estudo três pontos principais do rio problematizado: Porto da Avenida Beira Rio (Ponto - 1), o Porto do Amapá (Ponto - 2) e Porto do São Domingos (Ponto - 3), onde, de acordo com as pontuações alcançadas ao final da aplicação do formulário de avaliação, pode-se fazer as classificações dos trechos estudos como: Trecho impactado: 0 a 11 pontos; Trecho alterado: 12 a 22 pontos e Trecho natural: 23 a 44 pontos. No que se refere aos resultados levantados, o ponto 1 pode ser classificado como “Trecho com alteração ambiental”, por apresentar pontuações negativas em grande parte dos aspectos estudados. As outras áreas avaliadas receberam o status de Trecho Natural, apesar de possuírem alguns aspectos negativos em certos momentos. O ponto 1 apresentou caraterísticas, que apesarem de já impulsionarem certas preocupações, ainda é possível reverter. No que se diz respeita as demais localidades estudas, elas não manifestaram grandes aspectos que levam a imediata degradação ao corpo hídrico aqui enfatizado, porém, caso as variantes se agravarem, pode ser que haja comprometimento maior do meio ambiente aquático apontado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Renato César dos, and Mauricio Galo. "CLASSIFICAÇÃO DE NUVEM DE PONTOS LASER UTILIZANDO O CONCEITO DE ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS E O FATOR DE NÃO AMBIGUIDADE." Boletim de Ciências Geodésicas 22, no. 2 (June 2016): 196–216. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702016000200011.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um método que realiza a classificação automática dos pontos amostrados por um sistema de varredura a LASER aerotransportado (SVLA). Nesse método são utilizados os autovalores da matriz de variâncias e covariâncias (MVC). Para o cálculo da MVC considera-se uma vizinhança no entorno do ponto de interesse, a qual é determinada com base no conceito de entropia. A classificação é executada comparando os autovalores calculados, referentes a cada ponto e sua vizinhança, com os autovalores das estruturas ou classes predefinidas. Como medida de similaridade utiliza-se a distância euclidiana no espaço dos autovalores e, com o intuito de eliminar os pontos ambíguos, incorporou-se ao método o fator de não ambiguidade (FNA). Para avaliação do método proposto e implementado, utilizou-se um conjunto de dados LASER referente ao município de Presidente Prudente/SP, cuja densidade aproximada é de 8 pontos/m2. Os resultados mostram que mesmo diante da complexidade dos ambientes reais, algumas estruturas foram bem definidas. Com a incorporação do FNA foi possível identificar e eliminar pontos com alta probabilidade de pertencer a duas classes (pontos ambíguos), geralmente amostrados sobre vegetações, regiões com pequena densidade de pontos, próximos das regiões de bordas e sobre linhas de transmissão próximas as edificações. Por meio da avaliação quantitativa verificou-se que a incorporação do FNA ao método de classificação possibilitou diminuir a quantidade de pontos incorretamente classificados, principalmente para os maiores objetos. Além disso, foi possível verificar que o uso do FNA é interessante para áreas de vegetação, uma vez que grande parte dos pontos ambíguos são identificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ikemoto, Roberto Yukio, Joel Murachovsky, Luis Gustavo Prata Nascimento, Rogério Serpone Bueno, Luis Henrique Almeida, and Eric Strose. "Estudo da resistência do tendão do supra-espinal com pontos simples, duplos e Mason Allen." Acta Ortopédica Brasileira 18, no. 2 (2010): 100–103. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522010000200008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O objetivo do trabalho foi comparar a resistência entre os pontos simples, duplo e Mason-Allen modificado, utilizados para o reparo do manguito rotador, e verificar se há diferença significativa que justifique a utilização do ponto do tipo Mason-Allen modificado ao invés dos pontos simples ou duplo. MÉTODO: Retiramos tendões do músculo supra-espinal de 15 cadáveres humanos frescos (30 ombros), com a média de idade de 45 anos. Os testes foram realizados na máquina universal de ensaio mecânico Kratos® 500/2000 e os resultados submetidos aos testes estatísticos de t-student, análise de variância (ANOVA), comparação múltipla de Bonferroni e calculadas as correlações de Pearson. Os testes foram realizados ao nível de significância de 5%. RESULTADOS: Não houve diferença significativa com relação à idade, ao tamanho das amostras e deslocamento do tendão. A resistência variou com média de 127,50 N com o ponto simples, 163,95 N com o duplo e com o ponto de Mason-Allen modificado esta foi de 198,45 N. CONCLUSÃO: não existe diferença da resistência no tendão quanto à falha na interface sutura - tendão comparando-se o ponto duplo com o Mason-Allen modificado e os pontos simples e duplo, porém há diferença quando comparados os pontos simples e Mason-Allen modificado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mantovani, Waldir, and Fernando Roberto Martins. "O método de pontos." Acta Botanica Brasilica 4, no. 2 suppl 1 (1990): 95–122. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33061990000300011.

Full text
Abstract:
O método de pontos foi usado em diversas situações, comparado com outros métodos, modificado e amplamente discutido e criticado, podendo-se ter através da revisão bibliográfica uma visão de suas vantagens e limitações, salientando-se naquelas a sua rapidez, precisão e pouca perturbação causada na vege tação e nestas, o diâmetro da agulha e a ação do vento. Neste trabalho está sendo introduzido e discutido um novo índice, denominado ín dice de cobertura (IC), obtido da soma dos valores absolutos de freqüência, que representa a cobertura e de vigor, associado à biomassa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zanetti, Juliette, Afonso de Paula dos Santos, Nilcilene das Graças Medeiros, and Julio Cesar de Oliveira. "Avaliação da Acurácia Posicional Utilizando os Métodos de Feição Linear: Pontos Finais, Pontos Intermediários, Ponto Gerado, Influência do Vértice, Normalização do Buffer Duplo e Fator de Fuzziness." Revista Brasileira de Cartografia 73, no. 1 (February 19, 2021): 278–95. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv73n1-54226.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, o uso de feições lineares tem sido frequentemente investigado no controle de qualidade cartográfica, sendo que diversos métodos foram propostos para avaliação da acurácia posicional. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo atrelar as tolerâncias definidas no Decreto nº 89.817 e à Especificação Técnica de Controle de Qualidade de Dados Espaciais (ET-CQDG) nos métodos de feições lineares: Pontos finais, Pontos Intermediários, Ponto Gerado e em uma adaptação proposta ao método Fator Fuzziness. Ao final, tais métodos foram comparados com os métodos de feições lineares já aplicados no Brasil que são: Influência do Vértice e Normalização do Buffer Duplo. Para tanto, foi avaliada a acurácia posicional planimétrica de um ortomosaico no município de Viçosa-MG, onde os resultados obtidos mostraram que os métodos do Pontos Finais, Influência de Vértice, Fator Fuzziness e o método de normalização do Buffer Duplo obtiveram classificação planimétrica Classe A para a escala de 1:1.000. Já os métodos Pontos Intermediários e Ponto Gerado apresentaram Classe B na escala 1:1.000.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Hylana Siqueira da, Luana Íris Alves da Silva, Bárbara Grassi Prado, and Natália Bianca Do Prado Silva. "Consumo de fibras alimentares por universitários de Várzea Grande – Mato Grosso." Journal of Health & Biological Sciences 7, no. 3 (June 27, 2019): 248. http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i3.2446.p248-252.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a frequência de consumo de fibras alimentares em universitários de Várzea Grande - MT. Métodos: estudo transversal com estudantes de um Centro Universitário de Várzea Grande - MT, em 2017. Foi aplicado um questionário sobre o consumo de alimentos ricos em fibras com 5 opções de respostas e cada uma dessas opções recebia uma pontuação que incluíam: menos de uma vez por semana (zero ponto); cerca de uma vez por semana (um ponto); duas a três vezes por semana (dois pontos); 4 a 6 vezes por semana (três pontos) e; diário (quatro pontos). As pontuações foram somadas e os indivíduos classificados em dieta pobre em fibras (pontuação menor ou igual a 19 pontos); consumo regular de fibras (20 a 29 pontos) e consumo adequado de fibras (maior ou igual a 30 pontos). Calculou-se o Índice de Massa Corporal e o risco para morbidades pela circunferência da cintura. Resultados: entre os avaliados, 77,2% eram do sexo feminino e 48,8% apresentaram um baixo consumo de fibras, 39,6% estavam com excesso de peso e 24,2% possuíam risco de morbidades. Os universitários apresentaram elevada frequência diária de consumo de frutas, verduras, legumes e leguminosas. Conclusão: quase metade dos entrevistados apresentou baixo consumo de fibras e frequência igual ou menor que uma vez por semana para os sucos naturais, cereais integrais e pão integral. Para a melhoria dos resultados, deve-se limitar o consumo de alimentos processados e ultraprocessados e dar preferência para alimentos naturais ou minimamente processados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rocha, Genelício Crusoé, Paulo Leonel Libardi, Laércio Alves de Carvalho, and Antônio Carlos Rodrigues Cruz. "Estabilidade temporal da distribuição espacial da armazenagem de água em um solo cultivado com citros." Revista Brasileira de Ciência do Solo 29, no. 1 (February 2005): 41–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832005000100005.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou quantificar e caracterizar a variabilidade espaço-temporal e a estabilidade temporal da armazenagem da água em um Latossolo Amarelo argissólico cultivado com citros. A parcela experimental foi montada em um solo sob uma cultura de citros com 10 anos de idade, consistindo de 40 pontos de observação ao longo de duas transeções, com espaçamento de 4 x 7 m, isto é, duas transeções 1 e 2 (coincidentes com duas linhas de plantas) paralelas e distantes entre si de 7 m e cada uma delas com 20 pontos, separados um do outro de 4 m, delimitando uma área de terreno de dimensões 80 x 14 m (40 plantas). Cada ponto localizava-se no centro da distância entre duas plantas (2 m do tronco) na linha de plantas. Os pontos de observação da transecão 1 foram enumerados de 1 a 20 e os da transecão 2 de 21 a 40 no sentido aposto. Em cada ponto de observação, foi instalado um tubo de acesso à sonda de nêutrons até a profundidade de 1,20 m. As medições foram feitas ao longo de dois anos, em períodos compreendidos entre novembro e julho do ano seguinte, semanalmente. Em cada ponto de observação, foram retiradas amostras de solo com estrutura deformada para a quantificação das frações granulométricas ao longo do perfil. A estabilidade temporal foi observada pelo comportamento dos valores nos 40 pontos ao longo do tempo, os quais mantiveram a sua característica, independentemente do tempo de amostragem, o que pôde ser comprovado por meio do coeficiente de correlação de Pearson utilizado entre datas de observação. Por meio da técnica da diferença relativa, foi possível identificar os pontos que, independentemente de tempo, estimaram a média real do campo, os mais secos e os mais úmidos. O ponto 28 foi escolhido, em decorrência do valor da diferença relativa, como o ponto representativo da média, e identificou-se o ponto 15 como o mais seco e o 05 como o mais úmido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Stefanello, Leiliane Ermínia da Silva, and Celia Alves de Souza. "Qualidade da água no perímetro urbano do córrego das Pitas em Araputanga, MT." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 1 (May 23, 2018): 208–22. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.001.0015.

Full text
Abstract:
A pesquisa teve como principal objetivo verificar a qualidade da água do córrego das Pitas, no perímetro urbano do município de Araputanga, Mato Grosso. Para realização das análises físico-químicas e biológicas da água, foram coletadas quatro amostras em dois períodos: chuvoso e estiagem, no córrego das Pitas. Foram realizadas análises alguns parâmetros da água. Foi calculado o Índice de Qualidade das Águas (IQA) com avaliação de nove parâmetros e o Índice de Estado Trófico (IET) por meio da série de nitrogênio. O Ponto 1 foi o que mais ficou de acordo com a resolução, com destaque positivo para oxigênio dissolvido no período de estiagem. O Ponto 4 liderou a inadequação aos parâmetros; contudo, os resultados do IQA apresentaram-se melhor na estiagem, com variação de 53 a 67 pontos. Os trechos 2 e 4 apresentaram resultado de 47 e 51 pontos, respectivamente, na cheia, o que classificou a água como regular. O IET foi classificado como hipereutrófico em todos os pontos nos dois períodos, com variação de 74 a 97 pontos para esse índice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Fernandes, Fabiana Dos Santos, Sueyla Da Silva Alves, Hélio Freitas Santos, and William Costa Rodrigues. "Staphylinidae e Silphidae (Coleoptera) como Potenciais Famílias Bioindicadoras de Qualidade Ambiental." Revista Eletrônica TECCEN 4, no. 3 (October 1, 2011): 17. http://dx.doi.org/10.21727/198409932011.teccen.v4i3.17-32.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo levantar a biodiversidade de coleópteros do IZMA (Eng. Paulo de Frontin - RJ), compreender suas relações com as composições florísticas e buscar identificar potenciais bioindicadores. Foram realizadas quatro coletas, em oito pontos distintos, de abril de 2008 a março de 2009, com utilização de armadilhas pitfall. Os insetos foram triados, identificados, e armazenados no Laboratório de Monitoramento Ambiental – USS; os dados foram analisados por meio da Diversidade e Dominância de Simpson e Similaridade de Cluster. Capturaram-se 1990 coleópteros (15 famílias), com maior ocorrência de Staphylinidae no interior da mata. Os pontos V e VI foram os mais similares e Silphidae, em áreas intermediárias; os pontos VII e VIII, mais similares. A 1ª coleta apresentou maior dominância; a 4ª coleta, maior diversidade. O ponto IV obteve maior abundância; o V, maior dominância; os pontos I e III, maior diversidade; os pontos III e VII, maior similaridade. Os pontos III, IV, VI, e VII mostraram-se os mais conservados, Staphylinidae e Silphidae foram apontados como potenciais bioindicadores, por apresentar sensibilidade às modificações do ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Fernandes, Fabiana Dos Santos, Sueyla Da Silva Alves, Hélio Freitas Santos, and William Costa Rodrigues. "Staphylinidae e Silphidae (Coleoptera) como Potenciais Famílias Bioindicadoras de Qualidade Ambiental." Revista Eletrônica TECCEN 4, no. 3 (November 17, 2016): 17. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v4i3.278.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo levantar a biodiversidade de coleópteros do IZMA (Eng. Paulo de Frontin - RJ), compreender suas relações com as composições florísticas e buscar identificar potenciais bioindicadores. Foram realizadas quatro coletas, em oito pontos distintos, de abril de 2008 a março de 2009, com utilização de armadilhas pitfall. Os insetos foram triados, identificados, e armazenados no Laboratório de Monitoramento Ambiental – USS; os dados foram analisados por meio da Diversidade e Dominância de Simpson e Similaridade de Cluster. Capturaram-se 1990 coleópteros (15 famílias), com maior ocorrência de Staphylinidae no interior da mata. Os pontos V e VI foram os mais similares e Silphidae, em áreas intermediárias; os pontos VII e VIII, mais similares. A 1ª coleta apresentou maior dominância; a 4ª coleta, maior diversidade. O ponto IV obteve maior abundância; o V, maior dominância; os pontos I e III, maior diversidade; os pontos III e VII, maior similaridade. Os pontos III, IV, VI, e VII mostraram-se os mais conservados, Staphylinidae e Silphidae foram apontados como potenciais bioindicadores, por apresentar sensibilidade às modificações do ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Fernandes, Fabiana Dos Santos, Sueyla Da Silva Alves, Hélio Freitas Santos, and William Costa Rodrigues. "Staphylinidae e Silphidae (Coleoptera) como Potenciais Famílias Bioindicadoras de Qualidade Ambiental." Revista Eletrônica TECCEN 4, no. 3 (October 1, 2011): 17. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v4i3.89.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo levantar a biodiversidade de coleópteros do IZMA (Eng. Paulo de Frontin - RJ), compreender suas relações com as composições florísticas e buscar identificar potenciais bioindicadores. Foram realizadas quatro coletas, em oito pontos distintos, de abril de 2008 a março de 2009, com utilização de armadilhas pitfall. Os insetos foram triados, identificados, e armazenados no Laboratório de Monitoramento Ambiental – USS; os dados foram analisados por meio da Diversidade e Dominância de Simpson e Similaridade de Cluster. Capturaram-se 1990 coleópteros (15 famílias), com maior ocorrência de Staphylinidae no interior da mata. Os pontos V e VI foram os mais similares e Silphidae, em áreas intermediárias; os pontos VII e VIII, mais similares. A 1ª coleta apresentou maior dominância; a 4ª coleta, maior diversidade. O ponto IV obteve maior abundância; o V, maior dominância; os pontos I e III, maior diversidade; os pontos III e VII, maior similaridade. Os pontos III, IV, VI, e VII mostraram-se os mais conservados, Staphylinidae e Silphidae foram apontados como potenciais bioindicadores, por apresentar sensibilidade às modificações do ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Andrello, A. C., C. R. Appoloni, and M. F. Guimarães. "Uso do césio-137 para avaliar taxas de erosão em cultura de soja, café e pastagem." Revista Brasileira de Ciência do Solo 27, no. 2 (April 2003): 223–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832003000200002.

Full text
Abstract:
Utilizou-se o césio-137 para avaliar as taxas de perda ou ganho de solo numa microbacia com diferentes culturas, situada no município de Cambe (PR), a 23º16' Sul e 51º17' Oeste. Foi utilizada uma equação teórica que considera a perda ou ganho de solo num ponto diretamente proporcional à redistribuição de césio-137. Uma amostragem em transectos foi efetuada com o objetivo de avaliar a redistribuição de solo dentro da microbacia. Um ponto em mata nativa na microbacia foi amostrado para estimar a quantidade de césio-137 depositado na região pela precipitação radioativa. Os pontos amostrados em área de pastagem apresentaram, em sua maioria, perda de solo. Os pontos amostrados em área de cafeeiro não apresentaram perda nem ganho de solo. Os pontos amostrados em área de soja, em sistema convencional de preparo de solo, apresentaram perda de solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Berveglieri, Adilson, Marcus Vinícius Antunes de Moraes, and Antonio Maria Garcia Tommaselli. "ORIENTAÇÃO E ORTORRETIFICAÇÃO DE IMAGENS TERRESTRES NADIRAIS." Boletim de Ciências Geodésicas 21, no. 1 (March 2015): 149–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702015000100010.

Full text
Abstract:
Informações de controle terrestre são fundamentais para as aplicações fotogramétricas. Independentemente do tipo de controle utilizado, um passo interativo é ainda exigido para determinar as coordenadas imagem de pontos de apoio. Esta abordagem propõe uma técnica automática para orientar e ortorretificar imagens terrestres de pontos de apoio. As ortoimagens podem ser utilizadas como cenas de controle em algoritmos de correspondência para orientar imagens aéreas ou orbitais. O método emprega um alvo de controle acoplado a um receptor Global Navigation Satellite System (GNSS) para o levantamento de pontos de apoio. Imagens dos pontos são coletadas em posição nadiral e em diferentes alturas com uma câmara panorâmica. Um modelo multiescala é gerado e orientado usando pontos de enlace e os cantos do alvo como pontos de apoio. As coordenadas 3D destes pontos de enlace são determinadas automaticamente por intersecção de raios. Um Modelo Digital de Terreno (MDT) local é produzido para ortorretificar a área com centro no ponto de apoio. Experimentos foram realizados em pequenas áreas com variações em altitude. As coordenadas geradas automaticamente foram comparadas com amostras coletadas por medições topográficas, e os resultados demonstraram que as áreas foram reconstruídas com erro médio quadrático inferior a 2 cm em altimetria, o que é compatível com a aplicação proposta de geração de cenas de controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

De Medeiros, David Hélio Miranda, Andrea Almeida Cavalcante, and Lidriana De Souza Pinheiro. "Respostas dos padrões de sedimentação e hipersalinidade na cobertura vegetal de planície estuarina sob influência da semiaridez." Geosul 33, no. 66 (March 2, 2018): 70–84. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n66p70.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa analisa a influência das variações espaciais da salinidade intersticial e granulometria dos sedimentos na cobertura vegetal do estuário do Rio Apodi-Mossoró (RN). Foram distribuídos 10 pontos amostrais para identificar a salinidade e granulometria dos sedimentos; os mapas temáticos da cobertura vegetal foram elaborados através de técnicas de processamento de imagens LandSat 8. O trecho da foz (pontos 1-2) apresentou domínio das frações arenosas; nos demais pontos predominam sedimentos siltosos. Da foz ao ponto 5, de salinidade < 50 ‰, estão os trechos mais extensos de manguezal. Todavia, os pontos 3, 6, 7, 8, 9 e 10 apresentaram elevada salinidade, com cobertura vegetal típicas de apicuns/salgados e solos expostos. Portanto, os depósitos de finos favorecem a retenção de sais, contribuindo para hipersalinidade, que se torna principal fator limitante ao desenvolvimento do manguezal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

HENRY, R., M. A. NUNES, P. M. MITSUKA, N. DE LIMA, and S. M. C. CASANOVA. "Variação espacial e temporal da produtividade primária pelo fitoplâncton na represa de Jurumirim (Rio Paranapanema, SP)." Revista Brasileira de Biologia 58, no. 4 (November 1998): 571–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71081998000400005.

Full text
Abstract:
Com a finalidade de detectar possíveis variações espacial e temporal na produtividade primária pelo fitoplâncton, um estudo foi efetuado na Represa de Jurumirim (Rio Paranapanema, afluente do Alto Paraná, Brasil) no período de outubro de 1995 a julho de 1996 em três compartimentos, os Braços Paranapanema (três pontos), Taquari (dois pontos) e Ribeirão das Posses (um ponto). O método do C14 foi utilizado para a medição da produção primária e um estudo de parâmetros físicos e químicos correlatos na coluna de água foi feito também. Em novembro de 1995 e janeiro-fevereiro de 1996, o local T2 (região de transição no Braço Taquari) foi o mais produtivo (23,9 e 20,1 mgC.m-2.h-1, respectivamente) e, nos dois outros períodos (abril e julho de 1996), foi o 2º ponto com maior produção (6,0 e 10,2 mgC.m-2.h-1). No Braço Ribeirão das Posses, a produção foi a mais elevada dos 6 pontos em abril (19,8 mgC.m-2.h-1)e julho de 1996 (15,2 mgC.m-2.h-1). No Braço Taquari, houve em todas as quatro épocas do ano uma elevação da produção do ponto T1 (zona de influência do Rio Taquari) para o ponto T2 (região de transição no Braço). No Braço Paranapanema, tendência similar foi observada, isto é, aumento da produção desde o ponto P1 (zona de influência do Rio Paranapanema) para o ponto P2 (zona de transição no Braço), e deste ponto para a estação P3 (corpo principal do reservatório, Braço Paranapanema) em outubro-novembro de 1995 e em julho de 1996. Em janeiro-fevereiro de 1996, esta tendência não foi muito nítida, enquanto em abril, não houve variações significativas na produção primária entre pontos do Braço Paranapanema. Uma análise de variância mostrou que houve variações significativas no conteúdo de material em suspensão, na condutividade da água e nos teores de fosfato inorgânico e nitrato entre as diferentes épocas do ano. As variações encontradas refletem a sazonalidade esperada em função da precipitação local e, em parte, as influências alóctones, decorrentes de alterações nas cargas de material em suspensão e nitrogênio e fósforo, introduzidas pelos tributários e, em parte, a ciclagem interna dos nutrientes. A análise estatística também mostrou diferenças significativas entre pontos de amostragem na produtividade primária pelo fitoplâncton, zona eufótica, condutividade da água e teores de silicato. As diferenças entre pontos na produtividade primária são, em parte, decorrentes das alterações da espessura da zona eufótica. Estas zonas variam longitudinalmente em função da quantidade de material alóctone presente e a sua possível sedimentação e ressuspensão, em função da circulação parcial ou completa da água, e da nebulosidade distinta em cada local e dia de medida. As diferenças entre pontos de amostragem no conteúdo de silicato e na condutividade devem-se às influências geológicas nas bacias de drenagem de cada reservatório (Rios Paranapanema e Taquari e Ribeirão das Posses) que, introduzindo íons e sílica em quantidades diferentes nos três Braços, sofrem um efeito de diluição em função do volume de água acumulado em cada compartimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ribeiro da Fonseca, Eduardo. "Schopenhauer: O termo alemão “Fessel” e os quatro pontos de vista presentes na obra “O Mundo como Vontade e Representação”." Sofia 9, no. 1 (August 22, 2020): 46–59. http://dx.doi.org/10.47456/sofia.v9i1.29153.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo é esboçar uma compreensão dos quatro pontos de vista presentes como um sistema na obra “O mundo como vontade e representação”, de Arthur Schopenhauer, por intermédio de uma palavra que não é propriamente um conceito filosófico do autor, mas que é utilizada por ele em um contexto especialmente produtivo para a finalidade a que nos propomos aqui, que é justamente a de articular esses pontos de vista, a saber, os pontos de vista do conhecimento; da metafísica da natureza; da metafísica do belo e o quarto ponto de vista, que é considerado o mais importante pelo autor, o do significado moral do mundo, a sua Ética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Ferreira, Marcus Castro, Suzy Anne Tavares Vieira, and Viviane Fernandes de Carvalho. "Estudo comparativo da sensibilidade nos pés de diabéticos com e sem úlceras utilizando o PSSD™." Acta Ortopédica Brasileira 18, no. 2 (2010): 71–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522010000200002.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Determinar e comparar limiares de sensibilidade cutânea nos pés de pacientes diabéticos com úlcera em apenas um dos membros inferiores. MATERIAIS E MÉTODOS: 20 pacientes foram estudados, a média de idade e de conhecimento do diabetes foi 61,6 e 12,4 anos, respectivamente. Todos os pacientes foram previamente testados com o monofilamento de Semmes-Weinstein nº 5,07. A sensibilidade foi avaliada usando o teste de discriminação entre dois pontos e o PSSD™ (Pressure-Specified Sensory Device) para avaliar os limiares de sensibilidade de maneira quantitativa, em g/mm². Testadas três áreas da pele: polpa do hálux, dorso do pé e parte medial do calcâneo, incluindo-se quatro testes, um ponto estático, um ponto dinâmico, dois pontos estáticos e dois pontos dinâmicos. RESULTADOS: A distância média de discriminação de dois pontos em mm foi superior nos pés com úlceras, mas a diferença entre os membros inferiores teve significância estatística apenas para o hálux. Com o PSSD™, todos os pacientes tiveram limiares de pressão superior nos pés com úlcera, em comparação com os pés sem úlcera, em todos os testes e com significância estatística. CONCLUSÃO: O PSSD™ foi capaz de diferenciar níveis de sensibilidade entre membros com e sem úlcera em pacientes diabéticos, com significância estatística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Lopes, Conceição V. "Pontos Críticos do Dicionário Terminológico." Diacrítica 33, no. 2 (December 16, 2019): 335–57. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.328.

Full text
Abstract:
Neste artigo, propõe-se uma reflexão crítica sobre determinados termos constantes no Dicionário Terminológico que são, no dia-a-dia, ensinados aos discentes dos Ensinos Básico e Secundário. Concretamente, questiona-se a classificação dos relativos cujo(a), cujos(as), onde e quanto(a), quantos(as) como determinantes, advérbio e quantificadores, respetivamente. O termo sujeito nulo, a subordinação adverbial, adjetiva e substantiva e ainda o termo adjetivos numerais são também, aqui, matéria de análise crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Preto-Rodas, Richard A., and Jose Ignacio Suarez. "Pontos Essenciais do Portugues Comercial." Hispania 72, no. 3 (September 1989): 566. http://dx.doi.org/10.2307/343514.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, Marcos Antonio Batista da. "RACISMO INSTITUCIONAL: PONTOS PARA REFLEXÃO." Laplage em Revista 3, no. 1 (April 14, 2017): 127. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201731223p.127-136.

Full text
Abstract:
O artigo propõe-se a uma reflexão sobre o conceito de racismo institucional no contexto das desigualdades étnico-raciais. Encarar o debate sobre desigualdades raciais historicamente acumuladas e socialmente reproduzidas no Brasil se apresenta, ainda, como um desafio de grandes proporções, pois significa examinar a fundo o próprio projeto de nação que vem sendo construído desde tempos remotos. A discussão sobre o racismo institucional permite uma melhor percepção acerca dos mecanismos de produção e reprodução das desigualdades étnico-raciais. Aponta-se que, para sua desconstrução, é necessário à implementação de políticas públicas, bem como seu monitoramento e avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Andrade, Elenise Cristina Pires de, and Érica Speglich. "Máscaras: multidão: dispersão: dois pontos." ETD - Educação Temática Digital 9 (January 13, 2009): 253. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v9i0.1055.

Full text
Abstract:
Costumava ser mais fácil: fechar as fronteiras, montar os bloqueios de estrada,parar os trens, cortar as linhas telefônicas e então reprimir seu povo com impunidade. Foi isto o que os militares fizeram na antiga Birmânia quando esmagaram um levante pró-democracia em 1988. Na semana passada, quando os generais começaram a atacar os monges budistas e seus simpatizantes nas ruas de Mianmar, eles descobriram que o mundo tinha mudado. As pessoas estavam assistindo. A junta se viu face a face com uma revolução na tecnologia da resistência, na qual um exército guerrilheiro de cidadãos repórteres estava transmitindo vídeos, fotos e notícias pela Internet enquanto os eventos se desenrolavam. As imagens chegaram às telas de televisão e aos jornais, e o mundo foi inundado de cenas de dezenas de milhares de monges nas ruas e do caos e violência enquanto a junta reprimia o maior levante popular em duas décadas. A velha tecnologia de armas e cassetetes foi superada pelo imediatismo da comunicação eletrônica de uma forma que o mundo nunca viu. (...)"Hoje, todo cidadão é um correspondente de guerra", disse Phillip Knightley, autor de "The First Casualty" (a primeira baixa), uma história do jornalismo de guerra que começa com as cartas enviadas por soldados na Criméia, nos anos 1850, à "guerra na sala de estar" no Vietnã nos anos 70, quando pessoas puderam assistir uma guerra pela televisão pela primeira vez."Os celulares com vídeo com capacidade de transmissão possibilitaram a qualquer um noticiar uma guerra", ele escreveu em uma entrevista por e-mail. "Basta apenas estar lá".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Ribas, Guilherme Carvalhal. "Pontos referenciais nos acessos cranianos." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 61, no. 4 (December 2003): 1071–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2003000600033.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Diversos, Autores. "Rede ∞ 8 Pontos em Cultura." PragMATIZES, no. 2 (September 21, 2012): 10. http://dx.doi.org/10.22409/pragmatizes2.2.a10341.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Gusmão, Sebastião, Roberto Leal Silveira, and Aluízio Arantes. "Pontos referenciais nos acessos cranianos." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 61, no. 2A (June 2003): 305–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2003000200030.

Full text
Abstract:
O conhecimento da topografia cranioencefálica permite delimitar os acessos cranianos. Sistematiza-se os pontos referenciais, definidos em relação aos pontos craniométricos, usados nos diferentes acessos cranianos. Dos 22 pontos referenciais descritos, os doze primeiros estão em relação com a base do crânio e os demais com a convexidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Neves, Danilo Trombetta, and Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi. "RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL: PONTOS E CONTRAPONTOS." Nuances: estudos sobre Educação 27, no. 3 (March 31, 2017): 155–72. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i3.3774.

Full text
Abstract:
Este artigo comporta parte da pesquisa sobre os projetos de lei versando sobre a responsabilidade educacional, com ênfase na promoção de uma educação básica pública com padrão mínimo de qualidade. A metodologia adotada foi a análise documental. O objetivo reside na verificação de eventual colaboração de uma lei de responsabilidade para a melhoria da qualidade da educação básica pública. A pesquisa revelou que os projetos são deficientes no que diz respeito à promoção da educação, estando superados pelo atual Plano Nacional de Educação. Outrossim, nota-se que o direito fundamental à educação básica pública constitui-se barreira ao retrocesso legislativo, principalmente para que não sejam consideradas suspensões de transferências voluntárias da União aos demais entes federados, ainda que não alcançadas as metas previstas em processo nacional de avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Bouteneff, Patricia Fann. "Greek Folktales from Imera, Pontos." Fabula 44, no. 3-4 (September 2003): 292–312. http://dx.doi.org/10.1515/fabl.2003.018.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Thomé, Ralph Gruppi, Priscyla Martins Silva, and Hélio Batista Santos. "Avaliação de genotoxidade da água de um rio urbano utilizando estudo de células sanguíneas de Danio rerio." Conexão Ciência (Online) 11, no. 2 (December 7, 2016): 9–16. http://dx.doi.org/10.24862/cco.v11i2.415.

Full text
Abstract:
A alta taxa mitótica dos tecidos hematopoiéticos proporciona reposta rápida à exposição genotóxica, revelado como dano cromossômico em células sanguíneas. Assim, objetivou-se biomonitorar as águas do rio Itapecerica, no município de Divinópolis, através da frequência de micronúcleo (MN) e anormalidades nucleares (AN) em eritrócitos além da contagem de leucócitos de sangue periférico de Danio rerio. Os pontos escolhidos apresentavam condições ambientais diversas: ponto 1 centro de Divinópolis (área comercial e esgoto doméstico), ponto 2 a jusante da cidade (área com vegetação marginal preservada), ponto 3 córrego afluente do rio Itapecerica (drenagem fluvial e esgoto doméstico) e ponto 4 a montante da cidade (ponto referência). Os peixes foram adquiridos comercialmente e acondicionados em quatro aquários (n=5). Distensões de sangue periférico foram obtidas por punção da veia caudal e coradas com Giemsa. A análise de frequência de MN, AN e leucócitos foram realizadas por contagem, em microscopia de luz, da ocorrência desses eventos e tipos celulares a cada mil eritrócitos. Os maiores valores de ocorrência de MN e AN, assim como de leucócitos foram registrados nos animais expostos a água proveniente dos pontos 1 e 3. Houve diferença estatística significante na comparação entre o ponto 1 e os pontos 2 e 4 em relação a todos os parâmetros estudados. Os resultados do presente estudo permitem inferir a presença de substâncias genotóxicas no ponto 1 e serve de alerta as autoridades contribuindo para o avanço de políticas de saneamento, uma vez que essas ações são fundamentais para traduzir o princípio do desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Fachardo, Gilmara Alvarenga, Sayonara Cristina Pinto de Carvalho, and Débora Fernandes de Melo Vitorino. "Tratamento hidroterápico na Distrofia Muscular de Duchenne." Revista Neurociências 12, no. 4 (January 23, 2019): 217–21. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2004.v12.8854.

Full text
Abstract:
A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é a forma mais comum e grave das distrofias. Apresenta caráter degenerativo e hereditário, com evolução progressiva e irreversível. Objetivo: Verificar se a Hidroterapia é capaz de retardar a progressão da doença. Material e Método: Participou deste estudo um menino com 9 anos de idade portador de DMD, o qual foi submetido a dois períodos de tratamento, com intervalo entre os mesmos. Em cada período foram realizadas 21 sessões, 3 vezes por semana, com duração de 40 minutos e obedecendo a um protocolo específico. O paciente foi avaliado no início e no término de cada período de tratamento através de um questionário elaborado pelas autoras, baseado no Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) e Gross Motor Function Measure (GMFM). Resultados: De acordo com o questionário aplicado (que totaliza 63 pontos), no início do primeiro período de tratamento, foi constatado um total de 32 pontos e ao final do mesmo, 30 pontos. Houve portanto, uma perda de 2 pontos neste período. Antes de iniciar o segundo período de tratamento o paciente obteve 24 pontos, havendo uma perda neste período de 6 pontos. Ao término do segundo período de tratamento o paciente apresentou 23 pontos, o que representa a perda de um ponto. Para este trabalho foi definido como manutenção do quadro clínico uma perda de até 4 pontos no somatório total do questionário, quando comparado a primeira com a segunda avaliação, a segunda com a terceira e a terceira com a quarta. Conclusão: Foi concluído que a hidroterapia é um recurso fisioterápico capaz de retardar a progressão desta doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Loschi, Rosangela H., Flávio B. Gonçalves, and Frederico R. B. Cruz. "Avaliação de uma medida de evidência de um ponto de mudança e sua utilização na identificação de mudanças na taxa de criminalidade em Belo Horizonte." Pesquisa Operacional 25, no. 3 (December 2005): 449–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382005000300008.

Full text
Abstract:
A probabilidade a posteriori de um instante ser um ponto de mudança foi proposta por Loschi & Cruz (2005) como uma medida de evidência de que o comportamento de uma seqüência de dados mude em tal instante. A proposta deste trabalho é avaliar a eficiência desta medida na identificação de mudanças na taxa da distribuição Poisson, em dados seqüencialmente observados e compará-la com a medida proposta por Hartigan (1990), isto é, com a probabilidade a posteriori da partição aleatória formada pelos pontos de mudança. Cenários ou seqüências de dados com e sem pontos de mudanças são considerados. Em cenários sem pontos de mudanças, assumem-se taxas pequenas e grandes para avaliar a eficiência da medida proposta na presença de pouca e muita variabilidade. Em cenários com pontos de mudanças, consideram-se tanto mudanças estruturais quanto observações atípicas. Conclui-se que, em geral, a medida proposta teve melhor desempenho para identificar pontos de mudança. Uma análise para dados de criminalidade da cidade de Belo Horizonte também é feita utilizando-se o modelo proposto e observou-se que esta taxa muda freqüentemente ao longo do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Saraiva, Lara, Juliana dos Santos Lopes, Gisele Brandão Machado Oliveira, Francisco de Assis Batista, Alda Lima Falcão, and José Dilermando Andrade Filho. "Estudo dos flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) em área de leishmaniose tegumentar americana nos municípios de Alto Caparaó e Caparaó, Estado de Minas Gerais." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 39, no. 1 (February 2006): 56–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822006000100011.

Full text
Abstract:
No período de novembro de 2000 a novembro de 2001, foi realizado o estudo dos flebotomíneos nos municípios de Alto Caparaó e Caparaó, com o objetivo de determinar a sua variação sazonal, comparar os pontos de estudo quanto à ocorrência destes insetos e determinar os ambientes de prevalência destes. Foram realizadas coletas mensais, com armadilhas luminosas de Falcão em nove pontos, sendo quatro armadilhas por ponto, nos seguintes ambientes: abrigo de animais, mata, cafezal e parede externa das casas. Lutzomyia intermedia (Lutz & Neiva, 1912) foi a espécie predominante, e o abrigo de animais o ambiente com maior ocorrência de flebotomíneos. Encontrou-se diferença significativa na composição de espécies de flebotomíneos nos pontos estudados. Lutzomyia intermedia é a espécie suspeita de transmitir a Leishmania na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Monerat, G. A., E. V. Corrêa Silva, G. Oliveira-Neto, A. R. P. de Assumpção, and A. R. R. Papa. "Explorando sistemas hamiltonianos: estudo analítico." Revista Brasileira de Ensino de Física 28, no. 2 (June 2006): 177–89. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172006000200009.

Full text
Abstract:
Um pêndulo duplo submetido a torques externos é usado para introduzir alguns fundamentos da teoria de Sistemas Dinâmicos para os cursos de graduação em Física, logo após o aluno ter cursado a disciplina de mecânica analítica. Este sistema mostra-se um bom exemplo para a introdução de tais técnicas. As equações de movimento de Hamilton indicam a existência de soluções estacionárias (pontos de equilíbrio) no espaço de fase do modelo. A identificação da natureza desses pontos de equilíbrio permite a descrição da dinâmica do sistema na vizinhança linear destes. Além disso, os resultados obtidos na vizinhança linear de um ponto de equilíbrio não são alterados pela introdução de torques externos constantes não-nulos. Neste trabalho enfatiza-se a análise da vizinhança linear dos pontos de equilíbrio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

BAYRAK, TEMEL, ETIM EYO, NEŞAT BAŞOĞLU, TAJUL MUSA, and DINEBARI AKPEE. "Desenvolvimento de um método de monitoramento de deslizamento de terra alternativo de baixo custo usando dados da Rede GNSS TUSAGA-Aktif." Boletim de Ciências Geodésicas 21, no. 3 (September 2015): 610–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702015000300034.

Full text
Abstract:
Resumo:Os principais objetivos deste trabalho são desenvolver um modelo cinemático análise de deformação para deslizamentos utilizando procedimentos de filtragem de Kalman; e utilizar as observações de TUSAGA-Aktif Rede GNSS na Turquia para determinar os campos de velocidade de uma área de estudo deslizamento de terra na região do Mar Negro oriental da Turquia. Trinta e cinco foram estabelecidos (35) pontos para a determinação de 3-D em tempo velocidades dependentes da área de estudo deslizamentos de terra. Deslocamentos e velocidades de ponto foram determinadas por ponto único modelo cinemático para realizar a análise estatística 3-D, e para avaliar a importância dos deslocamentos de ponto e velocidades usando três observações periódicas de TUSAGA-Aktif Rede. As determinadas velocidades foram usadas para gerar os campos de velocidade da área de deslizamento de terra por três épocas, utilizando Sistema de Informação Geográfica (GIS). Os resultados obtidos indicam que quase todos os pontos monitorados mostrou movimentos significativos, com diferentes magnitudes de velocidades. Foram também determinados os rumos do movimento dos 35 pontos monitorados. Os resultados mostram que as tendências dominantes dos movimentos de deslizamento de terra na área de estudo estão nas direções noroeste e nordeste. Estes resultados estão de acordo com os resultados anteriores obtidos na mesma área de estudo cerca de dez anos atrás
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Lefèvre, Fernando, and Ana Maria Cavalcanti Lefèvre. "Saúde, empoderamento e triangulação." Saúde e Sociedade 13, no. 2 (August 2004): 32–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902004000200004.

Full text
Abstract:
A saúde no presente artigo é enfocada a partir de três pontos de vista: o ponto de vista do indivíduo, o ponto de vista do sistema produtivo e o ponto de vista técnico. Para o indivíduo, a saúde pode ser vista como uma sensação (de não doença, não dor, etc.); para o sistema produtivo, ela pode ser vista como um valor a ser oferecido num mercado privado e público de bens de saúde e para o técnico, como um poder, o poder de proporcionar saúde. A partir destes três pontos de vista, várias interrelações podem ser pensadas, exemplificando-se aqui quatro delas. Nesta teia de relações, a questão do empoderamento se revela importante, salientando-se, neste contexto, a importância de se considerar o indivíduo e/ou consumidor e/ou usuário como "elo mais fraco" e, portanto, mais carente de uma ação empoderadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Feiler, Adilson Felicio. "Nietzsche e Boscovich: das ações físicas aos preconceitos sensoriais." Universitas Philosophica 36, no. 72 (March 29, 2019): 279–303. http://dx.doi.org/10.11144/javeriana.uph36-72.nbaf.

Full text
Abstract:
A tradução de Nietzsche, da teoria da física da matéria, que se depreende da física de Roger Joseph Boscovich para a linguagem de uma atomística sensorial, provoca o desvelamento de vários preconceitos morais. Para Boscovich os pontos materiais são sintomas de uma ação que não é pertencente ao ponto em si, mas se dá à distância, como resultado de um atuar de um ponto A sobre um ponto B e vice versa. Nietzsche, apropriando-se da física de Boscovich, equipara a sua dinamicidade temporal à teoria da sensação. Neste sentido, os pontos sensoriais são providos de ação e toda a ação é uma ação sensorial à distância, como resultado de um atuar de um sobre um outro. Não reconhecer esta diversidade sensorial seria falsear a constituição física dos organismos. Este desreconhecimento não estaria ligado à origem de nossos preconceitos morais?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Alves, Emily Marques, Nathalia Jung Ferreira Malta, Pamela Panas dos Santos Oliveira, Lethicia Scheller Oliveira, Keli Regiane Tomeleri da Fonseca Pinto, Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari, and Catia Campaner Ferrari Bernardy. "Avaliação da assistência ao parto no norte do Paraná pelo Índice de Bologna." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 6 (June 17, 2021): e7046. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7046.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar a assistência ao parto em maternidades do norte do Paraná pelo Índice de Bologna. Métodos: Pesquisa de caráter quantitativo e transversal desenvolvido em quatro maternidades, contemplando 417 mulheres entre o período de janeiro e junho de 2017. O índice de Bologna avalia a assistência prestada no parto normal por meio de cinco variáveis: presença de um acompanhante; uso do partograma; ausência de estimulação ou indução, uso de instrumental fórceps/vácuo; parto na posição não supina; contato pele a pele. Cada uma pode pontuar 0, caso não esteja presente, ou 1, caso a variável esteja presente. Para avaliação do parto normal foi incluído 229 mulheres. Resultados: A pontuação do Índice de Bologna foi respectivamente, 1 ponto (4%), 2 pontos (42%), 3 pontos (44,4%), 4 pontos (9,2%) e 5 pontos (0,4%). Destacou-se como positivo a utilização do partograma durante o trabalho de parto, e negativo o uso da posição supina na maior parte dos partos. Conclusão: Apesar da prevalência de uma pontuação mediana (3 pontos), foi possível concluir que durante a assistência há ocorrência de práticas não recomendadas, que trazem prejuízos a mulher. Por fim reforça-se a importância do Índice de Bologna para avaliação da assistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Menezes, Fátima Regina Portela de. "EXPERIÊNCIAS E CRIAÇÕES DE POLÍTICAS CULTURAIS NO PONTO DE CULTURA RECREIO DAS ARTES, SOBRAL-CE." Revista de Políticas Públicas 22, no. 1 (June 28, 2018): 155. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v22n1p155-172.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva descrever e analisar as iniciativas culturais e experiências organizadas e mantidas pelo Ponto de Cultura Recreio das Artes, localizado na comunidade do Recreio no município de Sobral. A descrição é permeada por uma breve análise das políticas culturais anteriores à criação dos pontos de cultura e uma apresentação do contexto em que foi criado o Programa Arte, Cultura e Cidadania – Cultura Viva, bem como das características que garantiram a sobrevivência das iniciativas populares financiadas.Palavras-Chave: Programa Cultura Viva, Pontos de Cultura, Políticas Culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Santos, Daniel Rodrigues dos, and Kourosh Khoshelham. "MAPEAMENTO 3D DE AMBIENTES INTERNOS USANDO DADOS RGB-D." Boletim de Ciências Geodésicas 21, no. 3 (September 2015): 442–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702015000300025.

Full text
Abstract:
ResumoNeste trabalho é introduzido um fluxo de mapeamento 3D de ambientes internos usando dados RGB-D. O método explora a integração de imagens RGB e valores de profundidade oriundos do dispositivo Kinect. Cinco etapas principais envolvidas no desenvolvimento do método proposto são discutidas. A primeira etapa trata da detecção de pontos no par de imagens RGB e o estabelecimento automático das correspondências. Na segunda etapa do método é proposto uma normalização das imagens RGB e IR para associar os pontos homólogos encontrados no par de imagens RGB e seus correspondentes na imagem de profundidade. Na terceira etapa as coordenadas XYZ de cada ponto são calculadas. Em seguida, são calculados os parâmetros de transformação entre os pares de nuvem de pontos 3D. Finalmente, é proposto um modelo linear para a análise da consistência global. Para avaliar a eficiência e potencialidade do método proposto foram realizados quatro experimentos em ambientes internos. Uma avaliação da acurácia relativa da trajetória do sensor mostrou erros no registro de pares de nuvens de pontos em torno de 3,0 cm
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Rodrigues, Eduardo Luiz, and Saulo Carvalho. "O RELATÓRIO ANUAL COMO FERRAMENTA PARA A TRANSPARÊNCIA DA SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES." Revista Univap 22, no. 40 (February 10, 2017): 519. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1123.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como principal objetivo evidenciar a forma pela qual o relatório anual de sustentabilidade contribui para a transparência organizacional, ponto de extrema importância na busca pela sustentabilidade organizacional. Nele é apresentado primeiramente o conceito de relatório anual de sustentabilidade, como também os pontos mais importantes a serem analisados, e o entendimento de transparência organizacional. Após isto, é desenvolvido um estudo de caso com o objetivo de ilustrar e avaliar os pontos apresentados utilizando do relatório anual de sustentabilidade da Embraer S.A., empresa brasileira da indústria aeronáutica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

De Abreu, Elzenita Falcão, Heloisa Moulin De Alencar, and Leandra Lúcia Moraes Couto. "FORMAÇÃO ACADÊMICA E INFLUÊNCIA DOS PROFESSORES NOS PROJETOS PROFISSIONAIS DE UNIVERSITÁRIOS." Práxis Educacional 15, no. 31 (January 17, 2019): 430. http://dx.doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4681.

Full text
Abstract:
Buscamos conhecer, sob a perspectiva de estudantes universitários, os pontos positivos e negativos da formação acadêmica e discutir, nas perspectivas da moral e da ética, sobre a influência dos professores nos projetos profissionais dos estudantes. Entrevistamos, utilizando o método clínico de Piaget, 51 universitários da área da saúde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Petrolina. De forma geral, os participantes identificam mais pontos positivos doque pontos negativos na formação acadêmica. Além disso, constatamos que aspectos relacionados aosprofessores, ao relacionamento entre os alunos, à cultura da universidade, dentre outros, são identificados tanto como ponto positivo como ponto negativo. A maioria dos participantes considera que os professores influenciam seus projetos de vida profissional, e de forma positiva. No entanto, embora em baixa frequência, é importante considerar as respostas dos participantes que afirmam que seus projetos não são influenciados pelos professores e, principalmente, aquela que sinaliza que os professores influenciam de maneira negativa. Esperamos que os dados encontrados em nossa pesquisa instiguem trabalhos de intervenção no contexto universitário, proporcionando reflexões a respeito dos princípios que devem nortear um ensino comprometido com a ética e a transformação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Angelo, Leandro, Robson Ventura, Antonio Ostrensky, Gilmar Perbiche-Neves, and Walter Antonio Boeger. "Influência do cultivo de camarões marinhos em tanque-rede sobre a qualidade da água e a estrutura da comunidade zooplanctônica na Baía de Guaratuba, Paraná." Revista Brasileira de Zootecnia 39, no. 11 (November 2010): 2315–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010001100001.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este estudo avaliar os impactos ambientais causados por um sistema de cultivo de camarões marinhos em tanque-rede sobre a qualidade da água e sobre a estrutura da comunidade zooplanctônica. O estudo foi realizado na Baía de Guaratuba, onde os cultivos eram realizados em 300 tanques-rede (3,6 m de comprimento, 3,6 m de largura e 2 m de profundidade) distribuídos em uma área de 4.200 m², em densidade de 720 camarões/m². As concentrações de amônia, nitrito e fosfato na água foram monitoradas e amostras de zooplâncton foram coletadas no local dos cultivos (ponto 1) e em outros três pontos localizados a aproximadamente 200 m para oeste, noroeste e sudeste dos tanques. O ponto 5, usado como controle, localizava-se a aproximadamente 1.000 m a sudoeste da área de produção. As concentrações de nitrogênio amoniacal, nitrito e fosfato não diferiram entre os pontos amostrados, assim como a estrutura da comunidade zooplanctônica, que foi semelhante entre os pontos amostrados. Não foram evidenciados impactos significativos do empreendimento sobre a qualidade da água ou sobre estrutura das comunidades zooplanctônicas no local do cultivo e em áreas adjacentes, durante o período em que a investigação foi conduzida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Vieira, Bruno Müller, Willian Cézar Nadaleti, Marlon Heitor Kunst Valentini, Gabriel Dos Santos, Francine Vicentini Viana, and Marília Guidotti Corrêa. "Avaliação e comparação da qualidade das águas entre o canal São Gonçalo e a Lagoa Mirim." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 2 (June 20, 2019): 185–96. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.002.0016.

Full text
Abstract:
Os recursos hídricos desempenham um grande papel no desenvolvimento das populações. Isso se deve ao fato de que os centros urbanos se desenvolveram, historicamente, no entorno de rios e lagos. Com o aumento da degradação dos recursos hídricos, demonstrou-se uma maior necessidade de avaliar a qualidade das águas. O índice de qualidade das águas (IQA) foi desenvolvido pela National Sanitation Foundation (NSF), dos Estados Unidos em 1970, com o objetivo de comparar e monitorar as alterações na qualidade da água de corpos hídricos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar e comparar a qualidade das águas entre o Canal São Gonçalo e a Lagoa Mirim por meio do monitoramento desses recursos hídricos, bem como identificar os pontos que apresentaram melhor ou pior índice de qualidade, através do cálculo do Índice de Qualidade das Águas adaptado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. O IQA demonstrou ser uma forte ferramenta de monitoramento da Lagoa Mirim e Canal São Gonçalo, visto que houve diferença considerável entre os pontos de coletas dos corpos hídricos estudados. Pode-se verificar que o ponto LM7 foi o que apresentou melhor resultado de IQA, sendo que no mês de novembro de 2017 foi de 91, número considerado excelente pela ANA, e por consequência apresentou menor quantidade de coliformes e maior quantidade de oxigênio dissolvido. Já o ponto SG4 apresentou os piores IQA e a relação coliformes e oxigênio dissolvido foi inversamente proporcional ao apresentado no ponto LM7. Foram utilizados métodos estatísticos multivariados que são uma forte ferramenta para o monitoramento da qualidade de recursos hídricos, corroborando, para este estudo, a divisão dos pontos de monitoramento utilizados, bem como possibilitando o agrupamento destes pontos em componentes separados para melhor monitoramento de sua qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Gasparian Colello, Silvia M. "[Reseña] Profissão docente: pontos e contrapontos." Revista Iberoamericana de Educación 52 (March 10, 2010): 241–48. http://dx.doi.org/10.35362/rie5201812.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

EDWARDS, R. W. "The Garrison Forts of the Pontos." Revue des Études Arméniennes 19 (January 1, 1985): 181–284. http://dx.doi.org/10.2143/rea.19.0.2017279.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Rigailo, Luis Antonio. "Licitacao: alguns pontos positivos e negativos." Lumiar 1, no. 1 (November 21, 2007): 45–53. http://dx.doi.org/10.5212/lumiar.v.1.i1.045053.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

KINACI, Mesut. "Antikçağda Pontos Bölgesi nin Tarihsel Coğrafyası." Cedrus 3 (June 29, 2015): 181. http://dx.doi.org/10.13113/cedrus.2015011410.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Schechner, Richard. "Pontos e práticas: manifestos. Nostalgias futuras." Urdimento 1, no. 16 (December 13, 2018): 165–70. http://dx.doi.org/10.5965/1414573101162011165.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

MOREIRA, Denise Veloso Queiroz, and Percy NOHAMA. "MAPEAMENTO TÉRMICO NOS PONTOS DE ACUPUNTURA." REVISTA DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE 14, no. 2 (2016): 1034–43. http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3185.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography