Academic literature on the topic 'População Mundial'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'População Mundial.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "População Mundial"

1

Kalache, Alexandre, Renato P. Veras, and Luiz Roberto Ramos. "O envelhecimento da população mundial: um desafio novo." Revista de Saúde Pública 21, no. 3 (June 1987): 200–210. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101987000300005.

Full text
Abstract:
O envelhecimento populacional é hoje um fenômeno universal, característico tanto dos países desenvolvidos como, de modo crescente, do Terceiro Mundo. São apresentados dados que ilustram a verdadeira revolução demográfica desde o início do século e estimativas até o ano 2025. Os fatores responsáveis pelo envelhecimento são discutidos, com especial referência ao declínio tanto das taxas de fecundidade como das de mortalidade. Em conjunto, tais declínios levam a um menor ingresso de jovens em populações que passam a viver períodos mais longos. Esse processo gradativo é conhecido como "transição epidemiológica" e seus vários estágios são abordados. As repercussões para a sociedade, de populações progressivamente mais idosas são consideráveis, particularmente no que diz respeito à saúde. Os padrões de mortalidade e morbidade são discutidos e o conceito de autonomia, como uma forma de quantificar qualidade de vida, é introduzido. É proposta redefinição do próprio conceito de envelhecimento, refletindo a realidade médico-social do Terceiro Mundo. São formuladas questões sobre a interação envelhecimento-mudanças sociais em curso nos países subdesenvolvidos, cujas respostas podem ser grandemente facilitadas pelo uso do método epidemiológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Menezes, André Schuler de, Isabella Araújo Bonanni, Matheus de Sá Gomes Cruz Souza, Sara Vitória Galindo Carneiro, Shelley Moura Alves, Thaís Aquino de Oliveira, and Manuela Barbosa Rodrigues de Souza. "A automedicação da população mundial: uma revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 7, 2021): e125101018660. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18660.

Full text
Abstract:
A automedicação é um fenômeno mundial e sua prevalência difere em função da população estudada, do método e do período recordatório utilizado. Sendo assim, a abordagem da temática se faz necessária vez que é uma questão de preocupação para as autoridades internacionais. Foi realizada pesquisa em bases de dados de Saúde, utilizando critérios de inclusão e seleção para seleção de artigos científicos. Então, foi observada a prática da automedicação em indivíduos com maior escolaridade. Ademais, em relação ao motivo da automedicação, foram encontrados relatos de experiência anterior no tratamento de sintomas recorrentes, a percepção de não haver gravidade nessa ação e não precisar de atendimento médico para tratamento dos sintomas relatados. As principais classes de medicamentos observados foram os analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e fármacos com ação no sistema gastrointestinal. A automedicação é um fenômeno com possível nocividade e que deve ser compreendida e estudada de maneira aprofundada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Coelho, Ana Íris Mendes, Maria Teresa Fialho de Sousa Campos, Maria Lúcia Mendes Lopes, and Juliana Farias de Novaes. "Dia Mundial da Alimentação: duas décadas no combate aos problemas alimentares mundiais." Revista de Nutrição 18, no. 3 (June 2005): 401–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732005000300012.

Full text
Abstract:
A celebração do Dia Mundial da Alimentação ocorre no dia 16 de outubro e, a cada ano, é escolhido um tema relacionado aos problemas alimentares mundiais, e são desenvolvidas ações para combatê-las. O objetivo desta comunicação é fazer uma retrospectiva descritiva dos temas que têm contribuído para colocar em evidência os problemas que necessitam de ações efetivas para serem erradicados e, ao mesmo tempo, alertar a população sobre a urgência de medidas preventivas que garantam a sobrevivência às gerações futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Szwarcwald, Célia Landmann, and Francisco Viacava. "Pesquisa Mundial de Saúde: aspectos metodológicos e articulação com a Organização Mundial da Saúde." Revista Brasileira de Epidemiologia 11, suppl 1 (May 2008): 58–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2008000500006.

Full text
Abstract:
No ano 2000, o Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) foi dedicado à proposição de uma metodologia para a avaliação de desempenho dos sistemas de saúde dos países membros. O Relatório 2000 trouxe à agenda da OMS o comprometimento com os objetivos louváveis de avaliação dos sistemas de saúde, monitoramento das desigualdades em saúde e alcance da equidade no financiamento da saúde. Entretanto, o instrumental utilizado foi exposto a inúmeras críticas, tanto de cunho metodológico como conceitual. Como parte deste processo, para suprir informações sobre o estado de saúde das populações, a OMS propôs a elaboração da Pesquisa Mundial de Saúde (PMS) em vários países membros. No Brasil, a PMS foi conduzida no ano de 2003, e objetivou estabelecer parâmetros consistentes para avaliar o estado de saúde da população e a assistência prestada de acordo com as expectativas da população usuária, além de mensurar as desigualdades socioeconômicas em saúde. O inquérito foi realizado em 5000 indivíduos com 18 anos e mais de idade, em âmbito nacional. A amostragem foi realizada em três estágios. No primeiro, foram selecionados 250 setores censitários, com probabilidade proporcional ao tamanho. Em cada setor, foram selecionados 20 domicílios, por amostragem inversa. Em cada domicílio, um morador adulto foi selecionado com eqüiprobabilidade. O questionário modular, originalmente desenvolvido pela OMS, foi adaptado para se adequar às características do nosso meio. Nesse artigo, são descritos os aspectos metodológicos da pesquisa e o processo de articulação com a Organização Mundial da Saúde para a condução da PMS no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Rogério. "Vida Mundial Ilustrada e a rádio." Media & Jornalismo 20, no. 37 (October 21, 2020): 111–30. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_37_6.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as peças noticiosas sobre rádio saídas na revista Vida Mundial Ilustrada (1941-1946), publicação semanal generalista que atingiu 278 edições. A revista editou, no total, 131 páginas sobre a realidade nacional e internacional da rádio, incluindo uma secção própria (de novembro de 1943 a março de 1945), e em géneros noticiosos como entrevistas e notícias breves. Durante a II Guerra Mundial, a rádio desempenhou um papel importante no entretenimento e informação da população portuguesa, através da escuta de emissões internacionais, caso da BBC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Laurenti, Ruy. "Deficiência de vitaminas e de minerais afeta um terço da população mundial." Revista da Associação Médica Brasileira 50, no. 3 (September 2004): 236–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-42302004000300011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dalcastagne, Marcos. "A Segunda Guerra Mundial e as políticas econômicas no Brasil." Fronteiras: Revista Catarinense de História, no. 26 (June 5, 2018): 160–76. http://dx.doi.org/10.36661/2238-9717.2015n26.8033.

Full text
Abstract:
O presente artigo é um estudo da conjuntura da economia brasileira durante os anos que o país esteve diretamente envolvido na Segunda Guerra Mundial (1942 - 1945). Percebe, no período, intensa produção do medo da escassez que afligiu a população; a campanha governamental de mobilização do trabalho, e as relações com o setor empresarial. Trata, sobretudo, de um esforço por compreender como variados seguimentos da população foram alvo desta campanha de mobilização que visava um violento enquadramento segundo os ideais de ordem do período conhecido como Estado Novo (1937- 1945). Palavras-chave: Estado Novo, Economia de guerra, Autoritarismo, Escassez e Mobilização, Segunda Guerra Mundial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tarquinio, Tomas Togni. "Transição ecológica: o crescimento da população mundial não é a principal ameaça ao planeta." Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais 11, no. 1 (August 14, 2021): 83. http://dx.doi.org/10.51359/2179-7501.2021.249033.

Full text
Abstract:
A produção de bens e serviços da sociedade termo-industrial provoca danos ao meio natural vivo e inanimado. Certas correntes da Ecologia Política, particularmente dos países ricos, identificam o aumento da população mundial como um dos fatores centrais da degradação ecológica do planeta. Este artigo afirma que esta não é a causa mais relevante. Os danos ao meio natural são resultantes de variáveis como a quantidade de bens e serviços produzidos e consumidos, o número de pessoas inseridas na sociedade termo-industrial, as tecnologias empregadas e, sobretudo, o caráter geográfico dos danos (local, regional ou global) e a sua dimensão ou magnitude (danos reversíveis, reparáveis, recuperáveis, ou irreversíveis, irreparáveis, irrecuperáveis). Grosso modo, metade da população mundial não está integrada ao sistema de produção e consumo de bens e serviços da sociedade termo-industrial. Por essa razão, a sua contribuição para a degradação ecológica do planeta é pouco significativa. Emitem menos gases de efeito estufa (GEE), consomem menos matérias primas e energia. Além desse aspecto, as degradações, do ponto de vista geográfico, são majoritariamente locais e regionais. Enquanto da ótica da dimensão ou magnitude, são danos reversíveis e reparáveis, contrariamente às degradações globais e irreversíveis ocasionada pelos 10% mais ricos da população mundial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pannain, Gabriel Duque, Camilla Costa Ribeiro, Marcelo Brandão Jacob, Leopoldo Antônio Pires, and Ana Laura Maciel Almeida. "Relato de experiência: Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral." HU Revista 45, no. 1 (August 1, 2019): 104–8. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.25663.

Full text
Abstract:
Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e incapacidade adquirida em todo o mundo. Além da alta mortalidade, o AVC é um importante causador de déficits neurológicos irreversíveis que necessitam de reabilitação, sendo que aproximadamente 70% dos pacientes não retomarão ao seu trabalho e 30% necessitarão de auxílio para caminhar. Entender o perfil epidemiológico e a contribuição de cada fator de risco é essencial para estabelecer políticas locais específicas para diminuir a incidência da doença e prevalência de complicações que ocorrem devido ao AVC, tanto para o bem-estar a curto e a longo prazo da população. A prevenção pode ser feita em até 90% dos casos de AVC, visto que estes podem ser atribuídos a fatores de risco modificáveis. Objetivo: Conscientizar e orientar a população da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais acerca dos fatores de risco modificáveis do AVC e, consequentemente, sobre sua prevenção. Relato de experiência: No mês de outubro de 2018 foram realizadas palestras educativas e orientações a respeito do AVC e seus fatores de risco. Além disso, os pacientes do serviço de Neurologia, seus acompanhantes e transeuntes locais tiveram dois dos fatores de risco modificáveis associados ao AVC avaliados: a pressão arterial sistêmica e a circunferência abdominal. Aqueles com alterações foram orientados e encaminhados a procurar um serviço específico. Conclusão: A educação da população sobre as formas de prevenção de doenças cardiovasculares, em especial o acidente vascular cerebral, que é uma doença conhecida por apresentar tantos fatores causais modificáveis, é essencial para evitar o aumento da incidência dessas patologias tão prevalentes no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Da Conceição Silva, Lúcia Isabel, Eduardo Silva de Morais, and Mateus Souza dos Santos. "COVID-19 e população negra." Revista Thema 18 (October 6, 2020): 301–18. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v18.especial.2020.301-318.1814.

Full text
Abstract:
A pandemia de COVID-19 constitui-se um desafio para a população mundial, mas pode ter efeitos diversos em grupos e contextos específicos, devido a fatores como desigualdades socioeconômicas ou racismo estrutural. Este estudo visa analisar o cenário da pandemia no Brasil, com foco na população negra e as desigualdades relacionadas. É um estudo documental e exploratório, cuja fonte são 17 (dezessete) Boletins Epidemiológicos (BE) emitidos pelo COE COVID-19, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, no período de 03 de abril a 25 de maio de 2020. Os resultados indicam que de início, há maior hospitalização da população branca, com queda gradual até a quase equiparação no último boletim, a mesma relação se repete nos óbitos, com a relação se modificando até que negros passam a ser a maioria. Mostram ainda que mesmo brancos sendo maioria de internações, o maior número de mortes é entre negros, mostrando a Pandemia da COVID-19 como a expressão concreta da política de morte contra a população negra no Brasil. Palavras-chave: COVID-19; população negra; desigualdades raciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "População Mundial"

1

ROCHA, Maria Nice Araujo Moraes. "Análise das condições de saúde ocular da população atendida no centro de referência em oftalmologia do hospital das clínicas/UFG." Universidade Federal de Goiás, 2011. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1739.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-07-29T15:29:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Maria Nice A M Rocha.pdf: 1650606 bytes, checksum: 21927985ce6a9e6db6a183351003574b (MD5) Previous issue date: 2011-12-06
There are few studies of epidemiological research in of Ophthalmology with the population of center-western Brazil. In order to identify the prevalence of the of eye diseases in the region, and specifically in Goiania and Goiás, that impact on blindness and visual impairment, this study analyzed 10,060 records randomly selected from patients seen at the Reference Center for Ophthalmology School of Medicine Federal University of Goiás ((CEROF/UFG), in From April 2009 to March 2010. There was a profile analysis of ocular morbidity in the target population in relation to disease group, acuity, age, sex and region of origin. The study also covered the distribution of queries in the four quarters of the year, elective and urgent, and the degree of visual impairment in the bands visual impairment and blindness. The predominant diseases in elective care in relation to the total sample of 10,060 patients were cataract (7.24%), pterygium (6.77%), allergic conjunctivitis (3.70%), dry eye (3,36%) , diseases of the retina and vitreous (3.23%), strabismus (2.64%) and glaucoma (1.94%). In urgent care were the most prevalent extraocular foreign body (25.5%), infectious conjunctivitis (23.6%), keratitis and and corneal ulcer (11.3%), pterygium and pingueculite (5.3%) and sub conjuntival hemorrhage (4.0%). There was higher prevalence of sex female (63.1%) and ages between 0-14 (26,8%) years and 40 to 49 (20,8%) years in elective consultations. In urgency consultations there was more prevalent of male (64.84%) and ages between 15 and 39 (51.06%) years in clinical urgency. Refractive errors were recorded in 43.08% of queries being found more astigmatism (40.02%) followed by hyperopia (36.54%). Were determined rates of low vision within the parameters of World Health Organization (WHO). The results were compared with other studies in Brazil and abroad, aiming to define the reality of the regional profile of eye health, as an aid to prevention strategies, recovery and treatment through health policies and government's own guidance service studied, the CEROF/UFG. It follows that both elective care and emergency at CEROF/UFG is similar to that found in southern and southeastern Brazil and in most developed countries of the world.
Há escassez de trabalhos de pesquisa epidemiológica em Oftalmologia com a população do centro-oeste brasileiro. Com o objetivo de identificar a prevalência dessas doenças na região, especificamente em Goiás e Goiânia, que repercutem em cegueira e em deficiência visual, este trabalho analisou 10.060 prontuários de pacientes atendidos no Centro de Referência em Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (CEROF/UFG), selecionados aleatòriamente. Foi feita uma análise do perfil de morbidade ocular na população alvo com relação aos grupos de doenças, acuidade visual, idade, sexo e região de procedência. O estudo também abrangeu a distribuição de consultas nos quatro trimestres do ano, eletivas e na urgência, e o grau de comprometimento visual nas faixas de deficiência visual e cegueira. As doenças predominantes no atendimento eletivo, em relação à amostra total de 10.060 pacientes, foram: catarata (7,24%), pterígio (6,77%), conjuntivite alérgica (3,70%), olho seco (3,36%), doenças de retina e vítreo (3,23%), estrabismo (2,64% e glaucoma (1,94%). No atendimento de urgência as mais prevalentes foram: corpo estranho extraocular (25,5%), conjuntivite infecciosa (23,6%), ceratite e úlcera de córnea (11,3%), pterígio e pingueculite (5,3%) e hemorragia subconjuntival (4,0%). Houve maior prevalência do sexo feminino (63,1%) e das faixas etárias de 0 a 14 (26,8%) anos e de 40 a 49 (20,8%) anos nas consultas eletivas. Nas consultas de urgência predominou o sexo masculino (64,84%) e a faixa etária entre 15 a 39 (51,06%) anos. Os erros de refração foram registrados em 43,08% das consultas sendo astigmatismo o mais encontrado (40,02%) seguido por hipermetropia (36,54%). Foram determinados os índices de baixa visão regional segundo parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os resultados foram comparados com outros estudos realizados no Brasil e no exterior, visando definir a realidade do perfil da saúde ocular regional, como subsídio para estratégias de prevenção, recuperação e tratamento através de políticas de saúde governamentais e orientação do próprio serviço estudado, o CEROF. Conclui-se que o atendimento tanto eletivo quanto de urgência feito no CEROF é similar ao encontrado nas regiões sul e sudeste do Brasil e em países mais desenvolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Chega, Mariana Sousa. "Evolução da população mundial e desafios do desenvolvimento sustentável: uma experiência didática no Ensino Básico." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10451/40542.

Full text
Abstract:
O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Geografia, da Universidade de Lisboa, apresenta o resultado de uma experiência didática, através da lecionação do subdomínio “Evolução da População Mundial”. A experiência teve lugar no Colégio de São Tomás de Aquino, numa turma de 7.º ano de escolaridade. A lecionação do tema referido teve como objetivo facilitar o ensino e aprendizagem da temática da “População Mundial”, nomeadamente a compreensão da sua evolução, das suas caraterísticas, da sua ligação com o território e os problemas de desigual distribuição da população, no espaço geográfico, condicionando o desenvolvimento sustentável do planeta. O estudo da população foi articulado com a abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com o intuito de envolver os alunos na compreensão das grandes questões que se colocam às sociedades, na procura de um mundo mais sustentável, em termos económicos, sociais e ambientais. Definiram-se alguns objetivos que orientaram as atividades letivas, como forma de desenvolver a temática em questão relacionando com a Agenda 2030, possibilitando compreender o papel da mesma, para a sustentabilidade global. Foram adotadas estratégias de ensino e aprendizagem, como por exemplo, a exploração de vídeos, realização de um jogo didático, construção de mapas de conceitos, o preenchimento dos diários de aula, entre outras, com intuito de facilitar as aprendizagens e, também, incentivar à participação ativa dos alunos na construção das suas próprias aprendizagens. A Educação Geográfica tem um papel relevante na promoção do desenvolvimento sustentável e foi importante trabalhar esta temática com alunos que nunca tinham ouvido falar da Agenda 2030. Torna-se imprescindível preparar as gerações mais jovens para os grandes desafios atuais, através de conhecimentos, competências e valores, que podem ser adquiridos a partir do estudo da Geografia.
The result of a didactic experience achieved through the instruction of the subdomain - Evolution of the World Population. The activities were developed within the Master in Geography Teaching. The didactic activities took place at São Tomás de Aquino School and targeted a 7th grade class. The teaching of this subdomain aimed at facilitatinge and enabling the teaching and learning of the World Population’s topic, namely the understanding of its evolution, its characteristics, its connection with the territory and the problems related to the unequal distribution of the population in a geographical perspective. constraining the sustainable development of the planet. The study of the population was articulated with the Sustainable Development Goals approach, in order to engage the students in a better understanding of the major issues that societies face nowadays, in the search for a more sustainable world, in an economic, social and environmental perspective. Some objectives were set in order to guide the teaching activities, as a way to develop the topic in study relating and connecting it with the Agenda2030, enabling the understanding of its role and importance for the global sustainability. Teaching and learning strategies were adopted, videos analysis, a didactic game, mapping concepts, filling out class diaries, among others strategies, in order to ease the learning process. Another goal was to encourage and stimulate the student’sactive participation in the construction of their own learnings. Geographic education plays a relevant role in promoting sustainable development and it has been important to work on this topic with students who were not familiarized with the Agenda 2030. It is crucial to prepare younger generations for present great challenges through knowledge, skills and values, which can be acquired through the study of geography.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SADOVSKYY, IGOR. "Cerco a Leningrado e as técnicas de sobrevivência da população." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/33649.

Full text
Abstract:
O Cerco a Leninegrado foi uma operação militar, conduzida por forças militares alemãs, na Frente Leste, inserida na Operação Barbarossa no contexto da Segunda Guerra Mundial. Este cerco durou precisamente 872 dias, começando a 8 de setembro de 1941 e teve o seu término a 27 de janeiro de 1944, sendo o cerco mais longo e o mais devastador da história. Assim, a presente investigação tem como objetivo principal compreender as técnicas de sobrevivência da população e a adaptação às adversidades no contexto do cerco a Leninegrado. Para tal fim, recorreu-se a um raciocínio dedutivo assente numa lógica do geral para o particular. Através de uma abordagem histórica e qualitativa permitiu a recolha de dados a partir da análise documental e, desta forma, estudar o Cerco a Leninegrado na sua plenitude, a partir da análise dos diversos acontecimentos e intervenientes. Concluída a investigação, verificou-se que, tendo em conta as inúmeras adversidades a que a população foi sujeita, esta recorreu a diversas técnicas de sobrevivência militares presentes nos manuais de sobrevivência civis e militares seguindo as linhas gerais da sobrevivência
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinheiro, Ana Filipa Amaral. "Percepção dos residentes sobre a classificação do Douro como Património da Humanidade." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10348/6002.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Gestão
A designação Património Mundial da Humanidade (PMH) atribuída pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) constitui um marco importante num território, acarretando desafios culturais, económicos e de preservação. Neste sentido, torna-se importante a inclusão no poder de decisão local da população residente, agente fulcral na gestão de um destino turístico classificado. A presente dissertação estuda a percepção dos residentes locais face ao Douro classificado como PMH. Assim, foram analisadas as percepções dos habitantes de dois locais pertencentes ao Douro Património da Humanidade (DPH) – a cidade do Peso da Régua e a aldeia de Vila Marim – obtendo-se 300 questionários válidos. Procedeu-se à adaptação de uma metodologia quantitativa, onde os resultados permitiram concluir que os inquiridos estão satisfeitos com a designação atribuída ao Alto Douro Vinhateiro (ADV). Das quatro variáveis independentes estudadas (benefícios, impactes, ligação ao local e relação com turistas), apenas os benefícios percebidos e os impactes da classificação PH explicam a variável dependente satisfação. Os resultados apontam ainda para percepções positivas dos residentes face aos benefícios e impactos oriundos da designação PH. Indicam também uma forte ligação dos residentes à Região Duriense e constata-se uma evolução positiva em relação ao acolhimento do visitante pelos locais. Nesta perspectiva, para além da análise das mudanças provocadas pela classificação do DPH, os resultados sugerem que se deve dar maior ênfase à população local nos projectos de desenvolvimento, uma vez que a sua percepção é a de que a designação DPH teve efeitos positivos sobre a imagem do Douro e a actividade turística que não se terão concretizado em benefícios concretos para os residentes, particularmente no que respeita ao acesso a bens culturais. Este estudo preenche a carência de estudos nacionais sobre a satisfação da população local com a classificação Património Mundial da Humanidade, nomeadamente sobre o papel das atitudes relativamente aos efeitos e impactes da designação na satisfação com a mesma, neste caso 10 anos após a sua ocorrência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Ana Isabel Patrício Dâmaso da. "A Primeira Guerra Mundial na cidade e distrito de Lisboa." Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10362/13497.

Full text
Abstract:
Lisboa, 1914. A guerra que se iria tornar num marco para o mundo havia começado, existindo um sentido inicial de que esta guerra seria rápida e facilmente vencida. Contudo as consequências do conflito europeu começaram a surgir imediatamente, com aumento de preços e limitação da exportação e importação de produtos alimentícios e combustíveis mostrando que "As guerras não se fazem apenas com canhões, homens e espingardas mas também com dinheiro"1, e que esta não seria uma guerra como as que haviam existido. A população começava a sentir os efeitos de uma guerra que não via e que se dava num local distante, mas que estava presente na vida diária na forma do desemprego, do aumento inflação, falta de farinha, carne, azeite, entre tantos outros géneros. Dentro desta atmosfera mantinha-se a controvérsia da beligerância portuguesa, estando sempre presente no discurso republicano a aliança com a Inglaterra e a defesa das colónias. Por um lado enfatizava-se em jornais e publicações a entrada de Portugal na guerra e a existência de um exército como essencial á permanência da Pátria Portuguesa no mundo. Por outro lado existiam as dúvidas da necessidade de uma guerra europeia quando Portugal já se encontrava fragilizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mendes, Francisco José Pereira Amara. "Lisboa: a conexão africana. Mapeando as novas rotas na rede das cidades globais." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10362/15261.

Full text
Abstract:
Este trabalho parte dos conceitos de cidade global e buracos estruturais para sustentar uma perspetiva teórica que defende que a existência de buracos estruturais constitui uma vantagem competitiva na rede das cidades globais. Partindo deste enquadramento, pretende-se em primeiro lugar, identificar o papel de Lisboa numa rede de cidades globais e, em segundo lugar, perceber se a capital portuguesa atua como um gatekeeper entre a Europa e África. Para atingir estes objetivos estudam-se os fluxos de capitais e a centralidade de Lisboa numa rede global de empresas e serviços. Simultaneamente, numa perspectiva mais focada, analisa-se a densidade das conexões entre Lisboa e Luanda para aferir se a capital portuguesa tem alguma vantagem competitiva face a outras cidades globais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "População Mundial"

1

Situação da População Mundial 2018. UN, 2018. http://dx.doi.org/10.18356/106a9231-pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Situação da População Mundial 2019. UN, 2019. http://dx.doi.org/10.18356/d769b10a-pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Situação da população mundial 2021. United Nations, 2021. http://dx.doi.org/10.18356/9789214030577.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Geografia: A População Mundial - Módulo 3 - 2 Grau. Nova Geração, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

CLÁUDIA DE MACÊDO VIEIRA, ANA, SILVIANE DOS REIS ANDRADE BARROS, THACID KADERAH COSTA MEDEIROS, PAULA SABINO DE CARVALHO, ANA PAULA RIBEIRO DE CARVALHO FERREIRA, FILIPE DOS SANTOS SOARES, JOÃO PAULO GUEDES NOVAIS, et al. MANUAL SOBRE USO RACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS - Volume 2. Cerceau, 2020. http://dx.doi.org/10.17655/9786500151138.

Full text
Abstract:
O uso de plantas medicinais no Brasil é uma prática comum, passada através de gerações e fruto da miscigenação do povo brasileiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 80% da população nos países em desenvolvimento dependam da medicina tradicional para suas necessidades básicas de saúde. No entanto, muitas plantas são usadas de forma inadequada, não levando em conta possíveis efeitos tóxicos, além da coleta ser feita de modo inadequado, podendo levar à extinção da espécie vegetal. Isso levou à criação, pelo Ministério da Saúde, do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, o qual conta com uma série de objetivos visando: “garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável e da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional”. Em 2009 foi divulgada a lista de “Plantas Medicinais de Interesse ao SUS”, que incluiu uma relação de 71 espécies nativas e cultivadas em pelo menos uma das regiões do território brasileiro, com o intuito de orientar estudos e pesquisas que possam subsidiar a elaboração da lista de plantas medicinais e fitoterápicos a serem disponibilizados para uso da população com segurança e eficácia comprovadas para o tratamento de determinada doença. Em 2012 teve início um projeto de longa duração desenvolvido em parceria do Laboratório de Farmacobotânica (LabFBot) da Faculdade de Farmácia da UFRJ com diversas entidades dos municípios de Magé e Guapimirim, no estado do Rio de Janeiro, por iniciativa do Comitê Gestor da Microbacia do Rio Cachoeira Grande (COGEM). O LabFBot desenvolve na região o projeto de extensão intitulado ¨Uso e cultivo racionais de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais (PANC) pelos agricultores de Magé e Guapimirim, RJ. Até 2018 havia uma parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET-Farmácia) realizado por docentes e discentes da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob coordenação da Profa Ana Cláudia de Macêdo Vieira. O projeto de extensão conta ainda com a parceira da EMATER-RIO, atuante nas regiões de Magé e Guapimirim, da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Cachoeira Grande (APPCG) e do COGEM, que envolvem os agricultores da microbacia do Rio Cachoeira Grande e a Prefeitura Municipal de Magé, através de sua Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento. Este projeto está em desenvolvimento desde 2012 e visa a aproximação da academia à população, com trocas de informações entre extensionistas, agricultores e pesquisadores para aprimoramento dos conhecimentos técnicos e científicos deles em temas relacionados a uso e cultivo de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Relatório 30 anos de SUS, que SUS para 2030? Organización Panamericana de la Salud, 2020. http://dx.doi.org/10.37774/9789275722725.

Full text
Abstract:
[Apresentação]. O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores do mundo com acesso universal a serviços e ações de saúde. Este está assegurado na Constituição Brasileira como condição de cidadania, fruto do Movimento da Reforma Sanitária. O SUS distingue o desenvolvimento social do Brasil atual e dignifica a todas e todos os brasileiros. A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) o considera uma referência obrigatória de nação comprometida com a universalidade em saúde, de gestão pública participativa e fonte de conhecimentos para a Região das Américas e países de outras latitudes. A estruturação e os resultados do SUS no Brasil são internacionalmente conhecidos e valorados positivamente... Neste ano comemoramos seus 30 anos em um contexto complexo. Crises de naturezas diversas nos últimos anos estão começando a trazer consequências negativas na saúde da população do Brasil, sobretudo nas camadas mais vulneráveis. Os repiques da mortalidade infantil e materna em 2016, após anos de queda ininterrupta; a redução da cobertura vacinal para algumas enfermidades imunopreveníveis; os surtos de febre amarela e sarampo; e o aumento da incidência de doenças transmissíveis como a malária e a sífilis congênita, são alertas sobre as vulnerabilidades pela qual passa o sistema de saúde. O presente documento é organizado em 10 capítulos, sendo dois sobre as pesquisas feitas pela OPAS/OMS para esta publicação. Os demais são temáticos, focados nas áreas as quais a Organização acumulou maiores conhecimentos e experiências na sua história de cooperação técnica com o governo brasileiro. Portanto, não refletem a totalidade de temas relevantes que caracterizam o SUS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Doenças infecciosas e parasitárias no contexto brasileiro. 2nd ed. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dip344.2121-0.

Full text
Abstract:
O Brasil, país de dimensões continentais, é reconhecido mundialmente por suas belezas naturais e seu clima tropical. É descrito na poesia cantada da música de Jorge Bem Jor como “...um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, com todos os méritos. No entanto, esta mesma tropicalidade o torna terreno fértil para as doenças infecciosas e parasitárias, ainda mais se somarmos a isto as grandes dificuldades de educação em saúde e de infraestrutura sanitária que, em pleno século XXI, ainda são realidade no país. Neste cenário, como docente de Parasitologia e orientadora de uma liga acadêmica de Infectologia em um curso médico, costumo justificar aos meus alunos a importância do estudo das doenças infecciosas e parasitárias no contexto brasileiro parafraseando o poeta-cantor: “moramos num país tropical, abençoado por Deus e cheio de doenças infecciosas e parasitárias por natureza”. Ensino-lhes que, enquanto profissionais da saúde, devemos procurar conhecer não apenas os aspectos relacionados às manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento destas doenças, mas também, as formas de preveni-las, se ainda não ocorreram, de controlá-las, se já estiverem ocorrendo, e, quem sabe, erradicá-las por completo de uma localidade ou população. Ao evitarmos a ocorrência de doenças infecciosas ou parasitárias, estamos contribuindo para uma melhor qualidade de vida das populações através da redução da morbimortalidade relacionada a estas doenças, o que impacta economicamente e nos sistemas de saúdes. Para tal, as medidas profiláticas devem considerar que, quanto mais informada for a população, maiores serão as chances dos indivíduos contribuírem para a efetividade das ações e, consequentemente, sua eficácia. Assim, a educação em saúde torna-se tão fundamental quanto a implementação de saneamento básico e outras medidas sanitárias para o controle da grande maioria destas doenças. Na perspectiva de proporcionar uma oportunidade para que acadêmicos, pósgraduandos e pesquisadores pudessem apresentar contribuições na temática das doenças infecciosas e parasitárias no contexto brasileiro, surgiu a ideia de produzir esta obra, a qual reúne 70 capítulos, organizados em dois volumes, sobre doenças causadas pelos mais diversos agentes infecciosos, dentre vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos. Esta obra é publicada em um momento sanitário mundial gravíssimo, quando atravessamos, há mais de um ano, uma pandemia por um novo vírus descrito ao final do ano de 2019 e que, até o presente momento, já causou mais de 3 milhões de óbitos no mundo, estando o Brasil na segunda colocação em número de mortes por este vírus, ora denominado SARS-CoV-2. A doença causada pelo novo coronavírus, – a COVID-19 – trouxe-nos, além de grandes mudanças de hábitos, a certeza de que, cada vez mais é necessário aproximar a ciência das pessoas, mesmo as que não fazem parte do meio acadêmico e científico, pois só o conhecimento é capaz de ajudar a humanidade a compreender que precisamos cuidar uns dos outros e do planeta se não quisermos nos tornar mais uma espécie em extinção por ação de um agente patogênico. Que este compilado de estudos sobre doenças infecciosas e parasitárias possa ser um referencial para ampliar conhecimentos e promover discussões na temática proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Doenças infecciosas e parasitárias no contexto brasileiro. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dip290.1121-0.

Full text
Abstract:
O Brasil, país de dimensões continentais, é reconhecido mundialmente por suas belezas naturais e seu clima tropical. É descrito na poesia cantada da música de Jorge Bem Jor como “...um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, com todos os méritos. No entanto, esta mesma tropicalidade o torna terreno fértil para as doenças infecciosas e parasitárias, ainda mais se somarmos a isto as grandes dificuldades de educação em saúde e de infraestrutura sanitária que, em pleno século XXI, ainda são realidade no país. Neste cenário, como docente de Parasitologia e orientadora de uma liga acadêmica de Infectologia em um curso médico, costumo justificar aos meus alunos a importância do estudo das doenças infecciosas e parasitárias no contexto brasileiro parafraseando o poeta-cantor: “moramos num país tropical, abençoado por Deus e cheio de doenças infecciosas e parasitárias por natureza”. Ensino-lhes que, enquanto profissionais da saúde, devemos procurar conhecer não apenas os aspectos relacionados às manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento destas doenças, mas também, as formas de preveni-las, se ainda não ocorreram, de controlá-las, se já estiverem ocorrendo, e, quem sabe, erradicá-las por completo de uma localidade ou população. Ao evitarmos a ocorrência de doenças infecciosas ou parasitárias, estamos contribuindo para uma melhor qualidade de vida das populações através da redução da morbimortalidade relacionada a estas doenças, o que impacta economicamente e nos sistemas de saúdes. Para tal, as medidas profiláticas devem considerar que, quanto mais informada for a população, maiores serão as chances dos indivíduos contribuírem para a efetividade das ações e, consequentemente, sua eficácia. Assim, a educação em saúde torna-se tão fundamental quanto a implementação de saneamento básico e outras medidas sanitárias para o controle da grande maioria destas doenças. Na perspectiva de proporcionar uma oportunidade para que acadêmicos, pósgraduandos e pesquisadores pudessem apresentar contribuições na temática das doenças infecciosas e parasitárias no contexto brasileiro, surgiu a ideia de produzir esta obra, a qual reúne 70 capítulos, organizados em dois volumes, sobre doenças causadas pelos mais diversos agentes infecciosos, dentre vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos. Esta obra é publicada em um momento sanitário mundial gravíssimo, quando atravessamos, há mais de um ano, uma pandemia por um novo vírus descrito ao final do ano de 2019 e que, até o presente momento, já causou mais de 3 milhões de óbitos no mundo, estando o Brasil na segunda colocação em número de mortes por este vírus, ora denominado SARS-CoV-2. A doença causada pelo novo coronavírus, – a COVID-19 – trouxe-nos, além de grandes mudanças de hábitos, a certeza de que, cada vez mais é necessário aproximar a ciência das pessoas, mesmo as que não fazem parte do meio acadêmico e científico, pois só o conhecimento é capaz de ajudar a humanidade a compreender que precisamos cuidar uns dos outros e do planeta se não quisermos nos tornar mais uma espécie em extinção por ação de um agente patogênico. Que este compilado de estudos sobre doenças infecciosas e parasitárias possa ser um referencial para ampliar conhecimentos e promover discussões na temática proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Peña, Aris Verdecia. Tópicos nas Ciências da Saúde Volume III. Pantanal Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46420/9786588319253.

Full text
Abstract:
A Editora Pantanal em seu 3º Volume do E-book “Tópicos nas ciências da saúde”, com seis capítulos traz novos temas no atuar da medicina. A obra, vem a materializar o anseio da Editora Pantanal na divulgação de resultados, que contribuem de modo direto no desenvolvimento e saúde humana. No primeiro capitulo o trabalho nos apresenta uma patologia que, embora muitos pensem que não é comum, tem grande impacto em nossa população mundial. A frequência desta patologia na década de 80 - 90 foi de 2 - 4 x 10.000 habitantes, porém com estudos atuais e levando em consideração não apenas o transtorno autista, mas todos os transtornos generalizados do desenvolvimento ou TEA (sigla em inglês), nesse novo cenário as estimativas aumentam de 21 para 35 x 10.000 habitantes. Com uma intervenção comportamental intensiva precoce, terapia cognitivo-confuctual e treinamento em habilidades sociais, obteve-se que em alguns casos leves os sintomas desaparecem, razão pela qual o diagnóstico precoce e o apoio incondicional da família são necessários; tudo isso refletido em nosso primeiro tópico. Em seguida, nosso pequeno volume faz uma incursão no campo das vitaminas que, como muitos estudiosos sabem, há um total de 13 vitaminas classificadas em dois grupos, solúveis em água (8 do complexo B e vitamina C) e quatro solúveis em gordura; A; D; E e K, que desempenham um papel fundamental no nosso organismo porque participam nos processos e reações que nele ocorrem e é importante não só tomá-los na forma de comprimidos, mas também incorporá-los através de uma alimentação equilibrada, saudável e saudável, para mim sobretudo a fonte da juventude porque atrasa o envelhecimento devido à sua ação antioxidante, aqui mostramos vários deles nas suas diferentes funções. Por fim, encerramos nosso livro com a apresentação de um caso onde mostramos que não é importante apenas tratar o somático, mas fazer um diagnóstico psicossocial do indivíduo se quisermos obter bons resultados em nossa prática profissional. Agradecemos aos autores pela dedicação e os encorajamos a continuar colaborando em nosso projeto. Aos autores dos capítulos, pela dedicação e esforços sem limites, que viabilizaram esta obra que retrata os recentes avanços científicos e tecnológicos na área de Ciências da Saúde, os agradecimentos da Organizadora e da Pantanal Editora. Por fim, esperamos que este e-book possa colaborar e instigar mais estudantes e pesquisadores na constante busca de novas tecnologias e avanços para a medicina. Assim, garantir uma difusão de conhecimento fácil, rápido para a sociedade. Aris Verdecia Peña
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tuleski, Silvana Calvo, Adriana de Fátima Franco, and Tiago Morales Calve. Materialismo Histórico-Dialético e Psicologia Histórico-Cultural: refletindo sobre as contradições no interior do capitalismo. Edufatecie, 2020. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.materialismoepsicologia.

Full text
Abstract:
O presente livro é a objetivação das palestras e conferências realizadas no III evento do método e metodologia em pesquisa na abordagem do Materialismo Histórico-Dialético e da Psicologia Histórico-cultural (ISSN 2318-1220), realizado em 2016 na Universidade Estadual de Maringá – PR. A obra está organizada em 17 capítulos, enumerados e intitulados da seguinte forma: Capítulo I - Método Materialista Histórico como instrumento de análise da realidade; Capítulo II - Política e método em Marx: Inferências às Pesquisas Sociais; Capítulo III - O método em Marx: derivações para pesquisa educacional; Capítulo IV - Psicologia e Política: Desafios da Psicologia em tempos de crise aguda do Capital; Capítulo V - O comportamento humano tem história?; Capítulo VI - Princípios da periodização do desenvolvimento do psiquismo; Capítulo VII - Como educar em tempos de barbárie? O caráter humanizador da Educação; Capítulo VIII - Educação escolar e o desenvolvimento psicológico: condições e circunstâncias para o processo dialético de objetivação e subjetivação; Capítulo IX - Aprendizagem conceitual e desenvolvimento psíquico: pesquisas sobre a organização do ensino; Capítulo X - Reflexões sobre intencionalidade, conteúdo e forma do ato pedagógico na sociedade de classes; Capítulo XI - Desamparo e sociedade capitalista: O que a Psicologia tem a dizer? Capítulo XII - Trabalho alienado, capitalismo e a saúde do trabalhador enquanto processo histórico e social; Capítulo XIII - A emergência do assédio moral na acumulação flexível e seus impactos na organização do trabalho; Capítulo XIV - Bullying como expressão da incivilidade e barbarização das relações sociais sob a lógica do capital; Capítulo XV - A dialética singular-particular-universal do sofrimento psíquico: articulações entre a Psicologia Histórico-Cultural e a teoria da determinação social do processo saúde-doença; Capítulo XVI - Panorama da Medicalização de crianças em Escolas Municipais da cidade de Ponta Grossa, Paraná; Capítulo XVII - Algumas notas sobre a perspectiva Histórico-Cultural na investigação da esquizofrenia. Estes textos compilados têm por objetivo propiciar, não só a compreensão, a problematização, mas também a articulação de ações práticas; sobretudo no campo da Educação e Saúde no que se refere ao enfrentamento das demandas contemporâneas atreladas ao contexto sombrio de desmonte dos direitos duramente conquistados pelos trabalhadores desde o início do século XX, no Brasil e em escala mundial, que arremessará uma parcela ainda maior da população à condição de miserabilidade. Por isso, a adoção do Materialismo Histórico-Dialético é fundamental para a compreensão das questões e dos objetos sobre os quais a ciência psicológica comprometida com a classe trabalhadora pretende se debruçar, na medida em que permite um tipo de análise para além dos métodos tradicionais, que, pela lógica formal, ora subjetivizam o comportamento humano, como se os objetos e problemas postos começassem e terminassem neles mesmos, ora tomam tais objetos como meros frutos de eventos objetivos e contingenciais, colocando dessa forma a subjetividade em segundo plano. Entende-se que em ambos os casos, naturaliza-se e ideologiza-se as demandas contemporâneas postas à Psicologia. Tal referencial metodológico permite, ainda, o estabelecimento de uma postura crítica em pesquisa, possibilitando a compreensão e análise dos fatos e dos fenômenos para além do imediatamente perceptível, das superficialidades, dos meros exercícios descritivos e do estabelecimento de nexos causais lineares, formais e abstratos. A partir de sua base, ou seja, de seu pressuposto materialista, busca a compreensão dos objetos como síntese de múltiplas determinações, em sua totalidade e conexões dinâmicas, junto à primeira base de determinação que é a material: a base de produção da vida que une o homem, a natureza e a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "População Mundial"

1

"A luta por direitos e escolhas é contínua." In Situação da População Mundial 2019, 6–21. UN, 2019. http://dx.doi.org/10.18356/6fef2d27-pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

"Apresentação." In Situação da População Mundial 2019, 3–5. UN, 2019. http://dx.doi.org/10.18356/711bc486-pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

"Indicadores." In Situação da População Mundial 2019, 151–76. UN, 2019. http://dx.doi.org/10.18356/cac6e24d-pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

"Um legado de famílias numerosas." In Situação da População Mundial 2018, 28–49. UN, 2018. http://dx.doi.org/10.18356/308dc484-pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

"Visão geral." In Situação da População Mundial 2018, 6–11. UN, 2018. http://dx.doi.org/10.18356/34516f42-pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

"Direitos em risco em tempos de crescimento populacional." In Situação da População Mundial 2019, 36–51. UN, 2019. http://dx.doi.org/10.18356/0a9f0fb2-pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

"O obstáculo subjacente a todos os outros." In Situação da População Mundial 2019, 72–85. UN, 2019. http://dx.doi.org/10.18356/24e6a7b6-pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

"A tendência global de famílias menores." In Situação da População Mundial 2018, 12–27. UN, 2018. http://dx.doi.org/10.18356/9eea794c-pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

"Disponível, mas inacessível." In Situação da População Mundial 2019, 52–71. UN, 2019. http://dx.doi.org/10.18356/b61a2e2c-pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

"Desvios da transição de fecundidade típica." In Situação da População Mundial 2018, 50–67. UN, 2018. http://dx.doi.org/10.18356/9c67c5c8-pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "População Mundial"

1

De Moura Biasi, Bernardo, Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda, and Carmem Gress Veivenberg. "Saúde mental da população LGBTQIA+ e fatores associados: uma revisão bibliográfica." In II Congresso Internacional de Saúde Única ( Interface Mundial). ,: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/icidsuim2020.305078.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Queiroz Leite, Cleber, Kimberlly Nava Flores, Laís Silva Sousa, Gricia Aparecida Rodrigues De Souza, Ingrid Tabosa de Mendonça, Rhuana Lima Ximenes, Iuna Guimarães Vian, Luciana Mamedio Da Silva, Pedro Henrique Braga e Silva, and Flávio Aparecido Terassini. "Saúde e bem-estar da população idosa: a utilização das mídias sociais como forma de educação em saúde." In II Congresso Internacional de Saúde Única ( Interface Mundial). ,: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/icidsuim2020.298432.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

da Silva-Júnior, Edivan Lourenço, and Luisa Fernanda Camacho-González. "O ISOLAMENTO SOCIAL E SEUS IMPACTOS PSICOLÓGICOS NA POPULAÇÃO BRASILEIRA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/778.

Full text
Abstract:
Introdução: A pandemia provocada pelo surgimento e expansão da COVID-19 acarretou diversos problemas na sociedade brasileira, como: prejuízos financeiros, redução da prática de atividades físicas e aspectos relacionados ao convívio social, com grande impacto no âmbito psicológico dos pacientes, amigos e familiares. Objetivo: Analisar o fenômeno do isolamento social e suas repercussões no âmbito psicológico na população brasileira. Material e métodos: Elaborou-se uma revisão bibliográfica através da consulta das bases de dados Scielo, PubMed e Google Acadêmico, conforme a disponibilidade na íntegra de artigos entre os anos de 2017 a 2021. Resultados: O isolamento social é o ato através do qual os indivíduos se mantêm afastados do convívio social, sendo necessário para evitar a propagação do novo coronavírus. Estamos presenciando uma grave crise de saúde pública, em âmbito mundial, em cujo cenário destacam-se visões estereotipadas em relação à parcelas da população, como os idosos, cujo isolamento social é necessário mas que também os coloca em risco de agravos à saúde como: depressão e ansiedade. Novas dinâmicas informacionais e um preocupante negacionismo de resultados advindos de pesquisas científicas são fatores que amplificam os sentimentos de angústia, insegurança e medo na população brasileira, intensificando os níveis de estresse e amplificando sintomas de pacientes com transtornos mentais préexistentes. Conclusão: É de grande importância a avaliação do contexto social dos pacientes afetados pela COVID-19, tendo-se em vista os fatores de não adesão à medidas preventivas, bem como o uso de medicamentos de eficácia não comprovada cientificamente. O farmacêutico deve atuar, através do estímulo ao uso racional de medicamentos, e as novas tecnologias de comunicação podem ser de grande ajuda nesta missão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Umilio, Franco, Eduardo Inacio, and Mário Dantas. "Uma Abordagem em Ambiente Domiciliar Assistido Baseada no Paradigma de Segurança Orientada a Contexto." In XX Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wscad_estendido.2019.8693.

Full text
Abstract:
A crescente expectativa de vida da população mundial traz alguns desafios que deverão ser enfrentados nas próximas décadas. Na área da saúde surgiu o AAL (Ambient Assisted Living). As tecnologias de rede, avançando sempre mais, e computadores com maior poder de processamento, facilitam a criação de sistemas AAL. Desta forma, neste trabalho, o paradigma de orientação a contexto para segurança é abordado, propondo uma possível solução com um sistema de SBDD (Sistema de Banco de Dados Distribuído),o qual como teste usa dois cenários com três usuários, tendo diferentes níveisde permissões de acesso ao banco de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pinto, Noemi da Paixão, and Ana Cristina Bicharra Garcia. "Uso de Chatbots Personalizados para Monitoração do Desaprendizado e Esquecimento de Idosos." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2021.16034.

Full text
Abstract:
Com o envelhecimento da população mundial, problemas na área da saúde como o comprometimento cognitivo, precisam de atenção. Trabalhos relacionados ao tema mostram que os avanços na área de inteligência artificial, permite o uso de tecnologias, como os chatbots, para automatizar o diálogo e estimular as habilidades cognitivas dos usuários. Sendo assim, este artigo descreve um desenho de pesquisa para o uso de chatbots personalizados aplicados na monitoração do esquecimento e desaprendizado de idosos. Através da abordagem Design Science Research, foram apresentados os principais elementos e etapas para garantir a contribuição científica e tecnológica do presente estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vargas, Dionathan Luan de, Jefferson Tales Oliva, and Marcelo Teixeira. "Uma abordagem baseada em redes neurais artificiais sobre o espectro de potência de eletroencefalogramas para o auxílio médico na classificação de crises epiléticas." In Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2021.16060.

Full text
Abstract:
A epilepsia é a quarta enfermidade neurológica mais comum e atinge aproximadamente 1% da população mundial. O diagnóstico é, em geral, amparado por um eletroencefalograma (EEG), cuja análise depende da interpretação médica, o que por vezes gera incongruência de diagnóstico, além de ser um trabalho tedioso, impreciso e propenso a erros. Este trabalho propõe um método de reconhecimento automático de padrões baseado em aprendizado de máquina e engenharia de características aplicadas ao espectros de potência de segmentos de EEGs. Resultados sugerem a possibilidade de detectar crises epilépticas com uma precisão superior a 80% em bases de dados já utilizadas na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Medeiros, Mildred Ferreira. "RISCO DE INFECÇÃO POR TOXOPLASMA PELA INGESTÃO DE LEITE CRU E DERIVADOS CONTAMINADOS E VENDIDOS NO COMÉRCIO INFORMAL." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/718.

Full text
Abstract:
Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 2 milhões de pessoas morrem anualmente por agravos à saúde em decorrência de diarreia aguda atribuída à ingestão de água, leite e outros importantes alimentos consumidos. Paralelamente a isso, nota-se que a busca por alimentação saudável para melhoria de qualidade de vida vem revelando ao cenário mundial um aumento no consumo de leite e derivados lácteos, ao lado de uma crescente preocupação com a qualidade desses alimentos. Entre os microorganismos patogênicos que podem afetar a saúde humana causando diarreia é o parasita Toxoplasma gondii (T. gondii), um protozoário coccídeo unicelular flagelado que infecta um terço da população mundial, causando a toxoplasmose - doença que pode ser assintomática, mas que pode desenvolver sintomas variados tais como febre, dor de cabeça, confusão mental, anormalidades na visão, falta de coordenação e convulsões; gestantes podem sofrer abortamento ou os bebês podem nascer com icterícia, surdez, macrocefalia, microcefalia e crises convulsivas. Objetivo: Identificar os riscos de infecção humana por T. gondii quando da ingestão de leites, queijos e outros laticínios contaminados vendidos no mercado informal. Material e métodos: Optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e descritiva baseada na técnica de análise de textos obtidos de artigos científicos disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando as palavras-chave Toxoplasmose; contaminação; laticínios; segurança alimentar, utilizadas individualmente, aos pares e em combinação múltiplos, sempre restritos ao mesmo recorte temporal, respeitando os critérios de inclusão e exclusão de textos pré-definidos neste estudo. Após pré-leitura dos resumos dos textos, foram selecionados 15 artigos científicos que atendiam aos critérios de inclusão préestabelecidos para este estudo. As informações coletadas foram agrupadas em 02 eixos temáticos: Características do Toxoplasma e patogenia; Infecção por Toxoplasma através da ingestão de leite e derivados contaminados. Resultados: Entre os dados avaliados neste estudo, destaca-se que uma das formas de prevenção da infecção por toxoplasma é não ingerir leite não pasteurizado. O produtor de leite e derivados de leite deve atentar para a legislação que regulamenta as condições de criação pecuária e de fabricação destes produtos para serem comercializados sem riscos à saúde da população. Conclusão: Conclui-se que a inspeção sanitária proporciona segurança alimentar e proporciona melhorias ao produto comercializado, conferindo credibilidade ao produtor comerciante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Thomé, Thiago, Victor Ströele, and Mario Dantas. "Dispositivos IoT em uma Configuração Cooperativa Fog-Cloud para suporte a Predições em um Ambiente Healthcare." In XXI Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wscad_estendido.2020.14094.

Full text
Abstract:
A população mundial enfrenta um novo desafio com a pandemia provocada pelo Sars-CoV-2 e, por ser inesperada, diversas pesquisas estão em andamento sobre meios de reduzir o contágio. O presente estudo apresenta um esforço de simulação baseada em mudança de hábitos e no uso de dispositivos IoT vestíveis na monitoração para prevenção e identificação de casos de contágio em um ambiente onde o distanciamento social é difícil. Desta forma, quatro cenários com divergentes precauções são apresentados e os dados obtidos são apresentados neste artigo, onde o ambiente com mais medidas preventivas e no qual os agentes infectados foram isolados obteve a menor taxa de contaminação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alves, Jéssica Wedna da Silva. "ANTIBIÓTICOS E MECANISMOS DE RESISTÊNCIA BACTERIANA: UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA." In I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1195.

Full text
Abstract:
Introdução: A descoberta dos antibióticos é um marco na história da saúde mundial, o emprego desses fármacos possibilitou uma revolução no tratamento de infecções e permitiu significativa redução na taxa de mortalidade. No entanto, nos últimos anos devido ao uso indiscriminado destes medicamentos, surgiu a resistência bacteriana frente ao tratamento com estas drogas, o que é considerado um grave problema de saúde pública e que preocupa cientistas, profissionais de saúde e a população de maneira geral. Objetivos: Registrar a importância dos antibióticos no tratamento de infecções, demonstrar os tipos de mecanismos utilizados pelas bactérias no desenvolvimento da resistência bacteriana e mostrar a resistência bacteriana como um problema de saúde pública. Material e métodos: Este estudo foi realizado com base em estudos publicados em revistas e bases de dados online como Pubmed, Scielo e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) nos últimos cinco anos, que correspondem aos anos de 2017 ao ano de 2021. Resultados: Os antibióticos são uma das classes mais prescritas, o que já leva a uma reflexão sobre a real necessidade da prescrição. As possibilidades de mecanismo de ação desses fármacos são muito variadas e o mesmo também é válido para os tipos de desenvolvimento de resistência. Observou-se que os mecanismos mais comuns são a mudança na permeabilidade da membrana celular, que vai alterar a entrada ou permanência do antibiótico dentro da célula, obtenção de capacidade de degradação ou inativação do antibiótico, ou o aparecimento de mutação que altere o alvo, impossibilitando assim que a bactéria seja afetada. Conclusão: Diante da análise dos dados observados nos estudos, podemos inferir que o uso indiscriminado de antibióticos representa um risco à saúde pública mundial e que a resistência bacteriana é um problema que afeta diretamente a população, desde a saúde propriamente dita a economia por comprometer a produtividade. Cabendo aos órgãos públicos ações de conscientização sobre o uso correto desses medicamentos, tanto pelos profissionais de saúde quanto pela população, bem como o incentivo a fiscalizações mais frequentes quanto ao cumprimento das legislações já existentes a respeito da venda desses medicamentos, para que possamos conter esse avanço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Wayszceyk, Sheila, and Juliane Araújo Greinert Goulart. "TOXOPLASMOSE E O CONSUMO DE CARNE CRUA NO BRASIL." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/716.

Full text
Abstract:
Introdução: O Toxoplasma gondii é o protozoário causador da toxoplasmose que atinge em torno de 30% da população mundial humana. Geralmente assintomática, ainda assim pode causar febre, linfadenopatia, linfocitose e dores musculares, além de acometer pulmões, miocárdio, fígado, cérebro e ser causa de coriorretinite. Sua transmissão está intimamente ligada à ingestão de carne crua, sendo importante objeto de estudo de hábitos alimentares. Objetivo: O trabalho tem como objetivo verificar a relação entre consumo de carne crua em pratos culinários e a ocorrência de toxoplasmose. Material e métodos: Constitui-se de uma revisão bibliográfica de literatura. Resultados: A contaminação alimentar por toxoplasmose é ocorrida quando ocorre ingestão de cistos de tecidos viáveis de Toxoplasma gondii através de carnes cruas que estão presentes em diversos pratos culinários em todos o país como Steak Tartar, Hackepeter e kibe cru. Os cistos podem sobreviver por semanas no frio, sendo são inativados pelo congelamento ou pelo calor do produto em que estão inseridos. Entretanto, o mau armazenamento do produto ou local de onde veio, muitas vezes de abates clandestinos, podem gerar um aumento do risco de infecção pelo consumidor. Ainda, a disseminação popular de que a doença é transmitida em sua maioria apenas por felinos, faz com que a população não se atente a outros focos importantes de transmissão muitas vezes não conhecidos. Conclusão: Dessa forma, fazse necessário maiores estudos referente à taxa de transmissão de Toxoplasma gondii em carnes cruas bem como o fomento de políticas públicas que explicitem esse vetor de transmissão à população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography