To see the other types of publications on this topic, follow the link: População Mundial.

Journal articles on the topic 'População Mundial'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'População Mundial.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Kalache, Alexandre, Renato P. Veras, and Luiz Roberto Ramos. "O envelhecimento da população mundial: um desafio novo." Revista de Saúde Pública 21, no. 3 (June 1987): 200–210. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101987000300005.

Full text
Abstract:
O envelhecimento populacional é hoje um fenômeno universal, característico tanto dos países desenvolvidos como, de modo crescente, do Terceiro Mundo. São apresentados dados que ilustram a verdadeira revolução demográfica desde o início do século e estimativas até o ano 2025. Os fatores responsáveis pelo envelhecimento são discutidos, com especial referência ao declínio tanto das taxas de fecundidade como das de mortalidade. Em conjunto, tais declínios levam a um menor ingresso de jovens em populações que passam a viver períodos mais longos. Esse processo gradativo é conhecido como "transição epidemiológica" e seus vários estágios são abordados. As repercussões para a sociedade, de populações progressivamente mais idosas são consideráveis, particularmente no que diz respeito à saúde. Os padrões de mortalidade e morbidade são discutidos e o conceito de autonomia, como uma forma de quantificar qualidade de vida, é introduzido. É proposta redefinição do próprio conceito de envelhecimento, refletindo a realidade médico-social do Terceiro Mundo. São formuladas questões sobre a interação envelhecimento-mudanças sociais em curso nos países subdesenvolvidos, cujas respostas podem ser grandemente facilitadas pelo uso do método epidemiológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Menezes, André Schuler de, Isabella Araújo Bonanni, Matheus de Sá Gomes Cruz Souza, Sara Vitória Galindo Carneiro, Shelley Moura Alves, Thaís Aquino de Oliveira, and Manuela Barbosa Rodrigues de Souza. "A automedicação da população mundial: uma revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 7, 2021): e125101018660. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18660.

Full text
Abstract:
A automedicação é um fenômeno mundial e sua prevalência difere em função da população estudada, do método e do período recordatório utilizado. Sendo assim, a abordagem da temática se faz necessária vez que é uma questão de preocupação para as autoridades internacionais. Foi realizada pesquisa em bases de dados de Saúde, utilizando critérios de inclusão e seleção para seleção de artigos científicos. Então, foi observada a prática da automedicação em indivíduos com maior escolaridade. Ademais, em relação ao motivo da automedicação, foram encontrados relatos de experiência anterior no tratamento de sintomas recorrentes, a percepção de não haver gravidade nessa ação e não precisar de atendimento médico para tratamento dos sintomas relatados. As principais classes de medicamentos observados foram os analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e fármacos com ação no sistema gastrointestinal. A automedicação é um fenômeno com possível nocividade e que deve ser compreendida e estudada de maneira aprofundada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Coelho, Ana Íris Mendes, Maria Teresa Fialho de Sousa Campos, Maria Lúcia Mendes Lopes, and Juliana Farias de Novaes. "Dia Mundial da Alimentação: duas décadas no combate aos problemas alimentares mundiais." Revista de Nutrição 18, no. 3 (June 2005): 401–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732005000300012.

Full text
Abstract:
A celebração do Dia Mundial da Alimentação ocorre no dia 16 de outubro e, a cada ano, é escolhido um tema relacionado aos problemas alimentares mundiais, e são desenvolvidas ações para combatê-las. O objetivo desta comunicação é fazer uma retrospectiva descritiva dos temas que têm contribuído para colocar em evidência os problemas que necessitam de ações efetivas para serem erradicados e, ao mesmo tempo, alertar a população sobre a urgência de medidas preventivas que garantam a sobrevivência às gerações futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Szwarcwald, Célia Landmann, and Francisco Viacava. "Pesquisa Mundial de Saúde: aspectos metodológicos e articulação com a Organização Mundial da Saúde." Revista Brasileira de Epidemiologia 11, suppl 1 (May 2008): 58–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2008000500006.

Full text
Abstract:
No ano 2000, o Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) foi dedicado à proposição de uma metodologia para a avaliação de desempenho dos sistemas de saúde dos países membros. O Relatório 2000 trouxe à agenda da OMS o comprometimento com os objetivos louváveis de avaliação dos sistemas de saúde, monitoramento das desigualdades em saúde e alcance da equidade no financiamento da saúde. Entretanto, o instrumental utilizado foi exposto a inúmeras críticas, tanto de cunho metodológico como conceitual. Como parte deste processo, para suprir informações sobre o estado de saúde das populações, a OMS propôs a elaboração da Pesquisa Mundial de Saúde (PMS) em vários países membros. No Brasil, a PMS foi conduzida no ano de 2003, e objetivou estabelecer parâmetros consistentes para avaliar o estado de saúde da população e a assistência prestada de acordo com as expectativas da população usuária, além de mensurar as desigualdades socioeconômicas em saúde. O inquérito foi realizado em 5000 indivíduos com 18 anos e mais de idade, em âmbito nacional. A amostragem foi realizada em três estágios. No primeiro, foram selecionados 250 setores censitários, com probabilidade proporcional ao tamanho. Em cada setor, foram selecionados 20 domicílios, por amostragem inversa. Em cada domicílio, um morador adulto foi selecionado com eqüiprobabilidade. O questionário modular, originalmente desenvolvido pela OMS, foi adaptado para se adequar às características do nosso meio. Nesse artigo, são descritos os aspectos metodológicos da pesquisa e o processo de articulação com a Organização Mundial da Saúde para a condução da PMS no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Rogério. "Vida Mundial Ilustrada e a rádio." Media & Jornalismo 20, no. 37 (October 21, 2020): 111–30. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_37_6.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as peças noticiosas sobre rádio saídas na revista Vida Mundial Ilustrada (1941-1946), publicação semanal generalista que atingiu 278 edições. A revista editou, no total, 131 páginas sobre a realidade nacional e internacional da rádio, incluindo uma secção própria (de novembro de 1943 a março de 1945), e em géneros noticiosos como entrevistas e notícias breves. Durante a II Guerra Mundial, a rádio desempenhou um papel importante no entretenimento e informação da população portuguesa, através da escuta de emissões internacionais, caso da BBC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Laurenti, Ruy. "Deficiência de vitaminas e de minerais afeta um terço da população mundial." Revista da Associação Médica Brasileira 50, no. 3 (September 2004): 236–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-42302004000300011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dalcastagne, Marcos. "A Segunda Guerra Mundial e as políticas econômicas no Brasil." Fronteiras: Revista Catarinense de História, no. 26 (June 5, 2018): 160–76. http://dx.doi.org/10.36661/2238-9717.2015n26.8033.

Full text
Abstract:
O presente artigo é um estudo da conjuntura da economia brasileira durante os anos que o país esteve diretamente envolvido na Segunda Guerra Mundial (1942 - 1945). Percebe, no período, intensa produção do medo da escassez que afligiu a população; a campanha governamental de mobilização do trabalho, e as relações com o setor empresarial. Trata, sobretudo, de um esforço por compreender como variados seguimentos da população foram alvo desta campanha de mobilização que visava um violento enquadramento segundo os ideais de ordem do período conhecido como Estado Novo (1937- 1945). Palavras-chave: Estado Novo, Economia de guerra, Autoritarismo, Escassez e Mobilização, Segunda Guerra Mundial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tarquinio, Tomas Togni. "Transição ecológica: o crescimento da população mundial não é a principal ameaça ao planeta." Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais 11, no. 1 (August 14, 2021): 83. http://dx.doi.org/10.51359/2179-7501.2021.249033.

Full text
Abstract:
A produção de bens e serviços da sociedade termo-industrial provoca danos ao meio natural vivo e inanimado. Certas correntes da Ecologia Política, particularmente dos países ricos, identificam o aumento da população mundial como um dos fatores centrais da degradação ecológica do planeta. Este artigo afirma que esta não é a causa mais relevante. Os danos ao meio natural são resultantes de variáveis como a quantidade de bens e serviços produzidos e consumidos, o número de pessoas inseridas na sociedade termo-industrial, as tecnologias empregadas e, sobretudo, o caráter geográfico dos danos (local, regional ou global) e a sua dimensão ou magnitude (danos reversíveis, reparáveis, recuperáveis, ou irreversíveis, irreparáveis, irrecuperáveis). Grosso modo, metade da população mundial não está integrada ao sistema de produção e consumo de bens e serviços da sociedade termo-industrial. Por essa razão, a sua contribuição para a degradação ecológica do planeta é pouco significativa. Emitem menos gases de efeito estufa (GEE), consomem menos matérias primas e energia. Além desse aspecto, as degradações, do ponto de vista geográfico, são majoritariamente locais e regionais. Enquanto da ótica da dimensão ou magnitude, são danos reversíveis e reparáveis, contrariamente às degradações globais e irreversíveis ocasionada pelos 10% mais ricos da população mundial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pannain, Gabriel Duque, Camilla Costa Ribeiro, Marcelo Brandão Jacob, Leopoldo Antônio Pires, and Ana Laura Maciel Almeida. "Relato de experiência: Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral." HU Revista 45, no. 1 (August 1, 2019): 104–8. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.25663.

Full text
Abstract:
Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e incapacidade adquirida em todo o mundo. Além da alta mortalidade, o AVC é um importante causador de déficits neurológicos irreversíveis que necessitam de reabilitação, sendo que aproximadamente 70% dos pacientes não retomarão ao seu trabalho e 30% necessitarão de auxílio para caminhar. Entender o perfil epidemiológico e a contribuição de cada fator de risco é essencial para estabelecer políticas locais específicas para diminuir a incidência da doença e prevalência de complicações que ocorrem devido ao AVC, tanto para o bem-estar a curto e a longo prazo da população. A prevenção pode ser feita em até 90% dos casos de AVC, visto que estes podem ser atribuídos a fatores de risco modificáveis. Objetivo: Conscientizar e orientar a população da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais acerca dos fatores de risco modificáveis do AVC e, consequentemente, sobre sua prevenção. Relato de experiência: No mês de outubro de 2018 foram realizadas palestras educativas e orientações a respeito do AVC e seus fatores de risco. Além disso, os pacientes do serviço de Neurologia, seus acompanhantes e transeuntes locais tiveram dois dos fatores de risco modificáveis associados ao AVC avaliados: a pressão arterial sistêmica e a circunferência abdominal. Aqueles com alterações foram orientados e encaminhados a procurar um serviço específico. Conclusão: A educação da população sobre as formas de prevenção de doenças cardiovasculares, em especial o acidente vascular cerebral, que é uma doença conhecida por apresentar tantos fatores causais modificáveis, é essencial para evitar o aumento da incidência dessas patologias tão prevalentes no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Da Conceição Silva, Lúcia Isabel, Eduardo Silva de Morais, and Mateus Souza dos Santos. "COVID-19 e população negra." Revista Thema 18 (October 6, 2020): 301–18. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v18.especial.2020.301-318.1814.

Full text
Abstract:
A pandemia de COVID-19 constitui-se um desafio para a população mundial, mas pode ter efeitos diversos em grupos e contextos específicos, devido a fatores como desigualdades socioeconômicas ou racismo estrutural. Este estudo visa analisar o cenário da pandemia no Brasil, com foco na população negra e as desigualdades relacionadas. É um estudo documental e exploratório, cuja fonte são 17 (dezessete) Boletins Epidemiológicos (BE) emitidos pelo COE COVID-19, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, no período de 03 de abril a 25 de maio de 2020. Os resultados indicam que de início, há maior hospitalização da população branca, com queda gradual até a quase equiparação no último boletim, a mesma relação se repete nos óbitos, com a relação se modificando até que negros passam a ser a maioria. Mostram ainda que mesmo brancos sendo maioria de internações, o maior número de mortes é entre negros, mostrando a Pandemia da COVID-19 como a expressão concreta da política de morte contra a população negra no Brasil. Palavras-chave: COVID-19; população negra; desigualdades raciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Abreu, Giselly Karen do Nascimento, Dandara Dias Cavalcante de Abreu, Alexsandra Laurindo Leite, and Jessica Alves Moreira. "Análise dos fatores influentes no surgimento de câncer de faringe na população mundial." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 27, 2020): e57991110257. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10257.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar e descrever os fatores que influenciam no surgimento do câncer de faringe na população mundial através de uma revisão de literatura. Metodologia: Refere-se a um estudo qualitativo, desenvolvido através de uma revisão bibliográfica nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e EBSCOhost Faculdade Santa Maria (EBSCOhostFSM). Empregando os subsequentes parâmetros de inclusão: artigos completos e com publicações do ano 2016 até 2020 nos idiomas português, inglês e espanhol, utilizando os descritores: câncer throat e câncer pharynx. Resultados: Os artigos e periódicos usados nessa pesquisa foram publicados entre 2016 e 2020, sendo 2 do ano de 2016 (12,5%), 5 do ano de 2017 (31,25%), 5 do ano de 2018 (31,25%), 2 do ano de 2019 (12,5%) e 2 do ano de 2020 (12,5%), totalizando 16 artigos usados na pesquisa. Foi apurado que o tabagismo, o alcoolismo e o HPV são fatores influentes no aparecimento de câncer faríngeo, além dos de cavidade oral e de região cabeça e pescoço. Conclusão: O câncer de faringe tem uma importância significativa devido sua incidência e taxa de mortalidade mundialmente, principalmente nos homens, e o que influencia o surgimento dessas neoplasias é a pratica do tabagismo, do alcoolismo e a infecção por HPV.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Gomes, Maria Rosemary da Silva, Lana Almeida Silva, and Liana Dantas da Costa e. Silva Barbosa. "Impactos psicológicos da pandemia do SARS-CoV-2 na população mundial: Uma revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 6 (May 25, 2021): e50010616286. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.16286.

Full text
Abstract:
O SARS-CoV-2 causador da atual pandemia de covid-19, apresenta-se como um problema para a saúde pública, na qual além das preocupações quanto à saúde física, traz também preocupações quanto ao sofrimento psicológico. O objetivo do estudo foi analisar as evidências científicas acerca dos impactos psicológicos e outras alterações na saúde mental da população brasileira na Pandemia do SARS-CoV-2, identificando os principais fatores que levam à população mundial a desencadear problemas de saúde mental e apresentar estratégias de prevenção e enfrentamento dos impactos psicológicos sofridos pela população mundial na pandemia. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa, na qual a amostra de com 27 artigos foi composta a partir de um levantamento de dados através da busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) onde estão indexadas as bases de dados eletrônicas utilizadas na pesquisa: SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), BDENF (Base de Dados da Enfermagem), PubMed (NCBI) e Google Acadêmico, nos anos de 2020 a 2021. Os descritores foram cruzados entre si utilizando o marcador e booleano AND. A coleta foi realizada no período de Agosto a Novembro de 2020. A importância da implementação de estratégias e ou intervenções para que a população tenha acesso à medidas de apoio emocional diante a pandemia do SARS-CoV-2, seja presencial ou online. Levando em consideração as diferentes populações afetadas, recomenda-se lidar com as consequências na saúde mental diante da pandemia e intervenções psicológicas em resposta às necessidades individuais no decorrer do surto pandêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Yoshinari Júnior, Gerson Yoshinari Júnior, and Harley Francisco de Oliveira. "O dia mundial do câncer / World cancer day." REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE 7, no. 4 (November 23, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.21876/rcsfmit.v7i4.703.

Full text
Abstract:
O dia 4 de fevereiro foi escolhido como o Dia Mundial do Câncer (World Cancer Day), iniciativa da Union for International Cancer Control (UICC), sediada em Genebra (Suíça), com o objetivo de unir a população mundial na luta contra o câncer. Este é um tema importante: atualmente, 8,2 milhões de pessoas morrem de câncer todos os anos. Em alguns países, as mortes por doenças oncológicas já superam as por doenças cardiovasculares, tomando o primeiro lugar nesta nefasta competição. A expectativa é de que, em 2025, a incidência mundial seja de 19,3 milhões, com 11,5 milhões de mortes em decorrência da patologia. No Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, teremos no biênio 2016-2017 cerca de 600 mil casos novos de câncer. A magnitude epidemiológica da doença é inegável.A história do Dia Mundial do Câncer inicia-se em 2016 e pretende, em uma campanha de três anos, explorar como pessoas ou grupo de pessoas podem promover ações para reduzir o impacto da doença oncológica em uma escala global. Com o tema “We Can. I can”. (em tradução livre, “Nós podemos. Eu posso.”), a campanha almeja conscientizar a população de que todos podem realizar ações para diminuir as consequências do câncer em indivíduos, famílias e comunidades. As ações são divididas em pacotes temáticos. Dentro do pacote “Nós podemos”, são sugeridas ações como “Inspire atitudes, tome atitudes”, “Previna o câncer”, “Crie escolas, ambientes de trabalho e cidades mais saudáveis”, “Apoie que outros retornem ao trabalho”, dentre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Santos, Paulo Rodrigues dos. "COVID-19 E VIDA IDOSA." Diálogos e Perspectivas Interventivas 1 (December 30, 2020): e10485. http://dx.doi.org/10.52579/diapi.v1i.10485.

Full text
Abstract:
O texto objetiva contribuir para a compreensão do por que da pandemia da SARS Cov 2 travar o mundo capitalista, com base em tríplice recorte: a) – delineamento da vulnerabilidade biológica da população mundial frente à pandemia, com ênfase na condição idosa, na descrição de um conjunto de afecções não transmissíveis, de predominância global e na desnaturalização do óbito, por Covid-19, na velhice; b) - análise da hipótese de que tais enfermidades resultam de racionalidades econômicas e políticas de base medicamentosa e alimentar, que conformam um tipo de governo populacional global, uma biopolítica da “saúde”; c) - descrição do campo medicinal compartido em: “medicina da doença”, que atua com cerca de dois terços da população; “medicina da saúde”, com ação sobre, aproximadamente, um terço da população. Ambas com condição legal constituem domínios econômicos financeiros da economia mundial, duas linhas da medicina oficial implicadas na saúde como negócio. O texto articula metodologia quantitativa e qualitativa e tem suporte nas formulações teóricas de Michel Foucault.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Thompsom, John B., and Áurea Aparecida Eleuterio Pascalicchio. "O impacto da medicina tradicional: Brasil como potência verde mundial." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 7 (June 22, 2012): 62. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc7(1)609.

Full text
Abstract:
Introdução: A Política Nacional da Medicina Natural e Práticas Complementares (PNPIC) coloca o Brasil em destaque nos sistemas nacionais de saúde. Esta política corresponde à vontade da população expressa nas Conferências de Saúde. Experiências brasileiras são citadas pela OMS apoiando políticas semelhantes, pois 80% da população de países em desenvolvimento dependem de medicina tradicional. Cerca de 1/3 dos medicamentos prescritos foram desenvolvidos a partir de produtos naturais. Foi pesquisada apenas 10% de toda biodiversidade e da qual o Brasil detém 20%.A pesquisa brasileira tem destaque internacional na área.As pessoas estão mais atentas à sociedade de risco e globalizada.O uso da Medicina Tradicional e a busca por alternativas sustentáveis aumentam. O estudo observa projetos e pesquisas inovadores com integralidade e acesso em saúde associados com uso sustentável do capital natural. O Brasil é hoje reconhecido como liderança global. Objetivos: observar a visibilidade mundial dos medicamentos naturais e a contribuição brasileira neste cenário. Método: Revisão bibliográfica em literatura cientifica (MEDLINE, COCHRANE, LILACS, NDLTD) .Estudos de caso e entrevistas com atores proeminentes,programas governamentais e pesquisas formam banco de dados qualificado e sistematizado.Seleção de amostra intencional de casos para analise qualitativa no contexto da teoria social dos meios de comunicação. Resultados: A busca da saúde, longevidade, beleza e sua representação simbolizada pelos medicamentos naturais são contextualizadas no mercado farmacêutico mundial ebiotecnológico, relacionados ao processo de desenvolvimento sustentável. O interesse mundial no mercado de produtos naturais esta vinculado aos fatores comportamentais, políticos, econômicos, biológicos, químicos e biotecnológicos. As estratégias corporativastem se voltado para o “greenmarket”. Brasil tem se destacado no cenário mundial da Biodiversidade. LOHAS (Lifestyleof Health andSustainability) é um movimento interessado em ecologia, planeta, justiça social, relacionamento, paz. Nos EUA representa cerca de 30% dos adultos ou 63 milhões de consumidores com mercado estimado em 300 bilhões de dólares. O movimento esta identificado em outros países e detectam mudanças comportamentais aumentando frente a crise ambiental. No Brasil empresas e universidades com projetos inovadores tem este perfil. Na Amazônia projetos extrativistas com população indígena e ribeirinhos. Parceria publico/privadas também foram identificadas como o caso do PROBEM ou Cognis. Conclusão: A mudança no comportamento humano é estratégica na sustentabilidade do planeta. A utilização de medicamentos naturais cresce contribuindo para transformações de atitude e de consumo. O Brasil tem experiências de sucesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Freitas, A. O., F. R. P. Santos, M. V. Nascimento, C. M. Nolasco-Lopes, T. A. D. Mendes, V. P. Feitosa, J. S. Mendonça, and J. C. Silva. "Estratégias que Promovem Acesso aos Fluoretos para as Populações Indígenas: um Panorama Mundial." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 270. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p270.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo é abordar estratégias usadas em diferentes países que promovem o acesso aos fluoretos para as populações indígenas. Foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos disponíveis nas bases de dados PubMed e Bireme, entre 2007 e 2017, em língua inglesa, com os descritores: Indigenous Population, Flourides e Dental Caries. Foram encontrados 98 artigos. Através de uma leitura crítica dos títulos e resumos foram selecionados 10 relevantes ao tema: 4 estudos observacionais, 3 ensaios clínicos e 3 ensaios comunitários. Artigos de revisão, protocolos de pesquisa e os que não estavam adequados ao objetivo do trabalho foram excluídos. Os povos indígenas estão entre os grupos mais socioeconomicamente marginalizados nos países em que ainda estão presentes. A saúde oral dessa população remete a um cenário de alta prevalência de doenças bucais, principalmente a cárie. Por ser uma doença multifatorial, a cárie requer um programa de combate que inclua diferentes estratégias. Uma das principais formas de prevenção é o uso de flúor tópico ou sistêmico. Entretanto, o acesso a esse recurso pela população indígena é, muitas vezes, dificultado. Em países como Austrália, Canadá e Estados Unidos as estratégias incluem a ampliação da fluoretação das águas (≤0.5 mg/L) para áreas remotas, múltiplas aplicações de verniz de flúor e selantes, assim como fornecimento de dentifrícios fluoretados (0,243% de fluoreto de sódio). Os estudos apontaram essas estratégias como uma opção sustentável para a redução de cáries nesse grupo e de gastos para os sistemas de saúde.Palavras-chave: População Indígena. Fluoretos. Cárie Dentária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Saliba, Nemre Adas, Suzely Adas Saliba Moimaz, Orlando Saliba, and Ana Valéria Pagliari Tiano. "Perda dentária em uma população rural e as metas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde." Ciência & Saúde Coletiva 15, suppl 1 (June 2010): 1857–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000700099.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo relatar a perda dentária em uma população rural, avaliando a contribuição de variáveis socioeconômicas e comportamentais e comparando os resultados com as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2000 e 2010. Foram examinados 473 moradores, utilizando a metodologia, códigos e critérios propostos pela OMS. Os resultados foram processados no programa Epibuco e o teste qui-quadrado (p<0.05) foi utilizado para comparar o número de dentes perdidos com as variáveis estudadas. Do total de examinados, 17,8% são edêntulos totais, assim como 8% e 50,9% dos examinados pertencentes aos grupos etários de 35 a 44 e 65 a 74 anos, respectivamente. Iniciando precocemente nesta população, a perda dentária avançou consideravelmente com a idade, estando a situação muito aquém das metas estabelecidas pela OMS para 2010. O teste qui-quadrado revelou diferenças estatisticamente significantes quanto ao número de dentes perdidos pelos entrevistados com 35 anos de idade ou mais em relação à escolaridade, tipo de moradia e autopercepção da qualidade da fala. Torna-se necessário o desenvolvimento de programas de atenção à saúde bucal, a fim de diminuir os danos causados e prevenir a continuidade da tendência à mutilação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Simões, André. "A proteção social na Nova Ordem Econômica Mundial." Sociedade e Estado 34, no. 2 (May 2019): 381–402. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020002.

Full text
Abstract:
Resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar as transformações na natureza dos sistemas de proteção social que produziram mudanças significativas na lógica das políticas sociais. A partir da utilização dos conceitos de Paradigma, Regime e Modos de Regulação, pretende-se mostrar que os sistemas de proteção social, embora continuem centrais ao funcionamento do capitalismo, adquiriram características que os diferenciam daqueles surgidos no pós-Segunda Guerra Mundial. Conclui-se que este novo paradigma de políticas impôs um novo olhar sobre as políticas sociais que se encontram cada vez mais associadas à estratégia do capital de promover a mercantilização da reprodução das condições de vida dos indivíduos. Revestidas por um discurso focado na promoção do bem-estar social, estas políticas se articulam às políticas econômicas na busca da promoção da expansão do processo de valorização do capital através da incorporação de segmentos vulneráveis da população ao mercado de consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira, Erivan de Souza, and Arlandia Cristina Lima Nobre de Morais. "COVID-19: uma pandemia que alerta à população." InterAmerican Journal of Medicine and Health 3 (April 2, 2020): 1–7. http://dx.doi.org/10.31005/iajmh.v3i0.80.

Full text
Abstract:
Em dezembro de 2019 houve o primeiro caso da síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2) em Wuhan, China. Recentemente denominada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de covid-19 (doença de coronavírus 2019). O vírus da covid-19 pertence a ordem dos Nidovirales da família Coronaviridae. Diversos estudos publicados em revistas internacionais reportaram que as comorbidades mais prevalente dos pacientes com covid-19 são hipertensão e diabetes, que frequentemente realizam o tratamento com inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), que segundo os autores podem facilitar a entrada do vírus. Destaca-se que outros estudos vêm questionando o uso do ibuprofeno em pacientes com a covid-19, visto que poderia piorar a condição de saúde. É de suma importância discutir o uso destes medicamentos em pacientes que receberam o diagnóstico de covid-19. Desta forma, os profissionais de saúde devem analisar criteriosamente cada paciente tendo em vista a fisiopatologia da doença e os fatores associados. Espera-se que o número de casos e óbitos causados por essa doença reduzam drasticamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi, Marina Kyomi Ito, Sandra Fernandes Arruda, Polyana Rodrigues, and Adriana Queiroz Lisboa. "Suplementação de micronutrientes na senescência: implicações nos mecanismos imunológicos." Revista de Nutrição 18, no. 3 (June 2005): 367–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732005000300009.

Full text
Abstract:
A prevalência de indivíduos idosos em detrimento de indivíduos jovens compreende um quadro comum na população mundial. As estimativas indicam que, em 2050, cerca de 22% da população mundial serão constituídos por indivíduos idosos. As mudanças no sistema imune do indivíduo idoso ocorrem acentuadamente na imunidade mediada por células, caracterizada pelo aumento do número de linfócitos T imaturos (CD2+CD3-), decréscimo do número de linfócitos T virgens (CD45RA), aumento dos linfócitos de memória (CD45RO), e aumento das células helper T2, com decréscimo das helper T1. Embora as mudanças na resposta humoral sejam menores no envelhecimento, a menor especificidade e afinidade dos anticorpos nos indivíduos idosos constituem uma diferenciação da resposta imune. Estudos recentes demonstram que no envelhecimento a suplementação de micronutrientes específicos exerce efeitos benéficos sobre o sistema imune.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Gomes Filho, Antoniel Dos Santos, and Gislene Farias de Oliveira. "A Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e a Divulgação da Ciência no Brasil / The Pandemic of the new Coronavirus (COVID-19) and the Dissemination of Science in Brazil." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 14, no. 50 (May 30, 2020): 509–12. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2459.

Full text
Abstract:
Desde que um novo coronavírus (COVID-19) foi relatado em Wuhan, na província de Hubei, na China em dezembro de 2019, o mesmo vem se alastrando entre a população mundial, sendo considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) (XU, 2020; OMS, 2020; HOLANDA, 2020). Diante da pandemia de COVID-19 o mundo tem acompanhando o desenvolvimento de diversas pesquisas científicas nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial nas ciências biológicas, biomédicas e farmacológicas. O acesso e divulgação as informações sobre o novo coronavírus emitidos pelos meios de comunicação, em especial os de TV aberta que atingem a maioria da população brasileira, devem estar embasadas nas pesquisas científicas que prezam pela qualidade técnica e responsabilidade ética. Desse modo pode-se promover o conhecimento científico na sociedade brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Sanches, Ana Paula R. Amadio, Maria Lúcia Lebrão, and Yeda Aparecida de Oliveira Duarte. "Violência contra idosos: uma questão nova?" Saúde e Sociedade 17, no. 3 (September 2008): 90–100. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902008000300010.

Full text
Abstract:
O envelhecimento da população mundial é um fato concreto e de conhecimento público. O Brasil inicia seu processo de transição demográfica seguindo o padrão mundial: o aumento do número de idosos com possibilidade de atingir elevadas faixas etárias, o que traz a necessidade de pesquisas nesse campo, devido à demanda apresentada por essa nova parcela da população. A questão da violência doméstica contra idosos tem se ampliado e sugere necessidade de maior campo de investigação nessa área, dado o risco suposto ao qual essa população mais idosa está submetida. O objetivo deste artigo é verificar os estudos relacionados ao tema já realizados no Brasil e em diferentes países, com enfoque epidemiológico. O trabalho apresenta diversos pontos de abordagem da violência contra idosos, considerando questões relacionadas à cultura do envelhecimento, ações de políticas públicas, atuação de equipes de saúde, definição do termo abordado, aspectos legais e éticos da violência contra o idoso. Tal estudo permite ao pesquisador analisar os diferentes aspectos que envolvem a temática, demonstrando a necessidade de pesquisas específicas direcionadas ao tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Marques Payão, Spencer Luiz. "Inovações tecnológicas e suas consequências no âmbito do envelhecer: o estado da arte." Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano 16, no. 1 (August 20, 2019): 30–34. http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v16i1.9768.

Full text
Abstract:
A tecnologia aplicada à população em geral e principalmente ao envelhecimento, vem modificando paradigmas e desempenhando papel relevante no que se refere ao auxílio de atividades cerebrais diárias, auxílio desempenho do idoso, terapia, reabilitação, dentre outros. A mesma vai desde a um aparelho celular, passando por softwares, jogos de entretenimento como Wii, Knect videogame, animações, até programas de computador mais avançados. Os dados sao alarmantes se considerarmos que atualmente são 46 milhões de idosos vivendo nos Estados Unidos (15% da população mundial) e em 2030 serão 74 milhões (o equivalente a 21% da população mundial). O Japão é o único país com 55% da população de idosos e em 2050, outros 60 países apresentarão esta mesma projeção, incluindo o Brasil. Dessa forma, todo e qualquer iniciativa no sentido de proporcionar uma melhora qualidade de vida aos idosos será de grande valia para as gerações futuras, porém, sabemos que a tecnologia não representa uma resolução para todos os entraves referentes ao aumento da longevidade. O nosso grupo da FAMEMA vem utilizando tecnologia de ponta na área de expressão gênica para caracterizar melhor os aspectos genéticos da doença de Alzheimer (DA) estudando vários genes envolvidos em amostras de cérebro de desses pacientes e controles em colaboração com um banco de cérebros do Canadá (Douglas Hospital).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Rocha, Mayra Jaqueline, Rafael Luiz Dias, and Lizyana Vieira. "EFEITOS DA CIRURGIA BARIÁTRICA NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA." FAG JOURNAL OF HEALTH (FJH) 2, no. 4 (December 20, 2020): 466–69. http://dx.doi.org/10.35984/fjh.v2i4.257.

Full text
Abstract:
Introdução: A obesidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma epidemia mundial em países desenvolvidos e em desenvolvimento. A incontinência urinária (IU) é uma das desordens do assoalho pélvico comum na população obesa, sendo considerada um problema de saúde mundial. Objetivo: Avaliar através de uma revisão sistemática, a relação dos efeitos da cirurgia bariátrica na incontinência urinária em população obesa. Materiais e Métodos: O presente artigo trata-se de uma revisão sistemática de estudo de coorte observacional e perspectiva, buscados nas fontes Medline, Lilacs, Bireme e Scielo. Resultados: Um total de 84 artigos foram encontrados nos registros identificados através das buscas nas bases de dados eletrônicas. Destes, 23 artigos foram selecionados por elegibilidade para análise do resumo e metodologia. Foram excluídos 12 artigos por não cumprirem os pré-requisitos. Após a análise na escala PEDro 8 artigos foram selecionados para compor este estudo. Conclusão: Esta revisão nos permitiu identificar que a perda de peso induzida por cirurgia bariátrica influencia positivamente nos distúrbios do assoalho pélvico, especialmente na redução ou resolução dos sintomas de incontinência urinária, o que consequentemente melhora a qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Gontijo, Bernardo, Flávia Vasques Bittencourt, and Lívia Flávia Sebe Lourenço. "Manifestações cutâneas decorrentes do uso de drogas ilícitas." Anais Brasileiros de Dermatologia 81, no. 4 (August 2006): 307–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962006000400002.

Full text
Abstract:
O uso e abuso de drogas ilícitas é um problema significativo e de abrangência mundial. A Organização das Nações Unidas estima que 5% da população mundial entre os 15 e 64 anos fazem uso de drogas pelo menos uma vez por ano (prevalência anual), sendo que metade destes usam regularmente, isto é, pelo menos uma vez por mês. Muitos dos eventos adversos das drogas ilícitas surgem na pele, o que torna fundamental que o dermatologista esteja familiarizado com essas alterações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Bastos Giergowicz, Fabíola, and Ibrahim Clós Mahmud. "A população privada de liberdade e a tuberculose." Scientia Medica 30, no. 1 (November 3, 2020): e37951. http://dx.doi.org/10.15448/1980-6108.2020.1.37951.

Full text
Abstract:
Introdução: a tuberculose é uma das doenças infecciosas mais antigas do mundo. Causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis, é transmitida através do ar – aerossóis. Segundo a Organização Mundial da Saúde cerca de 100 milhões de pessoas são infectadas a cada ano e, aproximadamente, entre 8-10 milhões desenvolverão a doença. Objetivos: o seguinte trabalho visa descrever o perfil epidemiológico da tuberculose no município de Porto Alegre, RS, na população privada de liberdade (PPL), no período de 2015 a 2017. Métodos: é um estudo descritivo de abordagem quantitativa, elaborado a partir de dados disponíveis no Sistema de Notificação e Agravos, sobre os casos de incidência notificados no município, observando-se a população em geral e a carcerária. Resultados: como resultados, em 2017 a população geral teve uma queda de 1378 casos novos e, a PPL cresceu, registrando 167 eventos. A taxa de cura entre os casos da população geral foi de 53,87% já na PPL foi de 77,3%. Ocorreu óbito em 75,4% dos pacientes carcerários e, em 16,6% da população geral, os casos de abandono representam 26,1% entre os apenados e 19,24% da população geral. Conclusões: conforme os resultados apresentados, evidencia-se que a tuberculose prevalece na população prisional e que as condições estruturais dos presídios dificultam a garantia do direito ao acesso à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Gameiro, Mariana Bombo Perozzi, and Rodrigo Constante Martins. "O desenvolvimento rural sob regime de verdade: o discurso do Banco Mundial." Sociedade e Estado 33, no. 1 (April 2018): 13–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-699220183301001.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho é interpretar sociologicamente os discursos do Banco Mundial no campo das lutas cognitivas pela construção do saber e das prescrições legítimas para o desenvolvimento rural. Tais discursos foram buscados em cinco relatórios do banco dedicados ao tema entre 1995 e 2015, os quais evidenciam um deslocamento do lugar da agricultura para o rural. No período em análise, os documentos iniciais visam construir uma visão alargada dos espaços rurais, numa abordagem territorializada que estimula a diversificação econômica e a participação coletiva. Num segundo momento, a ênfase desloca-se em direção ao fortalecimento da agricultura e à necessidade de elevação da produtividade agrícola para garantia da segurança alimentar da população mundial; essa posição é reforçada num terceiro momento, quando o banco associa a agricultura às mudanças climáticas. O estudo destaca que as prescrições sobre o desenvolvimento rural empreendidas pela instituição estão calcadas nos recursos universais de cálculo e previsibilidade próprios da ciência moderna. Disso decorre a avaliação e a modelagem das trocas materiais e simbólicas tomadas como legítimas nos territórios rurais - ações que incorrem sobre as práticas da população rural e demandam a docilização dos corpos para novos controles institucionais e de mercado na relação com o meio ambiente. A eficácia da reforma do discurso do banco sobre desenvolvimento rural em países emergentes também se articula com a fluidez dos espaços de dominação e exercício do poder em escala global.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

MARIN, Maria José Sanches, and Vanessa Clivelaro Bertassi PANES. "ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE." Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília 1, no. 1 (December 15, 2015): 26–34. http://dx.doi.org/10.33027/2447-780x.2015.v1.n1.03.p26.

Full text
Abstract:
No Brasil, efetivamente, o idoso surge como prioridade de Políticas Públicas de Saúde apenas em 2006 no Pacto pela Vida, que trouxe consigo a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSI). Apenas neste momento, passa-se a incorporar o conceito de Envelhecimento Ativo, lançado em 2002 pela Organização Mundial da Saúde, com a intenção de conquistar uma visão positiva deste processo, promovendo vida mais longa, que deve ser acompanhada de oportunidades contínuas para saúde, a participação e segurança do idoso. Possibilita, portanto, que às pessoas percebam o seu potencial para o bem-estar físico, social e mental durante a vida. Além de permitir ganho de autonomia, independência e saúde em seu sentido mais amplo, durante todo o processo de envelhecimento. Na sequência, outras ações vieram, na intenção de colocar em práticas esse conceito e ainda, para os idosos mais dependentes, envolver a família no cuidado. Muitos desafios ainda persistem no sentido do preparo e direcionamento dos idosos e seus familiares para um envelhecimento saudável, com autonomia e qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Osa, José A. de la. "Um olhar para a saúde pública cubana." Estudos Avançados 25, no. 72 (August 2011): 89–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142011000200008.

Full text
Abstract:
Nas últimas cinco décadas, após o triunfo da Revolução em 1959, a medicina cubana atingiu avanços notáveis em várias áreas. Este artigo propõe um resumo cronológico, separado por temas, desses avanços. O desenvolvimento de novos fármacos, a educação sanitária da população, a criação de hospitais e policlínicas e o acesso gratuito ao atendimento médico para toda a população são alguns dos fatores centrais analisados. O aumento do número de profissionais na área médica também possibilitou a aproximação dos serviços básicos e preventivos (vacinação) para todos os setores da população. Na mesma linha, e respondendo aos valores humanitários da Revolução, as campanhas solidárias realizadas pelos médicos cubanos são exemplo mundial de solidariedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Joana Moreira Queiroz and Rita Mira. "A importância do diagnóstico de tuberculose em pediatria: um relato de caso." Revista Científica Hospital Santa Izabel 1, no. 4 (May 18, 2020): 35–37. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v1i4.164.

Full text
Abstract:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que em 2016 tiveram aproximadamente 1 milhão de casos de tuberculose (TB) na população infantil mundial e a doença foi responsável por 130 mil mortes naquele ano, o que faz com que a TB seja uma das 10 principais causas de óbito em crianças no mundo. No Brasil, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), em 2015, foram registrados 83.617 casos de TB, dos quais 7.106 (8,5%) ocorreram em menores de 19 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Francisco, Flavio Thales Ribeiro. "Por uma cidadania de primeira classe: supremacia racial e o debate sobre integração na imprensa afro-americana na Primeira Guerra Mundial (1917- 1919)." Sankofa (São Paulo) 9, no. 18 (January 10, 2017): 67. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2016.125452.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é o de compreender a formação de hierarquias raciais no pós-abolição e o debate na imprensa negra sobre a integração da população negra nos Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial. Os periódicos Chicago Defender e The Crisis expressaram os anseios do ativismo negro nas primeiras décadas do século XX, galvanizados pela atuação dos combatentes negros no conflito no Velho Continente. A Grande Migração e a participação dos negros na Primeira Guerra mundial foram consideradas dois eventos impulsionadores de uma cidadania de primeira classe para os negros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Becker, Evandro, José Airton Azevedo Dos Santos, Carla Adriana Pizarro Schmidt, and Elisiane Teresinha Pretto Zandona. "ANÁLISE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE FILÉS DE TILÁPIA POR MEIO DE SIMULAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO (ANALYSIS OF THE PROCESS OF TILAPIA FILLETS PRODUCTION BY MEANS OF SIMULATION: A CASE STUDY)." Engevista 17, no. 4 (September 20, 2015): 531. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v17i4.726.

Full text
Abstract:
A população mundial esta em constante crescimento e bilhões de pessoas necessitam alimentos. Conforme aumenta a população, aumenta diretamente a demanda por comida. Consequentemente, o agronegócio assume grande importância na economia mundial. Sendo representado em diversas cadeias produtivas, como a da aqüicultura. A cadeia de produção da aqüicultura no Brasil compõe-se dos segmentos: insumos e serviços, sistemas produtivos, setores de transformação, de comercialização e de consumo, além dos ambientes organizacional e institucional. Atendendo a necessidade de melhorar o processo de produção nesta cadeia, este trabalho tem por objetivo analisar a dinâmica operacional de uma linha de produção de filés de tilápia em uma indústria alimentícia. Um modelo do tipo dinâmico, discreto e estocástico foi implementado no software de simulação Arena®. Variações no modelo foram realizadas para estudar várias configurações do processo de produção da indústria. Os resultados obtidos de simulação demonstraram que oito funcionários, atuando no setor de corte, podem produzir 10 toneladas de filés por turno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Da Silva, Matheus Cardoso. "Do antirracismo local ao antifascismo global: a transnacionalização do movimento negro nos E.U.A." Revista Eletrônica da ANPHLAC, no. 27 (December 27, 2019): 144–84. http://dx.doi.org/10.46752/anphlac.27.2019.3435.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo tece considerações sobre meu entendimento acerca de um processo gradual de transnacionalização do movimento negro nos EUA durante o período entre o fim da Primeira Guerra Mundial até a eclosão da Guerra Civil espanhola, em 1936. “Transnacionalização” aqui é compreendida como a ampliação dos debates étnicos sobre o racismo e a exclusão da população afrodescendente no país para o engajamento, tanto de intelectuais quanto de movimentos sociais organizados, nos debates internacionais do período. Os seguintes três grandes momentos históricos do século XX serão destacados: a) o retorno dos combatentes da Primeira Guerra Mundial; b) a influência das ideias Pan-africanas, tendo como marco a realização do Congresso Pan-Africanista de 1919 e c) a influência da Revolução Russa de 1917 para a “Questão Negra”. Estes seriam eventos geradores de debates que revelariam que a luta anti-stablishment da população afro-descente nos EUA era indissociável da autodeterminação dos povos ao redor do globo. Tal perspectiva se expressou no massivo engajamento do movimento negro nos EUA em prol da defesa da soberania nacional da Etiópia, em 1934, e repetido pouco depois, no apoio dessas mesmas entidades à II República espanhola, em 1936.Palavras-chave: Movimento Negros nos EUA; Primeira Guerra Mundial; Pan-africanismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Mota, Lorrany Marins, Érica Prado Domingues, Arthur Celestino Soares, and Samara Carbone. "Avaliação da média anual continental da concentração de material particulado." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 2 (January 13, 2021): 530–38. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.002.0045.

Full text
Abstract:
O material particulado (MP) é um poluente emitido na atmosfera por meio de atividades naturais e antrópicas. O MP é um dos responsáveis pela contaminação ambiental com desfechos em saúde humana, especialmente, problemas pulmonares, pois, devido ao seu tamanho, atinge facilmente o trato respiratório. Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece padrões mundiais relacionados aos limites de concentrações de material particulado na atmosfera. E o Grupo Banco Mundial fornece dados de renda por meio da análise de variáveis relacionadas à economia de um país, elaborando relatórios anuais para acompanhamento de seu desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi avaliar as médias anuais continentais de concentração de MP2,5 e MP10, em 2013 e 2014, levando em consideração a Diretriz de Qualidade do Ar da Organização Mundial da Saúde e a relação da concentração do poluente com a renda de cada continente. Os resultados mostraram que a África e a Ásia têm as maiores concentrações de MP. Além disso, a maior parte das cidades estudadas excedeu o limite recomendado pela OMS e foi observado que quanto menor a renda de um continente, maior a concentração de MP, indicando que a população em países/continentes pobres está mais exposta à má qualidade do ar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Bordalo, Carlos Alexandre. "O paradoxo da água na região das águas: o caso da Amazônia brasileira." GEOUSP: Espaço e Tempo (Online) 21, no. 1 (August 14, 2017): 120. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2017.107531.

Full text
Abstract:
Neste início de século, o Conselho Mundial da Água já organizou cinco Fóruns Mundiais da Água, em que se apresentaram dados de uma crise eminente no abastecimento de água doce. Tema também apresentado pela ONU e sobre o qual todos devemos refletir. Aqui, apresentamos uma reflexão sobre o paradoxo da água na Amazônia brasileira, e veremos que, estando ela no trópico úmido e tendo a maior disponibilidade hídrica superficial, atmosférica e subterrânea do país, não há ali propriamente uma crise de disponibilidade de água doce, mas um acesso desigual à água potável, sendo que parte da população ainda não tem acesso a água tratada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

CRUZ, Nádia Vaez Gonçalves da, and Clarissa R. DAMASO. "O potencial do vírus da varíola como arma biológica no cenário mundial atual." EsSEx: REVISTA CIENTÍFICA 3, no. 4 (January 1, 2020): 5–23. http://dx.doi.org/10.46848/900009.

Full text
Abstract:
A erradicação da varíola é considerada uma das maiores conquistas da humanidade, alcançada em 1980 graças ao uso de uma das mais potentes vacinas já desenvolvidas. Porém, no cenário mundial atual,o vírus da varíolaé considerado uma ameaçaem potencial que pode ser usado comoarma biológica para fins de bioterrorismo. Avanços da biotecnologia, ausência de imunidade em grande parte da população mundial, estoques de vacinas restritos e o risco de ainda existiremestoques clandestinos do vírus são os principais motivos que possibilitariam o retorno da doença. Este éum trabalhoderevisãoque abrange vários aspectos históricos, epidemiológicose clínicosda varíola e sua erradicação, mas, principalmente, trata das medidas de contenção e prevenção contra varíolausadas no passado e disponíveis na atualidade, bem como, dos esforços a nível mundial para evitar que a varíola voltea aterrorizar novamente a humanidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Vasques, André Cardoso. "Sustentabilidade no planejamento urbano." Unisul de Fato e de Direito: revista jurídica da Universidade do Sul de Santa Catarina 6, no. 11 (October 7, 2015): 119. http://dx.doi.org/10.19177/ufd.v6e112015119-123.

Full text
Abstract:
A população mundial cresceu de forma impressionante no último século. Já somos sete bilhões de habitantes no planeta. O agravante é que essa população tem se concentrado cada vez mais nas cidades, o que gera inúmeros problemas, pois não houve um planejamento adequado para receber um número tão grande de habitantes. A consequência são cidades caóticas. Surge, portanto, a necessidade do fator sustentabilidade no planejamento urbano, como forma de permitir a viabilidade dos aglomerados urbanos. As questões a serem enfrentadas são conscientização e mudanças que afetam o atual sistema econômico e de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Cyrillo dos Santos, Rafael Cicero. "A PRISÃO DOMICILIAR EM TEMPOS DE PANDEMIA." Revista Ciências Jurídicas e Sociais - UNG-Ser 10, no. 1 (August 4, 2020): 81. http://dx.doi.org/10.33947/2238-4510-v10n1-4406.

Full text
Abstract:
Diante da atual pandemia de COVID19 – doença infectocontagiosa de grande escala – o presente estudo busca demonstrar os reflexos na saúde pública da população carcerária, além dos reflexos na ordem social, através da análise dos dados oficiais da OMS – Organização Mundial da Saúde; Ministério da Justiça e Segurança Pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Notari, Maria Helena de Aguiar, and Maria Helena J. M. de Macedo Fragoso. "A inserção do Brasil na política internacional de direitos humanos da pessoa idosa." Revista Direito GV 7, no. 1 (June 2011): 259–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-24322011000100013.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe-se a estudar a evolução da proteção internacional dos direitos humanos da pessoa idosa e a posição do Brasil nas discussões sub-regionais, regionais e multilaterais que ocorrem na atualidade, considerando O presente contexto mundial de envelhecimento da população e os novos desafios que essa realidade implica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Maio, Marcos Chor, and Simone Monteiro. "Tempos de racialização: o caso da 'saúde da população negra' no Brasil." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 12, no. 2 (August 2005): 419–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702005000200010.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar as iniciativas para a criação de um campo de reflexão e intervenção política denominado 'saúde da população negra', no período entre 1996 e 2004, que contempla o governo FHC e parte da administração de Lula. A discussão e implementação de políticas de ação afirmativa no Brasil adquire maior visibilidade, especialmente após a 3ª Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, sob os auspícios da ONU (Durban, África do Sul, 2001). O artigo descreve a emergência de uma proposta de política compensatória. Em seguida, aborda o debate contemporâneo sobre raça e saúde, sobretudo a literatura biomédica norte-americana, à luz das apropriações dessa discussão por agências e agentes comprometidos com a formulação de uma 'política racial' no âmbito da saúde pública no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Teixeira, Marcus Zulian, Chin An Lin, and Milton de Arruda Martins. "O Ensino de Práticas Não-Convencionais em Saúde nas Faculdades de Medicina: Panorama Mundial e Perspectivas Brasileiras." Revista Brasileira de Educação Médica 28, no. 1 (January 2004): 51–60. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v28.1-008.

Full text
Abstract:
Resumo: Na última década, a demanda da população mundial por práticas não-convencionais em saúde aumentou substancialmente, exigindo cada vez mais do médico noções básicas das diversas terapêuticas vigentes, a fim de que possa orientar os pacientes que, sob seus cuidados, desejem utilizar tratamentos distintos dos que está habituado a empregar. Desta forma, compete às escolas de medicina propiciarem aos graduandos e pós-graduandos o conhecimento das evidências científicas, dos pressupostos teóricos e das abordagens clínicas e terapêuticas empregadas por estas distintas formas de tratamento. Com o intuito de fomentar a discussão sobre o ensino de práticas médicas não-convencionais (homeopatia e acupuntura) nas faculdades de medicina brasileira, apresentamos esta revisão sobre o assunto, enfocando o interesse da população e da classe médica (estudantes, residentes e especialistas) nestas terapêuticas, a importância e as iniciativas brasileiras e de outros países no ensino na graduação, na pós-graduação e na residência, e as perspectivas para o futuro da educação médica em práticas não-convencionais em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pinto, Simã Catarina de Lima. "As tecnologias de poder no diagnóstico da pandemia da COVID-19." Logeion: Filosofia da Informação 7, no. 1 (September 13, 2020): 49–61. http://dx.doi.org/10.21728/logeion.2020v7n1.p49-61.

Full text
Abstract:
Este artigo retoma os conceitos de poder disciplinar e biopoder em Michel Foucault para, então, fazer um diagnóstico do contexto pandêmico causado pela Covid-19. Ao se considerar que mais da metade da população mundial foi orientada ao isolamento social, bem como à alteração de hábitos cotidianos a fim de diminuir a propagação do vírus SARS-CoV-2, é possível perceber em Foucault as medidas da técnica disciplinar e da tecnologia biopolítica, ambas direcionadas à preservação da vida da população. Considera-se que o poder disciplinar e o biopoder funcionam na atual pandemia num contexto inédito, marcado pelo avanço tecnológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Larissa Rosa da, Carla Menêses Hardman, Clarice Lucena Martins, Paulo Henrique Guerra, Anastacio Neco de Souza Filho, Daniel da Rocha Queiroz, Daniel Umpierre, et al. "Atividade física para crianças até 5 anos: Guia de Atividade Física para a População Brasileira." Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde 26 (July 21, 2021): 1–12. http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.26e0213.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve o processo de construção das recomendações de atividade física para crianças de até cinco anos incluídas no Guia de Atividade Física para a População Brasileira. O desenvolvimento destas recomendações tomou por base as diretrizes propostas pela Organização Mundial da Saúde em 2019. Complementarmente, buscou-se suporte teórico nas seguintes estratégias: 1-revisão de escopo, conduzida de modo a atualizar o corpo de evidências acerca dos correlatos de determinantes da atividade física em crianças de até cinco anos; 2-síntese de guias nacionais de atividade física; 3-escuta com pais e professores, a fim de identificar o grau de dificuldade destes em entenderem as recomendações contidas na proposta apresentada pela Organização Mundial de Saúde, além de barreiras e estratégias para maior envolvimento das crianças em atividades físicas; e, 4-consulta pública. Todas as ações foram desenvolvidas no período de maio a dezembro de 2020, por um grupo de trabalho constituído por pesquisadores com experiência na temática e representantes do Ministério da Saúde. Como resultado, foram incluídas no Guia um total de 35 recomendações, sendo 10 relacionadas aos benefícios, quatro à dose, sete aos tipos de atividades, sete às orientações para prática e outras sete relacionadas à redução de comportamento sedentário. Quando pertinente e possível, estas recomendações foram diferenciadas para crianças do nascimento até um ano de vida, de um e dois anos e de três a cinco anos. A mensagem principal é de que qualquer atividade física é melhor do que nenhuma e de que o comportamento sedentário deve ser reduzido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Piovesan, Affonso, and William Carlos Nahas. "Estado atual do transplante renal no Brasil e sua inserção no contexto mundial." Revista de Medicina 97, no. 3 (July 18, 2018): 334–39. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i3p334-339.

Full text
Abstract:
Comparado aos demais países do mundo, o Brasil ocupa o segundo lugar em número de transplantes renais por ano. Considerando, entretanto, suas dimensões continentais, quando se analisa o número de transplantes por milhão de população, ocupa apenas o trigésimo terceiro lugar. Muitos fatores contribuem para este fato. A legislação que regulamenta doação de órgãos e transplantes no Brasil é bastante recente e foi criada com quase 10 anos de atraso quando comparado com outros países que ocupam primeiras posições na lista de efetividade de sistemas de captação. Uma enorme heterogeneidade na distribuição regional de centros de transplantes com cerca de 25% dos estados brasileiros com atividade mínima ou nula em termos destes procedimentos é também motivo de preocupação. Observa-se uma baixa efetividade dos mecanismos de procura de órgãos com índices de notificação de potenciais doadores falecidos muito baixos na maior parte do país. O pouco conhecimento da população sobre o conceito e segurança do diagnóstico de morte encefálica e do processo de doação, fazem com que, apesar do uso de critérios bastante rigorosos para este diagnóstico, a principal causa da não conversão de doador potencial para doador efetivo, seja a recusa familiar. Em termos de sobrevida do enxerto e do paciente, os índices brasileiros são comparáveis a centros norte americanos e europeus. A taxa de sobrevida de cinco anos do enxerto é de 86% para doador vivo e 73% para falecido. A sobrevida de cinco anos é de 94% para receptores de rins de doador vivo e de 86% para doador falecido. Enquanto países europeus e os Estados Unidos procuram por estratégias alternativas para aumentar o número de transplantes renais como o uso de doadores em parada cardíaca ou a realização de transplantes ABO incompatíveis, o Brasil parece ter muito a progredir simplesmente investindo em estratégias para tornar o atual modelo mais eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Moreno, Esteban Lopez. "A pandemia da pandemia: a ciência por trás das “fake news”." Revista Scientiarum Historia 1 (June 15, 2021): 7. http://dx.doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.322.

Full text
Abstract:
A ascensão da pandemia do COVID-19 no cenário mundial fez crescer na população a necessidade de conhecer um pouco melhor a Ciência. Por outro lado, as redes sociais tornaram-se um farto canal de informações falsas ou distorcidas; mais conhecidas como “fake news”. Muitas dessas resvalam rapidamente à população como orientações bem embasadas por “especialistas”, mas que, na via dos fatos, demonstram um outro tipo de pandemia, o da desinformação científica. Neste artigo, exploramos alguns dos “maus” exemplos de “fake news” associadas à Ciência, revelando-lhes um sentido mais adequado e propondo também aproveitá-las como oportunidade de aplicação como recursos pedagógicos e de conscientização social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Viana, Arthur Walber, and Valdir Jose Morigi. "AS INSCRIÇÕES DE SI DA POPULAÇÃO DE RUA NO JORNAL BOCA DE RUA." Logeion: Filosofia da Informação 5, no. 2 (March 20, 2019): 121–34. http://dx.doi.org/10.21728/logeion.2019v5n2.p121-134.

Full text
Abstract:
Como a população de rua inscreve a si própria na narrativa do Jornal Boca de Rua: é essa, de maneira sucinta, a questão que o artigo buscará desvendar. Por ser uma publicação na qual as pessoas em situação de rua são os sujeitos criativos por trás dos textos, intriga-nos a maneira como usam esta relativa liberdade de “definir a si”. Efetuaremos um estudo actancial: atentaremos ao que moradoras e moradores de rua fazem nos textos; que linguagem usam; com quem e com o que se relacionam. Apesar de qualquer limite imposto, sintático, sociopolítico ou econômico, há no Boca de Rua um grito contra as impossibilidades que esmagam estas vidas precárias, símbolos máximos da decadência do capitalismo neoliberal mundial: o jornal mostra-se um lugar de memória, espaço para a inscrição no mundo de vidas singulares e dignas de lembrança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Segurado, Aluisio Cotrim, Alex Jones Cassenote, and Expedito de Albuquerque Luna. "Saúde nas metrópoles - Doenças infecciosas." Estudos Avançados 30, no. 86 (April 2016): 29–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142016.00100003.

Full text
Abstract:
A urbanização é um processo irreversível em escala mundial e estima-se que o número de pessoas que vivem em cidades deverá atingir 67% da população do planeta até 2050. Os países de baixa ou média renda, por sua vez, possuem 30% a 40% da população urbana vivendo atualmente em favelas, em situação de risco para diversos agravos de saúde. No Brasil, embora 84,3% da população residissem em áreas urbanas já em 2010, não se verificam no momento ações consistentes voltadas ao enfrentamento das questões de saúde urbana. Neste artigo discute-se a situação epidemiológica de agravos infecciosos de interesse para a saúde pública (dengue, infecção por HIV/aids, leptospirose, hanseníase e tuberculose) a partir do ano 2000 nas 17 metrópoles do país, de modo a esclarecer o papel atual das doenças infecciosas no contexto da saúde urbana brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Tavares, Fernanda Beatryz Rolim, Fernando Chagas de Figueiredo Sousa, Vanessa Érica da Silva Santos, and Érika Lira da Silva. "Análise do Acesso da População Brasileira a Serviços de Saneamento Básico." Research, Society and Development 8, no. 4 (February 25, 2019): e2784867. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i4.867.

Full text
Abstract:
O saneamento básico corresponde ao conjunto de serviços de abastecimento público de água potável, coleta, tratamento e disposição final adequada dos esgotos sanitários, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, além da limpeza urbana e o manejo dos resíduos sólidos é regido pela Lei Federal 11.445/07 (Lei Federal do Saneamento Básico). A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saneamento como um controle de fatores do meio físico que podem causar efeitos nocivos sobre o ser humano, seja sobre seu bem-estar físico, mental ou social. O estudo objetiva apresentar um contexto acerca da temática envolvendo a legislação vigente no Brasil, bem como teorias abordadas por pesquisadores a fim de discutir e compreender melhor a temática. Sendo assim, buscou-se demonstrar e apresentar a realidade brasileira através do método dedutivo e da técnica de pesquisa documental e bibliográfica, a partir de dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada no período de 2005 a 2015, no qual se evidenciou uma necessidade de Gestão voltada ao problema, dado a apresentação de números alarmantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Scorza, Fulvio A., Elza M. Yacubian, and Esper A. Cavalheiro. "IV Escola Latino-Americana de Verão em Epilepsia: chamada especial aos epileptologistas brasileiros." Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology 15, no. 4 (December 2009): 169–71. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-26492009000400006.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Produzir tratamentos novos e efetivos aliados à prevenção adequada das epilepsias, a doença neurológica crônica grave mais comum e que acomete aproximadamente 1% da população mundial, deve ser o principal objetivo dos sistemas de saúde de uma nação. OBJETIVOS: Nesse sentido, o principal objetivo de nosso artigo é divulgar a IV Escola Latino-Americana de Verão em Epilepsia entre os epileptologistas brasileiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Delanogare, Eslen, Douglas Flores, Raul Marin De Souza, Letícia De Souza, and Eduardo Luiz Gasnhar Moreira. "Hipótese amiloide e o tratamento da doença de Alzheimer: revisão dos estudos clínicos realizados." VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde 31, no. 1 (August 1, 2019): 84–106. http://dx.doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8395.

Full text
Abstract:
A doença de Alzheimer (DA), principal doença neurodegenerativa relacionada à idade, é a causa mais comum de prejuízos cognitivos em pessoas com mais de 65 anos de idade, com custos mundiais estimados em U$ 1 trilhão de dólares ao ano. Até 2050, estima-se que mais de 1% da população mundial desenvolva a DA. Contudo, os atuais tratamentos são paliativos e sintomáticos, sendo que um tratamento específico para modificar o curso da doença permanece além do alcance. Diante de tais dificuldades, esta revisão objetivou discutir criticamente algumas questões fundamentais acerca da vasta gama de Estudos cínicos e pré-clínicos realizados visando o desenvolvimento de fármacos para o tratamento da DA, enfatizando os obstáculos e as dificuldades existentes no atual cenário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography