To see the other types of publications on this topic, follow the link: Portfólio reflexivo.

Journal articles on the topic 'Portfólio reflexivo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Portfólio reflexivo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Stelet, Bruno Pereira, Valéria Ferreira Romano, Ana Paula Borges Carrijo, and Jorge Esteves Teixeira Junior. "Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 21, no. 60 (October 24, 2016): 165–76. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0959.

Full text
Abstract:
O Portfólio Reflexivo tem sido aplicado como ferramenta de avaliação para estimular o pensamento crítico-reflexivo e gerar condições para o exercício de um senso ético na formação médica. O objetivo deste ensaio é analisar o Portfólio Reflexivo como dispositivo pedagógico para o exercício da narratividade na medicina. Ao produzir uma análise teórica acerca do portfólio, construímos um diálogo epistemológico entre Saúde Coletiva, Educação e Filosofia, no sentido de oferecer elementos para se pensar o exercício de tecnologias relacionais fundamentais para o cuidado em saúde. A Filosofia de Hannah Arendt potencializa este estudo, na medida em que aborda a ação narrativa numa perspectiva política. Professor e aluno (leitor e narrador) passam a estabelecer um diálogo por meio dos portfólios, permitindo desvelar desdobramentos para estampar novos significados pedagógicos ao Portfólio Reflexivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Popp, Bárbara. "Avaliação por portfólio na Pedagogia: desenvolvendo o processo reflexivo nos futuros professores." Revista de Graduação USP 2, no. 1 (April 5, 2017): 91. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v2i1p91-94.

Full text
Abstract:
O uso de portfólio tem sido frequentemente incentivado como um instrumento para estimular o pensamento reflexivo, embora poucos estudos tenham examinado o uso de portfólios como forma de avaliação em cursos superiores de formação de professores. Este trabalho discute a experiência de usar o portfólio como forma de avaliação em dois grupos de estudantes em um curso de Pedagogia, em uma instituição de Ensino Superior em São Paulo, durante o primeiro semestre de 2015, na disciplina Alfabetização e Letramento. O uso de portfólio como forma de avaliação de alunos de curso de Pedagogia foi motivado pela necessidade de desenvolver instrumentos de avaliação reflexiva, que permitam ao estudante uma autoavaliação reflexiva sobre suas habilidades práticas, mais importante ainda no caso de professores alfabetizadores. Os resultados demonstraram que é possível e desejável o desenvolvimento de um instrumento de avaliação reflexiva para estudantes universitários, que precisam desenvolver um processo reflexivo de sua prática profissional e permita aos alunos se tornarem conscientes do seu processo de aprendizagem e uma forma concreta de valorizar seu próprio trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Borges, Mariana do Prado, Augusto Wickert Schaedler, Felipe Batista Rezende, Jordana Lucio Garcia, Ana Lidia de Campos Lico, Guilherme Wickert Schaedler, Marcella Crystina Ramos Queiroz, Aline Alves de Oliveira, Thales Arthur Cotolengo de Pina, and Lorena Dias Monteiro. "A importância do portfólio crítico-reflexivo na graduação de medicina: Uma experiência acadêmica." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 23, 2021): e16410917922. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17922.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este relato de experiência tem como propósito relatar a importância do portfólio crítico-reflexivo no desenvolvimento de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes médicas durante a graduação de medicina. Metodologia: Trata-se de experiências vivenciadas no período de 01 de agosto de 2017 a 30 de junho de 2019 por acadêmicos de medicina da Faculdade ITPAC Palmas- TO durante as aulas práticas do módulo de Integração Ensino Serviço Comunidade. Desde o primeiro período os alunos são inseridos nos Centros de Saúde da Comunidade do Município de Palmas no intuito de construir nexos teóricos e práticos relacionados ao Sistema Único de Saúde. A cada encontro semanal há produção de uma lauda do portfólio com uma narrativa sobre a experiência vivenciada e sua análise crítica-reflexiva. No fim do período os acadêmicos entregam os portfólios e recebem uma devolutiva do tutor ressaltando aspectos sobre conhecimentos, habilidades e atitudes. Resultado e Discussão: A dinâmica proposta pelo portfólio crítico-reflexivo permite aos acadêmicos o reconhecimento das diversas situações de saúde em sua singularidade, por meio do pensamento e imaginação. As trocas de experiências relatadas proporcionam aos estudantes o entendimento e julgamento das situações, possibilitando a criação de percepções, pensamentos, valores e aperfeiçoamento de habilidades e atitudes médicas diante do paciente e equipe de trabalho, corroborando para uma graduação humanizada. Conclusão: A construção da graduação médica com o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como os portfólios crítico-reflexivos, contribui para a formação de valores para atuação no campo da saúde, tais como reflexão crítica, empatia e criatividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sartor Harada, Andresa. "Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo." Revista Meta: Avaliação 12, no. 37 (December 16, 2020): 826. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i37.2880.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de medir o desenvolvimento do aprendizado reflexivo impulsionado pela avaliação de portfólios na Educação a Distância (EAD), partiu-se de uma pesquisa que trata das variáveis que influenciam os processos reflexivos, levando em consideração a diversidade, estudos prévios e as diferentes nacionalidades dos participantes. O estudo demonstrou as possibilidades da avaliação com portfólio como ferramenta para a formação de professores, tanto como registros dos resultados quanto para promoção da reflexão sobre a prática e possíveis melhorias nos processos de aprendizagem. As análises estatísticas e descritivas concluem que tanto a modalidade a distância quanto o uso do portfólio cooperam em processos reflexivos dos professores em formação, sustentados também pela interculturalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Roseli Ferreira, and Marcos Antonio Francisco. "Portfólio reflexivo: uma estratégia para a formação em medicina." Revista Brasileira de Educação Médica 33, no. 4 (December 2009): 562–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022009000400007.

Full text
Abstract:
Esta investigação discute a estratégia do portfólio reflexivo na formação médica no contexto de um currículo inovador. O objetivo do estudo foi identificar a percepção dos estudantes quanto ao uso do portfólio reflexivo na Unidade Educacional de Prática Profissional. Caracteriza-se como um estudo de caso, no qual a análise dos dados foi realizada, na perspectiva qualitativa, por meio da técnica de análise de conteúdo; na perspectiva da análise quantitativa, foi utilizada medida de frequência simples. A coleta de dados foi feita mediante aplicação de um questionário com questões abertas. Os sujeitos do estudo foram 33 estudantes da segunda série. Os resultados apontam a contribuição do portfólio para a formação profissional, na medida em que permitiu ao estudante o acompanhamento e a organização do cuidado à saúde das pessoas sob sua responsabilidade e proporcionou um processo de autoavaliação. Por outro lado, a compreensão de portfólio apontada pelos estudantes se distancia em grande parte da concepção de portfólio reflexivo, pois pouca ou nenhuma contribuição para o desenvolvimento da capacidade reflexiva foi considerada pelos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Amaral, Ana Paula da Silva, Rosângela Minardi Mitre Cotta, Erica Toledo de Mendonça, Glauce Dias da Costa, and Emily de Souza Ferreira. "Portfólio reflexivo: inovando a forma de ensinar, aprender e avaliar." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 7, no. 1 (January 5, 2017): 3. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.347.

Full text
Abstract:
Os debates atuais acerca das mudanças necessárias na concepção de ensinar, aprender e avaliar suscitam discussões sobre o uso de métodos ativos de forma a incentivar a participação ativa dos estudantes, tanto no âmbito da (re)construção e aprofundamento como da ampliação dos saberes. Nessa perspectiva, entre os recursos inovadores de ensino, aprendizagem e avaliação, destaca-se o portfólio como instrumento/estratégia de estimulação do pensamento. Especificamente, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na disciplina de Políticas de Saúde, utiliza-se o portfólio reflexivo com o propósito de promover o aprendizado sobre as políticas de saúde, destacando-se a política nacional de saúde no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS), de forma crítica, reflexiva, dialética e dialógica, visando ao estímulo do trabalho em equipe por meio de um processo de construção coletiva do portfólio. Analisar a percepção de estudantes de graduação em Enfermagem de uma universidade pública sobre o processo de construção do portfólio enquanto estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação. Estudo de natureza qualitativa, realizado entre dezembro de 2014 a maio de 2015 com 32 estudantes de Enfermagem que cursaram a disciplina de Políticas de Saúde no segundo semestre de 2014. Os portfólios foram construídos coletivamente por equipes de 6 a 7 alunos e sua avaliação foi contínua e longitudinal, com três avaliações durante o semestre. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e análise documental dos 7 portfólios construídos coletivamente. Para análise dos dados foi realizada a técnica de Análise do Conteúdo de Lawrence Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFV, protocolo nº 135/2012/ CEPH. Os estudantes identificaram no portfólio um valioso recurso de consolidação do aprendizado; estratégia que estimula o pensamento crítico, reflexivo, criativo; valoriza a participação do estudante na aquisição do conhecimento; embora trabalhoso, permitiu o crescimento enquanto estudante, cidadão e futuro profissional; como avaliação, neste avalia-se para além de um momento e conteúdo pontual, podendo (re)construir, refletir sobre o erro e corrigir rumos. Ademais, o portfólio apresentou-se como facilitador na compreensão dos conteúdos de Políticas de Saúde, fomentador de agentes questionadores - não apenas dos conteúdos da disciplina em si, mas também no contexto de vida e de trabalho. Além de possibilitar aos estudantes uma visão mais ampliada sobre o SUS e potencializar o trabalho em equipe, estimulando o exercício do respeito entre pares, da escuta qualificada e da alteridade. A percepção dos estudantes revelada neste estudo sinalizou que a utilização do portfólio como estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação apresentou elementos positivos no que tange ao desenvolvimento de competências, tais como: o trabalho em equipe; o aperfeiçoamento em seu processo de formação profissional e cidadã; a capacitação de futuros profissionais de saúde aptos para o trabalho em equipe; o desenvolvimento da escuta qualificada, a capacidade crítica, reflexiva e argumentativa, o respeito entre pares, a interação, a alteridade e o conhecimento sobre o SUS. Assim, o portfólio mostrou-se como um grande potencial para ampliar, (re)pensar e inovar o ensino de graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cotta, Rosângela Minardi Mitre, Glauce Dias da Costa, and Erica Toledo de Mendonça. "Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 19, no. 54 (September 2015): 573–88. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0399.

Full text
Abstract:
Objetivo avaliar o portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da formação centrada em competências cognitivas e metacognitivas, almejando um aprendizado em que os estudantes atuem de maneira autônoma, responsável, crítica e criativa. Métodos pesquisa qualitativa; a coleta de dados se deu por meio das técnicas de análise documental (26 portfólios) e grupo focal. As competências desenvolvidas pelos estudantes durante a elaboração dos portfólios foram classificadas com base nos processos cognitivos e metacognitivos. Resultados a construção dos portfólios possibilitou o desenvolvimento dos pensamentos compreensivo, crítico e criativo nos estudantes, viabilizando um processo educativo dinâmico, crítico e reflexivo. Conclusões o portfólio configurou-se como um método de ensino, aprendizagem e avaliação inovador e potencializador de competências cognitivas e metacognitivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mestre, Francisco Paulo Rodrigues, Marli Teresinha Quartieri, and Jacqueline Silva da Silva. "Portfólio Reflexivo: avaliar e avaliar-se." Retratos da Escola 12, no. 22 (August 8, 2018): 173. http://dx.doi.org/10.22420/rde.v12i22.811.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo discutir questões do avaliar e da autoavaliação no ambiente escolar, lançando reflexões a respeito de formas e possibilidades de ruptura nos “novos velhos” conceitos de processos avaliativos. Apresenta relato de uma experiência sobre avaliação por meio da utilização de Portfólio Reflexivo com turmas de anos finais do ensino fundamental e as contribuições de sua utilização nos processos avaliativos. O portfólio mostrou-se uma experiência enriquecedora, repleta de possibilidades para aluno e professor identificarem suas potencialidades e fragilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cotta, Rosângela Minardi Mitre, and Glauce Dias da Costa. "Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 20, no. 56 (March 2016): 171–83. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1303.

Full text
Abstract:
O portfólio reflexivo inscreve-se no contexto de uma avaliação formativa pautada no feedback e na interação. A fragilidade no processo de avaliação dos portfólios é consenso na literatura e entre especialistas e estudantes. Este estudo objetivou apresentar e analisar o Instrumento de avaliação e autoavaliação das competências a serem trabalhadas no portfólio reflexivo (IAVCP). A construção teórico-conceitual baseou-se na experiência de nove anos de uso dos autores e na discussão da literatura, resultando em um desenho testado e construído coletivamente entre docentes e estudantes. As competências delineadas no IAVCP – de comunicação, gestão da informação, sistêmicas, pessoais e de grupo – foram construídas com enfoque na educação universitária que integra atividades acadêmicas e profissionais. O processo de avaliação, por ser consensuado, propiciou o compromisso, a corresponsabilização e a transparência, produzidos pela identificação e pelo reconhecimento do instrumento como legítimo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cardoso, Danielly Santos dos Anjos, Janine Melo de Oliveira, Laís de Miranda Crispim Costa, and Célia Alves Rozendo. "Aprendizagem Reflexiva: o Uso do Portfólio Coletivo." Revista Brasileira de Educação Médica 39, no. 3 (September 2015): 442–49. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e00012015.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo tem por objetivo refletir sobre o uso do portfólio coletivo como instrumento da aprendizagem reflexiva, com base na experiência de um grupo tutorial multidisciplinar no PET/Vigilância em Saúde do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. Optou-se por trabalhar com o portfólio coletivo como um dos instrumentos para acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem reflexivo dos estudantes, na intenção de contribuir para divulgar instrumentos que facilitem esse processo em grupos tutoriais. A organização e a apresentação do portfólio coletivo foram norteadas pelo Arco de Charles Maguerez numa perspectiva problematizadora, abrangendo cinco sessões: vivência no serviço, atividades de ensino, pesquisa, extensão e relatório. Graças a essa experiência, foi possível identificar que o portfólio tem sido um instrumento facilitador para a construção do aprendizado do estudante e do grupo, permitindo o registro crítico e reflexivo do caminho percorrido e da aprendizagem significativa, estimulando a comunicação, a integração e as relações estabelecidas no grupo, além das sensações e emoções do que foi vivenciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Cordeiro, Fernanda de Nazaré Cardoso dos Santos, and José Antonio Cordero Da Silva. "Portfólio reflexivo: ferramenta inovadora de avaliação formativa na educação em saúde." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 31 (October 7, 2019): e1203. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1203.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Realizar uma revisão narrativa sobre o portfólio reflexivo como ferramenta avaliativa no processo de ensino-aprendizagem dos cursos de formação de profissionais de saúde. Revisão Bibliográfica: O portfólio é uma ferramenta inovadora que consiste na coleção dos melhores trabalhos do estudante e que revela seu progresso e as realizações. Mostra também os pontos fracos e que necessitam de melhorias na trajetória do aluno, mediado pelo professor com a finalidade de formar profissionais críticos e reflexivos que, a partir das experiências vivenciadas, possam tomar decisões e criar soluções para os problemas na prática, articulando com a teorização. O portfólio facilita a avaliação criando um ambiente favorável a discussão, avaliação interpares e autoavaliação através de feedback constante. Considerações finais: Conclui-se que o portfólio é ferramenta útil e potencializadora de aprendizagem significativa levando ao desenvolvimento pessoal e profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Reinaldo, Amanda Marcia dos Santos. "Reflexive analysis on the Coordination experience of an Undergraduate Tutoring Program at a Federal Higher Education Institution." Revista de Enfermagem UFPE on line 5, no. 6 (July 11, 2011): 1562. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.1262-12560-1-le.0506201133.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjective: Report on a faculty member’s experience and reflexive analysis with regard to the coordination of an undergraduate tutoring program at one department of a higher education institution, part of one of its Academic Units in the Health area. The reflexive portfolio strategy was used to follow students and their work process. Method: In this qualitative, descriptive and exploratory research, the records the students and the tutoring program coordinator made in their respective portfolios were analyzed. Results: Undergraduate tutoring permits the perception of decision making, assessment and the search for better results in the students’ activities. Conclusion: using the portfolio makes it possible for tutors to constantly self-assess their work process, which enriches their professional education. Descriptors: tutoring; undergraduate; portfolio; assessment; education; teaching; nursing. RESUMOObjetivo: relatar a experiência e análise reflexiva de uma docente à frente da coordenação de um programa de monitoria de graduação de um departamento, de uma instituição de ensino superior, inserido em uma de suas Unidades Acadêmicas da área de Saúde por meio da estratégia portfólio reflexivo como forma de acompanhamento do aluno e de seu processo de trabalho. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória onde foram analisados os registros realizados pelos alunos e coordenador do programa de monitoria em seus respectivos portfólios. Resultados: A monitoria de graduação permite a percepção da tomada de decisões, da avaliação e busca por melhores resultados nas atividades desenvolvidas pelos alunos. Conclusão: a utilização do portfólio possibilita ao monitor auto-avaliação constante do seu processo de trabalho o que enriquece sua formação profissional. Descritores: monitoria; graduação; portfólio; avaliação; educação; ensino; enfermagem. RESUMENObjetivo: relatar la experiencia y el análisis reflexivo de una docente responsable por la coordinación de un programa de monitoria de pregrado de un departamento, de una institución de enseñanza superior, insertado en una de sus Unidades Académicas del área de Salud, utilizando la estrategia portafolio reflexivo como forma de acompañamiento del alumno y de su proceso de trabajo. Método: se trata de una investigación cualitativa, descriptiva, exploratoria donde fueron analizados los registros efectuados por los alumnos y coordinador del programa de monitoria en sus respectivos portafolios. Resultados: la monitoria de pregrado permite percibir la toma de decisiones, evaluación y búsqueda por mejores resultados en las actividades desarrolladas por los alumnos. Conclusión: la utilización del portafolio le posibilita al monitor auto-evaluación constante de su proceso de trabajo. Lo que enriquece su formación profesional. Descriptores: monitoria; pregrado; portafolio; evaluación; educación; escuela; enfermería.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Cesário, Juleandrea Bido, Mara Regina Rosa Ribeiro, Renon Bruno Fernandes Dias, Alexandra De Paula Rothebarth, and Luciana Portes de Souza Lima. "PORTFÓLIO REFLEXIVO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA." Revista Baiana de Enfermagem‏ 1, no. 1 (March 31, 2016): 376. http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v1i1.14500.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Cotta, Rosângela Minardi Mitre, Glauce Dias da Costa, and Érica Toledo Mendonça. "Portfólio reflexivo: uma proposta de ensino e aprendizagem orientada por competências." Ciência & Saúde Coletiva 18, no. 6 (June 2013): 1847–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232013000600035.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar a experiência de construção coletiva de portfólios como método de ensino-aprendizagem na disciplina de Políticas de Saúde, identificando as competências desenvolvidas pelos estudantes. Pesquisa qualitativa, cuja coleta e tratamento dos dados se deram por meio da análise documental (34 portfólios) e temática, respectivamente. Consideraram-se as competências Aprender a ser e Aprender a conviver e a trabalhar juntos, segundo as proposições do informe da Unesco para Educação. A formação de indivíduos críticos-reflexivos, proporcionada pelo portfólio, foi especialmente verificada quando os estudantes relataram a transformação da visão negativa que tinham sobre o sistema de saúde - uma política ineficiente e precária - para uma visão positiva - uma política que tem como princípios a equidade, a integralidade e a universalidade. Esse processo de transformação crítica foi decorrente do exercício das habilidades de comunicação, gestão da informação (busca, seleção, análises e avaliação das informações), liderança, cooperação e relações humanas (trabalho em equipe, ética e reconhecimento da diversidade), além de competências pessoais (gestão do tempo, responsabilidade e planejamento), habilidades estas importantes na formação de profissionais comprometidos com a política nacional de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Maia, Mirian Vieira, and Miriam Struchiner. "Aprendizagem Significativa e o Portfólio Reflexivo Eletrônico na Educação Médica." Revista Brasileira de Educação Médica 40, no. 4 (December 2016): 720–30. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e0272014.

Full text
Abstract:
RESUMO A pesquisa-intervenção analisou o uso do portfólio reflexivo eletrônico (PRE) na educação médica, no contexto do internato em Anestesiologia, pela perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa. Objetivos Investigar o papel do PRE na prática reflexiva e no processo de aprendizagem; identificar as percepções dos alunos sobre ele e como as tecnologias de informação e comunicação (TICs) contribuíram nesse processo. A tipologia utilizada na investigação da aprendizagem significativa (AS) baseia-se na avaliação das articulações conceituais feitas pelos alunos para representar e qualificar seus conhecimentos. Resultados 60% dos alunos referiram refletir ao elaborar o PRE e documentaram reflexão em suas narrativas; os portfólios de todos os alunos possibilitaram a recursividade; 60% dos alunos evidenciaram AS em suas narrativas; foi possível conhecer o processo individual de elaboração do PRE, os aspectos positivos e limitantes em seu uso pedagógico, e as contribuições das TICs nesse processo. Esses resultados sugerem que o PRE favorece e estimula a reflexão, facilitando o processo de AS e contribuindo no acompanhamento contínuo do aprendizado consolidado pelo aluno, não só no internato em Anestesiologia, como em outros contextos essencialmente práticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Forte, Marcos, Wanderley Lopes de Souza, Roseli Ferreira da Silva, and Antonio Francisco do Prado. "Portfólio Reflexivo Eletrônico: Resultados de um Projeto Piloto." Revista Brasileira de Educação Médica 40, no. 2 (June 2016): 234–44. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e00892014.

Full text
Abstract:
RESUMO Este estudo investigou a implantação de um Portfólio Reflexivo Eletrônico (PRE) nas atividades de Prática Profissional (PP), que ocorrem em ambientes internos e externos ao campus. Para avaliação, um protótipo foi instalado em netbooks e usado durante cinco meses por um grupo de estudantes e um facilitador do primeiro ciclo da Unidade Educacional de Prática Profissional (Uepp) do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O estudo percorreu as seguintes etapas: levantamento dos requisitos, design e implementação do protótipo e avaliação do protótipo. Na avaliação foi feito um inquérito com aplicação de dois questionários e a realização de observações locais durante esse período. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes prefere usar o PRE nas atividades internas e em grupo, mas prefere usar papel durante o atendimento aos pacientes, e que características de hardware e software do dispositivo de acesso e os diferentes ambientes de uso influenciam essa preferência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Chun, Regina Yu Shon, and Mariana Mendes Bahia. "O uso do portfólio na formação em fonoaudiologia sob o eixo da integralidade." Revista CEFAC 11, no. 4 (December 2009): 688–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462009000800018.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: investigar o portfólio como instrumento de avaliação e aprendizagem em um Curso de Fonoaudiologia e verificar as expectativas e conhecimento acerca da Fonoaudiologia. MÉTODOS: pesquisa retrospectiva de abordagem qualitativa e quantitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, corpus de 24 sujeitos, do 1º ano do curso de graduação em Fonoaudiologia que cursaram a disciplina História da Fonoaudiologia. A coleta de dados ocorreu por meio de portfólios e depoimentos escritos dos sujeitos. Foram aceitas mais de uma resposta nas categorias de análise. Para análise estatística foram utilizados os Testes Exato de Fischer e Qui-Quadrado. RESULTADOS: os portfólios evidenciam quanto à visão inicial da Fonoaudiologia que 53% dos sujeitos (n=15) indicaram conhecer a profissão por contato anterior e 40% referiram pouco conhecimento da profissão ao ingressar no Curso. 71% dos sujeitos (n=24) apontaram o ajudar/lidar com as pessoas como uma das principais razões da escolha da Fonoaudiologia. Quanto aos depoimentos escritos, 71% (n=24) dos sujeitos referiram que o portfólio possibilitou reflexão e 50% que foi um meio de aquisição de conhecimento quanto à contribuição do portfólio. CONCLUSÃO: os achados mostram que o portfólio se constitui como importante instrumento processual e reflexivo. Verificam-se mudanças no decorrer da disciplina, em relação às expectativas iniciais e ao conhecimento dos sujeitos acerca da Fonoaudiologia. Contribui para a definição da escolha da profissão, em alguns casos, e favorece a percepção acerca do papel das demais disciplinas, angústias comuns entre os alunos, nessa época da graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva, Roseli Ferreira da, and Idália Sá-Chaves. "Formação reflexiva: representações dos professores acerca do uso de portfólio reflexivo na formação de médicos e enfermeiros." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 12, no. 27 (December 2008): 721–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832008000400004.

Full text
Abstract:
Esta investigação discute a utilização de Portfólio Reflexivo (PR) na formação de profissionais de Saúde na Unidade de Prática Profissional, da Faculdade de Medicina de Marília, São Paulo, Brasil. O objetivo foi analisar as percepções dos professores quanto ao uso do PR nos cursos de Enfermagem e de Medicina. A abordagem qualitativa foi a opção metodológica, tendo a coleta de dados sido feita mediante entrevista individual com os professores. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Esta análise permitiu elaborar uma síntese de considerações sobre a utilização do portfólio enquanto estratégia para formação profissional. O PR, na perspectiva dos professores entrevistados, possibilitou a estimulação da capacidade reflexiva dos estudantes e um acompanhamento contínuo dos processos relativos ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Foi considerado como uma estratégia inovadora e, também, muito trabalhosa, requerendo tempo e dedicação dos professores para implementá-lo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Marin, Maria José Sanches, Thiago Barbosa Moreno, Maria Yvette Moravcik, Elza de Fátima Ribeiro Higa, Suelaine Druzian, Ieda Francischetti, and Mércia Ilias. "O uso do portfólio reflexivo no curso de medicina: percepção dos estudantes." Revista Brasileira de Educação Médica 34, no. 2 (June 2010): 191–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022010000200002.

Full text
Abstract:
Os métodos ativos de aprendizagem necessitam de processos avaliativos igualmente coerentes com o novo perfil profissional. A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) vem utilizando o portfólio reflexivo como instrumento de avaliação formativa no curso médico. Este trabalho propõe-se a analisar a percepção dos estudantes quanto ao seu uso. Trata-se de um estudo qualitativo cujos dados foram coletados pela técnica de grupo focal, à qual se seguiram os passos da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Definiram-se, então, as categorias temáticas: "O portfólio enquanto espaço que oportuniza reflexão sobre a prática e a aprendizagem ativa"; "Um instrumento de avaliação pro cessual e dialógica"; "O imaginário biomédico e a resistência às mudanças permeando a construção do novo modelo" e "O reconhecimento da necessidade de mudanças". Pode-se considerar que o portfólio reflexivo constitui um instrumento que contribui para a formação profissional, embora sua utilização requeira constantes aproximações e ajustes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Santos, Rafaela Barros dos, Maicon de Araújo Nogueira, Dayara de Nazaré Rosa de Carvalho, Monique Lindsy Silva de Souza, Sandra Suely Silva de Oliveira, Manuela Furtado Veloso de Oliveira, Paula Andreza Viana Lima, et al. "Portfólio reflexivo como instrumento de avaliação e auto avaliação no processo de ensino aprendizagem: Vivência do programa de pós-graduação stricto sensu, mestrado em enfermagem da Universidade do Estado do Pará e Universidade Federal do Amazonas." Research, Society and Development 10, no. 4 (March 30, 2021): e4610413295. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13295.

Full text
Abstract:
Objetivo: descrever a experiência vivenciada por docentes e discentes do Mestrado em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, associado a Universidade Federal do Amazonas no uso do portfólio reflexivo como instrumento de avaliação e autoavaliação no processo de ensino aprendizagem. Método: Trata de um relato de experiência, utilizando a observação participativa quanto ao uso de metodologias ativas na construção do ensino da disciplina “Tecnologias de Enfermagem para a educação e o cuidado em saúde”, no período compreendido de 04 de agosto a 27 de outubro de 2020. Resultado: nesse processo de ensino-aprendizagem, com utilização de metodologias ativas de ensino e avaliação formativa, através do portfólio reflexivo, os professores protagonizaram um papel fundamental, atuando como facilitadores, enfatizando o aprendizado autodirigido e centrado no discente. Tais experiências trouxeram como relevância aos atores envolvidos (docentes, discentes e gestores), a possibilidade de verem o ensino como um espaço privilegiado, no qual é perceptível a constante interação no momento de integrar a teoria aprendida em sala de aula com a prática, aumentando o interesse, a autonomia e o conhecimento do aluno. Conclusão: o uso de metodologias ativas de ensino e consequente avaliação através do instrumento avaliativo, portfólio online, contribui para aumentar a autoconfiança, autoconhecimento e competência reflexiva dos discentes em todo o processo formativo, além de proporcionar diálogo teórico-prático voltados ao perfil do profissional que se almeja formar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Rocha, Najara, Adriana Lenita, Miriam Leiko Terabe, Adriana de Sant'ana Gasquez, and Kathiussa Fernanda Parreira Rodrigues. "Disciplina Interprofissional em Saúde: Avaliação por meio de portfólio reflexivo." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 8, no. 3 (September 19, 2018): 20. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.631.

Full text
Abstract:
Introdução: A disciplina de Atenção em Saúde I envolve os estudantes de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Farmácia, Biomedicina e Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Uma proposta pioneira, que integra 7 profissões com o objetivo de promover a educação interprofissional e de estimular as práticas colaborativas em saúde por meio da problematização, tendo como cenários de ensino as Unidades Básicas de Saúde (UBS), do município de Maringá- PR. Grupos de até 10 alunos, sendo pelo menos 1 de cada curso, desenvolvem suas atividades. Objetivos: Apresentar o portfólio reflexivo como instrumento de avaliação de disciplina interprofissional. Métodos: A análise conceitual de portfólio reflexivo permitiu que o mesmo fosse adotado como referencial de avaliação da disciplina em tela. Para isso os estudantes foram orientados a construí-lo. Resultado/Discussão: sendo uma ferramenta importante da formação por competências e da avaliação formativa, o portfólio deve permear as habilidades cognitivas, tecnológicas, instrumentais, sociais e afetivas. O tutor estimulou os estudantes a registrar as idéias e argumentações embasadas na pesquisa científica, bem como nas respostas as diferentes situações vivenciadas nos cenários de prática, observando diferenças comportamentais, cognitivas, estilos e tempos de aprendizagem. Cabe destacar alguns registros como, por exemplo: “...Uma das experiências mais marcantes para mim foi o dia em que fizemos a visita domiciliar com a ACS Fátima. Ver como a realidade de algumas pessoas destoa da minha foi uma experiência que me fez crescer e querer mudar esta realidade”. Ou ainda: “...Na lei o SUS aparenta ser de primeiro mundo, todavia há muito a ser feito e cobrado dos gestores públicos, vejo nesta disciplina um dos passos para esta mudança tão necessária”. Conclusão: O portfólio reflexivo apontou ser instrumento importante de aprendizado e permitiu valorizar as condutas e discussões que promovam o respeito entre as profissões envolvidas, a ética, estimulando o trabalho colaborativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Santos, Lydia de Brito, Ana Carla Ferreira Carneiro Rios, Hianka Renata, Karina Maia Cunha, and Priscila Alves Torreão. "Portfólio como estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação: percepção de discentes e docentes de Odontologia." Revista da ABENO 21, no. 1 (March 23, 2021): 1035. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1035.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi analisar a percepção de estudantes e professores de odontologia, a respeito do processo de construção e apresentação do portfólio reflexivo enquanto estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação, na disciplina Clínica Integrada do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).Trata-se de um estudo transversal de natureza qualitativa descritiva, cuja coleta de dados se deu durante o período letivo do semestre 2014/1. A população do estudo foram os professores da referida disciplina, bem como os estudantes matriculados no semestre em que a pesquisa foi desenvolvida. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, contendo nove questões para estudantes e sete para professores. Os dados foram avaliados a partir do método de Análise de Conteúdo. Para apresentação dos resultados foram elaboradas três hipóteses: 1. O uso do portfólio constitui uma estratégia que favorece maior compreensão por estudantes e professores a respeito do que foi ensinado e, consequentemente, índices mais elevados de aprendizagem significativa; 2. O portfólio se constitui um instrumento facilitador no processo de reelaboração do conhecimento por estudantes e professores, oferecendo oportunidade de reflexão sobre o progresso dos estudantes, além de contribuir para a autoavaliação tanto do corpo docente quanto discente; 3. A aplicação do portfólio favorece uma gestão participativa na estratégia de avaliação formativa, em que o docente, enquanto sujeito facilitador do processo de construção do conhecimento reflexivo, possibilita ao estudante desenvolver as competências de autonomia, independência, criatividade e autocrítica. Dessa forma a construção do portfólio por estagiários em Clínica Integrada Odontológica se constitui um potente indutor e potencializador do trabalho em equipe, se estabelecendo como estratégia educacional que permite (re)significar e aprofundar o conhecimento, ao tempo que propicia a consolidação do aprendizado. A construção do portfólio clínico exige do estudante um nível de reflexão crítica que favorece o crescimento do estudante, enquanto cidadão e futuro profissional; estimulando a participação ativa nos acontecimentos do mundo real, principalmente aqueles ligados à saúde. O portfólio acadêmico pode ser admitido como estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação formativa, crítica, reflexiva, criativa e dialética, que estimula e valoriza a participação do aluno. Ademais, a utilização do portfólio no estágio em Odontologia é uma maneira de ampliar, (re)pensar e inovar o ensino de graduação na perspectiva de um instrumento/estratégia de estimulação do pensamento acadêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Forte, Franklin Delano Soares, Liza Barreto Vieira, Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa, Claudia Helena Soares Morais Freitas, and Maria de Lourdes da Silva Marques Ferreira. "Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia." Revista Brasileira de Educação Médica 36, no. 1 suppl 2 (March 2012): 25–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022012000300005.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi compreender a concepção dos docentes da área de Saúde Coletiva do curso de Odontologia da UFPB no uso do portfólio reflexivo. A adoção de novas abordagens metodológicas e consequente avaliação desses processos foram disparadas pelo Programa de Reorientação da Formação dos Profissionais em Saúde (Pró-Saúde). A abordagem qualitativa foi a opção metodológica, e os dados foram coletados por meio de entrevistas com os docentes. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de análise do conteúdo. Constataram-se duas dimensões do uso do portfólio. A primeira diz respeito ao seu uso como ferramenta de reflexão e acompanhamento das vivências dos estudantes. A segunda trata do fato de que essa experiência nesses dois anos reflete a necessidade de continuação dos registros, pois é uma forma de ampliar o processo de ensino-aprendizagem, além do diálogo entre professores e estudantes, oferecendo a criação de vínculo. Por fim, os docentes compreendem que é preciso o aprimoramento da aplicação do portfólio, o que tem acontecido de maneira gradual a cada semestre, contribuindo ativamente para a construção de profissionais mais reflexivos, críticos, norteando a autoavaliação e trabalhando a autonomia do estudante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Alvarenga, Georfravia Montoza, and Zilda Rossi Araujo. "Portfólio: conceitos básicos e indicações para utilização." Estudos em Avaliação Educacional 17, no. 33 (April 30, 2006): 137. http://dx.doi.org/10.18222/eae173320062131.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">Portfólios de ensino têm sido apontados como ferramentas de avaliação de grande valor formativo e reflexivo nos diversos graus de ensino. Neste artigo, apresentamos um breve referencial teórico, selecionado da vasta literatura disponível, cujo objetivo é identificar a importância do seu uso como amostra de evidências das habilidades, atitudes e/ou conhecimentos e aquisições obtidas pelo estudante durante um espaço de tempo.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Cotta, Rosângela Minardi Mitre, Glauce Dias da Costa, and Érica Toledo Mendonça. "Portfólio reflexivo: uma proposta de ensino e aprendizagem orientada por competências." Ciência & Saúde Coletiva 18, no. 6 (June 2013): 1847–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232013001400035.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

De França, Thiago Eduardo, Marli Terezinha Oliveira Vannuchi, and Maria Helena Dantas de Menezes Guariente. "Reflective portfolio as a learning evaluation instrument: nurses residents’ perception." Revista de Enfermagem UFPE on line 5, no. 7 (August 19, 2011): 1669. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.1262-12560-1-le.0507201114.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjective: describing the resident students’ perceptions, involved in the reflective portfolio construction. Method: this is a descriptive study from qualitative approach, performed during the Residence in Nursing Management Services Course, which is located in the Health Science Center from Londrina State University. The subjects were 23 Resident students. The data was collected through interviews, individually done, based on a questionnaire about the use of the portfolio during residence. The research project was approved by the Ethics in Research at UEL, with protocol number 056/10. Results: the results showed that the use of the portfolio during Residence has a significant potential when some possibilities are evident, among them are the development of the reflective capacity, the self-evaluation, the development in written communication competence and the organization of theoretical-pedagogical material. Conclusion: the proposal of the use of the portfolio as an evaluation tool during Residence showed to be consistent with an evaluation at learning service, connected in the process and not only as a single moment. Descriptors: portfolio; evaluation; nursery.RESUMOObjetivo: descrever as percepções de estudantes de uma Residência, envolvidos na construção do portfólio reflexivo. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva na abordagem qualitativa, desenvolvida no curso de Residência em Gerência de Serviços de Enfermagem, alocado no Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Estadual de Londrina. Os sujeitos foram 23 alunos da Residência. Os dados foram coletados por entrevistas, realizadas individualmente, com base em um questionário acerca da utilização do portfólio na residência. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UEL, sob parecer no 056/10. Resultados: os resultados demonstraram que a utilização do portfólio reflexivo na Residência tem um potencial significativo quando se evidenciam algumas possibilidades, dentre elas o desenvolvimento da capacidade reflexiva, a auto-avaliação, o desenvolvimento da competência de comunicação escrita e a organização de material teórico pedagógico. Conclusão: a proposta do uso do portfólio como ferramenta de avaliação na Residência, demonstrou-se concordante com uma avaliação a serviço da aprendizagem, conectada no processo e não apenas como um momento isolado. Descritores: portfólio; avaliação; enfermagem.RESUMEN Objetivo: describir las percepciones de estudiantes de una Residencia, envueltas en la construcción del portfolio reflexivo. Método: se trata de una pesquisa descriptiva en el enfoque cualitativo, desarollado en el curso de Residencia en Administración de Serviços de Enfermeria, situado en el Centro de Ciencias de la Salud, de la Universidad Estatal de Londrina. Los sujetos fueron 23 alumnos de la Residencia. Los datos fueron colectados por entrevistas, realizados endividualmente, con base en un cuestinario que trataba a respecto de la utilización del portfolio en la Residencia. El proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Ética de la UEL, con el numero 056/10. Resultados: los resultados demostraron que el uso del portfolio reflexivo en la Residencia tiene un potencial significativo cuando se mostraron algunas de las posibilidades incluyendo el desarrollo de la capacidad reflexiva, la autoevaluación, el desarrollo de la competencia en la comunicación escrita y la organización de la enseñanza teórico. Conclusión: la propuesta del uso del portfolio como herramienta de evaluación en la Residencia, se demonstró concordante con una evaluación a servicio del aprendizaje, conectado al processo y no solamente como un momento aislado. Descriptores: portfolio; evaluación; enfermeria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Garcia, Maria Alice Amorim, and Gabriela Egêa Alvaro do Nascimento. "Aplicação do Portfólio nas Escolas Médicas: Estudo de Revisão." Revista Brasileira de Educação Médica 43, no. 1 (March 2019): 163–74. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1rb20180134.

Full text
Abstract:
RESUMO Com o objetivo de formar um profissional crítico, criativo e reflexivo, novas propostas e reformulações vêm sendo criadas para o ensino médico, com base num processo educativo que promova o desenvolvimento de múltiplas competências. Buscando orientar a melhor atuação do estudante no processo ensino-aprendizagem, o portfólio fornece subsídios à reflexão, ampliando a capacidade de raciocínio, aliando o conhecimento teórico – adquirido em sala de aula e pesquisas – a vivências em serviços, territórios e demais cenários de aprendizagem. Englobando informações de diferentes estratégias pedagógicas, o portfólio possibilita maior autonomia, autoavaliação, criatividade, capacidade de crítica e de intervenção. Este estudo descreve a aplicação do portfólio nas escolas médicas brasileiras com base numa revisão de publicações científicas e do levantamento de projetos pedagógicos via internet. Procedeu-se a uma revisão integrativa de artigos científicos do período de 2007 a 2017, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio dos descritores Portfólio AND Educação Médica, Portfólio AND Ensino, Portfólio AND Avaliação Educacional, e ao levantamento de projetos pedagógicos publicados na internet com citações referentes ao portfólio. Foram encontradas 19 publicações de investigações e 73 projetos pedagógicos acessíveis, entre os quais 38 citavam a palavra portfólio. Os conceitos de competências e narrativas permeiam parte expressiva dos trabalhos. Constatou-se que os portfólios são aplicados de forma muito diferenciada em cada escola, tanto como dispositivo de reflexão da prática, quanto como arquivo de trabalhos. As descrições referem-se à aplicação em determinadas disciplinas, em geral de práticas em serviços e comunidades e experimentos em situações focais. Por meio do portfólio, problematizam-se situações e estimula-se a reflexão e a busca de conhecimentos. Destaca-se o exercício da narrativa, que permite aliar a prática à teoria, facilitando a aprendizagem, além de ampliar a segurança e a habilidade do estudante – que precisa tomar decisões frente a situações reais, muitas vezes complexas –, fazendo com que este se torne um indivíduo ativo e crítico, com maior autonomia, intervindo na realidade. Comparando-se o número de projetos pedagógicos que citaram o uso do portfólio e as publicações encontradas, conclui-se que há grande carência de estudos voltados ao processo ensino-aprendizagem nas escolas médicas. Quanto aos achados a respeito da aplicação do portfólio, sobressaem as dificuldades relativas à manutenção do modelo biomédico nas escolas e métodos tradicionais de ensino e avaliação, bem como a falta de motivação e condições para que os docentes se dediquem a transformações que requerem capacitação, coesão e apoio institucional. Com a fragilidade na participação do professor e o excesso de tempo consumido na realização do portfólio, o estudante se depara com um instrumento que fomenta a autorreflexão e facilita seu aprendizado, mas também enfrenta a dificuldade de romper a barreira do ensino tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Costa, Glauce Dias da, and Rosângela Minardi Mitre Cotta. "O aprender fazendo: representações sociais de estudantes da saúde sobre o portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 18, no. 51 (December 2014): 771–84. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0150.

Full text
Abstract:
No contexto atual de necessárias mudanças na formação dos profissionais de saúde, destaca-se o portfólio como método inovador na forma de ensinar, aprender e avaliar. O objetivo deste estudo é identificar as representações sociais dos estudantes no processo de construção do portfólio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando a triangulação de técnicas: observação participante, entrevista e grupo focal. Participaram do estudo 114 estudantes de cursos da saúde. Ao se utilizar a Análise de Conteúdo, foram encontrados os seguintes núcleos de sentido do portfólio enquanto método de ensino e aprendizagem: facilidades na compreensão do conteúdo, autonomia, liberdade, postura crítico-reflexiva. Enquanto método de avaliação: o erro como oportunidade, a interação com o professor e o ambiente de avaliação diferenciado. Pontos de convergência e conflito também foram encontrados: tempo de realização das atividades, processo de reflexão e método inovador em um contexto de ensino tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Meneses, Thiago Queiroz, Michelly de Souza Faria, Luciana Saraiva Da Silva, Rosângela Minardi Mitre Cotta, and Glauce Dias Da Costa. "A utilização do portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina Políticas de Saúde." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 7, no. 1 (January 5, 2017): 149. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.491.

Full text
Abstract:
O Portfólio Reflexivo (PR) é um método de ensino, aprendizagem e avaliação, que visa a formação de profissionais críticos, reflexivos, criativos, autônomos e participativos, conforme orienta as Diretrizes Curriculares Nacionais. Apresentar a experiência de utilização do portfólio reflexivo, como método inovador de ensino, aprendizagem e avaliação, na disciplina Políticas de Saúde, no primeiro semestre de 2016 na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trata-se de um relato de experiência dos estudantes dos cursos de Enfermagem e Nutrição que cursaram a disciplina Políticas de Saúde no primeiro semestre de 2016, sobre a utilização do PR como método de ensino, aprendizagem e avaliação. O uso do PR na disciplina Políticas de Saúde foi de extrema relevância no processo de aprendizagem dos alunos, desenvolvendo o pensamento crítico, reflexivo, além da criatividade e ética. O início da construção do PR foi difícil, tendo em vista que os estudantes ainda não estavam familiarizados com a metodologia, e muitas vezes já traziam pré-conceitos que desestimulavam o trabalho. No entanto, ao longo de sua construção, foi possível verificar o potencial inovador e dinâmico do método, que fortalece a autonomia, a criatividade, o trabalho interdisciplinar e em equipe, potencializa a reflexão das práticas, assegurando a construção do conhecimento e o desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos (docentes e discentes). O PR também foi utilizado como método de avaliação formativa, que ocorreu em quatro etapas e foi extremamente útil para que os alunos tivessem um direcionamento e pudessem ver as fortalezas e fragilidades do trabalho, tendo a oportunidade de corrigir os seus erros. Todo o processo avaliativo ocorreu por meio de critérios claros, que avaliavam o envolvimento e participação de cada indivíduo e do grupo como todo. Por fim, destaca-se que a reação de frustação e negatividade do primeiro momento se transformaram em uma reação de aceitação e superação dos conceitos desfavoráveis previamente estabelecidos, e ao final de sua construção emergiu a satisfação dos envolvidos por ser um método útil e aplicável. O uso do portfólio permitiu ainda, relacionar o conhecimento prévio dos estudantes com o conhecimento adquirido na disciplina e integrar a vida pessoal, acadêmica e profissional. O PR é um método eficaz de ensino, aprendizagem e avaliação, que permite o desenvolvimento de importantes habilidades, como o aprender a trabalhar em equipes, a lidar com situações adversas, desenvolvendo pensamento crítico acerca de assuntos atuais e importantes na formação de um profissional da área da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Albertino, Fátima Maria de Freitas, and Nadia Aparecida de Souza. "Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo." Estudos em Avaliação Educacional, no. 29 (June 30, 2004): 169. http://dx.doi.org/10.18222/eae02920042164.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">O presente trabalho teve como preocupação superar práticas avaliativas que pouco contribuem para a formação do profissional de enfermagem comprometido com o desvelamento, reflexão e superação das dificuldades do cotidiano de trabalho. Assim, houve necessidade de melhor compreender como uma nova prática avaliativa altera uma concepção anterior e interfere na formação do futuro profissional. Para tanto, desenvolveu-se estudo qualitativo, envolvendo 21 alunos da disciplina Administração da Assistência de Enfermagem. A coleta de dados “utilizou” diferentes instrumentos: representação simbólica, questionários, portfólio, fichas de análise de desempenho, observação direta do cotidiano e grupos de discussão para análise dos aspectos a serem aperfeiçoados no desempenho profissional. As análises evidenciaram que a avaliação como processo gerou maior comprometimento com a reflexão sobre a prática e o aperfeiçoamento do processo de trabalho e com a superação das questões emersas do cotidiano. Pelos resultados obtidos é possível afirmar que o medo progressivamente desaparece quando a avaliação efetivada prioriza o processo e não apenas o produto, que a avaliação como processo é fator importante na relação entre o ensino e a aprendizagem e que a relação horizontal entre professor e aluno contribuiu para a formação de um profissional instrumentalizado criticamente para a tomada de decisões.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Peripolli, Vanessa, Débora Cristina Olsson, Fabiana Moreira, and Elizabeth Schwegler. "Portfólio da prática docente: registro e análise da aula de análise de dados experimentais no Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia e Ambiente." CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação 2, no. 2 (June 24, 2021): 181–200. http://dx.doi.org/10.21166/ctp.v2i2.2090.

Full text
Abstract:
O objetivo deste portfólio foi proporcionar uma autorreflexão do conhecimento construído e das estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. A aula sobre análise de dados experimentais foi ministrada na disciplina de estatística experimental do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia e Ambiente do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari com base no plano de aula. O portfólio foi organizado da seguinte maneira: i) descrição do curso, da disciplina, do conteúdo da aula, do perfil do discente, do perfil do docente, do plano de aula e do planejamento do plano de aula. No plano de aula foram contemplados os conteúdos propostos e os recursos necessários para alcançar maior êxito no processo de ensino-aprendizagem, bem como a previsão do tempo para a abordagem de cada conteúdo. A avaliação dos alunos foi a etapa final do processo de ensino-aprendizagem e compreendeu uma prova composta por questões objetivas e dissertativas e uma autoavaliação das análises estatísticas propostas no projeto de mestrado. ii) amostra dos trabalhos e diário reflexivo, sendo demonstrados através de imagens, dos materiais utilizados em aula, da participação e interação dos alunos durante as discussões, assim como com trechos da autoavaliação das análises estatísticas propostas. iii) percepções dos estudantes sobre as aulas planejadas e executadas e as considerações finais. Este portfólio reflexivo ampliou o olhar sobre o processo formativo para além da aquisição de conhecimentos, pois as narrativas reativaram o pensamento sobre as experiências do professor e do aluno acerca de suas relações com a construção do conhecimento sobre análise de dados experimentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Otrenti, Eloa, Denise Albieri Jodas, Larissa Gutierrez da Silva, Thamy Kronembergerda Cruz Aguilera, and Marli Terezinha Oliveira Vannuchi. "Portfólio reflexivo como método de avaliação na residência de gerência de serviços de enfermagem." Semina: Ciências Biológicas e da Saúde 32, no. 1 (July 30, 2011): 41–46. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2011v32n1p41.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Rangel, Juena Nogueira Mendes. "O portfólio e a avaliação no ensino superior." Estudos em Avaliação Educacional, no. 28 (December 30, 2003): 145. http://dx.doi.org/10.18222/eae02820032174.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o sentido da avaliação, a partir de uma experiência sobre o uso de portfólio no ensino superior como uma alternativa de avaliação do processo de aprendizagem. Esta prática avaliativa deu-se junto às turmas de 1º Período de Odontologia, matriculadas na disciplina de metodologia científica, na Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro), entre 2001 e 2003, envolvendo 150 alunos, em encontros semanais de 4h/a, totalizando uma carga horária de 80h/a no semestre letivo. Os resultados demonstram a apropriação das múltiplas linguagens, além da científica, própria da disciplina; a adequação da prática de leitura, escrita e pesquisa envolvendo estratégias de revisão e reflexão sobre as atividades; o constante e permanente diálogo entre o professor e aluno, aluno/aluno; a dificuldade de o estudante elaborar o portfólio demonstrativo, nitidamente reflexivo; ênfase no processo de aprender e não no resultado. Conclui-se que alguns entraves precisam ser vencidos: a mudança da concepção de avaliação como quantificação que permeia o pensamento dos alunos e professores e a inserção de outras disciplinas que possam compartilhar desta prática para a assunção de um novo lugar para a avaliação, no contexto acadêmico.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Prearo, Alice Yamashita, Fernanda Miranda Fumelli Monti, and Elena Barragan. "É possível desenvolver a autorreflexão no estudante de primeiro ano que atua na comunidade? um estudo preliminar." Revista Brasileira de Educação Médica 36, no. 1 (March 2012): 24–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022012000100004.

Full text
Abstract:
Numa faculdade com currículo tradicional e predomínio da avaliação cognitiva e somativa, uma nova disciplina, baseada na interação entre universidade, serviços e comunidade (Iusc), para estudantes de Medicina e Enfermagem numa escola de São Paulo, teve por objetivo buscar uma forma de avaliar o desenvolvimento do aluno em habilidades de comunicação e autorreflexão. A avaliação global do aluno em pequenos grupos feita por meio de relatórios escritos e portfólio do grupo não evidenciou a autorreflexão sobre o processo de aprendizagem de alguns estudantes. Foi proposto, então, um estudo piloto com 15 alunos, divididos em dois grupos, selecionados aleatoriamente, que aceitaram desenvolver um portfólio individual e reflexivo. Na análise qualitativa do material, identificou-se a presença de categorias como reflexão sobre a vida estudantil antes do curso universitário escolhido, experiências de vida que levaram à escolha profissional, correlação do aprendizado na disciplina com a prática profissional e capacidade de identificar o crescimento em habilidades de comunicação, mostrando-se eficiente no processo de autorreflexão sobre a aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Oliveira, Filipe Guterres Venancio Costa de, Maria Alice Pessanha de Carvalho, Margareth Rose Gomes Garcia, and Simone Santos Oliveira. "A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 17, no. 44 (February 6, 2013): 201–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832013005000001.

Full text
Abstract:
O diário reflexivo foi adotado na Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil. Durante dois anos acompanhamos uma equipe multiprofissional de três residentes em um módulo da Estratégia de Saúde da Família (ESF), buscando compreender as origens do instrumento no diário de campo da antropologia e no portfólio reflexivo da educação. O instrumento mostrou-se eficaz, possibilitando acompanhar as atividades práticas e a atuação das equipes e fornecendo subsídios para avaliação dos estudantes como recurso para a reformulação da prática; também propicia o desenvolvimento dos princípios éticos e da relação para com os indivíduos e comunidade. No momento em que os alunos se viram diante do desafio de enfrentar a realidade, o dia a dia da comunidade, ficou clara a importância do Diário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Chatkin, Moema, and Daniela Vila Boas. "A Percepção do Sistema de Saúde por Estudantes de Medicina através do Uso de Portfólio Reflexivo." Revista Brasileira de Educação Médica 42, no. 4 (December 2018): 46–54. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4rb20170133.

Full text
Abstract:
RESUMO A mudança no modo de pensar os cursos de Medicina e o perfil de médico que se espera formar no Brasil desde 2001 acabou por afetar as pessoas e instituições envolvidas nesse processo. Neste estudo buscou-se compreender como os estudantes de Medicina de uma universidade privada percebem o modelo de médico segundo o qual estão sendo formados e se entendem o sistema em que estarão inseridos após sua formatura. Para isto, foi realizado um estudo qualitativo com base nos portfólios dos acadêmicos do último período do curso de Medicina dessa universidade nos anos de 2013 e de 2014. A análise dos portfólios considerou o que se espera da formação médica no Brasil desde 2001: médicos generalistas com formação humanista, crítica, reflexiva e ética. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos consegue identificar as diretrizes do sistema de saúde e como este se organiza, mas não se identifica com o cenário e os profissionais que nele atuam. Quanto ao seu papel nesse contexto, alguns adotaram a posição de espectadores, enquanto poucos se reconheceram como parte no processo de mudança necessário ao alcance das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os estudantes acreditavam que a Estratégia Saúde da Família (ESF) poderia dar certo, mas não se sentiam parte desse sistema, olhando de fora, descrevendo, mas não percebendo esse lugar como seu e nem como o lugar do seu paciente imaginado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Moreira, Glaucia de Oliveira, and Luciana Branco Motta. "Competência Cultural na Graduação de Medicina e de Enfermagem." Revista Brasileira de Educação Médica 40, no. 2 (June 2016): 164–71. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02902014.

Full text
Abstract:
RESUMO Introdução A competência cultural é necessária para que os futuros profissionais saibam trabalhar em contextos diversos. Material e métodos Uma coorte prospectiva com alunos de Enfermagem e Medicina avaliou, por meio de um questionário na fase pré-estágio e de um portfólio reflexivo após quatro meses, o nível de conhecimento das políticas públicas para a população indígena, as reflexões e as impressões sobre o ensino e as práticas de saúde a ela destinadas. Resultados Menos de 67% dos alunos tinham conhecimento das políticas públicas de atenção à saúde indígena; todos indicaram a necessidade de o currículo dar maior atenção aos aspectos culturais na prática. O portfólio revelou desafios no atendimento, com desarticulação das políticas públicas e falha de comunicação, que supera a barreira linguística. Conclusão Há uma demanda real para o desenvolvimento de estratégias de treinamento para os profissionais de saúde que atuarão na rede. Daí a necessidade de adequar o currículo dos cursos da área da saúde, contribuindo para a integração, a interdisciplinaridade e assistência com diálogo intercultural, como preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Gomes, Andréia Patrícia, and Sergio Rego. "Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicina." Revista Brasileira de Educação Médica 38, no. 3 (September 2014): 299–307. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022014000300003.

Full text
Abstract:
Este ensaio discute possíveis contribuições advindas do pensamento de Paulo Freire para a transformação das escolas médicas no Brasil, tendo como referência o perfil profissional preconizado pelasDiretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Considerando que apenas mudanças de método são insuficientes para atingir as competências humanísticas preconizadas, apresenta-se a educação como prática de liberdade de Paulo Freire como um fundamento apropriado para definir estratégias e práticas voltadas à formação de um profissional crítico, reflexivo, com senso de responsabilidade social e cidadania. Com amparo no pensamento freireano, propõe-seque a inserção na comunidade, a democratização da relação docente-discente e a utilização do portfólio podem beneficiar o processo de formação médica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Reul, Marília Araújo, Elisa Diniz de Lima, Késsia Do Nascimento Irineu, Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas, Edja Maria Melo de Brito Costa, and Renata Cardoso Rocha Madruga. "Metodologias ativas de ensino aprendizagem na graduação em Odontologia e a contribuição da monitoria - relato de experiência." Revista da ABENO 16, no. 2 (July 12, 2016): 62–68. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.241.

Full text
Abstract:
Na área da saúde estão sendo adotadas formas diferenciadas de ensino-aprendizagem e de organização curricular na perspectiva de integrar a teoria com a prática e o ensino com o serviço, além de desenvolver capacidade reflexiva acerca de problemas reais, assim como, o planejamento de ações originais e criativas capazes de modificar a realidade social. No Componente Curricular Estágio Supervisionado II, do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, os docentes vêm utilizando as Metodologias Ativas, a exemplo da problematização, que consiste na utilização de disparadores do processo de ensino-aprendizagem para estabelecer o debate. Como forma de avaliação da aprendizagem, o portfólio crítico reflexivo é utilizado com registros fotográficos, impressões positivas e negativas da vivência durante o Estágio Supervisionado. Além destas, a internet é utilizada como tecnologia de informação e comunicação, em que o componente possui um grupo em rede social, o facebook, que é utilizado para comunicação entre os docentes, discentes e monitores para discussão de artigos, documentários e temas relacionados às aulas. A monitoria do Estágio Supervisionado vem contribuindo para a criação de um perfil discente crítico reflexivo e estimulando a vocação dos monitores para a docência. Sendo assim, o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem tem despertado o interesse do aluno para o pensar, questionar, aprender a aprender e assumir seu papel como futuro transformador da realidade social, o que tem contribuído sobremaneira na inovação das práticas docentes e estimulado, na monitoria, o desenvolvimento das competências do perfil docente requerido na atualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Lau, Fernanda Amaral, Vanessa Fraga Mendes, Adriana Aveiro Ventura, Valdes Roberto Bollela, and Luciana de Almeida Silva Teixeira. "Implantação de Estratégias de Ensino à Distância durante o Internato: Desafios e Perspectivas." Revista Brasileira de Educação Médica 41, no. 2 (June 2017): 269–77. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v41n2rb20160069.

Full text
Abstract:
RESUMO O componente teórico-prático do internato do curso de Medicina pode ser abordado por meio de estratégias de ensino em ambiente virtual. Neste aspecto, a flexibilidade de tempo e espaço para o estabelecimento do processo de ensino-aprendizagem apresenta-se vantajosa no período em que há predomínio absoluto de atividades práticas. O ambiente virtual pode-se firmar como espaço para convergência de experiências e discussões com estudantes em diferentes cenários de prática. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção de aprendizagem de internos sobre duas atividades em ambiente Moodle. A primeira intervenção consistiu em discussão de casos clínicos de pacientes com doenças infecciosas e parasitárias provenientes de atenção primária e secundária, previamente atendidos por outros colegas do internato. A segunda intervenção referia-se ao preenchimento do portfólio reflexivo, com devolutiva docente, das atividades realizadas pelos internos durante o estágio de Saúde Coletiva. Para ambas as intervenções, foram avaliadas sistematicamente a expectativa prévia, a satisfação posterior e a autopercepção de ganho de conhecimento/habilidades atribuída às atividades. Como resultado, foram avaliadas respostas de 36 estudantes na primeira intervenção e de 30 estudantes na segunda, o que representou mais de 97% dos estudantes convidados. A maioria considerou o ambiente Moodle adequado e referiu ganho de conhecimento/habilidades em ambas as intervenções. Os principais ganhos apontados foram melhoria nas competências para elaboração do raciocínio clínico e para a reflexão sobre a prática clínica na atenção primária. Ao longo das discussões de casos clínicos, houve aumento significativo do envolvimento dos estudantes depois que foi atribuída nota à participação qualificada destes. No caso do portfólio reflexivo, o feedback docente foi considerado um fator motivador importante para os estudantes. No entanto, nesta atividade, 51% das postagens não receberam devolutiva do docente responsável. Conclui-se que o ambiente Moodle é uma ferramenta útil para o aprendizado dos estudantes durante o internato, faltando ainda cuidar do desenvolvimento docente dos tutores que conduzirão este processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Rempel, Claudete, Magali Teresinha Quevedo Grave, Patrícia Fassina, Liana Johann, and Adriana Regina Bitello. "Vivências de Docentes Participantes do Projeto Qualifica/Univates/ Lajeado/RS com Metodologias Ativas." Revista Tempos e Espaços em Educação 9, no. 19 (September 7, 2016): 39–50. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v9i19.5594.

Full text
Abstract:
Metodologias ativas são propostas pedagógicas que têm como princípio teórico a autonomia do discente. Tem-se como objetivo relatar as vivências de um grupo de professores da Univates com metodologias ativas. Os professores encontraram-se quinzenalmente para estudos, relatos e construção de propostas metodológicas ativas que foram utilizadas em suas aulas nos cursos de graduação. Os relatos de como foram conduzidas e avaliadas as atividades foram registrados e discutidos a partir de referenciais teóricos sobre Metodologias Ativas. O emprego de metodologias ativas, através de diferentes abordagens didáticas, como estudo dirigido, estudo de caso, mapa conceitual, problematização e portfólio, possibilitou a experimentação de um grupo de professores e favoreceu a autonomia dos alunos na busca do conhecimento. Conclui-se que a mudança no modo de agir do docente é possível e que o uso de metodologias ativas de ensino favorecem o desenvolvimento de um sujeito autônomo, crítico e reflexivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Moretti, Vanessa Dias. "Aprendizagem da docência em atividade de ensino no clube de matemática." Psicologia Escolar e Educacional 18, no. 3 (December 2014): 511–17. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183779.

Full text
Abstract:
Com base na Teoria Histórico-Cultural, nas proposições gerais de Vigotski acerca do caráter social do psiquismo humano e no conceito de atividade aprofundado por Leontiev, a pesquisa investigou a aprendizagem de elementos da docência da Matemática em estudantes de Pedagogia que participaram do Clube de Matemática em uma universidade pública paulista. Os dados analisados foram produzidos pelos sujeitos na forma de portfólio reflexivo individual e relatório final coletivo. A análise dos dados revela que a transformação coletiva das atividades desencadeada pelas necessidades postas aos sujeitos vincula-se ao movimento de atribuição de novos sentidos à reorganização de ações e sua relação com o planejamento, à relação do sujeito com o ensino da Matemática, à relação entre a teoria e a prática na organização do ensino e às condições objetivas do trabalho do professor. Assim, aponta para o movimento de formação docente em atividade de ensino no Clube de Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Sonia Regina Jurado, Vitória Giulia Alves Vidal, André Valério da Silva, Adailson da Silva Moreira, Thais Carolina Bassler, and Andrea Sanchez. "Metodologias ativas no ensino de estudantes de enfermagem: uma revisão sistemática." Nursing (São Paulo) 22, no. 259 (December 1, 2019): 3457–64. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3457-3464.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar o uso das metodologias ativas de aprendizagem na formação de Enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão sistemática, realizada nas fontes de busca LILACS, SciELO, PubMed, BDENF e CINAHL, no período de 2007 a 2018. A questão norteadora desta revisão sistemática foi: Quais são os impactos da utilização das metodologias ativas na formação dos profissionais de enfermagem? Resultados: Foram identificados 548 artigos, mas, selecionados 62 artigos que se adequaram à temática estudada. As metodologias ativas abordadas nos trabalhos foram: problematização, aprendizagem baseada em equipe, software ou programa computacional, caso clínico, diário de bordo, portfólio reflexivo e simulação. Conclusões: A maioria dos trabalhos estudados identificou as tentativas da enfermagem para adotar concepções pedagógicas inovadoras em suas práticas de ensino e assistência. As metodologias ativas utilizados na formação da Enfermagem tornaram os profissionais mais independentes, preparados para trabalhar em equipe e envolvidos com a realidade social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Arruda, Robson Lima, and Robéria Nádia Araújo Nascimento. "Estratégias de ensino remoto durante a pandemia de COVID-19." Revista Thema 20 (June 15, 2021): 37–54. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v20.especial.2021.37-54.1851.

Full text
Abstract:
No contexto da pandemia do Novo Coronavírus (2019-nCoV), o ensino remoto tomou proporções mundiais. Em meio a um cenário de incertezas e mudanças atípicas nos modos de vida das pessoas, a educação não escapou a essas adversidades. Um dos maiores desafios provocados pelo ensino remoto se traduz pela necessidade de repensar e modificar alguns paradigmas educacionais vigentes. O presente estudo explora, através da análise de um Portfólio, as estratégias de ensino remoto utilizadas numa turma de quinto ano do Ensino Fundamental, evidenciando aspectos do ensino, da avaliação e da formação remota. A análise fundamenta-se, de forma breve, em alguns pressupostos complexos e holísticos sobre saberes docentes e professor-reflexivo. Trata-se de uma pesquisa-ação cuja investigação se dá acerca da própria prática do professor-pesquisador e cuja análise permitiu constatar a importância da reflexão sobre a ação, em que o professor assume papel central na sua própria formação. Palavras-chave: Ensino; pandemia; formação de professores; Educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Calha, António. "A Narrativa Autobiográfica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competências Escolares." Revista Meta: Avaliação 9, no. 25 (April 26, 2017): 65. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i25.1215.

Full text
Abstract:
Em Portugal os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) adotaram o Portfólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA) como instrumento de identificação de competências adquiridas nos diferentes contextos de vida. É através da construção do PRA que cada adulto evidencia as aprendizagens que realizou ao longo da vida e as competências que delas decorreram. Dada a natureza dos processos RVCC a construção do PRA assenta em metodologias de balanço de competências e na abordagem autobiográfica. É através dos materiais que o adulto produz e que colige, de forma contextualizada e crítica, que se validam e certificam as competências. Propomos neste artigo analisar as especificidades inerentes à produção da narrativa autobiográfica nos processos RVCC. Importa-nos, sobretudo, perceber a forma como a narrativa autobiográfica contida nos Portefólios é determinada pela subjetividade do narrador e pelo trabalho desenvolvido com os técnicos que acompanham os candidatos à certificação escolar. Para fazer face a estes objetivos serão apresentados os resultados da análise de quatro entrevistas (semi-estruradas na sua preparação e semi-diretivas na sua aplicação) realizadas a Profissionais de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências bem como de um corpus analítico constituído por cem autobiografias realizadas no âmbito do processo RVCC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Gerevini, Alessandra Mocellim, Diógenes Gewehr, and Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen. "Portfólios reflexivos e o ensino de ciências: estratégia inovadora de ensino." Dialogia, no. 28 (January 31, 2018): 133–47. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n28.7081.

Full text
Abstract:
Este estudo busca problematizar as implicaes do uso de uma estratgia inovadora no ensino de cincias: portflios reflexivos. Trata-se de um estudo descritivo e exploratrio com abordagem qualitativa. Foi desenvolvido em uma escola pblica do estado do Rio Grande do Sul/Brasil, tendo como sujeitos de investigao dois professores da disciplina de Cincias e seis estudantes do Ensino Fundamental, stimo e oitavo anos. Os professores planejaram as atividades e tanto eles como os estudantes utilizaram portflios reflexivos individuais, estes compem os instrumentos de anlise deste estudo. A pesquisa teve incio em novembro de 2014 e trmino em outubro de 2015. Os portflios produzidos foram analisados luz da Anlise Textual Discursiva. Os achados deste estudo permitem inferir a contribuio do uso de portflios reflexivos para o aprendizado, estmulo ao pensamento crtico-reflexivo dos estudantes e desenvolvimento autonomia destes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Simas, Vanessa França, and Guilherme Do Val Toledo Prado. "PORTFÓLIOS REFLEXIVOS E ESCRITA DE SI: O QUE REVELAM AS CRIANÇAS?" Atos de Pesquisa em Educação 14, no. 2s1 (November 28, 2019): 772. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p772-791.

Full text
Abstract:
Este artigo é sobre portfólios reflexivos construídos por crianças de um primeiro ano do ensino fundamental. Trata-se de um estudo de caso cujo objetivo é construir compreensões acerca do que a escrita que os educandos produzem revela a eles próprios e à professora. Os dados são os portfólios produzidos pelas crianças. Analisa-se o que evidenciam em seus portfólios e como ocorre o movimento reflexivo sobre si e sobre a própria aprendizagem. A escrita nos portfólios revelou que a sua construção possibilitou reflexões discente, produção de sentidos, buscas por estabelecer relações, exercícios de metacognição e avaliações da aprendizagem e do ensino. Ademais, quando os alunos revelaram os sentidos que atribuiam às propostas didáticas, eles possibilitaram à professora uma reorganização da prática em favor dos aprendizados das crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Médici, Mônica Strege, and Marcelo Franco Leão. "ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIOS NO ENSINO DE BIOLOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA CONSTRUIR APRENDIZADOS SOBRE OS INVERTEBRADOS." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 8, no. 3 (September 8, 2020): 246–65. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10749.

Full text
Abstract:
O presente texto tem objetivo de descrever como ocorreu a elaboração de portfólios sobre invertebrados por estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública mato-grossense, bem como a avaliação dos envolvidos sobre essa atividade didática. Este estudo configura-se como descritivo e exploratório, ocorrido no quarto bimestre letivo de 2019, que envolveu 39 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Turmas A, B e C do turno matutino da Escola Estadual Professora Maria Esther Peres, município de Vila Rica/MT. Dos portfólios elaborados, analisou-se os seguintes critérios: contextualização, fontes confiáveis, conceitos científicos corretos, capacidade reflexiva, forma de expressão (e apresentação) e esquemas satisfatórios. Para coletar dados referentes a avaliação foi utilizado um questionário constituído de 9 questões abertas que possibilitaram identificar as limitações encontradas na elaboração dos portfólios, as potencialidades da atividade tanto como estratégia de ensino que contribui na compreensão dos invertebrados quanto na sistematização da aprendizagem. Logo, o portfólio mostrou-se uma estratégia de ensino motivadora, um instrumento de avaliação diferenciado e uma alternativa viável para ser desenvolvida no ensino de ciências por facilitar a construção de aprendizagens sobre os invertebrados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Fortuna, Cinira Magali, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Marta Angélica Iossi Silva, and Ronildo Alves dos Santos. "A produção de narrativas crítico-reflexivas nos portfólios de estudantes de enfermagem." Revista da Escola de Enfermagem da USP 46, no. 2 (April 2012): 452–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342012000200025.

Full text
Abstract:
Esta investigação visou analisar o processo de construção das narrativas reflexivas em portfólios de estudantes de enfermagem. Trata-se de um estudo qualitativo, que analisou os portfólios da disciplina Promoção da Saúde na Educação Básica, ministrada no quarto semestre do curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados indicaram a predominância inicial de registros descritivos, com a incipiente abordagem de aspectos teóricos articulados aos aspectos vivenciais. Com o transcorrer das discussões em grupo e das vivências foram apresentadas narrativas com elementos mais críticos e reflexivos, com justificativas das ações descritas e relações com aspectos teórico-práticos estudados na disciplina e no curso. O estudo conclui que há um processo de produção das narrativas crítico-reflexivas em portfólios que pode incluir descrição sintética, senso comum, idealização, e que, de modo singular, possibilita a inclusão do outro, das diferenças e de revisão teórica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Castro, Fernanda, and Patricia Tedesco. "Promovendo a Reflexão sobre o Erro em Disciplinas Introdutórias de Programação no Ensino Superior." Revista Brasileira de Informática na Educação 28 (February 16, 2020): 150–65. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.150.

Full text
Abstract:
Crucial para o currículo de cursos de Computação, a programação é considerada um de seus tópicos mais difíceis, pois exige habilidades de abstração, raciocínio e representação. Em sua complexidade inerente, a atividade torna-se especialmente suscetível a falhas. Teorias como as de Vygostky tratam a reflexão sobre o erro como parte integrante do processo de aprendizagem. Dado que o potencial educador do erro costuma ser desperdiçado sob uma caracterização de viés negativo, indicando uma falha pessoal do aluno, este trabalho tem como objetivo investigar, através da realização de um experimento quantitativo com foco no Ensino Superior, o uso de portfólios na criação de relatos que promovam a reflexão sobre erros cometidos em disciplinas de programação. O estudo, realizado em duas instituições de ensino, indicou efeitos positivos sobre os estudantes, que passaram tanto a registrar suas atividades diárias no portfólio quanto a desassociar os erros cometidos de uma possível inaptidão ou falta de empenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography