To see the other types of publications on this topic, follow the link: Praia de Maracaípe - PE.

Journal articles on the topic 'Praia de Maracaípe - PE'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Praia de Maracaípe - PE.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Macedo, Renê Jota Arruda de, Valdir do Amaral Vaz Manso, Natan Silva Pereira, and Lucy Gomes de França. "Transporte de Sedimentos e Variação da Linha de Costa em Curto Prazo na Praia de Maracaípe (PE), Brasil." Revista de Gestão Costeira Integrada 12, no. 3 (September 2012): 343–55. http://dx.doi.org/10.5894/rgci319.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bauer, Arthur de B., Alfredo Carvalho-Filho, Rodrigo A. Caires, and Michael M. Mincarone. "First records of the Redfin Brotula, Petrotyx sanguineus (Meek & Hildebrand, 1928) (Ophidiiformes, Bythitidae), in the western South Atlantic." Check List 14, no. 4 (August 17, 2018): 675–79. http://dx.doi.org/10.15560/14.4.675.

Full text
Abstract:
The present study reports on the first records of the bythitid Redfin Brotula, Petrotyx sanguineus (Meek & Hildebrand, 1928), in the western South Atlantic, based on 7 specimens (50.8–152.8 mm SL) from 5 localities along the northeastern coast of Brazil: (1) Praia de Maracaípe, Ipojuca and (2) Praia de Tamandaré, Tamandaré, in Pernambuco state; and (3) Praia do Forte, Mata de São João, (4) Praia de Busca Vida, Camaçari, and (5) Barra do Pote, Vera Cruz, in Bahia state. This species was previously known only in the western Central Atlantic, from Bahamas to Trinidad and Tobago, including the Caribbean Sea. In addition to the new distributional information, morphological data are provided based on the specimens examined.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Almeida Jr., Eduardo Bezerra de, Murielle Andreo Olivo, Elcida de Lima Araújo, and Carmen Silvia Zickel. "Caracterização da vegetação de restinga da RPPN de Maracaípe, PE, Brasil, com base na fisionomia, flora, nutrientes do solo e lençol freático." Acta Botanica Brasilica 23, no. 1 (March 2009): 36–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062009000100005.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi realizar o levantamento florístico e descrever as fisionomias, relacionando-as com as formas de vida, fertilidade do solo e variações do lençol freático encontradas na restinga de Maracaípe. A área possui 76,2 ha de vegetação de restinga, sob as coordenadas 08º31'48"S e 35º01'05"W. Possui clima do tipo As' e solo classificado como Neossolo Quartzarênico. Foram feitas caminhadas aleatórias nas três fisionomias existentes - floresta, campo não inundável e campo inundável, durante o período de julho/2003 a julho/2005, para coleta de material botânico. A lista florística foi comparada a outras listas de restinga da região Nordeste. Foram inventariadas 187 espécies, 148 gêneros, distribuídas em 71 famílias. Entre as famílias mais representativas, destacam-se: Poaceae (13 espécies), Cyperaceae (12), Myrtaceae (10), Orchidaceae (9), Rubiaceae (8), Bromeliaceae e Fabaceae (7). A forma de vida "fanerófito" foi elevada na fisionomia florestal e as formas "caméfito", "terófito" e "criptófito", nas fisionomias campo inundável e não inundável. Os solos das fisionomias diferiram quanto à composição química e só ocorreu afloramento do lençol freático na fisionomia campo inundável. Este estudo permitiu concluir que a proporção de formas de vida, variação no nível do lençol freático, matéria orgânica e teor de alumínio no solo foram determinantes na separação das fisionomias da restinga de Maracaípe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pontes, Bruno Augusto, and Cláudio Jorge Castilho. "O Conceito e a Instrumentalização da Natureza: Olhares Transversais na Dinâmica Territorial da Praia do Paiva-PE (The Concept and the Instrumentalization of Nature: Cross-looks in the Territorial Dynamics of Paiva Beach-PE)." Revista Brasileira de Geografia Física 9, no. 3 (June 5, 2016): 722. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v9.3.p722-736.

Full text
Abstract:
As construções dos conceitos são reflexos das relações sociais de produção ao longo da História. Este estudo realiza uma analogia entre as práticas sociais e os conceitos instituídos, que são seus reflexos, analisando a evolução do conceito de Natureza e relacionando-o com a atual dinâmica territorial de (re)produção do espaço na Praia do Paiva, no estado de Pernambuco. Assume-se uma postura dialética, visto que a dinâmica territorial da Praia do Paiva é plena de contradições, conflitos e tensões, mas, simultaneamente, de possibilidade de diálogos. O estudo aborda diferentes construções da visão da natureza na história humana no âmbito das discussões filosóficas, apresentando-as como complexas, expondo a dinâmica territorial da produção do espaço na Praia do Paiva, debatendo como o conceito “forjado” de natureza corrobora para a dinâmica territorial atual no Paiva, trazendo à discussão a necessidade de refletir sobre outras formas de pensar e agir ambientalmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Patricia Fernanda Passos, Hewerton Alves Da Silva, Neiva Marion Guimarães De Santana, and Valdir Do Amaral Vaz Manso. "Avaliação do Comportamento do Aterro Hidráulico da Praia do Janga-Paulista/PE, em Função da Dinâmica Praial e da Urbanização." Revista Brasileira de Geografia Física 5, no. 2 (October 11, 2012): 374. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v5i2.232809.

Full text
Abstract:
Considerando o intenso processo erosivo instalado na praia do Janga, Paulista-PE, o presente trabalho busca avaliar o comportamento do aterro hidráulico em função da dinâmica praial e da urbanização, que foi responsável pela ocupação e impermeabilização da praia interferindo na troca de sedimento e acentuando o processo erosivo. A metodologia utilizada para realização da pesquisa foi à comparação de perfis de praia e análise granulométrica dos sedimentos. Observou-se que nos perfis de praia realizados em frente aos quebra-mares o aterro contribuiu para o aumento da praia, com formação de tômbolos que bloqueiam a corrente de deriva litorânea, não comprometendo o calçadão. Já na abertura dos quebra-mares houve perda considerável do material da engorda e a erosão é bastante significativa, comprometendo as estruturas urbanas, apenas em um destes perfis não seguiu este comportamento. Com relação à análise dos sedimentos dos perfis estudados verifica-se uma predominância de areia média e grossa, podendo-se inferir a energia local no período estudado. O desvio padrão das amostras varia de moderadamente selecionada a bem selecionada, quanto à assimetria as amostras foram classificadas em positiva a muito positiva. Com relação à curtose a maioria das amostras teve uma maior ocorrência de distribuições leptocúrtica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marinho, Marlane Silva, Lucille Oliveira de Lima, Juliana Marta Pereira Campos, Jessica Wanessa Bartilotti Torres Wanderley, Filipe Ramos Correia, and Múcio Luiz Banja Fernandes. "A visão socioambiental da população de moradores do bairro de Candeias em relação aos resíduos sólidos encontrados aos arredores da Praia de Candeias, Jaboatão dos Guararapes (PE)." Natural Resources 3, no. 2 (January 8, 2014): 7. http://dx.doi.org/10.6008/ess2237-9290.2013.002.0002.

Full text
Abstract:
Poluição é o termo dado para as substâncias que provocam um efeito negativo no equilíbrio, causando danos à saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente. Nas áreas costeiras é muito grande o número de resíduos sólidos que são jogados no litoral contribuindo, assim, para o prejuízo e degradação da fauna e flora existentes ali. Pode-se observar, na praia de Candeias, grandes quantidades de resíduos sólidos ali presente, e isso vêm causando “desconforto” para a população que habitam aquela região. Metodologia embasada foi uma entrevista semi-estruturada, realizada com a população que moram aos arredores da praia de Candeias, que possui uma extensão de aproximadamente de 3 km, localizada entre as praias de Piedade ao Norte e Barra de Jangada ao Sul, pertencentes ao município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. A entrevista foi realizada com 66 moradores e turistas no local, onde o objetivo era saber dos mesmos, quais conhecimentos deles sobre o descarte e coleta de resíduos sólidos na praia de Candeias. Dos entrevistados 44 % eram mulheres e 56% homens, sendo que 83 % eram moradores e 17 % eram turistas. 71 % dos entrevistados acham que a responsabilidade da sujeira é de todos que frequentam a praia. 31% dos resíduos sólidos encontrados na praia são copos descartáveis, 21 % são restos de alimentos e sacos plásticos e 19 % são garrafas. 72 % dos que frequentam a praia recolhe seus resíduos. 50 % veem regularmente a coleta na praia e 32 % admite que nunca viram nenhum tipo de coleta. 47 % dos entrevistados responderam que o trabalho de coleta da EMLURB é regular e 4% acharam que é um ótimo trabalho. 92 % dos entrevistados acham insuficientes os coletores nos arredores da praia. 50 % dos entrevistados acham que a educação domestica é o principal motivo de resíduos na praia. Mas 30 % responderam que a falta de conscientização ambiental é o principal motivo. Já 17 % responderam que a causa do acumulo é a falta de coletores. É de fato que a questão do acúmulo de resíduos sólidos na praia de Candeias afeta a população nos arredores. Um dos fatores principais que os entrevistados reclamaram seria a falta de coletores, na qual, a coleta feita pela EMLURB foi considerada regular. Entretanto, os entrevistados acreditam que a falta educação doméstica e a conscientização ambiental também influenciam no acúmulo de resíduos na praia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Schmitz, Pedro Ignácio, and Ivone Verardi. "Antropologia da morte: Praia das Laranjeiras: um estudo de caso." Revista de Arqueologia 8, no. 1 (July 1, 1994): 91–100. http://dx.doi.org/10.24885/sab.v8i1.466.

Full text
Abstract:
Numa aldeia litorânea da tradição ceramista Itataré, no litoral central de Santa Catarina, escavada por Pe. João Alfredo Rohr, S.J., os autores buscam entender o ritual e a idelogia da morte nos 114 sepultamentos recuperados. Os corpos foram sepultados fletidos, dentro das habitações, ao longo das paredes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lira, Ana Karla F., and Simone F. Teixeira. "Ictiofauna da praia de Jaguaribe, Itamaracá, Pernambuco." Iheringia. Série Zoologia 98, no. 4 (December 2008): 475–780. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212008000400010.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de analisar a diversidade da ictiofauna na praia de Jaguaribe, localizada na ilha de Itamaracá - PE, foram realizadas quatro coletas (abril e novembro de 2003 e março e agosto de 2004) com 10 arrastos cada, feitos com redes de arrasto. Um total de 25 espécies e 24 gêneros foram registrados compreendendo 7 ordens e 15 famílias. A ordem Perciformes foi a mais freqüente, representando 82,25% do total de peixes amostrados. Houve predominância dos representantes da família Sciaenidae (49,40%) e a espécie mais abundante foi Ophioscion punctatissimus Meek & Hildebrand, 1925, com aproximadamente 40,77% do total das espécies. Na análise da diversidade de Shannon, o mês de novembro foi o que obteve maior diversidade (0,805) e eqüitabilidade (0,843) e o mês de março, o que obteve a menor diversidade (0,562) e eqüitabilidade (0,540). Uma tendência de maior abundância da ictiofauna foi observada no período chuvoso, sugerindo que as variações pluviométricas afetam a comunidade de peixes local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mikosz Gonçalves, Rodrigo, Admilson da Penha Pacheco, Elmo Leonardo Xavier Tanajura, and Luciana Maria da Silva. "Urbanização costeira e sombreamento na praia de Boa Viagem, Recife-PE, Brasil." Revista de geografía Norte Grande, no. 54 (May 2013): 241–55. http://dx.doi.org/10.4067/s0718-34022013000100013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

OTELO, RENATA CELINA DE MORAIS. "A CIRANDA DE TODOS NÓS." Dialektiké 2 (December 13, 2016): 02. http://dx.doi.org/10.15628/dialektike.2016.4738.

Full text
Abstract:
Da Ciranda litorânea, vivenciada na Praia de Jaguaribe –PE, Lia de Itamaracá pulveriza suas canções e alimenta a tradição da Dança da Ciranda pelos estados brasileiros e no exterior. Seus brincantes se dão a dança e em circularidade, trocam e tocam suas vidas, sua energia, seus movimentos. A partir da fenomenologia merleupontyana, lançamos um olhar sobre este fenômeno dançante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Tapavicsky Leandro, Camila, Arley Cândido Da Silva, and Ednilza Maranhão Santos. "Lixo em áreas de nidificação de tartarugas-marinhas no litoral de Ipojuca/PE: uma breve avaliação e ações educativas." Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha 10 (May 18, 2021): e2021004. http://dx.doi.org/10.37002/revistacepsul.vol10.846e2021004.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo traçar um perfil do lixo encontrado nas praias de Merepe e Porto de Galinhas, litoral sul da cidade de Ipojuca, durante a temporada reprodutiva de tartarugas marinhas em 2016 (janeiro-abril). Foram feitas coletas mensais do lixo em 1,5 km de cada praia, sendo 18 coletas na praia de Merepe e cinco coletas na praia de Porto de Galinhas. Os resíduos encontrados nas áreas de desova de tartarugas foram triados, quantificados, categorizados, armazenados e utilizados em uma ação de sensibilização na comunidade de Porto de Galinhas. Um total de dez categorias e 27 subcategorias de resíduos fez parte da amostra, sendo “plástico” em maior quantidade. No geral o lixo das praias foi prioritariamente proveniente de descarte individual da população, como bitucas de cigarros, chinelos e sacolas. A ação de sensibilização visou alertar a população quanto aos impactos causados pelos resíduos sólidos antropogênicos às tartarugas na região litorânea de Merepe e Porto de Galinhas. A exposição “Lixo ao mar” aconteceu na sede da ONG Ecoassociados em Porto de Galinhas e no Colégio Assunção, localizado em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Cerca de 400 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos visitaram a exposição e puderam saber mais sobre as tartarugas marinhas, sobre lixo e seu descarte. A interação foi marcante nesse processo necessitando que essa ação se torne contínua em Porto de Galinhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Moura, Carina C. de M., Elisângela da S. Guimarães, Geraldo J. B. de Moura, Getúlio J. A. do Amaral, and Arley C. da Silva. "Distribuição espaço-temporal e sucesso reprodutivo de Eretmochelys imbricata nas praias do Ipojuca, Pernambuco, Brasil." Iheringia. Série Zoologia 102, no. 3 (September 11, 2012): 254–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212012005000003.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou verificar a distribuição temporal e espacial de Eretmochelys imbricata (Linnaeus, 1766) e aspectos de sua biologia reprodutiva, tais como tempo de incubação, sucesso reprodutivo, biometria das fêmeas, número de ninhos e fecundidade. Os dados foram coletados de 2007 a 2010 nas praias de Muro Alto, Cupe, Merepe, Porto de Galinhas e Maracaípe, todas elas localizadas no município do Ipojuca, estado de Pernambuco, Brasil. Foram analisados comparativamente parâmetros relativos à biologia reprodutiva e áreas de nidificação da espécie. Eretmochelys imbricata foi registrada nidificando entre os meses de outubro a maio, totalizando 350 ninhos monitorados em três temporadas. Os picos de desova ocorreram de janeiro a março, revelando um padrão sazonal das desovas. Houve diferença significativa entre o número de ninhos nas temporadas. A praia de Merepe apresentou uma ocorrência elevada de ninhos (46 ninhos/km) em relação às demais praias monitoradas. Quanto aos aspectos da biologia reprodutiva, o sucesso reprodutivo foi 65,6%, e o intervalo do tempo de incubação de 54 a 56 dias. As medidas biométricas foram coletadas de 59 espécimes, e apresentaram média de 92,5 cm ± 4,5 para o comprimento curvilíneo da carapaça e de 83,4 cm ± 5 para a largura curvilínea da carapaça. Os resultados podem ser utilizados para subsidiar planos de conservação e demonstram que as praias registradas neste estudo têm relevância como áreas de nidificação para E. imbricata.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Ramalho, Cristiano Wellington Noberto. "Estética marítima pesqueira: perfeição, resistência e humanização do mar." Ambiente & Sociedade 13, no. 1 (June 2010): 95–110. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2010000100007.

Full text
Abstract:
Este escrito analisa a definição que os pescadores artesanais do mar-alto da praia de Suape (PE) realizam sobre seu trabalho, ao categorizá-lo de belo. O belo é associado ao trabalho pesqueiro feito com perfeição, de maneira autônoma e aprazível. O que se traduz em formas de humanização do mar e do modo de vida dos próprios pescadores, produzindo, assim, uma estética marítima pesqueira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Marques, Ana Karina Caetano dos Santos, Nicole Malinconico, Pablo Cantalice Santos Farias, Andressa Vieira da Silva, Djamilla Andrade da Silva, and Fálba Bernadete Ramos dos Anjos. "Estudos prospectivos dos impactos ambientais decorrentes do projeto de engorda da costa das praias de Jaboatão dos Guararapes (PE)." Natural Resources 3, no. 2 (January 9, 2014): 37. http://dx.doi.org/10.6008/ess2237-9290.2013.002.0032.

Full text
Abstract:
A obra de engorda das praias de Jaboatão dos Guararapes, objetiva a contenção da erosão marítima, que está ocorrendo devido ao avanço do homem em direção à praia, através da formação de uma camada maior de areia. A realização desse trabalho se dará através de uma draga que retirará pedaços de substrato (areia), à 14 km do município, em mar aberto, e outra maior transportará este até a praia, depositando-o no determinado local e posteriormente sofrer ações efetuadoras de tratores. Esse sistema, que consiste na transferência de areia e sua realocação a fim de diminuir a erosão local é chamado de sistema by-pass. À primeira vista, a obra demonstra segurança e confiança, porém, a análise de consequências naturais é de suma importância, pois são revelados que poderão haver impactos ambientais na fauna e flora marinha e terrestres, além da promoção de mudanças significativas de fluxos de corpos d’água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Albuquerque, Filipe Henrique Cabral de, Thaisa Renata Barbosa da Silva, Raysa Tavares dos Santos, Ana Maria França, and Fálba Bernadete Ramos dos Anjos. "Evidências de lixo doméstico na área de mangue em Barra de Catuama, Goiana (PE)." Natural Resources 3, no. 2 (January 8, 2014): 25. http://dx.doi.org/10.6008/ess2237-9290.2013.002.0020.

Full text
Abstract:
Os manguezais são ecossistemas costeiros que se originaram nas Regiões dos oceanos Índico e Pacífico e que distribuíram suas espécies pelomundo com auxílio das correntes marinhas durante o processo da separação dos continentes. O ecossistema de mangue é um dos ecossistemas mais produtivos do mundo, servindo como meio de subsistência para muitas comunidades. No entanto, tem sofrido degradação pela ação humana, e isso vem causando consequências negativas no âmbito econômico e ambiental. Uma constatação dessa realidade é mostrada neste trabalho, que foi realizado nas proximidades das áreas de mangue em Barra de Catuama, Pernambuco. Este trabalho objetivou observar a deficiência de infraestrutura da comunidade estabelecida próximo ao manguezal de Barra de Catuama, situado no litoral Norte de Pernambuco, bem como a poluição gerada por essa comunidade. Foram realizadas incursões, nos períodos de estiagem e chuvoso, nos anos de 2006 a 2013 na praia de Barra de Catuama, no município de Goiana, situado entre as coordenadas 7° 33' 38? S, 35° 0' 9? W. As avaliações ocorreram através de captura de imagem como forma de registro, que serviu para comparações da evolução da construção de moradias em partes da praia e a poluição ambiental.Foi observada que há poluição gerada por moradores da localidade, porém percebem-se também possíveis soluções para a preservação desse ecossistema a partir de programas de educação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

MENEZES, Athos Farias, Pedro de Sousa PEREIRA, Rodrigo Mikosz GONÇALVES, Tereza Cristina Medeiros de ARAÚJO, and Paulo Henrique Gomes de Oliveira SOUSA. "ANÁLISE DA VULNERABILIDADE À EROSÃO COSTEIRA ATRAVÉS DE GEOINDICADORES NAS PRAIAS DE PIEDADE E PAIVA (PE), BRASIL." Geosciences = Geociências 37, no. 2 (June 25, 2018): 455–65. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v37i2.11819.

Full text
Abstract:
A erosão costeira é um fenômeno natural encontrado em diversos ambientes litorâneos, no entanto, a ocupação antrópica desordenada nesses locais pode acarretar a potencialização de processos erosivos. As praias de Piedade e Paiva estão localizadas no litoral do Estado de Pernambuco. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a vulnerabilidade à erosão costeira analisando dez indicadores, sendo eles: morfologia das praias; posição da linha de costa; configuração das dunas no ambiente praial; exposição às ondas; presença de rios ou canais; superfície do terreno; presença de vegetação; presença de obras de engenharia costeira e estruturas de contenção; grau de ocupação; e permeabilidade do solo. Como materiais foram utilizados imagens de satélite de alta resolução e um software de Sistema de Informações Geográficas (SIG). Na parte metodológica cada geoindicador foi avaliado quanto a sua ausência ou presença nas praias estudadas, sendo estas divididas em três setores (Norte, Central e Sul). O setor Norte da praia de Piedade foi o que obteve como resultados o maior valor do índice de vulnerabilidade à erosão costeira igual a 8,0 encontrando 57,8% de ocupação. Enquanto que o setor Sul da praia do Paiva apresentou valor igual a 3,0, com 57,8% de vegetação, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Ribeiro, Francisco Elias, Antonio Resende Soares, and Magno Antonio Patto Ramalho. "Divergência genética entre populações de coqueiro-gigante-do-Brasil." Pesquisa Agropecuária Brasileira 34, no. 9 (September 1999): 1615–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x1999000900012.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo estudar a divergência genética entre cinco populações de coqueiro-gigante-do-brasil (Cocos nucifera L.): Pacatuba, SE, Praia do Forte, BA, Merepe, PE, Santa Rita, PE e São José do Mipibu, RN, por meio de técnicas de análise multivariada, utilizando-se as variáveis canônicas e as distâncias de Mahalanobis. Essas técnicas são largamente utilizadas em estudos de divergência genética e se apresentam com potencial para utilização na cultura do coqueiro. As menores divergências genéticas foram entre as populações Pacatuba e Merepe. A população mais divergente foi a Santa Rita. Para programas de melhoramento genético, visando à obtenção de híbridos, são recomendados cruzamentos entre as populações Santa Rita e Merepe, por apresentarem maior divergência genética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Simões, Ienara, Mariana Guimaraens, Maria de Fátima Oliveira-Carvalho, Jurandir Valdevino, and Sonia Pereira. "Avaliação florística e sucessão ecológica das macroalgas em recifes na praia de Piedade (PE)." Neotropical Biology and Conservation 4, no. 1 (May 7, 2009): 49–56. http://dx.doi.org/10.4013/nbc.2009.41.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Carvalho, Karina Karla Alves, Niédja Maria Galvão Araújo e. Oliveira, and João Allyson Ribeiro de Carvalho. "DINÂMICA EVOLUTIVA DA LINHA DE COSTA NA PRAIA DE CANDEIAS – PE: PROCESSOS GERADORES DE SUSTENTABILIDADE." Revista de Ciências Ambientais 11, no. 2 (July 31, 2017): 13. http://dx.doi.org/10.18316/rca.v11i2.2647.

Full text
Abstract:
A preocupação em planejar sustentavelmente a ocupação e uso do solo costeiro é relativamente recente em Pernambuco e fundamentou-se em avaliações mundiais, que constataram ser esta uma zona intensamente vulnerável às intervenções antrópicas. A evolução da linha de costa representa um grave problema que afeta quase todo o litoral do estado de Pernambuco, o que vem tornando complexo prever sua proteção. O artigo tem como objetivo caracterizar a dinâmica e evolução da Praia de Candeias de modo a propor opções de mitigação aos focos de degradação ambiental na área. Apresentam-se as considerações sumárias às causas (ações) e aos efeitos (impactos) que sobre determinados fatores (físicos, bióticos, perceptuais e socioeconômicos) produziram-se na área costeira investigada, assim como sua identificação e evolução, utilizando as ideias de Gomez (1994) e Leopold (1994), com a metodologia Matriz de avaliação dos impactos modificada por Oliveira (1998). Conclui-se que o conjunto de ações propostas, se implementadas, pretende que o litoral do município de Jaboatão dos Guararapes, possa recuperar parte de sua primitiva natureza, considerando as análises de pesquisas obtidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Lima, Nathália, and Sara Oliveira. "Condições higiênico-sanitárias do comércio ambulante de espetinho da praia de Boa Viagem, Recife-PE." Higiene Alimentar 2020, no. 01 (2020): 146–56. http://dx.doi.org/10.37585/ha2020.01condicoes.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Dos Santos Junior, Gilberto Sabino, Maria Das Neves Gregório, Marcia Cristina De Souza Matos Carneiro, Eduardo Paes Barreto, Grenda Juara Alves Costa, and Weyller Diogo Albuquerque Melo. "Análise da Evolução da Linha de Costa da Região Metropolitana Sul da Cidade do Recife – PE, Brasil." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 4 (June 11, 2020): 1645. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.4.p1645-1674.

Full text
Abstract:
O processo de erosão costeira vem afetando de forma contínua as praias do município do Jaboatão dos Guararapes, município da Região Metropolitana do Recife – PE. A ocupação desordenada ao longo dos últimos 42 anos tem agravado o processo erosivo nas praias deste município. A prefeitura em parceria com o governo do estado implantou a técnica de engenharia costeira conhecida como transpasse de sedimentos, engorda da praia, para contenção da erosão, mas que vem apresentando retirada de sedimentos, mesmo após a engorda. Por esta razão este trabalho teve o objetivo de analisar a variabilidade multitemporal da linha de costa do município de Jaboatão dos Guararapes. O ano de 1974 foi utilizado como referência para a realização do cálculo da taxa de deslocamento da linha de costa para os anos de 1981, 1997, 2010, 2013 e 2016, realizado no programa Arcgis 10.1. A área de estudo foi dividida em 4 (quatro) setores de sul para o norte. Foi observada uma relevante retrogradação para o Setor 1 (praia de Barra de Jangada) entre 1974 e 1981, apresentando estabilização entre 1981 e 1997. Já no Setor 2 (praia de Candeias), houve progradação no período de 1974 a 2010. Em 2013 ocorreu uma grande progradação da linha de costa, devido a execução da técnica de transpasse de sedimentos, sendo o Setor 1 o que obteve maior deslocamento da linha em relação aos anos anteriores. Para o ano de 2015 ocorreu o processo inverso, ou seja, uma grande retrogradação em toda extensão do litoral de Jaboatão, principalmente na praia de Barra de Jangada (Setor 1). A linha de costa do ano 2016 apresentou um grande recuo, apresentando semelhança em diferentes trechos nos 4 setores em relação a linha do ano de 1997. Analysis of the Evolution of the Coastline of the Metropolitan Region Aouth of the City of Recife – PE, Brasil A B S T R A C TThe process of coastal erosion has been continuously affecting the Jaboatão dos Guararapes’s beaches, city of the Metropolitan Region of Recife - PE. The disorderly occupation over the last 42 years has aggravated the erosive process in the beaches of this city. The city government in partnership with the state government implemented the coastal engineering technique known as sediment transfer, fattening the beach to contain erosion, but which has been showing sediment removal, even after fattening. For this reason, this work aimed to analyze the multitemporal variability of the coastline of the city of Jaboatão dos Guararapes. The year 1974 was used as a reference for the calculation of the shoreline displacement rate for the years 1981, 1997, 2010, 2013 and 2016, performed in the program Arcgis 10.1. The study area was divided into 4 (four) sectors from south to north. A large retrogradation was observed for Sector 1 (Barra de Jangada beach) between 1974 and 1981, showing stabilization between 1981 and 1997. In Sector 2 (Candeias beach), there was progression from 1974 to 2010. In 2013 there was a great progradation of the shoreline, due to the execution of the sediment transfer technique, being Sector 1 the one that had the largest displacement of the line in relation to previous years. For 2015, the opposite process occurred, that is, a major retrogradation in the entire length of the Jaboatão coast, especially in Barra de Jangada beach (Sector 1). The shoreline of the year 2016 showed a large setback, showing similarity in different stretches in the 4 sectors compared to the 1997 line.Key words. Sediment transfer, shoreline, erosion, fattening.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ribeiro, Fernanda Alves, Antônio Travassos Júnior, Lísia Mônica Gestinari, Juliana Torres, Karina Kelly dos Anjos Lima, Maria das Dores dos Santos, Giulliari Allan S. T. Lira, Khey Albert A. Fontes, Sonia Maria Barreto Pereira, and Yocie Yoneshigue-Valentin. "Análise quali-quantitativa das populações algáceas de um trecho recifal na praia de Boa Viagem, PE." Oecologia Australis 12, no. 02 (September 2008): 222–28. http://dx.doi.org/10.4257/oeco.2008.1202.04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Bezerra, T. N. C., B. Genevois, and V. G. Fonsêca-Genevois. "INFLUÊNCIA DA GRANULOMETRIA NA DISTRIBUIÇÃO E ADAPTAÇÃO DA MEIOFAUNA NA PRAIA ARENOSA DO ISTMO DE OLINDA-PE." Oecologia Brasiliensis 03, no. 01 (1997): 107–16. http://dx.doi.org/10.4257/oeco.1997.0301.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Oliveira, T. R. S., K. V. Correia, G. B. Arruda, M. C. S. S. Melo, and R. L. Barcellos. "Estudo Comparativo do Fenômeno da Erosão Marinha e Seus Impactos na Praia de Boa Viagem, Recife - PE." Estudos Geológicos 25, no. 1 (July 31, 2015): 119–36. http://dx.doi.org/10.18190/1980-8208/estudosgeologicos.v25n1p119-136.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Paes, B. C. E., A. V. Ferreira Júnior, and V. H. Neumann. "Análise Faciológica, Petrográfica e Geoquímica de Um Testemho de Rocha de Praia em Jaboatão dos Guararapes-PE." Estudos Geológicos 26, no. 1 (June 30, 2016): 66–80. http://dx.doi.org/10.18190/1980-8208/estudosgeologicos.v26n1p66-80.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Oliveira, Gabriela Rayara A. Lima Sales de, and Maria Da Salete Horácio da Silva. "Avaliação do impacto ambiental causado pelo turismo às tartarugas marinhas na Praia de Porto de Galinhas (PE)." Natural Resources 3, no. 2 (January 8, 2014): 20. http://dx.doi.org/10.6008/ess2237-9290.2013.002.0015.

Full text
Abstract:
As tartarugas marinhas são répteis, de aproximadamente 220 milhões de anos, que surgiram no período triássico. No mundo existem sete espécies de tartarugas, destas, cinco aparecem no Brasil: Dermochelys coriácea, Chelonia mydas, Caretta, Eretmochelys imbricata, Lepidochelys olivacea, (SANCHES, 1999). Essas espécimes estão com risco de extinção, sendo protegidas por leis nacionais e internacionais de acordo com a União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN). Avaliar e enumerar o impacto ambiental causado pelo desenvolvimento e turismo não sustentável, através de ações antrópicas responsáveis por estes impactos que atingem as tartarugas marinhas e seu ecossistema. Descrever formas de turismo sustentável, ecologicamente correto que preservem a vida destas espécies na praia de Porto de Galinhas – PE. A presente pesquisa realizou-se através de um amplo levantamento bibliográfico através de material impresso, digital, contido nas revistas científicas, artigos, livros, web que tratam deste assunto. Explorar através de procedimentos o meio ambiente danificando-o menos possível quanto ao turismo sustentável, já que poder político e o capitalismo se sobre põem diante do meio ambiente e dos animais. Nos locais de desova da tartaruga, existir a sinalização nas praias que impeça o deslocamento de pessoas e automóveis, as construções de casas, devido à iluminação artificial que desorienta as mesmas, neste período, preservando a fase de nascimento das tartarugas marinhas. As tartarugas marinhas são importantes elos da cadeia alimentar, como consumidores, atingem diversos níveis na cadeia. Nas ultimas décadas, elas veem sofrendo ameaça de extinção, principalmente pelo impacto ambiental negativo causado no seu habitat por ação antrópica. Preservar as espécies de animais e as das tartarugas marinhas é preservar a própria história da evolução da vida e do mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Braga, Carolinne Melo Salgado Ribeiro, Ewelynne Guedes Menezes Holanda, Manuela Bernardo Câmara Barbosa, and Elisangela Barbosa Silva Gomes. "DETECÇÃO PRESUNTIVA DE AFLATOXINAS EM AMENDOINS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DO RECIFE-PE, BRASIL." Infarma - Ciências Farmacêuticas 29, no. 2 (June 30, 2017): 141–46. http://dx.doi.org/10.14450/2318-9312.v29.e2.a2017.pp141-146.

Full text
Abstract:
As micotoxinas são contaminantes naturais de difícil controle em alimentos. Estima–se que cerca de 25% de todos os produtos agrícolas do mundo estejam contaminados por tais substâncias. A aflatoxina é a micotoxina mais conhecida por seus efeitos tóxicos no homem e em animais. Com base nos riscos aos quais a população está exposta, foi realizado um estudo presuntivo para a identificação da presença de aflatoxinas em amendoins industrializados adquiridos em supermercado,e torrados coletados na Praia de Boa Viagem na cidade do Recife-PE. Aplicando a técnica de cromatografia em camada delgada (CCD), foram usadas 6 amostras onde todas apresentaram resultado positivo para a presença de aflatoxinas. Foi verificada a contaminação por aflatoxina B, tanto nas amostras de amendoim industrializado, quanto nas amostras artesanais. Em relação ao subtipo G, apenas foi observado em uma das amostras do amendoim torrado, em pequena evidência. Sabido ser praticamente impossível a eliminação total das aflatoxinas nos alimentos, há que tomar as precauções adequadas, procurando reduzir ao máximo os níveis de aflatoxina nos alimentos humanos e dos animais. Além da fiscalização do governo, a indústria alimentar e o público devem também colaborar para garantir uma melhor segurança alimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Gomes, Iara Rafaela, and Paulo Roberto Abreu de Oliveira. "AS PEQUENAS CIDADES, A VILEGIATURA E A URBANIZAÇÃO NO NORDESTE BRASILEIRO." Geosaberes 12 (February 10, 2021): 124. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v12i0.1169.

Full text
Abstract:
O artigo aborda a prática da vilegiatura e como ela redefine a dinâmica urbana de pequenas cidades, bem como seu papel na rede urbana. O foco do estudo esteve assentado em pequenas cidades serranas e litorâneas localizadas no nordeste brasileiro. Gravatá (PE), Guaramiranga (CE), Lagoa Nova (RN) e Tibau (RN) evidenciam este fenômeno nos últimos anos que mostra como a sociedade do lazer se apropria da praia e da serra estabelecendo fortes laços territoriais com espaços não-metropolitanos, concebendo fatores indispensáveis de conforto e comodidade impostos pela sociedade urbana. A Pesquisa foi construída por meio de consulta em acervos bibliográficos virtuais, livros e elaboração e análise de banco de dados estatísticos obtidos, em especial, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, assim como trabalho de campo realizado nas cidades estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Barcellos, Roberto L., Sayonara R. R. M. Lins, Clemente Coelho Jr., and Paulo E. P. F. Travassos. "PROCESSOS SEDIMENTARES SAZONAIS E ANÁLISE DA FRAÇÃO ARENOSA NO SISTEMA AMBIENTAL DO SUESTE, FERNANDO DE NORONHA, ESTADO DE PERNAMBUCO." Arquivos de Ciências do Mar 50, no. 1 (December 14, 2017): 42. http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v50i1.18822.

Full text
Abstract:
O arquipélago de Fernando de Noronha é o topo de uma montanha vulcânica extinta, possui 21 ilhas e está localizado a 540 km de Recife-PE, no Atlântico Sul Equatorial (4°S/32°W). Devido à construção de uma barragem e uma estrada, a principal entrada de água doce para o sistema ambiental da baía do Sueste foi reduzida nos últimos anos, prejudicando o comportamento hidrológico e morfodinâmica da praia. O objetivo da pesquisa é a avaliação da análise da fração arenosa como uma ferramenta para o refinamento de dados sedimentológicos dos sedimentos superficiais do sistema ambiental do Sueste (praia, manguezal, laguna, dunas e baía), localizado no sudeste da ilha principal. Foram coletadas 146 amostras de sedimentos superficiais em sete trabalhos de campo sazonais entre os anos de 2010/2011. Os métodos de pesquisa incluem a análise da fração arenosa, granulométrica, do carbonato de cálcio e da matéria orgânica elementar e isotópica. As amostras coletadas foram, predominantemente, de areia fina, bem a moderadamente selecionadas e bioclásticas, apresentando alto teor carbonático (>90% em 83,5% das amostras). A análise da fração arenosa indicou uma homogeneidade espacial e temporal dos grãos, apresentando predominantemente índices BM de 0,80-0,85 indicando forte influência marinha nos processos sedimentares atuais, sendo composto principalmente de fragmentos de conchas de moluscos e corais. Os valores gerais dos dados obtidos foram também indicados na origem oceânica da matéria orgânica sedimentar (C/N<12 e δ13C>19‰PDB) e nas características erosivas dos perfis praiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Da Silva, Luciana Maria, and Milde Maria Da Silva Lira. "Desplazamiento espacial y temporal del litoral en las playas de Recife y Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil." Revista Cartográfica, no. 96 (April 30, 2018): 13–31. http://dx.doi.org/10.35424/rcarto.i96.185.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas, o crescimento da urbanização vem provocando grandes transformações nos aspectos sociais, econômicos e morfológicos nas áreas costeiras. As praias urbanas de Boa Viagem e Pina (Recife-PE) e a praia de Piedade (Jaboatão dos Guararapes-PE) têm apresentado estes aspectos, onde se observa vulnerabilidade costeira à erosão. O objetivo deste trabalho é analisar o deslocamento espacial e temporal da linha de costa. Para isto modelouse a massa de dados obtida do método de levantamento geodésico relativo cinemático, o qual possibilita o monitoramento da linha de costa, para os anos de 2007, 2009, 2010 e 2012. Foi empregado o método de transectos, o qual é necessário adotar uma linha de costa como base, 2007. E foi dividida a área de estudo em 6 setores para que se pudesse analisar o deslocamento médio da linha de costa. Os setores 1 e 5 apresentam acreção em todos os períodos analisados (2007-2009, 2007-2010, 2007-2012). O setor 2 apresentou erosão em todos os períodos analisados. Os setores 3 e 6 nos períodos de 2007-2009 e 2007-2010, apresentaram erosão, enquanto de 2007-2012 apresentaram tendência a acreção. Destacase que no setor 4 não se realizou o cálculo devido ser a área que apresenta enrocamento. Esse estudo tende a contribuir para análise do comportamento temporal nos projetos de tomadas de decisões em ambientes costeiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Cordeiro, Itamar, Nathália Körössy, and Vanice Selva. "DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE CARGA TURÍSTICA A PARTIR DO MÉTODO CIFUENTES ET AL. (1992): Aplicação à Praia dos Carneiros (Tamandaré/PE)." Turismo - Visão e Ação 15, no. 1 (April 23, 2013): 057. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v15n1.p057-070.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Mendonça, Isabela Vieira dos Santos, and Jarcilene Silva Almeida-Cortez. "Caracterização da galha induzida por ácaro em Laguncularia racemosa (L.) Gaertn (Combretaceae)." Biota Neotropica 7, no. 3 (2007): 163–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032007000300018.

Full text
Abstract:
As galhas se caracterizam como transformações atípicas de tecidos e/ou órgãos vegetais, podendo ser causadas por ácaros, fungos, nematódeos ou insetos. São resultado de uma íntima associação entre a planta hospedeira e o agente indutor e podem ser induzidas em várias partes da planta. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a galha foliar de Laguncularia racemosa (Combretaceae), verificando a influência da sazonalidade na ocorrência da mesma, no município de Ipojuca, PE. O manguezal de Maracaípe foi dividido em seis parcelas (30 x 30 m) levando-se em consideração a proximidade com a foz do estuário, cujo sedimento era predominantemente arenoso. Foram realizadas excursões mensais a campo, de novembro/2004 a outubro/2005, para coletar 40 folhas com galhas do 2º ou 3º par de folhas expostas ao sol por parcela. Foram, ainda, coletadas 40 folhas sadias (2° - 3° par de folhas expostas ao sol/ parcela), em janeiro (época seca) e julho (época chuvosa) para comparar as áreas foliares destas com aquelas das folhas galhadas. A galha foliar induzida por uma nova espécie de Brachendus (Acari, Eriophyidae) em L. racemosa atravessa ambas as faces foliares, tem coloração esverdeada, formato arredondado e comprimento e altura médios de 1,5 ± 0,23 x 1,0 ± 0,14 mm, respectivamente. Foram encontradas em média 35 ± 4,4 (N = 50 galhas) indivíduos adultos por galha. Foi observada uma tendência preferencial do ácaro em induzir galhas próximas ao ápice foliar. A comparação da área foliar entre as folhas galhadas e sadias só apresentou diferença significativa para a estação chuvosa. Neste mesmo período, o número de galhas encontrado é significativamente menor, talvez como uma conseqüência da maior produção de folhas nesta época do ano e/ou pelo comprometimento da locomoção dos ácaros pelas chuvas. Em geral, as áreas mais próximas à foz do estuário apresentaram significativamente menos galhas que as mais distantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Sacramento, Ana Cláudia, Carmen Sílvia Zickel, and Eduardo Bezerra de Almeida Jr. "Aspectos florísticos da vegetação de restinga no litoral de Pernambuco." Revista Árvore 31, no. 6 (December 2007): 1121–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622007000600017.

Full text
Abstract:
As zonas costeiras acolhem quadros de alta riqueza e relevância ecológica que as qualificam como importante ecossistema para conservação. O objetivo deste estudo foi listar as espécies que compõem a restinga da praia do Paiva e descrever a sua fisionomia. A área de restinga compreende 147 ha, situa-se no Município do Cabo de Santo Agostinho, PE, sob as coordenadas 08º07'30"S e 35º00'55"W. As coletas florísticas foram realizadas durante 28 meses, em todos os estratos. O solo foi classificado como Neossolo Quartzarênico; foram determinadas duas fisionomias: a floresta não-inundável e o fruticeto aberto não-inundável. Foram listadas 124 espécies, distribuídas em 103 gêneros e 55 famílias. As famílias com maior número de espécies foram Myrtaceae, com 11 espécies, Cyperaceae (10), Fabaceae (8), Euphorbiaceae (7), Rubiaceae (6) e Asteraceae (5). As espécies Anacardium occidentale, Tapirira guianensis, Chamaecrista ramosa, Protium heptaphyllum, Byrsonima sericea, Myrcia rotundifolia e Marlierea schotti são encontradas na maioria das restingas do Nordeste. No entanto, devido à incipiência dos estudos na Região não foram verificadas espécies endêmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Rocha, César P., Tereza Cristina M. Araújo, and Francisco Jaime B. Mendonça. "Aplicação de técnicas de posicionamento GPS tridimensional para localizar linhas de costa: estudo de caso na praia de Boa Viagem, Recife/PE, Brasil." Revista de Gestão Costeira Integrada 8, no. 2 (December 2008): 127–37. http://dx.doi.org/10.5894/rgci139.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Santana, Fabio Magno da Silva, Simone Rabelo da Cunha, William Severi, and Maria Elisabeth de Araújo. "Análise quantitativa trianual da riqueza íctia em função da lua e períodos do dia: estudo de caso na zona de arrebentação, Itamaracá, Pernambuco." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 6 (November 5, 2019): 302–15. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.006.0026.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do período (diurno e noturno) e da lua (nova e crescente) na riqueza de espécies de peixes da zona de arrebentação da Praia de Jaguaribe (Ilha de Itamaracá, PE); avaliar a variação interanual da riqueza dessas espécies e avaliar o desenho amostral utilizado para representar a riqueza das espécies de peixes em zonas de arrebentação. Para isto os peixes foram coletados mensalmente, ao longo de 36 meses, em quatro combinações de período do dia e fases da lua, sendo: diurno-nova, diurno-crescente, noturno-nova; noturno-crescente. Para as comparações entre estas situações e também entre os agrupamentos de dados para período diurno, período noturno, lua nova, lua crescente, ano 1, ano 2 e ano 3, foram calculadas as seguintes variáveis: riqueza total de espécies, número de espécies compartilhadas, número de espécies exclusivas, número de espécies raras e comuns em termos de abundância e freqüência de ocorrência. Foram também comparadas as curvas de riqueza acumulada para as diferentes combinações de dados. Pudemos observar que houve forte efeito do período do dia, da fase da lua e do ano sobre as assembléias, embora estes efeitos sejam mais claros sobre a composição de espécies do que sobre o número de espécies. Cada situação avaliada apresentou elevado número de espécies raras. Os valores de riqueza de espécies e de abundância de indivíduos foram maiores no período diurno do que no noturno, na lua nova do que na lua crescente, e no ano 1 do que nos demais anos. As assembléias de peixes da zona de arrebentação do Jaguaribe podem ser representadas adequadamente com 12 meses de coleta, desde que em cada mês sejam coletados os dois períodos do dia e as duas fases da lua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Stefane da Silva Vieira, Júlia, Lucas Henrique Ribeiro Reis, and Osvaldo Girão da Silva. "ANÁLISE MORFODINÂMICA DE AMBIENTES COSTEIRO E ESTUARINO DO MUNICÍPIO DE GOIANA, LITORAL NORTE DO ESTADO DE PERNAMBUCO." Revista Cerrados 18, no. 01 (April 20, 2020): 83–106. http://dx.doi.org/10.22238/rc244826922020180183106.

Full text
Abstract:
O município de Goiana, desde a década 2000, vem apresentando um considerável crescimento socioeconômico oriundo da implementação de empreendimentos que estão influenciando sobre o aumento da ocupação da zona costeira municipal. Para a pesquisa ora apresentada, utilizou-se de imagens de satélite do Google Earth Pro para a análise espaço-temporal da evolução das unidades geomorfológicas delimitadas e mapeamento. Através do ArcGis 10.3, vetorizou-se os modelos evolutivos finais do relevo, assim como produziu-se mapas de uso e ocupação da terra, além da obtenção de dados de campo através de uma check list que correlaciona processos e feições costeiras a elementos da paisagem natural e antrópica e seus respectivos estágios morfodinâmico. A área de estudo compreende as unidades de praia de Ponta de Pedras e Carne de Vaca, além do ambiente estuarino do rio Megaó. A partir dos resultados, constatou-se que a maior parte das áreas de estudo caracteriza-se como pertencente ao estágio morfodinâmico de meio Integrade, devido à identificação de geoindicadores de erosão quanto a de estabilidade do meio. Os processos morfodinâmicos encontrados nas unidades geomorfológicas encontram-se intrinsecamente relacionados com os processos de urbanização das zonas costeiras. Palavras-chave: Processos morfodinâmicos. Ambiente costeiro. Goiana-PE. MORPHODYNAMIC ANALYSIS OF COASTAL AND ESTUARINE ENVIRONMENTS OF THE MUNICIPALITY OF GOIANA, NORTH COAST OF THE STATE OF PERNAMBUCO ABSTRACT The municipality of Goiana, since the 2000s, has been showing considerable socioeconomic growth due to the implementation of projects that are influencing the increase in the occupation of the municipal coastal zone. For the research now presented, Google Earth Pro satellite images were used for the spatio-temporal analysis of the evolution of the delimited geomorphological units and mapping. Through the ArcGis 10.3, the final evolutionary models of the relief were vectored, as well as maps of land use and occupation were produced, in addition to obtaining field data through a check list that correlates coastal processes and features to landscape elements. natural and anthropic and their respective morphodynamic stages. The study area comprises the Ponta de Pedras and Carne de Vaca beach units, in addition to the estuary environment of the Megaó River. From the results, it was found that most of the study areas are characterized as belonging to the morphodynamic stage of Integrade medium, due to the identification of erosion geoindicators as to the stability of the medium. The morphodynamic processes found in the geomorphological units are intrinsically related to the urbanization processes of coastal areas. Keywords: Morphodynamic processes. Coastal environment. Goiana-PE. ANÁLISIS MORFODINÁMICO DE AMBIENTES COSTEROS Y ESTUARINOS DEL MUNICIPIO DE GOIANA, COSTA NORTE DEL ESTADO DE PERNAMBUCO RESUMEN El municipio de Goiana, desde la década de 2000, ha mostrado un considerable crecimiento socioeconómico debido a la implementación de proyectos que están influyendo en el aumento de la ocupación de la zona costera municipal. Para la investigación ahora presentada, las imágenes de satélite de Google Earth Pro se utilizaron para el análisis espacio-temporal de la evolución de las unidades geomorfológicas delimitadas y el mapeo. A través de ArcGis 10.3, se vectorizaron los modelos evolutivos finales del relieve, así como también se produjeron mapas de uso y ocupación del suelo, además de obtener datos de campo a través de una lista de verificación que correlaciona los procesos y características costeros con los elementos del paisaje. natural y antrópico y sus respectivas etapas morfodinámicas. El área de estudio comprende las unidades de playa Ponta de Pedras y Carne de Vaca, además del entorno del estuario del río Megaó. A partir de los resultados, se encontró que la mayoría de las áreas de estudio se caracterizan por pertenecer a la etapa morfodinámica del medio Integrade, debido a la identificación de geoindicadores de erosión en cuanto a la estabilidad del medio. Los procesos morfodinámicos encontrados en las unidades geomorfológicas están intrinsecamente relacionados con los procesos de urbanización de las zonas costeras. Palabras-clave: Procesos morfodinámicos. Ambiente costero. Goiana-PE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

CRAVEIRO, Nykon, Cosme CASTRO JUNIOR, Kênia Valença CORREIA, and George Chaves JIMENEZ. "Análises qualitativas de metais em casca de ovos de Eretmochelys imbricata Linnaeus (1766) (Testudines, Cheloniidae)." Tropical Oceanography 44, no. 1 (November 30, 2016). http://dx.doi.org/10.5914/tropocean.v44i1.8032.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi avaliar a presença de metais em cascas de ovos de Eretmochelys. imbricata coletados de dois ninhos depositados na praia de Maracaípe, Município do Ipojuca, Pernambuco - Brasil, utilizando uma metodologia qualitativa não invasiva. Nas cascas dos ovos foram identificados a presença de Hg, Li, Ba e Zn. Com isso,podemos concluir que a metodologia empregada para avaliar as cascas dos ovos de Eretmochelys imbricata permite identificar a presença de metais, podendo o método ser utilizado na avaliação exploratória em áreas de desova dessa espécie listada como em perigo de extinção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Coimbra, Camila Dias, Glauber Carvalho, Hélida Philippini, Manoely França de Melo Silva, and Ericarlos Neiva. "Determinação da concentração de metais traço em sedimentos do estuário do rio Maracaípe – PE/BRASIL." Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology 19, no. 2 (September 14, 2016). http://dx.doi.org/10.14210/bjast.v19n2.4863.

Full text
Abstract:
A região de Maracaípe localizada no litoral sul de Pernambuco vem sofrendo um intenso processo de urbanização dos seus ecossistemas costeiros e transformações socioambientais pautadas no crescimento do turismo como principal atividade econômica. Apesar de ser uma área de grande importância social, econômica e ambiental, a região estuarina de Maracaípe tem sido pouco estudada, o que representa um estímulo para a realização do estudo. Coletas foram realizadas nos períodos seco (Dezembro/2011, Outubro/2012 e Novembro/2012) e chuvoso (Julho/2011, Agosto/2011, Abril/2012, Maio/2012, Julho/2012 e Agosto/2012), em três estações e nas margens direita e esquerda de cada estação, tendo sido avaliados in loco os parâmetros hidrológicos como pH, salinidade, transparência, temperatura e oxigênio dissolvido através de Sonda Multiparamétrica modelo YSI6600 V2-4 e comparados com a Resolução CONAMA nº 357/2005. Os sedimentos foram coletados a 10 cm de profuncidade, com espátula de acrílico, secos à temperatura ambiente, destorroados e peneirados em malha com abertura de 60 micra, para posterior determinação do teor de matéria orgânica e concentração dos metais traço (Cromo (Cr), Manganês (Mn), Ferro (Fe), Níquel (Ni), Cobre (Cu), Zinco (Zn), Cádmio (Cd) e Chumbo (Pb)). Para quantificação de metais traço nas amostras foi utilizado um Espectrômetro de Emissão Ótica em Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-OES). Os resultados dos parâmetros hidrológicos foram comparados à limites definidos pela resolução CONAMA 357/2004, e as concentrações de metais foram avaliadas levando-se em consideração limites definidos pelo Conselho Canadense dos Ministros de Meio Ambiente (CCME) para Cr, Cd, Pb, Cu e Zn, pela Agência Americana de Proteção ao Meio Ambiente (EPA) para Fe, além de background na Estação Rádio Pina para Mn. Os resultados indicaram que o rio Maracaípe possui teor de oxigênio dissolvido abaixo do limite legal aceitável com exceção da estação 1. As concentrações de metais encontradas evidenciam a presença de Cd e Pb acima dos limites máximos estabelecidos pelo CCME e de Fe acima do limite máximo definido pela EPA. As concentrações de metais encontradas evidenciam a presença de Cd (7,4 ± 1,5 mg.kg-1) e Pb (358 ± 63 mg.kg-1) acima dos limites máximos estabelecidos pelo CCME, quais sejam, 3,5 mg.kg-1 e 91,3 mg.kg-1, respectivamente, e de Fe (30.534 ± 7057 mg.kg-1) acima do limite máximo definido pela EPA (17.000 mg.kg-1). Os resultados encontrados (água e sedimento) foram cruzados utilizando-se o programa estatístico The Unscrambler 9.2, evidenciando correlação entre os parâmetros avaliados. Concluiu-se que os sedimentos da estação 3 são mais contaminados do que os das demais estações analisadas. As concentrações de metais traço acima do permitido por legislação sugerem continuidade no monitoramento da área estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

AUSTREGÉSILO FILHO, Péricles Tavares, and Marilena RAMOS-PORTO. "Crustáceos Decápodos Coletados nos Recifes da Praia do Paiva-PE." Tropical Oceanography 23, no. 1 (June 30, 1994). http://dx.doi.org/10.5914/tropocean.v23i1.2689.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Silveira, Rosana Beatriz, Suzana Muniz Ramineli, Maira Kegler Vega, Rodrigo Amighini Rosa, and Mariana Guimarães de Azevedo. "TURISMO X CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO PASSEIO DO CAVALO-MARINHO NO ESTUÁRIO DO RIO MARACAÍPE (IPOJUCA, PE): HORA DE REMEDIAR A SITUAÇÃO." Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur) 4, no. 4 (October 24, 2011). http://dx.doi.org/10.34024/rbecotur.2011.v4.6005.

Full text
Abstract:
Situado no município de Ipojuca, PE, o estuário do rio Maracaípe (8º32’14,9’’S e 35º00’17,8’’W) apresenta um extenso manguezal cujas espécies vegetais dominantes são Rhizophora mangle (mangue vermelho) e Avicennia schaueriana (mangue negro). Dentro do estuário, é praticada a pesca (peixes, crustáceos e moluscos) e há a extração de madeira para a construção de casas e barcos e uso como lenha. Aproximadamente 2 Km para o interior do estuário, existe uma grande ocupação humana, ocorrendo o lançamento de efluentes domésticos diretamente no corpo d’água. Por muitos anos, o estuário do rio MaracaÍpe foi conhecido como o “santuário dos cavalos-marinhos” em Pernambuco. Há mais de dez anos, nesse local, é realizado o “passeio do cavalo-marinho”, desenvolvido por jangadeiros vindos da pesca ou de famílias de pescadores. Os registros do Projeto Hippocampus sobre a população de cavalos-marinhos do estuário do rio Maracaípe data de 2001. Nessa época, havia somente sete jangadeiros na atividade. Entre 2001 e 2003, a partir de pesquisas em campo e em laboratório, foram levantados dados inéditos da biologia do cavalo-marinho Hippocampus reidi, espécie nativa no estuário, tais como alta estação reprodutiva, fecundidade e fertilidade, entre outros. Atualmente, tais informações integram o Plano Nacional para Manejo de Cavalos-Marinhos, a ser implementado pelo IBAMA/MMA. Após esse período, o Projeto iniciou o monitoramento da população de cavalos-marinhos do estuário, tendo por ferramentas o mergulho livre e o censo visual, pesquisa que perdura até os dias atuais. O monitoramento é realizado em quatro pontos do estuário: dois deles com visitação turística e dois sem essa influência. Hoje em dia, 38 jangadeiros trabalham no passeio, realizado durante todo o ano, de terça-feira a domingo, abrangendo uma pequena área do estuário. O passeio consiste em conduzir a jangada até os locais de preferência dos cavalos-marinhos (sabidamente conhecidos pelos jangadeiros), onde os condutores do passeio mergulham e capturam o(s) animal(is) e colocam em vidros de aproximadamente três litros de capacidade. O manuseio desses animais é feito independentemente de idade, sexo, machos grávidos ou não (são os cavalos-marinhos machos que engravidam). Os turistas podem fotografar e filmar os cavalos-marinhos que, a seguir, são devolvidos à água pelo jangadeiro ou mantidos para mostrar a outra jangada com turistas que venha chegando. Tal prática é repetida pelos 38 jangadeiros diversas vezes ao dia. Entretanto, pesquisas do Projeto Hippocampus mostram que a densidade dos animais nos pontos amostrais foi diminuindo, alcançando o valor 0 nos meses de julho a setembro de 2010. Em novembro de 2010, apresentou densidade de 0,001 ind/m2. Durante o estudo, não só o número de animais capturados diminuiu grandemente, mas houve inversão da estrutura populacional identificada ao longo dos anos naquele estuário e em outros que estão fora de pressão antrópica. A análise dos dados sugere também que esteja ocorrendo a translocação de animais e que, se não houver intervenção dos órgãos ambientais, há um grave risco de extinção local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

SOUSA, Glauber Santana de, and Adilma De Lourdes Montenegro COCENTINO. "Macroalgas como Indicadoras da Qualidade Ambiental da Praia de Piedade – PE." Tropical Oceanography 32, no. 1 (June 30, 2004). http://dx.doi.org/10.5914/tropocean.v32i1.5030.

Full text
Abstract:
Estudos sobre as macroalgas como indicadoras das condições ambientais da praia de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, PE, foram realizados em setembro e outubro de 2001. Foram demarcadas duas estações em região recifal, cada uma com 4 áreas de coleta. As algas foram retiradas com auxílio de uma espátula sendo acondicionadas em sacos plásticos, também coletou-se amostras para a determinação da biomassa através do uso de um quadrado (20 x 20cm). Amostras da água foram coletadas para determinação dos dados de temperatura, salinidade, pH e nutrientes. A análise hidrológica registrou teores normais para áreas costeiras, exceto a salinidade do lençol freático que apresentou valores muito baixos. Identificou-se 29 espécies de macroalgas, com representantes de todas as divisões. Contudo, na biomassa, destacaram-se as clorofíceas, principalmente Enteromorpha flexuosa, Enteromorpha lingulata, Ulva fasciata e Ulva lactuca que caracterizam ambientes estressados. A biomassa média geral da estação 1 (9,15g.m-2) foi menos de 1/3 do que a biomassa média da estação 2 (34,4g.m-2), entretanto a análise de variância não apresentou diferenças significativas entre as estações e áreas coletadas, apenas a estação 1 apresentou nível significativo entre os diferentes dias de coletas. Contudo, a análise de agrupamentos evidenciou dois grupos de datas e dois conjuntos de amostras com base na biomassa. A menor biomassa na estação 1, se deve a sua maior vulnerabilidade a ações estressantes. Os principais impactos antropogênicos observados foram devido a alta concentração urbana que tem gerado um imput de matéria orgânica na área, sendo necessárias medidas que visem minimizar este impacto. Palavras chave: Macroalgas, bioindicadores, impactos, Praia de Piedade, Pernambuco
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Holanda, Tiago Fernando, Rodrigo Mikosz Gonçalves, Anderson Pereira Lino, Pedro Souza Pereira, and Paulo Henrique Gomes de Oliveira Sousa. "CLASSIFICAÇÃO DAS VARIAÇÕES MORFODINÂMICAS E PROCESSOS COSTEIROS, PRAIA DO PAIVA, PE, BRASIL." Revista Brasileira de Geomorfologia 21, no. 2 (April 1, 2020). http://dx.doi.org/10.20502/rbg.v21i2.1796.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Italiano de Carvalho Rocha, João. "Alterações nas dunas da Praia de Boa Viagem - Recife (PE) originadas por Ação Antrópica." Investigaciones Geográficas, December 28, 2018, 138. http://dx.doi.org/10.5354/0719-5370.2018.48066.

Full text
Abstract:
O ambiente de dunas com a vegetação na região costeira tem se tornado uma das áreas do espaço geográfico que mais sofre com a ação antrópica mal planejada, ficando exposto à degradação dos seus componentes naturais. A preservação dos cordões de dunas frontais ainda é apontada como a melhor solução para prevenir uma região da erosão costeira. Para obtenção dos dados teóricos da pesquisa foi utilizado como motor de busca o site Google e as imagens de campo foram obtidas por sensoriamento remoto. O arco praial da Praia de Boa Viagem pode ser descrito como um sistema dominado por ondas e ventos, agentes responsáveis pela dinâmica sedimentar e modeladores da linha da costa. Observou-se uma perda significativa de dunas com a cobertura vegetal aceleradas por ação antrópica. Conclui-se que há uma necessidade de implantação de um manejo adequado de recuperação da área degradada que aumenta sua extensão há cada ano. Buscou-se no presente estudo entender as consequências da ação antrópica no ambiente natural da praia de Boa Viagem, Recife-PE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

MAGALHÃES, Silvia Elicia Fragoso, and Maria Christina Barbosa de ARAÚJO. "Lixo marinho na praia de Tamandaré (PE–Brasil): caracterização, análise das fontes e percepção dos usuários da praia sobre o problema." Tropical Oceanography 40, no. 2 (December 20, 2012). http://dx.doi.org/10.5914/tropocean.v40i2.5339.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo identificar os tipos e as fontes do lixo presentes na praia de Tamandaré-PE, sua relação com o número de usuários, e a percepção desses usuários em relação ao problema. As amostragens ocorreram em agosto e outubro de 2009. A coleta do lixo foi realizada em um transecto com 250m² e em uma faixa com 100m², (linha do deixa). A aplicação dos questionários ocorreu para 10% dos usuários presentes na área. A quantidade de usuários foi 1,75 vezes maior no período seco do que no chuvoso. A quantidade de lixo total coletada nos dois períodos foi de 2.254 itens, sendo também maior no período seco (duas vezes mais em relação ao chuvoso), porém não houve diferença qualitativa do lixo entre os dois períodos, nem entre os locais de amostragem. O lixo relacionado com usuários foi maioria (80,5%). Vinte e oito por cento (28%) dos usuários estão mais preocupados com a infraestrutura e serviços prestados no local e 48% com a própria saúde e conforto e não com a limpeza da área. Há necessidade de projetos de educação ambiental e melhoria dos sistemas de limpeza urbana em Tamandaré. Palavras-chave: ambientes costeiros; lixo marinho; percepção ambiental; gestão ambiental
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Melo e Silva, Elida Regina de, Daniele Laura Bridi Mallmann, and Pedro de Souza Pereira. "Análise da estabilidade da Praia do Janga (Paulista, PE, Brasil) utilizando ferramenta computacional." Revista de Gestão Costeira Integrada, March 2015, 109–20. http://dx.doi.org/10.5894/rgci492.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

GREGÓRIO, Maria das Neves, Tereza C. Medeiros de ARAÚJO, and Lúcia M. Mafra VALENÇA. "Variação sedimentar das praias do Pina e Boa Viagem, Recife (PE)." Tropical Oceanography 32, no. 1 (June 30, 2004). http://dx.doi.org/10.5914/tropocean.v32i1.5032.

Full text
Abstract:
As praias do Pina e da Boa Viagem localizam-se na cidade do Recife – PE. Com o objetivo de caracterizar a variação sedimentológica destas praias, bem como observar possíveis mudanças sazonais, foram coletadas 13 amostras de sedimentos superficiais ao longo do arco praial nos meses de Junho de 2002 (estação chuvosa) e Dezembro de 2002 (estação seca), durante a maré de sizígia. Os sedimentos passaram pelo peneiramento úmido e seco, utilizando-se um intervalo de peneiras de 1/2Φ, no Laboratório de Oceanografia Geológica (UFPE). Os mesmos foram classificados como areia muito fina à média durante a estação chuvosa, e de areia fina à média na estação seca, com areia média ocorrendo apenas na parte central da área. As amostras apresentaram uma predominância de grãos bem selecionados na estação chuvosa, e moderadamente selecionados na estação seca. Houve uma maior ocorrência de curvas aproximadamente simétricas nas duas estações, com maior representatividade no inverno, indicando um ambiente de maior energia. Apresentam distribuições mesocúrtica em ambas estações, sugerindo-se uma mistura no selecionamento dos grãos. Os sedimentos são constituídos por grãos de quartzo (80%) e material bioclástico (20%). Os grãos de quartzo variam de subarredondados a arredondados, com alta esfericidade, e textura superficial brilhante, indicando um transporte aquático. O maior teor de carbonato de cálcio foi encontrado ao norte da área, onde não há presença de recifes. Palavras chaves: Sedimentos, praia, variações sazonais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Dias e Cordeiro, Itamar, and Cláudio Castilho. "A (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO A PARTIR DO FENÔMENO TURÍSTICO: UM ESTUDO SOBRE A COMUNIDADE DE AVER-O-MAR (SIRINHAÉM - PE)." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 12 (December 31, 2006). http://dx.doi.org/10.5380/raega.v12i0.3407.

Full text
Abstract:
Este estudo discute o papel do turismo como vetor de(re)produção do espaço litorâneo no nordeste. Como estudode caso, tomou-se a realidade da Praia de Gamela e da comunidadede pescadores artesanais de Aver-O-Mar, situadano Litoral Sul de Pernambuco. Observou-se que o processode turistificação do espaço começa com a criação da ideologiade que o turismo é a “vocação natural” para o aproveitamentodos espaços litorâneos. Forma-se uma imagem dapraia como paraíso tropical e, em seguida, há umaespetacularização dela. Como resultado surge um espaçoalienado onde: o nativo (pescador) não reconhece o lugar; oturista vive uma fantasia e onde o espaço perde sua identidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

De Guimaraens, Mariana Alves, João Alberto Marques Da Silva, and Danielle Falcão. "Variação temporal do recrutamento e sucessão ecológica de macroalgas em recifes areníticos da Praia de Piedade – PE, Brasil." Neotropical Biology and Conservation 6, no. 3 (January 24, 2012). http://dx.doi.org/10.4013/nbc.2011.63.04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

CAVALCANTE, Felipe Rafael Brasiliano, and Fernanda Duarte AMARAL. "Variação das Zooxantelas e Branqueamento no Hidróide Calcário Millepora alcicornis Linnaeus, 1758 nos Recifes de Porto de Galinhas - Nordeste Brasileiro." Tropical Oceanography 42, no. 2 (August 30, 2014). http://dx.doi.org/10.5914/tropocean.v42i2.5810.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo analisar o padrão comportamental das zooxantelas associadas ao hidróide calcário Millepora alcicornis dos ambientes recifais da Praia de Porto de Galinhas – PE e determinar o grau de branqueamento sofrido por essa espécie e sua possível relação com a temperatura. A área estudada, Praia de Porto de Galinhas, Estado de Pernambuco, está situada entre as coordenadas 08°59’00” a 8°33’33” de latitude S e 35°00’27” a 34°59’00” de longitude W uma das praias mais visitadas do litoral brasileiro, trazendo várias importâncias para a sociedade que dependem direta e indiretamente desse ambiente. Coletas mensais foram realizadas entre setembro de 2010 e setembro de 2011, através de mergulhos em apneia. Foram retirados quatro fragmentos por mês, totalizando 52; posteriormente processados e analisados no Laboratório de Ambientes Recifais (LAR/ UFRPE). A densidade populacional das zooxantelas de M. alcicornis apresentou uma média anual de 1,2 x 106 células/ cm2 . O índice mitótico apresentou uma média anual de 6,2% e o diâmetro celular, uma média anual de 11,75 μm. A correlação entre a densidade populacional e as zooxantelas foi significativamente alta, evidenciando a estreita ligação entre as variáveis. Além de perceber a variação das zooxantelas durante o período estudado, foi possível observar um evento de branqueamento, juntamente com o aparecimento de manchas brancas ocasionadas possivelmente pela doença White Pox. Palavras chave: Simbiose, Coral-de-fogo, Ambientes recifais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Menezes, Athos Farias, Pedro De Souza Pereira, Rodrigo Mikosz Gonçalves, and Heithor Alexandre De Araújo Queiroz. "O Uso de Geoindicadores para Avaliação da Vulnerabilidade à Erosão Costeira na Praia do Forte Orange (Ilha de Itamaracá-PE, Brasil)." Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ 43, no. 3 (September 30, 2020). http://dx.doi.org/10.11137/2020_3_250_259.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography