To see the other types of publications on this topic, follow the link: Prática como Pesquisa.

Journal articles on the topic 'Prática como Pesquisa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Prática como Pesquisa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Webb, Olivia, and Chris Braddock. "Prática de Ensaio como Pesquisa." DAT Journal 3, no. 2 (2018): 325–52. http://dx.doi.org/10.29147/dat.v3i2.92.

Full text
Abstract:
Este artigo explora caminhos que os artistas trabalham com as pessoas em performances ou práticas artísticas sociais. Abordando diretamente e organizando pessoas envolve uma ética de atenção, incluindo modos de ouvir, que desdobram-se em variados resultados de pesquisa. Nesse contexto, o livro de Lisbeth Lipari de 2014 Ouvir, Pensar, Ser: No Sentido de uma Sintonia Ética discute a noção do filósofo Emmanuel Levinas do encontro cara a cara com o outro como um união que deve abranger a diferença. Práticas de audição e afinação tem papel crítico no projeto de PhD de Olivia Webb da Universidade AU
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Maura Maria Guimarães de. "Pesquisa como instrumento da prática." Revista Brasileira de Enfermagem 48, no. 2 (1995): 155–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671995000200009.

Full text
Abstract:
O trabalho aborda a utilização da pesquisa como instrumento da prática profissional da enfermaria na área de assistência, administração e ensino. Situa a ciência como processo. Ressalta a responsabilidade da enfermeira na produção da conhecimento científico. Destaca os fatores que dificultam e facilitam a pesquisa, além dos aspectos éticos envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alexandre, Agripa Faria. "Pesquisa acadêmica e prática educativa como um problema sociológico." Cadernos de Pesquisa 41, no. 143 (2011): 502–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742011000200009.

Full text
Abstract:
A pesquisa acadêmica e a prática educativa são analisadas a partir de quatro concepções rivais. Na concepção dita conjunta, entende-se que é indissociável a pesquisa acadêmica da prática educativa. Na complementar, assinala-se que apenas existe uma relação de complementaridade entre pesquisa acadêmica e prática educativa, cada uma influenciando a outra indiretamente. Na crítica, propõe-se pensar o efeito da alienação e da reprodução mercadológica, tanto na pesquisa acadêmica quanto na prática educativa. Por último, na de risco, acusa-se existir antes que uma união, complementaridade ou reprodu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Porto, Tânia Mara Esperon. "Educação e Comunicação como prática de pesquisa." Comunicação & Educação, no. 12 (August 30, 1998): 49. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i12p49-56.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cruz, Carlos Renilton Freitas, Evanildo Moraes Estumano, and Evandro Costa de Medeiros. "NOTAS SOBRE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NOTAS SOBRE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO." Revista Margens Interdisciplinar 4, no. 5 (2016): 239. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v4i5.2794.

Full text
Abstract:
Reflexão sobre o processo educativo com vistas a proporcionar aos educandos a capacidade de questionamento, problematização e intervenção crítico-criativa na realidade. Analisa-se a pesquisa como princípio educativo, por meio depesquisa bibliográfica, a partir da necessidade gerada nas experiências dos autores no campo de formação em programas de ensino e extensão universitária. Os argumentos básicos são que a aprendizagem é um produto “fenomenológico” resultado da atividade questionadora do sujeito, que ocorre por meio do significado que as coisas têm para as pessoas envolvidas.Resultante da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sodré, Muniz. "Jornalismo como campo de pesquisa." Brazilian Journalism Research 10, no. 2 (2015): 124–33. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v10n2.2014.742.

Full text
Abstract:
Trata-se de enfatizar como necessária a correlação da prática jornalística com a totalidade cultural em suas mutações por efeito das novas tecnologias da informação e da comunicação. Uma das preliminares epistemológicas é a crítica da concepção informacional, que concebe a comunicação como mera transferência de conteúdos de um polo a outro e que vem sustentando teoricamente a maior parte dos estudos de mídia. Midiatização, retórica e mercado. Narratividade e prática jornalística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Meehan, Emma. "SPEAK: MOVIMENTO AUTÊNTICO, ‘TEXTO ENCARNADO’ E PERFORMANCE COMO PESQUISA." Cena, no. 20 (October 27, 2016): 206. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.68964.

Full text
Abstract:
Neste artigo, vou examinar a relação entre movimento e linguagem na minha prática de Movimento Autêntico, enfocando o escrever para e sobre a performance. Embora práticas somáticas como o Movimento Autêntico promovam a integração corpo-mente e muitas vezes usem a reflexão baseada na linguagem sobre a experiência, frequentemente encontro perspectivas conflitantes na relação entre corpo e linguagem nos contextos nos quais eu trabalho. A fim de investigar ideias de divisão e integração entre movimento e linguagem, abordo uma performance como projeto de pesquisa chamada Speak (Falar). Trabalhei co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gamboa, Silvio Sánchez. "A pesquisa como estratégia de inovação educativa: a formação continuada e os problemas da Educação Básica." Revista Pedagógica 15, no. 31 (2014): 265. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v15i31.2339.

Full text
Abstract:
A pesquisa científica é uma importante geradora de estratégias de inovação. A pesquisa permite assegurar conhecimentos sobre as práticas educativas e os problemas da educação, que na forma de diagnósticos, potencializam processos de intervenção, inovação e transformação. Particularmente, perante os desafios da formação continuada, a pesquisa desempenha um papel fundamental na compreensão da prática profissional e do seu aprimoramento. A pesquisa também potencializa a atuação inovadora quando se utiliza como ferramenta confiável para conhecer os problemas da educação nas suas diversas dimensões
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Magnani, José Guilherme Cantor. "Etnografia como prática e experiência." Horizontes Antropológicos 15, no. 32 (2009): 129–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832009000200006.

Full text
Abstract:
Este artigo, a partir de alguns usos pouco ortodoxos da etnografia, fora do campo da antropologia, propõe uma discussão sobre a especificidade desse método de pesquisa, com base em pesquisas e reflexões realizadas sobre o tema no Núcleo de Antropologia Urbana da USP (NAU). Tomando como ponto de partida uma citação de Lévi-Strauss, repassa alguns autores - Goldman, Peirano, DaMatta, Favret-Saada, entre outros - para estabelecer parâmetros na busca de traços que considera específicos do fazer etnográfico e assim chega a três considerações principais: etnografia como experiência, como prática e c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Godoi, Christiane Kleinübing. "GRUPO DE DISCUSSÃO COMO PRÁTICA DE PESQUISA EM ESTUDOS ORGANIZACIONAIS." Revista de Administração de Empresas 55, no. 6 (2015): 632–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020150603.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste ensaio teórico-metodológico reside em apresentar e discutir a metodologia do Grupo de Discussão (GD) como prática grupal de pesquisa qualitativa, abrindo possibilidades posteriores para utilização no campo dos estudos organizacionais. Estruturam-se as seguintes etapas: alerta sobre o equívoco do entendimento da prática de GD como receituário; descrição sobre o que é GD e discurso grupal; diferenciação entre GD e focus group; discussão sobre os elementos técnicos do GD. Espera-se contribuir para a apresentação dessa metodologia aos pesquisadores do campo dos estudos orga
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Massário, Marcelo Schaedler, Carlos Henrique da Costa Barreto, Graziela Frainer Knoll, and Taís Steffenello Ghisleni. "Gamificação como prática de ensino." Research, Society and Development 8, no. 7 (2019): e12871109. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1109.

Full text
Abstract:
O presente trabalho buscou apresentar uma importante reconfiguração do ensino na era atual em relação à tecnologia: a inserção da prática da gamificação no ensino. Este estudo ocorreu a partir de uma breve contextualização referente à inserção da tecnologia no ensino e de como ele se construiu ao longo da história até os dias de hoje. Desse modo, o objetivo foi compreender as práticas relacionadas à prática da gamificação no contexto do ensino, visando responder a problemática de “como gamificar?”, para tanto valendo-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. A partir desta sit
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Canêjo de Andrade, Valdemira Pereira, and Francisco Kennedy Silva dos Santos. "A PESQUISA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA." Revista Ensino de Geografia (Recife) 1, no. 2 (2018): 18. http://dx.doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240439.

Full text
Abstract:
Os caminhos da pesquisa, tanto no processo de formação dos licenciandos em Geografia quanto na prática docente, são elementos fundamentais para a criação de percepções que acabam criando possibilidades para a formação e prática pedagógica do professor. As reflexões, aqui tratadas, são resultados de um estudo de investigação inicial de pesquisa do mestrado, tendo desafio deste artigo compreender no tocante a prática da pesquisa como espaço de reflexão no processo de formação docente em Geografia e o papel desta como relevante para com o campo de atuação. Portanto, na tessitura da ação metodológ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Sodré, Muniz. "Jornalismo como campo de pesquisa." Brazilian Journalism Research 6, no. 2 (2010): 7–16. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v6n2.2010.13.

Full text
Abstract:
Trata-se de enfatizar como necessária a correlação da práticajornalística com a totalidade cultural em suas mutações por efeitodas novas tecnologias da informação e da comunicação. Uma daspreliminares epistemológicas é a crítica da concepção informacional, que concebe a comunicação como mera transferência de conteúdos de um polo a outro e que vem sustentando teoricamente a maior parte dos estudos de mídia. Midiatização, retórica e mercado. Narratividade e prática jornalística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Cruz, Claudete Robalos, Cláudia Battestin, and Gomercindo Ghiggi. "A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA FREIREANA." Atos de Pesquisa em Educação 8, no. 3 (2013): 986. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p986-997.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Thomas Becker, Vanessa, Nariel Diotto, Tiago Anderson Brutti, and Sirlei De Lourdes Lauxen. "A PESQUISA CIENTÍFICA COMO PRÁTICA SOCIAL DE RESISTÊNCIA DAS MULHERES." REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 8, no. 1 (2021): 349–62. http://dx.doi.org/10.33053/revint.v8i1.371.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa demonstrar a importância da pesquisa científica como prática social de resistência, principalmente para as mulheres que, dentro do meio acadêmico, foram silenciadas e inferiorizadas, devido a uma cultura essencialmente patriarcal. Por meio de pesquisa bibliográfica e realizando a análise de figuras com dados estatísticos, buscou-se demonstrar a condição histórico-cultural das mulheres, subjugadas em virtude do gênero, partindo para a análise da necessidade de práticas de resistência com o objetivo de promoção da equidade. Por fim e usando de dados estatísticos, foram dem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Vieira de Moura, Priscilla, and Maritza Consuelo Ortiz Sanchez. "A pesquisa como alicerce da prática baseada em evidências para enfermagem contemporânea: um estudo exploratório." ACC CIETNA: Revista de la Escuela de Enfermería 1, no. 1 (2018): 7–15. http://dx.doi.org/10.35383/cietna.v1i1.159.

Full text
Abstract:
Objetivo principal: Analisar a visão dos docentes acerca das contribuições das pesquisas para a Prática Baseada em Evidências (PBE) para a enfermagem contemporânea. Metodologia: Estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, tendo como sujeitos doze docentes de enfermagem de uma Instituição Privada de Ensino Superior da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Resultados principais: Demonstraram que a pesquisa é importante para a mudança da prática de enfermagem baseada em tradições, rituais e tarefas vislumbrando uma prática mais reflexiva alicerçada no conhecimento científico, promoven
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Arendt, Ronald, Marcia Moraes, and Alexandra Tsallis. "Por uma psicologia não moderna: o PesquisarCOM como prática meso-politica." Estudos e Pesquisas em Psicologia 15, no. 4 (2015): 1143–59. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2015.20237.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é investigar possíveis contribuições da filósofa belga Isabelle Stengers para a construção do pesquisarCOM, um modo de fazer psicologia proposto por Moraes (2010). Partindo-se das noções de subjetividade e meso-política, afirmadas pela filósofa, o artigo indica que uma psicologia não moderna se torna possível se compreendermos o dispositivo de pesquisa não como um arranjo, que separa sujeito e objeto, mas como uma prática que não cessa de agenciar elementos heterogêneos. Investindo na meso-política, como uma política de vínculos, o artigo assevera que o pesquisarCOM é u
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Passos, Marcos Paulo de, and Ivete Pieruccini. "A pesquisa dialógica como ato lúdico de conhecer." Perspectivas em Ciência da Informação 21, no. 3 (2016): 89–110. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2652.

Full text
Abstract:
RESUMO O estudo permitiu identificar questões essenciais ligadas aos processos inerentes ao ato de conhecer, especialmente, ligados às aprendizagens informacionais, na perspectiva das relações entre dispositivos e apropriação da informação. Abordamos os conceitos de pesquisa escolar, reconhecida prática pedagógica que confere aos alunos participação ativa nos processos de ensino-aprendizagem em contextos educacionais formais e não formais e, de lúdico, tomado como conceito-operatório para análise de dinâmicas e processos de pesquisa realizados por jovens em dispositivo informacional dialógico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Alyne Karollayne Melquiades Souza, Joanderson Fernandes Simões, Júlio César Reis Silva, et al. "PRÁTICA LABORATORIAL DE PESQUISA SEDIMENTOLÓGICA." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (2019): 218–26. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.593.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como finalidade relatar experiências em laboratório, especificamente o Laboratório de Geografia Física - Pesquisa (LabGeoFis-Pesquisa), localizado no Departamento de Geografia, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Procuramos relatar, de forma concisa, as principais técnicas aplicadas ao trabalho laboratorial, enfatizado a temática da Geografia Física. Para tecer essas considerações, nos fundamentamos em autores como Venturi (2005) e Rudio (1990), os quais tratam sobre teorias e procedimentos relacionados às práticas d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Viana Gomes Brandão, Felipe. "Cultura do Vinil: o garimpo como prática social." Revista Ensaios 8 (February 24, 2016): 59. http://dx.doi.org/10.22409/re.v8i0.1821.

Full text
Abstract:
Este ensaio se inseriu na programação do III Seminário Fluminense de Sociologia e foi apresentado na sessão “Música, mercado e práticas sociais” do GT6 - Arte e sociedade: pesquisas recentes. Os dados aqui apresentados fazem parte do projeto de pesquisa “Cultura do vinil: práticas e representações entre os amantes de discos de vinil”, iniciado no meu último ano de graduação, em 2013, e que dou continuidade no mestrado, ainda que em outros termos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Crusoé, Nilma Castro, and Edmilson Menezes Santos. "Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa." Revista Tempos e Espaços em Educação 13, no. 32 (2020): 1–16. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13274.

Full text
Abstract:
Esse artigo tem como objetivo apresentar resultado de pesquisa sobre contribuições da Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, para a investigação qualitativa em prática educativa. Inicialmente apresenta fundamentos husserlianos presentes na fenomenologia shutziana. Em seguida, a aplicação metodológica da fenomenologia sociológica, em pesquisas sobre prática educativa e as seguintes contribuições: a) apreensão da prática educativa como objeto da consciência, o que significa apreendê-la na sua dimensão subjetiva; b) reflexão sobre o papel do pesquisador e do pesquisado na relação de pesquisa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Halicki, Zélia, Adriano Stadler, Sieglinde Kindl Cunha, and Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov. "Comunidades de Prática:." Revista de Administração, Sociedade e Inovação 7, no. 3 (2021): 89–103. http://dx.doi.org/10.20401/rasi.7.3.503.

Full text
Abstract:
A partir da década de 1990, um volume substancial de literatura foi publicado sobre comunidades de prática (CP) e muitos pesquisadores investigaram sua existência e a eficácia em uma variedade de contextos. Nesse cenário, este estudo tem como objetivo investigar se a construção do conhecimento de um grupo de pesquisa de doutorado ocorre na forma de uma CP. Utilizando a abordagem conceitual proposta por Wenger (1998) como base analítica, o presente estudo combinou vários métodos de investigação, como observação participante, análise do conteúdo das mídias sociais, entrevista e questionário. Os
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Souza, Thiago Roozevelt de, and Ludmilla Meyer Montenegro. "A prática reflexiva de um conselho profissional a partir de suas práticas e praticantes." Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 5, no. 2 (2016): 53–66. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2016v5n2p53-66.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento dos estudos sobre estratégia levou a um direcionamento das pesquisas para o nível do estrategista, como uma forma de conhecer a estratégia empresarial a partir daqueles que efetivamente a executam. Nessa perspectiva, a Estratégia como Prática Social enfatiza a importância de um conjunto de atividades que emerge de interações sociais, formando a estratégia. Tais atividades podem ser analisadas a partir da prática reflexiva, uma ação espontânea e habitual que ocorre durante as práticas cotidianas. Esta pesquisa possui, como objetivo principal, analisar a prática reflexiva de um
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Schramm, Fermin Roland. "Comunicação e consentimento na pesquisa e na clínica: análise conceitual." Revista Bioética 25, no. 1 (2017): 11–18. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017251161.

Full text
Abstract:
Resumo Os dispositivos da comunicação e do consentimento fazem parte das ferramentas da prática em pesquisa e da prática clínica, e têm, portanto, importante dimensão moral em bioética. Isso se deve ao fato de serem estruturados pela dialética entre a conflituosidade inerente ao ethos e as tentativas de estabelecer convergências nele. Essas convergências podem se apresentar como modalidades de tentativa de harmonia entre as partes (como sugerido por Maliandi), ou, mais simplesmente, como maneira de os agentes morais obterem permissão (como sugerido por Engelhardt) do uso dos corpos dos pacient
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Abdalla, Maria de Fátima Barbosa. "A pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 13, no. 48 (2005): 383–400. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362005000300008.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende refletir sobre a pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente. Para isso, investiga um grupo de professoras de Ed. Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental no interior de um Programa de Educação Continuada/PEC-Formação Universitária. Nesta perspectiva, o texto aborda aspectos norteadores da metodologia de pesquisa-ação e avalia seus efeitos, analisando-os, sob a ótica das seguintes dimensões: a estrutura da escola, como contexto de trabalho; as práticas do professor frente à situação de ensino e pesquisa; e o habitus como maneiras de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Dias, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti, Carlos Ricardo Rossetto, and Sidnei Vieira Marinho. "Estratégia como Prática Social: um Estudo de Práticas Discursivas no Fazer Estratégia." Revista de Administração Contemporânea 21, no. 3 (2017): 393–412. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160095.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo foi realizado na abordagem contemporânea da Estratégia como Prática Social (EPS) com destaque para as práticas discursivas. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como as práticas discursivas contribuíram no fazer estratégia de uma Instituição de Ensino Superior comunitária. A literatura apontou que pesquisas em EPS devem utilizar abordagem qualitativa, que foi a perspectiva adotada neste trabalho. Como método, optou-se pelo estudo de caso único e, para a coleta dos dados, foi utilizada a observação sistemática em cinco reuniões do planejamento estratégico, entrevista
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Palácios, Marisa. "Pesquisa científica como eixo integrador da formação e prática médica." Revista Brasileira de Educação Médica 35, no. 4 (2011): 443–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022011000400001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Lise Lunardi-Lazzarin, Márcia, and Simoni Timm Hermes. "Governamentalidade como ferramenta analítica: uma prática de pesquisa em educação." Educação e Filosofia 27, no. 54 (2013): 859–81. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v30n60a2016-p859a881.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Rogerio, Marcele Scapin, Margarita Rosa Gaviria Mejía, and Fernanda Storck Pinheiro. "MIGRAÇÃO HAITIANA E O CASAMENTO COMO PRÁTICA SOCIAL." Revista Direitos Culturais 16, no. 39 (2021): 241–54. http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v16i39.279.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é analisar o significado do casamento no contexto migratório haitiano na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, enfocando a luta desses migrantes pelo direito ao casamento civil e a reconfiguração social da migração pela presença da mulher haitiana. A inspiração ao tema é resultado de observações empíricas realizadas em três cidades após evidências da importância do casamento para os migrantes haitianos. Além disso, exigências burocráticas à formalização civil do matrimônio entre migrantes foram adequadas para que esse direito fosse conquistado. O artigo é res
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Zaidan, Samira, Maria Cristina Costa Ferreira, and Terezinha Fumi Kawasaki. "A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA NO MESTRADO PROFISSIONAL." PLURAIS - Revista Multidisciplinar 3, no. 1 (2018): 88. http://dx.doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.88-103.

Full text
Abstract:
Aceitando o desafio de orientar pesquisadores que são profissionais de escolas e de outros espaçosformativos, alunos do programa de pós-graduação em que atuamos, apresentamos um estudo realizadocom o objetivo de compreender as especificidades do mestrado profissional com a elaboração de dissertaçãoe produto educacional, as diversas metodologias de pesquisa que requer e, em particular, a metodologiade pesquisa sobre a própria prática. Tomamos como referência prática a experiência do Programa de Pós-Graduação Educação e Docência, Mestrado Profissional (PROMESTRE/FAE/UFMG), linha EducaçãoMatemáti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Bertoldo, Mario. "O TRABALHO DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR." Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE/UEM) 11, no. 1 (2019): 106–29. http://dx.doi.org/10.4025/geoinga.v11i1.49414.

Full text
Abstract:
A metodologia de ensino baseada no Trabalho de Campo destaca-se como um recurso eficiente para dinamizar a prática curricular dos conteúdos trabalhados pela Geografia e é de grande valor para a análise e compreensão do espaço geográfico, estreitando as relações entre a teoria e a prática. Este artigo objetivou investigar a importância da aula de campo como metodologia didática para facilitar o entendimento dos conteúdos geográficos escolares. O objeto de estudo foi uma turma do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo, no município de Campo Mourão, Paraná, e a extens
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Chaves, Sediane Moreira, and Fabiana Passos de Melo. "Compliance como meio de combate à corrupção no âmbito da Lei 12.846/2013." TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA 6, no. 60 (2020): 26–54. http://dx.doi.org/10.35168/2176-896x.utp.tuiuti.2020.vol6.n60.pp26-54.

Full text
Abstract:
Trata de pesquisa relacionada à corrupção bem como à atuação do compliance (programa de integridade) como meio de combate a tais práticas. O estudo surgiu da necessidade de analisar os aspectos da Lei no. 12.846/2013 (lei anticorrupção), a qual que vem regular a responsabilização administrativa e civil das pessoas jurídicas quando observada a prática de atos contra a administração pública, bem como analisar o impacto de sua aplicação e a consequente redução dos atos de corrupção. Pretende-se, ainda, avaliar os programas de integridade no que diz respeito à eficácia de sua aplicação junto às em
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Oliveira Cunha, Teresa Claudina, Patrícia Seixas Tinoco Rabelo, and Cely Pessanha Cabral. "PROJETO INTEGRADOR “EDUCAR PELA PESQUISA”." Humanas & Sociais Aplicadas 10, no. 28 (2020): 50–59. http://dx.doi.org/10.25242/8876102820202002.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo apresentar práticas integradoras e interdisciplinares desenvolvidas por professores que atuam em um curso de formação de professores. Retrata as ações implementadas, como um indicativo de inovação nas formas de ensinar e aprender, na reorganização da relação teoria e prática, na relação orgânica entre as disciplinas a a partir da flexibilidade do currículo, do estímulo à participação, do estágio com pesquisa e a produção dos estudantes em processo formativo, superando a perspectiva tradicional do ensino e aprendizagem. Trata-se de uma estudo empírico, de natureza q
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Rocha, Hallayne Nadal Borboza, Luciane Ferreira Mocrosky, and Maria Lucia Panossian. "Atividade prática como componente curricular." Zetetike 27 (January 21, 2020): e019031. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654720.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta aspectos de um estudo orientado pela interrogação: O que é isto, Atividade Prática como Componente Curricular na formação do professor de Matemática na perspectiva da Legislação Brasileira? Pautamo-nos na abordagem fenomenológica da pesquisa qualitativa, valendo-nos da hermenêutica para a interpretação do texto legal. Neste artigo expomos caminhos percorridos para desvelar entendimentos de APCC pela compreensão/interpretação da Resolução 3/2003, que trata das diretrizes para elaboração de projetos de licenciatura em Matemática. Revelaram-se as categorias ‘Formar para ser
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Fernandes, Ciane. "A ARTE DO MOVIMENTO COMO PESQUISA SOMÁTICO-PERFORMATIVA." Cena, no. 32 (December 11, 2020): 73–82. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.104331.

Full text
Abstract:
No contexto da Prática Artística como Pesquisa, a Arte do Movimento de Rudof Laban fundamenta princípios da Abordagem Somático-Performativa e, mais especificamente, da Pesquisa Somático-Performativa. Sob a perspectiva da Análise Laban/Bartenieff de Movimento, a performatividade consiste no mover e ser co-movido por pulsões espaciais, entre matéria e energia, ebulição e pausa, integrando-se com princípios somáticos, exemplificados no texto com atividades dos Laboratórios de Performance do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA). Através de proced
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Jesus, Rudvan Cicotti Alves de. "Psicologia Forense: pesquisa, prática clínica e aplicações." Revista Brasileira de Criminalística 9, no. 1 (2020): 81. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v9i1.375.

Full text
Abstract:
O livro “Psicologia Forense: pesquisa, prática clínica e aplicações” trata de uma obra inédita, no tocante que diz sobre o estudo da prática clinica a caracterizando de forma geral, sem dar ênfase a melhor, mas sim os condicionamentos para a prática em si.A obra foi elaborada por Matthew T. Huss que atualmente é professor de psicologia na Creighton University (Nebraska, EUA), ele também é autor de mais dois livros intitulados Psicologia Forense 1ª ed. (2008) e Psicologia Forense 2ª (2013).O livro é quase inexistente de ilustrações, uma vez que traz um conteúdo unicamente teórico e metodológico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Bomfim, Rainer, Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia, and Marina Souza Lima Rocha. "Pesquisa-ação como metodologia e interseccionalidade(s) como método-praxis." Revista de Direito da Faculdade Guanambi 6, no. 02 (2020): e269. http://dx.doi.org/10.29293/rdfg.v6i02.269.

Full text
Abstract:
O objetivo do texto é mostrar uma articulação entre a metodologia da pesquisa-ação, desenvolvida por Michel Thiollent, e do método da interseccionalidade(s), que foi cunhado por Kimberlé Crenshaw. Para isso, articula-se a problemática das ciências modernas como ciências neutras e como a pesquisa-ação supera os problemas deixados por aquelas possibilitando um salto qualitativo e melhor adequado às ciências sociais aplicadas. Em seguida, passa-se à conceituação e articulação dos conceitos chaves para, por fim, demonstrar a articulação entre pesquisa-ação e interseccionalidade(s) na prática por U
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Nascimento da Silva, Carine, Camila Kuhn Vieira, Sirlei De Lurdes Lauxen, and Vaneza Cauduro Peranzoni. "A PRÁTICA DA SÉRIE DE CASO COMO MÉTODO ANALÍTICO NA ABORDAGEM MISTA." DI@LOGUS 9, no. 3 (2020): 7–19. http://dx.doi.org/10.33053/dialogus.v19i3.19.

Full text
Abstract:
A pesquisa cientifica, geralmente se insere no contexto humano como uma curiosidade dos porquês dos acontecimentos e se destaca por ser um dos processos de construção de conhecimento rigoroso, que é muito válido e confiável, que gera a ciência. Essa pesquisa é complexa e minuciosa que contextualiza uma série de metodologias que podem ser aplicadas em três abordagens diferentes, a quantitativa, a qualitativa e a conjugação das duas que é a pesquisa mista. Portanto, este trabalho teve por objetivo realizar uma revisão bibliográfica a respeito do método de série de casos em sua prática analítica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Nascimento da Silva, Carine, Camila Kuhn Vieira, Sirlei De Lurdes Lauxen, and Vaneza Cauduro Peranzoni. "A PRÁTICA DA SÉRIE DE CASO COMO MÉTODO ANALÍTICO NA ABORDAGEM MISTA." DI@LOGUS 9, no. 3 (2020): 7–19. http://dx.doi.org/10.33053/dialogus.v9i3.19.

Full text
Abstract:
A pesquisa cientifica, geralmente se insere no contexto humano como uma curiosidade dos porquês dos acontecimentos e se destaca por ser um dos processos de construção de conhecimento rigoroso, que é muito válido e confiável, que gera a ciência. Essa pesquisa é complexa e minuciosa que contextualiza uma série de metodologias que podem ser aplicadas em três abordagens diferentes, a quantitativa, a qualitativa e a conjugação das duas que é a pesquisa mista. Portanto, este trabalho teve por objetivo realizar uma revisão bibliográfica a respeito do método de série de casos em sua prática analítica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Rivera, Alessandra Souza Perez, and Mozar José de Brito. "A Pesquisa como Prática Social: um Estudo sob a Perspectiva Bourdieusiana." Organizações & Sociedade 22, no. 75 (2015): 561–82. http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230755.

Full text
Abstract:
Este trabalho buscou compreender a prática de pesquisa em ciências agrárias, realizada dentro de uma organização pública de pesquisa no Brasil, sob a perspectiva bourdieusiana. Neste sentido, resgatou-se a constituição histórica da prática, contemplando o contexto político e científico de sua criação. Em seguida, foram investigadas características distintivas entre seus agentes e manifestação de disputas com intuito de influenciar a pesquisa. A partir disso, identificaram-se os capitais em jogo e as estratégias de manutenção e subversão da ordem estabelecida no campo. Como estratégia metodológ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

ESTUMANO, Evanildo Moraes. "PANORAMA DOS ESTUDOS SOBRE PRÁTICA DOCENTE: O PROFESSOR COMO SUJEITO DA AÇÃO." Revista Margens Interdisciplinar 12, no. 19 (2019): 15. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v12i19.7847.

Full text
Abstract:
Este estudo teórico é a primeira etapa da pesquisa “Profissão docente: investigação sobre a ação pedagógica enquanto experiência significativa”, que objetiva interpretar o processo de construção do saber docente a partir do horizonte de significado que as pessoas produzem por meio da profissionalização na Educação Básica. A pesquisa bibliográfica coletou artigos do período de 2009 a 2018, a partir das categorias: prática docente, prática educativa e prática pedagógica. Os textos apresentam abordagens teóricas das áreas da filosofia, psicologia, linguística e saúde. O resultado demonstra a disc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Bezerra, Josinaldo Barboza, and José Levi Furtado Sampaio. "Reflexões da prática docente: como a pós-graduação impactou no fazer pedagógico." Geosaberes 8, no. 15 (2017): 143. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v8i15.540.

Full text
Abstract:
O conhecimento decorre da articulação de saberes que envolvem a capacidade de perceber e interpretar realidade cotidiana da sociedade. O ensaio é fruto de estudo elaborado a partir da proposta da disciplina de Estágio do Curso de Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Ceará – UFC - no ano letivo de 2016. Para realização do artigo foi realizado um experimento com os alunos de Prática Profissional em Geografia da UERR. O experimento teve como norte aplicação metodológica de educar com pesquisa, envolvendo leituras bibliográficas, pesquisa de campo, observação in loco, pesquisa documen
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Borsa, Juliane Callegaro, and Maria Lúcia Tiellet Nunes Tiellet Nunes. "O SUJEITO/PESQUISADOR NA PESQUISA EM PSICOLOGIA CLÍNICA." Psicologia Argumento 26, no. 52 (2017): 47. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.v26i52.19903.

Full text
Abstract:
O presente artigo é uma revisão teórica acerca dos aspectos pertinentes à pesquisa científica emPsicologia Clínica. Considerando a amplitude do tema, optou-se por apresentar um recorte,abordando, inicialmente, algumas discussões referentes aos diversos conceitos utilizados na definiçãode Psicologia Clínica. Em um segundo momento, serão focados alguns aspectos referentes à pesquisaem Psicologia Clínica, abordando as particularidades que a caracterizam, sobretudo quanto aopapel do sujeito/pesquisador neste processo. As considerações finais apontam para a relevânciada pesquisa e do aprimoramento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Borsa, Juliane Callegaro, and Maria Lúcia Tiellet Nunes Tiellet Nunes. "O SUJEITO/PESQUISADOR NA PESQUISA EM PSICOLOGIA CLÍNICA." Psicologia Argumento 26, no. 52 (2017): 47. http://dx.doi.org/10.7213/rpa.v26i52.19903.

Full text
Abstract:
O presente artigo é uma revisão teórica acerca dos aspectos pertinentes à pesquisa científica emPsicologia Clínica. Considerando a amplitude do tema, optou-se por apresentar um recorte,abordando, inicialmente, algumas discussões referentes aos diversos conceitos utilizados na definiçãode Psicologia Clínica. Em um segundo momento, serão focados alguns aspectos referentes à pesquisaem Psicologia Clínica, abordando as particularidades que a caracterizam, sobretudo quanto aopapel do sujeito/pesquisador neste processo. As considerações finais apontam para a relevânciada pesquisa e do aprimoramento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Beineke, Viviane. "A reflexão sobre a prática na pesquisa e formação do professor de música." Cadernos de Pesquisa 42, no. 145 (2012): 180–203. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742012000100011.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a metodologia da pesquisa O conhecimento prático do professor de música, refletindo sobre suas contribuições para o campo de investigação do pensamento do professor. O desenho metodológico da coleta de dados consistiu em observação, entrevista semiestruturada e entrevista de estimulação de recordação. Segundo a perspectiva das professoras participantes, a pesquisa valorizou suas práticas docentes, reconhecendo seus conhecimentos e incentivando-as a assumirem todo seu potencial como profissionais ativas e reflexivas. Em relação à pesquisa sobre a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de. "Pensando a escrita como uma prática discursiva: implicações para a pesquisa em LA." Revista Brasileira de Linguística Aplicada 3, no. 1 (2003): 117–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-63982003000100008.

Full text
Abstract:
Considerando que os discursos circulantes na escola são portadores de valor, e pensando a língua escrita como espaço de manifestação de práticas discursivas inter e intra subjetivas, pretendemos, neste trabalho, a partir dos conceitos de linguagem/discurso como uma prática social, trilhar um percurso que apresenta sugestões para a pesquisa desta modalidade de língua, com vistas a contribuir para um ensino/aprendizagem da língua escrita, que permita incluir, através da valorização dos mecanismos enunciativos, atividades argumentativas e dialógicas em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Engelman, Raquel, Dusan Schreiber, Maria Cristina Bohnenberger, and Vânia Gisele Bessi. "Aprendizagem em comunidades de prática: estudo em um grupo de pesquisa." Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 15, no. 2 (2017): 34–58. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v15i2.908.

Full text
Abstract:
A Teoria da Aprendizagem Situada considera a aprendizagem como socialmente construída e fundamentada em situações concretas e o conhecimento não como primariamente abstrato e simbólico, mas como provisório, mediado e socialmente construído, com significados intersubjetivos atribuídos às práticas compartilhadas na organização. A presente pesquisa teve como objetivo compreender, à luz da abordagem de Aprendizagem Situada, o processo de aprendizagem em um grupo de pesquisa concebido como comunidade de prática, de uma universidade pública, do sul do país. Os dados foram coletados a partir de obser
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Neves, Andrei Moreira. "Gestão da Diversidade nas Organizações como Prática Gerencial." Revista Gestão & Sustentabilidade 2, no. 1 (2020): 140–54. http://dx.doi.org/10.36661/2596-142x.2020v2i1.11374.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa esclarecer o papel da gestão de pessoas em relação as políticas de diversidade nas organizações. O problema da pesquisa é compreender se a gestão da diversidade é tratada como uma prática gerencial de responsabilidade dos profissionais do departamento de gestão de pessoas. A hipótese da pesquisa é que o tema vem sendo tratado sem a atenção necessária e não observado como uma maneira estratégica de se gerenciar os colaboradores, visto que as organizações estão inseridas em um ambiente cada vez mais competitivo e que demanda diferentes habilidades e olhares a respeito do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Santos, Robson Leal dos, Cátia Keske, and Carlos Rodrigo Lehn. "Pesquisa em sala de aula no ensino de Biologia: compreensões a partir de uma prática de estágio curricular supervisionado." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 3 (2020): 140–58. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i3.11780.

Full text
Abstract:
O presente artigo contempla um relato de experiência com descrição analítica de uma prática de estágio curricular supervisionado realizado no contexto da formação inicial de professores que teve como objetivo a promoção da pesquisa como princípio pedagógico, como como orientadora das práticas de ensino e de aprendizagem. Realizada na disciplina de Biologia, com uma turma de ensino médio de escola pública no município de Panambi, região Noroeste do Rio Grande do Sul, a prática contou com o desenvolvimento de dois estudos de caso, por meio dos quais abordaram-se as temáticas “fermentação alcóoli
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Tomasi, Alessandro Rodrigo Pedroso, and Leandro Martins Chaves de Almeida. "Potência do Lazer como Prática Transformadora." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 24, no. 2 (2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2021.34864.

Full text
Abstract:
A extensão universitária, junto com o ensino e a pesquisa, são pilares da universidade. O Projeto de Extensão em Lutas - Judô é uma das ações de extensão desenvolvidas na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais. Este estudo de campo teve como objetivo identificar e descrever a percepção dos praticantes de judô em relação ao Kazoku Dojô, nome atribuído ao espaço de treinamento. A análise foi descritiva a partir do referencial teórico da ocupação e do lazer. Os resultados mostraram que os participantes iniciaram as atividades
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!