Academic literature on the topic 'Práticas pedagógicas - leitura'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Práticas pedagógicas - leitura.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Práticas pedagógicas - leitura"

1

Cordeiro, Jacivan Dos Santos Moraes, and Luciene Souza Santos. "A Formação do Leitor Literário: do real ao possível." A Cor das Letras 20, no. 2 (December 31, 2019): 145. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v20i2.4922.

Full text
Abstract:
Neste artigo, procuramos refletir sobre a presença da literatura nas salas de aula da educação básica, bem como sua importância para a formação leitora, crítica e cidadã dos alunos, tomando como ponto de partida as nossas experiências, acumuladas ao longo de anos de práticas pedagógicas com tímidos resultados no despertamento do gosto pela leitura, numa constatação inequívoca da distândia entre o real e o possível. Embasamos nossa reflexões em estudiosos do assunto como Cândido (2004), Cosson (2009) e Jouve (2002), dentre outros, reconhecendo a urgente necessidade de promover o espaço escolar como meio favorável ao desenvolvimento de competências leitoras, de escrita, de criticidade, de cidadania, de inserção cultural e inclusão social. Para tanto, analisamos a importância do ato de ler, bem como se efetiva a presença da leitura literária nas salas de aula, buscando encontrar meios que possibilitem práticas exitosas para a leitura literária, consolidada no espaço escolar por adesão espontânea e espírito colaborativo. Concluímos nossas reflexões, enfatizando o papel do professor como leitor-guia, a posição da escola como espaço favorável à promoção de experiências leitoras exitosas e o despertar do gosto pela leitura como uma possibilidade ao alcance de nossas propostas pedagógicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Assolini, Filomena Elaine Paiva. "Professoras alfabetizadoras: memórias de leitura e prática pedagógica." Revista Contemporânea de Educação 13, no. 28 (December 12, 2018): 590–610. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v13i27.16562.

Full text
Abstract:
Apresentamos resultados de uma pesquisa de pós-doutorado, em que foi investigada a relação que professoras alfabetizadoras estabeleceram com a leitura durante a infância. Buscamos saber como tal relação repercute em suas atuais práticas pedagógicas. O referencial teórico é constituído a partir da Análise do Discurso de matriz francesa, da Teoria Sócio‑Histórica do Letramento e das contribuições de Chartier e seguidores. As análises discursivas realizadas assinalam que as professoras que experimentaram relações amorosas com a leitura na infância desenvolvem práticas pedagógicas que possibilitam aos alunos ocupar a posição de intérpretes‑historicizados. Professoras que vivenciaram o desprazer com a leitura, sem ressignificá-lo, reproduzem o discurso pedagógico escolar tradicional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Henriques, Eda Maria De Oliveira, and Helena Amaral da Fontoura. "Leitura como formação, formação como leitura: processos narrativos/formativos em questão." Linhas Críticas 20, no. 42 (October 12, 2017): 345–61. http://dx.doi.org/10.26512/lc.v20i42.4310.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta pesquisas realizadas com professoras da rede pública do Distrito Federal e com professores egressos de licenciatura em pedagogia do Rio de Janeiro, com a proposta de resgatar leituras e narrativas sobre suas experiências de formação. Nessa perspectiva, buscamos pensar as concepções dos sujeitos sobre suas experiências de leitura ao longo de sua trajetória escolar, bem como compreender a existência de um diálogo dessas leituras com suas práticas pedagógicas atuais. Concluímos que a narrativa se revelou um importante espaço para o estabelecimento de novas possibilidades de leitura das relações entre memórias escolares relacionadas à leitura e questões da prática profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Terezinha Das Graças Laguardia, Magaly Quintana Pouzo Minatel, and Sandra Regina Kirchner Guimarães. "Concepções docentes sobre os fatores e processos que envolvem a compreensão leitora." Letras de Hoje 54, no. 2 (November 6, 2019): 191. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32521.

Full text
Abstract:
Foram investigadas as concepções que subjazem as práticas docentes utilizadas para desenvolver a competência leitora, por meio de questionário aplicado a 15 professores (4º ano do Ensino Fundamental), de 10 escolas (Curitiba-PR). Questões com base nas dimensões social, linguística e cognitiva da leitura, e nos fatores necessários à compreensão (texto, leitor e contexto), foram formuladas. As respostas obtidas revelaram pouca clareza quanto aos conteúdos e conceitos relativos à dimensão cognitiva da leitura, o que, em tese, limita a utilização de efetivas propostas de ensino da compreensão leitora. O relato dos encaminhamentos pedagógicos mostra uma centralidade nas informações explícitas nos textos, indicando fragilidade na promoção de habilidades que podem facilitar a compreensão inferencial e a leitura crítica. Fundamentandose na análise da operacionalização do ensino da leitura, conclui-se pela necessidade de reformulação das propostas pedagógicas de forma a promover a capacidade de reflexão e de controle deliberado do leitor na construção da sua compreensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Agnol, Rosinéia Wroenski Dall, and Eliane Aparecida Galvão dos Santos. "Discussões sobre práticas pedagógicas lúdicas: contextualização acerca dos projetos de leitura na Rede Municipal de Santa Maria/RS." Research, Society and Development 9, no. 9 (September 5, 2020): e740997492. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7492.

Full text
Abstract:
Neste artigo, apresenta-se uma parte da pesquisa de mestrado, ainda em desenvolvimento, da primeira autora, cujo tema contempla a leitura e a ludicidade no contexto escolar. De acordo com esse intuito, objetiva-se investigar quais práticas pedagógicas lúdicas são desenvolvidas a partir dos projetos de leitura da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, com vistas a uma discussão sobre as práticas leitoras nos respectivos projetos. s procedimentos metodológicos, por meio de pesquisa qualitativa, de tipo bibliográfico-documental, têm, como suporte teórico, os estudos de Bardin (2004) cujas referências subsidiaram a análise dos dados, contudo a pesquisa também contempla outros autores, como Brougère (1998), Kishimoto (2003), Luckesi (2014), Santin (1994), Santos (2001), Vygotsky (1987) e Zabala (1998). Dentre os resultados, destacam-se as práticas pedagógicas lúdicas a partir dos projetos de leitura são desenvolvidas por meio de ações que, em diferentes espaços, com alunos, professores, gestão escolar e público externo, estenderam-se além da geografia escolar, envolvendo a participação da comunidade local, com vistas à melhor formação leitora de estudantes da Rede Municipal de Santa Maria/RS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Maia, Claudio Silveira, Mileide Terres de Oliveira, Cleide Moreira da Cruz, and Pamela Cristina Silva Souza. "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID/LETRAS." Revista Labor 1, no. 12 (March 16, 2017): 109. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i12.6577.

Full text
Abstract:
Este trabalho vem relatar as ações do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID) de letras em uma escola da rede pública de Ensino Fundamental no município de Juína-MT. Com a oportunidade de um contato direto com os desafios do ensino/aprendizagem buscamos nessa atuação fazer uma reflexão crítica sobre as dificuldades dos alunos em relação à leitura e escrita no aprendizado da língua portuguesa. Na perspectiva teórica do uso da linguística para o ensino de língua portuguesa em sala de aula, o projeto PIBID/Letras proporciona oportunidades de progresso aos seus discentes, e desenvolve a capacidade reflexiva e comunicativa de seus alunos, numa perspectiva de utilização da língua portuguesa em situações do cotidiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Correia, Alcione De Moraes, and João Everaldo Alves Felizardo. "Neuropedagogia e as Dificuldades no Processo de Aprendizagem da Leitura e Escrita." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 11, no. 38 (November 30, 2017): 553–65. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v11i38.920.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa aborda a temática da neurociência a partir da visão da neuropedagogia. Com o objetivo de se discutir as contribuições da ciência na perspectiva de construir práticas pedagógicas de qualidade no ensino, sendo o professor o mediador desse processo de aprendizagem e suas contribuições nas dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, este trabalho busca compreender a prática pedagógica. Especificamente, busca compreender como se processa e se apresentam os problemas relacionados à leitura e escrita, sobretudo na fase que abarca os anos iniciais do Ensino Fundamental; a proposta é, portanto, apreender a influência das técnicas de ensino e aprendizagem na apropriação do binômio leitura-escrita. Neste sentido, a ideia é perceber ações que culminem na contextualização na elaboração cognitiva de novos saberes realizando intervenções pedagógicas que proporcionem o desenvolvimento e a reorganização das práticas, resultando em novas aprendizagens. A neuropedagogia neste sentido mostra-se forte contributo no desenvolvimento de competências e habilidades afetivas e cognitivas ao se dispor de intervenções interdisciplinares nas diversas possibilidades didático-pedagógicas. A metodologia aqui utilizada foi a pesquisa bibliográfica, sobretudo, aquela voltada à dificuldade de leitura e de escrita dos educandos, com forte relevo no comprometimento da escola na qualidade de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira, Nelma Rejane Olinto de Oliveira. "Cuidar do ser e da palavra: práticas de leitura nas ações pedagógicas da “Casa dos Sonhos”em Santa Rita/PB." Biblionline 14, no. 3 (November 21, 2018): 32. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n3.43102.

Full text
Abstract:
Parte dos pressupostos de que a leitura é o caminho mais lógico para articular saberes que se encontram desarticulado na relação imprescindível entre o leitor, o livro e a cidadania considerando o seu potencial de criar elos de reencontro, que orientado por uma perspectiva transformadora faz do ato de ler, uma forma de criar e expressar visões de mundo, segundo os desejos e aspirações dos envolvidos no processo de construção do conhecimento. Aponta como problema a seguinte questão: como as práticas de leituras desenvolvidas, na Casa dos Sonhos, contribuem para a construção da história de vida da comunidade assistida por essa instituição? Tem como objetivo geral: analisar as práticas de leitura das ações pedagógicas na “Casa dos Sonhos” em Santa Rita / Paraíba no período de 2010 – 2015. E, como objetivos específicos: analisar as práticas educacionais promovidas pela Associação Casa dos Sonhos e sua repercussão na vida da comunidade; delinear as ações desenvolvidas, pelos mediadores da leitura, na Casa dos Sonhos; analisar a importância da leitura nas práticas dos educadores em diálogo com os educadores. Mesclam, no percurso metodológico, técnicas advindas da abordagem qualitativa, e da prática da história oral. Utiliza como técnicas de coleta dos dados - a entrevista e o diário de campo. Salienta que os sujeitos da pesquisa estão definidos por um grupo de quatro (04) educadoras, selecionado intencionalmente, apesar de termos considerado, a experiência e a vivência na instituição pesquisada, idade e disponibilidade. Ao analisarmos a Associação Casa dos Sonhos e as ações pedagógicas presentes, percebemos que a instituição tem desenvolvido um projeto educacional que alia a capacidade criativa e o dinamismo da educação popular em seu cotidiano. Concluímos que as práticas sociais desenvolvidas na Casa dos Sonhos, a libertação, a emancipação e a experiência de cuidar, são realidades palpáveis. Elas estão presentes diante do ato de cuidar e das práticas de leitura advindas dos educadores-mediadores, que participam do cotidiano da associação, nesse sentido o cuidar se estabelece.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Lúcia Helena Gazólis de, and Alicia Bonamino. "Efeitos diferenciados de práticas pedagógicas no aprendizado das habilidades de leitura." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 23, no. 87 (June 2015): 415–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362015000100017.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo discute a associação entre práticas pedagógicas declaradas pelos professores e o aprendizado de diferentes habilidades de leitura. Foram pesquisados aproximadamente 17 mil alunos e 600 professores do 2º e do 3º anos do ensino fundamental, utilizando-se Modelos Lineares Hierárquicos. A investigação mostrou efeitos diferenciados das práticas conforme o ano escolar e a habilidade em questão: no 2º ano, o estilo de alfabetizar enfatizando sílabas e palavras descontextualizadas apresentou correlação negativa com o aprendizado do código de leitura e de localizar informações, enquanto a leitura silenciosa e em voz alta apresentou correlação positiva com o aprendizado dessas habilidades; no 3º ano, a ênfase em cópia, ditado e caligrafia teve correlação negativa com o aprendizado de todas as habilidades investigadas e a leitura realizada pelo professor foi a prática que mais agregou conhecimento aos alunos entre todas as habilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Medeiros Neta, Olivia Morais, and Dante Henrique Moura. "Editorial." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 8 (December 18, 2015): 1. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2015.3868.

Full text
Abstract:
A Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica destina-se, nesse número, as práticas pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica.As práticas pedagógicas e a formação vêm se constituindo como temática que desperta investigações no que concerne aos espaços de formação, aos sujeitos e ações envolvidas nos contextos das práticas pedagógicas.A exemplo, os artigos reunidos nesse número da RBEPT atentam para o ensino médio integrado e práticas pedagógicas integradoras caminhos para a formação humana integral; para o ensino de história no Curso Técnico Integrado de Turismo - CEFETRN/IFRN - Campus Natal/Central (2005-2011). As práticas pedagógicas foram, então, atreladas à concepção de formação humana integral no contexto do Ensino Médio Integrado.Aqui também foram reunidos os trabalhos que versam sobre Formação técnica em práticas integrativas e complementares em saúde na Escola de Saúde da UFRN. sobre Integração entre ensino, pesquisa e extensão: relato da prática no estágio de docência e ainda a problematização sobre o compartilhamento de aprendizagens na mostra de saberes da educação profissional em saúde da escola de saúde pública do Ceará.Ao passo que esses artigos apresentam e discorrem acerca de problemáticas das práticas pedagógicas (re)pensam ações, caminhos de investigação e de formação no campo da Educação Profissional e Tecnológica.Que essa seja uma leitura inspiradora!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Práticas pedagógicas - leitura"

1

Oliveira, Rosangela Miola Galvão de. "Leitura e práticas pedagógicas : possibilidades de leitura crítica na educação básica." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000204520.

Full text
Abstract:
Este estudo faz parte da Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente que investiga atividades de ensino com foco nos aspectos didático-pedagógicos. A investigação envolveu a pesquisadora, alunos de três instituições públicas de ensino da Rede Estadual de Educação do Paraná, professores bolsistas do projeto ?A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a avaliação da aprendizagem?. A pesquisa situa-se no campo dos fundamentos teórico-metodológicos da educação e volta-se para o estudo teórico do conceito de leitura na perspectiva do Materialismo Histórico e Dialético, da Teoria Histórico Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Defende-se que o ensino de leitura na educação escolar tem por objetivo a desfetichização da realidade humana. Para tanto, a análise da singularidade, da particularidade e da universalidade se faz necessária. Por meio da análise social qualitativa, procura-se compreender essa particularidade como forma de expressão da visão global da sociedade capitalista. Esta pesquisa apresenta uma abordagem lógica gnoseológica das singularidades dos envolvidos, para compreender as contradições presentes nessa mesma sociedade que forma serem alienantes e alienados. Diante desta realidade, delineou-se o seguinte problema: O trabalho docente com Projetos de Intervenção em leitura baseados na corrente teórica do Materialismo pode constituir-se em forma mediadora de superação da leitura ingênua em estudantes da Educação Básica? Suscitou-se a hipótese de que o processo de ensino e aprendizagem da leitura à luz do pensamento dialético se apresenta como possibilidade para a melhoria da leitura. Definiu-se como objetivo geral, analisar como os alunos percebem nos textos a existência de alguma dimensão do discurso, segundo a concepção materialista, a partir da análise do cenário no qual estão imersos os estudantes, tendo como parâmetro a prática pedagógica mediadora, desenvolvida em sala de aula com Projetos de Intervenção em leitura. Determinou-se como objetivos específicos: Buscar a compreensão da formação da sociedade atual e a influência desta sociedade na educação. Também, as contribuições da leitura, linguagem e literatura, para o desenvolvimento do homem. Como metodologia da pesquisa participante foram realizadas Atividades de leitura crítica antes e depois da aplicação de Projetos de Intervenção em leitura, no intuito de observar as melhorias da leitura crítica dos estudantes pautadas no trabalho pedagógico mediado pelo professor e por unidades didáticas. Os resultados indicam que os alunos antes da Intervenção apenas faziam a descrição de partes dos textos, sem o apontamento de possíveis dimensões, após as aulas de Intervenção, os alunos buscaram relacionar partes dos textos com as dimensões trabalhadas. O trabalho pedagógico possibilitou a melhoria da leitura dos estudantes no que concerne a identificação das dimensões: sociais, políticas, econômicas, culturais, psicológicas, históricas, étnicas e outras. No entanto, as justificativas apresentadas para as dimensões podem ser consideradas elementares, pois apenas apontar as dimensões não é suficiente para o entendimento de totalidade, sendo necessário o trabalho com os conceitos que as envolve. Considera-se que são vários os fatores que interferem na apropriação da leitura crítica: pouco estímulo do ambiente escolar, formação docente insuficiente para o trabalho com a leitura, o crescente processo de alienação da sociedade atual.
This study is part of the Research Teaching Line: Knowledge and Practices of Teacher Action Center which investigates teaching activities focusing on educational and pedagogical aspects. This research involved the researcher, students of three education public institutions of the State of Paraná Education Network and fellows teachers of the project "The pedagogical praxis: concretizing possibilities for the learning evaluation.". The research lies in the field of theoretical and methodological foundations of education and turns to the theoretical study of the reading concept from the perspective of the Historical and Dialectical Materialism, of Theory of Cultural History and the Historical-Critical Pedagogy. It defends the thesis that the reading instruction in school education has the purpose of clarify the human reality. Therefore, the analysis of uniqueness, of particularity and universality are made necessary. Through qualitative social analysis, we try to understand this particularity as an expression of global vision of capitalist society. This research presents a gnoseological logical approach to the singularities of those involved to understand the contradictions present in the same way that society be alienating and alienated. Given this reality outlined the following problem: Teaching work with reading intervention projects based on theoretical Materialism current can be constituted in mediating way of overcoming naive reading for students of basic education? There arose the hypothesis that the process of teaching and learning to read in the light of dialectical thought is presented as a possibility for improving reading. Was defined as general objective, to analyze how the students realize in the texts the existence of some dimension of speech, according to the materialist conception, from the scenario analysis in which they are immersed students, having as parameter the mediator pedagogical practice developed in classroom with reading intervention projects. It was determined the following objectives: Seek the understanding of the formation of contemporary society and the influence of society in education. Also, the contributions of reading, language and literature for the development of man. As of participatory research methodology were held critical reading activities before and after the application of Intervention Projects in reading, in order to observe the improvements of critical reading of students grounded in pedagogical work mediated by the teacher and teaching units. The results indicate that the students before the intervention only made the description of parts of the text, without the appointment of possible dimensions, after the intervention classes, students sought to relate parts of the texts with the dimensions. The pedagogical work made it possible to improve the reading of the students regarding the identification of dimensions: social, political, economic, cultural, psychological, historical, ethnic and others. However, the justifications given for the dimensions can be considered basic, because only point out the dimensions is not sufficient for the whole understanding, it is necessary to work with the concepts surrounding it. It is considered that there are several factors that interfere in the critical reading ownership: few stimulus in the school ambient, inadequate teacher training to work with reading, the growing process of alienation of contemporary society.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vaz, Lurdes da Conceição Relvas Marques. "Da leitura ao reconto oral: práticas pedagógicas com crianças com necessidades educativas especiais." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2009. http://hdl.handle.net/10400.6/1770.

Full text
Abstract:
A presente dissertação é assumida como um hino ao défice cognitivo dos alunos que, frequentemente, são tidos como incapazes de atingirem os objectivos que nos propomos. Através da leitura e interpretação do texto O Nabo Gigante, as nossas crianças têm assim oportunidade de revelar a capacidade de fazerem inferências altas ou baixas relacionadas com o texto em questão. A partir do modelo de Giasson e Irwin, poderá o educador aperceber-se do sentido e profundidade que o aluno confere ao interagir com o texto lido, ou seja que tipo de acomodação ou resolução no acto de compreensão.
This essay is assumed as an anthem to the cognitive deficits of students who are often seen as incapable of achieving the goals proposed. Through the reading and comprehension of the text O Nabo Gigante, our children are able to prove their ability to make inferences related to the text in question. From the model of Giasson and Irwin, the educator can understand the meaning and depth that the student confers by interacting with the text read, that is, what type of accommodation or resolution in the act of understanding.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Villa, Cristiane Cechinel de. "A leitura sem fim: análise das práticas pedagógicas de leitura de uma escola estadual do município de Içara (sc)." reponame:Repositório Institucional da UNESC, 2012. http://repositorio.unesc.net/handle/1/1571.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.
This research has the objective to know what and how are developed the pedagogic reading practices at scholar place at one state school in Içara (SC). The study tried to investigate the question about lecture on guiding documents (Pedagogic Political Project, Curricular Propose of Santa Catarina and National Curricular Parameters), in the didactic books, on acts of teachers, at scholar library, on projects and mobilizations of lecture at school and in the classroom. The dates were collected by questionnaires, research diary and semi-structured interviews that were applied as to students as to teachers. The methodology used in this research was qualitative and descriptive, with a bakhtiniana approach. We selected four analyses categories: the didactic book; the scholar library; the projects and mobilizations of reading at school; and the classroom. The analyses of corpus showed that the work of teachers not always has the lecture in priority and, when they use, it is just to do analytic exercises of language. We observed that there are some omissions about mediation of lecture, at the scholar library and, consequently, to lectors formation.
Esta pesquisa tem como objetivo saber quais e como são desenvolvidas as práticas pedagógicas de leitura no ambiente escolar de uma escola estadual do município de Içara (SC). O estudo tentou investigar a questão da leitura nos documentos norteadores (Projeto Político Pedagógico, Proposta Curricular de Santa Catarina e Parâmetros Curriculares Nacionais), nos livros didáticos, na atuação dos educadores, na biblioteca escolar e nos projetos e mobilizações de leitura na escola e na sala de aula. Os dados foram coletados por meio de questionários, diário de campo e entrevistas semiestruturadas que foram aplicados tanto aos educandos quanto aos educadores. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de campo qualitativa e descritiva, com uma abordagem bakhtiniana. Foram selecionadas quatro categorias de análise: o livro didático; a biblioteca escolar; os projetos e mobilizações de leitura na escola; e a sala de aula. A análise do corpus mostrou que o trabalho docente nem sempre prioriza a leitura e, quando a utiliza, é só para fazer exercícios analíticos da língua. Nota-se ainda que existem lacunas no que diz respeito à mediação da leitura, ao espaço da biblioteca escolar e, consequentemente, à formação do leitor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Souza, Lilian Silva de Lucas de. "A leitura e a escrita na primeira etapa da educação infantil : os discursos e as práticas pedagógicas /." Rio Claro, 2014. http://hdl.handle.net/11449/154649.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Cecília de Oliveira Micotti
Banca: Luciana Maria Giovanni
Banca: Flavia Medeiros Sarti
Resumo: Esta dissertação focaliza as práticas pedagógicas, referentes às interações das crianças com o mundo letrado, práticas essas realizadas na primeira etapa da educação infantil, que atende crianças de zero a três anos de idade. Em pesquisa buscamos averiguar, as concepções de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita, preponderantes nas práticas e nos discursos das educadoras. Inicialmente apresentamos um breve histórico dessa modalidade de ensino. A seguir focalizamos as concepções epistemológicas mais presentes no ensino para posterior análise das práticas pedagógicas e suas implicações no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. A pesquisa foi realizada no município de Rio Claro - SP e a escolha das escolas municipais se deu por meio de uma classificação das mesmas em três grandes grupos: escolas grandes (com 12 salas de aulas), escolas médias (6 salas) e escolas pequenas (4 salas). Após esta classificação, uma escola de cada grupo foi sorteada de acordo com a tabela de Fisher e Yates (1957), totalizando 18,75% das creches do município. Participaram da pesquisa seis professoras e 11 monitoras inteirando 17 educadoras. A coleta de dados deu-se por meio das observações das aulas e de entrevistas com as educadoras. As observações foram registradas em diário de campo e gravação de áudio. As entrevistas foram feitas em momentos indicados pelas participantes e também gravadas em áudio e, depois, transcritas integralmente. Os dados coletados e analisados revelaram que a maioria dos encaminhamentos didáticos, observados, que focam a leitura e a escrita, em aulas, baseiam-se nas concepções epistemológicas empirista ou apriorista. Das seis professoras participantes da pesquisa quatro apresentaram em suas práticas, atividades consideradas "inovadoras". Os discursos tanto das monitoras quanto os das professoras mostraram uma mistura, ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The purpose of this dissertation is to focus on teaching practices related to children's interaction with the literate world. Such practices were performed in early childhood education, which cater to children aged zero to three years old. During the research, we verified the conceptions of teaching and learning how to read and write, which play a dominant role in educators' practices and speeches. Initially, we present a brief history of this mode of education. Following, we focus on the most common epistemological conceptions in teaching, so we can later analyze the teaching practices and their implications in the process of learning to read and write. The research was carried out in the Municipality of Rio Claro, SP, Brazil. The municipal schools were chosen according to their classification into three large groups: big schools (12 classrooms); medium-sized schools (six classrooms) and small schools (four classrooms). After this classification, one school of each group was picked according to the Fisher-Yates Shuffle (1957), totaling 18.75% of day-care centers in the Municipality. Seventeen educators participated in the research: six teachers and 11 teaching assistants. Data was collected by observing classes and interviewing the educators. The observations were registered in a field log and audio recordings. The interviews were performed at times arranged with the participants, and they were also recorded and, then, totally transcribed. The collected and analyzed data showed that the reading and writing-related didactic approaches observed in the classroom are based on the conceptions of either the empiricist or aprioristic epistemology. Four out of the six participating teachers presented "innovating" activities in their practices. Both the assistants' and the teachers' speeches showed a mixture of conceptions, thus demonstrating a contradiction between their practice and ... (Complete abstract electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Lilian Silva de Lucas de [UNESP]. "A leitura e a escrita na primeira etapa da educação infantil: os discursos e as práticas pedagógicas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/154649.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-07-27T17:13:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-10-03. Added 1 bitstream(s) on 2018-07-27T17:16:51Z : No. of bitstreams: 1 000896501.pdf: 2111543 bytes, checksum: f39ec8edb2beb688e31b9d1335ee340f (MD5)
Esta dissertação focaliza as práticas pedagógicas, referentes às interações das crianças com o mundo letrado, práticas essas realizadas na primeira etapa da educação infantil, que atende crianças de zero a três anos de idade. Em pesquisa buscamos averiguar, as concepções de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita, preponderantes nas práticas e nos discursos das educadoras. Inicialmente apresentamos um breve histórico dessa modalidade de ensino. A seguir focalizamos as concepções epistemológicas mais presentes no ensino para posterior análise das práticas pedagógicas e suas implicações no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. A pesquisa foi realizada no município de Rio Claro - SP e a escolha das escolas municipais se deu por meio de uma classificação das mesmas em três grandes grupos: escolas grandes (com 12 salas de aulas), escolas médias (6 salas) e escolas pequenas (4 salas). Após esta classificação, uma escola de cada grupo foi sorteada de acordo com a tabela de Fisher e Yates (1957), totalizando 18,75% das creches do município. Participaram da pesquisa seis professoras e 11 monitoras inteirando 17 educadoras. A coleta de dados deu-se por meio das observações das aulas e de entrevistas com as educadoras. As observações foram registradas em diário de campo e gravação de áudio. As entrevistas foram feitas em momentos indicados pelas participantes e também gravadas em áudio e, depois, transcritas integralmente. Os dados coletados e analisados revelaram que a maioria dos encaminhamentos didáticos, observados, que focam a leitura e a escrita, em aulas, baseiam-se nas concepções epistemológicas empirista ou apriorista. Das seis professoras participantes da pesquisa quatro apresentaram em suas práticas, atividades consideradas inovadoras. Os discursos tanto das monitoras quanto os das professoras mostraram uma mistura, ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
The purpose of this dissertation is to focus on teaching practices related to children's interaction with the literate world. Such practices were performed in early childhood education, which cater to children aged zero to three years old. During the research, we verified the conceptions of teaching and learning how to read and write, which play a dominant role in educators' practices and speeches. Initially, we present a brief history of this mode of education. Following, we focus on the most common epistemological conceptions in teaching, so we can later analyze the teaching practices and their implications in the process of learning to read and write. The research was carried out in the Municipality of Rio Claro, SP, Brazil. The municipal schools were chosen according to their classification into three large groups: big schools (12 classrooms); medium-sized schools (six classrooms) and small schools (four classrooms). After this classification, one school of each group was picked according to the Fisher-Yates Shuffle (1957), totaling 18.75% of day-care centers in the Municipality. Seventeen educators participated in the research: six teachers and 11 teaching assistants. Data was collected by observing classes and interviewing the educators. The observations were registered in a field log and audio recordings. The interviews were performed at times arranged with the participants, and they were also recorded and, then, totally transcribed. The collected and analyzed data showed that the reading and writing-related didactic approaches observed in the classroom are based on the conceptions of either the empiricist or aprioristic epistemology. Four out of the six participating teachers presented innovating activities in their practices. Both the assistants' and the teachers' speeches showed a mixture of conceptions, thus demonstrating a contradiction between their practice and ... (Complete abstract electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Brito, Elisabete Batoco Constante de. "Para uma leitura possível do texto narrativo literário no ensino básico: dos textos programáticos às práticas pedagógicas." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2002. http://hdl.handle.net/10773/21908.

Full text
Abstract:
Mestrado em Didáctica de Línguas
O presente trabalho propôs-se reflectir sobre a questão da leitura e da compreensão do texto narrativo literário no ensino básico. O nosso interesse pelo assunto foi motivado pela importância atribuída a este texto pelo programa e, em consequência, pela sua predominância quase absoluta na disciplina de Língua Portuguesa ao longo da escolaridade básica. Pretendemos conhecer o modo como o ensino do texto narrativo literário ério é ministrado no ensino básico e, também, como os professores, classeasse dinamizadora do processo ensino--aprendizagem, o perspectivam. Nunca abandonando as directrizes programáticas e os objectivos propostos pelas mesmas relativamente ao estudo do texto narrativo literário, quisemos saber o modo como é abordado este conteúdo no contexto de ensino-aprendizagem; perceber as imagens e as reacções dos alunos perante os textos lidos; perspectivar como reagem às actividades de leitura orientada previstas no programa; saber de que forma assimilam e compreendem as categorias as narrativa enquanto componentes semânticas importantes na construção do seu percurso literário e na interpretação e compreensão do texto em si. Para a concretização deste projecto observámos, em situação real de aprendizagem, as práticas pedagógicas relativas ao ensino-aprendizagem, recepção e compreensão do texto narrativo literário de um grupo de alunos de cada um dos anos terminais do ensino básico, nomeadamente o 4º, o 6º e o 9º anos, no momento em que, na aula de Língua Portuguesa era leccionado o conteúdo pretendido. Em termos de percurso da investigação, e após termos procedido à observação e recolha do corpus, esta dissertação começou por um trabalho de reflexão teórica acerca da problemática da narratologia em geral, bem como do texto narrativo e de algumas categorias da narrativa previstas nos conteúdos programáticos destes níveis de ensino. Estendemos essa reflexão às directrizes programáticas para o ensino básico. Abordámos, ainda, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, a questão da leitura nas suas vertentes teóricas e metodológicas. Prosseguimos a investigação na sua vertente mais prática procedendo à justificação e descrição do contexto no qual decorreu o estudo. Finalizámos com a análise e tratamentos dos dados recolhidos, bem como com à interpretação dos resultados. Na análise dos dados adoptámos um paradigma de investigação qualitativo no qual o investigador assume um papel preponderante na descrição, apreciação e análise dos dados considerados importantes na persecução da investigação. Tivemos, assim, como preocupação dominante manter uma atitude de imparcialidade em todo o processo. As conclusões principais do estudo realizado procuram ir para além do simples questionamento dos problemas abordados na investigação aqui concretizada. De facto, apela-se à consciencialização da necessidade de, em educação, permanentemente se questionarem os problemas, com vista à criação de uma qualidade de ensino e de estratégias pedagógico- -didácticas que motivem o aluno para a aprendizagem. Só deste modo será possível a criação de um projecto educativo mais coerente, motivador e aliciante que resulte numa educação de todos e para todos.
The thesis at hand reflects on the question of reading and comprehension of literary narrative text in grade levels one through nine. The motivation for this study derives from the importance attributed to this text by the program and, consequently, from its nearly total predominance in the subject of Portuguese throughout these levels. Our objective is to understand the way that the narrative text is taught as well as how teachers, a dynamic class within the teaching-learning process, view the same. With the programmatic directives and objectives in studying literary narrative text proposed by these teachers in mind, we seek to know the way in which this content is approached in the teaching-learning context; to understand the images and reactions of students to the texts read; to consider how students react to the reading assignments; and to come to know how students assimilate and understand the categories of the narrative as important semantic components in the construction of their literary path and in the interpretation and understanding of the text itself. To carry out this project, we observed real learning situations to find the pedagogical practices related to teaching-learning, reception, and comprehension of narrative literary text of groups of students in each of the final years, the fourth, sixth and ninth years, at the time that the desired content was being taught in their Portuguese class. In terms of research, after having observed and collected the corpus, this study begins with a general theoretical overview of narratology, narrative text and some categories of the narrative integrated in the programs at these levels. Consideration is also given to the programmatic directives for grade levels one to nine as well as to the question of reading, in terms of both theory and methodology, in the Portuguese class. This is followed by practical research, with a justification and description of the context in which the study was carried out. We conclude with an analysis and treatment of the data collected as well as an interpretation of the results. In the data analysis, we have adopted the paradigm of qualitative research, in which the researcher takes on a preponderant role in the description, appreciation and analysis of the same, always with maximum concern for maintaining impartiality. The main conclusions do not simply question the immediate problems; instead, an appeal is made for the need to permanently question in education, in an attempt to create quality teaching and pedago-didactic strategies that motivate the student for learning. Only in this manner will it be possible to create a more coherent, motivating and enticing educational project that results in education of and for all.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Soares, Fátima Aparecida [UNESP]. "O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2005. http://hdl.handle.net/11449/99812.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:30:21Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2005-08-31Bitstream added on 2014-06-13T20:20:48Z : No. of bitstreams: 1 soares_fa_me_rcla.pdf: 867671 bytes, checksum: 2ffb7881543acd9a8a7862f8d581c424 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Objetivou-se diagnosticar qual a orientação para trabalho em grupo e como ela é recebida pelas professoras de primeira série de ensino fundamental da rede Municipal de Educação; buscou-se também identificar qual a concepção dessas professoras sobre o tema e como esta se manifesta nas práticas pedagógicas. A investigação ocorreu por meio de entrevistas com as professoras e com a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, utilizando-se da metodologia observacional em situação real de aula. Apesar das professoras afirmarem receber alguma orientação da Secretaria da Educação para esse tipo de trabalho, ressaltam uma falta de continuidade, ou de um acompanhamento mais incisivo e comprometido.
It was aimed to diagnose which orientation for work in group and how it is received by the teachers of first series at elementary school in the Municipal Education system; moreover, it was also aimed to identify which the conception of those teachers about the theme and how this is present in the pedagogic practices. The investigation happened through interviews with the teachers and the pedagogic coordinator of the Municipal Education Clerkship, by using the watcher methodology in real class situation. In spite of the teachers affirm to receive some orientation of the Education Clerkship for that work type, they point out a continuity lack, or a more incisive and committed accompaniment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barella, Lúcia Maria De Santis. "Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas." [s.n.], 2007. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252931.

Full text
Abstract:
Orientador : Sergio Antonio da Silva Leite
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-08-08T07:01:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Barella_LuciaMariaDeSantis_M.pdf: 1142358 bytes, checksum: d842cdeeb5fd068e1b0c24d6e4a80eed (MD5) Previous issue date: 2007
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita de jovens e adultos, alunos da FUMEC ¿ Fundação Municipal para a Educação Comunitária - identificando as possíveis relações com as práticas pedagógicas vivenciadas por estes. Tais práticas, por sua vez, referem-se a um processo de alfabetização baseado na perspectiva do letramento. A base teórica utilizada é a abordagem histórico-cultural e os estudos sobre letramento. A metodologia de pesquisa adotada é a abordagem qualitativa do tipo etnográfico. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas realizadas com os sujeitos no início e no final do processo, registros feitos pela pesquisadora em diário de campo e anotações feitas pelos alunos, sobre suas práticas de leitura e escrita, em diários individuais de leitura e escrita. Os resultados, produtos da análise das respostas emitidas pelos sujeitos nas entrevistas e anotações feitas por eles em seus diários, demonstram uma ampliação das práticas de leitura e escrita desenvolvidas pelos sujeitos, que podem ser relacionadas com as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o processo de alfabetização em sala de aula
Abstract: This research is aimed at describing the development of reading and writing practices of young and adult students at FUMEC - Municipal Foundation for Community Education - identifying the possible connections among the pedagogic approaches experienced by them. These practices, refer to a process of teaching to read and write based on the literacy perspective. The theoretical basis used is the historic-cultural approach and studies about literacy. The research methodology used is the qualitative approach of the ethnographic type. Data were collected by means of interviews carried out with the subjetcs at the beginning and at the end of the process, notes taken by the reseacher on a fieldwork journal and notes taken by the students about their writing and reading practices on their individual journals. The results, outcome of both analysis of the answers given by the subjects and notes taken on their journals, give evidence of an enhancement to the writing and reading practices performed by the subjects, this can be related to the pedagogic approaches developed during the literacy process in the classroom
Mestrado
Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte
Mestre em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vaz, Amasílio dos Santos. "Escola e família : mediações para o desenvolvimento da leitura e do letramento." Universidade Federal de Mato Grosso, 2014. http://ri.ufmt.br/handle/1/283.

Full text
Abstract:
Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2017-05-18T21:44:22Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Amasílio dos Santos Vaz.pdf: 13701944 bytes, checksum: 71532efe1d0461acf51180d2ffe23644 (MD5)
Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-05-19T12:11:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Amasílio dos Santos Vaz.pdf: 13701944 bytes, checksum: 71532efe1d0461acf51180d2ffe23644 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-19T12:11:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Amasílio dos Santos Vaz.pdf: 13701944 bytes, checksum: 71532efe1d0461acf51180d2ffe23644 (MD5) Previous issue date: 2014-02-03
Esta pesquisa, em nível de Mestrado, teve como objetivo investigar como se dá o desenvolvimento das práticas de leitura de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e as mediações entre a escola e a família com o intuito de promover o desenvolvimento do letramento. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Alcides Franco da Rocha, localizada no Jardim Marília, bairro periférico da cidade de Pontes e Lacerda-MT e teve como propósito conhecer a trajetória de leitura dos alunos tanto na escola como na família, para então compreender as possibilidades que estas instâncias têm de contribuir para a formação leitora dos jovens. O problema central assim se configurou: Como se dá a mediação das práticas de leitura numa sala de aula e na família dos alunos que cursam o 9º. ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alcides Franco da Rocha na cidade de Pontes e Lacerda-MT, com vistas à formação leitora e o desenvolvimento do letramento. Com base na pesquisa qualitativa foi realizada a observação das atividades de sala de aula sobre a prática de ensino da leitura, entrevista gravada com a professora e os pais, assim, como fazer o inventário do acervo de leitura que os adolescentes têm acesso, tanto na escola como em suas residências, de modo a compreender como se dá o processo de letramento pela mediação com a diversidade de suportes e gêneros do discurso. A hipótese confirmada é que a família apresenta dificuldades para ajudar seus filhos no processo de leitura e, consequente elevação dos níveis de letramento, seja por sua pouca escolaridade e nível cultural, por falta de tempo, por falta de acesso a eventos culturais ou por razões econômicas que impedem a aquisição de livros e outros materiais. No ambiente escolar foi observado o desenvolvimento de um projeto de leitura que busca envolver os adolescentes nas mais variadas situações de leitura, porém observou-se a existência de pouco material de leitura, sobretudo de livros literários e a falta de um espaço adequado para biblioteca.
Esta busca en el nivel de Maestría, tiene como objetivo investigar cómo dase el desarrollo de las prácticas de lectura de alumnos del 9º. Grado de la escuela primaria y las mediaciones entre la escuela y la familia esto tiene el intuito de promover el desarrollo de la alfabetización. La investigación se realizó en la Escuela Municipal Alcides Franco da Rocha, ubicada en el Jardín Marília, suburbio de la ciudad de Pontes y Lacerda-MT y tuvo como objetivo conocer la trayectoria de la lectura de los estudiantes tanto en la escuela como en la familia, para entonces comprender las posibilidades que esta instancias ofrece en contribución para la formación lectora de los jóvenes. El problema central así configurase: en como dase la mediación de las practicas de lectura en una clase y en la familia de los alumnos que están en el curso del 9º. Grado de la enseñanza fundamental de la Escuela Municipal Alcides Franco da Rocha visando la formación lectora y el desarrollo de la alfabetización. Basado en la investigación cualitativa fue realizada la observación de las actividades en clase sobe la práctica de enseñanza de la lectura y una entrevista gravada con la maestra e los padres. Así como hacer la descripción del acervo de lectura que los jóvenes tienen acceso, tanto en la escuela como en sus habitaciones, de molde a comprender como dase el proceso de alfabetización por la mediación con la diversidad de suportes y géneros del discurso. La hipótesis se confirmó que la familia presenta dificultades para ayudar a sus hijos en el proceso de lectura y mayores niveles consiguientes de alfabetización, sea por su nivel educativo y cultural bajo, por falta de tiempo, falta de acceso a eventos culturales o por motivos económicos que dificultan la compra de libros y otros materiales. Observase en el ambiente escolar el desarrollo de un proyecto de lectura que busca envolver los jóvenes en las más variadas situaciones de lectura, pero observase también la existencia de poco material de lectura, sobretodo de libros literarios y falta de un sitio adecuado para biblioteca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gomes, Henriette Ferreira. "Práticas pedagógicas e espaços informacionais da universidade: possibilidades de integração na construção do espaço crítico." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2006. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11748.

Full text
Abstract:
Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2013-04-25T12:28:32Z No. of bitstreams: 3 Henriette Gomes Parte 3.pdf: 718296 bytes, checksum: 5c301484cf7a004def44d4450abe2d3c (MD5) Henriette Gomes Parte 2.pdf: 885302 bytes, checksum: bbe28664af3caf275b0bf2cd842bb08c (MD5) Henriette Gomes Parte 1.pdf: 2472459 bytes, checksum: 0c792d9d674efbef4251a441598da90d (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-06-06T19:08:19Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Henriette Gomes Parte 3.pdf: 718296 bytes, checksum: 5c301484cf7a004def44d4450abe2d3c (MD5) Henriette Gomes Parte 2.pdf: 885302 bytes, checksum: bbe28664af3caf275b0bf2cd842bb08c (MD5) Henriette Gomes Parte 1.pdf: 2472459 bytes, checksum: 0c792d9d674efbef4251a441598da90d (MD5)
Made available in DSpace on 2013-06-06T19:08:19Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Henriette Gomes Parte 3.pdf: 718296 bytes, checksum: 5c301484cf7a004def44d4450abe2d3c (MD5) Henriette Gomes Parte 2.pdf: 885302 bytes, checksum: bbe28664af3caf275b0bf2cd842bb08c (MD5) Henriette Gomes Parte 1.pdf: 2472459 bytes, checksum: 0c792d9d674efbef4251a441598da90d (MD5) Previous issue date: 2006
A integração dos espaços informacionais da universidade às práticas pedagógicas constituiu a temática deste trabalho, que teve como objetivo identificar a possibilidade de interseção do ambiente da sala de aula aos ambientes da biblioteca e do laboratório. Buscouse analisar se o processo dialógico estabelecido em um fórum de discussão pode favorecer a construção do espaço crítico e o desenvolvimento de ações articuladas entre a sala de aula, a biblioteca e o laboratório. A investigação se deu por meio da realização de um estudo de caso com observação intensiva, em uma amostra composta por três turmas de uma disciplina ministrada em um curso de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), perfazendo um total de 109 estudantes. Os procedimentos de coleta dos dados utilizados incluíram a observação direta e intensiva das aulas cursadas pelas três turmas; a realização de uma intervenção com a implantação do fórum de discussão da disciplina na Internet; a observação indireta do movimento de utilização da Biblioteca pelos alunos; a realização de grupos focais com os estudantes, com as bibliotecárias, aplicação de questionário junto aos estudantes e de entrevistas com o professor. A análise dos dados se realizou a partir da integração de abordagens quantitativas e qualitativas. Os resultados mostraram que o ambiente da sala de aula está concentrado no nivelamento do conhecimento entre os estudantes a partir da apresentação dos conteúdos programáticos, ficando o espaço crítico limitado ao esclarecimento de dúvidas. As tecnologias da comunicação e informação utilizadas nesse ambiente cumprem apenas uma função auxiliar na promoção do contato dos estudantes com o conhecimento. O laboratório limita-se a oferecer acesso aos recursos tecnológicos para acesso à informação, tratamento e análise de dados e digitação de trabalhos acadêmicos, enquanto a biblioteca mantém-se favorecendo o acesso à informação científica. Esses ambientes, que poderiam atuar no favorecimento das interações para o debate, permanecem atuando isoladamente, com metas específicas, sem integração entre si. Como resultado dessa intervenção verificou-se que o uso dos recursos tecnológicos, em um fórum de discussão, poderá favorecer ações integradas da sala de aula, da biblioteca e do laboratório. Os novos recursos tecnológicos são mais empregados por alunos e professores para o acesso e compartilhamento das informações. No fórum de discussão a etapa de acesso também representou um espaço do exercício da leitura, e o compartilhamento das reflexões, na expansão do debate, um espaço do exercício da escrita. Assim, tendo o ensino-aprendizagem como foco central de todas as atividades da universidade, as etapas de acesso e de troca das informações, nas quais se dá o uso mais intenso das diversas tecnologias, poderão ser trabalhadas articuladamente entre a sala de aula, a biblioteca e laboratório, sendo o fórum de discussão, um espaço possível de atividades conjuntas desses ambientes. Ações integradas da sala de aula, da biblioteca e do laboratório voltadas ao ensino-aprendizagem na graduação devem nortear todo planejamento acadêmico, constituindo-se em meta central para o aprofundando do debate e expansão do espaço crítico na universidade.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Práticas pedagógicas - leitura"

1

Palomanes Ribeiro, Roza Maria. A mediação pedagógica como prática docente: propostas de atividades de leitura e escrita. Encontrografia Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.52695/978-65-88977-38-5.

Full text
Abstract:
Este livro é fruto de reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e de pesquisas-aplicadas pelos autores-pesquisadores que buscam aliar teorias científicas e práticas pedagógicas. Para servir de motivação para outros docentes na tarefa de ensinar a seus alunos a compreender e produzir textos com os quais têm contato, os autores apresentam pesquisas testadas e bem-sucedidas de mediações pedagógicas que trataram da compreensão leitora de gêneros variados e da consciência metassintática necessária para o entendimento das relações lógico-discursivas dos textos, todas elas tendo a didática metacognitiva como proposta pedagógica. Esta obra se destina, portanto, a todos os professores de Língua Portuguesa do ensino básico que buscam, diariamente, novas alternativas para colaborar com o sucesso de seus alunos no que tange à compreensão e produção textuais. A organizadora
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

O surdo e a libras: diálogos sobre políticas públicas e práticas pedagógicas. Gradus Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46848/978688.

Full text
Abstract:
A leitura desse livro é, de fato, indispensável aos que têm interesse em assuntos ligados à educação de surdos e a sua língua. O livro traz discussões atuais sobre o tema, apresentando discussões sobre as políticas públicas e as práticas pedagógicas que tem como cenário a sala de aula e como ator principal o (a) aluno (a) surdo (a). O trabalho de seleção e organização desses textos, feitos com maestria pelas organizadoras, mostra o quanto esse tema ainda nos é caro. Mesmo depois de tantas publicações, percebemos o quanto ainda precisamos de materiais que nos lancem a estudos convincentes. (...) as organizadoras buscaram atender ao que se propuseram desde o início, oferecer um material rico e bem elaborado aos profissionais e pesquisadores da área, para contribuir com novos e necessários debates sobre a educação de surdos, levando em conta sua língua materna, Libras.[...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

BORGES, Rosângela Lopes. CONTEXTOS EDUCACIONAIS DO ENSINO BÁSICO AO SUPERIOR Leitura no Ensino Superior – Tecnologias Assistivas Práticas Pedagógicas – Mundo do Trabalho Gestão Escolar – Inclusão. EDITORA CRV, 2020. http://dx.doi.org/10.24824/978655868209.7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

A LITERATURA DE CORDEL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA DE LEITURA E LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE LEITORES: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE BREJO DO CRUZ – PB. Editora Acadêmica Periodicojs, 2021. http://dx.doi.org/10.51249/hp01.2021.19.

Full text
Abstract:
A literatura de cordel é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de habilidades de leitura escrita e oralidade, principalmente na área de humanas, sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da inserção do gênero textual Cordel em sala de aula como estímulo a prática de leitura e letramento, na 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Olímpio Maia na cidade de Brejo do Cruz-PB. Assim, buscou-se compreender a função social da Literatura de Cordel que independentemente da temática escolhida, atua como veículo de propagação de valores culturais tradicionais pertinentes ao povo de uma região, mostrando que o gênero textual Cordel dentro das salas de aula de Ensino Médio é de grande importância para a formação de leitores. O atual estudo pode ser compreendido como uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa, por levar a entender processos em que se desenvolve o objeto de estudo. Envolvemos uma amostra de trinta e dois alunos e duas professoras da turma pesquisada. Através de questionários verificou-se como a atuação do professor por meio de práticas pedagógicas de leitura literária e letramento do gênero textual Cordel pode contribuir para a formação leitora e crítica dos alunos. A cultura letrada é uma necessidade que se torna, a cada dia, mais essencial na sociedade globalizada. Não basta ter a capacidade de decodificar letras, não basta saber ler e escrever, é vital desenvolver a capacidade de compreender o que está sendo lido, conseguir inter-relacionar este saber com os múltiplos conhecimentos adquiridos previamente. Esta habilidade oferece vantagens não apenas às pessoas que a detém, mas às nações as quais elas pertencem. Um grande desafio no ensino, principalmente nas instituições públicas é superar a situação de fracasso comumente diagnosticado nesse cenário. Para superarmos esse problema se faz necessário uma releitura da prática pedagógica que está sendo utilizada, para desse modo tentar incluir o aluno no espaço escolar como protagonista do saber. O uso de projetos pedagógicos que possam ser trabalhados paralelamente ao currículo base das disciplinas, tem sido uma ferramenta que ganha mais destaque em escolas que almejam oferecer um ensino de melhor qualidade e assim cumprir seu papel de formação cidadã e para o mercado de trabalho. Foi realizada uma Feira Literária de Cordéis e Xilogravuras que proporcionou aos alunos a vivência com esses gêneros textuais, onde puderam confeccionar seus próprios textos e ilustrações, desenvolvendo em alguns, talentos ainda não desenvolvidos. Trabalhar com cordel mexe diretamente com emoções, e isto se faz cada vez mais necessário, tanto para atingir os objetivos didáticos, como o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e oralidade, quanto de realização profissional, dado que o fardo do trabalho tende a render bons frutos que nos fortalece a continuar tentando fazer da educação uma possibilidade de transformação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mourad, Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira. Educação especial inclusiva: diálogos da educação básica ao ensino superior. Edited by Fernando Icaro Jorge Cunha. Editora Reflexão Acadêmica, 2021. http://dx.doi.org/10.51497/reflex.0000069.

Full text
Abstract:
O livro “Educação Especial Inclusiva: Diálogos da Educação Básica ao Ensino Superior”, constitui-se em uma coletânea formada por 20 capítulos, enfatizando a educação básica e superior apresentando algumas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Uma obra de fácil leitura e pedagogicamente fundamentada e estruturada, proporcionando a você leitor compreender aspectos vinculados à inclusão, com um olhar mais sensível e crítico, que expõem questões políticas, sociais e educacionais. Nos primeiros capítulos, o leitor encontrará temáticas relacionados à trajetória histórica e política da inclusão, questionando as políticas educacionais, sua acessibilidade e a dificuldade de implementação da mesma. Além de refletir sobre uma educação inclusiva e os direitos fundamentais, que na maioria das vezes estão situados apenas em documentos. Cogitando assim, mais empatia e voz àqueles que muitas vezes são invisibilizados frente a uma sociedade padronizada e estereotipada. Muitas vezes, a visibilidade se dá pela aceitação e reconhecimento daquelas pessoas, que estão mais próximas as pessoas com necessidades especiais (familiares), aumentando a autoestima e sua independência. Para isto ocorrer, existe um longo caminho a ser trilhado, iniciando com a participação e união dos familiares com a escola. Neste livro, o leitor também irá encontrar reflexões e fundamentos, estes apontam que a educação possibilita à criança desenvolver suas habilidades e competências singulares, respeitando seu ritmo para o aprendizado na construção do conhecimento. O despertar para novos desafios corresponde a diversos procedimentos, planejamentos e métodos de intervenção dos educadores. Os profissionais capacitados, ganham um destaque todo especial, pois farão toda diferença no processo de ensino-aprendizagem destas crianças articulando, importantes mediadores específicos como, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e a neurocientistas, os quais entendem e contribuem cientificamente e metodologicamente para garantir a educação inclusiva, tornando-a mais eficaz e equânime. Nesta trajetória de superação que toda criança com necessidade especial terá que passar, a dimensão lúdica, abordada na segunda unidade, é um facilitador de práticas pedagógicas e proporciona aos alunos especiais uma ferramenta para sua inclusão e, consequentemente, permanência nas instituições de ensino. A inclusão educacional é parte integrante da construção de uma sociedade que prioriza a acessibilidade, flexibilidade e equidade a fim que possibilitem práticas colaborativas e personalizadas de trabalho em conjunto. Sem hesitação, devemos destacar que a conscientização sobre o fato das pessoas com necessidades especiais pode e deve ser uma dimensão presente na leitura dessa obra, que traz pontos cruciais para visualizar ações inclusivas. Todos sabemos, que apesar do paradigma inclusivo, até o presente momento, muitos avanços estão por fazer, ainda falta muito para chegarmos à equidade e com respeito mútuo e valorização da diversidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Soares, I. M. F., and B. Porto. QUEM TE COBRIU QUE TE DESCUBRA? As crenças docentes sobre ludicidade e os desafios da prática pedagógica e da formação de professores. Eulim, 2020. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-87698-04-5.

Full text
Abstract:
texto de Ilma Soares e Bernadete Porto, intitulado Quem te cobriu que te descubra? As crenças docentes sobre ludicidade e os desafios da prática pedagógica e da formação de professores, apresenta um longo estudo sobre crenças de educadoras, que atuam em escolas que atendem no âmbito das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a respeito das questões que envolvem a compreensão do que seja ludicidade, assim como do uso de atividades adjetivadas como lúdicas em suas práticas de ensinar, bem como, de questões como crenças sobre escola, crianças e trabalho docente. Importa observar, de início, que o estudo, ora publicado, tem sua origem no atendimento de requisito de Programa de Pós-Graduação, stricto sensu, daí o leitor deparar-se com inúmeras citações de outros pesquisadores e de autores de obras que tratam de conteúdos equivalentes ou afins. Essa circunstância, que está na origem do texto, chama a atenção do leitor para o cuidado da autora em demonstrar que as compreensões estabelecidas e tornadas públicas na presente publicação tem seus fundamentos em seus entendimentos pessoais sobre o objeto de estudo, contudo, assentados em investigações e compreensões de muitos outros pesquisadores, que vieram antes, criando um campo de conhecimento sobre a temática abordada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Conexões: linguagens e educação em cena. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cle283.1121-0.

Full text
Abstract:
O conhecimento se fabrica nos múltiplos circuitos da linguagem e em conexões estabelecidas nos próprios efeitos dos saberes humanos. As dinâmicas dos discursos, as práticas de ensino e os territórios das artes são algumas fronteiras que deslizam entre conceitos e experiências, significantes e significados. Em As palavras e as coisas, Michel Foucault (2007) reflete que “a linguagem representa o pensamento como o pensamento se representa a si mesmo”. Nesses termos, a produção crítica e intelectual constrói um jogo em que os textos se transformam em repositórios daquilo que somos e buscamos representar através das palavras. Cada repositório pode ser classificado como uma cena que opera dentro e através da linguagem, de modo que sua força é determinada por sua capacidade de intervir nas práticas sociais e, consequentemente, transformá-las. É reconhecendo a presença da diversidade produzida nas esferas do conhecimento humano que o livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, organizado por Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, José Wandsson do Nascimento Batista, Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isabela Feitosa Lima Garcia e Ana Flávia Matos Freire, representa um espaço de circulação de ideias e práticas críticas imprescindíveis para estudantes, professores e pesquisadores das Letras e outros campos de estudo. As demandas acerca da linguagem, da cultura e da sociedade nunca se esgotam. Dessa forma, abrem-se novas margens e cenários de saberes relacionados à Linguística, Literatura, Educação e à História que nos ajudam a interpretar e aperfeiçoar o entendimento das relações de poder e das interações entre os sujeitos. É urgente que, em nossas experiências docentes e discentes, exerçamos o papel de mediar a produção do conhecimento entre a academia e outras organizações sociais, criando visibilidades para que os espaços dos saberes sejam cada vez mais democráticos e inclusivos. O livro reúne textos-cartografias – produzidos por professores, alunos de pós-graduação e demais pesquisadores – que lançam perspectivas multidisciplinares das instâncias da linguagem, da educação e da formação política – envolvendo vários atores sociais – e promovem estratégias de leitura diante dos desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, o capítulo de abertura, intitulado “A modalidade volitiva em relatos de pacientes que superaram a Covid-19”, André Silva Oliveira descreve e analisa através da modalidade volitiva os comportamentos de pessoas que divulgaram seus relatos na internet acerca da superação da doença. No contexto da pandemia que enfrentamos atualmente torna-se relevante a vigilância dos efeitos desta enfermidade que se instaura no imaginário dos sujeitos. No Capítulo 2, intitulado “Reflexões sobre a linguística e a semiótica: revisão teórica e um exemplo de aplicação”, Jancen Sérgio Lima de Oliveira investiga as distinções e as semelhanças entre a linguística e a semiótica tendo como ponto de partida a produção de imagens no mundo contemporâneo. Em outro espectro de pesquisa, no Capítulo 3, “Gêneros orais: objetos de ensino como suporte às aulas de língua portuguesa”, George Pereira Brito inscreve um estudo para situar os gêneros orais no ensino de língua portuguesa, atentando para o papel dos docentes no desenvolvimento da oralidade como uma prática fundamental na formação estudantil.No Capítulo 4, “As interfaces da leitura: decodificação e compreensão leitora”, de Alessandra Figueiró Thornton, discute a formação leitora dos estudantes da Educação Básica, destacando a necessidade de políticas que desenvolvam as habilidades relacionadas à proficiência leitora nas escolas. Lidando com outras molduras da linguagem, mais precisamente no campo da literatura, no Capítulo 5, “Vozes femininas tecendo a resistência no enfrentamento às violências nos contos de Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo”, escrito por Maria Valdenia da Silva, Maria José Rolim, Diely da Cruz Lopes e José Ronildo Holanda Lima, observamos uma análise das profundas marcas da violência de gênero representadas na literatura de Evaristo e os atos de resistência das personagens, que lutam para produzir outras escrevivências no tecer do texto literário. Ainda no contexto dos estudos literários, Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, no Capítulo 6, “Ressignificações no conto de fada ‘Entre a espada e a rosa’, de Marina Colasanti”, estuda as ressonâncias entre o conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti e o conto “Pele de Asno”, de Charles Perrault. A autora explora o imaginário da literatura infanto-juvenil e confronta ambas as narrativas para identificar intertextos e rastros entre o texto clássico e o moderno. No Capítulo 7, intitulado “A morte com véu branco: uma análise da poesia de Emily Dickinson”, Brena Kézzia de Lima Ferreira e Francisco Carlos Carvalho da Silva analisam a obra poética de Dickinson com foco na representação da morte e suas figurações simbólicas que acentuam as incertezas da existência humana. Expandindo as cenas de pesquisa, no Capítulo 8, “A formação leitora: uma proposta metodológica com um poema de Manoel de Barros”, André de Araújo Pinheiro, Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos e Verônica Maria de Araújo Pontes desenvolvem um procedimento metodológico baseado em jogos teatrais e sequências básicas para fornecer estratégias e dinâmicas de leitura que visam propiciar maior proficiência leitora entre os sujeitos participantes.Tomando como ponto de discussão os fundamentos do letramento literário, no Capítulo 9, “Novas práticas de leitura literária à luz do teatro do oprimido”, Danyelle Ribeiro Vasconcelos situa as práticas de leitura do texto literário dentro de uma perspectiva crítico-reflexiva, gerada a partir do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, em diálogo com o método teatral do Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal, com o intuito de transformar o ato de ler literatura em uma prática emancipatória, em que o território da sala de aula passa a ser o palco de jogos dramáticos, onde os alunos assumem importantes papeis sociais. No Capítulo 10, “Letramento na educação infantil a partir do livro A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector”, os autores Nadja Maria de Menezes Morais, Laís Correia Teófilo de Souza, Jôse Pessoa de Lima e Marinalva Pereira de Araújo traçam um perfil da formação leitora e infantil baseada nas experiências de leitura literária. Nesse contexto de aprendizagem, o livro de Lispector permite estimular a reflexão em torno da importância do letramento literário desde os primeiros anos da vida escolar. Em conexão com a temática, em “Multiletramentos na escola: proposta de leitura do hipertexto ‘Um estudo em vermelho’, de Marcelo Spalding”, Capítulo 11, Angélica Benício Alves e Sandro César Silveira Jucá, atentos acerca das novas situações comunicativas geradas por ambientes virtuais, exploram a existência de gêneros literários digitais e refletem sobre suas aplicabilidades na sala de aula para promover práticas de leitura e, como resultado disso, desenvolver condições de multiletramento nos espaços educacionais. Dando continuidade, em “O ser criança e a sexualização infantil em face ao discurso midiático: O Caderno Rosa de Lori Lamby”, Capítulo 12, Elane da Silva Plácido e Maria da Conceição Santos tomam como objeto de estudo o livro Caderno Rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, para analisar as nuances da personagem Lori em face da influência midiática no processo de sexualização e adultização do corpo infantil, provocando impactos na identidade da criança. É por meio do Capítulo 13, designado “Canciones que el tiempo no borra: memorias, censura y canciones bregas en el contexto de la dictadura civil-militar en Brasil (1964-1985)”, escrito em espanhol por Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isaíde Bandeira da Silva e Edmilson Alves Maia Júnior, que aprendemos sobre os efeitos da censura na arte, mais precisamente na música brega, tida como manifestação artística imprópria aos valores defendidos pelo regime militar no Brasil (1964-1985). Os autores examinam os impactos da censura na sociedade da época, mas também enunciam como a música pode expressar as contínuas tensões de um momento histórico. Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Francinalda Machado Stascxak e Maria Aparecida Alves da Costa refletem em “O vínculo entre o estado e a igreja católica no Brasil imperial (1822-1889) e sua reverberação na educação”, Capítulo 14 desta coletânea, a relação da Igreja Católica com o Estado na época do império, identificando as implicações deste vínculo na história da educação brasileira. Por sua vez, o Capítulo 15, “As contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino na educação infantil: uma revisão de literatura”, assinado por Camila Alvares Sofiati, foca na compreensão do processo de aprendizagem infantil a partir das teorias de Vigotski, em que o trabalho pedagógico com crianças é observado. Já no Capítulo 16, intitulado “Proposta e currículo no contexto educacional do ensino infantil brasileiro”, também de Marcus Vinicius Peralva Santos, o autor produz um panorama de pesquisas sobre propostas curriculares direcionadas ao ensino infantil no Brasil, averiguando como os projetos políticos pedagógicos contemplam as novas demandas da sociedade contemporânea. No capítulo seguinte, “As contribuições do NTPPS na aprendizagem de língua inglesa numa escola pública de Pacoti – CE”, Capítulo 17, as autoras Francisca Marilene de Castro Rodrigues e Isabela Feitosa Lima Garcia contextualizam os desafios do ensino de língua inglesa nas escolas brasileiras e apresentam princípios metodológicos que visam dirimir as problemáticas em torno da aprendizagem do inglês, reforçando a necessidade de produzir um modelo de ensino que coloque no centro do processo o conhecimento do aluno em relação às interfaces de cognição. Dessa forma, as autoras abrem perspectivas positivas para o ensino-aprendizagem do idioma em questão.O Capítulo 18, “A utilização do blog pelas escolas estaduais de educação profissional de Juazeiro do Norte – CE”, as autoras Maria Francimar Teles de Souza e Rosa Cruz Macêdo abordam o blog como uma ferramenta digital fundamental na divulgação de atividades escolares e mapeiam seus usos em escolas estaduais de ensino profissionalizante na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Em outro contexto de pesquisa, no Capítulo 19, “Intervenções inter/multidisciplinares em crianças disléxicas”, Wanda Luzia Caldas de Brito e Maria Josefina Ferreira da Silva investigam, através de uma abordagem multidisciplinar, questões relacionadas à dislexia em crianças e como tal condição afeta o desenvolvimento da aprendizagem nos anos escolares, evidenciando a necessidade de que os profissionais sejam subsidiados de informações sobre como lidar com o diagnóstico deste transtorno e, consequentemente, possam proporcionar um bom ambiente de ensino. No Capítulo 20, intitulado “A importância da interação e do material adaptado para o processo cognitivo do aluno com necessidades educacionais especiais”, Samara de Oliveira Lima, Sanara Macedo Sousa e Sabrina de oliveira Marques abordam o progresso do aluno com Necessidade Educacional Especial (NEE) e a importância de sua inclusão no contexto escolar. Para isso, os autores entendem que o professor tem um papel importante no processo de acolhimento e na ação de produzir materiais adaptáveis para o ensino. Traçando outro cenário de reflexão, no horizonte do Capítulo 21, nomeado “O papel do tutor no contexto da educação a distância: uma análise dos estudos brasileiros até 2020”, Marcus Vinicius Peralva Santos concentra-se na função do tutor no processo de ensino-aprendizagem da educação a distância, trazendo à tona os desafios que os profissionais da área enfrentam e as necessidades oriundas de suas práticas. Já no Capítulo 22, “O ensino remoto na visão docente: desafios e perspectivas”, Elizete Pereira de Oliva Leão e Mauricio Alves de Souza Pereira avaliam as condições do ensino remoto a partir da experiência de professores de uma escola pública da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Os dados levantados pelos autores apontam para problemas que precisam ser superados, especialmente relacionados ao acesso das mídias digitais e à formação continuada dos docentes, para que estejam preparados para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O capítulo seguinte aborda práticas do contexto de ensino-aprendizagem de línguas. “O processo de elaboração das organizações didáticas no contexto da residência pedagógica de língua portuguesa”, Capítulo 23, George Pereira Brito e Maria Beatriz Bezerra de Brito dedicam-se a examinar as produções de Organizações Didáticas de um programa de residência pedagógica para o ensino médio desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba, com o objetivo de dar suporte aos alunos bolsistas para que tenham em mãos materiais adequados para o ensino de português. No horizonte da educação básica e suas diversas disciplinas, o Capítulo 24, com o título de “Química verde: análises das concepções de alunos do ensino médio”, de autoria de Michelle de Moraes Brito, Kariny Mery Araujo Cunha, Francilene Pereira da Silva e Márcia Valéria Silva Lima, atende às demandas da educação ambiental, uma vez que, preocupadas com os vários níveis de degradação do meio ambiente, as autoras analisam a percepção de alunos do ensino médio acerca das problemáticas ambientais, na perspectiva da Química Verde, atribuindo a importância de formar sujeitos mais conscientes acerca dos problemas ocasionados pela ação humana na natureza. No Capítulo 25, “As licenciaturas em química ead e presencial nos IF: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos e as implicações na formação docente”, os autores Dylan Ávila Alves, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Raiane Silva Lemes e Abecy Antônio Rodrigues Neto avaliam cursos de licenciatura em Química de Institutos Federais em sua modalidade de Ensino a Distância (EaD) e comparam as suas especificidades – direcionadas aos alunos – com o modelo de ensino tradicional. Nos dois últimos capítulos, percebendo a emergência das novas tecnologias nas práticas educacionais, Karina Pereira Carvalho, Mariana da Costa Teles, Marcelo Augusto Costa Vilano e Vinícius Pedro Damasceno Lima destacam, no Capítulo 26, “Ensino remoto da matemática a partir das tecnologias digitais: a importância dos jogos digitais como ferramenta auxiliar da aprendizagem”, o papel de jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem da matemática e como essas ferramentas auxiliam no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e cognição. Em diálogo com a área, no Capítulo 27, “A modelagem matemática utilizada para ensinar funções e aplicações”, Karina Pereira Carvalho trabalha com a modelagem matemática como princípio norteador do ensino das funções e aplicações, objetivando apresentar soluções para lidar com as dificuldades dos alunos relacionadas ao tema. Apresentadas as coordenadas iniciais de cada capítulo do Livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, convidamos o leitor para que adentre nas páginas desta coletânea e deixe fluir essas cenas de aprendizagem na sua formação humana. Como declara Paulo Freire, no livro Educação como prática da liberdade (1967), “há uma pluralidade nas relações do homem com o mundo, na medida em que responde à ampla variedade dos seus desafios.” Nesse sentido, esta obra fornece diversos olhares sobre alguns desafios que os autores e autoras enfrentam em suas experiências humanas. Suas contribuições são plurais e buscam responder as problemáticas da linguagem, da educação, da literatura e da sociedade que os cerca. Uma última assertiva: os conhecimentos são mutáveis, o que permanece é o desejo de produzir novos pensamentos e afetos transformadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Campos, Jefferson, and Adalberto Ferdnando Inocêncio. Gêneros e práticas de subjetivação: sujeições, insurreições e estéticas da existência. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-041-0.

Full text
Abstract:
Na perspectiva afro-brasileira, a encruzilhada se configura como lugar de encontro das possibilidades de existência, onde o direito a humanidade é garantido a todos os tipos de corpos, sexualidades, territorialidades e gêneros. Nesse cenário, esta coletânea finca uma intersecção de pesquisadores/as que dão sentido a um cruzamento de textos sobre gênero e subjetivações. O trato com as subjetivações nos convida a ressignificar o olhar sobre o nosso próprio corpo-território e as relações com as outras estéticas de existência que nos circundam. Destarte, a encruzilhada reforça um caráter ético, estético, político e pedagógico propício para as circularidades das vozes subalternizadas nas relações da colonialidade do poder. Reconhecer as opressões do cis-tema hetero-racista-patriarcal é fundante no ato de (re)existir perante aos ataques de um sistema mundo que, desde a sua expansão colonial, perpetuou um legado civilizatório de epistemicídios, bem como a padronização das espiritualidades e suas performatividades sociais. A escola, a universidade, a família, as ruas, as igrejas e demais espaços de socialização são articulados por moralidades pautadas e legitimadas em práticas de extermínios de subjetivações inadequadas às ideologias de docilização dos corpos-territórios. Portanto, tensionar a monocultura da existência do cis-tema hetero-racista-patriarcal é urgente para os grupos que visam o fortalecimento de uma sociedade justa e democrática. O convite à leitura desta coletânea perpassa, também, por um compromisso político de ouvir as narrativas dos nossos pares e das nossas aliadas, cujas potências nos atravessam, provocam rachaduras e nos leva a reterritorializar os nossos corpos-territórios e forjar uma outra postura insurgente. Eduardo Oliveira Miranda (UFFS) Feira de Santana, 10 de junho de 2020.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Freitas, Ramiro Ferreira de. O “meu” corpo cego e a invisibilidade de sua performance nas práticas escolares de educação física. Editora BAGAI, 2021. http://dx.doi.org/10.37008/978-65-89499-10-7.10.01.21.

Full text
Abstract:
A deficiência visual foi – e ainda é – percebida por muitos como um problema que leva a grandes incapacidades. No projeto de inclusão, ambicionado pelos recentes avanços médicos, pedagógicos e jurídicos, diversos “muros” imaginários ligados à intransigência secular adquirida pelo raciocínio dividido entre “normais” e “inválidos” foram substituídos pelas intenções de reconhecimento e acolhimento do outro (pelo menos quanto ao fornecimento de condições especiais no convívio reservado). Nesta obra, buscou-se inverter a ordem: quem fala é o “eu” experimentando, no próprio corpo, o “viver” sem enxergar. Ambígua narrativa, com proposta metodológica de longo prazo, o trabalho constitui esboço, pelo que uma sociedade fundamentada nos valores dignidade e autonomia passa a tipificar o fenomenológico constructo subjetivo, correrá riscos no momento do “desenho acessível” se não ouvir, vislumbrar e sentir tanto necessidades quanto possibilidades raramente cogitadas no hermético circuito dos “cuidadores”. Quando o objeto é difuso e confunde-se com o autor, olhará, o leitor, que nossa preocupação intelectual se justifica inclusive no instante da diversidade: os defeitos existem em todos os homens, fisicamente claros ou não, logo, as técnicas convencionais e adaptativas instituem nova época na qual, é saudável esperar, ninguém continue “apagado” em virtude das suas características oftalmológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Glebson Moura, and Roxane de Alencar Irineu. Matizes das metodologias ativas de ensino. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.mma658.1121-0.

Full text
Abstract:
A educação brasileira atravessa momentos difíceis, em que o negacionismo científico e a tentativa de desacreditar a educação do cidadão nos encaminha para uma instabilidade na formação de profissionais que por ora a sociedade precisa. Muitas universidades, na expansão e interiorização do Ensino Superior por meio de Políticas Públicas implementadas a partir de 2007, adotaram uma concepção curricular que defende o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem na busca efetiva pela construção da relação prática-teoria na perspectiva de formar um profissional humanizado Essa metodologia na qual acreditamos e que está apresentada neste livro, não é a que hegemoniza práticas conteudistas e individualistas, mas a que preconiza a formação geral do profissional da saúde, tomando como centralidade as questões práticas, científicas e de valorização do ser humano em toda sua amplitude. Em síntese, a formação por meio da práxis crítica humanizada. Enfim, colocar o futuro profissional da saúde a serviço da educação em saúde e prevenção e romper com a prioridade econômica. Esse livro Matizes das Metodologias Ativas de Ensino, produto de duas importantes pesquisas realizadas no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, emergiu do desafio desses pesquisadores em evoluir de uma formação hegemonicamente estabelecida para trilhar caminhos metodológicos nunca antes trilhados. Portanto, os autores buscaram compreender como as metodologias ativas de ensino, que emergem da problematização de situações reais, estão sendo entendidas pelos docentes e discentes e sua eficiência na formação do futuro profissional da saúde, ao assumirem o compromisso com o ensino superior e a efetiva implementação de uma nova concepção de ensino e de currículo tão necessária para o enfrentamento dos problemas da saúde no contexto político e social do nosso país da atualidade. O que está apresentado nesta publicação é a materialização de um trabalho desenvolvido por dois pesquisadores sérios e comprometidos que refletindo sobre seus diferentes campos de ação pedagógica, apresentam relevantes contribuições à reflexão sobre as metodologias ativas de ensino no processo de implementação de um currículo que busca formar profissionais da saúde conscientes de sua função social mediante sua formação técnica e cientifica. Sinto-me honrada em prefaciar tão importante produção, principalmente porque ver o produto acadêmico tomar espaços além dos muros da universidade. A relevância de obras como essa nos enche de esperança que a Ciência se fortalece e cumpre sua função social. Assim, é com a satisfação e a certeza de que essa importante produção acadêmica tem muito a contribuir com a sedimentação das metodologias ativas e com o avanço do currículo de formação profissional, tão importantes para a sociedade. Desejo a todos e a todas uma boa leitura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Práticas pedagógicas - leitura"

1

Nogueira, Aurinete Alves, Francisca Regiane Sabino de Sousa, Maria Rafaela Freitas Pimenta, and Maria José Barbosa. "Diálogos reflexivos sobre práticas pedagógicas no ciclo de alfabetização." In Série Educar- Volume 12 – Leitura e Escrita. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-232-3.cap.01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Elieuza Aparecida de, and Cyntia Graziella G. Simões Girotto. "Leitura e literatura infantil: organização de espaços, acervos e materiais na escola." In Formação docente: perspectivas teóricas e práticas pedagógicas, 47–66. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015. http://dx.doi.org/10.36311/2015.978-85-7983-649-7.p47-66.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

PINHEIRO, M. A. T. "O USO DO PODCAST NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA." In COTIDIANO ESCOLAR: os diferentes saberes nas práticas pedagógicas, 67–72. EDITORA CRV, 2021. http://dx.doi.org/10.24824/978652511796.6.67-72.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SANTOS, V. J. O., and K. S. N. AZEVEDO. "PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO: contribuições do projeto Recado do Anjo." In COTIDIANO ESCOLAR: os diferentes saberes nas práticas pedagógicas, 37–48. EDITORA CRV, 2021. http://dx.doi.org/10.24824/978652511796.6.37-48.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues, Camila Pereira, and Inaiara Bartol Rodrigues. "A aprendizagem da leitura dos alunos com deiciência intelectual no ensino fundamental." In Práticas pedagógicas: entre as teorias e metodologias, as necessidades educativas especiais, 73–94. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2012. http://dx.doi.org/10.36311/2012.978-85-7983-309-0.p.73-94.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vieira, Alexandro Braga, and Renata Barbosa Vicente. "Práticas de leitura e Escrita com alunos com deiciência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental construindo relexões inclusivas." In Práticas pedagógicas: entre as teorias e metodologias, as necessidades educativas especiais, 131–46. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2012. http://dx.doi.org/10.36311/2012.978-85-7983-309-0.p.131-146.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta, and Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo. "Quando a atuação vira formação. Desafios para a docência em EJA. Alfabetização, escrita e leitura." In PIBID/UNESP Forma(A)Ação de professores: percursos e práticas pedagógicas em Ciências Humanas, 197–210. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2018. http://dx.doi.org/10.36311/2018.978-85-7983-973-3.p197-210.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

FRANCISCO, LOUISE, CAIO ROBERTO SIQUEIRA LAMEGO, and JULIANA LOPES MESQUITA. "ENSINO DE BIOLOGIA E SEXUALIDADE: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEBIO (2005 – 2018)." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.240.

Full text
Abstract:
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MAPEAR E ANALISAR SOBRE COMO A SEXUALIDADE FOI ABORDADA NO ENSINO DE BIOLOGIA, A PARTIR DA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), QUE CORRESPONDEM AOS ANOS DE 2005 - 2018. FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA MAPEAR E DISCUTIR OS TRABALHOS RELACIONADOS À TEMÁTICA SEXUALIDADE NO ENEBIO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE HOUVE UM MENOR NÚMERO DE PUBLICAÇÃO QUE DIALOGUEM COM A TEMÁTICA NA PRIMEIRA E NA SEGUNDA EDIÇÃO, PORÉM HÁ UMA TENDÊNCIA AO AUMENTO DE TRABALHOS AO LONGO DAS EDIÇÕES SUBSEQüENTES. APÓS LEITURAS SUCESSIVAS DOS TRABALHOS QUE ATENDERAM OS CRITÉRIOS METODOLÓGICOS DE INCLUSÃO, A CATEGORIA MAIS PREVALENTE ESTÁ RELACIONADA À ESTRATÉGIA DE ENSINO E PRÁTICA PEDAGÓGICA (21 TRABALHOS). É FECUNDO QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA ROMPAM COM OS ASPECTOS PURAMENTE BIOLÓGICOS QUE REDUZEM A COMPREENSÃO DA SEXUALIDADE EM DIFERENTES SUJEITOS SOCIOCULTURAL.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

MACHADO, R. C. M. "Leitura e formação do leitor: limites e possibilidades da escola e da Universidade." In Reflexões pedagógicas e prática de ensino: diálogos necessários, 169–82. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-002-0_169.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Melo, Irailde Dias de. "A prática da leitura: Ações a partir da leitura e escrita de gêneros textuais diversos." In Série Educar – Volume 38 – Prática Pedagógica. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-41-6.cap.02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Práticas pedagógicas - leitura"

1

Saldanha, Patrícia, and Ederson Luiz Locatelli. "Transformação Digital de Bibliotecas Escolares: Do Local para a Rede Online." In Congresso sobre Tecnologias na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2020.11432.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo fazer um relato sobre como o serviço de biblioteca tem se reconfigurado, considerando o isolamento social, para dar conta de se integrar aos processos pedagógicos da escola. O contexto é a Rede Marista de colégios; a metodologia é qualitativa e descritiva; e os procedimentos técnicos, levantamento bibliográfico, estudo de caso e análise documental, considerando os dados da live de práticas pedagógicas online e o canal Mediação de Leitura no Stream. As duas ações proporcionaram a reconfiguração do serviço de biblioteca, passando de uma atuação totalmente presencial física para a online, potencializando suas ações locais na rede e para rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Morais, Anderson Melo de, Katyeudo Karlos de Sousa Oliveira, Jaíne Santos, and Robson De Oliveira. "Proposta de uma Ferramenta Tecnológica Focada no Auxílio na Educação de Jovens e Adultos." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.01.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a proposta de desenvolvimento da ferramenta EJA Conectada, criada para uso em sala de aula como auxílio as práticas pedagógicas do professor, contribuindo, no processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ferramenta é baseada no método de alfabetização de Paulo Freire que considera os alunos com suas experiências de vida e formas de conhecimento do mundo letrado. São apresentados os diversos tipos de conteúdo, organizados em módulos, com atividades interativas que permitem ao aluno praticar as habilidades de leitura, compreensão e produção de textos, assim como os recursos de design utilizados na programação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

FRANCA SANCHES SILVA, ALENE MARA, ANA CLAUDIA SOUSA MENDONCA, and RITA DE CACIA SANTOS SOUZA. "O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: UMA REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." In XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2020. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.03.04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araújo, Carla Sofia. "Nooj, um recurso didático para o estudo de “O Ano da Morte de Ricardo Reis”." In INNODOCT 2018. València: Editorial Universitat Politècnica de València, 2018. http://dx.doi.org/10.4995/inn2018.2018.8781.

Full text
Abstract:
Com sustentação teórica na Linguística de Corpus, este artigo tem como objetivo apresentar uma possibilidade de intervenção didática para o estudo do vocabulário de um romance de leitura integral obrigatória na disciplina de Português no 12.º ano de escolaridade, “O Ano da morte de Ricardo Reis”, de José Saramago. Deste modo, utilizamos o programa Nooj, disponível on-line em www.nooj-association.org, que nos fornece uma lista dos tokens mais frequentes, a partir da qual identificamos as palavras-tema da obra, tendo em vista a delimitação de campos temáticos na obra “O Ano da morte de Ricardo Reis”. A análise lexicométrica do romance “O Ano da morte de Ricardo Reis”, de José Saramago, constitui uma possibilidade de operacionalização didática, que apresenta o programa computacional Nooj como um recurso didático possível, dado que faculta o conhecimento cabal da tessitura lexical da obra, permitindo aos alunos o desenvolvimento da sua competência lexical, através de práticas pedagógicas de análise textual que rentabilizam as potencialidades das novas tecnologias e convocam a participação ativa de alunos e professores, tendo em vista a aprendizagem efetiva e consolidada da língua portuguesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gomes Advíncula Júnior, Moisés. "A LEITURA DA PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: Uma análise das práticas pedagógicas dos professores de Geografia no 6º ano do ensino fundamental na cidade de São Paulo do Potengi/RN." In IV CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS PDVL 2017. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.ivcointerpdvl.2017.00277.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gomes Advíncula Júnior, Moisés. "A LEITURA DA PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: Uma análise das práticas pedagógicas dos professores de Geografia no 6º ano do ensino fundamental na cidade de São Paulo do Potengi/RN." In IV CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS PDVL 2017. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.ivcointerpdvl.2017.00278.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barbosa Praia, Veruska. "A importância do programa residência pedagógica para o auxílio da prática leitora." In III SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA DO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM EDUCAÇÃO-UERJ/UEA; II CICLO NACIONAL DE DEBATES INTERDISCIPLINARES CEST/UEA; III SEMINÁRIO EDUCA; SEMANA DA PEDAGOGIA; MOSTRA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE TEFÉ E PIBID-CEST-UEA. Tefé, Amazonas: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/cicloeduca.226623.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Coelho, Lenir De Jesus Barcelos, and Cláudia Helena Dos Santos Araújo. "As tecnologias digitais nas práticas educativas da educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Goiás." In III Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/seadco.2020.14687.

Full text
Abstract:
Este escrito integra um estudo em andamento, com objetivo de investigar o uso das tecnologias nas práticas educativas da EJA no IFG. Justifica-se em razão das poucas pesquisas sobre o tema, identificados a partir da revisão de literatura realizada em quatro periódicos da CAPES, (2013 a 2018) e pela importância do tema para a educação. Trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo documental e pesquisa de campo, cujos instrumentos de coleta de dados são: questionário, observação em sala de aula, entrevista e leitura do Projeto Pedagógico dos Cursos investigados e do Projeto Político Pedagógico Institucional. Propõe a elaboração um produto educacional na categoria Material Pedagógico Formativo abordando a temática pesquisada com possibilidade de utilização na formação a distância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

PESSANHA, JACQUELINE FERNANDES DE GUSMÃO NEVES. "O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE E AS MUDANÇAS PROVOCADAS NAS RELAÇÕES EM SALA DE AULA." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.62472.

Full text
Abstract:
ESTE ESTUDO TEM O OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE O IMPACTO NA FORMAÇÃO DOCENTE ADVINDO DO SURGIMENTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO QUE VEM TRANSFORMANDO O MODO DE VIDA DAS PESSOAS E INTERVINDO EM TODOS OS NICHOS, ESPECIALMENTE NO SETOR EDUCACIONAL, A PONTO DE PROMOVER ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS NA DIDÁTICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLOGIA DE ENSINO. COM O ADVENTO DA INTERNET, AS REALIDADES ESTÃO SE MODIFICANDO, O ACESSO À INFORMAÇÃO ATRAVÉS DA CONEXÃO COM O UNIVERSO VIRTUAL VEIO FACILITAR A VIDA DAS PESSOAS, O QUE VERIFICA-SE CLARAMENTE NA HISTÓRIA, COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A ASCENSÃO DO CAPITALISMO PELO MUNDO. OBSERVA-SE AINDA MUDANÇAS NO PERFIL COGNITIVO DO LEITOR, CONSUMIDOR E CONSTRUTOR DE TEXTOS E MÍDIAS QUE EMERGIU COM AS REDES DE COMUNICAÇÃO NO MUNDO, CONFORME DESTACA A AUTORA SANTAELLA, 2004, NA OBRA EM QUE IDENTIFICA A MULTIPLICIDADE DOS LEITORES, ENTRE ELES UM NOVO PERFIL, O LEITOR UBÍQUO. A NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS, DA POSTURA DAS PARTES ENVOLVIDAS DENTRO E FORA DE SALA DE AULA E DA FORMAÇÃO DOCENTE EM TODOS OS SEUS NÍVEIS, APONTAM PARA A NECESSIDADE DE INVESTIR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO, BEM COMO NAS FORMAÇÕES DOS DISCENTES QUE IRÃO INGRESSAR NA DOCÊNCIA. DIANTE DESTA ÓTICA, OBSERVAMOS QUE A EDUCAÇÃO VEM SE RECONSTRUINDO DENTRO DA NOVA PERSPECTIVA E DIVERSIDADE DAS TECNOLOGIAS QUE SURGEM CONSTANTEMENTE E ASSIM O USO DE NOVOS RECURSOS DIGITAIS VEM ROMPENDO PARADIGMAS E PROMOVENDO MODIFICAÇÕES NO PERFIL DE PROFESSORES E ALUNOS EM TODAS AS ÁREAS. HAJA VISTA QUE OS EDUCADORES ESTÃO IMPLEMENTANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS E REPAGINANDO SUA FORMA DE ATUAÇÃO NO QUE TANGE A REPASSAR O CONHECIMENTO, ACABAM ASSUMINDO A FUNÇÃO DE MEDIADORES COM A RESPONSABILIDADE DE COMPOR, INTEGRAR, INTERAGIR E CONSTRUIR UM NOVO AMBIENTE CENTRADO NO CONHECIMENTO, ONDE O ALUNO TAMBÉM SE CONFIGURA COMO UM AGENTE ATIVO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Renato, and Maria Clara Fischer. "Trabalho educativo: o acolhimento em situação de rua na Educação de Jovens e Adultos." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0413.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como base a pesquisa realizada, pelo autor, para a obtenção do grau de Mestre em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que resultou na dissertação: O acolhimento da população em situação de rua: a experiência do núcleo de trabalho educativo da EPA. Ele traz, reflexões, incluindo novas leituras realizadas, após o término deste trabalho e do início da nova etapa da vida acadêmica deste autor, que ingressou no doutorado, no PPGEDU da FACED/UFRGS, na Linha de Pesquisa Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Clara Bueno Fischer no ano de 2019. O artigo apresenta um estudo de caso sobre uma escola que, desde 1995, tem como prioridade o atendimento à população em situação de rua, procurando analisar as práticas pedagógicas da escola e principalmente no Núcleo de Trabalho Educativo — NTE, projeto de integralização, que vincula o Trabalho e a Educação, através de oficinas de cerâmica e papel artesanal. A partir da análise das pesquisas bibliográfica e documental, da observação participante e da realização de entrevistas com estudantes e professores, procuro entender o significado e o papel do acolhimento, como elemento que favorece a permanência e sucesso na escola e a construção de projetos de vida e trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography