Academic literature on the topic 'Predisposições de ânimo morais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Predisposições de ânimo morais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Predisposições de ânimo morais"

1

Elke, Elizabeth Schmidt, and Schönecker Dieter. "O amor em Kant e na filosofia analítica." Con-Textos Kantianos. International Journal of Philosophy 1, no. 5 (2017): 75–93. https://doi.org/10.5281/zenodo.805721.

Full text
Abstract:
De acordo com um preconceito bastante difundido no meio filosófico, a filosofia prática de Kant não levaria em consideração os sentimentos e emoções. Uma análise cuidadosa dos escritos de Kant revela, no entanto, o papel central exercido pelos sentimentos em sua ética. Neste artigo examinaremos o conceito de amor em Kant e tentaremos aproximá-lo da discussão sobre o amor na tradição analítica contemporânea, especialmente na filosofia do amor de Harry Frankfurt.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Osório, Andréa Barbosa. "Conversões e predisposições à proteção de animais de rua: vocações, sensibilidades e moralidades." Horizontes Antropológicos 23, no. 48 (2017): 253–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832017000200011.

Full text
Abstract:
Resumo: Protetores de animais de rua dedicam-se a cuidar ou retirar das ruas animais que julgam não deverem estar ali, sobretudo cães e gatos. Na raiz desse tipo de ação parecem estar processos de sensibilidade ao sofrimento animal conjugados com processos morais. A partir de entrevistas com protetores fluminenses, este artigo pretende discutir algumas narrativas sobre predisposições e conversões à proteção animal. As primeiras incluem uma memória de animais de estimação na infância como um elemento importante do desenvolvimento de uma atenção ao sofrimento animal; as segundas se referem ao al
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Klaudat, André. ""Necessary Sentiment" and Moral Sensibility in Kant." Studia Kantiana 8, no. 10 (2010): 7. http://dx.doi.org/10.5380/sk.v8i10.88653.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho é trazer para um foco mais preciso as relações da moralidade com a sensibilidade humana no pensamento de Kant. Visto que, por um lado, a vontade humana é uma "faculdade de desejar" que está necessariamente vinculada ao prazer e desprazer, e que, por outro lado, a tarefa filosófica em relação ao tema é concebida como "metafísica", isto é, de abordagem a priori, tem-se que os dados do problema não sugerem uma solução fácil. A teoria kantiana do respeito - o "sentimento necessário" - como o móbil da razão pura prática é o locus classicus quando se busca essa solução. A l
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Assis, Jean Felipe de. "Musa comissionada a sanar um funesto veterno." Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos 35, no. 1 (2022): 1–15. http://dx.doi.org/10.24277/classica.v35i1.989.

Full text
Abstract:
Em uma breve exposição sobre o gênero epistolar e suas recepções na produção literária de Horácio, apresenta-se uma contextualização para a imitatio, o ingenium e a ars horaciana. A originalidade das propostas desse autor latino manifesta-se nas recepções e nas transformações dos modelos epistolográficos antigos, apresentando termos e temas helênicos, discutindo propostas morais e filosóficas, explorando cadências e ritmos variados em sua utilização do hexâmetro datílico. Uma proposta de tradução interpretativa para a Ep. 1.8 e alguns comentários são exibidos, indicando alguns efeitos métricos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Johnson, Paul Christopher. "FORMAS E TEMPERAMENTOS DA "ESCRAVA ANASTÁCIA", SANTA AFRO-BRASILEIRA." Debates do NER, December 30, 2021. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8136.120706.

Full text
Abstract:
A agência ativada por meio de trocas com os santos não está simplesmente presente ou ausente, mas se manifesta de acordo com a forma das configurações materiais e sociais dos santos e do estado de ânimo evocado pela manifestação de determinado santo. Neste ensaio, retomo a história de uma santa afro-brasileira, conhecida como Escrava Anastácia, e a forma como diferentes grupos étnico-raciais a representam, de acordo com diferentes efeitos sociais. Abordo a forma como os santos se manifestam e assumem determinado estado. O temperamento é inseparável da "presença" das entidades intangíveis. Nest
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pavão, Aguinaldo. "O papel das inclinações na filosofia moral de Kant." Veritas (Porto Alegre) 53, no. 1 (2008). http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.2008.1.3967.

Full text
Abstract:
A filosofia moral de Kant pode ser criticada com base na alegação de que ela, ao exigir uma austera disposição de ânimo para que se possa atender às obrigações morais, não deixa qualquer espaço para as inclinações. Certamente um dos focos dessa leitura se encontra na I Seção da Fundamentação, em que Kant se refere ao ato caritativo de um filantropo insensível. Essa passagem parece apoiar a interpretação segundo a qual a moral em Kant requer a supressão das inclinações, para que a ação tenha valor moral. Daí, aparentemente, se justificar a famosa crítica de Schiller ao rigorismo de Kant. Postas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alves de Toledo Bruns, Maria, and Vera Maria Alves Pereira. "Gravidez e sexualidade." Revista Brasileira de Sexualidade Humana 12, no. 1 (2020). http://dx.doi.org/10.35919/rbsh.v12i1.633.

Full text
Abstract:
Mitos, valores morais e cultu rais influem no ânimo da mulher (e do homem) no período da gestação, provocando inquietações acerca do vivenciar da sexualidade tanto de mulheres corno de homens durante este período. O objetivodesta pesquisa foi compreender como homens e mulhe­ res experienciam seu relacionamento afetivo e sexual durante a gravidez. Para esteestudo foram entrevistadas dez mulheres grávidas de 18 a 33 anos e dez homens, cujas parceiras (namoradas e esposas) estavam grávidas, com idade entre 21 e 33 anos. Não foram entrevistados necessariamentecasais.Utilizamos a entrevista gravada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!