Academic literature on the topic 'Prefeitura de Juiz de Fora'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Prefeitura de Juiz de Fora.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Prefeitura de Juiz de Fora"

1

Fernandes, Aline Augusta Sampaio, Ana Luísa Almeida Regina, Ana Cláudia Chagas de Paula Ladvocat, João Carlos Marques Félix, Joelma de Souza Coimbra Ishii, and Paula Rocha Chellini. "Prevalência de resultados positivos de VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) e análise das variáveis epidemiológicas em pacientes atendidos no serviço de saúde pública." HU Revista 43, no. 4 (January 9, 2019): 383–90. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2017.v43.2969.

Full text
Abstract:
A sífilis é uma infecção causada pelo Treponema pallidum de transmissão sexual, sanguínea e vertical. Apesar de ser de fácil diagnóstico e tratamento, sua incidência vem aumentando no Brasil nos últimos anos, sendo considerado um problema de saúde pública no país e no mundo. Este trabalho buscou a conhecer a ocorrência de resultados positivos de VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) entre o período de 2014 a 2016 na população atendida nos serviços de saúde da prefeitura de Juiz de Fora/MG, bem como suas características epidemiológicas. Foram analisados 25.735 resultados de VDRL do banco de dados do Laboratório Central (LACEN) da prefeitura de Juiz de Fora. Os resultados reagentes foram então relacionados com as variáveis ano, gênero, idade, gestantes ou não e região da cidade em que se realizou o exame. A prevalência de resultados positivos foi de 5,55%, com maior número de casos registrados em 2015. Os casos reagentes foram mais prevalentes na região central, nos homens e obteve-se maior predomínio para a faixa etária de 12 a 18 anos. No período de agosto de 2015 a dezembro de 2016, entre as mulheres, foi observada uma maior positividade no teste de VDRL em não gestantes. Os dados obtidos nesse estudo apontaram para aumento da prevalência de sífilis entre 2014 e 2015, seguido de uma queda no ano seguinte, entre a população atendida pelo SUS, sendo os homens jovens a população de maior risco. Tais dados podem contribuir para as políticas de saúde pública de prevenção e tratamento da sífilis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Alberto A. Larcher de, Heloina L. M. Bonfante, Rodrigo de O. Moreira, Alberto K. Arbex, Gláucio S. de Souza, Leandro G. Maciel, Roger R. Godinho, and Giovanni Giannini. "Perfil epidemiológico do diabetes mellitus auto-referido em uma zona urbana de Juiz de Fora, Minas Gerais." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 43, no. 3 (June 1999): 199–204. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27301999000300006.

Full text
Abstract:
Objetivo: Delinear um perfil epidemiológico do diabetes mellitus (DM) em uma zona urbana de Juiz de Fora usando os dados obtidos no cadastramento do Programa de Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Metodologia: Foram colhidas informações em 12.695 domicílios através da aplicação de um questionário baseado no Programa Avançado de Gerência em Atenção Primária a Saúde. A aplicação foi realizada por 180 entrevistadores acadêmicos da área de saúde. Os dados foram transferidos para o programa epidemiológico EPI-INFO versão 6.03. A análise do banco de dados referentes a população entre 30 e 69 anos permitiu a elaboração de um estudo sobre a prevalência do DM e sua relação com outros fatores. Resultados: A prevalência do DM auto-referido foi de 4,2% (861 pessoas) e variou de 0,9% (76) entre 30 e 39 anos a 11,6% (297) entre 60 e 69 anos. 17,1% (147) relataram não tratar ou tratar irregularmente. Nos homens, a idade não interferiu no tratamento; nas mulheres, quanto menor a faixa etária, menor a adesão ao tratamento. O DM estava relacionado com outros agravos à saúde: cardiopatia (r=4,8), hipertensão arterial sistêmica (r=4,7), cegueira (r=3,1) e incapacidade de locomoção (r=3,9). Conclusão: A prevalência do DM auto-referido foi semelhante a de outros estudos nacionais. O índice de diabéticos com tratamento irregular foi muito alto e relaciona-se com baixa renda e faixas etárias mais jovens no sexo feminino. O DM apresentou alta correlação com outros agravos à saúde: cardiopatia, hipertensão arterial sistêmica, cegueira e incapacidade de locomoção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Farnese de Lima, Pedro Augusto, Boanerges Balbno Lopes Filho, and Ademir Antônio Veroneze Júnior. "A comunicação em ambientes governamentais de Juiz de Fora (MG): percepções e questionamentos sobre as noções de administração, promoção e utilidade pública." Lumina 12, no. 2 (August 30, 2018): 172–87. http://dx.doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21328.

Full text
Abstract:
O artigo busca apresentar nuances da comunicação desenvolvida em ambientes organizacionais denominados mais comumente no país pela tríade: pública, governamental ou estatal, e institucional, com o intuito de promover reflexões necessárias envolvendo a observação das singularidades e contradições. Para dar suporte ao texto, além de uma revisão bibliográfica de autores que estudam o segmento, foram realizadas entrevistas qualitativas em condições semiestruturadas com jornalistas, responsáveis pelas áreas de assessoria de imprensa ou de comunicação em três instâncias na cidade de Juiz de Fora (MG): Prefeitura, Câmara dos Vereadores e Universidade Federal. O monitoramento circunstancial de conteúdo dos sites e portais das respectivas organizações também permitiu algumas inferências, facilitando comparações ilustrativas entre as falas dos entrevistados e as ações de divulgação a partir de três categorias: administrativa, promoção e utilidade pública.O resultado da reflexão aponta para uma realidade que, observadas as condições previstas para o exercício pleno de uma comunicação conceitualmente bem aplicada, pode provocar transformações efetivas nas estruturas organizacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Caetano, Vanusa Caiafa, Danielle Teles da Cruz, and Isabel Cristina Gonçalves Leite. "Perfil dos pacientes e características do tratamento fisioterapêutico aplicado aos trabalhadores com LER/DORT em Juiz de Fora, MG." Fisioterapia em Movimento 23, no. 3 (September 2010): 451–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502010000300012.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A reestruturação do processo produtivo verificada nas últimas décadas implicou alterações diretas na saúde do trabalhador, modificando o perfil de adoecimento e sofrimento desses indivíduos. Dentro desse contexto, observa-se um aumento significativo dos casos de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). OBJETIVO: Conhecer o perfil dos trabalhadores com LER/DORT e a assistência fisioterapêutica aos quais são submetidos. METODOLOGIA: Pela aplicação de um questionário estruturado, foram entrevistados 80 trabalhadores, usuários do SUS, inseridos no Programa de Reabilitação Física do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), por meio do Departamento de Saúde do Trabalhador (DSAT), Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Secretaria de Saúde (SS). RESULTADOS: Há um predomínio de casos de DORT no sexo feminino, e em 83,8% dos casos a renda pessoal não passa de um salário mínimo. Das ocupações encontradas, 76 (95%) estavam relacionadas com o trabalho braçal, e quanto ao tempo de trabalho em uma mesma função, a média foi de 16 anos. Setenta e oito (97,5%) trabalhadores afirmaram impossibilidades na realização das atividades de vida diária (AVDs). Quanto ao tratamento fisioterapêutico, 30 (37,6%) relataram realizar algum tipo de cinesioterapia. CONCLUSÃO: A visão estritamente fisiopatológica, baseada no modelo unidirecional e curativista, não mostram resultados satisfatórios e eficazes. Isso implica a não resolução dos quadros álgicos, favorecendo períodos extensos de tratamento fisioterapêutico, sobrecarga do serviço público de saúde e repercussões no âmbito emocional e sócio-econômico desses trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rocha, Cézar Henrique Barra, Antoine Philippe Casquin, Thiago Martins da Silva, Fabiano Amarante de Freitas, Amanda Maia Pereira, Isabela Fernanda Moraes de Paula, and José Oliveira de Almeida Neto. "Dinâmica de parâmetros limnológicos e uso e cobertura da terra nas bacias hidrográficas das represas Dr. João Penido e São Pedro, Juiz de Fora (MG)." Principia: Caminhos da Iniciação Científica 18, no. 1 (February 27, 2020): 11. http://dx.doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.29780.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve por objetivo correlacionar os parâmetros limnológicos dos principais tributários das represas Dr. João Penido e São Pedro no município de Juiz de Fora com o uso da terra nas bacias hidrográficas destes mananciais. As amostras foram coletadas mensalmente no período de 2012 até 2013, escolhendo-se seções na nascente, foz e captação, contemplando quatro pontos na bacia da Represa de São Pedro e seis pontos na bacia da Represa Dr. João Penido. Através de uma Sonda Multiparamétrica, foram verificados em campo, os parâmetros: OD, pH, temperatura, condutividade, STD e salinidade. Em cada ponto amostral, foram coletados três litros de água para análise dos parâmetros: DBO5,20, OD, cloreto, turbidez, sólidos totais, pH, fósforo total, nitrogênio total, nitrato, nitrito, amônia e uma amostra de 100ml para análise de coliformes termotolerantes e/ou E-coli. Tais parâmetros foram analisados no LADINAA, Ecologia e outros laboratórios, seguindo as metodologias do Standard Methods for Examination of Water and Waste water (APHA, 2012). As cartas de uso e cobertura da terra foram elaboradas utilizando as Ortofotos Digitais da Prefeitura de Juiz de Fora e adotando a classificada supervisionada MAXVER no software ArcGIS 10.2. Estes dados foram tratados utilizando correlação monótona, relacionando as porcentagens de cada classe de uso da terra até cada seção de monitoramento com os parâmetros citados. Foi utilizado o coeficiente de correlação “” de Spearman com os seguintes resultados: a classe Mata Atlântica aumentou o OD e diminuiu Nitrato, Fósforo e ST; o Eucalipto reduziu o OD e aumentou o Nitrato; a Pastagem Degradada (possivelmente abandonada) reduziu Nitrato e Fósforo; a Pastagem aumentou Coliformes, Fósforo e ST e; finalmente, a Classe Urbanização aumentou Coliformes, Turbidez e Condutividade. Vale ressaltar o fato de as classes de uso da terra não serem independentes: o aumento da porcentagem de “Eucalipto” provoca espacialmente uma diminuição das demais classes. Estes resultados, ainda que parciais, apontam para a necessidade de estudos que orientem o poder público sobre os usos menos impactantes em bacias de mananciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rocha, Cézar Henrique Barra, Antoine Philippe Casquin, Thiago Martins da Silva, Fabiano Amarante de Freitas, Amanda Maia Pereira, Isabela Fernanda Moraes de Paula, and José Oliveira de Almeida Neto. "Dinâmica de parâmetros limnológicos e uso e cobertura da terra nas bacias hidrográficas das represas Dr. João Penido e São Pedro, Juiz de Fora (MG)." Principia: Caminhos da Iniciação Científica 18, no. 1 (March 3, 2020): 11. http://dx.doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.29840.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve por objetivo correlacionar os parâmetros limnológicos dos principais tributários das represas Dr. João Penido e São Pedro no município de Juiz de Fora com o uso da terra nas bacias hidrográficas destes mananciais. As amostras foram coletadas mensalmente no período de 2012 até 2013, escolhendo-se seções na nascente, foz e captação, contemplando quatro pontos na bacia da Represa de São Pedro e seis pontos na bacia da Represa Dr. João Penido. Através de uma Sonda Multiparamétrica, foram verificados em campo, os parâmetros: OD, pH, temperatura, condutividade, STD e salinidade. Em cada ponto amostral, foram coletados três litros de água para análise dos parâmetros: DBO5,20, OD, cloreto, turbidez, sólidos totais, pH, fósforo total, nitrogênio total, nitrato, nitrito, amônia e uma amostra de 100ml para análise de coliformes termotolerantes e/ou E-coli. Tais parâmetros foram analisados no LADINAA, Ecologia e outros laboratórios, seguindo as metodologias do Standard Methods for Examination of Water and Waste water (APHA, 2012). As cartas de uso e cobertura da terra foram elaboradas utilizando as Ortofotos Digitais da Prefeitura de Juiz de Fora e adotando a classificada supervisionada MAXVER no software ArcGIS 10.2. Estes dados foram tratados utilizando correlação monótona, relacionando as porcentagens de cada classe de uso da terra até cada seção de monitoramento com os parâmetros citados. Foi utilizado o coeficiente de correlação “r” de Spearman com os seguintes resultados: a classe Mata Atlântica aumentou o OD e diminuiu Nitrato, Fósforo e ST; o Eucalipto reduziu o OD e aumentou o Nitrato; a Pastagem Degradada (possivelmente abandonada) reduziu Nitrato e Fósforo; a Pastagem aumentou Coliformes, Fósforo e ST e; finalmente, a Classe Urbanização aumentou Coliformes, Turbidez e Condutividade. Vale ressaltar o fato de as classes de uso da terra não serem independentes: o aumento da porcentagem de “Eucalipto” provoca espacialmente uma diminuição das demais classes. Estes resultados, ainda que parciais, apontam para a necessidade de estudos que orientem o poder público sobre os usos menos impactantes em bacias de mananciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Jaksiana Batista da, Fabíola Lisboa da Silveira Fortes, Andyara do Carmo Pinto Coelho Paiva, and Darla Tormen. "Ressignificação dos saberes e prática- O ensino da Saúde Mental na graduação de Enfermagem." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 17, 2021): e33610212634. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12634.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é compreender a forma de atuação do profissional enfermeiro no campo da saúde mental no período pós Reforma Psiquiátrica, tendo como subsídio a sua formação durante a graduação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características descritiva e exploratória, baseada em uma pesquisa de campo, onde foram entrevistados 8 profissionais enfermeiros atuantes nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Juiz de Fora - MG e administrados exclusivamente pela prefeitura da cidade. Resultados: surgiram dois tópicos: Reflexo da formação no campo de atuação e Necessidade de atualização dos atos profissionais na saúde mental, onde podemos constatar que a formação durante a graduação no que tange a saúde mental foi incipiente, com conteúdo teórico-prático desarticulado e descontextualizado do cotidiano dos serviços substitutivos. Todos confirmaram que exploraram outros materiais e fontes para se aperfeiçoar e compreender melhor os assuntos pertinentes ao cuidado em saúde mental ao decorrer da sua atuação no CAPS. Conclusão: Evidenciado na pesquisa que mesmo após 20 anos da Lei 10.216, os enfermeiros continuam com dificuldades para reconhecer sua práxis dentro dos CAPS e reconhecem que os conteúdos adquiridos durante a sua formação não foram suficientes para um trabalho adequado dentro dos moldes da nova ideologia da saúde mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moreira, Isabela Renó Jorge, Alair Ferreira de Freitas, Joyce Santana Bernardo, Alan Ferreira de Freitas, Luana Ferreira dos Santos, and Almiro Alves Júnior. "A implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar em municípios de médio e grande porte de Minas Gerais: uma abordagem institucional." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 14, 2021): e363101018673. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18673.

Full text
Abstract:
Este estudo buscou compreender o processo operacional das compras dos produtos da agricultura familiar e suas organizações economômicas para a alimentação escolar em cinco municípios de médio e grande porte de Minas Gerais- Brasil, sendo eles: Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia. O objetivo do estudo é analisar o processo de implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municípios supracitados e os dispositivos institucionais (regras e normativas) criados para operacionalizar a comercialização e a aquisição de produtos de associações e de cooperativas da agricultura familiar que particularizam e condicionam a implementação da política pública. Para tal, se utilizou de uma abordagem metodológica qualitativa, de caráter descritivo. Ainda, apesar do PNAE ser uma política pública regida por uma legislação de âmbito nacional, a Lei n° 11.947 de 2009, as interações sociais e a construção de dispositivos institucionais criados nos contextos locais particularizam a implementação desta política pública. Foi possível constatar que grande parte das prefeituras, como também das associações e cooperativas da agricultura familiar tendem a criar dispositivos institucionais, sejam eles normativos e coercitivos, acordos coletivos ou até mesmo dispositivos de autorregulação que modificam o desenho institucional da operacionalização do PNAE e criam características ainda mais específicas, se comparado aos municípios que seguem somente às determinações expostas na legislação federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jacques, Fabiana, Juliana Simili, Júlio César Vieira, Lauany De Souza, and Rodrigo Pinto. "Paisagem Sonora em Juiz de Fora." Principia: Caminhos da Iniciação Científica 20 (November 20, 2020): 18. http://dx.doi.org/10.34019/2179-3700.2020.v20.31134.

Full text
Abstract:
O som, seja pela sua presença ou pela sua ausência, influência e altera a percepção que se tem de um espaço, sendo um qualificador deste espaço e contribuindo para transformá-lo ou não em um lugar. Ainda que exista um domínio da visão sob os demais sentidos, os sons, os odores e as sensações térmicas, mesmo que efêmeros e dinâmicos, não podem ser desconsiderados, haja vista que são responsáveis pela construção das ambiências e consequente construção sensível dos espaços. A Paisagem Sonora ("soundscape"), propõe o estudo do ambiente acústico de maneira sistematizada e contextualizada. Uma paisagem sonora é a extensão do território que se pode escutar, abrangendo todos os sons produzidos no ambiente, sendo também sempre uma criação cultural. O presente projeto de pesquisa propõe um estudo da Paisagem Sonora de Juiz de Fora, mais especificadamente da região do centro urbano da cidade, compreendida no recorte deste estudo como o “Triângulo Central”, espaço que detém parte significativa da história da cidade, apresentando diversos usos e formatações ao longo do tempo. O Triângulo Central representa uma parcela do território urbano dos mais importantes como portador de memória, tratando-se de um dos lugares mais pertinentes para a compreensão do desenvolvimento de Juiz de Fora. Foi proposto também um recorte temporal, datado entre as décadas de 1880 e 1940. Este recorte espacial-temporal justifica-se pela própria relevância histórico-cultural que apresenta para Juiz de Fora. Porém, tendo em vista a densidade dos resultados obtidos até o momento, abordoe-se a primeira década deste recorte, compreendida de 1880 a 1890. O objetivo geral desta pesquisa é resgatar parte da memória sonora da cidade de Juiz de Fora, categorizando os sons destacados como relevantes (histórica e/ou culturalmente) e identificando a transformação da paisagem sonora em meio às transformações dos espaços urbanos. Configura-se como tendo uma abordagem qualitativa, pois não se baseia na representatividade numérica, isto é, os dados são considerados na análise de acordo com qualidade do material coletado, sendo considerados os registros sonoros mais destacadamente relevantes para a pesquisa. Assim, ainda que sejam apresentados dados numéricos neste estudo, estes têm relevância como respaldo à análise qualitativa. Caracteriza-se como uma pesquisa documental, uma vez que trabalha com fontes primárias (jornais) que ainda não receberam um tratamento analítico com o enfoque desta pesquisa. A partir da pesquisa proposta e seus desdobramentos, gerou-se um mapa gráfico-sonoro, com indicativo de sons coletados em cada área, servindo como registro histórico-cultural das percepções sonoras no centro de Juiz de Fora, criando-se um registro da paisagem sonora em tal espaço-tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Guimarães, Júlio Castañon. "Um livro esquecido: "Juiz de Fora"." Revista USP, no. 6 (August 30, 1990): 169. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i6p169-174.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Prefeitura de Juiz de Fora"

1

Coelho, Julio Cesar. "E-Gov e comunicação: estudo do portal da prefeitura de Juiz de Fora." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2009. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3393.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2017-02-20T15:20:41Z No. of bitstreams: 1 juliocesarcoelho.pdf: 3168547 bytes, checksum: 4c78ec65ec314f196209eea01e42bca8 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-02-20T18:16:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 juliocesarcoelho.pdf: 3168547 bytes, checksum: 4c78ec65ec314f196209eea01e42bca8 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-02-20T18:16:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 juliocesarcoelho.pdf: 3168547 bytes, checksum: 4c78ec65ec314f196209eea01e42bca8 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-20T18:16:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 juliocesarcoelho.pdf: 3168547 bytes, checksum: 4c78ec65ec314f196209eea01e42bca8 (MD5) Previous issue date: 2009-05-22
O objeto de estudo da dissertação é o Governo Eletrônico (e-Gov) compreendido como um dispositivo capaz de condicionar processos comunicativos que permitem criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar conhecimentos e informações que podem servir para a tomada de decisões, para a gestão de políticas públicas e para a inclusão do cidadão como produtor de conhecimento coletivo na Sociedade da Informação. A pesquisa avaliou as possibilidades comunicativas dos portais governamentais dos EUA, de Portugal e do Governo do Paraná. Dos portais governamentais avaliados, o do governo norte-americano é o que melhor usa o blog como espaço para a participação e colaboração, enquanto o portal de Portugal é o mais avançado no que se refere à prestação e à sofisticação de serviços oferecidos aos cidadãos e às empresas. O portal do governo do Paraná oferece experiências bem sucedidas como a criação do portal Gestão do Dinheiro Público (transparência), a construção de ferramentas e aplicativos para atender educadores, alunos, escola e comunidade no “Portal Dia a Dia Educação” e a utilização de Software Livre na informática pública. O que nos três casos predomina é a comunicação centrada no emissor (só do governo para a sociedade). Como proposta final, apresenta-se um modelo de portal para a Prefeitura de Juiz de Fora que permita uma melhor interação entre governo e cidadãos.
The object of this study is the e-Government (e-Gov), which is understood as a device able to give conditions to a communicative process that allows to create, to collect, to organize, to transfer and to share knowledge and information. These actions may be useful in the decision process, in managing public policy and citizen inclusion as a producer of collective knowledge in an Information Society. The research evaluated the communicative possibilities from governmental official sites from USA, Portugal and Parana State of Brazil. According to the official sites evaluated, the USA government is which give opportunity to participation and collaboration of the citizens, whereas Portugal official site is the most advanced concerned to ofter good and shphisticated services to citizens and companies. The official site of Parana government shows (presents) well succeded experiences such as the Use of Public Money site (transparency), the use of tools and applications to attend educators, students, school and community at the site Education Day By Day, and the use of Free Software in public informaties services in the three examples the main characteristic is that the communication is centered in the transmitter (only from the government to the society). As the final proposal we present a model of official site to Juiz de For a City Hall that allows a better interaction between government and citizies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Maria Cecília Mendes. "Avaliação do programa de gestão de documentos da prefeitura de Juiz de Fora." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87566.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-21T22:09:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 214168.pdf: 828199 bytes, checksum: c5323f046172e9a15b669fbf10599d5a (MD5)
Esta pesquisa tem por objetivo estabelecer critérios válidos para a avaliação de um Programa de Gestão Documental e, com base neles, avaliar o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Goreske, Andréia Madeira. "Mudança organizacional na Diretoria de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura de Juiz de Fora." Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86770.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-21T10:27:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2013-07-16T19:36:45Z : No. of bitstreams: 1 227605.pdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
O objetivo central desta pesquisa consiste em analisar o processo de mudança organizacional na Diretoria de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura de Juiz de Fora no período de 1999 a 2003, verificando as causas e efeitos que ocasionaram a mudança organizacional e identificando os elementos considerados relevantes para a promoção da mudança. Neste intuito, procurou-se efetuar uma fundamentação teórica que evidenciasse os pressupostos sobre mudança organizacional, a interferência que o ambiente ocasiona na organização do trabalho, apresentar os modelos de estruturas organizacionais existentes com suas vantagens e desvantagens. Contudo, foram expostas também as preocupações com a organização informal que não deve ser negligenciada quando de um processo de mudança. Aspectos básicos do referencial explicativo sobre a reforma administrativa gerencial pública no Brasil também foram enfocados. Na seqüência, procurou-se historiar como ocorreu o processo de mudança organizacional na Prefeitura, especialmente na DARH, quando da reforma administrativa. Além disso, foram realizadas entrevistas com a coalizão dominante da Diretoria de Administração e Recursos Humanos verificando as causas e efeitos que ocasionaram a mudança organizacional e identificando os elementos considerados relevantes para a sua promoção. Com este estudo procurou-se evidenciar os vários instrumentos que podem ser usados quando de uma mudança organizacional e alguns cuidados que devem ser observados para que este processo ocorra de forma satisfatória, sempre buscando o equilíbrio entre estratégia, estrutura, tecnologia e envolvimento das pessoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Castro, Larissa Crivellari de. "A gestão de projetos em órgãos públicos – um estudo de caso em unidades de saúde na Prefeitura de Juiz de Fora." Universidade Federal de Juiz de Fora, 2013. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/916.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-03-02T11:52:11Z No. of bitstreams: 1 larissacrivellaridecastro.pdf: 2626708 bytes, checksum: a16e13a5a96c83c9b87a53d6e80a8265 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-03-03T14:49:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 larissacrivellaridecastro.pdf: 2626708 bytes, checksum: a16e13a5a96c83c9b87a53d6e80a8265 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-03T14:49:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 larissacrivellaridecastro.pdf: 2626708 bytes, checksum: a16e13a5a96c83c9b87a53d6e80a8265 (MD5) Previous issue date: 2013-02-08
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
No Brasil, quando se trata de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), o poder público desempenha papel fundamental tendo em vista que é o responsável pela produção destes edifícios para a rede pública de atendimento. Sendo os EAS espaços desenvolvidos para cuidados da saúde da população, eles possuem um importante papel para a sociedade, desta forma o profissional de arquitetura deve garantir que o projeto atenda às funções exigidas por esse tipo de edifício: conforto, durabilidade e flexibilidade. Por isso, esse tipo de edificação apresenta uma necessidade de maior planejamento para se organizarem, já que estão cada vez mais flexíveis e complexos. Sabe-se que o processo de projeto é um tema recorrente no meio acadêmico e vem sendo discutido por autores com foco tanto em seu reconhecimento como, por hipótese, na sua melhoria. Entretanto, uma grande parte das pesquisas realizadas em torno do tema processo de projeto na construção civil está voltada para os empreendimentos do setor privado, onde não existe um processo burocrático que envolva de maneira direta ou indireta o município, o estado ou a União. A falta de planejamento e até de fiscalização durante o processo de projeto de uma edificação pública são apontadas como causadoras de desperdícios de recursos por alguns autores. Desta forma, existe uma força para que haja um acréscimo de qualidade no processo de projeto de maneira que o resultado final sejam obras de qualidade sem que com isto prazos e custos sejam elevados. Assim, este trabalho irá apontar o modo como é realizado o processo de projeto pela Subsecretaria de Coordenação e Projetos (SSCP) locada na Secretaria de Obras da Prefeitura do município de Juiz de Fora, Minas Gerais. O trabalho se pautou por uma revisão bibliográfica e estudo de caso realizado na Prefeitura do município, recortando do conjunto de obras públicas realizadas pela mesma, as de unidades de atenção primária à saúde (UAPS). Como método de investigação procedeu-se análise do conteúdo do processo administrativo e a realização de entrevistas semi-estruturadas junto ao subsecretário e profissionais da SSCP. x Os resultados permitiram identificar as etapas do processo de projeto desenvolvidas pelo órgão público em questão, e apontar as dificuldades enfrentadas durante a realização de tal processo, particularmente quanto às unidades de saúde, contribuindo assim com recomendações de possíveis modificações para melhoria de processos futuros bem como diretrizes que vise à realização de um processo de projeto mais organizado, com redução de retrabalho e que permita uma execução da obra com menor número de interferências.
In Brazil, when it comes to health buildings, the government is essential considering that is responsible for the constructions of buildings for public service. Being the health buildings spaces designed for health care of the population, it has an important role to society, so the professional architecture must ensure the project meets the required functions for this type of building: comfort, durability and flexibility. Therefore, this type of construction presents a need for more planning to organize, as they are increasingly flexible and complex. It’s known that the project process is a recurring theme in academia and has been discussed by both authors focused on its recognition as, by hypothesis, in its improvement. However, a larger part of research conducted around the theme project process in construction is facing for enterprises in the private sector, where there isn’t a bureaucratic process involving directly or indirectly the municipality, the state or the Union. The lack of planning and oversight even during the project process of a public building is identified as causing waste of resources by some authors. Thus, there is a force so there is an increase of quality in the project process so that the end result is quality works with it without deadlines and costs are high. Thus, this study will be point out how the process is carried out by the Subsecretaria de Coordenação e Projeto (SSCP) leased the Secretaria de Obras of the prefecture of the city of Juiz de Fora, Minas Gerais. The work is guided by a literature review and case study performed at prefecture of the city, cutting the number of public works made by the same, the units of primary health care (UAPS). The method of investigation proceeded content analysis of the administrative process and conducting semi-structured interviews with the responsible e professionals for SSCP. The results showed the steps of the project process undertaken by the public agency in question, and point out the difficulties faced during the course of this process, particularly in relation to health facilities, thus contributing with recommendations for possible chances to improve processes and future guidelines xii aimed at achieving a more organized project process, reducing rework and which allows the execution of work with fewer interferences.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Rafaela Andrade Savino de. "A construção do saber geográfico na perspectiva da linguagem: uma análise da Proposta Curricular de Geografia da Prefeitura de Juiz de Fora." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2016. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4069.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2017-04-17T15:31:23Z No. of bitstreams: 1 rafaelaandradesavinodeoliveira.pdf: 1055905 bytes, checksum: 50c8c3b818d5b6d767b8bd203d21537e (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-04-18T13:44:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 rafaelaandradesavinodeoliveira.pdf: 1055905 bytes, checksum: 50c8c3b818d5b6d767b8bd203d21537e (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-04-18T13:44:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 rafaelaandradesavinodeoliveira.pdf: 1055905 bytes, checksum: 50c8c3b818d5b6d767b8bd203d21537e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-18T13:44:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 rafaelaandradesavinodeoliveira.pdf: 1055905 bytes, checksum: 50c8c3b818d5b6d767b8bd203d21537e (MD5) Previous issue date: 2016-04-01
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Este trabalho apresenta resultados da pesquisa “A construção do saber geográfico na perspectiva da linguagem: uma análise da Proposta Curricular de Geografia da Prefeitura de Juiz de Fora”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Investiga quais são as práticas de linguagens reveladas no documento de Geografia da Prefeitura de Juiz de Fora numa perspectiva dos multiletramentos, do letramento científico e dos gêneros textuais. Os objetivos são analisar a forma como gêneros textuais são abordados na Proposta Curricular de Geografia da Prefeitura de Juiz de Fora (2012), descrever as práticas de letramentos e as propostas metodológicas, sugeridas no documento, e avaliar o papel da linguagem, sobretudo dos gêneros textuais, no processo de construção do conhecimento geográfico. Por entendermos que os letramentos são múltiplos, e considerando que a linguagem perpassa a construção do conhecimento na escola, percebemos que um trabalho interdisciplinar, cujo eixo principal sejam os gêneros textuais e sustentado por abordagens que privilegiam o caráter social da linguagem, pode contribuir com o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos, na tentativa de ampliar seus conhecimentos. Como pressupostos teóricos apoiamo-nos no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2003, 2006, 2009,2010), nas teorias de gênero textuais de Dolz e Schneuwly (2004), nas Teorias de Letramentos como práticas sociais de Soares (2004, 2013) e Street (2010, 2012, 2014) e na perspectiva dos Multiletramentos de Rojo (2009, 2012, 2013). Utilizamos, para isso, a pesquisa documental como metodologia de trabalho. Os dados analisados expõem que as atividades de leitura, escrita e oralidade, sugeridas na Proposta, possibilitam o desenvolvimento de práticas de linguagem, que abrangem gêneros variados, como base para a construção do conhecimento de Geografia, podendo contribuir com o processo de ampliação das capacidades de linguagem dos alunos.
This Project presents results of the research: “Construction of Geographic Knowledge on a Language Perspective: an analysis of the Geography Curriculum Proposal of Juiz de Fora City Hall”, developed in the Graduate Project in Education of the Federal University of Juiz de Fora. Searches what the language practices are, shown in the Geography document of Juiz de Fora City Hall in a perspective of multiliteracies of the scientific literacy and textual genres. The purposes are to analyze how the textual genres are discussed in the Geographic Curriculum Proposal of Juiz de Fora City Hall (2012), describe the literacy practices and the methodological proposals, suggested on the document, and measure the literacy role, overall of the textual genres, in the process of the geographic knowledge construction. Understanding that there are multiple of literacies, and considering that the language runs through the knowledge construction of the school, we realize that an interdisciplinary project, whose main axis are the textual genres and supported by approaches that emphasize the social character of language, can contribute to the students‟ language skills development, in an attempt of expanding their knowledge. As theoretical assumptions, we support them in the Sociodiscursive Interacionism of Bronckart (2003, 2006, 2009, 2010), in the theories of textual genres of Dolz and Schneuwly (2004), in Literacy Theories on social practices of Soares (2004, 2013) and Street (2010, 2012, 2014) and in the perspective of Multiliteracies of Rojo (2009, 2012, 2013). For this, we use a documental research as a project method. The data analyzed states that the activities of reading, writing and speaking skills, suggested in the proposal, enable the development of language practices, covering varied genres, as a basis for the Geography knowledge, contributing to the extension process of the students‟ language capacities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Magalhães, Vanilda Gomes Cantarino de. "Das mídias massivas às mídias digitais: uma análise das estratégias midiáticas nas propagandas políticas dos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora em 2016." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2018. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6756.

Full text
Abstract:
Submitted by Geandra Rodrigues (geandrar@gmail.com) on 2018-04-26T14:39:39Z No. of bitstreams: 1 vanildagomescantarinodemagalhaes.pdf: 1723088 bytes, checksum: 933a66aff04b35f333af436bf3bcc982 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2018-05-09T12:12:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 vanildagomescantarinodemagalhaes.pdf: 1723088 bytes, checksum: 933a66aff04b35f333af436bf3bcc982 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-09T12:12:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 vanildagomescantarinodemagalhaes.pdf: 1723088 bytes, checksum: 933a66aff04b35f333af436bf3bcc982 (MD5) Previous issue date: 2018-02-23
A partir da mútua influência estabelecida entre os campos da mídia e da política, a presente dissertação se propõe a discutir inicialmente a centralidade do campo midiático na contemporaneidade e o crescente processo de midiatização da vida social. A pesquisa desenvolve um estudo sobre as estratégias políticas e midiáticas utilizadas pelos candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora em 2016 – Bruno Siqueira (PMDB), Margarida Salomão (PT), Noraldino Junior (PSC) e Wilson Rezende (PSB) – a partir da análise dos programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e das respectivas fanpages. O estudo concentra-se durante o primeiro e o segundo turnos da eleição municipal de Juiz de Fora em 2016. Como fundamentação teórica, o artigo discute como a interface mídia e política gera uma campanha personalista e espetacular (GOMES, 2004; MANIN, 1995). São apresentados informações e dados sobre a regulamentação da propaganda eleitoral, que, em 2015, teve alterações e foi reduzida na mídia massiva (ALDÉ; BORBA, 2016), o papel da TV e o seu lugar de destaque no consumo de mídia em Juiz de Fora (CHAVES, 2016). Discute-se o papel da internet e das redes sociais em campanhas eleitorais no Brasil desde a eleição de 2010, que representou o marco da utilização desse novo tipo de mídia. Como técnica metodológica para análise dos dados, recorreu-se à Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). São analisados e catalogados, de acordo com Oliveira (2004), os segmentos de campanha e metacampanha, os tipos de linguagens utilizadas e se estas se adaptam à gramática da mídia. Nas fanpages, é analisado se há uma recorrência ou não dos temas tratados no HGPE e a ênfase nos segmentos de metacampanha. Parte-se da hipótese de que vivencia-se uma transição dos modelos de propaganda política, passando para um modelo híbrido entre mídias massivas e mídias digitais que se complementam.
Based on the mutual influence established between the fields of media and politics, this dissertation proposes to initially discuss the centrality of the media field in contemporary times and the growing process of mediatization of social life. The research develops a study on the political and media strategies used by candidates for the City of Juiz de Fora in 2016 – Bruno Siqueira (PMDB), Margarida Salomão (PT), Noraldino Junior (PSC) and Wilson Rezende (PSB) – from the analysis of the Free Election Hours (HGPE) programs and their respective fanpages. The study focuses on the first and second rounds of the municipal election of Juiz de Fora in 2016. As a theoretical foundation, the article discusses how the media and political interface generates a personalistic and spectacular campaign (GOMES, 2004; MANIN, 1995). Information and data on the regulation of electoral propaganda are presented, which, in 2015, changed and was reduced in the mass media (ALDÉ; BORBA, 2016), the role of TV and its place in media consumption in Juiz de Outside (CHAVES, 2016). We discuss the role of the Internet and social networks in electoral campaigns in Brazil since the 2010 election, which represented the milestone of the use of this new type of media. As a methodological technique for data analysis, we used Content Analysis (Bardin, 1977). According to Oliveira (2004), the campaign and metacampaign segments are analyzed and cataloged, the types of languages used and if these are adapted to the grammar of the media. In the fanpages it is analyzed whether there is a recurrence or not of the subjects treated in the HGPE and the emphasis in the segments of metacampanha. It starts from the hypothesis that we experience a transition from the models of political propaganda, moving to a hybrid model between mass media and digital media that complement each other.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Duarte, Beatriz Paschoal. "Evolução tectônica dos ortognaisses dos complexos Juiz de Fora e Mantiqueira na região de Juiz de Fora, MG: Geologia, petrologia e geoquímica." Universidade de São Paulo, 1998. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44134/tde-05012016-153129/.

Full text
Abstract:
A área investigada (região de Juiz de Fora) está inserida no contexto do segmento central da Faixa Ribeira gerada no Neo-Proterozóico/Cambriano durante a Orogênese Brasiliana, na borda sul/sudeste do Cráton do São Francisco. Três escamas de empurrão, imbricads de SE para NW, cavalgam o domínio autóctone: Domínio Tectônico Andrelândia (escama inferior), Domínio Tectônico Juiz de Fora (escama intermediária); e Domínio Tectônico Paraíba do Sul (escama superior). As seguintes unidades litológicas ocorrem no Domínio Tectônico Andrelândia: a) rochas metassedimentares do Ciclo Deposicional Andrelândia com intrusões de metabasitos mesoproterozóicos; e b) seu embasamento constituído de ortognaisses e metabasitos associados do Complexo Mantiqueira, cuja história evolutiva remonta ao Arqueano. Quatro associações litológicas compõem o Domínio Tectônico Juiz de Fora: a) paragnaisses pelíticos e semi-pelíticos com paragêneses diagnósticas para a fácies granulito (Unidade Jardim Glória); b) ortognaisses e metabasitos na fácies granilito (Complexo Juiz de Fora); c) rochas metassedimentares (correlatas ao Ciclo Deposicional Andrelândia) e metabasitos associados; e d) ortognaisses da Suíte Quirino-Dorândia (Complexo Paraíba do Sul). Duas rochas granitóides/charnockitóides intrusivas ocorrem: a) biotita gnaisses da Suíte Intrusiva Matias Barbosa; e b) grandas charnockito. Com exceção de sua porção nororeste, onde predominam contatos normais entre as unidades litológicas, a grande maioria dos contatos deste domínio é tectônica, configurando uma interdigitação entre escamas de rochas ortogranulíticas e escamas de rochas metassedimentares. Em face dos limites geográficos da área investigada, o Domínio Tectônico Paraíba do Sul tem expressão areal bastante reduzida, não tendo sido possível seu detalhamento. Duas associações distintas de rochas, englobadas no Complexo Paraíba do Sul, ocorrem neste Domínio: a) ortognaisses da Suíte Quirino-Dorândia; e b) biotita gnaisse bandado de provável origem sedimentar. Os dois domínios tectônicos investigados em maior detalhe (Domínio Tectônico Andrelândia e Domínio Tectônico Paraíba do Sul) mostram evolução metamórfica e estrutural semelhantes. No entanto, importantes diferenças em estilo estrutural ocorrem, o que é interpretado como conseqüência da superposição de diferentes níveis crustais durante intenso encurtamento promovido pela Orogênese Brasiliana. A fase principal de deformação (\'D IND.1\' + \'D IND.2\') foi responsável por: empilhamento estrutural dos domínios tectônicos; dobramentos apertados a isoclinais associados à foliação penetrativa (\'S IND.2\' ou \'S IND.1\' + \'S IND.2\'); zonas de cisalhamento associadas à formação de rochas miloníticas; e lineação de estiramento, ora mais, ora menos visível. A fase de deformação tardia (\'D IND.3\' e \'D IND.4\') foi responsável pelo dobramento e arqueamento da foliação principal. Esta fase é bastante heterogênea, gerando zonas de cisalhamento dúcteis-rúpteis que giram e localmente transpõem a foliação penetrativa da fase principal. Falhamentos de componente de movimentação normal também ocorrem associados a esta fase tardia. Dois pulsos metamórficos foram identificados. O mais novo (\'M IND.1\'), impresso em todos os domínios tectônicos estudados, se desenvolveu contemporaneamente à fase principal de deformação, o que é caracterizado pela materialização de sua paragênese na foliação principal, gerada durante a Orogênese Brasiliana. \'M IND.1\' evoluiu sob regime de pressão intermediária e teve ápice térmico durante o desenvolvimento de \'D IND.2\'. Para cada domínio, este metamorfismo mostrou ter evoluído sob condições específicas de temperatura e/ou pressão de fluidos. O Domínio Tectônico Andrelândia é caracterizado pelo desenvolvimento de paragêneses da fácies anfibolito superior (zona da sillimanita). O Domínio Tectônico Juiz de Fora registra evidências de que durante \'M IND.1\' houve gradientes de temperatura e/ou pressão de fluidos: as rochas metassedimentares sofreram reações de desidratação, enquanto que os ortogranulitos do Complexo Juiz de Fora foram hidratados, principalmente ao longo da foliação principal e zonas de cisalhamento referentes a \'D IND.2\'. As rochas metapelíticas (s.s) do Domínio Tectônico Juiz de Fora, em geral não desenvolveram paragêneses inequívocas para fácies metamórfica. Entretanto, nas rochas meta-semipelíticas este metamorfismo desenvolveu paragêneses com ortopiroxênio e processo de fusão parcial a vapor ausente. Com base em dados de campo, análise petrográfica e cálculos geotermobarométricos, o metamorfismo \'M IND.1\' evoluiu sob condições de T > 700 - 750 graus C, P entre 6 e 7 Kb e gradientes de \'P IND. H20\'. A integração dos dados permitiu a elaboração de modelo metamórfico desenvolvido ao longo de caminho P-T-t horário, com período de descompressão isotérmica. O pulso metamórfico mais antigo (\'M IND.o\') é somente registrado do Complexo Juiz de Fora e em alguns litotipos do Complexo Mantiqueira, nos quais uma paragênese granoblástica, diagnóstica para a fácies granulito, é claramente anterior ao desenvolvimento da foliação principal Brasiliana e às paragêneses a ela associadas. Enquanto que no Domínio Tectônico Andrelândia ocorrem faixas de pequena espessura e extensão de rochas granulíticas, as paragêneses de \'M IND.o\' são registradas em todos os litotipos do Complexo Juiz de Fora, inclusive em leucossomas e paleossomas de litotipos migmatíticos. Cálculos termométricos indicam temperaturas entre \'APROXIMADAMENTE\' 800 e 895 graus C para as condições pico do metamorfismo \'M IND.o\'.Em função da inexistência de barômetros adequados, as condições de pressão baixa a intermediária (?) deste pulso metamórfico foram avaliadas a partir da composição química do anfibólito em equilíbrio com a paragênese granulítica de \'M IND.o\'. A integração dos dados levou à elaboração de um modelo de metamorfismo passivo para \'M IND.o\', promovido por fluídos carbônicos e calor provenientes de magma básico acrescionado à base da crosta (underplating) durante um evento distensivo. Foi proposto um caminho P-T-t anti-horário para \'M IND.o\', com período de resfriamento isobárico. Os Complexos Juiz de Fora e Mantiqueira são constituídos de rochas que podem ser agrupadas em três trends distintos: 1) rochas iontermediárias a ácidas calcioalcalinas; b) rochas básicas toleíticas; e 3) rochas básicas de afinidade alcalina. A análise quantitativa, dos dados de litogeoquímica mostrou que, para ambas as unidades, a petrogênese das rochas básicas é dissociada daquela das rochas intermediárias a ácidas. A partir de critérios estatísticos e/ou petrológicos, foi possível individualizar suítes e/ou grupos dentro de cada uma destas unidades e efetuar seu modelamento petrogenético com base nos ETR. As rochas calcioalcalinas do Complexo Mantiqueira formam quatro agrupamentos petrogeneticamente distintos e restritos em termos de variação de \'SiO IND.2\'. A partir de modelamento geoquímico, processo de fusão parcial crustal é atribuído à gênese de cada uma destes agrupamentos. As rochas básicas toleíticas formam um agrupamento muito heterogêneo, o que é interpretado como geração a partir de fontes diversas. Foram encontradas assinaturas do tipo E-MORB e intra-placa continental. As rochas básicas alcalinas têm assinaturas típicas de ambiente intra-placa e dados de campo apontam para um contexto continental. Dentre as rochas calcioalcalinas do Complexo Juiz de Fora, pode ser individualizada uma suíte relativamente expandida de rochas cogenéticas. Sua gênese é atribuída a um complexo processo de diferenciação magmática, através da associação de cristalização fracionada e assimilação simples. As rochas básicas toleíticas desta unidade formam também um grupo petrogeneticamente heterogêneo entre si e em relação às rochas alcalinas. Esta heterogeneidade é interpretada como função do envolvimento de fontes distintas na gênese dos magmas geradores destas rochas. Dentre as rochas toleíticas ocorrem assinaturas de ambiente oceânico (N-MORB e E-MORB) e intra-placa continental (tipo platô e E-MORB).As rochas alcalinas caracterizam ambiente intra-placa oceânica ou continental. As assinaturas geoquímicas das rochas dos Complexos Juiz de Fora e Mantiqueira mostram-se análogas àquelas de ambientes tectônicos modernos. Ambas as unidades apresentam características químicas de ambientes extensionais (oceânicos e/ou continentais) para as rochas básicas e compressivos (arcos vulcânicos e/ou magmáticos) para as intermediárias e ácidas. Os dados obtidos sugerem que as rochas básicas de ambiente intra-placa representam um estágio tardio na evolução destes Complexos. A integração dos dados obtidos com os disponíveis na literatura mostra que os Complexos Juiz de Fora e Mantiqueira representam unidades litológicas distintas. As importantes diferenças geoquímicas e petrogenéticas identificadas são atribuídas à estabilidade do ambiente tectônico que gerou cada uma destas unidades. O ambiente de formação das rochas do Complexo Mantiqueira, de evolução Arqueana a Paleoproterozóica, era incapaz de gerar e manter câmaras magmáticas. Isto caracteriza grande instabilidade e um regime tectônico rápido, promovidos, provavelmente, por um alto fluxo térmico e um padrão turbulento de correntes de convecção mantélicas. Por outro lado, o ambiente de formação das rochas do Complexo de Juiz de Fora, de evolução Arqueana (?) a Paleoproterozóica, apresentava características tectônicas relativamente mais estáveis e, portanto, era capaz de gerar e manter câmaras magmáticas. Esta relativa estabilidade é atribuída a padrões mais organizados e estáveis de correntes de convecção mantélicas, provavelmente instalados no Paleoproterozóico, quando o fluxo térmico era mais baixo. Integrando os resultados obtidos, propõe-se que o Complexo Juiz de Fora tenha evoluído desde um ambiente compressivo de raiz de arco magmático até um ambiente distensivo que acolheu o metamorfismo granulítico destas rochas, promovido por underplating magmático. O cavalgamento do Domínio Tectônico Juiz de Fora (onde ocorre o Complexo Juiz de Fora) sobre o Domínio Tectônico Andrelândia (onde ocorre o Complexo Mantiqueira) ocorreu durante a Orogênese Brasiliana. Entretanto, suas posições relativas em períodos anteriores não são conhecidas.
The study area (Juiz de Fora region) is located within the central segment of the Late Proterozoic (Brasiliano-Panafrican), NE-SW oriented-Ribeira Belt which lies along the SSE border of the São Francisco Craton. Three NW-directed, thrust-driven tectonic domains with cratonward vergence were identified (from bottom to top): Andrelândia Tectonic Domain: Juiz de Fora Tectonic Domain; and Paraíba do Sul Tectonic Domain. The Andrelândia Tectonic Domain is characterised by the Medium Proterozoic metassediments of the so-called Andrelândia Depositional Cycle as well as the Archaeam to Early Proterozoic basement rocks of the Mantiqueira Complex, a typical high-grade metamorphic terrane. The Juiz de Fora Tectonic Domain includes tectonically bounded metasedimentary roks (partially correlated to the Andrelândia Depositional Cycle) and Early Proterozoic to Archaean granulitic orthogneisses of the Juiz de Fora Complex. The metasedimentary units are intruded by granitoid and charnockitoid rocks. The Paraíba do Sul Domain consists of metasedimentary rocks and orthogneisses of the Paraíba do Sul Complex. Owing to the geographic limits of the study area\" this domain was not investigated in detail. The Andrelândia and juiz de fora tectonic Domains present similar structural and metamorphic evolution. However their structural styles vary greatly as a result of different crustal levels stacking caused by extreme crustal shortening during the Brasiliano-Panafrican Orogeny. The main phase of deformation (\'D IND.1\' +\'D IND.2\') is characterised by: a) structural stacking of tectonic domains; b) tight to isoclinal folding associated to penetrative foliation (\'S IND.2\' or \'S IND.1\' + \'S IND. 2\'); c) shear zones associated to the development of mylonitic rocks, and) d) unfrequent mineral lineation. A late phase of deformation (\'D IND.3\' + \'D IND.4\') is related to folding and bending of the penetrative foliation as well as normal faulting and ductile-brittle shear zones which locally transpose the \'D IND.1\'+ \'D IND.2\' -related penetrative foliation. Two metamorphic events were identified in the study area. The late one (\'M IND.1\') can be identified in all the studied tectonic domains, being associated to the main phase of deformation. This is characterised by the growth of its mineral paragenesis within the penetrative foliation. \'M IND.1\' has evolved under intermediate pressure conditions, reaching thermal peak during the development of \'D IND.2\'. This metamorphic event evolved differently in each of the aforementioned domains as a result of distinctive temperature and/or fluid pressure conditions. As such, the Andrelândia Tectonic Domain is characterised by amphibolite facies parageneses (sillimanite zone), whereas The Juiz de Fora Tectonic Domain shows evidence for temperature and/or fluid pressure gradients. For instance, the metasedimentary rocks record dehydration reactions whereas retrogressive hydration reactions along the \'D IND.2\' foliation and shear zones appear in the Juiz de Fora Complex granulites. Hardly did the metapelitic gneisses (s.s.) of the Juiz de Fora Tectonic Domain develop metamorphic facies diagnostic parageneses. Nevertheless, the relatively more inmature pelitic gneisses show \'M IND. 1\' olthopyroxene-bearing mineral parageneses and evidence of the evolution of vapor-absent partial melting process. Field, petrographic and geothermobarometric data show that \'M IND.1\' evolved under the following conditions: Temperature > 700 - 750°c, pressure between 6 and 7 Kb and gradients of fluid (\'H IND. 2\'O) pressure. A clockwise P-T-t path is proposed for the evolution of \'M IND. 1\' metamorphic event The early metamorphic event (\'M IND. 0\') is recorded on the Juiz de fora Complex rocks and on some of the Mantiqueira Complex lithotypes Such rocks show a granoblastic mineral fabric and granulite facies parageneses are clearly prior to the Brasiliano-Panafrican-related penetrative foliation. Granulites occur as strips within the Mantiqueira Complex, wheareas \'M IND. 0\' granulitic parageneses are recorded in all of the Juiz de Fora lithotypes, including leucossomes and paleossomes of migmatitic gneisses. Thermometry data indicate \'M IND.0\' thermal peak conditions between ~ 800 - 895°C. Chemical composition of granulitic facies amphiboles point to \'M IND. 0\' low to intemediate (?) pressure conditions. Overall, a \'M IND.0\' passive metamorphic model seems to have resulted from the heat and \'CO IND. 2\' fluids released during an extensional event by underplated basic magma. An anti-clokwise P-T-t path of \'M IND.0\' Metamorphism is proposed on the basis of those observations. The Juiz de Fora and Mantiqueira Complexes comprise rocks that can be associated with three different trends: 1) intermediate to acid calc-alkaline rocks; 2) tholeitic basic rooks; and 3) alkaline to transitional basic rocks. Quantitative analysis of lithogeochemical data shows that the petrogenesis of the basic rocks is unrelated to those of the intermediate and acid rocks within both units. Statistical and/or petrological criteria made it possible to define suites and/or groups within each one of those units and to constrain petrogenetic models based mostly on their REE data. The calc-alkaline rocks of the Mantiqueira Complex comprise four petrogenetic different groups which are characterised by limited silica variation. Geochemical modelling suggests that each one of those groups was generated by partial melting of crustal material. Tholeitic basic rocks comprise a heterogeneous group supporting their generation by distinctive source materials as depicted by their E-MORB and intra-continental chondrite normalized REE patterns. The alkaline basic rocks display within-plate geochemical chondritenormalised REE patterns and field data point to a continental setting for this group. A relatively expanded suite of co-genetic rocks was identified among the calc-alkaline group of the Juiz de Fora Complex. lt is related to complex magmatic diffentiation processes, involving both fractional crystallization antl bulk assimilation. Tholeitic basic rocks comprise a heterogeneous petrogenetic group. This heterogeneity seems to the involvement of distinctive source materials since those tholeites display typical N-MORB and E-MORB as well as intra-continental chondrite-normalised REE patterns. Chondrite-normalised REE patterns of the alkaline rocks point to a within-plate (oceanic and/or continental) setting. The geochemical characteristics of the Juiz de Fora Complex and Mantiqueira Complex rocks and those found in modern tectonic settings are alike. Some of the basic rocks of both units display chemical signatures of extensional tectonic settings whereas intermediate to acid rocks present typical patterns of compressive settings (volcanic and/or magmatic arcs). Some tholeitic basic rocks of the Juiz de Fora Complex seem to be ocean floor basalts. Field data suggest that basic rocks of within-plate settings represent a late stage in the evolution of those complexes. As a result of this research, the Juiz de Fora and Mantiqueira Complexes were defined as distinctive Iithological and petrogenetic units. The main geochemical and petrogenetic differences may have largely resulted from differerences in their respective tectonic regimes. As such, the Archaean to Early Proterozoic Mantiqueira Clomplex seems to have been associated with a tectonic setting unable to maintain long-standing magma chambers. This relatively instability and dynamic tectonic setting could have resulted from high hat flow and a turbulent regime of mantle convection current patterns. On the other hand, the tectonic setting in which the Archaean (?) to Early Proterozoic rocks of the Juiz de Fora Complex were formed seems to have been associated to relatively stable tectonic conditions capable of maintaining longstanding magma chambers. This comparratively stable tectonic setting is thought to have resulted from a relatively more uniform and stable mantle convection current patterns (probably established during the Early Proterozoic, under lower heat flow conditions). Data indicate that the Juiz de Fora Complex evolved from a compressive magmatic arc tectonic setting to an extensional setting where granulite facies metamorphism was caused by magmatic underplating. Thrusting of the Juiz de Fora tectonic Domain over the Andrelândia Tectonic Domain occurred during the Brasiliano-Panafrican Orogeny. Wowever, the relative positions of the Juiz de Fora and Mantiqueira Complexes prior to the thrusting event are unknown.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lisboa, Jakeline Duque de Moraes. "Turnerschaft - Clube Ginástico de Juiz de Fora (1909-1979)." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2010. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3029.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-12-16T18:17:00Z No. of bitstreams: 1 jakelineduquedemoraeslisboa.pdf: 5576159 bytes, checksum: 2885e79e92854785e38c5fecc218a3ad (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-12-19T13:05:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 jakelineduquedemoraeslisboa.pdf: 5576159 bytes, checksum: 2885e79e92854785e38c5fecc218a3ad (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-19T13:05:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 jakelineduquedemoraeslisboa.pdf: 5576159 bytes, checksum: 2885e79e92854785e38c5fecc218a3ad (MD5) Previous issue date: 2010-04-30
As preocupações com o corpo ocupam lugar de destaque no mundo contemporâneo. Práticas corporais ganham o cotidiano de grande parte da população por motivos variados: saúde, estética, socialização, ludicidade, entre outros. Academias de ginástica e natação, clubes esportivos, instalações de rua para caminhada e exercícios analíticos, os campos de futebol e as quadras das escolas são exemplos de espaços que hoje são comuns na vida das cidades brasileiras. Operamos com a ideia de que o intervalo entre o último quartel do Século XIX e as primeiras décadas do Século XX foi um período fundamental no processo histórico de construção do gosto pelas práticas corporais de parte da população brasileira. A modernização de várias de nossas cidades é um movimento típico destes anos e guarda relações diretas com a identificação das práticas corporais enquanto hábitos a serem apreendidos e praticados. Esta pesquisa analisa a história do Clube Ginástico de Juiz de Fora, um dos primeiros clubes de ginástica de Minas Gerais, fundado em 1909. A instituição recebeu inicialmente o nome de Turnerschaft-Clube Gymnastico pela influência que teve dos imigrantes alemães residentes em Juiz de Fora. O estudo da história do Clube Ginástico de Juiz de Fora se reveste de grande importância, pois a instituição teve papel decisivo no desenvolvimento da ginástica e de outras práticas corporais na cidade mineira. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido a partir da revisão de estudos históricos sobre a cidade de Juiz de Fora, a história da Educação Física e a imigração alemã para o Brasil. A pesquisa de campo envolveu documentos do Clube Ginástico, fotografias, entrevistas e notícias de jornais. Percebemos que o Clube foi importante para o desenvolvimento de práticas corporais em Juiz de Fora, especialmente a ginástica, o basquetebol, o atletismo e o voleibol. Sua atuação se deu para além dos limites de Juiz de Fora, tendo a instituição participado de eventos, demonstrações e competições em cidades como Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Suas atividades se encerraram em 1979, fato motivado por dificuldades financeiras, pela redução significativa do número de associados e pela perda do seu espaço externo.
Concerns about the body occupy a prominent place in the contemporary world. Physical exercises are in the routine of much of the population for many reasons: health, aesthetics, socialization, playfulness, and others. Gyms and swimming, sports clubs, facilities for street walking and analytical exercises, soccer fields and courts of schools are examples of spaces that are now common in the lives of Brazilian cities. We operate with the idea that the interval between the last quarter of the nineteenth century and the early decades of the twentieth century was a crucial period in the historical process of arouse the Brazilian population‟s pleasure in physical exercises. The modernization of several of our cities is a typical movement of these years and keeps a direct relationship with the identification of physical exercises as habits to be learned and practiced. This research examines the history of the Clube Ginástico de Juiz de Fora, one of the first fitness centers in Minas Gerais, founded in 1909. Initially, the institution received the name of Turnerschaft-Club Gymnastico, which was under the influence of German immigrants living in Juiz de Fora. The study of the history of the Clube Ginástico de Juiz de Fora is of great importance, because the institution was vital in the development of gymnastics and other physical practices in the Minas Gerais town. The research was developed from the review of historical studies about Juiz de Fora city, the history of Physical Education and the German immigration to Brazil. The research involved Clube Ginástico documents, photographs, interviews and newspaper reports. We realize that the Club was important for the development of physical practices in Juiz de Fora, especially the gymnastics, basketball, athletics and volleyball. Its performance took place beyond the Juiz de Fora‟s limits, and the institution participated in events, demonstrations and competitions in cities as Belo Horizonte and Rio de Janeiro. Its activities ended in 1979, motivated by financial difficulties, the reduction in the number of members and the loss of its outdoor space.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Klôh, Júnior Carlos Eduardo. "A estrutura comercial de Juiz de Fora (1888-1930)." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2008. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3851.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2017-03-24T13:17:29Z No. of bitstreams: 1 carloseduardoklohjunior.pdf: 5357327 bytes, checksum: 9183b592e56e74b8a7dbcbcd2030c40f (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-03-24T14:08:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 carloseduardoklohjunior.pdf: 5357327 bytes, checksum: 9183b592e56e74b8a7dbcbcd2030c40f (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-24T14:08:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 carloseduardoklohjunior.pdf: 5357327 bytes, checksum: 9183b592e56e74b8a7dbcbcd2030c40f (MD5) Previous issue date: 2008-11-26
O principal objetivo deste trabalho é a verificação das singularidades que marcaram a estrutura comercial da cidade de Juiz de Fora no final do século XIX e início do século XX. O setor é aqui entendido como um dos diversos efeitos de encadeamento gerados a partir da produção cafeeira na região da Zona da Mata de Minas Gerais que, ao expandir-se, incentivava o movimento de diversificação da economia. Ao contrário de outros centros de produção agro-exportadora, como Rio de Janeiro e São Paulo, onde o setor comercial desenvolveu-se a partir de seu envolvimento direto com a produção cafeeira, em Juiz de Fora constatamos uma realidade bastante diferenciada. A inexistência, na cidade e no próprio estado, de um núcleo de comercialização externa acabou por imputar um caráter marginal ao complexo cafeeiro que se instalou na região. Nesse sentido, impossibilitada de comercializar seu principal produto em virtude de uma limitação estrutural, a rede comercial de Juiz de Fora parece ter se desenvolvido através do provimento da crescente demanda de mercado interno, não só local, mas também regional e até mesmo de regiões externas à Zona da Mata.
The principal ain of this work is the verification of the peculiarities which appointed the Juiz de Fora commercial structure at the end of nineteenth century and beginning of the twentieth century. The sector is here understood like one of the diverses effects generated from the coffee production in the region of Zona da Mata de Minas Gerais which its expansion incentivated the diversification of the economy movement. On the contrary of the others agro- export production as Rio de Janeiro and São Paulo, where the commercial sector developed from its direct envolviment with the coffee production, in Juiz de For a we certified a reality very diferente. The inexistence, in the city, and in the state itself, of the nucleus of external commercialization ended for impose a marginal character to the coffee complex that set up in the region. In this sense, uncapable to commercialize its own product due a structural limitation, commercial net of Juiz de Fora seem to have developed through the providement of a growing demand of the internal market, not only local, but also regional and even the external regions of Zona da Mata.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Machado, Priscila de Souza. "Briófitas urbanas de Juiz de Fora, Minas Gerais (Brasil)." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2011. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4662.

Full text
Abstract:
Submitted by isabela.moljf@hotmail.com (isabela.moljf@hotmail.com) on 2017-05-25T15:55:27Z No. of bitstreams: 1 prisciladesouzamachado.pdf: 2000346 bytes, checksum: 31d0609b0e70ce2dec7cdd6117b55ccd (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-05-26T11:52:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 prisciladesouzamachado.pdf: 2000346 bytes, checksum: 31d0609b0e70ce2dec7cdd6117b55ccd (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-26T11:52:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 prisciladesouzamachado.pdf: 2000346 bytes, checksum: 31d0609b0e70ce2dec7cdd6117b55ccd (MD5) Previous issue date: 2011-03-31
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
As briófitas são plantas criptogâmicas, caracterizam-se por uma estrutura simples, devido à ausência de sistema vascular e lignina, possuem pequeno porte e apresentam um ciclo de vida único entre as plantas terrestres, com dominância do gametófito - que é haplóide, clorofilado folhoso ou taloso - e, esporófito - diplóide, é efêmero e dependente do gametófito. O estudo de briófitas urbanas é importante para gerar conhecimento sobre distribuição geográfica, espécies tolerantes à ocupação humana, utilização de briófitas como bioindicadoras da qualidade do ar e criação da cultura de preservação da biodiversidade urbana. No Brasil, ainda há poucos trabalhos. Assim, este estudo teve por objetivos levantar a brioflora do município de Juiz de Fora (MG), relacionar as espécies encontradas com os substratos em que as mesmas ocorrem, comparar os resultados obtidos com outros estudos desenvolvidos sobre briófitas urbanas do Brasil e, incrementar o conhecimento da brioflora do estado de Minas Gerais. Foram realizadas coletas em três pontos selecionados no município (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Parque Halfeld e Parque Municipal da Lajinha), considerando-se fragmentos florestais e áreas com interferência antrópica. As briófitas foram coletadas de forma aleatória, manualmente ou com auxílio de uma espátula, acondicionadas em sacos de papel, e levadas ao Laboratório de Briófitas da UFJF para secagem à temperatura ambiente e posterior identificação. Para a identificação, foram empregadas a literatura especializada e a comparação com exsicatas previamente identificadas por especialistas. Foram analisados 773 espécimes de briófitas em um total de 128 espécies, 83 gêneros, 45 famílias e 19 ordens, assim distribuídas: antóceros (sete espécimes, em três espécies, três gêneros, duas famílias e uma ordem); hepáticas (238 espécimes, em 44 espécies, 26 gêneros, 16 famílias e sete ordens) e musgos (528 espécimes, em 81 espécies, 54 gêneros, 27 famílias e 11 ordens). As famílias mais representativas foram Lejeuneaceae e Frullaniaceae para as hepáticas, Bryaceae e Pottiaceae para os musgos. Foram encontrados 27 novos registros de espécies para o estado de Minas Gerais. Analisando-se os substratos em que as plantas foram encontradas, tronco vivo foi o mais frequente, seguido de solo, tronco morto, rocha, artificial e folha. No Parque Halfeld, foram coletados 64 espécimes identificados em 16 espécies; no Campus da UFJF, foram 336 espécimes, perfazendo um total de 85 espécies e, no Parque Municipal da Lajinha, foram coletados 373 espécimes, consistindo em 81 espécies.
The bryophytes are cryptogamic plants having a simple structure due to the absence of vascular system and lignin, they commonly present a small size and a single life cycle among the terrestrial plants, with the dominance of the gametophytic generation, which is haploid, thallose or foliose with clorophyll; the sporophytic generation is ephemeral, diploid and dependent on the gametophyte. The study of urban bryophyte is important to analyse: the geographical distribution; species that are tolerant to human occupation; the use of bryophytes as bioindicators of air quality and to create a culture of urban biodiversity preservation. In Brazil, there are few studies. Thus this study aimed to identify and describe the bryophytes that exist in Juiz de Fora (MG), besides of analyzing the relationship among species and the substrate they are found, comparing these results to other data about Brazilian urban bryophytes and increasing the knowledge of bryophytes in Minas Gerais state. The bryophytes were collected between September of 2009 and August of 2010 in three places of the city (Juiz de Fora Federal University campus-UFJF;Halfeld Park and Municipal Lajinha Park), considering forestal fragments and areas having human interference. They were randomly and manually withdrawn or with the aid of a spatula, placed in paper bags and taken to the Laboratory of Bryophytes (UFJF) to be dried out on environment temperature and identified using specialized literature. We analyzed 773 specimens of bryophytes in a total of 128 species, 80 genera, 45 families and 19 orders, distributed in three groups: hornworts (seven specimens in three species, three genera, two families and one order), liverworts (238 specimens in 44 species, 25 genera, 16 families and seven orders) and mosses (528 specimens in 81 species, 54 genera, 27 families and 11 orders). The most representative families of liverworts were Lejeuneaceae and Frullaniaceae and for mosses were Bryaceae and Pottiaceae. We found 27 new registers of bryophytes species for the state of Minas Gerais. Concerning to the substrates where the plants were found, living trunk was the most representative, followed by soil, dead trunk, rock, artificial substrate and leaf. In Halfeld Park, we collected 64 specimens in 16 species; in UFJF Campus, 336 specimens were identified in 85 species and in Lajinha Park, 373 specimens were identified in 81 species.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Prefeitura de Juiz de Fora"

1

Giroletti, Domingos. Industrialização de Juiz de Fora. Juiz de Fora: Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Amaro, Austen. Juiz de Fora: Poema lírico. Juiz de Fora, MG: FUNALFA Edições, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Giroletti, Domingos. Industrialização de Juiz de Fora. [Juiz de Fora]: Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

(Brazil), Juiz de Fora. Administração 1997-2000: Juiz de Fora. [Juiz de Fora, Brazil]: Prefeitura de Juiz de Fora, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fazolatto, Douglas. Juiz de Fora--imagens do passado. [Juiz de Fora, Brazil]: FUNALFA, Juiz de Fora Prefeitura Municipal, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bastos, Wilson de Lima. Os sírios em Juiz de Fora. Juiz de Fora: Edições Paraibuna, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Guimarães, Elione Silva. Cotidianos da escravidão em Juiz de Fora. Juiz de Fora: Funalfa, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Caminhos do Rio a Juiz de Fora. São Paulo, SP, Brasil: M. Carrilho Arquitetos, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Avila, Cristina. Imagens de Minas: Juiz de Fora, Manchester mineira. Belo Horizonte: [Neoplan], 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dalva Carolina de Menezes Yazbeck. As origens da Universidade de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG: Editora UFJF, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Prefeitura de Juiz de Fora"

1

Clemente Varella, Vinícius, Aline Mota Freitas Matos, Henrique Couto Teixeira, Angélica da Conceição Oliveira Coelho, Rodrigo Weber dos Santos, and Marcelo Lobosco. "A Stochastic Model to Simulate the Spread of Leprosy in Juiz de Fora." In Lecture Notes in Computer Science, 559–66. Cham: Springer International Publishing, 2018. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-93713-7_51.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lobosco, Marcelo, Flávia de Souza Bastos, Bernardo Martins Rocha, and Rodrigo Weber dos Santos. "Design and Analysis of an Undergraduate Computational Engineering Degree at Federal University of Juiz de Fora." In Lecture Notes in Computer Science, 293–303. Cham: Springer International Publishing, 2018. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-93713-7_24.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Chicourel, E. L., A. F. Pinto, A. E. C. Lassance, M. Fisberg, and S. M. F. Cozzolino. "Nutritional Status of Iron of Pre-School Children from the City of Juiz de Fora, MG, Brazil." In Trace Elements in Man and Animals 10, 391. New York, NY: Springer US, 2002. http://dx.doi.org/10.1007/0-306-47466-2_124.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida, A. L., W. J. Bruckard, G. J. Sparrow, and J. T. Woodcock. "Investigation of silver extraction from a silver-sulphur flotation concentrate from the electrolytic zinc plant of Companhia Paraibuna de Metais, Juiz de Fora, Brazil." In Mining Latin America/Minería Latinoamerica, 423–49. Dordrecht: Springer Netherlands, 1994. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-011-1216-1_31.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Liebel, Manfred. "Bernd Fichtner, Maria Teresa Freitas, Roberto Monteiro (Hrsg.): Kinder und Jugendliche im Blick qualitativer Forschung. Kulturhistorische Schule, Phänomenologie und Ethnografie. Brasilianisch-Deutsches Symposium Universidade Federal Juiz de Fora, Universität Siegen, August 2001. Oberhausen: ATHENA, 2003, 426 Seiten, 26,50 €." In Jahrbuch Jugendforschung, 310–12. Wiesbaden: VS Verlag für Sozialwissenschaften, 2005. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-322-80800-4_22.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Camarinhas, Nuno. "Juiz de Fora." In e-Dicionário da Terra e do Território no Império Português. CEHC-IUL, 2015. http://dx.doi.org/10.15847/cehc.edittip.2015v008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barbosa, Maria Teresa, José A. B. Castañon, Claudia VG Coura, Bruno Silva, Hugo Oliveira, and Paula Fidelis. "Bridges in Juiz de Fora City." In Maintenance, Monitoring, Safety, Risk and Resilience of Bridges and Bridge Networks, 432–33. CRC Press, 2016. http://dx.doi.org/10.1201/9781315207681-253.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lorensoni, Muryllo Rhafael, Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, José Serafim Bertoloto, Maria Regiane Silva Lopes Barrozo, and Sílvia Mara Davies. "MISS GAY – CONSTRUINDO IMAGINÁRIOS SOBRE A CIDADE DE JUIZ DE FORA-MG." In Novas Possibilidades rumo ao Futuro das Ciências Humanas e suas Tecnologias 2, 158–62. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.78120090911.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Junior, Nelson Machado Pinho, and Ednéia Alves de Oliveira. "A POLÍTICA DE EMPREGO E RENDA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA / MG." In A Problemática da Política Social, 38–50. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4801922024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Machado, Pedro José de Oliveira, and Flávio Augusto Sousa Santos. "URBANIZAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DE PAISAGENS HÍDRICAS EM JUIZ DE FORA/ MG – 1883/1893." In Gestão de Recursos Hídricos e Sustentabilidade 4, 104–15. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.68319270913.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Prefeitura de Juiz de Fora"

1

Henrique Porangaba Silva, Matheus, Renan de Carvalho Pinto, Caio Miquelito de Castro, Fernando Antônio de Carvalho, and Marcelo Miranda. "PARCERIA UNIVERSIDADE-PREFEITURA: UM ESTUDO DO TRÁFEGO DE VEÍCULOS EM JUIZ DE FORA." In ANAIS DO VI CONGRESSO NACIONAL DE GRUPOS PET ENGENHARIA CIVIL. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/conpet-2019-107561.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mateus Lino Leite Leite, Isabella Novais Silva Silva, Tatiana Tavares Rodriguez Rodriguez, Marcio Marangon Marangon, and Lázaro Lopes Jeronymo Jeronymo. "Erodibilidade de Solos Residuais do Cultural - Juiz de Fora." In VII Simpósio Brasileiro de Engenheiros Geotécnicos Jovens. São Paulo, SP, Brasil: Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS, 2016. http://dx.doi.org/10.20906/cps/gj-01-0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

"ANAIS DA II JORNADA DE PSIQUIATRIA DE JUIZ DE FORA." In II JORNADA DE PSIQUIATRIA DE JUIZ DE FORA. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019. http://dx.doi.org/10.25248/reas.anais2225.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

BERALDO, Eduarda, Silvia SENRA, Maria CASSANI, Klaus ALBERTO, Anna GONÇALVES, and Letícia NERY. "VITALIDADE EM ESPAÇOS PÚBLICOS NA CIDADE DE JUIZ DE FORA." In VI SIMPOSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUIDO. PPGAU/FAUeD/UFU, 2019. http://dx.doi.org/10.14393/sbqp19129.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

"Suplemento do I Congresso de Clínica Cirúrgica de Juiz de Fora." In I Congresso de Clínica Cirúrgica de Juiz de Fora. 10.5935, 2020. http://dx.doi.org/10.5935/2238-3182.v30supl.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

P. Santos, Felipe, Gleison M. Santos, Julhia M. P. Silva, Priscila C. O. Campos, and Antonio J. L. Gomes. "Condutividade Térmica em Rochas e Sedimentos do Complexo Juiz de Fora." In Simpósio Brasileiro de Geofísica. Sociedade Brasileira de Geofísica, 2012. http://dx.doi.org/10.22564/5simbgf2012.086.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

SOUZA, Thaísa, Silvia SENRA, Maria CASSANI, Sabrina BARBOSA, and Klaus ALBERTO. "ANÁLISE ACÚSTICA DE PRAÇAS PÚBLICAS NA CIDADE DE JUIZ DE FORA." In VI SIMPOSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUIDO. PPGAU/FAUeD/UFU, 2019. http://dx.doi.org/10.14393/sbqp19082.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Christo, Jéssica de Souza, and Laisy Damiani Pinheiro Rocha. "APROPRIAÇÃO EM ESPAÇOS PÚBLICOS DE JUIZ DE FORA: UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE." In 16° Ergodesign – Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/16ergodesign-0139.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pedroso, Emmanuel Sá Resende, Clara Andrade Vitoi, Layse Souza Costa, and Pedro de Faria Machado Eletherio. "ACESSIBILIDADE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE JUIZ DE FORA: UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE." In 16° Ergodesign – Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/16ergodesign-0190.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Abdalla, José G. F. "TIPOLOGIA DA ARQUITETURA E CIDADES: Uma investigação em Juiz de Fora, MG." In 2º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011. http://dx.doi.org/10.4237/sbqp.11.384.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography