To see the other types of publications on this topic, follow the link: Prefeitura de Juiz de Fora.

Journal articles on the topic 'Prefeitura de Juiz de Fora'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Prefeitura de Juiz de Fora.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Fernandes, Aline Augusta Sampaio, Ana Luísa Almeida Regina, Ana Cláudia Chagas de Paula Ladvocat, João Carlos Marques Félix, Joelma de Souza Coimbra Ishii, and Paula Rocha Chellini. "Prevalência de resultados positivos de VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) e análise das variáveis epidemiológicas em pacientes atendidos no serviço de saúde pública." HU Revista 43, no. 4 (January 9, 2019): 383–90. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2017.v43.2969.

Full text
Abstract:
A sífilis é uma infecção causada pelo Treponema pallidum de transmissão sexual, sanguínea e vertical. Apesar de ser de fácil diagnóstico e tratamento, sua incidência vem aumentando no Brasil nos últimos anos, sendo considerado um problema de saúde pública no país e no mundo. Este trabalho buscou a conhecer a ocorrência de resultados positivos de VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) entre o período de 2014 a 2016 na população atendida nos serviços de saúde da prefeitura de Juiz de Fora/MG, bem como suas características epidemiológicas. Foram analisados 25.735 resultados de VDRL do banco de dados do Laboratório Central (LACEN) da prefeitura de Juiz de Fora. Os resultados reagentes foram então relacionados com as variáveis ano, gênero, idade, gestantes ou não e região da cidade em que se realizou o exame. A prevalência de resultados positivos foi de 5,55%, com maior número de casos registrados em 2015. Os casos reagentes foram mais prevalentes na região central, nos homens e obteve-se maior predomínio para a faixa etária de 12 a 18 anos. No período de agosto de 2015 a dezembro de 2016, entre as mulheres, foi observada uma maior positividade no teste de VDRL em não gestantes. Os dados obtidos nesse estudo apontaram para aumento da prevalência de sífilis entre 2014 e 2015, seguido de uma queda no ano seguinte, entre a população atendida pelo SUS, sendo os homens jovens a população de maior risco. Tais dados podem contribuir para as políticas de saúde pública de prevenção e tratamento da sífilis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Alberto A. Larcher de, Heloina L. M. Bonfante, Rodrigo de O. Moreira, Alberto K. Arbex, Gláucio S. de Souza, Leandro G. Maciel, Roger R. Godinho, and Giovanni Giannini. "Perfil epidemiológico do diabetes mellitus auto-referido em uma zona urbana de Juiz de Fora, Minas Gerais." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 43, no. 3 (June 1999): 199–204. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27301999000300006.

Full text
Abstract:
Objetivo: Delinear um perfil epidemiológico do diabetes mellitus (DM) em uma zona urbana de Juiz de Fora usando os dados obtidos no cadastramento do Programa de Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Metodologia: Foram colhidas informações em 12.695 domicílios através da aplicação de um questionário baseado no Programa Avançado de Gerência em Atenção Primária a Saúde. A aplicação foi realizada por 180 entrevistadores acadêmicos da área de saúde. Os dados foram transferidos para o programa epidemiológico EPI-INFO versão 6.03. A análise do banco de dados referentes a população entre 30 e 69 anos permitiu a elaboração de um estudo sobre a prevalência do DM e sua relação com outros fatores. Resultados: A prevalência do DM auto-referido foi de 4,2% (861 pessoas) e variou de 0,9% (76) entre 30 e 39 anos a 11,6% (297) entre 60 e 69 anos. 17,1% (147) relataram não tratar ou tratar irregularmente. Nos homens, a idade não interferiu no tratamento; nas mulheres, quanto menor a faixa etária, menor a adesão ao tratamento. O DM estava relacionado com outros agravos à saúde: cardiopatia (r=4,8), hipertensão arterial sistêmica (r=4,7), cegueira (r=3,1) e incapacidade de locomoção (r=3,9). Conclusão: A prevalência do DM auto-referido foi semelhante a de outros estudos nacionais. O índice de diabéticos com tratamento irregular foi muito alto e relaciona-se com baixa renda e faixas etárias mais jovens no sexo feminino. O DM apresentou alta correlação com outros agravos à saúde: cardiopatia, hipertensão arterial sistêmica, cegueira e incapacidade de locomoção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Farnese de Lima, Pedro Augusto, Boanerges Balbno Lopes Filho, and Ademir Antônio Veroneze Júnior. "A comunicação em ambientes governamentais de Juiz de Fora (MG): percepções e questionamentos sobre as noções de administração, promoção e utilidade pública." Lumina 12, no. 2 (August 30, 2018): 172–87. http://dx.doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21328.

Full text
Abstract:
O artigo busca apresentar nuances da comunicação desenvolvida em ambientes organizacionais denominados mais comumente no país pela tríade: pública, governamental ou estatal, e institucional, com o intuito de promover reflexões necessárias envolvendo a observação das singularidades e contradições. Para dar suporte ao texto, além de uma revisão bibliográfica de autores que estudam o segmento, foram realizadas entrevistas qualitativas em condições semiestruturadas com jornalistas, responsáveis pelas áreas de assessoria de imprensa ou de comunicação em três instâncias na cidade de Juiz de Fora (MG): Prefeitura, Câmara dos Vereadores e Universidade Federal. O monitoramento circunstancial de conteúdo dos sites e portais das respectivas organizações também permitiu algumas inferências, facilitando comparações ilustrativas entre as falas dos entrevistados e as ações de divulgação a partir de três categorias: administrativa, promoção e utilidade pública.O resultado da reflexão aponta para uma realidade que, observadas as condições previstas para o exercício pleno de uma comunicação conceitualmente bem aplicada, pode provocar transformações efetivas nas estruturas organizacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Caetano, Vanusa Caiafa, Danielle Teles da Cruz, and Isabel Cristina Gonçalves Leite. "Perfil dos pacientes e características do tratamento fisioterapêutico aplicado aos trabalhadores com LER/DORT em Juiz de Fora, MG." Fisioterapia em Movimento 23, no. 3 (September 2010): 451–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502010000300012.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A reestruturação do processo produtivo verificada nas últimas décadas implicou alterações diretas na saúde do trabalhador, modificando o perfil de adoecimento e sofrimento desses indivíduos. Dentro desse contexto, observa-se um aumento significativo dos casos de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). OBJETIVO: Conhecer o perfil dos trabalhadores com LER/DORT e a assistência fisioterapêutica aos quais são submetidos. METODOLOGIA: Pela aplicação de um questionário estruturado, foram entrevistados 80 trabalhadores, usuários do SUS, inseridos no Programa de Reabilitação Física do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), por meio do Departamento de Saúde do Trabalhador (DSAT), Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Secretaria de Saúde (SS). RESULTADOS: Há um predomínio de casos de DORT no sexo feminino, e em 83,8% dos casos a renda pessoal não passa de um salário mínimo. Das ocupações encontradas, 76 (95%) estavam relacionadas com o trabalho braçal, e quanto ao tempo de trabalho em uma mesma função, a média foi de 16 anos. Setenta e oito (97,5%) trabalhadores afirmaram impossibilidades na realização das atividades de vida diária (AVDs). Quanto ao tratamento fisioterapêutico, 30 (37,6%) relataram realizar algum tipo de cinesioterapia. CONCLUSÃO: A visão estritamente fisiopatológica, baseada no modelo unidirecional e curativista, não mostram resultados satisfatórios e eficazes. Isso implica a não resolução dos quadros álgicos, favorecendo períodos extensos de tratamento fisioterapêutico, sobrecarga do serviço público de saúde e repercussões no âmbito emocional e sócio-econômico desses trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rocha, Cézar Henrique Barra, Antoine Philippe Casquin, Thiago Martins da Silva, Fabiano Amarante de Freitas, Amanda Maia Pereira, Isabela Fernanda Moraes de Paula, and José Oliveira de Almeida Neto. "Dinâmica de parâmetros limnológicos e uso e cobertura da terra nas bacias hidrográficas das represas Dr. João Penido e São Pedro, Juiz de Fora (MG)." Principia: Caminhos da Iniciação Científica 18, no. 1 (February 27, 2020): 11. http://dx.doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.29780.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve por objetivo correlacionar os parâmetros limnológicos dos principais tributários das represas Dr. João Penido e São Pedro no município de Juiz de Fora com o uso da terra nas bacias hidrográficas destes mananciais. As amostras foram coletadas mensalmente no período de 2012 até 2013, escolhendo-se seções na nascente, foz e captação, contemplando quatro pontos na bacia da Represa de São Pedro e seis pontos na bacia da Represa Dr. João Penido. Através de uma Sonda Multiparamétrica, foram verificados em campo, os parâmetros: OD, pH, temperatura, condutividade, STD e salinidade. Em cada ponto amostral, foram coletados três litros de água para análise dos parâmetros: DBO5,20, OD, cloreto, turbidez, sólidos totais, pH, fósforo total, nitrogênio total, nitrato, nitrito, amônia e uma amostra de 100ml para análise de coliformes termotolerantes e/ou E-coli. Tais parâmetros foram analisados no LADINAA, Ecologia e outros laboratórios, seguindo as metodologias do Standard Methods for Examination of Water and Waste water (APHA, 2012). As cartas de uso e cobertura da terra foram elaboradas utilizando as Ortofotos Digitais da Prefeitura de Juiz de Fora e adotando a classificada supervisionada MAXVER no software ArcGIS 10.2. Estes dados foram tratados utilizando correlação monótona, relacionando as porcentagens de cada classe de uso da terra até cada seção de monitoramento com os parâmetros citados. Foi utilizado o coeficiente de correlação “” de Spearman com os seguintes resultados: a classe Mata Atlântica aumentou o OD e diminuiu Nitrato, Fósforo e ST; o Eucalipto reduziu o OD e aumentou o Nitrato; a Pastagem Degradada (possivelmente abandonada) reduziu Nitrato e Fósforo; a Pastagem aumentou Coliformes, Fósforo e ST e; finalmente, a Classe Urbanização aumentou Coliformes, Turbidez e Condutividade. Vale ressaltar o fato de as classes de uso da terra não serem independentes: o aumento da porcentagem de “Eucalipto” provoca espacialmente uma diminuição das demais classes. Estes resultados, ainda que parciais, apontam para a necessidade de estudos que orientem o poder público sobre os usos menos impactantes em bacias de mananciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rocha, Cézar Henrique Barra, Antoine Philippe Casquin, Thiago Martins da Silva, Fabiano Amarante de Freitas, Amanda Maia Pereira, Isabela Fernanda Moraes de Paula, and José Oliveira de Almeida Neto. "Dinâmica de parâmetros limnológicos e uso e cobertura da terra nas bacias hidrográficas das represas Dr. João Penido e São Pedro, Juiz de Fora (MG)." Principia: Caminhos da Iniciação Científica 18, no. 1 (March 3, 2020): 11. http://dx.doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.29840.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve por objetivo correlacionar os parâmetros limnológicos dos principais tributários das represas Dr. João Penido e São Pedro no município de Juiz de Fora com o uso da terra nas bacias hidrográficas destes mananciais. As amostras foram coletadas mensalmente no período de 2012 até 2013, escolhendo-se seções na nascente, foz e captação, contemplando quatro pontos na bacia da Represa de São Pedro e seis pontos na bacia da Represa Dr. João Penido. Através de uma Sonda Multiparamétrica, foram verificados em campo, os parâmetros: OD, pH, temperatura, condutividade, STD e salinidade. Em cada ponto amostral, foram coletados três litros de água para análise dos parâmetros: DBO5,20, OD, cloreto, turbidez, sólidos totais, pH, fósforo total, nitrogênio total, nitrato, nitrito, amônia e uma amostra de 100ml para análise de coliformes termotolerantes e/ou E-coli. Tais parâmetros foram analisados no LADINAA, Ecologia e outros laboratórios, seguindo as metodologias do Standard Methods for Examination of Water and Waste water (APHA, 2012). As cartas de uso e cobertura da terra foram elaboradas utilizando as Ortofotos Digitais da Prefeitura de Juiz de Fora e adotando a classificada supervisionada MAXVER no software ArcGIS 10.2. Estes dados foram tratados utilizando correlação monótona, relacionando as porcentagens de cada classe de uso da terra até cada seção de monitoramento com os parâmetros citados. Foi utilizado o coeficiente de correlação “r” de Spearman com os seguintes resultados: a classe Mata Atlântica aumentou o OD e diminuiu Nitrato, Fósforo e ST; o Eucalipto reduziu o OD e aumentou o Nitrato; a Pastagem Degradada (possivelmente abandonada) reduziu Nitrato e Fósforo; a Pastagem aumentou Coliformes, Fósforo e ST e; finalmente, a Classe Urbanização aumentou Coliformes, Turbidez e Condutividade. Vale ressaltar o fato de as classes de uso da terra não serem independentes: o aumento da porcentagem de “Eucalipto” provoca espacialmente uma diminuição das demais classes. Estes resultados, ainda que parciais, apontam para a necessidade de estudos que orientem o poder público sobre os usos menos impactantes em bacias de mananciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Jaksiana Batista da, Fabíola Lisboa da Silveira Fortes, Andyara do Carmo Pinto Coelho Paiva, and Darla Tormen. "Ressignificação dos saberes e prática- O ensino da Saúde Mental na graduação de Enfermagem." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 17, 2021): e33610212634. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12634.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é compreender a forma de atuação do profissional enfermeiro no campo da saúde mental no período pós Reforma Psiquiátrica, tendo como subsídio a sua formação durante a graduação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características descritiva e exploratória, baseada em uma pesquisa de campo, onde foram entrevistados 8 profissionais enfermeiros atuantes nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Juiz de Fora - MG e administrados exclusivamente pela prefeitura da cidade. Resultados: surgiram dois tópicos: Reflexo da formação no campo de atuação e Necessidade de atualização dos atos profissionais na saúde mental, onde podemos constatar que a formação durante a graduação no que tange a saúde mental foi incipiente, com conteúdo teórico-prático desarticulado e descontextualizado do cotidiano dos serviços substitutivos. Todos confirmaram que exploraram outros materiais e fontes para se aperfeiçoar e compreender melhor os assuntos pertinentes ao cuidado em saúde mental ao decorrer da sua atuação no CAPS. Conclusão: Evidenciado na pesquisa que mesmo após 20 anos da Lei 10.216, os enfermeiros continuam com dificuldades para reconhecer sua práxis dentro dos CAPS e reconhecem que os conteúdos adquiridos durante a sua formação não foram suficientes para um trabalho adequado dentro dos moldes da nova ideologia da saúde mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moreira, Isabela Renó Jorge, Alair Ferreira de Freitas, Joyce Santana Bernardo, Alan Ferreira de Freitas, Luana Ferreira dos Santos, and Almiro Alves Júnior. "A implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar em municípios de médio e grande porte de Minas Gerais: uma abordagem institucional." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 14, 2021): e363101018673. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18673.

Full text
Abstract:
Este estudo buscou compreender o processo operacional das compras dos produtos da agricultura familiar e suas organizações economômicas para a alimentação escolar em cinco municípios de médio e grande porte de Minas Gerais- Brasil, sendo eles: Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia. O objetivo do estudo é analisar o processo de implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municípios supracitados e os dispositivos institucionais (regras e normativas) criados para operacionalizar a comercialização e a aquisição de produtos de associações e de cooperativas da agricultura familiar que particularizam e condicionam a implementação da política pública. Para tal, se utilizou de uma abordagem metodológica qualitativa, de caráter descritivo. Ainda, apesar do PNAE ser uma política pública regida por uma legislação de âmbito nacional, a Lei n° 11.947 de 2009, as interações sociais e a construção de dispositivos institucionais criados nos contextos locais particularizam a implementação desta política pública. Foi possível constatar que grande parte das prefeituras, como também das associações e cooperativas da agricultura familiar tendem a criar dispositivos institucionais, sejam eles normativos e coercitivos, acordos coletivos ou até mesmo dispositivos de autorregulação que modificam o desenho institucional da operacionalização do PNAE e criam características ainda mais específicas, se comparado aos municípios que seguem somente às determinações expostas na legislação federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jacques, Fabiana, Juliana Simili, Júlio César Vieira, Lauany De Souza, and Rodrigo Pinto. "Paisagem Sonora em Juiz de Fora." Principia: Caminhos da Iniciação Científica 20 (November 20, 2020): 18. http://dx.doi.org/10.34019/2179-3700.2020.v20.31134.

Full text
Abstract:
O som, seja pela sua presença ou pela sua ausência, influência e altera a percepção que se tem de um espaço, sendo um qualificador deste espaço e contribuindo para transformá-lo ou não em um lugar. Ainda que exista um domínio da visão sob os demais sentidos, os sons, os odores e as sensações térmicas, mesmo que efêmeros e dinâmicos, não podem ser desconsiderados, haja vista que são responsáveis pela construção das ambiências e consequente construção sensível dos espaços. A Paisagem Sonora ("soundscape"), propõe o estudo do ambiente acústico de maneira sistematizada e contextualizada. Uma paisagem sonora é a extensão do território que se pode escutar, abrangendo todos os sons produzidos no ambiente, sendo também sempre uma criação cultural. O presente projeto de pesquisa propõe um estudo da Paisagem Sonora de Juiz de Fora, mais especificadamente da região do centro urbano da cidade, compreendida no recorte deste estudo como o “Triângulo Central”, espaço que detém parte significativa da história da cidade, apresentando diversos usos e formatações ao longo do tempo. O Triângulo Central representa uma parcela do território urbano dos mais importantes como portador de memória, tratando-se de um dos lugares mais pertinentes para a compreensão do desenvolvimento de Juiz de Fora. Foi proposto também um recorte temporal, datado entre as décadas de 1880 e 1940. Este recorte espacial-temporal justifica-se pela própria relevância histórico-cultural que apresenta para Juiz de Fora. Porém, tendo em vista a densidade dos resultados obtidos até o momento, abordoe-se a primeira década deste recorte, compreendida de 1880 a 1890. O objetivo geral desta pesquisa é resgatar parte da memória sonora da cidade de Juiz de Fora, categorizando os sons destacados como relevantes (histórica e/ou culturalmente) e identificando a transformação da paisagem sonora em meio às transformações dos espaços urbanos. Configura-se como tendo uma abordagem qualitativa, pois não se baseia na representatividade numérica, isto é, os dados são considerados na análise de acordo com qualidade do material coletado, sendo considerados os registros sonoros mais destacadamente relevantes para a pesquisa. Assim, ainda que sejam apresentados dados numéricos neste estudo, estes têm relevância como respaldo à análise qualitativa. Caracteriza-se como uma pesquisa documental, uma vez que trabalha com fontes primárias (jornais) que ainda não receberam um tratamento analítico com o enfoque desta pesquisa. A partir da pesquisa proposta e seus desdobramentos, gerou-se um mapa gráfico-sonoro, com indicativo de sons coletados em cada área, servindo como registro histórico-cultural das percepções sonoras no centro de Juiz de Fora, criando-se um registro da paisagem sonora em tal espaço-tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Guimarães, Júlio Castañon. "Um livro esquecido: "Juiz de Fora"." Revista USP, no. 6 (August 30, 1990): 169. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i6p169-174.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Junior, Paulo de Oliveira Rodrigues. "Miss Brasil Gay Juiz de Fora." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, no. 31 (April 15, 2021): 411–37. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.i31.1315.

Full text
Abstract:
O Miss Brasil Gay é um concurso que elege o mais belo transformista gay do país desde 1977, em Juiz de Fora (MG). O evento é dividido em duas fases principais e este trabalho busca compreender a etapa do traje típico, correspondente à representação dos aspectos culturais dos estados brasileiros pelas misses. Delimitando as análises entre os anos de 2017 a 2019, realizamos um levantamento dos vídeos, fotografias e reportagens referentes ao Miss Brasil Gay que circularam nas plataformas oficiais do evento e também no jornal eletrônico Acessa. Exploramos o material a partir das teorias de gênero junto de uma bibliografia relacionada ao traje típico, ao figurino e à fantasia. Baseando-se no que foi exibido na passarela, classificamos os trajes típicos em três categorias principais (figurino, fantasias e trajes étnicos), entendendo que, na competição, as identidades regionais nem sempre se encontram em primeiro plano, e sim na construção de uma mulher exuberante. Abordamos, também, o papel dos estilistas dentro do concurso, uma vez que seus imaginários e modos de fazer definem muitas vezes o que será apresentado, tramando narrativas imagéticas que transitam tanto pelos aspectos legitimados como tradicionais quanto com imagens globalizadas do ser mulher.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Machado, Pedro José de Oliveira. "A complexa delimitação territorial nas Minas Gerais do século XIX: um exercício de representação cartográfica do primitivo distrito de Juiz de Fora." Geografia Ensino & Pesquisa 24 (July 9, 2020): e21. http://dx.doi.org/10.5902/2236499436890.

Full text
Abstract:
Nesse artigo são apresentados os resultados da pesquisa intitulada ‘Evolução territorial do município de Juiz de Fora’, sendo destacada sua primeira constituição territorial, no período anterior à emancipação político-administrativa. Os objetivos foram comprovar, oficial e legalmente, a condição de Juiz de Fora como Distrito de Barbacena e apresentar cartograficamente seus limites territoriais. O trabalho fundamenta-se em uma base jurídica, especialmente pelo disposto nas leis provinciais nº 147, de 6 de abril de 1839 e nº 291, de 26 de março de 1846, e em uma base cartográfica, apoiada nas Cartas Planialtimétricas do IBGE, na escala 1:50.000, nas Cartas Juiz de Fora e Palmira, produzidas pela Commissão Geográphica e Geológica de Minas Gerais, de 1924, na escala 1:100.000 e no mapa de Theodoro, de 1847. Os principais resultados são a comprovação legal da condição de Juiz de Fora como Distrito de Barbacena na primeira metade do século XIX e a produção de um mapa que apresenta a abrangência territorial aproximada dessa conformação administrativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Cunha Junior, Carlos Fernando Ferreira da. "Práticas corporais em Juiz de Fora (1876-1915)." Pro-Posições 22, no. 3 (December 2011): 51–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73072011000300005.

Full text
Abstract:
Até a década de 1920, Juiz de Fora era considerada a principal cidade de Minas Gerais, por sua pujança econômica e por seu desenvolvimento cultural. A cidade está localizada próxima ao Rio de Janeiro e vivenciou um intenso processo de modernização a partir da segunda metade do século XIX. Nosso trabalho analisa o desenvolvimento das práticas corporais em Juiz de Fora (MG), entre 1876 e 1915, através do principal periódico publicado na cidade, o jornal O Pharol. Símbolos da modernidade, as práticas corporais foram desenvolvidas em Juiz de Fora, na perspectiva da educação para a saúde (higiene), bem como na lógica do divertimento e do espetáculo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Colchete Filho, Antonio, Frederico Braida, and Carina Folena Cardoso. "Cidade e comércio: relações em Juiz de Fora, Minas Gerais." Oculum Ensaios 11, no. 1 (April 15, 2014): 155. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v11n1a2288.

Full text
Abstract:
Paralelamente ao seu crescimento populacional, a cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, vem agregando novos mercados consumidores que trazem para o tecido urbano a inserção de tipologias comerciais diferenciadas. O objetivo deste artigo é realizar uma breve análise dos principais exemplares comerciais de Juiz de Fora, situando-os em uma abordagem espaço-temporal e relacionando as soluções de projeto com os desdobramentos de suas inserções para as áreas adjacentes. O trabalho é dividido em três partes: a primeira é traçado um breve histórico das atividades comerciais em Juiz de Fora; na segunda parte é apresentado um panorama analítico do processo de descentralização comercial vivenciado na cidade; e na terceira são estudadas as tipologias de duas das principais áreas de nova centralidade comercial do município. Concluiu-se que a arquitetura comercial, no contexto das cidades de médio porte, valendo-se de uma boa localização, planejamento criterioso e um estudo de implantação pautado em seu contexto urbano, colabora sobremaneira com o desenvolvimento de seu entorno.PALAVRAS-CHAVE: Arquitetura comercial. Comércio. Juiz de Fora. Novas centralidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Barbosa, Gustavo Amaral, Luciano Alves Soares Caramez, and Ricardo T. Zaidan. "Análise do uso e da ocupação da terra no município de Juiz de Fora dos anos de 1947 aos dias atuais." Principia: Caminhos da Iniciação Científica 19, no. 2 (March 9, 2020): 10. http://dx.doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.29915.

Full text
Abstract:
Este trabalho traz uma apresentação do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) intitulado Análise espaço-temporal da evolução do uso, ocupação da terra no município de Juiz de Fora dos anos de 1947 aos dias atuais, com o propósito de resgatar do meio físico para o digital a Planta Cadastral de Juiz de Fora e o Plano de Remodelação e Extensão da cidade, ambos de 1947, elaborados pelo urbanista José Otacílio Saboya Ribeiro. Em síntese, apresenta-se a metodologia de digitalização dos produtos cartográficos citados e, posteriormente, as possibilidades de análise a partir do banco de dados obtidos e dos dados processados no software ArcGIS 10.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Fonseca, Maciel. "O sagrado, o profano e o enfermo." Faces de Clio 6, no. 11 (June 2, 2020): 272–87. http://dx.doi.org/10.34019/2359-4489.2020.v6.29760.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar o surgimento da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, que ocorreu na segunda metade do século XIX, por meio da organização da assistência pela elite local. As Santas Casas são associações leigas de caráter religioso que surgiram em Portugal no final do século XIV com o objetivo de socorrer pobres e desvalidos na tentativa de aliviar a miséria humana. Para tal, buscamos entender a dinâmica de funcionamento na recém fundada Juiz de Fora, um economicamente promissor município da Zona da Mata Mineira. Optamos pela utilização de jornais de circulação naquele período, as produções historiográficas locais bem como o uso do Estatuto e do Compromisso da Santa Casa de Juiz de Fora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Garrido, Noemia de Carvalho. "EDUCAÇÃO: DIÁLOGO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DO JOVEM E DO ADULTO NO BRASIL." LAPLAGE EM REVISTA 1, no. 3 (December 30, 2015): 143. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201513105p.143-146.

Full text
Abstract:
Esta entrevista foi concedida pela professora Dra. Sonia Giubilei, que coordena contribuindo com seus conhecimentos no Grupo de Estudos sobre Jovem e Adulto – GEPEJA, na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), tem especialização em Educação para Ciência pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) - Área de concentração: Educação Brasileira: Gestão e Práticas Pedagógicas e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Campinas (2009-2013) - Área de concentração: Políticas, Administração e Sistemas Educacionais - com foco de estudo na Educação de Jovens e Adultos. A entrevistada experiência na docência do ensino superior. Ocupou o cargo de professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Figueiredo, Mariangela Aparecida Gonçalves, and Suely de Souza Baptista. "Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora: 1977-1979." Revista Brasileira de Enfermagem 62, no. 4 (August 2009): 512–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672009000400003.

Full text
Abstract:
Pesquisa histórico-social tendo como objetivos: caracterizar o ensino superior de enfermagem na cidade de Juiz de Fora e discutir as razões e motivações que determinaram a criação do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Fontes primárias: documentos escritos e depoimentos orais. A discussão dos resultados foi orientada por conceitos de Pierre Bourdieu. Na década de 1970, o Departamento de Assuntos Universitários do Ministério da Educação empreendeu esforços para a criação de cursos de enfermagem em universidades federais. Como o processo de negociação para a incorporação da Faculdade de Enfermagem Hermantina Beraldo à Universidade Federal de Juiz de Fora fracassou, em 1978 foi criado um Departamento de Enfermagem vinculado à Faculdade de Medicina da UFJF, e em 1979, iniciou o funcionamento do Curso de Enfermagem desta universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Jorge Luiz Barcellos da, and João do Prado Ferraz de Carvalho. "Entrevista com JADER JANER MOREIRA LOPES." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 2, no. 2 (November 30, 2014): 301–34. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.310.

Full text
Abstract:
Jader Janer Moreira Lopes, mineiro de Juiz de Fora, possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e pós-doutorado pelo Internationaler Promotionsstudiengang Erziehungswissenchaft/Psychologie- INEDD, da Universität Siegen, Alemanha. Pesquisador da FAPERJ, CNPq e CAPES, coordena o Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância- GRUPEGI (CNPq/UFF/UFJF) cujo foco principal é produzir conhecimentos relativos às relações que as crianças possuem com os espaços, contribuindo com os recentes (e raros) trabalhos que explicitam diálogos entre a ciência geográfica e o campo de estudos da infância. A entrevista foi realizada pelos professores Dr. Jorge Barcellos e Dr. João do Prado do Curso de Pedagogia da UNIFESP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Jesus, Maria Cristina Pinto de, Sueli Maria dos Reis Santos, Mariangela Aparecida Gonçalves Figueiredo, Grazielli Fabiana Gava, and Fernanda de Oliveira Pereira. "Primeira década do curso de enfermagem na Universidade Federal de Juiz de Fora: 1979 -1989." Escola Anna Nery 16, no. 2 (June 2012): 255–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452012000200007.

Full text
Abstract:
O curso de graduação em enfermagem foi criado na Universidade Federal de Juiz de Fora em 1979, com a incorporação do corpo social da Faculdade de Enfermagem Hermantina Beraldo. Este estudo de abordagem histórico-social objetivou discutir a formação do enfermeiro na primeira década (1979 a 1989) após a criação do curso de graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora. As fontes primárias foram documentos arquivados e depoimentos de professores que vivenciaram este momento histórico. Os dados foram coletados em 2009, organizados e classificados em conformidade com o método histórico à luz da teoria de Pierre Bourdieu. A análise dos dados permitiu evidenciar ações estratégicas dos docentes da enfermagem interessados na conservação das características do processo de ensino da Faculdade de Enfermagem Hermantina Beraldo, na primeira década de criação do curso na Universidade Federal de Juiz de Fora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Organizadora, Comissão. "Apresentação - VI Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces." História da Ciência e Ensino: construindo interfaces 16 (September 15, 2017): 2. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2017v16i1a2.

Full text
Abstract:
A VI Jornada de História da Ciência e Ensino será realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, na cidade de Juiz de Fora – MG, com apoio do departamento de Química e colaboração do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência e do Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência – CESIMA, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, no período de 28 a 30 de setembro de 2017
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Goldberg, Jacob Pinheiro. "Juiz de Fora, um shtetl em Minas Gerais." Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG 11, no. 20 (June 7, 2017): 327–28. http://dx.doi.org/10.17851/1982-3053.11.20.327-328.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Fortes, Leonardo De Sousa, Maria Elisa Caputo Ferreira, and Ana Carolina Soares Amaral. "Comportamento alimentar em adolescentes de Juiz de Fora." Psicologia em Revista 22, no. 1 (April 1, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.5752/p.1678-9523.2016v22n1p1.

Full text
Abstract:
<p>O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento alimentar de<br />adolescentes de Juiz de Fora-MG, comparando-o de acordo com o sexo e<br />o estado nutricional. Participaram 322 adolescentes com idades entre 10<br />e 19 anos, de ambos os sexos. Utilizou-se o eating attitudes test (EAT-26)<br />para avaliar o comportamento alimentar. Aferiram-se o peso e a estatura<br />para calcular o índice de massa corporal (IMC). O estado nutricional foi<br />obtido pelos pontos de corte do IMC. Conduziu-se análise Manova para<br />comparar os três fatores do EAT-26 em razão do sexo e estado nutricional.<br />Os resultados demonstraram diferenças estatisticamente significativas nas<br />subescalas dieta e autocontrole oral (p&lt;0,05) conforme o sexo. Ademais,<br />encontraram-se diferenças significativas nas subescalas dieta e bulimia<br />e preocupação com alimentos (p&lt;0,05) segundo o estado nutricional.<br />Concluiu-se que o comportamento alimentar foi diferente entre os sexos e<br />grupos de estado nutricional.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Bertante, Rafael de Souza, Taís Macedo da Silva, Tamara Nunes Pereira, and Marcos Olender. "Elementos da arquitetura italiana em Juiz de Fora:." Principia: Caminhos da Iniciação Científica 18, no. 1 (March 3, 2020): 11. http://dx.doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.29843.

Full text
Abstract:
Este artigo traz alguns resultados referentes ao projeto de pesquisa “A Contribuição da Imigração Italiana para a Produção Arquitetônica de Juiz de Fora” que tem, desde a sua própria constituição, a preocupação de colaborar com a criação de redes de pesquisa interinstitucionais, visando o resgate da história da participação destes imigrantes na produção da paisagem urbana. As construções projetadas e/ou erguidas pelos imigrantes italianos, realizadas a partir das últimas décadas do séc XIX até meados do século XX, constituem parcela signinificativa do patrimônio edificado de Juiz de Fora até os dias de hoje. A relevância para a realização deste estudo consiste em identificar com maior precisão os edifícios que constituem este patrimônio, visando buscar caminhos que permitam a sua efetiva preservação. Neste sentido, o presente projeto tem realizado o levantamento sistemático e a análise da documentação (escrita, iconográfica e arquitetônico-urbanística) existe sobre a vida e as obras dos construtores italianos radicados em Juiz de Fora no período já mencionado, demarcando a importância da sua atuação no desenvolvimento urbano e na formação da paisagem urbana, e depoimentos dos descendentes destes imigrantes e o inventário das edificações ainda existentes, construídas tanto por estes imigrantes quanto por seus descendentes. A sistematização e análise deste material, conforme apresentado neste artigo contribuirá, decisivamente, para a preservação deste acervo, tanto documental quanto arquitetônico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Torres Rego, Renata, Andrêssa Silvino Ferreira Assis, and Ronaldo Rodrigues Costa. "Perfil epidemiológico da tuberculose em Juiz de Fora, município prioritário no estado de Minas Gerais." HU Revista 44, no. 3 (June 21, 2019): 343–50. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2018.v44.14128.

Full text
Abstract:
Introdução: A tuberculose (TB) é considerada um dos maiores problemas mundiais de saúde. Visando aeliminação dessa doença, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elaborou um plano, chamado “The endTB strategy”, cujas metas propostas foram adotadas pelo Ministério da Saúde. Juiz de Fora é a segundacidade do estado de Minas Gerais com os maiores números de casos dessa doença sendo consideradamunicípio prioritário para controle da TB. Objetivo: Realizar uma análise do perfil epidemiológico da TBna cidade de Juiz de Fora nos anos de 2008 a 2017, comparando os dados registrados a nível nacional,estadual e municipal, bem como avaliar o cenário municipal frente às metas propostas pelo plano deenfrentamento da TB. Material e métodos: Foi realizado um estudo transversal, descritivo, de sérietemporal utilizando dados secundários disponibilizados pelo Departamento de Informática do SistemaÚnico de Saúde (DATASUS). Resultados: O coeficiente de incidência e mortalidade da TB assim comoa taxa de abandono de tratamento verifi cados em Juiz de Fora, de 2008-2017, superaram as médiasnacionais e estaduais, além de extrapolarem as metas previstas no plano de enfrentamento da TB.Cabe ressaltar, no entanto, que a proporção de teste rápido de HIV e o número de cultura de escarrorealizados entre os casos de retratamento de TB superaram as médias nacional e estadual. Conclusão:O perfi l epidemiológico da TB em Juiz de Fora revelou uma situação em alguns aspectos piores emrelação ao cenário nacional e estadual, mas também evidenciou que medidas já estão sendo realizadaspelo município para o enfrentamento da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Avila Negri, Sergio Marcos Carvalho. "INOVAÇÃO EM ASSENTAMENTOS POPULARES: REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E ASSOCIATIVISMO NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS URBANAS." Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito 15, no. 1 (June 6, 2013): 96. http://dx.doi.org/10.22409/conflu15i1.p20206.

Full text
Abstract:
O presente artigo explora conclusões parciais de uma pesquisa empírica em andamento, sobre inovações em assentamentos populares. Realiza-se um estudo de caso, envolvendo o processo de regularização de terrenos presentes na comunidade Terra Nossa, em Juiz de Fora-MG. São utilizados como fontes de dados o plano diretor de Juiz de Fora, o respectivo processo administrativo de regularização, e informações coletadas em campo. A partir dos dados levantados, procura-se estabelecer uma análise sobre os instrumentos de regularização fundiária na Política Urbana, observando, também, o papel da participação social na implementação de seus institutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Fraga, Paulo Cesar Pontes, and Letícia Fonseca Paiva Delgado. "MORTES QUE SE ACUMULAM: homicídios, perfis das vítimas e políticas públicas em Juiz de Fora." Revista de Políticas Públicas 24, no. 1 (June 24, 2020): 422. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v24n1p422-441.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva discutir o aumento das taxas de homicídios na cidade Juiz de Fora/MG, nos últimos cinco anos, utilizando para a análise, o ano de 2013. Os dados sobre os homicídios foram obtidos através de notícias de um jornal local. Foram analisadas variáveis relacionadas às características das vítimas, distribuídas a partir das seguintes categorias: sexo, idade, local de residência e arma utilizada na agressão. O estudo visa apresentar elementos para identificar o padrão estrutural das mortes por agressão, a fim de contribuir para a visualização do panorama da violência urbana na cidade mineira. Por fim, destaca-se que apesar do aumento significativo dos indicadores de violência relacionado aos homicídios, não houve por parte das autoridades e da população mobilização para o enfrentamento do problema, bem como o reconhecimento do fenômeno como um problema público relevante.Palavras-chave: Homicídio. Juiz de Fora. Violência Urbana.DEATHS THAT ACCUMULATE: homicides, victim profiles and public policies in Juiz de ForaAbstractThis article aims to discuss the increase in homicide rates in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, in the last five years, using more specific analysis, the year 2013. Information on homicides was obtained through news reports from a local newspaper. Were analyzed variables related to the characteristics of the victims, distributed from the following categories: sex and age, place of residence of the victim and weapon used in the aggression. The study intends to bring to light elements to identify the structural pattern of death by aggression, seeking to contribute to the visualization of the panorama of urban violence in the city of Minas Gerais. Finally, despite the significant increase in indicators of homicide-related violence, there was no greater mobilization by the authorities and the population to confront the problem and recognition of the phenomenon as a relevant public problem.Keywords: Homicide. Juiz De Fora. Urban Violence.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Dutra, Raphaela Granato, and Maria Lucia Pires Menezes. "O LAZER DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: O CASO DAS FESTAS UNIVERSITÁRIAS." Revista Presença Geográfica 4, no. 1 (August 24, 2017): 63. http://dx.doi.org/10.36026/rpgeo.v4i1.2624.

Full text
Abstract:
O lazer atualmente tem se tornado objeto de estudo em diversas áreas do conhecimento, com grande destaque para a área da educação física, ciências sociais, economia, turismo entre outras, entretanto cabe salientar que em relação aos estudos geográficos este tema tem sido pouco debatido, existindo assim uma lacuna com relação ao mesmo. O presente trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora, a qual se investigou a espetacularização e mercantilização de elementos da cultura universitária, tendo como estudo de caso os estudantes universitários da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pretende-se neste trabalho realizar uma análise sobre o lazer dos estudantes universitários da Universidade Federal de Juiz de Fora tomando como ponto de partida os tipos de lazeres existentes e sua relação com o cotidiano acadêmico. Como metodologia utilizou-se a pesquisa de campo e levantamento bibliográfico. Esperamos que nossa pesquisa possa contribuir com debate sobre o tema no âmbito da Geografia realizando possíveis conexões com outras áreas do saber.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Musse, Christina Ferraz, and Susana Azevedo Reis. "Rebeldes com causa: a ressignificação da cidade pelo movimento punk // Rebels with cause: the ressignification of the city by the punk movement." Contemporânea Revista de Comunicação e Cultura 16, no. 2 (October 7, 2018): 539. http://dx.doi.org/10.9771/contemporanea.v16i2.23368.

Full text
Abstract:
Este artigo busca analisar como o movimento punk, na década de 1980, ressignificou o espaço urbano da cidade de Juiz de Fora, localizada no estado de Minas Gerais, com seu visual e suas atitudes consideradas estranhas e perturbadoras, realizando intervenções e performances, que causavam espanto e desconforto entre aqueles que transitavam pela área central do munícipio. Discutiremos a ocupação do espaço urbano aproximando os ideais punks com o pensamento Situacionista, o conceito de tribo, de Michel Maffesoli, e de corpografia urbana, de Paola Berenstein Jacques, entre outros. Analisaremos o movimento punk de Juiz de Fora, cidade de tradição industrial e pólo operário, utilizando como referência rastros dessa memória, que se materializam em fotografias da época e entrevistas realizadas através da metodologia de história oral. This article seeks to analyse how the punk movement, in the 1980s, give new meaning to the urban space of the city of Juiz de Fora, located in the state of Minas Gerais, with its visual and attitudes considered strange and disturbing, performing interventions and performances that caused amazement and discomfort among those who transiting through the central area of the municipality. We will discuss the occupation of urban space by approaching punk ideals with the Situationist thought, the concept of tribe, by Michel Maffesoli, and urban corpography by Paola Berenstein Jacques, among others. We will analyze the punk movement of Juiz de Fora, a city of industrial tradition and worker’s center, using as reference traces of memory, which are materialized in photographs of the time and interviews conducted through the methodology of oral history.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Destro, Denise de Souza. "A ressignificação da Base Nacional Comum Curricular na rede municipal de Juiz de Fora/MG." Roteiro 46 (March 1, 2021): e23809. http://dx.doi.org/10.18593/r.v46i.23809.

Full text
Abstract:
O objetivo do texto é identificar e refletir acerca da ressignificação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pela rede pública municipal de ensino de Juiz de Fora/MG, atentando-se para os processos de tradução que ocorrem na reelaboração de suas propostas curriculares. A identificação de demandas curriculares é destacada nesse processo de reelaboração curricular dos diferentes componentes curriculares, criando-se um espaço de visibilidade da cultura e dos processos pedagógicos locais. Defendo que a implementação da BNCC não se dá em simples processo de transferência de um documento nacional para uma realidade específica, pois há diferentes traduções que implicam em articular demandas curriculares locais, possibilitando a produção de outros sentidos para o currículo da rede municipal de Juiz de Fora/MG. A Teoria do Discurso, apropriada pelo campo do currículo, subsidia as discussões empreendidas. Os caminhos traçados pela Secretaria de Educação de Juiz de Fora/MG sugerem a participação de escolas e seus profissionais no processo de reelaboração curricular, abrangendo os currículos já existentes na rede que, em seu processo de construção, contou com a participação de profissionais da Educação da rede. As demandas curriculares que se destacam nos diferentes grupos disciplinares relacionam-se àqueles referentes ao conhecimento e sua sistematização ao longo da Educação Básica. Assim, há uma pluralidade de sentidos inerente ao processo político de reformulação curricular na rede municipal de Juiz de Fora que viabiliza a contingência das escolhas atribuídas ao processo de ressignificação da BNCC, impedindo, dessa forma, a verticalidade da leitura dessa política educacional de centralidade curricular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Bastos, Suzana Quinet de Andrade, Luiza Carvalho, and Igor Procópio. "Identificação e mapeamento das centralidades urbanas do município de Juiz de Fora / Identification and mapping of urban centralities in the municipality of Juiz de Fora." Revista de Direito da Cidade 12, no. 4 (December 10, 2020): 175–97. http://dx.doi.org/10.12957/rdc.2020.48803.

Full text
Abstract:
ResumoEsse trabalho tem como objetivo a identificação e mapeamento de aglomerações do setor de serviço de Juiz de Fora com o propósito de identificar as centralidades urbanas do município. Para identificação utiliza-se a metodologia proposta por Zissimos (2007) e para mapeamento as informações sobre localização das empresas de serviços por meio de microdados, a base de dados é a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Com relação à identificação, verifica-se que das quarenta e uma divisões do setor de serviço, quatorze são consideradas como clusters de serviços, destacando-se as divisões: transporte terrestre, alimentação, educação e atividade de atenção à saúde humana. Ao realizar o mapeamento dos clusters do setor de serviço verifica-se que a região centro concentra as atividades de serviço com a presença de todas as atividades. Portanto, a cidade de Juiz de Fora apresenta um centro tradicional com grande influência econômica. Entretanto, devido ao crescimento da cidade, o centro também sofreu uma expansão para atender as novas demandas da população. Com isso, a cidade passou a ter sub-centro (São Mateus e Alto dos Passos), que são bairros que possuem as mesmas atividades do centro principal, mas em menor escala e com menor grau de especialização, e eixos de serviços (Benfica, Santa Cruz e Nova Era (Noroeste), Vale dos Bandeirantes (Nordeste), São Pedro (Oeste) e Santa Luzia e Ipiranga (Sul).Palavras chaves: Setor de serviços. Cluster. Centralidade urbana. Juiz de Fora (MG) AbstractThe work aims to identify and map the agglomerations of the service sector of Juiz de Fora with the purpose of identifying the urban centralities of the municipality. For identification, the methodology proposed by Zissimos (2007) is used and for mapping information about the location of service companies through microdata of the Annual List of Social Information (RAIS). About identification, out of the forty-one divisions of the service sector, fourteen are considered clusters of services, with emphasis on the divisions: land transport, food, education, and human health care activities. When mapping the service sector clusters, it appears that the central region concentrates service activities with the presence of all activities. Therefore, the city of Juiz de Fora has a traditional center with great economic influence. However, due to the growth of the city, the center has also undergone an expansion to meet the new demands of the population. With that, the city started to have sub-center (São Mateus and Alto dos Passos) and service axes (Benfica, Santa Cruz and Nova Era (Northwest), Vale dos Bandeirantes (Northeast), São Pedro (West) and Santa Luzia and Ipiranga (South).Keywords: Service sector. Cluster. Urban centrality. Juiz de Fora (MG)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Soares, Priscila Gonçalves. "História das Práticas Corporais e Diversão na Zona da Mata Mineira." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 21, no. 4 (December 23, 2018): 405–28. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1947.

Full text
Abstract:
Nas primeiras décadas do século XX o Brasil viveu o momento áureo da modernização. Muitas cidades foram influenciadas pro estes ares modernos. A história do esporte, das práticas corporais e diversão vêm sendo escrita a partir de buscas por identidades com o Rio de Janeiro. É preciso repensar a escrita da história utilizando-se a História Regional. Segundo Soares (2010) Juiz de Fora/MG foi uma destas cidades que teve o modernismo marcado por praticas corporais e diversão. Cataguases/MG e Juiz de Fora são cidades importantes que fazem parte da Zona da Mata Mineira. Assim, as pesquisas iniciais nos jornais de Cataguases sinalizam para um efervescer cultural que se aproxima da Bellé Époque juiz-forana, permeado por práticas corporais e de diversão como o cinema, exposições, teatro, concertos musicais, bandas de músicas, clubes esportivos e times de futebol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Alberto, Klaus Chaves, and Gabriella Inhan De Souza. "A trajetória do engenheiro Lourenço Baeta Neves em Juiz de Fora." URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade 5, no. 2 (September 17, 2013): 47. http://dx.doi.org/10.20396/urbana.v5i2.8635075.

Full text
Abstract:
O engenheiro Lourenço Baeta Neves teve o percurso profissional marcado por atuações no ensino superior, no campo técnico-profissional e na política. Profissionalmente, destacam-se três atuações distintas na cidade de Juiz de Fora: em 1915, na criação de um plano de saneamento juntamente com o engenheiro Saturnino de Brito; em 1920, em uma revisão deste plano; e, no final desta década, como superintendente de obras estaduais. O artigo tem como objetivo apresentar a trajetória deste engenheiro destacando sua atuação nesta cidade. Para isso, foram pesquisadas fontes primárias localizadas principalmente nos arquivos do Estado de Minas Gerais e do município de Juiz de Fora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Paula, Isabela Fernanda Moraes de, and Cássia Castro Martins Ferreira. "AVALIAÇÃO E MAPEAMENTO DA COBERTURA VEGETAL DA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE JUIZ DE FORA – MG - EVALUATION AND MAPPING OF REGION CENTRAL VEGETATION COVER OF JUIZ DE FORA – MG." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 39 (April 27, 2017): 146. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v39i0.43374.

Full text
Abstract:
A presença da cobertura vegetal nas cidades tem sido considerada por diversos pesquisadores uma variável importante, devido aos diversos benefícios que proporcionam ao homem e ao equilíbrio ambiental. Nesse contexto este artigo objetiva contribuir para o conhecimento do verde urbano da área central do município de Juiz de Fora, calculando índices de cobertura vegetal e aplicando a metodologia proposta por Jim (1989), na análise da forma e espacialização da cobertura vegetal. Nesse sentido, os resultados alcançados demonstram que grande parte das regiões da área central da cidade de Juiz de Fora encontram-se abaixo do desejável em cobertura vegetal, necessitando de investimentos, principalmente, nos espaços de integração urbana, cujo percentual de áreas cobertas por vegetação em relação à totalidade abrange apenas 2%. Destaca-se que quanto maior a densidade demográfica, menor foi o percentual de cobertura vegetal, pode-se afirmar que a cobertura vegetal da área central da cidade de Juiz de Fora é fragmentada, descontínua e apresenta muitos “espaços vazios”. No mapeamento realizado foi encontrado 15,401% de áreas cobertas por vegetação arbórea, cerca de 1,694% de vegetação arbustiva e 8,59% de vegetação rasteira. As maiores extensões de manchas verdes encontram-se dispersas no meio, espalhadas por toda a área e desconectas uma com as outras. Logo, sua mensuração, classificação e distribuição espacial são de suma importância, pois tornam-se base essenciais para melhorias e planejamentos, no contexto das áreas urbanas.ABSTRACTThe presence of vegetation cover in the cities has been considered by many researchers an important variable, due to the many benefits they provide to humans and the environmental balance. In this context, this article aims to contribute to the knowledge of green urban central area of the city of Juiz de Fora, calculating vegetation cover ratios and applying the methodology proposed by Jim (1989), in the analysis of the shape and spatial distribution of vegetation cover. In this sense, the results achieved show that most regions of the central area of the city of Juiz de Fora are less than desirable in vegetation cover, requiring investments, mainly in the areas of urban integration, whose percentage of areas covered by vegetation in respect of all covers only 2%. It is noteworthy that the higher the population density, the lower the percentage of vegetation cover, it can be said that the vegetation cover in the central area of the city of Juiz de Fora is fragmented, discontinuous and presents many "empty spaces". In the mapping carried out was found 15.401% of areas covered by woody vegetation, about 1.694% of shrub and 8.59% of undergrowth. The largest expanses of green spots are scattered in between, scattered throughout the area and disconnect with each other. Therefore, its measurement, classification and spatial distribution are of paramount importance as it become essential basis for improvements and planning in the context of urban areas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Ribeiro, Christian Ricardo, and Henrique da Silva Pizzo. "AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE HÍDRICA DE JUIZ DE FORA/MG." Mercator 10, no. 21 (April 30, 2011): 171–88. http://dx.doi.org/10.4215/rm2011.1021.0012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Fortes, Leonardo S., Ana Carolina S. Amaral, and Maria E. C. Ferreira. "Comportamento alimentar inadequado em adolescentes de Juiz de Fora." Temas em Psicologia 21, no. 2 (2013): 403–10. http://dx.doi.org/10.9788/tp2013.2-08.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lopes, Jordana Alicia Silveira, Renato Lourenço de Medeiros, Olivia Franco dos Santos, Nathalia Noyma Sampaio Magalhães, Luisa de Oliveira Werneck Rodrigues, Andressa de Araújo Rodrigues Neto, and Daniela de Oliveira Werneck Rodrigues. "Utilização de Hemocomponentes em Hospital Geral de Juiz de Fora / Use of Blood components at a general hospital in Juiz de Fora." Brazilian Journal of Health Review 3, no. 6 (2020): 16808–20. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv3n6-095.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rodrigues de Oliveira, Samuel, and Ramon Silva Costa. "PODE A MÁQUINA JULGAR? CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE DECISÃO JUDICIAL." Revista de Argumentação e Hermeneutica Jurídica 4, no. 2 (December 20, 2018): 21. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0103/2018.v4i2.4796.

Full text
Abstract:
Atualmente, sistemas baseados em inteligência artificial (IA) têm sido utilizados no processo de argumentação jurídica e de tomada de decisões judiciais. Apesar da pretensão de se utilizar softwares para a solução de casos jurídicos, acreditamos não ser possível alcançar a correção de uma decisão judicial sem a atividade humana. O presente trabalho objetiva investigar se, considerados os aspectos pertinentes da argumentação jurídica de Alexy, seria possível atribuir a uma IA a atividade de julgar, a partir das teorias de Searle. Metodologicamente, emprega-se o método dedutivo somado a revisão bibliográfica a fim de se responder a problema apresentado. Atualmente, sistemas baseados em inteligência artificial (IA) têm sido utilizados no processo de argumentação jurídica e de tomada de decisões judiciais. Apesar da pretensão de se utilizar softwares para a solução de casos jurídicos, acreditamos não ser possível alcançar a correção de uma decisão judicial sem a atividade humana. O presente trabalho objetiva investigar se, considerados os aspectos pertinentes da argumentação jurídica de Alexy, seria possível atribuir a uma IA a atividade de julgar, a partir das teorias de Searle. Metodologicamente, emprega-se o método dedutivo somado a revisão bibliográfica a fim de se responder ao problema apresentado. [1][2] Palavras-chave: Argumentação jurídica; decisão judicial; filosofia do Direito; filosofia da mente; inteligência artificial. * Graduado em Direito e mestrando em Direito e Inovação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). samuelrdeoliveira@gmail.com. Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Faculdade de Direito – Campus Universitário – Bairro São Pedro – CEP: 36036-900 – Juiz de Fora – MG.**Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrando bolsista CAPES em Direito e Inovação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). ramoncostta@outlook.com. Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Faculdade de Direito – Campus Universitário – Bairro São Pedro – CEP: 36036-900 – Juiz de Fora – MG.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Henriques, Rosali Maria Nunes, and Rafaella Prata Rabello. "Fontes digitais para a pesquisa em memória social: dois estudos de caso." Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 21, no. 1 (December 16, 2013): 59. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v21i25/26.8645754.

Full text
Abstract:
Este texto discute como a internet, principalmente as redes sociais, tem mudado a forma como os jovens lidam com os processos de lembrança e esquecimento na internet, analisando o surgimento do Facebook e como as ações de postar, curtir e compartilhar fazem parte do cotidiano dos jovens nativos digitais. Este trabalho tem como objetivo analisar o uso do Facebook como fonte de pesquisa na área de memória social em duas pesquisas distintas: a primeira delas diz respeito à memória da cidade de Juiz de Fora, MG, por meio dos registros de postagens no Grupo “Antiga Juiz de Fora”, no Facebook. O segundo estudo tem como objetivo analisar o comportamento dos jovens diante dessa nova tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Frade, Marco Andrey Cipriani, Igor Brum Cursi, Felipe Fortes Andrade, Samara Casemiro Soares, Wendel S. Ribeiro, Sandro V. Santos, and Norma Tiraboschi Foss. "Úlcera de perna: um estudo de casos em Juiz de Fora-MG (Brasil) e região." Anais Brasileiros de Dermatologia 80, no. 1 (February 2005): 41–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962005000100006.

Full text
Abstract:
FUNDAMENTOS: Úlcera de perna (UP) caracteriza-se por perda do tegumento nas extremidades dos membros inferiores causada geralmente por disfunção vascular. OBJETIVOS: Caracterizar clínica e epidemiologicamente a amostra populacional com UP atendida nos centros de saúde de Juiz de Fora. PACIENTES E MÉTODOS: Submetidos ao protocolo clínico 124 pacientes com UP, de Juiz de Fora e região de janeiro/1999 a agosto/2001. RESULTADOS: A média de idade foi 64 anos, 65,3% do sexo feminino, média de 3,7 indivíduos/família e renda inferior a R$540,00 (86,8%). Associavam-se às úlceras insuficiência venosa (90,3%), hipertensão arterial sistêmica (54%), obesidade (20,2%) e diabetes mellitus (16,1%). A associação insuficiência venosa e hipertensão arterial foi freqüente (43,7%) e significante (p<0.01) para predisposição às úlceras. Foram classificadas como venosas (79%), hipertensivas (15,4%), mistas e outras(5,6%). Acometiam terço distal das pernas (90%), de tamanho grande (5cm) em cerca de 90% da amostra, com médias de 8,7cm e 9,6cm para os eixos vertical e horizontal, respectivamente. Estavam acompanhadas de hipercromia (92,7%), lipodermatoesclerose (68,5%) e varicosidades (66,9%), com duração média de 94,2 meses, e 50% das úlceras eram recidivantes. CONCLUSÕES: Os dados sugerem que a úlcera de perna seja doença crônica significativa na população idosa e de baixa renda de Juiz de Fora e região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Gasparetto Júnior, Antônio. "Representações da Terra Natal." Faces de Clio 5, no. 10 (October 16, 2019): 187–211. http://dx.doi.org/10.34019/2359-4489.2019.v5.28721.

Full text
Abstract:
Na segunda metade do século XIX e no início do século XX, a cidade de Juiz de Fora (MG) recebeu imigrantes vindos de várias localidades. Dentre eles, os alemães se destacaram em quantidade numérica e em suas manifestações culturais e profissionais no município. Distantes de casa e falantes de um idioma que os deixava mais restritos, as associações mutualistas de germânicos foram fundamentais para a promoção dos laços identitários dessa comunidade, bem como provedoras de seguridade social e amparo mútuo. Este artigo busca explorar essas manifestações culturais da comunidade germânica em Juiz de Fora por meio de fontes provenientes de suas antigas associações e avaliar a relevância que elas tinham para a proteção dos germanos em terras tão longínquas de casa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Costa, Bruno Muniz Figueiredo, and Vinícius Santos Barroso. "MAPAS VIVENCIAIS E A PESQUISA COM CRIANÇAS." Educação em Foco 23, no. 3 (December 27, 2018): 989–1006. http://dx.doi.org/10.22195/2447-5246v23n320183461.

Full text
Abstract:
O presente texto é um primeiro esforço de reflexãopor conta de uma pesquisa em andamento, intituladaMapas vivenciais: os lugares de infância de diferentesgerações em Juiz de Fora/Minas Gerais1. Trata-sede uma pesquisa em caráter inicial, que tem comoobjetivo primeiro compreender como os diferenteslugares foram vivenciados pelas crianças em Juiz deFora nas últimas décadas. Para tanto, tomamos osMapas Vivenciais como nossa principal ferramentametodológica para a produção cartográfica de crianças,adultos e idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Lage, Candice Ellen Barbalho, and Marcelo Da Silva Alves. "(DES)VALORIZAÇÃO DA ENFERMAGEM: IMPLICAÇÕES NO COTIDIANO DO ENFERMEIRO." Enfermagem em Foco 7, no. 3/4 (February 7, 2017): 12–16. http://dx.doi.org/10.21675/2357-707x.2016.v7.n3/4.908.

Full text
Abstract:
Objetivo: compreender as percepções dos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de Juiz de Fora - MG acerca do reconhecimento e valorização da sua profissão e suas implicações no seu cotidiano. Metodologia: pesquisa qualitativa do tipo descritiva, realizada com enfermeiros atuantes nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) da cidade de Juiz de Fora- MG, no período de outubro a dezembro de 2014, a partir de entrevistas semiestruturadas, consideradas por meio da análise de conteúdo. Resultados: foram organizados em quatro categorias, intituladas Valorização profissional x empenho profissional, Valorização profissional x fator motivacional, (Des)valorização profissional x (des)encantamento profissional e Valorização profissional x entusiasmo profissional, as quais revelam de que forma a (des)valorização da enfermagem se reflete no cotidiano do enfermeiro. Conclusão: concluiu-se que na realização do cuidado de enfermagem oferecido aparecem os reflexos de um trabalho frustrado ou excelente, todavia, cabe ao profissional permitir se afetar, ou não, motivar-se, ou não.Descritores: Enfermagem, Motivação, Valorização social.EVALUATION OF NURSING AND IMPLICATIONS IN NURSES’ DAYLY ROUTINEObjective: to understand the perceptions of nurses working in Primary Health Care of Juiz de Fora-MG about the recognition and appreciation of their occupation and its implications in their everyday lifes. Methodology: descriptive qualitative research methodology was used, performed with nurses working in Primary Health Care of Juiz de Fora-MG, from October to December 2014, from a semi-structured interview,, examined bycontent analysis. Results: they were organized in four categories, entitled professional valuation x professional effort, professional valuation x motivational factor, professional (un)valuation x professional (dis)enchantment and professional value x professional enthusiasm, which reveal how the (un)importance of nursing reflected in nurses’ daily lives. Conclusion: It concludes that in carrying out the nursing care offered appear the reflections of a frustrated or excellent job. t was concluded that the realization of the offered nursing care appear the reflexes of a frustrated or excellent job; however, it is up to professional allow to affect, or not, to motivate yourself, or not.Descriptors: Nursing; Motivation; Social desirability.LA DEVALUACIÓN DE LA ENFERMERÍA Y LAS IMPLICACIONES PARA EL USO DIARIO DE LAS ENFERMERASObjetivo: comprender la percepción de enfermeras de Atención Primaria de Salud de Juiz de Fora - MG, sobre el reconocimiento y la valoración de su profesión y sus implicaciones en su vida diaria. Metodología: investigación cualitativa descriptiva, hecha con enfermeras de Atención Primaria de Salud de Juiz de Fora – MG, de octubre a diciembre 2014. Los datos se obtuvieron a partir de entrevistas semiestructuradas y fueron analizados mediante el análisis de contenido. Resultados: fueron organizados en cuatro categorías, titulado como valorizacion profesional x desarrollo profesional, valorizacion profesional x factor de motivación, (des)valorizacion profesional x (des)encanto profesional y valorizacion profesional x entusiasmo profesional, que revelan cómo la (des) valorización de la enfermería se refleja en la vida cotidiana de las enfermeras. Conclusión: se concluye que la realización de los cuidados de enfermería han proporcionado mostrar los reflejos de un trabajo frustrado o excelente; sin embargo, es la responsabilidad profesional permitirse afectar, o no, de motivarse, o no.Descriptores: Enfermería; Motivación; Deseabilidad social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Freire, Jonis. "Alforrias e tamanho das posses: possibilidades de liberdade em pequenas, médias e grandes propriedades do sudeste escravista (século XIX)." Varia Historia 27, no. 45 (June 2011): 211–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-87752011000100010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é empreender uma análise acerca das possibilidades de alforria em pequenas, médias e grandes posses de escravos, localizadas em Juiz de Fora (MG), Zona da Mata Mineira, no século XIX. A partir do intercruzamento de fontes concernentes a três grandes famílias possuidoras de escravos, pudemos perceber que a maioria das alforrias distribuídas aos cativos não se deu necessariamente por meio da carta de alforria, sendo também muito importantes as manumissões em testamento e no decorrer do inventário, além das distribuídas em outras situações. Percebemos que os três grandes proprietários de cativos estudados alforriaram proporcionalmente mais cativos do que os pequenos e médios. Houve, portanto, em Juiz de Fora, uma correlação inversa entre o tamanho das posses e as percentagens de alforria "concedidas" por pequenos, médios e grandes senhores escravistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Silva, Carla Cristina da, Bruno Tavares, and Jéssica Natalia Silva. "Ações públicas para promoção de aglomerações produtivas: o caso do APL de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia – Minas Gerais." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 5, no. 1 (March 26, 2015): 70–87. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v5i1.804.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisou as ações e práticas do poder público existentes no APLs de TI de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia – MG, por meio da percepção dos atores que compõem os APLs. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada e analisados com suporte do software NVIVO®, utilizando-se da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam a importância dos APLs a nível regional e local e mostra que as principais ações públicas se resumem a incentivos fiscais e disponibilidade de recursos para tais APLs. Tais politicas apresentam-se mais concretas nos APLs de BH e Uberlândia onde percebe-se maior cooperação entre os níveis governamentais com as demais entidades. O APL de Juiz de Fora ainda apresenta ações de caráter embrionário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Costa, Fausto Braga, Bruno Silva Olher, Bruna Rodrigues de Freitas, and Carla Patrícia Garcia. "Elaboração e análise do índice de desenvolvimento das famílias na cidade de Juiz de Fora." Desenvolvimento Socioeconômico em Debate 7, no. 1 (August 11, 2021): 104. http://dx.doi.org/10.18616/rdsd.v7i1.6066.

Full text
Abstract:
Este estudo analisou por base os micros dados dos censos demográficos referente os anos de 1980, 1991, 2000 e 2010, a situação das famílias da cidade de Juiz de Fora sob a perspectiva multidimensional a partir da metodologia adaptada de Barros, Carvalho e Franco (2003). Por meio do grande número de informações contidas na base de dados, tornou-se possível efetuar uma análise ampla que permite avaliar as condições de vida do domicílio. De forma condensada, o índice de desenvolvimento das famílias de Juiz de Fora em suas seis dimensões, revelou de modo geral progresso no nível de bem-estar das famílias. A geração deste importante índice pode, de certa forma, evidenciar lacunas não expostas em outros índices, auxiliando assim o serviço público na elaboração de políticas públicas que visam diminuir as desigualdades no município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

d’Agosto Miguel Fonseca, Letícia,
João Luiz Lani,
Elpídio Inácio Fernandes Filho,
Eduardo Antonio Gomes Marques, and
Williams Pinto Marques Ferreira. "Erodibility of an Inceptisol from Juiz de Fora, Minas Gerais." Geotecnia 136 (March 2016): 143–56. http://dx.doi.org/10.24849/j.geot.2016.136.09.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Baraky, Letícia Raquel, Ricardo Ferreira Bento, Nádia Rezende Barbosa Raposo, Sandra Helena Cerrato Tibiriçá, Luiz Cláudio Ribeiro, Marcelo M. V. B. Barone, and Natália Baraky Vasconcelos. "Prevalência de perda auditiva incapacitante em Juiz de Fora, Brasil." Brazilian Journal of Otorhinolaryngology 78, no. 4 (August 2012): 52–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-86942012000400011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Tavernard Lima, Fernando Antônio. "Breve comparativo entre o juiz da investigação (Alemanha) e o juiz "das garantias" (Brasil)." Revista de Doutrina Jurídica 111, no. 2 (December 17, 2020): 226–49. http://dx.doi.org/10.22477/rdj.v111i2.640.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma análise, a título de direito comparado, entre o Ermittlungsrichter (juiz da investigação) do Código de Processo Penal alemão e o “juiz das garantias”, introduzido no Código de Processo Penal brasileiro (CPP) pela Lei Federal 13.964/2019. O principal propósito é examinar a repartição da competência penal originária, em nível de primeira instância, concomitantemente à competência recursal, e da competência funcional desses juízes nos respectivos sistemas processuais (Alemanha e Brasil). Para tanto, pautar-se-á pelo método de abordagem expositivo-qualitativa desses institutos jurídicos, embasado na literatura sobre a competência, o que, no restrito plano sistemáticonormativo, permitirá detectar as particularidades de cada um. Na conclusão, sustenta-se que a funcionalidade do juiz “das garantias” pode não surtir o benefício jurídico almejado, dada a extensão da competência que lhe fora outorgada dentro da complexidade de nossa estrutura judiciária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Costa, Víctor de Oliveira, Eveline Montessi Nicolini, Bruna Malaquias Arguelles da Costa, Victor Hugo Perches Ferreira, Ana Julia Rodrigues Tonisi, Nathália Munck Machado, Marcos de Assis Moura, et al. "Sociodemographic, laboratory, image data and predictors of gravity risk in patients with COVID-19." PLOS ONE 16, no. 8 (August 19, 2021): e0256331. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0256331.

Full text
Abstract:
Introduction The effects, severity, and prognosis of COVID-19 infections do not follow a linear pattern in different locations, but change according to the epidemiological data and social issues in each region. Aims The purpose of the current study is to provide the clinical and epidemiological standard of the population affected by COVID-19 in the city of Juiz de Fora, MG to better understand the disease and its risk factors, in order to enable more appropriate conduct for patients. Methods A retrospective observational study was carried out from March to August of 2020, with 266 participants admitted to the emergency department of the Instituto de Clínicas e Cirurgia de Juiz de Fora—Hospital Monte Sinai. Data were tabulated, analyzed, and classified according to the outcome using an ordinal regression model. Results Among the 266 admitted patients, the most common findings were ground-glass opacifications on chest CT (78.8%), cough (75.6%), fever (58.4%), and rhinorrhea (34.5%). There were greater severity and greater need for hospitalization and admission to the ICU in patients who were male, tachypneic at the time of admission, with older age, and with underlying diseases. Conclusion Collected data allowed for a better understanding of the disease, its severity criteria, and its pattern of affection in Juiz de Fora, MG. More studies based on the analysis of the behavior of COVID-19 in different regions must be carried out, to improve treatment and support to local populations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography