To see the other types of publications on this topic, follow the link: Prepacol.

Journal articles on the topic 'Prepacol'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Prepacol.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Kohler, L., K. H. Vestweber, R. Mennigen, H. Sommer, and H. Troidl. "Whole gut irrigation and Prepacol® laxative preparation for colonoscopy: A comparison." British Journal of Surgery 77, no. 5 (May 1990): 527–29. http://dx.doi.org/10.1002/bjs.1800770518.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Beutler, J. F., I. Bertol, M. Veiga, and L. P. Wildner. "Perdas de solo e água num Latossolo Vermelho aluminoférrico submetido a diferentes sistemas de preparo e cultivo sob chuva natural." Revista Brasileira de Ciência do Solo 27, no. 3 (June 2003): 509–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832003000300012.

Full text
Abstract:
A chuva e a enxurrada, combinadas, são os agentes ativos na erosão hídrica, a qual também é influenciada pela cobertura, rugosidade, tipo de cultura e sistema de preparo do solo. Os preparos de solo conservacionistas reduzem a erosão hídrica em relação aos preparos convencionais, visto que são menos intensos e mantêm o solo coberto por maior período de tempo e, às vezes, proporcionam aumento da rugosidade na superfície do solo. Para avaliar as perdas de solo e água causadas pela erosão hídrica sob chuva natural, realizou-se um experimento em Chapecó (SC), num Latossolo Vermelho aluminoférrico, com declividade média de 0,09 m m-1, entre 1994 e 1999. Estudaram-se os tratamentos: preparo convencional, cultivo mínimo, rotação de preparos e semeadura direta, executados no sentido paralelo ao declive, com duas repetições, com algumas combinações de rotação de culturas no inverno e no verão. O tratamento-testemunha constou de preparo de solo convencional, sem cultivo (parcela-padrão da Equação Universal de Perda de Solo - EUPS). A semeadura direta com rotação de culturas reduziu as perdas de solo em 45 % em relação ao preparo de solo convencional no verão e semeadura direta no inverno, com rotação de culturas e, em relação ao preparo de solo convencional sem cultura, esta redução foi de 99 %. Nos preparos de solo conservacionistas, as perdas de solo foram reduzidas em 80 % em relação aos preparos de solo convencionais, na média dos tratamentos que envolveram culturas e dos anos de cultivo. Nos tratamentos de semeadura direta, as perdas de solo foram duas vezes maiores na primavera/verão do que no outono/inverno, enquanto, nos demais tratamentos, essas perdas foram 3,3 vezes maiores no outono/inverno, na média dos tratamentos e dos anos de cultivo. As perdas de água foram pequenas e se comportaram de maneira semelhante às perdas de solo, diferindo quanto à magnitude.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vieira, Ademir Martins, and Paulo Roberto Pires Figueiró. "EFEITOS DA PASTAGEM DE AZEVÉM SOB DOIS PREPAROS DE SOLO, NO DESEMPENHO EM RECRIA E PESO À MONTA DE BORREGAS IDEAL." Ciência Rural 22, no. 2 (August 1992): 219–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781992000200017.

Full text
Abstract:
Determinou-se os efeitos do uso da pastagem de azevém (Lolium multiflorum Lam.) sob dois preparos de solo no desempenho em recria e peso à monta de borregas ideal. Utilizou-se borregas com 8 meses e 29,873Kg distribuídas ao acaso nos tratamentos: azevém em preparo convencional de solo (A/C), e azevém em preparo superficial (A/S). Dos parâmetros estudados, a análise de variância mostrou superioridade (P<0,05) de A/C apenas para o ganho de peso. Conclui-se que: 1) a pastagem de azevém em preparo convencional, em relação à mesma no preparo superficial, possibilita, na fase de recria, superioridade no ganho de peso: 2) a pastagem de azevém em ambos os preparos possibilita desempenhos superiores aos observados nas condições tradicionais de produção ovina em campo nativo do Estado do Rio Grande do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

V. Leite, Carlos, and Marco Costa. "Preparos cavitários em túnel: um estudo crítico." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 33, no. 1 (April 22, 1992): 2–4. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.101677.

Full text
Abstract:
Verificou-se a possibilidade da permanência de tecido dentário cariado em preparos tipo tune'. Foram examinados vinte dentes humanos extraídos, preparados em manequim. Concluiu-se que, para que se possa inspecionar corretamente todas as paredes do preparo, uma abertura oclusal adequada deve ser realizada. Determinou-se os pontos críticos do preparo que devem receber especial atenção. Encontrou-se na maioria dos dentes examinados, uma mancha branca residual circundando a abertura proximal do preparo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gaspar-Oliveira, Carolina Maria, Cibele Chalita Martins, and João Nakagawa. "Método de preparo das sementes de mamoneira (Ricinus communis L.) para o teste de tetrazólio." Revista Brasileira de Sementes 31, no. 1 (2009): 160–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222009000100018.

Full text
Abstract:
O teste de tetrazólio é um método rápido e eficaz para avaliar a viabilidade e o vigor de sementes. O presente trabalho teve por objetivo padronizar o método de preparo das sementes de mamoneira (Ricinus communis L.) para a avaliação do potencial fisiológico pelo teste de tetrazólio. Foram testados os seguintes métodos de preparo das sementes: corte longitudinal mediano através do tegumento, endosperma e embrião; corte longitudinal diagonal sem atingir o eixo embrionário; remoção do tegumento; remoção do tegumento com corte longitudinal mediano através do endosperma e embrião; e remoção do tegumento com corte longitudinal mediano, paralelo aos cotilédones, através do endosperma e embrião. Antes dos preparos, as sementes foram pré-condicionadas entre papel toalha umedecido por 18 horas a 30ºC, e após os preparos, as sementes foram imersas na solução de tetrazólio na concentração de 0,5% e mantidas em câmara escura a 35ºC para o desenvolvimento da coloração. Avaliou-se a uniformidade da coloração das sementes após cada preparo, por meio da comparação entre eles. Para a avaliação do potencial fisiológico das sementes de mamoneira pelo teste de tetrazólio o método indicado de preparo é a remoção do tegumento, com posterior corte longitudinal e mediano, no sentido do comprimento, através do endosperma e embrião.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

PESCE, Hildeberto Francisco, João Marcelo Ferreira de MEDEIROS, and Abílio Albuquerque Maranhão de MOURA. "ANÁLISE MORFOLÓGICA COMPARATIVA DO PREPARO DE CANAIS RADICULARES CURVOS COM DOIS TIPOS DE INSTRUMENTOS ENDODÔNTICOS." Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo 11, no. 2 (April 1997): 87–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-06631997000200004.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi averiguar a ocorrência de desvio apical e a conicidade do preparo resultante do emprego de técnica de instrumentação seriada em raízes mésio-vestibulares de molares superiores variando-se o tipo de instrumento (limas tipo K e Flexofile). Após o preparo, as raízes foram diafanizadas e submetidas a exame macroscópico com auxílio de lupa de 8 graus positivos. Dos resultados, consta que a lima Flexofile propiciou menor ocorrência de desvio apical, bem como melhor qualidade de preparos cônicos contínuos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bertol, I., N. P. Cogo, and E. A. Cassol. "Distância entre terraços usando o comprimento crítico de rampa em dois preparos conservacionistas de solo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 24, no. 2 (June 2000): 417–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832000000200018.

Full text
Abstract:
Nos preparos conservacionistas de solo, os resíduos e a rugosidade diminuem o escoamento superficial e permitem aumentar a distância entre os terraços, em relação aos preparos convencionais, apesar do aumento da consolidação da superfície que ocorre especialmente na semeadura direta. Os terraços devem ter uma distância tal que o escoamento superficial não ocasione a remoção do resíduo e o aumento da erosão ou que o volume de água que escoa entre um terraço e outro seja armazenado ou drenado pelo canal. Utilizando chuva simulada e fluxos extras de água no período de 1992 a 1994, na Estação Experimental Agronômica da UFRGS, em Eldorado do Sul (RS), determinaram-se distâncias entre terraços para os tratamentos sem preparo do solo e escarificação, na presença dos resíduos culturais de milho, trigo e trigo + milho, em Podzólico Vermelho-Amarelo com 0,066 m m-1 de declividade, com base nos critérios da falha do resíduo cultural e na capacidade de armazenamento de água no canal. Pelo critério da capacidade de armazenamento de água no canal, a menor distância entre terraços (27 a 43 m) ocorreu no tratamento escarificação com o resíduo de milho, enquanto a maior (44 a 60 m) foi no sem preparo com resíduo de milho. Pelo critério da falha do resíduo cultural, no entanto, a menor distância (106 a 130 m) verificou-se no tratamento sem preparo com resíduo de trigo e a maior (328 a 483 m) no tratamento sem preparo com resíduo de milho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Lúcia Câmara Castro, and Ana Maria Zuccaro. "Estudo prospectivo e randomizado comparando solução de fosfato de sódio oral e manitol para o preparo de cólon para colonoscopia." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 26, no. 6 (December 1999): 353–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69911999000600007.

Full text
Abstract:
Realizamos um estudo prospectivo e randomizado comparando a utilização do fosfato de sódio oral e manitol como preparo para colonoscopia. Apresentamos a introdução do fosfato de sódio, em uma das formas nacionais (Fleet Enema), para utilização por via oral. Entre abril de 1996 e abril de 1998, 220 pacientes foram prospectivamente randomizados. A tolerância para ambos os preparos foi similar em relação à maioria dos sintomas estudados, com exceção de sensação de plenitude, cólica ou dor abdominal que ocorreram em maior freqüência com o uso de manitol. A única desvantagem em relação ao fosfato oral foi a má tolerância quanto ao sabor (p=O,O043). A avaliação do endoscopista julgou o preparo como excelente ou bom em 84% dos pacientes que fizeram uso de fosfato de sódio e em 78% dos que tomaram manitol (p=0,76, n.s.), porém o exame foi interrompido por preparo inadequado em oito e em cinco pacientes que fizeram uso de manitol e fosfato de sódio, respectivamente (p=0,56). Não ocorreram, nesta série, lesões iatrogênicas ou morbidade relacionadas com o método ou a sedação. Embora não tenham ocorrido diferenças estatisticamente significantes em relação à qualidade de ambos os preparos, o fosfato de sódio foi o de melhor tolerância, de uma maneira geral, com um número menor de efeitos colaterais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, R. B., M. S. Dias Junior, F. L. Santos, and C. A. B. Franz. "Influência do preparo inicial sobre a estrutura do solo quando da adoção do sistema plantio direto, avaliada por meio da pressão de preconsolidação." Revista Brasileira de Ciência do Solo 27, no. 6 (December 2003): 961–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832003000600001.

Full text
Abstract:
Os efeitos do tráfego e do tipo de preparo sobre a estrutura dos solos agrícolas, quando da adoção do sistema plantio direto na região dos Cerrados, têm sido pouco pesquisados. Os estudos desenvolvidos são apenas qualitativos e utilizam-se, geralmente, de propriedades, tais como: a densidade do solo e a resistência do solo à penetração, as quais não possibilitam predizer quanto de pressão o solo pode receber de forma que, em manejos futuros, a compactação possa ser evitada. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do preparo inicial do solo quando da adoção do sistema plantio direto sobre a estrutura de um Latossolo Vermelho distrófico por meio da pressão de preconsolidação (sigmap). Os valores de sigmap foram obtidos a partir da elaboração de modelos de compressibilidade, os quais consideraram a influência dos seguintes fatores: (1) preparo inicial do solo: arado de aivecas (AA), arado de discos (AD), grade aradora (GA) e vibrosubsolador (VS); (2) manejo: sistema plantio convencional (PC), o qual foi utilizado como testemunha para avaliar a influência dos preparos e (3) profundidade: superficial (SP - 0,00 a 0,05 m) e profundidade média de trabalho dos implementos (PMT- 0,24 a 0,27 m). Os resultados evidenciaram que a sigmap mostrou-se eficiente na avaliação da influência do preparo inicial sobre a estrutura do solo quando da instalação do sistema plantio direto no Latossolo Vermelho distrófico, tendo o seu valor variado entre preparos e profundidades estudados. A sigmap evidenciou maior resistência mecânica e, portanto, maior consolidação da estrutura do solo na profundidade SP dos tratamentos da área sob plantio direto. Verificou-se, também, que os preparos iniciais avaliados reduziram a resistência mecânica do solo na profundidade PMT, quando comparados à do sistema plantio convencional. Todavia, são o vibrosubsolador e o arado de discos os implementos recomendados para alívio dessa resistência, isto é, para a melhoria da estrutura do solo nas profundidades SP e PMT, respectivamente, quando da adoção do sistema plantio direto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Haskel, Maiara Karini, Paulo Cesar Conceição, Caroline Aparecida Seleprin Dresch, Angela Regina Tomazoni, Cidimar Cassol, and Felipe Lunardelli Sandrin. "Alterações na taxa de cobertura e rugosidade superficial do solo conduzido sob plantio direto e sistemas de preparo." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 29, 2020): e9819109236. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9236.

Full text
Abstract:
As práticas de mitigação da compactação do solo influenciam nos atributos do solo, mediante a isto, objetivou-se avaliar a rugosidade e taxa de cobertura do solo por plantas de cobertura, conduzidas sob preparos do solo. O experimento foi implantado em 2015, composto de cinco sistemas de preparos do solo: Plantio direto (PD); Plantio direto escarificado com intervalo de 3 anos (PDEi); Plantio direto escarificado anualmente (PDEa); Plantio direto sob preparo mínimo com intervalo de 3 anos (PDPMi) e Plantio direto sob preparo mínimo anualmente (PDPMa), realizados em maio, antecedendo a semeadura das plantas de cobertura: aveia, ervilhaca, nabo e consórcio das espécies (aveia, ervilhaca e nabo). O experimento é composto por um fatorial, com 3 repetições. Os parâmetros avaliados foram rugosidade do solo, taxa de cobertura do solo por palhada e planta, percentual de solo exposto até os 67 dias após a semeadura de plantas. O PD apresentou a menor variação de rugosidade do solo, cerca de 2,5 cm de alteração, enquanto para os demais tratamentos de preparos variaram de 3,6 – 4,4 cm. Para a taxa de cobertura por plantas pode-se observar o maior recobrimento do solo pela aveia preta e consórcios de espécies aos 15, 30 e 53 dias após a semeadura de plantas. O PDEa obteve maior percentual de solo inicial exposto, cerca de 71%, seguido do PDPMa, PDEi, PDPMi e PD. Os preparos com maior intensidade podem afetar características do solo e desempenho de plantas, bem como ocasionar a degradação ao longo do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Arcoverde, Sálvio Napoleão Soares, Cristiano Marcio Alves De Souza, Roberto Carlos Orlando, Moacir Marreiro Da Silva, and Jackeline Matos Do Nascimento. "CRESCIMENTO INICIAL DE CULTIVARES DE CANA-DE-AÇÚCAR EM PLANTIO DE INVERNO SOB PREPAROS CONSERVACIONISTAS DO SOLO." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 27, no. 2 (April 30, 2019): 142–56. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v27i2.803.

Full text
Abstract:
Na produção da cana-de-açúcar devem ser consideradas as condições edafoclimáticas, o manejo agrícola e o cultivar escolhido, visando alcançar adequados estandes de plantas e de produtividade final. O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento inicial de oito cultivares de cana-de-açúcar em plantio de inverno em Latossolo Vermelho Distroférrico submetido a dois preparos conservacionistas. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, em esquema de parcelas subdivididas. Os dois preparos do solo (reduzido e plantio direto) constituíram as parcelas e as oito cultivares de cana-de-açúcar (RB965902, RB985476, RB966928, RB855156, RB975201, RB975242, RB036066 e RB855536) e as subparcelas, com quatro repetições. Determinou-se o número de perfilhos por metro e o índice de velocidade de emergência, além da altura de planta, do diâmetro de colmo e do índice de clorofila foliar. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, e as médias ao teste Scott-Knott e regressão polinomial. Em geral, as cultivares de cana-de-açúcar apresentam melhor estabelecimento inicial quando cultivadas em preparo reduzido, onde ocorrem maiores altura de planta e índice de clorofila foliar; porém, o diâmetro de colmo não é afetado pelo preparo do solo. Em ambos os preparos do solo, a cultivar RB966928 apresenta maiores velocidade de emergência e perfilhamento, enquanto a cultivar RB855156, maiores índices de clorofila foliar na fase inicial de crescimento de colmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

ALENCAR, José Freire de, Artêmio Luiz ZANETTI, Moacyr D. NOVELLI, and Bruno COSTA. "Estudo da viabilidade do preparo direto para descanso de cíngulo em incisivo central superior." Pesquisa Odontológica Brasileira 14, no. 1 (March 2000): 71–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-74912000000100013.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como finalidade estudar a viabilidade do preparo direto para descanso em cíngulo de incisivo central superior, por intermédio de processamento de imagem. Foram reproduzidos dez dentes íntegros, montados em um suporte de alumínio com resina acrílica e distribuídos entre cinco especialistas, que executaram os preparos para descanso. Em seguida, os corpos-de-prova foram cortados ao longo de suas coroas, tendo como guia um corte inicial, feito no centro da borda incisal de cada dente. O preparo foi então dimensionado, estabelecendo-se medidas lineares e angulares que permitissem uma análise comparativa entre o perfil original do dente e aquele após o preparo, enquanto se determinava a perfuração ou não da camada de esmalte. Todas as observações foram feitas, digitalizando-se os perfis e processando as imagens num programa específico. Dos cinqüenta modelos preparados, seguindo critérios estabelecidos, trinta e três perfuraram a camada de esmalte. Sendo assim, o incisivo central superior não está indicado para receber preparo direto para descanso de cíngulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Salvador, Nilson, Sérgio H. Benez, and Renildo L. Mion. "Consumo de combustível na operação de subsolagem realizada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo." Engenharia Agrícola 28, no. 2 (June 2008): 256–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162008000200006.

Full text
Abstract:
A subsolagem tem aumentado nos últimos anos de forma indiscriminada, faltando estudos que norteiem os melhores procedimentos para que novos problemas não sejam acrescentados devido a subsolagens inadequadas ou mesmo em solos onde a operação é desnecessária, e principalmente buscar redução no consumo de combustível. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de avaliar o consumo de combustível na operação de subsolagem efetuada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo, classificado como Nitossolo Vermelho distroférrico. Os preparos foram realizados com arado de discos, arado de discos mais uma gradagem de nivelamento, grade pesada, grade pesada mais gradagem de nivelamento e escarificador. A realização da subsolagem depois dos sistemas de preparo periódico requereu 15% menos de potência na barra de tração. A subsolagem depois dos diferentes sistemas de preparo economizou 16,5% de combustível por área. O deslizamento das rodas motrizes e a velocidade média operacional obtiveram melhor desempenho quando se realizou a subsolagem depois do preparo do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Baretta, Dilmar, Álvaro Luiz Mafra, Julio Cesar Pires Santos, Cassandro Vidal Talamini do Amarante, and Ildegardis Bertol. "Análise multivariada da fauna edáfica em diferentes sistemas de preparo e cultivo do solo." Pesquisa Agropecuária Brasileira 41, no. 11 (November 2006): 1675–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2006001100014.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de sistemas de preparo e cultivo do solo sobre a diversidade de animais da fauna edáfica, por meio de técnicas de análise multivariada. Na análise canônica discriminante, os preparos conservacionistas com sucessão de culturas foram separados em relação aos tratamentos com rotação de culturas. Os grupos Acarina, Hymenoptera, Isopoda e Collembola, e o índice de Shannon (H) foram os atributos que mais contribuíram para separar os tratamentos. A análise de correspondência mostrou forte associação dos grupos Acarina e Hymenoptera com o tratamento semeadura direta com sucessão de culturas, e do grupo Collembola com o preparo convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pigozzo, Mônica Nogueira, Dalva Cruz Laganá, Matsuyoshi Mori, Carlos Gil, and Alessandra Galhardo Mantelli. "Preparos dentais com finalidade protética: uma revisão da literatura." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 21, no. 1 (December 12, 2017): 48. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v21i1.435.

Full text
Abstract:
Diante da importância das próteses parciais fixas, próteses parciais removíveis e próteses híbridas, o principal objetivo deste trabalho é realizar uma revisão da literatura a respeito dos preparos dentais com finalidade protética. O preparo dental para uma prótese é um dos fatores críticos, que deve ser cuidadosamente planejado e executado para permitir a longevidade do tratamento. Esse deve restabelecer função, mastigatória e fonética, além de estética, requisitos estes fundamentais para a satisfação do paciente perante os resultados finais de uma reabilitação. Em PPF a quantidade de desgaste das paredes dentais preparadas, angulação e localização do término cervical influenciam muito a longevidade e a estética da restauração final. O preparo dental, nesse tipo de prótese, deve permitir uma espessura adequada de material restaurador, ao mesmo tempo em que deve preservar a integridade pulpar e periodontal. Já nas PPRs o preparo de adequados planos-guias, descansos para apoios oclusais e contornos dentais se tornam extremamente necessários para o sucesso da reabilitação por meio desse tipo de prótese, que tem como objetivo a preservação da saúde bucal, conforto e função para o paciente. Já a redução da altura dos remanescentes radiculares em próteses híbridas é importante, pois diminui possíveis riscos de mobilidade e consequente perda do elemento, visto que a preservação dessas raízes previne perda óssea, promovendo melhora na retenção e estabilidade da prótese. Pelos trabalhos da literatura aqui revisados, pode-se concluir que, os preparos dentais são fatores primordiais no sucesso da reabilitação protética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Rós, Amarílis Beraldo. "Sistemas de preparo do solo para o cultivo da batata-doce." Bragantia 76, no. 1 (January 30, 2017): 113–24. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4499.607.

Full text
Abstract:
RESUMO É crescente a adoção de preparos reduzidos do solo e de plantio direto; no entanto, estudos em solos cultivados com raízes e tubérculos são escassos e apresentam resultados controversos. Este trabalho teve por objetivo avaliar o impacto de sistemas de preparo em propriedades físicas de um Argissolo Vermelho-Amarelo, bem como a produtividade e o formato de raízes tuberosas de batata-doce cultivada nesse solo. Foi instalado experimento em blocos ao acaso, em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas corresponderam aos tratamentos: preparo com aração e gradagem (PAG), preparo com aração, gradagem e confecção de leira (PAG + L), confecção de leiras sem revolvimento prévio do solo (Leira), preparo reduzido (PR) e preparo reduzido com palha superficial (PRCP); e as subparcelas, a 4 épocas de coleta: 90; 120; 150 e 180 dias após plantio da batata-doce. A confecção de leira (Leira e PAG + L), em oposição ao preparo reduzido, promoveu menores valores de densidade do solo, resistência do solo à penetração e microporosidade, maiores valores de porosidade total e macroporosidade, além de maiores produtividades comerciais de raízes tuberosas, bem como maior porcentagem de massa seca. Logo, o preparo do solo altera as características físicas de maneira expressiva e, para a confecção de leiras, são desnecessárias as etapas de aração e gradagem, visto que Leira e PAG + L apresentam valores semelhantes nas propriedades físicas estudadas e na produtividade comercial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Reis, Gustavo Naves dos, Alexandre Cesar Bizzi, Carlos Eduardo Angeli Furlani, Rouverson Pereira da Silva, Afonso Lopes, and Danilo Cesar Checchio Grotta. "Avaliação dos desenvolvimento da caltura da soja (Glycine max (L.) Merrill) sob diferentes sistemas de preparo." Ciência e Agrotecnologia 31, no. 1 (February 2007): 228–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542007000100034.

Full text
Abstract:
Atualmente na agricultura, a soja ocupa lugar de destaque garantido pela alta produtividade e excelente rentabilidade no mercado nacional, principalmente na exportação de grãos. Sabe-se que para uma boa produtividade é necessário um bom planejamento, além de técnicas de preparo do solo adequadas a cada região do País. Este trabalho, desenvolvido na Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Campus de Jaboticabal, SP, teve por objetivo, analisar o efeito de diferentes sistemas de preparo no solo e na cultura da soja (Glycine max (L.) Merrill) em Latossolo Vermelho Eutroférrico. Os tratamentos foram 3 preparos convencionais (arado de discos + duas passadas de grade leve, arado de aivecas + duas passadas de grade leve, grade pesada + grade leve), 2 preparos reduzidos (escarificador com rolo destorroador + grade leve, escarificador com rolo destorroador) e semeadura direta, resultando em 6 tratamentos com 4 repetições, totalizando 24 observações. O teor de água no solo não difere entre tratamentos. Na camada superficial (0-5 cm) a semeadura direta apresenta maior resistência à penetração em relação ao arado de aivecas com duas gradagens leves e escarificador com uma gradagem leve. As características agronômicas da cultura da soja não são influenciadas pelos tratamentos estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Iamaguti, Juliano L., Mara R. Moitinho, Daniel D. B. Teixeira, Elton da S. Bicalho, Alan R. Panosso, and Newton La Scala Junior. "Preparo do solo e emissão de CO2, temperatura e umidade do solo em área canavieira." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 19, no. 5 (May 2015): 497–504. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v19n5p497-504.

Full text
Abstract:
O preparo mecânico do solo é uma das práticas agrícolas que contribuem para o aumento da perda de carbono via emissão de CO2 do solo (FCO2). Com este trabalho objetivou-se investigar o efeito de três sistemas de preparo do solo na FCO2, temperatura e umidade do solo em área de reforma da cultura de cana-de-açúcar. A área experimental foi constituída de três parcelas, cada uma recebendo um dos preparos do solo: preparo convencional (PC), subsolagem convencional (SC) e subsolagem localizada (SL). A FCO2, temperatura e a umidade do solo foram avaliadas durante o período total de 17 dias. A FCO2 foi maior no preparo PC (0,75 g CO2 m-2 h-1). A temperatura do solo não diferiu (p > 0,05) entre as subsolagens: SL (26,2 ºC) e SC (25,9 ºC). A umidade do solo foi maior na SL (24%), seguida pela SC (21,8%) e preparo PC (18,3%). Apenas no preparo PC foi observada correlação significativa (r = –0,71; p < 0,05) entre FCO2 e a temperatura do solo. O preparo PC apresentou emissão total (2.864,3 kg CO2 ha-1), superior às emissões nas subsolagens: SC (1.970,9 kg CO2 ha-1) e SL (1.707,7 kg CO2 ha-1). A conversão do sistema de preparo PC para a SL diminuiu as emissões de CO2 do solo, reduzindo a contribuição da agricultura para o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Schick, J., I. Bertol, O. Batistela, and A. A. Balbinot Júnior. "Erosão hídrica em cambissolo húmico alumínico submetido a diferentes sistemas de preparo e cultivo do solo: I. perdas de solo e água." Revista Brasileira de Ciência do Solo 24, no. 2 (June 2000): 427–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832000000200019.

Full text
Abstract:
O impacto das gotas de chuva e o escoamento superficial são os agentes ativos na erosão hídrica, a qual é fortemente influenciada pela cobertura e rugosidade do solo, tipo de cultura e sistema de preparo. Os preparos conservacionistas diminuem a erosão hídrica em relação aos preparos convencionais, por meio da cobertura e rugosidade superficial. Com o objetivo de quantificar as perdas de solo e água sob chuva natural, nos sistemas de preparo: aração + duas gradagens, escarificação + gradagem e semeadura direta, executados no sentido paralelo ao declive, ambos com rotação e sucessão de culturas, realizou-se um trabalho no Campus do Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages (SC), no período de janeiro de 1993 a outubro de 1998. Na rotação, foram utilizadas as culturas de soja, aveia preta, feijão, ervilhaca comum, milho, ervilhaca comum, soja, trigo, feijão, nabo forrageiro, milho e aveia preta e, na sucessão, trigo e soja em todos os anos. O outro tratamento constou de solo sem cultura, preparado com aração + duas gradagens no sentido paralelo ao declive. Utilizou-se um Cambissolo Húmico alumínico argiloso, com 0,102 m m-1 de declividade média. A semeadura direta, na média da rotação e sucessão de culturas, reduziu as perdas de solo em 52, 68 e 98% em relação à escarificação + gradagem, aração + duas gradagens e aração + duas gradagens no solo sem cultura, respectivamente. Na primavera-verão, as perdas de solo foram 63% maiores do que no outono-inverno, na média dos tratamentos estudados. A rotação de culturas reduziu as perdas de solo em 37% em relação à sucessão, na média dos tratamentos de preparo do solo com culturas. O sistema de cultivo influenciou mais fortemente as perdas de solo quando o preparo do solo constou de aração + duas gradagens. As perdas de água comportaram-se de maneira semelhante às perdas de solo, diferindo quanto à magnitude dos seus valores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Henrique, Nirvani Schroeder, Jairo André Schlindwein, and Elaine Cosma Fiorelli Pereira. "SISTEMAS E SUCESSÕES DE CULTIVOS NA FERTILIDADE DE UM SOLO DA REGIÃO DA AMAZÔNIA." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 11, no. 3 (September 27, 2018): 863. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2018v11n3p863-877.

Full text
Abstract:
O manejo do solo, com técnicas que possibilitem maior sustentabilidade, visa a sustentabilidade e recuperação do solo, maiores produtividades e maior retorno econômico ao produtor. Objetivou-se com este trabalho avaliar a fertilidade do solo (fósforo, potássio, matéria orgânica e pH) em função das profundidades de amostragem e sistemas de preparo do solo e cultivo. O experimento foi instalado em um Latossolo Vermelho-Amarelo. Foi utilizado um esquema de parcela subsubdividida. Os preparos de solo foram: 1 - PRT - preparo tradicional (uma grade aradora e duas grades niveladoras), 2 - PRA - preparo alternativo (subsolagem), 3 - PDA - plantio direto com um preparo alternativo a cada quatro anos e 4 - PDC - plantio direto contínuo. O segundo fator utilizado foi a sequência de culturas, sendo estas: 1) SF: soja - feijão; 2) MF: milho - feijão; 3) SM: soja - milho; 4) MM: milho - milho. O PRT e PDC apresentaram menor fertilidade e na camada superficial do solo. O PRT apresentou menores quantidades de fósforo, potássio e matéria orgânica e o pH foi menor no PDC e no PRT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, Paulo R. A., Tiago P. da S. Correia, Saulo F. G. Sousa, and Thais M. Millani. "Análise econômica de milho convencional e transgênico em dois sistemas de preparos de solo." Engenharia Agrícola 35, no. 6 (December 2015): 1032–41. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4430-eng.agric.v35n6p1032-1041/2015.

Full text
Abstract:
RESUMO O milho é um produto de grande importância na agricultura, em função de sua ampla utilização e das formas de produção. Tendo em vista esses cenários, o trabalho teve como objetivo a análise econômica do sistema de produção de milho utilizando diferentes híbridos de milho e preparos de solo. O estudo foi realizado na Fazenda Experimental Lageado, pertencente à Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP de Botucatu-SP. Foram analisados dois híbridos em dois tipos de sistemas de preparo do solo, sendo milho convencional e milho transgênico, em preparo convencional e cultivo mínimo. Para os diferentes tipos de cultivo, foram utilizados os mesmos tratores, implementos e adubação, sendo os seguintes parâmetros analisados: custos operacionais, custos de insumos, renda bruta, renda líquida e relação benefício/custo dos sistemas de cultivo. Conclui-se que a utilização de milho transgênico proporciona redução dos custos operacionais e com insumos, possibilitando, em preparo de cultivo mínimo do solo, maior produtividade, renda líquida e relação benefício/custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Rosa, Jaqueline Dalla, Miguel Cooper, Frédéric Darboux, and João Carlos Medeiros. "Processo de formação de crostas superficiais em razão de sistemas de preparo do solo e chuva simulada." Revista Brasileira de Ciência do Solo 37, no. 2 (April 2013): 400–410. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832013000200011.

Full text
Abstract:
A chuva provoca a modificação da estrutura superficial do solo levando ao desenvolvimento de crostas. Este estudo avaliou a dinâmica da formação de crostas superficiais por meio da análise e descrição micromorfológica de lâminas delgadas. O experimento foi conduzido em 2009 e 2010. Em parcelas de 15 x 30 m, foram implantados os diferentes sistemas de preparos do solo: preparo convencional (PC), preparo reduzido (PR) e sem preparo (SP). Dentro das parcelas instalaram-se as microparcelas de 1 x 1m e aplicaram-se diferentes lâminas de chuva simulada (0, 27, 54 e 80 mm) com intensidade de 80 mm h-1. Nas microparcelas, coletou-se uma amostra indeformada em que consistia em um bloco de solo de 0,07 x 0,05 x 0,12 m. Os blocos foram impregnados com resina e após endurecimento e secagem total foram confeccionadas lâminas delgadas (4,5 x 8 cm), descritas, utilizando microscópio óptico. Foi confeccionada uma lâmina delgada para cada chuva (0, 27, 54 e 80 mm) e para cada preparo do solo. Todos os sistemas de preparo avaliados demonstraram presença de crostas; entretanto, o processo de formação das crostas ocorreu com dinâmica diferenciada em cada sistema de preparo. O preparo convencional apresentou formação de crostas a partir de 27 mm de chuva aplicada. O aumento da lâmina de chuva aplicada causou maior degradação da estrutura superficial e maior espessura da camada encrostada. O preparo reduzido e o sistema sem preparo apresentaram condições de superfície irregulares com as chuvas aplicadas, ou seja, não demonstraram modificações constantes da superfície do solo e na formação das crostas, com o aumento da chuva, como constatado no preparo convencional. A análise das lâminas delgadas e a descrição micromorfológica permitiram satisfatória observação e conclusão dos processos e da dinâmica envolvida na formação de crostas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Moraes, Emmerson Rodrigues de, Luis Augusto da Silva Domingues, Matheus Henrinque Medeiros, Joicy Vitória Miranda Peixoto, and Regina Maria Quintão Lana. "PRODUTIVIDADE E CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS DA CANA-DE-AÇÚCAR EM DIFERENTES SISTEMAS DE PREPARO DO SOLO." JOURNAL OF NEOTROPICAL AGRICULTURE 3, no. 1 (March 24, 2016): 27–32. http://dx.doi.org/10.32404/rean.v3i1.992.

Full text
Abstract:
O preparo do solo pode contribuir para a melhoria das condições físicas e químicas objetivando o adequado desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar. O objetivo foi avaliar a interferência de diversos tipos de preparo de solo e do plantio direto nas características agronômicas e produtividade da cana-de-açúcar em uma área de reforma. O experimento foi conduzido no município de Goianésia (GO) em um Latossolo Vermelho-Amarelo de textura média, utilizando-se a variedade IAC 87-3396. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram: T1) dessecação + calcário + aração + gradagem; T2) calcário + subsolador + gradagem; T3) dessecação + calcário + plantio direto; T4) dessecação + calcário + subsolador; T5) destruidor de soqueira + calcário + subsolagem; e, T6) destruidor de soqueira + calcário + grade + aração + grade. Foram avaliados o número, diâmetro, altura e a produtividade dos colmos. Os diferentes preparos de solo não influenciaram nas características agronômicas da cana-planta. O uso de arado de aiveca associado à grade na incorporação do calcário proporciona as maiores produtividades de colmo de cana-de-açúcar. O plantio direto mostrou-se alternativa viável ao cultivo da cana-de-açúcar, por apresentar produtividade de colmo semelhante aos demais preparos do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Bertol, Ildegardis, Jefferson Schick, Jarmum Marcelos Massariol, Émerson Fábio dos Reis, and Leonir Dily. "Propriedades físicas de um cambissolo húmico álico afetadas pelo manejo do solo." Ciência Rural 30, no. 1 (March 2000): 91–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782000000100015.

Full text
Abstract:
A degradação física do solo é um dos principais processos responsáveis pelo aumento da erosão hídrica. Os preparos convencionais normalmente são aceleradores desse processo, pois a sua execução exige um intenso revolvimento mecânico do solo. Assim, a semeadura direta apresenta-se como um manejo conservacionista, pois a ausência de preparo preserva os resíduos culturais e aumenta a matéria orgânica, apesar de aumentar a densidade e diminuir a porosidade superficial do solo. O trabalho foi desenvolvido num cambissolo húmico álico, no Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages - SC, no período de maio de 1995 a novembro de 1997. Os tratamentos de preparo do solo, preparo convencional executado com uma aração+duas gradagens, e semeadura direta sem revolvimento do solo, foram instalados em quatro repetições. Na semeadura direta, foram cultivadas aveia, milho, aveia, milho e aveia e, no preparo convencional, aveia, milho, pousio, milho e pousio, em seqüência. Foram avaliadas a densidade do solo, carbono orgânico, macroporosidade, microporosidade, porosidade total e relação macroporos/porosidade total, nas camadas 0-2,5, 2,5- 5,0, 5,0-10,0 e 10,0-15,0cm de profundidade. Nas camadas de 0- 2,5 e 2,5 a 5,0cm, a semeadura direta apresentou maior densidade do solo e conseqüente menores macroporosidade e relação macroporos/porosidade total do que o preparo convencional. Na semeadura direta, a densidade do solo diminuiu com a profundidade, com conseqüente aumento na macroporosidade e na relação macroporos/porosidade total, enquanto no preparo convencional este comportamento foi inverso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Bayer, C., and I. Bertol. "Características químicas de um cambissolo húmico afetadas por sistemas de preparo, com ênfase à matéria orgânica." Revista Brasileira de Ciência do Solo 23, no. 3 (September 1999): 687–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06831999000300023.

Full text
Abstract:
A matéria orgânica é um dos atributos de solo mais sensível às transformações desencadeadas pelos sistemas de manejo. Neste estudo, foram avaliados os conteúdos de C e N na matéria orgânica total e na sua fração grosseira, bem como as características químicas de um Cambissolo Húmico submetido ao preparo convencional, preparo reduzido e plantio direto, durante nove anos, no município de Lages, SC. O plantio direto e o preparo reduzido promoveram incrementos de 8,5 e 6,3 t ha-1 de C e 808 e 593 kg ha-1 de N na camada de 0-20 cm do solo, respectivamente, em relação ao preparo convencional. Os incrementos relativos do conteúdo de C e N na matéria orgânica total foram de 12 e 17%, respectivamente, no preparo reduzido, e de 17 e 24%, respectivamente, no plantio direto. A fração grosseira da matéria orgânica (> 53 ∝m) foi mais sensível ao sistema de preparo de solo do que a matéria orgânica total. Na fração grosseira, os incrementos de C e N foram de 85 e 45%, respectivamente, no preparo reduzido, e de 275 e 230%, respectivamente, no plantio direto, demonstrando ser um atributo adequado para avaliar o efeito de sistemas de manejo a curto prazo. A CTC efetiva do solo foi relacionada com o pH e com os teores de carbono (CTC efetiva = -13,53 + 3,58 pH + 3,51% C, R² = 0,76), demonstrando ser a matéria orgânica um contribuinte importante para a CTC desse solo. No plantio direto, ocorreu pequena estratificação de Ca e grande estratificação de P e K em profundidade, em comparação ao preparo reduzido e convencional. O pH e o Al não foram afetados pelos sistemas de preparo de solo. Não foi observada limitação química ao desenvolvimento vegetal e à produção das culturas nos três preparos de solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Furlani, Carlos Eduardo Angeli, Carlos Antonio Gamero, Renato Levien, Rouverson Pereira da Silva, and Jorge Wilson Cortez. "Temperatura do solo em função do preparo do solo e do manejo da cobertura de inverno." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, no. 1 (February 2008): 375–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000100035.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de avaliar o efeito do preparo do solo e do manejo da cobertura de inverno (consórcio aveia-preta + nabo forrageiro) sobre a temperatura do solo, realizou-se um experimento em um Nitossolo em Botucatu-SP no outono/inverno de 2000. Utilizou-se um delineamento em blocos casualizados em esquema fatorial 3 x 3 (três preparos e três manejos). O preparo do solo constou de: preparo convencional, preparo conservacionista com escarificação e plantio direto, e o manejo da cobertura: consórcio dessecado, rolado e triturado. Foram avaliados a temperatura do solo (termopares) a 5 cm de profundidade, de hora em hora, aos 7, 14, 30, 45 e 60 dias após a emergência das plantas do consórcio; o teor de água do solo na profundidade de 10 cm, nas mesmas épocas; e a cobertura do solo (massa seca e índice de cobertura), imediatamente após aplicação dos tratamentos. O sistema plantio direto apresentou temperaturas do solo menores que as do preparo convencional, até o 14º dia após emergência (DAE) das plantas. A partir do 30° DAE das plantas, a temperatura não foi mais influenciada pelos tratamentos, devido à cobertura do consórcio e ocorrência de boa disponibilidade de água no solo. Os manejos da cobertura com rolo-faca, triturador e herbicida não influenciaram a temperatura do solo. A temperatura do solo não interferiu no crescimento e desenvolvimento das culturas de cobertura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Dias, Joselúcia Da Nóbrega, Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima, Simone Tavares da Silva Oliveira, and Vanessa Da Nóbrega Dias. "Comparação de três técnicas radiográficas intrabucais na determinação da quantidade de dentina remanescente antes e após preparos cavitários Classe I." Revistas 73, no. 4 (December 27, 2016): 293. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v73n4.p.293.

Full text
Abstract:
Objetivo: realizar uma análise comparativa entre três técnicas radiográficas intrabucais: bissetriz, paralelismo e interproximal, para a determinação da quantidade de dentina remanescente no assoalho das cavidades Classe I de dentes posteriores, para que possamos identificar a que melhor representa a realidade da situação analisada. Material e Métodos: foram analisados 50 dentes, pré-molares e molares, de pacientes entre 20 e 40 anos, acometidos por cárie primária através da realização de três radiografias antes e três após o preparo cavitário Classe I, utilizando as três técnicas radiográficas diferentes. Os dados foram analisados estatisticamente com os testes Mann-Whitney e Wilcoxon, através do software SPSS 20.0. Resultados: as médias dos remanescentes nas três técnicas radiográficas mostraram que houve diferenças significativas (p = 0,00) nos momentos analisados, onde no pré-preparo cavitário a técnica da bissetriz apresentou maior variação em relação ao paralelismo e interproximal, já no momento pós-preparo cavitário a média da interproximal apresentou maior variação. Conclusão: a técnica do paralelismo apresentou uma maior padronização na medida do remanescente dentinário, observada nos dois momentos das tomadas, ou seja, antes e após os preparos cavitários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Da Vitória, Edney Leandro, Deangelys Petene Calvi, Marina Almeida Barbosa, and Luciano Canal. "VARIABILIDADE ESPACIAL DOS ATRIBUTOS FÍSICOS EM ÁREAS CULTIVADAS COM MAMÃO SOB DIFERENTES PREPAROS DO SOLO - DOI: 10.13083/1414-3984.v22n02a06." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 22, no. 2 (April 30, 2014): 150–61. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v22i2.497.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estudar a variabilidade espacial dos atributos físicos do solo em áreas cultivadas com mamoeiro em diferentes preparos de solo, usando as técnicas da estatística clássica e da geoestatística. O experimento foi realizado no ano de 2013, num pomar de mamoeiro Tainung 01, localizado no município de Linhares-ES, em um Argissolo Amarelo Coeso, relevo plano. Os preparos do solo para o transplantio foram feitos em duas áreas adjacentes de aproximadamente 2 ha cada uma, em uma das áreas usou-se duas passadas de uma grade aradora e na outra área duas passadas de um escarificador. Os atributos físicos do solo estudados 90 dias após o transplantio foram a densidade do solo, macroporosidade e microporosidade, além do teor de água no solo nos dois preparos e em duas diferentes faixas de profundidade. Foram selecionadas, aleatoriamente, 100 plantas para formação da malha experimental. Os atributos físicos do solo apresentaram variabilidade espacial com razão de dependência forte para todas variáveis, preparos do solo e profundidade. Os semivarigramas ajustaram-se ao modelo esférico e exponencial para os atributos físicos analisados. De modo geral, observou-se aumento do alcance com o aumento da faixa de profundidade nos dois tipos de preparo do solo, exceto para o teor de água no solo que apresentou uma diminuição dos valores em torno de 23%, tanto no processo de gradagem, quanto na escarificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Bertol, Ildegardis, Olívio Ciprandi, Luciano Nicanor Gomes de Campos, and Odair Batistela. "Propriedades físicas e químicas e produtividade de milho afetadas pelo manejo do solo com tração animal, numa terra bruna estruturada." Ciência Rural 30, no. 6 (December 2000): 971–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782000000600008.

Full text
Abstract:
A degradação física do solo é um dos principais processos responsáveis pelo aumento da erosão hídrica. Os preparos convencionais normalmente são aceleradores desse processo, enquanto a semeadura direta apresenta-se como um sistema de manejo conservacionista, pois mantém os resíduos culturais na superfície e preserva a matéria orgânica do solo. Contudo, a semeadura direta pode também aumentar a densidade e diminuir a porosidade total na superfície do solo. O trabalho foi desenvolvido numa Terra Bruna estruturada, no município de Lebon Régis - SC, no perí odo de junho de 1995 a maio de 1999. Os tratamentos de preparo do solo, preparo convencional com uma aração com arado "fuçador" de tração de animal + uma gradagem com tração mecânica e semeadura direta com semeadora "saraquá", foram executados em quatro repetições. No início, a área experimental foi cultivada com aveia e, a partir do segundo cultivo, milho e aveia em semeadura direta e milho e pousio no preparo convencional, ambos em sucessão. Em maio de 1999, foram avaliadas a densidade do solo, macroporosidade, microporosidade, porosidade total, fósforo extraível, potássio trocável e carbono orgânico nas camadas de 0-2,5; 2,5-5,0; 5,0-10,0 e 10,0-15,0cm de profundidade. A densidade do solo, macroporosidade e microporosidade no solo sob semeadura direta foram semelhantes aos valores do solo sob preparo convencional, em todas as profundidades. O carbono orgânico, fósforo extraível e potássio trocável apresentaram maiores valores na semeadura direta do que no preparo convencional, na camada de 0-5,0cm.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Arcoverde, Sálvio Napoleão Soares, Cristiano Márcio Alves de Souza, Hideo de Jesus Nagahama, and Weslley Rodrigues Nascimento Santos. "BIOMETRIA DE DIFERENTES VARIEDADES DE CANA CULTIVADA EM SISTEMA PLANTIO DIRETO E PREPARO REDUZIDO1." ENERGIA NA AGRICULTURA 35, no. 2 (June 26, 2020): 199–213. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2020v35n2p199-213.

Full text
Abstract:
BIOMETRIA DE DIFERENTES VARIEDADES DE CANA CULTIVADA EM SISTEMA PLANTIO DIRETO E PREPARO REDUZIDO1 SÁLVIO NAPOLEÃO SOARES ARCOVERDE2, CRISTIANO MÁRCIO ALVES DE SOUZA2, HIDEO DE JESUS NAGAHAMA3, WESLLEY RODRIGUES SANTOS4 1Extraído da tese do primeiro autor intitulada: Atributos físicos e desempenho de cultivares de cana-de-açúcar em um Latossolo Vermelho Distroférrico submetido a dois sistemas de preparo. 2 Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Rodovia Dourados-Itahum, km 12, Cidade Universitária, CEP: 79.804-970, Caixa-Postal: 533, Dourados, MS, Brasil. salvionapoleao@gmail.com; csouza@ufgd.com.br 3 Engenharia Agrícola e Ambiental, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Av. Antônio C. Magalhães, 510, Country Club, CEP:48902-300, Juazeiro, BA, Brasil. hideo.agro@gmail.com 4 Atvos, Fazenda São Sebastião, Unidade Santa Luzia, Rodovia BR 267, Km 231, CEP: 79140-000, Nova Alvorada do Sul, MS, Brasil. weslleyrs1@hotmail.com RESUMO: Objetivou-se avaliar o crescimento de oito cultivares de cana-de-açúcar cultivadas em um Latossolo Vermelho Distroférrico, sob dois sistemas de preparo conservacionistas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema de parcelas subdivididas, sendo dois preparos do solo (plantio direto e preparo reduzido) e oito cultivares de cana-de-açúcar, com quatro repetições. Durante o ciclo de cana-planta, foram avaliadas as variáveis de crescimento: altura de colmo, diâmetro de colmo e número de perfilhos por metro. A cultivar RB966928 apresentou maior perfilhamento durante o desenvolvimento inicial, obtendo o mesmo resultado na colheita juntamente com a RB965902, a RB985476 e a RB855156, em ambos os preparos; época em que houve maior número de perfilhos por metro em plantio direto. Durante o desenvolvimento inicial, maiores alturas de colmos foram obtidas na RB036066 e na RB975242 que, juntamente com a RB966928, a RB985476, a RB855536 e a RB975201 apresentaram maiores valores durante a colheita em ambos os preparos do solo. As cultivares RB975242, RB975201 e RB985476 apresentaram maior diâmetro de colmo durante o desenvolvimento inicial, porém, na colheita, as oito cultivares não se diferenciaram em plantio direto e, em preparo reduzido, apenas a RB985476 foi superior à RB965902. Palavras-chaves: preparo do solo, altura de colmo, número de perfilhos. BIOMETRICS OF DIFFERENT VARIETIES OF SUGARCANE CULTIVATED UNDER NO-TILLAGE AND REDUCED TILLAGE ABSTRACT: The aim of this study was to evaluate the growth of eight sugarcane cultivars cultivated in an Oxisol, under two conservation systems. The experimental design was completely randomized in a split plots scheme, with two soil tillage (no-tillage and reduced tillage) and eight sugarcane cultivars with four replicates. During the cane-plant cycle, the growth variables were evaluated: stem height, diameter and number of tillers per meter. The cultivar RB966928 showed higher tillering during initial development, obtaining the same result at harvest along with RB965902, RB985476 and RB855156, in both preparations; when there was a greater number of tillers per meter in no-tillage. During initial development, larger stem heights were obtained in RB036066 and RB975242, than with RB966928, RB985476, RB855536 and RB975201 showed higher values during harvesting in both soil preparations. The cultivars RB975242, RB975201 and RB985476 showed higher stem diameter during initial development, however, at harvest the eight cultivars did not differentiate in no-tillage and, in reduced tillage, only RB985476 was superior to RB965902. Keywords: soil tillage, stalks height, number of tillers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Figueiredo, Priscila Gonzales, Sílvio José Bicudo, Marina Aparecida Moraes-Dallaqua, Fábio Yomei Tanamati, and Eduardo Barreto Aguiar. "Componentes de produção e morfologia de raízes de mandioca sob diferentes preparos do solo." Bragantia 73, no. 4 (October 21, 2014): 357–64. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4499.0150.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de avaliar o efeito de cultivo mínimo, plantio convencional e plantio direto sobre os componentes de produção e a morfologia das raízes tuberosas de mandioca da cultivar de mesa IAC 576-70, conduziu-se este experimento a campo em delineamento experimental de blocos ao acaso, com parcelas subdivididas com seis repetições. Os preparos do solo, cultivo mínimo, preparo convencional e plantio direto, foram consideradas as parcelas e as épocas de avaliação, em dias após o plantio, foram consideras as subparcelas. Neste experimento foram avaliados o número, comprimento, diâmetro, massas fresca e seca, teor de massa seca e as características morfológicas das raízes de mandioca em diferentes épocas de avaliação. A partir dos resultados dessas avaliações foi possível concluir que o preparo de solo influencia no diâmetro das raízes, nas massas fresca e seca no início das fases de repouso fisiológico e retomada do novo período vegetativo; que o preparo de solo não influencia a definição cronológica dos componentes de produção nem a morfologia de raízes de mandioca; e que os componentes da produção de raízes são definidos no tempo na seguinte ordem: número de raízes, comprimento, diâmetro, teor de massa seca, massas fresca e seca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Alves, M. C., and M. S. V. Cabeda. "Infiltração de água em um podzólico vermelho-escuro sob dois métodos de preparo, usando chuva simulada com duas intensidades." Revista Brasileira de Ciência do Solo 23, no. 4 (December 1999): 753–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06831999000400001.

Full text
Abstract:
Realizou-se no campo, num Podzólico Vermelho-Escuro, um experimento, para estudar a taxa de infiltração, tempos de empoçamento e início de escoamento superficial de água, sob preparo convencional e plantio direto, usando chuva simulada de intensidades médias constantes de 63,0 e 87,0 mm h-1. Foi usado um microssimulador de chuvas com bicos Veejet 80-100 e 80-150, sendo a área de observação para os testes de infiltração de 0,82 m². O modelo de Smith foi empregado para descrever o processo de infiltração. Foram usadas parcelas subdivididas com quatro repetições, cultivadas com aveia (Avena strigosa) e soja (Glycine max). Os tempos de empoçamento e de início de escoamento diminuíram com o aumento da intensidade de chuva. Considerando os tipos de preparos, os tempos foram menores no plantio direto. A infiltração acumulada e a taxa constante de infiltração foram maiores no plantio direto. Neste preparo, não houve diferença na taxa constante para as duas intensidades; para o preparo convencional, a taxa foi menor sob a chuva de maior intensidade. O parâmetro b do modelo teve pequena variação e a taxa constante de infiltração foi superestimada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Carvalho Filho, Alberto, José F. Centurion, Rouverson P. da Silva, Carlos E. A. Furlani, and Luís C. C. Carvalho. "Métodos de preparo do solo: alterações na rugosidade do solo." Engenharia Agrícola 27, no. 1 (April 2007): 229–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162007000100017.

Full text
Abstract:
Procurando relacionar os métodos de preparo de solo com alguns dos efeitos em um Latossolo Vermelho distrófico, foi conduzido, no município de Uberaba - MG, um trabalho utilizando-se do delineamento experimental em blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições, tendo como tratamentos os preparos de solo: escarificador, enxada rotativa, arado de aivecas, grade aradora e arado de discos. Foram avaliadas a área mobilizada do solo e a área de elevação, tendo-se como referência a superfície natural do solo antes da mobilização, o empolamento do solo, a espessura média da camada mobilizada, o índice de rugosidade e a modificação da rugosidade do solo para a comparação da rugosidade antes e após sua mobilização. O escarificador proporcionou menor empolamento e maior índice de rugosidade do solo, enquadrando-se como preparo conservacionista por desestruturar menos o solo, podendo colaborar com as menores perdas de solo por erosão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Kleyn, Aart W. "Prepace." Materials Science and Engineering: A 163, no. 2 (April 1993): ix. http://dx.doi.org/10.1016/0921-5093(93)90778-d.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Kleyn, A. "Prepace." Materials Science and Engineering 163, no. 2 (April 15, 1993): ix. http://dx.doi.org/10.1016/0025-5416(93)90001-m.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Tácio, Matheus Bellini, Maurício Leite de Oliveira, and Joaquim Gonçalves Machado Neto. "Segurança no trabalho de preparo de calda no tanque de 2.000l do turbopulverizador com formulações líquidas de agrotóxicos registradas para a cultura de goiaba." Revista Brasileira de Fruticultura 32, no. 3 (September 24, 2010): 726–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452010005000097.

Full text
Abstract:
Na atividade de preparo de caldas no tanque do turbopulverizador, há risco de intoxicação do trabalhador devido à exposição, à toxicidade e à concentração do ingrediente ativo tóxico na formulação. Objetivou-se quantificar as exposições dérmicas e respiratórias diárias às dez formulações líquidas de agrotóxicos registradas para a cultura da goiaba, na atividade de abastecimento de dez tanques de 2.000L do turbopulverizador, e a distribuição da exposição dérmica nas partes do corpo do trabalhador, avaliar a eficiência de dois conjuntos de vestimentas hidrorrepelentes, classificar as três condições de trabalho em seguras ou inseguras, e determinar as necessidades de controle das exposições e o número de preparos de caldas seguros. A exposição dérmica na atividade de preparo de caldas é de 13,35 mL de formulação/dia, e a respiratória, de 0, 000153 mL. Nesta atividade de preparo de caldas, as mãos do trabalhador são as partes do corpo mais expostas, com 70,6% da exposição dérmica. A eficiência do conjunto Agro Light, da empresa R&B, é de 92,8 % da exposição dérmica diária do preparador de caldas, e do Kit Tratorizado, da Azeredo, 94,2 %. As exposições dérmicas não controladas pelos conjuntos de proteção individual distribuem-se nas diversas partes do corpo do trabalhador. As atividades de preparo de caldas com as dez formulações líquidas de agrotóxicos registrados na cultura de goiaba são inseguras para o trabalhador. Com as vestimentas de proteção individual, apenas a atividade de preparo de caldas com o inseticida PROVADO (200 g de imidacloprido/L) é segura. Para as condições de trabalho inseguras, as necessidades de controle das exposições variam de 73,8 a 100% (sem proteção), de 26,9 a 99,7% (Agro Light) e de 9,4 a 99,6% (Kit tratorizado). O número de preparo de caldas seguro é de 0 tanques/dia sem proteção, de 0 a 5 ou 7 (Agro Light) ou a 7, 6 ou 9 (Kit Tratorizado).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Luiza Carvalho da Silva, Lívia, Douglas Ferreira da Silva, Fernanda Carvalho de Rezende Lins, and Raphaela Farias Rodrigues. "INFLUÊNCIA DA TÉCNICA DE PREPARO SOBRE O CONTORNO CERVICAL DOS LAMINADOS CERÂMICOS: RELATO DE CASO." Revista Ciência Plural 7, no. 2 (May 8, 2021): 287–98. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n2id22158.

Full text
Abstract:
Introdução: Devido à crescente demanda estética, a odontologia restauradora se renova na intenção de alcançar melhores resultados na harmonia do sorriso. Entretanto, a atenção deve voltar-se também aos tecidos periodontais, visto que há uma integração entre material restaurador e os tecidos. Objetivo: Descrever e discutir as etapas clínicas para a confecção de laminados cerâmicos, atentando-se a preparos minimamente invasivos, contorno cervical e fatores que podem intervir na longevidade do procedimento. Relato de caso: Paciente do sexo masculino, 28 anos de idade, compareceu a Associação Brasileira de Odontologia – ABO, seção de Alagoas, relatando insatisfação em relação ao tamanho dos seus dentes. Os arcos superior e inferior foram moldados para a obtenção dos modelos de estudo e enceramento diagnóstico. Ao início do tratamento foi orientado ao paciente clareamento dental pela técnica combinada. O preparo dos dentes foi guiado por uma matriz de silicone, sendo estes uniformes e conservadores, seguido de moldagem, fase laboratorial e cimentação final. Finalizado o caso foi realizado o ajuste oclusal solicitando ao paciente que realizasse movimentos de lateralidade e protrusão. Conclusões: A técnica do preparo influência na longevidade dos laminados cerâmicos, por relacioanar-se à adesão e a saúde periodontal. O preparo deve ser mínino e limitado ao esmalte dental sempre que possível, determinando assim um maior e melhor prognóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Castro, Luciana Gomes, Neroli Pedro Cogo, and Leandro Bocchi da Silva Volk. "Alterações na rugosidade superficial do solo pelo preparo e pela chuva e sua relação com a erosão hídrica." Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, no. 2 (April 2006): 339–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000200014.

Full text
Abstract:
Apesar de efêmera, a rugosidade superficial no solo induzida por métodos de seu preparo é requerimento importante nos sistemas de manejo de caráter conservacionista. Isto se deve ao fato de que ela aumenta a retenção e a infiltração superficiais de água no solo, reduz a velocidade e o volume do escoamento superficial e aprisiona os sedimentos da erosão, diminuindo os danos causados pela erosão hídrica. Considerando tais aspectos, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de avaliar as alterações ocorridas na rugosidade superficial do solo pelas ações do preparo e da chuva, na ausência e na presença de cobertura morta, em relação à erosão hídrica. O estudo foi realizado em campo, na EEA/UFRGS, em Eldorado do Sul (RS), em 1996 e 1997, aplicando-se chuva simulada sobre um Argissolo Vermelho distrófico típico, de textura franco-argilo-arenosa e declividade de 0,07 m m-1. Avaliaram-se os preparos de solo aração, aração e duas gradagens e sem preparo, na ausência e na presença de 60 % de cobertura por resíduo cultural, submetidos a quatro testes de chuva simulada. O primeiro teste foi constituído de uma chuva segmentada, composta de quatro porções, com durações de 20, 20, 30 e 30 min, espaçadas uma da outra de 30 a 40 min, aplicada logo após o preparo do solo. Os demais testes foram constituídos de chuvas contínuas, com duração de 90 min, aplicadas 1, 20 e 35 dias após a primeira chuva. Tais chuvas foram aplicadas com o aparelho simulador de chuva de braços rotativos, na intensidade constante de 64,0 mm h-1. A alteração na rugosidade superficial do solo causada pelo preparo foi maior do que a causada pela chuva. O maior decréscimo na rugosidade superficial do solo pela ação da chuva ocorreu já no primeiro evento, logo após o solo ter sido preparado, antes do início da enxurrada. A rugosidade superficial do solo impediu ou retardou a enxurrada nos tratamentos com solo mobilizado nos segmentos de chuva de curta duração, aplicados logo após o preparo, impedindo ou reduzindo as perdas de água e solo naquele período, independentemente da cobertura do solo. Nas chuvas contínuas subseqüentes, de longa duração, a rugosidade superficial do solo não influenciou a perda de água nos tratamentos com solo mobilizado na ausência de cobertura, sendo alta em todos eles, mas a influenciou na sua presença, diminuindo-a com o aumento da rugosidade. O tratamento sem preparo permaneceu com a perda de água elevada sempre em tais chuvas. Quanto à perda de solo, nas mesmas chuvas, o efeito da rugosidade na sua redução foi mais evidente na ausência de cobertura, tendo sido substancialmente ocultado na sua presença. A cobertura morta adicionada ao solo não preservou a elevada rugosidade superficial inicialmente criada pelos preparos no solo degradado utilizado no estudo. Mesmo assim, ao final do experimento, ainda restava mais da metade da capacidade teórica inicial de retenção de água e de sedimento nas microdepressões formadas pela rugosidade. Os dados obtidos foram consistentes com teorias e conceitos usados em estudos de mecânica de erosão hídrica do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Marion, Jefferson José de Carvalho, Edy Carlos de Alencar Soares, Daniel Rodrigo Herrera, Arthur Pimentel Barroso, Maíra Prado, and Alexandre Augusto Zaia. "Influência da técnica de preparo apical na desinfecção e modelagem dos canais radiculares: revisão de literatura." Dental Press Endodontics 9, no. 1 (March 22, 2019): 72–81. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2545.9.1.072-081.oar.

Full text
Abstract:
Introdução: um dos objetivos da terapia endodôntica é a redução dos fatores microbianos no interior dos canais radiculares, o que pode ser conseguido por meio do preparo químico-mecânico (PQM). O PQM tem como finalidade criar um ambiente propício à condição de reparo, por meio da limpeza e modelagem do sistema de canais radiculares (SCR), que associa a ação mecânica dos instrumentos ao uso de substâncias químicas auxiliares. Em relação ao limite apical desse preparo e ao diâmetro apical final da instrumentação, podemos observar que não há consenso entre os profissionais. Introdução: o objetivo do presente estudo foi avaliar, por meio de uma revisão de literatura, a eficiência de duas técnicas no preparo e desinfecção do terço apical do SCR: a técnica de ampliação foraminal e a técnica de batente apical com manutenção da patência foraminal. Métodos: foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed, Medline, BBO, Lilacs e SciELO, usando os seguintes termos: canal radicular, forame apical, endodontia, lima de patência, tamanho apical, lima apical final, preparo biomecânico, ampliação foraminal, comprimento de trabalho, anatomia dental, tratamento endodôntico, patência foraminal, preparo do canal radicular e batente apical. Cada um desses termos foi combinado utilizando os operadores booleanos E/OU. Após leitura dos resumos, 65 artigos foram selecionados e incluídos nessa revisão. Resultados: os resultados demonstraram que o alargamento do terço apical, seja com ou sem ampliação foraminal, parece favorecer o prognóstico do tratamento endodôntico, devido à redução do conteúdo infeccioso em toda a extensão do SCR. A manutenção da patência foraminal é um fator essencial para um PQM adequado quando a técnica de batente apical é realizada. Conclusão: conclui-se que preparos apicais mais amplos promovem resultados mais previsíveis, e que a ampliação foraminal possibilita o melhor debridamento e desinfeção do SCR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Bertol, I., J. C. Guadagnin, P. C. Cassol, A. J. Amaral, and F. T. Barbosa. "Perdas de fósforo e potássio por erosão hídrica em um inceptisol sob chuva natural." Revista Brasileira de Ciência do Solo 28, no. 3 (June 2004): 485–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832004000300010.

Full text
Abstract:
Sistemas inadequados de manejo do solo favorecem a erosão hídrica, perdas de nutrientes e poluição das águas superficiais, acelerando a degradação ambiental. As perdas de P e K por erosão hídrica foram avaliadas entre 1999 e 2001, em um Cambissolo Húmico alumínico léptico com 0,102 m m-1 de declividade, em Lages (SC), sob condições de chuva natural, em diferentes sistemas de manejo do solo. Os tratamentos de preparo do solo foram: semeadura direta em seis anos (SDI6), semeadura direta em nove anos (SDI9), escarificação + gradagem em nove anos (E + G9) e aração + duas gradagens em nove anos (A + 2G9), cada um com duas parcelas experimentais, sendo uma parcela submetida à rotação das culturas de feijão, ervilhaca, milho e aveia e a outra, à sucessão de soja, trigo, soja e trigo, além de um tratamento-testemunha, constituído por aração + duas gradagens sem cultivo, em nove anos (SSC9). O P e o K foram determinados tanto na água quanto nos sedimentos da enxurrada. As concentrações dos dois elementos foram maiores nos sedimentos do que na água da enxurrada. Tanto na água quanto nos sedimentos da enxurrada, os preparos de solo conservacionistas proporcionaram maiores concentrações de P e K do que os preparos de solo convencionais. As perdas totais de K foram maiores na água do que nos sedimentos da enxurrada, com exceção do manejo SSC9. Com relação às perdas de P, apenas nos manejos SDI6 e SDI9 elas foram maiores na água do que nos sedimentos. No caso da água da enxurrada, as perdas totais de P foram maiores nos manejos SDI6 e SDI9, enquanto as de K variaram com os preparos conservacionistas e convencionais, sem apresentarem tendência clara. No caso do sedimento da enxurrada, as perdas totais de K foram menores nos preparos conservacionistas, mas as de P foram menores apenas nos manejos SDI6 e SDI9.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Machado, Lucas Silveira, and Rodolfo Bruniera Anchieta. "Com preparo ou sem preparo nos laminados cerâmicos." Journal of Clinical Dentistry and Research 17, no. 1 (May 19, 2020): 45–57. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.17.1.044-057.hig.

Full text
Abstract:
CONTINUANDO COM O OBJETIVO DE ABORDAR os principais temas da Odontologia atual, baseando-se em evidências para a construção das opiniões, realizou-se uma abordagem nos artigos que discutem os conceitos de preparos para lentes e laminados cerâmicos. Cada vez mais, tem sido comum a divulgação da cimentação desses laminados associada à não realização de preparos dentários. Atualmente, esse princípio vem sendo aplicado de maneira generalizada para muitas situações clínicas, podendo comprometer o sucesso restaurador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Teixeira, Renata Dos Santos, Carlos Braga, Celso Afonso Klein-Jr, and Fabio Herrmann Coelho-de-Souza. "Análise comparativa da resistência à fratura de pré-molares com restaurações de resina composta direta e indireta." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 50, no. 2 (April 14, 2009): 22–25. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.9240.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência à fratura de dentes restaurados com resina composta de alta viscosidade (Filtek P60 – 3M/ESPE) e resina composta indireta (BelleGlass - sds/Kerr) em preparos MOD. Trinta e dois pré-molares superiores foram divididos em 4 grupos, sendo: grupo 1 - dentes hígidos; grupo 2 - dentes com preparos MOD restaurados com resina composta P60; grupo 3 - dentes restaurados com BelleGlass; e grupo 4 - dentes apenas preparados (MOD). Todos os corpos de prova foram submetidos ao teste de resistência à fratura em máquina de ensaio universal com velocidade de 0,5 mm/min. Os resultados foram analisados estatisticamente através dos testes ANOVA e Tukey, com um nível de significância de 1%, que mostraram diferenças significativas entre todos os grupos, sendo o grupo 1 (dentes hígidos) mais resistente à fratura do que o grupo 2 (P60), o qual foi mais resistente que o grupo 3 (BelleGlass), que por sua vez apresentou maior resistência do que o grupo 4 (apenas preparados). Concluiu-se que o preparo cavitário reduziu a resistência à fratura de forma significativa e que as restaurações adesivas restituíram parcialmente a resistência perdida, sendo a performance da resina composta P60 superior à Belleglass.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Borges, Monica Cristina Rezende Zuffo, Kenio Batista Nogueira, Cassiano Garcia Roque, and Gustavo Ribeiro Barzoto. "Atributos físicos do solo e produtividade da soja em diferentes sistemas de preparo após consórcio sorgo-brachiaria." Acta Iguazu 9, no. 1 (March 30, 2020): 1–10. http://dx.doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i1.16876.

Full text
Abstract:
O preparo do solo é uma prática que atua diretamente sobre a estrutura, modificando as variáveis a ela ligadas e sendo determinante na resistência a compactação do solo, influenciando a porosidade e densidade do solo e interferindo diretamente no desenvolvimento e produtividade das culturas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar atributos físicos do solo e a produtividade da soja implantada em sistema de semeadura direta, sistema de cultivo mínimo e sistema de semeadura convencional, após o consórcio de Sorgo-Brachiária e Sorgo solteiro. O experimento foi conduzido no ano de 2012 na área experimental do Campus de Chapadão do Sul da UFMS no município de Chapadão do Sul/ MS. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas foram constituídas pelos três sistemas de preparos (Sistema de Semeadura Convencional-SC, Sistema de Semeadura Direto-SSD e Sistema de Cultivo Mínimo-CM), e as subparcelas sistema de cultivo: (plantio consorciado de Sorgo+ Brachiária; plantio solteiro de Sorgo). Os sistemas de preparo e de cultivo não interferiram na produtividade de grãos de soja cultivada em sucessão. O consorcio sorgo + braquiária promovem uma melhora nas características físicas do solo na camada de 0,30-0,40 m.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Schäfer, M. J., J. M. Reichert, D. J. Reinert, and E. A. Cassol. "Erosão em entressulcos em diferentes preparos e estados de consolidação do solo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 25, no. 2 (June 2001): 431–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832001000200019.

Full text
Abstract:
O preparo torna o solo mais susceptível à desagregação pelo impacto das gotas da chuva e transporte pelo fluxo superficial laminar e salpicamento, mas, com o passar do tempo, o solo reconsolida-se, aumentando novamente sua resistência. Com o objetivo de estudar a erosão em entressulcos, em diferentes métodos de preparo do solo e consolidação, foi realizado, em 1997/98, um experimento em um Argissolo Vermelho-Amarelo distrófico arênico, que vinha há oito anos sob plantio direto. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com seis repetições. Os tratamentos testados foram: preparo convencional recente (CR), preparo convencional consolidado (CC, consolidação de dois meses), plantio direto com palha (PDC, 94% de cobertura) e plantio direto sem palha (PDS). O experimento foi realizado com chuva simulada, com intensidade constante de 65 mm h-1, durante 90 min. As parcelas usadas tiveram dimensões de 0,50 m por 0,75 m e declividade média de 8,5%. Foi determinado o fator de erodibilidade do solo em entressulcos (Ki), obtendo-se o valor de 1,77 x 10(6) kg s m-4. Quanto à perda de solo, os tratamentos com preparos convencionais (CR e CC) não foram diferentes entre si, nem os com plantio direto (PDS e PDC), mas houve diferença entre esses dois grupos, havendo uma redução de sete vezes com a não-mobilização do solo. O diâmetro médio geométrico dos agregados foi significativamente menor no PDS e PDC que no CR e CC. Portanto, as perdas de solo foram reduzidas e a agregação aumentada, em virtude da longa consolidação (oito anos) e efeitos associados. O PDC reduziu a taxa constante de perda de água em 31% em relação ao PDS devido à cobertura do solo. Assim, a consolidação e a cobertura do solo reduzem, de forma complementar, as perdas de solo e água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Hebling, Eduardo, and Élcio Ferreira Trentin. "Análise de custo de materiais utilizados em restaurações dentárias em resina composta." Revista de Odontologia da UNESP 42, no. 3 (June 2013): 144–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-25772013000300001.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: As resinas compostas são materiais usualmente utilizados em restaurações dentárias diretas de dentes posteriores. O custo dos materiais faz parte do cálculo do valor dos honorários odontológicos. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi determinar e analisar o valor total do custo dos materiais utilizados para a confecção de restaurações dentárias diretas de dentes posteriores em resina composta. MATERIAL E MÉTODO: O cálculo dos custos foi baseado no método de sistema de custeio variável. A lista dos materiais foi obtida por meio de consulta a uma banca de juízes e baseada nos padrões de excelência comprovados na literatura para atendimento em equipe. Os valores dos materiais foram obtidos de uma média dos valores consultados no mercado fornecedor. As repetições foram obtidas de preparos cavitários Classes I e II em dentes pré-molares e molares artificiais pré-fabricados. Os materiais foram quantificados para cada tipo de preparo. As resinas compostas utilizadas foram pesadas em balança de precisão após a sua inserção em cada tipo de preparo. Os dados foram avaliados por estatística descritiva e pelos testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. RESULTADO: O custo encontrado para restauração de Classe I foi de R$17,56 e, para a de Classe II, de R$17,73. Não houve diferença estatística no custo entre os tipos de preparo e de dentes, sendo a média total de R$17,65. CONCLUSÃO: Os valores encontrados podem ser utilizados no cálculo do valor final do procedimento restaurador, auxiliando na gestão de serviços odontológicos públicos ou privados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Vieira, Ana Carolina Moreira, José Newton Perin, and Deborah Penteado Martins Dias. "CATTLERUFFIANS PREPARATION FOR FALOPEXIA PARAMEDIAN VENTRAL." Nucleus Animalium 7, no. 1 (May 30, 2015): 137–44. http://dx.doi.org/10.3738/1982.2278.1356.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Araújo Neto, Sebastião Elviro de, Regina Lúcia Félix Ferreira, and Frederico Silva Thé Pontes. "Rentabilidade da produção orgânica de cultivares de alface com diferentes preparos do solo e ambiente de cultivo." Ciência Rural 39, no. 5 (April 10, 2008): 1362–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009005000071.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a rentabilidade econômica de três cultivares de alface cultivadas em casa-de-vegetação e campo, com diferentes técnicas de preparo do solo, em Rio Branco, Acre. Foram instalados experimentos em janeiro, junho e novembro de 2006. Adotou-se o delineamento em blocos casualizados, com parcelas subdivididas em faixas com quatro repetições. As faixas corresponderam ao cultivo protegido e em campo aberto. Em cada faixa, três cultivares de alface ('Simpson', 'Marisa' e 'Vera'), constituindo as subparcelas, foram sorteadas nas parcelas, representadas por quatro preparos de solo ("encanteiramento" com cobertura de palha de arroz, polietileno prateado e solo descoberto e plantio direto). O custo total médio (CTMe), no cultivo protegido, foi de R$0,50 maço-1, 26% menor que no campo. Obteve-se receita líquida de R$24.270,67ha-1 ciclo-1, em cultivo protegido, e R$14.124.92ha-1 ciclo-1, em campo. O plantio direto para alface promoveu o menor CTMe e a maior receita líquida em cultivo protegido (R$30.724,64ha-1 ciclo-1) e em campo (R$22.892,71ha-1 ciclo-1) e o maior índice de rentabilidade. Portanto, o plantio direto orgânico de alface no Acre, em ambiente protegido, preferencialmente, e, em campo aberto, proporciona melhor desempenho econômico que os demais tipos de preparo e cobertura do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Santos, Henrique Pereira dos, Gilberto Omar Tomm, Silvio Tulio Spera, and Alexandre Ávila. "Efeito de práticas culturais na conversão e no balanço energéticos." Bragantia 66, no. 2 (2007): 299–306. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052007000200014.

Full text
Abstract:
Desenvolveu-se de 1997 a 2003, em Passo Fundo (RS), um experimento constituído de quatro sistemas de manejo de solo (plantio direto, cultivo mínimo, preparo convencional de solo com arado de discos e preparo convencional de solo com arado de aivecas) e de três sistemas de rotação de culturas: sistema I (trigo/soja); sistema II (trigo/soja e ervilhaca/milho ou sorgo) e sistema III (trigo/soja, ervilhaca/milho ou sorgo e aveia branca/soja). O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e três repetições. A parcela principal foi constituída pelos sistemas de manejo de solo, e as subparcelas, pelos sistemas de rotação de culturas. Neste trabalho, apresentam-se a conversão energética (energia disponível/energia consumida) e o balanço energético (energia disponível - energia consumida) no período de 7 anos. No sistema plantio direto houve conversão e balanço energéticos (72,44 e 190.766 MJ ha-1) superiores ao cultivo mínimo (64,06 e 167.349 MJ ha-1), aos preparos convencionais de solo com arado de discos (54,35 e 134.982 MJ ha-1) e com arado de aivecas (52,02 e 128.159 MJ ha-1) respectivamente. O trigo em rotação de culturas foi mais eficiente energeticamente do que a monocultura desse cereal. Na cultura de milho foi observada maior eficiência energética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Schick, J., I. Bertol, A. A. Balbinot Júnior, and O. Batistela. "Erosão hídrica em cambissolo húmico alumínico submetido a diferentes sistemas de preparo e cultivo do solo: II. perdas de nutrientes e carbono orgânico." Revista Brasileira de Ciência do Solo 24, no. 2 (June 2000): 437–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832000000200020.

Full text
Abstract:
A erosão hídrica é uma das principais causas do empobrecimento dos solos, por causa do transporte de nutrientes. Os nutrientes são transportados pela erosão hídrica adsorvidos aos colóides do solo e, ou, solubilizados, podendo variar com o sistema de preparo do solo. Este trabalho foi desenvolvido no Campus do Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages (SC), no período de janeiro de 1993 a outubro de 1998, com o objetivo de quantificar as perdas por erosão de fósforo, potássio, cálcio, magnésio e carbono orgânico sob chuva natural, nos seguintes sistemas de preparo: (a) aração + duas gradagens, (b) escarificação + gradagem e (c) semeadura direta executados no sentido paralelo ao declive, com rotação e sucessão de culturas nos três sistemas. Na rotação, foi utilizada a seguinte seqüência de culturas: soja, aveia preta, feijão, ervilhaca comum, milho, ervilhaca comum, soja, trigo, feijão, nabo forrageiro, milho e aveia preta e, na sucessão, trigo e soja em todos os anos. Outro tratamento constou de (d) aração + duas gradagens + solo sem cultura, preparado no sentido paralelo ao declive. Utilizou-se um Cambissolo Húmico alumínico argiloso, com 0,102 m m-1 de declividade média. A concentração de fósforo, potássio, cálcio, magnésio e carbono orgânico no solo foi, em geral, maior nos preparos conservacionistas do que nos convencionais. No entanto, a perda total dos referidos elementos foi, em geral, pouco influenciada pelos sistemas de preparo do solo, relacionando-se fracamente com as perdas de solo e água. As concentrações desses nutrientes no sedimento da erosão correlacionaram-se positivamente com as suas concentrações na camada de 0-0,025 m de profundidade do solo, apresentando uma taxa de enriquecimento próximo a um.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Aranha, Valéria Meireles dos Santos, Laís Regiane Da Silva Concílio, Ana Christina Claro Neves, Daphne Câmara Barcellos, and Sigmar De Mello Rode. "Comparação da variação da temperatura produzida por dois tipos de instrumentos cortantes rotatórios diamantados no preparo cavitário." Brazilian Dental Science 14, no. 3/4 (August 8, 2012): 38. http://dx.doi.org/10.14295/bds.2011.v14i3/4.753.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 6.0pt; text-align: justify; line-height: 200%;">&nbsp;</p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 6pt; line-height: 200%;"><span style="font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;;">Objetivo: O objetivo desse estudo foi comparar as varia&ccedil;&otilde;es de temperatura no interior da c&acirc;mara pulpar provocadas por dois tipos de instrumento cortante rotat&oacute;rio (ICR), a ponta diamantada padr&atilde;o e Turbo, que promete redu&ccedil;&atilde;o na transmiss&atilde;o de calor. </span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 6pt; line-height: 200%;"><span style="font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;;">M&eacute;todo: Foram realizados preparos para coroa total na face vestibular de vinte molares humanos extra&iacute;dos. Os dentes foram divididos em 2 grupos (n-10): Grupo 1 - ponta diamantada padr&atilde;o n&ordm; 4219; Grupo 2 - ponta diamantada Turbo n&ordm; 4219T. Para cada preparo foi utilizado um novo ICR e a profundidade do preparo foi de 1,4mm. &nbsp;A espessura de dentina foi padronizada de 2,81 mm. Para leitura das temperaturas foi introduzido um dispositivo termopar na c&acirc;mara pulpar. Os foram transferidos para o software IR-graph e submetidos ao teste Mann-Whitney (p&lt;0,05). Resultados: os valores de varia&ccedil;&atilde;o de temperatura (Celsius): Grupo 1 - 0,73 &ordm;C; Grupo 2 - 0,4 &ordm;C. Os preparos cavit&aacute;rios realizados com os dois tipos de ICRs geraram altera&ccedil;&otilde;es de temperatura semelhantes (p&gt;0.05). </span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 6pt; line-height: 200%;"><span style="font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;;">Conclus&atilde;o: Os ICRs padr&atilde;o e Turbo apresentaram mesmo comportamento quanto &agrave; capacidade de gerar calor.</span></p> <span style="font-size: 12.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Times New Roman&quot;; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA;">Descritores: Pontas diamantadas; preparo cavit&aacute;rio; aquecimento; temperatura.</span><p>&nbsp;</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography