Academic literature on the topic 'Pressupostos e subentendido'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Pressupostos e subentendido.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Pressupostos e subentendido"

1

Silva, Michel Pratini Bernardo da, and Pedro Farias Francelino. "GESTUALIDADE EM PERSPECTIVA DIALÓGICA:." PERcursos Linguísticos 10, no. 25 (October 31, 2020): 20–33. http://dx.doi.org/10.47456/pl.v10i25.30692.

Full text
Abstract:
RESUMO: O presente artigo objetivou refletir acerca dos principais apontamentos teóricos sobre gestualidade desenvolvidos por Volóchinov em dois de seus textos da primeira metade do século XX: A palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica (1926) e A construção do enunciado (1930). Como aporte teórico, utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos do Círculo de Bakhtin, especialmente as considerações de Valentin Volóchinov. Utilizamos a metodologia da pesquisa bibliográfica, uma vez que nos apoiamos nos referidos ensaios já publicados para sistematizar ideias teóricas e desenvolver reflexões acerca da temática da gestualidade. Salientamos que, no decurso das nossas reflexões, fizemos uso de algumas charges que nos auxiliaram no processo de construção da nossa argumentação. Os resultados revelaram que, ao construir os ensaios, Volóchinov aborda, mesmo que brevemente, questões sobre a gestualidade. Em A palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica, verificamos que a gestualidade está diretamente ligada à noção de extraverbal, bem como ao caráter compartilhado e subentendido das avaliações de um dado grupo social e à personificação do terceiro participante. Já em A construção do enunciado, observamos que a gestualidade se relaciona à noção de réplica (resposta) e à ideia de orientação social do enunciado. PALAVRAS-CHAVE: Gestualidade. Volóchinov. Ensaios de 1926 e 1930. Enunciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Garcia Blasque, Roberta Maria, and Esther Gomes de Oliveira. "As Mensagens Implícitas do Texto e o Delineamento Conceitual do Contrassentido." Signum: Estudos da Linguagem 23, no. 2 (March 18, 2021): 114. http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n2p114.

Full text
Abstract:
Neste estudo, cuja fundamentação teórica é a Semântica Argumentativa,pesquisamos os conteúdos implícitos propostos por Oswald Ducrot, os pressupostos e os subentendidos, pois os sentidos e os contrassentidos configuram-se nos ditos e não ditos dos enunciados. Discutimos os conceitos e a atuação dos pressupostos e dos subentendidos, mencionando autores que, também, fundamentam-se nas contribuições de Ducrot. Consideramos a pressuposição um mecanismo inscrito na própria língua, e os movimentos implícitos decorrentes agem, consequentemente, como fortes elementos argumentativos. Esse estudo intermediou um contato com as mensagens implícitas do texto, contribuindo para a ancoragem do contrassentido à Semântica Argumentativa e, consequentemente, seu delineamento conceitual, como um conteúdo não linear à extensão do texto, cujo exame demonstra, de modo velado, uma ideia diferente do sentido anteriormente atrelado ao enunciado. Ilustramos os movimentos dos sentidos e dos contrassentidos por meio de peças publicitárias que divulgam cosméticos rejuvenescedores, a fim de mostrar posturas diferentes – ocultar a idade (propaganda) e aceitar a idade (Gerontologia) – que proporcionam uma base sólida ao surgimento do contrassentido como fenômeno semântico. Constatamos a complementaridade entre sentidos e contrassentidos, os quais funcionam como estratégia argumentativa implícita e transmitem efeitos de sentido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bragato, Fernanda Frizzo, and Virginia Colares. "Indícios de descolonialidade na Análise Crítica do Discurso na ADPF 186/DF." Revista Direito GV 13, no. 3 (December 2017): 949–80. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6172201737.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo analisa o discurso de fundamentação, na ADPF 186/DF, acerca dos direitos das minorias negras. A Análise Crítica do Discurso Jurídico (ACDJ), com ênfase nos efeitos ideológicos e políticos do discurso, revela, no corpus desta análise, indícios das matrizes teóricas pós-colonial e descolonial dos direitos humanos. Assim, como resultado, desaloja-se aquilo que se oculta ideologicamente no plano do posto, do pressuposto, do implícito ou do subentendido nessa decisão do STF. A partir daí, construímos um roteiro de indicadores, no discurso, do giro descolonial, com os seguintes conceitos-chave, a saber: alteridade, exterioridade, interculturalidade, pluriversalidade e empoderamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Welton Pereira e., and Lúcia Helena Martins Gouvêa. "Argumentação por implícitos como estratégia de patemização." Gragoatá 24, no. 50 (January 27, 2020): 853–72. http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34169.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem o objetivo de demonstrar como, através de implícitos, o sujeito argumentante pode levar o sujeito interpretante a experimentar determinadas emoções. Para isso, analisamos uma crônica jornalística escrita por Luiz Garcia à luz dos postulados teóricos e metodológicos da Teoria Semiolinguística do Discurso, proposta por Patrick Charaudeau, bem como da Teoria da Argumentação na Língua, de Ducrot e Anscombre. Notamos que diversos conteúdos pressupostos e subentendidos, ou seja, implícitos, apresentados pelo sujeito enunciador da crônica, são passíveis de produzir determinados efeitos patêmicos no sujeito interpretante, a depender de seus valores e crenças. No projeto argumentativo do texto, a patemização contribui para a captação do interlocutor, possivelmente, levando-o a aceitar a tese defendida pelo enunciador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gomes, Mayra Rodrigues, and Ivan Paganotti. "Censura além da classificação: a recepção brasileira de A Serbian film." Significação: Revista de Cultura Audiovisual 39, no. 38 (December 23, 2012): 278. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71198.

Full text
Abstract:
<span>Este artigo relaciona-se a uma extensa pesquisa sobre censura, apoiada pela Fapesp, baseada em processos de censura, partindo da investigação de termos censurados, suas categorias, pressupostos e subentendidos, além da investigação da opinião pública sobre as intervenções dos censores, assim como as manifestações jornalísticas sobre essas questões. Neste artigo, apresentamos resultados parciais de nossas pesquisas atuais sobre as formações discursivas que inspiraram o Manual da nova classificação indicativa, um conjunto de regras que guia a classificação de produções artísticas e culturais como filmes, programas televisivos etc. Este artigo avalia a classificação de A Serbian film, um recente e polêmico processo no cenário brasileiro devido à recusa do Ministério da Justiça em proibir a exibição do filme.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gomes, Mayra Rodrigues. "A crítica e o ombudsman: algumas interrogações sobre enunciação e discurso." Estudos em Jornalismo e Mídia 16, no. 1 (July 9, 2019): 57–65. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n1p57.

Full text
Abstract:
Diante das inúmeras realizações de crítica de mídia, pretendemos examinar, aqui, a modalidade de crítica que se realiza nas intervenções de um ombudsman. Supomos, de um ponto de vista de análise do discurso, que tal intervenção fala sobre os modos de ser da prática jornalística em relação ao campo como um todo e em relação à política editorial do veículo. Ao mesmo tempo, supomos que as manifestações de um ombudsman também falam, ainda que como pressuposto, subentendido ou alusão, dos discursos que circulam em uma cultura. Para captar posicionamentos, exercícios de crítica e discursos, adotamos a observação das colunas de Paula Cesarino Costa, ombudsman da Folha de S. Paulo, jornal pioneiro ao inaugurar a função em 1989. Nosso foco será suas observações na semana anterior, concomitante e posterior à greve dos caminhoneiros, em maio de 2018, fato escolhido em virtude de seu alcance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Soares, Thiago Barbosa, and Damião Francisco Boucher. "A estética do sucesso vocal: discursos engendrados na construção de vozes de sucesso midiático." Anuário de Literatura 25, no. 2 (October 6, 2020): 101–18. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7917.2020v25n2p101.

Full text
Abstract:
Este estudo visa analisar como é produzido um tipo de estética vocal, a partir de uma performatividade acerca de dizeres sobre vozes de sucesso. Acreditamos que, por conta dos discursos veiculados sobre a materialização da voz que (re)produz sujeitos e sentidos do sucesso, exista também uma discursivização complexa da estética da recepção do sucesso. Para a observação de tanto, empregaremos o aparato teórico metodológico da Análise do Discurso francesa, especialmente norteado pela noção de pré-construído, de pressuposto e subentendido, de intra e interdiscurso, bem como de deslizamentos (efeitos) metafóricos. Assim, investigaremos os funcionamentos discursivos midiáticos que tornam possível afirmar que a recepção da voz, em boa medida, engendra uma estética vocal de sucesso e, consequentemente, dá suporte à manutenção dessa determinada escuta. Em específico, analisaremos matérias da revista Rolling Stone, “Quando Michael se Tornou Michael” (SHEFFIELD, 2010), “Amy Winehouse 1983-2011” (ELISCU, 2011), e “Voz Imortal” (CAVALCANTI, 2015), publicadas nos anos de 2010, 2011 e 2015 respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Manoel Antônio dos, and Elisabeth Meloni Vieira. "Aconselhamento em contracepção: grupo de capacitação de profissionais médicos do Programa de Saúde da Família." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 12, no. 26 (September 2008): 589–601. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832008000300011.

Full text
Abstract:
Analisam-se as potencialidades de uma intervenção em grupo com o propósito de capacitar médicos residentes do Programa de Saúde da Família (PSF) para aconselhamento em contracepção. Ancorados no pressuposto da incorporação da sexualidade nessa área, os autores trabalharam com estratégias que se destinam a sensibilizar os profissionais para ouvir as questões sexuais que estão subentendidas na orientação para a contracepção. Foi utilizada metodologia qualitativa. O corpus foi construído com base na técnica de observação participante e consistiu em relatos provenientes da transcrição das notas do diário de campo da coordenadora do grupo. Observou-se que a possibilidade de compartilhar saber, numa relação de horizontalidade, favoreceu a revisão de crenças e valores que sustentam a prática médica, ajudando profissionais a transcenderem uma visão tecnicista da orientação em contracepção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Noronha, Olinda Maria. "Contribuição para a história e a historiografia da educação brasileira: os manuais escolares das bibliotecas públicas municipais de Campinas – SP (1889-1970)." Revista HISTEDBR On-line 10, no. 39 (August 18, 2012): 42. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639717.

Full text
Abstract:
O presente estudo é resultado de uma pesquisa financiada pela FAPESP que teve como o objetivo realizar um inventário dos manuais escolares existentes nas bibliotecas públicas municipais da cidade de Campinas/SP. Insere-se na Linha de Pesquisa do Histedbr que trata do “Levantamento e Catalogação de novas fontes sobre a História da Educação Brasileira”. A pesquisa tem como referência metodológica o pressuposto de que as fontes documentais expressam idéias, que por sua vez, são manifestações das relações materiais de existência e do modo como estas relações são constituídas e organizadas historicamente. Fica subentendido, portanto, que estas expressões humanas (manuais e livros didáticos) são formas concretas de organização do trabalho escolar em uma determinada época, sendo, portanto, históricas. Desta forma só podem ser captadas em referência à forma social e histórica que determinou o seu surgimento como decorrência de necessidades específicas dos homens naquele momento histórico. A partir do pressuposto de que os manuais escolares se constituem como expressãode praticas hegemônicas fundamentando as formas estruturação do mundo e de ordenação da cultura determinados historicamente, indica-se alguns enunciados orientadores deste pressuposto: a) os manuais escolares não surgem apenas porque a população escolar aumentou tornando-se necessário um instrumento que facilite o ensino, ao condensar os conhecimentos; b) a escolarização planejada em torno de textos formalizados e institucionalizados, com manuais de ensino, professores e instalações especificas, surge no contexto da escola moderna, em que o trabalho didático se organiza e passa a ser centralizado no instrumento de trabalho. A periodização da pesquisa inscreve-se no marco temporal de 1889 a 1970 (período que marca o inicio e o fim da escola primária no Brasil. As fontes utilizadas fazem parte das “Coleções Especiais” da Biblioteca Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink” de Campinas-SP. Os resultados esperados estão relacionados aos seguintes elementos: a) servir de base de informações e conhecimento sobre a educação brasileira visando subsidiar o desenvolvimento de novos estudos e pesquisas; b) converter os dados da pesquisas em um acervo Digital sobre os Manuais Escolares no interior do Projeto de criação do Arquivo Digital de História da Educação Brasileira no Projeto do Histedbr “Navegando pela História da Educação Brasileira”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Macedo, Patrícia Sousa Almeida de, and Mônica Magalhães Cavalcante. "Estratégias de textualização na polêmica sobre culturas agrícolas no Brasil." Entrepalavras 9, no. 1 (April 30, 2019): 303. http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-11390.

Full text
Abstract:
Neste artigo, analisamos algumas formas de textualização da modalidade polêmica no debate, cada vez mais intenso no Brasil, a respeito de dois modelos agrícolas divergentes: o da agroecologia e o do agronegócio. A modalidade polêmica é uma das modalidades argumentativas apontadas por Ruth Amossy em seus escritos sobre a argumentação no discurso. As categorias de análise que a autora elege para o estudo da argumentatividade no discurso são, em sua maioria, de ordem linguística (termos lexicais, construções sintáticas, conectores etc.) e pragmática (implícitos, pressupostos e subentendidos). Nosso intuito é propor, neste trabalho, que a análise da argumentação no discurso também utilize categorias de ordem textual para o estudo da argumentatividade e, mais especificamente, da modalidade polêmica. Assim, apresentamos o gênero do discurso e a intertextualidade como critérios textuais possíveis de serem mobilizados para a análise da argumentatividade em interações que participam do debate polêmico contemporâneo em torno das duas culturas agrícolas supramencionadas. Do ponto de vista metodológico, optamos por analisar um texto, pertencente ao gênero charge, que faz parte da polêmica em tela. Nossa análise nos leva a: i) corroborar a tese de que a opção por um dado gênero consiste em uma estratégia de persuasão e ii) confirmar a hipótese de que é possível um texto desprovido de visada argumentativa participar ativamente de uma polêmica, desde que seja visto pelo prisma das relações intertextuais às quais ele alude. Além desses, outros critérios de textualização podem ser mobilizados para uma análise da argumentatividade polêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Pressupostos e subentendido"

1

Ferreira, Tânia Regina Exposito. "O processo discursivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de entrevistas a alguns jornalistas." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2008. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2239.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:46:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tania Regina Exposito Ferreira.pdf: 689773 bytes, checksum: 2eb058002c5e281a1e1b95c2c4f1bf62 (MD5) Previous issue date: 2008-02-11
Fundo Mackenzie de Pesquisa
Which is the Luiz Inácio Lula da Silva s secret? Poor man, migrant northeastern, born in Garanhuns, arrived the São Paulo and, as the majority of the migrant of this region, he had to fight for the survival, being successful each stage until obtaining the highest post in the national hierarchy, of president of the Republic of Brazil. His trajectory intrigues much people. His speaches always had dragged multitudes that believed and believe his speach. He was metallurgist, after that leader syndical pronouncing its speeches in the doors of the plants, was chosen president of the Party of the Workers, elect representative for the people and it the position highest of this country. It intends this research, supported in the analysis of the discursive process and in the literal production, to point the contradictions at two different moments of the speeches of Squid. It has as analysis object two interviews given for it, the first one when Squid, while leader syndicalist, is interviewed by Milton Neves regarding impeachment of then president Fernando Collor de Mello; second, when Squid, already in the presidency, is interviewed in the National Periodical of the Globe in face of the irregularities, committed in its government, that could induce to a probable order of impeachment to its mandate. Under the perspective of the Analysis of Speech of French line, the lexicon, the distinct conditions of production of the speech, formations ideological and discursive and estimated and implied or said and not-said, that they will allow to perceive the two different enunciators, disclosing two discursives processes will be examined, discoursing on the same subject. For in such a way they will serve of support the studies of: Brandão (2004), Orlandi (2005) and Osakabe (1979), these that will guide the search of other bibliographical references.
Qual seria o segredo de Luiz Inácio Lula da Silva? Homem pobre, migrante nordestino, nascido em Garanhuns, chegou a São Paulo e, como a maioria dos migrantes desta região, teve que lutar pela sobrevivência, vencendo cada etapa até conseguir o mais alto posto na hierarquia nacional, o de presidente da República do Brasil. Sua trajetória intriga muita gente. Seus discursos sempre arrastaram multidões que acreditavam e acreditam na sua fala . Foi metalúrgico e, posteriormente, líder sindical, proferindo seus discursos nas portas das fábricas, foi escolhido presidente do Partido dos Trabalhadores, eleito deputado Federal pelo povo e alçou-se ao cargo mais alto deste país. Pretende esta pesquisa, apoiada na análise do processo discursivo e na produção textual, analisar o processo discursivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de entrevistas a alguns jornalistas. Tem como objeto de análise duas entrevistas dadas por ele, na primeira, Lula, líder sindicalista, é entrevistado por Milton Neves a respeito do impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello; na segunda, já na presidência, Lula é entrevistado pelo Jornal Nacional da Rede Globo em face das irregularidades cometidas no seu governo, que poderiam induzir a um provável pedido de impeachment ao seu mandato. Sob a perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, serão identificadas as condições de produção do discurso, as formações ideológica e discursiva e os pressupostos e subentendidos, ou o dito e o não-dito, que permitirão perceber dois diferentes enunciadores, revelando dois processos discursivos distintos, discorrendo sobre o mesmo assunto. Para tanto, servirão de apoio os estudos de: Brandão (2004), Orlandi (2005) e Osakabe (1979), que nortearão a busca de outras referências bibliográficas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Anaiza Rodrigues da. "Festivais da canção: uma proposta de leitura." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14245.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T19:33:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Anaiza Rodrigues da Silva.pdf: 2512988 bytes, checksum: 8c2b4f80d8950d43eec8c8a9ebd0f179 (MD5) Previous issue date: 2012-10-19
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The song festivals held in Brazil between 1965 and 1985, became a historical, cultural and political landmark of our country, considered today as one of the most creative moments of our popular music. They revealed great MPB talents and brought to light beautiful compositions that boldly defied the rules imposed by the military government. During the military dictatorship, censorship acted strongly against all forms of communication and cultural expression, especially music. Artists were imprisoned, tortured, exiled. Compositions were banned or had their lyrics changed so they could go public. Despite censorship and repressive means used by the military government, many composers do not shut up and continued to convey, through music, their message of protest. To be able to say what they wanted, but could not, these composers have relied on language resources that deserve to be studied. Through implicit contents these songs could pass the scrutiny of censorship and, while carrying the message to the public, who learned to read between the lines. We seek with this research demonstrate which language resources which enabled the implicit assumptions and implied and specifically how they are identifiable in the text. We found that to understand the implied collaborate factors beyond the structural aspect of language. In this sense, besides the marks highlighted in the text, contribute the context of enunciation, the intertext, the encyclopedic knowledge, the reader's expectations. We conclude that the implicit feature was much explored by composers since the creation of meaning to content implicit is the responsibility of the reader, allowing the enunciator deny responsibility for what was said
Os festivais da canção, realizados no Brasil entre 1965 e 1985, tornaram-se um marco histórico, cultural e político de nosso país, considerado até hoje como um dos momentos mais criativos da nossa música popular. Revelaram grandes talentos da MPB e trouxeram à luz belíssimas composições que desafiaram corajosamente as regras impostas pelo governo militar.Durante a ditadura militar, a censura agiu fortemente contra todos os meios de comunicação e de expressão cultural, especialmente a música. Artistas foram presos, torturados, exilados. Composições foram proibidas ou tiveram suas letras modificadas para que pudessem ir a público.Apesar da censura e dos meios repressores utilizados pelo governo militar, muitos compositores não se calaram e continuaram a transmitir, por meio da música, sua mensagem de protesto.Para poder dizer o que queriam, mas não podiam, esses compositores valeram-se de recursos linguísticos que merecem ser estudados. Por meio de conteúdos implícitos puderam passar pelo crivo da censura e, ao mesmo tempo, levar a mensagem ao público, que aprendeu a ler nas entrelinhas.Procuramos com esta pesquisa demonstrar quais os recursos linguísticos que permitiram criar os implícitos, especificamente pressupostos e subentendidos, como são identificáveis no texto e seu reflexo na criação de sentido. Verificamos que para a compreensão do subentendido colaboram fatores que vão além do aspecto estrutural da língua. Nesse sentido, além das marcas evidenciadas no texto, contribuem o contexto de enunciação, o intertexto, o conhecimento enciclopédico, as expectativas do leitor. Concluímos que o implícito foi recurso muito explorado pelos compositores, já que a criação de significado para esse conteúdo é de responsabilidade do leitor, permitindo ao enunciador negar a responsabilidade sobre o que foi dito
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Matos, Jussara dos Santos. "O estudo dos implícitos na construção de pontos de vista : estratégias para a participação social de estudantes de 9º ano do ensino fundamental." Pós-Graduação Profissional em Letras, 2018. http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10318.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This research aims to promote the construction of points of view (POV) among students of the 9th year of elementary school, enrolled in the ESWF School, located in the city of Estância - Sergipe, when they position themselves on themes related to social events. Because it is considered a category that is at the center of dialogism (RABATEL, 2005), the POV shows a cross-perspective, so it can be elaborated on the basis of different linguistic resources, among which are the strategies of constructing implicit and the direction of argumentative operators, which are linked to communicative purposes. Understanding as a linguistic and enunciative concept, the POV allows the expression of a subject's subjectivity through articulated positions in texts, which requires attention to the discursive and lexical choices, for the sentence structure, for the use of linguistic- arguments for the composition of paragraphs as well as for the mechanisms for progression of ideas that contribute to coherence. The intention to collaborate with the practices of other teachers directed the choice for the elaboration of a Pedagogical Notebook in which the sequence of activities directed to the production of POV by students of basic education will be found. This research is exploratory, since it brings together the teaching productions, made based on the theoretical basis and the needs of the classroom, whose results were obtained by the students after the analysis of the productions made in class. The set of pedagogical actions provided the students with writing practices whose productions allowed to observe that students have an ability to establish relationships between texts and social contexts, as well as to understand and use the linguistic elements that collaborate with the organization of a discursive positioning. We conclude, then, that student participation in language practices associated with social problems can be a satisfactory textual production strategy to the development of well elaborated points of view. In addition, we note that the teacher needs to assume the role of collaborator in this process through the articulation of activities and mediator at the moment of the exchange of views points.
Esta pesquisa tem por objetivo promover a construção de pontos de vista (PDV) entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental, matriculados no colégio CESWF, localizado no município de Estância – Sergipe, quando se posicionam a partir de temas relacionados a acontecimentos sociais. Por ser considerada uma categoria que se situa no centro do dialogismo (RABATEL, 2005), o PDV evidencia o cruzamento de perspectivas, por isso pode ser elaborado com base em diferentes recursos, entre os quais se encontram as estratégias de construção de implícitos e o direcionamento de operadores argumentativos, que estão ligados a propósitos comunicativos. Compreendido como um conceito linguístico e enunciativo, o PDV possibilita a expressão da subjetividade de um sujeito por meio de posicionamentos articulados em textos, o que requer atentar para as escolhas discursivas e lexicais, para a estruturação de sentenças, para o uso de articuladores linguístico-argumentativos, para a composição de parágrafos, bem como para os mecanismos de progressão de ideias que colaboram com a coerência. A intenção de colaborar com as práticas de outros professores direcionou a escolha para a elaboração de um Caderno Pedagógico no qual será encontrada a sequência de atividades voltadas à produção de PDV por estudantes de educação básica. Esta pesquisa configura-se como exploratória, uma vez que reúne as produções docentes, confeccionadas com base na fundamentação teórica e nas necessidades de sala de aula, cujos resultados foram obtidos pelos estudantes após a análise das produções realizadas em classe. O conjunto de ações pedagógicas proporcionou aos discentes práticas de escrita cujas produções permitiram observar que os estudantes têm facilidade para estabelecer relações entre os textos e os contextos sociais, bem como para compreender e utilizar os elementos linguísticos que colaboram com a organização de um posicionamento discursivo. Concluímos, então, que a participação discente em práticas de linguagem, associadas a problemas sociais, pode ser uma estratégia de produção textual satisfatória ao desenvolvimento de pontos de vista bem elaborados. Além disso, notamos que o professor precisa assumir o papel de colaborador nesse processo por meio da articulação das atividades e de mediador no momento das trocas de pontos de vista.
São Cristóvão, SE
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mermelstein, Sheila. "O processo discursivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2006. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2290.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:46:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sheila Mermelstein.pdf: 642555 bytes, checksum: 4a1a9fba5460a13082d03e0ff5ac7447 (MD5) Previous issue date: 2006-03-15
The president Luiz Inácio Lula da Silva always generated interest in the social stand point. Born in Garanhuns, he came to São Paulo in a pau-de-arara (truck used to transport workers in very precarious conditions) and reached the highest point at the national hierarchy: the President of the Republic of Brazil. His speeches have always drawn multitudes of people: first, as a union leader at the doors of industries, then as president of the Workers Party (Partido dos Trabalhadores) and, finally, as the President of the Republic. With that in mind, this essay intends to evaluate the contents of two of Lula s speeches. The first one made soon after the victory on the second round of the electoral poles for the presidency and the second at the day he took over as the president of Brazil. Two different contents, tow different speech processes, two different moments seen under the light of the French Method for Speech Analysis, which focuses on the examination of the deixis, the development of the speech formation and the presuppose.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre provocou interesse do ponto de vista social por ser um migrante nordestino, nascido em Garanhuns, morador de São Paulo e por ter conseguido ocupar mais alto cargo nos graus da hierarquia nacional, o de presidente da República. Seus discursos sempre mobilizaram multidões. Inicialmente, como líder sindical em portas de fábrica; depois, como presidente do Partido dos Trabalhadores e, por último, como presidente da República. Tomando isso como base, este trabalho, filiado à Linha de Pesquisa O processo discursivo e a produção textual, visa a analisar o conteúdo de dois discursos de Lula, sob a perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, objetivando examinar o léxico, as formações discursivas e ideológicas e os pressupostos e subentendidos. As análises do primeiro discurso, proferido logo após a vitória no segundo turno da eleição presidencial, e do segundo discurso, pronunciado no primeiro dia de posse como presidente do Brasil, revelam dois processos discursivos diferentes construídos por dois enunciadores diferentes em momentos diferentes produtores de conteúdos diversos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Pressupostos e subentendido"

1

Gomes, Mayra Rodrigues. Palavras proibidas: Pressupostos e subentendidos da censura teatral. São José do Rio Preto: BLUECOM, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Mayra Rodrigues. Palavras proibidas: Pressupostos e subentendidos da censura teatral. São José do Rio Preto: BLUECOM, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography