Academic literature on the topic 'Primatas - Padrão de atividade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Primatas - Padrão de atividade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Primatas - Padrão de atividade"

1

Rodrigues, Tarcisio Coelho, Ilmara Simony Freitas Santana, Lucas Queiroz Lemos, Magnólia Silveira Silva, Isabela Sousa Prado, Cássia Oliveira Rêgo, Marjorie Santana Soares, et al. "Adaptação das técnicas parasitológicas de identificação para quantificação de parasitos gastrintestinais em primatas." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 26, 2021): e462101220706. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20706.

Full text
Abstract:
Estudos de parasitos gastrintestinais em primatas mantidos em cativeiro são ferramentas importantes para o manejo da população de macacos, pois contribuem para a avaliação de sua saúde, além de permitir avaliar a eficiência das rotinas de manejo. Técnicas que podem identificar e quantificar parasitas podem ajudar na avaliação parasitológica. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar técnicas de identificação e quantificação de endoparasitas gastrintestinais em primatas, medir o grau de infecção parasitária das amostras e sugerir adaptações metodológicas nas técnicas de identificação, possibilitando sua utilização também na quantificação de ovos por grama de fezes. A partir de amostras fecais de 39 primatas alocados no Centro de Triagem de Animais Silvestres na cidade de Vitória da Conquista, foram avaliadas três técnicas de identificação - exame direto, sedimentação espontânea e técnica de Willis, usando como padrão ouro a técnica de quantificação por McMaster. Três parasitas - Ancylostoma sp., Enterobius sp. e Strongyloides sp. - foram identificados. A técnica de identificação mais eficiente foi o exame direto, seguido da sedimentação espontânea e da técnica de Willis. Foram feitas adaptações nas técnicas de identificação utilizadas - exame direto e sedimentação espontânea - visando uma melhor avaliação do grau de infecção apresentado por esses primatas. A técnica de McMaster apresenta limitação na quantificação dos parasitas em infecções mais brandas, ao passo que foi possível quantificá-los utilizando-se as técnicas Direta e Sedimentação adaptadas, indicando a possibilidade da utilização dessas técnicas de identificação (qualitativas) para a quantificação de parasitas em fezes de primatas não humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva Júnior, Raimundo Florêncio da, Sabrina Silva Zacaron, and Hilderline Câmara de Oliveira. "PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)." Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RIBSP) 4, no. 9 (July 4, 2021): 127–42. http://dx.doi.org/10.36776/ribsp.v4i9.142.

Full text
Abstract:
Este artigo o tem por objetivo refletir sobre a importância da normatização do procedimento operacional padrão (POP), na atividade operacional da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte/RN, baseado nas experiências e atividades realizadas pelos aplicadores da lei na atividade operacional. A pesquisa é de cunho exploratório, de campo com uso de questionário e com abordagem quantitativa. É de fundamental importância a normatização no âmbito institucional, a qual proporcionará inúmeras vantagens, para a minimização de possíveis erros profissionais, tanto para respaldar legalmente as ações durante suas atividades operacionais, afastando a insegurança jurídica que permeia a nossa atividade fim, como para criar, através de treinamentos constantes uma conduta com padrões aceitáveis de eficiência, eficácia e efetividade, baseada nas experiências realizadas pelos aplicadores da lei.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vasconcelos, Larissa Leonilda Pereira Melo, and Aluísio Vasconcelos de Carvalho. "Relação entre macacos e humanos em espaços urbanos." Environmental Scientiae 1, no. 1 (June 25, 2019): 1–8. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6492.2019.001.0001.

Full text
Abstract:
Os alimentos possuem grande importância para o desenvolvimento dos organismos e a expressividade gênica está inteiramente ligada aos fatores nutricionais. Dependendo dos alimentos, os animais podem desenvolver características, comportamentos e funções metabólicas não peculiares a espécie, ocasionando um processo de especiação ao longo das sucessivas gerações. Os primatas da atualidade têm se destacado devido a mudança no padrão de alimentação uma vez que as espécies que habitam ambientes urbanos desenvolveram novas habilidades e padrões comportamentais diferenciados das populações naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tavares, Jousilene de Sales, Adriana Suely de Oliveira Melo, Melania Maria Ramos de Amorim, Vivianne Oliveira Barros, Mônica Yuri Takito, Maria Helena D'Aquino Benício, and Maria Aparecida Alves Cardoso. "Padrão de atividade física entre gestantes atendidas pela estratégia saúde da família de Campina Grande - PB." Revista Brasileira de Epidemiologia 12, no. 1 (March 2009): 10–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2009000100002.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A atividade física realizada durante a gestação vem sendo discutida devido aos seus efeitos benéficos tanto para a saúde materna como para o crescimento fetal e desfechos gestacionais, porém ainda são escassos estudos sobre o padrão de atividade física neste período. OBJETIVO: Avaliar o padrão de atividade física entre gestantes atendidas pela estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Campina Grande/PB. MÉTODOS:Foi acompanhada uma coorte observacional de gestantes (n=118), a partir da 16ª semana gestacional, durante os anos de 2005 a 2006. A cada quatro semanas eram aferidas as condições clínicas, socioeconômicas e obstétricas, incluindo a aplicação de um questionário específico sobre atividade física na 16ª, 24ª e 32ª semanas gestacionais. A avaliação foi feita a partir da somatória do equivalente metabólico (METs) e as atividades cotidianas foram divididas em quatro grupos: atividades laboral, doméstica e caminhada, além de inatividade. As gestantes foram classificadas de acordo com o padrão de atividade física realizado em: sedentárias, praticantes de atividades física leve, moderada e vigorosa. Os dados foram analisados no programa Epi Info 3.4.1. RESULTADOS: As características socioeconômicas da coorte estudada indicaram majoritariamente gestantes de baixo poder aquisitivo, baixa escolaridade e baixo percentual de mulheres economicamente ativas. O padrão de atividade física observado foi baixo desde o primeiro trimestre gestacional, oscilando entre o leve e o sedentário, e foi diminuindo com o evoluir da gravidez, com 100% das gestantes alcançando o padrão sedentário na 32ª semana. Em relação aos grupos de atividades, observou-se um predomínio de atividades domésticas, seguidas pelas atividades de lazer. CONCLUSÃO:Na coorte estudada verificou-se um padrão de atividade física inadequado desde o início da gestação, agravando-se no terceiro trimestre gestacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bordignon, Marcelo O. "Padrão de atividade e comportamento de forrageamento do morcego-pescador Noctilio leporinus (Linnaeus) (Chiroptera, Noctilionidae) na Baía de Guaratuba, Paraná, Brasil." Revista Brasileira de Zoologia 23, no. 1 (March 2006): 50–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752006000100003.

Full text
Abstract:
Entre 18 de janeiro a 16 de dezembro de 1999 foi estudado o comportamento de forrageamento e o padrão de atividade do morcego-pescador Noctilio leporinus (Linnaeus, 1758), em uma área de manguezal na Baía de Guaratuba, Sul do Brasil. Os grupos de N. leporinus observados permaneceram em atividade ao longo de todo o período noturno, mas com um aparente padrão bimodal. Durante os meses de abril a setembro, N. leporinus inicia a sua atividade geralmente às 18:00 h, uma hora mais cedo do que durante os meses de outubro a março, quando inicia sua atividade geralmente às 19:00 h. O comportamento de predação sobre os cardumes de peixes mostrou variações quanto ao local de forrageamento ao longo do período de atividade. Em baixos níveis de maré, os grupos de morcegos pescaram longe da margem em águas mais profundas, mas nos níveis de maré alta os grupos de morcegos permaneceram pescando sempre junto à margem, em águas mais rasas. Este padrão de comportamento em N. leporinus parece ser determinado pelo padrão de deslocamento dos cardumes de peixes na área de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Natália Fernandes Henrique. "Bulimia em adolescentes praticantes de atividade física." Research, Society and Development 10, no. 6 (June 1, 2021): e29110615874. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15874.

Full text
Abstract:
A pressão social para ser magro tem feito com que milhões de adolescentes, na maioria do sexo feminino, utilizem métodos inadequados, como vômitos auto induzidos e a prática excessiva de exercícios físicos para conseguir alcançar o padrão de beleza idealizado pela mídia. Essa difusão deste padrão tem sido apontada como uma das causas de transtornos alimentares em adolescentes. Este trabalho revisa a literatura sobre bulimia nervosa não purgativa, discutindo suas causas, efeitos e terapia nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Iolanda Karla Santana dos, and Wolney Lisbôa Conde. "Variação de IMC, padrões alimentares e atividade física entre adultos de 21 a 44 anos." Ciência & Saúde Coletiva 26, suppl 2 (2021): 3853–63. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021269.2.23562019.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste artigo é descrever a associação entre variação de IMC, padrões alimentares e atividade física entre adultos de 21 a 44 anos no período de 2007 a 2012. Estudo transversal com a base de dados do VIGITEL. Padrões alimentares foram identificados com Análise de Principais Componentes para o período de 2007 a 2012. Componentes com autovalores >1,0 foram retidos e cargas fatoriais superiores a |0,3| foram destacadas. Para cada indivíduo, um escore foi calculado por padrão. Em seguida foi criada variável de diferença do Índice de Massa Corporal (ΔIMC). Regressão linear com desfecho ΔIMC e regressão de Poisson com desfecho obesidade foram conduzidas. Quatro padrões alimentares foram retidos: Prudente, Transição, Ocidental e Tradicional. Após ajuste multivariável, ΔIMC mostrou-se inversamente associada à prática de atividade física no lazer. Obesidade apresentou associação positiva com padrão Ocidental, assistir à televisão ≥3 horas por dia e inatividade física. Obesidade mostrou-se inversamente associada com padrão Prudente, padrão Tradicional, prática de atividade física no lazer e prática de atividade física no trabalho. Padrões alimentares baseados em alimentos in natura e minimamente processados e prática de atividade física constituem fatores de proteção para a obesidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Carla Micheli da, Daniela Saes Sartorelli, Dalmo Roberto Lopes Machado, and Gleici da Silva Castro Perdoná. "Padrão de atividade física em gestantes usuárias do Sistema Público de Saúde." Conexões 19 (June 10, 2021): e021003. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v19i1.8659354.

Full text
Abstract:
Objetivos: Descrever o padrão de atividade física de gestantes usuárias de Unidades Básicas de Saúde, investigar a média do gasto energético relacionados aos domínios de atividade física. Métodos: Trata-se de um estudo transversal conduzido entre 799 gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto, SP. A prática de atividade física foi avaliada por meio do questionário de “frequencia de atividade física diária” específico para gestantes, no qual foram obtidas a frequência, duração e o equivalentes metabólicos das atividades físicas. Resultados: A maioria das gestantes apresentaram o padrão sedentário (57%) seguido pelo padrão leve (43%). Em relação aos domínios de atividades físicas, o domínio doméstico teve a maior média de gasto energético (733,7), enquanto que, o domínio de lazer apresentou a menor média (20,5). Verificou-se que as variáveis idade acima de 30 anos , escolaridade baixa , solteira, não ser chefe de família, não trabalhar fora, e ter filhos, tiveram associações com o padrão sedentário. Conclusões: Elevada prevalência de sedentarismo foi observada entre as gestantes estudadas, sugerindo a necessidade de ações de promoção de atividade física neste público, principalmente no domínio de lazer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Queiroz, João. "Comunicação simbólica em primatas não-humanos: uma análise baseada na semiótica de C. S. Peirce." Revista Brasileira de Psiquiatria 25, suppl 2 (December 2003): 2–5. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462003000600002.

Full text
Abstract:
Existem (ou existiram) outras espécies de criaturas simbólicas? Essa questão tem sido abordada por pesquisadores de diversas áreas e é responsável por uma histórica controvérsia sobre a existência de um limiar entre "criaturas simbólicas" vs "criaturas capazes de produzir formas simples de linguagem". Conforme o mainstream em Etologia e Psicologia Comparada apenas o Homo sapiens está cognitivamente equipado para produzir e interpretar símbolos. Vou introduzir um modelo empiricamente testável de semiose simbólica ("ação simbólica do signo"), baseada na teoria das categorias lógico-fenomenológicas de C.S.Peirce. Vou sugerir que um padrão específico de comportamento do usuário do signo, observado na comunicação de primatas não-humanos, indica a transição de uma semiose indexical para uma simbólica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos Junior, Miguel Arcanjo dos, Álvaro Antônio Bandeira Ferraz, Geraldo José Paraiso Wanderley, Carlos Augusto Mathias, Fernando Antônio C. Spencer, and Edmundo Machado Ferraz. "Padrão mioelétrico do cólon esquerdo no reflexo gastrocólico." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 27, no. 6 (December 2000): 366–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912000000600002.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi determinar o padrão eletromiográfico do reflexo gastrocólico no cólon esquerdo (sigmóide), através da avaliação da atividade elétrica de controle (AEC), atividade elétrica de resposta (AER) e complexo motor migrante (CMM). Foram avaliadas 15 pacientes, do sexo feminino, submetidas à histerectomia, sem alteração clínica do trato gastrointestinal. A idade média foi de 40,2 anos. As pacientes foram controles de si próprias, tendo sido comparado o período pré com o per e pósprandial. Eletrodos bipolares cobertos por Téflon foram implantados a nível da tênia anterior do cólon esquerdo. Após a recuperação do íleo paralítico, realizou-se a coleta dos dados. Foi utilizado um sistema de aquisição de dados (DATA Q Série 200), que captou frequência entre 0,02 a 10 Hz e um software de análise de dados, (WINDAQ 200) que funcionou no ambiente Windows. Os resultados obtidos evidenciaram que a AEC e AER de curta duração (n/h) não apresentaram diferença estatística. A AER de longa duração (n/h, apresentou uma diminuição estatisticamente significativa. O CMM apresentou aumento estatístico. A conclusão do estudo foi que houve diminuição da atividade elétrica de resposta colônica de longa duração e um aumento da atividade motora do cólon esquerdc após a alimentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Primatas - Padrão de atividade"

1

Caselli, Christini Barbosa 1981. "Ecologia alimentar, padrão de atividade e uso de espaço por Callicebus nigrifrons (Primates: Pitheciidae)." [s.n.], 2008. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/315844.

Full text
Abstract:
Orientador: Eleonore Zulnara Freire Setz
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Made available in DSpace on 2018-08-11T20:56:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caselli_ChristiniBarbosa_M.pdf: 2355325 bytes, checksum: 1cdd92c5bc5f485f52d449d10e94385c (MD5) Previous issue date: 2008
Resumo: O gênero Callicebus corresponde ao segundo maior gênero de primatas Neotropicais, sendo composto por 29 espécies. Embora bastante diverso, menos de um terço das espécies conhecidas foram sujeitas a estudos ecológicos e comportamentais. Para varias delas dispomos apenas de informações sobre sua distribuição geográfica. Este trabalho teve como principal objetivo estudar o comportamento alimentar e o uso do tempo e espaço por Callicebus nigrifrons, comparando os resultados aqui encontrados com aqueles disponíveis para outros Callicebus. Assim como as demais espécies do gênero, C. nigrifrons utilizou um grande numero de espécies (62) e famílias (28) vegetais como fonte de alimento, sendo os frutos os itens mais importantes em sua dieta (53%). As folhas corresponderam ao segundo item alimentar mais utilizado (16%) e, diferentemente de maioria das espécies de sauás, o consumo de invertebrados e flores representou uma grande parcela da dieta (20%). Como previsto pela teoria de forrageamento ótimo, C. nigrifrons parece preferir itens de maior valor energético (frutos carnosos), incluindo itens de menor valor a medida que a disponibilidade de itens de maior qualidade diminui no ambiente. No entanto, itens de menor qualidade, como folhas, estiveram sempre presentes na dieta, mesmo em períodos de grande abundancia de frutos, mostrando a importância da manutenção de uma dieta balanceada. Com relação ao uso de tempo, os sauás passam grande parte do dia se alimentando (35%), distribuindo o restante de seu tempo principalmente em descanso (30%) e deslocamento (24%). Nos meses com maior consumo de folhas os animais adotaram uma estratégia de baixo custo / baixo retorno, alocando mais tempo em descanso e deslocandose de forma mais lenta. A área de vida ocupada pelos animais, com cerca de 8 ha, esta dentro do que já foi estimado para outras espécies do gênero, assim como a distancia media percorrida diariamente (573 m). Embora o tamanho da área de vida utilizada não tenha variado entre as estações com maior e menor disponibilidade de frutos, os sauás concentraram suas atividades em regiões distintas em cada período. O uso dos diferentes tipos de vegetação ao longo do ano não parece ter sido determinado pela contribuição proporcional de cada uma, mas sim pela disponibilidade de recursos alimentares nestes ambientes. Tanto o comportamento do casal estudado como o dos grupos do entorno, dão indícios de que C. nigrifrons apresenta comportamento territorial sazonal, acompanhando a variação da disponibilidade de frutos zoocóricos.
Abstract: With 29 species, Callicebus is the second largest genus of Neotropical primates. Although quite diverse, less than a third of the known species was subject to ecological and behavioral studies. For several of them we just have information about its geographical distribution. Here we study the activity pattern and the ranging and feeding behavior of Callicebus nigrifrons and compare these results with those available for other Callicebus. As well as other titi monkeys, C. nigrifrons feed on a wide range of plant species (62) and families (28), fruits being the most important items in its diet (53%). The leaves were the second most consumed food resource (16%) and, unlike most of Callicebus species, the invertebrate and flowers consumption represented a great portion of its diet (20%). As predicted by the optimal foraging theory, C. nigrifrons seems to prefer high-quality foods (like fleshy fruits), including low-quality foods as the availability of the first ones decreases. Items of lower quality, such as leaves, were always consumed, even in periods of great abundance of fruits, showing the importance of maintaining a balanced diet. These animals spend most of their time feeding (35%), followed by resting (30%) and moving (24%). In months with larger consumption of leaves the animals adopted a low cost/low return strategy, spending more time resting and moving more slowly. Titis ranged over an area of about 8 ha and traveled over an average path length of 573 m, which agrees with those already described for other species of the genus. Although home range did not vary among the different periods of fruit availability, the titis concentrated their activities in different areas in each period. The use of the different vegetation types along the year did not seem to be related with their proportional contribution, but with the availability of food resources in these. The behavior of the studied titi couple, as well as that of the groups surrounding them, indicates that C. nigrifrons exhibit seasonal territorial behavior, accompanying the fluctuation of flesh fruit supply.
Mestrado
Mestre em Ecologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gestich, Carla Cristina 1986. "Influência da temperatura na ecologia e no comportamento de Callicebus nigrifrons (Primates: Pithecilidae)." [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/315843.

Full text
Abstract:
Orientadora: Eleonore Zulnara Freire Setz
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Made available in DSpace on 2018-08-20T18:03:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gestich_CarlaCristina_M.pdf: 2412818 bytes, checksum: 3850c0adff0e3465f46c136d4a4903b3 (MD5) Previous issue date: 2012
Resumo: A alteração das necessidades energéticas dos endotérmicos pela variação da temperatura ambiental devido aos custos da termorregulação pode influenciar seu comportamento. O objetivo desse estudo foi investigar a influência da temperatura nos comportamentos de sauás (Callicebus nigrifrons) na Serra do Japi, região com marcada sazonalidade e temperatura reduzida pela altitude. Para isso, relacionamos com a temperatura: o padrão de atividade, os itens alimentares e os comportamentos termorregulatórios durante o descanso (seleção de micro-hábitat, contato entre os indivíduos e postura corporal). Quanto menores as temperaturas mínimas noturnas, o que pode representar estresse térmico, os sauás iniciaram suas atividades mais tardiamente, no momento em que a temperatura ambiental já estava elevada. A distância percorrida diariamente não variou com a temperatura, mas os sauás locomoveram mais no início do dia, horário mais frio, coincidindo com o início das atividades. Entre os meses, a locomoção foi menor nos mais frios, possivelmente resultando em economia de energia. Não houve seleção por itens alimentares mais calóricos em temperaturas baixas. Entretanto, houve aumento no forrageio nos meses mais frios (não relacionado com a disponibilidade de frutos), compatível com a ideia de que os custos da termorregulação podem influenciar a ingestão de alimentos. A seleção de locais ao sol foi maior em temperaturas baixas, e tal comportamento pode estar reduzindo os custos da termorregulação com o aumento da absorção de calor da radiação solar. O contato entre os indivíduos ao longo do dia não teve relação com a temperatura e pode ter sido influenciado somente pelas interações sociais. A postura não variou em função da temperatura e aquelas que resultavam em menor perda de calor para o meio foram predominantemente adotadas. Isso, provavelmente, devido ao porte pequeno da espécie (elevada razão superfície/volume) que contribui para maior perda de calor nas baixas temperaturas registradas. Conclui-se que os sauás apresentam variação comportamental em função da temperatura ambiental quanto à escolha de micro-hábitats e padrão de locomoção e forrageio
Abstract: Variations in ambient temperature can change the energy requirements of endothermics due to costs of thermoregulation. So, ambient temperature can influence animal's behavior. The aim of this work was to investigate ambient temperature influence on wild black-fronted titi monkeys (Callicebus nigrifrons) behavior. We conducted this study in Serra do Japi, region with marked seasonality and temperature reduced due to high altitude. We analyzed the relation between temperature and the following variables: activity pattern, types of food consumed and thermoregulatory behaviors observed during resting (microhabitat selection, contact between individuals and body posture). In lower night minimum temperatures, which may represent thermal stress to titi monkey, they started their activities later in the day, after ambient temperature increase. There was no correlation between path length and ambient temperature, but titis moved more at beginning of the day (at the coldest hours), when they were starting these activities. During the coldest months, titis moved less, which could be a strategy to save energy. During this period, they did not select higher-calorie food items, but there was an increase in foraging behavior (not related to fruit availability), which is consistent with the idea that the energy costs of thermoregulation can influence food intake. The sunny resting places were selected at low temperatures. This behavior could be used to reduce thermoregulation costs, allowing the increase of heat absorption from solar radiation. The contact between individuals throughout the day was not related to the temperature and may be influenced only by social interactions. Body postures were not influenced by ambient temperature and postures that avoid heat loss were predominantly adopted. This is probably due to the small size of the species (considering the high surface/volume ratio) which contributes to greater heat loss at low temperatures. We concluded that titi monkey's behaviors vary in function of ambient temperature, such as microhabitat choice and pattern of moving and foraging
Mestrado
Ecologia
Mestre em Ecologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Chiarello, Adriano Garcia. "Dieta, padrão de atividades e area de vida de um grupo de bugios (Alouatta fusca) na reserva de Santa Genebra, Campinas, SP." [s.n.], 1992. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/315832.

Full text
Abstract:
Orientador: Cory Teixeira de Carvalho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Made available in DSpace on 2018-07-15T23:51:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Chiarello_AdrianoGarcia_M.pdf: 3006133 bytes, checksum: 260712f02c4ed6c6393d2e344058b0ce (MD5) Previous issue date: 1992
Resumo: O comportamento e a ecologia de um grupo de seis bugios, Alouatta fusca, foram estudados semanalmente durante 12 meses na reserva municipal de Santa Genebra, de 250 ha de área, no município de Campinas. Simultaneamente, foi amostrada a fenologia de 186 árvores e arvoretas da reserva, pertencentes a 72 espécies e 29 famílias. O padrão de atividades e a dieta do grupo foram registrados através de amostragem instantânea ("scan samplins"), empregando-se sessões de três minutos de duração a cada intervalo de 10 minutos. Sessenta dias inteiros de observação (das 6:00 as 18:00 h, aproximadamente) foram utilizados, totalizando 718 horas de observação direta dos animais e 2.943 registros de alimentação. A área de vida do grupo foi quantificada através da plotagem de seus deslocamentos diários em mapa. Em média, os bugios repousaram por ó4% do período diário e a alimentação e o deslocamento ocuparam 18% e 13% deste período, respectivamente. Na estação seca o tempo gasto em alimentação (24%) foi significativamente maior do que na estação chuvosa (15%), observando-se o inverso deste padrão para o tempo alocado em repouso (59% e 69% do tempo diário nas estações seca e chuvosa, respectivamente). A área anual utilizada pelo grupo (4,13 ha) foi parcialmente compartilhada por cinco grupos vizinhos e foi ligeiramente maior na estação chuvosa (3,63 ha) do que na estação seca (3,13 ha). A dieta foi constituída basicamente por folhas (73%), flores (12%) e frutos (5%) de 67 espécies vegetais. Celtis iguanae, Cassia ferruginea e lnga spp. foram as espécies mais consumidas, constituindo cerca de 50% da dieta total. As folhas predominaram na dieta em todas as estações, porém no inverno o consumo de flores foi significativamente maior. Folhas jovens (59%) foram preferidas às folhas maduras (31%), sendo 56% das folhas ingeridas provenientes de árvores a 41% de lianas. A dieta do grupo esteve correlacionada positivamente às disponibilidades de folhas jovens, flores e frutos na reserva, porém as correlações não atingiram nível de significância para flores e frutos. Em comparação com outros trabalhos, o grupo estudado apresentou uma dieta mais rica em folhas, notadamente folhas jovens de lianas, e uma restrita área de vida, consequências prováveis da natureza perturbada da reserva e de sua alta densidade de bugios
Abstract: The behavior and ecology of a group of six brown howlers were studied weekly during 12 months in the Santa Genebra Reserve (22º49'45"S and 47º06'33"W), near the city of Campinas. The reserve has 250 ha of secondary, mesophitic, semi-deciduous forest. Simultaneously, the phenology of 186 trees of 72 species and 29 families was monitored. The "scan sampling method" was used to sample the activity pattern and the diet from dawn until dusk on each sample day with scans of three minutes of duration and 10-minutes intervals. Sixty complete days of observation were utilized, yielding 718 hours of animal-observer contact, and 2,943 feeding records. The group's home range was studied by plotting its daily range on a map. On average, the group rested for 64% of the daiIy period, and feeding and traveI1ing occupied 18% and 13% of this period, respectively. A significantly greater proportion of time was spent feeding during the dry season (24%) than in the wet season (15%), and the reverse of this pattern was observed for the time spent resting (59% and 69% of the daily time in the dry and wet seasons, respectively). The group's home range (4.13 ha) was partially shared by five neighbour groups, and it was slightly greater during the wet season (3.63 ha> than in the dry season (3.13 ha). The diet was composed of leaves (73%), flowers (12%) and fruits (5%), from 67 identified plant species. Celtis iguanae, Cassia ferruginea and lnga spp. were the most important plant species for the howlers, accounting for approximately 50 % of its diet. Young leaves (59%) were prefered to mature leaves (31%). Tree species contributed to 56% of the ingested leaves, and liana species to 41% of the leaf diet. The ingestion of young leaves, flowers and fruits was positively correlated to the availability of these items in the forest; however, the correlations were not significant for flowers and fruits. In comparison to other works, the diet of the study group was poorer in fruits and richer in young leaves of lianas, and its home range was rather small. These results are probable consequences of the proliferation of lianas and the high number of howlers existing in the reserve
Mestrado
Ecologia
Mestre em Ciências Biológicas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinto, Liliam Patricia. "Dieta, padrão de atividades e area de vida de Alouatta belzebul discolor (Primates, Atelidae) em Paranaita, norte de Mato Grosso." [s.n.], 2002. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/315852.

Full text
Abstract:
Orientador : Eleonore Zulnara Freire Setz
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Made available in DSpace on 2018-07-31T18:58:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pinto_LiliamPatricia_M.pdf: 5376984 bytes, checksum: cf1be76b89e4c980c0de77a6f5d54c8b (MD5) Previous issue date: 2002
Resumo: Este estudo aborda aspectos da ecologia de um grupo composto por sete a nove bugios-de-mãos-vermelhas (Alouatta belzebul discolor) em mata primária no norte do estado de Mato Grosso, sul da Amazônia. É relatada a presença de mais uma espécie de bugio na área, Alouatta seniculus, com descrição das suas interações. A dieta, o padrão de atividades diárias e a área de vida de A. b. discolor foram investigados através do método de varredura instantânea durante dez meses, entre outubro de 1999 e outubro de 2000. Durante 45 dias completos, os bugios se alimentaram de 67 espécies de plantas (N=2039 registros de alimentação) de 24 famílias. Dialium guianense (Leg. Caesalpinioideae) foi a espécie mais utilizada na alimentação. Os frutos foram os itens mais consumidos (55,0%), seguidos de folhas novas (19,8%) e flores (5,7%). A participação de folhas maduras na dieta foi pequena (5,0%). Casca de árvores, lenho de tronco vivo, madeira em decomposição e ramos lenhosos juntos perfizeram 10,2% da dieta. Durante todo o período, o grupo gastou 58,7% de tempo em repouso, 20,0% em alimentação, 14,2% em viagem, 4,0% em movimentação, e 2,1% em interações sociais. Não houve diferenças significativas entre as estações chuvosa e seca no tempo dedicado às principais atividades. No entanto, a distribuição das atividades ao longo do dia foi diferente nas duas estações. Na estação chuvosa, o recolhimento para a árvore de dormir se deu mais cedo e houve um número menor de picos de atividades do que na estação seca. Os bugios utilizaram três tipos de ambientes: terra firme, igapó e açaizal. A área de vida calculada pelo método de quadrículas foi de 50,1 ha, sendo 23,0 ha de floresta de terra firme, 4,0 ha de açaizal, e 23,1 ha de igapó. Com o método do polígono convexo, obteve-se 63,2 ha. Áreas de vida maiores que a observada neste estudo só foram encontradas anteriormente para espécies vivendo na América Central. O percurso diário médio do grupo foi de 761 m (N = 45) e não variou significativamente entre as estações. Frutos de Dialium guianense foram abundantes durante a estação seca. A utilização intensiva deste item contribuiu para a ausência de variação sazonal significativa no consumo de frutos, nos padrões de atividade e de uso do espaço
Abstract: This study treats the feeding ecology of a group of seven to nine red-handed howlers (Alouatta belzebul discolor) in primary forest ITom the northem Mato Grosso State, southem Amazon. Another species of howler monkey is reported for the area, Alouatta seniculus, and their interactions described. Diet, activity pattems, day range and home range in A. b. discolor were investigated through instantaneous scan sampling over 10 months between October 1999 and October 2000. During 45 complete days, howlers fed on 67 plant species (N=2039 feeding registers) ITom 24 families. Dia/ium guianense (Leg. Caesalpinioideae) was the most used species. Its fTuits were the most consumed plant part (55.0%), followed by new leaves (19.8%) and flowers (5.7%). Mature leaves formed only a small proportion (5.0%) of the diet. Bark, live wood, dead wood and woody branches all together comprised 10.2% ofthe diet. During the study period, the group spent 58.7% ofits time sleeping, 20.0% feeding, 14.2% traveling, 4.0% moving inside trees, and 2.1 % in social interactions. There were no significant differences in time budget between the rainy and the dry season. Activity budgets along the day differed between seasons. In the rainy season, there were fewer activity peaks, and retreat to the sleeping place occurred earlier than in the dry season. Home range, calculated using a superimposed grid, was 50.1 ha. Howlers used all three habitat types: 23 ha upland forest, 4 ha palm forest, and 23.1 ha floodplain forest. The convex polygon method gave a home range of 63.2 ha. Home ranges larger than those reported have only been observed in Central American species. Average day range was 761 m (N = 45) and did not differ significantly among seasons. Dia/ium guianense fTuits were abundant during the dry season, and their intensive use contributed to the absence of significant seasonal variations in fTuit consumption, activity pattem and day range
Mestrado
Mestre em Ecologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lima, Danilo Sabino da Silva. "Orçamento de atividades diárias e complexidade comportamental de macacos-prego Sapajus libidinosus (Spix, 1823) livres e cativos." Instituto de Biologia, 2017. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26087.

Full text
Abstract:
Submitted by Danilo Lima (danilosabino240@hotmail.com) on 2018-05-25T14:14:23Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Danilo_Versão_Final.pdf: 12949800 bytes, checksum: 23eee22d0919c6bc86f570ec5a0e7682 (MD5)
Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-05-30T21:21:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Danilo_Versão_Final.pdf: 12949800 bytes, checksum: 23eee22d0919c6bc86f570ec5a0e7682 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-30T21:21:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Danilo_Versão_Final.pdf: 12949800 bytes, checksum: 23eee22d0919c6bc86f570ec5a0e7682 (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB
As pesquisas comportamentais são de suma importância, pois é através do comportamento que os animais indicam o quanto suas condições de cativeiro estão inapropriadas, além de servirem como subsídios para programas de manejo e conservação da fauna. Esta dissertação constitui o primeiro trabalho que se propôs a estudar o comportamento de dez grupos de macacos-prego da espécie Sapajus libidinosus vivendo em ambientes livres e cativos. Aqui, trazemos informações a respeito do orçamento diário de atividades sociais, bem como uma comparação entre os comportamentos afiliativos e agonísticos realizadas pelos indivíduos nesses dois ambientes, buscando analisar os principais fatores que possam interferir no mesmo. Trazemos também, informações referentes a complexidade comportamental, com base nas métricas (lei de Zipf-Mandelbrot e teoria dos grafos) propostas por Oliveira (2014), onde investigamos se a complexidade comportamental é capaz de avaliar diferenças sutis no comportamento de indivíduos submetidos nos mais diferentes ambientes, se tornando dessa maneira uma ferramenta de fácil aplicação e não invasiva na mensuração do bem-estar ani-mal. Coletamos dados de 59 macacos-prego, distribuídos em 10 grupo, sendo cinco grupos de vida livre, todos localizados no Parque Nacional Serra da Capivara-PI, e cinco grupos de cativeiro, sendo três grupos do Parque Zoobotânico de Teresina, um grupo do Parque Esta-dual Dois Irmãos em Recife, e um grupo da Fundação Jardim Zoológico de Brasília. Através de dados da literatura e da observação dos grupos pelo método ad libitum, construímos um etograma, que foi utilizado durante as coletas. A coleta foi realizada utilizando-se o método animal focal (Altmann, 1974), através de filmagens, onde cada indivíduo foi filmado até que se completasse 3:15 h de observação. Com relação ao orçamento de atividades, encontramos diferenças entre os dois ambientes, sendo que os comportamentos afiliativos foram realiza-dos com maior frequência em cativeiro, e os agonísticos com maior frequência em vida livre. Já com relação a complexidade comportamental percebemos que a medida que o confina-mento aumenta, a complexidade comportamental diminui e consequentemente o bem-estar desses animais é afetado, sendo essas alterações significativamente perceptíveis, pelas duas métricas utilizadas. Desta maneira, propomos aqui uma maneira não invasiva e facilmente aplicável para se mensurar o bem-estar de animais cativos.
Research behavioral are of the utmost importance, because it is through behavior that the animals indicate the degree to which their conditions of captivity are inappropriate, in addition to providing grants to programs of management and conservation of the fauna. This dissertation is the first work that proposed to study the behavior of the ten groups of capuchin monkeys of the species Sapajus libidinosus living in environments free and captive. Here, we bring information about the daily budget of social activities, as well as a comparison between the behaviors affiliative and agonistic carried out by individuals in these two environments, aiming to analyze the main factors that may interfere in the same. We also bring you information regarding the complexity of behavioral, based on the metrics (law of Zipf-Mandelbrot, and graph theory) proposed by Oliveira (2014), where we investigate whether the complexity of behavioral is able to assess subtle differences in the behavior of individuals subjected to in different environments, becoming in this way a tool of easy application and non-invasive measure of animal welfare. We collected data of 59 capuchin monkeys, distributed in 10 group, five groups of free-living, all located in the National Park Serra da Capivara-PI, and the five groups of the captivity, being the three groups of the zoological botanical Park of Teresina, a group of State Park Two Brothers, in Recife, and a group of the Zoo Foundation of Brasília. Through data from the literature and from the observation of groups by the ad libitum method, we constructed an ethogram, which was used during the trials. The collection was carried out using the focal animal sampling (Altmann, 1974), through to filming, where each individual was recorded until complete 3:15 h of observation. With respect to budget activities, we find differences between the two environments, being that the behaviors affiliative were performed with a higher frequency in captivity, and the agonistic with greater frequency in the wild. With regard to the complexity of behavioral we realize that as the confinement increases, the complexity of behavioral decreases and consequently the well-being of these animals is affected, and these changes significantly noticeable by the two metrics used. In this way, we propose here a non-invasive and easily applicable to measure the well-being of captive animals.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

FERNANDES, C. C. "Padrão de Atividade, Dieta e Uso do Espaço por Callicebus personatus (Primates, Pitheciidae) em uma Área de Parque Urbano, Município de Santa Teresa, ES." Universidade Federal do Espírito Santo, 2013. http://repositorio.ufes.br/handle/10/3839.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T15:09:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_6328_.pdf: 1480387 bytes, checksum: 372afa2afb901c2a0b2baa0680e13b12 (MD5) Previous issue date: 2013-02-22
A procura de alimento demanda tempo e gasto energético e o hábitat pode apresentar variações, fazendo com que os animais tomem Decisões sobre como se comportar nele. Estudos sobre comportamento e dieta de Callicebus personatus ainda são pontuais e com pouco tempo de dados de observação. Este estudo tem como objetivos apresentar como um grupo de C. personatus, que vive em um fragmento de mata inserido em uma área urbana, se comporta e avaliar se o consumo de frutos pelos guigós influencia os padrões de atividades e uso do espaço. O estudo foi conduzido durante os meses de setembro e novembro de 2011 e fevereiro a julho de 2012, utilizando a metodologia de amostragem instantânea. Os guigós passaram 50% do tempo descansando, 20% se movimentando, 17% se alimentando e 13% em interações sociais. Os frutos foram os alimentos mais utilizados pelos guigós, compreendendo cerca de 70% da dieta, incluindo, pelo menos, oito famílias botânicas. O orçamento temporal do grupo estudado seguiu o padrão encontrado em outros estudos de C. personatus. De acordo com as observações sobre as áreas utilizadas mensalmente, a área de parque arborizado, mais antropizada, é a área mais visitada. Lá estão concentradas as árvores exóticas, que estão frutificando (pelo menos uma espécie) ao longo de todo o ano. Os dados sugerem que os guigós utilizam a área de vida de acordo com a disponibilidade de recurso de frutos disponíveis, além de preferir ingerir itens de maior valor energético, como previsto pela Teoria de Forrageamento Ótimo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ludwig, Gabriela. "Padrão de atividade, hábito alimentar, área de vida e uso do espaço do mico-leão-de-cara-preta (Leontopithecus Caissara Lorini e Persson 1990) (Primates, Callitrichidae) no Parque Nacional do Superagui, Guaraqueçaba, Estado do Paraná." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2011. http://hdl.handle.net/1884/25755.

Full text
Abstract:
Resumo: O conhecimento sobre a ecologia e comportamento de uma espécie é a base para sua conservação. Pouco ainda se conhece a respeito destes parâmetros para o ico-leão-da-carapreta, Leontopithecus caissara Lorini & Persson 1990, criticamente ameaçado de extinção. O presente trabalho focou em estudos ecológicos comportamentais de dois grupos presentes no Parque Nacional de Superagui 25o27’37,84’’S, 48o14’28,56’’O), no sul da Ilha de Superagui, município de Guaraqueçaba, no Estado do Paraná. Assim, o objetivo geral desse trabalho foi trazer dados a respeito do padrão de atividades, hábito alimentar, área de vida e uso do espaço. A amostragem do grupo 1 ocorreu de maio de 2008 a junho de 2009 e do grupo 2 de outubro de 2009 a março de 2010 com 3 a 4 dias completos e parciais de observação por mês. O primeiro capítulo analisa o hábito alimentar dos micos-leões onde é registrado o uso de 57 espécies vegetais (48 novos registros desde os últimos estudos) e mostra a importância de Syagrus romanzoffiana para os animais, classificada como espécie-chave. O segundo capítulo trata do orçamento temporal diário da espécie, onde é descrito o padrão de atividades grupal anual e ao longo das estações. Como as outras espécies do gênero os animais mostraram-se bastante ativos e como o esperado, os períodos de atividades variaram de acordo com o fotoperíodo e temperaturas diárias. A distribuição do tempo nas diferentes atividades observadas neste trabalho está dentro dos limites encontrados para o gênero. No último capítulo a área de vida e o modo de uso do espaço de ambos os grupos são analisados de forma geral e sazonal. São obtidos os menores valores de área de vida até então registrados para a espécie ( X = 70 ha), sendo estimada uma densidade populacional de 0,08 e 0,07 ind./ha pelos diferentes métodos, relatando um possível aumento na densidade da região insular desde as últimas pesquisas. O uso do espaço esteve ligado diretamente a lugares para descanso, disponibilidade e abundância de recursos alimentares, de aspectos sociais, e ainda, à disposição espacial dos principais recursos buscados. O estudo da seleção de habitat mostrou também utilização de diferentes classes vegetacionais. Pretende-se, assim, trazer dados detalhados a respeito da ecologia e comportamento da espécie alvo de estudo, para assim contribuir e reformular novos planos de conservação para a mesma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbosa, Leandro. "Padrão vascular arterial da coxa do macaco Cebus apella (macaco-prego)." [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290503.

Full text
Abstract:
Orientador : Carlos Roberto H. Fortinguerra
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-28T03:58:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Barbosa_Leandro_M.pdf: 1987736 bytes, checksum: 3bc2ab136b6c9848b47002284ccf338a (MD5) Previous issue date: 2001
Resumo: o estudo da Anatomia Comparada, tem sido um tema relevante para inúmeros trabalhos científicos que procuram estabelecer prováveis correlações filogênicas entre os animais e o Homem. No intuito de estimar correlações anatõmicas entre o Cebus aoella e a espécie humana, este trabalho descreve o padrão vascular das artérias encontradas na coxa desse animal, seguindo uma linha de pesquisa já existente nos laboratórios de Anatomia Humana da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foram utilizados para a execução deste trabalho, 10(dez) espécimes, sendo 5(cinco) machos e 5(cinco) fêmeas. Os animais foram anestesiados com inalação de clorofórmio e em seguida, sacrificados por perfusão intravenosa (veia femoral) de Ketalar, em seguida, foram tricotomizados e injetados com Látex corado em vermelho, logo após os animais foram fixados com solução aquosa de formol a 10 %,a seguir, efetuou-se a dissecação da região a ser estudada. Seguindo este procedimento constatou-se que na coxa do macaco Cebus aoella encontra-se os seguintes ramos; artérias ilíaca externa, femoral, epigástrica inferior, obturatória, circunflexa medial da coxa, circunflexa lateral da coxa com seus ramos ascendentes, descendentes e transversais, epigástrica superficial, pudenda externa, pudenda interna, profunda da coxa, ramos musculares, ramos articulares, artérias perfurantes, poplítea, colaterais do joelho, safenas magna e parva, seguindo uma descrição sintética, analisando os aspectos de freqüência, número, origem, trajeto e distribuição
Abstract: The Comparative Anatomy study has been used as an important issue for various scientific researches that want to stablish a probable evolutionary correlation between animais and the human being. With the purpose of stablishing evolutionary anatomical correlations between the Cebus apella and the human being, this paper describes the artery vessel patern found on this animal, 08 (eight) specimens, 04 (four) male and 04 (four) female ones. The animais were pre­ anesthetized by inhaling chloroform and afterwards sacrificed by intravenous perfusion (femoral vein) of Ketalar. Then they were divided into three parts to facilitate the handling and to better spot the veins and arteries. The next step was to inject the arteries with latex died in red and immediately afterwards the animais were fixed with an aqueous solution of formaldehyde at 10% and kept on this solution for a undetermined period. Then the dissection of the anterolateral side of the thigh took place, followed by cleaning of the femoral artery and its branches. With this procedure, it was possible to notice the following arteries on the thigh of the Cebus aDella monkey; external iliac artery, femoral artery, epigastric inferior artery, obturator artery, medial femoral circunflex, lateral femoral circunflex: branchs ascendent, descending and transverse, superficial epigastric, external pudendal, internal pudendal, deep femoral artery, muscular branches, articular branches, perforating arteries, popliteal artery, geniculares, saphenous great and short arteries, tibial artery followed by a summarized description trying to analyse the aspects of frequency, quantity, origin, track and distribution. The femoral artery pattern of the Cebus does not differ much from the one found on the human being and other monkeys. The biggest difference may be the presence of two saphenous great and short arteries
Mestrado
Mestre em Biologia e Patologia Buco-Dental
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Isabele Albuquerque Alcoforado. "Padrão de dispersão e análise da área de uso de uma população urbana de sagüis-do-nordeste Callithrix jacchus, (callitrichidae, Primates)." Universidade Federal de Pernambuco, 2003. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/905.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:06:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo1947_1.pdf: 1104506 bytes, checksum: 575658f343fa190cbe1b4a98fb943787 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2003
O sagüi do nordeste (Callithrix jacchus) é um primata endêmico do Nordeste Brasileiro, habitando diversos ecossistemas, inclusive ambientes urbanos, que vive em pequenos grupos familiares. Esse trabalho foi realizado no campus da UFRPE, Brasil, e teve como objetivo calcular a área de uso e descrever o padrão de dispersão de um grupo de sagüis urbanizados. Um grupo foi estudado de fevereiro a setembro de 2002 e capturado regularmente para coleta de dados morfométricos. No início das observações o grupo era composto de sete animais: 2 fêmeas adultas, 1 macho adulto, 1 macho jovem e 3 infantes. No final das observações, a composição era: 2 machos adultos, 2 fêmeas adultas, 1 fêmea sub-adulta e 1 jovem. Durante o estudo 2 animais adultos se dispersaram para outros grupos, e um jovem foi predado. Para a análise da área de uso a fêmea dominante Adriana (A) foi observada e sua localização anotada a cada 20 minutos por um período de 8 meses. Localizações foram transferidas para o programa CALHOME (Califórnia Home Range) e através do método do Mínimo Polígono Convexo com 100% dos pontos se determinou a área de uso total, que foi 0,67 hectares. Exploram em média 36 árvores, destas, 3 servindo como locais de dormida. O grupo estudado apresentou uma área de uso comparativamente pequena, explicada pela composição florística da área, composta de árvores frutíferas e gomíferas, de fácil acesso, dentro de uma área restrita
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Garcez, Militão Elba Sancho. "Padrão de atividade temporal de morcegos insetívoros no Cerrado." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/24011.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-07-13T16:39:34Z No. of bitstreams: 1 2017_ElbaSanchoGarcezMilitão.pdf: 869480 bytes, checksum: 369c512662fda8441938d967402e5ee2 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-08-03T20:44:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_ElbaSanchoGarcezMilitão.pdf: 869480 bytes, checksum: 369c512662fda8441938d967402e5ee2 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-03T20:44:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_ElbaSanchoGarcezMilitão.pdf: 869480 bytes, checksum: 369c512662fda8441938d967402e5ee2 (MD5) Previous issue date: 2017-08-03
O Cerrado é a savana mais diversa do mundo e os morcegos são os mamíferos que mais influenciam a riqueza e diversidade desta região. Este bioma é considerado uma das últimas fronteiras de agricultura do mundo e vem sofrendo significativas mudanças em seu formato original. A ordem Chiroptera é o segundo grupo mais rico de mamíferos do mundo apresentam todos os hábitos alimentares, sendo, portanto, realizadores de diversos serviços ecossistêmicos, tais como polinização, dispersão e controle de pragas agrícolas. Entender como morcegos insetívoros distribuem sua atividade durante a noite e quais características físicas da paisagem influenciam a escolha de habitat é de fundamental importância para a conservação, tanto dos próprios morcegos, como de outras espécies do mesmo ecossistema. Esses animais são subamostrados devido ao grande viés de captura utilizando redes de neblina. Assim, este trabalho objetiva avaliar a atividade de morcegos insetívoros ao longo da noite e verificar se as características ambientais (distância de um corpo d’água, temperatura, quantidade de biomassa e diversidade da paisagem) influenciam esta atividade, utilizando gravadores Song Meter SM2BAT+. Foram amostrados dez pontos dentro do Parque Nacional de Brasília, onde foram contabilizados os passes de ecolocalização por hora, perfazendo um total de 242 horas de gravação, que resultaram na detecção de 5024 passes. Os dados foram adequados a um modelo linear binomial negativo misto (R package, glmmADMB), devido ao excesso de zeros nas amostras, tendo como variável de resposta o número de passes e como variável preditora, a quantidade de horas após o pôr-do-sol. O padrão de atividade foi diferente entre pontos, porém, no geral morcegos insetívoros estão ativos a noite inteira, apresentando dois picos de atividade durante a noite, sendo o mais intenso logo após o pôr-do-sol e com um segundo pico, mais discreto, por volta de duas horas da manhã. Quando separados em grupos funcionais os morcegos menores utilizam a primeira metade da noite e os maiores a segunda. O número de passes foi melhor explicado pela distância ao corpo d’agua mais próximo e pelo volume da biomassa, esta relação foi positiva para os dois parâmetros. Estes dados indicam que o contexto da paisagem é importante para na escolha do local de forrageio, mesmo em pequena escala, e a proximidade da mata diminui a atividade de morcegos insetívoros que preferem forragear em ambiente de Cerrado stricto sensu com maior biomassa.
Cerrado is the most diverse savannah in the world and bats are the mammals that most influence the richness and diversity in this biome. One of the significant problems in studying insectivorous bats in Neotropical region is the low sampling due to the extensive use of mist nets to capture them. To know the activity of insectivore bats during the night and how the landscape influences their habitat choices is fundamental to improve their management. The objective of this work is to evaluate the activity of insectivorous bats along the night and to verify which environmental characteristics (the distance of a body of water, temperature, an amount of biomass and landscape diversity) influence their activity. To do so, I used Song Meter SM2BAT + recorders to record insectivorous bats, installed in ten sampling points at the Brasilia National Park. Bat echolocation passes per hour were recorded, making a total of 242 hours of recording, which resulted in the detection of 5024 passes. Due to the excess of zeros in the samples, the data sets were adapted to a mixed negative binomial model (package R, glmmADMB), having as response variable the number of passes and as the predictive variable the number of hours after the sunset. The pattern of activity is different among points, but bats are active during all night long, showing two peaks of activities, being the first peak just after sunset most intense, and later a more discreet one. When separated into functional groups, the smaller bats used the first half of the night and the larger ones, the second. The numbers of passes were better explained by the distance to the nearest body of water and biomass volume. This relation was positive for the two parameters. Through the observation of the data, I noticed that the landscape context is important for the choice of bat’s activity site. The proximity of the forest diminishes the activity of insectivorous bats that prefer to forage in the Cerrado stricto sensu with greater biomass.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Primatas - Padrão de atividade"

1

FARIAS, KELLY SOARES, TANIA FERNANDES CAMPOS, and DÉBORA CARVALHO DE OLIVEIRA. "PADRÃO DE ATIVIDADE DOS PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL DE ACORDO COM A QUALIDADE DO SONO." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.047.

Full text
Abstract:
O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) É UMA DOENÇA NEUROLÓGICA COM GRANDE PREVALÊNCIA EM ADULTOS E IDOSOS. APROXIMADAMENTE UM TERÇO DOS SOBREVIVENTES TORNAM-SE FUNCIONALMENTE DEPENDENTES, APRESENTANDO COMPROMETIMENTO DAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA E CICLO SONO-VIGÍLIA. O OBJETIVO FOI AVALIAR O PADRÃO DE ATIVIDADE DOS PACIENTES COM AVC DE ACORDO COM A QUALIDADE DO SONO. A AMOSTRA FOI CONSTITUÍDA POR 10 PACIENTES (3 MULHERES E 7 HOMENS; IDADE MÉDIA DE 51±6 ANOS) E 10 INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS (3 MULHERES E 7 HOMENS, IDADE MÉDIA DE 52±7 ANOS). AVALIAÇÃO FOI REALIZADA PELO ÍNDICE DE QUALIDADE DO SONO DE PITTSBURGH E PELA ACTIGRAFIA DURANTE 7 DIAS CONSECUTIVOS. PARA ANÁLISE ESTATÍSTICA, UTILIZOU-SE O TESTE T’STUDENT NÃO-PAREADO E A ANOVA DE MEDIDAS REPETIDAS. VERIFICOU-SE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA ENTRE PACIENTES E INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS NO NÍVEL DE ATIVIDADE DIÁRIO, COM OS PACIENTES APRESENTANDO MENOS ATIVIDADE (PACIENTES = 6463±8639 COUNTS, SAUDÁVEIS = 13465±13646 COUNTS, P < 0,0001). OS PACIENTES TAMBÉM TIVERAM PIOR QUALIDADE DO SONO DO QUE OS SAUDÁVEIS (PACIENTES = 6±4; SAUDÁVEIS = 4±2; P = 0,044). OS RESULTADOS APONTARAM UMA RELAÇÃO ENTRE O PADRÃO DE ATIVIDADE E A QUALIDADE DO SONO. OS PACIENTES COM QUALIDADE DE SONO RUIM APRESENTARAM RITMO DE ATIVIDADE MAIS FRAGMENTADO AO LONGO DAS 24 HORAS, APONTANDO OS EFEITOS DELETÉRIOS NA SINCRONIZAÇÃO DO RITMO CIRCADIANO DE ATIVIDADE APÓS O AVC. DESSA FORMA, VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE UM CUIDADO MULTIPROFISSIONAL PARA MELHORAR A CONDIÇÃO DE SAÚDE DESSES PACIENTES, CONFORME PRECONIZADO PELA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nakadomari, Giovana Hashimoto, Lucas Valeiras Gaddini, and Sheila Rezler Wosiacki. "AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE COMPOSTOS NATURAIS FRENTE A CEPAS PADRÃO." In A Face Multidisciplinar das Ciências Agrárias 4, 43–49. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8851923125.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Freitas Júnior, Edvando Trajano, Paula Rocha de Melo, and Celina Maria Pinto Guerra Dore. "PADRÃO DO SONO RELACIONADO A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ACADÊMICOS DO NÍVEL SUPERIOR." In Ciências do Esporte e Educação Física: Uma nova Agenda para a Emancipação 2, 145–55. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.67919020917.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Braga, Daiane C. A., Paula M. Gomes, Rosana G. Rodrigues-das-Dôres, and Leonardo M. Cardoso. "ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E POTENCIAL REDUTOR DE PESO DO SHAKE DE Psidium guajava L. (GOIABEIRA)." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.12.

Full text
Abstract:
A obesidade é um problema de saúde pública cuja prevalência tem aumentado no mundo. As etiologias mais comuns estão relacionadas aos hábitos de vida, que consequentemente, podem levar a desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Com o aumento da incidência, fica claro que terapêuticas como alimentação saudável, medicamentos e atividade física não têm sido eficazes para todos os indivíduos, sendo necessárias novas estratégias terapêuticas para o tratamento da obesidade. Uma dessas estratégias é utilização de Psidium guajava L. (goiabeira) de diferentes formas. Dados da literatura mostram que P. guajava possui capacidade termogênica e de inibir enzimas digestivas (lipases e amilases). O objetivo desse trabalho foi verificar a atividade antioxidante e eficácia na redução de ganho de peso do shake obtido da P. guajava. Formulação de shake foi elaborada de acordo com BR102019001482-2. A atividade antioxidante foi realizada utilizando DPPH (2,2-difenil-1-picrilhidrazila). Na avaliação do efeito sobre ganho de peso corporal do shake, foram utilizados ratos Wistar com 16 semanas de idade sob dieta padrão. Os animais foram divididos em dois grupos tratados com shake e não tratados, sendo realizada a administração oral do shake por 4 semanas a partir da 12a semana pós desmame. A atividade antioxidante, expressa em porcentagem de DPPH consumido, foi 20% no tempo 0 e 89% no tempo 30 minutos. Quanto à atividade biológica, os animais tratados com shake tiveram estagnação do ganho de peso corporal após o início do tratamento. Assim, sugere-se que o shake obtido de P. guajava pode ser uma alternativa terapêutica utilizada na redução e/ou manutenção de peso corporal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Ana Carolina De Sousa, Hubert Luzdemio Arteaga Miñano, Nathalia Fontanari Ortega, Gustavo Voltani Von Atzingen, Ernane José Xavier Costa, and Adriano Rogério Bruno Tech. "ESTUDO DO PADRÃO DE ATIVIDADE ELÉTRICA CEREBRAL DURANTE DEGUSTAÇÃO DE BEBIDA ADOÇADA COM DIFERENTES ADOÇANTES:." In Tecnologia de Alimentos: Tópicos Físicos, Químicos e Biológicos - Volume 2, 346–59. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200800943.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferrari, Gerson, and Eduardo Rossato De Victo. "FATORES ASSOCIADOS DA ATIVIDADE FÍSICA DE MODERADA A VIGOROSA, TEMPO SEDENTÁRIO, TEMPO DE TELA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE CRIANÇAS." In Saúde da mulher, criança e adolescente, 100–110. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060108.

Full text
Abstract:
Com a Terceira Revolução Industrial ou a também chamada Revolução Digital, ocorreu uma mudança significativa no ambiente e no estilo de vida, resultando na diminuição da atividade física, aumento do comportamento sedentário e da oferta de alimento. Diante disso, surge a necessidade de não só estudar os benefícios da atividade física para a saúde e prevenção de doença, como também, a necessidade de investigar os possíveis fatores associados a esses comportamentos. A atividade física de intensidade moderada vigorosa faz parte das recomendações da Organização Mundial da Saúde e entre os principais fatores associados a ela estão: o uso do transporte ativo, as aulas de educação física, a presença ou não de um dispositivo eletrônico no quarto e o tempo gasto ao ar livre e apoio social. O comportamento sedentário e o tempo de tela também estão sendo cada vez mais investigados e associados à outros fatores, como por exemplo, a adiposidade, raça/etnia, tempo de tela da mãe e padrão alimentar. Já o índice de massa corporal, no qual o nível individual pode explicar mais de 90%, também apresenta associações com o nível socioeconômico, Índice de Desenvolvimento Humano, causas genéticas e com o ambiente escolar e local. Os resultados apresentados mostram que para obter sucesso no desenvolvimento de uma sociedade mais ativa é necessário que se tenha esforços de todos os setores, incluindo ações dos pais e familiares, das escolas e professores, do bairro e vizinhança, além é claro, das políticas públicas advindas do governo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Primatas - Padrão de atividade"

1

Alves, Camila Fernanda Machado, Márcia Artiaga Colantoni, Eduarda de Paula Nogueira Soares, Marina Abadia Ramos, Aurélia Aparecida de Araújo Rodrigues, and Joao Batista Destro Filho. "ESTUDO DE ESTÍMULOS MEDITATIVOS COM BASE NA ELETROENCEFALOGRAFIA (EEG) E NO QUANTIFICADOR COEFICIENTE DE VARIAÇAO." In XVIII CEEL – Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Uberlândia, 2020. http://dx.doi.org/10.14295/2596-2221.xviiiceel.2020.601.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a comparação de dois quantificadores utilizando o desvio médio e o desvio padrão da mediana, para análise de alterações no padrão eletroencefalográfico normal entre comparação de silencio e um estimulo musical (Silêncio x Música), e silêncio e um estímulo meditativo, este último caracterizado pela recitação da oração “Pai Nosso” (Silêncio x Meditação). Constatou-se que os ritmos Delta, Teta e Gama apresentam maior variação na comparação Silêncio x Música, enquanto que os ritmos Beta e Alfa variam mais na comparação Silêncio x Meditação. A quantidade de variações da potência da atividade bioelétrica é mais significativa para a primeira comparação, se confrontada à segunda comparação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bratti, Claudia Nara de Almeida Lino, Maria José Pastre, Amanda Gubert Alves dos Santos, Débora de Mello Gonçales Sant'Ana, and Gessilda de Alcantara Nogueira de Melo. "EFEITOS DA INFECÇÃO CRÔNICA POR Toxoplasma gondii E DO TRATAMENTO COM Echinacea purpurea SOBRE A ATIVIDADE DA ENZIMA MIELOPEROXIDASE NO ÍLEO DE RATOS WISTAR." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/757.

Full text
Abstract:
Introdução: A infecção por Toxoplasma gondii incita o desenvolvimento de uma resposta inflamatória intestinal. Na fase inicial desta resposta ocorre a liberação de mediadores e citocinas com aumento do fluxo sanguíneo, da permeabilidade vascular e da migração de leucócitos. O acúmulo de leucócitos no tecido pode ser avaliado indiretamente pela atividade da enzima mieloperoxidase (MPO), presente nessas células. Echinacea purpurea (EP) é uma planta com importante ação anti-inflamatória e vem sendo estudada como nova opção terapêutica para a toxoplasmose. Objetivo: Avaliar os efeitos da infecção crônica por T. gondii e do tratamento com EP sobre a atividade da enzima MPO no íleo de ratos Wistar. Material e métodos: Aprovado pelo Comitê de Ética no Uso de Animais da Universidade Estadual de Maringá (n° 7633021018). Foram utilizados 16 ratos Wistar (n=4) distribuídos em: Grupo Controle (GC), Grupo Infectado (GI), Grupo Controle Tratado (GC-EP) e Grupo Infectado Tratado (GI-EP). Os ratos dos grupos GC-EP e GI-EP foram tratados com 100 mg/kg de EP, por gavagem, 28 dias antes e 28 dias depois da infecção, já aqueles pertencentes aos grupos GC e GI receberam somente água fervida. Os grupos infectados receberam 500 oocistos esporulados da cepa RH de T. gondii. Findado o período experimental, os animais foram eutanasiados, segmentos do íleo coletados e armazenados à -80°C. As amostras foram processadas e a atividade da enzima MPO foi determinada em 450 nm em leitor de microplaca. Os dados foram expressos em média ± desvio padrão e a comparação foi realizada utilizando o teste de análise de variância (ANOVA) seguido de Tukey. Foi considerado significativo p<0,05. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos [GC (0,114 ± 0,017), GI (0,112 ± 0,028), GC-EP (0,168 ± 0,080) e GI-EP (0,198 ± 0,0473)], provavelmente pelo fato do modelo de infecção utilizado neste estudo ser crônico. Conclusão: A infecção crônica com T. gondii e/ou tratamento com EP não alterou a atividade da MPO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rocha, Roberto Meira Pires, and Maria Lúcia Del-Grande. "BIOLOGIA REPRODUTIVA DE PHYLLOMEDUSA BAHIANA A. LUTZ, 1925 (PHYLLOMEDUSIDAE, ANURA, AMPHIBIA)." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1687.

Full text
Abstract:
Introdução: Phyllomedusa bahiana é uma espécie de anuro (Amphibia) com distribuição restrita ao estado da Bahia. Como os demais representantes da família Phyllomedusidae, a espécie é popularmente conhecida como perereca-macaco e tanto seu status de conservação como sua biologia reprodutiva continuam escassos de informações, dificultando estratégias de conservação. Objetivos: O presente estudo tem como objetivo geral descrever o comportamento reprodutivo de Phyllomedusa bahiana por meio dos seguintes objetivos específicos: classificar o padrão de reprodução; descrever os sítios de canto; verificar dimorfismo sexual em tamanho e caracterizar comportamentos reprodutivos. Material e métodos: A área de estudo foi um corpo d’água semipermanente do município de Vitória da Conquista, Bahia. A região é marcada pela transição Floresta Estacional Semidecídua (Mata Atlântica) – Caatinga. Para descrição do comportamento reprodutivo foi utilizado o método Animal-focal. Além de caracterização ambiental da área, mensurou-se altura e distância da margem dos poleiros utilizados e comprimento rostro-cloacal (CRC) dos indivíduos. Resultados: Foi observado atividade de vocalização da espécie durante os seis meses de estudo, apresentando, portanto, um padrão reprodutivo prolongado. A ocupação de sítio de canto da espécie foi exclusivamente galhos de arbustos com altura média ocupada de 0,98 metros. 85,7% dos indivíduos vocalizaram em arbustos acima do corpo d’água. Foi observado fêmeas se locomovendo lentamente sobre os galhos com o macho sobre o dorso em um amplexo do tipo axilar. A fêmea é perceptivelmente maior e obteve um CRC médio de 86mm, enquanto o CRC médio do macho foi de 64mm. Conclusão: Os aspectos reprodutivos de P. bahiana se assemelham aos de outras espécies de mesmo gênero (e.g. P. burmeisteri), entretanto, sua faixa de distribuição difere. Portanto, trabalhos que investiguem aspectos ambientais e climáticos que atuam sobre a biologia da espécie podem contribuir para o maior conhecimento de sua História Natural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Taides Tavares dos, Isac Gabriel Cunha Dos Santos, Bruna Alexandrino, and José Carlos Ribeiro Júnior. "TRIAGEM PARA ENZIMAS HIDROLÍTICAS DE FUNGOS FILAMENTOSOS ASSOCIADOS A SUBSTRATOS AGROINDUSTRIAIS." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1352.

Full text
Abstract:
Introdução: o isolamento de fungos a partir de substratos agroindustrias é uma alternativa para obtenção de micro-organismos produtores de enzimas hidrolíticas já adaptadas a esses substratos e, potencialmente, de interesse biotecnológico. Objetivos: isolar fungos filamentosos a partir de substratos agroindustriais e avaliar a atividade celulolítica e proteolítica. Material e métodos: milho triturado e soja (0,5g/substrato), adquiridas em mercado local, foram inoculados em meio Batata Dextrose Agar (BDA) suplementado com 0,1 μg/mL de cefalotina. As placas foram incubadas (25 ± 2°C) por até sete dias e, após o crescimento, os isolados foram purificados, caracterizados morfologicamente, agrupados em morfotipos e preservados (método de Castellani). Para verificação de atividade celulolítica (AC), representantes de cada morfotipo foram repicados em meio CMC (0,5% de carboximetilcelulose; 1,0g/L de glicose; 0,1g/L de extrato de levedura; 0,5g/L de peptona; 16,0g/L de ágar; água destilada q.s.p. 1,0 L), enquanto que para verificação de atividade proteolítica (AP) ocorreu a repicagem em meio BDA suplementado (9:1) com uma solução estéril de leite em pó desnatado constituído (10%). Para revelação da AC, utilizou-se solução aquosa de vermelho congo a 0,2% (15 min) e lavagem com 5,0 mL de solução de NaCl 1,0 M. O aparecimento de uma zona mais clara ao redor das colônias indicou AC positiva. Para revelação da AP, foi verificada a presença de um halo translúcido, que significa que o agente é proteolítico. Para linhagens com AC positiva, calculou-se o Índice de Relação Enzimática – IRE (D/d), em que D = diâmetro total (halo + colônia) e d = diâmetro da colônia. Resultados: fungos filamentosos foram obtidos a partir de ambos substratos (milho = 3,6 x 10² UFC/g, agrupados em cinco morfotipos; soja = 4,0 x 103 UFC/g, correspondendo a sete morfotipos). Com relação à AC, 100% dos isolados foram positivos, com IRE variando entre 1,02 a 3,00 (média ± desvio padrão = 1,47 ± 0,14). Com relação à AP de linhagens de milho, 40% (2/5) foram positivas. Conclusão: há uma grande variedade de fungos filamentosos associados a substratos agroindustrias, capazes de produzir enzimas hidrolíticas potencialmente úteis à bioindústria, que podem e devem ser explorados do ponto de vista biotecnológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fortunato Vaz, Paula Marisa, and Ana Paula Loução Martins. "Evolução do campo das dificuldades de aprendizagem específicas em Portugal: Das implicações nacionais às internacionais." In INNODOCT 2019. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/inn2019.2019.10077.

Full text
Abstract:
Esta apresentação tem por finalidade fazer sobressair o conjunto de eventos, de perspetivas e de influências que têm promovido o aparecimento e o aperfeiçoamento do campo das dificuldades de aprendizagem específicas em Portugal. Começamos por traçar o historial do campo e refletir sobre a situação portuguesa, referindo e problematizando as ações do governo e dos pais ao longo dos tempos, olhando com especial atenção para a legislação portuguesa atual sobre educação inclusiva. De seguida apresentamos resultados de um estudo influenciado pelo paradigma naturalista que contou com a participação de sete professores que desenvolviam a sua atividade docente e de investigação em cinco universidades situadas nas regiões Norte e Centro de Portugal. Os dados foram recolhidos através de entrevistas parcialmente estruturadas, de resposta aberta, e de análise de documentos. O conhecimento adquirido relativo ao cruzamento das perspetivas sobre a evolução do campo das dificuldades de aprendizagem específicas em Portugal mostra que, segundo os participantes: a) a evolução do campo não tem sido muito visível nos últimos 40 anos; b) as razões que têm estado na origem desta evolução pouco significativa sãoa ausência de envolvimento governamental, a supremacia das teorias de ensino maturacionistas e construtivistas, e a existência de um padrão cultural de permissividade. Terminamos lançando o desafio de fazer emergir a importância do tema para o contexto educativo, social e político nacional e internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gregório, Maria Ingrid Ferreira Dias, Lívia Maria Alves de Souza, and Sarah Buarque Gomes de Moura. "CENÁRIO ATUAL PARA DIAGNÓSTICO DE MIELOMA MÚLTIPLO RESIDUAL." In I Congresso Brasileiro de Hematologia Clínico-laboratorial On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/674.

Full text
Abstract:
Introdução: O mieloma múltiplo (MM) é uma gamopatia monoclonal incurável caracterizada pela proliferação maligna e clonal de plasmócitos na medula óssea, produzindo proteína M. A terapia do MM evoluiu na última década, com taxas de resposta geral > 90% e resposta completa > 50%. Entretanto, a recaída permanece alta, sugerindo que subclones resistentes persistem e que podem não ser medidos pelas técnicas atuais. Tradicionalmente, as taxas de resposta foram definidas pela urina e eletroforese de proteínas séricas, imunofixação e ausência de clones no exame histopatológico da medula óssea. Atualmente, existem vários ensaios sensíveis validados para estimar doença residual mínima (DRM). Objetivo: Descrever os novos métodos e técnicas utilizadas para detecção de DRM no MM. Material e métodos: Tratou-se de uma revisão narrativa, utilizando os descritores: Mieloma Múltiplo; Diagnóstico; Doença Residual Mínima. Foram realizadas buscas nas bases de dados Lilacs, Scielo e Pubmed, referentes ao período de 2015 a 2020. Foi incluído um total de 10 artigos neste estudo. Resultados: Os artigos analisados avaliaram os níveis de doença mínima verificáveis com sequenciamento e citometria de fluxo, ambos de última geração. A FDA aprovou esse teste de fluxo de 8 cores como o padrão para medir o grau de resposta em estudos clínicos de mieloma nos EUA. Além disso, o teste de isotipo de cadeia pesada + leve (Hevylite®), será incorporado aos critérios de resposta como marcador sanguíneo de baixo nível de atividade da doença. Em 2016, a Lancet Oncology publicou os critérios do International Myeloma Working Group para avaliação de resposta e doença residual mínima no MM com citometria de fluxo de última geração (NGF) e/ou sequenciamento de última geração (NGS). Conclusão: Novos métodos de detecção de DRM por NGF e NGS são técnicas promissoras para a avaliação da resposta ao tratamento do MM quando comparado às mais antigas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fonsêca, Gabriel Marins Ramos Rodrigues, Rafaela Dorneles Do Amaral, Luiza Moterani Tedesque, Julia Papalardo Azevedo, and Renata Deyse Soares De Menezes. "O PAPEL DO INSTAGRAM NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: BIO NA RUA UNB." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1249.

Full text
Abstract:
Introdução: A educação e a comunicação fluem em conjunto, de acordo com as oportunidades que lhes são propostas. Assim, dada a recente necessidade de distanciamento social, o projeto de extensão Bio na Rua - UnB, que por 15 anos divulgou ciência presencialmente, como museu itinerante, apresentando materiais relacionados à conservação da biodiversidade, passou a investir na divulgação remota. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo comparar o engajamento do público na conta do Bio na Rua UnB na rede social Instagram, antes e depois da pandemia da COVID-19, a fim de avaliar o efeito do investimento realizado. Material e métodos: Foram coletadas estatísticas de engajamento providas pelo Instagram durante dois anos de atividade, sendo um anterior ao início da pandemia e um posterior. A partir disso, o total de publicações e as estatísticas geradas foram comparados entre os períodos, para acesso ao panorama geral. Posteriormente, testes U de Mann-Whitney, foram utilizados para comparar as estatísticas referentes aos dois anos em questão, além de Modelagem de Equações Estruturadas Multigrupo, para avaliar se havia diferença no padrão de respostas da seguinte cadeia de relações: influência do alcance no número de ‘curtidas’, influência do número de ‘curtidas’ no número de comentários e influência do número de comentários no número de seguidores ganhos com a publicação. Resultados: Em 2019, 11 publicações foram realizadas e, em 2020, 41. Essa diferença gerou um aumento de 500% no alcance das postagens e de 1100% no número de comentários. A comparação dos posts, pelo teste de Mann-Whitney, mostrou que, após o início da pandemia, houve um aumento significativo de comentários (234%), encaminhamentos (1350%) e salvamentos (2600%). A modelagem mostrou diferença na relação entre alcance e curtidas ao longo dos períodos, revelando que, antes da pandemia, a cada 100 pessoas alcançadas o post ganhava apenas duas curtidas e, durante a pandemia, a cada 100 pessoas alcançadas os posts passaram a ganhar 26 curtidas (em média). Conclusão: A partir dos resultados apresentados, concluímos que o investimento em divulgação online pós-pandemia gerou posts mais apreciados e aumento no engajamento do público nesse meio de divulgação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Francyslayne de Jesus, Adriana Oliveira Dos Santos Sampaio, and Bruno Motta Oliveira. "EFICIÊNCIA FERMENTATIVA DE LEVEDURAS ISOLADAS DO CERRADO." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1326.

Full text
Abstract:
Introdução: A fermentação alcoólica é um processo bioquímico realizado por leveduras, que são fungos unicelulares de reprodução assexuada. Ocorre espontaneamente e, por esse motivo, já está inserida no contexto da sociedade humana há milhares de anos. Entretanto, embora a atividade espontânea seja eficiente, o uso de leveduras selecionadas pode otimizar o processo bem como aumentar a qualidade dos produtos finais. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo geral avaliar a capacidade fermentativa de cepas retiradas do cerrado e de mostos de cachaça artesanal. Metodologia: O meio de cultura para cultivo das células foi preparado utilizando uma mistura de 2% de glicose, 0,5% de peptona e 0,5% de extrato de levedura. No caso do meio de cultura para a fermentação, a mesma composição foi preparada alterando somente a concentração de glicose para 5%. Antes do início da fermentação pré-inóculos das cepas foram preparados em overnight. Suas concentrações foram determinadas por meio de OD 600 nm em espectrofotômetro de massa. Essa análise foi importante para quantificar o volume necessário de pré-inóculo de cada linhagem e padronizar a concentração celular nos mostos de fermentação. Posteriormente, os volumes quantificados foram centrifugados e os sobrenadantes descartados. Essas células foram, então, inoculadas em 2 mL de meio de cultura com 5% de glicose por um tempo total de 3 dias. Esse processo de fermentação foi realizado em triplicata para cada uma das linhagens analisadas, aumentando, assim, a credibilidade dos dados. Amostras de 10 µL foram coletadas de cada mosto em quatro períodos diferentes com intervalo de 24 horas entre eles. Essas amostras foram diluídas em 990 µL de água e as concentrações de glicose foram quantificadas pelo método DNS com base em uma curva padrão. Resultados: Os resultados preliminares de alguns isolados demonstraram que as cepas oriundas dos mostos de cachaça artesanal iniciam o consumo da glicose antes das leveduras nativas do Cerrado, provavelmente porque já estão adaptadas ao estresse fermentativo. Ambas, no entanto, ainda se comportam de modo inferior a levedura utilizada como controle positivo. Ela é denominada PE-2 e caracteriza-se por ser uma linhagem industrial de referência para produção de etanol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Neves, Felipe Patrício das, Nilton César Fiedler, Alexandre Rosa dos Santos, Cristiano Malacarne, and Leonardo Beltrão Rosa. "SÉRIE HISTÓRICA DE INCÊNDIOS FLORESTAIS E EVOLUÇÃO DE VEÍCULOS EMPREGADOS EM COMBATE, ESPÍRITO SANTO, BRASIL." In I Congresso Nacional de Ciências Agrárias On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1587.

Full text
Abstract:
Introdução: Devido à frequência e às inúmeras consequências dos incêndios florestais ao meio ambiente, a busca por meios economicamente viáveis de combate é desafiadora para órgãos públicos, principalmente em função da escassez da água. Objetivos: Descrever série histórica recente de incêndios florestais e apresentar evoluções implementadas em veículos operacionais para melhoria no combate. Material e métodos: A área de estudo corresponde a 16 municípios, no estado do Espírito Santo, região Sudeste do Brasil (19º23’28’’ a 19º41’12’’ de latitude Sul, e 40º4’20’’ a 41º11’3’’ de longitude Oeste de Greenwich, área total de 15.422 km²), jurisdição do 2° Batalhão de Bombeiros. Utilizaram-se dados de ocorrências reais atendidas entre 2015 e 2019. Por meio do software QGIS, para análise geográfica da área, elaboraram-se mapas temáticos (por gradação de cores) e hot spot (interpolação Kernel), afim de representar os locais mais impactados, que, em tese, poderiam ser priorizados em investimentos. Resultados: Com 2.364, os municípios de maior demanda foram Linhares (43,5%), Nova Venécia (22,4%) e Barra de São Francisco (12,4%). Já o período mais crítico se deu na primavera, entre os meses setembro e novembro (36,9%). Notou-se que os municípios Nova Venécia, Barra de São Francisco, Vilas Pavão e Valério encontram-se com áreas de adensamento próximas, possibilitando ações de auxílio mútuo. Em seguida, dois veículos operacionais são apresentados, evidenciando os avanços implementados para combate: Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS) e o Auto Urbano (AU) equipado com kit florestal (reservatório d’água, bomba e mangotinhos). Por critérios operacionais, devido ao seu peso inferior (25%) de 4 ton., maneabilidade de mangotinhos leves (5%), de 9 kg/100 m, maior alcance de combate padrão (100%), atingindo até 200 m, baixo consumo d’água (46%), de 52 l/min, e exigir menos operadores (33%), mínimo 1 pessoa, o kit florestal mostrou-se adaptado à atividade em múltiplos cenários (urbano ou rural), e também sustentável, comparado ao ABTS. Para este, exige-se, inclusive, maior tempo e cautela em deslocamentos. Todavia, em incêndios de grandes extensões todos são muito importantes para preservação do meio ambiente. Conclusão: Os resultados forneceram informações relevantes para estratégias viáveis e eficazes de gestão deste tipo de desastre, cada vez mais frequente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Aguiar, Natália Santana, Maria Alini Oliveira Barros, Sabrina Ribeiro Batista, Sérgio Luiz de Souza Junior, Luciana Kiyoko Nacano, and Ligia Cosentino Junqueira Franco Spegiorin. "Importância do rastreio da incompetência istmo cervical para a indicação de cerclagem: relato de caso." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130257.

Full text
Abstract:
Introdução: A incompetência istmo cervical (IIC) caracteriza-se pela fraqueza inata ou adquirida do sistema de oclusão do útero, associada ao esvaecimento e à cervicodilatação. Conforme há o avanço da gestação, há risco progressivo de aborto espontâneo, trabalho de parto prematuro ou corioamniorrexe. As causas incluem anormalidades uterinas, histórico de trauma ou manipulação da região istmo cervical. Logo, a ultrassonografia (USG) transvaginal é o método diagnóstico de escolha para a IIC. Em vista disso, a cerclagem istmo cervical é o tratamento cirúrgico padrão-ouro para o fortalecimento do colo e a técnica mais utilizada é a de McDonald, que consiste na sutura simples, atraumática e inabsorvível, em bolsa que passa na transição das mucosas vaginal e cervical, com indicações profiláticas ou emergenciais. Para a cerclagem profilática, a paciente deve estar entre 12 e 16 semanas de gestação com histórico prévio de IIC. Já para gestantes entre 16 e 24 semanas com exame físico sugestivo de IIC (protrusão de bolsa ou dilatação cervical sem atividade uterina) na ausência das contraindicações absolutas, podem ser submetidas à cerclagem emergencial. Objetivo: Avaliar a importância do rastreio da IIC e a indicação de cerclagem. Material e Métodos: Paciente de 25 anos, tercigesta, com histórico obstétrico de 2 partos normais prematuros extremos (com 26 semanas, que evoluiu a óbito e com 28 semanas, vivo, com sequelas de prematuridade). Realizou acompanhamento pré-natal da terceira gestação, e em seguimento de rotina com USG, foi identificada gestação de 13 semanas, ausência de malformações fetais e colo uterino fechado de 3,43 cm. Realizada cerclagem por técnica de McDonald. Em USG de 22 semanas, constatou-se afunilamento espontâneo do colo uterino, limitado por fios de sutura. Com 36 semanas e 4 dias, evidenciada restrição de crescimento intrauterino por peso fetal de 1894 g, resultando em cesariana eletiva com 37 semanas, sem intercorrências. Recém-nascido com 2314 g, Apgar 9/10, com boa evolução. Resultados e Conclusão: O diagnóstico de IIC, por ser tardio, em sua maioria, resulta na terapêutica por cerclagem de emergência. Desse modo, a anamnese minuciosa com histórico clínico e obstétrico detalhado é imprescindível. Além disso, a USG transvaginal é o exame de maior acurácia, em razão de sua alta sensibilidade na avaliação prévia do encurtamento do colo uterino. Os critérios ultrassonográficos para identificação da IIC são: colo curto, com os orifícios externo e interno menor que 25 mm, esfíncter interno dilatado, istmo em funil e visualização das membranas no canal cervical. Em seguida, é de suma importância a correção cirúrgica por meio da cerclagem istmo cervical. Portanto, a IIC é uma patologia obstétrica de difícil diagnóstico. Logo, o rastreamento por meio da USG transvaginal, da anamnese e da cerclagem diminui o risco de prematuridade e de mortalidade perinatal, resultando em melhor prognóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography