To see the other types of publications on this topic, follow the link: Primatas - Padrão de atividade.

Journal articles on the topic 'Primatas - Padrão de atividade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Primatas - Padrão de atividade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rodrigues, Tarcisio Coelho, Ilmara Simony Freitas Santana, Lucas Queiroz Lemos, Magnólia Silveira Silva, Isabela Sousa Prado, Cássia Oliveira Rêgo, Marjorie Santana Soares, et al. "Adaptação das técnicas parasitológicas de identificação para quantificação de parasitos gastrintestinais em primatas." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 26, 2021): e462101220706. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20706.

Full text
Abstract:
Estudos de parasitos gastrintestinais em primatas mantidos em cativeiro são ferramentas importantes para o manejo da população de macacos, pois contribuem para a avaliação de sua saúde, além de permitir avaliar a eficiência das rotinas de manejo. Técnicas que podem identificar e quantificar parasitas podem ajudar na avaliação parasitológica. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar técnicas de identificação e quantificação de endoparasitas gastrintestinais em primatas, medir o grau de infecção parasitária das amostras e sugerir adaptações metodológicas nas técnicas de identificação, possibilitando sua utilização também na quantificação de ovos por grama de fezes. A partir de amostras fecais de 39 primatas alocados no Centro de Triagem de Animais Silvestres na cidade de Vitória da Conquista, foram avaliadas três técnicas de identificação - exame direto, sedimentação espontânea e técnica de Willis, usando como padrão ouro a técnica de quantificação por McMaster. Três parasitas - Ancylostoma sp., Enterobius sp. e Strongyloides sp. - foram identificados. A técnica de identificação mais eficiente foi o exame direto, seguido da sedimentação espontânea e da técnica de Willis. Foram feitas adaptações nas técnicas de identificação utilizadas - exame direto e sedimentação espontânea - visando uma melhor avaliação do grau de infecção apresentado por esses primatas. A técnica de McMaster apresenta limitação na quantificação dos parasitas em infecções mais brandas, ao passo que foi possível quantificá-los utilizando-se as técnicas Direta e Sedimentação adaptadas, indicando a possibilidade da utilização dessas técnicas de identificação (qualitativas) para a quantificação de parasitas em fezes de primatas não humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva Júnior, Raimundo Florêncio da, Sabrina Silva Zacaron, and Hilderline Câmara de Oliveira. "PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)." Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RIBSP) 4, no. 9 (July 4, 2021): 127–42. http://dx.doi.org/10.36776/ribsp.v4i9.142.

Full text
Abstract:
Este artigo o tem por objetivo refletir sobre a importância da normatização do procedimento operacional padrão (POP), na atividade operacional da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte/RN, baseado nas experiências e atividades realizadas pelos aplicadores da lei na atividade operacional. A pesquisa é de cunho exploratório, de campo com uso de questionário e com abordagem quantitativa. É de fundamental importância a normatização no âmbito institucional, a qual proporcionará inúmeras vantagens, para a minimização de possíveis erros profissionais, tanto para respaldar legalmente as ações durante suas atividades operacionais, afastando a insegurança jurídica que permeia a nossa atividade fim, como para criar, através de treinamentos constantes uma conduta com padrões aceitáveis de eficiência, eficácia e efetividade, baseada nas experiências realizadas pelos aplicadores da lei.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vasconcelos, Larissa Leonilda Pereira Melo, and Aluísio Vasconcelos de Carvalho. "Relação entre macacos e humanos em espaços urbanos." Environmental Scientiae 1, no. 1 (June 25, 2019): 1–8. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6492.2019.001.0001.

Full text
Abstract:
Os alimentos possuem grande importância para o desenvolvimento dos organismos e a expressividade gênica está inteiramente ligada aos fatores nutricionais. Dependendo dos alimentos, os animais podem desenvolver características, comportamentos e funções metabólicas não peculiares a espécie, ocasionando um processo de especiação ao longo das sucessivas gerações. Os primatas da atualidade têm se destacado devido a mudança no padrão de alimentação uma vez que as espécies que habitam ambientes urbanos desenvolveram novas habilidades e padrões comportamentais diferenciados das populações naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tavares, Jousilene de Sales, Adriana Suely de Oliveira Melo, Melania Maria Ramos de Amorim, Vivianne Oliveira Barros, Mônica Yuri Takito, Maria Helena D'Aquino Benício, and Maria Aparecida Alves Cardoso. "Padrão de atividade física entre gestantes atendidas pela estratégia saúde da família de Campina Grande - PB." Revista Brasileira de Epidemiologia 12, no. 1 (March 2009): 10–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2009000100002.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A atividade física realizada durante a gestação vem sendo discutida devido aos seus efeitos benéficos tanto para a saúde materna como para o crescimento fetal e desfechos gestacionais, porém ainda são escassos estudos sobre o padrão de atividade física neste período. OBJETIVO: Avaliar o padrão de atividade física entre gestantes atendidas pela estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Campina Grande/PB. MÉTODOS:Foi acompanhada uma coorte observacional de gestantes (n=118), a partir da 16ª semana gestacional, durante os anos de 2005 a 2006. A cada quatro semanas eram aferidas as condições clínicas, socioeconômicas e obstétricas, incluindo a aplicação de um questionário específico sobre atividade física na 16ª, 24ª e 32ª semanas gestacionais. A avaliação foi feita a partir da somatória do equivalente metabólico (METs) e as atividades cotidianas foram divididas em quatro grupos: atividades laboral, doméstica e caminhada, além de inatividade. As gestantes foram classificadas de acordo com o padrão de atividade física realizado em: sedentárias, praticantes de atividades física leve, moderada e vigorosa. Os dados foram analisados no programa Epi Info 3.4.1. RESULTADOS: As características socioeconômicas da coorte estudada indicaram majoritariamente gestantes de baixo poder aquisitivo, baixa escolaridade e baixo percentual de mulheres economicamente ativas. O padrão de atividade física observado foi baixo desde o primeiro trimestre gestacional, oscilando entre o leve e o sedentário, e foi diminuindo com o evoluir da gravidez, com 100% das gestantes alcançando o padrão sedentário na 32ª semana. Em relação aos grupos de atividades, observou-se um predomínio de atividades domésticas, seguidas pelas atividades de lazer. CONCLUSÃO:Na coorte estudada verificou-se um padrão de atividade física inadequado desde o início da gestação, agravando-se no terceiro trimestre gestacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bordignon, Marcelo O. "Padrão de atividade e comportamento de forrageamento do morcego-pescador Noctilio leporinus (Linnaeus) (Chiroptera, Noctilionidae) na Baía de Guaratuba, Paraná, Brasil." Revista Brasileira de Zoologia 23, no. 1 (March 2006): 50–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752006000100003.

Full text
Abstract:
Entre 18 de janeiro a 16 de dezembro de 1999 foi estudado o comportamento de forrageamento e o padrão de atividade do morcego-pescador Noctilio leporinus (Linnaeus, 1758), em uma área de manguezal na Baía de Guaratuba, Sul do Brasil. Os grupos de N. leporinus observados permaneceram em atividade ao longo de todo o período noturno, mas com um aparente padrão bimodal. Durante os meses de abril a setembro, N. leporinus inicia a sua atividade geralmente às 18:00 h, uma hora mais cedo do que durante os meses de outubro a março, quando inicia sua atividade geralmente às 19:00 h. O comportamento de predação sobre os cardumes de peixes mostrou variações quanto ao local de forrageamento ao longo do período de atividade. Em baixos níveis de maré, os grupos de morcegos pescaram longe da margem em águas mais profundas, mas nos níveis de maré alta os grupos de morcegos permaneceram pescando sempre junto à margem, em águas mais rasas. Este padrão de comportamento em N. leporinus parece ser determinado pelo padrão de deslocamento dos cardumes de peixes na área de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Natália Fernandes Henrique. "Bulimia em adolescentes praticantes de atividade física." Research, Society and Development 10, no. 6 (June 1, 2021): e29110615874. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15874.

Full text
Abstract:
A pressão social para ser magro tem feito com que milhões de adolescentes, na maioria do sexo feminino, utilizem métodos inadequados, como vômitos auto induzidos e a prática excessiva de exercícios físicos para conseguir alcançar o padrão de beleza idealizado pela mídia. Essa difusão deste padrão tem sido apontada como uma das causas de transtornos alimentares em adolescentes. Este trabalho revisa a literatura sobre bulimia nervosa não purgativa, discutindo suas causas, efeitos e terapia nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Iolanda Karla Santana dos, and Wolney Lisbôa Conde. "Variação de IMC, padrões alimentares e atividade física entre adultos de 21 a 44 anos." Ciência & Saúde Coletiva 26, suppl 2 (2021): 3853–63. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021269.2.23562019.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste artigo é descrever a associação entre variação de IMC, padrões alimentares e atividade física entre adultos de 21 a 44 anos no período de 2007 a 2012. Estudo transversal com a base de dados do VIGITEL. Padrões alimentares foram identificados com Análise de Principais Componentes para o período de 2007 a 2012. Componentes com autovalores >1,0 foram retidos e cargas fatoriais superiores a |0,3| foram destacadas. Para cada indivíduo, um escore foi calculado por padrão. Em seguida foi criada variável de diferença do Índice de Massa Corporal (ΔIMC). Regressão linear com desfecho ΔIMC e regressão de Poisson com desfecho obesidade foram conduzidas. Quatro padrões alimentares foram retidos: Prudente, Transição, Ocidental e Tradicional. Após ajuste multivariável, ΔIMC mostrou-se inversamente associada à prática de atividade física no lazer. Obesidade apresentou associação positiva com padrão Ocidental, assistir à televisão ≥3 horas por dia e inatividade física. Obesidade mostrou-se inversamente associada com padrão Prudente, padrão Tradicional, prática de atividade física no lazer e prática de atividade física no trabalho. Padrões alimentares baseados em alimentos in natura e minimamente processados e prática de atividade física constituem fatores de proteção para a obesidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Carla Micheli da, Daniela Saes Sartorelli, Dalmo Roberto Lopes Machado, and Gleici da Silva Castro Perdoná. "Padrão de atividade física em gestantes usuárias do Sistema Público de Saúde." Conexões 19 (June 10, 2021): e021003. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v19i1.8659354.

Full text
Abstract:
Objetivos: Descrever o padrão de atividade física de gestantes usuárias de Unidades Básicas de Saúde, investigar a média do gasto energético relacionados aos domínios de atividade física. Métodos: Trata-se de um estudo transversal conduzido entre 799 gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto, SP. A prática de atividade física foi avaliada por meio do questionário de “frequencia de atividade física diária” específico para gestantes, no qual foram obtidas a frequência, duração e o equivalentes metabólicos das atividades físicas. Resultados: A maioria das gestantes apresentaram o padrão sedentário (57%) seguido pelo padrão leve (43%). Em relação aos domínios de atividades físicas, o domínio doméstico teve a maior média de gasto energético (733,7), enquanto que, o domínio de lazer apresentou a menor média (20,5). Verificou-se que as variáveis idade acima de 30 anos , escolaridade baixa , solteira, não ser chefe de família, não trabalhar fora, e ter filhos, tiveram associações com o padrão sedentário. Conclusões: Elevada prevalência de sedentarismo foi observada entre as gestantes estudadas, sugerindo a necessidade de ações de promoção de atividade física neste público, principalmente no domínio de lazer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Queiroz, João. "Comunicação simbólica em primatas não-humanos: uma análise baseada na semiótica de C. S. Peirce." Revista Brasileira de Psiquiatria 25, suppl 2 (December 2003): 2–5. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462003000600002.

Full text
Abstract:
Existem (ou existiram) outras espécies de criaturas simbólicas? Essa questão tem sido abordada por pesquisadores de diversas áreas e é responsável por uma histórica controvérsia sobre a existência de um limiar entre "criaturas simbólicas" vs "criaturas capazes de produzir formas simples de linguagem". Conforme o mainstream em Etologia e Psicologia Comparada apenas o Homo sapiens está cognitivamente equipado para produzir e interpretar símbolos. Vou introduzir um modelo empiricamente testável de semiose simbólica ("ação simbólica do signo"), baseada na teoria das categorias lógico-fenomenológicas de C.S.Peirce. Vou sugerir que um padrão específico de comportamento do usuário do signo, observado na comunicação de primatas não-humanos, indica a transição de uma semiose indexical para uma simbólica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos Junior, Miguel Arcanjo dos, Álvaro Antônio Bandeira Ferraz, Geraldo José Paraiso Wanderley, Carlos Augusto Mathias, Fernando Antônio C. Spencer, and Edmundo Machado Ferraz. "Padrão mioelétrico do cólon esquerdo no reflexo gastrocólico." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 27, no. 6 (December 2000): 366–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912000000600002.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi determinar o padrão eletromiográfico do reflexo gastrocólico no cólon esquerdo (sigmóide), através da avaliação da atividade elétrica de controle (AEC), atividade elétrica de resposta (AER) e complexo motor migrante (CMM). Foram avaliadas 15 pacientes, do sexo feminino, submetidas à histerectomia, sem alteração clínica do trato gastrointestinal. A idade média foi de 40,2 anos. As pacientes foram controles de si próprias, tendo sido comparado o período pré com o per e pósprandial. Eletrodos bipolares cobertos por Téflon foram implantados a nível da tênia anterior do cólon esquerdo. Após a recuperação do íleo paralítico, realizou-se a coleta dos dados. Foi utilizado um sistema de aquisição de dados (DATA Q Série 200), que captou frequência entre 0,02 a 10 Hz e um software de análise de dados, (WINDAQ 200) que funcionou no ambiente Windows. Os resultados obtidos evidenciaram que a AEC e AER de curta duração (n/h) não apresentaram diferença estatística. A AER de longa duração (n/h, apresentou uma diminuição estatisticamente significativa. O CMM apresentou aumento estatístico. A conclusão do estudo foi que houve diminuição da atividade elétrica de resposta colônica de longa duração e um aumento da atividade motora do cólon esquerdc após a alimentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Marques, Karina do Valle, Irvênia Luiza de Santis Prada, Zenon Silva, and Édson Aparecido Liberti. "Estudo anatômico do tronco encefálico do macaco Cebus apella." Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 8, no. 2 (July 1, 2005): 156–63. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v8i2.3135.

Full text
Abstract:
Objetivo: Realizar estudo anatômico da morfologia externa do tronco encefálico de macaco Cebus apella, descrevendo suas características e comparando os dados encontrados com os referidos na literatura sobre outros primatas, outros mamíferos e o homem. Material e Método: A análise da morfologia externa do tronco encefálico do Cebus apella foi realizada em 14 espécimes. Resultados e Conclusões: A organização geral das estruturas enquadra-se no padrão característico de outros primatas já estudados, entre eles o próprio homem. Na face anterior do tronco encefálico mostram-se bem marcadas as seguintes estruturas: pirâmides, decussação das pirâmides, oliva, pedúnculo cerebelar médio e pedúnculos cerebrais. E possível também visualizar a origem aparente dos nervos cranianos de fi a XII, a fissura mediana anterior (e forame cego), os sulcos anterolateral, póstero-lateral, bulbopontino, basilar, pontomesencefáJjco e a fossa interpeduncular. Na face posterior do tronco encefálico do Cebus apella, mostram-se bem marcados: os fascículos grácil e cuneiforme, os tubérculos grácil e cuneiforrne, o sulco mediano posterior no bulbo, a cavidade do IV ventrículo e os coliculos superiores e inferiores. O IV ventrículo apresenta bem evidente as seguintes estruturas: sulco mediano, eminência mediai, recesso lateral e véu medular superior. Os resultados são sugestivos de que novas pesquisas podem ser realizadas visando ao conhecimento, com mais detalhes técnicos, das estruturas descritas no presente estudo, com auxílio dos cortes corados pelo método de Mulligan.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

De Lima, Dartel Ferrari, Michael Pereira da Silva, Oldemar Mazzardo Júnior, Adelar Aparecido Sampaio, Maria das Graças Anguera, Lohran Anguera Lima, and Olinda do Carmo Luiz. "O padrão da atividade física de brasileiros com osteoporose." Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research 21, no. 3 (September 30, 2019): 39–48. http://dx.doi.org/10.21722/rbps.v21i3.28205.

Full text
Abstract:
Introdução: A osteogênese pode ser estimulada pela ação resultante de práticas diferenciadas de atividade física. Objetivo: Descreveu o padrão da atividade física (AF) no lazer e no deslocamento ativo de brasileiros adultos com osteoporose. Método: Dados transversais foram obtidos do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas não Transmissíveis de 2008, envolvendo 52.614 adultos com 18 anos ou mais de idade, residentes nas capitais brasileiras e no Distrito Federal e entrevistados por inquérito telefônico. Resultados: As mulheres portadoras de osteoporose foram significativamente mais inativas (64,3%; IC95%: 62,8 – 66,9) do que os homens (53,8%; IC95%: 50,6 – 56,4). No conjunto da amostra, (24,8%; IC95%: 21,4 – 28,1) realizaram AF em quantidade suficiente para a promoção da saúde geral. A caminhada foi o principal exercício relatado (67,8%: IC95%; 61,7 – 73,2), seguido da hidroginástica (8,9%; IC95%: 5,6 – 13,2) e musculação (6,5%: IC95%; 2,6 – 9,1). Somente 5,7% (IC95% 0,5 – 11,3) e 0,8% (IC95%: 0,3 – 2,0) dos homens e mulheres mais ativos, respectivamente, relataram baixa frequência semanal das atividades (1 a 2 dias). Entre os menos ativos, a baixa frequência semanal foi mais prevalente, alcançando 55,0% (IC95%: 26,0 – 84,1) e 76,9% (IC95%: 67,7 –86,0) para homens e mulheres, respectivamente. Cerca de 90% dos entrevistados relataram atividades com duração diária de 30 minutos ou mais. Conclusão: A inatividade física foi comum para aproximadamente 50% dos adultos com osteoporose. Outros 25% alcançaram a meta mínima recomendada, mediante a prática de exercícios de baixo impacto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Carvalho, Rodrigo Gustavo Da Silva. "Comparação da atividade eletromiográfica durante o movimento padrão do ciclismo em cicloergômetro padrão e aquático." Fisioterapia Brasil 5, no. 5 (October 10, 2004): 337. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v5i5.3166.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Lancha Junior, Antonio Herbert. "Nutrição aplicada à atividade motora." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25, spe (December 2011): 45–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092011000500006.

Full text
Abstract:
A Nutrição aplicada a atividade motora se divide em quatro áreas do movimento humano, a saber: esporte, educação física, dança, recreação/lazer. Essa definição conceitual diferencia a população alvo da intervenção nutricional. O organismo humano sempre apresentou o movimento como parte de sua atividade cotidiana e selecionou evolutivamente os organismos mais econômicos. Em contrapartida por conta de demandas, sociais, financeiras dentre outras a vida moderna impôs o sedentarismo como padrão de comportamento motor que aliado ao padrão genético de economia resultaram nas doenças modernas como obesidade, diabetes, etc. Assim a sociedade institucionalizou o movimento humano criando manifestações distintas descritas acima e suas necessidades específicas passaram a ser de interesse acadêmico/cientifico. Nutricionalmente os estudos se concentram no balanço energético, na necessidade de carboidratos, proteínas, lipídios assim como dos micronutrientes e outros compostos biologicamente ativos. Estes estudos definem estas substancias sob critérios de essencialidade ou efeito ergogênico superior a capacidade fisiológica. O primeiro determina mudanças nas necessidades nutricionais e o segundo substâncias consideradas ilícitas. No presente momento grande parte da comunidade cientifica dedicada à nutrição aplicada à atividade motora, dirige sua vocação na tentativa de descobrir as necessidades específicas provocadas pela pratica regular da atividade motora permitindo seu exercício regular para que a mesma propicie os benefícios na manutenção da saúde de forma plena nas quatro áreas descritas acima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Fontes, Renata Venturim, Alexandre Pio Viana, Messias Gonzaga Pereira, Jurandi Gonçalves de Oliveira, Diolina Moura Silva, Sabrina Garcia Broetto, and Mariela Mattos da Silva. "Diferentes espaçamentos de plantio e níveis de adubação sobre a atividade da redutase do nitrato em folhas do híbrido de mamoeiro UENF/CALIMAN-01." Revista Brasileira de Fruticultura 32, no. 4 (December 2010): 1138–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452010000400023.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes espaçamentos de plantio e de níveis de adubação NPK sobre a atividade da redutase do nitrato (RN) nas folhas do híbrido de mamoeiro UENF/CALIMAN-01 , visando a sugerir possível ajuste em seu manejo de adubação nitrogenada, no sentido de maximizar a eficiência do uso do nitrogênio. O experimento foi conduzido na fazenda Caliman Agrícola S.A., no município de Linhares - ES. Utilizou-se o delineamento estatístico experimental em blocos casualizados, com esquema fatorial, com três espaçamentos de plantio entre plantas (E1 = 1,8 m; E2 = 2,25 m, e E3 = 2,7 m), cinco níveis de adubação NPK convencional (A1 = 80% do padrão; A2 = 100% padrão da empresa; A3 = 120% do padrão; A4 = 140% do padrão, e A5 = 160% do padrão) e cinco períodos de avaliação (meses de março a julho). O padrão de adubação NPK da empresa consiste em 350; 105 e 660 kg ha-1ano-1 de sulfato de amônio (20% de N), superfosfato simples (18% de P) e cloreto de potássio (60% de K), respectivamente. Os dados obtidos para a atividade da RN foram submetidos a uma análise de variância e teste de médias. Dentre os tratamentos testados, o nível A1 (80% do padrão), independentemente do espaçamento, poderia ser indicado no manejo do híbrido de mamoeiro UENF/CALIMAN-01, pois em todos eles a atividade da redutase do nitrato, em praticamente todos os períodos avaliados, apresentou valores adequados, ou até mesmo superiores aos encontrados na literatura em cultivares de mamoeiro. A redução da adubação NPK pôde ser justificada, uma vez que não houve diferença na produtividade das plantas entre os tratamentos avaliados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Cardoso, Deise de Lima, Sandra de Mamedes Costa, José Augusto Pereira Carneiro Muniz, Paulo Henrique Gomes De Castro, João Bosco Da Costa, and Hilma Lúcia Tavares Dias. "Avaliação do perfil hematológico e bioquímico de macacos de cheiro (Saimiri collinsi) cativos no Centro Nacional de Primatas no Estado do Pará / Evaluation of the hematological and biochemical profile of captive scent monkeys (Saimiri collinsi) at the National Primate Center in the State of Pará." Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 4, no. 2 (June 28, 2021): 2764–76. http://dx.doi.org/10.34188/bjaerv4n2-097.

Full text
Abstract:
As avaliações hematológicas e bioquímicas constituem uma ferramenta perspicaz no auxílio do estudo de doenças. No caso dos primatas não humanos tais técnicas são consideradas pouco invasivas e fornecem resultados rápidos para diagnóstico de enfermidades. Objetivou-se determinar os perfis hematológico e bioquímico, estabelecendo possíveis diferenças desses parâmetros relacionadas ao sexo de macacos de cheiro adultos (Saimiri collinsi) mantidos em cativeiro. Foram determinados valores hematológicos e mensurados valores bioquímicos para determinação dos perfis hepático, renal e lipídico. Foram coletadas amostras de sangue de 32 animais (18 machos e 14 fêmeas) mantidos no Centro Nacional de Primatas-CENP, localizado no município de Ananindeua, Pará. A análise estatística empregada foi a descritiva para obtenção da média, do desvio padrão, e de valores mínimos e máximos com 95% de confiança. Houve diferença para número de hemácias (6,09 ± 0,47e 5,57 ± 0,40 x106/mm3), maior nos machos, e volume globular médio (MCV) (66,67 ± 4,02 e 65,65 ± 2,67u3) e número de eosinófilos (5,11 ± 4,74 e 5,14 ± 5,21x 103/mm3), maior nas fêmeas. Verificou-se que os parâmetros relacionados à função hepática, ALT e AST, foram muito superiores nas fêmeas em comparação com os machos para a espécie em estudo. Os valores obtidos para hemograma e bioquímica sérica desta pesquisa, podem ser utilizados como parâmetros de normalidade para avaliação de higidez ou não desta espécie de primata não humano, criados sob as mesmas condições e aplicando-se metodologia similar, considerando-se que o fator sexo pode influenciar algumas diferenças nos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Mourão Júnior, M., and A. P. S. Souza Filho. "Diferenças no padrão da atividade alelopática em espécies da família Leguminosae." Planta Daninha 28, spe (2010): 939–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582010000500002.

Full text
Abstract:
As inúmeras espécies de plantas que compõem a floresta amazônica podem representar excelente alternativa para fazer frente ao desafio de desenvolver a agricultura conforme as exigências da sociedade. Neste trabalho, procurou-se determinar e caracterizar o padrão de atividade alelopática em espécies da família Leguminosae, em função de variações de espécies, fonte de extratos e sensibilidade da planta receptora. Bioensaios de germinação de sementes e alongamento da radícula e do hipocótilo foram desenvolvidos em condições controladas. Os resultados indicam que as espécies estudadas não apresentaram padrão semelhante no tocante aos efeitos potenciais alelopáticos, havendo, entretanto, hierarquização no tocante à intensidade dos efeitos globais, sendo o potencial alelopático inibitório mais amplo e efetivo nas espécies Bauhinia guianensis, Bowdichia virgiloides, Parkia pendula e Platimenia reticulata. O potencial alelopático foi efetivo e mais restrito em Bauhinia macrostachya. O fator fração das plantas revelou diferenciação no padrão de atividade: para a maioria das espécies, as folhas foram a principal fonte de aleloquímicos, e para Bauhinia macrostachya e Inga edulis, a raiz. Em termos de padrão de respostas das espécies receptoras, o alongamento da radícula é mais sensível aos efeitos dos extratos, ficando o alongamento do hipocótilo como o de menor sensibilidade. Os efeitos dos extratos foram mais intensos sobre Mimosa pudica. Esses resultados também atribuem à floresta amazônica importância como fonte de compostos químicos de interesse para o homem, o que, em si, justifica sua preservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Gonçalves, Eduardo. "O padrão espacial da atividade inovadora Brasileira: uma análise exploratória." Estudos Econômicos (São Paulo) 37, no. 2 (June 2007): 405–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612007000200007.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é aplicar, de forma pioneira, análise exploratória de dados espaciais sobre dados de patentes per capita para analisar a distribuição da inovação em microrregiões geográficas brasileiras. Os resultados revelam que as patentes per capita são distribuídas de forma não aleatória, indicando autocorrelação espacial positiva. A heterogeneidade espacial constatada pelo método confirma a existência de um regime de polarização Norte-Sul em termos de atividade tecnológica. Indicadores locais de associação espacial e estatísticas de Moran bivariadas são calculados com intuito de determinar a influência da vizinhança sobre a performance tecnológica das microrregiões. Os resultados mostram que a ausência de industrialização, de alto grau de escolaridade da população adulta, de pesquisadores com doutorado, de trabalhadores em áreas de formação tecnológica e de diversidade industrial e tecnológica podem funcionar como barreiras espaciais e, dessa forma, inviabilizar o processo de difusão dos transbordamentos de conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lima, Dartel Ferrari, Lohran Anguera Lima, Oldemar Mazzardo, Maria das Graças Anguera, Verónica Gabriela Silva Piovani, Arestides Pereira da Silva Junior, Michael Pereira Silva, and Adelar Aparecido Sampaio. "O padrão da atividade física no lazer de idosos brasileiros." Caderno de Educação Física e Esporte 16, no. 2 (July 12, 2018): 39–49. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n2.p39.

Full text
Abstract:
Com o decorrer da idade, ser fisicamente ativo ou permanecer fisicamente ativo pode se tornar dificultoso devido às barreiras funcionais, emocionais e sociais inerentes ao envelhecimento. O objetivo do estudo foi avaliar o padrão da atividade física e o perfil sociodemográfico e comportamental de idosos residentes nas capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal. Estudo descritivo com amostra de adultos entrevistados pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - Vigitel (2016). Foram entrevistados 53.210 adultos. Destes, 18.854 adultos (6.199 homens e 12.655 mulheres) tinham à época, 60 anos ou mais de idade. A caminhada foi a atividade física mais relatada. A frequência semanal mais adotada foi de 3 a 4 dias com duração de 60 minutos ou mais. O percentual de ativos no lazer foi menor com o aumento da idade e com a diminuição da escolaridade. Os ativos foram mais frequentes para a auto avaliação otimista da saúde e menos frequentes para o consumo de tabaco quando comparados aos seus pares inativos. O estudo revelou que, aproximadamente, metade da amostra negou a participação em atividade física no lazer, com um cenário mais desfavorável paras as mulheres. O padrão de atividade física nos idosos ativos se alinhava às recomendações do Ministério da Saúde. A promoção de estilos de vida ativa deve fazer parte do planejamento de cuidados de saúde para os idosos.ABSTRACT. The standard of physical activity in the leisure of brazilian elderly. With the passing of age, being physically active or remaining physically active can become difficult due to the functional, emotional or social barriers inherent to the aging. The aim of this study was to evaluate the pattern of physical activity and the sociodemographic and behavioral profile of elderly residents in the capitals of the Brazilian states and in the Federal District. Descriptive study with a sample of adults interviewed by the Surveillance of Risk Factors and Protection for Chronic Diseases by Telephone Surveillance - Vigitel (2016). A total of 53,210 adults answered the interview. Of these respondents, 18,854 adults (6,199 men and 12,655 women) were then 60 years or older. Walking was the most reported physical activity. The most adopted weekly frequency was 3 to 4 days per week with a duration of 60 minutes or more. The percentage were more frequent for optimistic health self-assessment and less frequent for tobacco use when compared to their inactive peers. The study revealed that approximately half of the sample denied participation in leisure-time physical activity, with a more unfavorable scenario for women. The pattern of PA in the active elderly was aligned with the recommendations of the Ministry of Health. The promotion of active lifestyles should be part of health care planning for the elderly.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Costa, Filipe Ferreira da, Leandro Martin Totaro Garcia, and Markus Vinicius Nahas. "A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL EM TRANSIÇÃO: PERSPECTIVAS PARA A PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA." Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde 17, no. 1 (August 29, 2012): 14. http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.v.17n1p14-21.

Full text
Abstract:
O padrão de morbimortalidade no Brasil contemporâneo é caracterizado pelas altas prevalênciasde doenças crônicas não transmissíveis. O objetivo deste trabalho foi situar o papel da atividadefísica neste padrão de morbimortalidade, contextualizando o conceito de “Transiçãoda Atividade Física” e discutindo a contribuição da Educação Física na promoção da atividadefísica e saúde. Parece evidente que houve redução no nível de atividade física nos domíniosocupacional, deslocamento e doméstico, em contrapartida à estabilização ou incremento nodomínio do lazer. A inserção da Educação Física no Sistema Único de Saúde e as ações governamentaisde promoção de atividade física são promissoras e necessitam de avaliação. Aescola constitui contexto privilegiado para alcançar os jovens, além de seus familiares e dosmoradores de seu entorno. Por fi m, à Educação Física tem sido atribuída uma maior participaçãona promoção da saúde dos brasileiros, tanto por meio de ações no contexto da comunidadecomo na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

RONCATTO, M. C., and S. F. PASCHOLATI. "Alterações na atividade e no perfil eletroforético da peroxidase em folhas de milho (Zea mays) e sorgo (Sorghum bicolor) tratadas com levedura (Saccharomyces cerevisiae)." Scientia Agricola 55, no. 3 (1998): 395–402. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90161998000300007.

Full text
Abstract:
O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de se verificar a influência de Saccharomyces cerevisiae na forma de produto comercial, fermento biológico fresco para panificação, na atividade e no padrão eletroforético da peroxidase em folhas de milho e sorgo. As preparações de Saccharomyces utilizadas foram representadas por suspensões de células e seus respectivos filtrados, autoclavados ou não. A análise dos extratos obtidos dessas gramíneas mostrou que suspensões de células e os filtrados dessas suspensões, tratadas termicamente ou não, foram efetivos em ocasionar alterações na atividade e padrão eletroforético da peroxidase em milho e sorgo. Além de se mostrarem termoestáveis, os extratos obtidos de células intactas ou homogeneizadas de S. cerevisiae apresentaram baixa atividade de peroxidase, indicando que as alterações na atividade e perfil eletroforético da enzima nas plantas eram decorrentes do próprio tecido vegetal. Finalmente, os resultados sugerem que as alterações ocorridas com a peroxidase nas gramíneas estudadas, em resposta ao tratamento com S. cerevisiae, refletem o "reconhecimento" das células ou metabólitos da levedura por parte das plantas, acarretando uma alteração no metabolismo normal das mesmas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Pires, Cláudia Geovana da Silva, Fernanda Carneiro Mussi, Bruna Borges de Cerqueira, Francisco José Gondim Pitanga, and Diorlene Oliveira da Silva. "Prática de atividade física entre estudantes de graduação em enfermagem." Acta Paulista de Enfermagem 26, no. 5 (2013): 436–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002013000500006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Comparar a prática de atividade física entre estudantes de graduação em enfermagem ingressantes e concluintes. MÉTODOS: Estudo transversal desenvolvido com amostra de 154 estudantes. Os instrumentos de pesquisa foram um questionário com dados sociodemográficos e da vida acadêmica e para os dados sobre a prática de atividade física utilizou-se o questionário internacional sobre atividade física. Para a análise dos dados empregou-se estatísticas descritivas e para as análises bivariadas o teste de Qui-quadrado de Pearson, Exato de Fischer. RESULTADOS: Identificou-se predomínio de ingressantes do sexo feminino com idade entre 20 a 24 anos, solteiros. Houve predominância do padrão sedentário. Houve diferença estatisticamente significante para tempo gasto sentado e ano em curso (p=0,010). CONCLUSÃO: O padrão sedentário mostrou-se predominante para os grupos de estudantes ingressantes e concluintes do curso. Houve diferença estatisticamente significante para tempo gasto sentado e ano em curso, com maior percentual para ingressantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Thomassian, Armen, Fernanda De Carvalho, Marcos Jun Watanabe, Veridiana Fernandes da Silveira, Ana Liz Garcia Alves, Carlos Alberto Hussni, and José Luiz de Mello Nicoletti. "Atividades séricas da aspartato aminotransferase, creatina quinase e lactato desidrogenase de eqüinos submetidos ao teste padrão de exercício progressivo em esteira." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 44, no. 3 (June 1, 2007): 183. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2007.26637.

Full text
Abstract:
Objetivou-se determinar a atividade sérica das enzimas aspartato aminotransferase (AST), creatina quinase (CK) e lactato desidrogenase (LDH) de cavalos da raça Árabe submetidos a exercício em esteira de alta velocidade. Onze eqüinos adultos da raça Árabe foram condicionados e submetidos ao Teste Padrão de Exercício Progressivo em esteira. Antes, imediatamente após o término do exercício, e nos momentos pós-exercício, 30min, 60min, 3h, 6h, 12h, 24h, 3 dias e 5 dias, foram coletadas amostras de sangue venoso para as determinações séricas das enzimas aspartato aminotransferase (AST), creatina quinase (CK) e lactato desidrogenase (LDH). As concentrações séricas da AST, da CK e da LDH elevam-se imediatamente e retornam a valores semelhantes ao de repouso 30 minutos após o término do Teste Padrão de Exercício Progressivo. A atividade enzimática da aspartato aminotransferase (AST) eleva-se de 12 horas a 24 horas, da creatina quinase (CK) de 3 horas a 6 horas e da lactato desidrogenase (LDH) 24 horas após o término do Teste Padrão de Exercício Progressivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Mota, Jorge, Alfredo Feijó, Rita Teixeira, and Joana Carvalho. "Physical activity patterns in elderly assessed by accelerometry." Revista Paulista de Educação Física 16, no. 2 (December 20, 2002): 211. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2002.138743.

Full text
Abstract:
Os objetivos deste estudo foram: a) descrever o padrão da atividade realizada pelos adultos idosos no seu cotidiano; b) identificar as alterações no padrão do seu comportamento nos dias de semana e de fim-de-semana; c) determinar a prevalência da atividade física dos idosos relativamente às recomendações correntes para se obterem efeitos positivos sobre a saúde. A amostra foi constituída por 14 elementos do sexo feminino participantes do programa “Exercício e Saúde” implementado em colaboração entre a Câmara Municipal do Porto (CMP) e a Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto (FCDEF-UP), conduzido dois dias por semana, sempre no período da tarde e com uma duração média de 50 minutos. Para a avaliação da atividade física habitual foram utilizados os monitores do modelo 7164 da Computer Science and Applications (CSA). Os resultados deste estudo revelaram diferenças nos padrões de atividade física consoante os dois momentos de avaliação considerados (semana e final de semana). Assim, os sujeitos estavam significativamente (p < 0,01) mais envolvidos em atividades físicas moderadas durante dias da semana do que aos fins-de-semana. Apesar de nos dias da semana constar mais acumulação de pequenos momentos de atividade física (períodos de 5 min) comparado com a atividade física moderada-vigorosa, não foram registradas diferenças, consideradas estatisticamente significativas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Pinheiro, Leandro Elvas, Ruth França Cizino da Trindade, Marta Angélica Iossi Silva, Dalmo Roberto Lopes Machado, and Claudia Benedita dos Santos. "PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES DO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 23, no. 4 (August 2017): 308–13. http://dx.doi.org/10.1590/1517-869220172304143657.

Full text
Abstract:
RESUMO Introdução: A prática de atividade física constitui a base que norteia os protocolos de saúde com intuito de manutenção e preservação da saúde e, quando realizada adequadamente, pode prevenir e controlar doenças crônicas. No Brasil, há poucos estudos de base populacional ou escolar sobre atividade física em adolescentes, sendo que a prevalência é muito variada. Objetivos: Este estudo analítico teve como objetivo descrever o padrão da prática regular de atividade física de escolares do ensino fundamental da rede pública estadual de Manaus-AM, no ano de 2011. Método: Participaram 304 alunos que responderam o questionário Dia Típico de Atividade Física e Alimentação. Resultados: A média de idade foi de 9,4 anos e o desvio padrão foi 0,7 ano, com IC 95% (9,3;9,5). Entre as atividades físicas, apenas os exercícios físicos sistematizados foram estatisticamente maiores no grupo dos não ativos. O sedentarismo foi observado em 48,0% IC 95% (42,4;53,6) e a prática da atividade física de leve a moderada foi de 96,7% IC 95% (94,7;98,7) de escolares. Conclusões: O comportamento sedentário é, portanto, preocupante, sendo imprescindível o incremento de pesquisas nessa área visando evidenciar seus riscos e incentivar a inserção de prática de atividades físicas regulares e monitoradas no dia a dia de escolares para propiciar o crescimento seguro e saudável dessa população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Nascimento, Álvaro Leonardo do, Antonio Tavares Costa Júnior, Giovanni Francisco Rabelo, and Roberto Alves Braga Júnior. "Desenvolvimento de um modelo para o biospeckle na análise de sementes de feijão (Phaseolus vulgaris L.)." Ciência e Agrotecnologia 31, no. 2 (April 2007): 456–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542007000200028.

Full text
Abstract:
O biospeckle é uma figura de interferência formada pela reflexão difusa da luz coerente espalhada ao interagir com um objeto que apresenta algum tipo de atividade, biológica ou não. O padrão de interferência se modifica ao longo do tempo devido às estruturas responsáveis pelo espalhamento estarem em atividade. Esse fenômeno tem sido estudado com o intuito de se desenvolver um método rápido e não destrutivo para avaliação de materiais biológicos. A obtenção de um modelo simples que descreva os aspectos essenciais do fenômeno é um importante passo para o domínio da técnica. Neste trabalho é apresentado um modelo para descrever a formação do biospeckle, desenvolvido a partir de hipóteses simples sobre como o tecido biológico difrata a luz coerente e qual o efeito da atividade biológica sobre a difração. Foram comparados os resultados da simulação do modelo com resultados experimentais obtidos de sementes. O modelo reproduz com sucesso algumas das características básicas do padrão dinâmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Sinhorini, Wellington Augusto, Jéssica Taina Bordin, Vanessa Kelly Capoia Vignoto, Rejane Machado Cardozo, Raquel Reis Martins, and Sheila Rezler Wosiacki. "Atividade antibacteriana in vitro da própolis testadas em cepas bacterianas padrão." Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública 1, no. 2 (March 14, 2015): 107. http://dx.doi.org/10.4025/revcivet.v1i2.24300.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

de Jesus Marques, Luciene. "Padrão de atividade cortical ótima para aprendizagem hábil-motriz e cognitiva." Fitness & Performance Journal 5, no. 3 (May 1, 2006): 177–86. http://dx.doi.org/10.3900/fpj.5.3.177.p.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

ANGHINAH, RENATO, PAULO AFONSO DE MEDEIROS KANDA, MÁRIO SILVA JORGE, and ANTONIO CARLOS DE PAIVA MELO. "Eletrencefalograma quantitativo e topográfico (mapeamento cerebral): estudo do padrão normal para uma população adulta." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 56, no. 1 (March 1998): 59–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1998000100009.

Full text
Abstract:
Realizamos estudo com o intuito de normatizar a atividade elétrica cerebral de base de indivíduos adultos e normais, com EEG quantitativo e topográfico. Foram avaliados 20 pacientes que apresentaram exames clínico, laboratoriais e de análise visual do EEG normais, além do mini-exame do estado mental com escores superiores a 27 pontos. Após a aplicação da transformada rápida de Fourier (FFT) encontramos distribuição do espectro com padrão monomodal no histograma de barras às custas de maiores potenciais em regiões posteriores na faixa de frequência alfa. Ao analisarmos a média dos espectros nas diferentes bandas de frequência (delta, teta, alfa, beta 1, beta 2, beta 3) encontramos alguns padrões que diferem dos achados tradicionalmente descritos na eletrencefalografia com análise visual, tais como a presença de atividade alfa em regiões anteriores e atividade delta difusa durante a vigília. Os comportamentos das bandas beta 2, e beta 3, também com distribuição difusa, não são os classicamente encontrados. Por outro lado, outros achados são congruentes à análise visual, como o predomínio alfa posterior e a maior presença de atividade teta em regiões centrais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

OLIVEIRA, V. B., M. ZUCHETTO, C. S. PAULA, M. C. S. VERDAM, R. CAMPOS, A. F. S. DUARTE, M. D. MIGUEL, and O. G. MIGUEL. "Avaliação do potencial antioxidante frente à oxidação lipídica e da toxicidade preliminar do extrato e frações obtidas das frondes de Dicksonia sellowiana (Presl.) Hook." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 17, no. 4 (December 2015): 614–21. http://dx.doi.org/10.1590/1983-084x/14_071.

Full text
Abstract:
RESUMOA espécie Dicksonia sellowiana, conhecida popularmente como xaxim, é uma samambaia natural do continente americano e encontrada no Brasil na Mata Atlântica. Em 2001 foi inserida na lista do IBAMA como espécie ameaçada de extinção em decorrência da exploração para a confecção de vasos para a jardinagem. O presente trabalho descreve o potencial antioxidante lipídico (TBARS e Sistema β-caroteno/ácido linoleico) do extrato bruto e frações obtidos através de aparato de Soxhlet de frondes de Dicksonia sellowiana, além da atividade citotóxica e hemolítica in vitro. Pelo método TBARS, todas as amostras testadas apresentaram atividade, destacando a fração acetato de etila e extrato bruto cuja atividade foi comparável ao padrão ácido ascórbico. No sistema β-caroteno/ácido linoleico, a fração acetato de etila e extrato bruto apresentaram inibição da oxidação do ácido linoleico, destaque para a fração acetato de etila que não se diferenciou estatisticamente do padrão BHT. Na avaliação da toxicidade preliminar, não fora observado atividade citotóxica e hemolítica do extrato bruto e frações nos modelos testados. Os resultados demonstram o potencial antioxidante da espécie vegetal nos modelos de inibição da oxidação lipídica sem apresentar toxicidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Sperandio, J., B. Veleirinho, L. A. Honorato, L. H. Campestrini, and S. Kuhnen. "Atividade antimicrobiana e citotoxicidade in vitro do óleo essencial de Tagetes minuta L. visando à aplicação no controle da mastite bovina." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 71, no. 4 (August 2019): 1251–59. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-10681.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana in vitro do óleo essencial de Tagetes minuta L. contra Staphylococcus aureus e Escherichia coli e a citotoxicidade sobre células epiteliais da glândula mamária bovina (MAC-T), visando a seu uso no tratamento da mastite bovina. A análise qualitativa do óleo revelou cis-tagetona (24,24%), di-hidrotagetona (16,65%), 1,3,6-octatrieno-3,7-dimetil-E (13,61%), trans-ocimenona (13,52%) e cis-ocimenona (10,06%) como compostos majoritários. Nos ensaios da atividade antimicrobiana, a concentração inibitória mínima (CIM) verificada foi de 1 mg/mL para a cepa padrão (ATCC 25923), cinco isolados de S. aureus provenientes de leite de vacas com mastite e a cepa padrão resistente à meticilina (MRSA) (ATCC 33592). Para a cepa padrão de E. coli (ATCC 8739) e dois isolados de leite de vacas com mastite, a CIM foi de 3 mg/mL. Elevado efeito citóxico do óleo sobre as células da linhagem MAC-T foi constatado. Concentrações superiores a 10 (g/mL do óleo resultaram em mais de 90% de morte celular. Tais resultados sugerem que, apesar da atividade antimicrobiana contra agentes causadores da mastite bovina, a utilização intramamária do óleo de T. minuta não seria recomendada. É importante destacar a sensibilidade da cepa MRSA ao óleo essencial, o que evidencia seu potencial como antisséptico e sanitizante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Schweitzer, Pamela Branco. "Estudo do padrão postural de jogadores de futebol da categoria infantil." Fisioterapia Brasil 6, no. 6 (March 18, 2018): 419. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v6i6.2033.

Full text
Abstract:
Levantar um referencial teórico sobre cadeias musculares e analisar o padrão postural, segundo as cadeias musculares, de jogadores de futebol da categoria infantil, relacionando-os aos movimentos repetitivos inerentes a prática dessa atividade, foram os objetivos desse trabalho. Foram estudados 22 jogadores com idade de 15 anos, pertencentes ao quadro do Sport Club Internacional, Porto Alegre, RS. As posturas foram analisadas através de fotografias e comparadas aos padrões ideais de postura. Os movimentos repetitivos foram observados através do acompanhamento dos treinos habituais realizados pela equipe, relacionando-os com a musculatura mais utilizada, sob a ótica das cadeias musculares. As variáveis idade, peso, posição em que joga, presença de lesões no joelho e prática de outra atividade física também foram consideradas, e seus valores foram obtidos através de entrevista não estruturada com os indivíduos estudados. Observou-se que existe uma alteração do padrão postural nos joelhos dos jogadores em flexo e varo, devido a maior utilização das cadeias de abertura e flexão pela sobreprogramação dessas cadeias nos movimentos repetitivos de chute durante os treinos. Outras alterações posturais na região do quadril, pés, coluna vertebral e ombros também analisados não revelaram um padrão consistente. Essas alterações posturais variaram de jogador para jogador, não se observando uma sobreprogramação das cadeias nessas outras articulações. As variáveis altura, peso, idade e prática de outras atividades desportivas não influenciaram o padrão postural dos jogadores observados. Palavras-chave: cadeias musculares, padrão postural, futebol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, Michelle, Edmar Ramos Siqueira, and Jefferson Luis da Silva Costa. "Hidrólise de diacetato de fluoresceína como bioindicador da atividade microbiológica de um solo submetido a reflorestamento." Ciência Rural 34, no. 5 (October 2004): 1493–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782004000500025.

Full text
Abstract:
A atividade microbiológica tem sido utilizada como bioindicador da qualidade de solos. Neste trabalho, testou-se o método de hidrólise de diacetato de fluoresceína (FDA) para determinar a atividade microbiológica de um solo submetido a quatro tratamentos: reflorestamento com espécies nativas da mata atlântica, reflorestamento com espécies exóticas, reflorestamento com nim, sucupira e pau-pombo, solo não submetido a reflorestamento, além de solo sob mata atlântica nativa que foi utilizada como padrão de comparação. Os tratamentos que apresentaram maior atividade microbiológica foram os solos reflorestados com espécies nativas e exóticas. A hidrólise de FDA mostrou-se eficaz como indicador da atividade microbiológica nos solos submetidos a reflorestamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Mello, André Amado Ferreira de, and Renato Teodoro Ramos. "Supressão de ritmo mu durante exposição a estímulos associados a ansiedade social." Revista de Medicina 96, no. 4 (December 22, 2017): 254. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i4p254-263.

Full text
Abstract:
O chamado ritmo mu em eletroencefalografia é um padrão de oscilação caracterizado pelo domínio de frequências na banda de 8-13 Hz e 15-25 Hz. A inibição deste padrão de atividade tem sido associada a atividade de neurônios espelho em áreas motoras e pré-motoras do córtex cerebral. Neurônios espelho, por sua vez, têm sido relacionados à capacidade empática, capacidade esta que pode estar alterada na ansiedade social. O projeto teve como objetivo comparar os padrões de atividade cortical em indivíduos com níveis altos e baixos de ansiedade social durante a observação de uma cena capaz de gerar ansiedade social filmada em duas situações: em terceira pessoa (quando a capacidade empática deve ser evocada) e em primeira pessoa (quando apenas possíveis sentimentos de ameaça a si próprio devem ser evocados). O estudo envolveu 70 voluntários normais selecionados e, a partir da aplicação da escala de Liebowitz para avaliar ansiedade social e da escala EMRI para avaliação da capacidade empática, foram selecionados 16 voluntários, sendo 8 com os maiores escores nestas escalas e 8 com as menores pontuações. A análise inicial do traçado eletroencefalográfico de todos os voluntários não identificou padrões de distribuição de potência de ritmos alpha em regiões fronto-parietais, que poderia sugerir um padrão de atividade associada ao ritmo mu característico de neurônios espelho. No entanto, foi identificada uma diferença significativa na comparação entre padrões de atividade associados a observação dos vídeos em primeira e terceira pessoa (p = 0.007). Esta diferença foi também relevante em regiões occipitais, o que poderia estar relacionado à estimulação visual inerente aos estímulos apresentados. Portanto, não foi possível estabelecer uma correlação clara entre os traços de ansiedade social e empatia com uma possível atividade de neurônios espelho (por meio da inibição do ritmo mu). O estudo, porém, evidenciou uma diferença estatística significativa entre os padrões de atividade cortical associados à observação de cenas em primeira e terceira pessoa, independente dos traços ansiosos. Deve-se observar que o estímulo visual utilizado pode ter sido excessivo, induzindo atividades corticais ligadas à atividade perceptiva visual independente do significado ou do contexto que se procurou transmitir ao observador. O avanço da investigação da hipótese explorada neste projeto demandará novos estudos eventualmente incluindo pacientes com níveis clinicamente relevantes de ansiedade social e a simplificação dos estímulos utilizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Rinaldi, Wilson, Tatiane Aparecida da Silva Ribeiro, Angélica Sbrolini Marques, Gabriel Sérgio Fabricio, Laize Peron Tófolo, Rodrigo Mello Gomes, Fagner Cordeiro Vilar Mendes, and Paulo Cezar de Freitas Mathias. "Efeito da redução de ninhada sobre as respostas autonômicas e metabólicas de ratos Wistar." Revista de Nutrição 25, no. 3 (June 2012): 321–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732012000300002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Este estudo investigou o perfil lipídico e a atividade elétrica dos nervos parassimpático (vago superior) e simpático (localizado na região esplâncnica) de ratos obesos oriundos de ninhada reduzida. MÉTODOS: Foram pesquisados dois grupos distintos, com 12 animas cada um: ninhada padrão, padronizado em nove filhotes por ninhada, e ninhada reduzida, três filhotes por ninhada. O consumo de ração e peso corporal foi acompanhado do desmame até o final do protocolo experimental. Aos 90 dias de idade, os animais foram anestesiados com (Thiopental®) e submetidos ao registro da atividade elétrica dos nervos simpático (vago) e parassimpático (da região esplâncnica); em seguida, foram sacrificados e retiradas e pesadas as gorduras retroperitoneal e periepididimal. Amostras de sangue foram coletadas para dosagens de glicemia, insulinemia, colesterol total, triglicerídeos e lipoproteína de alta densidade colesterol. RESULTADOS: Os ratos de ninhada reduzida apresentaram aumento da ingestão alimentar, peso corporal e tecido adiposo branco, quadros de hiperglicemia, hiperinsulinemia e hipercolesterolemia, aumento dos triglicérides e redução do lipoproteína de alta densidade colesterol. CONCLUSÃO: Quanto à atividade do nervo vago, os ratos ninhada reduzida apresentaram um aumento significativo em relação aos ratos ninhada padrão, e mesmo não havendo diferença na atividade simpática, o modelo ninhada reduzida mostrou-se eficaz para indução da obesidade, dislipidemia, hipercolesterolemia, hiperinsulinemia, hiperglicemia e desequilíbrio autonômico em roedores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Lima, Dartel Ferrari, Laize Biesdorf Winter, Lauana De Lima Tosti, Vitor Henrique Souza Santana, and Lohran Anguera Lima. "Tendências temporais da prática de atividade física no lazer de adultos na cidade de São Luís - MA, Brasil (2006-2018)." Revista Sustinere 9 (March 25, 2021): 83–102. http://dx.doi.org/10.12957/sustinere.2021.46345.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi analisar tendências temporais dos principais tipos de atividade física praticados no lazer na cidade de São Luís (MA), Brasil, no período de 2006 a 2018. Foram analisados dados de 24.412 adultos de ambos os sexos (≥ 18 anos de idade), participantes do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Tendências temporais foram analisadas para o indicador: principal modalidade de exercício físico e esporte praticados no lazer. Para as cinco modalidades mais citadas, a caminhada foi preferida para ambos os sexos, com 20,3% e 17,7% de praticantes na população feminina e masculina, respectivamente e tendência de crescimento de 5,5 pontos percentuais superiores nos homens quando comparados às mulheres. O futebol apresentou predominância masculina (17,3%) com padrão de decréscimo para o período (-10,7%). A musculação foi a segunda preferência para mulheres (5,4%) e a terceira para homens (7,2%) com o padrão de variação estabilizado para ambos os sexos. Para cada quatro ciclistas pedalando em São Luís, três deles são homens mantendo constante o padrão de variação. A corrida (homens) e a ginástica e hidroginástica (mulheres), em crescimento, completaram as preferências. Políticas baseadas na melhoria da infraestrutura e segurança individual podem contribuir para reduzir as diferenças dos percentuais de AF no lazer entres os gêneros. A continuidade e periodicidade do sistema de monitoramento da atividade física do Vigitel permitirá embasar ações promotoras da atividade física a partir das mudanças observadas ao longo do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva, Renato Canevari Dutra da, Débora Bernardes Peixoto, Laís Zanutim Pereira, Mônica Maciel Guimarães, Marcelo Gomes Judice, and Fernando Duarte Cabral. "RELAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA E SOMATÓRIO DE DOBRAS CUTÂNEAS COM O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES." Revista Univap 23, no. 42 (July 31, 2017): 73. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v23i42.415.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi verificar possíveis relações entre o índice de massa corpórea (IMC), o somatório de dobras cutâneas (SDC) e o nível de atividade física de estudantes com idade entre 15 e 17 anos. Foi avaliado o nível de atividade física por meio do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) de 1229 adolescentes escolares com média de idade de 15,9 anos (DP = + 0,81), além do IMC e o SDC (tricipital e subescapular). Por intermédio do IPAQ, foi encontrado um percentual de 77,7% de adolescentes ativos e 22,3% de adolescentes insuficientemente ativos. Quanto à avaliação do IMC, a amostra obteve uma média de 21,77 kg/m2, com desvio padrão de +3,63. A rede privada de ensino apresentou uma média maior, estatisticamente significativa (p = 0,011) em relação à rede pública de ensino, no entanto, ambas apresentam-se dentro dos parâmetros de normalidade, em relação à média de idade, conforme os percentis do CDC (2000). Quanto ao SDC, observou-se que a amostra obteve uma média de 31,83 mm, com desvio padrão de ± 12,30, com relação às redes de ensino, nota-se que não houve diferença estatisticamente significativa entre as médias, porém ambas apresentam-se elevadas, de acordo com a classificação de Lohman (1992). Não foi observada relação estatisticamente significativa entre o IMC dos adolescentes e nível de atividade física, no entanto, o SDC é maior nos adolescentes escolares com menor nível de atividade física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Franchi, Kristiane Mesquita Barros, Luciana Zaranza Monteiro, Mônica Helena Neves Pereira Pinheiro, Samuel Brito de Almeida, Alexandre Igor Araripe Medeiros, Renan Magalhães Montenegro, Renan Magalhães Montenegro Júnior, and Fabíola Monteiro de Castro. "Comparação antropométrica e do perfil glicêmico de idosos diabéticos praticantes de atividade física regular e não praticantes." Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 13, no. 1 (April 2010): 73–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-98232010000100008.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi comparar os parâmetros antropométricos e perfil glicêmico de idosos diabéticos tipo 2 praticantes de atividade física regular e não praticantes. MÉTODOS: O estudo, do tipo transversal, envolveu 70 idosos com diabetes mellitus tipo 2, com idade entre 60 e 80 anos. A coleta de dados foi através de questionário estruturado abordando: a) características demográficas dos pacientes (idade e nível de escolaridade) e b) características do padrão de atividade física (frequência, duração (min) e tempo (meses) da prática de exercícios físicos). Foram realizadas medidas antropométricas e verificação do perfil glicêmico (glico-hemoglobina). Os dados foram analisados no programa STATA versão 9.0. Foram calculados a média e desvio padrão da média (DP) e realizado o teste de análise de variância (ANOVA). Para verificar a associação de variáveis qualitativas, utilizou-se o teste exato de Fisher e as associações entre as variáveis quantitativas foram estimadas através do coeficiente de correlação de Pearson, com uma confiança de 95%. O nível de significância foi de p<0,05. RESULTADOS: Em relação ao nível de escolaridade, não houve influência na realização da prática de atividade física. Nos PAF observa-se uma diminuição do IMC e do perfil glicêmico, quando comparados aos NPAF. A caminhada foi a atividade física mais realizada pelos idosos (51,5%). A partir dos resultados obtidos na análise dos dados, foi possível mostrar os benefícios que a atividade física proporciona aos indivíduos no processo de envelhecimento e no bom controle glicêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Favero, Talita Cristina, Ana Maria Toniolo da Silva, Leris Bonfanti Haeffner, Angela Ruviaro Busanello-Stella, and Eliane Correa. "Padrão de atividade elétrica dos músculos mastigatórios em crianças obesas e eutróficas." Revista CEFAC 17, no. 5 (October 2015): 1509–20. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517522314.

Full text
Abstract:
Resumo: OBJETIVO: comparar o padrão de atividade elétrica dos músculos mastigatórios de crianças obesas e eutróficas durante os períodos de ativação (on) e inativação (off) muscular por meio da eletromiografia de superfície. MÉTODOS: foram avaliadas 32 crianças, entre 6 e 12 anos de idade, divididas em dois grupos iguais - 16 obesas e 16 eutróficas. As variáveis estudadas incluíram a atividade eletromiográfica da musculatura mastigatória (músculo temporal anterior, masseter e orbicular da boca) durante as atividades de repouso, contração voluntária máxima, mastigação (habitual e direcionada) e deglutição. Para a análise estatística calculou-se a mediana, primeiro e terceiro quartis e utilizou-se o teste de Wilcoxon, considerando nível de significância de p<0,05. RESULTADOS: os obesos apresentaram semelhanças de ativação muscular em relação aos eutróficos durante as atividades de contração voluntária máxima e repouso. Porém, para as atividades dinâmicas - mastigação habitual, mastigação direcionada e deglutição - os obesos apresentaram medianas de ativação muscular inferiores aos eutróficosna maioria das situações propostas, tanto no período de ativação (on) quanto no período de inativação (off), com diferença estatística significante (p<0,05). CONCLUSÃO: crianças obesas, provavelmente em função do excesso de adiposidade facial, apresentam alterações no condicionamento da musculatura mastigatória, que se refletem durante a realização das funções do sistema estomatognático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Anjos, Luiz Antonio dos, Thomaz Barcellos Côrtes Barbosa, Vivian Wahrlich, and Mauricio Teixeira Leite de Vasconcellos. "Padrão de atividade física em um dia típico de adultos de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil: resultados da Pesquisa de Nutrição, Atividade Física e Saúde (PNAFS)." Cadernos de Saúde Pública 28, no. 10 (October 2012): 1893–902. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2012001000008.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o padrão de atividade física em um dia típico de uma amostra probabilística de adultos (N = 1.689) de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, por meio de recordatório de atividade física de 24 horas. A amostra foi desenhada em três estágios (setor censitário, domicílio particular permanente e um adulto com equiprobabilidade, dentre os elegíveis, no domicílio selecionado). As atividades descritas foram classificadas em leves, moderadas e pesadas, e agrupadas em atividades domésticas, ocupacionais, no lazer e de deslocamento. Os homens realizam atividades moderadas e pesadas durante significativamente mais tempo (91,2±5,6 e 8,2±1,4min, respectivamente; média ± erro padrão) do que as mulheres (68,5±2,7 e 2,9±0,4min, respectivamente). Os percentuais de adultos que realizaram 30min de atividades físicas moderadas/pesadas foram de 63,8% e 55,9% para homens e mulheres. As atividades domésticas das mulheres e o lazer ativo dos homens, foram os maiores contribuintes no total do tempo realizando atividades físicas moderadas/pesadas. Os dados demonstraram que a maioria dos adultos de Niterói é fisicamente ativa dentro do recomendado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pizzutto, Cristiane Schilbach, Manuela Gonçalves Fraga Geronymo Sgai, Priscila Viau, Marie Odile Monier Chelini, Cláudio Alvarenga de Oliveira, and Marcelo Alcindo de Barros Vaz Guimarães. "Validação laboratorial e fisiológica de conjunto comercial para a quantificação de corticóides fecais em chimpanzé (Pan troglodytes) e orangotango (Pongo pygmaeus), cativos e submetidos a enriquecimentos ambientais." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 45, supl. (December 1, 2008): 104. http://dx.doi.org/10.11606/s1413-95962008000700015.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foi realizado estudo comparativo dos níveis de corticóides fecais (CF) de chimpanzé (Pan troglodytes) e orangotango (Pongo pygmaeus). Foram analisadas amostras coletadas em duas fases distintas, relacionadas com a introdução de técnicas de enriquecimento ambiental, a saber: Base (antes da introdução) e Habituação (imediatamente após). Realizamos as validações do conjunto comercial para radioimunoensaio ImmunuChemTM Double Antibody Corticosterone da MP Biomedicals, para mensuração de CF. A validação laboratorial dos conjuntos diagnósticos para uso em extrato fecal de primatas foi realizada pelo método de paralelismo, no qual, para cada espécie, concentrações conhecidas de corticosterona foram adicionadas a um pool de extratos fecais, sendo estas amostras analisadas em seguida. As inclinações das curvas obtidas nestes ensaios e da curva padrão do ensaio foram então comparadas. Os resultados obtidos para chimpanzé e orangotango, foram respectivamente, Y= 17,23+1,31*X;R^2=0,98 e Y=11,14+1,29*X; R^2=0,99. Para a validação fisiológica, foi utilizada a introdução de técnicas de enriquecimento ambiental como causador de aumento dos níveis de CF, conseqüentes à indução de resposta do tipo estresse. Os resultados foram expressos em médias e erros-padrão da média. As concentrações médias destes corticóides foram: chimpanzés: Base (5,90 +/-2,41x10³ ng/g de fezes), Habituação (14,92 +/- 4,66x10³ ng/g de fezes) e para o orangotango: Base (91,1 +/- 30,0x10³ ng/g de fezes), Habituação (185,1 +/- 57x10³ng/g de fezes). Houve diferença significativa (P<0,05) para os valores destes CF para ambas as espécies entre as duas fases estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Marur, Celso Jamil, Paulo Mazzafera, and Antonio Celso Magalhães. "Atividade da enzima redutase do nitrato em algodoeiro submetido ao déficit hídrico e posterior recuperação da turgescência." Scientia Agricola 57, no. 2 (June 2000): 277–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90162000000200013.

Full text
Abstract:
A atividade da redutase do nitrato foi estudada em plantas de algodão (Gossypium hirsutum, L.), cvs IAC 20 e IAC 13-1, submetidas a déficits crescentes de água, e posterior recuperação da turgescência. A atividade fisiológica das folhas, representada pela atividade da enzima, sofreu redução quando o y a foi menor que -1,5 MPa. Não ocorreram diferenças significativas entre os dois cultivares em relação ao estabelecimento do estresse, nem tampouco quanto ao padrão de recuperação da turgescência em plantas estressadas. O ensaio in vivo da atividade da redutase do nitrato mostrou ser um método sensível para a avaliação do efeito do estresse hídrico sobre o crescimento das plantas, constituindo-se em um parâmetro indicativo do nível geral do metabolismo na planta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Eva Monica Sarmento da, Rebert Coelho Correia, Catiana da Conceição Vieira Melquiades, Yan Souza Lima, Renally da Silva Medeiros, and Tania Maria Sarmento da Silva. "Experiência de sucesso através da apicultura em parques eólicos no Norte do estado da Bahia." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 29, 2020): e69191110283. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10283.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou analisar as contribuições que o Plano de Ação “Criação racional de abelhas em área dos parques eólicos de Casa Nova – BA” ocasionou para os seus participantes. Os relatos da pesquisa foram realizados a partir da interação com os beneficiários, abordados neste trabalho em forma de ação, reflexão e teoria, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, sendo de natureza qualitativa e quantitativa. A média de colmeias povoadas por apicultor foi de 17 ± 6 (média ± desvio padrão). A primeira colheita de mel foi realizada por nove apicultores (52,9%), obtendo um total de 2.936 Kg de mel, com produção por colmeia satisfatória, sendo de 15,27 kg ± 6,8 (média ± desvio padrão). A atividade despertou o interesse das famílias dos beneficiados, pincipalmente com engajamento de jovens e mulheres. O plano de ação proporcionou subsídios para o desenvolvimento da atividade, fazendo da apicultura uma fonte de renda para as famílias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Egami, Mizue Imoto, Maria Regina Régis Silva, Lilian Munaó Diniz, Elias Rodrigues de Paiva, and Camilo Segreto. "Ação dos raios X corpo total sobre os neutrófilos do sangue periférico em primata Cebus apella (macaco prego)." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 31, no. 3-4 (December 3, 1994): 198. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.1994.52065.

Full text
Abstract:
Amostras de sangue periférico foram obtidas de cinco primatas Cebus apella (macaco prego), antes e após exposição aos raios X corpo inteiro, na dose única de 25,8 mC/kg (100R). Parte das amostras foi utilizada para a contagem global de cariosquizes e o restante para a realização de extensões sanguíneas e submetidas à coloração de Wright c aos seguintes métodos citoquímicos: ácido periódico Schiff (PAS) para a identificação de glicogênio, Sudan black B para a detecção de fosfolipídios e o-toluidina-água oxigenada para a demonstração da mieloperoxidase. Com o método de Wright foram observadas aos 1, 3 e 6 dias após exposição à radiação, alterações nucleares e citoplasmáticas. Após aplicação dos métodos citoquímicos acima referidos, foram observados, de modo geral, nos mesmos períodos de tempo após irradiação: alteração no padrão de distribuição dos grânulos de glicogênio, grânulos mieloperoxidase positivos e sudanófilos de neutrófilos. No que diz respeito a cariosquizes, constatou-se um aumento dos mesmos após 1 dia, persistindo até o 3º. dia após irradiação. Noventa dias após, não foi observada nenhuma alteração acima referida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Lauria, André de Assis, Tony Meireles dos Santos, Paulo Roberto dos Santos Amorim, Fábio Antonio Damasceno Marques, and Jorge Roberto Perrout de Lima. "Predição da frequência cardíaca basal de indivíduos com níveis de atividade física alto e baixo." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 19, no. 1 (February 2013): 22–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922013000100004.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A frequência cardíaca basal (FCbasal) é medida ao despertar, já que apresenta alterações rítmicas ao longo do dia. OBJETIVO: Em vista da dificuldade em conseguir mensurar, o objetivo do estudo foi propor uma equação de predição da FC Basal. Para isto, foi necessário, em primeiro lugar, descrever o padrão de ritmicidade da FC e estudar a influência do nível de atividade física habitual (NAF) sobre tal ritmicidade. MÉTODO: 90 indivíduos responderam o questionário de Baecke, cuja mediana foi usada para a constituição dos grupos NAF A e NAF B. Os sujeitos autoavaliaram a FCrep às 6, 9, 12, 15, 18, 21 e 24 h. Para descrever a ritmicidade e identificar a influência do NAF, aplicou-se ANOVA seguida do teste de Tukey (p > 0,05) aos valores absolutos e normalizados de FCrep. Os valores normalizados foram ajustados por polinômio de segundo grau para construir a equação de predição, cuja validade foi testada por correlação de Pearson (p > 0,05) e erro padrão de estimativa (EPE). RESULTADOS: A FCrep do grupo NAF A foi menor que a do grupo NAF B em todos horários avaliados: 60 ± 7,5, 64 ± 9,3, 63 ± 8,1, 66 ± 8,7, 66 ± 7,7, 64 ± 8,1 e 60 ± 8,2; em comparação com: 66 ± 9,6, 71 ± 11,4, 72 ± 11,6, 73 ± 10,8, 74 ± 10,7, 69 ± 9,4 e 68 ± 10,7. Para os valores normalizados, não foram encontradas diferenças significativas entre os dois grupos, ambos apresentaram padrão de ritmicidade semelhante a uma parábola. A equação de predição apresentou r de 0,70 a 0,83 e EPE de 4,8 a 6,2 bpm. CONCLUSÃO: A FCrep apresenta valores mais baixos em indivíduos mais ativos, porém com o mesmo padrão de ritmicidade. É possível predizer a FCbasal a partir da medição da FCrep feita em diferentes horários do dia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Lameira, Allan Pablo, Luiz de Gonzaga Gawryszewski, and Antônio Pereira Jr. "Neurônios espelho." Psicologia USP 17, no. 4 (2006): 123–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642006000400007.

Full text
Abstract:
Os neurônios espelho foram descritos inicialmente em macaco Rhesus. Estes neurônios disparavam quando o macaco realizava ações específicas (como pegar uvas passa) ou quando ele observava a mesma ação realizada por outro macaco ou por um pesquisador. Assim, estes neurônios possibilitam a compreensão da ação e/ou da intenção de outro animal pela ativação subliminar desta ação nos circuitos fronto-parietais. Estes neurônios estariam envolvidos com a origem da linguagem humana e a sua disfunção poderia causar autismo. Nesta revisão, descrevemos, em humanos e em primatas não-humanos, as áreas corticais com atividade tipo “neurônio espelho” e as áreas envolvidas com o planejamento e a execução explícita e implícita de ações. Existe uma grande sobreposição entre estas áreas, bem como com as áreas envolvidas com o reconhecimento da lateralidade de partes do corpo. Sugerimos então que os neurônios espelho também podem estar envolvidos com o reconhecimento da lateralidade de partes do corpo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Meira, Klarissa Teixeira Rocha, Renato Gomes Faria, Maria das Dores Mendes Silva, Viviane Teixeira de Miranda, and Welington Zahn-Silva. "História natural de Tropidurus oreadicus em uma área de cerrado rupestre do Brasil Central." Biota Neotropica 7, no. 2 (2007): 155–63. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032007000200018.

Full text
Abstract:
Aspectos ecológicos e da biologia reprodutiva de Tropidurus oreadicus foram investigados em uma área de cerrado rupestre do Brasil Central. Foram estudados a morfometria, o uso do microhábitat, o padrão de atividade, a dieta e características da biologia reprodutiva de T. oreadicus em Cocalzinho - GO, de abril a setembro/2003. São animais sexualmente dimórficos, com os machos adultos maiores que as fêmeas. O microhábitat preferencial utilizado pela espécie foi a superfície das rochas (hábito saxícola). A espécie mostrou padrão de atividade unimodal. Foram frequentemente observados parados e expostos ao sol entre 9:00 e 10:59 horas. A alimentação desta população de T. oreadicus é baseada em formigas, larvas de inseto e besouros. Além disso, apresentaram mudanças ontogenéticas e diferenças intersexuais na dieta. Provavelmente essas diferenças estejam associadas à alocação diferenciada dos recursos para o crescimento ou produção dos gametas. A reprodução é provavelmente sazonal ocorrendo principalmente nos meses de maior pluviosidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Suzuki, Claudio Shigueki, Suzana Alves de Moraes, and Isabel Cristina Martins de Freitas. "Atividade física e fatores associados em adultos residentes em Ribeirão Preto, SP." Revista de Saúde Pública 45, no. 2 (April 2011): 311–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102011000200010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Identificar o padrão de atividade física e fatores associados em adultos. MÉTODOS: Estudo epidemiológico transversal, de base populacional, conduzido em Ribeirão Preto, SP, em 2006, com processo de amostragem em três estágios. Em amostra ponderada de 2.197 adultos com 30 anos e mais, o padrão de atividade física foi avaliado pelo International Physical Activity Questionnaire (versão curta), validado no Brasil. Fatores associados foram identificados utilizando-se a regressão de Poisson. Foram obtidas razões de prevalências estimadas por pontos e por intervalos com 95% de confiança em modelos univariados e múltiplos. Considerou-se como desfecho a prática insuficiente versus prática suficiente de atividade física para o cálculo das razões de prevalências. RESULTADOS: Apresentaram prática suficiente de atividade física 37,5% dos homens e 32,1% das mulheres. Observou-se prevalência de prática insuficiente superior à prática suficiente em quase todas as categorias das variáveis, em ambos os sexos. Diferentes variáveis permaneceram nos modelos finais ao se considerarem, em separado, o sexo masculino e o feminino. Horas de trabalho/dia superior a dez horas [RP = 1,30; IC95% 1,07;1,57), três e mais medicamentos consumidos nos últimos 15 dias [RP = 1,56; IC95% 1,16;2,08] e saúde auto-referida como ruim/péssima [RP = 1,54; IC95% 1,01;2,34] permaneceram no modelo final para o sexo masculino. Para o sexo feminino, permaneceram: nível educacional de um a três anos de escolaridade [RP = 1,20; IC95% 1,02;1,41], não possuir renda [RP = 0,78; IC95% 0,66;0,93] ou renda abaixo de R$ 520,00 [RP = 0,74; IC95% 0,60;0,90]. CONCLUSÕES: A prevalência de prática insuficiente de atividade física foi elevada. Os resultados sugerem a necessidade de implantação de programas específicos de incentivo à atividade física, direcionados a homens que trabalham mais de dez horas/dia, consomem três ou mais medicamentos e consideram sua saúde como "ruim ou péssima", e a mulheres de baixa renda e escolaridade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Hukuda, Michele Emy, Renata Escorcio, Lílian Aparecdia Yoshimura Fernandes, Eduardo Vital de Carvalho, and Fátima Aparecida Caromano. "Caracterização e tempo da atividade funcional de sentar e levantar da cadeira por meninos saudáveis." ConScientiae Saúde 9, no. 3 (September 30, 2010): 402–6. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v9i3.2258.

Full text
Abstract:
Introdução: As pesquisas sobre a atividade funcional de sentar na cadeira, contrárias à de levantar, são pobremente estudadas, criando uma lacuna na geração de padrões de comparação em casos de disfunções. Objetivo: Caracterizar a atividade funcional do sentar e o tempo de execução do sentar e levantar da cadeira por meninos saudáveis. Métodos: Participaram do estudo 37 meninos saudáveis que foram filmados realizando a atividade, totalizando 111 observações e registros. Foi cronometrado o tempo da atividade proposta. Resultado: Este estudo demonstrou que a atividade funcional de sentar na cadeira possui três fases. A média cronometrada do sentar foi 1,07s, e 1,01s, para o levantar. Conclusão: Encontrou-se um padrão de similaridade entre os meninos estudados para o sentar na cadeira, observando que o movimento de cabeça pode acontecer ou não e o uso de apoios é comum. Não houve diferença no tempo de execução entre o sentar e o levantar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Boscolo, Rita A., Isabel C. Sacco, Hanna K. Antunes, Marco Túlio de Mello, and Sérgio Tufik. "Avaliação do padrão de sono, atividade física e funções cognitivas em adolescentes escolares." Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 2007, no. 1 (2007): 18–25. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.07.01.18.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography