To see the other types of publications on this topic, follow the link: Processo da Qualidade.

Journal articles on the topic 'Processo da Qualidade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Processo da Qualidade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Carvalho, Lucas de Barcellos, and Luara Carvalho Ribeiro da Motta. "Análise introdutória da evolução do conceito de engenharia da qualidade." Núcleo do Conhecimento 07, no. 12 (2022): 168–86. https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-de-producao/engenharia-da-qualidade.

Full text
Abstract:
Em um mundo cada vez mais competitivo e com várias opções, é fundamental haver constante busca pela melhoria, evolução e garantia dos mais elevados níveis de qualidade em todas as fases de um processo. A questão norteadora deste estudo foi: em que medida o conceito de qualidade evoluiu ao longo dos anos? Para responder a tal pergunta, este trabalho teve como objetivo introduzir o tema Engenharia da Qualidade, apresentando seus conceitos, sua evolução e ferramentas de aplicação para a melhoria de processos. A metodologia foi exploratória, seguindo um levantamento bibliográfico de artigos científicos nas principais bases de dados e pesquisas do Brasil, além de estudos de caso, livros e dissertações que englobam a temática. Os principais resultados da pesquisa evidenciam que o conceito de Engenharia da Qualidade vem se reconfigurando ao longo do tempo e que é necessário colocar em prática um planejamento estruturado para que as organizações atinjam os objetivos de melhorias constantes em seus processos e consigam manter-se vivas em meios tão competitivos. Conclui-se que este estudo possui relevância para a comunidade científica, visto que discute conceitos e definições da Engenharia da Qualidade, bem como contribui para a sociedade em geral, já que ela é impactada, sobretudo, pelos benefícios de uma organização com altos níveis de qualidade. Espera-se que o presente artigo impulsione novas pesquisas para o avanço das ferramentas para a Engenharia da Qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Natália de Oliveira, Carlos Alessadro Chioderoli, Elivânia Maria Sousa Nascimento, Rafael Henrique de Freitas Noronha, and Jean Lucas Pereira Oliveira. "Qualidade operacional da colheita mecanizada do amendoim." South American Sciences ISSN 2675-7222 1, no. 2 (2020): e2068. http://dx.doi.org/10.17648/sas.v1i2.68.

Full text
Abstract:
A colheita é a etapa mais importante para a cultura do amendoim, tendo o arranquio e o recolhimento como operações necessárias para o processo. O objetivo deste trabalho foi de avaliar a qualidade do processo da colheita do amendoim por meio do controle estatístico do processo. O experimento foi realizado na região do Triangulo Mineiro no Estado de Minas Gerais, onde 20 amostras foram coletadas para cada variável analisadas, perdas visíveis no arranquio (PVA), perdas invisíveis no arranquio (PIA) e perdas totais no arranquio (PTA). O Controle Estatístico de Processos foi utilizado por meio do uso de cartas de controle de valores individuais e amplitude móvel, além de análise descritiva para cada indicador de qualidade. Verificou-se que as perdas invisíveis e totais no arranquio foram as mais críticas, atendendo pouca as exigências dos indicadores de qualidade refletindo nas maiores perdas e na menor qualidade do processo. No entanto parte do processo se manteve sob controle para a maioria dos indicadores avaliados, indicando que os dados ficaram próximos às médias encontradas apontando, assim, temos uma boa qualidade do processo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pedreiro, Lucas, and Vanderléia de Souza da Silva. "GESTÃO DA QUALIDADE:." Revista Fatecnológica da Fatec-Jahu 16, no. 1 (2022): 36–51. http://dx.doi.org/10.54628/issn2763-5600.v16.1.2022.205.

Full text
Abstract:
O sucesso de um negócio está relacionado à qualidade do produto ou serviço que a empresa dispõe no mercado. Logo, a padronização era o foco inicial do conceito de qualidade, mas atualmente este conceito está ligado à concorrência cada vez maior no mercado e em satisfazer as necessidades dos consumidores. A gestão da qualidade na manutenção é uma ferramenta eficiente na indústria para evitar prejuízos de tempo e dinheiro. Os cilindros assumem destacada importância na maioria dos processos mecânicos nas indústrias, a manutenção adequada destes atuadores representa a estabilidade da produtividade, confiabilidade e segurança operacional, reduzindo falhas que podem gerar custos desnecessários. O estudo de caso foi aplicado em uma empresa do setor de manutenção industrial, por meio do Ciclo PDCA. Assim, este trabalho teve por objetivo implementar melhorias na confiabilidade da execução de serviços, redução de tempo, retrabalho e custos no processo de manutenção de cilindros pneumáticos. Com isso, foram identificados pontos falhos nos processos previamente utilizados, que quando sanados motivaram a equipe de colaboradores a continuar a implementação de novos ciclos de melhorias. Além da redução de custos esperada, houve a motivação para implementação de melhorias em outros serviços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Feldman, Liliane Bauer, Maria Alice Fortes Gatto, and Isabel Cristina Kowal Olm Cunha. "História da evolução da qualidade hospitalar: dos padrões a acreditação." Acta Paulista de Enfermagem 18, no. 2 (2005): 213–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002005000200015.

Full text
Abstract:
Trata-se da revisão da literatura sobre a padronização da Qualidade e o processo de avaliação pela Acreditação Hospitalar. Foi realizado um apanhado histórico sobre o início da avaliação da qualidade nos serviços de saúde, com o Programa de Padronização Hospitalar elaborado pelo Colégio Americano de Cirurgiões, em meados de 1924, até a criação da Organização Nacional de Acreditação - ONA, que tem como objetivos a implantação e implementação de um processo permanente de melhoria da assistência à saúde estimulando os serviços a atingirem padrões mais elevados de qualidade. Após reflexão, considerou-se que nas avaliações dos serviços faz-se necessário buscar a valorização dos resultados assistenciais bem como a elaboração de padrões quali - quantitativamente mais equânimes nos aspectos estrutura, processos e resultados da qualidade assistencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Romualdo Portela de. "Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica." Educação & Sociedade 28, no. 100 (2007): 661–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302007000300003.

Full text
Abstract:
Partindo de uma análise de dados referentes à matrícula no ensino fundamental e médio, o artigo argúi que a universalização do ensino fundamental, processo ainda não inteiramente concluído, representa mudança de qualidade na dinâmica das contradições educacionais no Brasil. Se, de um lado, é processo de amplo sentido democratizador, por meio do qual parcelas da população historicamente alijadas progridam no interior do sistema de ensino, por outro, faz com que os processos de diferenciação social e de exclusão mudem de qualidade e de lugar. Emerge daí a crescente importância do debate acerca da qualidade de ensino como componente do direito à educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Kênia Lara, Diego Resende Martins, Emiza Rates, Thereza Senra, Caroline Almeida, and Rafael Mourão. "Desafios da acreditação em um hospital da rede FHEMIG." RAHIS 3, no. 7 (2012): 72. http://dx.doi.org/10.21450/rahis.v3i7.1075.

Full text
Abstract:
A gestão de qualidade em instituições de saúde é imprescindível para a sustentabilidade das mesmas. A temática está presente no setor privado de saúde de forma intensa, determinada pela competição entre as empresas. Contudo, as instituições públicas também têm investido em melhoria de qualidade, em resposta a movimentos de racionalização de custos e, ao mesmo tempo, de ampliação da noção de segurança e direitos dos usuários. O objetivo deste trabalho é apresentar as potencialidades e dificuldades no processo de implantação e gestão do Sistema de Gestão da Qualidade de um hospital da Rede FHEMIG. Entre as potencialidades para a implantação do Sistema de qualidade nesta instituição pode-se citar o grande envolvimento da gerência administrativa e a democratização das relações hierárquicas permitindo a participação das diferentes gerências no processo. Cita-se também o apoio do nível central da FHEMIG e a consolidação do Escritório da Qualidade. Em relação aos desafios, podem ser apontados a dificuldade dos trabalhadores incorporaram o uso das ferramentas no seu cotidiano de trabalho e os processos específicos inerentes à uma instituição pública tais como a burocracia para mudanças estruturais. Conclui-se que a definição político-institucional assumida pela FHEMIG foi imprescindível para a melhoria da qualidade no Hospital e tem permitido a reorganização dos processos de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Macedo, Jorge Luiz de, Irenilza de Alencar Nääs, Luis Antonio Mendes de Mesquita Araújo, and Daiane Silva Algaves Castelo Branco. "Avaliação da qualidade da manutenção eletromecânica na Companhia de Saneamento Básico do Estado do Piauí." Research, Society and Development 10, no. 15 (2021): e355101523041. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.23041.

Full text
Abstract:
A qualidade do serviço de manutenção eletromecânica aplicada na Companhia de Saneamento Básico do Piauí, na diretoria do interior, ainda é bastante deficitária e necessita de ajustes em seus processos. Neste estudo foi avaliado a qualidade da manutenção eletromecânica aplicada na empresa. Foram realizadas entrevistas, com questionários específicos com os colaboradores e clientes da empresa. Trata-se de uma pesquisa-ação, na qual o pesquisador tem papel ativo no processo de decisão. Utilizou-se a lógica paraconsistente para avaliar a qualidade da manutenção aplicada no processo. Com os resultados encontrados, observou-se que a manutenção corretiva não é a mais adequada e apresenta-se sugestões de mudanças no processo e no estilo de gestão da qualidade para promover a regularidade, melhoria do serviço e desenvolvimento organizacional da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Niza, Hugo Leonardo, and Alice Deléo Rorigues. "GESTÃO DA QUALIDADE." Revista Interface Tecnológica 19, no. 1 (2022): 281–92. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v19i1.1401.

Full text
Abstract:
A gestão da qualidade é fundamental para a identificação e solução de possíveis problemas em uma empresa. Com o objetivo de se analisar a importância da gestão da qualidade e a aplicação da mesma para o processo de fabricação de implementos agrícolas, conduziu-se pesquisa em uma empresa de máquinas e implementos para agronegócio, localizada na cidade de Matão/SP, no ano de 2021. Realizou-se revisão da literatura e pesquisa de campo, avaliando-se -a necessidade de sistema de gestão da qualidade, garantindo competitividade no mercado para a empresa. A gestão de qualidade é estabelecida por um conjunto de ações para obter um produto e/ou processo capazes de satisfazer as necessidades dos clientes. Os resultados expõem o crédito que as ferramentas da qualidade impõem na identificação e solução dos principais problemas em todo o processo produtivo em questão. Notou-se a necessidade de melhorar os atributos de uma peça fundida de uma máquina, produto com bastante demanda de reposição (Coroa de 33 dentes). O problema detectado através das ferramentas de gestão foi na qualidade da matéria-prima, e a solução encontrada remeteu ao melhor planejamento e compra dos insumos. Foram elaboradas tabelas considerando os aspectos das ferramentas de gestão PDCA, “Cinco Porquês?” e elaborado um diagrama de Causa e Efeito. Dessa forma, concluiu-se que, através da aplicação das ferramentas de gestão da qualidade, foi possível identificar e encontrar soluções para o problema constatado na empresa e assim, melhorar o produto e a imagem junto ao mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ramos, Maurício, Ana Laura Brandão, Leonardo Graever, and Carlos Eduardo Aguilera Campos. "Melhoria contínua da qualidade." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 16, no. 43 (2021): 2736. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc16(43)2736.

Full text
Abstract:
Introdução: A melhoria contínua da qualidade (MCQ) em saúde pode ser conceituada como um compromisso de melhorar continuamente a qualidade do cuidado, centrando-se nas preferências e necessidades das pessoas que usam os serviços. No Brasil, entre os anos de 2009 e 2016, houve grande incentivo à avaliação do desempenho e melhoria da qualidade das equipes de saúde da família (eSF), através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). No município do Rio de Janeiro (MRJ), ocorreram os seminários de accountability, um processo organizado pela gestão municipal para apresentação e avaliação de resultados por avaliadores externos a partir de uma matriz de indicadores previamente definidos, e os seminários de avaliação e melhoria da qualidade, organizados em 2018, com a prerrogativa do uso de ferramentas de MCQ pelas eSF e gestão local. Objetivos: Analisar a experiência das equipes de APS do MRJ em utilizar ferramentas de MCQ no seu processo de trabalho. Métodos: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos profissionais que compõe a coordenação técnica das unidades básicas de saúde, avaliando-se a percepção geral sobre o trabalho e a rede, a presença de planejamento estratégico e a compreensão sobre os seminários de avaliação e melhoria da qualidade, por meio de da análise do conteúdo das entrevistas. Resultados: Dos entrevistados, 54% avaliam seu trabalho como “regular” e 36 % como “ruim” e todos entrevistados levaram em consideração o atual cenário da APS do MRJ para autoavaliação. Dos participantes, 86% relataram que as reuniões de equipe não acontecem na periodicidade prevista, contudo apontam para a ênfase no planejamento dos processos de trabalho nas reuniões. Somente 10% informaram que utilizam indicadores em saúde para nortear as ações a serem discutidas em reunião. Apenas 14% conseguiram realizar o itinerário completo dos seminários de MCQ com apoio de toda a equipe. Conclusão: Evidenciou-se a importância da institucionalização da MCQ e da avaliação em saúde, a influência negativa de um cenário político adverso e seu impacto nos processos de MCQ.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barros, Guilherme Rith Mendes, Maria Aparecida Bovério, and Fernando Rodrigues de Amorim. "GESTÃO DA QUALIDADE." SITEFA - Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho 3, no. 1 (2021): 113–223. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v3i1.136.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta uma pesquisa que aborda a gestão da qualidade industrial e estabeleceu como tema-problema a questão “como é feito o controle do processo de qualidade da indústria X?”. O objetivo principal foi o de estudar, por meio da pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso, como é realizado todo o processo de controle de qualidade em uma indústria metalúrgica do setor sucroalcooleiro, situada na cidade de Sertãozinho/SP. Os setores pesquisados foram a caldeiraria, o plasma, o planejamento e controle de produção, a coordenação de contratos, e a usinagem/mecânica industrial. Os principais resultados indicam que a indústria pesquisada possui várias etapas e ferramentas de controle de qualidade, utilizados na gestão da qualidade. Conclui-se que os setores pesquisados são engajados com o compromisso e a necessidade que tanto o mercado, como as legislações requerem, além de proporcionar aos funcionários treinamentos periódicos que contribuem para uma correta gestão da qualidade na indústria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Sarti, Thiago Dias, Ethel Leonor Noia Maciel, Carlos Eduardo Aguilera Campos, Eliana Zandonade, and Gustavo Enrico Cabral Ruschi. "Validade de conteúdo da Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família." Physis: Revista de Saúde Coletiva 21, no. 3 (2011): 865–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312011000300006.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho é analisar a validade de conteúdo dos instrumentos de autoavaliação que compõem a Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família (AMQ). Trata-se de um estudo ecológico, retrospectivo, de análise de dados secundários, com utilização dos dados disponíveis de 46 dos 64 municípios que aderiram ao processo de AMQ no Espírito Santo até Dezembro de 2007, totalizando 241 equipes de saúde da família. Foram calculadas as médias de percentual de respostas "sim" que as equipes de saúde davam em cada padrão de qualidade do AMQ. Encontrou-se uma não linearidade entre a complexidade de implementação dos processos de trabalho sugeridos pelo AMQ a partir do elenco de padrões em cada estágio de qualidade e a autoavaliação das equipes de saúde da família dos municípios estudados. A identificação da não linearidade da relação entre os estágios de qualidade do AMQ e a complexidade de implantação dos processos de trabalho preconizados pelos padrões de qualidade evidencia a necessidade de se reorganizar os cadernos de autoavaliação, de forma a encontrar uma correlação mais consistente entre dificuldade de implantação dos processos de trabalho no cotidiano da ESF e estágios de qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Teixeira, Ederson Da Silva, and Fabio Favaretto. "PROPOSTA DE MELHORIA DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DA INFRAESTRUTURA PREDIAL DA UNIFEI." Práticas de Administração Pública 4, no. 3 (2021): 89–106. http://dx.doi.org/10.5902/2526629248206.

Full text
Abstract:
Com um volume de atendimento da ordem de 3.500 demandas de manutenção por ano, a Diretoria de Obras e Infraestrutura (DOBI) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realiza variados e complexos processos, que, quando não estão claramente definidos, causam problemas de gestão no setor, como retrabalhos, atrasos e até mesmo a não realização de uma atividade necessária. O objetivo deste trabalho é propor melhorias na qualidade de informações, para aumentar a eficiência dos processos de manutenção da infraestrutura da UNIFEI. Para isso, foram identificadas as principais dimensões da qualidade que interferem no processo de infraestrutura, em seguida, foi mapeado o processo para a manutenção predial na UNIFEI e feitas inferências para a sua melhoria. Constatou-se que a falta da Completude é o fator mais relevante para causar retrabalhos e aumentar o número de atendimentos no banco de dados da Diretoria de Obras e Infraestrutura (DOBI). Com a implementação realizada, criando a etapa de vistoria no fluxo do processo, espera-se que não aconteçam mais retrabalhos, e, por este fator, falta da Completude, pois, a vistoria dará condições para um levantamento adequado das informações para a execução do serviço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Alexandre Henrique da, and Daniela Rodolpho. "QUALIDADE." Revista Interface Tecnológica 19, no. 1 (2022): 352–64. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v19i1.1374.

Full text
Abstract:
No cenário mundial, visiona-se que existe uma extrema volatilidade de negócios e que as exigências do consumidor quanto à expectativa gerada por algo, é muito intensa. Desafios cada vez maiores, fazem com que empresas se movam em direção a superioridade de seu empreendimento - para coexistirem em um mercado “predatório” - através de meios de cooptação e correção de erros e falhas de processo, em busca de uma qualidade acertada. Portanto, o presente trabalho tem como intuito abordar a complexidade do tema qualidade e a sua determinação por meio da gestão da qualidade ou qualidade total, expondo as áreas departamentais que estão ligadas a gestão da qualidade e detalhar a importância dela no processo de melhoria contínua e qual o papel do capital humano. Na interpretação que o autor leva a este artigo, além do embasamento teórico inserido, através da leitura e releitura de textos base no referencial teórico com o tema qualidade, entende-se que as empresas possuem limitações e conflitos internos (e até externos) por não terem metas muito bem esclarecidas no que se tange promover a qualidade do seu produto através da ramificação de seus processos, ou seja, não somente as partes, mas ao todo. A importância de uma gestão pautada na estrutura da qualidade de resultados dentro de uma organização, reduzindo-se custos, ociosidade e ampliando ganhos, traz-se resultados que, de fato não ocorrem de imediato, mas se buscados com afinco, se realizam e passam a trazer resultados que outrora pareciam impossíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Beuren, Ilse Maria, Hugo Dias Amaro, and Eduardo Vinícius Bassi Murro. "INFLUÊNCIA DA FOLGA ORÇAMENTÁRIA E QUALIDADE DA INFORMAÇÃO NA PERFORMANCE DA INOVAÇÃO." REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade 10, no. 1 (2020): 1–13. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v10i1.777.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva verificar a influência da folga orçamentária e da qualidade da informação na performance da inovação de produtos e processos em empresas da indústria de medicamentos e produtos farmacêuticos. Pesquisa de levantamento foi realizada com aplicação de um questionário pautado na pesquisa de Yang, Wang e Cheng (2009). A população da pesquisa compreendeu as 175 empresas da indústria de medicamentos e produtos farmacêuticos listadas no Portal Guia Pharma, e a amostra as 56 respondentes do questionário. Nos dados coletados foi aplicada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados apontam que, das hipóteses testadas, somente a qualidade da informação do Sistema de Informações influencia na performance do processo de inovação. Já a variável latente folga orçamentária não apresentou influência estatisticamente significativa. Conclui-se que os resultados assemelham-se com os de Yang, Wang e Cheng (2009), mas a folga orçamentária não se revelou influenciadora do processo de inovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Lima, Paulo Ricardo Fernandes de. "Gestão da qualidade." Revista Produção Online 22, no. 1 (2023): 2288–315. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v22i1.4555.

Full text
Abstract:
A adoção de certificações de qualidade configura-se como uma das medidas mais requisitadas para o crescimento interno de empresas. Entretanto, este processo mostra-se árduo e desafiador. Neste contexto, o presente trabalho buscou traçar um panorama de empresas brasileiras nordestinas certificadas com a ISO 9001 no que tange às motivações, dificuldades e benefícios com a implantação. A pesquisa norteou-se primeiro com um levantamento bibliográfico em livros, artigos e periódicos sobre Engenharia da Qualidade, com foco na certificação ISO 9001. Aplicou-se questionários a empresas para levantamento de dados. Elas estavam listadas no Certifiq/Inmetro e no Comitê Brasileiro de Qualidade (ABNT/CB-25). Por suas características, a pesquisa classifica-se como bibliográfica, quantitativa, aplicada, survey, descritiva. Para o tratamento dos dados, utilizou-se os indicadores estatísticos de média ponderada, moda, mediana, Alfa de Cronbach e Coeficiente de Correlação de Pearson, além da ferramenta MS Excel, versão 2013. Enviou-se questionários a 208 empresas, com uma taxa de retorno de 32,7%. Concluiu-se que as maiores motivações empresariais para a certificação de qualidade foram: busca por melhoria de qualidade de produtos, melhorias na gestão de processos e obtenção de vantagens de mercado. As principais dificuldades foram as resistências dos funcionários às mudanças, excesso de burocracia e escassez de recursos. Em contrapartida, os benefícios centraram-se em ganhos na gestão de qualidade, redução de erros/defeitos/retrabalho e maior força nas ações de marketing e publicidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Fernandes, Rafael da Silva, Lucas Rafael Castro de Sousa, and Thaynara Lopes dos Santos. "Análise, investigação e avaliação da gestão da qualidade no processo de mineração." Revista Produção Online 21, no. 3 (2021): 770–93. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v21i3.4252.

Full text
Abstract:
É de grande relevância a cautela com as informações de estoques, num processo de produção do minério de ferro, para que os saldos apontados em sistemas informatizados apresentem acurácia com os saldos físicos armazenados. Tem-se assim, que a acurácia determina a capacidade da empresa em fornecer informações confiáveis aos stakeholders ao permitir a identificação de divergências, sendo que a sua falta, pode acarretar em efeitos indesejáveis nos diversos processos organizacionais. Neste âmbito, o objetivo deste trabalho é duplo: num primeiro momento, visa responder a seguinte pergunta: Como minimizar os desvios entre estoque físico e contábil, do produto Pellet feed Especial, nas etapas de produção e expedição de um mineradora localizada no sudeste do estado do Pará, por meio da aplicação da metodologia PDCA e ferramentas para a melhoria da qualidade? E, num segundo momento, visa fornecer à empresa, em particular ao setor envolvido, ferramentas da qualidade para que, estas, sejam aplicadas continuamente como melhoria do processo estudado. No entanto, após observar uma melhora inicial da Qualidade, posteriormente o processo apresentou medidas fora dos limites de especificação. Por fim, uma nova análise e investigação quantitativa de variáveis ainda não consideradas foi realizada, propondo a continuação do estudo para alcançar resultados mais satisfatórios, em particular, quanto a redução das divergências no processo produtivo abordado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Volpato, Luciana Fernandes, Marcelo de Castro Meneghim, Antonio Carlos Pereira, and Gláucia Maria Bovi Ambrosano. "Planejamento da qualidade nas unidades de saúde da família, utilizando o Desdobramento da Função Qualidade (QFD)." Cadernos de Saúde Pública 26, no. 8 (2010): 1561–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2010000800010.

Full text
Abstract:
A qualidade é um requisito indispensável na área da saúde, e sua procura se faz presente em virtude da necessidade de atender as exigências de uma população ciente de seus direitos, da essência das boas relações no trabalho e diminuição dos custos tecnológicos. Assim, a qualidade envolve todos que fazem parte do processo (usuários e profissionais), deixando de ser um atributo do serviço. Esta pesquisa tem como objetivo verificar a possibilidade de planejar a qualidade nas unidades de saúde da família, por meio do Desdobramento da Função Qualidade (QFD). Este planeja a qualidade segundo a satisfação do usuário, envolvendo os profissionais da instituição e identificando novos caminhos para aperfeiçoar os processos de trabalho. A construção da matriz, denominada Casa da Qualidade, é o aspecto mais importante desse método. Os resultados mostram que há similaridade entre a qualidade exigida pelos usuários e a qualidade planejada pelos profissionais. O presente estudo comprovou que a ferramenta QFD constitui-se em instrumento eficiente no planejamento da qualidade nos serviços públicos de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Bicalho Pimenta, Larissa, Juliana Kátia Lopes Araújo Rodrigues, Marlen Danielle Dias Sena, Anna Labelle Alves Corrêa, and Raissa Lorena Gomes Pereira. "A história e o processo da produção da cerveja: uma revisão." Cadernos de Ciência & Tecnologia 37, no. 3 (2020): 26715. http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2020.v37.26715.

Full text
Abstract:
A cerveja é considerada uma das bebidas mais populares entre as que são consumidas mundialmente, perdendo somente para água e café. Ela é produzida por meio da fermentação do mosto cervejeiro proveniente do malte da cevada, e água potável por incremento da levedura e adição do lúpulo. Para fabricar uma boa cerveja, é necessária uma excelente técnica de criação – o sabor e o aroma da cerveja estão diretamente ligados às leveduras escolhidas. Atualmente, cepas de Saccharomyces cerevisiae são utilizadas nos processos de produção. Essas culturas selecionadas tendem a aperfeiçoar o processo e a intensificar a qualidade da matéria-prima. São imprescindíveis as análises da fabricação durante o processo. É importante a realização do teste de iodo de modo a verificar se todo o açúcar foi convertido. Após a maturação, é fundamental analisar o teor alcoólico, pois esse indica a porcentagem de álcool presente na amostra. As análises de densidade, pH, cor, turbidez e contagem de células também são essenciais, já que auxiliam na verificação da qualidade da cerveja. O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura com ênfase na fabricação da cerveja e nas principais análises necessárias para garantir a qualidade do produto durante o processo, bem como a qualidade final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Cordeiro Bezerra, Janieire Dorlamis, Natália Viana Da Silva, José Ribamar Silva do Nascimento Júnior, et al. "INFLUÊNCIAS NA QUALIDADE DA FORRAGEM DURANTE O ARMAZENAMENTO." Nucleus Animalium 12, no. 2 (2020): 47–66. http://dx.doi.org/10.3738/21751463.3829.

Full text
Abstract:
Na maior parte do mundo a criação pecuária é dependente da sazonalidade da produção de forragens. Desse modo, torna-se necessário garantir a disponibilidade do recurso forrageiro e a alternativa pode ser alcançada por meio da conservação. Para garantir uma conservação eficiente as etapas do processo de conservação, desde o corte até o armazenamento, devem ser bem elucidadas. A respiração da planta após o corte, o tipo e tamanho dos equipamentos, as instalações para o armazenamento e o clima durante o processo influenciam na qualidade desse alimento. Na comparação dos dois processos, o feno é o mais demorado, pois o material necessita ser desidratado até atingir uma umidade por volta de 20% e no processo de ensilagem o material é colhido com um teor de umidade entre 50 a 65%, Objetiva-se com essa revisão discutir os fatores que influenciam a perda da qualidade da forragem durante a conservação na forma de feno e silagem, abordando as perdas causadas pela respiração das plantas, danos causados pela chuva, perdas ocasionadas pelos implementos agrícolas e perdas durante o armazenamento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Mesquita, Livia Mendes, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Raquel de Lima Soeiro, Tatiane Caldeira Dos Santos de Salles, Bianca Maria Innocencio da Silveira Lobo, and Simone Costa da Matta Xavier. "PMAQ: um desafio à adesão das equipes da Estratégia Saúde da Família." Saúde em Redes 6, no. 3 (2021): 283–90. http://dx.doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n3p283-290.

Full text
Abstract:
Objetivo: descrever a experiência na condução das equipes no processo de planejamento e organização até a avaliação do PMAQ, desenvolvendo uma metodologia participativa entre os envolvidos no processo. Método: Trata-­se de um relato de experiência sobre o processo de ordenamento e organização para a avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Foram realizadas oficinas em todas as 26 unidades de saúde de uma Área Programática do Município do Rio de Janeiro com os integrantes das Equipes da Estratégia Saúde da Família. Resultados: através da sistematização no planejamento do 3º Ciclo do PMAQ, verificou­-se um amadurecimento referente à autoavaliação por parte dos profissionais e o fortalecimento da padronização dos processos de trabalho das equipes. Conclusão: Conclui­-se que a organização desse processo pode ser ampliada para outros espaços a fim de preparar os profissionais de saúde, levando-­os a refler suas práticas e incentivar a promoção da qualidade na prestação dos serviços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Variani, Carla, Eléia Righi, Fernanda Spinelli, and Bruna Drawanz. "Introdução dos processos de gestão da qualidade e rastreabilidade na produção de suco de uva brasileiro." Extensão em Foco, no. 33 (August 6, 2024): 1. http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i33.94153.

Full text
Abstract:
Esse estudo teve por objetivo introduzir os processos de gestão da qualidade e rastreabilidade na produção de suco de uva brasileiro. A metodologia foi baseada em documentos que levam em consideração todo o processo industrial, desde a chegada da uva até a comercialização do produto, sendo importantes etapas na produção foram caracterizados os processos administrativos/rastreabilidade e de qualidade, como o recebimento da fruta, pasteurização, resfriamento, processo de enzimagem, maceração, armazenamento e engarrafamento, levando em consideração também a legislação vigente. Portanto, a implementação de programas de qualidade contribui aos processos administrativos e de rastreabilidade, visto que ainda são necessárias mais publicações, pois esse tipo de informação gerada é importante para as necessidades de quem precisa iniciar um processo de gestão, ou quem deseja aprimorar seus processos. Assim, a organização é fundamental para reunir os fluxos, facilitando as análises posteriores. Conclui-se assim que, os investimentos na implantação de gestão da qualidade no ramo de produção de suco evidenciam potencial de expansão deste mercado na Serra Gaúcha, no entanto, há necessidade de que sejam publicados mais trabalhos técnicos na área de gestão administrativa, rastreabilidade e qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Pakes, Paulo Renato, Brena Bezerra Silva, Thomaz Cruz, and Tiago Soares da Rocha. "Análise da aplicação das ferramentas da qualidade e do ciclo PDCA: estudo de caso em uma empresa do setor têxtil." Revista de Gestão e Secretariado 13, no. 3 (2022): 812–27. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v13i3.1368.

Full text
Abstract:
As empresas em busca de competitividade devem adotar mudanças em seus processos produtivos e, para isso, realizam análises, controles e buscam a padronização de seus processos na busca pela melhoria contínua. Um dos métodos de qualidade mais utilizados para isso é a aplicação do ciclo PCDA. Assim, objetivou-se com esta pesquisa descrever a aplicação prática do PDCA e de ferramentas da qualidade, como forma de buscar melhorias em qualidade de produtos e processos dentro do setor de moldação de uma indústria têxtil localizada no interior do Estado de São Paulo. Aplicou-se dentro do método PDCA as ferramentas da qualidade. Iniciou-se com reuniões de brainstormings que culminaram no desenvolvimento de folhas de verificação, estratificação e análise dos problemas através do gráfico de Pareto. Estabeleceu-se o defeito de contaminação como o principal e mediante a utilização da ferramenta de Ishikawa determinaram-se as causas e os efeitos deste problema. Foram estipuladas as alterações no processo e analisados os dados. Os resultados obtidos apresentaram reduções nos defeitos de contaminação, padronizando-se assim o novo processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Toledo, José Carlos de. "Gestão da mudança da qualidade de produto." Gestão & Produção 1, no. 2 (1994): 104–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1994000200001.

Full text
Abstract:
O dinamismo do ambiente competitivo, das exigências dos consumidores, e mesmo das normas e regulamentações, impõe às empresas pressões para melhoria constante da qualidade dos produtos existentes. Assim, a capacidade para conseguir manter os produtos atualizados, frente às exigências do ambiente econômico e tecnológico, tem-se tornado uma importante fonte de vantagem competitiva. O desempenho nessa área depende da capacidade das empresas para gerir o processo de desenvolvimento e de aperfeiçoamento dos produtos e interagir com o mercado e com as fontes de inovação tecnológica. Este trabalho apresenta o conceito de mudança da qualidade de produto, derivado do conceito de inovação tecnológica. Essa mudança se dá em parâmetros e dimensões que compõem a qualidade total do produto, e representa modificações que aumentam o seu valor. É proposto um modelo que serve de referencial para a estruturação e o planejamento das atividades necessárias à mudança da qualidade de produto em uma empresa. Também apresenta um conjunto de proposições para a gestão eficaz e eficiente desse processo de mudança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Ferreira, Jéssica, Daniela Savi Geremia, Fabiano Geremia, Ianka Cristina Celuppi, Larrisa Hermes Thomas Tombini, and Jeane Barros De Souza. "Avaliação da Estratégia Saúde da Família à luz da tríade de Donabedian." Avances en Enfermería 39, no. 1 (2021): 63–73. http://dx.doi.org/10.15446/avenferm.v39n1.85939.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar a qualidade dos serviços da Estratégia Saúde da Família (ESF) por meio das dimensões de estrutura, processo e resultado e suasrelações com atributos essenciais da Atenção Primária à Saúde (APS). Materiais e método: pesquisa quantitativa com desenho transversal. A amostra foi intencional, estratificada e proporcional. Foram entrevistados 95 profissionais, 48 enfermeiros e 47 médicos da equipe saúde da família, além de 203 usuários de todas as 26 unidades do município de Chapecó, Santa Catarina, Brasil. O instrumento de coleta de dados foi fundamentado no modelo teórico de Avedis Donabe-dian. Utilizou-se análise estatística inferencial e regressão linear múltipla na análise de dados primários. Resultados: a qualidade da ESF no município de Chapecó é determinada pela dimensão estrutural por meio do número de equipes de saúde por habi-tante, pelo acesso, pela localização da unidade de saúde no território e pela disponibilidade de medicamentos. Na dimensão do processo de trabalho, são analisados o vínculo e a integralidade, a efetividade das visitas domiciliares e as iniciativas de apoio institucional para os processos de avaliação.Na dimensão de resultado, as formas de agendamento das consultas, a agilidade do atendimento e o vínculo terapêutico foram aspectos responsáveis pela satisfação dos usuários. Conclusões: a qualidade da ESF, medida pela matriz analítica das dimensões de estrutura, processo e resultado, está relacionada significativamente com os atributos essenciais da APS. Esses atributos podem fortalecer a ESF como política pública de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva, Luana de Siqueira, and Ronaldo Ribeiro De Campos. "FERRAMENTA DA QUALIDADE." Revista Interface Tecnológica 19, no. 1 (2022): 447–54. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v19i1.1409.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta as ferramentas de qualidades e como utilizá-las em um problema comum dentro de uma empresa independentemente do seu porte o ambiente em que se encontra há uma necessidade de buscar competitividade. Este trabalho será aplicado a uma prática rotineira dentro de uma empresa do ramo metalúrgico, com foco em equipamentos e máquinas agrícolas para preparo e cultivos de solo e têm como objetivo facilitar o entendimento dos colaboradores na execução dos seus serviços rotineiros e auxiliá-los na resolução de problemas. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa em sites, artigos e livros e uma pesquisa exploratória na própria empresa estudada, apresentando os seus resultados sobre a importância do conceito de qualidade introduzida no processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Freitas, dos Reis Marcone, and Dantas Adriana Rodrigues. "APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE EM UMA LAVANDERIA INDUSTRIAL." I Simpósio Regional de Engenharia 01 (July 6, 2024): 12. https://doi.org/10.5281/zenodo.12674488.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo identificar dentro dos processos e falhas e possíveis atrasos da produção que a solução do problema só será possível através das aplicabilidades das ferramentas da qualidade. Para isso foi aplicada uma pesquisa qualitativa de método de revisão bibliográfica e estudo de caso. O estudo de caso foi realizado em uma empresa que realiza serviços de produção de jeans, mais especificamente no setor de lavagem pós-produção, localizada no estado do Rio de Janeiro. Este estudo é relevante, pois o setor estudado da fábrica sofre com diversos erros no processo de limpeza do jeans, falta de gestão, planejamento e principalmente atrasos na definição de cores para a lavagem das peças, causando atrasos em toda a linha de produção. A fim de melhorar a produtividade, mudanças serão feitas ao longo de todo o processo de lavagem e este estudo evidencia a importância da utilização de indicadores de desempenho como ferramentas de gestão, permitindo que a empresa organize o processo produtivo e simplifique a visibilidade das informações que podem ser coletadas na área de produção. 
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Arruda, Elismar Bezerra. "DESAFIOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA." Revista de Comunicação Científica 2, no. 16 (2024): 75–89. https://doi.org/10.30681/rcc.v2i16.12850.

Full text
Abstract:
O presente trabalho trata dos desafios teórico-metodológicos inerentes ao processo de recriação da gestão escolar mediante procedimentos democráticos, cuja realização requer a compreensão crítica sobre os processos educacionais e administrativos, por seus fundamentos e finalidades. Com efeito, busca deslindar os fundamentos do processo administrativo empresarial que, por sua condição e força hegemônica, afigura-se e se difunde à sociedade como o que é correto e eficaz. Também trata da Gestão Escolar Democrática, como processo pedagógico-administrativo que se fundamenta na natureza e finalidade do processo educacional, cuja qualidade é afirmada por sua capacidade de difundir conhecimentos no sentido da autonomização de educandos e educadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Tamiris, Rodrigues de Miranda Bastos. "APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM PROCESSO PRODUTIVO DE EMBALAGENS PLÁSTICAS." Revistaft 27, no. 121 (2023): 81. https://doi.org/10.5281/zenodo.7834081.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é analisar as possíveis causas que geram as falhas durante o processo produtivo. Busca-se diminuir o número de devoluções e, por conseguinte, os refugos e retrabalhos. As empresas precisam garantir a conformidade dos produtos e atender as necessidades dos clientes, a fim de garantir o seu espaço no mercado competitivo. Para isso, foi utilizado neste estudo as ferramentas de gestão da qualidade. Com auxílio das ferramentas será elaborado um plano de ação que busque otimizar o processo produtivo reduzindo falhas humanas, técnicas e materiais. Conforme observado na coleta de dados, a Empresa Y possui um alto índice de falhas durante o processo de fabricação, o que ocasionou a devolução das embalagens gerando um custo para a indústria. Um plano de ação bem elaborado estabelecerá o melhoramento da produção e possibilitará a implantação de métodos que auxiliem durante o processo e, assim, gerar um ganho significativo para a empresa. Com base na avaliação dos dados coletados in loco e com a colaboração dos envolvidos foi elaborada medidas corretivas e preventivas. Estas medidas possibilitam que tais erros não voltem a ocorrer e, caso ocorram novamente, sejam solucionados antes que o produto seja entregue ao cliente. Sendo assim, a empresa consegue garantir sua competitividade frente ao mercado e diminuir seus custos decorrentes de defeitos e devoluções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Leão Azevêdo, Livyson Saymon, and Rafael Bezerra Correia da Silva. "A importância da engenharia de testes para a garantia da qualidade de software." Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia 6, no. 14 (2015): 96. http://dx.doi.org/10.3895/recit.v6.n14.4256.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é destacar a influência que a engenharia de testes tem sobre o processo de garantia da qualidade, descrevendo como ocorre toda a parte de planejamento, análise, execução, coleta e tomada de ação no processo de testes, destacando algumas das diversas formas de incluir a área na produção de software. Esse trabalho também aborda a hierarquia, cargos e responsabilidades que as empresas de desenvolvimento de sistemas informatizados adotam para a área de engenharia de testes, assim como os tipos de testes que são abordados por alguns projetos. O artigo ainda traz a utilização do Ciclo PDCA, 6 Sigma e Método DMAIC nos processos de produção dos softwares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Favaretto, Fábio. "Melhoria da qualidade da informação no controle da produção: estudo exploratório utilizando Data Warehouse." Production 17, no. 2 (2007): 343–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132007000200010.

Full text
Abstract:
As necessidades de informações para tomadas de decisão ocorrem em qualquer tipo de empresa. Informações de baixa qualidade podem prejudicar estas decisões. Empresas de manufatura baseiam muitas decisões nas informações sobre a produção realizada, que é gerada pelo processo de controle da produção. Os sistemas de informação normalmente utilizados para suporte a este processo são limitados para a geração de informações abrangentes e integradas. O objetivo deste artigo é apresentar a proposta de um Data Warehouse (DW) para geração de informações de suporte ao processo de controle da produção, com a garantia de melhoria na qualidade da informação disponibilizada aos usuários. Para isto, serão analisadas quais informações devem ser disponibilizadas, com base no alinhamento entre o desenvolvimento do DW e a estratégia de manufatura da empresa. O projeto do DW será baseado em algumas atividades que garantem a qualidade da informação. Como resultado, será apresentada uma proposta de melhoria da qualidade da informação no controle da produção como uma seqüência de etapas para o desenvolvimento do DW.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Bismarque, De Oliveira, and Maria Lima do Carmo Juliana. "O SISTEMA DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO." REVISTA FT 28, no. 128 (2023): 16. https://doi.org/10.5281/zenodo.10211216.

Full text
Abstract:
As empresas atuais, buscam hoje cada vez mais maturidade e tecnologia em seus processos, com intuito de atingir os padrões de qualidade e produtividade com excelência. Os processos de almoxarifado consistem em uma série de ações direcionadas a rotinas de estoque permitindo além da agilidade no atendimento, outros processos como detectando seus problemas e apontando soluções. Este trabalho foi feito em cima do setor de almoxarifado da Empresa COOPERB situada na Cidade de Lambari D'Oeste – Mato grosso, focada no ramo do agroindustrial. Para melhorar o atendimento do processo a empresa tem um programa administrativo para fazer todas as partes burocráticas que facilita e identifica os problemas. Como procedimento técnico usa-se o processo de melhoria contínua nos processos diários e dos colaboradores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Tayler, Collette. "Avaliação da qualidade da educação infantil na Austrália." Estudos em Avaliação Educacional 25, no. 58 (2014): 126. http://dx.doi.org/10.18222/eae255820142850.

Full text
Abstract:
<em><em></em></em><p align="LEFT">O presente trabalho apresenta o esquema do novo sistema de qualidade da educação infantil implementado na Austrália, relatando a pesquisa que foi designada para configurar a avaliação e a pontuação de desempenho com base nos padrões acordados. As etapas da implementação foram planejadas para assegurar a validade, a confiabilidade e a aplicação consistente do instrumento de avaliação em todo o país. Evidências preliminares foram apresentadas nos resultados desse processo de avaliação da qualidade. Questões e processos relativos à implementação revelam as principais áreas que merecem atenção quando um país se empenha em melhorar a qualidade de seus serviços de educação e cuidados infantis, especialmente em sociedades que apresentam um sistema complexo, com diferentes níveis de governo e em que a população é composta de grupos culturais, linguísticos e étnicos diversos.</p><em></em>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Mosmann, Clarisse, Adriana Wagner, and Terezinha Féres-Carneiro. "Qualidade conjugal: mapeando conceitos." Paidéia (Ribeirão Preto) 16, no. 35 (2006): 315–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2006000300003.

Full text
Abstract:
Apesar da ampla utilização do conceito de qualidade conjugal, identifica-se falta de clareza conceitual acerca das variáveis que o compõem. Esse artigo apresenta revisão da literatura na área com o objetivo de mapear o conceito de qualidade conjugal. Foram analisadas sete principais teorias sobre o tema: Troca Social, Comportamental, Apego, Teoria da Crise, Interacionismo Simbólico. Pelos postulados propostos nas diferentes teorias, podem-se identificar três grupos de variáveis fundamentais na definição da qualidade conjugal: recursos pessoais dos cônjuges, contexto de inserção do casal e processos adaptativos. Neste sentido, a qualidade conjugal é resultado do processo dinâmico e interativo do casal, razão deste caráter multidimensional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silva, Cíntia Mendes, and Diego Jose Casagrande. "QUALIDADE NO PROCESSO PRODUTIVO DA CERVEJA." Revista Interface Tecnológica 19, no. 1 (2022): 378–88. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v19i1.1381.

Full text
Abstract:
A cerveja é uma bebida de ampla produção e consumo no mundo. E a adoção das ferramentas de qualidade em uma indústria cervejeira é essencial pois a cerveja é um produto que deve possuir um alto nível qualidade. O ciclo PDCA tem características que permite oferecer organização e estratégias administrativas. Enquanto o 5W2H é um excelente plano de ação e as duas ferramentas trabalhando em conjunto têm-se grandes resultados positivos. O objetivo deste trabalho é verificar que a utilização das ferramentas de gestão da qualidade 5W2H juntamente com o PDCA pode trazer benefícios para a produção de cerveja. Na metodologia foi utilizada como técnica de pesquisa a Pesquisa Bibliográfica. Foi realizado um referencial teórico no qual traz conceitos sobre PDCA e 5W2H e a relação de ambas, além de uma detalhada descrição do processo de fabricação da cerveja. Ao final podemos concluir que a utilização das ferramentas em conjunto é essencial para uma indústria de alta tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Pinho, Flávio Costa, Allan dos Santos Vilela, José Glenio Medeiros de Barros, Maria da Glória Diniz de Almeida, Nilo Antonio de Souza Sampaio, and José Wilson de Jesus Silva. "Proposta de melhoria da qualidade com a implantação da metodologia Seis Sigma." Research, Society and Development 9, no. 10 (2020): e5969108445. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8445.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo explorar, através de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, os benefícios trazidos pela implantação da metodologia Seis Sigma que, por sua vez, tem como objetivo utilizar técnicas e ferramentas eficazes e eficientes para aprimorar melhorias em qualquer tipo de processo dentro de uma empresa. O Seis Sigma pode ser definido como uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa com objetivo de aumentar drasticamente a lucratividade das empresas, por meio de melhoria da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfação de clientes e consumidores. Com a implantação da metodologia Seis Sigma a empresa consegue reconhecer, identificar oportunidades e problemas ligados com a estratégia corporativa que ajudem a reduzir custos, aumentar a produtividade e atacar questões para aumentar a eficiência de todas áreas, ou seja, todo processo pelo qual o produto fabricado passa até a etapa final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Schlabitz Vanin, Georgia, and Maria Auxiliadora Cannarozzo Tinoco. "Melhorias em serviços de suporte de uma empresa de tecnologia da informação a partir da priorização de atributos de qualidade percebida: percepções de funcionários e gestores." Produto & Produção 24, no. 1 (2023): 73–94. https://doi.org/10.22456/1983-8026.128672.

Full text
Abstract:
Dentro do contexto da gestão de serviços, o suporte ao cliente prova-se fundamental na geração de valor para o consumidor e na retenção do mesmo. Essa importância carrega consigo a necessidade de buscar o entendimento dos processos, bem como os elementos de qualidade que trazem maior satisfação ao cliente. Este artigo teve como objetivo identificar atributos de qualidade percebida através do mapeamento do processo de serviços de suporte em uma empresa de tecnologia de informação. Utilizou-se, em conjunto, duas metodologias, o Service Blueprint e o Modelo Kano, para mapear os elementos do processo do serviço de suporte e levantar atributos de qualidade pertinentes. Dentre os principais resultados destacam-se as diferentes percepções entre os gestores e funcionários de linha de frente em relação aos atributos de qualidade. Através da análise realizada, foi possível indicar pontos de melhoria no processo buscando aperfeiçoar o atendimento ao cliente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Peralta, Jorge Bernal, Jorvich García Corrêa, Rocío Gutiérrez Echeverría, Jorge Costa Strobel, and Laura Paternina Álvarez. "Reforço da gestão da qualidade nas empresas do setor petroquímico." Brazilian Journal of Development 10, no. 10 (2024): e74066. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv10n10-071.

Full text
Abstract:
Foi determinado o processo de reforço da gestão da qualidade nas empresas do setor petroquímico. O trabalho com uma abordagem quantitativa, do tipo explicativo, é considerado um campo com um desenho transacional não experimental. A amostra intencional foi constituída por 16 gestores de diferentes empresas petroquímicas que estiveram envolvidos nos processos organizacionais das áreas administrativas. A técnica de observação foi utilizada através de inquérito, ou questionário aplicado após itens com múltiplas opções de resposta para cinco (5) alternativas, cada uma delas: Sempre; Quase sempre; uma vez; Quase nunca; Nunca. Foi realizado para analisar todos os processos que operam dentro da organização e estes devem ser atualizados e depois transferidos para a área digital de acordo com as normas ISO, tornando-se a gestão da inovação. Esta transformação não só garante a conformidade com as regulamentações internacionais, como também impulsiona uma gestão eficaz da inovação dentro da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Lima, Ana Luiza Barbosa, Clívia Mycaelle Conceição Aguiar, and Maria da Glória Freitas. "O impacto negativo no processo de auditoria nos serviços de saúde pelo déficit dos registros de enfermagem." Research, Society and Development 11, no. 16 (2022): e568111638757. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i16.38757.

Full text
Abstract:
Introdução: Na enfermagem, a auditoria busca identificar minuciosamente informações que são registradas nos prontuários de pacientes, buscando assim evidenciar qualidade do cuidado prestado e controle de custos. Objetivo: analisar a produção científica em relação ao impacto no processo de auditoria nos serviços de saúde pela ausência ou falhas dos registros de enfermagem como mensurador da qualidade da assistência de enfermagem. Resultados/Discussão:foram selecionados 10 artigos. O enfermeiro ganhou autonomia para realizar o processo de auditoria nas instituições em conjunto com outros setores visando identificar a priori a qualidade da assistência prestada ao paciente e orientar quanto aos déficits ocorridos durante esse processo fornecendo dados estimados para melhoria da qualidade do cuidado. Considerações finais: é notória a importância que a auditoria tem dentro das instituições de saúde, visando ser um mensurador efetivo no processo de assistência ao paciente e na boa gestão de faturamento.
 
 Palavras-chave: “Auditoria de enfermagem”; “Processos de enfermagem”; “Registros de enfermagem”
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Sanches, Larissa Ellen, and Marco Antonio Alves De Souza Junior. "ASPECTOS DA QUALIDADE." Revista Interface Tecnológica 17, no. 2 (2020): 993–1005. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i2.988.

Full text
Abstract:
Fabricar um produto bom está se tornando um desafio em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais exigentes. Assim pressupõe-se que os produtores estão investindo gradativamente em suas fabricações. No processo produtivo do sorvete há vários fatores que comprometem a qualidade do produto final, e para que isso não ocorra é necessária uma boa seleção da matéria prima, balanceamento e armazenamento correto e seguir algumas etapas de produção. Esse artigo tem como objetivo descrever quais os parâmetros para o sorvete ter qualidade de acordo com a cor, aroma, textura, corpo e sabor e os fatores que interferem na qualidade dele, dentre eles o balanceamento e o armazenamento incorreto. O desenvolvimento deste trabalho tem por base uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico-conceitual. Após o levantamento dos dados, pode-se observar que cada ingrediente colocado em proporção errada ou ser armazenado incorretamente, pode-se afetar negativamente qualquer um dos parâmetros da qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Benedetti, Sandra. "QUATRO TESES PARA UMA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NAS CRECHES DA REGIÃO DE EMILIA-ROMAGNA." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 2, no. 1 (2014): 27–54. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.204.

Full text
Abstract:
Resumo: O texto apresenta a experiência que a Região de Emilia-Romagna, na Italia, está promovendo atualmente sobre a questão da avaliação educacional em creches e escolas da infância, a partir de uma abordagem sistêmica, ou seja, orientada a co-construção horizontalmente de processos e procedimentos destinados a avaliar a qualidade de cada creche e escola da primeira infância individualmente. De forma inédita no Brasil, o texto traz a tradução das quatro teses para uma avaliação da qualidade que representam as primeiras evidências do trabalho produzido sobre o processo de hetero-avaliação neste contexto. Palavras-chave: avaliação; qualidade; educação da infância italiana
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Guirra, Bruno Silva, Marllon Felippe Silva, José Eduardo Santos Barboza Silva, and Keylan Silva Guirra. "Nutrição da planta matriz determina a qualidade de propágulos." Caderno de Ciências Agrárias 13 (December 30, 2021): 1–6. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37015.

Full text
Abstract:
A nutrição mineral é fator determinante no enraizamento adventício, com envolvimento nas respostas morfogenéticas, processos bioquímicos e fisiológicos. A influência dos minerais sobre o sucesso do enraizamento apresenta correlação com o estado nutricional da planta matriz doadora, pois esta determina a quantidade de carboidratos, hormônios e outros compostos metabólicos essenciais para induzir o desenvolvimento radicular e vegetativo. Embora o enraizamento e a nutrição mineral estejam intimamente relacionados, poucos estudos têm sido divulgados visando à caracterização dos efeitos de nutrientes específicos. Neste contexto, realizou-se, com base em informações disponíveis na literatura, uma análise do papel de alguns nutrientes envolvidos na rizogênese adventícia de espécies cultivadas via propagação vegetativa. Com isso, é pertinente considerar que se o nutriente estiver envolvido nos processos metabólicos da planta e possibilitar a desdiferenciação para formação do meristema radicular, este é essencial para rizogênese. Dessa forma, infere-se que o nitrogênio, fósforo, zinco e boro são elementos necessários para algumas espécies durante o processo de propagação vegetativa por participarem diretamente do processo de enraizamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Vitorio, Rafael Aparecido Ferreira, and Fabrício Domingues Antônio. "FERRAMENTAS DA QUALIDADE E SUAS APLICAÇÕES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS." Revista Interface Tecnológica 17, no. 1 (2020): 746–58. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i1.817.

Full text
Abstract:
Durante os processos de produção de uma empresa, nos deparamos no dia a dia com problemas relacionados ao processo, aos equipamentos e colaboradores sem capacitação. Esses imprevistos impedem a programação de produção, ou até mesmo interferem na qualidade do produto final e, consequentemente, na credibilidade do seu cliente. Atender a satisfação do cliente é o que as empresas buscam, portanto, o sistema de gestão da qualidade tem que garantir que o produto final seja o resultado final do processo produtivo. Toda e qualquer não conformidade encontrada no processo será apresentado no produto final, mas para que isso não aconteça existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas no processo. O presente artigo visa mostrar a importância dessas ferramentas em um processo de produção e como utilizá-las, de modo que traga benefícios à organização, eliminando desperdícios, tendo eficácia e ganho de produtividade e suporte na garantia do produto final. Através de um estudo de caso em uma empresa do ramo automotivo, foi apresentado a utilização de ferramentas da qualidade na solução do problema, trazendo um resultado positivo para não ocorrer mais a falha, servindo de modelo para outros itens de produção. Este trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas por livros e artigos, e também através de um estudo de caso em uma empresa do ramo automotivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Araújo, André Muritiba, João Marques de Melo, and Ângelo Antônio Macedo Leite. "ANÁLISE DA VARIAÇÃO NO PESO MÉDIO DA CAIXA DE MANGA A PARTIR DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 10, Ed.esp. (2017): 137. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2017v10ned.esp.p137-153.

Full text
Abstract:
A fruticultura na região do Submédio do Vale do São Francisco representa, entre outros aspectos, o principal meio de renda para diversos produtores de pequeno, médio e grande porte. A exportação de frutos como a manga, por exemplo, constitui um grande destaque no cenário nacional, não apenas pela grande quantidade de área cultivada e do alto volume de produção, mas, principalmente, pelos elevados rendimentos alcançados e pela qualidade da manga produzida. Dessa forma, visando manter a qualidade do produto, o controle dos processos referentes ao beneficiamento e a variação do peso médio na caixa desta fruta têm um papel ainda mais fundamental para a garantia da colheita e manutenção das vendas. Este trabalho, portanto, buscou, mediante um estudo de caso em um packing house de manga na cidade de Juazeiro (BA), aplicar o Controle Estatístico do Processo (CEP), a fim de medir e avaliar o comportamento do processo de pesagem das caixas de manga e inferir sob o quanto a variabilidade influencia no produto final. Destarte, foi possível perceber que o mapeamento de um processo feito de forma dinâmica, atrelado à utilização de ferramentas da qualidade, permite reduzir sumariamente o número de perdas e falhas garantindo a previsibilidade, padronização e qualidade final do produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Carvalho, Crislaine, and Edicarlos Geraldo dos Santos Junior. "UM ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NO DESEMPENHO DO TRABALHADOR E NA MELHORIA DA QUALIDADE." Revista Univap 22, no. 40 (2017): 265. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.696.

Full text
Abstract:
A qualidade é uma das principais preocupações presentes dentro das organizações, e estas estão sempre à procura de ferramentas que possam auxiliar nesse processo. A influência da gestão de pessoas no desempenho do trabalhador pode ser um diferencial para as empresas no mercado competitivo. Este trabalho tem a finalidade de apresentar o relacionamento entre a gestão de pessoas e a gestão da qualidade e seus reflexos no processo de melhoria contínua. Nesse contexto, foi feita uma revisão bibliográfica da evolução histórica da qualidade e os reflexos da gestão de pessoas nesse processo. Foi estudado também uma evolução do termo Gestão de Pessoas e suas diversas nomenclaturas adotadas ao longo do tempo, e as influências dessas nomenclaturas no relacionamento com os funcionários. Essa pesquisa trouxe resultados positivos a respeito da influência da gestão de pessoas na melhoria da qualidade, mostrando que os interesses da empresa e dos funcionários podem sim caminhar juntos, desde que ambos os lados estejam satisfeitos, o que confirmou a hipótese inicial desse trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Gonçalves, Liliane Resende, Aline das Graças Pires, Victor Eduardo Benevides Lopes, Leandro Faria Barbosa, Letícia Soares dos Santos Lima, and Ana Leticia Carvanelli Motta. "BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR." Revista Contemporânea 4, no. 5 (2024): e4367. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n5-119.

Full text
Abstract:
O processo de Acreditação hospitalar pode preservar e valorizar a qualidade de vida por ser um procedimento de avaliação de qualidade que determina padrões mínimos para assegurar a satisfação do cliente. A Acreditação é composta pela organização e padronização dos recursos e atividades no sentido de obter uma qualidade satisfatória. O principal intuito da Acreditação é garantir a confiança de todas as partes envolvidas de que um sistema de gestão de saúde esteja em conformidade com requisitos específicos que garantam a segurança do paciente e a qualidade da assistência. O que torna Acreditação valiosa é o nível de confiabilidade pública estabelecido por meio de uma avaliação competente e imparcial, conduzida por uma entidade externa. Sob a perspectiva da qualidade na área da saúde, faz-se necessário adotar medidas avaliativas como instrumento de gestão para controlar e aprimorar os serviços. Dentro deste contexto, surge a Acreditação que é um sistema de gestão de qualidade utilizado para avaliar as organizações de saúde com base em critérios e padrões pré-estabelecidos. O objetivo deste trabalho foi comprender sobre a importância da implantação dos processos de Acreditação em prol da assistência por meio do gerenciamento e assistência ao cliente. Foram utilizadas bases de dados de plataformas virtuais reconhecidas. Conclui-se que a Acreditação hospitalar garante que são prestados serviços de alta qualidade aos pacientes, mede e avalia os processos, melhora a segurança dos pacientes e contribui para uma experiência mais positiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Nadae, Jeniffer de, José Augusto de Oliveira, and Otávio José de Oliveira. "Um estudo sobre a adoção dos programas e ferramentas da qualidade em empresas com certificação ISO 9001: estudos de casos múltiplos." Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, no. 4 (January 21, 2012): 93. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v0i4.852.

Full text
Abstract:
O processo de certificação ISO 9001 ganha cada vez mais importância para as organizações, que procuram atingir benefícios relacionados à produtividade, qualidade dos produtos e processos e aumento da participação no mercado. Para manter os benefícios da certificação, as organizações adotam programas e ferramentas da qualidade, de acordo com suas necessidades, buscando a melhoria contínua dos processos organizacionais. Pelo exposto, o trabalho tem o objetivo de identificar quais os programas e ferramentas da qualidade mais utilizados e os benefícios e dificuldades encontrados pelas organizações, durante o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e da certificação ISO 9001. Para o seu desenvolvimento, adotou-se o método de pesquisa qualitativa, a partir da realização de estudos de casos múltiplos, com empresas do setor gráfico, de baterias automotivas, de peças automotivas e peças de máquinas e equipamentos, localizadas em duas cidades do interior paulista-Bauru e Sorocaba. Ao final, conclui-se que a adoção dos programas e ferramentas da qualidade é importante para a manutenção da gestão da qualidade, independentemente do segmento da empresa e que os programas e as ferramentas mais utilizados, são o 5 S, Gráfico de Pareto e Diagrama de Ishikawa, enquanto os benefícios e dificuldades variam de acordo com o segmento e a história da organização.Contudo, é possível observar que muitos são os programas e ferramentas da qualidade disponíveis na literatura, porém poucos são os utilizados pelas empresas. Palavras-chave: Gestão da Qualidade; Certificação ISO 9001; Programas e Ferramentas da Qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Valkiria Diniz dos Santos and Eider de Jesus Avelar Da Silva. "A gestão da qualidade na construção civil utilizando a ferramenta MASP." Brazilian Journal of Development 9, no. 7 (2023): 21459–71. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n7-017.

Full text
Abstract:
A gestão da qualidade da engenharia civil é uma área que visa padronizar os processos e serviços prestados. Garantir a qualidade do trabalho e a lucratividade da empresa está relacionado à produtividade da empresa, à segurança dos funcionários que executam os serviços, ao uso saudável dos recursos e ao controle de qualidade. Este estudo tem como objetivo mostrar uma visão geral sobre o processo de utilização da ferramenta MASP - Metodologia de Análise e Resolução de Problemas na gestação de qualidade na construção civil.As empresas sofrem perdas irreparáveis diariamente por falta de um processo de qualidade continua, que venha minimizar essas perdas. O MASP é uma ferramenta essencial na gestão de qualidade e sendo aplicada maximizará a produção alcançando assim níveis elevados de excelência. Utilizamos revisão bibliográfica, para o desenvolvimento desse estudo e esperamos contribuir com o conhecimento sobre essa ferramenta que gera resultados concretos e pode servir como estratégia eficaz para obter vantagens competitivas nas empresas que o adotam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Drehmer-Marques, Keiciane Canabarro, Elisangela Secretti, and Larissa Lunardi. "ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA." Vivências 18, no. 36 (2022): 241–59. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.695.

Full text
Abstract:
Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio preveem a formação integral dos educandos, estimulando pensamento crítico e científico. Sugere-se integrações entre as disciplinas básicas com as disciplinas das áreas técnicas, dessa forma, o ensino deve ser significativo e atrativo aos estudantes. O objetivo deste estudo é o de relatar a experiência de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) com abordagem investigativa teórico-prática sobre a qualidade da água dos açudes da instituição. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal Farroupilha, com uma turma do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. No procedimento metodológico de SDI, os estudantes perpassaram por etapas de investigações teóricas e práticas das análises das águas. Verificou-se a atuação ativa dos discentes ao longo do projeto, demonstrando interesse nas atividades propostas, as quais envolveram saída de campo, práticas em laboratório, análise dos dados e confecção de um relatório digital. Os resultados indicam que os estudantes agem como construtores do conhecimento, auxiliando no processo de aprendizagem a partir do contexto que estão inseridos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Calazans, Angélica Toffano Seidel, and Sely Maria de Souza Costa. "Modelo de avaliação da qualidade da informação estratégica bancária." Ciência da Informação 38, no. 3 (2009): 21–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652009000300002.

Full text
Abstract:
A informação estratégica de qualidade mostra-se essencial às organizações à medida que contribui para a identificação de desafios, oportunidades, riscos e outras questões relevantes. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade da informação, identificando aspectos de gestão da informação que a influenciam, mediante estudos de caso em duas organizações bancárias federais brasileiras, o que permitiu a construção e implementação de um modelo para avaliação da qualidade da informação estratégica. O estudo fundamentou-se em abordagens qualitativa e quantitativa e na respectiva triangulação dos dados. O modelo teórico conceitual da pesquisa estabelece que a avaliação da qualidade da informação estratégica envolve a classificação, a avaliação da informação e a identificação dos aspectos que impactam a qualidade por meio da análise do processo de gestão da informação. Identificou-se que informação estratégica, no contexto estudado, constitui-se de informação solicitada, formal, interna e tratada. Os principais elementos de qualidade são "livre de erro" e "fidedigna". O nível da qualidade da informação estratégica é satisfatório, os processos de gestão são diferenciados e as fases da gestão que impactam as características de qualidade são similares. Os procedimentos metodológicos utilizados credenciam positivamente os resultados à medida que o modelo construído e implementado demonstrou ser consistente e aplicável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Demo, Pedro. "Cuidado metodológico: signo crucial da qualidade." Sociedade e Estado 17, no. 2 (2002): 349–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922002000200007.

Full text
Abstract:
O texto realça a relevância da metodologia científica, tanto no processo de produção, quanto no processo de formação do conhecimento. No que concerne à produção do conhecimento, sua importância aponta para a qualidade científica, que facilmente pode ser mostrada nos grandes clássicos: todos se preocuparam com a questão da cientificidade. No que concerne à formação, saber construir conhecimento como qualidade formal e política redunda em aprimoramento visível da autonomia, um dos horizontes mais importantes do conhecimento da história humana. Assim, para construir conhecimento com qualidade, é crucial preocupar-se com a sua cientificidade, no sentido da capacidade de questionar, mas principalmente de se auto-questionar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography