To see the other types of publications on this topic, follow the link: Processo de finitude.

Journal articles on the topic 'Processo de finitude'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Processo de finitude.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Lima, Valéria Fernandes da Silva, Andé Sousa Rocha, Janine de Araujo Ferro, Sara Saraiva dos Santos, Maria Vitória Fonseca da Silva Sousa, and Adriane Mendes Rosa. "RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO DE MORTE E FINITUDE SOB A ÓTICA DA TEORIA HUMANÍSTICA DE ENFERMAGEM." Revista Enfermagem Atual In Derme 97, no. 2 (2023): e023055. http://dx.doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1714.

Full text
Abstract:
Objetivo: Refletir sobre a aplicação da teoria humanística no processo ressignificação dos fenômenos de morte e finitude. Método: Consiste em um estudo teórico-reflexivo realizado entre novembro de 2022 a janeiro de 2023, o qual se fundamenta na teoria humanística Paterson e Zderad, elaborado a partir de reflexões, pautando-se na metodologia fenomenologia a respeito do processo de morte e finitude. Resultados: A reflexão dos achados referentes a ressignificação da morte e finitude sob a luz da teoria humanística de Paterson e Zderad, conceberam duas categorias temáticas, denominados: “Bases te
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Prates, Marcelo. "Totalidade e finitude: sobre a singularização em Sartre." Trans/Form/Ação 46, no. 1 (2023): 177–208. http://dx.doi.org/10.1590/0101-3173.2023.v46n1.p177.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o problema da totalidade em Sartre, em sua relação com a finitude. Inicia-se pelo problema da solidão ontológica, pelo qual analisamos o Ser enquanto exterioridade de indiferença e o acontecimento do para-si ou ato ontológico. Postulando esse acontecimento como processo de singularização e a própria vida do indivíduo, mostra-se como a finitude afere à totalidade, enquanto totalização e singularização. Imagem condensada pelo universal singular, a finitude, então, não é tomada como uma totalidade isolada, mas passa a ser compreendida por sua abertura
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Virginio, Bárbara Cristina de Aguiar Ernesto, Cristina Lavoyer Escudeiro, Bárbara Pompeu Christovam, Zenith Rosa Silvino, Tereza Cristina Felippe Guimarães, and Graciele Oroski. "Finitude e a doação de órgãos na visão dos enfermeiros: estudo descritivo." Online Brazilian Journal of Nursing 13, no. 1 (2014): 92–101. http://dx.doi.org/10.17665/1676-4285.20144164.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever a visão dos enfermeiros acerca da finitude no processo de doação de órgãos em unidade de terapia intensiva de um hospital transplantador. Método: Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido com quinze enfermeiros de terapia intensiva. Utilizou-se o software Alceste no tratamento dos dados, do qual emergiu a categoria dimensão ontológica do cuidado frente à finitude no processo de doação e captação de órgãos. Resultados: Os enfermeiros vivenciam em sua prática uma dialética entre a ação da doação e o lidar com a finitude através do cuidado de enfermagem prestado ao potencia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Garzon, Luis Fernando Novoa, and Lou-Ann Kleppa. "Autoria, finitude e livros infinitos." Scriptorium 5, no. 2 (2019): 33216. http://dx.doi.org/10.15448/2526-8848.2019.2.33216.

Full text
Abstract:
Este ensaio acompanha os movimentos de três textos, a saber: O Capital (Karl Marx), O processo (Franz Kafka) e o livro das Mil e uma noites (anônimo). Todos estes livros foram alvo de edições e traduções e a cada edição e tradução foram feitas mudanças em relação ao texto original. No texto, acompanhamos O Capital e O Processo desde sua primeira publicação até suas edições críticas, que procuram resgatar o texto original e as traduções das Mil e uma noites até a primeira e mais recente tradução direta do árabe para o português.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Queiroz, Ana Cláudia de, Monique Pereira da Silva, Maria Clara Soares Dantas, Andrielly Cavalcante Fonseca, Débora Thaise Freires de Brito, and Glenda Agra. "Cuidados voltados aos familiares de pessoas em finitude humana." Research, Society and Development 10, no. 2 (2021): e7310212151. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12151.

Full text
Abstract:
Objetivo: Sumarizar as contribuições da produção científica sobre os cuidados dispensados à familiares de pessoas em finitude humana. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre os cuidados voltados para os familiares de pacientes em processo de finitude humana. Resultados: Foram apresentadas duas categorias temáticas: Categoria temática I – Religiosidade e Espiritualidade e Categoria temática II – Redes de apoio formais e informais, que se subdividiu em três subcategorias: Subcategoria I – Apoio familiar; Subcategoria II – Comunicação efetiva a partir da equipe interd
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Braga, C., R. N. Pereira, M. Koike, F. Pitanga, S. Ramos, and F. Neman. "Idoso em situação de finitude – percepção da equipe de enfermagem." Revista Brasileira de Bioética 14, edsup (2019): 96. http://dx.doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26274.

Full text
Abstract:
O processo de finitude na maturidade pode ocorrer de forma lenta, com muito sofrimento físico, mental, social, emocional e espiritual e esse vem a ser um dos temas mais valorizados pela gerontologia e uma fonte de grande preocupação por parte dos pesquisadores, principalmente quando as pessoas denominam esse evento como normal e decorrente do processo de envelhecimento. Considera-se indivíduos em situação de finitude, aquele que se encontra fora das possibilidades terapêuticas curativas o que traz uma falsa ideia que nada pode ser feito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Chemin, Marcia Regina Chizini, and Waldir Souza. "Dignidade e finitude." Revista de Cultura Teológica, no. 90 (January 24, 2018): 261. http://dx.doi.org/10.23925/rct.i90.32810.

Full text
Abstract:
Ainda que a tecnologia tenha proporcionado inúmeras mudanças positivas à vida, também trouxe à tona questões delicadas que implicam ao homem pensar a própria morte. Ainda que inevitável e inexorável, a morte, passou a ser processo e pode sofrer intervenções que por sua vez podem prolongar inutilmente o sofrimento do paciente e de sua família. A nova realidade exige uma ressignificação das bases tradicionais e conclama a buscar nos valores espirituais uma luz. O objetivo é repetir sobre a dignidade e a autonomia do indivíduo, a possibilidade de manifestar antecipadamente vontade sobre os tratam
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gonçalves de Lima Lopes, Matheus Felipe, Yasmim Simão Tenório de Melo, Maria Willyanne Carneiro de Lucena Santos, Diego Augusto Lopes Oliveira, and Ana Maria Sá Barreto Maciel. "VIVÊNCIAS DE ENFERMEIROS NO CUIDADO ÀS PESSOAS EM PROCESSO DE FINITUDE." Revista Ciência Plural 6, no. 2 (2020): 82–100. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n2id18828.

Full text
Abstract:
Introdução: Não há como negar que a morte constitui uma realidade comum nos hospitais, especialmente em setores como as Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Apesar da morte fazer parte do ciclo natural da vida, os profissionais de Enfermagem, geralmente, não são adequadamente preparados para lidar com ela, o que muitas vezes gera sentimentos de sofrimento. Durante a formação acadêmica o tema morte é pouco abordado e o profissional é incentivado a acreditar que somente a cura e a recuperação do paciente são características de um bom cuidado. Objetivo: Conhecer e explorar as vivências emocionais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos da Silva, Rafael Lucas. "Entre a finitude e a autenticidade: o ser-para-a-morte como indicativo de uma existência autêntica em “A morte de Ivan Ilitch”, de Liev Tolstói." Scriptorium 5, no. 2 (2019): 33203. http://dx.doi.org/10.15448/2526-8848.2019.2.33203.

Full text
Abstract:
O artigo propõe uma hipótese de leitura da narrativa “A morte de Ivan Ilitch” (1886), do escritor russo Liev Tolstói (1828-1910), a partir da analítica ontológica heideggeriana. Com base, especialmente, na categoria ser-para- -a-morte, exposta na obra Ser e Tempo (1927), focaliza-se a trajetória problemática da biografia de Ivan Ilitch, com o objetivo de demonstrar que o discurso narrativo desta novela encontra-se sobredeterminado pelas instâncias discursivas da finitude e autenticidade, que se articulam de maneira orgânica e formam um esquema estético reflexivo sobre a consciência da finitude
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lopes, Milena Quaresma, Antonios Marcos Tosoli Gomes, Priscila Cristina da Silva Thiengo de Andrade, and Juliana de Lima Brandão. "Os desafios que envolvem o vivenciar a morte: uma reflexão fundamentada nas descobertas de Elizabeth Kübler-Ross." Revista Pró-UniverSUS 14, Especial (2023): 47–53. http://dx.doi.org/10.21727/rpu.v14iespecial.3796.

Full text
Abstract:
Introdução: A finitude da vida culmina na morte do corpo, e os sentimentos e processos que a envolvem são um desafio nas sociedades ocidentais, em que os seres viventes estão despreparados para a sua ocorrência, apesar de inevitável. Para tanto, as contribuições de Kübler-Ross possibilitam reflexões acerca de como este processo pode ser mais bem enfrentado e acompanhado por todos que o vivenciam. Objetivou-se, portanto, refletir sobre a vivência do processo de morte e morrer à luz das contribuições de Elizabeth Kübler-Ross. Método: Estudo descritivo, qualitativo, teórico-reflexivo, baseado em
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Espíndola, Mylena Delamare, and Matheus Gonçalves Chaves. "Cuidados Paliativos: Quando a finitude encontra o cuidado." Research, Society and Development 13, no. 8 (2024): e6913846593. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v13i8.46593.

Full text
Abstract:
O manejo em cuidados paliativos contempla vários aspectos importantes que vão desde a sua indicação e implantação até o acolhimento do paciente e de seus familiares, principalmente, quando se é optado pelo processo de óbito em domicílio. Neste contexto, todo cuidado deverá ser realizado de maneira integral e individual respeitando os desejos do próprio paciente abordados em sua diretriz antecipada de vontade (DAV). A Atenção Primária à Saúde (APS) junto com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) possuem um papel de destaque neste tipo de cuidado longitudinal através da identificação e do alívio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Dos Anjos, Andreza Rafaely, and Márcia Carrera Campos Leal. "Trabalhando o luto em grupos de apoio para cuidadores de pacientes com Alzheimer: um relato de experiência extensionista." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 17, no. 37 (2020): 99–107. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n37p99.

Full text
Abstract:
Objetivo: refletir sobre questões que envolvem a finitude humana e as diversas perdas no decorrer da existência, proporcionando o fortalecimento do grupo, sobre o tema.Método: relato de experiência, realizado por meio de uma oficina com o tema Processos do cuidado e fases do luto.Foi realizado em maio de 2019, com duração de 2 horas. Este trabalho deu ênfase aos cinco estágios do luto nomeados por Elisabeth Kubler-Ross.Resultado: Participaram15cuidadores familiares de pacientes com Alzheimer, 03 discentes, 01 docente e 01 técnico. A oficina foi realizada, através do debate, sobre questões que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Areco, Felipe de Souza, Carla Cristina da Silva Branco, Matheus Henrique Grossi Ribeiro, Victória Cristina Bovo, and Wilson José Alves Pedro. "Vida, finitude e o morrer." Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social 13 (May 8, 2025): e025006. https://doi.org/10.18554/refacs.v13i00.8263.

Full text
Abstract:
Objetivo: compreender a relação de pacientes em Cuidados Paliativos com a vida e a finitude. Método: pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica, realizada com pacientes em Cuidados Paliativos, assistidos em suas residências. Utilizou-se entrevistas não estruturadas online, com duração aproximada de 40 minutos, através da questão: “O que você fez ou considera mais importante ao longo de sua vida?”. Os dados foram organizados em temas. Resultados: houve a participação de quatro pacientes, sendo duas do sexo feminino e dois do masculino. Foram identificados quatro temas: A importância da f
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Sales da Silva, Rafael, and Silvia Maria Gonçalves Coutinho. "Percepção de luto e vivência de luto antecipatório de familiares em uma unidade de cuidados paliativos." Health Residencies Journal - HRJ 3, no. 15 (2022): 214–29. http://dx.doi.org/10.51723/hrj.v3i15.283.

Full text
Abstract:
Introdução: O luto antecipatório é definido como um mecanismo de enfrentamento para lidar com a vivência da finitude mediante possibilidade de separação de um ente querido. Objetivo: Compreender a influência de aspectos da Morte e do Morrer no processo de luto e de luto antecipatório em familiares presentes em Unidades de Cuidados Paliativos exclusivos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter não experimental, exploratório e descritivo, realizado em Unidades de Cuidados Paliativos exclusivos de oncologia e geriatria localizados em um hospital presente na região Centro-Oest
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Ribeiro, Wanderson Alves, Bruna Porath Azevedo Fassarella, and Keila do Carmo Neves. "Morte e Morrer na emergência pediátrica: a protagonização da equipe de enfermagem frente a finitude da vida." Revista Pró-UniverSUS 11, no. 1 (2020): 123–28. http://dx.doi.org/10.21727/rpu.v11i1.2077.

Full text
Abstract:
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e caráter descritivo que tem como objeto de estudo o processo morte e morrer na emergência pediátrica, que tem como objetivos descrever o processo de finitude da vida no setor da emergência pediátrica e identificar a percepção e atuação da equipe de enfermagem na finitude da vida no setor de emergência pediátrica. O findar da vida na infância é considerado mais doloroso que na vida adulta, já que a morte de uma criança leva a um conceito de tragédia e interrupção do ciclo da vida. Dessa maneira, a sobrevida dela se constitui como
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Antochevicz, Mariana Dalcarobo, Rosanna Rita Silva, and Angela Morais Da Silva. "Finitude no início da vida: atuação da Psicologia na UTI Neonatal." Revista Psicologia, Diversidade e Saúde 12 (December 15, 2023): e5261. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2023.e5261.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Os cuidados paliativos neonatais estão presentes nas Unidades de Terapia Intensivas Neonatais (UTINs) como uma estratégia para garantir a qualidade de vida de bebês recém-nascidos, com uma doença que ameace a vida, e o cuidado dos familiares que os acompanham durante o internamento. OBJETIVO: Esta pesquisa tem como objetivo compreender a atuação das profissionais da Psicologia no âmbito dos cuidados paliativos neonatais. METODOLOGIA: A pesquisa utilizou o método clínico-qualitativo e foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com seis psicólogas atuantes em UTIs neonata
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Braga, C., R. N. Pereira, M. Koike, F. Pitanga, S. Ramos, and F. Neman. "Idoso em situação de finitude – percepção da equipe de enfermagem." Revista Brasileira de Bioética 14, edsup (2019): 193–94. http://dx.doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26529.

Full text
Abstract:
O processo de finitude na maturidade pode ocorrer de forma lenta, com muito sofrimento físico, mental, social, emocional e espiritual e esse vem a ser um dos temas mais valorizados pela gerontologia e uma fonte de grande preocupação por parte dos pesquisadores, principalmente quando as pessoas denominam esse evento como normal e decorrente do processo de envelhecimento. Considera-se indivíduos em situação de finitude, aquele que se encontra fora das possibilidades terapêuticas curativas o que traz uma falsa ideia que nada pode ser feito. Metodologia - Tratou-se de uma pesquisa de campo, explor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Antunes, Rômulo Frutuoso, Rachel Verdan Dib, Carolina Cristina Scrivano dos Santos, et al. "Aspectos subjetivos do câncer: um estudo de representação social." Enfermagem Brasil 21, no. 5 (2022): 663–79. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v21i5.5078.

Full text
Abstract:
Introdução: O câncer é uma doença crônica que impacta diretamente a vida das pessoas diagnosticadas devido à sua capacidade de comprometer a qualidade e continuidade da vida. Objetivo: Identificar aspectos subjetivos do câncer para os pacientes oncológicos presentes nas produções científicas nacionais e internacionais apoiados na Teoria das Representações Sociais (TRS). Métodos: Revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa e descritiva. Utilizaram-se as bases de dados Lilacs, BDEnf e Medline, no período de junho de 2021, com os seguintes descritores: câncer AND representação so
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira, Ana Beatriz Carvalho, Maria Clara Nunes, and Államy Danilo Moura e. Silva. "Percepções e atitudes de enfermeiros sobre o processo de morte e morrer em pacientes oncológicos." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 12 (2024): e12963. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.12-304.

Full text
Abstract:
O estudo objetivou identificar como os enfermeiros assistenciais em oncologia lidam com o paciente em estágio de fim de vida. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Base de Dados da Enfermagem (BDENF) via Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), PUBMED e Web of Science no qual foram encontrados 1558 artigos onde após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, alcançou-se um espécime final de 10 artigos, os quais foram
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Ferreira, Fábio Gonçalves, Cristiane Maria Amorim Costa, Bruna Dutra da Costa, Liana Amorim Corrêa Trotte, and Alexandre da Silva Costa. "O residente diante da finitude e o processo da tomada de decisão terapêutica: estudo qualitativo." Revista Enfermagem UERJ 33 (June 30, 2025): e88468. https://doi.org/10.12957/reuerj.2025.88468.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar, a partir do discurso do residente multidisciplinar, o processo de tomada de decisão terapêutica junto a pacientes em fim de vida em seu cenário de prática, trazendo como recurso bioético de análise a teoria por princípios de Beauchamp e Childress. Método: estudo qualitativo, com amostra composta por 25 residentes de três hospitais, utilizando a técnica snow ball. A coleta dos dados ocorreu de forma presencial e virtual no período de julho a outubro de 2022. Os dados foram tratados utilizando a análise de conteúdo temático-categorial. Os princípios éticos foram respeitados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Chagas, Magda de Souza, and Ana Lúcia Abrahão. "Produção de cuidado em saúde centrado no trabalho vivo: existência de vida no território da morte." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 21, no. 63 (2017): 857–67. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0262.

Full text
Abstract:
Morte e vida são dimensões presentes no processo de trabalho em saúde, e são atravessadas pela maneira de a sociedade relacionar-se com a doença, o doente e o resultado deste processo. Neste artigo, partimos de uma investigação qualitativa, com uma equipe de cuidados paliativos, com o objetivo de problematizar: por que, no processo de trabalho em saúde, produzimos modos de evitar, camuflar, desconsiderar o que nos acompanha e acompanhará a existência, a morte? Será que a morte não nos traz nada além da dor e o sentimento de vulnerabilidade e finitude? Construímos argumentos que articulam o tra
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Dall' Agnol Stavinski, Louise, and Suraia Estacia Ambros. "O MEDO DA MORTE E DO MORRER EM PACIENTES ONCOLÓGICOS EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 3, no. 9 (2022): e391900. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1900.

Full text
Abstract:
Introdução: As altas taxas de mortalidade devido ao câncer tornaram essa doença um problema de saúde pública. Quando o diagnóstico de câncer se encontra associado ao vírus da COVID-19, identifica-se que o risco de desenvolver quadros críticos de infecções aumenta drasticamente, o que também acarreta sintomas psíquicos, pois os pacientes associam sua finitude ao processo de adoecimento Objetivo: Esse estudo tem como objetivo identificar o medo da morte e do morrer, em pacientes oncológicos, em meio a pandemia da COVID-19. Método: Pesquisa qualitativa, com 15 pacientes internados em uma ala onco
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ribeiro, Carmina Monteiro, and Milena Ribeiro Martins. "Luto infantil e o processo de ressignificação da vida: a trajetória de Maria em Corda Bamba, de Lygia Bojunga." Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários 39 (December 11, 2020): 131. http://dx.doi.org/10.5433/1678-2054.2020v39p131.

Full text
Abstract:
Geralmente considerados tabus por pais, educadores e mediadores de leitura, os temas morte e luto não são evitados pela produção literária recente. Camuflar conversas e produções artísticas que lidem com a finitude da vida pode prejudicar o processo de simbolização necessário à formação da identidade da criança e do jovem, à sua compreensão da finitude da vida e, assim, à sua valorização. Este ensaio visita o romance Corda Bamba, de Lygia Bojunga, especialmente o processo de luto, amadurecimento e descoberta da protagonista. Após ter perdido os pais em um trágico acidente circense, a menina de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Souza, Ândrea, and Dayse Maria de Vasconcelos Rodrigues. "Cartas das escolhas sagradas: ferramenta para reflexão sobre cuidado paliativo na Estratégia Saúde da Família." Revista Pró-UniverSUS 12, no. 1 (2021): 77–79. http://dx.doi.org/10.21727/rpu.v12i1.2654.

Full text
Abstract:
Introdução: o câncer configura-se importante problema de Saúde Pública. Tal fato mostra-se mais complexo quando se refere ao usuário com câncer em cuidado paliativo, devido escassez de instituições e profissionais preparados para cuidar desta clientela. Este estudo tem como objetivos: analisar o processo de cuidar dos pacientes em cuidados paliativos oncológicos e em situação de finitude implementado por profissionais da Estratégia Saúde da Família; conhecer a percepção dos profissionais da Estratégia Saúde da Família sobre cuidado paliativo oncológico e processo de finitude; descrever as açõe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Nascimento, Lucas Cavalcante do, and Ivana Annely Cortez da Fonseca. "Cuidados paliativos na assistência domiciliar: a vivência de uma equipe multidisciplinar." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 6 (2021): e8117. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e8117.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever a percepção da equipe multidisciplinar sobre sua vivência nos cuidados paliativos no serviço de atendimento domiciliar. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva com questionário autoaplicável com questões abertas. Os dados foram analisados e comparados conforme a literatura pertinente. Resultados: A amostragem ocorreu com 17 profissionais que fazem parte da equipe multidisciplinar em cuidados paliativos, os participantes receberam a sigla S (S1, S2, etc.), no qual se refere aos servidores e foram classificados conforme ordem de respostas do questionário, a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Lopes Oliveira, Diego Augusto, Nayale Lucinda Andrade Albuquerque, Maria Eduarda Carneiro Ramos, Rafaela Camboim Catão, and Natalia Do Nascimento Santos. "Ações de enfermagem em cuidado paliativo: conhecimento dos estudantes de graduação." VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde 31, no. 1 (2019): 36–43. http://dx.doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8648.

Full text
Abstract:
Objetivou-se identificar o conhecimento do estudante sobre as ações do enfermeiro no desenvolvimento dos cuidados paliativos. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa onde foi aplicado roteiro de entrevista entre estudantes de um curso de graduação em enfermagem do interior de Pernambuco. As entrevistas foram gravadas e realizadas mediante consentimento formal do sujeito de pesquisa e autorização do comitê de ética na pesquisa. A partir dos relatos foram encontradas a seguintes categorias de análise: Papel do enfermeiro como essencial no processo do cuidado na finitude; Esclar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Mousinho, Luiz Antonio. "Vida, morte, paixão e processo em Clarice Lispector." Cadernos de Letras da UFF 32, no. 63 (2021): 280–305. http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i63.49634.

Full text
Abstract:
Procuraremos rastrear algumas das representações do tema da morte em narrativas de Clarice Lispector, seja no seu sentido mais básico, com o topos da finitude da vida, seja noutro motivo recorrente, o da vida mal vivida, automatizada, alienada, imersa em solidões desnaturadas. Num esforço sobretudo narratológico de leitura, daremos atenção especial às categorias narrador, focalizador e personagem. As relações entre ficção e sociedade também nos servirão como amparo teórico, com o rastreamento das vozes sociais entranhadas nas narrativas trazendo o social (em sentido amplo) para a fatura literá
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Lupepsa, Daiana Zago, Livia dos Santos Rios, and Jorge Antonio Vieira. "A VIVÊNCIA DE FINITUDE NO CONTEXTO DOS CUIDADOS PALIATIVOS EM SITUAÇÃO TERMINAL DE VIDA: APLICAÇÕES DO EXISTENCIALISMO SARTRIANO EM PSICOLOGIA." AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR 32, no. 2 (2025): 116–35. https://doi.org/10.25110/akropolis.v32i2.2024-11805.

Full text
Abstract:
A proposta deste presente artigo se apresenta como uma revisão bibliográfica acerca do processo de morte, no contexto da vivência de finitude em situação de terminalidade, recorrendo ao arcabouço teórico da filosofia existencialista sartriana e às possíveis atuações da psicologia com sujeitos em situação de adoecimento terminal. O objetivo desta investigação é refletir sobre essas contribuições da filosofia existencial considerando o contexto hospitalar da psicologia e as vivências de finitude experienciadas pelos pacientes oncológicos nele inseridos. Os estudos sobre a ontologia fenomenológic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Muniz, Lúcia Emília dos Santos Veras, and Fernanda Silveira Tavares. "O Idoso e a espiritualidade: aspectos positivos no enfrentamento do envelhecimento." Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano 16, no. 1 (2019): 176–78. http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v16i1.9917.

Full text
Abstract:
Introdução: O processo de envelhecimento traz, em seu conjunto, situações e emoções que podem tornar-se complicadas e de difícil processamento para a mente do indivíduo, incluindo as questões da finitude da vida, seu sentido e objetivo. Com isso, a espiritualidade vem como ferramenta útil para a elucidação dos novos questionamentos advindos dessa nova fase fisiológica, a fim de ser meio de suporte emocional e psicológico. A espiritualidade causa intenso encontro com questionamentos íntimos e como fator intrínseco ao ser humano. Ademais, a Organização Mundial de Saúde, no ano de 1988, colocou a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lins da Silva, Jéssica Maria, Dayara de Nazaré Rosa de Carvalho, Rafael Everton Assunção Ribeiro da Costa, Viviane Ferraz Ferreira de Aguiar, Fabiana de Souza Orlandi, and Paula Sousa da Silva Rocha. "Conhecimento de acadêmicos de Enfermagem sobre a morte e o processo de morrer." Revista Iberoamericana de Bioética, no. 24 (March 18, 2024): 01–15. http://dx.doi.org/10.14422/rib.i24.y2024.005.

Full text
Abstract:
A morte é a perda gradual e sistêmica das funções vitais, responsáveis pela sobrevivência. Nesse sentido, este estudo objetivou desvelar a construção do conhecimento de discentes de enfermagem sobre a morte e o processo de morrer. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo, realizado com 37 acadêmicos do último ano da Graduação em Enfermagem de uma universidade pública no Brasil. Com os dados, criou-se o corpus textual para Análise de Reinert, no software IRaMuTeQ. Emergiram quatro categorias: 1) a importância do alívio da dor para a dignidade de pacientes e família; 2) o suporte da Enferm
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Heisler, Joel Luís, and Maria das Graças Teles Martins. "FINITUDE: A MORTE, O MORRER E ASSISTENCIA A PACIENTES ONCOLÓGICOS TERMINAIS NA VISÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 5 (2022): 653–74. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i5.5392.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A presença de uma doença terminal que leva pacientes a necessitarem de intervenções e cuidados especiais, impõe sobre os profissionais de saúde sentimentos complexos e ambivalentes. Perceber a finitude do ciclo vital do outro, encarar essa possibilidade, os faz vivenciar a dor, o luto e projetar esta experiência na própria vida. OBJETIVO: Conhecer a percepção sobre a morte e o morrer de profissionais de saúde que lidam diretamente com pacientes oncológicos em estado terminal. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, quanti-qualitativa realizada junto a profissi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Hott, Márden Cardoso Miranda, and Amanda Márcia dos Santos Reinaldo. "processo de morte e morrer." Revista HISTEDBR On-line 20 (October 8, 2020): e020055. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656918.

Full text
Abstract:
A equipe de enfermagem é educada visando a promoção, prevenção e tratamento dos pacientes. Diariamente permanecem em conflito lutando a favor da vida e contra a morte. Mesmo que os avanços científicos e tecnológicos proporcionem a elevação da expectativa de vida dos assistidos, a formação e o amadurecimento destes trabalhadores para lidarem com a possível prorrogação, porém inevitável finitude parece não acompanhar esse cenário. O ensaio teórico apresentado busca demonstrar que a necessidade de implementação de disciplinas que contemplem o processo de morte e morrer nos currículos escolares, b
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Santos, Raul De Paiva, Bárbara Caroliny Pereira, Silvana Maria Coelho Leite Fava, Zélia Marilda Rodrigues Resck, and Eliza Maria Rezende Dázio. "Fatores contextuais da comunicação do diagnóstico de câncer no processo de finitude e morte." Enfermagem Brasil 17, no. 2 (2018): 134. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v17i2.1166.

Full text
Abstract:
Introdução: Este estudo reflete sobre a comunicação de más notícias, visto que o Brasil passa por uma transição demográfica e epidemiológica, com redução da natalidade e mortalidade, envelhecimento populacional e, consequentemente, ocorre uma mudança no perfil de morbimortalidade, com prevalência de patologias crônico-degenerativas; destacando-se o câncer que causa sofrimento biopsicossocial do doente, familiares e equipe de saúde. Objetivo: Refletir e discutir sobre a comunicação do diagnóstico do câncer e do processo de finitude. Método: Revisão integrativa de literatura. A busca foi realiza
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

MARIN, Jeferson Dytz. "5. COISA JULGADA E PROCESSO AMBIENTAL." REVISTA JURÍDICA DO CESUCA - ISSN 2317-9554 1, no. 2 (2013): 81. http://dx.doi.org/10.17793/rjc.v1i2.397.

Full text
Abstract:
A padronização do direito e a pausterização dos conceitos traduzem uma realidade nefasta da pós-modernidade. A pretensão espúria de quantificar resultados e imprimir à ciência jurídica uma tecnicidade cega sepulta o caráter personalíssimo que o direito, historicamente, deve carregar consigo. A coisa julgada traduz um instituto que guarda consigo o caráter de finitude do processo, vetor da segurança jurídica. Nas ações coletivas, especialmente as de tutela ambiental, que cuidam de um direito intergeracional, a coisa julgada reclama um tratamento publicista, que rompa com a tradição individualis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Santana, Júlio César Batista, Andréa Vaz dos Santos, Bruna Reis da Silva, et al. "Docentes de enfermagem e terminalidade em condições dignas." Revista Bioética 21, no. 2 (2013): 298–307. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-80422013000200013.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo compreender o significado atribuído por um grupo de docentes enfermeiros sobre o fenômeno da ortotanásia. Trata-se de pesquisa qualitativa, com inspiração fenomenológica. Do estudo participaram cinco enfermeiros de uma universidade privada do Estado de Minas Gerais e emergiram quatro categorias: despreparo da equipe em situações que remetem à finitude humana; enfrentamento dos familiares no processo da finitude; prolongamento do sofrimento humano nas unidades de tratamento intensivo; perspectiva dos cuidados paliativos nas unidades de tratamento intensivo. Conclu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Milena Martins Moura. "breve ato de descascar laranjas e a coragem de se reconhecer na finitude." Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ 24, no. 48 (2025): 841–45. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.83477.

Full text
Abstract:
Nesta resenha, analisaremos a obra breve ato de descascar laranjas, de Bianca Monteiro Garcia, ressaltando as temáticas do luto e da loucura, bem como suas intertextualidades com a escrita de si e a autoficção, a interdisciplinaridade com campos das ciências naturais, questões intergeracionais e relativas à existência como sujeito neurodivergente e o enriquecimento da mensagem verbal pelas escolhas imagéticas do processo de edição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva, Carlos Roberto Lyra da, Fátima Maria da Silva Abrão, Regina Célia de Oliveira, Thiago Quinellato Louro, Lidiane Da Fonseca Moura, and Roberto Carlos Lyra da Silva. "Representações sociais de enfermeiros sobre o processo de morte e morrer em UTI/ Social representations of nurses on the process of death and dying in ICU." Ciência, Cuidado e Saúde 15, no. 3 (2016): 474. http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v15i3.32345.

Full text
Abstract:
Em que pese o fato da morte receber denominações e representações multivariadas de acordo com aspectos culturais e religiosos, contudo, falar e discutir este processo natural da vida, sobretudo nos países ocidentais, ainda pode parecer um tabu. Objetivou-se investigar as representações sociais de enfermeiros mestrandos e doutorandos sobre o processo de morte e morrer em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida em duas universidades públicas, no Rio de Janeiro e em Pernambuco. Os dados foram analisados à luz da Teoria das Rep
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rezende, Thaís Veras Morais, Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos, and Celia Maria Silva Pedrosa. "FUTILIDADES TERAPÊUTICAS A PACIENTES COM HIV/AIDS EM FINITUDE: SABERES E VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE." New Trends in Qualitative Research 21, no. 1 (2025): e1218. https://doi.org/10.36367/ntqr.21.1.2025.e1218.

Full text
Abstract:
O prolongamento do processo de morrer de um enfermo incurável por meio de recursos artificiais e desproporcionais é compreendido como futilidade terapêutica (distanásia). O objetivo é conhecer os saberes e vivências de estudantes da área da saúde sobre o emprego de terapêuticas fúteis em pacientes com HIV/aids em finitude em um hospital de doenças infectocontagiosas. A abordagem qualitativa, com estratégia de estudo de caso único. Os participantes eram estudantes de graduação das áreas da fisioterapia, medicina e enfermagem que cumpriam estágio obrigatório no hospital-escola. O instrumento uti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Pereira, Conrado Lenzi, Kássia Izabel Barbosa, and Lúcia Meirelles Lobão. "Abordagem multidisciplinar dos aspectos éticos nos cuidados paliativos." Brazilian Journal of Health Review 6, no. 4 (2023): 14488–507. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n4-042.

Full text
Abstract:
A definição de cuidados paliativos pode ser compreendida como uma assistência multiprofissional ao paciente sem possibilidade de cura e/ou melhora clínica, acometido por moléstias com grande potencial de morte, tendo como objetivo a melhoria de sua qualidade de vida e minimização do sofrimento de seus familiares. Os cuidados paliativos ancoram-se, sempre, na elucidação precoce e correta do agravo, tornando-se possível fornecer ao paciente o alívio de sua dor e outros problemas, tanto no âmbito físico, como também, no espiritual e psicossocial, corroborando para prover ao mesmo um morrer digno,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Prates, Marcelo. "Liberdade, criação e finitude em Sartre: da qualidade singular à generosidade." Griot : Revista de Filosofia 19, no. 2 (2019): 1–21. http://dx.doi.org/10.31977/grirfi.v19i2.1160.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar a noção de criação no pensamento de Sartre. Tal noção não é predominante nos primeiros textos. Procuramos demostrar seu lugar no pensamento do filósofo. Primeiramente recorremos ao texto dos Cahiers pour une morale onde tal noção ocupa um lugar fundamental. Em seguida, mostramos como tal análise é retomada sobretudo na Critique de la Raison Dialectique. Tal análise explicitará o teor da criação como processo de singularização, de modo que o ser do indivíduo ou sua liberdade seja tomada enquanto uma qualidade singular, ou ainda, como sentido do ser enquanto
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva Júnior, Fernando José Guedes da, Lissandra Chaves de Sousa Santos, Pedro Victor dos Santos Moura, Belisa Maria Silva Melo, and Claudete Ferreira de Souza Monteiro. "Processo de morte e morrer: evidências da literatura científica de enfermagem." Revista Brasileira de Enfermagem 64, no. 6 (2011): 1122–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672011000600020.

Full text
Abstract:
Objetivou-se identificar o perfil das produções e analisar percepções, sentimentos e intervenções efetivas diante o processo de morte e morrer no exercício profissional evidenciados na produção científica da enfermagem no período de 1994 a 2009. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva, por meio de uma revisão sistemática da literatura com metassíntese a partir do método meta-etnográfico. Dez pesquisas atenderam os critérios de inclusão, este conjunto foi submetido à avaliação de qualidade com check list Critical Appraisal Skills Programme. Os sujeitos percebem este processo como passa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Teixeira, Karen Strong Ferreira, Jose Eduardo da Costa Gircys, and Marcos Paulo Fonseca Corvino. "Relato de experiência em processo de educação permanente: Construção de cartilha participativa sobre cuidados paliativos." Research, Society and Development 10, no. 7 (2021): e57810716926. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16926.

Full text
Abstract:
Atualmente observamos um aumento na cronicidade de doenças não transmissíveis, elevando a estimativa de vida populacional e mostrando a existência do processo de adoecimento que leva a finitude da vida. Automaticamente surge a necessidade de estabelecer um processo de assistência e educação aos Cuidados Paliativos, simbolizando o a aprimoramento do sistema Morte e Morrer. Objetivo: Sabendo que a informação compreende elemento fundamental no processo do desenvolvimento da Educação Permanente na Saúde para o trabalho na assistência ao paciente, retrata-se a experiência na construção de uma carti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Santos, Farah Pitanga Porto Gois dos, Isabel Comassetto, Anne Isadora Cavalcante Porciúncula, Regina Maria dos Santos, Fabiana Andrea Soares Ferreira, and Ana Paula Nogueira de Magalhães. " Ortotanásia e distanásia: percepção dos profissionais de saúde de uma Unidade de Terapia Intensiva / Orthothanasia and dysthanasia: perception of health professionals of an Intensive Care Unit." Ciência, Cuidado e Saúde 15, no. 2 (2016): 288. http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v15i2.26017.

Full text
Abstract:
Pesquisa que envolve o processo de morte, abordando a distanásia, a qual se constitui na obstinação terapêutica a fim de adiar a morte, e a Ortotanásia, que se constitui na morte em seu processo natural, sem prolongar o tratamento. Teve como objetivo reconhecer a percepção dos profissionais da equipe de saúde que atuam em unidade de terapia intensiva, acerca das situações de Ortotanásia e Distanásia. Realizado em um hospital universitário. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 25 profissionais de saúde e submetidos à análise de conteúdo temática. Emergiram três
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Almeida, Camila Regina Paiva, Joelma Oliveira, Thainá Oliveira Lima, Mario Luiz Jacobino Ribeiro, Denize Duarte Celento, and Lilia Marques Simões Rodrigues. "O processo de morte e morrer sob a ótica da enfermagem nas unidades de terapia intensiva." Revista Pró-UniverSUS 15, no. 1 (2024): 225–30. http://dx.doi.org/10.21727/rpu.v15i1.4303.

Full text
Abstract:
O enfrentamento do enfermeiro durante o processo de morte e morrer nas unidades de terapia intensiva e o reflexo negativo acerca da baixa abordagem do tema morte durante a formação acadêmica, ainda se faz presente. O estudo consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, de busca bibliográfica integrativa através da análise de artigos e livros. Utilizaram-se os seguintes descritores: UTI, Morte, Enfermagem, com o operador booleano “AND”, nas bases de dados: LILACS, BDENF e GOOGLE ACADÊMICO. Ao todo foram encontrados 768 artigos, porém, após aplicação de critérios de refinamento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Keller do Valle, Juliano. "PARA UM “PLEA BARGAINING” BRASILEIRO SUSTENTÁVEL." Revista Eletrônica ESA-SC 1 (July 5, 2023): e016. http://dx.doi.org/10.37497/esa-sc.v1i00.16.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa pretende investigar a instalação das formas de justiça criminal negociada e seu espaço de consenso através da perspectiva do paradigma da sustentabilidade, da finitude de recursos públicos e do custo dos direitos. De igual forma o texto aborda a discussão acerca da análise da Teoria do Bem Jurídico do Direito Penal e qual relação é possível fazer com a pemanência do Sistema Inquisitorial no Processo Penal, e o seu grau de influência no modelo consensual criminal normativo brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Gomes, Antonio Marcos Tosoli, Juliana de Lima Brandão, Magno Conceição das Mercês, Priscila Cristina da Silva Thiengo de Andrade, Pablo Luiz Santos Couto, and Livia Fajin de Mello. "processo ensino-aprendizagem na Enfermagem: algumas provocações a partir da obra Teeteto, de Platão." Revista Pró-UniverSUS 13, Especial (2022): 40–46. http://dx.doi.org/10.21727/rpu.v13iespecial.3422.

Full text
Abstract:
Os processos de formação dos enfermeiros, do cuidado humano e de Enfermagem são multifacetados, perpassando inúmeras questões que atravessam o indivíduo enquanto ser em formação, na busca de habilidades técnico-científicas e sociorrelacionais para subsidiar o cuidado em todas as fases da vida, incluindo a finitude. Para tanto, a obra de Platão, Teeteto, cujo enfoque se estabelece acerca do conhecimento, figura como uma possibilidade de reflexão para a formação profissional da Enfermagem. Assim, objetivou-se analisar a obra Teeteto, de Platão, como base para a construção de reflexões sobre a fo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

SILVA, Bruna Calazans Carneir, Vitória Maria Sales do NASCIMENTO, Laura Sthéfany Farias de SOUSA, Leticia Reynaux B. de ALBUQUERQUE, and Fernanda Wanderley Correia d. ANDRADE. "A influência da religiosidade no processo de envelhecimento e na consciência de finitude." LUMEN 31, no. 2 (2022): 05–24. http://dx.doi.org/10.24024/23579897v31n2a2022p05024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Alexandre Ernesto, Stefãne Amorim Ribeiro, Gleison José Ferreira, et al. "Percepções do enfermeiro: Processo de morte e morrer." Research, Society and Development 10, no. 4 (2021): e33310414112. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14112.

Full text
Abstract:
Introdução: A tônica da morte e o processo de morrer inerente a ela se manifestam presentes no imaginário comum da sociedade, ocasionando inquietação e desconsolo. Para o enfermeiro a morte é compreendida como a negação de seu propósito em resguardar vidas, contudo, intensifica-seà comoção no fim da vida de uma criança ou um adulto jovem mais que a de um idoso adoecido, devida a interrupção prematura de um ciclo. Objetivo: Identificar e analisar as percepções da equipe de enfermagem no processo de morte de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), frente ao processo de morrer. Método: Trata-se
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Gonçalves, Mônica de Oliveira. "Morte e castração: um estudo psicanalítico sobre a doença terminal infantil." Psicologia: Ciência e Profissão 21, no. 1 (2001): 30–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932001000100004.

Full text
Abstract:
Com o objetivo abordar a questão da doença terminal em pacientes pediátricos, este artigo visa promover uma reflexão sobre a maneira como a criança enferma lida com a morte, bem como seus pais, irmãos e profissionais da área da saúde. A teoria psicanalítica freudiana foi utilizada como embasamento da compreensão dos mecanismos presentes neste processo. A sensibilidade, humildade e compreensão das nossas próprias limitações enquanto seres humanos e profissionais é o meio mais simples e natural de compartilhar com o paciente sua experiência de finitude.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Castro-Arantes, Juliana. "Os feitos não morrem: psicanálise e cuidados ao fim da vida." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 19, no. 3 (2016): 637–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982016003013.

Full text
Abstract:
Resumo: Pretende-se discutir a problemática posta em jogo na intervenção do psicólogo em uma unidade de cuidados paliativos, em um trabalho orientado pela psicanálise. A partir de fragmentos de casos clínicos e lançando mão de passagens da literatura, tratam-se questões como a finitude fundadora do sujeito, o luto e a relação transferencial. Conclui-se que a escuta pode precipitar uma cristalização na palavra do sujeito e a escrita mesma de sua história, em um processo de construção subjetiva, nesse ponto limite da existência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!