Academic literature on the topic 'Processo de fossilização'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Processo de fossilização.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Processo de fossilização"

1

Andrade, Luana Cardoso de, Vanderlei Maniesi, and Amílcar Adamy. "Microestruturas ósseas e a fossilização em vertebrados pleistocênicos da Formação Rio Madeira, Sudoeste Amazônico, Brasil." Geologia USP. Série Científica 17, no. 4 (March 14, 2018): 125. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v17-128526.

Full text
Abstract:
Microestruturas ósseas e suas relações com a fossilização foram estudadas em elementos esqueletais de indivíduos de Megatheriidae e Toxodontidae (megafauna pleistocênica de Araras, Rondônia), coletados nas décadas de 1970 a 1990, em depósitos fluviais da Formação Rio Madeira. A utilização de técnicas de microscopia (óptica convencional com luz polarizada e eletrônica de varredura) e determinação química (espectrometria de energia dispersiva) revelou o processo de fossilização com predominância de carbono atuando nos espécimes estudados. O processo foi constatado, pela primeira vez, em fósseis de vertebrados pleistocênicos provenientes de depósitos fluviais da Formação Rio Madeira, caracterizado pela presença da matriz amorfa negra em microestruturas ósseas, com atuação do processo de fossilização associada ao carbono, inicialmente em microestruturas de porções compactas ósseas e, em seguida, degradando porções esponjosas dos ossos. Esse processo gerou diferentes estágios de degradação microestrutural, sendo possível, em alguns casos, identificações histológicas detalhadas; em outros, de total degradação, ocorre somente a matriz amorfa negra disseminada. A matriz amorfa negra possui o carbono como constituinte químico predominante com teores de até 90,19%. Além disso, eventos diagenéticos geraram microfissuras na matriz amorfa negra dos canais de Havers e Volkmann (pós-fossilização), bem como nos ósteons (pós-soterramento) e radiais (post mortem).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silveira, Fernanda Vieira da Rocha. "Noticing, automonitoramento e (des)fossilização: interfaces e (des)construções em um estudo de caso." Revista do GEL 17, no. 3 (December 17, 2020): 280–303. http://dx.doi.org/10.21165/gel.v17i3.2978.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar o processo de (des)fossilização de itens gramaticais e lexicais na produção escrita de uma aprendiz adulta através da prática de noticing, aliada à estratégia metacognitiva de automonitoramento. O aporte teórico da pesquisa foi embasado na teoria da Fossilização (SELINKER, 1972; HAN, 2003) sob o enfoque de Larsen-Freeman (2005), que defende a complexidade da ideia de fim no processo de aprendizagem de línguas adicionais, nas Hipóteses de Noticing (SCHMIDT, 1990) e Output (SWAIN, 1995) e na estratégia metacognitiva do automonitoramento (O’MALLEY; CHAMOT, 1990; OXFORD, 1990). Desse modo, a presente pesquisa é compreendida como um estudo de caso em andamento de natureza quali-quantitativa dividido em quatro fases, cujo corpus apresenta textos produzidos pela participante entre 2013 e março de 2020, além de três textos produzidos na quarta fase do estudo, de cunho qualitativo. Os resultados obtidos sugerem que a prática de noticing, complementada pelo automonitoramento promoveu maior consciência metalinguística na aprendiz e desestabilização de itens gramaticais e lexicais anteriormente em movimento de fossilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Labra, Daniela. "Performance arte, arquivos rebeldes e fósseis críticos." Museologia & Interdisciplinaridade 9, no. 18 (November 3, 2020): 121–32. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34555.

Full text
Abstract:
Este texto crítico trata de aspectos gerais da performance no meio das artes visuais, seu processo de objetificação/fossilização e comodificação. Toma como exemplo a seleção de arte feminista histórica da Coleção Verbund, na Áustria e, em diálogo com ideias do dramaturgo André Lepecki e do filósofo Jean-Luc Nancy, conclui que o que resta da performance arte é sobretudo o verbo, isto é, seu conceito e a narrativa que sustentam sua breve “vida-em presença”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Perez, Cassiana Purcino, Luana Cardoso de Andrade, and Morgania Ferreira Rodrigues. "Desvendando as geociências: alfabetização científica em oficinas didáticas para o ensino fundamental em Porto Velho, Rondônia." Terrae Didatica 11, no. 1 (June 22, 2015): 42. http://dx.doi.org/10.20396/td.v11i1.8637309.

Full text
Abstract:
As Geociências são essenciais para o entendimento do mundo físico, embora ainda sejam pouco utilizadas para promover a Alfabetização Científica (AC) no Ensino Fundamental (EF) no Brasil. Este estudo investiga a efetividade de oficinas didáticas para o ensino de Geociências, além de examinar sua contribuição no processo de AC de estudantes do EF. Cada uma das nove oficinas foi aplicada a duas turmas de 5.º ano, utilizando diferentes ferramentas pedagógicas e abordando um tema específico das Geociências, com ênfase na Paleontologia. Como forma de avaliação foram realizados testes de conhecimento antes e após o desenvolvimento do projeto, comparando-os em análises qualitativa e quantitativa. A partir dos resultados, detectou-se: 1) compreensão básica de termos específicos; 2) compreensão das etapas necessárias para a identificação e o estudo dos fósseis; 3) entendimento das etapas necessárias ao processo de fossilização; 4) compreensão da natureza da ciência e do fazer científico; 5) reconhecimento da importância da divulgação do conhecimento científico para a sociedade. Os resultados indicaram a viabilidade do início do processo de AC nos primeiros anos da vida escolar e a relevância das Geociências como forma de envolver os estudantes com temas científicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vasconcelos, André Gomide, Luciano Vilaboim Santos, and Bruno Machado Kraeme. "Preparação físico-química de esqueleto submerso encontrado na Caverna Poço Azul, Bahia." Terrae Didatica 12, no. 3 (December 15, 2016): 163. http://dx.doi.org/10.20396/td.v12i3.8647894.

Full text
Abstract:
A preparação de fósseis é uma tarefa minuciosa, visto que qualquer procedimento incorreto pode causar danos irremediáveis às peças. Alguns autores brasileiros desenvolveram técnicas de preparação que permitem separar os restos esqueletais da rocha que os envolvem. Grande parte dos trabalhos no preparo de fósseis de paleovertebrados, por exemplo, concentram sua tônica no preparo de ictiólitos, assim é preciso desenvolver metodologias próprias para os outros grupos de paleovertebrados. O material deste estudo foi descoberto submerso na caverna Poço Azul do Milú, Bahia. Dentre o material, foi encontrado um esqueleto de preguiça-gigante, Eremotherium laurillardi (Lund, 1842). Tal pesquisa consiste na descrição de uma metodologia de preparação do material supracitado. A fase inicial deu-se com limpeza e estabilização do fóssil, que passou por dois banhos de acetato de polivinila, diluído em água. Após a secagem do material, iniciou-se a restauração das peças desarticuladas. Para isso foi utilizado acetato de polivinila, adesivo de cianoacrilato, gesso e estilete. Devido a seu peso e por ser um material mais fácil de partir-se, o gesso foi substituído pelo poliuretano para a confecção das camas de acomodação. Com as peças preparadas e acomodadas foi possível manuseá-las com maior segurança. Visto que o processo de fossilização do mesmo se deu em ambiente aquático ainda em atividade, o material fóssil apresenta-se melhor preservado em seus detalhes morfológicos. O que foge ao padrão dos achados de Eremotherium laurillardi, todos encontrados em ambientes já secos, sofrendo assim interferência maior do meio cárstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alves, Everton Fernando. "INVESTIGAÇÕES BRASILEIRAS EM BUSCA DE TECIDOS MOLES PRESERVADOS EM FÓSSEIS." Revista Internacional de Ciências 11, no. 1 (April 29, 2021): 147–53. http://dx.doi.org/10.12957/ric.2021.57487.

Full text
Abstract:
Duas subáreas da Paleontologia que têm se destacado são a Tafonomia experimental e, especialmente, a Tafonomia molecular, que se baseia em diferentes técnicas para compreender não só os processos de fossilização de tecidos moles, mas também para identificar e caracterizar biomoléculas antigas originais. Esta perspectiva profissional traz definições de Paleontologia molecular e tecidos moles, faz um apanhado histórico das principais investigações brasileiras nesse campo e traça uma perspectiva futura sobre as possíveis abordagens nessa área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sales, Érika de Oliveira, Cintia Ferreira Barreto, and Ortrud Monika Barth. "Morfologia polínica de espécies de Euphorbiaceae s.l. arbóreas ocorrentes no Estado de Santa Catarina, Brasil." Hoehnea 38, no. 3 (September 2011): 495–500. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-89062011000300007.

Full text
Abstract:
Foram examinadas sete espécies de Euphorbiaceae s.l. que ocorrem no Estado de Santa Catarina, Brasil: Actinostemon concolor, Hieronima alchorneoides, Maprounea brasiliensis, Pachystroma longifolium, Pausandra morisiana, Sapium glandulosum e Sebastiania argutidens. Foram caracterizadas, exceto Pausandra morisiana, por apresentarem grãos de pólen em mônades, isopolares, pequenos a médios, de simetria radial, 3-colporados, oblato-esferoidais a prolatos e de superfície microrreticulada. Pausandra morisiana segue o padrão Croton. Os dados morfométricos mostraram que os grãos de pólen de Hieronima alchorneiodes apresentaram o eixo equatorial bem menor em relação às demais espécies estudadas. Pachystroma longifolium foi a única espécie que apresentou uma nexina mais espessa do que a sexina, o que caracteriza grãos de pólen como sendo mais resistentes a processos de fossilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gobbo, Silvia Regina, and Reinaldo J. Bertini. "Tecidos moles (não resistentes): como se fossilizam?" Terrae Didatica 10, no. 1 (June 25, 2015): 2. http://dx.doi.org/10.20396/td.v10i1.8637374.

Full text
Abstract:
A preservação de tecidos moles (não resistentes) desperta atenção pela qualidade dos fósseis preservados, e pela raridade. Este trabalho faz ampla revisão do assunto, desfaz alguns dos mitos correntes sobre fossilização destes materiais, como anaerobiose e soterramento rápido, bem como assinala a relevância do papel da replicagem de estruturas morfológicas por colônias microbianas. No âmbito dos fatores que influenciam a preservação de tecidos não resistentes estão pH, processos de decomposição, soterramento rápido e mineralização rápida por meio de carbonatos ou fosfatos. É possível citar exemplos de fácies sedimentares nas quais há preservação de tecidos não resistentes, como os folhelhos pirobetuminosos, calcários litográficos, folhelhos e diatomitos. Destaca-se o papel das colônias microbianas, tanto na forma de microesferas, como aquelas não-esferulíticas. Os três mitos principais que se procurou desfazer no artigo são: (1) a presença de oxigênio; (2) o soterramento rápido e (3) as colônias microbianas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pena, Assane Luís, Manuel Jossias Waene, and Maria Virginia Alves Martins. "STUDY OF THE KARST PROCESS DYNAMICS IN KHÓZUÈ: CALCAREOUS MASSIF OF CHERINGOMA PLATEAU (MOZAMBIQUE)." Journal of Sedimentary Environments 4, no. 4 (December 1, 2019): 421–33. http://dx.doi.org/10.12957/jse.2019.47026.

Full text
Abstract:
The present research was developed aiming to study macroscopically the effects of karstification that, over the time, affected significantly the carbonated massif in Khózuè, Cheringoma Plateau (Mozambique). The research was carried out from a field study (collecting samples and photos) for a period of one week, in May of 2017, in Khózuè. During the field work, evidences found in nature were recorded as well as, the mode of occurrence of several structures (caves, dolines and speleothems). The karstification in the study area that occurs in the Cheringoma Formation (from Middle Eocene) was greatly conditioned by fractures which influenced the process and formation of caves and dolines. These structures tended to follow morphological patterns depending on guide fractures orientation allied to their genesis and creating, in certain cases, dolines with a cross morphology. In addition to caves and dolines, karstic activity in the Cheringoma Formation massif also created other structures, especially speleothems, which are not widespread, and also preservation/fossilization of plant remains by mineralization. Chemical weathering chemical weathering, but especially internal geodynamic phenomena transformed the Khózuè massif one karst region with peculiar characteristics. ResumoEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estudar macroscopicamente os efeitos da carstificação que, com o tempo, afetaram significativamente o maciço carbonatado de Khózuè, no platô de Cheringoma (Moçambique). A pesquisa foi realizada a partir de um estudo de campo (coleta de amostras e fotografias), em 2017, em Khózuè. Durante as atividades de campo, foram analisadas as estruturas encontradas na área de estudo, tal como a ocorrência de falhas, cavernas, dolinas e espeleotemas. A carstificação na área de estudo, associada á Formação Cheringoma (do Eoceno Médio), foi muito influenciada por falhas. Estas favoreceram a formação de cavernas e dolinas. Essas estruturas tenderam a assumir padrões morfológicos condicionados pela orientação de falhas. Em certos casos, as falhas deram origem por exemplo a dolinas em forma de cruz. Além de cavernas e dolinas, a atividade cárstica no maciço da Formação Cheringoma deu lugar também a outras estruturas, como por exemplo, espeleotemas encontrados em apenas alguns locais e a processos de preservação/fossilização por mineralização de restos vegetais. A meteorização química, mas sobretudo fenómenos de geodinâmica interna transformaram o maciço calcário de Khózuè uma região cárstica com características peculiares. Palavras-chave: Karstificação. Cavernas. Dolinas. Espeleotemas. Fossilização. Fraturas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Erthal, Fernando, Matias do Nascimento Ritter, and Carla Bender Kotzian. "Assinaturas tafonômicas em moluscos recentes e seu significado paleoambiental." Terrae Didatica 13, no. 1 (August 10, 2017): 4. http://dx.doi.org/10.20396/td.v13i1.8648624.

Full text
Abstract:
A partir do tipo de dano (injúria) presente nos restos bioclásticos é possível inferir os processos de alteração de informação biológica que agem durante a incorporação destes restos no registro fossilífero. Tais danos, denominadas assinaturas tafonômicas, possuem direta relação com os fatores ambientais que atuaram após a morte e durante a permanência dos bioclastos no sedimento antes da fossilização final, e durante a eodiagênese. Assim, é possível interpretar as condições ambientais a partir da identificação do padrão de assinaturas tafonômicas presentes (perfil de dano) nos restos fossilizáveis. Propósito deste texto é explorar os prinpadrão de assinaturas tafonômicas presentes (perfil de dano) nos restos fossilizáveis. propósito deste texto é explorar os principais tipos de dano presentes em restos de moluscos (conchas) de acordo com sua origem ambiental. Além disso, será explicado como funciona, tafonomicamente, o intervalo sedimentar onde as assinaturas se originam, com detalhamento da bioturbação e dos principais aspectos geoquímicos presentes nesta zona de alteração dos restos biológicos. Será dada maior ênfase em estudos conduzidos com restos de moluscos marinhos, por serem mais bem conhecidos e mais numerosos na bibliografia. Também será demonstrada a viabilidade de interpretação paleoambiental a partir das assinaturas tafonômicas em moluscos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Processo de fossilização"

1

Zhang, Meng Yao. "Fossilização no processo de aprendizagem da língua Portuguesa por aprendentes de língua materna Chinesa." Thesis, University of Macau, 2018. http://umaclib3.umac.mo/record=b3953505.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rojas, Juan Pedro. "Processo de fossilização na interlíngua de hispanofalantes aprendizes de português no Brasil : acomodação consentida?" reponame:Repositório Institucional da UnB, 2006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6657.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2006.
Submitted by wesley oliveira leite (leite.wesley@yahoo.com.br) on 2009-11-11T22:51:27Z No. of bitstreams: 1 dissertacao Juan Pedro Rojas.pdf: 595520 bytes, checksum: 6c10bc2af900f9b898420036c979a734 (MD5)
Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-01-28T12:53:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao Juan Pedro Rojas.pdf: 595520 bytes, checksum: 6c10bc2af900f9b898420036c979a734 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-01-28T12:53:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao Juan Pedro Rojas.pdf: 595520 bytes, checksum: 6c10bc2af900f9b898420036c979a734 (MD5) Previous issue date: 2006
Um considerável número de hispanofalantes, residentes no Brasil e aprendizes de português, não saem do portunhol e desenvolvem um processo de fossilização prematuro na sua interlíngua. Este trabalho, de natureza interpretativista, verifica as atitudes que os falantes nativos do Português do Brasil têm com relação à produção oral em português de hispanofalantes, sejam eles recém chegados ou há muito tempo residindo no Brasil, e as causas que motivariam tais atitudes. A primeira parte da análise é feita sobre trechos de gravações de entrevistas orais com sujeitos hispanofalantes. Aqui foram levantados e analisados dados sobre os tipos de erros produzidos por hispanofalantes utilizando o português do Brasil e concluiu−se que há ainda uma grande interferência da língua materna na sua interlíngua, inclusive em sujeitos com mais de quatro anos de residência no pais. Depois de separados e analisados os erros, uma série de falantes nativos brasileiros escutaram e avaliaram os trechos selecionados com o objetivo de testar a sua reação. A análise dessas atitudes constatou variações na recepção da fala de hispanofalantes por brasileiros.De um lado uma recepção extremamente permissiva que perdoa erros e privilegia a comunicação. Do outro uma recepção exigente enquanto à correção gramatical, possivelmente decorrente da complexa conformação da identidade lingüística brasileira. Quanto ao sotaque estrangeiro na fala dos hispanofalantes, este foi considerado um elemento positivo o que de um lado revela uma atitude também positiva com respeito a esse grupo social, mas do outro contribui para a fossilização da sua interlíngua. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Many Spanish−speakers who live in Brazil and learn Portuguese as a foreign language develop a premature fossilization in their interlanguage. This interpretativist research verifies the attitudes of native speakers of Brazilian Portuguese about oral utterance in Portuguese of Spanish−speakers and their reasons. The sources of the data collected are individual interviews, recorded on tape and transcribed afterwards. The data from the subjects is analized.Conclutions shedd light on the very important interference of mother language on the speak of Spanish−speakers. After that, six native Brazilian Portuguese speakers listen to rate the analysed utterances selected from subjects productions with the aim of knowing their reaction. The work finds instances of positive and negative attitudes towards the oral production of Spanish−speaker by Portuguese native speakers. Positive reception privileges comunication. Negative reception privileges grammatical correction. These attitudes serves to identify the incidence of a Brazilian interlocutor reception in the process of interlanguage fossilization of Spanish speakers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Naiara Cipriano. "Microscopia eletrônica de varredura de campo amplo e mapeamento elementar de Raios-X de fósseis do período cretáceo." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13863.

Full text
Abstract:
OLIVEIRA, Naiara Cipriano. Microscopia eletrônica de varredura de campo amplo e mapeamento elementar de Raios-X de fósseis do período cretáceo. 2015. 60 f. Dissertação (Mestrado em Física) - Programa de Pós-Graduação em Física, Departamento de Física, Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Submitted by Edvander Pires (edvanderpires@gmail.com) on 2015-10-28T18:05:40Z No. of bitstreams: 1 2015_dis_ncoliveira.pdf: 9223994 bytes, checksum: 18b6adacc46930f2cac4b16e49a1a40d (MD5)
Approved for entry into archive by Edvander Pires(edvanderpires@gmail.com) on 2015-10-28T18:05:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_dis_ncoliveira.pdf: 9223994 bytes, checksum: 18b6adacc46930f2cac4b16e49a1a40d (MD5)
Made available in DSpace on 2015-10-28T18:05:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_dis_ncoliveira.pdf: 9223994 bytes, checksum: 18b6adacc46930f2cac4b16e49a1a40d (MD5) Previous issue date: 2015
Neste trabalho, apresenta-se uma abordagem de microscopia eletrônica de varredura aplicada em um fóssil de camarão do período Cretáceo (com uma área de aproximadamente 280 mm2) recolhido no Membro Ipubi, da Bacia Sedimentar do Araripe, Brasil. Tal abordagem conta com a detecção de sinais de elétrons retroespalhados (BSE) e de raios-X (emitidos a partir do processo de ionização do espécimen) formando micrografias eletrônicas de campo amplo. A alta definição das imagens de campo amplo de BSE e de raios-X é obtida a partir da sobreposição coerente de milhares de imagens adjacentes obtidas durante o procedimento de varredura de toda a área do fóssil. Através da interpretação dessas imagens foi possível desvendar detalhes da morfologia do fóssil imperceptíveis pela microscopia ótica, assim como características composicionais do material fossilizado ao longo de escalas de comprimento que variam de micrômetros a centímetros. Detalhes morfológicos dos pleópodos, pereiópodos, antenas, antênules e somitos do camarão foram melhor visualizados nas imagens de campo amplo por BSEs, e também nos mapas elementares de campo amplo do cálcio (Ca) e do fósforo (P) (mineralizados como hidroxiapatita no fóssil, [Ca5(PO4)3OH]). Além disso, os mapas elementares de campo amplo dos elementos fósforo (P) e flúor (F) apresentaram uma correlação entre si, indicando ao indício da mineralização da fluorapatita [Ca5(PO4)3F], processo de fossilização que pode ser responsável pela preservação do fóssil. Outra informação importante, obtida pela correlação dos mapas elementares do zinco (Zn) e do enxofre (S), indicaram um processo de fossilização bastante raro, a mineralização por sulfeto de zinco (ZnS), observada pela primeira vez na Bacia Sedimentar do Araripe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Naiara Cipriano. "Microscopia eletrÃnica de varredura de campo amplo e mapeamento elementar de Raios-X de fÃsseis do perÃodo cretÃceo." Universidade Federal do CearÃ, 2015. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15382.

Full text
Abstract:
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
Neste trabalho, apresenta-se uma abordagem de microscopia eletrÃnica de varredura aplicada em um fÃssil de camarÃo do perÃodo CretÃceo (com uma Ãrea de aproximadamente 280 mm2) recolhido no Membro Ipubi, da Bacia Sedimentar do Araripe, Brasil. Tal abordagem conta com a detecÃÃo de sinais de elÃtrons retroespalhados (BSE) e de raios-X (emitidos a partir do processo de ionizaÃÃo do espÃcimen) formando micrografias eletrÃnicas de campo amplo. A alta definiÃÃo das imagens de campo amplo de BSE e de raios-X Ã obtida a partir da sobreposiÃÃo coerente de milhares de imagens adjacentes obtidas durante o procedimento de varredura de toda a Ãrea do fÃssil. AtravÃs da interpretaÃÃo dessas imagens foi possÃvel desvendar detalhes da morfologia do fÃssil imperceptÃveis pela microscopia Ãtica, assim como caracterÃsticas composicionais do material fossilizado ao longo de escalas de comprimento que variam de micrÃmetros a centÃmetros. Detalhes morfolÃgicos dos pleÃpodos, pereiÃpodos, antenas, antÃnules e somitos do camarÃo foram melhor visualizados nas imagens de campo amplo por BSEs, e tambÃm nos mapas elementares de campo amplo do cÃlcio (Ca) e do fÃsforo (P) (mineralizados como hidroxiapatita no fÃssil, [Ca5(PO4)3OH]). AlÃm disso, os mapas elementares de campo amplo dos elementos fÃsforo (P) e flÃor (F) apresentaram uma correlaÃÃo entre si, indicando ao indÃcio da mineralizaÃÃo da fluorapatita [Ca5(PO4)3F], processo de fossilizaÃÃo que pode ser responsÃvel pela preservaÃÃo do fÃssil. Outra informaÃÃo importante, obtida pela correlaÃÃo dos mapas elementares do zinco (Zn) e do enxofre (S), indicaram um processo de fossilizaÃÃo bastante raro, a mineralizaÃÃo por sulfeto de zinco (ZnS), observada pela primeira vez na Bacia Sedimentar do Araripe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography