Academic literature on the topic 'Processo de hierarquia analítica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Processo de hierarquia analítica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Processo de hierarquia analítica"

1

Lima, Luciana Leite, and Luciano D'Ascenzi. "Implementação de políticas públicas: perspectivas analíticas." Revista de Sociologia e Política 21, no. 48 (December 2013): 101–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782013000400006.

Full text
Abstract:
O artigo tem dois objetivos inter-relacionados. O primeiro é sistematizar e analisar a literatura sobre modelos analíticos de implementação de políticas públicas. Identificamos dois principais modelos. Um deles é operado com base na valorização de variáveis independentes relacionadas à hierarquia organizacional, com foco no processo de formulação. O outro enfatiza variáveis referentes às características dos espaços locais de implementação e à atuação das burocracias implementadoras. Em comum, os modelos enfatizam as condições materiais do desenvolvimento do processo de implementação. A partir dessa constatação, o segundo objetivo é propor um modelo analítico para o processo de implementação de políticas públicas baseado na integração entre as variáveis centrais daqueles modelos e as ligadas às ideias, aos valores e às concepções de mundo dos atores. Trata-se de uma discussão dos modelos analíticos de implementação de políticas públicas à luz da literatura específica e pesquisas empíricas realizadas pelos autores sobre políticas de saúde e educação. Verificou-se que elementos dos contextos locais de ação como as representações e valores dos atores influenciaram a execução das políticas públicas na medida em que conformaram sua compreensão sobre o problema social e sobre a forma de confrontá-lo. A discussão contribui para a integração dos modelos analíticos sobre implementação e políticas públicas e para sua operacionalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Teixeira, Lauro Augusto Ribas, Sidnei Osmar Jadoski, Robert Faggian, and Victor Sposito. "Efeito de alterações climáticas na aptidão agrícola para cultivo de milho na microrregião de Guarapuava, Paraná." Research, Society and Development 9, no. 4 (March 20, 2020): e76942461. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2461.

Full text
Abstract:
Condições climáticas afetam a produtividade e a viabilidade econômica da agricultura que é desafiada pelas constantes variações de temperatura e precipitação ao longo do tempo. O objetivo deste trabalho foi estimar alterações climáticas na microrregião de Guarapuava no estado do Paraná, analisando os impactos sobre a cultura do milho, utilizando modelagem para cenários futuros e comparando com um cenário base do passado. Foram ajustados modelos de adequação matemática utilizando Análise de Múltiplos Critérios (MCA) e Processo de Hierarquia Analítica (AHP), utilizando os cenários climáticos RCP4.5 e RCP8.5 (IPCC) para o cálculo do índice de aptidão agrícola da cultura considerando as variáveis solo, topografia e clima. Concluiu-se que a projeção de aumento da temperatura média durante o ciclo de cultivo é o fator ambiental de maior impacto para a redução do índice de aptidão agrícola para o milho na microrregião de Guarapuava no ano de 2050.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pitombeira, Liduino, and Marcel Castro Lima. "Systemic Modeling of Camargo Guarnieri’s Ponteio n. 8." OPUS 24, no. 3 (November 21, 2018): 120. http://dx.doi.org/10.20504/opus2018c2406.

Full text
Abstract:
Dividido em três partes, este artigo demonstra o processo de Modelagem Sistêmica do Ponteio n.8, de Camargo Guarnieri, como base para a composição da obra para violino solo de Marcel Castro-Lima, intitulada Preludio. Na primeira parte, a Modelagem Sistêmica é apresentada com seus pressupostos teóricos e fases metodológicas. Em seguida propomos a possibilidade de uma Análise Schenkeriana na qual a Polarização Acústica de Costère oferece uma solução para o problema da hierarquia, decorrente do ambiente pós-tonal da peça analisada. O processo analítco é descrito em detalhes. Por último, demonstramos o processo de Planejamento Composicional de Preludio, a partir do Sistema Composicional resultante da modelagem do Ponteio n. 8.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Calmon, João Luiz, and Celso Silva Bastos. "Conservação de água em shopping centers: análise das percepções dos atores envolvidos nos projetos e gestão, com o uso do processo de hierarquia analítica." Engenharia Sanitaria e Ambiental 26, no. 3 (June 2021): 557–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220190149.

Full text
Abstract:
RESUMO As áreas urbanas buscam novas opções de serviço de água, para garantir o abastecimento. A literatura acadêmica versa sobre o pensamento de que a crise hídrica está relacionada ao crescimento urbano; no entanto, o fator predominante é o aumento do consumo, independentemente do crescimento populacional, pois fatores comportamentais devem ser revistos a partir de simples hábitos diários. Os empresários não focam apenas nas questões de economia ou da discussão ambiental, de mais vale a garantia da autonomia, pois a insegurança hídrica é cada vez mais crescente. Empreendimentos como os shopping centers poderão consumir volumes de água equivalentes ao consumo de 5 mil pessoas. Para saber as percepções dos atores envolvidos no design e na gestão de shopping centers, este trabalho utilizou o método AHP, com a aplicação de questionários e resultados combinados. Dados resultantes demonstram que o conhecimento dos envolvidos nem sempre corresponde aos conceitos de conservação de água e que uma melhor sinergia entre a ciência e o mercado deve estar mais próxima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Wollmann, Dewey, Maria Teresinha Arns Steiner, Guilherme Ernani Vieira, and Patrícia Arns Steiner. "Avaliação de operadoras de saúde por usuários pelo método Analytic Hierarchy Process." Revista de Saúde Pública 46, no. 5 (October 2012): 777–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102012000500003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar a qualidade dos serviços oferecidos por empresas operadoras de planos de saúde, segundo a percepção de usuários. MÉTODOS: Estudo transversal com 360 usuários de sete operadoras de planos de saúde da cidade de Curitiba, PR, e região metropolitana em 2008. Foi aplicado questionário sobre as preferências dos usuários em relação a seis atributos (localização dos pontos de atendimento; efetividade da ação dos médicos, clínicas e hospitais; rapidez e amabilidade no atendimento; facilidade na liberação de guias; preço; abrangência da rede credenciada) de cada uma das empresas operadoras. Para a análise das respostas foi utilizado o método Analytic Hierarchy Process (AHP, ou Processo Analítico de Hierarquia), ferramenta de análise de decisão e planejamento de múltiplos critérios. RESULTADOS: O atributo mais valorizado pelos usuários foi "preço". As empresas foram agrupadas em dois conjuntos de preferências em relação aos atributos: dos sete planos de saúde, dois apresentaram menor preferência (entre 23% e 19%) e cinco, maior preferência (em torno de 10%). CONCLUSÕES: Com esse tipo de pesquisa, as empresas operadoras de planos de saúde poderiam reformular suas estruturas, processos, preços e redes credenciadas com o objetivo de melhorar seu posicionamento no mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Magnus, Maria Carolina Machado, and Ademir Donizeti Caldeira. "Espreitando a emergência da Modelagem Matemática na Educação Matemática." Revista BOEM 8, no. 17 (November 29, 2020): 17–33. http://dx.doi.org/10.5965/2357724x08172020017.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo analisar quais foram as condições de possibilidade para que o discurso da Modelagem Matemática emergisse na Educação Matemática brasileira. Para isso, lançou-se mão de aportes teórico-metodológicos vinculados às teorizações do filósofo Michel Foucault. O material analítico abrange teses e dissertações defendidas no Brasil no período entre os anos de 1976 e 1999, as quais tematizaram a Modelagem Matemática na Educação Matemática. A análise desses estudos evidenciou que a emergência do discurso da Modelagem ocorre em meio a uma crise no ensino de Matemática. Essa crise foi problematizada, no presente artigo, a partir do seguinte enunciado: “Os alunos têm dificuldade na aprendizagem da Matemática”. A dificuldade na aprendizagem de Matemática é justificada pelo argumento de que os alunos não teriam base, uma vez que não aprenderam os conteúdos ensinados nos anos anteriores. Tal asserção evidencia as noções de norma, ordem, sequência e hierarquia dos conteúdos matemáticos. Sendo assim, a emergência do discurso da Modelagem operaria um deslocamento na maquinaria curricular. Ou seja, as práticas seriam guiadas pela contingência, pelo caos em detrimento da ordem, da hierarquia, da sequência e da norma. Porém, ela não criaria fissuras ou trincas no discurso curricular; pelo contrário, legitimaria a busca por táticas efetivas que incidam positivamente no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, a Modelagem funcionaria como uma engrenagem na busca pelo melhor funcionamento daquilo que está posto em termos de Educação Matemática no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Amorim, Marcelly Olívia Fernandes, and Érika De Freitas Arvelos. "Intermezzo: o xamã e o médico, uma análise sobre doença e cura." Revista Ñanduty 6, no. 9 (December 11, 2018): 42–63. http://dx.doi.org/10.30612/nty.v6i9.9518.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda os pontos de intersecções entre o pensamento ocidental e a concepção dos povos originários em relação ao significado que atribuem à doença e à cura. À vista disso, nosso objetivo central é estabelecer relações entre esses dois saberes sinalizando suas dissonâncias e simetrias. Por se tratar de práticas que envolvem uma multiplicidade de questões e agentes, foi necessário um recorte, e nesta pesquisa nossa análise se refere à figura do xamã na prática de cura xamânica, e a figura do médico nas sociedades ocidentais. Para tal empenho analítico nosso referencial se volta ao cabedal teórico da antropologia, história, filosofia e linguística. A pesquisa rompe com qualquer perspectiva de uma hierarquia epistemológica entre esses dois saberes (xamanismo e medicina ocidental) tendo como pano de fundo os dilemas éticos, culturais, históricos, sociais e políticos inerentes a concepções ontológicas de conhecimentos distintos que acompanham o processo histórico de formação dessas práticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dulci, Luciana Crivellari. "Moda e modas no vestuário." Revista de História, no. 178 (May 23, 2019): 1–27. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.137649.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe uma análise comparativa acerca de dois momentos da moda no vestuário. O primeiro refere-se às teorias que inicialmente compreenderam o fenômeno da moda como uma hierarquia simbólica entre classes que ditam e classes que copiam moda. Esta perspectiva analítica explicou a moda desde o seu surgimento no Ocidente até meados do século XX. O segundo momento trata das modas plurais do tempo presente que, acredita-se, não podem mais ser explicadas por este primeiro cenário teórico. A investigação buscou evidenciar regularidades e singularidades entre os diferentes contextos de moda, examinando até que ponto a proposta analítica da hierarquia simbólica ainda explica as modas contemporâneas e em quais aspectos as modas plurais de hoje se diferenciam no seu movimento de renovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

BOHN, Graziela Pigatto. "Processos e representações lexicais: o caso das vogais posteriores do dialeto paulista." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 33, no. 2 (August 2017): 413–36. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4450006466861154.

Full text
Abstract:
RESUMO De acordo com a Teoria da Hierarquia Contrastiva de Traços (DRESHER, 2003; 2009), a representação lexical dos segmentos deve ser hierarquicamente disposta com base nos contrastes e nos processos fonológicos que afetam os segmentos da língua. Com base nessa teoria, (Lee, 2008) propõe que as vogais do português brasileiro sejam representadas a partir da seguinte hierarquia de traços: [baixo] > [recuado] > [alto] > [ATR]. Vemos, entretanto, que tal hierarquia não consegue explicar um processo fonológico tal como ocorre no dialeto paulista: a elisão vocálica que, nesse dialeto, afeta as vogais átonas finais /a/ e [u] (cf. NOGUEIRA, 2007 e SANTOS, 2007). O presente artigo apresenta uma proposta de representação lexical que agrupa essas vogais sob um mesmo contraste fonológico, capturando o fato de elas serem alvo de um mesmo processo fonológico no dialeto paulista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Luiz Cláudio Vieira. "O teatral do mundo." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 7 (December 31, 2000): 86. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.7.0.86-90.

Full text
Abstract:
Este ensaio busca trabalhar o elemento teatral na obra de Guimarães Rosa, entendendo-o como processo de representação do real por meio de sua transformação em texto/discurso, e como processo de carnavalização pela abolição da hierarquia e multiplicação das versões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Processo de hierarquia analítica"

1

Pudenzi, Orlando Araujo. "Seleção de projetos aeroportuários operacionais : aplicação do processo de hierarquia analítica." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 1995. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1676.

Full text
Abstract:
A seleção de projetos relativos à operação de aeroportos é vital quando levamos em conta a importância da alocação de recursos humanos e financeiros. Tomar a decisão correta é também importante para evitar crises e para eliminar riscos. O processo de seleção pode ser considerado como um problema de tomada de decisão com múltiplos critérios, dentro do contexto do processo planejamento estratégico e de longo-termo da administração aeroportuária. A proposta desta Tese é demonstrar a aplicabilidade do Processo de Hierarquia Analítica (PHA) para a classificação de projetos operacionais, para determinação de suas prioridades e para decidir sobre alocação de recursos em ambiente de infra-estrutura aeroportuária operacional, tanto para o caso de um único aeroporto quanto de uma rede. Com esse objetivo, o PHA foi implementado na INFRAERO, empresa estatal responsável pela administração, desenvolvimento e operação dos principais aeroportos brasileiros. Uma combinação de modelos de gráfico e de planilha, gerados por computador, foi utilizada para auxiliar na classificação de um número grande de projetos. Apresentamos a metodologia aplicada no ambiente da Infraero Regional de São Paulo. Expomos os resultados obtidos e a validação do modelo como um sistema suporte para os tomadores de decisão da Infraero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Junior Haroldo. "Análise multicritério de perspectivas do balanced scorecard para implantação em instituições de ensino superior." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/157088.

Full text
Abstract:
Submitted by Haroldo Costa Junior (haroldo.costa@aedb.br) on 2018-09-21T20:09:42Z No. of bitstreams: 1 COSTA.2018.07.25.pdf: 1268658 bytes, checksum: 0f674acbfe218808595bccb3ae40bc9a (MD5)
Approved for entry into archive by Pamella Benevides Gonçalves null (pamella@feg.unesp.br) on 2018-09-21T20:38:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 costajunior_h_me_guara.pdf: 1268658 bytes, checksum: 0f674acbfe218808595bccb3ae40bc9a (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-21T20:38:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 costajunior_h_me_guara.pdf: 1268658 bytes, checksum: 0f674acbfe218808595bccb3ae40bc9a (MD5) Previous issue date: 2018-07-25
A implantação do Balanced Scorecard (BSC) pode criar um diferencial competitivo em Instituição de Ensino Superior (IES). O estudo presente tem por objetivo a utilização de análise multicritério para realização de priorização das perspectivas do BSC em três instituições de ensino superior, administradas pela mesma Mantenedora. Levando-se em consideração que o BSC não possui medição de suas perspectivas em escala de importância, fato esse que pode atrapalhar os gestores durante a implantação, nesse trabalho é possível verificar a utilização do método AHP (Analytic Hierarchy Process), na tomada de decisões com múltiplos critérios, o que permitiu a realização da priorização de perspectivas do BSC em cada uma das IES. Assim, as Instituições de Ensino poderão realizar a implantação do BSC de acordo com o grau de importância das perspectivas na visão de seus Diretores. Por meio dessa pesquisa, foi possível realizar uma análise com a utilização de duas importantes ferramentas: o BSC e o AHP na gestão das Instituições, o que permiti aos Diretores uma melhor condição na preparação e melhor monitoramento dos indicadores estratégicos.
The Balanced Scorecard (BSC) deployment can create a competitive differential in Higher Education Institution (HEI). The purpose of this study is to use a multicriteria analysis to prioritize the perspectives of BSC in three higher education institutions, managed by the same maintainer. Considering that the BSC does not have a measurement of its perspectives in scale of importance, which can hinder managers during implantation, in this work it is possible to verify the use of the AHP (Analytic Hierarchy Process) method of making decision with multiple criteria, which allowed the achievement of the prioritization of BSC perspectives in each HEI. Thus, the Educational Institutions may carry out the implementation of the BSC according to the degree of importance of the perspectives in the vision of its Principals. Through this research, it was possible to carry out an analysis with the use of two important tools: the BSC and the AHP in the management of the Institutions, which will allow the Principals a better condition in the preparation and better monitoring of the indicators strategic.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Giuliani, Ricardo Henrique Alves. "Processo penal militar: uma análise do ritual judiciário, disciplina e hierarquia." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006. http://hdl.handle.net/10923/1906.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:44:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000386463-Texto+Completo-0.pdf: 791729 bytes, checksum: f868c8800c21eac3ccdff78480f1e925 (MD5) Previous issue date: 2006
The main objective of this research is to analyze Military Penal Process from a ritual perspective, having, as an empirical object, the session of a soldier’s judgment. We presented the ritual function as a mechanism that may or may not control institutionalized violence (Military Penal Process) and the limitation of punitive power. Discipline and hierarchy principles are the basis of Armed Forces as well as their social and structural basis. We reflected upon the principles that are in a soldier’s judgment session. We focused the ritualistic staging at a Union Military Justice judgment. We concluded, by the investigation of the function and the presence of discipline and hierarchy principles in the Armed Forces and the Military Penal Process, considering the observation of the judgment session, that there is not any chance to properly define and explain the ritual in an absolute way, taking into consideration the definitions of the authors and what we expected from the ritual in a particular phase. In the casernes, the military officer (Military Judge) has to undergo an entrance ritual, separating his/her physical and symbolic previous life (civil) as well as his/her new life (Military). The soldier follows a high command in order to build up submissive and exercised body taking the most out his/her strength through the hierarchy to achieve the ultimate goal that is discipline.In the specific ritual that is in the Penal Military Process, there is a reestructuration of the broken law when a crime is committed by a soldier and also the purification since he/her was in contact with something that was not clean. Hierarchy and discipline in the caserne are in the Military Penal Process, due to their particular aspects, such as the composition of the institution that is in charge of the judgment that are build up by hierarchical superiors, architecture, spatial disposition, attitudes, honor, ceremonies, containments, clothing and symbols. Through the analysis that was done about the judiciary military ritual and also through an interdisciplinary perspective, we concluded that there is a significant contribution in the understanding of the multiple aspects that shape the judicial military scope.
O presente trabalho analisará o Processo Penal Militar sob o prisma do seu ritual, tendo como objeto empírico a sessão de julgamento de um soldado. Irá perquirir a função do ritual como mecanismo de contenção ou não da violência institucionalizada (Processo Penal Militar) e limitação do poder punitivo. Os princípios de “disciplina” e “hierarquia” constituem a base institucional das Forças Armadas e são seus alicerces sociais e estruturais. A pesquisa parte de uma reflexão que se questiona se estes princípios estão presentes na sessão de julgamento de um soldado. Nesse sentido, focalizou-se a encenação ritualística de um julgamento da Justiça Militar da União. Investigando a função e a presença dos princípios da disciplina e hierarquia nas Forças Armadas e no Processo Penal Militar, tendo como base a observação da sessão de julgamento, concluiu-se que não há como definir precisamente ou interpretar de forma absoluta o ritual, tendo em vista, as inúmeras definições dos autores trabalhados e do que se espera do rito em determinada fase. O oficial militar (Juiz-Militar) na caserna é submetido a um rito de passagem, separando física e simbolicamente a vida anterior (civil) e a nova vida (Militar). O soldado a um rito de ordem para fabricação de corpos dóceis retira o máximo de suas forças através de uma hierarquia para alcançar o fim que é a disciplina. No ritual específico contido no Processo Penal Militar há uma (re)estruturação da ordem quebrada pelo cometimento de um crime por um soldado e a purificação por ter tido contato com o impuro. A hierarquia e a disciplina da caserna estão presentes no Processo Penal Militar, devido as suas particularidades, tais como, composição do órgão julgador por superiores hierárquicos, arquitetura, disposição espacial, posturas, honras, cerimônias, contenções, vestes e símbolos.A pesquisa, ao analisar o ritual judiciário militar, contribui, através do exercício de uma ótica interdisciplinar, para uma compreensão mais aprofundada das várias facetas que compõem o âmbito judicial militar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Giuliani, Ricardo Henrique Alves. "Processo penal militar : uma an?lise do ritual judici?rio, disciplina e hierarquia." Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2006. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4875.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-14T14:48:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386463.pdf: 791729 bytes, checksum: f868c8800c21eac3ccdff78480f1e925 (MD5) Previous issue date: 2006-11-06
O presente trabalho analisar? o Processo Penal Militar sob o prisma do seu ritual, tendo como objeto emp?rico a sess?o de julgamento de um soldado. Ir? perquirir a fun??o do ritual como mecanismo de conten??o ou n?o da viol?ncia institucionalizada (Processo Penal Militar) e limita??o do poder punitivo. Os princ?pios de disciplina e hierarquia constituem a base institucional das For?as Armadas e s?o seus alicerces sociais e estruturais. A pesquisa parte de uma reflex?o que se questiona se estes princ?pios est?o presentes na sess?o de julgamento de um soldado. Nesse sentido, focalizou-se a encena??o ritual?stica de um julgamento da Justi?a Militar da Uni?o. Investigando a fun??o e a presen?a dos princ?pios da disciplina e hierarquia nas For?as Armadas e no Processo Penal Militar, tendo como base a observa??o da sess?o de julgamento, concluiu-se que n?o h? como definir precisamente ou interpretar de forma absoluta o ritual, tendo em vista, as in?meras defini??es dos autores trabalhados e do que se espera do rito em determinada fase. O oficial militar (Juiz-Militar) na caserna ? submetido a um rito de passagem, separando f?sica e simbolicamente a vida anterior (civil) e a nova vida (Militar). O soldado a um rito de ordem para fabrica??o de corpos d?ceis retira o m?ximo de suas for?as atrav?s de uma hierarquia para alcan?ar o fim que ? a disciplina. No ritual espec?fico contido no Processo Penal Militar h? uma (re)estrutura??o da ordem quebrada pelo cometimento de um crime por um soldado e a purifica??o por ter tido contato com o impuro. A hierarquia e a disciplina da caserna est?o presentes no Processo Penal Militar, devido as suas particularidades, tais como, composi??o do ?rg?o julgador por superiores hier?rquicos, arquitetura, disposi??o espacial, posturas, honras, cerim?nias, conten??es, vestes e s?mbolos. A pesquisa, ao analisar o ritual judici?rio militar, contribui, atrav?s do exerc?cio de uma ?tica interdisciplinar, para uma compreens?o mais aprofundada das v?rias facetas que comp?em o ?mbito judicial militar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Jorge, Gabriel Gallina. "A contribuição da hierarquia de concerns para o processo de projeto de sistema produto-serviço." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2017. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6601.

Full text
Abstract:
Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2017-09-08T12:09:01Z No. of bitstreams: 1 Gabriel Gallina Jorge_.pdf: 8646831 bytes, checksum: b2c49ebc4a8636a58ae462083fb0db5c (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-08T12:09:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gabriel Gallina Jorge_.pdf: 8646831 bytes, checksum: b2c49ebc4a8636a58ae462083fb0db5c (MD5) Previous issue date: 2017-07-07
Nenhuma
O projeto de Sistema Produto-Serviço abrange a criação de artefatos e suas inter-relações, considerando dimensões tangíveis e intangíveis na composição da oferta e em como isso pode ser entregue ao usuário da maneira mais completa possível. Para atender o usuário é preciso antes compreender quais são suas predisposições (concerns) frente àquilo que deve ser projetado. Através da Teoria dos Appraisals é possível alcançar este entendimento e também instrumentalizar o designer para sua aplicação em projeto. O objetivo desta pesquisa é avaliar o uso de um perfil de concerns organizado hierarquicamente no desenvolvimento de um projeto de SPS, e identificar sua contribuição neste processo. O contexto de SPS estudado são os eventos de comida de rua que ocorrem em Porto Alegre, Brasil. Para a realização desta pesquisa utilizamos primeiramente métodos qualitativos (13 entrevistas em profundidade) para identificar predisposições e elaborar o perfil de concerns de frequentadores e não-frequentadores destes eventos. Em seguida, aplicamos um método quantitativo (survey com 328 usuários) para levantar parâmetros descritivos das afirmativas de concerns enquanto variáveis. A partir deste resultado foi feito um procedimento estatístico de análise multivariada de dados, em que obtivemos uma hierarquia das afirmativas de concerns. O último movimento investigativo é representado por uma etapa projetual, organizada em dois workshops com profissionais discutindo e desenvolvendo um projeto de evento de comida de rua, sendo que apenas um grupo contava com o perfil de concerns hierarquizado. Nossos resultados sugerem que a hierarquização de concerns pode contribuir disponibilizando ao designer recursos mais qualificados sobre o usuário, reduzindo riscos durante o processo projetual, e encaminhando um SPS mais focado nas predisposições do usuário. Estes achados têm implicações práticas e teóricas quanto a pesquisas e processos sobre a perspectiva do usuário no Design de SPS.
A Product-Service System project covers the creation of artifacts and their mutual relationships, taking into account both tangible and intangible dimensions in the composition of the offer and how this can be delivered to user in the most complete way possible. In order to meet the users' needs, first it is needed to understand what their concerns are in relation to what is about to be designed. Through the Appraisals' Theory it is possible to gain this insight and also provide the designer with the tools needed to apply it to the project. The objective of this research is to evaluate the use of a hierarchically organized concern profile in the development of a PSS project and to identify its contribution to this process. The PSS context under study are street food events based in Porto Alegre, Brazil. In order to conduct this research, we have first used qualitative methods (13 in-depth interviews) to identify concerns and elaborate a concern profile for patrons and non-patrons. We have then applied a quantitative method (survey with 328 users) to establish descriptive parameters for the concern statements as variables. A statistical procedure of multivariate data analysis has been performed on these results, obtaining a hierarchy of the concern statements. The last research step has been a project stage, organized in two workshops with professionals discussing and developing a street food event project, with only one group having access to the hierarchized concern profile. Our results show that the hierarchization of concerns can contribute by providing the designer with more qualified resources about the user, reducing risks during the design process, and promoting a PSS more focused on the user's concerns. These findings have practical and theoretical implications for research and processes involving user perspective in PSS design.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira, Sara D?bora de Lima. "Modelagem da decis?o por pacotes de viagem: um estudo usando processo de hierarquia anal?tica AHP." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14877.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-17T14:52:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SaraDLP.pdf: 538708 bytes, checksum: ad7d4fbb39d43f6d22151b72748a78da (MD5) Previous issue date: 2008-10-27
The objective of this dissertation is to propose a Multi Criteria Decision Aid Model to be used by the costumers of the travel agencies and help them to choose the best package travel. The main objective is to contribute for the simplification of the travel package decision choice from the identification of the models of values and preference of the customers and applying them to the existing package. It is used the Analytic Hierarchy Process (AHP) method to structuralize a decision hierarchic model composed by six criteria (package cost, hotel category, security of the city, travel time, direct flight and position in ranking of the 10 most visited destination) and five real alternatives of packages for a holiday of three days created from travel agency data. The decision analysis was realized for the choice of a travel package by a group composed by two couples that regularly travels together, to which was asked to do a pairwise judgment of the criteria and the alternatives. The mains results show that, although been a group that travels together, there are different models of values in the weights of the criteria and a certain convergence in the scales of preferences of the alternatives in the criteria. It was not pointed a dominant alternative for all the members of the group separately, but an analysis of a total utility of the group shows a classification and an order of the travel packages and an alternative clearly in front of the others. The sensitivity analysis revels that there are changes in the ranking, but the two alternatives best classified in the normal analysis are the same ones in the sensitivity analysis, although with the positions changed. The analysis also led to a simplification of the process with the exclusion of alternatives dominated for the others ones. As main conclusion, it is evaluated that the model and method suggested allow a simplification of the decision process in the choice of travel packages
O objetivo deste trabalho ? realizar uma modelagem de an?lise de decis?o multicriterial para apoio na decis?o para escolha de pacote de viagem por clientes das ag?ncias de turismos. O objetivo central ? contribuir na simplifica??o da decis?o da escolha de pacotes de viagens a partir da identifica??o dos modelos de valores e prefer?ncias dos clientes e aplic?-los em seguida aos pacotes existentes. ? utilizado o m?todo do Processo de Hierarquia Anal?tica (AHP Analytic Hierarchy Process) para estruturar um modelo hier?rquico de decis?o composto por seis crit?rios (custo do pacote, categoria do hotel, seguran?a da cidade, tempo de viagem, v?o direto, posi??o no ranking dos 10 mais destinos) e cinco alternativas reais de pacotes para fim de semana prolongado criadas a partir de dados de ag?ncia de viagens. A an?lise de decis?o foi realizada para a escolha do pacote por um grupo composto por dois casais que viajam regularmente juntos, aos quais foi solicitado que fizessem o julgamento par a par dos crit?rios e das alternativas. Os principais resultados revelam que, embora seja um grupo que viaja junto, h? diferentes modelos de valores nos pesos dos crit?rios e certa converg?ncia nas escalas de prefer?ncias das alternativas nos crit?rios. N?o houve uma alternativa dominante para todos os membros do grupo isoladamente, mas em uma an?lise de uma utilidade total do grupo h? uma classifica??o e ordenamento dos pacotes e uma alternativa claramente ? frente das demais. A an?lise de sensibilidade mostra que h? mudan?as nesse quadro, mas as duas mais bem classificadas na an?lise normal s?o as mesmas com a an?lise de sensibilidade, embora com mudan?a de posi??o. A an?lise levou tamb?m a simplificar o processo com a exclus?o de alternativas dominadas por todas as demais. Como principal conclus?o, avaliase que a modelagem e m?todo sugerido permitem uma simplifica??o do processo de decis?o na escolha de pacotes de viagens
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bazzo, Gustavo Cesar. "Classificação automática de erros de aprendizes humanos do processo de indução analítica." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2011. http://hdl.handle.net/1884/26346.

Full text
Abstract:
Resumo: O problema da classificação automática de erros humanos no processo de indução analítica é exposto de maneira crítica em relação ao contexto da aprendizagem formal da matemática. As principais limitações de outras pesquisas existentes são apontadas em relação á concepção de modelos dinâmicos de aprendizes em sistemas tutores inteligentes. Os aspectos metodológicos de uma solução factível para o problema proposto são identificadas com base em métricas genéricas que se aplicam ás diferenças entre expressões matemáticas erradas e corretas. Uma implementação do modelo estudado é feita com base em dados experimentais coletados de aprendizes reais e submetidos á análise de especialistas no ensino de indução analítica. Os principais resultados apontam para índices de 87% de acerto na classificação automática. Metas futuras de pesquisa são delineadas no sentido de monitorar a evolução do desempenho acadêmico dos aprendizes por longos períodos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Batista, Ana Paula dos Santos. "Degradação de antibióticos sulfonamidas por processo foto-Feton : identificação de intermediários /." Araraquara, 2012. http://hdl.handle.net/11449/105698.

Full text
Abstract:
Orientador: Raquel Fernandes Pupo Nogueira
Banca: Angela Regina Araujo
Banca: José Roberto Guimarães
Banca: Luiz Antonio Daniel
Banca: Maria Aparecida Carvalho de Medeiros
Resumo: A degradação foto-Fenton dos antibióticos sulfonamidas sulfadiazina (SDZ) e sulfatiazol (STZ) mediados por Fe(III)-oxalato foi estudada nesse trabalho. A influência da complexação de íons ferro, a concentração de H2O2 e o pH na velocidade inicial de degradação dos antibióticos foi avaliada. A degradação de SDZ e STZ foi melhorada na presença de Fe(III)-oxalato em comparação a Fe(NO3)3, alcançando completa degradação após 8 minutos de irradiação em pH 2,5 na presença de 5 mM H2O2 (equivalente a [H2O2]/[antibiótico] = 50). Também foi possível estender a faixa de pH do processo foto-Fenton na presença de Fe(III)-oxalato alcançando mais de 69% de degradação em pH 6, embora sem significante mineralização. A comparação da cinética de degradação dos antibióticos indicou que a STZ é mais recalcitrante provavelmente devido à baixa densidade eletrônica do seu anel tiazol em relação ao anel pirimidínico na SDZ. Experimentos de fotodegradação das sulfonamidas por irradiação gama da água na presença de N2O foram executados e seus produtos de degradação, identificados por análise LC/MS, foram comparados àqueles formados por processo foto-Fenton. Os intermediários de degradação formados são compostos hidroxilados após entrada de grupos hidroxilas no anel benzênico assim como no anel pirimidínico na molécula da SDZ e no anel tiazol na molécula da STZ, seguido por abertura dos anéis durante processo de descarbonilação
Abstract: The photo-Fenton degradation of the sulfonamide antibiotics sulfadiazine (SDZ) and sulfathiazole (STZ) mediated by Fe(III)-oxalate was studied in this work. The influence of iron complexation, H2O2 concentration and pH on the initial SDZ and STZ degradation rate was evaluated. Degradation of both antibiotics is improved in the presence of Fe(III)-oxalate in comparison to free iron, achieving complete degradation after 8 min irradiation at pH 2.5 in the presence of 5 mM H2O2 (equivalent to H2O2/antibiotic = 50). It was also possible to extend pH range of the photo-Fenton reaction by the use of Fe(III)-oxalate reaching more the 69% degradation at pH 6, however without significant mineralization. Comparison of the degradation kinetics of both sulfonamides indicated higher recalcitrance of STZ due to the lower electron density of its thiazol ring in relation to pyrimidine ring in SDZ. The sulfonamides photodegradation experiments by water gamma-irradiation in presence of N2O were also executed and their by-products, identified by LC/MS analysis, were compared to that formed from photo-Fenton process. The intermediates of degradation formed are hydroxylated compounds with entrance of hydroxyl group in the benzenic ring as well as in both pyrimidine ring in the SDZ molecule and thiazole group in the STZ ring, followed by rings opening during decarbonylation process
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bernabé, Giseli Aparecida. "Modificação da fração lignocelulósica durante o processo de compostagem do bagaço de cana-de-açúcar /." Araraquara : [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/11449/105695.

Full text
Abstract:
Orientador: Ribeiro, Clóvis Augusto
Banca: Salvador Claro Neto
Banca: Eder Tadeu Gomes Cavalheiro
Banca: Luciana Camargo de Oliveira
Banca: Evaneide Nascimento Lima
Resumo: O crescimento na produção brasileira de cana-de-açúcar devido, principalmente, à obtenção de açúcar e álcool é motivado pelo aumento na exportação deste subproduto e produção de veículos bicombustíveis, respectivamente. Desta maneira, há maior geração de bagaço, embora possuindo inúmeras utilidades, muitas vezes existe um excesso remanescente do total gerado. Assim, são necessários estudos que viabilizem o uso deste resíduo. Neste trabalho foi estudada a modificação da fração lignocelulósica durante o processo de compostagem e biodigestão anaeróbia do bagaço de cana-de-açúcar. Amostras foram coletadas em diferentes períodos para ambos os processos (0 (cru), 7; 45; 60; 90; 120; 272 dias; 1 ano e 1 ano e 2 meses) e acompanhadas por meio de parâmetros como: pH, umidade, temperatura, presença de metais e demanda química de oxigênio. A caracterização foi feita com o auxílio de técnicas termoanalíticas (TG/DTG/DTA e DSC) e espectroscopia na região do infravermelho. As amostras provenientes dos processos aeróbios e anaeróbios foram submetidas às extrações de lignina, utilizando-se dioxano/HCl (9:1) e, de celulose e hemicelulose, as quais foram obtidas do resíduo sólido resultante da extração de lignina. O comportamento térmico e espectros de infravermelho dessas substâncias foram avaliados e, comparadas suas degradações e modificações na ausência e presença de oxigênio. Os resultados obtidos mostraram que a digestão anaeróbia é mais lenta que a compostagem na decomposição de seus constituintes, principalmente, lignina e celulose/hemicelulose, fato comprovado por suas respectivas curvas de Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC); além da constatação de modificações nas estruturas de lignina e celulose ao longo dos dois processos, bem como, fortes evidências... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The growth in the Brazilian sugarcane production, mainly, due to obtain sugar and alcohol is motivated by the increase in export of this subproduct and production of flex-fuel vehicles, respectively. This way, there is a larger bagasse generation, although having many uses, often there is an excess remaining of the total generated. Thus, studies are needed that allow the use of this waste. The modification lignocellulosic fraction during composting and anaerobic biodigestion process of sugarcane bagasse was studied in this work. Samples were collected in different periods for both process (0 (raw); 7; 45; 60; 90; 120; 272 days and 1 year and 1 year and 2 months) and monitored by parameters, such as: pH, humidity, temperature, presence of metals and chemical oxygen demand. The characterization was made with help of thermoanalytical techniques (TG/DTG/DTA e DSC) and infrared spectroscopy. The samples from aerobic and anaerobic process were submitted to lignin extraction, using dioxane/ HCl (9:1), and hemicelluloses/cellulose extraction which were obtained from solid residue resulting of lignin extraction. The thermal behavior and infrared spectra from these substances were evaluated and then compared their degradation and changes in the oxygen presence and absence. The obtained results have showed that anaerobic digestion is slower than composting in its constituents decomposition, mainly, lignin and cellulose/hemicellulose, as demonstrated by their respective curves of Differential Scanning Calorimetry (DSC); besides verifying changes in the cellulose and lignin structures through the two process, as well as, strong evidences of lignin in the cellulose extract and, rare assignments of cellulose to lignin extracted. Concerning to humification, a greater tendency for composting samples was observed, mainly... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Daniele Fumagalli. "O processo de criação sob a perspectiva da Psicologia Analítica = Danças Circulares Sagradas coligadas ao processo de criação em dança." [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/283936.

Full text
Abstract:
Orientador: Elisabeth Bauch Zimmermann
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-17T00:04:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pereira_DanieleFumagalli_M.pdf: 65528476 bytes, checksum: 83dde44f05d943fb4774ea783df24517 (MD5) Previous issue date: 2010
Resumo: Este trabalho trata do processo de criação artística, especialmente no campo da Dança, sob a perspectiva da Psicologia Analítica de C.G. Jung. De acordo com ele, o anseio criativo do ser humano deriva do inconsciente, especificamente do Inconsciente Coletivo, e se configura através de imagens simbólicas. O processo criativo depende do acesso às imagens do inconsciente, os Arquétipos. O objetivo principal deste trabalho é verificar a possibilidade de contribuição das Danças Circulares Sagradas no processo de criação em Dança. Parte-se do princípio de que as Danças Circulares são práticas que favorecem o estado meditativo, o que pode permitir o acesso aos arquétipos; além disso, as Danças Circulares Sagradas podem favorecer a colaboração e a troca entre os membros participantes do grupo. Para isso, foram realizados laboratórios com bailarinos, alunos do curso de Dança da Unicamp, utilizando, como incentivo inicial, as Danças Circulares Sagradas, em exercícios meditativos e proporcionado um espaço para a improvisação do bailarino. Através do uso de questionários, aplicados antes e depois da realização dos laboratórios, pode-se concluir que o exercício com as Danças Circulares - como preparação física e mental para o bailarino criador - foi eficiente para criar um estado favorável para a criação. Os participantes afirmaram sentir-se mais concentrados, disponíveis e receptivos às imagens do inconsciente. Também afirmaram ter percebido o grupo receptivo e harmônico, favorecendo a criação
Abstract: This work deals with the process of artistic creation, especially in the field of dance, from the perspective of Analytical Psychology of CG Jung. According to him, the creative urge of the human being derives from the unconscious, specifically the Collective Unconscious, and is configured through symbolic images. The creative process depends on access to images of the unconscious, the Archetypes. The main objective of this work is to verify the possibility of Sacred Circle Dances contribution in dance's creative process. It is assumed that Circle Dances favor the meditative state, which can allow access to the archetypes; in addition, Sacred Circle Dances may encourage collaboration and exchange among the participating members of the group. In order to do that we have performed laboratories with dancers and students from third year of dance at Unicamp, using as initial incentive Sacred Circle Dances in meditative exercises, providing a space for dancer's improvisation. Through the use of questionnaires before and after the completion of the labs, it can be concluded that the exercise with the Circular Dances as physical and mental preparation for the creating dancer was efficient to provide a favorable condition for creation. Participants said they felt more focused, affordable and responsive to the images of the unconscious. They also said they felt the group as harmonic and receptive, encouraging the creation
Mestrado
Artes
Mestre em Artes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Processo de hierarquia analítica"

1

Duarte, Feliciano Barreiras. A hierarquia dos actos normativos e o processo legislativo em Portugal. Lisboa: Âncora Editora, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bastos, Carlos Eduardo Caputo. O processo de integração do Mercosul e a questão da hierarquia constitucional dos tratados. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Nelson Henrique da Silva. Galeno de Pérgamo. As faculdades dos alimentos. Livro I. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1693-3.

Full text
Abstract:
O presente livro apresenta a primeira tradução para português do livro I de uma das obras mais relevantes de Galeno de Pérgamo. Este tratado sobre as propriedades dos alimentos oferece uma visão geral do saber de Galeno sobre as ciências naturais, mais precisamente, no âmbito do domínio da medicina e do conhecimento empírico sobre as propriedades da comida e da fisiologia. Ao abordar a natureza das coisas, Galeno de Pergamon tende a usar um processo analítico baseado na relação entre diferentes elementos que interagem em um sistema particular. Relativamente aos antigos hábitos alimentares e à saúde, este modo de obter informação e formular hipóteses tem potencial para gerar hierarquias e está atestado no De alimentorum facultatibus I, no qual os alimentos são avaliados considerando o resultado particular do seu efeito no metabolismo de um paciente. Em suma, este livro é um paradigma da ciência de Galeno e pode explicar por si só o impacto de Galeno na ciência moderna. Este livro inclui uma tradução do De alimentorum Facultatibus I, uma breve introdução ao contexto da produção intelectual de Galeno e um estudo sobre o texto antigo e as informações que este traz a propósito do conhecimento dos estudiosos antigos sobre a fisiologia e as propriedades dos alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Marcos Pereira dos, Silvio Almeida Junior, and Ideilton Alves Freire Leal. Metodologias ativas e ensino híbrido: potencialidades e desafios. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.mae504.1121-0.

Full text
Abstract:
Num mundo em profunda transformação, a educação precisa ser muito mais flexível, híbrida, digital, ativa, diversificada. Os processos de aprendizagem são múltiplos, contínuos, híbridos, formais e informais, organizados e abertos, intencionais e não intencionais. (MORAN, 2017, p.23)1 É fato que a busca constante por modelos de ensino e aprendizagem que forneçam informações importantes para o desenvolvimento de competências, habilidades e técnicas faz com que a Educação seja um ramo, no contexto da Ciência, em constante processo de movimento. A alteração do “modelo bancário” ensinado nas escolas pelos docentes ao longo dos anos, que traz o aluno como figura principal, agora o torna protagonista do seu próprio saber, dando assim autonomia para a construção de conhecimentos e, como consequência, altera o papel do professor, deixando este de ser o agente central do ato educativo para tornar-se mediador, apoiador, facilitador, guia, orientador e auxiliador no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Certamente, a situação atual vivida pela sociedade mundial devido ao advento da pandemia de novo Coronavírus (COVID-19) acelerou a implantação de medidas mais ativas, dinâmicas e inovadoras para o ensino (escolar e universitário), alterando o espaço físico das instituições educacionais de ensino presencial com a adoção (emergencial) de educação em estilo remoto e ensino híbrido, utilizando-se ambas de diversas plataformas digitais on-line e metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Com base nas afirmativas de José Manuel Moran (2017), as quais são apresentadas na epígrafe-citação inicial deste prefácio e extraídas de seu texto científico autoral denominado “Metodologias ativas e modelos híbridos na educação”, é possível asseverar que as metodologias ativas de ensino e aprendizagem e o modelo híbrido de educação estão inseridos no contexto educacional do século XXI, amplamente marcado pelo uso das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDICs), o que 1 MORAN, J. M. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, S. et al (Orgs.). Novas tecnologias digitais: reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, p.23-35, 2017. tem contribuído de forma significativa no enfrentamento dos problemas e na superação dos desafios atuais no campo da Educação. Esse novo modelo educacional exige a personalização do ensino, o que possibilita aos estudantes, pela mediação docente, elaborar estratégias e participar ativamente do processo educativo, utilizando, inclusive, diferentes ferramentas tecnológicas e somando novos aprendizados aos seus conhecimentos prévios. Nessa perspectiva, tem-se emergido, na contemporaneidade, diversas produções acadêmico-científicas que versam sobre as temáticas metodologias ativas de ensino-aprendizagem e educação híbrida, colaborando assim para a difusão dos conhecimentos científicos e mobilização de práticas educativas inovadoras, tanto na escola de Educação Básica quanto na Educação Superior. Diante do panorama delineado, sentimo-nos muitíssimo honrados e agradecidos em organizar, prefaciar e publicar a presente coletânea científica intitulada METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO HÍBRIDO: POTENCIALIDADES E DESAFIOS, que compila um total de vinte e quatro artigos científicos alusivos ao tema trazido a lume, sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, em que os(as) autores(as) e coautores(as) participantes – pesquisadores(as) em Educação, educomunicadores(as), educadores(as), docentes, professorandos(as) e demais intelectuais oriundos(as) de diferentes áreas do saber científico – procuram contribuir significativamente para a disseminação do conhecimento erudito educacional, oportunizando compartilhar estudos teóricos, pesquisas empíricas e experiências pedagógicas práticas de maneira enriquecedora, analítica e crítico-reflexiva. Os textos científicos aqui reunidos, que ora passam a ser de domínio público (acesso livre e integral), evidenciam como as metodologias ativas de ensino e aprendizagem estão sendo incorporadas nos diversos campos do conhecimento científico, tais como Educação, Engenharia, Saúde, entre outras; bem como o modo pelo qual tais metodologias inovadoras têm se mostrado eficazes e eficientes principalmente no âmbito dos estilos híbrido e remoto (on-line) de educação, os quais conquistaram muitos adeptos no período pré-pandemia de novo Coronavírus e (ainda) vem ganhando cada vez mais espaços no cenário (pós-)pandêmico do chamado “novo normal”. Longe de ter a pretensão de emitir juízo de valor hierárquico acerca da relevância dos vinte e quatro artigos científicos que engendram esta primorosa miscelânea literária, mas apenas por uma questão de ordenamento temático lógico, didático, pedagógico e metodológico, torna-se mister salientar que os capítulos textuais que compõem a presente obra científica se encontram sequencialmente organizados segundo os assuntos abordados, as áreas do saber científico envolvidas e/ou os níveis educacionais vinculados. Posto isto, aproveitamos o ensejo para, de forma reiterada, agradecer imensamente à Editora Amplla pela oportunidade de organizar, prefaciar e publicar em parceria esta belíssima obra científica, assim como a todos(as) os(as) autores(as) e coautores(as) que colaboraram com os seus primorosos artigos científicos para a construção coletiva de saberes educacionais ora disponibilizados neste livro. Sem mais delongas, almejamos sinceramente que este livro organizado e produzido por meio de muitas mãos e diferentes olhares possa ser de utilização recomendável no campo da Educação, bem como lido e relido quantas vezes forem necessárias, tornando-se um artefato sociocultural de suma importância para a elaboração de novos conhecimentos acadêmico-científicos nos mais diversos níveis e modalidades de ensino, assim como uma rica fonte de consulta (bibliográfica e eletrônica) para o desenvolvimento de futuros trabalhos científicos, teóricos e práticos, acerca da temática aqui abordada. Afinal de contas, mesmo em meio às limitações circunstanciais inerentes a todo ato educativo, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem e a educação híbrida estão aí, repletas de potencialidades, possibilidades, desafios e perspectivas. A cada leitor(a), em particular, o nosso cordial respeito. Abraços fraternos e excelentes leituras, estudos e pesquisas!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Processo de hierarquia analítica"

1

Colombo, Larissa. "Mediação de conflito no processo administrativo disciplinar militar." In Administração Contemporânea, 88–98. 4th ed. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20215-6-p88-98.

Full text
Abstract:
Este trabalho pretende demonstrar como se dá a aplicação de meios alternativos de solução de conflitos no âmbito das forças armadas, posto que conciliação tenha se mostrado para todas as áreas do direito de grande valia uma vez que reestabelece o equilíbrio entre as partes envolvidas. Neste contexto, pretende-se abordar aqui a unilateralidade da transgressão disciplinar no exército brasileiro sendo essa uma infração culpável, que fere a disciplina e a hierarquia militar, principalmente os fundamentos das instituições militares, que sua configuração se dá somente com a existência de indícios de autoria e materialidade, elementos sem os quais o fato imputado ao militar será atípico. Dessa forma, esse estudo teve por objetivo refletir sobre a estrutura atual de apuração de transgressões, a importância dos métodos autocompositivos e se tais métodos são eficientes, estudo realizado por meio de uma pesquisa exploratório-descritiva, de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Além de abordar sobre a alteração da estrutura atual do exército brasileiro para a implantação da mediação de conflitos, uma vez que baseia seu sistema disciplinar na decisão da autoridade competente. Conclui-se que da mesma forma como ocorre com as atribuições impostas ao Subcomandante, apesar de ser uma função com base em atender as necessidades e anseios das praças, a mediação não é regulamentada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

DUTRA, RUBIA KARINE DINIZ, VANESSA MONTEIRO NUNES DE ASSIS, and ROMA SILVA DE MEDEIROS SANTANA ASSIS. ""PERCEPÇÃO DE PACIENTES SOBRE O USO DE COSMECÊUTICO NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO"." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.075.

Full text
Abstract:
A PELE É O MAIOR ÓRGÃO DO CORPO HUMANO, AS CARACTERÍSTICAS DE FIRMEZA E ELASTICIDADE CUTÂNEA IMPORTAM A SUA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL, EM QUE A DERME E A EPIDERME SE AJUSTAM E SE VINCULAM PROFUNDAMENTE. DIVERSOS MECANISMOS QUE PROVOCAM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO, ENTRE ELES, O FISIOLÓGICO, QUE É O RELÓGIO BIOLÓGICO DAS CÉLULAS CUTÂNEAS E O FOTOENVELHECIMENTO APRESENTAM-SE ASSOCIADOS JUNTO AO PASSAR DOS ANOS E AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE OCORREM AO APLICAREM AGENTES EXTERNOS. OS COSMECÊUTICOS SÃO COSMÉTICOS TERAPÊUTICOS DA PELE, QUE CONSEGUEM SER CONSIDERADOS SUBSTÂNCIAS MEDICINALMENTE ATIVAS, COM FORMAÇÃO ABRANGENDO BIOATIVOS NÃO MEDICINAIS, CONSEGUEM ENCAIXAR EM DIVERSAS CATEGORIAS. FOI UMA PESQUISA TRANSVERSAL, QUANTI-QUALITATIVA E ANALÍTICA DE OPINIÃO RELACIONADA À PERCEPÇÃO DE PACIENTES NO USO DE COSMECÊUTICOS NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PACIENTES ATENDIDOS NO SETOR DE DERMATO FUNCIONAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO. COM IDADE ENTRE 19 A 57 ANOS, COM PREDOMINÂNCIA DO SEXO FEMININO, RELATANDO AS MANCHAS COMO QUEIXA PRINCIPAL E NOS CUIDADOS PESSOAIS A MAIORIA AFIRMOU FAZER USO DE PROTETOR SOLAR E JÁ TEREM REALIZADO O MICROAGULHAMENTO COMO PROCEDIMENTO ESTÉTICO. SOBRE O CONHECIMENTO DO USO DE COSMECÊUTICOS A MAIORIA RELATOU JÁ TER OUVIDO FALAR DA IMPORTÂNCIA NA PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO E OBSERVARAM EFEITOS POSITIVOS DA UTILIZAÇÃO DOS COSMECÊUTICOS NO TRATAMENTO FACIAL. A PESQUISA SE FEZ NECESSÁRIA PRINCIPALMENTE PARA INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS PACIENTES QUANTO AO CONHECIMENTO E USO DOS COSMECÊUTICOS, COM RELAÇÃO A EFICÁCIA SE FEZ EFICIENTE CONFORME O REJUVENESCIMENTO DA PELE NA PERCEPÇÃO DOS PACIENTES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues Braga, Raquel. "A teoria crítica e a ilegalidade da prescrição neoliberal." In Direitos Humanos e Processos de Luta, 191–207. Encontrografia Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.52695/978-65-88977-39-2-p191-207.

Full text
Abstract:
O estudo adota a Teoria Crítica como base para a declaração da ilegalidade das prescrições liberais, traçando um paralelo entre a sofisticada estrutura jurídica construída no século XX, resultado de lutas e consensos sociais, e a tendência desregulatória, supressão de direitos do neoliberalismo no século XXI. Aborda a manobra do sistema econômico, calcado na ideologia da nova ordem mundial, objetivando a redução drástica do orçamento social, com a priorização do capital financeiro. Constata de igual maneira, a supressão dos avanços civilizatórios combinada ao ataque à democracia, conforme o observado nos golpes de Estado havidos na América Latina, em especial, no Brasil. Em registro teórico, abraça as concepções de Joaquín Herrera Flores acerca da incompletude da norma ante a lógica de exclusão da hierarquia social, tendo em vista a inexistência de um sistema legal perfeito dada a existência de classes sociais e a profunda desigualdade econômica entre elas. Por essa ótica, concebe os direitos humanos como fruto do movimento social cujos desafios têm sido: 1. Desvelar a base jurídica formalista, positivista, abstrata e autopoiética que confere legitimação a si própria para reafirmar o sistema neoliberal e 2. Estabelecer o contraponto, tomando como direitos humanos as exigências extraídas das realidades desiguais dos sujeitos que os reivindicam. Essa mirada crítica parte do processo de conscientização capaz de resgatar a força dos movimentos sociais que originaram as normas e a identidade perdida no corpo estatal regulatório de contenção dessas mesmas lutas. O texto identifica, ainda, a necessidade de uma educação crítica, criadora de uma nova cultura e definidora de estratégias teóricas que envolvam a práxis, resgatando conselhos indispensáveis do festejado pensador brasileiro, Paulo Freire. Por fim, sugere linhas de atuação teórica e prática, visando o aprofundamento das lutas pelo fim das desigualdades sociais e a consolidação da democracia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tavares, Leonardo Pereira, Marina Magalhães, and Assis Souza de Moura. "REPRESENTATIVIDADE FEMININA NO CENÁRIO ACADÊMICO: ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES EGRESSAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UFCG." In Contestando as fronteiras de gênero, raça e sexualidade na sociedade brasileira, 118–32. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amppla.cfg115.1120-13.

Full text
Abstract:
Geralmente, a sociedade desigual brasileira é considerada racista, classista, homofóbica, machista e sexista, ou melhor, heterossexista. Estes predicados sociais, além de outros que podem ser citados, são frequentemente confirmados pelos altos índices de violência que se reproduzem cotidianamente nos mais diversos espaços de sociabilidade e vitimizam determinados corpos banidos historicamente para a inferiorização, coisificação ou para o status de semi-humanidade. Em especial, corpos pretos, trabalhadore(a)s pobres e dissidentes da heteronormatividade parecem (re) existir em um cenário que regularmente precariza as condições materiais de suas persistências. Este livro fala de gênero, sexualidade e raça de maneira interseccional. Sublinha os diferentes processos socioculturais em que estes marcadores são acionados e entrecruzados para possibilitar ou inviabilizar a persistência dos corpos humanos em determinados contextos socioculturais tais como a escola, o convívio familiar, os presídios e as mídias digitais. No cenário social contemporâneo, especialmente brasileiro, observamos uma movimentação de grupos conservadores1 , notadamente de fundamentalistas religiosos e/ou neofascistas, que buscam produzir uma desqualificação e/ou pânico social em relação às discussões de gênero e sexualidade, fundamentalmente nos espaços escolares. Neste contexto, a categoria analítica gênero é acusada como articuladora de um processo de destruição da ordem social vigente marcada pela desigualdade de gênero e sexual que se expressa principalmente nas violências perpetradas contra todas as dissidências da heteronormatividade. Assim, tratar da sexualidade dos corpos humanos, principalmente nas escolas, representaria uma estratégia de grupos sociais “contra a família” e “contra Deus” para homossexualizar as crianças e os adolescentes. A concepção de gênero e de sexualidade acionada por estes grupos é comumente denominada de essencialista na literatura especializada. Gênero e 1 Referência a reação ultraconservadora denominada “ideologia de gênero”. Para maiores esclarecimentos, sugiro a leitura: JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A invenção da "ideologia de gênero": a emergência de um cenário político-discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária antigênero. Revista de Psicologia Política, São Paulo, v. 18, n. 43, p. 449-502, dez. 2018 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519- 549X2018000300004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 12 set. 2020. sexualidade são interpretados como marcas expressivas dos corpos humanos essencialmente definidos pela existência de dois sexos opostos. A filósofa Judith Butler (2010) em sua obra Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade, desconstrói essas concepções essencialistas utilizando os conceitos de “gênero inteligível” e “matriz heterossexual”. Para Butler, as normas de gênero exigiria o enquadramento dos sujeitos em dois percursos subjetivos oposicionais: de um lado, os corpos biologicamente machos deveriam assumir uma performance masculina padrão e desejarem sexual e afetivamente as mulheres; e de outro, os corpos biologicamente fêmeas, deveriam assumir uma performance feminina universal e desejarem sexual e afetivamente os homens. Nestes esquemas de inteligibilidade binária dos sujeitos, a heterossexualidade seria a única sexualidade possível, universal, aceitável e saudável. Quanto mais os corpos escapassem, por algum momento, destes percursos, mais seriam alvos de políticas culturais de opressão, adaptação, controle ou eliminação: homofobia e lgbtfobia, feminicídio, misoginia, efeminofobia e machismo. Ao tratarmos destas políticas de mitigação dos escapes corporais da heteronorma, o marcador raça potencializa ou até mesmo lidera as violências que tais políticas sociais produzem. Uma mulher preta lésbica, por exemplo, representaria uma corporalidade mais vulnerável no Brasil do que uma lésbica branca. A utilização da categoria interssecionalidade permite compreender estas políticas fundamentadas por um entrecruzamento de marcadores sociais – por exemplo, gênero, sexualidade, etnia, raça, classe social, nacionalidade, geração e religiosidade – que atuam para maximizar a opressão e a violência a determinados “corpos-alvo”. Esta obra se movimenta em uma perspectiva construtivista e desconstrutivista de gênero e concebe a sexualidade para além de sua dimensão normativa que impossibilita a existência e o reconhecimento das possibilidades e materializações sexuais diferentes. Ela também identifica o marcador raça como estruturante das violências e das desigualdades reproduzidas socialmente contra os corpos generificados e sexuados. A partir desses elementos constituintes, este livro pode ser considerado como um “livro-resistência”, devido aos recentes acontecimentos sociais, no Brasil e no mundo. Os primeiros textos deste livro tematizam o raci
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Processo de hierarquia analítica"

1

Rezende, Camila Fernandes, Camila Simon Christ, Marcus Vinícius Pimentel Gomes, and Vinicios Andreatta. "UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTA ANALÍTICA NO PROCESSO PRODUTIVO." In 23° Seminário de Automação e TI. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/2594-5335-33320.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Telles, Pablo, Romildo Silva, Esdras Medeiros, and Sinesio Pesco. "Parametrização hierárquica de superfícies poligonais construída com triangulação de Delaunay restrita." In XXXII Conference on Graphics, Patterns and Images. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sibgrapi.est.2019.8315.

Full text
Abstract:
As superfícies triangularizadas podem ser parametrizadas hierarquicamente possibilitando uma representação da superfície, juntamente com o seu domínio paramétrico, por níveis de detalhes e, assim, permitindo um controle melhor da parametrização. Neste artigo apresentamos uma estrutura hierárquica para superfícies triangularizadas, com a topologia de um disco, construída com uma triangulação de Delaunay restrita. Essa construção é livre de possíveis inconsistências topológicas ou na orientação das faces introduzidas na triangulação pelo processo de simplificação. Além disso, utilizamos um processo de otimização na hierarquia para reduzir as distorções causadas pela parametrização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ALMEIDA, ANDREA CHAGAS ALVES DE, JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES, THALES MESQUITA SOUSA, and JOÃO BATISTA CARVALHO NUNES. "ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO: ESTADO DO CONHECIMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES NO CEARÁ." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.53328.

Full text
Abstract:
A APRENDIZAGEM É PONTO FOCAL DO PROCESSO EDUCACIONAL, PERFAZENDO A NECESSIDADE DE ACOMPANHAMENTO DA TRAJETÓRIA FORMATIVA E DESEMPENHO ACADÊMICO. NESSE TERMO, NASCE A CIÊNCIA DA ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM COM O PROPÓSITO DE COMPREENDER E OTIMIZAR A APRENDIZAGEM E OS AMBIENTES EM QUE ELA OCORRE. COM ISSO, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU REALIZAR UM APANHADO DAS DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O USO ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM NO CEARÁ, EMPREGANDO COMO MÉTODO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, UTILIZANDO O RECORTE TEMPORAL DE 2013 A 2019. FORAM ENCONTRADAS CINCO PRODUÇÕES ACADÊMICAS, TODAS PERTENCENTES AO MESMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, TENDO SIDO ABORDADO À PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DE EAD NO AVA E A RELAÇÃO PARA PREDIÇÕES ACERCA DA EVASÃO, DO DESEMPENHO ACADÊMICO E DA ATUAÇÃO DOS TUTORES NA APRENDIZAGEM. A QUANTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO DEMONSTRA AINDA UMA BAIXA INSERÇÃO DA ANALÍTICA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, PORÉM COM AVANÇOS, QUANDO CONFRONTADOS COM A TOTAL AUSÊNCIA DESTAS INVESTIGAÇÕES EM TRABALHO DATADO DE 2015.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

ALMEIDA, ANDREA CHAGAS ALVES DE, JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES, THALES MESQUITA SOUSA, and JOÃO BATISTA CARVALHO NUNES. "ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO: ESTADO DO CONHECIMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES NO CEARÁ." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.53328.

Full text
Abstract:
A APRENDIZAGEM É PONTO FOCAL DO PROCESSO EDUCACIONAL, PERFAZENDO A NECESSIDADE DE ACOMPANHAMENTO DA TRAJETÓRIA FORMATIVA E DESEMPENHO ACADÊMICO. NESSE TERMO, NASCE A CIÊNCIA DA ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM COM O PROPÓSITO DE COMPREENDER E OTIMIZAR A APRENDIZAGEM E OS AMBIENTES EM QUE ELA OCORRE. COM ISSO, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU REALIZAR UM APANHADO DAS DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O USO ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM NO CEARÁ, EMPREGANDO COMO MÉTODO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, UTILIZANDO O RECORTE TEMPORAL DE 2013 A 2019. FORAM ENCONTRADAS CINCO PRODUÇÕES ACADÊMICAS, TODAS PERTENCENTES AO MESMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, TENDO SIDO ABORDADO À PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DE EAD NO AVA E A RELAÇÃO PARA PREDIÇÕES ACERCA DA EVASÃO, DO DESEMPENHO ACADÊMICO E DA ATUAÇÃO DOS TUTORES NA APRENDIZAGEM. A QUANTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO DEMONSTRA AINDA UMA BAIXA INSERÇÃO DA ANALÍTICA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, PORÉM COM AVANÇOS, QUANDO CONFRONTADOS COM A TOTAL AUSÊNCIA DESTAS INVESTIGAÇÕES EM TRABALHO DATADO DE 2015.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Roberta Bastos de, Lissa Gomes Araújo, Michele Tereza Marques Carvalho, and Raquel Naves Blumenschein. "Critérios básicos de modelagem para orçamentação em BIM de um projeto arquitetônico." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.612.

Full text
Abstract:
Apesar do foco acadêmico e mercadológico em requisitos de projeto para aplicação do processo BIM, a modelagem de projetos também deve fornecer informações necessárias ao gerenciamento, uma das muitas disciplinas que também podem trabalhar nesse fluxo de processos, a fim de evitar retrabalho caso sejam esquecidas na concepção. Assim, o presente trabalho apresenta uma lista de critérios básicos sintetizados após um estudo de caso de produção de projetos de edificações complexas. É preciso verificar se a parametrização do modelo reflete as necessidades das bases orçamentárias e a estrutura analítica de projeto, mantendo a compatibilização entre produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Alcione, Alexandra Moreira, and Jugurta Filho. "Evaluating Ontology Development from the Extraction of Noun Phrases." In Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/eniac.2019.9274.

Full text
Abstract:
Existem vários métodos para construir uma ontologia. Entre o métodos automáticos, uma abordagem é a extração de termos de documentos de domínio e sua extração subsequente. Nesse caso, a primeira etapa do processo é a extração de sintagmas nominais que são possíveis candidatos a serem componentes da terminologia da área de interesse. Este artigo descreve uma ferramenta automática para o idioma português do Brasil que extrai sintagmas nominais que podem ser adotadas como termos para um determinado domínio. Além disso, o sistema associa os termos extraídos a uma ontologia de nível superior, o que resulta em uma ontologia inicial que pode ser refinada posteriormente. Para acoplar à ontologia, foi utilizado um termo âncora, sendo demonstrado estatisticamente que o uso do termo âncora leva a uma melhoria no desempenho do sistema. A ferramenta descrita neste artigo foi usada para selecionar termos a serem usados em uma ontologia para o domínio do setor eleétrico. Além disso, foi avaliada a precisão na criação da ontologia. A técnica conseguiu gerar a hierarquia correta para 70% dos termos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bezerra Neto, Raimundo Nonato, and Rommel Wladimir De Lima. "Sistema Classificador de Mapas Conceituais: Uma Arquitetura Computacional Baseada em Processamento de Linguagem Natural." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1072.

Full text
Abstract:
Com a democratização da informação, o modelo de ensino tradicional ganha um desafio ainda maior, o de manter os alunos motivados em sala de aula e, no mesmo momento, otimizar o processo de ensino aprendizagem para os professores. A utilização de Mapas Conceituais vem ganhando espaço no ambiente educacional, permitindo a modelagem do conhecimento através da organização de conceitos em uma estrutura proposicional. Seguindo essa ideia, buscamos como objetivo deste trabalho apresentar uma arquitetura computacional focada na análise da linguagem natural, que utiliza os relacionamentos textuais produzidos pelos Mapas Conceituais e desenvolvidos na ferramenta CmapTools para classificar o nível de cognição do aluno e, aditivamente, expor esses resultados de forma analítica para servir de subsídio para o professor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alencar, Ivna, Joyce Frutuôso, and Joel Leite. "Capacitação sobre processo colaborativo para empresas juniores." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.329.

Full text
Abstract:
Devido aos desenvolvimentos tecnológicos no ambiente da engenharia civil, percebe-se que os conhecimentos técnicos referentes à utilização de softwares e métodos que contribuem nas fases de planejamentos de um projeto são aspectos essenciais para que haja resultados satisfatórios. A atuação da Liga Acadêmica de BIM (LABIM), realizou-se com o objetivo de elevar os níveis de conhecimento acerca dessas habilidades técnicas. Deste modo, desenvolveu-se uma capacitação ocorrida em ambiente virtual (Google meet), em razão das restrições e das precauções tomadas para conter o avanço da pandemia da Covid-19. O evento foi direcionado para as empresas juniores Projetta e Pilares, da UFCA e da UEPB respectivamente, no âmbito do ensino do BIM, na qual participaram 20 membros da Projetta e 20 da Pilares. A experiência ocorreu do dia 20 ao dia 24 de julho de 2020, essa formação complementar direcionou-se para os alunos do curso de graduação de Engenharia Civil que faziam parte das empresas juniores citadas, onde foi apresentado um ensino sobre processos colaborativos dentro da tecnologia BIM. Com o intuito de obter um melhor desempenho nas suas atividades dentro dessas empresas. A capacitação teve participação de 40 pessoas e carga horária total de 10 horas, nas quais foram apresentadas o processo colaborativo, o conceito de organização do projeto e a separação das competências de cada projetista, levando em consideração uma hierarquia para que se possa ter um ambiente de ordem entre os envolvidos. Além disso, foi abordado os procedimentos para a implementação da colaboração feita através de uma nuvem para manterem os arquivos salvos; no caso do workshop disponibilizado pela LABIM, utilizou-se o Dropbox, através do método de modelo central-local. Dessa forma, foi possível demonstrar com uma abordagem teórico-prática as interferências que podem ocorrer na hora de unir os projetos quando não compatibilizados, em que, provavelmente, só seriam percebidos na execução da obra. Nessa perspectiva, com o auxílio do plugin BIMcollab integrado ao software Navisworks foi possível fazer a análise dos projetos de modo a encontrar essas interferências automaticamente, atrelado a isso, foi apresentado o BCF, arquivo que facilita o processo. A iniciativa teve como competência abordada a técnica e a operação, de acordo com a elucidação exposta por Succar, Sher e Williams (2013). Esse processo colaborativo equivale a sobrepor todos os projetos elaborados, ou seja, o projeto arquitetônico, o projeto estrutural e os projetos de instalações poderão ser feitos por diferentes projetistas e ao serem finalizados, sejam apenas combinados. A capacitação teve como objetivo, simplificar ao máximo o processo colaborativo dentro da tecnologia BIM para os estudantes que acompanharam o workshop. Para que, dessa forma, os discentes possam analisar e julgar eventuais interferências entre projetos, visualizar os modelos integrados, prever possíveis erros e repassar as correções das incompatibilidades a serem feitas. Verificou-se, por meio de um questionário aplicado pelo Google Forms, que - baseando-se nas exposições dos autores supracitados - os participantes da capacitação entravam, a princípio, no Nível 0, no qual há falta de competência em uma área particular e após a capacitação saíram com o Nível 1, que se refere ao entendimento dos princípios e aplicabilidade prática inicial. Nesse contexto, o método de ensino-aprendizagem aplicado foi a experimentação, mesclando entre experimentação show e ilustrativa, segundo as definições de Taha et al., (2016). Nessa perspectiva, verificou-se que 60,6% dos participantes não tinham conhecimento prévio sobre o assunto abordado, 33,3% afirmou ter em um nível superficial e apenas 6,1% possuíam conhecimento prévio. Após o evento, foi aplicado um questionário aos participantes e de acordo com o mesmo, a capacitação atingiu as expectativas e os objetivos de 100% do público, no qual, 51,5% considerou que o seu aproveitamento neste curso foi suficiente, 33,3% satisfatório e os demais, 15,2%, parcial. Assim, diante desses dados satisfatórios, pode-se afirmar que o evento proporcionou um efeito positivo para as empresas devido ao fato de ter agregado conhecimento aos membros presentes na capacitação. Na mesma pesquisa de satisfação, foi questionado o que cada participante achou da abordagem prática das ferramentas e mais da metade, 66,7%, afirmou ser muito boa, 30,3% respondeu ser boa e apenas 3%, regular. Em sequência, diante da indagação a respeito da abordagem teórica, 66,7% explicou ser muito boa e 30,3% ser boa, porém, 3% fez uso do termo “Achei detalhado ao extremo” na sua resposta. E diante dos dados coletados através do questionário, fica evidente para os organizadores que a metodologia de ensino utilizada foi adequada, porém, ainda cabe melhorias. Além disso, a Liga Acadêmica de BIM conseguiu melhorar o seu networking, ampliar os seus contatos e divulgar ainda mais o seu trabalho. Deste modo, com o evento realizado, a Liga conseguiu observar a eficácia dessa nova linha de atuação, que fora a capacitação de empresas, para ambos os lados, organizadores e público. Como também, esse evento foi de muita importância para a ampliação dos conhecimentos de didática e comunicação dos membros da LABIM. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/37ICE-ZquOE
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pimenta Silva Paiva, Lucas, Fidelis Marcio Santos Rabelo de Melo Júnior, Rogério Menezes Filho, Leonardo Alves Vieira, and Felipe Oliveira e Silva. "Análise de erros para alinhamento em AHRS: Algoritmos QUEST e SAAM." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1315.

Full text
Abstract:
O alinhamento é uma fase que antecede a etapa de navegação, e é responsável pela determinação da orientação do veículo. Contudo, sensores inerciais de baixa qualidade não são recomendados para realizar o processo de alinhamento. Diante disso, alguns autores propõem a utilização de magnetômetros integrados aos sensores inerciais, os quais medem o vetor de densidade do campo magnético terrestre no alinhamento. Estes sistemas integrados são frequentemente conhecidos como Sistemas de Referência de Orientação e Rumo (AHRS). Este artigo investiga a análise de erros de dois algoritmos para alinhamento em AHRS, a saber, o ESTimador de QUaternion (QUEST) e o Algoritmo de Atitude Super Rápido para Acelerômetros e Magnetômetros (SAAM). Percebe-se, na literatura, que a maioria dos trabalhos que avaliam os erros de algoritmos de alinhamento se limitam a resultados numéricos, e não analíticos. Nesse sentido, este trabalho tem como principal contribuição, a determinação analítica dos erros residuais originados na matriz de transformação de coordenadas (erros de normalidade, ortogonalidade e alinhamento) e nos respectivos ângulos de Euler. Resultados simulados e experimentais são apresentados, corroborando com a análise de erros proposta, e evidenciando o desempenho, principais vantagens e desvantagens da utilização dos algoritmos QUEST e SAAM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Eduardo Ribeiro dos, Pedro Seixas, Cristiane Ramos Magalhães, and Cristiane Lopes Canuto. "Formação executiva em BIM." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.323.

Full text
Abstract:
A adoção de BIM pelas empresas de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) passou a ser necessária , após a sanção do decreto nº 10.306 de 02 de abril de 2020 para atender as demandas governamentais na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia. Nesse contexto, a Fundação Getulio Vargas (FGV), se estruturou para entregar ao mercado o curso de Formação Executiva em BIM, cujo principal objetivo é desenvolver nos gestores as competências para liderar equipes, empresas e projetos no ambiente BIM, de modo a apoiar e impulsionar a adoção BIM a partir das demandas geradas. Para Brasil (2020), BIM é “o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, que sirva a todos os participantes do empreendimento, em qualquer etapa do ciclo de vida da construção”. Por isso, sua implementação por uma empresa da área AECO não pode se pautar em simplesmente adotar uma ferramenta e sim construir um pensamento que ocasionará em uma mudança de cultura organizacional, onde serão necessários investimentos em infraestrutura, revisão do processo de trabalho e diversos tipos de treinamento (AsBEA, 2013). Na maioria das empresas as decisões empresariais obedecem a uma hierarquia organizada em três níveis: Estratégico, Tático e Operacional. Diante disto, é importante que as capacitações para a efetiva adoção de BIM ocorram em todos os níveis organizacionais. Segundo Succar (2019), os níveis de competências a serem desenvolvidos em uma empresa são: Gerencial, Administrativo, Funcional, Operacional, Técnico, de Implementação, de Suporte e Pesquisa e Desenvolvimento. Ao se tratar do nível gerencial, assuntos como Gerenciamento Geral a partir da adoção de novos sistemas e fluxos de trabalho, Liderança, Planejamento estratégico, Gestão Organizacional e Desenvolvimento de negócios e gestão de clientes se apresentam como itens de foco. Para a formatação da capacitação, diversas discussões com o Instituto de Desenvolvimento Educacional da FGV foram realizadas para o devido alinhamento entre os conteúdos a serem ministrados com conceitos da instituição de ensino que estão relacionados diretamente à gestão organizacional das empresas. O público-alvo de gestores com foco na formação executiva atua em funções e realidades diversas, como por exemplo: proprietários de empresas privadas atuantes na área de construção civil; arquitetos, engenheiros e administradores que atuam em coordenação e gestão nas empresas de projeto e construção; gestores e servidores públicos que trabalham em órgãos federal, estadual ou municipal e necessitam implementar BIM; diretores e coordenadores de instituições públicas, como por exemplo CEF, Ministério Público e TCU, que atuam na fiscalização de obras e seus contratos; secretários e diretores comissionados em órgãos públicos, na implementação de BIM atendendo as demandas de contratação do governo federal, que desde janeiro de 2021, exigem seu uso em projetos e obras. O Programa de Formação foi enquadrado na categoria dos cursos de pós-graduação de Curta e Média Duração e foi estruturado com quatro disciplinas com dezesseis horas cada, totalizando sessenta e quatro horas. É ministrado de forma síncrona e mediada por tecnologia. A ferramenta principal utilizada é a plataforma Zoom e para colaboração e networking entre os alunos, também são utilizadas outros aplicativos como Eclass FGV, Slido e Jambord. As disciplinas são sustentadas em três pilares estratégicos: (a) conceituação, (b) avanços e tendências e (c) aplicabilidade. A primeira trata das questões fundamentais para o entendimento sobre BIM, o atual estado da arte e o potencial na melhoria dos negócios. Como não se trata de uma capacitação para o nível operacional e sim gerencial, nesta disciplina são apresentadas as diversas tecnologias BIM que podem ser adotadas ao longo do processo de planejamento, concepção, execução, operação e manutenção, sem a utilização de softwares. Diante disso, para o desenvolvimento do curso não são necessários nem laboratórios de informática, nem a instalação de softwares BIM pelos alunos em seus computadores. Na segunda disciplina é apresentado o impacto da adoção BIM na gestão organizacional, assim como os novos papéis, competências e responsabilidades a serem desenvolvidos pelas organizações na mudança do negócio. São tratadas, também, questões relacionadas à contratação de projetos e obras e demais serviços a serem executados em BIM, em que são discutidos os direitos autorais dos modelos e suas respectivas responsabilidades. A terceira discute o alinhamento da implementação de BIM com as estratégias organizacionais atuais para a real mudança do negócio. São apresentados conceitos para a reestruturação da empresa na adoção BIM, bem como os diversos níveis de requisitos de informações ligados aos processos, políticas, pessoas e tecnologias. Por fim, a quarta disciplina aponta para o plano de execução BIM (BEP), abordando as fases e os procedimentos desde os requisitos para a contração das disciplinas envolvidas no processo de desenvolvimento dos projetos até os entregáveis para apoiar o gerenciamento do ativo. Assim, a Formação Executiva em BIM, no portfólio da Fundação Getulio Vargas, se configura como um importante instrumento no processo de transformação digital da indústria da construção civil, contribuindo para o impulsionamento da adoção BIM a partir da capacitação dos gestores. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/c99aD8EMhII
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography