To see the other types of publications on this topic, follow the link: Processo de hierarquia analítica.

Journal articles on the topic 'Processo de hierarquia analítica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Processo de hierarquia analítica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Lima, Luciana Leite, and Luciano D'Ascenzi. "Implementação de políticas públicas: perspectivas analíticas." Revista de Sociologia e Política 21, no. 48 (December 2013): 101–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782013000400006.

Full text
Abstract:
O artigo tem dois objetivos inter-relacionados. O primeiro é sistematizar e analisar a literatura sobre modelos analíticos de implementação de políticas públicas. Identificamos dois principais modelos. Um deles é operado com base na valorização de variáveis independentes relacionadas à hierarquia organizacional, com foco no processo de formulação. O outro enfatiza variáveis referentes às características dos espaços locais de implementação e à atuação das burocracias implementadoras. Em comum, os modelos enfatizam as condições materiais do desenvolvimento do processo de implementação. A partir dessa constatação, o segundo objetivo é propor um modelo analítico para o processo de implementação de políticas públicas baseado na integração entre as variáveis centrais daqueles modelos e as ligadas às ideias, aos valores e às concepções de mundo dos atores. Trata-se de uma discussão dos modelos analíticos de implementação de políticas públicas à luz da literatura específica e pesquisas empíricas realizadas pelos autores sobre políticas de saúde e educação. Verificou-se que elementos dos contextos locais de ação como as representações e valores dos atores influenciaram a execução das políticas públicas na medida em que conformaram sua compreensão sobre o problema social e sobre a forma de confrontá-lo. A discussão contribui para a integração dos modelos analíticos sobre implementação e políticas públicas e para sua operacionalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Teixeira, Lauro Augusto Ribas, Sidnei Osmar Jadoski, Robert Faggian, and Victor Sposito. "Efeito de alterações climáticas na aptidão agrícola para cultivo de milho na microrregião de Guarapuava, Paraná." Research, Society and Development 9, no. 4 (March 20, 2020): e76942461. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2461.

Full text
Abstract:
Condições climáticas afetam a produtividade e a viabilidade econômica da agricultura que é desafiada pelas constantes variações de temperatura e precipitação ao longo do tempo. O objetivo deste trabalho foi estimar alterações climáticas na microrregião de Guarapuava no estado do Paraná, analisando os impactos sobre a cultura do milho, utilizando modelagem para cenários futuros e comparando com um cenário base do passado. Foram ajustados modelos de adequação matemática utilizando Análise de Múltiplos Critérios (MCA) e Processo de Hierarquia Analítica (AHP), utilizando os cenários climáticos RCP4.5 e RCP8.5 (IPCC) para o cálculo do índice de aptidão agrícola da cultura considerando as variáveis solo, topografia e clima. Concluiu-se que a projeção de aumento da temperatura média durante o ciclo de cultivo é o fator ambiental de maior impacto para a redução do índice de aptidão agrícola para o milho na microrregião de Guarapuava no ano de 2050.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pitombeira, Liduino, and Marcel Castro Lima. "Systemic Modeling of Camargo Guarnieri’s Ponteio n. 8." OPUS 24, no. 3 (November 21, 2018): 120. http://dx.doi.org/10.20504/opus2018c2406.

Full text
Abstract:
Dividido em três partes, este artigo demonstra o processo de Modelagem Sistêmica do Ponteio n.8, de Camargo Guarnieri, como base para a composição da obra para violino solo de Marcel Castro-Lima, intitulada Preludio. Na primeira parte, a Modelagem Sistêmica é apresentada com seus pressupostos teóricos e fases metodológicas. Em seguida propomos a possibilidade de uma Análise Schenkeriana na qual a Polarização Acústica de Costère oferece uma solução para o problema da hierarquia, decorrente do ambiente pós-tonal da peça analisada. O processo analítco é descrito em detalhes. Por último, demonstramos o processo de Planejamento Composicional de Preludio, a partir do Sistema Composicional resultante da modelagem do Ponteio n. 8.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Calmon, João Luiz, and Celso Silva Bastos. "Conservação de água em shopping centers: análise das percepções dos atores envolvidos nos projetos e gestão, com o uso do processo de hierarquia analítica." Engenharia Sanitaria e Ambiental 26, no. 3 (June 2021): 557–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220190149.

Full text
Abstract:
RESUMO As áreas urbanas buscam novas opções de serviço de água, para garantir o abastecimento. A literatura acadêmica versa sobre o pensamento de que a crise hídrica está relacionada ao crescimento urbano; no entanto, o fator predominante é o aumento do consumo, independentemente do crescimento populacional, pois fatores comportamentais devem ser revistos a partir de simples hábitos diários. Os empresários não focam apenas nas questões de economia ou da discussão ambiental, de mais vale a garantia da autonomia, pois a insegurança hídrica é cada vez mais crescente. Empreendimentos como os shopping centers poderão consumir volumes de água equivalentes ao consumo de 5 mil pessoas. Para saber as percepções dos atores envolvidos no design e na gestão de shopping centers, este trabalho utilizou o método AHP, com a aplicação de questionários e resultados combinados. Dados resultantes demonstram que o conhecimento dos envolvidos nem sempre corresponde aos conceitos de conservação de água e que uma melhor sinergia entre a ciência e o mercado deve estar mais próxima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Wollmann, Dewey, Maria Teresinha Arns Steiner, Guilherme Ernani Vieira, and Patrícia Arns Steiner. "Avaliação de operadoras de saúde por usuários pelo método Analytic Hierarchy Process." Revista de Saúde Pública 46, no. 5 (October 2012): 777–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102012000500003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar a qualidade dos serviços oferecidos por empresas operadoras de planos de saúde, segundo a percepção de usuários. MÉTODOS: Estudo transversal com 360 usuários de sete operadoras de planos de saúde da cidade de Curitiba, PR, e região metropolitana em 2008. Foi aplicado questionário sobre as preferências dos usuários em relação a seis atributos (localização dos pontos de atendimento; efetividade da ação dos médicos, clínicas e hospitais; rapidez e amabilidade no atendimento; facilidade na liberação de guias; preço; abrangência da rede credenciada) de cada uma das empresas operadoras. Para a análise das respostas foi utilizado o método Analytic Hierarchy Process (AHP, ou Processo Analítico de Hierarquia), ferramenta de análise de decisão e planejamento de múltiplos critérios. RESULTADOS: O atributo mais valorizado pelos usuários foi "preço". As empresas foram agrupadas em dois conjuntos de preferências em relação aos atributos: dos sete planos de saúde, dois apresentaram menor preferência (entre 23% e 19%) e cinco, maior preferência (em torno de 10%). CONCLUSÕES: Com esse tipo de pesquisa, as empresas operadoras de planos de saúde poderiam reformular suas estruturas, processos, preços e redes credenciadas com o objetivo de melhorar seu posicionamento no mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Magnus, Maria Carolina Machado, and Ademir Donizeti Caldeira. "Espreitando a emergência da Modelagem Matemática na Educação Matemática." Revista BOEM 8, no. 17 (November 29, 2020): 17–33. http://dx.doi.org/10.5965/2357724x08172020017.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo analisar quais foram as condições de possibilidade para que o discurso da Modelagem Matemática emergisse na Educação Matemática brasileira. Para isso, lançou-se mão de aportes teórico-metodológicos vinculados às teorizações do filósofo Michel Foucault. O material analítico abrange teses e dissertações defendidas no Brasil no período entre os anos de 1976 e 1999, as quais tematizaram a Modelagem Matemática na Educação Matemática. A análise desses estudos evidenciou que a emergência do discurso da Modelagem ocorre em meio a uma crise no ensino de Matemática. Essa crise foi problematizada, no presente artigo, a partir do seguinte enunciado: “Os alunos têm dificuldade na aprendizagem da Matemática”. A dificuldade na aprendizagem de Matemática é justificada pelo argumento de que os alunos não teriam base, uma vez que não aprenderam os conteúdos ensinados nos anos anteriores. Tal asserção evidencia as noções de norma, ordem, sequência e hierarquia dos conteúdos matemáticos. Sendo assim, a emergência do discurso da Modelagem operaria um deslocamento na maquinaria curricular. Ou seja, as práticas seriam guiadas pela contingência, pelo caos em detrimento da ordem, da hierarquia, da sequência e da norma. Porém, ela não criaria fissuras ou trincas no discurso curricular; pelo contrário, legitimaria a busca por táticas efetivas que incidam positivamente no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, a Modelagem funcionaria como uma engrenagem na busca pelo melhor funcionamento daquilo que está posto em termos de Educação Matemática no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Amorim, Marcelly Olívia Fernandes, and Érika De Freitas Arvelos. "Intermezzo: o xamã e o médico, uma análise sobre doença e cura." Revista Ñanduty 6, no. 9 (December 11, 2018): 42–63. http://dx.doi.org/10.30612/nty.v6i9.9518.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda os pontos de intersecções entre o pensamento ocidental e a concepção dos povos originários em relação ao significado que atribuem à doença e à cura. À vista disso, nosso objetivo central é estabelecer relações entre esses dois saberes sinalizando suas dissonâncias e simetrias. Por se tratar de práticas que envolvem uma multiplicidade de questões e agentes, foi necessário um recorte, e nesta pesquisa nossa análise se refere à figura do xamã na prática de cura xamânica, e a figura do médico nas sociedades ocidentais. Para tal empenho analítico nosso referencial se volta ao cabedal teórico da antropologia, história, filosofia e linguística. A pesquisa rompe com qualquer perspectiva de uma hierarquia epistemológica entre esses dois saberes (xamanismo e medicina ocidental) tendo como pano de fundo os dilemas éticos, culturais, históricos, sociais e políticos inerentes a concepções ontológicas de conhecimentos distintos que acompanham o processo histórico de formação dessas práticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dulci, Luciana Crivellari. "Moda e modas no vestuário." Revista de História, no. 178 (May 23, 2019): 1–27. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.137649.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe uma análise comparativa acerca de dois momentos da moda no vestuário. O primeiro refere-se às teorias que inicialmente compreenderam o fenômeno da moda como uma hierarquia simbólica entre classes que ditam e classes que copiam moda. Esta perspectiva analítica explicou a moda desde o seu surgimento no Ocidente até meados do século XX. O segundo momento trata das modas plurais do tempo presente que, acredita-se, não podem mais ser explicadas por este primeiro cenário teórico. A investigação buscou evidenciar regularidades e singularidades entre os diferentes contextos de moda, examinando até que ponto a proposta analítica da hierarquia simbólica ainda explica as modas contemporâneas e em quais aspectos as modas plurais de hoje se diferenciam no seu movimento de renovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

BOHN, Graziela Pigatto. "Processos e representações lexicais: o caso das vogais posteriores do dialeto paulista." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 33, no. 2 (August 2017): 413–36. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4450006466861154.

Full text
Abstract:
RESUMO De acordo com a Teoria da Hierarquia Contrastiva de Traços (DRESHER, 2003; 2009), a representação lexical dos segmentos deve ser hierarquicamente disposta com base nos contrastes e nos processos fonológicos que afetam os segmentos da língua. Com base nessa teoria, (Lee, 2008) propõe que as vogais do português brasileiro sejam representadas a partir da seguinte hierarquia de traços: [baixo] > [recuado] > [alto] > [ATR]. Vemos, entretanto, que tal hierarquia não consegue explicar um processo fonológico tal como ocorre no dialeto paulista: a elisão vocálica que, nesse dialeto, afeta as vogais átonas finais /a/ e [u] (cf. NOGUEIRA, 2007 e SANTOS, 2007). O presente artigo apresenta uma proposta de representação lexical que agrupa essas vogais sob um mesmo contraste fonológico, capturando o fato de elas serem alvo de um mesmo processo fonológico no dialeto paulista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Luiz Cláudio Vieira. "O teatral do mundo." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 7 (December 31, 2000): 86. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.7.0.86-90.

Full text
Abstract:
Este ensaio busca trabalhar o elemento teatral na obra de Guimarães Rosa, entendendo-o como processo de representação do real por meio de sua transformação em texto/discurso, e como processo de carnavalização pela abolição da hierarquia e multiplicação das versões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Oliveira, Sandra. "Rutura psicótica e a vivência analítica." Revista Portuguesa de Psicanálise 41, no. 1 (June 30, 2021): 58–63. http://dx.doi.org/10.51356/rpp.411a5.

Full text
Abstract:
A autora parte de pressupostos essenciais acerca do processo de simbolização e da sua falha para abordar a forma como os elementos não nomeados e não representados que residem na parte psicótica da mente do paciente mantêm uma área da mente inacessível ao processo analítico, potenciando assim a eclosão de uma rutura psíquica grave. Tais ruturas são, por vezes, tão surpreendentes quanto inesperadas e colocam dificuldades incontornáveis na vivência e manejo do processo analítico. Sublinha-se então a importância do setting interno do analista enquanto película contentora suficientemente capaz de transformar e integrar os diferentes fenómenos que ocorrem na sessão analítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Andrade, João Carlos de. "Química analítica básica." Revista Chemkeys 2 (November 24, 2020): e020004. http://dx.doi.org/10.20396/chemkeys.v2i..14771.

Full text
Abstract:
As reações químicas que ocorrem com transferência de elétrons são conhecidas como reações de oxidação-redução, reações de óxido-redução ou, simplesmente, reações redox. A perda ou ganho de elétrons é, formalmente, indicada pela variação do número de oxidação das espécies envolvidas no processo. Esta transferência de elétrons pode ocorrer diretamente do agente doador para o agente aceitador, por contato íntimo entre as espécies reagentes, ou por transferência indireta dos elétrons. Para compreender como esses sistemas químicos funcionam, deve-se conhecer o funcionamento de uma cela eletroquímica e a equação de Nernst, com todas as suas implicações. Estes são os temas centrais desse artigo didático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Ramos, Lila de Fátima de Carvalho, and Sônia Maria Bufarah Tommasi. "A volta do filho pródigo: um entendimento sobre a teoria da Psicologia Analítica." Semina: Ciências Sociais e Humanas 41, no. 1 (April 30, 2020): 45. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2020v41n1p45.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo identificar alguns conceitos básicos da Psicologia Analítica na pintura de Rembrandt, inspirada na parábola “O filho pródigo”, retirada da Bíblia – Evangelho de Lucas, capítulo XV, versículos 1-32. Consideraram-se os preceitos da Psicologia Analítica sobre individuação, consciente, inconsciente pessoal, coletivo, anima, animus, self, persona, símbolos, complexos, complexo paterno, processo de individuação, arquétipos e sua correlação com a expressão artística religiosa. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica nos sites do portal CAPES e Scielo dos últimos cinco anos, artigos, livros da abordagem da psicologia analítica. Em síntese, ficou reiterado que há contribuição das artes no processo da Psicologia Analítica, pois tanto a Parábola do Filho Pródigo quanto a pintura de Rembrandt ilustram a codificação simbólica no processo de individuação do homem. Desse modo, compreendeu-se que o ser humano é um conjunto em transição contínua, em processo de aprimoramento incessante sob todos os aspectos considerados (filosóficos, sociológicos, espirituais, éticos, morais). Assim, nesse processo ininterrupto de transformação, surgem complexidades nas quais alguns conflitos desaparecem e outros permanecem na sua história antropológica, ancestral, como perspectivas de apreensão, conquistas que devem ser logradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Mohajer, Mohammad, and Mohsen Gerami. "USANDO VEÍCULOS ECOLÓGICOS COMO UMA ALTERNATIVA PARA MELHORAR A QUALIDADE DO AR NAS METRÓPOLES IRANIANAS." Tecnologia e Ambiente 26 (November 10, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.18616/ta.v26i0.5680.

Full text
Abstract:
RESUMOO Irã como país em desenvolvimento está enfrentando uma quantidade excessiva de poluição do ar em suas grandes cidades. Parece que usar veículos elétricos / híbridos é uma solução apropriada, mas qual carro será mais compatível com a sociedade, o ambiente e as pessoas do Irã ainda é vago? Para responder a essa pergunta, projetamos nosso modelo no qual os quatro híbridos mais populares mundialmente / A eletricidade foi analisada com base nas idéias de especialistas. Em geral, é utilizado o método analítico-descritivo, a comunidade da pesquisa inclui todos os especialistas no campo da gestão ambiental e o tamanho da amostra é obtido usando o método objetivo não aleatório (10 especialistas foram questionados) para priorizar entre carros diferentes com base em um método processo analítico de hierarquia. Os resultados mostraram que, com base na perspectiva dos especialistas, veículos totalmente elétricos são preferencialmente mais compatíveis com a situação do Irã do que veículos híbridos. A característica mais significativa que é contribuída para os veículos elétricos é o alto nível de eficiência de combustível e a menor quantidade de poluição atribuída ao seu motor elétrico, o que significa que eles não liberarão nenhuma poluição no ar. Finalmente, com base nos resultados, sugerimos algumas estratégias, entre as quais a substituição de veículos a combustível antigos e de baixa eficiência, aplicando impostos excessivos regularmente.Palavras-chave: Veículos Elétricos / Híbridos, Poluição do Ar, Transporte Urbano.USING GREEN VEHICLES AS AN APPROACH TO IMPROVE AIR QUALITY IN IRANIAN METROPOLISESNowadays due to the overwhelming levels of pollution, especially in large cities, going green, which means products have higher levels of energy consumption efficiency, is one of the crucial features of any product. In fact being green for vehicles which are responsible for majority of air pollution is significant, therefore companies are trying to product more environment-friendly cars and governments are more intended to place more environmental standards on this industry. Iran as a developing country is facing excessive amount of air pollution in its big cities and it is necessary for this country to invest on more environmental products, especially in transportation system which release a numerous level of air and noise pollution into the environment. It seems, it will be an appropriate approach for this country to produce or import Electric/Hybrid vehicles, but which car will be more compatible with Iran’s society, environment and people situation is still vague, in order of answering this question we designed our model in which 4 most globally popular Hybrid/Electric has been analyzed based on experts’ ideas. In general, descriptive-analytic method is used, the survey community is included all experts in the field of environmental management and sample size is obtained using non-random objective method (10 experts have been questioned) for prioritizing between different cars based on an analytic hierarchy process. The results showed that based on the experts’ perspective, fully electric vehicles are would rather be more compatible with Iran’s situation than Hybrid ones. The most significant feature that is contributed to Electric vehicles is about their high level of fuel efficiency and the least amount of pollution attributed to their Electric engine, which means they will release no pollution into the air. We finally based on the results, suggested some strategies, among which replacing old and low efficient fuel vehicles, placing excessive tax on regular cars and Tax exemption(for driving, importing and manufacturing electric cars) are the practical approaches for government in order to engage people buying-using more efficient cars. Keywords: Electric / Hybrid Vehicles, Air Pollution, Urban Transportation
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Takahashi, Vanessa Fátima de Medeiros, and Stelamaris Rolla Bertoli. "Relação entre atributos acústicos e características arquitetônicas de salas de concerto aplicando o método da síntese da forma." Ambiente Construído 12, no. 1 (March 2012): 193–205. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212012000100013.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta as relações das características arquitetônicas com a qualidade sonora da sala de concerto da Filarmônica de Berlim. Este estudo foi realizado por meio do método da síntese da forma proposto por Alexander, constituindo-se na primeira desta metodologia em projetos acústicos. A utilização desse método como uma ferramenta de análise procura compreender as soluções adotadas por cada projetista no desenvolvimento do projeto, e com isso otimizar o processo de projeto, tornando-o mais claro e menos dependente da tentativa e erro. Por meio dessa metodologia conseguiu-se estabelecer uma hierarquia de relações e de dependência das características do projeto arquitetônico da Filarmônica de Berlim. O resultado dessa hierarquia permitiu entender como o projeto se articula e como uma determinada característica arquitetônica influi no resultado da acústica da sala. Essa otimização do processo de projeto busca melhorar o diálogo e o desempenho da equipe envolvida no projeto, assim como evitar erros dispendiosos já que o processo se torna mais transparente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Andrade, D., and M. de Campos. "Análise do processo cognitivo na construção das figuras de Lissajous." Revista Brasileira de Ensino de Física 27, no. 4 (December 2005): 587–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172005000400012.

Full text
Abstract:
Fazemos uma breve análise da hierarquia de objetivos educacionais no domínio cognitivo seguindo a taxonomia sugerida por Bloom. Por outro lado, usamos a computação algébrica para construir as figuras de Lissajous e as comparamos com as já existentes na literatura. Classificamos a comparação das figuras obtidas com as já existentes como um processo ao terceiro nível da taxonomia de Bloom, o de aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Mori, Angel Corbera. "Zúñiga, Fernando (2006). Deixis and aligment. Inverse systems in indigenous languages of the Américas." LIAMES: Línguas Indígenas Americanas 8, no. 1 (April 28, 2010): 143. http://dx.doi.org/10.20396/liames.v8i1.1476.

Full text
Abstract:
A grande maioria das línguas naturais induz seus falantes a representarem estados transitivos dos eventos, nesse processo determinadas entidades recebem maior atenção em detrimento de outras, tratadas como menos proeminentes. Da mesma forma, em muitas línguas os processos morfossintáticos evidenciam que as estruturas lingüísticas são sensíveis a uma hierarquia subjacente das entidades condicionadas por parâmetros de tipo semântico, referencial e/ou pragmático. Por exemplo, em línguas indígenas norte-americanas os argumentos se ordenam com base em uma hierarquia de animacidade em que a 1a e 2a pessoas ficam em um degrau mais alto da hierarquia, e os nomes inanimados em um degrau mais baixo. Nesse sentido, em uma construção sintática os marcadores no verbo podem indicar se o sintagma nominal [animado] é A (relação direta) ou se é P/O (relação inversa).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Furian, Leonardo. "DIREITO-DEVER FUNDAMENTAL E HUMANO DO AMBIENTE E O BLOCO DE CONSTITUCIONALIDADE BRASILEIRO." Revista de Direito Ambiental e Socioambientalismo 6, no. 1 (August 20, 2020): 118. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9628/2020.v6i1.6717.

Full text
Abstract:
O presente artigo versa sobre o bloco de constitucionalidade brasileiro e os tratados de direito do ambiente, sob a perspectiva da Constituição brasileira de 1988 que possui cláusula de abertura do catálogo dos direitos fundamentais. A questão proposta é se as Convenções de direito ambiental ingressam no ordenamento jurídico nacional em que hierarquia: legal, constitucional ou supralegal. Discute-se com os argumentos da doutrina, que se debruça sobre a temática mais ampla dos tratados de direitos humanos desde o Congresso Constituinte e resume-se a evolução jurisprudencial do STF até os julgados mais recentes. A pesquisa é bibliográfica e a metodologia analítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Joyce Mary Adam de Paula e. "Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão." Cadernos de Pesquisa, no. 112 (March 2001): 125–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742001000100006.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Pereira Filho, Albano Dias, Saulo Carvalho de Souza Timóteo, Dailson Evangelista Costa, and Tiago Soares dos Reis. "CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ANALÍTICA EM UMA TURMA DA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 7, no. 1 (May 20, 2019): 288–311. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.a2019.v7.n1.p288-311.i7865.

Full text
Abstract:
O presente trabalho destaca o uso do software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem em Geometria Analítica. Buscamos investigar sobre a seguinte questão: que contribuições a utilização do software Geogebra proporciona ao processo de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica em uma turma da 3ª série do Ensino Médio? Nesse sentido, objetivamos analisar as contribuições que a utilização do software Geogebra proporciona ao processo de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica em uma turma da 3ª série do Ensino Médio. Esta investigação se constitui como uma pesquisa qualitativa exploratória e de campo, uma vez que foi desenvolvida junto a um grupo de 23 discentes do Ensino Médio Integrado ao Meio Ambiente do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Porto Nacional. Para tanto, desenvolvemos um questionário ao final das aulas com os discentes no intuito de coletar as informações necessárias para podermos analisar as possíveis contribuições do uso do software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem dos participantes. A pesquisa evidenciou que o software Geogebra contribui para o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem de matemática em aspectos didáticos e pedagógicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Reva, Valeria. "Os princípios de adaptação e optimização no processo de estruturação das organizações." Gestão e Desenvolvimento, no. 12 (January 1, 2004): 123–44. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2004.108.

Full text
Abstract:
O dinamismo e a imprevisibilidade do ambiente põem em destaque o problema de adaptação da empresa às alterações deste. Na resolução do problema torna-se extremamente importante o tipo de estrutura organizacional, uma vez que somente as estruturas organizacionais flexíveis são capazes de assegurar uma rápida adaptação da organização às alterações ambientais. A flexibilidade da estrutura depende tanto da diversificação e do tipo de produção como do método de estruturação utilizado na elaboração da estrutura. Neste artigo dedicamos a nossa atenção ao problema da estruturação das organizações num contexto de optimização e apresentamos o método de optimização "step-by-step", baseado no uso dos algoritmos de "cluster analysis". Este método é orientado na optimização e avaliação da estrutura nos vários níveis de hierarquia ao longo da elaboração da estrutura. A abordagem de optimização "step-by-step" permite iniciar o processo de reestruturação a partir de um qualquer nível de hierarquia, o que possibilita uma rápida análise das capacidades de adaptação da organização às alterações das condições de funcionamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Santos de Brito, Carolina Gonçalves, and Carla Cristina Lima De Almeida. "“O sexo do trabalho”: reflexões sobre experiências laborais de trabalhadores/as transexuais e travestis." Simpósio Gênero e Polí­ticas Públicas 6 (January 14, 2021): 1544–63. http://dx.doi.org/10.5433/sgpp.2020v6.p1544.

Full text
Abstract:
Trata-se de uma reflexão acerca das experiências laborais de trabalhadores/as transexuais e travestis, cuja direção analítica debruça-se a pensar, especialmente, de que modo este segmento é incorporado na divisão sexual do trabalho. Hierarquia, subordinação e desigualdade de gênero (re) produzidas no interior das relações e práticas de trabalho conformam condições ainda mais precárias de inserção e permanência de pessoas trans no mundo do trabalho. Nesta esteira, problematiza-se as políticas públicas de trabalho, emprego e renda em torno do recorte da diversidade de gênero, bem como o direito à saúde, ao nome social e à retificação do registro civil de modo interseccionado ao direito ao trabalho de pessoas trans.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Santos, Bruna Navarone. "Emoções para sentir e pensar: interações entre professores e alunos." Revista Ensaios 17 (March 31, 2021): 49–66. http://dx.doi.org/10.22409/revistaensaios.v17.40845.

Full text
Abstract:
Pretende-se compreender o papel das emoções no processo formativo dos jovens de escolas estaduais em Nova Iguaçu, mediante análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com dois professores e dois alunos destas escolas. Considerando os sentimentos que expressamos como mediados por normas coletivas implícitas que orientam comportamentos, investiga-se como as emoções nas performances dos docentes e discentes são expressadas para lidar com o processo de ensino e aprendizagem. Também se analisa alguns significados atribuídos à hierarquia na relação entre educadores e estudantes, e como ocorre a negociação destas posições hierárquicas entre eles no processo de ensino e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Oliveira, João Pedro Silva, Georgyson Dias Neo, Carlos Eduardo Lima Dos Santos, Bruno Berner Dos Santos, and Gustavo Simão Rodrigues. "ANÁLISE NUMÉRICA E ANALÍTICA DA CARGA NO PROCESSO DE ROLAMENTO." Semioses 12, no. 2 (July 27, 2018): 38–50. http://dx.doi.org/10.15202/1981996x.2018v12n2p38.

Full text
Abstract:
The rolling process is of great importance to the industry and the understanding is a fundamental function for its design and use. Currently there are two traditional processes for steel rolling: Hot rolling (from 1300 ⁰C to ⁰700 C) and cold rolling (at room temperature). The process consists in reducing the cross section of a billet by means of compressive forces, applied by rolling rolls, mounted in a rolling mill. In order to control the efforts in the mill, the billet usually passes several times between the rollers, with a thinner thickness each time less. Between each rolling, annealing processes may be applied to recover the ductility of the reduced metal by the scrubbing and pickling to remove the oxide layer formed on the surface. A good calibration of the rolling mill and material is important to avoid rolling defects, generating products with imprecise dimensions and undesirable deformations. Two mathematical models can be presented: Homogeneous Deformation Method and Equilibrium Method. A case study is proposed. The study consists in calculating the efforts required to laminate a defined steel billet, comparing both analytical formulations to the results obtained by Finite Element Method developed in ABAQUS software. The results of the analytical path are compared with the simulation results. Finally, the difference of the presented results can be explained by the consideration of the increase of the tension for plastic deformation due to the hardening by ABAQUS software.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Anísio Caldas, Gabriel Aparecido, and Norton Maldonado Dias. "INFLUÊNCIA DA HUMANIZAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL NO HISTÓRICO DE VALORAÇÃO DAS NORMAS JURÍDICAS PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL BRASILEIRO." Científic@ - Multidisciplinary Journal 4, no. 2 (December 5, 2017): 102. http://dx.doi.org/10.29247/2358-260x.2017v4i2.p102-115.

Full text
Abstract:
RESUMO O trabalho faz um retrocesso no histórico da atuação do Supremo Tribunal Federal com a finalidade de acompanhar julgados influenciados por normas celebradas em Tratados e Convenções Internacionais durante o processo de codificação do Direito Internacional. A proposta sonda a hipótese de relação do processo de Humanização do Direito Internacional com as alterações da hierarquia das normas previstas em Tratados e Convenções Internacionais dentro do ordenamento jurídico brasileiro. Fica, bastante, claro que as oscilações verificáveis na atuação do Supremo Tribunal Federal quanto à hierarquia das normas internacionais deixaram de ter valor comum de legislações ordinárias para status especiais de supralegalidade e, até, de emendas constitucionais. Tratando-se, ao final, justamente, das influências do fenômeno da Humanização do Direito Internacional no processo de hierarquização das normas internacionais no ordenamento jurídico brasileiro quando, especificamente, versassem por direitos humanos. Palavras-chave: Hierarquia das Normas Internacionais. Direitos Humanos ABSTRACTThe work makes a step back in the history of the action of the Federal Supreme Court in order to accompany those judged to be influenced by norms established in International Treaties and Conventions during the codification process of International Law. The proposal examines the hypothesis of a relationship between the process of Humanization of International Law and the changes in the hierarchy of norms foreseen in International Treaties and Conventions within the Brazilian legal system. It is quite clear that the verifiable oscillations in the Federal Supreme Court's performance regarding the hierarchy of international norms have no longer common value of ordinary legislation for special statuses of supralegality and even constitutional amendments. In the end, it is precisely because of the influence of the phenomenon of the Humanization of International Law in the process of hierarchizing international norms in the Brazilian legal system when they specifically deal with human rights.Keywords: Hierarchy of International Legal Norms. Human rights.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Castiel, Sissi Vigil. "Sublimação e clínica psicanalítica." Psicologia: Ciência e Profissão 30, no. 1 (2010): 22–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932010000100003.

Full text
Abstract:
A participação da sublimação na clínica analítica foi vista de diferentes formas por Freud. A técnica analítica tem sido, desde seus primórdios, a possibilidade da emergência da palavra e do simbólico. No entanto, esse processo passa por muitas rupturas, nas quais as estratégias da clínica vão se remodelando. Pretendo indicar essas transformações e os impasses pelos quais passa a técnica analítica em Freud até sua forma final. Dentro desse contexto, pretendo destacar o papel da sublimação na técnica analítica e a sua relação com a direção da cura, no sentido de que as criações de um sujeito são parte importante da dimensão terapêutica da análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Oliveira, Luiz Cláudio Vieira. "O teatral do mundo." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 7 (December 31, 2000): 86–90. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.7..86-90.

Full text
Abstract:
Resumo: Este ensaio busca trabalhar o elemento teatral na obra de Guimarães Rosa, entendendo-o como processo de representação do real por meio de sua transformação em texto/discurso, e como processo de carnavalização pela abolição da hierarquia e multiplicação das versões.Palavras-chave: representação; texto/discurso; mimese.Abstract: This essay trys to show how the theatrical element in Guimarães Rosa represents the real by transforming it into a text/discourse and carnavilizing it through the demolition of hierarchy and the multiplication of versions.Keywords: representation; text/discourse; mimesis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Andrade, João Carlos de. "Química analítica básica." Revista Chemkeys 1 (December 17, 2019): e019003. http://dx.doi.org/10.20396/chemkeys.v1i0.12359.

Full text
Abstract:
As interações entre os solutos e o solvente são processos complexos, que envolvem a liberação ou absorção de calor e mudanças no ambiente do soluto e na estrutura e propriedades do solvente. Assim, os processos de dissolução e de solvatação podem ser considerados primariamente como reações químicas. Em particular, no processo de solvatação em solução aquosa, as moléculas do solvente se associam aos íons em solução, formando camadas ao redor do íon central [1]. Observa-se que alguns sais, como o NaCl, ao serem dissolvidos em água para formar uma solução homogênea, produzem uma solução com pH neutro. Entretanto, outros sais resultam em soluções aquosas básicas ou ácidas. De fato, quando sais de ácidos fracos com bases fortes e de ácidos fortes com bases fracas são dissolvidos em água, a solução final apresentará um pH diferente de 7,00. No primeiro caso a solução final será básica e estes sais são chamados de sais de reação básica, enquanto no segundo caso as soluções resultantes são ácidas e os sais conhecidos como sais de reação ácida. Além dos acetatos, os exemplos mais comuns citados em livros texto como exemplos de sais de reação básica são os carbonatos e os fosfatos de metais alcalinos (ex: Na2CO3 e NaH2PO4), enquanto o NH4Cl é o exemplo mais comum entre os sais de reação ácida. Este fenômeno é conhecido como hidrólise (“clivagem pela água”) e usado nos livros texto para descrever as propriedades ácidas ou básicas que muitos sais conferem à solução ao serem dissolvidos em água. No entanto, os ânions como acetato, carbonato, fosfato e cianeto, dentre outros, na verdade, são apenas bases fracas, tal qual a amônia, exceto pela suas cargas. O mesmo vale para cátions, como os íons amônio, que devem ser tratados tão somente como ácidos fracos. Sendo assim, este problema se resume em uma questão puramente do tipo ácido-base e assim deve ser tratado. Por esta razão estes conceitos serão revisados e discutidos neste artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Nunes, Djakelânia Alves, Luzia Miscow da Cruz Payão, and Ranilde Cristiane Cavalcante Costa. "Desvios fonológicos na educação infantil." Revista CEFAC 12, no. 2 (April 2010): 331–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462010000200021.

Full text
Abstract:
TEMA: desvio fonológico na Educação Infantil. PROCEDIMENTOS: analisar a intervenção fonoaudiológica baseada na hierarquia dos traços distintivos e na consciência fonológica em uma população de crianças com desvios fonológicos, estudantes da Educação Infantil. RESULTADOS: com a análise dos dados, verificou-se maior predominância de processos de simplificação de líquidas, simplificação de encontros consonantais e simplificação da consoante final. Ocorreu a intervenção fonoaudiológica, na qual apenas uma criança não conseguiu superar as dificuldades encontradas anteriormente no processo de organização fonológica, apresentando ainda ausência de traço distintivo no sistema. CONCLUSÃO: a intervenção fonoaudiológica fundamentada na hierarquia dos traços distintivos e na consciência fonológica ampliou o inventário fonético e o sistema fonológico dessas crianças, melhorando o contraste entre os fonemas e o desempenho das habilidades de manipulação dos sons da fala, consequentemente, proporcionando a inteligibilidade de fala.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Idalgo, E., and E. B. Araújo. "Propriedades estruturais e térmicas de vidros teluretos 20Li2O-80TeO2." Cerâmica 53, no. 327 (September 2007): 325–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132007000300018.

Full text
Abstract:
O presente trabalho reporta estudos sobre a cristalização em vidros teluretos 20Li2O-80TeO2 induzida a partir de tratamentos térmicos realizados sobre vidros com tamanho de partículas entre 38 µm e 75 µm. Estes estudos foram conduzidos em duas matrizes vítreas tratadas e não tratadas termicamente para aliviar as tensões após o quenching, utilizando-se de forma combinada às técnicas de difração de raios X, calorimetria diferencial de varredura e espectroscopia no infravermelho. Os resultados revelaram a presença de três fases cristalinas distintas durante o processo de cristalização e apontaram para uma hierarquia tal que as fases alfa-TeO2 e gama-TeO2 cristalizam-se antecipadamente à fase Li2Te2O5 no vidro 20Li2O-80TeO2 sujeito a tensões mecânicas induzidas durante a síntese. No vidro 20Li2O-80TeO2, livre de tensões mecânicas, não foi possível discriminar esta hierarquia de cristalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Smilde, David. "Religião e Conflitos Políticos na Venezuela: católicos e evangélicos frente ao governo de Hugo Chávez." Religião & Sociedade 32, no. 2 (2012): 13–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-85872012000200002.

Full text
Abstract:
Este artigo se debruça sobre a complexa relação do governo Chávez com a Igreja católica e com o movimento evangélico. O governo Chávez tem repetidamente se confrontado com a hierarquia da Igreja católica na medida em que tem buscado desestabilizar as instituições existentes, incluindo a Igreja. Em contraste, ele atraído o movimento evangélico no processo de estabelecer alianças com novos atores sociais e políticos. No entanto as reações de padres católicos e pastores evangélicos têm variado. Padres, que não têm tido conexão com a hierarquia e trabalham com os membros dos setores populares, tendem a apoiar o governo Chávez. De forma similar, os pastores neopentecostais, que aderem a "Teologia do Domínio," e que não têm uma conexão com o principal grupo evangélico que lidera movimento evangélico, apoiam Chávez.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Almeida, Gladiston Dos Anjos, and Cintia Aparecida Bento dos Santos. "UMA (RE)CONSTRUÇÃO PRAXEOLÓGICA NO ESTUDO DE CONTEÚDOS DA GEOMETRIA COM ALUNOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 9, no. 6 (December 19, 2018): 64. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v9i6.2098.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa de doutorado tomada como instrumento de construção do conhecimento e de ação reflexiva desenvolveu-se no Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática e Metodologia em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP. A presente investigação teve por objetivo o estudo de atividades de geometria com alunos da Licenciatura em Matemática na construção do conhecimento geométrico no âmbito da geometria plana, geometria analítica plana e da geometria analítica vetorial, e visou responder nossa questão de pesquisa, qual seja: Quais as contribuições e restrições do estudo de atividades de geometria na construção do conhecimento geométrico que integre conteúdos da geometria plana, geometria analítica plana e geometria analítica vetorial na formação dos alunos da Licenciatura em Matemática? A interpretação, análise e descrição do estudo das atividades de geometria se respaldou nos pressupostos da Teoria Antropológica do Didático, tendo como unidade de análise a noção de praxeologia matemática. A nossa investigação se fundamentou nos pressupostos metodológicos da Engenharia Didática de Percurso na constituição de um Percurso de Estudo e Investigação, tomado como dispositivo de organização didática do estudo das atividades de geometria. Os resultados da presente investigação apontam que o estudo de atividades de geometria no âmbito da geometria plana, geometria analítica plana e da geometria analítica vetorial com alunos da Licenciatura em Matemática proporciona aos futuros professores a construção do conhecimento geométrico como produto e processo de uma práxis institucional indispensável para suas futuras práticas discentes no que se refere ao ensino e aprendizagem da geometria nas instituições escolares. No estudo das atividades de geometria no âmbito da geometria plana, geometria analítica plana e da geometria analítica vetorial, o Curso de Licenciatura em Matemática se constituiu em um importante espaço de construção do conhecimento da geometria, proporcionando aos alunos uma formação crítica, reflexiva e emancipadora. A partir dos resultados da nossa investigação, destacamos a importância do estudo de conteúdos da geometria que privilegie o papel do aluno da Licenciatura em Matemática como ator do processo de construção do conhecimento geométrico no âmbito da geometria plana, geometria analítica plana e da geometria analítica vetorial.Palavras-chave: Estudo de geometria; (Re)construção praxeológica; Formação de professores de matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Amorim, Henrique. "O tempo de trabalho: uma chave analítica." Sociedade e Estado 28, no. 3 (December 2013): 503–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922013000300003.

Full text
Abstract:
O tempo de trabalho é uma noção central para a análise marxista da sociedade capitalista. De Karl Marx aos nossos dias, a discussão sobre a redução do tempo de trabalho ganhou várias interpretações. Entre elas está aquela que aponta para a progressiva redução do tempo de trabalho. Progressiva, nesse caso, não é entendida com base em sua própria contradição, isto é, como uma necessidade do capital para sua valorização, mas sim como um processo de redução crescente do tempo do trabalho que no limite colocaria a relação de capital em xeque. A partir dessa interpretação, a tendência de redução do tempo de trabalho anunciaria à extinção das relações de produção capitalistas. Estaríamos, com isso, diante de uma perspectiva que se fundamenta em um automatismo social e, portanto, que pressupõe o fim do capitalismo de maneira determinista. Retomando as implicações mais centrais que a reestruturação produtiva, chamada de toyotista, proporcionou, sobretudo aquelas relativas à substituição massiva de trabalhadores por tecnologia informacionais e microeletrônicas, temos como objetivo desse artigo revisitar a noção de tempo de trabalho, tentando, com isso, demonstrar a fragilidade das teses que pressupõe um esgotamento estrutural da sociedade capitalista como fruto de um automatismo do movimento interno de reprodução do capital. Concluímos que estas teses, na prática, mistificam o papel central da luta de classes, primeiro, como elemento determinante do processo de constituição das forças produtivas capitalistas e, segundo, para a superação da subalternidade do trabalho em relação ao capital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Anjos, Maurício Gomes dos. "Relações entre psicologia analítica e o processo formativo do sacerdote católico." Revista Eclesiástica Brasileira 73, no. 290 (October 24, 2018): 409–38. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v73i290.657.

Full text
Abstract:
O presente trabalho contém algumas considerações a respeito da formação do sacerdote católico e sua ligação com a Psicologia Analítica de Jung. A Igreja católica, atenta a este processo, vem demonstrando uma atenção especial ao discernimento vocacional dos candidatos ao sacerdócio, para que a natureza deste ministério seja vivida de acordo com o sacerdócio de Cristo, que é o modelo do Arquétipo sacerdotal de Melquisedec. O trabalho formativo consiste, em parte, na ativação deste arquétipo, mas também na ajuda necessária para um discernimento e desenvolvimento da integralidade do processo formativo, que, na linguagem de Jung, pode estar ligado ao Self, como eixo integrador das dimensões da formação. Outro caminho se relaciona a Cristo (o Si-mesmo na linguagem analítica), como modelo de sacerdote. E, enfim, existe a relação mais aproximada do processo de individuação, que ocorre de forma progressiva e não tem um fim, pois constantemente cada um é chamado a individuar-se, num contínuo processo de amadurecimento psíquico, espiritual, intelectual e pastoral, exigindo de cada vocacionado revisões constantes em vista de um crescimento pessoal.Abstract: The present work contains some considerations about the training of Catholic priests and its connection with Jung’s Analytical Psychology. The Catholic Church, careful of this process, has been giving special attention to the vocational discernment of the candidates to priesthood, in order that the nature of the ministry may be lived in accordance with the priesthood of Christ who is the model for Melquisedec’s sacerdotal archetype. The educational work consists partially in the activation of the archetype, but also in the necessary help towards a discernment and development throughout the training process, that, in Jung’s language, may be linked with the Self as the integrating axle of the educational dimensions. Another path is related to Christ (the Oneself in the analytical language) as a model of priesthood. And, finally, there exists a closer relation with a process of individuation that happens progressively and has no end, for each one is constantly asked to individuate himself, in a continuous process of psychic, spiritual, intellectual and pastoral maturation, demanding of each trainee constant revisions in benefit of his personal growth.Keywords: Educational process. Priesthood. Individuation. Vocational discernment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Moreira, Fernanda Barros. "A transferência na relação analítica: um retorno a Freud e Ferenczi." Semina: Ciências Sociais e Humanas 39, no. 1 (June 30, 2018): 85. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2018v39n1p85.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi fazer um estudo bibliográfico a partir dos textos de Freud e de Ferenczi sobre o fenômeno da transferência na relação analítica, destacando a importância desta como possibilidade de transformação. A transferência possibilita ao paciente reviver afetos inconscientes e, quando a resistência for superada, abre-se uma possibilidade de mudanças profundas. Para Freud, na transferência, o material reprimido pode se tornar consciente, desde que as resistências sejam quebradas. Para Ferenczi, o analista deve dosar a tensão e o desprazer do processo analítico conforme a estrutura do ego do paciente, dando a este o tempo necessário para superar suas resistências. Ambos os autores salientam a dificuldade do manejo da transferência no processo analítico e a importância da análise do psicanalista. A partir da sua própria análise, o analista poderá ocupar a função de espelho essencial no processo de análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Santos, Michelle Steiner dos, Lucileide Leila Tavares Vale Alencar, Filipe de Menezes Jesuino, and Arnislane Nogueira Silva. "A Importância da Espiritualidade como construtora do processo de Individuação." Revista Pró-UniverSUS 12, no. 1 (June 22, 2021): 94–99. http://dx.doi.org/10.21727/rpu.v12i1.2736.

Full text
Abstract:
Considerando a espiritualidade como importante componente da constituição psicológica dos seres humanos, sendo estudada em vários contextos e por vários pesquisadores, este trabalho investigou possíveis relações da espiritualidade com a saúde, embasando-se na Psicologia Analítica para leitura do fenômeno. O método utilizado na investigação foi a pesquisa bibliográfica e análise teórica de literatura junguiana e não junguiana relacionada à temática. Compreende-se espiritualidade como uma busca pessoal pelo sentido da vida, podendo estar relacionada ao sagrado e ao transcendente. Religião é entendida como um conjunto organizado de crenças, ritos e símbolos que podem ou não promover o contato com o sagrado e o transcendente. Jung não se refere explicitamente ao termo espiritualidade, mas este aparece imbricado em sua obra, especialmente quando ele discorre sobre religião e confissão. Por fim, aborda-se a necessidade de se estudar e discutir a espiritualidade na graduação em psicologia e considerá-la pertinente ao processo psicoterapêutico, sem a adoção de uma postura negligente sobre o fenômeno espiritualidade e processo de individuação. Palavras-Chave: Espiritualidade; Individuação; Psicologia Analítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Barbosa, Geraldo Magela. "Processo de dobramento de chapas metálicas." Exacta 7, no. 1 (July 6, 2009): 109–20. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v7i1.1494.

Full text
Abstract:
Nesta pesquisa, estuda-se a solução analítica do momento de dobramento de uma chapa metálica sobre três cilindros. A simulação numérica computacional na obtenção do raio final de dobra é implementada com as formulações. Tensões residuais e retorno elástico são medidos e comparados com os resultados citados nas referências. Na formulação do problema, é mostrado que o momento de dobramento, as tensões internas e a distribuição elástica podem ser expressas em função de parâmetros geométricos (raio de dobramento e espessura) e propriedades do material (módulo de elasticidade, coeficiente de Poisson, coeficiente de resistência, expoente de encruamento). Os resultados teóricos serão comparados com os resultados experimentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Cruz, Dalízia Amaral, Marluce Cristina Araújo Silva, and Elson Ferreira Costa. "A Casa da Madrinha: o processo de individuação na obra de Lygia Bojunga." Anuário de Literatura 26 (April 16, 2021): 01–14. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7917.2021.e74760.

Full text
Abstract:
Consagrada entre os mais destacados escritores brasileiros da literatura infantojuvenil, a narrativa de Lygia Bojunga entrelaça a temática social ao conflito psicológico e ao processo de amadurecimento das personagens protagonistas. Ou seja, elementos do real servem de base para a fantasia, possibilitando várias formas de leitura das histórias criadas pela escritora. Nesse sentido, o presente artigo traz uma abordagem teórico-analítica, em que o objetivo foi analisar a obra A Casa da Madrinha, de Lygia Bojunga (2015), a partir de uma leitura junguiana. A jornada de Alexandre, personagem central, é desvelada como símbolo do processo de individuação. A Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung (1875-1961) foi utilizada como instrumento de revelação do simbólico, do mitológico da obra da escritora, ou seja, para a interpretação do espaço de fantasia da narrativa e do processo de individuação do personagem protagonista da história. Na literatura de Lygia Bojunga, a imaginação não aparece como fator de alienação do real, mas como processo fundamental de transformação e mobilização da vida, onde o personagem Alexandre, na experiência de seu processo de individuação, foi capaz de ressignificar seus espaços de vida exterior e interior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Gonçalves, Jéssica. "Avaliação do processo de ensino e aprendizagem para além dos muros da hierarquia escolar." Revista de Educação Popular 14, no. 2 (March 7, 2016): 44–55. http://dx.doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Rueda, Carlos Velázquez, and José Krishnamurti Costa Ferreira. "A experiência artística como fundamento no processo de individuação." Revista de Humanidades 30, no. 1 (May 10, 2016): 32. http://dx.doi.org/10.5020/23180714.2015.30.1.32-50.

Full text
Abstract:
Consideramos, no presente artigo, algumas relações entre o homem e a arte do ponto de vista do desenvolvimento psíquico. Mais especificamente, tentamos fundamentar como a experiência artística pode ser entendida como fundamento no processo de individuação, um movimento psíquico bastante específico descrito no corpo teórico da psicologia analítica. Para tanto, através de uma indução analítica com base bibliográfica e documental, dialogamos com conceitos de Alfredo Bosi, Carl Jung e John Dewey de forma a construir validade para nossas proposições. No desenvolvimento, especificamos a arte como um processo artístico que envolve as ações de fazer, conhecer e exprimir, ao passo que a experiência, enquanto conceito, representa um envolvimento integral entre sujeito e objeto. Deduzimos nestas bases o conceito “experiência artística” e o relacionamos com o processo de individuação mostrando que através de uma experiência artística existe a ativação de conteúdos psíquicos conscientes e inconscientes que são mobilizados e direcionados em um processo criativo. Considerando a individuação como um movimento que pressupõe a relação entre consciência e inconsciência e a discriminação progressiva dos conteúdos psíquicos coletivos, vemos na experiência artística uma possível catalisadora do processo de individuação uma vez que estabelece o encontro e comprometimento do ego com elementos psíquicos inconscientes e primordiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Seidl, Ernesto. "Uma elite pouco (re) conhecida: o episcopado brasileiro." Tempo Social 29, no. 3 (December 12, 2017): 35. http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.125886.

Full text
Abstract:
O artigo aborda transformações conhecidas pelo espaço do episcopado brasileiro ao longo da segunda metade do século XX. O exame das condições de desenvolvimento da alta hierarquia católica aponta um processo de autonomização institucional e profissionalização do corpo religioso apoiado em dinâmica vigorosa de importação de mão de obra e de modelos de excelência religiosa. Os frutos desse processo são visíveis sobretudo em dois aspectos: uma elite dirigente marcada pelo predomínio de indivíduos do sul e do sudeste do Brasil, oriundos de grupos descendentes de imigrantes do mundo rural; e a valorização de um perfil religioso romanizado, incluindo circulação pelo exterior e o acúmulo de competências culturais e de gestão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Alves, Elder P. Maia. "O mercado global de games: artificação e capitalismo cultural." Arquivos do CMD 4, no. 2 (April 17, 2017): 73–95. http://dx.doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9064.

Full text
Abstract:
Sob que condições sociológicas específicas os videogames têm alterado o seu lugar na hierarquia artística? A pesquisadora Nathalie Heinich examina os processos de elevação do status artístico de determinadas linguagens, artefatos e práticas por meio do conceito de artificação. Este trabalho busca analisar o processo de artificação dos games, inscrevendo-o numa moldura sociológica mais ampliada, qual seja: o capitalismo cultural. Para tanto, explora dois fatores: o primeiro, de ordem artístico-cultural; o segundo, de caráter empresarial-tecnológico. Sustenta que a aproximação umbilical entre o domínio artístico-cultural e econômico-comercial, ocorrida nas últimas duas décadas, criou as condições de possibilidade para o processo de artificação dos games.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Esteves Lacerda, Augusto Flávio, and Aldo Duran Gil. "Limites a democratização do acesso ao ensino no século XXI." CRÍTICA E SOCIEDADE 10, no. 2 (December 22, 2020): 107–25. http://dx.doi.org/10.14393/rcs-v10n2-2020-58392.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar o processo de democratização do acesso a Universidade Pública no período pós-2012. Com base no perfil socioeconômico dos estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior de 2018 e do curso de Medicina das universidades federais de 2016, analisamos o processo de democratização com a intenção de contribuir para o debate sobre os limites, contradições e possibilidades desse processo do acesso à universidade pública. Buscamos descobrir as causas sociais que explicam as contradições inerentes a este processo, entre elas o papel da Universidade na reprodução da estrutura social de classes. Ademais, questiona a ideologia meritocrática, que legitima a hierarquia social de classes com base na justificativa do mérito pessoal e buscamos demonstrar que existem obstáculos e limites para que o processo de democratização se complete no contexto de desenvolvimento do capitalismo periférico no Brasil. Palavras-chave: Políticas educacionais. Democratização do acesso à universidade. Meritocracia. Estado burguês. Marxismo estruturalista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Gromann, Regina Maria Guisard, and Manoel Tosta Berlinck. "Sonho, um observatório psíquico: psicopatologia fundamental e subjetividade." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 6, no. 1 (June 2003): 139–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982003000100008.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo situar o sonho na psicopatologia fundamental, a qual se estabelece na dimensão da subjetividade. O caráter onírico guarda em sua essência a condição de miragem e de observação dos fenômenos psíquicos que se encontram destacados no processo psicanalítico. Desta maneira, pensar no lugar do sonho torna-se a principal condição deste processo, em que o sujeito, ao mesmo tempo contempla os resgates e reencontros dos seus movimentos psíquicos, da mesma maneira que engendra um espaço propício a eles. Desta maneira, propõe-se debater os aspectos constituintes do estado depressivo e as nuances marcadas pela sua passagem, no setting psicanalítico. Assim, a manifestação onírica parece tornar-se um observatório destas passagens constituídas a partir de um sonho sonhado pela dupla analítica, que é transformado em história analítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Hawad, Helena Feres. "A voz verbal e o fluxo informacional do texto." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 20, no. 1 (June 2004): 97–121. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-44502004000100005.

Full text
Abstract:
A gramática tradicional do português postula duas formas de "voz passiva": as chamadas "analítica" e "sintética". O emprego dessas estruturas em textos sugere que elas não são diferentes realizações léxico-gramaticais do mesmo significado. No que diz respeito aos conteúdos semânticos relacionados à metafunção textual da abordagem sistêmico-funcional, elas representam contribuições distintas ao fluxo informacional dos textos. A "voz passiva analítica", que apresenta o participante paciente de um processo como Tema não-marcado, funciona principalmente como um recurso para manter o tópico discursivo, bem como para variar o grau de focalização conferido ao Agente. A "voz passiva sintética", por outro lado, na ordem não-marcada, confere proeminência temática ao Processo, ao mesmo tempo em que o participante paciente, posicionado no Rema, tende a corresponder a informação nova.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Souza, Laura Vilela e., and Manoel Antônio dos Santos. "PROCESSO GRUPAL E ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ATENÇÃOPRIMÁRIA À SAÚDE." Journal of Human Growth and Development 22, no. 3 (October 31, 2012): 388. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.46711.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo discutir a atuação do psicólogo na atenção primária à saúde a partir da proposição de processos grupais alternativos às práticas individualistas. Essas práticas mantêm tradições de hierarquia profissional-usuário e modelos de normatização e medicalização da vida. Inspirados na perspectiva construcionista social, abordamos alguns dos pressupostos que inspiram essa proposta, tais como: (1) processo grupal como alternativa à noção de grupo como uma entidade autocontida, (2) relações colaborativas profissional-usuário com a constante negociação sobre a modalidade de atendimento oferecida e (3) auto-reflexividade para compreensão de seus potenciais e limites. Acreditamos que essa forma de assistência pode inspirar outras práticas grupais que possibilitem consolidar os princípios do Sistema Único de Saúde Brasileiro e que se aproximem do ideal de formação profissional em Psicologia preconizado para o trabalho em políticas públicas de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Shafiyeva, Elnara, Mushfig Mustafayev, Kamila Kazimova, Yamen Valiyeva, and Nigar Nasirova. "THE FACTORS CREATING STRESS IN STUDENTS AND THE WAYS OF ERADICATING THEM." Práxis Educacional 16, no. 38 (January 1, 2020): 365. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6014.

Full text
Abstract:
No artigo, foram investigados os fatores que criam diferentes estresses de caráter nos estudantes que estudam com o sistema de bolonha e o papel dos processos emocionais, volitivos e cognitivos em sua gestão. Indicou-se que, como o processo de ensino é rico em fatores estressogênicos, eles influenciam a saúde psicológica e física dos estudantes. 200 entrevistados, que consistem em estudantes de um a três anos, estudando nas Faculdades Natural e Humanitária, participaram da investigação. A idade média dos sujeitos foi de 18 a 25 anos. 96 deles eram mulheres, enquanto 104 eram homens. Para dizer com mais precisão, 48% dos entrevistados eram mulheres, 52% eram homens. Compilamos a investigação e a validade foi verificada através do método de investigação da pilotagem, por meio das 5 perguntas a seguir: 1) Hierarquia de estresse criada nos alunos com base nos problemas de educação e ensino; 2) Hierarquia de estresse criada nos alunos pelos problemas de humor e saúde. 3) Hierarquia de estresse criada nos estudantes devido a problemas domésticos; 4) “Investigação da auto-regulação vocacional” por A.V. Zverkov və Y.V.Eddman; 5) Maneiras de sair do estresse (gerenciamento do estresse); 6) Nos processos cognitivos, a regulação do estresse consistia em pesquisa de gerenciamento do estresse. Indicou-se que investigar o caráter dos fatores de estresse, hierarquia, possibilidade de seu correto gerenciamento por auto-regulação é importante para a criação de resistência ao estresse e, finalmente, para aumentar a atividade cognitiva dos alunos e as realizações de ensino. No artigo, foram reveladas as formas relevantes usadas para o gerenciamento do estresse e a regulação do estresse pelos alunos, dependendo do caráter do estresse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Andrade, José Célio Silveira. "Formação de estratégias socioambientais corporativas: os jogos Aracruz Celulose-partes interessadas." Revista de Administração Contemporânea 6, no. 2 (August 2002): 75–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552002000200006.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar as interações de Aracruz Celulose com as partes interessadas (stakeholders) durante o processo de formação de estratégias socioambientais corporativas no que tange, particularmente, às demandas de mercado, de regulação e de comunicação. Para alcançar este objetivo, o trabalho utiliza-se da estratégia metodológica de estudo de caso, complementada por técnicas de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e observação não-participante. Por meio de uma grade analítica, construída a partir de premissas das abordagens teóricas dos jogos coopetitivos e stakeholders, neste estudo de caso argumenta-se que para administrar a tensão inerente aos seus interesses corporativos e àqueles dos stakeholders, a Aracruz identifica os elementos mais importantes desses jogos socioambientais e formula estratégias para influenciá-los mediante o planejamento de um sistema de representação e defesa dos seus interesses. Salienta-se que a grade analítica utilizada privilegiou a compreensão da face racional-voluntarista do processo de formação de estratégias socioambientais da Aracruz, e recomenda-se uma análise deste processo não somente por meio do intercâmbio racional como locus de formação de estratégias corporativas, mas também como processo sociopolítico moldado por regras, normas e convenções institucionalizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Oguisso, Taka, and Maria José Schmidt. "Sobre a elaboração das normas jurídicas." Revista da Escola de Enfermagem da USP 33, no. 2 (June 1999): 175–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62341999000200009.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho apresenta uma síntese simplificada do processo de elaboração de lei, a partir de sua conceituação jurídica, requisitos, hierarquia das normas, etapas da tramitação nas duas casas do Congresso Nacional, necessidade de quorum e sanção presidencial até um projeto de lei ser transformado em lei. Tem por objetivo auxiliar os enfermeiros e outras pessoas interessadas no assunto a participar no desenvolvimento de sua profissão através de leis que atendam melhor aos interesses profissionais da classe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Bianchini, Marcos Paulo Andrade, and Alderico Kleber De Borba. "As Ondas Renovatórias do Processo, Neoconstitucionalismo e Processo Democrático no Novo Código de Processo Civil." Revista de Processo, Jurisdição e Efetividade da Justiça 1, no. 2 (October 10, 2016): 61. http://dx.doi.org/10.21902/2525-9814/2015.v1i2.231.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por escopo a análise das ondas renovatórias do processo, do neoconstitucionalismo e do processo democrático no novo código de processo civil. Na elaboração do presente trabalho utilizou-se os métodos dedutivo, dogmático e bibliográfico. Valeu-se do processo metodológico histórico e comparativo. Divide-se a pesquisa em três partes fundamentais: ondas renovatórias do processo, contraditório tridimensional e processo democrático no Novo Código de Processo Civil - NCPC. Atualmente a terceira onda renovatória do processo traz questões novas que merecem reflexão, dentre elas o NCPC, que consagrou a aplicação do contraditório em sua visão tridimensional conhecimento-reação- influência. O direito ao contraditório é o fundamento para decisões democráticas. O NCPC fixou parâmetros para nortear a atividade judicial, estabelecendo um núcleo mínimo de conteúdo quando da prolação de decisões judiciais, positivando a fundamentação analítica, indispensável ao estado democrático de direito e ao devido processo legal, uma vez que concretiza um dos escopos do contraditório tridimensional - o direito das partes de influenciar a decisão. Referida fundamentação, além de impedir o arbítrio, coaduna com o princípio da eficiência, aprimorando e qualificando o direito fundamental da motivação dos atos judiciais, conforme artigo 93, inciso IX, da Constituição Federal. Toda essa evolução contribui sobremaneira para a democratização do processo. As ideologias do processo democrático no NCPC, somadas ao princípio do contraditório em sua visão tridimensional, bem como a fundamentação legítima e qualificada da decisões, representam um avanço significativo rumo a eficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography