Academic literature on the topic 'Processo Multissetorial'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Processo Multissetorial.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Processo Multissetorial"

1

Gomes, Leandro, and Fabio Freitas. "A dinâmica inflacionária no Brasil de 2000 a 2009: uma abordagem multissetorial." Economia e Sociedade 29, no. 1 (2020): 327–57. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2020v29n1art12.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho é analisar, de uma perspectiva multissetorial, o processo inflacionário brasileiro no período 2000-2009. Para tanto, desenvolvemos uma metodologia de decomposição estrutural a ser aplicada ao modelo de preços associado à Matriz Insumo-Produto. Os resultados são analisados com base na hipótese de que em condições normais de funcionamento de uma economia de mercado, a inflação é predominantemente causada pela majoração dos custos de produção. A análise do período 2001-2009 é dividida em três subperíodos. No primeiro, 2001-2003, a variável central para explicar a inflação brasileira é a taxa nominal de câmbio. No segundo, 2004-2005, aumenta a importância do preço das commodities e a influência da dinâmica salarial. No terceiro, 2006-2009, a principal causa do processo inflacionário passa a ser o custo unitário do trabalho. Associada à mudança na trajetória das variáveis distributivas, a importância do setor de serviços na explicação da inflação brasileira aumenta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Paiva, Fernando Santana de, Maira Leon Ferreira, Maria Zilda Fernandes Martins, Selma Luísa César de Farias Barros, and Telmo Mota Ronzani. "A percepção profissional e comunitária sobre a reinserção social dos usuários de drogas." Psicologia & Sociedade 26, no. 3 (2014): 696–706. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822014000300018.

Full text
Abstract:
O processo de reinserção social de usuários de substâncias psicoativas tem se configurado como uma das principais estratégias da Política Nacional sobre Drogas. Haja vista que o uso de substâncias emerge como um dos principais problemas de saúde pública na atualidade, o presente artigo teve como objetivo compreender as percepções dos atores sociais inseridos nas políticas da saúde, assistência social e lideranças comunitárias acerca do processo de reinserção social dos usuários de drogas. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, onde foram realizadas doze entrevistas semiestruturadas com diferentes informantes-chave, inseridos em um território com elevados indicadores de uso de drogas. Os resultados apontam para os desafios no processo de inserção efetiva dos usuários de drogas em razão da existência de uma rede assistencial multissetorial, um profundo processo de estigmatização social, a naturalização do uso de drogas, a responsabilização da família, além da sobrecarga de trabalho nas políticas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pilati, José Isaac, and Mikhail Vieira Cancelier de Olivo. "Privacidade, Pós-modernidade jurídica e Governança digital: o exemplo do Marco Civil da Internet na direção de um novo direito." Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL] 18, no. 1 (2017): 65–82. http://dx.doi.org/10.18593/ejjl.v18i1.7252.

Full text
Abstract:
Resumo: 2014 foi um ano importante para o Brasil quando se analisa a produção normativa relacionada à governança da internet. Isso porque, além da sanção da Lei n. 12.965 (o Marco Civil da Internet), realizou-se o Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet (NETmundial), evento que reuniu em São Paulo representantes de todas as esferas de usuários da rede, além de enviados de diversos países e organizações internacionais. Tanto no decorrer da elaboração do projeto de lei que gerou o atual Marco Civil da Internet quanto no desenvolvimento do referido evento, procedimentos participativos demonstraram-se fundamentais ao processo de construção do Direito referente ao tema, e um assunto ganhou enorme relevância, o direito fundamental à privacidade. Fazendo uso dos exemplos citados como base ilustrativa, neste artigo buscou-se relacioná-los à teoria da pós-modernidade jurídica, chamando a atenção para uma nova perspectiva do direito à privacidade: a coletiva.Palavras-chave: Direito à privacidade. Pós-modernidade jurídica. Internet. Processo participativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Goulart, Gil Monteiro, and Rosane Leal da Silva. "Construção colaborativa e multissetorial: o Marco Civil da Internet e a inédita experiência de regulação no Brasil." Revista de Direitos e Garantias Fundamentais 16, no. 2 (2015): 201. http://dx.doi.org/10.18759/rdgf.v16i2.684.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa o processo participativo multisetorial na elaboração da Marco Civil para a Internet a partir da abordagem teórica sobre a importância da participação política, contrastando-a com as contribuições lançadas no Blog Cultura Digital. O método de abordagem dedutivo foi usado em conjunto com a análise monográfica das contribuições e aspirações dos grupos sociais sobre liberdade de expressão, contrastando essas manifestações com o direito à privacidade no ciberespaço. Concluiu-se que a experiência brasileira foi positiva, porque foi valorizado o usuário, conduzindo a novas formas de regular a Internet.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Engelman, Raquel, Edi Madalena Fracasso, and Vinícius Sittoni Brasil. "A qualidade percebida nos serviços de incubação de empresas." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 17, no. 3 (2011): 802–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-23112011000300009.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços prestados por uma incubadora de empresas a partir da comparação entre as percepções dos gestores de empresas incubadas e da Coordenação de uma incubadora multissetorial de base tecnológica. O estudo foi realizado com base no Modelo da Qualidade de Serviços (SERVQUAL) de Parasuraman, Berry e Zeithaml (1985), cujo foco de análise se direciona para as chamadas "lacunas" da qualidade dos serviços. O método utilizado é o estudo de caso, baseado em entrevistas com o Coordenador da Incubadora Raiar, com os gestores de 9 empresas incubadas, além de dados de fontes secundárias. Com relação à Lacuna 1 (não conhecer a expectativa do cliente), constatou-se que a Incubadora conhece de maneira geral as expectativas das empresas incubadas, contudo, as necessidades específicas de cada empresa não são totalmente conhecidas. Com referência à Lacuna 2 (não definir os padrões de serviços corretamente), concluiu-se que alguns serviços e processos necessitam adequar-se às demandas das incubadas. Quanto à Lacuna 3 (não executar os serviços dentro dos padrões estabelecidos), há diferenças de percepção da Incubadora e das empresas incubadas quanto ao desempenho do serviço efetivamente prestado. Por fim, na Lacuna 4 (não cumprir o que foi prometido), verificou-se que a comunicação da incubadora sobre os serviços a serem prestados, desde o processo seletivo até o final da incubação, é coerente com os serviços efetivamente prestados. O Modelo SERVQUAL se mostrou útil na avaliação dos serviços prestados pela Incubadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Glenda Dantas, and ELAINE CAROLINE RODRIGUES PEREIRA. "Urbanização de Favelas em Foco." Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais - RPPI 5, no. 2 (2020): 192–218. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n2.52564.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta resultados da Pesquisa PAC-URBANIZAÇÃO DE ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS EM JOÃO PESSOA/PB: desenho, implementação e avaliação. Busca-se compreender o processo de implementação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na ação Urbanização de Assentamentos Precários (PAC-UAP). Para tanto, parte-se de um apanhado da literatura sobre implementação de políticas públicas e política habitacional para assentamentos precários, indispensável à compreensão dos elementos teóricos e empíricos que iluminam a compreensão da experiência do PAC-UAP em João Pessoa. Como procedimento metodológico, foi feita revisão bibliográfica, análise documental dos contratos celebrados pelo município no âmbito do PAC-UAP, entrevistas com agentes estatais e visitas de campo aos assentamentos. Admite-se como pressuposto que a experiência de implementação do PAC-UAP, particularmente em relação à longevidade dos projetos, reflete complexidade inerente tanto ao caráter multissetorial e integrado das ações de urbanização de assentamentos precários, quanto à dinâmica interativa estabelecida entre atores estatais e não estatais no contexo da implementação da política pública. Logo, o exame do PAC-UAP em João Pessoa/PB indica a existência de grandes dificuldades na conformação de soluções que respondam, articuladamente, à diversidade de atores (e seus interesses) e territórios (e suas especificidades), elementos essenciais em intervenções complexas, comumente requeridas nos assentamentos precários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Stromquist, Nelly P. "Convergência e divergência na conexão entre gênero e letramento: novos avanços." Educação e Pesquisa 27, no. 2 (2001): 301–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022001000200008.

Full text
Abstract:
Este artigo examina as hipóteses teóricas e os resultados empíricos de três perspectivas distintas que orientam a pesquisa em alfabetização de adultos. É baseado em uma revisão da literatura recente sobre o tema, cuja maior parte apareceu em livros e periódicos em língua inglesa. As perspectivas são: alfabetização como uma habilidade básica descontextualizada; alfabetização como prática social imersa em condições locais (letramento); e alfabetização (letramento) como ferramenta para o empowerment individual e coletivo, especialmente de mulheres. As divergências encontradas referem-se: ao conceito de alfabetização/letramento, ao potencial atribuído à alfabetização para o desenvolvimento nacional e melhoria das condições sociais, à possibilidade de uma medida padronizada válida das habilidades de alfabetização, ao papel dos mediadores no processo de alfabetização e ao poder do contexto na determinação do letramento como uma prática estável. As convergências existem ao se considerar os programas de alfabetização como de difícil implementação e carentes de comprometimento político a longo prazo, de capacitação adequada de professores e de recursos financeiros apropriados aos objetivos declarados de alfabetização. Da perspectiva do empowerment de mulheres, o conteúdo das mensagens letradas e a necessidade de suporte multissetorial são cruciais. Taxas de analfabetismo estão decaindo lentamente em todo o mundo, mas o número absoluto daqueles incapazes de ler ou escrever está aumentando. Mulheres continuam a representar dois terços dos analfabetos. Condições atuais de pobreza e os mecanismos implantados para conter suas manifestações trabalham contra a participação dos alunos de programas de alfabetização e contra a subsequente aplicação das habilidades de alfabetização à vida cotidiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Valverde, Rosembergue. "Descontinuidades produtivas e tecnológicas na estrutura industrial da economia brasileira." Estudos Econômicos (São Paulo) 47, no. 4 (2017): 713–40. http://dx.doi.org/10.1590/0101-416147437rov.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste artigo é avaliar a capacidade da economia brasileira de sustentar taxas de crescimento em longo prazo, considerando as complementaridades técnicas intersetoriais como vetor de absorção e difusão tecnológicas na estrutura industrial. Para realizar essa tarefa, recorre-se às teorias neo-schumpeteriana, que descrevem os processos de absorção e difusão tecnológicas e à construção de um modelo de crescimento multissetorial de inspiração neorricardiana do tipo Sraffa-Von Neumann. Em acordo com os procedimentos metodológicos adotados, identificam-se descontinuidades produtivas, características de estrangulamentos da produção, que comprometem as condições de crescimento de longo prazo e os processos de absorção e difusão tecnológicas da economia brasileira. Em conclusão, destaca-se a existência de pontos de estrangulamentos de produção em setores com elevado grau de basicidade, fundamentais para a reprodução da estrutura produtiva da economia brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Voivodic, Mauricio de Almeida, and Luiz Carlos Beduschi Filho. "Os desafios de legitimidade em sistemas multissetoriais de governança: uma análise do Forest Stewardship Council." Ambiente & Sociedade 14, no. 1 (2011): 115–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2011000100007.

Full text
Abstract:
Sistemas voluntários de certificação passaram a ocupar posição de destaque no debate sobre sustentabilidade. Na ausência de autoridade governamental, estes sistemas constroem e mantém legitimidade por meio do apoio político dos diferentes grupos da sociedade civil que participam em um determinado mercado. Este artigo apresenta considerações sobre o processo de construção e manutenção de legitimidade do sistema de certificação florestal FSC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pena, Mileide Morais, and Marta Maria Melleiro. "Grau de satisfação de usuários de um hospital privado." Acta Paulista de Enfermagem 25, no. 2 (2012): 197–203. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002012000200007.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Conhecer o grau de satisfação dos usuários de um hospital privado e os fatores intervenientes nessa satisfação, baseado no modelo de Parasuraman, Zeithaml e Berry. MÉTODOS: Estudo exploratório descritivo de abordagem quantitativa realizado em um hospital privado com amostra constituída de 288 usuários. A coleta dos dados ocorreu de abril a julho de 2009, por meio de um questionário e a análise estatística descritiva e inferencial. RESULTADOS: Identificaram os níveis de satisfação dos usuários, bem como as dimensões com maior escore: garantia e confiabilidade e com menor escore: responsividade e empatia. As equipes de enfermagem e médica obtiveram as maiores pontuações. CONCLUSÕES: Observou-se a necessidade de intervenção nas áreas de nutrição e atendimento inicial. Assim, este estudo propiciou um diagnóstico multissetorial, subsidiando os gestores da instituição na revisão de processos assistenciais e gerenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Processo Multissetorial"

1

Voivodic, Mauricio de Almeida. "Os desafios da legitimidade em sistemas multissetoriais de governança: uma análise do Forest Stewardship Council." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-12082011-095921/.

Full text
Abstract:
O sistema de certificação florestal FSC, cujo objetivo institucional é reduzir os impactos negativos da exploração predatória de florestas, é um mecanismo criado e governado por atores da sociedade civil. Sem dispor de poder governamental para regulamentar a forma de atuação do setor privado, o FSC define regras socioambientais de produção que são seguidas por milhares de empresas em centenas de países, representando cerca de 20% das áreas florestais produtivas. Atualmente o FSC reúne entre seus afiliados as principais organizações ambientalistas, movimentos sociais e empresas florestais do mundo. Estudar os mecanismos internos de funcionamento do FSC, utilizados para manter o apoio desta densa rede de organizações, cada qual com seus interesses específicos e muitas vezes antagônicos, de modo que consiga ser, ao mesmo tempo, uma oportunidade de ganhos para empresas privadas e uma estratégia de redução de impactos socioambientais para organizações ambientais e sociais, é o objetivo central desta dissertação de mestrado. Para isso foi analisado o desenho institucional do FSC e os mecanismos utilizados no processo de tomada de decisões, por meio de um estudo das últimas duas Assembléias Gerais do FSC (2005 e 2008), instância máxima de decisão do sistema. Este estudo foi realizado a partir de análises dos resultados das decisões tomadas nestas ocasiões, e de interpretações factuais do processo de negociação que existe entre os diferentes setores envolvidos. Estas assembléias constituem reais arenas de negociação entre os diversos atores interessados no setor florestal, sejam empresas privadas, organizações ambientalistas ou movimentos sociais, ambos com poder igualitário de voto em todas as decisões que definem o funcionamento do sistema. As análises realizadas nesta dissertação demonstraram que este desenho institucional de tomada de decisões é fundamental para a legitimação do sistema, e é em grande parte responsável por manter o apoio dos diversos setores. Ao compartilharem as decisões, prevalece um ambiente de confiança e cooperação entre os atores, que resulta em uma percepção de co-responsabilidade sobre a configuração do sistema. Esta situação não apresenta nenhum sinal de estabilidade, pelo contrário, é através das freqüentes contestações por parte dos atores que a legitimidade do sistema se reafirma periodicamente nos resultados obtidos nas Assembléias Gerais. Os resultados desta dissertação contribuem para o entendimento dos novos mecanismos de governança, onde a sociedade civil passa a ter um papel fundamental no enfrentamento dos grandes desafios globais.<br>The FSC forest certification system, which institutional goal is to reduce the negative impacts of predatory use of forests, is a mechanism created and managed by civil society actors. Without the governmental power to regulate the behavior of the private sector, the FSC has defined social and environmental standards that are followed by thousands of companies in hundreds of countries, representing around 20% of the world productive forest area. Currently FSC has the support of the major environmentalist organizations, social movements and private companies in the world. The central objective of this dissertation is to study the internal FSC mechanisms, applied to maintain the support of this dense network of organizations, each of those with its specific and most of the time opposed interests, able to be, at the same time, an opportunity of benefits for private companies, and a strategy to reduce the social and environmental impacts of harvesting activities for the civil society organizations. In order to achieve this, the FSC institutional design and decision making process were assessed, through an analysis of two FSC General Assemblies (2005 and 2008). The study has evaluated the results of the decisions that were taken by the FSC members in these two occasions, and the negotiation processes between the different stakeholders that were in place for the approval of such decisions. The FSC General Assembly configures a real negotiation arena, where private companies, environmentalists and social organizations have equal voting power in all decisions that affect the functioning of the system. The analyses demonstrates that the institutional design that defines the decision making process in FSC is crucial for the legitimacy of the system, and is in great part responsible to maintain the support of such diverse stakeholders group. Once the decisions are taken collectively, there´s a prevailing environment of trust and cooperation among stakeholders, resulting in a perception of co-responsibility over the general configuration of the system. This is far away from a stable situation, but rather it´s due to the frequent conflicts among stakeholders that the system´s legitimacy is periodically reaffirmed in the FSC General Assemblies. The result of this dissertation is a contribution for the general understanding of the new governance mechanisms, where civil society plays a fundamental role in addressing the major global challenges.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Processo Multissetorial"

1

Desiderá, Lucimara, Klaus Steding-Jessen, and Cristine Hoepers. "Requisitos Mínimos de Segurança para CPEs: a Experiência de Construir uma Recomendação Global." In V Workshop de Regulação, Avaliação da Conformidade e Certificação de Segurança. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wrac.2019.14033.

Full text
Abstract:
Devido a vulnerabilidades no software embarcado e nas configurações padrão, CPEs (Computer Premises Equipments) têm sido alvo de uma variedade de abusos. Este cenário, que traz prejuízos diversos aos provedores de acesso, motivou diversos grupos de trabalho anti-abuso e de operações de rede a reunir-se e definir um conjunto de requisitos mínimos de segurança para estes dispositivos. Este artigo é um estudo de caso, que descreve o processo de construção destes requisitos em um grupo de trabalho multissetorial e com participação de profissionais de diversos países e especialidades. Também são apresentados os principais pontos que foram consenso e que fazem parte da recomendação final deste grupo de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography