Academic literature on the topic 'Processos de formação em Arqueologia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Processos de formação em Arqueologia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Processos de formação em Arqueologia"

1

Ribeiro, Loredana, Bruno Sanches Ranzani da Silva Formado, Sarah Schimidt, and Lara Passos. "A saia justa da Arqueologia Brasileira: mulheres e feminismos em apuro bibliográfico." Revista Estudos Feministas 25, no. 3 (December 2017): 1093–110. http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n3p1093.

Full text
Abstract:
Resumo: Este trabalho introduz uma reflexão sobre as condições estruturantes da arqueologia brasileira no que se refere a assimetrias de sexo e gênero, mapeando o papel das arqueólogas e das teorias feministas nos processos de construção e comunicação científica e na formação de estudantes a partir da composição sexual da comunidade científica, da análise de publicações em periódicos e dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Arqueologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bespalez, Eduardo. "Arqueologia e história indígena no Pantanal." Estudos Avançados 29, no. 83 (April 2015): 45–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142015000100005.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma síntese dos dados arqueológicos sobre o Pantanal e o seu entorno, principalmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Elaborado com base na noção de arqueologia como história indígena de longa duração, o artigo considera as trajetórias de estabelecimento e consolidação territorial da ocupação indígena regional, os processos de formação da configuração etnográfica encontrada pelos europeus e os impactos do colonialismo. O principal objetivo consiste em mostrar que a diversidade cultural característica do cenário etnográfico pantaneiro está associada à dinâmica histórica e cultural da ocupação indígena desde períodos anteriores à chegada dos conquistadores e colonizadores de origem europeia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Duran, Leandro D., Paulo F. Bava De Camargo, Flávio Rizzi Calippo, and Gilson Rambelli. "Educando Embaixo D'Água: O Ensino de Arqueologia Subaquática no Brasil (1992-2014)." Habitus 12, no. 2 (June 26, 2015): 257. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v12.2.2014.257-270.

Full text
Abstract:
Resumo: até o início da década de 2000, o único caminho possível para formação em Arqueologia Subaquática era através da pós-graduação. Mas, com a expansão do ensino público federal, a Arqueologia Subaquática ampliou seu raio de ação ao ser inserida na grade de algumas graduações em Arqueologia. Nesse sentido, o artigo propõe apresentar nossa visão sobre o histórico recente desse processo. Palavras-chave: Arqueologia subaquática. Arqueologia marítima. Ensino superior. Graduação em Arqueologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Maria Dulce Barcellos Gaspar de, Daniela Klokler, and Gina Faraco Bianchini. "Arqueologia estratégica: abordagens para o estudo da totalidade e construção de sítios monticulares." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 8, no. 3 (December 2013): 517–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222013000300003.

Full text
Abstract:
Sítios arqueológicos monticulares são especificamente formados pela acumulação intencional de materiais visando acreção vertical. Por consequência, o estudo dos processos de formação desses sítios é um excelente caminho para a compreensão das ações sociais que culminaram na construção de montículos. Para a interpretação desses processos, assim como dos aspectos funcionais, organizacionais, ideológicos, entre outros, é fundamental a análise dos sítios em sua totalidade. Este artigo apresenta a Arqueologia Estratégica, uma série de abordagens complementares visando o estudo da totalidade e a formação de sítios monticulares, com o objetivo de identificar os comportamentos associados à construção. As discussões apresentadas apoiam-se, principalmente, nos resultados positivos obtidos por meio da aplicação dessas abordagens em pesquisas com sambaquis durante longa data.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Almeida, Fabio Guaraldo. "Ethnoarchaeology in Mandira maroon." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. Suplemento, supl.11 (September 10, 2011): 171. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.2011.113553.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é contribuir para o entendimento do processo histórico de formação do território quilombola dos Mandira, tendo em vista o processo de apropriação e formação dos registros arqueológicos na territorialidade desse povo. Pretende-se, com isso, refletir sobre a prática arqueológica em com unidades quilombolas e contribuir com os debates da Arqueologia Pública e Comunitária, a partir de uma proposta de pesquisa multivocal e interdisciplinar entre Arqueologia, Antropologia e História
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sarmento, Francisco. "O Alto Rio Negro indígena em mais de dois mil anos de história." Revista Brasileira de Linguística Antropológica 11, no. 02 (December 29, 2019): 32. http://dx.doi.org/10.26512/rbla.v11i02.26900.

Full text
Abstract:
Este texto busca uma compreensão dos processos históricos e culturais do Alto Rio Negro em mais de dois mil anos, focalizando acerca da ocupação ancestral da região por seus diferentes povos indígenas, cuja interação resultou na formação de um sistema regional peculiar, envolvendo um diálogo interdisciplinar dos resultados das ciências acadêmicas (como a etnologia, a arqueologia, a linguística histórica, o registro histórico e discussões da ecologia histórica) com os conhecimentos e tradições dos povos dessa região, estabelecendo nexos entre o passado e o presente. Ao final, propõe questões sobre a ocupação dos Tukano Orientais com alguns elementos para essa reconstrução a partir de suas tradições orais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Elizabeth Maria Freire de Araújo, and Peter Pál Pelbart. "Arte, clínica e loucura: um território em mutação." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 14, no. 3 (September 2007): 709–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702007000300003.

Full text
Abstract:
A experiência clínica e didática no campo da terapia ocupacional, na qual práticas artísticas e processos terapêuticos se atravessavam, levou-nos à realização de uma pesquisa histórica visando investigar como se constituíram, no Brasil, as relações entre os campos da saúde mental e da arte, a partir de meados do século XIX e durante o século XX. Os métodos utilizados para realizar esta pesquisa - que tem como horizonte teórico o pensamento de Foucault, Deleuze e Guattari - foram a cartografia e a arqueologia. Com a arqueologia, tratamos dos discursos e acontecimentos históricos, procurando as forças que os engendraram. Ao cartografar, buscamos acompanhar algumas linhas que, emergindo de cada um desses campos em relação ao outro, se cruzaram formando diferentes configurações no território em estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida-Filho, Naomar. "Impacto da Reforma Cabanis no ensino médico do Brasil: ensaio de arqueologia neofoucaultiana." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 26, no. 2 (April 2019): 385–405. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702019000200002.

Full text
Abstract:
Resumo O ensaio avalia o impacto da Reforma Cabanis na configuração do modelo de formação em saúde que se tornou hegemônico no Brasil. Primeiro, discute o processo de construção social, ideológica e institucional do modelo de assistência à saúde da França pós-revolucionária. Em seguida, introduz os principais elementos da Reforma Cabanis, analisando aspectos curriculares e pedagógicos da nova proposta de ensino médico baseado em profissionalismo, disciplinaridade e especialização que resultou num sistema de ensino superior sem universidades. Depois avalia o processo histórico que resultou no “afrancesamento” do sistema educacional brasileiro, resultando num modelo de formação em saúde baseado em faculdades, hospitais, aulas, disciplinas, especialidades e diplomas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moraes, Claide de Paula. "O determinismo agrícola na arqueologia amazônica." Estudos Avançados 29, no. 83 (April 2015): 25–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142015000100004.

Full text
Abstract:
Este texto foi originalmente construído como parte de minha tese de doutorado. A proposta é discutir interpretações alternativas para pensar o surgimento de grandes contingentes populacionais na Amazônia antiga. Os motivos que levaram populações nativas a entrar em conflito por territórios. As causas de uma diminuição da população observada no registro arqueológico depois do ano mil de nossa era. O processo de formação de terra preta nos sítios arqueológicos. E principalmente a apresentação de uma proposta diferente da visão tradicional de complexidade sociopolítica necessariamente atrelada a populações mono agricultoras. Para apresentar essa proposta são utilizados dados arqueológicos coletados principalmente na região de Iranduba e no baixo rio Madeira, ambos no estado do Amazonas, Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Almeida, Fernando Ozorio de, and Bruna Rocha. "Uma tradução do clássico de DeBoer e Lathrap: “O fazer e o quebrar da cerâmica Shipibo-Conibo”." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 11, no. 1 (April 2016): 315–39. http://dx.doi.org/10.1590/1981.81222016000100016.

Full text
Abstract:
Resumo DeBoer e Lathrap discutem a indústria cerâmica dos Shipibo-Conibo do leste peruano, documentando a passagem de objetos gerados pelo seu sistema comportamental atual até sua incorporação ao registro arqueológico. Descrevem a procura por matéria-prima, a manufatura das vasilhas e sua distribuição dentro das habitações, assim como as funções primárias e secundárias das vasilhas e os padrões de descarte da cerâmica. Embora a classificação cerâmica não seja o principal objetivo dos autores, o texto fornece informações úteis sobre a taxonomia dos Shipibo-Conibo (em especial quanto à sua função) e sobre as variações produzidas pelas diferentes oleiras. Ao focar nas variações de uso e na longevidade dos vasilhames, como nos processos que transformam objetos cerâmicos em artefatos arqueológicos, o artigo contribui para uma crescente literatura voltada a iluminar os processos de formação do registro arqueológico, que tem implicações sobre a formulação do planejamento de estratégias de amostragem na Arqueologia (texto introdutório de Carol Kramer para a versão publicada em 1979).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Processos de formação em Arqueologia"

1

Goulart, Luana Batista Galera de Jesus. "Processos de formação arqueológicos de sítios de naufrágios : uma proposta sistemática de estudos." Universidade Federal de Sergipe, 2014. https://ri.ufs.br/handle/riufs/3239.

Full text
Abstract:
Comprehending the role that formation processes play in the constitution of an archaeological site is fundamental for a more precise interpretation of the data collected in it. Concerning shipwreck sites, such processes possess certain peculiarities which must be taken into account in the archaeological research. However, that subject is not sufficiently developed in the literature, especially in Brazil. Hence, the present work aims at discussing principles that should be considered when studying archaeological formation processes which influence shipwreck sites. To this end, a bibliographical review is conducted, firstly with a general approach and, after that, addressing the processes that act specifically at shipwreck sites. This bibliographical review brings together several works about archaeological formation processes at shipwreck sites and lays down a foundation for the next chapters. Subsequently, an analysis of three case studies is performed. In this analysis, aspects such as the research goals, the comprehensiveness of the depositional periods which are addressed and which types of processes (natural and cultural) are considered. Such analysis, led us to conclude that the authors do not entirely exploit the potential that the investigation of archaeological formation processes of shipwreck sites offer when interpreting of the material culture. With the intention of offering elements to assist researches of that field, we propose a model for the study of formation processes of shipwreck sites. Initially, we present a division of the wreckage process in eight phases. In this division are included processes that act in the pre-deposition, deposition and post-deposition, as well as natural and cultural processes. Finally, we discuss principles that should be included in the study of formation processes of archaeological sites. These principles follow the same stages of which a research typically consists: planning, data collection, data analysis and publication of the results.
A compreensão do papel que os processos de formação desempenham na constituição de um sítio arqueológico é fundamental para uma interpretação mais precisa de dados nele coletados. Em se tratando de sítios de naufrágio, há algumas particularidades na forma em que tais processos atuam, as quais devem ser levadas em consideração nas pesquisas arqueológicas. Contudo, esse é um tema pouco explorado na literatura, principalmente no Brasil. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo discutir princípios que devem ser considerados em um estudo de processos de formação de sítios arqueológicos de naufrágio. Para tanto, faz-se uma revisão bibliográfica sobre o tema, inicialmente em um âmbito mais geral, e, na sequência, são abordados os processos que atuam especificamente nos sítios de naufrágio. Essa revisão bibliográfica reúne diversos trabalhos sobre a formação de sítios arqueológicos de naufrágio e serve como base para os capítulos seguintes. Em seguida é feita uma análise de três estudos realizados sobre processos de formação de sítios de naufrágio. Nessa análise, levam-se em conta aspectos como os objetivos da pesquisa, a abrangência dos períodos deposicionais abordados e os tipos de processos (naturais e culturais). A partir dela, constatou-se que seus autores não exploraram com totalidade o potencial que a investigação sobre formação de sítios de naufrágio oferece para a interpretação da cultura material. Com o intuito de oferecer elementos que auxiliem pesquisadores da área, propomos um modelo para o estudo dos processos de formação em sítios de naufrágio. Numa primeira parte fazemos uma divisão do processo de naufrágio em oito fases. Nessa divisão estão incluídos processos que atuam na pré-deposição, deposição e pós-deposição, assim como processos de origem natural e cultural. Por fim, são apresentados princípios que devem ser incluídos ao se estudar a formação de um sítio arqueológico de naufrágio. Esses princípios seguem a mesma divisão das etapas de uma pesquisa: planejamento, coleta de dados, análise dos dados e publicação dos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

GOMES, Geise do Socorro Lima. "Dispositivo-formação em psicologia: processos medicalizantes, silenciamentos, diferenças." Universidade Federal do Pará, 2017. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8774.

Full text
Abstract:
Submitted by Cássio da Cruz Nogueira (cassionogueirakk@gmail.com) on 2017-07-03T11:09:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_DispositivoFormacaoPsicologia.pdf: 2010586 bytes, checksum: cf2c9e0e224084f867315fe3365a8d48 (MD5)
Approved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-07-03T14:57:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_DispositivoFormacaoPsicologia.pdf: 2010586 bytes, checksum: cf2c9e0e224084f867315fe3365a8d48 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-07-03T14:57:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_DispositivoFormacaoPsicologia.pdf: 2010586 bytes, checksum: cf2c9e0e224084f867315fe3365a8d48 (MD5) Previous issue date: 2017-04-07
FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas
A finalidade dessa pesquisa consistiu em analisar de que modo se constitui o dispositivo-formação em psicologia a partir de documentos que engendram as relações de saber, poder e subjetivação incitando práticas medicalizantes. Desdobramos esse objetivo nas seguintes questões norteadoras: Que condições de possibilidades permitiram a construção do Projeto Político Pedagógico do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará do ano de 2010 de modo a operar práticas medicalizantes? Por meio de quais dispositivos de poder-saber estas práticas se materializam enquanto biopoder na formação do/a psicólogo/a? Que forças circulantes operam pelo projeto e no projeto compondo saberes apresentados como importantes para o exercício da profissão de psicólogo/a, de pesquisador e professor em psicologia? Como a produção da diferença se evidencia nessa proposta curricular de 2010 como resistência aos processos de medicalização? Esta tese partiu da consideração de que na medida em que o currículo é uma multiplicidade assevera-se que dentre os diversos elementos que o compõem e o fazem operar há elementos medicalizantes em desníveis discursivos, sendo produzidos por esse currículo de psicologia da UFPA, e que essas práticas medicalizantes funcionam como um filtro de controle redutor nos processos das práticas de produção da diferença. Esse currículo é apreendido, portanto, como uma estratégia de saber-poder-subjetivação que põe em funcionamento um dispositivo de formação evidenciando uma lógica medicalizante dentro do mecanismo de biopoder, uma vez que são acionados tanto recursos, táticas, estratégias, saberes que são produtores de modos de subjetivação desse sujeito que se pretende formar, quanto em níveis políticos mais amplos, de governo da população, inserindo a análise da formação do psicólogo dentro das estratégias de governamentalidade sublinhadas pelas políticas de educação desenvolvidas no Brasil. O referencial teórico-metodológico utilizado para perscrutar esses objetivos concentrou-se na produção teórica arquegenealógica do pensador francês Michel Foucault, utilizando como principais operadores analíticos os conceitos de: dispositivo, saber, poder, governamentalidade, norma, medicalização. Na temática do currículo, alinhamos esse referencial aos estudos curriculares que tomam essa mesma perspectiva como disparador analítico, tais como encontramos nos autores: Veiga-Neto, Silvio Gallo, Sandra Corazza, Tomaz Tadeu e Thomas Popkewitz. O estudo se pautou em análise documental proveniente de documentos de domínio público e documentos produzidos a partir de rodas de conversas e entrevistas individuais. Conclui-se que a formação em psicologia atuando na configuração de um dispositivo tem seus pontos de sedimentação, mas também lugares de fraturas. Desse modo, reverbera na formação em psicologia da UFPA, elementos heterogêneos que durante a história da formação das psicologias no Brasil pontuaram e atualizaram práticas medicalizantes. Na multiplicidade das relações de poder essas práticas também são questionadas, ampliando o foco das práticas médicas para as práticas da psicologia dentro do campo das governamentalidades. Contudo, um dos efeitos redutores dos processos de diferença nessa formação na UFPA tem sido visualizado na pouca incidência dada aos aspectos regionais, que poderiam trazer a especificidade da produção de conhecimento a ser desenvolvida na Região Amazônica.
The finality of this research was to analyze how the training-device in psychology is constituted from documents that engender the relations of knowledge, power and subjectivation, inciting medical practices. We deploy this goal in the following guiding questions: What conditions of possibilities allowed the construction of the Pedagogical Political Project of the Psychology Course of the Federal University of Pará of the year 2010 in order to operate medical practices? By means of which devices of power-knowledge do these practices materialize as a biopower in the formation of the psychologist? What circulating forces operate through the project and in the project composing knowledge presented as important for the practice of the profession of psychologist, researcher and professor in psychology? How can the production of the difference be evident in this curriculum proposal of 2010 as resistance to the medicalization processes? This thesis was based on the consideration that insofar as the curriculum is a multiplicity, it is asserted that among the various elements that compose it and make it work there are medicalizing elements in discursive differences, being produced by this curriculum of UFPA psychology, and these medicalizing practices function as a reductive control filter in the processes of difference production practices. This curriculum is therefore apprehended as a strategy of know-power-subjectivation that sets in motion a training device evidencing a medicalizing logic within the mechanism of biopower, since both resources, tactics, strategies, knowledge that are producers are triggered of subjectivation modes of this subject that is intended to form, as well as at broader levels of government of the population, inserting the analysis of the psychologist's formation within the governmentality strategies underlined by the education policies developed in Brazil. The theoretical-methodological framework used to examine these objectives was focused on the theoretical and archaeological production of the French thinker Michel Foucault, using as main analytical operators the concepts of: device, knowledge, power, governmentality, norm, medicalization. In the curriculum, we align this reference to curricular studies that take this same perspective as analytical trigger, as found in the authors: Veiga-Neto, Silvio Gallo, Sandra Corazza, Tomaz Tadeu and Thomas Popkewitz. The study was based on documentary analysis coming from public domain documents and documents produced from conversational wheels and individual interviews. It is concluded that the formation in psychology acting in the configuration of a device has its sedimentation points, but also places of fractures. In this way reverberates in the formation in psychology of the UFPA, heterogeneous elements that during the history of the formation of the psychologies in Brazil punctuated and updated medical practices. In the multiplicity of power relations these practices are also questioned, extending the focus of medical practices to the practices of psychology within the field of governmentalities. However, one of the reducing effects of the processes of difference in this formation in the UFPA has been seen in the little incidence given to the regional aspects, which could bring the specificity of the knowledge production to be developed in the Amazon Region.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Saito, Cecília Noriko Ito. "Ação e percepção nos processos comunicacionais do corpo em formação." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4939.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-26T18:16:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cecilia Noriko Ito Saito.pdf: 1359127 bytes, checksum: 954231d7c5e2fae3376c4dbb75d5086e (MD5) Previous issue date: 2007-09-26
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The proposal of this thesis is to investigate subjects tided to primordial organizations of communications process of the body in formation, made from the body media theory. In this theoretical investigation, which relates Communications Theory Studies to Cognitive Science Studies, the thesis analyzes and assists the democratic school procedures through experiences that are being made by Lumiar Institute in São Paulo (SP). Among its subjects, the most evident is socialization without ones subjection, in opposite to disciplinary devices, together to autonomy and resistance (Singer, 1997). Lumiar School proposal in Brazil is being internationally recognized, being studied by researchers such as those of Zero Project by Harvard University and MIT (Massachusetts Institute of Technology). Links between practical-theoretical Media-Body Project bibliography and implementation participation of Lumiar Institute projects has shown efficiency while it gets up to date and gets more evidence to the links between body communications studies and survival political strategies. By this way, we intend to research a subject, which involves learning processes in children by approaching concepts such as action, perception, movement, cognition and their connections to the embodied cognition research
A proposta desta tese é investigar questões ligadas aos primórdios da organização de processos de comunicação do corpo em formação, fundadas a partir da Teoria Corpomídia. Nesta investigação teórica, que relaciona os estudos da Teoria da Comunicação e das Ciências Cognitivas, a tese acompanha e analisa os procedimentos da escola democrática, a partir das experiências que vêem sendo realizadas pelo Instituto Lumiar em São Paulo (SP). Dentre seus objetivos, destaca-se o trabalho com a socialização sem sujeição, em oposição aos dispositivos disciplinares e em parceria com a autonomia e a resistência (Singer, 1997). A proposta da Escola Lumiar no Brasil tem sido reconhecida internacionalmente, sendo estudada por pesquisadores como os integrantes do Zero Project da Universidade de Harvard e do MIT (Massachussets Institute of Technology). A ponte teórico-prática entre a bibliografia do projeto Corpomídia e a participação na implementação dos projetos do Instituto Lumiar, têm se mostrado eficiente na medida em que atualiza e destaca ainda mais, os vínculos entre o estudo da comunicação do corpo e as estratégias políticas de sobrevivência. Nesse sentido, pretende-se pesquisar questões que envolvem os processos de aprendizado na criança através da abordagem de conceitos como ação, percepção, movimento, cognição e suas conexões com as pesquisas da cognição corporificada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dagostino, Glaucia Berton. "Formação de professores em processos andragógicos de ensino e aprendizagem." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9601.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T14:30:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Glaucia Berton Dagostino.pdf: 768496 bytes, checksum: f20953835c996f7d96fbb0c28d8dda68 (MD5) Previous issue date: 2011-08-23
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The formation of professors for teaching and acting specifically with adults, has a direct relation with the necessity to establish and clarify the way adults learn, which is different from the children process of learning, therefore, to study this subject, it was required to explore the field of Andragogy. Over time, education beyond the school walls, has been employed in various fields of society. In this sense, the term Andragogy began to be adopted regarding the educational processes and education for adults, differing from the pedagogy that concentrates its efforts on issues related to education of children. Given the matters presented, we tried to focus the research on something specific and of greater relevance to the Education sector, since the Andragogy is a subject with few studies in Brazil. We decided then to study, analyze and indicate the importance of the teacher training for professors who work specifically with adults. Thus, the research problem was presented: What is the knowledge necessary to train teachers in andragogical involvement in cases of teaching and learning? It was performed a bibliographic research in order to develop a detailed theoretical work on this subject. The survey instrument used was bibliographic work on the subject studied. After the research, it was concluded that teacher knowledge that professors who work with adults need to have must be based on the categories andragogical identified throughout this study, which are: interaction, planning, adoption of a methodology focused on learning, work with a focus on memory in identity construction of the subject, considering the subjectivity in the process of adult education and discover how students learn through metacognition. According to the bibliography studied and thought about learning the features that stood out the most when dealing with the adult learning are the aspects related to life time experiences, and prior knowledge they bring when they are embedded in a learning environment and that can not be brushed aside by the teacher
A formação de professores para a docência e atuação, especificamente, com adultos possui relação direta com a necessidade de se estabelecer e esclarecer a maneira que os adultos aprendem que é diferente da forma como a aprendizagem da criança acontece. Ao estudar este assunto, entramos no campo da Andragogia. Ao longo do tempo, a educação para além dos muros da escola, foi sendo empregada em diversos campos da sociedade. Neste sentido, o termo Andragogia passou a ser adotado, no que se refere a processos formativos e educacionais para adultos, diferenciando-se da Pedagogia, a qual centra seus esforços nos aspectos relacionados à educação de crianças. Consideradas as indagações apresentadas, procurou-se focar a pesquisa em algo específico e de maior relevância à área da Educação, uma vez que a Andragogia é um assunto pouco estudado no Brasil. Optou-se, então, por estudar, analisar e indicar a importância de uma formação docente para os professores que atuam, especificamente, com adultos. Sendo assim, o problema de pesquisa apresentado foi: Quais os saberes necessários para a formação de professores na atuação em processos andragógicos de ensino e aprendizagem? Como metodologia, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de desenvolver um trabalho teórico aprofundado sobre o assunto. O instrumento de pesquisa adotado foi o levantamento bibliográfico sobre o tema estudado. Após a realização da pesquisa, concluiu-se que os saberes docentes, que os professores, os quais atuam com adultos necessitam, devem basear-se nas categorias andragógicas identificadas ao longo deste estudo. São elas: interação, saber planejar, adoção de metodologia focada na aprendizagem, trabalhar com a memória sob um enfoque na construção identitária do sujeito, considerar a subjetividade no processo de formação de adultos e descobrir como os alunos aprendem, por meio da metacognição. De acordo com a bibliografia estudada sobre a aprendizagem e o pensamento, as características que mais se sobressaíram, quando tratamos da aprendizagem dos adultos, são os aspectos relacionados às experiências de vida que os mesmos têm, as suas vivências e conhecimentos prévios que trazem no momento em que estão inseridos em um ambiente de aprendizagem e que não podem ser deixadas de lado pelo professor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De, Grande Paula Baracat 1985. "Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada." [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269716.

Full text
Abstract:
Orientador: Angela B. Kleiman
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Made available in DSpace on 2018-08-15T20:56:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DeGrande_PaulaBaracat_M.pdf: 981748 bytes, checksum: e306eff58e7b408a5871ea978859280e (MD5) Previous issue date: 2010
Resumo: Este trabalho investiga a construção de identidades profissionais de professores em uma experiência de formação continuada. A pesquisa, de caráter qualitativointerpretativista, enfoca dados gerados em um curso de formação continuada inserido no programa Teia do Saber, oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp, entre junho e novembro de 2006. A pesquisa parte da perspectiva sócio-cultural dos Estudos de Letramento (STREET, 1984; KLEIMAN, 1995, 2001) e da concepção dialógica e social de linguagem do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 1988, 2003; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1995). Considerando as identidades como construídas e reconstruídas nas práticas discursivas e, portanto, múltiplas (HALL, 1998), a pesquisa assume que o processo de formação profissional é identitário e busca entender como vão se construindo as identificações de professores com práticas, conceitos, teorias na relação e no embate entre os co-enunciadores. Pelas discussões e análise apresentadas, percebemos quais vozes se fazem relevantes nesse processo. Conhecê-las é importante para repensarmos a atuação de formadores de professores e refletirmos sobre os discursos que circulam sobre os professores e as políticas públicas de formação docente. A análise mostra que os professores trazem para a interação vozes que circulam na esfera de formação e prática docente para se fortalecerem enquanto grupo profissional frente ao formador, à academia e à opinião pública. A análise das estruturas de participação (CAZDEN, 1988; SCHULTZ; FLORIO; ERICKSON, 1982; GARCEZ; RIBEIRO, 2002; GARCEZ, 2002) nas interações do curso observado, caracterizadas como institucionais, mostra como professores alfabetizadores são posicionados e se posicionam discursivamente como alunos e como essa situação institucional e assimétrica tem implicações na construção de identidades no curso. A partir de condicionantes da situação de interação de sala de aula, o trabalho mostra momentos em que as professoras constroem uma orientação argumentativa contrária a do formador e, como efeito, formam um coletivo entre os professores. É possível notar que, para se construírem identitariamente, professores ora dialogam com vozes de outros cursos de formação, que funcionam como argumentos de força maior na argumentação, ora retomam o formador e se alinham à perspectiva do curso observado
Abstract: This work investigates the construction of teachers' professional identities in a teachers' continuing education course. The course, offered the Institute of Studies of the Language, State University of Campinas (UNICAMP, Brazil) was part of a Program called "Teia do Saber", offered by the Secretary of Education in the state of São Paulo to primary and secondary school teachers. The research adopts the sociocultural approach of New Literacy Studies (STREET, 1984; KLEIMAN, 1995, 2001) and the dialogical and social Bakhtin Circle's conception of language (BAKHTIN, 1988, 2003; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1995). The study considers that identities are multiple (HALL, 1998) and are constructed and reconstructed in discursive practices, and assumes that the process of professional formation is identitary. The aim of the research is to understand how the teachers' identification with practices, concepts, theories is constructed, during interaction. The findings reveal that the teachers bring to the interaction voices that circulate in academic and journalistic spheres in order to strengthen as a professional group in their interactions with their instructors and with each other. We show, through the analysis of the course interaction structures of participation (CAZDEN, 1988; SCHULTZ; FLORIO; ERICKSON, 1982; GARCEZ; RIBEIRO, 2002; GARCEZ, 2002) the ways in which teachers are positioned and position themselves discursively and the how the institutional and asymmetric situation is implicated in the construction of identities in the course, showing how a collective body is argumentatively formed In the identification process that is under way, teachers also dialogue with voices from other continuing education courses
Mestrado
Lingua Materna
Mestre em Linguística Aplicada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lobo, Márcia Eunice. "Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86522.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-21T07:48:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 224502.pdf: 1334009 bytes, checksum: 3133a8ab9c3b9b1e463fb7049102ae5f (MD5)
Os baixos índices de rendimento escolar, a introdução de novas tecnologias de informação e comunicação, aliadas à emergência de um mercado, marcado pela competitividade e exigindo níveis mais elevados de formação profissional, propõem mudanças nas organizações e nos modelos educacionais. As melhorias propostas para a Educação Básica, sugerem desafios à formação dos professores. Na sociedade contemporânea, o papel do professor formado na escola tradicional tem sido questionado. Observa-se que, somadas à discutida má formação para a carreira docente e conseqüente desvalorização da mesma, está a falta de qualificação profissional, que contribui à acentuada deficiência na qualidade educacional. A busca de alternativas, que proporcionem condições de estudo aos professores e políticas que favoreçam a constituição de um corpo docente mais qualificado, traz a educação a distância como uma possibilidade de formação continuada, devido às sua características. A educação a distância vem se destacando como alternativa de atualização, capacitação e formação profissional, em todos os níveis e áreas do conhecimento. Este trabalho trata inicialmente de aspectos relacionados a formação continuada de professores, inferindo na educação continuada no ambiente empresarial, analisando a utilização da educação a distância nas ações de ensino e na melhoria da qualidade da educação. É apresentado como estudo de caso o Curso de Complementação para Licenciatura em Química, Física, Matemática e Biologia, implementado no Estado da Bahia, por um convênio entre a Secretaria de Educação do referido estado e a Universidade Federal de Santa Catarina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Maionchi, Daniela de Oliveira. "Um modelo para formação de padrões em processos de erosão - deposição." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2008. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11934.

Full text
Abstract:
MAIONCHI, Daniela de Oliveira. Um modelo para formação de padrões em processos de erosão - deposição. 2008. 127 f. Tese (Doutorado em Física) - Programa de Pós-Graduação em Física, Departamento de Física, Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
Submitted by Edvander Pires (edvanderpires@gmail.com) on 2015-05-05T16:37:21Z No. of bitstreams: 1 2008_tese_domaionchi.pdf: 18670944 bytes, checksum: 7aceca8e273d2612a524a987eac7fd3d (MD5)
Approved for entry into archive by Edvander Pires(edvanderpires@gmail.com) on 2015-05-07T16:56:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_tese_domaionchi.pdf: 18670944 bytes, checksum: 7aceca8e273d2612a524a987eac7fd3d (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-07T16:56:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_tese_domaionchi.pdf: 18670944 bytes, checksum: 7aceca8e273d2612a524a987eac7fd3d (MD5) Previous issue date: 2008
Neste trabalho, estudamos a formação de padrões através de simulações computacionais. Propomos um modelo que descreve o processo de erosão-deposição em um sistema de monocamada. Analisamos o processo de erosão existente na natureza sob o ponto de vista microscópico, ou seja, consideramos um meio granular com partículas esféricas bem definidas. Um fluido escoa através desse sistema devido a um gradiente de pressão. Utilizamos o software FLUENT para determinar o perfil de velocidade e o fluxo do fluido na rede de capilares gerada entre as partículas e, conseqüentemente, a permeabilidade de cada canal do sistema. Consideramos que a única força que age sobre cada partícula se deve ao fluido e é dada pela Lei de Stokes. Ao deslocarmos todas as partículas do sistema, fazemos duas considerações distintas quanto a interação entre elas: na primeira, o atrito entre os grãos é grande e na segunda, o atrito é nulo. Conforme o sistema evolui no tempo, os padrões obtidos dependem da porosidade considerada. Os padrões obtidos com a primeira consideração são semelhantes a alguns padrões já obtidos experimentalmente, enquanto a formação de canais observada com a segunda consideração é consistente com o que é observado em diversos fenômenos naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mazutti, Silvia Maria. "Italianos em formação. (São Carlos, 1882-1914)." Universidade Federal de São Carlos, 2009. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6711.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:39:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2737.pdf: 857680 bytes, checksum: d168ad6b1bc81f2044998b07dc57e070 (MD5) Previous issue date: 2009-11-09
This work aimed to study the way the Italians interacted among themselves and between the various ethnic groups that inhabited the city of São Carlos between the ages 1882 to 1914. For this, criminal proceedings were used and those involving immigrants from regions: southern, central and northern Italy in conflict situations. Through analysis of criminal cases is noted as was the daily life of these immigrants, the interaction between them and the relations of conflict between the various ethnic groups also lived in the municipality of Sao Carlos. This study aimed to examine how the relations were between this Italians one another and how their differences were dissipated over the years, thus forming an identity: the Italian identity. And how this Italians integrated into the society of Sao Carlos over the years.
Este trabalho teve por objetivo estudar a maneira como os italianos interagiam entre si e entre as diversas etnias que habitavam o município de São Carlos nos anos de 1882 a 1914. Para isso, foram utilizados processos criminais da época e que envolviam esses imigrantes provenientes das regiões: meridional, centro e setentrional da Itália em situações conflituosas. Através da análise desses processos criminais nota-se como era o cotidiano desses imigrantes, a interação entre eles e as relações de conflito entre os vários grupos étnicos que também habitavam o município de São Carlos. Esta pesquisa teve o propósito de analisar como se deram as relações entre os italianos entre si e como suas diferenças regionais foram se dissipando ao longo dos anos, formando, assim uma identidade: a identidade italiana. E também, como esses italianos se integraram na sociedade de São Carlos ao longo dos anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rossoni, Eloá. "Formação multiprofissional em serviço na atenção básica à saúde : processos educativos em tempos líquidos." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2010. http://hdl.handle.net/10183/27073.

Full text
Abstract:
A residência multiprofissional em serviço na atenção básica à saúde, tema desta tese, faz parte de uma rede de formação na área da educação e saúde no Brasil. A formação dentro de serviços de saúde tem como objetivo preparar profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde. O foco da pesquisa volta-se para os processos educativos vivenciados por residentes e preceptores/as no Programa de Residência Integrada em Saúde: Atenção Básica em Saúde Coletiva, desenvolvido predominantemente em unidades básicas de saúde pertencentes, até 2009, ao Centro de Saúde-Escola Murialdo e vinculado à Escola de Saúde Pública. O programa busca formar profissionais para o planejamento, a gestão e a clínica da atenção básica em equipe multiprofissional, orientados para a integralidade da atenção. Esta tese analisa como trabalhadores/as e residentes vivenciam os processos educativos em serviço, que relações de poder-saber constituem e atravessam essa formação e alguns dos desafios que são colocados às instituições formadoras. Trata-se de uma investigação qualitativa cujo percurso metodológico tem aporte nos estudos culturais em aproximação com a etnografia pós-moderna, pois estes concebem a cultura como campo de produção de significados, no qual os diferentes grupos sociais, situados em posições diferenciadas de poder, lutam pela imposição de seus significados à sociedade. O trabalho de campo foi desenvolvido no período de março de 2007 a abril de 2008 e o material empírico inclui documentos pedagógicos e administrativos institucionais, legislação pertinente à regulamentação dos programas de residência, relatórios de residentes, observação direta das equipes nos ambientes de trabalho e entrevistas com os/as trabalhadores/as que atuam nas unidades básicas de saúde. Para refletir sobre as limitações e as possibilidades desta formação, utilizei, especialmente, os escritos de Bauman acerca das características culturais da “modernidade líquida”. As unidades de análise estruturadas, a partir destes pressupostos, abordam: o enfrentamento cotidiano das incertezas por trabalhadores/as e residentes; os saberes e as práticas constitutivos da formação em situação de trabalho na atenção básica; os desafios da formação em serviço em tempos líquidos; as relações de saber-poder nas dinâmicas de ensino/serviço/gestão, sobretudo as implicações dos conflitos das corporações profissionais e da municipalização da assistência nos processos educativos da residência. Estas relações produzem potencialidades e vulnerabilidades no programa de residência, no contexto estudado, marcado pela provisoriedade e pela incerteza. A partir destas análises foi possível apreender que, em tempos líquidos, a criatividade e a solidariedade são ferramentas importantes dos e nos processos educativos que preparam para a vida (profissional).
Multidisciplinary residency in primary health care, subject of this thesis, is part of a network of training in education and health in Brazil. Training in health care aims to prepare professionals for action in the National Health System. The research focus turns to the educational process experienced by residents and preceptors in Integrated Health Residency Program: Primary Care in Public Health, developed predominantly in basic health units belonging, in 2009, to the Murialdo Health School-Centre, and linked to the School of Public Health. The program seeks to train professionals for the planning, management and clinical practice of primary care in multiprofessional teamwork oriented by integral care. This thesis examines how workers and residents experience educational processes in service, which relations of power-knowledge are/go through such training and some of the challenges that are posed to the educational institution. This is a qualitative research whose methodological course has input into cultural studies in approach to post-modern ethnography. These studies conceive culture as a field of meaning production, in which different social groups located in different positions of power are fighting for impose their meanings on society. Fieldwork was conducted from March 2007 to April 2008 and empirical data included educational and administrative documents institutions, relevant legislation to the regulation of residency programs, reports of residents, direct observation of teams in the workplace and interviews with workers in training places. To discuss the limitations and possibilities of this training, I used especially the writings of Bauman about the cultural features of “liquid modernity”. The units of analysis structured to address these assumptions are: the daily confrontation of uncertainties by workers and residents, the knowledge and practices constituting the training on the work in primary care, the challenges of in-service training days net; the relations of knowledge-power in the teaching/service/management, especially the implications of conflicts of professional corporations and the decentralization of assistance in the educational processes of the residence. These relations yield potentials and vulnerabilities in residency programs in the studied context marked by provisional and uncertain. From this analysis it was possible to apprehend that in times of liquid modernity, creativity and solidarity are important tools of/on educational processes that prepare for (professional) life.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Júnior, João Aires Ataide da Fonseca. "Nimuendajú revisitado: arqueologia da antiga Guiana Brasileira." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-18032009-114513/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é um esforço metodológico ao tentar aplicar um modelo arqueológico preditivo em sítios do Amapá conhecidos como Alinhamentos de Pedra. Após serem feitas as análises de documentos históricos da década de 1920 e das pesquisas realizadas na década de 1940, juntamente com os levantamentos feitos pelo Museu Goeldi em 2005, foi possível testar em campo o modelo preditivo proposto. Para a sua construção foram utilizadas também as discussões sobre os processos de formação do registro arqueológico e o teste de hipóteses já levantadas sobre estes sítios oriundas desde as primeiras pesquisas em fins do século XIX. Os resultados alcançados, apesar de incipientes, permitiram um panorama da história da arqueologia amazônica e a avaliação que o uso de tecnologias como o Sistema de Informação Geográfica (SIG) podem trazer como resultados positivos para a pesquisa arqueológica na região.
This work is a methodological effort to apply an Archaeological Predictive Model on sites known as Stone Alignments at the State of Amapá-Brazil. After some analyses of historical documents from the 1920\'s and 1940\'s, and the last surveys realized by Goeldi Museum in 2005, was possible to test empirically the predictive model. To its construction were used the discussions on site formation processes and the use of previous hypotheses created since the end of the XIX century. The results achieved allowed a brief view on the history of Amazon archaeology and the evaluation of technologies as the Geographical Information System (GIS) as a positive archaeological tool to produce researches in the region.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Processos de formação em Arqueologia"

1

Martins, Adriana Mota Ivo, Álvaro Cesar Cagnin Barra, Ana Carolina Araújo da Silva, Ana Paula Braz Maletta, Bruna de Paula Rezende, Carmem Lucia Eiterer, Carolina V. Espinoza Cancino, et al. Processos educativos em contextos diversos: interrogando a formação. Carlos Henrique de Castro Gonçalves, 2021. http://dx.doi.org/10.46383/isbn.978-65-5854-225-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Anes Romero, Lisane, and Ana Luiza Ruschel Nunes. Formação e Atuação de Professores em Educação Infantil: Processos Colaborativos de Pesquisa. Appris Editora e Livraria Eireli, 2018. http://dx.doi.org/10.18366/lran.2011.2018.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Teodoro Ciríaco, Klinger, and Giovani Ferreira Bezerra. EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO Práticas e Processos Educacionais em Diferentes Cenários. EDITORA CRV, 2013. http://dx.doi.org/10.24824/978858042850.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ribeiro, R. C., and Dijnane Vedovatto. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: processos de iniciação à docência Coleção Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino - Volume 4. Editora CRV, 2019. http://dx.doi.org/10.24824/978854442881.8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Geraldo Generoso. Discurso docente, normas de trabalho e processos de renormalização. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-206-3.

Full text
Abstract:
Não há mais dúvidas de que trabalho docente é uma atividade regulada por normas que advêm de várias instâncias com as quais o professor interage. Entretanto, ainda se discute como o professor age em relação a essas normas. Nesse sentido, este livro contribui, pois, interpretando os acentos apreciativos no dizer de professores, mostra que o professor também faz escolhas particulares para a realização da sua tarefa quando as normas não são claras ou não são adequadas a uma situação educativa real. Mostra ainda que essas escolhas são conflituosas, o que gera a dramática do uso de si. E, desfazendo a ideia precipitada de que o professor simplesmente não segue as normas, este trabalho revela o tanto que o professor trabalhador faz ou até mesmo deixa de fazer mobilizando o seu ser integral durante a renormalização. E, a partir de suas conclusões, o livro aponta para aspectos muito importantes que podem nortear a formação docente continuada. Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto (Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

A LITERATURA DE CORDEL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA DE LEITURA E LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE LEITORES: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE BREJO DO CRUZ – PB. Editora Acadêmica Periodicojs, 2021. http://dx.doi.org/10.51249/hp01.2021.19.

Full text
Abstract:
A literatura de cordel é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de habilidades de leitura escrita e oralidade, principalmente na área de humanas, sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da inserção do gênero textual Cordel em sala de aula como estímulo a prática de leitura e letramento, na 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Olímpio Maia na cidade de Brejo do Cruz-PB. Assim, buscou-se compreender a função social da Literatura de Cordel que independentemente da temática escolhida, atua como veículo de propagação de valores culturais tradicionais pertinentes ao povo de uma região, mostrando que o gênero textual Cordel dentro das salas de aula de Ensino Médio é de grande importância para a formação de leitores. O atual estudo pode ser compreendido como uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa, por levar a entender processos em que se desenvolve o objeto de estudo. Envolvemos uma amostra de trinta e dois alunos e duas professoras da turma pesquisada. Através de questionários verificou-se como a atuação do professor por meio de práticas pedagógicas de leitura literária e letramento do gênero textual Cordel pode contribuir para a formação leitora e crítica dos alunos. A cultura letrada é uma necessidade que se torna, a cada dia, mais essencial na sociedade globalizada. Não basta ter a capacidade de decodificar letras, não basta saber ler e escrever, é vital desenvolver a capacidade de compreender o que está sendo lido, conseguir inter-relacionar este saber com os múltiplos conhecimentos adquiridos previamente. Esta habilidade oferece vantagens não apenas às pessoas que a detém, mas às nações as quais elas pertencem. Um grande desafio no ensino, principalmente nas instituições públicas é superar a situação de fracasso comumente diagnosticado nesse cenário. Para superarmos esse problema se faz necessário uma releitura da prática pedagógica que está sendo utilizada, para desse modo tentar incluir o aluno no espaço escolar como protagonista do saber. O uso de projetos pedagógicos que possam ser trabalhados paralelamente ao currículo base das disciplinas, tem sido uma ferramenta que ganha mais destaque em escolas que almejam oferecer um ensino de melhor qualidade e assim cumprir seu papel de formação cidadã e para o mercado de trabalho. Foi realizada uma Feira Literária de Cordéis e Xilogravuras que proporcionou aos alunos a vivência com esses gêneros textuais, onde puderam confeccionar seus próprios textos e ilustrações, desenvolvendo em alguns, talentos ainda não desenvolvidos. Trabalhar com cordel mexe diretamente com emoções, e isto se faz cada vez mais necessário, tanto para atingir os objetivos didáticos, como o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e oralidade, quanto de realização profissional, dado que o fardo do trabalho tende a render bons frutos que nos fortalece a continuar tentando fazer da educação uma possibilidade de transformação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bezerra, Selma Silva, Silvio Nunes da Silva Júnior, and Geison Araujo Silva. editoradialogos.com/ebooks/producao-de-textos-e-ensino-de-linguas-contribuicoes-da-linguistica-aplicada/. Editora Diálogos, 2021. http://dx.doi.org/10.52788/9786599282492.

Full text
Abstract:
As discussões sobre a produção de textos na escola e na universidade têm sido frequentes na área da Linguística Aplicada. Dentre os fatores que contribuem para essa constante busca de novos significados sociais para o ensino, a aprendizagem e a formação de professores para o trabalho com a escrita na sala de aula está o papel político da Linguística Aplicada em construir, numa perspectiva processual, encaminhamentos que possam conduzir sujeitos à reflexão, visando ao aperfeiçoamento de suas diferentes práticas em contextos diversos. Tal fator permite considerar a relevância desta obra, que engloba olhares para os processos de produção de textos a partir de perspectivas teóricas que compactuam com uma visão social de língua, linguagem e ensino, para a ampliação de estudos e pesquisas sobre as práticas de sala de aula nos mais variados níveis de ensino. Dessa maneira, os 16 (dezesseis) capítulos que compõem a coletânea não se limitam ao ensino e à aprendizagem de uma só língua nem de um só nível de formação escolar ou acadêmica. A singularidade dos acontecimentos sociais permite um diálogo rico e denso, como o que objetivamos propor com esta organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tedesco, Anderson, Jaqueline Gianchini, and Marizela Ramon. EDUCAÇÃO E TECNOLOGI: indagações sobre a práxis pedagógica. Editora BAGAI, 2020. http://dx.doi.org/10.37008/bagai/978-65-87204-02-4.13.7.20.

Full text
Abstract:
O texto que se torna público, trata de uma reflexão a respeito da inclusão das tecnologias na elaboração de práticas pedagógicas mais desejantes e que os estudantes se sintam acolhidos (as) em seus espaços educativos. Neste estudo traduziu-se o objetivo no investigar a construção da práxis pedagógica com uso das TICS no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva humana. Trata-se de um estudo, cujo delineamento metodológico, é a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Disso resultaram três constatações: I) a inclusão das tecnologias na elaboração das práticas pedagógicas II) as preocupações dos professores na preparação das aulas III) as fragilidades de uma formação humana que inclua as tecnologias como condição educativa em sala de aula. Ante o exposto, conclui-se a urgência de aberturas dos espaços educativos para uma efetiva e desejante acolhida nos processos de humanização do uso das tecnologias em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Eduardo Gasperoni de. Interfaces da gestão escolar. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-393-0.

Full text
Abstract:
A atuação gestora vai além de cumprir aspectos burocráticos e administrativos. No campo educacional, ela visa à promoção humana, concernindo em assegurar a qualidade de uma mediação no seio da prática social global, colaborando com a formação cidadã e humanizadora. A oportunidade de conhecer e estabelecer conexões com a presente obra intitulada Interfaces da Gestão Escolar, leva as seguintes reflexões: O que implica pensarmos em Gestão Escolar nos dias contemporâneos? Qual a colaboração da atuação do gestor para a formação, o desenvolvimento e as aprendizagens da comunidade escolar? Se há a docência humanizada, haveria a gestão escolar humanizada? Podemos inferir que, inúmeros são os elementos a serem considerados, peculiarmente, os processos de aprendizagens de todos os atores da comunidade escolar, nos distintos segmentos, modalidades e níveis de ensino e que contemplem efetivamente as infinitas Interfaces da Gestão Escolar. Cônscio de sua atuação que concilia consciência técnica com a evidência política, na condução do conteúdo educativo e das exigências burocrático-administrativa, ora sua função tem cunho administrativo, ora apresenta caráter educador, o gestor, enquanto “educador por excelência”, deve ter a ciência da relevância de sua atuação no sentido de desempenhar todos os papeis a fim de possibilitar um ambiente que de fato ofereça uma educação de qualidade para todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

d’Olivo, Fernanda Moraes. Linguagem, cognição e ensino: Conceitos e possibilidades. Edited by Thalita Cristina Souza Cruz. Editora da Abralin, 2021. http://dx.doi.org/10.25189/9788568990131.

Full text
Abstract:
A obra traz textos escritos por diferentes profissionais e pesquisadores que atuam na área da linguagem e que concentram suas reflexões na relação cérebro, linguagem, sujeito e ensino. Ao organizarmos esta obra, buscamos promover encontros entre estes profissionais, a fim de divulgar as pesquisas que discutem seriamente os temas propostos. Acreditamos que a leitura desta obra é fundamental para a formação de atuam ou atuarão tanto na área da linguagem quanto do ensino, para a compreensão dos processos relacionados à aquisição da fala e da escrita, em sujeitos com e sem diagnósticos relacionados ao aprendizado da língua. Consideramos relevante, também, dizer que nessa obra há textos que apresentam visões atuais e diferentes, mostrando a abertura para o diálogo de diferentes perspectivas teóricas. O esforço de promover este encontro reflete uma postura que acreditamos relevantes neste momento de ataque constante às ciências, em especial às ciências humanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Processos de formação em Arqueologia"

1

Pereira, Isabel. "Processos residuais de formação de palavras em português: a siglação / acronímia." In Actas del XXVI Congreso Internacional de Lingüística y Filología Románica, edited by Emili Casanova and Cesáreo Calvo, 587–94. Berlin, Boston: DE GRUYTER, 2013. http://dx.doi.org/10.1515/9783110299939.587.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Soares, Ana Paula, Luana Priscila Wunsch, and Linconl Mendes de Lima. "FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO EAD, TECNOLOGIAS E AVALIAÇÃO." In Arqueologia das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 3, 38–53. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5131916014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, Cássia Virgínia Coelho de, Débora Santos Porta Calefi Pereira, Murilo Alves Ferraz, and Vania Malagutti Loth. "FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MÚSICA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA." In Processos de Organicidade e Integração da Educação Brasileira 3, 160–85. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.50320290616.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Andrade, Mayra Hellen Vieira de, Ingrid Stephany Freire da Silva, Angely Dias da Cunha, and Nirleide Dantas Lopes. "CAPITALISMO MONOPOLISTA, QUESTÃO SOCIAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL." In Arqueologia das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 5, 243–55. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.52019170121.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Tatiana de Lima. "AS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL." In Processos de Subjetivação no Serviço Social 2, 69–79. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3262029077.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SILVA, G. C. "Os processos de formação dos nomes de achocolatados em pó." In Olhares e falares: estudos contemporâneos sobre a língua portuguesa, 219–45. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-005-1_219.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

SILVA, G. C. "Os processos de formação dos nomes de achocolatados em pó." In Olhares e falares: estudos contemporâneos sobre a língua portuguesa, 219–45. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-025-9_219.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Vera Núbia. "EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA, FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO." In Arqueologia das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 3, 178–90. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.51319160116.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Paese, Cláudia Regina. "FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL I NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) EM CUIABÁ/MATO GROSSO." In Processos de Subjetivação no Serviço Social 2, 89–97. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3262029079.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza Neto, Alaim. "Subjetividades docentes: narrativas como processos autoformativos e investigativos." In Narrativas autobiográficas de professores: (auto)formação e investigação em torno do currículo, formação docente e tecnologias digitais, 7–9. Pimenta Cultural, 2018. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2018.792.7-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Processos de formação em Arqueologia"

1

Canuto, Cristiane Lopes, Pedro Seixas, Eduardo Ribeiro dos Santos, Cristiane Ramos Magalhães, and Técia Maria Pereira Duarte. "Formação executiva em BIM." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.322.

Full text
Abstract:
No contexto da construção civil, a utilização de Building Information Modelling (BIM) vem sendo considerado como uma das tecnologias da informação e comunicação que está transformando o setor. Os métodos BIM viabilizam a construção digital e a antecipação de tomadas de decisões do empreendimento (EASTMAN, 2014). Segundo Succar (2009), o conceito BIM engloba um conjunto de políticas, processos e tecnologias que geram uma metodologia para gerenciar os dados do projeto, da construção, do uso-operação e manutenção e da demolição, em um formato digital ao longo do ciclo de vida do edifício. Ao comparar o mercado e as pesquisas em relação ao ensino de BIM, percebe-se que a área de educação ainda está restrita e pode ser explorada (KASSEM e AMORIM 2015; LEAL e SALGADO, 2019). Apesar do aumento da inserção de BIM na educação sua incorporação no ensino tem destaque, ainda, em disciplinas que visam o ensino de softwares. Tendo em vista as características disruptivas de BIM,que rompe com os padrões, modelos ou tecnologias já estabelecidos no mercado, acredita-se que o ensino deve atender não apenas as tecnologias BIM, mas também, atingir os processos de trabalho e projeto envolvidos na adoção. Nesse sentido, diante da necessidade de capacitar os profissionais que atuam a nível gerencial nas organizações ligadas ao segmento de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) a Fundação Getulio Vargas (FGV) lançou em 2020 o Programa de Formação Executiva em BIM, que tem como principal objetivo desenvolver nos gestores as competências necessárias para liderar equipes, empresas e projetos no ambiente BIM, capacitando-o a atuar estrategicamente na implementação, desenvolvimento e execução do projeto em suas diversas fases. O presente trabalho apresenta uma análise dos resultados alcançados nas turmas do curso de Formação Executiva em BIM da FGV ocorridas entre outubro/2020 e março/2021. Foram ao todo 85 alunos distribuídos em 3 turmas, sendo uma turma fechada (para colaboradores de uma mesma empresa, do setor de infraestrutura) e duas turmas abertas (com inscrição permitida a profissionais da indústria da construção com formação superior). O Programa é oferecido pela FGV entre os seus cursos de curta e média duração e procura desenvolver nos executivos competências relacionadas aos eixos organizacional, gerencial e estratégico. As aulas ocorreram de forma remota, síncrona (ao vivo), transmitidas por webconferência (plataforma Zoom). As aulas foram todas gravadas, com os links para acesso às gravações disponibilizados aos alunos no ECLASS - o ambiente de sala de aula virtual da FGV. O programa do curso é composto por quatro disciplinas de caráter gerencial: (1) Fundamentos BIM; (2) Gestão Organizacional BIM; (3) Estratégias de Implementação BIM; e (4) Plano de Execução BIM. A carga horária total é de 64 horas, sendo 16 horas para cada disciplina, distribuídas em aulas com duração de 4 horas. Nas três turmas analisadas, as aulas ocorreram sempre à noite (das 18h30 às 22h50 - considerando 20 minutos de intervalo), em dias úteis, com no máximo duas aulas por semana. A abordagem foi teórico-prática, com a parte prática direcionada ao desenvolvimento de trabalhos voltados para estruturas organizacionais, mapas de processos e planos BIM. Os softwares usados durante as aulas se restringiram a ferramentas para apoio às dinâmicas (exemplos: Slido e Jamboard), não sendo necessário qualquer software específico de BIM. Como o objetivo é o desenvolvimento de competências gerenciais, durante as aulas do curso Formação Executiva em BIM não trabalhamos diretamente com softwares BIM. Naturalmente que, por serem parte essencial de toda gestão de projetos no ambiente BIM, as questões relacionadas aos softwares e tecnologias disponíveis no mercado são abordadas ao longo do todo conteúdo programático, porém sem a necessidade do uso de laboratórios, ou mesmo dos alunos terem equipamentos com softwares BIM instalados. Os alunos que não puderam participar de alguma das aulas ao vivo assistiram posteriormente as gravações, sem perda de continuidade do conteúdo nas aulas seguintes. As gravações ficam disponíveis por 100 dias após a ocorrência da aula para todos os alunos, não apenas para aqueles que não assistiram ao vivo. Alunos relataram esse como sendo um dos pontos fortes do modelo adotado pelo programa, pois puderam rever trechos das aulas para fixar melhor o conteúdo, além de não perderem os momentos que não puderam estar ao vivo com a turma. Ao final de cada disciplina foi realizada uma avaliação para verificação da assimilação do conteúdo pelos alunos. Na disciplina (1) a avaliação compreendeu uma atividade sobre os conceitos BIM. Na disciplina (2) envolveu um trabalho sobre novos papéis e responsabilidades BIM. Nas disciplinas (3) e (4) os alunos desenvolveram partes dos planos de implementação BIM e do plano de execução BIM, respectivamente. Além disso, foram identificados pontos positivos e negativos do curso. Os pontos levantados nas avaliações refletem alguns cenários BIM, como na turma fechada que destacou mais exemplos práticos em infraestrutura, tema que até então tem menos ênfase nas práticas BIM. Atualmente a área de infraestrutura está ganhando maior visibilidade, tendo em vista que as licitações têm apresentado exigências de entregáveis em BIM, impulsionadas pela estratégia BIM-BR. Outra evidência disso é que quando se compara as turmas, uma porcentagem bem menor de alunos da turma fechada descreveram que o curso cumpriu as expectativas enquanto nas turmas abertas, o maior destaque no curso é ele ter cumprido as expectativas. O curso está mais voltado para perfis de alunos de áreas variadas na AECO, isso é demonstrado em outro ponto levantado nas respostas, a carga horária do curso, esse quesito foi abordado de forma expressiva na turma fechada, enquanto nas turmas abertas foi a menor porcentagem entre as respostas. Com essas experiências evidencia-se que um curso focado em competências gerenciais BIM é um grande desafio, tendo em vista que a maioria dos cursos BIM são da área de habilidades tecnológicas. Assim, a partir das lições obtidas o curso vai sendo moldado e permitindo o planejamento de capacitações em novas áreas BIM para os gestores. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/X-Jtc-GS3h8
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Eduardo Ribeiro dos, Pedro Seixas, Cristiane Ramos Magalhães, and Cristiane Lopes Canuto. "Formação executiva em BIM." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.323.

Full text
Abstract:
A adoção de BIM pelas empresas de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) passou a ser necessária , após a sanção do decreto nº 10.306 de 02 de abril de 2020 para atender as demandas governamentais na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia. Nesse contexto, a Fundação Getulio Vargas (FGV), se estruturou para entregar ao mercado o curso de Formação Executiva em BIM, cujo principal objetivo é desenvolver nos gestores as competências para liderar equipes, empresas e projetos no ambiente BIM, de modo a apoiar e impulsionar a adoção BIM a partir das demandas geradas. Para Brasil (2020), BIM é “o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, que sirva a todos os participantes do empreendimento, em qualquer etapa do ciclo de vida da construção”. Por isso, sua implementação por uma empresa da área AECO não pode se pautar em simplesmente adotar uma ferramenta e sim construir um pensamento que ocasionará em uma mudança de cultura organizacional, onde serão necessários investimentos em infraestrutura, revisão do processo de trabalho e diversos tipos de treinamento (AsBEA, 2013). Na maioria das empresas as decisões empresariais obedecem a uma hierarquia organizada em três níveis: Estratégico, Tático e Operacional. Diante disto, é importante que as capacitações para a efetiva adoção de BIM ocorram em todos os níveis organizacionais. Segundo Succar (2019), os níveis de competências a serem desenvolvidos em uma empresa são: Gerencial, Administrativo, Funcional, Operacional, Técnico, de Implementação, de Suporte e Pesquisa e Desenvolvimento. Ao se tratar do nível gerencial, assuntos como Gerenciamento Geral a partir da adoção de novos sistemas e fluxos de trabalho, Liderança, Planejamento estratégico, Gestão Organizacional e Desenvolvimento de negócios e gestão de clientes se apresentam como itens de foco. Para a formatação da capacitação, diversas discussões com o Instituto de Desenvolvimento Educacional da FGV foram realizadas para o devido alinhamento entre os conteúdos a serem ministrados com conceitos da instituição de ensino que estão relacionados diretamente à gestão organizacional das empresas. O público-alvo de gestores com foco na formação executiva atua em funções e realidades diversas, como por exemplo: proprietários de empresas privadas atuantes na área de construção civil; arquitetos, engenheiros e administradores que atuam em coordenação e gestão nas empresas de projeto e construção; gestores e servidores públicos que trabalham em órgãos federal, estadual ou municipal e necessitam implementar BIM; diretores e coordenadores de instituições públicas, como por exemplo CEF, Ministério Público e TCU, que atuam na fiscalização de obras e seus contratos; secretários e diretores comissionados em órgãos públicos, na implementação de BIM atendendo as demandas de contratação do governo federal, que desde janeiro de 2021, exigem seu uso em projetos e obras. O Programa de Formação foi enquadrado na categoria dos cursos de pós-graduação de Curta e Média Duração e foi estruturado com quatro disciplinas com dezesseis horas cada, totalizando sessenta e quatro horas. É ministrado de forma síncrona e mediada por tecnologia. A ferramenta principal utilizada é a plataforma Zoom e para colaboração e networking entre os alunos, também são utilizadas outros aplicativos como Eclass FGV, Slido e Jambord. As disciplinas são sustentadas em três pilares estratégicos: (a) conceituação, (b) avanços e tendências e (c) aplicabilidade. A primeira trata das questões fundamentais para o entendimento sobre BIM, o atual estado da arte e o potencial na melhoria dos negócios. Como não se trata de uma capacitação para o nível operacional e sim gerencial, nesta disciplina são apresentadas as diversas tecnologias BIM que podem ser adotadas ao longo do processo de planejamento, concepção, execução, operação e manutenção, sem a utilização de softwares. Diante disso, para o desenvolvimento do curso não são necessários nem laboratórios de informática, nem a instalação de softwares BIM pelos alunos em seus computadores. Na segunda disciplina é apresentado o impacto da adoção BIM na gestão organizacional, assim como os novos papéis, competências e responsabilidades a serem desenvolvidos pelas organizações na mudança do negócio. São tratadas, também, questões relacionadas à contratação de projetos e obras e demais serviços a serem executados em BIM, em que são discutidos os direitos autorais dos modelos e suas respectivas responsabilidades. A terceira discute o alinhamento da implementação de BIM com as estratégias organizacionais atuais para a real mudança do negócio. São apresentados conceitos para a reestruturação da empresa na adoção BIM, bem como os diversos níveis de requisitos de informações ligados aos processos, políticas, pessoas e tecnologias. Por fim, a quarta disciplina aponta para o plano de execução BIM (BEP), abordando as fases e os procedimentos desde os requisitos para a contração das disciplinas envolvidas no processo de desenvolvimento dos projetos até os entregáveis para apoiar o gerenciamento do ativo. Assim, a Formação Executiva em BIM, no portfólio da Fundação Getulio Vargas, se configura como um importante instrumento no processo de transformação digital da indústria da construção civil, contribuindo para o impulsionamento da adoção BIM a partir da capacitação dos gestores. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/c99aD8EMhII
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lucena, Lúcio José de Azevêdo. "UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES: ESCOLA, ALUNO, PROFESSOR, ESTAGIÁRIOS – TERRITÓRIOS: PROCESSOS FORMATIVOS EM ARTE\TEATRO." In Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente. Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/16760.1-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Leal, Adriano Galindo, Matheus Jacon Pereira, Leandro Avanço, Igor Cunha Teixeira, Alessandro Santiago Dos Santos, and Rodrigo Neves Ribeiro. "Um método para implementação de Comitê Ágil de Governança de TI para inovação de processos e ferramentas." In Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico. Sociedade Brasileira da Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wcge.2020.11268.

Full text
Abstract:
O presente estudo de caso descreve um método de Implementação de Governança de TI baseado na formação de um Comitê Ágil para reestruturar processos burocráticos inadequados, visando atender às demandas de melhoria na eficiência do uso de recursos públicos por empresas e sociedades de economia mista. Esse método demanda a formação de um Comitê de Governança com a necessária autoridade e liberdade para avaliar e implementar mudanças nos processos e sistemas existentes. Depois de 25 meses de sua aplicação em uma Instituição Pública ligada ao Governo do Estado de São Paulo, os processos equivalentes ao COBIT 5.0 do pilar de Gestão de Suporte (APO01, APO05, APO13, BAI01, BAI04, BAI06, BAI08, BAI09, DSS01, DSS02 and DSS05) evoluíram do Nível 0 de capacidade (Incompleto), em sua maioria para o Nível 1, Realizado. Apenas os processos DSS01 e DSS02 atingiram o Nível 2 (Controlado).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Magale, and Jutta Cornelia Reuwsaat Justo. "Alfabetização Científica em práticas pedagógicas na formação inicial de professores dos anos iniciais." In I Congreso Internacional de Ciencias Exactas y Naturales. Universidad Nacional, 2019. http://dx.doi.org/10.15359/cicen.1.30.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo identificar indícios de alfabetização científica nas práticas planejadas e realizadas, em escolas de anos iniciais, por alunas do Curso Normal de Aproveitamento de Estudos Noturno, aliadas a processos integrados de ciências e alfabetização, assim como às habilidades constantes da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, analisam-se onze práticas pedagógicas, considerando os relatórios das alunas sobre as atividades realizadas durante a prática docente. Os resultados foram apresentados em um quadro, no qual se destacam os processos integrados de ciências e alfabetização verificados nas práticas. Um exemplo de uma prática integradora é descrito. Evidenciou-se atividades que contemplaram as habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Identificou-se a possibilidade de desenvolvimento da alfabetização científica por meio de processos integrados de ciências e alfabetização, quando esta é desenvolvida e aplicada desde a formação inicial dos professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Capeletto, Claudia Angela, Éliton Fontana, Cristiane Costa, Pedro H. H. Araújo, and Claudia Sayer. "MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA POLIMERIZAÇÃO EM MINIEMULSÃO DO ESTIRENO PARA A FORMAÇÃO DE NANOCÁPSULAS." In III Simpósio Paranaense de Modelagem, Simulação e Controle de Processos. Curitiba: DEQ/UFPR, 2018. http://dx.doi.org/10.5380/19847521.3simproc2018.a17p122-129.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

NICODEM, Maria Fatima Menegazzo, Shiderlene Vieira de ALMEIDA, and Maristela Rosso WALKER. "O DOCENTE, A APRENDIZAGEM EM SERVIÇO E OS PROCESSOS AVALIATIVOS INSTITUCIONAIS." In Anais do III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente. Recife, Brasil: Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/15394.3-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

FAGUNDES DURÃES BENITEZ, JUCIANE, MARCOS OSCAR BENITEZ, and João Luiz Miranda. "A INFLUÊNCIA DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA." In I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes. Montes Claros - MG, Brazil: Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/cied-2018-90668.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima de Almeida, Mariangela, INES RAMOS, and Sebastião Rafael Inacio da Cruz. "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E GESTÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS VIVIDOS NO ESPIRITO SANTO." In Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2014. http://dx.doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-30482.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

da Silva, Rosiete Pereira, and Janne Eyre Araújo de Melo Sarmento. "RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM PROCESSOS EDUCATIVOS EM MEIO A COVID 19." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/862.

Full text
Abstract:
Introdução: a proposta desse trabalho visa compartilhar experiência como professoras de estágio que vêm utilizando atividades remotas síncronas em tempos de pandemia como um recurso tecnológico no estágio em Psicologia e Processos Educativos, considerando que as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação de Psicologia, definem que os estágios assinalam para o contato com situações, contextos e instituições, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais. Objetivo: contribuir com o processo de aprendizagem através de técnicas de psicoeducação. Material e Método: foi utilizada Busca Ativa Escolar como uma solução tecnológica e metodologia inovadora por meio da qual o UNICEF e outras entidades, apoiam os municípios na identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula, permanecer e aprender. Resultados: a pesquisa foi desenvolvida por 10 estagiários do 10º período que, através de busca ativa, contataram, via telefone, 25 escolas distribuídas entre as redes municipal, estadual e privada, conseguido retorno de 18 delas, através de gestores e coordenadores, tendo sido verificado que as mesmas estão funcionando na modalidade de atendimento por formação de grupos através do WhatsApp, do Google classroom e Google meet. A estimativa foi de que 40% dos alunos, remotamente, estavam assistindo as aulas e respondendo as tarefas propostas pelos professores. Conclusão: em tempo de pandemia a proposta principal do ensino remoto não é o rendimento quantitativo, mas sim a manutenção da interação social com os alunos e desenvolver um trabalho preventivo no combate à evasão escolar, sabendo os profissionais entrevistados que vivem uma situação atípica e muito difícil, em que os professores e demais funcionários da escola estão se reinventando para chegar mais próximo aos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography