To see the other types of publications on this topic, follow the link: Processos de formação em Arqueologia.

Journal articles on the topic 'Processos de formação em Arqueologia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Processos de formação em Arqueologia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Ribeiro, Loredana, Bruno Sanches Ranzani da Silva Formado, Sarah Schimidt, and Lara Passos. "A saia justa da Arqueologia Brasileira: mulheres e feminismos em apuro bibliográfico." Revista Estudos Feministas 25, no. 3 (December 2017): 1093–110. http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n3p1093.

Full text
Abstract:
Resumo: Este trabalho introduz uma reflexão sobre as condições estruturantes da arqueologia brasileira no que se refere a assimetrias de sexo e gênero, mapeando o papel das arqueólogas e das teorias feministas nos processos de construção e comunicação científica e na formação de estudantes a partir da composição sexual da comunidade científica, da análise de publicações em periódicos e dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Arqueologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bespalez, Eduardo. "Arqueologia e história indígena no Pantanal." Estudos Avançados 29, no. 83 (April 2015): 45–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142015000100005.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma síntese dos dados arqueológicos sobre o Pantanal e o seu entorno, principalmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Elaborado com base na noção de arqueologia como história indígena de longa duração, o artigo considera as trajetórias de estabelecimento e consolidação territorial da ocupação indígena regional, os processos de formação da configuração etnográfica encontrada pelos europeus e os impactos do colonialismo. O principal objetivo consiste em mostrar que a diversidade cultural característica do cenário etnográfico pantaneiro está associada à dinâmica histórica e cultural da ocupação indígena desde períodos anteriores à chegada dos conquistadores e colonizadores de origem europeia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Duran, Leandro D., Paulo F. Bava De Camargo, Flávio Rizzi Calippo, and Gilson Rambelli. "Educando Embaixo D'Água: O Ensino de Arqueologia Subaquática no Brasil (1992-2014)." Habitus 12, no. 2 (June 26, 2015): 257. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v12.2.2014.257-270.

Full text
Abstract:
Resumo: até o início da década de 2000, o único caminho possível para formação em Arqueologia Subaquática era através da pós-graduação. Mas, com a expansão do ensino público federal, a Arqueologia Subaquática ampliou seu raio de ação ao ser inserida na grade de algumas graduações em Arqueologia. Nesse sentido, o artigo propõe apresentar nossa visão sobre o histórico recente desse processo. Palavras-chave: Arqueologia subaquática. Arqueologia marítima. Ensino superior. Graduação em Arqueologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Maria Dulce Barcellos Gaspar de, Daniela Klokler, and Gina Faraco Bianchini. "Arqueologia estratégica: abordagens para o estudo da totalidade e construção de sítios monticulares." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 8, no. 3 (December 2013): 517–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222013000300003.

Full text
Abstract:
Sítios arqueológicos monticulares são especificamente formados pela acumulação intencional de materiais visando acreção vertical. Por consequência, o estudo dos processos de formação desses sítios é um excelente caminho para a compreensão das ações sociais que culminaram na construção de montículos. Para a interpretação desses processos, assim como dos aspectos funcionais, organizacionais, ideológicos, entre outros, é fundamental a análise dos sítios em sua totalidade. Este artigo apresenta a Arqueologia Estratégica, uma série de abordagens complementares visando o estudo da totalidade e a formação de sítios monticulares, com o objetivo de identificar os comportamentos associados à construção. As discussões apresentadas apoiam-se, principalmente, nos resultados positivos obtidos por meio da aplicação dessas abordagens em pesquisas com sambaquis durante longa data.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Almeida, Fabio Guaraldo. "Ethnoarchaeology in Mandira maroon." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. Suplemento, supl.11 (September 10, 2011): 171. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.2011.113553.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é contribuir para o entendimento do processo histórico de formação do território quilombola dos Mandira, tendo em vista o processo de apropriação e formação dos registros arqueológicos na territorialidade desse povo. Pretende-se, com isso, refletir sobre a prática arqueológica em com unidades quilombolas e contribuir com os debates da Arqueologia Pública e Comunitária, a partir de uma proposta de pesquisa multivocal e interdisciplinar entre Arqueologia, Antropologia e História
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sarmento, Francisco. "O Alto Rio Negro indígena em mais de dois mil anos de história." Revista Brasileira de Linguística Antropológica 11, no. 02 (December 29, 2019): 32. http://dx.doi.org/10.26512/rbla.v11i02.26900.

Full text
Abstract:
Este texto busca uma compreensão dos processos históricos e culturais do Alto Rio Negro em mais de dois mil anos, focalizando acerca da ocupação ancestral da região por seus diferentes povos indígenas, cuja interação resultou na formação de um sistema regional peculiar, envolvendo um diálogo interdisciplinar dos resultados das ciências acadêmicas (como a etnologia, a arqueologia, a linguística histórica, o registro histórico e discussões da ecologia histórica) com os conhecimentos e tradições dos povos dessa região, estabelecendo nexos entre o passado e o presente. Ao final, propõe questões sobre a ocupação dos Tukano Orientais com alguns elementos para essa reconstrução a partir de suas tradições orais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Elizabeth Maria Freire de Araújo, and Peter Pál Pelbart. "Arte, clínica e loucura: um território em mutação." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 14, no. 3 (September 2007): 709–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702007000300003.

Full text
Abstract:
A experiência clínica e didática no campo da terapia ocupacional, na qual práticas artísticas e processos terapêuticos se atravessavam, levou-nos à realização de uma pesquisa histórica visando investigar como se constituíram, no Brasil, as relações entre os campos da saúde mental e da arte, a partir de meados do século XIX e durante o século XX. Os métodos utilizados para realizar esta pesquisa - que tem como horizonte teórico o pensamento de Foucault, Deleuze e Guattari - foram a cartografia e a arqueologia. Com a arqueologia, tratamos dos discursos e acontecimentos históricos, procurando as forças que os engendraram. Ao cartografar, buscamos acompanhar algumas linhas que, emergindo de cada um desses campos em relação ao outro, se cruzaram formando diferentes configurações no território em estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida-Filho, Naomar. "Impacto da Reforma Cabanis no ensino médico do Brasil: ensaio de arqueologia neofoucaultiana." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 26, no. 2 (April 2019): 385–405. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702019000200002.

Full text
Abstract:
Resumo O ensaio avalia o impacto da Reforma Cabanis na configuração do modelo de formação em saúde que se tornou hegemônico no Brasil. Primeiro, discute o processo de construção social, ideológica e institucional do modelo de assistência à saúde da França pós-revolucionária. Em seguida, introduz os principais elementos da Reforma Cabanis, analisando aspectos curriculares e pedagógicos da nova proposta de ensino médico baseado em profissionalismo, disciplinaridade e especialização que resultou num sistema de ensino superior sem universidades. Depois avalia o processo histórico que resultou no “afrancesamento” do sistema educacional brasileiro, resultando num modelo de formação em saúde baseado em faculdades, hospitais, aulas, disciplinas, especialidades e diplomas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moraes, Claide de Paula. "O determinismo agrícola na arqueologia amazônica." Estudos Avançados 29, no. 83 (April 2015): 25–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142015000100004.

Full text
Abstract:
Este texto foi originalmente construído como parte de minha tese de doutorado. A proposta é discutir interpretações alternativas para pensar o surgimento de grandes contingentes populacionais na Amazônia antiga. Os motivos que levaram populações nativas a entrar em conflito por territórios. As causas de uma diminuição da população observada no registro arqueológico depois do ano mil de nossa era. O processo de formação de terra preta nos sítios arqueológicos. E principalmente a apresentação de uma proposta diferente da visão tradicional de complexidade sociopolítica necessariamente atrelada a populações mono agricultoras. Para apresentar essa proposta são utilizados dados arqueológicos coletados principalmente na região de Iranduba e no baixo rio Madeira, ambos no estado do Amazonas, Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Almeida, Fernando Ozorio de, and Bruna Rocha. "Uma tradução do clássico de DeBoer e Lathrap: “O fazer e o quebrar da cerâmica Shipibo-Conibo”." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 11, no. 1 (April 2016): 315–39. http://dx.doi.org/10.1590/1981.81222016000100016.

Full text
Abstract:
Resumo DeBoer e Lathrap discutem a indústria cerâmica dos Shipibo-Conibo do leste peruano, documentando a passagem de objetos gerados pelo seu sistema comportamental atual até sua incorporação ao registro arqueológico. Descrevem a procura por matéria-prima, a manufatura das vasilhas e sua distribuição dentro das habitações, assim como as funções primárias e secundárias das vasilhas e os padrões de descarte da cerâmica. Embora a classificação cerâmica não seja o principal objetivo dos autores, o texto fornece informações úteis sobre a taxonomia dos Shipibo-Conibo (em especial quanto à sua função) e sobre as variações produzidas pelas diferentes oleiras. Ao focar nas variações de uso e na longevidade dos vasilhames, como nos processos que transformam objetos cerâmicos em artefatos arqueológicos, o artigo contribui para uma crescente literatura voltada a iluminar os processos de formação do registro arqueológico, que tem implicações sobre a formulação do planejamento de estratégias de amostragem na Arqueologia (texto introdutório de Carol Kramer para a versão publicada em 1979).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Braga, Ruy. "TRABALHO E POLÍTICA EM SÃO BERNARDO: ARQUEOLOGIA DE UMA HEGEMONIA PRECÁRIA." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 104 (August 2018): 133–65. http://dx.doi.org/10.1590/0102-133165/104.

Full text
Abstract:
Resumo O principal objetivo deste artigo é revisitar as etnografias do trabalho operário, assim como os estudos de caso ampliados que, ao longo dos anos 1970 e 1980, registraram a transformação do grupo operário metalúrgico de São Bernardo em um dos mais importantes atores políticos do processo de redemocratização do país, precipitando o fim da ditadura militar e inaugurando o que alguns autores chamaram de “era das invenções democráticas”. Para tanto, inicialmente pretende-se enfocar as raízes sociais do processo de inquietação operária no tocante à relação entre o recrudescimento do despotismo fabril e os limites à negociação impostos pela regulação autoritária como catalisador do ciclo grevista que se estendeu entre 1978 e 1981. Finalmente, busca-se identificar no contexto histórico da onda grevista de fins dos anos 1970 a formação da relação social hegemônica que combinou o consentimento passivo das bases sociais com o consentimento ativo das lideranças sindicais na criação da regulação lulista dos conflitos sociais que vigorou no país entre os anos de 2003 e 2016.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Agostini, Camilla, and Fernanda Pinheiro. "“Arqueologia do Mundo Moderno” e multiperspectivismo na abordagem sobre escravidão no Atlântico Sul." Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 15, no. 2 (August 19, 2021): 247–69. http://dx.doi.org/10.31239/vtg.v15i2.26418.

Full text
Abstract:
O conceito de Segunda Escravidão, cunhado pelo historiador Dale Tomich, de certa maneira coaduna com a ideia de “Arqueologia do Mundo Moderno” e a ênfase em uma Arqueologia do Capitalismo, nas definições propostas por arqueólogos como Charles Orser Jr., no primeiro caso, e Matthew Johnson, no segundo. Neste artigo a proposta é pensar sobre como o conceito de Segunda Escravidão complementa e ajuda a consolidar o entendimento de uma Arqueologia do Mundo Moderno associada a uma Arqueologia do Capitalismo, construindo uma ponte entre os debates estabelecidos no âmbito das disciplinas de história e arqueologia, particularmente dedicadas ao estudo do Mundo Atlântico dos oitocentos. Por outro lado, essas abordagens trazem um desconforto da ênfase de uma perspectiva eurocêntrica. Ressalta-se o desafio de pensar esse processo de formação do mundo moderno no plural, aumentando o espectro de perspectivas sobre ele. Não apenas tendo como parâmetro principal a perspectiva marcada pela história do capitalismo, particularmente se pensamos a experiência de africanos e afrodescendentes na Diáspora. Da reflexão sobre essas abordagens, são trazidas para a pauta, ainda, questões sobre a própria definição do campo da chamada “Arqueologia Histórica” e suas implicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gaspar, Meliam Viganó, Caroline Fernandes Caromano, Ester Ribeiro Pereira, Kelly Brandão, Jaqueline Belletti, Aline Freitas, Lara De Paula Passos, et al. "QUEM SOMOS NÓS? OU PERFIS DA COMUNIDADE PROFISSIONAL ARQUEOLÓGICA NO BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES." Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia 18, no. 1 (October 14, 2020): 146. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v18i1.8104.

Full text
Abstract:
Nos últimos vinte anos, a formação acadêmico-científica arqueológica cresceu exponencialmente no Brasil, culminando com o reconhecimento da profissão em 2018. No entanto, pouco sabemos sobre os perfis socioeconômico e profissional das pessoas atuantes na área, assim como de estudantes em processo de formação, em nível de graduação e pós-graduação. Para que se tenha uma visão geral do quadro da Arqueologia no país, propomos a realização de um levantamento demográfico, cujos primeiros resultados estão compilados neste manuscrito. Esta iniciativa nos possibilita delinear os desafios da inclusão e da representatividade no exercício da profissão, cujas reflexões nos auxiliarão na concepção de medidas práticas para uma mudança desse quadro, no futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gontijo, Fabiano, and Maria Lídia Pessoa. "Cursos, percursos e transcursos da antropologia no Piauí." Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas 40, no. 2 (December 31, 2020): 159–74. http://dx.doi.org/10.37370/raizes.2020.v40.651.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta algumas reflexões sobre as particularidades da formação e do processo de consolidação do campo disciplinar da antropologia no estado brasileiro do Piauí. O que caracteriza e diferencia o perfil da formação da antropologia no Piauí em relação à antropologia nacional talvez seja a sua estreita associação com a história, com a literatura, com a psicanálise e com a arqueologia desde seus primórdios, mas também a feminilização da profissão e, enfim, o atendimento a demandas voltadas para o desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Milheira, Rafael Guedes, Anderson Marques Garcia, Bruno Leonardo Ricardo Ribeiro, Priscilla Ferreira Ulguim, Cleiton Silva Da Silveira, and Marcelo Da Silva Sanhudo. "Arqueologia dos Cerritos na Laguna dos Patos, Sul do Brasil: uma síntese da ocupação regional." Revista Cadernos do Ceom 29, no. 45 (December 16, 2016): 33. http://dx.doi.org/10.22562/2016.45.02.

Full text
Abstract:
Desde o século XIX são pesquisados sítios arqueológicos compostos por montículos predominantemente de terra denominados cerritos ou aterros, associados a estruturas como microrrelevos, negativos topográficos, caminhos e praças que configuram complexos arqueológicos comumente encontrados em ambientes alagadiços no bioma Pampa, entre o sul do Brasil, Uruguai e Argentina. No Brasil, na porção meridional da Laguna dos Patos, a arqueologia dos ceritos vem sendo retomada depois de 40 anos de esquecimento. Já foram realizados mapeamento de três complexos de sítios com cerritos e desenvolvidas intervenções sistemáticas para compreensão dos contextos arqueológicos; estudos de tecnologias, dieta alimentar e processos de formação, bem como o estabelecimento de cronologias. Esses dados foram sintetizados neste artigo para discutir a relação sistêmica entre as diferentes áreas de ocupação no ambiente lagunar do estuário da laguna dos Patos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lôbo, Daniella Couto. "O PENSAMENTO FOUCAULTIANO E OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS PONDERAÇÕES." Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas 29, no. 2 (December 2, 2019): 180. http://dx.doi.org/10.18224/frag.v29i2.7358.

Full text
Abstract:
o presente artigo busca discutir reflexões sobre as possíveis contribuições do pensamento foucaultiano à educação. Dessa forma, primeiramente apresenta-se uma breve trajetória das pesquisas do filósofo que, com o tempo, passaram por mudanças, sendo reconhecidas em suas três fases: arqueologia, genealogia e ética. Busca-se também apresentar aspectos da fase genealógica, entendendo que é o momento em que o poder aparece em seus estudos. Neste contexto, a obra Vigiar e Punir (2013a) merece destaque. Foucault descreve vários arquivos sobre a história das penalidades e das instituições que perpetuaram práticas de punição, adestramento e controle. As instituições educativas enquanto espaço de formação também contribuíram para a constituição dos saberes de uma sociedade produtiva. A par dessas questões busca-se elucidar algumas aproximações dos estudos do filósofo aos discursos da educação que possuem um viés de liberdade na modernidade, mas que resultam na verdade em processos educativos que excluem, adestram e controlam. .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silveira, Maura Imazio da, Maria Christina Leal F. Rodrigues, Elisangela R. de Oliveira, and Louis-Martin Losier. "Arqueologia na floresta: contribuição metodológica da pesquisa na Floresta Nacional Tapirapé- Aquiri – FLONATA, área do Salobo, Pará." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 25 (December 20, 2015): 133. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2015.114975.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a metodologia de salvamento arqueológico empregada no resgate de sítios localizados em área de floresta tropical situada no sudeste do estado do Pará, município de Marabá. A delimitação sistemática através de tradagens em malha com intervalos equidistantes entre 10 m e 1 m, aliada a escavações por níveis naturais nas áreas centrais e periféricas dos sítios arqueológicos, possibilitaram a observação de processos de continuidadee descontinuidade na ocupação dos assentamentos e da formação da TerraPreta Arqueológica, aqui relacionada a áreas de atividade dentro das aldeias. Ametodologia aplicada demonstrou a viabilidade de pesquisas sistemáticas em áreas com densa cobertura vegetal, assim como a análise crítica de seus alcances e limites. Os 22 sítios arqueológicos pesquisados forneceram informações que auxiliaram no entendimento da história de ocupação desta área, iniciada há 6.000 anos. Essas informações abrangem dados sobre a implantação dos sítios na paisagem, tipologia funcional dos assentamentos (habitação e acampamento) e cronologias de ocupação (inter e intra-sítios). Este trabalho contribuirá ainda na construção do conhecimento da ocupação pré-história local e regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Vidal, Viviane Pouey, and Gustavo Peretti Wagner. "Os sítios paleoíndios na localidade arqueológica Touro Passo: uma síntese do Propa (1972-1978) e os estudos geoarqueológicos recentes." Revista Memorare 7, no. 3 (December 21, 2020): 100. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v7e32020100-120.

Full text
Abstract:
O presente artigo sintetiza e discute a partir das informações disponíveis, o povoamento inicial (10.800-9.903 anos AP) da Localidade arqueológica Touro Passo, município de Uruguaiana, região Oeste do Rio Grande do Sul, Brasil. Inicialmente apresenta-se os resultados obtidos durante o “Paleoindian Research Program” – PROPA (1972-1978) – Smithsonian Institution, coordenado por Miller (1972-1978) e suas extraordinárias contribuições para arqueologia brasileira. Na sequência é apresentada uma síntese dos estudos realizados por Milder (1994-2000) com ênfase para importante revisão da Fase Ibicuí. Na última década, Pouey Vidal (2011-2018), retomou os estudos nos sítios paleoindígenas estudados pelo PROPA, localizando novos sítios com amplo potencial científico. O enfoque geoarqueológico da pesquisa permitiu a compreensão da sequência estratigráfica, identificação de material “in situ” nos horizontes da Formação sedimentar Touro Passo e dos processos de formação e perturbação postdeposicional dos sítios arqueológicos em ambiente fluvial. Além de oferecer novas datações 14C para a área de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Peloggia, Alex, Any Marise Ortega, Matthew Edgeworth, and Rodolfo Alvez Luz. "A expansão do estrato geológico urbano (arqueosfera) no leste do Estado de São Paulo: a relação entre História, Geografia, Geologia e Arqueologia no Antropoceno." Revista Brasileira de Geografia 62, no. 2 (April 16, 2018): 25–52. http://dx.doi.org/10.21579/issn.2526-0375_2017_n2_p25-52.

Full text
Abstract:
O estudo do processo de formação do estrato geológico antropogênico, ou arqueosfera, decorrente da urbanização na porção oriental do Estado de São Paulo, desde o século XVI até hoje, possibilita discutir em uma perspectiva de longa duração a relação entre a apropriação do território e os condicionantes naturais geológicos, geomorfológicos e hidrográficos, posicionando tal reflexão, que envolve a História, a Geografia, a Geologia e a Arqueologia, no debate atual sobre o Antropoceno – a “época geológica humana”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

BANDEIRA, ARKLEY MARQUES. "POR UMA HISTÓRIA INDáGENA DE LONGA DURAÇÃO: cronologia das ocupações humanas pré-coloniais na Ilha de São Luá­s ”“ MA." Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 15, no. 25 (June 28, 2018): 24–50. http://dx.doi.org/10.18817/ot.v15i25.614.

Full text
Abstract:
O artigo sintetiza parte dos resultados obtidos na tese de doutorado do autor, que versou sobre os processos pré-coloniais relacionados á ocupação humana na Ilha de São Luá­s ”“ MA, em sua longa duração. Será abordada a cronologia obtida na pesquisa, sobretudo as datas relacionadas com os diferentes momentos de ocupação dos sá­tios arqueológicos, a partir de uma perspectiva regional, diacrônica e inter sá­tio. A pesquisa centrou-se em métodos da Arqueologia para investigar cinco sá­tios arqueológicos, a saber: os sambaquis do Bacanga, Panaquatira e Paço do Lumiar e os sá­tios cerá¢micos Vinhais Velho e Maiobinha I. Os resultados permitiram reconhecer os processos de formação do registro arqueológico, a espacialidade dos sá­tios e o contexto deposicional dos antigos assentamentos de diversos povos que ocuparam a Ilha de São Luá­s, desde 6.600 anos atrás, estendendo-se até os primeiros séculos do Brasil colonial.Palavras-chave: Arqueologia. Cronologia. Ocupações humanas. Longa duração.FOR A LONG-TERM INDIGENOUS HISTORY: chronology of pre-colonial human occupations on the Island of São Luá­s ”“ MA Abstract: The article synthesizes part of the results obtained in the doctoral thesis of the author, which dealt with the pre - colonial processes related to human occupation in the Island of São Luá­s ”“ MA, in its long duration. It will be approached the chronology obtained in the research, especially the dates related to the different moments of occupation of the archaeological sites, from a regional, diachronic and inter-site perspective. The research focused on methods of Archeology to investigate five archaeological sites, namely the Bacanga”™s, Panaquatira”™s and Paço do Lumiar”™s shellmounds and the Vinhais Velho”™s and Maiobinha I”™s ceramic sites. The results allowed to recognize the processes of formation of the archaeological record, the spatiality of the sites and the depositional context of the ancient settlements of several peoples who occupied the Island of São Luá­s, from 6,600 years ago, extending to the first centuries of colonial Brazil.Keywords: Archeology. Chronology. Human occupations. Long-term. POR UNA HISTORIA INDáGENA DE LARGA DURACIÓN: cronologá­a de las ocupaciones humanas precoloniales en la Isla de São Luá­s - MAResumen: El artá­culo sintetiza parte de los resultados obtenidos en la tesis de doctorado del autor, que versó sobre los procesos precoloniales relacionados a la ocupación humana en la Isla de São Luá­s - MA, en su larga duración. Se abordará la cronologá­a obtenida en la investigación, sobre todo las fechas relacionadas con los diferentes momentos de ocupación de los sitios arqueológicos, a partir de una perspectiva regional, diacrónica e inter local. La investigación se centró en métodos de la Arqueologá­a para investigar cinco sitios arqueológicos, a saber: los concheros del Bacanga, Panaquatira y Paço do Lumiar y los sitios cerámicos Vinhais Velho y Maiobinha I. Los resultados permitieron reconocer los procesos de formación del registro arqueológico, la espacialidad de los sitios y el contexto deposicional de los antiguos asentamientos de diversos pueblos que ocuparon la Isla de São Luá­s, desde 6.600 años atrás, extendiéndose hasta los primeros siglos del Brasil colonial.Palabras clave: Arqueologá­a. Cronologá­a. Ocupaciones humanas. Larga duración.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Saldanha, Gustavo. "Linha cumeada: uma arqueologia dos enunciados epistemológicos da Bibliografia na fundamentação da Ciência da Informação." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 25, Especial (December 2, 2020): 1–16. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e73443.

Full text
Abstract:
Objetivo: Investigar, através do pressuposto epistemológico-histórico, a formação da Ciência da Informação à luz dos discursos e dos enunciados da Bibliografia em discursos de fundamentação do campo. Método: Trata-se de reflexão teórica, via a abordagem diacrônica da epistemologia histórica e da filosofia da linguagem, tendo como corpus obras seminais de Gabriel Peignot, Paul Otlet, Nicolas Roubakine, Shyiali Ranganathan e Robert Estivals. Resultado: A pesquisa demonstra, a partir dos discursos coletados nas obras de fundamentação do campo, o papel estrutural e estruturante da Bibliografia na construção da Ciência da Informação. Conclusões: A fundamentalidade da Bibliografia é afirmada pelos resultados, demonstrando, para além de seu papel epistemológico central no processo histórico de formação da Ciência da Informação, seus usos como força política e ferramenta de transformação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Bilhalva, Liza, and Marta Bonow Rodrigues. "ETNOGRAFANDO PATRIMÔNIOS: OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO EM ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA NO PROCESSO DO INVENTÁRIO NACIONAL DE REFERÊNCIAS CULTURAIS /INRC – LIDAS CAMPEIRAS NA REGIÃO DE BAGÉ/RS." Cadernos do LEPAARQ (UFPEL) 16, no. 32 (December 15, 2019): 6. http://dx.doi.org/10.15210/lepaarq.v16i32.16632.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a influência da formação em Antropologia Social e Cultural / Arqueologia no processo de produção e elaboração do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) – Lidas Campeiras na Região de Bagé/RS. Procuramos apresentar essa experiência e apontar as contribuições que a formação acadêmica propiciou na pesquisa deste inventário, especialmente no que tange à categoria patrimônio, bem como a reciprocidade e a repercussão da metodologia INRC na formação que adquirimos e nas pesquisas que desenvolvemos durante a trajetória acadêmica.Abstract: This article aims to reflect about the influence on the formation of Social and Cultural Anthropology/ Archeology in the process of production and writing of the Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) – Lidas Campeiras in the Region of Bagé/RS. We look to present this experience and point out the contributions that the academic trajectory had make in the research of this inventory, especially in relation to the heritage category, as well as the reciprocity and its repercussion of the INRC methodology in the formation we build, and in the researches developed during the academic trajectory.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Araujo, Renata Pedroso de. "Por uma abordagem geoarqueológica: a interface entre a Arqueologia e as Ciências da Terra e a ênfase no contexto espacial." Cadernos do LEPAARQ (UFPEL) 15, no. 29 (June 24, 2018): 20. http://dx.doi.org/10.15210/lepaarq.v15i29.12298.

Full text
Abstract:
Este artigo consiste numa argumentação acerca da importância da Geoarqueologia enquanto componente básico de qualquer pesquisa arqueológica. A abordagem geoarqueológica nasce da interface entre a Arqueologia e as Ciências da Terra, mais especificamente da aplicação de conceitos, métodos e técnicas da segunda sobre a primeira, colocando em evidência as características espaciais que compõem o registro arqueológico. As implicações das Geociências em métodos e técnicas arqueológicas se verificam historicamente, desde os primórdios da Arqueologia enquanto disciplina científica, e essa interface se justifica pela própria natureza espacial do registro arqueológico, uma vez que este está inserido numa matriz sedimentar. Nessa perspectiva, estudos de processos de formação constituem uma etapa fundamental para o estudo de qualquer contexto arqueológico, pois a investigação dos agentes naturais e culturais que formam e transformam o depósito é condição sine qua non para quaisquer inferências de comportamento.Abstract: This article is an argument about the importance of Geoarchaeology as a basic component of any archaeological research. The geoarchaeological approach arises from the interface between Archaeology and the Earth Sciences, more specifically from the application of concepts, methods, and techniques of the latter to the former, highlighting the spatial characteristics that make up the archaeological record. The implications of the Geosciences in archaeological methods and techniques have historically been verified since the earliest days of Archaeology as a scientific discipline, and this interface is justified by the spatial nature of the archaeological record itself since it is inserted in a sedimentary matrix. In this perspective, studies of formation processes constitute a fundamental stage for the study of any archaeological context, since the investigation of the natural and cultural agents that form and transform the deposit is a condition sine qua non for any inferences of behavior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Fernandes, Luydy Abraham, and Carlos Alberto Santos Costa. "Procedimentos Iniciais de Documentação em Coletas Arqueológicas no Laboratório de Documentação e Arqueologia – UFRB." Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia 16, no. 2 (February 20, 2019): 345. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v16i2.5992.

Full text
Abstract:
A passagem dos registros de campo para a forma normatizada adotada nos museus e laboratórios é um momento crítico na formação das coleções que poderão realmente ser fontes confiáveis de futuras pesquisas. Durante esse processo o principal problema a ser evitado é a perda da informação. Tendo como base a entrada de uma coleta de campo arqueológica no Laboratório de Documentação e Arqueologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (LADA/UFRB) esse artigo foca tal passagem, mostrando o processamento das peças em dois vieses: 1) o protocolo de procedimentos práticos de manejo dos itens; 2) os registros documentais museológicos gerados ao longo do processamento dos objetos. O resultado de tais rotinas é a elaboração de um arrolamento das peças que assegure a manutenção das informações de campo, bem como consolide os dados produzidos durante os procedimentos de registro do acervo coletado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

David, Nicholas, and Carol Kramer. "Teorizando a etnoarqueologia e a analogia." Horizontes Antropológicos 8, no. 18 (December 2002): 13–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832002000200002.

Full text
Abstract:
Trata-se de um primeiro e abrangente estudo daquilo que permanece. Apesar de sua centralidade e múltiplas articulações, a Etnoarqueologia é uma das menos conhecidas subdisciplinas da Antropologia. Primeiramente desenvolvida como o estudo da cultura material etnográfica a partir de perspectivas arqueológicas, ela expandiu seu alcance e relevância ao longo do último meio século. Os autores são renomados profissionais, e suas abordagens teóricas englobam tanto o processualismo da Nova Arqueologia, como o pós-processualismo dos anos 80 e 90. O livro traz uma abordagem de estudo de caso e é equilibrado em sua cobertura geográfica e temática, incluindo exames de materiais em francês e alemão. Três capítulos introduzem o assunto e sua história, fazem um levantamento do amplo espectro teórico necessário e discutem métodos de campo e ética. Dez capítulos temáticos tratam de processos de formação, subsistência, o estudo da produção e estilos de artefatos, estrutura e arquitetura de sítios, produção especialista de artesanato, comércio e troca, e práticas mortuárias e ideologia. O livro conclui com a apreciação das contribuições, de fato e potenciais, da Etnoarqueologia e de seu lugar dentro da Antropologia. Generosamente ilustrado, o livro inclui fotografias de renomados etnoarqueólogos em ação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Bueno, Lucas, and Edithe Pereira. "Indústrias líticas em sítios cerâmicos na Amazônia: um estudo do sítio Domingos, Canaã dos Carajás, Pará." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 17 (December 3, 2007): 99. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2007.89758.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta os resultados do estudo do material lítico coletado durante as escavações arqueológicas realizadas no âmbito do “Programa de Arqueologia Preventiva na Área da Mineração Serra do Sossego”. A análise do material lítico centrou-se na coleção oriunda das escavações realizadas no sítio Domingos. Essas escavações ocorreram em diferentes momentos, ao longo dos anos de 2003 a 2005. Os objetivos desta análise envolveram a identificação das matérias-primas utilizadas, a caracterização do processo de apropriação de cada uma delas, a definição de indicadores de áreas de atividade através da caracterização dos tipos de modificação produzida nos artefatos da coleção e a distribuição espacial dos vestígios em estratigrafia, de forma a investigar a existência de mais de uma ocupação do sítio Domingos. A partir dos resultados da análise tecnológica e da distribuição dos vestígios líticos intra-sítio, levantamos uma hipótese a respeito do processo de formação deste sítio arqueológico e ressaltamos o potencial de estudos sobre tecnologia lítica em contextos ceramistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Antonini, Anaclara Volpi, Mariana Kimie da Silva Nito, and Maryclea Carmona Maues Neves. "Construindo uma rede de educação patrimonial: a experiência da Rede Paulista de Educação Patrimonial (Repep)." Revista CPC 14, no. 27esp (August 30, 2019): 233–54. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp233-254.

Full text
Abstract:
A Rede Paulista de Educação Patrimonial (Repep) é uma rede aberta de que participam pessoas interessadas em debater e atuar em questões práticas e teóricas relacionadas à educação patrimonial. A rede surge a partir de uma reflexão crítica sobre o campo da educação patrimonial, constituído por ações educativas fragmentadas produzidas em museus, centros de memória, escolas, ONGs, consultorias de arqueologia e órgãos de preservação, entre outros lugares. Ao encarar a educação como um processo de ação e transformação, a rede propõe repensar tanto a fundamentação teórica neste campo quanto as práticas educativas. O artigo apresenta a trajetória de construção da Repep, evidenciando os desafios e caminhos percorridos desde seu início até sua consolidação. A partir de entrevistas, de documentos produzidos natrajetória da rede e de nossa atuação como integrantes do coletivo, organizamos as narrativas da Repep em três momentos relacionados a transições marcantes: a ideia e a formação de uma rede virtual, quando foi construído o primeiro banco de dados; ampliação para além dos muros da universidade e de instituições, quando ocorreram os encontros entre os membros do coletivo; e consolidação e fortalecimento da rede, com a formação dos grupos de trabalho e ampliação da atuação. Ao final, apontamos alguns desafios eperspectivas que se apresentam no estágio atual da Repep. Com este trabalho, pretendemos contribuir e inspirar a formação de outras redes de patrimônio cultural e de educação patrimonial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Ferreira, Felipe Leonardo. "Estatuetas e prótomos em espaços sagrados de Atena, na Sicília e em Rodes, do Período Arcaico." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 35 (December 31, 2020): 44–68. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2020.163618.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por fim ampliar a apresentação realizada na VI Semana Internacional de Arqueologia – Discentes – MAE – USP em 2019, na medida do possível acolhendo as sugestões, críticas e questões levantadas durante a mesa e o evento em si. A formação da pólis foi um processo que se deu ao longo do Período Arcaico em vários movimentos, articulados às transformações sociais do final da Idade do Ferro. A religião foi um dos elementos estruturantes de muitas dessas comunidades nascentes, sendo bem atestada a concentração de oferendas em locais públicos sagrados que, posteriormente, dariam vida aos santuários, em detrimento da imobilização da riqueza em túmulos suntuosos, individuais ou até coletivos. A partir do século VIII a.C. também percebemos na materialidade certas inovações como a construção de templos, edifícios para o abrigo da imagem de culto, a morada do deus. O movimento de expansão grega, que ganhou grande expressão em época arcaica com a fundação de apoikiai ao longo dos mares Mediterrâneo e Negro, também colaborava para a consolidação das pólis na velha Grécia. Os fundadores levavam consigo a cultura e o modo de construir seu mundo material, inclusive seus deuses, porém as especificidades de cada localidade tendiam a dar contornos novos às práticas religiosas. Nesse contexto analisamos dois tipos de oferendas, prótomos e estatuetas de terracota, em fundações siciliotas e suas metrópoles, para tentarmos discernir semelhanças e adaptações que apontem possíveis mudanças sociais ou cultuais nas novas comunidades que se formavam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Chaves, Roberto Moreira, and João Nilo De Sousa Nobre. "CONSERVAÇÃO DE ACERVOS ARQUEOLÓGICOS: A MODERNIZAÇÃO DA RESERVA DA CASA DO CAPITÃO-MOR JOSÉ DE XEREZ FURNA UCHOA." Revista Mosaico - Revista de História 12 (June 10, 2019): 195. http://dx.doi.org/10.18224/mos.v12i0.6641.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo apresentar o tratamento técnico de conservação das peças arqueológicas pertencentes a Casa do Capitão-Mor Jose de Xerez Furna Uchoa, no município de Sobral, Ceará, ao discutir as teorias de conservação e arqueologia, relacionando-as para o desenvolvimento técnico, e partindo de suas realidades: espacial, ambiental, cultural e econômica. Este processo integrou o programa de modernização da reserva técnica e curadoria de seu acervo arqueológico, realizado com os técnicos da Casa. Destaca-se neste projeto o plano de conservação do Acervo, pois não existia uma política de conservação das peças e estas estavam em processo de degradação. Além da elaboração e execução do plano, foram realizados estudos das tipologias de acervos existentes na Casa, além de formação dos técnicos e da comunidade, como forma de sensibilização para a conservação dos Acervos. Este processo teve como resultado, a catalogação das peças por suportes, além da higienização e acondicionamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Navarro, Pedro. "Estudos discursivos foucaultianos: questões de método para análise de discursos." MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 1, no. 57 (December 30, 2020): 08. http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i57.9682.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta contribuições do pensamento de Michel Foucault para os estudos discursivos da linguagem, realizando-se um encaminhamento mais teórico que analítico, visto que problematiza o chamado método arqueogenealógico, que é mobilizado para a compreensão de alguns fatos de discurso que parecem, em parte, dar conta de evidenciar a produtividade de termos-conceituais desse método. Para tanto, traça-se um fio condutor em torno de três interrogações: precisamos ainda nos filiar à chamada Análise de Discurso francesa? Michel Foucault propôs ou não um método de análise das formações discursivas sobre as quais se debruçou para descrever suas regras de formação? O último Foucault ainda é um arqueologista? A descrição das práticas discursivas da parresia e do cuidado de si permite que façamos uma leitura discursiva dos enunciados para deles identificar as regras de formação, as posições de sujeito e as condições nas quais se exerce a função enunciativa que assegura e define as práticas do cuidado e da verdade e os dispositivos de saber-poder postos em funcionamento nos processos de subjetivação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Nascimento, Marcelo De Maio, Celito Kestering, Sérgio Rodrigues Moreira, and Miriam Cleide Cavalcante De Amorim. "PET-Programa de educação tutorial: estrutura e ações nas cidades de São Raimundo Nonato-PI, Juazeiro-BA e Petrolina-PE." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 12, no. 20 (March 11, 2016): 2. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2015v12n20p2.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2015v12n20p2Este estudo apresenta os grupos PET Arqueologia, Biomecânica, Educação Física e Saneamento Ambiental, vinculados à Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF, a qual possui a estrutura multicampi. Sendo assim, os grupos PET contribuem para o processo de interiorização da educação superior nos Estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. Suas ações priorizam a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, qualificando 48 alunos bolsistas. O texto destaca as ações dos grupos durante o triênio, 2011-2013, apresentando objetivos, procedimentos metodológicos e principais resultados obtidos junto às comunidades com que operaram. Conclui-se que em três anos de trabalho, as equipes PET aprimoraram a formação acadêmica de um grupo significativo de discentes da UNIVASF, funcionando como mecanismo à aproximação do saber acadêmico à resolução de demandas sociais no âmbito da saúde e da preservação do patrimônio na região Nordeste do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Afonso, Marisa C., and Paulo A. D. De Blasis. "Site formation aspects of a big shellmidden: some elements in Espinheiros II, Joinville." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 4 (December 19, 1994): 21. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1994.109191.

Full text
Abstract:
A pesquisa de salvamento arqueológico foi realizada no sambaqui Espinheiros II, Joinville, Estado de Santa Catarina, em 1991 e 1992, por uma equipe do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo e do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville. Neste artigo, pretende-se discutir alguns aspectos relacionados à formação do sítio. Trata-se de um sítio de grande tamanho e complexidade estratigráfica. Através dos trabalhos realizados, verificouse que os sambaquis geminados Espinheiros II e I (este último pesquisado na década de 60 por Piazza) possuem uma base comum e bastante extensa, sugerindo também uma origem comum para ambos os sítios. No lado sudoeste do sítio, a quase ausência de estruturas (apenas duas fogueiras, datadas), a desarticulação dos restos humanos e o mergulho das camadas sugerem um processo de remanejamento das camadas superiores do sambaqui. A presença de vestígios orgânicos bem preservados na base da camada basal de berbigões sugere o aterramento rápido do mangue na fase inicial da ocupação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Carie, Nayara Silva de, and Pablo Luiz De Oliveira Lima. "Da história dos índios às histórias indígenas: descolonizando o ensino de história." Educação (UFSM) 43, no. 4 (October 1, 2018): 773. http://dx.doi.org/10.5902/1984644433309.

Full text
Abstract:
A partir de uma problematização das representações sobre os povos indígenas presentes em coleções didáticas utilizadas no ensino de História, este artigo tem o objetivo de analisar o lugar social de produção do conhecimento sobre a história dos índios. Questiona-se a hegemonia de narrativas sobre história indígena, de caráter colonialista e construída a partir de versões não-indígenas, presentes nos livros didáticos de História. Ao lado disso, são valorizadas pesquisas e produções bibliográficas mais atualizadas, que buscam compreender o processo colonial por meio de versões indígenas, não somente a partir do campo da História, mas, também, dos campos da Arqueologia, da Etnologia e da Literatura de autoria indígena. A metodologia de pesquisa consistiu no levantamento e na análise crítica de estudos acadêmicos recentes nos campos da História e da educação indígena, assim como das narrativas que abordam histórias indígenas presentes nas coleções didáticas do segundo segmento do Ensino Fundamental aprovadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos do ano de 2017 (PNLD/2017). Por meio da crítica a uma história colonialista dos povos indígenas são apontados caminhos para a sua superação, utilizando pesquisas e narrativas construídas a partir das perspectivas dos próprios índios. Desse modo, pretende-se contribuir com a formação de professores nos cursos de Licenciatura em História, Pedagogia, Educação do Campo e Educação Indígena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Dallan, Maria Salomé Soares, and Márcia Aparecia Amador Máscia. "A construção da subjetividade surda pela falta/presença da língua: uma análise foucaultiana." Letras & Letras 32, no. 3 (November 3, 2016): 28. http://dx.doi.org/10.14393/ll65-v32n3a2016-3.

Full text
Abstract:
Realizando uma incursão nos estudos sobre a surdez, observamos que, ao longo da história da humanidade, os surdos foram colocados em vários lugares sociais, provocando uma definição difusa de sujeito, que ora é deficiente auditivo, ora é componente de um povo, o povo surdo produtor de uma cultura própria, a cultura surda, que em nada se assemelha ao sujeito que a medicina nomeou. Este artigo tem como objetivo analisar como esses dois discursos – de “deficiente auditivo” e de “povo surdo” – são construídos discursivamente, engendrando as (novas) subjetividades surdas. Como metodologia de trabalho, elegemos seis enunciados a respeito das pessoas que têm surdez e que se comunicam através da língua de sinais, procedendo a uma análise desses discursos na perspectiva adotada por Foucault na obra Arqueologia do Saber. O referencial teórico adotado auxiliou a observar o processo de produção de objetos no contexto dessas formações discursivas. Os seis enunciados analisados exemplificam três formações discursivas aparentemente distintas, mas cujo objeto de discurso é o mesmo: o sujeito surdo. Os resultados coletados permitiram perceber que cada formação discursiva sobre a “não-audição” reverbera sobre seus sujeitos, produzindo enunciados que se influenciam mutuamente em relação aos objetos que formam. Sendo assim, pudemos observar que, mesmo parcialmente, os Estudos Surdos atuais estão reivindicando para a Comunidade Surda a construção/implementação de novos saberes a respeito de si, os quais fundamentarão seu próprio discurso, numa tentativa, talvez, de constituição de um sujeito diferente do que é relacionado nos discursos produzidos pelos outros não-surdos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Oliveira, Jorge Eremites de, Luana Carla Martins Campos Akinruli, and Samuel Ayobami Akinruli. "PROJETO ARQ-GEO: MEMÓRIA INFORMACIONAL E GEOPROCESSAMENTO EM ARQUEOLOGIA." Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia 18, no. 1 (October 14, 2020): 123. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v18i1.7956.

Full text
Abstract:
Esse texto apresenta os resultados do Projeto ARQ-GEO que, organizado para a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), tem o objetivo de reunir informações sobre a formação profissional em Arqueologia no Brasil. Por meio da programação criada e disponível na plataforma (https://arqgeo.insod.org/en) é possível pesquisar informações estatísticas e utilizar ferramentas de geolocalização sobre os cursos de Arqueologia. Além de um balanço sobre esse campo científico, em seus aspectos institucionais de formação profissional e que indicam sobre as áreas (temáticas e geográficas) de concentração da pesquisa em Arqueologia no país, o Projeto ARQ-GEO ressaltou discussões sobre os procedimentos de acesso à informação em uma ação voltada à memória social da ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Cândido, Manuelina Maria Duarte. "Arqueologia e público: pesquisas e processos de musealização da arqueologia na imprensa brasileira." Revista Arqueologia Pública 3, no. 1 (June 12, 2015): 33. http://dx.doi.org/10.20396/rap.v3i1.8635801.

Full text
Abstract:
Este artigo desenvolve uma reflexão sobre Museus, Arqueologia e Imprensa. Seu objetivo é discutir como a Arqueologia é apresentada para o grande público pela imprensa e que papel cabe à musealização da Arqueologia na relação entre Arqueologia e público. O texto compara as matérias publicadas na mídia escrita em 2000 e 2006 e tenta compreender que imagens de arqueólogos, da Arqueologia e dos museus de Arqueologia são construídas por estes veículos de comunicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Muniz, Hélder Pordeus, Maria Elizabeth Barros de Barros, and Cláudia Elizabeth Abbês Baêta Neves. "Processos de formação em saúde." Cadernos de Psicologia Social do Trabalho 20, no. 2 (December 30, 2017): 129–42. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v20i2p129-142.

Full text
Abstract:
Este ensaio tem por objetivo discutir os desafios na formação de trabalhadoras de saúde sob a estratégia da educação a distância (EaD). Avalia-se a aposta num trabalho em que a experiência, enquanto narrativa de um conhecimento acumulado por gerações, nos torna tanto parte da história quanto abertura ao devir. A metodologia utilizada foi a análise das experiências de trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de relatos e situações vivenciadas. Indica como resultado a potência da EaD nos processos formativos − o alcance extensivo desses processos − bem como seus limites no que tange à visualização da emoção, da expressão corporal e da produção de sentido do discurso. Conclui-se que a comunicação virtual permitiu a cooperação de profissionais de diferentes municípios, a despeito de os encontros presenciais terem sido imprescindíveis à construção de diretrizes éticas para o trabalho em comum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rocha, Bruna Cigaran da, Camila Jácome, Francisco Forte Stuchi, Guilherme Z. Mongeló, and Raoni Valle. "Arqueologia pelas gentes." Revista de Arqueologia 26, no. 1 (July 4, 2013): 130–40. http://dx.doi.org/10.24885/sab.v26i1.373.

Full text
Abstract:
A expansão desenfreada do grande capital pelo país segue deixando comunidades locais, já marginalizadas, em situações ainda mais precárias. O presente artigo (Manifesto1) traz uma reflexão crítica sobre a atuação de arqueólogos enquanto cúmplices, sendo coniventes e participantes de processos ilegais e ilegítimos de expropriação e de espoliação de territórios tradicionais, bens culturais e recursos naturais. A atuação acrítica da Arqueologia de contrato nas obras do PAC, como exemplo repetido ad nauseum do conundrum em que nos situamos, não é uma inexorabilidade de nossa disciplina, é uma escolha política. Outras arqueologias eram possíveis antes e continuam sendo, mas devem ser retomadas e postas em prática com urgência. Nosso primeiro compromisso é com as gentes, não o capital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ferreira, Lúcio Menezes, and Fábio Vergara Cerqueira. "A Graduação em Arqueologia na UFPel: um currículo na interface entre Arqueologia e Antropologia." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 19 (December 17, 2009): 79. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89877.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar o currículo do novo curso de Bacharelado em Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas, criado em 2008, focado na relação com a Antropologia. A primeira parte do artigo trata do contexto histórico da relação teórica e conceitual entre a Antropologia e a Arqueologia. Finaliza esta abordagem histórica avaliando o impacto da globalização sobre o pensamento e práticas arqueológicos. A segunda parte do artigo trata do currículo, apresentando como os conceitos que permeiam o perfil do curso, bem como o impacto da globalização sobre o saber arqueológico, articulam-se nos quatro eixos estruturantes da formação em arqueologia proposta: eixo teórico, diacrônico, metodológico e patrimonial. O texto é encerrado indicando o compromisso do curso com o conceito de multivocalidade (Trigger) e com o diálogo com outras instituições, visando a aprimorar a formação profissional dos arqueólogos em nosso país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

De Moura, Marlene Castro Ossami, and Rosana Schmidt. "O Ensino da Antropologia e sua Aproximação com o Campo Disciplinar da Arqueologia." Habitus 12, no. 2 (June 26, 2015): 307. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v12.2.2014.307-318.

Full text
Abstract:
Resumo: a partir de uma reflexão sobre o ensino da Antropologia no Brasil e seu campo de atuação, busca-se pontuar congruências ou aproximações entre a Antropologia e a Arqueologia enquanto campos disciplinares distintos para, em seguida, analisar a contribuição da Antropologia na formação de arqueólogos do curso de graduação em Arqueologia da PUC Goiás, implementado em 2006. Palavras-chave: Antropologia. Arqueologia. Ensino. Método Etnográfico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Florenzano, Maria Beatriz Borba. "O ensino da Arqueologia na USP." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 30 (October 9, 2018): 4–11. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2018.160055.

Full text
Abstract:
Trata-se de apresentar em forma de depoimento a minha experiência como uma das primeiras alunas do Programa de Pós-graduação em Arqueologia da Universidade de São Paulo, traçando alguns dos principais momentos da institucionalização da formação de profissionais nesta área do conhecimento em nossa universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Caromano, Caroline Fernandes, Thiago Berlanga Trindade, and Leandro Matthews Cascon. "O Ensino da Arqueologia Visto dos Bancos da Pós-Graduação." Habitus 12, no. 2 (June 26, 2015): 205. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v12.2.2014.205-220.

Full text
Abstract:
Resumo: este artigo trata do ensino de Arqueologia no Brasil em nível de pós-graduação a partir da visão de estudantes de pós-graduação. Mediante levantamento do perfil dos egressos dos programas de mestrado e doutorado em Arqueologia nos últimos cinco anos e do currículo obrigatório desses cursos, fazemos uma análise crítica sobre a formação dos arqueólogos no Brasil atualmente. Palavras-chave: Ensino da Arqueologia. Pós-graduação. Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silveira, Fillipa Carneiro. "Formação, alcance e embaraços da arqueologia do saber." Cadernos de Ética e Filosofia Política 2, no. 35 (December 30, 2019): 56–69. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i35p56-69.

Full text
Abstract:
Neste artigo, proponho a análise de alguns momentos da produção de Foucault nos quais se expressa uma forma de direcionamento da reflexão sobre a verdade para as relações entre elementos homogêneos ou heterogêneos nela implicados. Tal direcionamento aponta para o desenvolvimento de uma política da verdade que, no entanto, está presente já na produção do período arqueológico. Num primeiro momento, exponho os termos de uma viragem no contexto de formação do método arqueológico, bem como a dispersão dos ditos “operadores de síntese” em “regularidades discursivas”. Tais questões, de um lado, tornam visível a complexa trama da “política enunciativa” intrínseca aos discursos, mas, de outro, resultam em embaraços inerentes ao esforço arqueológico, movimento que se repete na recusa do modelo jurídico-discursivo por parte da Genealogia do Poder. Passo, então, ao exame dessa repetição, expondo em que sentido o poder, compreendido antes como relação que como propriedade, repete o direcionamento da questão para a exterioridade e as regularidades das práticas discursivas. Por fim, exponho algumas considerações sobre o campo moral das relações empreendidas pelo sujeito consigo mesmo na ética do cuidado de si, que passa ao largo do modelo da interdição no cerne da problematização moral. Todos esses movimentos são expressivos de uma história do presente cuja forma de deslocamento da verdade revela seu potencial crítico e seu alcance, mas também certos embaraços e dificuldades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Alkmim Radicchi, Gerusa de. "Apresentação." Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 14, no. 2 (January 8, 2021): 3. http://dx.doi.org/10.31239/vtg.v14i2.27009.

Full text
Abstract:
Com satisfação, apresento a Edição Especial de 2020 da Revista Vestígios. Ela reuniu artigos sobre Conservação-Restauração em Arqueologia, colocando em primeiro plano a práxis dessa área de especialização. Quando recebi o convite para fazer parte de sua organização, encarei com motivação a oportunidade de dar centralidade, por primeira vez na revista, à temática sobre como ocorrem os processos de tomada de decisão nos tratamentos de Conservação-Restauração em Arqueologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Alkmim Radicchi, Gerusa de. "Apresentação." Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 14, no. 2 (January 8, 2021): 3. http://dx.doi.org/10.31239/vtg.v14i2.27009.

Full text
Abstract:
Com satisfação, apresento a Edição Especial de 2020 da Revista Vestígios. Ela reuniu artigos sobre Conservação-Restauração em Arqueologia, colocando em primeiro plano a práxis dessa área de especialização. Quando recebi o convite para fazer parte de sua organização, encarei com motivação a oportunidade de dar centralidade, por primeira vez na revista, à temática sobre como ocorrem os processos de tomada de decisão nos tratamentos de Conservação-Restauração em Arqueologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Hilbert, Klaus. "Estudos de cultura material: sobre coisas e substâncias na Arqueologia." Oficina do Historiador 13, no. 1 (June 13, 2020): 36502. http://dx.doi.org/10.15448/2178-3748.2020.1.36502.

Full text
Abstract:
Este ensaio espera tratar das qualidades da cultura material e das substâncias, as comunicativas e as expressivas, independentemente de qualquer limite cronológico e através de um diálogo interdisciplinar com arqueólogos, antropólogos, historiadores, sociólogos, economistas, psicólogos e filósofos. Minha expectativa para este texto é de incorporar ao estudo de cultura material as interferências das coisas, bem como das substâncias, no registro e nas práticas arqueológicas. Alguns estudos de cultura material valorizam o significado das coisas e das substâncias e partem da ideia de que esses podem ser percebidos e vistos como signos que auxiliam seus donos e usuários nos processos comunicativos, e na formação de identidades. Acredito que perceber esses processos como uma rede dinâmica de inter-relações ajudará a estabelecer conexões fenomenológicas precisas e participativas com os demais membros da sociedade, além de entender melhor as relações simétricas entre pessoas, coisas e substâncias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ferreira, Lúcio Menezes. "Território primitivo." Revista de Arqueologia 21, no. 1 (July 1, 2008): 161. http://dx.doi.org/10.24885/sab.v21i1.245.

Full text
Abstract:
Em minha tese, realizada sob a orientação de Pedro Paulo Abreu Funari, visei entender a institucionalização da Arqueologia brasileira (1870-1917). Meu universo empírico principal englobou o Museu Botânico do Amazonas, o Museu Paraense e o Museu Paulista. Constatei que a Arqueologia institucionalizou-se no Brasil articulada aos processos de mundialização da ciência, ao nacionalismo e ao colonialismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Hissa, Sarah de Barros Viana. "Dando tempo ao tempo, na arqueologia." Revista de Arqueologia 29, no. 1 (July 1, 2016): 188–202. http://dx.doi.org/10.24885/sab.v29i1.448.

Full text
Abstract:
A arqueologia se constrói com base em necessárias convenções de mundo. Uma destas gira em torno do conceito de tempo. Desde o advento da industrialização, da intensificação do urbano e do comércio e da secularização e cientificização do pensamento, processos referentes à construção da modernidade, o tempo é compreendido principalmente como absoluto e não-humano. Neste contexto, as convenções do conceito giram em torno da sua mensurabilidade, regularidade, previsibilidade e linearidade. Contudo, essa não é a única concepção de tempo na filosofia, na arqueologia ou mesmo nas ciências exatas. Este artigo apresentará duas noções dicotômicas de tempo, como exercício reflexivo, visando apresentar formas de se conceber o tempo na arqueologia, que são relativas e dependentes do ser humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Wichers, Camila A. de Moraes. "Narrativas arqueológicas e museológicas sob rasura." Revista de Arqueologia 30, no. 2 (December 21, 2017): 35–50. http://dx.doi.org/10.24885/sab.v20i2.543.

Full text
Abstract:
Historicamente, as práticas arqueológicas e museológicas estiveram associadas à construção de identidades nacionais, nas quais despontava uma forma de cidadão pleno: homem, branco, heterossexual e proprietário. Nesses contextos, as narrativas elaboradas pela Arqueologia e pelos museus podem ser compreendidas como mais um eixo de normatização e opressão. Nesse texto, percorro as reciprocidades entre a Arqueologia de Gênero e a Arqueologia Feminista, trazendo algumas provocações feministas inspiradas em abordagens queer e decoloniais no que concerne à construção de identidades e representações. Destaco, ainda, a necessidade de narrativas plurais e descentradas, constantemente deslocadas e recriadas nos processos de Musealização da Arqueologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Veiga, Itamar Soares. "A 'Arqueologia do Saber': Sobre os "Sistemas de Formação" e os "Sujeitos Falantes" do Século XXI." Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea 7, no. 1 (May 13, 2019): 229–56. http://dx.doi.org/10.26512/rfmc.v7i1.23130.

Full text
Abstract:
Este estudo aprofunda o texto da Arqueologia do saber com o objetivo de estabelecer uma aproximação entre esta obra de Foucault e os sujeitos falantes no século XXI. Este aprofundamento é realizado em duas etapas. Em primeiro lugar, alguns conceitos da arqueologia são destacados, como o de estratégias e o de sistema de formação das práticas discursivas. Em segundo lugar, os sistemas de formação são abordados enquanto sistemas de dispersão e aproximados com as práticas comunicativas atuais. A análise acompanha o texto de Foucault juntamente com alguns principais interpretes e acrescenta, por fim, um diálogo com as posições de Byung-Chul Han a respeito de um panóptico digital aperspectivístico. A conclusão reforça que o conceito de sistema de formação de práticas discursivas se constitui um recurso importante para interpretar o mundo atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography