Academic literature on the topic 'Processos formativos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Processos formativos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Processos formativos"

1

Bertoni Pinto, Neuza. "SABERES DOCENTES E PROCESSOS FORMATIVOS." Revista Diálogo Educacional 2, no. 3 (2001): 43. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v2i3.3499.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva discutir a formação do professor universitário, a partir de uma reflexão sobre a natureza e as características dos saberes docentes. Ao focalizar a pluralidade desses saberes, destacou-se o eixo estruturante dessa formação - os saberes da experiência- e a necessidade de uma formação pedagógica que supere o modelo de racionalidade técnica e investigue as relações de poder envolvidas nesses saberes, identificando, na práxis docente, os limites e as possibilidades da profissionalização docente frente ao papel da universidade e o atual projeto educacional brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Correa, Edilena Maria, and Joelma de Jesus Dias Leão. "PROCESSOS FORMATIVOS DOS PROFESSORES DA ESCOLA DO CAMPO: ATRAVESSAMENTOS SINGULARES ENTRE O VER E O SENTIR O CURRÍCULO E A VIDA NA AMAZÔNIA TOCANTINA PARAENSE." Linha Mestra, no. 44 (September 14, 2021): 11–18. http://dx.doi.org/10.34112/1980-9026a2021n44p11-18.

Full text
Abstract:
O texto traz reflexões acerca dos processos formativos dos educadores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo ofertado da Federal do Pará-Campus do Tocantins, a partir das questões: os processos formativos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo seguem linhas singulares dos modos de vida em processos formativos? Como a alternância pedagógica tem se efetivado no sentido de possibilitar movimentos singulares que escapem à universalidade e às linhas duras dos processos formativos da docência? O presente ensaio dialoga com autores que discutem sobre a educação do campo e com a filosofia da diferença no sentido de movimentar o pensamento a respeito dos processos formativos dos docentes do campo a partir de relatos de egressos do curso. Entende-se a formação como processo que ocorre por inúmeras experiências, que foge às certezas, aos caminhos retos traçados por currículos e práticas pedagógicas que negligenciam as singularidades e os modos de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alencar, Edvonete Souza de, Aldrin Cleyde da Cunha, Tiago Dziekaniak Figueiredo, and Adriana Fátima de Souza Miola. "Apresentação: processos formativos e ensino-aprendizagem." TANGRAM - Revista de Educação Matemática 3, no. 4 (2020): 01–02. http://dx.doi.org/10.30612/tangram.v3i4.13151.

Full text
Abstract:
Esta edição conta com 9 trabalhos organizados em artigos investigativos, iniciação científica e relatos de experiência. Temos 4 artigos científicos, 3 de diferentes instituições brasileiras (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e um artigo estrangeiro oriundo do Chile (Universidade Católica do Maule). Divulgamos ainda três iniciações científicas do estado de São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, desenvolvido na instituições: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IBILCE, Instituto Federal do Espirito Santo, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Os dois relatos de experiência são brasileiros oriundos do estado do Rio Grande do sul e de Goiás, desenvolvidos na Universidade Federal do Rio Grande e na Universidade Federal de Goiás. Podemos observar que de modo geral os artigos apresentam investigações que promovem reflexões sobre os processos formativos seja iniciais ou continuados, assim como ao uso de estratégias para o ensino - aprendizagem. Consideramos pertinentes as investigações para a área de educação matemática e esperamos que os estudos presentes nesta edição contribuam com futuras investigações. Notamos o quanto possui mérito a temática e esperamos que apreciem. Diante do exposto, desejamos uma boa leitura à todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bolzan, Doris Pires Vargas, and Ana Carla Holweg Powaczuk. "Processos formativos nas licenciaturas: desafios da e na docência." Roteiro 42, no. 1 (2017): 107–32. http://dx.doi.org/10.18593/r.v42i1.11550.

Full text
Abstract:
Neste artigo discutimos a respeito da formação de professores na educação superior a partir da compreensão dos processos formativos que propiciam sua dinâmica. O estudo desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativo-narrativa, de cunho sociocultural; foi realizado com professores e estudantes das licenciaturas de uma universidade pública e de uma instituição de ensino superior comunitária do interior do Rio Grande do Sul. O objetivo foi compreender as concepções sobre aprendizagem docente de professores em formação inicial e de formadores, e como essas concepções implicam os processos formativos da docência. Consideramos que os trajetos formativos assumidos representam o modo com o qual o perfil profissional vai se desenhando e como as vivências formativas emergem diante do desafio de (re)contextualizar a profissão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Érica Ferreira da. "Currículo." Revista Educação e Políticas em Debate 10, no. 1 (2021): 482–95. http://dx.doi.org/10.14393/repod-v10n1a2021-54837.

Full text
Abstract:
O currículo tornou-se um instrumento que possibilita às instituições formativas ter sua elaboração frente a narrativas e identidades de seus atores. O artigo tem como objetivo dialogar sobre a relação entre o currículo e a decolonialidade do ser e saber nos processos formativos, de modo a explicitar uma concepção de currículo que seja capaz de evocar, em suas práticas e metodologias, identidades, narrativas e conhecimentos dos atores no processo de formação, mostrando como é possível um currículo agregar as identidades culturais em sua concepção. Assim, é imprescindível explicitar quais são as concepções norteadoras da decolonialidade para o currículo e os processos formativos, considerando-se os aspectos sociais e culturais, e apontar suas condições de possibilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Monteiro, Jean Carlos da Silva. "OS PROCESSOS FORMATIVOS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO." Repecult - Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura 5, no. 8 (2020): 140–53. http://dx.doi.org/10.29327/211303.5.8-11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Baldi, Neila Cristina. "Diários e inventários como processos formativos em dança." Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica 3, no. 8 (2018): 711. http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426x.2018.v3.n8.p711-725.

Full text
Abstract:
O presente texto discute o uso de diários de bordo e de inventários pessoais na formação do(a) artistadocente de dança. A partir dos relatos de estudantes de cursos de graduação em Dança, o artigo mostra as narrativas produzidas por estes e como estas são (auto)formativas. Para isso, o texto apresenta os conceitos de artistadocente e corpografias. Posteriormente, discorre sobre o uso de diários de bordo e de inventários pessoais. A presente discussão tem como principais aportes teóricos Fortuna (2012), Wegner (2011), Dominicé (2010) e Josso (2004). A partir da perspectiva de que criamos corpografias, o texto mostra como o trabalho com essas narrativas releva processos formativos e como a escrita das mesmas proporciona a construção do conhecimento como experiência e a formação de um(a) artistadocente reflexivo(a).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fleig, Maria Talita, and Doris Pires Vargas Bolzan. "Processos formativos para a docência: o que dizem os estudantes de Pedagogia de uma IES pública?" Educação Por Escrito 8, no. 1 (2017): 3. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.25693.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda os processos formativos de estudantes em formação inicial do curso de Pedagogia Noturno de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública do interior do Rio Grande do Sul. Referenciado na abordagem qualitativa, o estudo caracteriza-se como sociocultural de cunho narrativo. Buscou-se, nas entrevistas semiestruturadas a partir de tópicos guia, compreender os processos formativos dos estudantes e identificar as ações autoformativas, interformativas e heteroformativas desenvolvidas, pois é possível que destas decorram a atividade discente de estudo. Os achados da pesquisa revelaram que os estudantes precisam ter iniciativa e autonomia para fazer escolhas, tomar decisões e refletir acerca das ações desenvolvidas, e para compreender o processo formativo que estão vivenciando. A busca permanente por formação sinaliza uma concepção desta permeada pela consciência do inacabamento, considerando as demandas pessoais, profissionais e sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Person, Vanessa Aina, Daniele Bremm, and Roque Ismael da Costa Güllich. "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROCESSO." REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 10, no. 3 (2019): 141–47. http://dx.doi.org/10.24317/2358-0399.2019v10i3.10840.

Full text
Abstract:
Este texto tem como objetivo discutir os elementos constitutivos presentes no processo de formação continuada, buscando abordar particularmente alguns dos principais processos desenvolvidos, na tentativa de compreendê-los como aspectos importantes da formação em Ciências. Assim, passamos a analisar como o diálogo passa a constituir os sujeitos professores em formação, que partilham um ambiente coletivo e colaborativo. Neste sentido, torna-se uma categoria indispensável à formação. Os movimentos formativos desencadeados no Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), por meio do projeto de extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências, nos permitiram reconhecer a relevância de elementos que se tornam formativo-constitutivos do processo de formação de professores. Entre eles, podemos citar o diálogo formativo, o espelhamento de práticas, a sistematização de experiências, e as escritas narrativas reflexivas, compondo o modelo em defesa: Investigação-Formação-Ação.
 Palavras-chave: Investigação-formação-ação; Ensino de ciências; Diálogo formativo
 
 
 Continuing education of science teachers: constituent elements of the process
 Abstract: This text aims to discuss the constituent elements present in the process of continuous training, seeking to address individually some of the main processes employed in the attempt to understand them as important elements of the formation in Sciences. Thus, we begin to discuss how the dialogue constitutes the teachers as subjects in formation, who share a collective and collaborative environment. In this sense, it becomes an indispensable category to the formation. The formative movement was initiated by the Study and Research Group in Science and Mathematics Education (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM) through the Extension Project ‘Formative Cycles in Science Education’, which allowed us to recognize the importance of elements that become formative-constitutive of the teacher training process. Among them, we can mention the formative dialogue, the systematization of experiences, and the reflexive narrative writings, which composing the model in defense: Research-Training-Action.
 Keywords: Research-training-action; Science teaching; Formative dialogue
 
 La formación permanente del profesorado de ciencias: elementos constitutivos del proceso
 Resumen: Este texto tiene como objetivo discutir los elementos constitutivos presentes en el proceso de formación permanente, buscando enfocar especialmente algunos de los principales procesos desarrollados, en el intento de comprenderlos como aspectos importantes de la formación en Ciencias. Luego, pasamos a analizar como el diálogo pasa a constituir los sujetos y a conducir a la reflexión de profesores en formación, que comparten un ambiente colectivo y colaborativo y, por consiguiente, se convierte en una categoría indispensable para la formación. Los movimientos formativos desencadenados en el Grupo de Estudios y Pesquisa en Enseñanza de Ciencias y Matemáticas (GEPECIEM), a través del proyecto de Extensión ‘Ciclos Formativos en la Enseñanza de Ciencias’, nos permitieron reconocer la relevancia de principios que se convierten formativo-constitutivos del proceso de formación del profesorado. Entre ellos, podemos citar el diálogo formativo, el reflejo de prácticas, la sistematización de experiencias y los escritos narrativos reflexivos, componiendo el modelo en defensa: Investigación-Formación-Acción.
 Palabras-clave: Investigación-formación-acción; Enseñanza de Ciencias; Diálogo Formativo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Willian, and Valmir Heckler. "Comunidades em processos formativos de professores de ciências." Revista Thema 14, no. 4 (2017): 199–218. http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.199-218.731.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Processos formativos"

1

Coelho, Juliana Cardoso. "Processos formativos na direção da educação transformadora." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103333.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010<br>Made available in DSpace on 2013-07-16T04:09:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 286446.pdf: 11307740 bytes, checksum: 35277f1af4c18d291dec8fb8bb3d9285 (MD5)<br>Este trabalho discute a importância de processos formativos de educadores para que haja modificações na prática pedagógica na direção de uma educação transformadora. Para tanto, investigou-se o processo de construção curricular na administração popular de Criciúma-SC, objetivando analisar e discutir a compreensão de professores participantes a respeito do contexto da mineração do carvão e de sua utilização pedagógica no processo de construção curricular, especialmente porque a cidade ainda carrega as marcas de tal atividade econômica. O instrumento de pesquisa foi organizado e utilizado em dois momentos: inicialmente, através de entrevistas com dezenove professores, buscou-se identificar a origem do movimento, sua motivação e idealização, bem como as práticas pedagógicas em termos das situações significativas relacionadas ou não a esse particular contexto. Em um segundo momento, algumas situações significativas, expressas através de imagens/gravuras, foram utilizadas para expor o contexto da mineração aos professores, demarcando o processo pedagógico à semelhança do tema-dobradiça proposto por Freire. Da análise dos resultados foi possível concluir a existência de "vozes do silêncio" em relação à mineração do carvão naquela região, considerando que esse assunto não surgiu como tema gerador. Quanto às práticas pedagógicas do grupo de professores investigados, houve a predominância de práticas alternativas em relação às tradicionais, caracterizadas na etapa da pesquisa, frente ao contexto apresentado, através das situações significativas. Os professores conferiram relevância ao contexto e realizaram uma leitura ampla em relação à realidade da mineração. Os resultados da pesquisa indicam, ainda, que o processo formativo pelo qual os professores passaram possibilitou-lhes uma leitura ampla de contextos e práticas em direção ao toque pedagógico sobre a realidade numa perspectiva transformadora, ainda que o tema carvão não tenha aparecido diretamente no currículo. Esta pesquisa fundamenta-se nos resultados obtidos em estudos e exercício de temas-dobradiça em cursos de formação (inicial e continuada) de professores, visando contribuir com abordagens temáticas na perspectiva transformadora.<br>This work discusses the importance of teacher-training processes in order to modify their pedagogical practice towards a transformative education. For that, the curriculum construction process during the popular administration of Criciuma-SC was investigated, with the objective of analyzing and discussing the participating teachers' comprehension about the context of coal mining and its pedagogical use, mainly because the city still suffers the consequences of such economic activity. The research instrument was organized and used in two moments: initially with interviews, when we intended to identify the origins of the movement, its motivations and idealization, such as the pedagogical practices in terms of the significant situations related or not to that particular context of coal mining. After that, some significant situations, presented as pictures, were used to expose the teachers to the mining context, delineating the pedagogical process similarly to the hinge-theme concept proposed by Freire. From the analysis of the results it was possible to perceive the existence of "silenced voices" related to coal mining in that region, considering that such subject did not emerge as a generating theme. On what concerns the pedagogical practices of the group of teachers investigated, there was the predominance of alternative practices rather than traditional practices, characterized, within the context presented, through the significant situations. The teachers gave relevance to such context; also, the research results indicate that the formative process through which the teachers went allowed them to perform a wider reading of the reality of coal mining, directing their understanding of the context and of their practices towards a transforming perspective over reality, even though the subject of mining has not been directly addressed in the curriculum. This research is based on the results obtained in studies and on the exercise of hinge-themes in teacher formation courses, being them initial or continued, aiming at contributing with thematic approaches in the transforming perspective.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

PORTA, J. A. "Oficinas de Movimento: Corpos e Processos Formativos." Universidade Federal do Espírito Santo, 2017. http://repositorio.ufes.br/handle/10/9018.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-08-01T23:41:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_11322_JULIA ALANO PORTA.pdf: 4561629 bytes, checksum: 556ccce4367738a6322ac7a5cd58ea91 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31<br>O presente trabalho se propõe a pensar Corpos e Processos Formativos a partir da construção, análise e partilha de uma ferramenta denominada: Oficinas de Movimento. Para tal, foi experimentado no período de setembro a dezembro de 2015 a execução dessas Oficinas de experimentação corporal, com 09 participantes e 12 encontros. Observamos que essa ferramenta pode ser potente para se pensar a formação de corpos autônomos no contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

COELHO, J. F. P. "GRITARAM-ME NEGRA: PROCESSOS FORMATIVOS DA NEGRITUDE." Universidade Federal do Espírito Santo, 2016. http://repositorio.ufes.br/handle/10/8994.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-08-01T23:41:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_10296_Janaina Coelho.pdf: 2410578 bytes, checksum: d30561e3883dd2eb43a251d1197d264e (MD5) Previous issue date: 2016-08-31<br>Tomar o cabelo crespo como ruim está naturalizado e tem como efeito a naturalização da violência dessa adjetivação. Tendo a experiência como material de análise apresentamos narrativas para problematizar o modo como nossa cultura se relaciona com os cabelos crespos. Tratamos neste trabalho sobre a elaboração e execução de um projeto cultural chamado Cabelaço na Escola que tem como objetivo discutir sobre as experiências de violência racial vividas por quem tem o cabelo crespo. Os desdobramentos desta discussão culminam em uma proposição de um modo de pensar a negritude a partir da produção de subjetividade tratando a experiência de ser negro como um processo formativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Feller, Elinara Leslei. "PROCESSOS FORMATIVOS E CICLO DE VIDA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA." Universidade Federal de Santa Maria, 2008. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6817.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>This study is linked to the research line Professional Formation, Knowledge and Development of the Post-Graduation Program of Federal University of Santa Maria and focuses on the Life History of a training teacher with 30 years in the training class. The general objective is to investigate formation processes and life cycle of a training teacher and the elements that have influenced her permanence for 30 years in the training class . In a qualitative approach, through the Biographical Method Life History, the methodological proceedings for the information production are defined from oral autobiographical narrative and semi-structured interview. The autobiography contributes by giving visibility to the life histories, since, when the professor rememorizes her work, the meeting with her personal life helps her to understand, according to Moita (1992), the professional role in life and the role of life in the profession . The interlocutor of this research is a teacher who works for 30 years in the class. From her life history, her memories of becoming a training teacher and keep teaching how to read, mobilize in founding out competences and experiences that were being built throughout her schooling, her formation processes and all her professional life cycle. To perceive the Life History as a possibility of reflecting about memories related to transformation times brings us the opportunity of going to training practices, as well as the elements that guides this teacher to keep 30 years training. In the final considerations, it is highlighted the elements that influence the interlocutor of this research in being and keeping working in training classes in many phases of her professional life cycle, as a satisfied and motivated person with the teaching profession. Besides that, such considerations highlights the importance of Life History as a methodology that reveals many knowledge, experiences that constitute the life of those ones who do the education.<br>Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa intitulada Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como foco a História de Vida de uma professora alfabetizadora com 30 anos na classe de alfabetização. O objetivo geral é investigar os processos formativos e o ciclo de vida de uma professora alfabetizadora e os elementos que influenciam sua permanência por 30 anos na classe de alfabetização . Dentro de uma abordagem qualitativa, através do Método Biográfico História de Vida, os procedimentos metodológicos para a produção de informações definem-se a partir do relato autobiográfico oral e entrevista semiestruturada. A autobiografia contribui no sentido de dar visibilidade às histórias de vida, pois, quando o professor rememora seu trabalho, o encontro com sua vida pessoal e profissional ajuda-o a compreender, conforme Moita (1992), o papel da profissão na vida e o papel da vida na profissão . A interlocutora desta pesquisa é uma professora que atua há 30 anos na classe de alfabetização. A partir de sua história de vida, suas lembranças do tornar-se alfabetizadora e permanecer alfabetizando, vão se mobilizando, na descoberta de competências e experiências que foram sendo construídas ao longo de sua escolarização, seus processos formativos e todo o seu ciclo de vida profissional. Perceber a História de Vida como uma possibilidade de refletir sobre as memórias que percorreram o tempo das transformações nos traz a oportunidade de percorrer as práticas de alfabetização, bem como, os elementos que levam essa professora a permanecer 30 anos alfabetizando. As considerações finais destacam a afetividade e a reflexão como elementos que influenciam a interlocutora desta pesquisa em ser e permanecer atuando nas classes de alfabetização por diversas fases do seu ciclo de vida profissional, como uma pessoa realizada e motivada com a profissão docente. Além disso, tais considerações destacam a importância da História de Vida como uma metodologia que revela muitos saberes, experiências que constituem a história daqueles que fazem a educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Debus, Ionice da Silva. "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E DISPOSITIVO GRUPAL: COMPONDO PROCESSOS FORMATIVOS." Universidade Federal de Santa Maria, 2013. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7079.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>This dissertation forms part of the Line Formation, Knowledge and Professional Development Post-Graduate Program in Education, of Federal University of Santa Maria. Taking as reference the formative experience of the Group of Studies and Research in Social Education and Imaginary GEPEIS, through the device group, we performed the research that has as study objective the Undergraduate Supplementary Discipline (elective) denominated Groupal Device and Teacher Formation, offered to Pedagogy course (diurnal) of the same university. The methodology employed was cartography, in which, through the observations of the participants, the group experiences, the narratives seized and records in the gradebook, configure the data of this research. In theoretical, about the formation issues we start from Ferry (2004); Nóvoa (2009), the theories of group Pichin-Rivière (1998), Barros (2009); Souto (2003), Fernandez (2006); Bleger ( 1998); Quiroga (1989), Oliveira (2006, 2009). For data analysis was used the hermeneutics approach from Delory-Momberger (2008); Gadamer (2008). Thus, the collective production of subjectivities processes around the formation of future teachers, and the group as a formation device, especially the importance of the teaching practice, shaped the study. Composing these processes, such as cartographic exercise meant much more than search : instigated and involved researchers and researched around the reflection of "place" of Groupal Device and its importance to teacher formation. Therefore, the context in which the formation of academics occurred in relation to theories of group, considering the complexity of this space, was permeated with significant learning related to the importance of this knowledge the groupal device - for the formation of teachers, school and Education.<br>Esta dissertação inscreve-se na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Tendo como referência a experiência formativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social GEPEIS, através do dispositivo grupal realizamos a pesquisa que tem como objeto de estudo a Disciplina Complementar de Graduação (eletiva) denominada Dispositivo Grupal e Formação Docente, ofertada ao curso de Pedagogia (diurno) da mesma universidade. A metodologia utilizada foi a cartografia, em que, através das observações dos participantes, das vivências grupais, das narrativas apreendidas e dos registros no diário de classe, configuram os dados desta pesquisa. Na composição teórica, sobre as questões de formação partimos de Ferry (2004); Nóvoa (2009), nas teorias de grupo com Pichin-Rivière (1998); Barros (2009); Souto (2003); Fernández (2006); Bleger (1998); Quiroga (1989); Oliveira (2006, 2009). Para a análise dos dados utilizamos a abordagem hermenêutica a partir de Delory- Momberger (2008); Gadamer (2008). Assim, a produção coletiva dos processos de subjetividades em torno da formação dos futuros professores, e o grupo como dispositivo de formação, sobretudo pela importância deste à prática docente, configuraram o estudo em questão. Compor esses processos, como exercício cartográfico significou muito mais do que pesquisar: instigou e envolveu pesquisadores e pesquisados em torno da reflexão do lugar do Dispositivo Grupal e sua importância à formação docente. Portanto, o contexto em que ocorreu a formação dos acadêmicos em relação às teorias de grupo, considerando-se toda a complexidade deste espaço, foi permeado de aprendizagens significativas relacionadas à importância deste saber o dispositivo grupal - para a formação de professores, à escola e à Educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Garcia, Davi Comenale. "Processos formativos de um sítio costeiro: estudo da indústria do Sítio do Mar Virado, Ubatuba, São Paulo." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-29092017-122154/.

Full text
Abstract:
Os estudos de sambaquis estão entre os mais recorrentes na Arqueologia Brasileira. Entretanto, poucos se dedicaram a uma abordagem sistemática das indústrias líticas destes sítios. A presente pesquisa tem como objeto o Sítio do Mar Virado, localizado na Ilha do Mar Virado, município de Ubatuba, São Paulo. Trata-se de um sítio cemitério, onde intensa atividade de lascamento era realizada. O trabalho pode ser dividido em três partes: primeiramente buscou-se compreender os processos formativos do sítio e o histórico das ocupações regionais. Em seguida faz-se a caracterização da indústria lítica. Por fim os resultados da análise foram abordados em sua dispersão espacial, sendo a associação aos sepultamentos a principal variável testada, com o intuito de compreender se haveria diferenças entre o material lítico que acompanhava os mortos e aquele oriundo das demais atividades realizadas no local.<br>Studies of sambaquis are among the most recurring themes in the Brazilian Archaeology. However, only a few of them are devoted to a systematic approach to the lithic industries of these sites. The present research focus on Mar Virado Site, located in Mar Virado Island, Ubatuba, São Paulo. It is a cemetery, where intensive flaking activity was performed. The research can be divided in three parts: first it attempts to build an understanding of the site formation processes and the regional history of human occupations. Then it seeks to characterize the lithic industry. Finally, the results of the analysis have been approached in their spatial dispersion, testing the association with burials to understand if there are differences in the lithic material accompanying the dead and the lithic material from other activities undertaken by those groups in the island.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Espindola, Claiton Rosa. "OS EUS EM FRIDA IMAGINÁRIOS E PROCESSOS (TRANS) FORMATIVOS." Universidade Federal de Santa Maria, 2012. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7182.

Full text
Abstract:
The research is characterized as a study that combines theoretical and visual referential, signing up in Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional line of Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) of Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM). I seek to build a relationship between one who writes and his writing, recognizing certain closeness that life and writing should take when converge to the art of living and (trans) form. The content is developed actively, establishing a relationship in theoretical and visual, material that is moved by the Diary and other works of Frida Kahlo. In conducting research, Frida serves as a device; her Diary, and the presence of the trait in his autobiographical works, allow me to find elements connected with the imaginary. Immersed in this universe, and from it, I see another emerging state of affairs, an invention of writing. Regarding the imaginary, writing, provoked by images, triggers questions that point out to creative capacity as vital, for this reason my imaginary, and reflection on, is present since the beginning of the text. I explicit the connection between the constructed object as symbolic form, and the method, that end up blending and complementing how web. The training authors interlocution with autobiographical and fictional studies materializes by the intertwining of different inputs, in a way that the identity of all is not diluted but enhanced. Provided hermeneut, investigator or detective, I invest in clues that invest in fields of meaning, symbols, signs, interpretations, trying to understand issues and make possible connections. I rush to the pictorial works of Kahlo, what they do emerge, as in the letters, his personal life, however, I intend to concentrate on the Diary of a painter. Only then I could think of this research as an epistemological exercise with other logics, in which different forms of understanding were driven from different theoretical lenses. I emphasize the contribution of a device such as the Diary to teacher education a mediator to (trans) formation processes.<br>A pesquisa caracteriza-se como um estudo que combina referenciais teóricos e visuais, inscrevendo-se na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM). Busco construir uma relação entre aquele que escreve e sua escrita, reconhecendo certa proximidade que a vida e a escrita devem assumir quando convergem para a arte de viver e (trans) formar-se. O conteúdo desenvolve-se de forma ativa, estabelecendo uma relação na reflexão teórica e visual, movimentado pelo material que está no Diário e em outras obras de Frida Kahlo. No exercício da pesquisa, Frida funciona como um dispositivo; seu Diário, e a presença do traço autobiográfico em suas obras, possibilitam-me encontrar elementos conectados com o imaginário. Imerso nesse universo, e a partir dele, vejo surgir outro estado de coisas, numa invenção de escrita. No que tange ao imaginário, a escrita, provocada pelas imagens, aciona questões que apontam à capacidade criadora como algo vital; é por isto que meu imaginário, e a reflexão sobre, encontra-se presente desde o início do texto. Explicito, assim, a ligação construída entre o objeto, enquanto forma simbólica, e o método, que acabam se mesclando e complementando como teia. A interlocução de autores da formação com os estudos autobiográficos e do imaginário materializa-se pelo entrelaçamento dos diferentes aportes, de tal modo que a identidade de todos não é diluída, mas realçada. Na condição de hermeneuta, investigador ou detetive, invisto em pistas que juntam campos de significação, símbolos, sinais, interpretações, na tentativa de entender aspectos e fazer conexões possíveis. Lanço-me às obras pictóricas de Kahlo, naquilo que fazem emergir, como nas cartas, sua vida pessoal; contudo, pretendo concentrar-me no Diário da pintora. Só assim pude pensar esta pesquisa como um exercício epistemológico com outras lógicas, em que distintas formas de entendimento foram acionadas a partir de diferentes lentes teóricas. Ressalto a contribuição de um dispositivo como o Diário à formação dos professores - um mediador a processos (trans) formativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Cláudio Lucena de. "Processos formativos e identitários no futebol: sujeitos (in)visíveis em jogo." Educação, 2014. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16900.

Full text
Abstract:
Submitted by Claudio Souza (claudiolucenadesouza@gmail.com) on 2015-01-21T15:19:21Z No. of bitstreams: 1 Tese - Cláudio Lucena - PPGE.pdf: 1759547 bytes, checksum: 20c555906cb8ef06412fcb21241f444d (MD5)<br>Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2015-01-27T14:56:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese - Cláudio Lucena - PPGE.pdf: 1759547 bytes, checksum: 20c555906cb8ef06412fcb21241f444d (MD5)<br>Made available in DSpace on 2015-01-27T14:56:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese - Cláudio Lucena - PPGE.pdf: 1759547 bytes, checksum: 20c555906cb8ef06412fcb21241f444d (MD5)<br>Trata-se de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e que buscou, pela lente da educação, entender os nexos entre o processo de mundialização e mercantilização da sociedade moderna e contemporânea e a formação identitária do futebol brasileiro. Para tanto, investigou as implicações do processo de racionalização e mercantilização do futebol contemporâneo na formação esportiva de jovens que participam de escolinhas públicas e privadas de futebol em Salvador-BA. O estudo reconheceu tais escolinhas como espaços de formação de identidades culturais do futebol e como locus de prática social para além de prática esportiva. Em relação ao método, a pesquisa se caracterizou como qualitativa, de abordagem dialética e adotou como procedimento metodológico para levantamento de informações: a pesquisa documental, a observação participante e a entrevista semiestruturada sob a inspiração da entrevista reflexiva. A técnica de análise das informações foi a hermenêutica-dialética. O campo empírico reuniu uma equipe de divisão de base de um clube profissional, uma escolinha de futebol com vínculo com clube profissional, uma escolinha de futebol sem vínculo com clube profissional e uma escolinha pública de futebol. Os sujeitos de diálogo foram treinadores, atletas e um ex-atleta, coordenadores técnicos e pais de atletas. Os resultados da pesquisa apontam para a prevalência da lógica racional e mercantil do futebol profissional na divisão de base do clube pesquisado, mas também fortes indícios de sua presença na escolinha pública de futebol e parcialmente na escolinha privada com vínculo com clube profissional, e ainda algumas pequenas interferências dessa lógica no trabalho dos professores da escolinha privada sem vínculo com clube profissional. Esses resultados sugerem a formação de identidades de negócio já desde as escolinhas de futebol e indicam a presença de sujeitos (in)visíveis, ambos de modo subordinado às demandas do futebol profissional.<br>ABSTRACT This study was developed as part of the Graduate’s Program in Education of the Federal University of Bahia. It’s objective was to understand, from an educational perspective, the links between the globalization and commodification process, of modern and contemporary society and the identity formation of Brazilian soccer. To this end, it was investigated the implications of this rationalization and commodification process of contemporary soccer for the sports education of young people attending public and private soccer schools in Salvador, Bahia. The study revealed that these schools are spaces for the development of cultural soccer identities, and that they are a focal point for social activities that go beyond the practice of sports. The study’s methodology can be characterized as qualitative, with a dialectical approach, adopting the following methodological procedure for gathering information: desk research, participant observation and semi-structured interviews inspired by the reflexive interview technique. The technical analysis of the information was of a hermeneutic-dialectic nature. The empirical field was made up of a youth division team of a professional club, a soccer school with ties to a professional club, a soccer school without ties to a professional club and a public soccer school. The respondents were coaches, athletes and one former athlete, technical coordinators and athletes’ parents. The research results point to the prevalence of a rational and mercantile logic of professional soccer in the youth division of the researched club, but also strong indications of such an approach in the public soccer school and, partly, in the private school with ties to professional club. This logic even interfered in some small measure in the work of the teachers of the private school without ties to a professional club. These results suggest that business identities start developing already in the soccer schools and indicate the presence of (in)visible subjects, both subordinate to the demands of professional soccer.<br>RESUMEN Se trata de una investigación desarrollada en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Bahia y buscado, a través de la lente de la educación, la comprensión de los vínculos entre el proceso de globalización y la mercantilización de la sociedad moderna y contemporánea y la formación de la identidad del fútbol. Por tanto investigado las implicaciones del proceso de racionalización y la mercantilización del fútbol contemporáneo en la formación deportiva de los jóvenes que participan en las escuelas de fútbol públicas y privadas en Salvador, Bahía. El estudio reconoció esas escuelas como espacios de formación de las identidades culturales de fútbol y como un lugar de práctica social más allá de lá práctica desportiva. Sobre el método, la investigación se caracteriza como enfoque cualitativo, de abordaje dialéctica y adoptó como procedimiento metodológico para el levantamiento de información: investigación documental, la observación participante y la entrevista semi-estructurada bajo la inspiración de la entrevista reflexiva. La técnica de análisis de la información fue la hermenéutica-dialéctica. El campo empírico reunió a un equipo de la división de la base de un club profesional, una escuela de fútbol con vínculo con el club profesional, una escuela de fútbol sin vínculo con un club de fútbol profesional y una escuela pública de fútbol. Los sujetos de el diálogo eran entrenadores, atletas y uno ex-atleta, lós coordinadores técnicos y padres de los atletas. Los resultados de la investigación no sólo apuntan la prevalencia de la lógica racional y mercantil del fútbol profesional en la división base del club investigado, sino también fuertes indícios de su presencia en la escuela pública de fútbol y en parte en la escuela privada con vínculo con el club profesional, y incluso algunas pequeñas interferencias de esta lógica en el trabajo de los maestros de la escuela privada sin vínculo con el club profesional. Estos resultados sugieren la formación de la identidad de negocio ya partir de las escuelas de fútbol y indican la presencia de los sujetos (en)visibles , tanto de manera subordinada a las exigencias del fútbol profesional .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Marquezan, Lorena Ines Peterini. "TRAJETORIAS E PROCESSOS FORMATIVOS NA/DA DOCÊNCIA: MEMÓRIAS E [RES] SIGNIFICAÇÕES." Universidade Federal de Santa Maria, 2015. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3497.

Full text
Abstract:
This article is anchored in the connections between personal/professional development and formative processes in/of teaching, from memories and [re]meanings. The theory postulates that the complexity in/of teaching is intertwined in the paths and formative processes of teacher, potentially inter/transdisciplinary, at different levels of education (Basic Education and Higher Education), where he/she teaches/learns, throughout life. The memories and [re]meanings of teachers allow these complex movements can be perceived in genuinely autobiographical processes. These conceptual dimensions are being elucidated and expanded in (auto) biographical research through narratives and other sources of information and iconography. The interpretative model, scenic understanding in complexity is proposed from Marinas (2007), Abrahão (2014) and Morin (2012 a, 2012 b). The autobiography of the persona, Educator Ane Carine Meurer, contains facts and arguments supporting the postulated thesis. We concluded that the persona of the (auto) biographical narrative experiences the complexity of trajectories and training processes in/of teaching, marked by the experience inter/transdisciplinary, that was being confirmed in the complex scenic understanding of the contexts of her memories and [res] meanings.<br>Esta tese integra a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional de Professores , no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Ancora-se nas conexões entre trajetórias pessoais/profissionais e processos formativos na/da docência, a partir de memórias e [res] significações. A tese postula que a complexidade na/da docência, encontra-se imbricada nas trajetórias e processos formativos do/a professor/a, potencialmente inter/transdisciplinares, em diferentes níveis de ensino (Educação Básica e Educação Superior), onde ensina/aprende, ao longo da vida. As memórias e [res] significações docentes permitem que esses movimentos complexos possam ser apreendidos em processos genuinamente autobiográficos. Essas dimensões conceituais vão sendo elucidadas e ampliadas na pesquisa (auto) biográfica por meio de narrativas e outras fontes de informação e iconografia. O modelo interpretativo, compreensão cênica em complexidade é proposto a partir de Marinas (2007), Abrahão (2014) e Morin (2012 a, 2012 b). A autobiografia da personagem, Educadora Ane Carine Meurer, contém fatos e argumentos que sustentam a tese postulada. Concluímos que a personagem da narrativa (auto) biográfica vivencia a complexidade das trajetórias e processos formativos na/da docência, demarcados pela vivência inter/transdisciplinar, o que foi sendo confirmada na compreensão cênica complexa dos contextos das suas memórias e [res] significações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Scremin, Greice. "TECIDO COMPLEXO FORMATIVO DOCENTE: REPERCUSSÕES DOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DAS ÁREAS NOS PROCESSOS FORMATIVOS DAS LICENCIATURAS." Universidade Federal de Santa Maria, 2014. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3479.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>This study is a doctorate s thesis and was performed in the research line 1 formation. Knowledges and profisional development, from Education Post Graduation Program of Federal University of Santa Maria (UFSM), Southern Brazil. This study arises from debates of in CNPq Reseach Group trajectories of Formation GTFORMA, concerned with formative way (personals and professionals) experienced by high level teachers. The general aim of this study was to analyse how specific knowledges repercute in teacher s formative processes. Paradigm of complexity under a case study research and following a qualitative methodology was used to give direction to this study, in which the investigations instruments were official documents (education laws and Licenciate Pedagogical Projects) and narrative interviewing carried out with teachers of UFSM Licenciate courses. Theoretical elements inrolled in this study were aligned to types of knowledges and competencies to be developed by teachers inicial courses, in order to promote a reflexion on veral reality aspects of these courses at UFSM context. Complex interpretative Analysis concept is presented as way of results analysis oriented by complexity principles and Morin s tetragram. It was possible to get to a complex comprehension about formative processes in licenciate courses based on referred analysis. A conceptual term, Teacher Formative Complex Tissue, was coined for getting to this understanding, evidencing that teacher formation needs to be conceived in its complexity at licenciate domains. Tissue is network intertwined by tree complex nets (Specific area net, Teacher s formative net, and Operative-formative net). In this study, interpretation presented has got involved through inter relacional dynamics among tree nets, rebuilded in each interaction. Complexity based on systemic thinking redirect the look to the analyzed reality for making possible the proposition of a new signification and to highlight the importance of rethinking this reality in a more integrated mode. Therephore, the Teacher Formative Complex Tissue is characterized by the incoherence between how teacher formation would be ideally and how efectivelly it is revealed by the study. So, comprehending two important dimensions of this process (official documents and teacher s discourse) in this study, allowed to show the way how the teacher formative process was understood from studied reality.<br>Este trabalho de tese de doutorado em Educação foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Este estudo emerge a partir das discussões no grupo de pesquisa do CNPq Trajetórias de Formação GTFORMA, que tem suas preocupações voltadas para as trajetórias formativas (pessoais e profissionais) percorridas por docentes do nível superior. A pesquisa teve o objetivo geral de analisar como os conhecimentos específicos das áreas repercutem nos processos formativos nas licenciaturas. A metodologia utilizada esteve pautada no paradigma da complexidade sob uma abordagem qualitativa, de tipo estudo de caso em que os instrumentos da investigação foram documentos oficiais (legislação e Projetos Pedagógicos de Curso) e entrevistas narrativas realizadas com docentes dos cursos de licenciatura da UFSM. Os elementos teóricos envolvidos nesse trabalho dizem respeito aos conhecimentos, saberes e competências a serem desenvolvidos pelos cursos de formação inicial de professores, a fim de refletir sobre aspectos da realidade desses cursos, no contexto da UFSM. Apresenta-se como forma de análise dos resultados desse estudo o conceito de Análise Interpretativa Complexa que está pautada nos princípios descritores da Complexidade e no Tetragrama Organizacional. Com base nas análises realizadas, foi possível alcançar uma compreensão complexa acerca dos processos formativos nos cursos de licenciatura. Para essa compreensão, foi cunhado o termo Tecido Complexo Formativo Docente, evidenciando que a formação docente no campo das licenciaturas precisa ser compreendida em sua complexidade. O Tecido é entretecido por três Redes Complexas (Rede específica da área, Rede formativa docente e Rede operativa formativa). A interpretação apresentada nesse trabalho envolveu a dinâmica inter-relacional entre as três Redes, reconstruídas a cada interação. A complexidade fundamentada no pensamento sistêmico, direcionou o olhar para a realidade analisada, tornando possível propor novos significados e destacar a importância de repensá-la de modo mais integrado. O Tecido Complexo Formativo Docente caracteriza-se, portanto, por incoerências entre o modo como a formação docente deveria ser, idealmente, e como efetivamente é revelada na pesquisa. Desse modo, abarcar duas dimensões importantes desse processo de formação (documentos e discursos docentes), permitiu evidenciar o modo como o processo formativo docente foi entendido na realidade estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Processos formativos"

1

Figuerêdo, Acácio Nascimento. Os princípios políticos e a prática educativa do CESEP: Processos formativos de uma Ong em Sergipe : 1988-1998. CESEP, Centro Sergipano de Educação Popular, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Wicks, Zeno W. Film formation. Federation of Societies for Coatings Technology, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Accretion processes in star formation. Cambridge University Press, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Accretion processes in star formation. Cambridge University Press, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hartmann, Lee. Accretion processes in star formation. 2nd ed. Cambridge University Press, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Schiffer, Michael B. Formation processes of the archaeological record. University of Utah Press, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lena, Raffaello. Lunar Domes: Properties and Formation Processes. Springer Milan, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Formation processes of the archaeological record. University of New Mexico Press, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Caporaso, Alicia, ed. Formation Processes of Maritime Archaeological Landscapes. Springer International Publishing, 2017. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-48787-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Keim, Sylvia. Social Networks and Family Formation Processes. VS Verlag für Sozialwissenschaften, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-531-93173-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Processos formativos"

1

Cantone, Domenico, and Pietro Ursino. "Formative Processes." In An Introduction to the Technique of Formative Processes in Set Theory. Springer International Publishing, 2018. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-74778-1_3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Elmegreen, Bruce G. "Cloud Formation and Destruction." In Interstellar Processes. Springer Netherlands, 1987. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-009-3861-8_12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Anesa, Patrizia. "Word-formation processes." In Lexical Innovation in World Englishes. Routledge, 2018. http://dx.doi.org/10.4324/9781351109352-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sullivan, Alan P., and William Flint Dibble. "Site Formation Processes." In Encyclopedia of Global Archaeology. Springer New York, 2014. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4419-0465-2_211.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mandel, Rolfe D., Paul Goldberg, and Vance T. Holliday. "Site Formation Processes." In Encyclopedia of Geoarchaeology. Springer Netherlands, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4020-4409-0_147.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sullivan, Alan P., and William Flint Dibble. "Site Formation Processes." In Encyclopedia of Global Archaeology. Springer International Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-30018-0_211.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ocskay, Gyula, Mátyás Jaschitz, and James Scott. "Borderland formation processes." In Border Cities and Territorial Development. Routledge, 2021. http://dx.doi.org/10.4324/9781003164753-13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Chakraborty, Akshoy Kumar. "Mullite Precursors Synthesized by Codecomposition Processes." In Mullite Formations. Jenny Stanford Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.1201/9781003031673-6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Seab, C. Gregory. "Grain Destruction, Formation, and Evolution." In Interstellar Processes. Springer Netherlands, 1987. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-009-3861-8_18.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Boss, A. P. "Theory of Collapse and Protostar Formation." In Interstellar Processes. Springer Netherlands, 1987. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-009-3861-8_14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Processos formativos"

1

MARSELHA SIQUEIRA PITOLLI, ALEXANDRA. "MEMORIAL DE PROFESSORES: PROCESSOS FORMATIVOS E TRAÇOS DE IDENTIDADE DOCENTE." In XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2020. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.07.01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Amorim, Ricardo José Rocha, Camila Fonseca, and Síria Sampaio. "A Imagem como Elemento Mediador do Conhecimento: As Contribuições do Pibid nos Processos Formativos." In XXII Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.311.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lucena, Lúcio José de Azevêdo. "UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES: ESCOLA, ALUNO, PROFESSOR, ESTAGIÁRIOS – TERRITÓRIOS: PROCESSOS FORMATIVOS EM ARTE\TEATRO." In Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente. Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/16760.1-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

ORTIZ, AIL C. MEIRELES, JULIANE MARSCHALL MORGENSTERN, SILVANA ZANCAN, and TAIZE DE ANDRADE MACHADO LOPES. "UFN DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES AOS PROCESSOS FORMATIVOS EM ÉPOCA DE EMERGÊNCIA DO PROTAGONISMO DOCENTE E DISCENTE." In XXIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2020. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2020-038.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dias, Sara, Ellen Miranda, and Doriedson Rodrigues. "Saberes sociais e processos formativos: experiências de lutas e resistências em comunidades tradicionais na Amazônia paraense." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0807.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, analisamos processos formativos e saberes produzidos por pescadores artesanais ligados à Colônia Z-16 de Cametá/PA, bem como por quilombolas organizados na Associação Remanescente de Quilombo Tambaí-Açu – ACREQTA, Mocajuba/PA, constituindo-se trabalhadores e trabalhadoras da Amazônia Paraense. Trata-se de resultados de pesquisas concluídas no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura da Universidade Federal do Pará (PPGEDUC/UFPA), em 2019. À luz do materialismo histórico-dialético, o trabalho é pesquisa qualitativa, consubstanciada por Marx (2013), Tiriba &amp; Fischer (2015), Tiriba (2012), Vendramini &amp; Tiriba (2018), Reis &amp; Gomes (2012), Pinto (2001, 2004, 2013), Rodrigues (2012), dentre outros. Os resultados revelam que a formação política tanto dos quilombolas de Tambaí-Açu, quanto dos pescadores artesanais na Z-16, realiza-se nos processos educativos que desencadeiam no percurso de vivência coletiva, nas formas de sociabilidade, nos encontros, nas reuniões, assembleias, nas palestras, projetos educativos e mutirões, que educam à medida em que fazem parte das suas experiências concretas de vida. Constatamos que, diante dos desafios enfrentados atualmente pelas instituições, sobretudo os relacionados ao contexto organizacional e da atual conjuntura nacional, ambas (Colônia Z-16 e ACREQTA) têm se constituído como espaços-tempos importantes na luta e defesa dos direitos dos/das trabalhadores/as da pesca e dos mutirões quilombolas ampliando, assim, seus processos formativos de classe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

FAGUNDES DURÃES BENITEZ, JUCIANE, MARCOS OSCAR BENITEZ, and João Luiz Miranda. "A INFLUÊNCIA DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA." In I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/cied-2018-90668.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

PRUDENCIATTO, Mariana. "A MIGRAÇÃO ESTUDANTIL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA – OLHAR GEOGRÁFICO E A INTERFACE COM OS PROCESSOS FORMATIVOS NA GRADUAÇÃO." In XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas. Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt4_166.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Echalar, Jhonny David, Wellington Pereira de Queirós, and Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar. "Formação de Professores de Ciências da Natureza para o uso de Aparatos Digitais: Teoria e Prática no Processo de Mediação." In II Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. Sociedade Brasileira de Computação, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/seadco.2018.14836.

Full text
Abstract:
Este trabalho buscou analisar quais a relação teoria e prática presente em publicações acadêmicas sobre a formação de professores de Ciências da Natureza para o uso de tecnologias. Os dados foram obtidos a partir de um levantamento bibliográfico entre 2006 e 2016, em periódicos da área de Ensino de Ciências com análise de seus conteúdos, sendo possível a construção de categorias de análise. Foram identificados sete artigos que foram analisados em três categorias: teoria, prática e “teoria-prática”. Percebemos que o uso de tecnologias aparece no contexto de processos formativos centrados no praticismo de um curso e não como um constructo social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Roberta, Vânia Lagoeiro, and Eliane Mineiro. "A importância da formação pedagógica para bacharéis que atuam na docência do ensino superior." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1715.

Full text
Abstract:
O presente artigo surgiu a partir de uma inquietação originada a respeito das lacunas encontradas no processo de ensino-aprendizagem, mais especificamente, na docência do ensino superior, nível no qual atuam diversos professores advindos de cursos de bacharelado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que possui como objetivo principal a análise e a discussão da importância da formação pedagógica para bacharéis que atuam na docência do ensino superior. Para a pesquisa do tema, foram utilizados os unitermos “docência no ensino superior”, “professores bacharéis”, “formação pedagógica” e “saberes docentes”. Os resultados apontam para a necessidade de formação que se dê de forma permanente, com centralidade na formação pedagógica, tanto nos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu quanto em outros processos formativos. Ressalta-se, ainda, que qualquer formação deve estar atrelada a uma postura crítica e reflexiva da prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Luciane, and Paolo Nosella. "O trabalho como princípio organizador da Pedagogia da Alternância." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.2504.

Full text
Abstract:
O objetivo do texto é discutir uma das dimensões da relação trabalho e educação, o trabalho como princípio organizador de processos formativos no contexto da Pedagogia da Alternância, tomada como uma proposta fecunda para que este princípio seja colocado em prática. O texto, que resulta de revisão bibliográfica e da coleta de dados empíricos, articula leituras de clássicos marxistas e autores contemporâneos com o objeto da pesquisa em andamento, a experiência da Pedagogia da Alternância desenvolvida na Casa Escola de Pesca, uma escola pública municipal de ensino fundamental e médio integrado à formação profissional em pesca e aquicultura, localizada na região insular da cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Trata do trabalho enquanto princípio educativo, numa perspectiva ontológica. Como achados inicias destaca-se o espaço político que essa escola ocupa, próprio da educação do campo, e o ineditismo da experiência desenvolvida no espaço geográfico da Amazônia paraense, sendo determinada e reagindo às contradições do modo de produção capitalista, revelando formas próprias de manifestação no trabalho como organizador dos processos educativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Processos formativos"

1

Cheung, Kevin K. Tropical Cyclone Formation: Physical Processes and Predictions. Defense Technical Information Center, 2002. http://dx.doi.org/10.21236/ada627718.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lin, M. C., and M. C. Heaven. Kinetics of Elementary Processes Relevant to Incipient Soot Formation. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), 2008. http://dx.doi.org/10.2172/1063894.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Liou, K. N., S. C. Ou, Y. Gu, P. Yang, and D. Frankel. Modeling of Cloud/Radiation Processes for Cirrus Cloud Formation. Defense Technical Information Center, 1997. http://dx.doi.org/10.21236/ada336787.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Liu, Hui-Hai, Jonny Rutqvist, Liange Zheng, Eric Sonnenthal, Jim Houseworth, and Jens Birkholzer. Modeling Coupled Processes in Clay Formations for Radioactive Waste Disposal. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), 2010. http://dx.doi.org/10.2172/988175.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

DeVan, J. H., P. F. Tortorelli, R. R. Judkins, and I. G. Wright. Carbon formation and metal dusting in advanced coal gasification processes. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), 1997. http://dx.doi.org/10.2172/663389.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

González López, A., S. Céspedes del Fierro, and FC Montes Rodríguez. Personal Branding: Una tendencia del marketing holístico como proceso formativo. Revista Latina de Comunicación Social, 2017. http://dx.doi.org/10.4185/cac135.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Author, Not Given. (The formation of ordered microstructures by slip casting and related processes). Office of Scientific and Technical Information (OSTI), 1992. http://dx.doi.org/10.2172/5877495.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Coppola, Lucia. Education and union formation as simultaneous processes in Italy and Spain. Max Planck Institute for Demographic Research, 2003. http://dx.doi.org/10.4054/mpidr-wp-2003-026.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Galor, Oded. Inequality, Human Capital Formation and the Process of Development. National Bureau of Economic Research, 2011. http://dx.doi.org/10.3386/w17058.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Thomas, Douglas, and Mellon Michael. Sublimation of terrestrial permafrost and the implications for ice-loss processes on Mars. Engineer Research and Development Center (U.S.), 2021. http://dx.doi.org/10.21079/11681/41244.

Full text
Abstract:
Sublimation of ice is rate-controlled by vapor transport away from its outer surface and may have generated landforms on Mars. In ice-cemented ground (permafrost), the lag of soil particles remaining after ice loss decreases subsequent sublimation. Varying soil-ice ratios lead to differential lag development. Here we report 52 years of sublimation measurements from a permafrost tunnel near Fairbanks, Alaska, and constrain models of sublimation, diffusion through porous soil, and lag formation. We derive the first long-term in situ effective diffusion coefficient of ice-free loess, a Mars analog soil, of 9.05 × 10⁻⁶ m² s⁻¹, ~5× larger than past theoretical studies. Exposed ice-wedge sublimation proceeds ~4× faster than predicted from analogy to heat loss by buoyant convection, a theory frequently employed in Mars studies. Our results can be used to map near-surface ice-content differences, identify surface processes controlling landform formation and morphology, and identify target landing sites for human exploration of Mars.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!