To see the other types of publications on this topic, follow the link: Produção de gelo.

Journal articles on the topic 'Produção de gelo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Produção de gelo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Recco, Luiz Henrique Da Silva, Carolina Resmini Melo Marques, Aline Resmini Melo, and Josiane Da Rocha Silvano Das Neves. "Análise de Viabilidade na Substituição das Resinas Poliamida e Maleica por Poliuretana Em Tintas da Linha Gelo na Flexografia." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 6, no. 4 (September 10, 2021): 88–96. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v6i4.1722.

Full text
Abstract:
A tinta flexográfica é composta por imagens com múltiplas cores, impressas com o objetivo de embelezar e dar resistência ao substrato onde é impressa. As tintas são estruturadas principalmente por resinas, pigmentos e solventes, sendo necessária a adição de aditivos para atender uma resistência físico-química específica da linha, como por exemplo na linha gelo, a resistência a gordura e umidade. Tendo em vista que as resinas poliamida e fumárica são utilizadas para a produção desta, e por serem mais caras que outras resinas, o presente trabalho visa a possibilidade da substituição dessas pela resina poliuretana, visando manter a resistência físico-química da linha gelo, além da diminuição de custo de produção. Utilizou-se um plano estratégico para o desenvolvimento de uma nova formulação, verificando a influência de cada componente químico na propriedade da tinta. Os resultados do trabalho apontam que a substituição das resinas fumárica e poliamida pela poliuretana mostra-se uma alternativa eficaz para redução do custo de produção das tintas da linha gelo, além de manter a resistência a gordura e umidade. Propriedades primárias como secagem, viscosidade, brilho, cobertura e fricção não foram comprometidas com as alterações necessárias nas formulações, o que veio a confirmar a qualidade da tinta desenvolvida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Lisandra Maria Da Silva. "AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E MACROSCÓPICA DO GELO COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI." Cadernos Cajuína 3, no. 1 (May 9, 2018): 183. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v3i1.184.

Full text
Abstract:
O gelo é um alimento como outro qualquer que ingerimos, portanto, exige os mesmos cuidados que cercam a produção de quaisquer alimentos e se fabricado sob más condições sanitárias pode afetar diretamente a saúde dos consumidores. Este trabalho objetivou avaliar a qualidade físico-química, microbiológica e macroscópica do gelo comercializado no município de Teresina-PI. A análise físico-química de pH, cloro residual livre, cloretos, amônia, dureza total e turbidez e a análise microbiológica (NMP) foram realizadas de acordo com o Manual Prático de Análises de Águas (BRASIL, 2006). A determinação de sujidades leves ocorreu através da análise macroscópica de acordo com o Instituto Adolfo Lutz (1985) e a análise estatística por meio da análise de variância (ANOVA), médias e desvios padrões (VIEIRA, 1999). Os resultados obtidos das análises físico-químicas e microbiológicas das marcas de gelo avaliadas se apresentaram de acordo com os padrões de potabilidade exigidos para água de consumo humano e a análise macroscópica apresentou sujidades leves para as três marcas, onde 50% foram verificados para a marca C e 25% para as marcas A e B, mostrando um produto impróprio para o consumo humano por apresentar material prejudicial (perigo físico) à saúde dos consumidores de acordo legislação vigente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cordeiro, Maria Goretti Sabino. "O derretimento de gelo no Oceano Ártico e a produção de metano." Diversitas Journal 2, no. 1 (April 30, 2017): 45. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.339.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Genival da, and Francisco de A. S. de Sousa. "Estudo da viabilidade da produção de água a partir do resfriamento do ar." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 13, no. 5 (October 2009): 575–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662009000500010.

Full text
Abstract:
Pesquisas realizadas nos municípios paraibanos de Campina Grande e São João do Cariri comprovam a viabilidade da produção de água potável a partir da formação do orvalho em superfícies refrigeradas por sistemas convencionais de refrigeração ou pelo uso de garrafas PET contendo gelo. Os resultados experimentais aqui apresentados mostram que o resfriamento do ar pode produzir quantidades suficientes de água para minimizar as conseqüências da escassez de água potável na região Semi-árida do Nordeste brasileiro. O experimento, baseado no contato direto do ar com a superfície fria do sistema de refrigeração, produziu orvalho a uma taxa de 1,23 L h-1 m-2. Para produzir um litro de orvalho, este sistema consome, em média, 0,75 kWh de energia elétrica. Os resultados obtidos são satisfatórios considerando-se que o equipamento experimental utilizado é bastante simples.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Amaral, Caroline, and Paula Regina Costa Ribeiro. "A HOMOSSEXUALIDADE FEMININA NA LITERATURA JUVENIL LGBTI." Revista Debates Insubmissos - ISSN:2595-2803 1, no. 1 (May 7, 2018): 158. http://dx.doi.org/10.32359/debin2018.v1.n1.p158-184.

Full text
Abstract:
Alguns livros juvenis vêm apresentando personagens jovens lésbicas, gays, transgêneros e intersexuais como protagonistas de suas histórias. Frente a isso, há interesse em analisar de que forma a literatura juvenil, enquanto artefato cultural, vem produzindo significados sobre o “ser lésbica”. Utiliza-se da Análise Cultural. As análises estão divididas em duas categorias: produção da feminilidade e produção do desejo afim de tecer apontamentos a partir dos artefatos e fundamentações teóricas. Vê-se que os livros Diário de uma garota atrevida, Amor entre meninas e Uma bebida e um amor sem gelo, por favor, sinalizam a homossexualidade feminina como permeada por regras hetenormativas. Nota-se que existem normas que interpelam a maneira como jovens lésbicas representadas nos livros vivem suas identidades sexuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fantini, Letícia Emiliani, Robson Andrade Rodrigues, André Luiz Nunes, Milena Souza dos Santos Sanchez, Thiago Tetsuo Ushizima, and Cristiane Meldau de Campos. "Rendimento de carcaça de surubins Pseudoplatystoma spp: produzidos em tanque-rede e viveiro." Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 14, no. 3 (September 2013): 538–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402013000300019.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar o rendimento de carcaça de surubins Pseudoplatystoma spp. produzidos em tanque-rede e viveiro. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado, com dois tratamentos (tanque-rede e viveiro) e vinte repetições. Os surubins com peso total médio de 0,839 ± 0,181kg e 0,983 ± 0,108kg para tanque-rede e viveiro, respectivamente, foram sacrificados por choque térmico em gelo para determinação do: rendimento do peixe eviscerado com e sem cabeça (RPECC, RPESC); rendimento de brânquias (RB); rendimento do filé lateral com e sem pele (RFLCP, RFLSP); rendimento do filé abdominal com e sem pele (RFACP, RFASP); rendimento de cabeça (RC); rendimento de pele (RP); rendimento de resíduos (RR). Entre as variáveis estudadas foi verificada diferença estatística apenas para o RB, cujas médias foram de 3,79 ± 0,38% para produção em tanque-rede e 4,44 ± 0,47% para produção em viveiro. O RC do surubim representou 15,46 ± 0,97% e 15,83 ± 1,04% para a produção em tanque-rede e viveiro, respectivamente. Para RPECC os valores foram de 89,98 ± 1,06% para produção em tanque-rede e 89,40 ± 4,90% para produção em viveiro. Os valores de RFLSP e RFASP para produção em tanque-rede foram de 31,15 ± 1,78%; 9,01 ± 0,50% respectivamente, e para produção em viveiro foram de 30,14 ± 1,75%; 8,83 ± 0,51%. Surubins Pseudoplatystoma spp. produzidos em tanque-rede e viveiro apresentam rendimentos de carcaça semelhantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dantas Pereira Campos, Zuleica. "Transmissão de conhecimento nos terreiros: O Terreiro Santa Bárbara do Portão do Gelo entre a modernidade e a tradição." Numen 22, no. 1 (February 11, 2020): 115–24. http://dx.doi.org/10.34019/2236-6296.2019.v22.29609.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é averiguar o processo de modernização ocorrido nas religiões afro-brasileiras e a importância atribuída à produção escrita e visual no processo de aprendizado dos devotos do terreiro Santa Bárbara do Portão do Gelo (Ilê Axé Oyá Meguê ou Terreiro de Xambá, como é mais conhecido). Para tanto, utilizo-me do conceito de hibridação, de Nestor García Canclini que o concebe como resultado imprevisto de processos migratórios de trocas econômicas, comunicacionais, entre outros. A partir de investigações de campo, busco demonstrar que os xambazeiros perpetuam sua tradição e seus conhecimentos através de processos híbridos e de reconversão, para acompanhar as transformações exigidas pelo mundo afro religioso contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zacardi, Diego Maia, Leandro Da Silva Passos, and Thibério Carvalho da Silva. "A PESCA ARTESANAL NA REGIÃO DOS LAGOS: O CASO DO MUNICÍPIO DE PRACUÚBA, AMAPÁ." DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 8, no. 1 (March 12, 2021): 84–94. http://dx.doi.org/10.20873/uftv8-9552.

Full text
Abstract:
O estudo caracteriza o perfil socioeconômico dos pescadores e descreve a atividade pesqueira desenvolvida no município de Pracuúba, Amapá. Na ocasião, foram realizadas entrevistas e aplicação de formulários semiestruturados aos pescadores. A maioria era do sexo masculino, com idade média de 37 anos, baixo grau de escolaridade e renda média mensal declarada pela pesca de três salários mínimos. A pesca ocorre com maior frequência nos lagos Pracuúba e Cujubim, e no rio Flexal. As embarcações mais utilizadas são as canoas movidas a remo, o que limita a prática de captura nas proximidades de suas residências e a utilização do gelo como principal forma de conservação do pescado. A rede de emalhar (malhadeira), o anzol e a zagaia são os apetrechos de pesca mais empregados para capturar tucunarés (Cichla sp.) e apaiari (Astronotus ocellatus). Dentre as principais problemáticas registradas estão: a falta de uma fábrica de gelo, estruturas de desembarque, de fiscalização, estrada para escoamento da produção, ausência de uma política de apoio a atividade pesqueira e a diminuição gradativa das capturas, além dos impactos causados pela criação de bubalinos, afetando a dinâmica do ambiente e consequentemente a vida desses pescadores que possuem a pesca como principal fonte de renda familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Miranda, Jônatas Filipe Aires, and Tiago de Moraes Lenz. "Aspectos sanitários e geração de resíduos na comercialização do pescado na Feira do Ver-o-Peso, Belém, Estado do Pará, Brasil." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 8, no. 18 (2021): 77–92. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2021)081804.

Full text
Abstract:
As atividades humanas relacionadas à produção e ao consumo promove uma crescente geração de resíduos. Nas grandes cidades, as feiras livres produzem diariamente uma grande quantidade de rejeitos orgânicos que, geralmente, são descartados de forma inadequada, sem receber a devida atenção quanto ao gerenciamento correto dos resíduos produzidos, gerando problemas ambientais e de saúde pública. Dentro do contexto das feiras livres, o setor pesqueiro é um dos que gera diariamente grandes quantidades de resíduos sólidos, devido à evisceração e processamento do pescado. O Estado do Pará destaca-se como segundo maior estado produtor de pescado do país, tendo na sua capital, Belém, o Complexo Mercado do Ver-o-Peso, um dos principais pontos públicos de comercialização e distribuição de pescado do país. O objetivo do estudo foi descrever a problemática da produção e descarte de resíduos de pescado no Mercado de Peixe na Feira do Ver-o-Peso, abordando questões de boas práticas de manejo e manipulação do pescado. O estudo foi realizado em três etapas que possibilitaram uma abordagem qualitativa e quantitativa da problemática, revisão bibliográfica, observação das estruturas e procedimentos dentro do mercado, bem como entrevistas com os permissionários do Mercado de Peixe da Feira do Ver-o-Peso. Nas observações qualitativas, foi constatado que a estrutura física do mercado encontra-se em boas condições de conservação e o piso é lavado e varrido regularmente, com o recolhimento dos resíduos. Sobre as condições das barracas e do produto, foi observado que há pias e freezers em todos os boxes, porém muitos freezers encontravam-se desligados e as pias não possuíam produtos de limpeza. A principal forma de conservação do pescado é o uso de isopor e gelo e a exposição do produto é feita na bancada da barraca, sem gelo. Os permissionários também não usam uniforme padronizado, sendo que nenhum utilizava luvas. A idade dos permissionários variou de 27 a 80 anos, dos quais 90% afirmaram que a prefeitura oferece regularmente cursos de manipulação de alimentos. A quantidade de vendas diárias informada pelos entrevistados variaram entre 60 kg e 200 kg (média de 137,14 kg +/- 46,89 kg); nossas estimativas são de 4.113 kg de resíduos gerados diariamente no local, onde atualmente não há coleta seletiva. Com a atual crise dos aterros sanitários em Belém e região metropolitana, a coleta seletiva dos resíduos de pescado com fins de reaproveitamento poderia ser uma boa alternativa para o Mercado de Peixe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Viegas, E. M. M., F. A. Pimenta, T. C. Previero, L. U. Gonçalves, J. P. Durães, M. A. R. Ribeiro, and P. R. C. Oliveira Filho. "Métodos de abate e qualidade da carne de peixe." Archivos de Zootecnia 61, no. 237 (November 7, 2011): 41–50. http://dx.doi.org/10.21071/az.v61i237.2957.

Full text
Abstract:
Apesar do abate ser um dos maiores fatores de estresse na produção de animais, não existe neste âmbito, legislação específica para os peixes no Brasil. Os métodos de abate ou atordoamento mais utilizados são a imersão em água e gelo, asfixia no ar, eletricidade, narcose por gases e atordoamento percussivo. No entanto, o abate ideal é aquele procedimento que considera o bem estar animal e a qualidade da carne. O estresse perimortem pode levar a uma situação de pânico, medo e fuga fazendo com que os peixes utilizem suas reservas energéticas, diminuindo os teores de glicose e ATP post mortem e conseqüentemente o encurtamento do tempo de rigor mortis, e reduzindo o pH muscular. Essas reações também promovem mudanças indesejáveis nas características sensoriais como cor e textura do pescado, além de facilitar o desenvolvimento de micro- organismos deteriorantes, diminuindo a vida de prateleira. De maneira geral, observa-se que os métodos de atordoamento/abate por choque elétrico, percussão craniana e super dosagem de anestésico, quando aplicados de maneira correta, causam pouco sofrimento e melhor qualidade da carne. Os abates de peixes por asfixia no ar ou com gelo, choque térmico, narcose com gases e banho de sal, com exceção de alguns casos, causam muito estresse e piora na qualidade da carne. De acordo com a revisão bibliográfica observa-se que não é possível fazer reco-mendação de uma única metodologia de abate a ser empregada nas varias espécies de peixes, sendo assim necessário ampliar as pesquisas nesta área de maneira a determinar melhores técnicas de abate, visando à diminuição do sofrimento e obtendo desta maneira um produto ético de qualidade superior. Este trabalho foi elaborado com o objetivo de revisar os trabalhos mais recentemente publicados sobre o efeito dos diferentes métodos do abate sobre o estresse e a qualidade do pescado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Britto, Elton Nunes, Edson Lessi, Ângela Libia Cardoso, Paulo de Tarso Falcão, and Januário Gama dos Santos. "Deterioração bacteriológica do jaraqui Semaprochilodus spp. capturado no estado do Amazonas e conservado em gelo." Acta Amazonica 37, no. 3 (2007): 457–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672007000300018.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foram analisados 73 espécimes de jaraqui Semaprochilodus spp. conservados em caixas de poliestireno expandido entre camadas de gelo. Foram realizadas as seguintes análises: avaliação sensorial pela tabela de Torry modificada e pelo índice de qualidade por deméritos; determinação do pH e das bases voláteis totais (N-BVT); contagem total dos microrganismos aeróbios psicrófilos a 20 ºC por 4 dias, psicrotróficos a 7 ºC por 10 dias, dos mesófilos a 37 ºC por 2 dias; contagem, isolamento e identificação das bactérias Aeromonas sp. Bacillus sp. e Pseudomonas sp. a 20 ºC por 24 horas e de Plesiomonas sp. a 37 ºC por 2 dias. O jaraqui se manteve em condições de consumo, pela avaliação sensorial, por 18 e 21 dias. O pH e as bases voláteis totais não foram bons indicadores de qualidade; as contagens totais de psicrófilos, psicrotróficos e mesófilos não apresentaram diferença significativa e as bactérias não apresentaram comportamento deteriorador pela ausência da produção de H2S.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

SANTOS, Geraldo Mendes dos, and Arnaldo Braga de OLIVEIRA Jr. "A pesca no reservatório da hidrelétrica de Balbina (Amazonas, Brasil)." Acta Amazonica 29, no. 1 (March 1999): 145. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921999291163.

Full text
Abstract:
A hidrelétrica de Balbina localiza-se no rio Uatumã, a 170 km de Manaus, pela BR/174. O enchimento do reservatório iniciou-se em outubro/87 e a usina começou a funcionar em fevereiro de 1989, com apenas uma das suas cinco turbinas. Apesar da redução da diversidade da ictiofauna e dos danos ambientais e sociais decorrentes do represamento, algumas espécies de peixes proliferaram no reservatório, resultando no incremento da atividade pesqueira, praticada basicamente sobre os estoques de tucunaré (Cichla spp). A explotação desta espécie, iniciada logo após a formação do reservatório, vem sendo feita até os dias atuais, com uma produção média em torno de 500 toneladas/ano e da qual participam 100 a 160 pescadores profissionais, além de dezenas de amadores. Os barcos de pesca tem baixa capacidade, entre 800 e 5.000 kg e o pescado é mantido e transportado em gelo adquirido em Manaus. Devido sobretudo às grandes dimensões do reservatório, cerca de 2360 km2, a densidade de pescadores é muito baixa, em torno de 0,04 a 0,07/km2. O presente trabalho descreve a atividade pesqueira praticada, analisa os níveis de produção e discute critérios que deveriam ser empregados com vistas ao aperfeiçoamento do manejo deste importante recurso natural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Forattini, Oswaldo Paulo, Almério de Castro Gomes, and Iná Kakitani. "Observações sobre mosquitos Culicidae adultos em cultivo irrigado de arroz no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, Brasil." Revista de Saúde Pública 23, no. 4 (August 1989): 307–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101989000400006.

Full text
Abstract:
Relatam-se os resultados obtidos com a coleta de Culicidae adultos em cultivo irrigado de arroz, em pôlder da Estação Experimental de Pariquera-Açú, Estado de S. Paulo (Brasil), no período de maio de 1984 a setembro de 1985. As coletas foram realizadas mediante a utilização de armadilhas CDC miniatura iscadas com gelo-seco. Do total de 2.690 espécimens obtidos, cerca de 55% foram de representantes dos gêneros Coquillettidia e Mansonia, enquanto Aedes scapularis, como espécie isolada, compareceu com aproximadamente 11%. Houve evidências de que a produção daqueles mosquitos obedeceu ao ritmo de inundação do terreno de cultivo. Quanto ao Ae. scapularis, parece que essa técnica de cultura do arroz favorece sua adaptação ao ambiente modificado. Não houve evidências de associação com Culex (Melanoconion), embora estes representassem cerca de 24% do material coletado. Em relação a Anopheles e Psorophora, a influência desse cultivo parece ter sido inexistente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Albuquerque, Adna Almeida de, and Ronaldo Borges Barthem. "A pesca do tamoatá Hoplosternum littorale (Hancock, 1828) (Siluriformes: Callichthyidae) na ilha de Marajó." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 3, no. 3 (December 2008): 359–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222008000300006.

Full text
Abstract:
Hoplosternum littorale (Hancock, 1828) (Siluriformes, Callichthyidae) é um peixe de médio porte conhecido na Amazônia brasileira como tamoatá. Apresenta respiração acessória, o que permite ocupar as extensas áreas pantanosas da foz dos rios Amazonas e Orinoco. O tamoatá é o principal recurso pesqueiro da ilha de Marajó, sendo capturado principalmente nos campos alagados da bacia do rio Arari, no município de Santa Cruz do Arari (PA). Seu desembarque representa 6% do total no porto do Ver-o-Peso, em Belém (PA), o principal da Amazônia oriental. A pesca do tamoatá é marcadamente sazonal, ocorrendo na estação seca. De julho a agosto, é mais intensa no rio e lago Arari e de outubro a novembro, nos poços das fazendas, que são os últimos a secarem na região. A pesca é feita por pescadores locais, que vendem sua produção para as geleiras. Estas são embarcações de madeira, com urnas de gelo que levam a produção para ser comercializada nos principais portos urbanos, em especial o do Ver-o-Peso. A pesca é aqui descrita com base em observações de campo e entrevistas estruturadas com pescadores comerciais e fazendeiros da região. A frota de geleiras que desembarca o tamoatá em Belém é composta por 415 embarcações com capacidade de urna de até 27 t. As pescarias são realizadas, basicamente, por redes de emalhar de monofilamento e de cerco de multifilamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Alves, Elizabeth Simões do Amaral, Claudilene Maria Dos Santos, João Manoel Da Silva, Paula Cibelly Vilela Da Silva, Tania Marta Carvalho Dos Santos, Elizabeth Sampaio De Medeiros, and Julicelly Gomes Barbosa. "QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE CARNE SUÍNA IN NATURA EM FEIRAS LIVRES NO VALE DO PARAÍBA, ALAGOAS, BRASIL." Nucleus Animalium 12, no. 2 (November 30, 2020): 77–88. http://dx.doi.org/10.3738/21751463.3784.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas, a suinocultura brasileira passou por processos de modernização em vários segmentos da produção, atingindo índices técnicos e econômicos semelhantes e, algumas vezes, melhores aos obtidos em países mais tradicionais na criação. Apesar da região Nordeste ser detentora do segundo maior rebanho suíno do Brasil, ainda são encontradas explorações informais, sem controle efetivo da produção e com condições higiênico-sanitárias duvidosas, tornando um ponto negativo no momento da escolha da carne e seus derivados, o que incide sobre o baixo consumo na região. Objetivou-se com esse estudo avaliar as condições higiênico sanitárias de carne suína comercializada em feiras livres do vale do Paraíba. Foram coletadas 20 amostras obtidas em feiras livres de quatro municípios do vale do Paraíba. As amostras foram coletadas assepticamente em recipientes estéreis e acondicionados em caixa isotérmica, contendo gelo reciclável, e encaminhadas ao Laboratório para análises. Foram observadas contagens elevadas de micro-organismos aeróbios mesófilos, variando de 2,5x106 UFC/g, e encontrados coliformes a 45ºC acima dos valores permitidos pela legislação em 80% das amostras, verificou-se a presença de Staphylococcus coagulase positiva em 25% das amostras. Assim, as condições higiênico-sanitárias da carne suína proveniente de feiras livres de municípios do Vale do Paraíba, Alagoas, podem refletir a maneira como são submetidas à manipulação e comercialização. Além disso, a exposição prolongada desse alimento sem qualquer tipo de refrigeração, contribui para elevados níveis de contaminação microbiana, podendo provocar riscos de toxinfecções alimentares, deterioração e perda da qualidade da carne para o consumidor final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pardo, Lianet Hernández, and Chou Sin Chan. "Análise da Sensibilidade de um Esquema de Microfísica Single-Moment a Variações na sua Configuração." Revista Brasileira de Meteorologia 32, no. 4 (December 2017): 623–32. http://dx.doi.org/10.1590/0102-7786324010.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho tem como objetivo determinar a sensibilidade da chuva gerada pelo esquema de microfísica de Ferrier a mudanças na sua configuração e selecionar as modificações com maior potencial na redução da precipitação. Foi utilizado o modelo Kinematic Driver, uma plataforma para isolar o esquema de microfísica das complexas interações que têm lugar nos modelos de previsão do tempo e o clima, que permite simular situações hipotéticas na atmosfera de forma espacialmente unidimensional. Foi analisada a influência das taxas dos processos de microfísica representados, assim como o efeito produzido por diferentes métodos de cálculo da autoconversão e do intercepto da distribuição de tamanhos da chuva. Também foram testados diferentes valores da concentração de gotas de nuvem e da fração entre o conteúdo de gelo de nuvem e o conteúdo de neve. A coleta de água de nuvem por gotas de chuva foi o processo dominante na geração de precipitação, permitindo controlar a produção de chuva quente e de origem mista. Além disso, as modificações nos métodos de cálculo da autoconversão e do intercepto da distribuição de tamanhos das gotas de chuva, assim como na concentração de gotículas de nuvem, mostraram potencialidade na redução da chuva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Tesch, Leila Maria, Jaciara Veche, and João Paulo Silva. "TV PIBID E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA." PERcursos Linguísticos 11, no. 27 (April 19, 2021): 78–98. http://dx.doi.org/10.47456/pl.v11i27.33908.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve uma das ações desenvolvidas no Pibid (Programa Institucional de Iniciação à Docência) do subprojeto Letras Português da Ufes, durante o segundo semestre de 2019, pelos pibidianos Xxxxxxxxxxxx e Xxxxxxxxxxxx, em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, na EEEM Irmã Maria Horta, localizada em Vitória/ES. A atividade objetivou levar os alunos a refletirem sobre a língua e, mais especificamente, sobre a variação linguística e o preconceito linguístico. Para isso, foram abordados conceitos básicos sobre variação linguística, enfatizando o pressuposto básico da Teoria da Variação e da Mudança Linguística de que a língua é heterogênea. Neste artigo, apresentamos a sequência didática adotada para o desenvolvimento da atividade, descrevendo todas as etapas, e, na sequência, um relato da experiência. Para avaliação, os alunos tiveram de apresentar uma produção oral e outra escrita, realizando entrevistas para o desenvolvimento de pequenas pesquisas sociolinguísticas para que pudessem observar na prática como funcionavam as diferenças linguísticas entre as pessoas de diferentes graus de escolaridade. A TV Pibid foi a maneira encontrada inicialmente para “quebrar o gelo” com os alunos e ao final como uma entrevista dos alunos à jornalista Any Cometti.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Paixão, Marcus Vinicius Sandoval, Marcos Gabriel Braz De Lima, Marcelo Bozetti, Helio Pena De Faria Junior, and Polyana Pulcheira Paixão. "Superação de dormência das sementes e desenvolvimento de plântulas de acácia amarela (Cassia ferruginea (Schrad) Schrad ex DC)." Pesquisa Agropecuária Gaúcha 23, no. 1/2 (August 1, 2017): 22–30. http://dx.doi.org/10.36812/pag.2017231/222-30.

Full text
Abstract:
A necessidade de se averiguar ocorrência de dormência em sementes de acácia amarela é importante para produção de mudas sadias e com desenvolvimento desejável, principalmente para recomposição florestal. O experimento foi realizado no IFES, com sementes extraídas manualmente de vagens recém-colhidas de plantas localizadas no instituto, as mesmas foram imersas em água destilada, solução de giberelina 0,3 % (v/v) e solução de cloreto de potássio 5 % (v/v), por 30 minutos, água quente (90 ºC) e água com gelo (entre 0 ºC e 2 ºC) por 30 minutos. Foi avaliado a porcentagem de germinação; índice de velocidade de germinação; tempo médio de germinação; número de folhas; altura da parte aérea; comprimento da raiz; massa fresca e massa seca das plântulas. The treatments with gibberellin and potassium chloride were superior in all the variables related to germination and green mass production, evidencing the importance of the pre germinating treatment of the seed. The treatment with ice, although not improving the germination, presented superior results to the control in the characteristics related to root growth and height of the seedling. Treatment with gibberellin or KCl, and ice treatment may be recommended for acacia seeds.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Paula, C. G. de, and E. S. Trichês. "Preparação e caracterização de scaffolds de β-fosfato tricálcico pelo método de freeze casting." Cerâmica 64, no. 372 (December 2018): 553–58. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132018643722415.

Full text
Abstract:
Resumo Scaffolds são substratos tridimensionais que permitem a diferenciação, proliferação e crescimento celular. A fim de se atingir propriedades como biocompatibilidade, adequada porosidade e interconectividade, ideais taxas de degradação e propriedades mecânicas, este estudo teve como objetivo a produção de scaffolds de β-fosfato tricálcico (β-TCP) pelo método de freeze casting. Por meio da variação do teor de sólidos da suspensão cerâmica foi possível avaliar sua influência na microestrutura e propriedades físicas e mecânicas dos scaffolds de β-TCP. A porosidade variou entre 85 e 55% para teores de sólidos de 10 e 30 vol%, respectivamente. A morfologia dos poros foi caracterizada por um padrão lamelar, semelhante ao formato dos cristais de gelo. O aumento do teor de sólidos na suspensão cerâmica resultou na redução do número de poros lamelares. Os valores de resistência mecânica à compressão variaram entre 0,10 e 0,71 MPa. Os scaffolds com maior valor de resistência à compressão foram submetidos ao ensaio de degradação, cujos resultados revelaram que a perda de massa dos scaffolds aumentou com tempo de imersão. O maior valor de perda de massa foi de 2,89±0,64% para período de 28 dias. Os scaffolds de β-TCP apresentam grande potencial para uso na engenharia tecidual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Medeiros, Rita de C. S. de, and Miguel Â. Marini. "Biologia reprodutiva de Elaenia chiriquensis (Lawrence) (Aves, Tyrannidae) em Cerrado do Brasil Central." Revista Brasileira de Zoologia 24, no. 1 (March 2007): 12–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752007000100002.

Full text
Abstract:
Elaenia chiriquensis (Lawrence, 1865) é um Passeriforme abundante nos cerrados do Planalto Central entre os meses de setembro e dezembro, quando se reproduz. Este trabalho tem por objetivo descrever alguns aspectos de sua biologia reprodutiva. O estudo foi desenvolvido na área da Estação Ecológica de Águas Emendadas, Planaltina, Distrito Federal durante o período de agosto de 2002 a dezembro de 2003. Ninhos (n = 110) foram monitorados a cada 1-5 dias. Adultos (n = 285) foram individualmente marcados. O tamanho das ninhadas variou entre um (n = 14), dois (n = 88) ou três ovos (n = 1). Elaenia chiriquensis constrói ninhos abertos em forma de "taça", com ovos de coloração branco gelo a rosado e pequenas manchas de cor ferrugínea no pólo obtuso. Dimensões e forma dos ninhos foram comparáveis aos da mesma espécie na América do Sul. A reprodução ocorreu entre meados de setembro a fins de dezembro, com dois picos de ninhos ativos, meados de outubro e novembro. Estes dois picos podem ser explicados por uma segunda tentativa após o sucesso ou insucesso da primeira nidificação. Trinta e dois ninhos (30%) obtiveram sucesso, 70 foram predados (67%) e 4 abandonados (4%). O sucesso dos ovos foi de 28% e a taxa de eclosão de 0,96 ± 0,02. A produção anual de filhotes (0,48 filhotes/ninho), a taxa de fecundidade (1,1 filhotes/fêmea), bem como as demais taxas encontradas foram semelhantes para outros estudos sobre a espécie e para outros Passeriformes neotropicais em países da América do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Ribeiro, Naassom Almeida Souza, Euro de Barros Couto Júnior, and Simone de Carvalho Balian. "Avaliação crítica de dois métodos para determinação da qualidade da pescada Macrodon ancylodon (BLOCH & SCHNEIDER, 1801). Análise Descritiva Quantitativa e Teste de Aceitabilidade." Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 14, no. 3 (December 21, 2016): 26–35. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v14i3.34687.

Full text
Abstract:
Por definição, pescado é o termo genérico que compreende organismos aquáticos como peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, quelônios, mamíferos de água doce e salgada e algas que são utilizados na alimentação humana. De acordo com a Food and Agricultural Organization, o comércio de peixes e derivados está na linha de frente na questão de segurança alimentar. Trata-se da commodity mais comercializada internacionalmente. Quaisquer comprometimentos da qualidade do pescado geram prejuízos a todos os componentes participantes da cadeia produtiva. Parte da produção acaba sendo descartada; o preço final passa a não ser competitivo com outras fontes de proteína animal e, em termos de inocuidade, aumentam-se os riscos de transmissão de perigos biológicos e químicos ao consumidor. Imediatamente após a captura, o pescado no barco deve ser submetido à conservação pelo gelo. A necessidade de aperfeiçoamento de técnicas e a capacitação dos funcionários que lidam com produtos alimentícios levaram ao desenvolvimento e ao aprimoramento das chamadas análises sensoriais, capazes de avaliar o pescado de acordo com suas características, identificáveis com os sentidos humanos. Esses procedimentos são empregados como técnicas de rotina para a inspeção do pescado em entrepostos e indústrias de processamento para julgar o grau de frescor dos produtos aquáticos durante o processo de comercialização. Sob as considerações acima, o presente estudo identificou os atributos sensoriais mais relevantes na avaliação do frescor da pescada Macrodon ancylodon (BLOCH & SCHNEIDER, 1801), utilizando a Análise Descritiva Quantitativa e o Teste de Aceitabilidade. Os resultados obtidos revelaram que: 1) o frescor do pescado depende, obrigatoriamente, das habilidades de natureza sensorial adquirida, e o profissional responsável por essa atividade necessita de capacitação e treinamento contínuo; 2) os atributos melhores explicadores na avaliação do frescor da pescada Macrodon ancylodon pela Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) foram:"coloração das brânquias", "odor característico", "odor pútrido" e "avaliação global de frescor"; 3) pelo Teste de Aceitabilidade (TA), o parâmetro B2 "o quanto você gostou do aroma do produto" mostrou-se o melhor na avaliação do frescor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Andrade, Sabrina da Costa Silva, Eliane Teixeira Mársico, Robson Maia Franco, Ronoel Luiz de Oliveira Godoy, Sidney Pacheco, Mônica de Freitas Queiroz, and Carlos Frederico Marques Guimarães. "Validade comercial de sardinhas inteiras e refrigeradas avaliada por análises físico-químicas, bacteriológicas e sensorial." Ciência Rural 42, no. 10 (August 28, 2012): 1901–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012005000077.

Full text
Abstract:
A validade comercial de sardinhas das espécies Sardinella brasiliensis e Cetengraulis edentulus mantidas sob refrigeração em gelo (0+2°C) foi determinada por parâmetros analíticos físico-químicos, bacteriológicos e sensorial. Nas duas amostras, os teores de Bases Voláteis Totais (BVT) e Trimetilamina (TMA) atingiram o limite máximo recomendado na legislação (30mg N100g-1 para BVT e 4mg N100g-1 para TMA) após 14 e 8 dias de estocagem, respectivamente. O conteúdo de histamina, putrescina e cadaverina se manteve em níveis inferiores a 2.0µg g-1 nas duas amostras durante o período de estocagem. A produção de hipoxantina variou de 0,65 a 2,62µmol g-1 nas amostras de S. brasiliensis e de 1,40 a 2,09µmol g-1 nas amostras de C. edentulus. A contagem inicial de Enterobacteriaceae foi de 3,81log UFC g-1 e 3,82log UFC g-1 atingindo, ao final de 18 dias de estocagem, 6,57log UFC g-1 e 6,87log UFC g-1, nas amostras de S. brasiliensis e C. edentulus, respectivamente. Para as contagens de bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas e psicrotróficas, o limite de 7log UFC g-1 preconizado na legislação internacional foi alcançado após o 12° e 8° dias de estocagem nas amostras de S. brasiliensis e após o 12° e 6° dias de estocagem nas amostras de C. edentulus, respectivamente. O método de índice de qualidade sugeriu, para as amostras de S. brasiliensis, um limite de consumo aceitável inferior a 11 e, para as amostras de C. edentulus, um limite de aceitabilidade inferior a 14. Foi proposta a validade comercial de dez dias para a S. brasiliensis e nove dias para o C. edentulus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, José Crisólogo de Sales, Adibe Luiz Abdalla, Alex Romualdo Nunes de Oliveira, Neilson Silva Santos, Lívio Kelver Martins da Silva, and Edvânia da Conceição Pontes Lima. "Consumo voluntário por caprinos no Bioma Caatinga no Brasil." Diversitas Journal 5, no. 4 (October 28, 2020): 3211–25. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1375.

Full text
Abstract:
RESUMO: Objetivou-se com este trabalho estudar o consumo voluntário por caprinos no bioma Caatinga, identificando as principais espécies de plantas consumidas em duas áreas de pesquisa e analisando sua bromatologia. O trabalho de observação do consumo foi desenvolvido em duas áreas distintas do semiárido alagoano, municípios de São José da Tapera e Santana do Ipanema. A identificação das plantas se deu através de análise visual das amostras. Para análise bromatológica, as amostras foram desfolhadas, pesadas e congeladas durante o período de acompanhamento. As amostras foram acondicionadas em caixas de isopor com gelo e enviadas para o Laboratório de Nutrição Animal – LANA, CENA/USP. Na área de São José da Tapera, foi visto que o consumo dos caprinos se deu das 7h às 17h, enquanto que na área de Santana do Ipanema o mesmo se deu entre as 7h ás 16h16min. As plantas mais consumidas foram: Jurema Preta (Mimosa hostilis Benth), Malva Branca (Malva sylvestris), Catingueira (Caesalpinia pyramidalis Tul.), Juazeiro (Zizyphus joazeiro Mart.), Velame (Croton heliotropiifolius Kunt.), Capim milhã (Digitaria sanguinalis) e Marmeleiro (Croton sonderianus Mull. Arg.). Para os resultados de bromatologia as plantas que se destacara em produção de proteína foram mata-pasto, jurema-preta, angico e velame. As maiores produções de matéria orgânica foram obtidas na catingueira, jurema-preta, malva-branca e angico. Concluiu-se que o método utilizado mostrou-se eficiente no estudo das forrageiras mais consumidas, da seletividade frequente dos animais e da necessidade de grande quantidade de espécie por área para suprir o consumo seletivo voluntário dos caprinos em pastagem nativa. Por outro lado, o método não muda a rotina dos animais, nem prejudica sua saúde e possibilita uma maior interação entre pesquisador e ambiente de pesquisa. PALAVRAS-CHAVE: Bromatologia; Caprinocultura; Nutrição animal; Semiárido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Oliveira, Taismara S., Valquíria Bull, Carolina A. Rezende, Ronaldo Furtini, Érica A. Costa, Tatiane A. Paixão, and Renato L. Santos. "Perfil das amostras do sistema nervoso central de bovinos com síndrome neurológica e diagnóstico da raiva bovina no serviço de defesa sanitária de Minas Gerais, 2003-2010." Pesquisa Veterinária Brasileira 32, no. 4 (April 2012): 333–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2012000400010.

Full text
Abstract:
As enfermidades do sistema nervoso central (SNC) são frequentemente relatadas em bovinos no Brasil. Apesar de Minas Gerais ter o segundo maior rebanho bovino do país, há escassez de informações referentes às doenças neurológicas que acometem esses animais. O Laboratório de Saúde Animal do Instituto Mineiro de Agropecuária (LSA/IMA) é o responsável pelo diagnóstico das enfermidades neurológicas dos animais de produção no Estado, com ênfase para a raiva e as encefalopatias espongiformes transmissíveis. Foi realizado um estudo retrospectivo dos dados referentes às amostras de SNC de bovinos com síndrome neurológica avaliadas pelo LSA/IMA de janeiro/2003 a junho/2010, com o objetivo de determinar o perfil das amostras encaminhadas para análise no serviço de defesa sanitária animal, com ênfase no diagnóstico da raiva bovina. Foram consideradas características do animal (sexo, idade, raça e tipo de morte) e da amostra (método de conservação e responsável pela coleta), sendo nas positivas para raiva, avaliada sua composição, assim como as alterações histopatológicas encontradas. Os dados relacionados à frequência de positividade nas diferentes categorias foram submetidos à análise pelo Teste Exato de Fisher. Durante o período avaliado, foram analisadas 3.731 amostras de bovinos com doença neurológica, havendo predomínio de fêmeas e mestiços, o que reflete a composição do rebanho do Estado. O método de conservação foi o principal problema encontrado, sendo apenas 25,89% das amostras encaminhadas em gelo e formol a 10%. Verificou-se uma diminuição gradativa no envio de material para análise. Quanto a raiva bovina diagnosticada no Estado, foram avaliadas 3.703 amostras pela imunofluorescência direta (IFD) e prova biológica (PB), com 41,58% de positividade, sendo dessas 282 submetidas a histopatologia. A frequência de positividade foi influenciada pela raça, idade e tipo de morte do animal. A composição da amostra alterou significativamente o resultado das análises, havendo maior frequência de positividade naquelas compostas por três ou mais fragmentos de SNC, tanto na IFD/PB, quanto na histopatologia. O bulbo, fragmento de eleição para o diagnóstico da EEB, tem sido erroneamente enviado refrigerado e não em formol a 10%. Cerebelo, tálamo, tronco encefálico e medula apresentaram maior frequência de corpúsculos de Negri que cérebro e gânglio trigeminal. O infiltrado inflamatório não supurado foi menos frequente no cérebro, que nos demais fragmentos avaliados. Conclui-se que as amostras de bovinos com síndrome neurológica enviadas ao serviço de defesa sanitária animal de Minas Gerais apresentam características distintas, sendo o método de conservação o principal problema encontrado. Além disso, a raiva bovina diagnosticada na população estudada é influenciada pelas características do animal e da amostra, sendo indicado o envio de diferentes fragmentos do SNC para análise, conservados adequadamente, o que contribui para um diagnóstico mais preciso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Dias, Carolina Kesser Barcellos. "Apontamentos sobre a atribuição de vasos áticos: a produção do Pintor de Gela." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 19 (December 17, 2009): 235. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89887.

Full text
Abstract:
No início do século XX, J. D. Beazley lançou as bases definitivas para a metodologia de atribuição de vasos áticos. Ao longo dos anos, os vasos cerâmicos foram ligados a mãos de artistas nomeados convencionalmente, como o Pintor de Gela, um artista ático que operou em Atenas entre fins do século VI e meados do V a.C., assim batizado porque a maior parte de seus vasos foi encontrada na Sicília, especialmente em Gela. A este Pintor foram ligados mais de 350 vasos, atribuídos de diversas maneiras à sua mão, à sua maneira ou à sua oficina. Porém, algumas dessas atribuições se apresentaram imprecisas ou, de fato, equivocadas. Procuramos sistematizá-las e corrigi-las a fim de compreendermos a produção deste artista de maneira completa, inserido no contexto da produção cerâmica ática de seu período.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

González, Marilina Ayelén, Jorge Osvaldo Gentili, and Verónica Gil. "Cambios en la red hidrográfica en un sector del periurbano noroeste y oeste de Bahía Blanca debido a la influencia urbana." Geográfica digital 17, no. 33 (July 16, 2020): 17. http://dx.doi.org/10.30972/geo.17334067.

Full text
Abstract:
La cuenca baja del arroyo Saladillo de García, sobre la que se desarrolla el periurbano noroeste y oeste de la ciudad de Bahía Blanca, ha experimentado en los últimos años una notoria intervención producto del avance de la urbanización y las actividades vinculadas a ello. El complejo y acelerado proceso de reconversión en los usos del suelo desencadena diversos efectos sobre la dinámica hidrográfica y geomorfológica del sector otorgándole una nueva impronta. La expansión urbana e industrial produjo principalmente modificaciones en la configuración de la red de drenaje en áreas propensas a anegamientos e inundaciones debido principalmente a los bajos valores de las pendientes del terreno. Por ello, el objetivo del presente trabajo es identificar los cambios en el trazado de la red hidrográfica inducidos por la acción del hombre. En estas áreas afectadas naturalmente por anegamientos e inundaciones se observó una configuración hidrogeomorfológica fuertemente influenciada por la diversidad en los usos del suelo reconociéndose distintas intervenciones antrópicas tales como la rectificación y canalización de los cursos fluviales y tramos rectilíneos adaptados al trazado urbano. En mucho de los casos contribuyen al aumento de áreas inundables.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

PROVESI, João Gustavo, and Edna Regina AMANTE. "Revisão: Proteínas anticongelantes – uma tecnologia emergente para o congelamento de alimentos." Brazilian Journal of Food Technology 18, no. 1 (March 2015): 2–13. http://dx.doi.org/10.1590/1981-6723.7714.

Full text
Abstract:
Um dos métodos mais tradicionais na conservação de alimentos, o congelamento também pode alterar de forma significativa as características do produto. Grandes cristais de gelo provocam alteração na textura e/ou danos a membranas e componentes celulares. As técnicas de congelamento rápido formam cristais de gelo menores do que o processo lento, porém as flutuações de temperatura durante a distribuição e transporte podem promover o crescimento dos cristais. Esse processo é conhecido como recristalização e é uma barreira na utilização do congelamento como método de conservação em muitos casos. O uso de crioprotetores tradicionais, como a sacarose, é uma alternativa limitada, uma vez que concentrações elevadas são requeridas. Na década de 1970, foi descrita em peixes de águas frias uma classe de proteínas que, em baixa concentração, pode interagir e influenciar o crescimento do cristal de gelo. Elas foram chamadas de proteínas anticongelantes (PACs), sendo encontradas também em plantas, animais e micro-organismos ambientados a baixas temperaturas. Essas proteínas podem intervir no processo de formação do núcleo inicial do gelo, reduzir o ponto de congelamento da água, ou, ainda, inibir a recristalização, principalmente para PACs de vegetais. Há diversos trabalhos publicados e algumas patentes registradas para o uso de PACs em diversos alimentos, como lácteos, carnes, massas, frutas e hortaliças, conservando de melhor forma as características originais do alimento. Atualmente, o custo ainda é uma barreira para utilização comercial das PACs. Contudo, a descoberta de novas fontes pode reduzir seu custo e tornar essas proteínas uma ferramenta efetiva na manutenção da textura de alimentos congelados. Baseada em trabalhos que avaliaram aspectos químicos das PACs e exemplos de sua aplicação, esta revisão tem como objetivo principal apresentar as características gerais das PACs e discutir sobre sua utilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

HASHIMOTO, Camila, and Mauricio Magalhães MATA. "POLÍNIAS COSTEIRAS DA ANTÁRTICA ATRAVÉS DE UMA REANÁLISE OCEÂNICA DE ALTA RESOLUÇÃO." Geosciences = Geociências 38, no. 2 (August 20, 2019): 507–19. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v38i2.13565.

Full text
Abstract:
As polínias costeiras são conhecidas como “fábricas” de gelo marinho com importância, desde aspectos climáticos até biológicos. Os processos que ocorrem nas polínias afetam a formação de águas de fundo, devido ao efeito brine. A alternativa mais usada para investigar as polínias é através do sensoriamento remoto, com o avanço tecnológico em assimilação de dados em modelos oceânicos, os produtos de reanálises oceânicas passam a ser uma alternativa. Assim, este estudo comparou a representação das áreas das polínias no produto da GLO-HR com as observações satelitais a partir da concentração de gelo adquirida pelo sensor AMSR-E. A média da área diária de onze polínias costeiras foi calculada no período de congelamento (2013 – 2016) e a representação foi condizente com as posições relatadas, pois a resolução mais refinada da GLO-HR retrata áreas com maior precisão, porém menores. A salinidade aumentou em quase todas as polínias, porém não houve correlação com a área. A correlação com os ventos demonstrou a direção determinante nas fases de abertura e fechamento das polínias. Concluindo, há mais fatores que auxiliam no fechamento do que na abertura das áreas, e compreender a variabilidade das polínias permite detalhamento nos modelos oceânicos, principalmente aos processos ocorridos na plataforma continental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Bacal, Tatiana, and EMÍLIO DOMINGOS. "A arte performativa do Passinho foda: 2008-2018." Revista TOMO, no. 37 (July 8, 2020): 145–66. http://dx.doi.org/10.21669/tomo.vi37.13237.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo tem por objetivo uma etnografia de um vídeo que viralizou e se tornou histórico, o Passinho foda, postado em 2008 por um rapaz de 16 anos, numa lan house do subúrbio carioca localizada no bairro de Pilares. Partindo do conceito de ‘arte como mediação’ de A. Hennion, de ‘arte como agência’ de A. Gell e de uma ‘antropologia no som’ de S. Feld, propomos analisar o caráter inventivo da performance digital do passinho, que inclui criação, produção, dança, postagem, som e imagem. Palavras-chave: dança urbana, som, imagem, internet, performance, criatividade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Rattes, Kleyton. "Das Encruzilhadas: As Categorias Tempo-Espaço em Rituais e Cosmologias." Religião & Sociedade 37, no. 2 (December 2017): 176–99. http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872017v37n2cap07.

Full text
Abstract:
Resumo Este ensaio discute como a categoria tempo e, tangencialmente, a de espaço podem ser pensadas, via etnografias em contextos africanos, com concepções distintas da noção de categorias a priori do entendimento. A partir do chamado “espaço atlântico”, viso estabelecer um diálogo e uma contraposição entre a ambiciosa proposta de Gell e algumas reflexões, como de Shaw e Graeber, sobre memórias da escravidão. Os casos empíricos mobilizados evidenciam práticas, rituais e construtos cosmológicos por meio de formas codificadas de expressão e produção mnemotécnica sobre passados escravistas, colocando em destaque formas diferentes de conceber tempo e espaço. O desiderato final é o de destacar a impossível fuga da filosofia, expressa em trabalhos tão díspares, cabendo à noção de tempo um destaque particular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Oliveira, Alessandra Lopes de, Milton Guilherme Flora da Silva, Paulo José do Amaral Sobral, Carlos Augusto Fernandes de Oliveira, and Ana Mônica Quinta Barbosa Habitante. "Propriedades físicas de misturas para sherbet de mangaba." Pesquisa Agropecuária Brasileira 40, no. 6 (June 2005): 581–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2005000600008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a viscosidade, a quantidade de água não congelada (w nc) e a temperatura de transição vítrea da fração maximamente crioconcentrada (Tg') de misturas para sherbet, e a incorporação de ar (IAr) dos sherbets, com diferentes concentrações de goma guar (0,2% a 0,5%) e polpa de mangaba (21,1%, 25,8% e 28,6%). A viscosidade aparente variou de 85,8 a 286,1 cP, aumentando com as concentrações de goma guar e mangaba. As análises térmicas com calorímetro diferencial de varredura mostraram que a w nc variou entre 12% e 20%, diminuindo com o aumento da concentração de polpa. A Tg' variou de -57,65ºC a -53,45ºC e não apresentou diferença entre as amostras. A IAr foi de 20,01% a 40,59%. Sherbets com a mesma concentração de polpa apresentaram valores diferentes desta variável, mas uma relação entre o aumento da quantidade de goma guar e maior IAr foi observada somente para os sherbets com 25,8% de polpa. O estabilizante interfere na viscosidade da mistura e IAr, e a concentração de polpa influencia as propriedades térmicas. O aumento de IAr proporciona melhor maciez ao produto. Maior quantidade de polpa diminui a w nc, assim o produto terá menos água disponível para migrar e formar cristais de gelo maiores durante as oscilações na temperatura, diminuindo a qualidade do produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Monteiro, Eliane Mattos, and Nelcindo Nascimento Terra. "Processamento do presunto "cook-in" de cordeiros." Ciência Rural 29, no. 4 (December 1999): 721–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781999000400025.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo desenvolver tecnologia para produto curado (presunto "cook-in"), com pernis de cordeiros cruza Texel x Corriedale em associação com tratamentos tecnológicos (massagem em "tumbler" e processo "cook-in"). O estudo foi desenvolvido pela EMBRAPA/CPPSUL e Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Após as análises da composição química, a carne foi injetada manualmente com 20 % de salmoura composta por água + gelo 79%, cloreto de sódio 7,52%, condimento para presunto 4,70%, fosfatos 1,97%, sais de cura 1,88%, sacarose 3,38% e glutamato monossódico 0,19 %. Os presuntos foram avaliados quanto à composição química (umidade, proteína, gordura, cinzas, pigmentos totais e pH), parâmetros sensoriais (cor, aroma, sabor, textura e aceitabilidade) e rendimento. Uma das principais características dos presuntos obtidos com pernil de cordeiros cruza Texel x Corriedale foi o baixo conteúdo de gordura associado ao bom rendimento e à excelente aceitabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Cariaga, Diógenes Egidio. "Em nossas próprias armadilhas: “artefatos” antropológicos em contexto." Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia 2, no. 1 (April 28, 2020): 10. http://dx.doi.org/10.26694/rer.v2i1.9275.

Full text
Abstract:
A reflexão a ser apresentada pretende deslocar a leitura para questões que envolvem o modo como os regimes de conhecimento e as técnicas de produção da Antropologia são objetificadas em cenários de disputa judicial, que envolvem muitos pontos de vista sobre o conjunto das diferenças nos modos e sentidos de habitar e existir. O que pretendo demonstrar passa por refletir sobre o que está em jogo quando a Antropologia e o antropólogo são mobilizados como “conhecedores-técnicos” sobre o direito às diferenças, garantidos pelo Estado Brasileiro aos índios.Não irei me ater às questões processuais, executivas e burocráticas do andamento das ações, mas trazer algumas considerações sobre como a produção destes documentos agenciam diferentes perspectivas sobre o fazer antropológico e quais relações emergem na condução destas tarefas e os efeitos etnográficos acerca da autoria e ética.Deste modo, as contribuições de Annelise Riles, Alfred Gell, Roy Wagner e Marilyn Strathern conduzem para algumas reflexões sobre os efeitos transformadores e extensivos dos conceitos em disputa que estes processos criam no modo de escrever tais documentos/textos, em que os conhecimentos antropológicos e etnográficos dos antropólogos são mobilizados a partir de uma noção “técnica”, para dar relevo a contextos onde a Antropologia é vista como um “saber-técnico-científico”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Facina, Adriana, Renan Ribeiro Moutinho, Dennis Novaes, and Carlos Palombini. "O errado que deu certo: Deu onda, o debate da harmonia e a construção da batida numa produção paulistana de funk carioca." OPUS 24, no. 1 (April 28, 2018): 222. http://dx.doi.org/10.20504/opus2018a2411.

Full text
Abstract:
Em 21 de dezembro de 2016 o MC G15 lançou no canal KondZilla do YouTube o vídeo de Deu onda, produção musical do DJ Jorgin, que rapidamente atingiu três milhões e meio de visualizações diárias. Ao mesmo tempo, desenrolava-se nas redes sociais e expandia-se para a mídia corporativa uma polêmica, inédita no funk carioca, acerca da harmonia da música. Antropologia e análise musical refutam a ideia de bitonalidade para situar o debate na arena dos conflitos entre “mundos da arte” (BECKER, 1982) entrecruzados. A “tecnologia de encantamento” (GELL, 1999) de Deu onda envolve: (1) a construção da textura por meio de seis linhas cíclicas, em ciclos de um, dois ou quatro compassos, combinadas com quatro linhas acíclicas; (2) a organização de dois subgrupos de linhas, ou “tramas”, harmonicamente complementares, com funções diversas; (3) a articulação das seções por meio de seis tipos de breques; (4) o recurso a três ordens de variações da textura; (5) a sobreposição de uma figura rítmica característica do reggae a outra típica do funk carioca; (6) a aplicação a toda a melodia de um esquema harmônico concebido em função da primeira frase; (7) a evocação “afrofuturista” (ESHUN, 2003) de uma roda de funk; e (8) jogos de sentidos que fazem a música deslizar entre subgêneros distintos. O debate público acerca da bitonalidade de Deu onda contribuiu para generalizar a preocupação harmônica entre os DJs-produtores do “mundo funk” (VIANNA, 1988).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Fernández, Guillermina, and Aldo G. Ramos. "El crecimiento urbano de Tandil: ¿modelo territorial de la ciudad difusa?" Geográfica digital 10, no. 20 (October 31, 2013): 1. http://dx.doi.org/10.30972/geo.10202201.

Full text
Abstract:
<p>Tandil, es una ciudad intermedia de la Provincia de Buenos Aires que ha crecido de forma continua y heterogénea. Este crecimiento de los últimos 50 años refleja la expansión sobre distintas áreas. En las últimas dos décadas se observa un mayor crecimiento sobre los faldeos serranos de forma dispersa o en fajas. Estos elementos permiten considerar la presencia de un modelo Urban Sprawl, de ciudad difusa o dispersa. Patrones territoriales, de conectividad, densidad o concentración pueden indicar, a priori, un tipo de crecimiento que consume mucho espacio. Es el producto de un uso espontáneo del territorio a partir de una fuerte especulación inmobiliaria. Pero también es el resultado de una planificación que permite la diferenciación espacial entre el Norte y el Sur de la ciudad.</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Betin, Pamela S., L. S. Peixoto, T. Fredericci, L. M. Fukasawa, and J. A. Fracarolli. "Avaliação da qualidade pós-colheita e conservação de cebolinhas submetidas ao hidroresfriamento." Ingeniería y Región 20 (December 28, 2018): 78–86. http://dx.doi.org/10.25054/22161325.1908.

Full text
Abstract:
A cebolinha pertencente à família das aliáceas (Alliaceae) é uma das hortaliças mais utilizadas e comercializadas do mundo, com carácter essencialmente condimentar. Entretanto, apresenta alta perecibilidade e suscetibilidade à perda de água, o que ocasiona redução da vida útil do produto, fazendo-se necessário o uso de técnicas de pós-colheita, com o intuito de diminuir a atividade metabólica e prolongar a vida útil do mesmo, tanto na prateleira (benefício ao produtor) como na geladeira (benefício ao consumidor). O método do hidroresfriamento que consiste na imersão do produto em uma mistura de água e gelo, se apresenta como uma boa alternativa para retirada do calor de campo e favorecimento da umidade dos produtos hortícolas, além de poder ser associado com o processo de sanitização dos mesmos. Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo verificar a eficiência e os efeitos do hidroresfriamento na qualidade e conservação pós-colheita da cebolinha, através das análises de parâmetros de qualidade como perda de massa fresca, sólidos solúveis totais (SST), pH, acidez total titulável (ATT), índice de clorofila, relação SST/ATT, respiração, índice de escurecimento e biospeckle pelo método do momento de inércia, visando determinar o melhor tempo de aplicação do hidroresfriamento a 5 ºC. O hidroresfriamento se mostrou eficiente, principalmente, no controle de perda de massa e nos aspectos visuais comerciais, sendo o tempo mais indicado de aplicação o de 10 minutos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Bustos, María Luján. "Análisis de la demanda turística de la playa de Pehuen Co (Argentina)." Geográfica digital 13, no. 26 (September 26, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.30972/geo.13262096.

Full text
Abstract:
<p>En los últimos años, la demanda turística comenzó a ampliar diversificar sus actividades, especialmente, en los destinos litorales. Pero estos, pocas veces diversificaron su oferta, lo que sería importante para favorecer el desarrollo de sus economías locales. Ante esto se planteó como objetivo caracterizar cuantitativa y cualitativamente a los visitantes que arriban a la localidad costera de Pehuen Co (Argentina). De este modo, se aportará información útil para que, entre otros, los profesionales del sector turístico, público y privado, establezcan líneas estratégicas que ayuden a mejorar el servicio. Para ello, se realizaron encuestas de elaboración propia y se analizaron junto a otras pertenecientes a la Dirección de Turismo del municipio al cual pertenece Pehuen Co. Se obtuvo que la demanda está satisfecha con el producto ofrecido pero requiere más diversidad de actividades recreativas fuera de la temporada estival y/o en días de mal tiempo.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Claret, Geografía Romina. "Reconocimiento de la intervención responsable y eficaz del geógrafo ante la resolución de problemáticas actuales en el espacio geográfico, considerando su evolución desde la geografía crítica hasta nuestros días." Geográfica digital 10, no. 19 (November 2, 2013): 1. http://dx.doi.org/10.30972/geo.10192216.

Full text
Abstract:
<p>El presente artículo, que fue elaborado en el marco de adscripción a la cátedra Introducción a la Geografía, aborda el análisis del rol actual del geógrafo ante problemáticas territoriales y tareas de ordenamiento territorial.</p><p>La relevancia del desempeño de geógrafos en sectores de gestión, tanto pública como privada, está explícita en la esencia misma de la Geografía. La Geografía es capaz de dar respuestas a las necesidades de la sociedad y de estudiar los problemas básicos del mundo contemporáneo, motivos por los cuales es necesario fomentar la participación de dichos profesionales en los distintos campos laborales producto de la demanda social. En otras palabras necesitamos inteligencia, formación, esfuerzo, capacidad; también sentido de los problemas y sobre todo pasión intelectual, compromiso con los problemas del mundo actual, y compromiso con la tarea de resolver las injusticias y desigualdades existentes (H. Capel, 1998).</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Villerías Alarcón, Iliana, and Gustavo D. Buzai. "El mapa social del Estado de Guerrero (México), 2010 : construcción basada en el cálculo de Puntajes de Clasificación Espacial." Geográfica digital 14, no. 27 (September 24, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.30972/geo.14272081.

Full text
Abstract:
<p>La realización de mapas sociales constituye una clara aproximación para comprender e intervenir para mejorar la realidad socio-espacial de la población. La Geografía, desde la línea temática del análisis espacial cuantitativo con Sistemas de Información Geográfica (SIG), utiliza diversa metodología para su creación. Mediante el cálculo de puntajes de clasificación espacial (PCE), el objetivo de este trabajo es realizar el mapa social del Estado de Guerrero (México) a partir de la combinación de variables de beneficio (Índice de Educación, Bienes, Población Económicamente Activa, Producto Interno Bruto y Grado de Escolaridad) y de costo (Hacinamiento, Pobreza, Población no derechohabiente, Población de 15 años y más analfabeta y Marginación). El resultado final se presenta como una síntesis de las distribuciones espaciales de variables y se convierte en una herramienta que apoya todo proceso de toma de decisión territorial destinado a mejorar la calidad de vida de la población en el área de estudio.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Meza, Julio César. "Análisis comparativo de los modelos digitales de elevaciones SRTM y MDE-Ar 2.0 para la identificación de áreas de peligrosidad por inundaciones y anegamientos en un área urbana de llanura." Geográfica digital 17, no. 33 (July 16, 2020): 44. http://dx.doi.org/10.30972/geo.17334015.

Full text
Abstract:
<p>En este trabajo se presentan los procedimientos y resultados alcanzados de la comparación de modelos digitales de elevaciones (MDE) obtenidos a partir de diferentes fuentes globales de fácil acceso, a fin de obtener un producto que se adapte a los requerimientos de los estudios de riesgo hídrico de un área urbana de llanura en la Provincia del Chaco, Argentina. Para la construcción de los modelos digitales de elevaciones, basado en una perspectiva geotecnológica, se utilizaron herramientas de análisis espacial de los Sistemas de Información Geográfica donde se compararon cinco MDE: SRTM disponible a escala global, IGN-AR de alcance nacional, y tres construidos a partir de interpolación con los métodos IDW, kriging y topo to ráster en base a datos altimetricos de Google Earth. Los resultados alcanzados demuestran la necesidad de construir insumos para el modelado cartográfico de base para la toma de decisiones a partir de fuentes globales o locales que se adapten a la realidad de los ambientes urbanos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Falcón, Vilma Lilian. "La Geografía Política que aprendimos y enseñamos, rupturas y continuidades necesarias : una reflexión a modo de ensayo." Geográfica digital 14, no. 27 (September 26, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.30972/geo.14272089.

Full text
Abstract:
<p>El presente es un Ensayo producto de la reflexión personal surgida ante una propuesta de evaluación dada en un seminario de posgrado y en el marco de desarrollo del tema <em>la geopolítica tradicional argentina y la concepción nacionalista del territorio</em>. En ese contexto, el interés de este trabajo es recuperar algunas ideas acerca de la Geografía Política que hemos aprendido en el proceso de escolarización formal y en el trayecto de formación académica universitaria, revisando algunos temas y contenidos que permanecieron en los programas de la asignatura específica que se enseña en la carrera de Geografía y cuyo currículo revela, de algún modo, la influencia del pensamiento geopolítico tradicional clásico por lo menos hasta los inicios del nuevo siglo. A partir de allí se intenta dar cuenta de la progresiva incorporación de nuevos temas de estudio, nuevas categorías de análisis o re-conceptualizaciones que se fueron dando conforme el avance de la propia disciplina en general y de la Geografía Política en particular.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Bonfanti, Fernando Ariel. "Análisis del modelo de industrialización por sustitución de importaciones en América Latina y en Argentina. Una mirada hacia la realidad industrial actual en Argentina." Geográfica digital 12, no. 24 (October 25, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.30972/geo.12242164.

Full text
Abstract:
<p>El modelo de Industrialización por Sustitución de Importaciones, ha sido un modelo de desarrollo que se propuso el reemplazo de bienes importados por bienes producidos localmente. Las políticas económicas derivadas de este modelo fueron aplicadas principalmente durante las décadas del ´50 y ´60 en los países de América Latina. Algunos economistas resaltan que la aplicación de este modelo llevó a un aumento del empleo, al surgimiento de sectores industriales nacionales, al ahorro de divisas y por sobre todo a la disminución de la influencia y dependencia del extranjero, mientras otros afirman que el modelo condujo a elevados precios de bienes manufacturados, ineficiente asignación de recursos, pérdida de oportunidades de exportaciones y endeudamiento externo. Particularmente en Argentina, la crisis del año 2001 impactó en forma negativa y muy fuertemente en el sector industrial, el desempleo se elevó considerablemente, producto de la desindustrialización y las empresas siguieron quebrando, a causa de la economía debilitada. Recién en el período 2003-2007 la industria argentina creció en forma persistente acompañando la dinámica de la economía en su conjunto, destacándose sector manufacturero.</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Carvajal Téllez, Raúl Alejandro. "Indicios de calentamiento global en temperaturas medias y mínimas para la ciudad de Bogotá, Colombia 1981-2015." Geográfica digital 17, no. 34 (January 14, 2021): 19. http://dx.doi.org/10.30972/geo.17344421.

Full text
Abstract:
<p>Esta investigación pretende constituir una línea base para la comprensión de indicios de calentamiento global en la ciudad de Bogotá a través de datos meteorológicos. Aportando conocimiento de nivel local que puede ser utilizado para la gestión del cambio climático, en el que se responden las preguntas ¿existen indicios de calentamiento global en la ciudad de Bogotá –Colombia en el período 1981-2015? y ¿existen diferencias en las magnitudes de los indicios entre el medio urbano y rural?</p><p>La metodología se centra en el análisis de dos estaciones meteorológicas en entorno rural y urbano e indicadores provenientes de temperatura media y mínima. Las series son tratadas a través de herramientas estadísticas que aseguren coherencia de la serie y su homogeneidad, para la confirmación de tendencias se usa la prueba de tendencia estacional Mann-Kendall y curvas de densidad de probabilidad.</p><p>Las series climáticas indican una tasa lineal en el incremento de la temperatura media de 0,215 °C y en la mínima de 0,325 °C por década, resultado consistente por los reportados por la OMM. También, se encontraron diferencias entre las magnitudes del medio urbano y rural, como efecto de las propiedades radiativas de cada entorno que alteran el balance energético de cada zona climática. El estudio también relaciona las anomalías térmicas con los fenómenos niña y niño, encontrando que las fluctuaciones entorno a la media climática reportadas antes del año 2000 desaparecen como producto del calentamiento global.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Mata, Mario E. R. M. Cavalcanti, Duarte, and Helen L. H. T. Zanini. "Calor específico e densidade da polpa de cajá (Spondias lutea L.) com diferentes concentrações de sólidos solúveis sob baixas temperaturas." Engenharia Agrícola 25, no. 2 (August 2005): 488–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162005000200023.

Full text
Abstract:
A polpa de cajá tem sido exportada da região Nordeste para todo o Brasil, e uma das maneiras de conservá-la é processando-a e armazenado-a na forma congelada. Durante o processamento, existem dois fatores que favorecem a qualidade do produto a ser armazenado: a rapidez com que o produto é congelado e a adição de açúcar como forma de dificultar a ação microbiológica. Na linha de processo, algumas propriedades termofísicas, como o calor específico e a densidade, se alteram com as temperaturas negativas e com o teor de sólidos solúveis totais; dessa forma, para o dimensionamento adequado de máquinas e equipamentos, torna-se necessário conhecer essas propriedades, principalmente quando se operam equipamentos criogênicos, onde as temperaturas podem chegar a -196 ºC. Neste trabalho, determinaram-se a densidade e o calor específico da polpa do cajá com quatro diferentes níveis de sólidos solúveis totais (natural da polpa; 20; 40 e 60%) e temperaturas entre -196 ºC e -18 ºC. A densidade foi obtida pela razão entre a massa da polpa e o seu volume. O volume foi determinado pelo método do deslocamento de massa (água) e o calor específico por meio de balanço de calor entre a massa da polpa, a massa do cilindro que contém a polpa e a massa do gelo. Conclui-se que a densidade da polpa de cajá aumenta em função da redução da temperatura e do aumento do teor de sólidos solúveis totais de 9 para 60 °Brix e que o calor específico da polpa diminui com a diminuição de temperatura e aumenta com a concentração de sólidos solúveis totais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Arias, Federico Carlos, Osvaldo Daniel Cardozo, and Miguel Alejandro Parras. "Análisis de conectividad y densidad de la red vial en la Reserva Natural del Iberá con Sistemas de Información Geográfica (SIG)." Geográfica digital 13, no. 26 (September 26, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.30972/geo.13262099.

Full text
Abstract:
Desde el punto de vista del sistema de transporte la red es un elemento fundamental a la hora de explicar cómo funciona un determinado territorio. En este sentido, la Geografía ha incorporado de manera efectiva diferentes técnicas cuantitativas y los Sistemas de Información Geográfica, para analizar los desequilibrios espaciales. El área de la Reserva Natural de los Esteros del Iberá tiene escasa información referida a sus características humanas, y en lo particular referido a la infraestructura vial. Por esa razón, este trabajo pretender ser un aporte al conocimiento de las características estructurales de la red de transporte interna en la Reserva. Es por ello que, se pretende conocer el grado de conectividad de la red vial en la Reserva mediante el cálculo de índices propios de la Teoría de Grafos, además de identificar patrones espaciales en la distribución de la infraestructura vial. La secuencia metodológica sobre la cual se organizó el trabajo comprendió la: a) recopilación de información cartográfica, estadística y documental, b) consulta a fuentes claves de la temática como el Instituto Geográfico Nacional, la Dirección Provincial de Vialidad de Corrientes, etc. c) relevamiento e inventario de la red de transporte por digitalización c) cálculo de variables como longitud de red interior, densidad Kernel, e índices Alfa y Gamma, d) elaboración de cartografía y cuadros estadísticos, g) interpretación de la información resultante. Los resultados indican que el área de la Reserva presenta una red vial con baja densidad y conectividad producto de una distribución heterogénea sobre el espacio. Esta cuestión se mantiene en las dos fuentes de información analizadas, aunque presentan diferentes participaciones en los departamentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Rey, Celmira Esther. "La movilidad cotidiana en Resistencia, Chaco, Argentina. Propuestas para micro intervenciones integrales urbanas (nodos)." Geográfica digital 13, no. 25 (October 12, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.30972/geo.13252134.

Full text
Abstract:
<p>El presente trabajo ensaya identificar emergentes del funcionamiento de la movilidad cotidiana y su configuración territorial respectiva, en intersecciones o nodos de Resistencia, capital de la provincia del Chaco, Argentina. Específicamente, se evalúa el estado del equipamiento (infraestructura y mobiliario vial) de la vía pública y sobre modos o prácticas habituales de los sujetos usuarios de las mismas (peatones – pasajeros-conductores de vehículos). Aspectos analizados teniendo en cuenta parámetros prescriptos en normativas vigentes y amparadas en los principios de accesibilidad, comunicación, equidad y justicia espacial que permitieron establecer un diagnóstico microespacial del estado en que se encuentran los nodos, objeto de estudio de esta tesis. A partir del estado de situación detectado, sumado al producto obtenido de los discursos de los habitantes que habitualmente utilizan esas intersecciones, se postulan modelos de estado óptimo en los nodos seleccionados como escenarios territoriales accesibles y seguros en cuanto acondicionamiento físico material y, sobre modos correctos en que deben ser usados conforme las leyes que rigen a tal fin. Los modelos resultantes se construyeron mediante el uso de programas informáticos con potencial suficiente para simular microambientes óptimos para circular. Esta última acción vislumbra, a través de la planificación territorial, proponer condiciones para que el desarrollo de la movilidad cotidiana se realice conforme una relación de complementaria entre usos, respeto entre las personas y el entorno inmediato. Se plantea esta propuesta reconociendo que durante la movilidad se articulan complejas relaciones donde se pone de manifiesto el estilo de vida de una población, claramente identificable a través del acondicionamiento de la vía pública y el modo en que es utilizada por sus habitantes. De modo que, cada elemento componente del espacio analizado debe interactuar manteniendo un equilibrio dinámico tendiente a evitar conflictos y la potencial aparición de lesiones por esa causa.</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Garcia, Sonia Maria da Silva, Michelle Félix de Andrade, Ivo Diego de Lima Silva, Iane Bezerra Vasconcelos Alves, Ednaldo Cavalcante de Araújo, Severino Alves Júnior, Yêda Medeiros Bastos de Almeida, and Glória Maria Vinhas. "Chitosan, zinc oxide and pink pepper essential oil: potential properties and applications." Revista de Enfermagem UFPE on line 12, no. 4 (April 4, 2018): 1122. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i4a235949p1122-1126-2018.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: descrever propriedades e aplicações potenciais da quitosana, óxido de zinco e óleo essencial de pimenta rosa. Método: estudo descritivo, tipo informativo, mediante o levantamento do universo da produção científica. Resultados: a quitosana é um polímero que possui características tais como biodegrabilidade, biocompatibilidade, atoxicidade, baixo custo, produto natural e existe em grande quantidade na natureza. É suscetível de ser manipulada nos formatos de lâminas, filmes, fibras e géis. É uma molécula extremamente funcional exercendo ação mucoadesiva, anticoagulante, imunoestimulante, cicatrizante, antitumoral, hemostática, hipolipêmica, antimicrobiana, dentre outras. O óxido de zinco é um antimicrobiano com extraordinária eficácia bactericida e fungicida. Estudos têm investigado o óleo essencial da pimenta rosa e identificado que ele possui atividade diurética, adstringente, antidiarreica, anti-inflamatória, cicatrizante, bactericida, antiviral, analgésica, sedativa, expectorante, antipirética, vermífuga e antisséptica. Conclusão: a quitosana, o óxido de zinco e o óleo essencial de pimenta rosa apresentam, individualmente ou em conjunto, potencialidades para aplicações em áreas tais como embalagens ativas, tratamento de água, curativos e outras, em consequência da competência para minimizar ou erradicar a proliferação de micro-organismos patógenos. Descritores: Anacardiaceae; Hidrogel; Óxido de Zinco; Polímeros; Produtos Biológicos; Quitosana.ABSTRACT Objective: to describe properties and potential applications of chitosan, zinc oxide and pink pepper essential oil. Method: a descriptive study, of informative type, by surveying the universe of scientific production. Results: chitosan is a polymer that has characteristics such as biodegradability, biocompatibility, toxicity, low cost, natural product and exists in great quantity in nature. It is susceptible of being manipulated in the formats of slides, films, fibers and gels. It is an extremely functional molecule exerting mucoadhesive, anticoagulant, immunostimulating, healing, antitumor, hemostatic, hypolipemic, antimicrobial actions, among others. Zinc oxide is an antimicrobial with extraordinary bactericidal and fungicidal efficacy. Studies have investigated the pink pepper essential oil and identified that it possesses diuretic, astringent, antidiarrheal, anti-inflammatory, healing, bactericidal, antiviral, analgesic, sedative, expectorant, antipyretic, vermifuge and antiseptic activity. Conclusion: chitosan, zinc oxide and pink pepper essential oil have, individually or in combination, potential for applications in areas such as active packaging, water treatment, dressings and others, as a result of the competence to minimize or eradicate proliferation of pathogenic microorganisms. Anacardiaceae; Hydrogel; Zinc Oxid; Polymers; Biological Products; Chitosan.RESUMENObjetivo: describir las propiedades y aplicaciones potenciales de la quitosana, óxido de zinc y aceite esencial de pimienta rosa. Método: estudio descriptivo, tipo informativo, mediante el levantamiento del universo de la producción científica. Resultados: la quitosana es un polímero que tiene características, tales como: biodegradabilidad, biocompatibilidad, atoxicidad, bajo costo, producto natural y existe en gran cantidad en la naturaleza. Es susceptible de ser manipulada en los formatos de láminas, películas, fibras y geles. Es una molécula extremadamente funcional, ejerciendo acción mucosidad, anticoagulante, inmunoestimulante, cicatrizante, antitumoral, hemostática, hipolipémica, antimicrobiana, entre otras. El óxido de zinc es un antimicrobiano con extraordinaria eficacia bactericida y fungicida. Los estudios han investigado el aceite esencial de la pimienta rosa e identificado que el posee actividad diurética, astringente, antidiarreica, anti-inflamatoria, cicatrizante, bactericida, antiviral, analgésica, sedante, expectorante, antipirética, vermífuga y antiséptica. Conclusión: la quitosana, el óxido de zinc y el aceite esencial de pimienta rosa presentan, individualmente o en conjunto, potencialidades para aplicaciones en áreas tales como envases activos, tratamiento de agua, curativos y otras, como consecuencia de la competencia para minimizar o erradicar la proliferación de micro-organismos patógenos. Descriptores: Anacardiaceae; Hidrogel; Óxido de Zinc; Polímeros; Productos Biológicos; Quitosano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pinto Farias, Mirla Dayanny, Larissa Ster Aragão Ambrósio, Rayane Martins Vieira, Layana Mary Frota Menezes, and Leiliane Teles César. "ADIÇÃO DE QUITOSANA EM FISHBURGER: CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS, SENSORIAIS E DE COCÇÃO." Conexões - Ciência e Tecnologia 13, no. 5 (December 31, 2019): 55. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v13i5.1795.

Full text
Abstract:
Pescados são alimentos de alto valor nutricional com fácil digestão e estão associados a diminuição da incidência de doenças crônicas, seu consumo pode ser intensificado através da oferta de produtos derivados, como o fishburger. Portanto, o presente trabalho objetivou avaliar por pesquisa experimental, as características microbiologias, sensoriais e de cocção de fishburger de tilápia adicionado de quitosana como substituinte da gordura. Os fishburgers foram elaborados a partir de filés de tilápia fresca obtidos no mercado local e transportados em gelo até a área de processamento, seguindo das etapas de sanitização, trituração, homogeneização dos ingredientes, modelagem manual e divisão em duas formulações: Hc (controle – 0% de quitosana) e Hq (substituição total de gordura por gel de quitosana). Os fishburgers foram submetidos a analises microbiológicas (coliformes totais, termotolerantes e Salmonella sp.), análise sensorial e testes de cocção. Os resultados microbiológicos das formulações (Hc e Hq) encontraram-se dentro do determinado pela legislação, observando-se ausência de qualquer contaminação ou resistência microbiológica após cocção. Além disso, as características sensoriais não foram influenciadas pela inclusão de quitosana, entretanto, todos os resultados de cocção demonstraram-se distintos entre as formulações, resultado caracterizado pela diminuição da capacidade de reter água do produto após a adição da quitosana e exclusão da gordura. A aplicação de quitosana em fishburger de tilápia como substituta da gordura modificou suas características de cocção, porém, não interferiu nas características sensoriais e microbiológicas, tornando sua aplicação viável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Soares, Danyela Carla Elias. "CARACTERIZA��O DA PESCA ARTESANAL NO MUNIC�PIO DE PORTO DO MANGUE � RN, BRASIL (Col�nia de Pescadores Z-17)." Revista Brasileira de Engenharia de Pesca 11, no. 2 (January 21, 2019): 35. http://dx.doi.org/10.18817/repesca.v11i2.1627.

Full text
Abstract:
O conhecimento da frota pesqueira de um munic�pio � de fundamental import�ncia para o gerenciamento do setor. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a frota pesqueira artesanal da Col�nia de pescadores (Z-17) do munic�pio de Porto do Mangue no Rio Grande do Norte, descrevendo as embarca��es utilizadas segundo a denomina��o local e identificando os petrechos de pesca utilizados assim como as principais esp�cies capturadas pela atividade pesqueira artesanal do munic�pio. A pesca artesanal do Munic�pio de Porto do Mangue apresenta uma frota pesqueira constitu�da predominantemente por canoas a vela ou remo, que atuam, sobretudo na regi�o estuarina, seguidas dos botes a vela e/ou motorizados, que operam principalmente na regi�o costeira. S�o, na maioria das vezes, constru�das pelos pr�prios pescadores com material de madeira. As esp�cies alvo capturadas s�o geralmente esp�cies de baixo valor comercial, sendo os peixes vermelhos as esp�cies que contribuem com o maior volume de produ��o. O camar�o representa, em volume de produ��o, a segunda esp�cie mais importante da regi�o. Outra esp�cie da regi�o que representa um importante recurso econ�mico � a tainha. A frota pesqueira do munic�pio n�o � t�o diversificada se comparada a outras regi�es. As artes de pesca mais utilizadas no munic�pio s�o a rede de arrasto com porta, a linha de currico, a linha de fundo e a ca�oeira. Quando ao produto final, o pescado � armazenado em caixas de isopor com gelo e a fauna acompanhante devolvida ao mar, viva ou morta ou desembarcada quando possuir interesse econ�mico ou tamanho de comercializa��o.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Martins de Araújo, Daniel Victor, and Cleire Lima Da Costa Falcão. "UTILIZANDO O ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (September 30, 2019): 1289–99. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.571.

Full text
Abstract:
A utilização de novas metodologias em sala de aula é um assunto recorrente dentro das discussões sobre o ensino de geografia. Possuindo isso em mente, como produto da disciplina de Oficina em Geografia II da Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi elaborado um material didático alternativo com objetivo de auxiliar os docentes na construção de um ensino contextualizado de Geografia. Essa pesquisa objetiva apresentar uma metodologia alternativa para o ensino de Geografia que visa praticar além da ação cognitiva de memorizar um conceito, trabalhando a interdisciplinaridade, a criatividade, o emocional e a cooperação. A proposta foi construir um RPG (Role Playing Game), que é um jogo que se utiliza da interpretação de personagens para criar e contar histórias coletivamente nas quais todos os agentes se tornam ativos dentro desse processo. Realizaram-se os seguintes procedimentos: revisão bibliográfica, seleção e adaptação do sistema de regras. Por fim, produziu-se a aventura de RPG intitulada “A busca pelo arco de Gelo”, que trabalha alguns aspectos físicos do nordeste brasileiro principalmente do estado do Ceará. Após a elaboração do material constatou-se a importância de trabalhar perspectivas para além do conteudismo. Sentiu-se a necessidade de aplicar no ensino básico para mensurar seu real impacto. Palavras-chave: Recurso Didático. RPG. Geografia Física. ABSTRACTThe use of innovative methodologies in the classroom is a recurring subject in discussions about geography teaching. With that in mind, as a result of the discipline Workshop in Geography II from the State University of Ceará (UECE) was created, an alternative didactic material with the aid of teachers in the construction of a contextualized geography teaching. This research looks to show an alternative perspective for the teaching of geography that aims to practice beyond the cognitive action of memorizing the concept, but also working on interdisciplinary, creativity, the emotional and cooperation. The proposal was to build an RPG (Role Playing Game), which is a game that uses character interpretation to create and tell stories collectively in which all agents become active within that process. The following procedures were executed: bibliographic review, selection and adaptation of the rules system. At the end, it produced an adventure of RPG "The search for the arc of Ice" that works on physical aspects from the Brazilian northeast, focusing on the state of Ceará. After the material elaboration, it was clear the importance to work on perspectives beyond content. It felt the need to apply the didactic resource to measure its real impact. Keywords: Didactic Resource. RPG. Physical geography. RESUMEN El uso de metodologías innovadoras en el aula es un tema recurrente en los debates sobre la enseñanza de la geografía. Con eso en mente, como resultado de la disciplina Taller de Geografía II de la Universidad Estatal de Ceará (UECE), se creó un material didáctico alternativo con la ayuda de los maestros en la construcción de una enseñanza de geografía contextualizada. Esta investigación busca mostrar una perspectiva alternativa para la enseñanza de la geografía que tiene como objetivo practicar más allá de la acción cognitiva de memorizar el concepto, pero también trabajando en la interdisciplinaria, la creatividad, lo emocional y la cooperación. La propuesta era construir un juego de rol (RPG), que es un juego que utiliza la interpretación de personajes para crear y contar historias colectivamente en las que todos los agentes se vuelven activos dentro de ese proceso. Se ejecutaron los siguientes procedimientos: revisión bibliografico, selección y adaptación del sistema de reglas. Palabras clave: Recurso didáctico. RPG Geografía Física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography