To see the other types of publications on this topic, follow the link: Produção flexível.

Journal articles on the topic 'Produção flexível'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Produção flexível.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Tavares, Hermes Magalhães. "Produção flexível." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 18 (April 1, 1994): 5–7. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i18.390.

Full text
Abstract:
As economias capitalistas desenvolvidas passam, desde os anos 70, por acen tu ad o s processos de reestruturação, que repercutem no espaço territorial, com implicações, igualmente, na mobilidade da força de trabalho. Esses processos, evidentemente, ocorrem no âmbito das estratégias de ajuste face à crise do capitalismo, que atravessa as últimas duas décadas. Nas linhas que seguem, propomo-nos tratar desses aspectos da reestruturação econômica nos países centrais e dos reflexos mencionados. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Castro, Fernando Gastal de, Melina Alvares, and Rodrigo Luz. "Modo de produção flexível, terceirização e precariedade subjetiva." Cadernos de Psicologia Social do Trabalho 20, no. 1 (2017): 43–54. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v20i1p43-54.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é sustentar a hipótese de uma precariedade subjetiva como face fundamental do fenômeno da terceirização. Para isso, primeiramente foi desenvolvido o argumento de que o fenômeno da terceirização precisa ser compreendido como parte de um processo histórico mais amplo, caracterizado pela transformação do modo de produção fordista no de produção flexível. Numa segunda parte, analisou-se o fenômeno da terceirização em um setor específico do mundo do trabalho, qual seja, dos trabalhadores de telemarketing e call center ou, como serão chamados, dos teleatendentes. Para isso foi realizada revisão bibliográfica de livros e artigos, bem como de uma análise documental com base nos arquivos do Departamento de Saúde do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Rio de Janeiro (Sinttel Rio) e em dados da Previdência Social do Brasil. Visa-se nesse momento compreender a lógica de funcionamento das empresas terceirizadas desse setor, assim como as relações entre trabalho e adoecimento, próprias desse campo de atividade. Por fim, numa última parte, foram analisadas relações existentes entre terceirização e precariedade subjetiva, que se evidencia, conforme nossa análise, pela fragmentação dos laços sociais, pelo crescimento do assédio moral, pelo medo da exclusão, pela extrema vigilância, pela falta de autonomia, pelo individualismo competitivo e pela impotência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

De Albuquerque Costa, Waldemir, and Marluce Maria Araújo Assis. "Produção do Cuidado na Atenção Básica em Territórios Urbanos Superpopulosos:." Comunicação em Ciências da Saúde 31, no. 01 (2020): 9–17. http://dx.doi.org/10.51723/ccs.v31i01.536.

Full text
Abstract:
Objetivo: compreender como a equipe de Saúde da Família atua na produção do cuidado em um cenário de superpopulação na periferia de um grande centro urbano. Método: pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso com intervenção.Dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com atores-chave e observação participante. Resultados: a melhoria do cuidado passou por práticas inovadoras, flexíveis e pela implicação dos sujeitos para além da organização do serviço, com busca por novos referenciais e estratégias de intervenção criativas. Conclusão: observou-se a maneira flexível, criativa e emancipatória do trabalho em equipe no ato da produção do cuidado em saúde no contexto de periferia de uma grande cidade brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Kuenzer, Acacia Zeneida. "Reforma da educação profissional ou ajuste ao regime de acumulação flexível?" Trabalho, Educação e Saúde 5, no. 3 (2007): 491–508. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462007000300009.

Full text
Abstract:
Este artigo foi produzido com a finalidade de estimular o debate acerca das políticas e programas que vêm sendo oferecidos aos trabalhadores desde o decreto 2.208/97, justificados pelo discurso da inclusão, como estratégia de enfrentamento do desemprego estrutural que caracteriza o regime de acumulação flexível. Dada a expressiva produção já existente sobre os impactos, perversos, do referido decreto, optou-se por apresentar, em síntese, os resultados das pesquisas que temos realizado nos últimos anos, com a finalidade de compreender as categorias que regem estas políticas e ofertas neste regime de acumulação. Para tanto, o artigo se divide em duas partes; na primeira, são analisadas as categorias que configuram a educação profissional na acumulação flexível, com ênfase nos arranjos flexíveis de competências diferenciadas, para os quais contribuem decisivamente a educação geral e as novas combinações entre conhecimentos científicos e tácitos, em decorrência da intelectualização das competências. Na segunda parte, são analisadas as políticas de educação profissional que explicitam a ação do Estado no regime de acumulação flexível: a crescente privatização apoiada em legislação específica, a fragmentação e a precarização dos percursos formativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Maitan Filho, Pedro Luiz, and Ana Lucia Guedes. "Condicionantes da produção flexível em montadoras no sul fluminense." Acta Scientiarum. Human and Social Sciences 40, no. 2 (2018): 41313. http://dx.doi.org/10.4025/actascihumansoc.v40i2.41313.

Full text
Abstract:
A região sul fluminense inserida na guerra fiscal na década de 1990 assume, nos anos seguintes, importante participação na indústria automotiva nacional. As expectativas quanto aos investimentos externos e empregos em massa geram otimismo, enquanto o desenvolvimento regional repercute em mídia nacional. Desde o início dos anos 2000, pesquisadores têm se dedicado a descrever antecedentes históricos da guerra fiscal e da conformação do trabalho nessa região. Este artigo recupera as principais discussões teórico-empíricas para problematizar as condicionantes da produção flexível após quase duas décadas de investimentos externos no setor automotivo. A revisão da literatura aborda, inicialmente, o panorama do setor automotivo com o argumento da dispersão para novas regiões produtivas e, posteriormente, organiza pesquisas focadas em montadoras instaladas na região sul fluminense. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas que ocorreram entre julho de 2016 e setembro de 2017 com pesquisadores da indústria automotiva e praticantes. Nos resultados foram apresentadas as contradições na retórica das montadoras, que delineiam ampliação da guerra fiscal direcionada pelo capital privado estrangeiro, e situam o sindicato regional em condição de enfraquecimento no curso das transformações nos processos automotivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Araújo, Suêldes de, and Alda Maria Duarte Araújo Castro. "Gestão educativa gerencial: superação do modelo burocrático?" Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 19, no. 70 (2011): 81–106. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362011000100006.

Full text
Abstract:
O estudo discute as mudanças ocorridas na gestão pública e suas repercussões no campo educacional a partir da adoção do modelo flexível de produção. Parte do pressuposto de que as modificações ocorridas nas sociedades contemporâneas foram influenciadas pela necessidade de reorganização do capital que, em crise, tentava superar o modelo taylorista/fordista de produção, por um modelo mais ágil, mais flexível que atendesse às atuais exigências do mercado. Para a implementação da nova gestão pública, os países latino-americanos passaram a utilizar estratégias que tinham, como referência, o modelo empresarial e se baseavam em critérios de eficiência, de eficácia e de produtividade. Nesse novo paradigma gerencial, defendia a substituição do modelo burocrático de gestão por um modelo descentralizado, com foco no atendimento ao cliente. Essas diretrizes tiveram uma ampla repercussão no campo educacional e foram disseminadas pelos organismos internacionais. Os estudos evidenciam que o modelo de gestão gerencial não têm conseguido superar o modelo de gestão burocrática que existia no interior da escola; o que se constata é a transformação desta em uma burocracia flexível, coerente com o novo modelo de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

BARBOSA, CARLOS SOARES. "Juventudes e produção de subjetividades no contexto de acumulação flexível do capital." INTERFACES DA EDUCAÇÃO 9, no. 27 (2018): 274–93. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v9i27.2505.

Full text
Abstract:
Este texto visa a refletir os modos de perceber, sentir e estar no mundo, assim como os sentidos e percepções que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na etapa do Ensino Médio, moradores das favelas da Rocinha, Jacarezinho e Manguinhos, imprime a participação política e a relação trabalho e educação no atual contexto de desemprego estrutural e de crescimento das relações de trabalho flexíveis e precarizadas. Trata-se de reflexões preliminares da pesquisa qualitativa, ainda em andamento, que tem o Materialismo Histórico Dialético como matriz teórica e metodológica. Os dados das entrevistas de roteiros semi-estruturados, aplicados até o momento a 32 estudantes de duas escolas da rede estadual de educação do Rio de Janeiro, na faixa etária de 18 a 29 anos de idade, e a realização de dois grupos focais, indicam que o individualismo, o imediatismo, a incerteza, o consumismo e o ceticismo em relação à política institucionalizada são uma construção histórico-cultural; subjetividades produzidas no conjunto das mudanças efetuadas no Brasil, em decorrência do regime de acumulação flexível do capital e da política neoliberal, adotada ao longo a década de 1990 e retomada no atual governo de Michel Temer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Ricardo Normanha Ribeiro de. "A flexibilidade por trás das câmeras: transformações na cadeia produtiva do cinema e os impactos no mercado de trabalho." Século XXI: Revista de Ciências Sociais 8, no. 3 (2019): 1085. http://dx.doi.org/10.5902/2236672537539.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo analisar as transformações na cadeia produtiva do cinema brasileiro a partir da entrada da Globo filmes no mercado cinematográfico e os impactos para o mercado de trabalho neste setor. O trabalho em cinema caracteriza-se pelas suas dimensões de flexibilidade e incertezas. Neste contexto, a reestruturação da produção de filmes no Brasil acarreta em um processo de desintegração vertical da cadeia produtiva, ao passo que estabelece uma organização extensiva de cooperação entre empresas, apontando para um processo de especialização flexível entre as diversas empresas envolvidas na produção cinematográfica. Como resultado desta dinâmica, ao se observar os dados referentes ao emprego com vínculo no setor do audiovisual, pode-se perceber que as configurações das cadeias produtivas deste segmento compartilham da lógica flexível de produção, marcada pela descentralização dos processos produtivos e terceirização das atividades inerentes à realização das obras audiovisuais. Exemplo disso é o crescimento do número de estabelecimentos empregadores nas atividades de produção e pós-produção, grande parte deles categorizados como pequenas e microempresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferro, José Roberto. "Aprendendo com o "Ohnoísmo" (produção flexível em massa): lições para o Brasil." Revista de Administração de Empresas 30, no. 3 (1990): 57–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901990000300006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Cristhian Dany de. "Reestruturação Produtiva sob a forma da Produção Flexível: forma extrema de Revolução Passiva." Multi-Science Journal 1, no. 2 (2018): 34. http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i2.90.

Full text
Abstract:
Partimos da concepção de que, se a hegemonia nasce na fábrica, ela absolutamente não se esgota nela. Para tornarem-se hegemonia, os valores e ideais que emergem da produção precisam articular-se sob a forma de um discurso coerente acerca do mundo, precisam dar origem a uma teoria total acerca das relações humanas; imbricar-se no cotidiano dos trabalhadores; universalizar uma visão de mundo, um projeto de classe (ou de frações de uma classe social). É por isso que a reestruturação produtiva sem uma forma de gestão que estimule – coercitivamente ou não – o envolvimento e a participação dos assalariados tornam-se um mecanismo estéril do ponto de vista da reprodução ampliada do capital. Podemos, portanto, vislumbrar que o capital não prescinde da força de trabalho, tem, ao contrário, que a envolver, capturando-a e subalternizando-a.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Setúbal, Caio Rodrigo Lemos, Gésica Borges Bergamini, Victor Hugo Coelho Rocha, et al. "A utilidade do ser: uma análise reflexiva na terapia cognitiva." Revista Científica FAEMA 8, no. 2 (2017): 192. http://dx.doi.org/10.31072/rcf.v8i2.559.

Full text
Abstract:
A reflexividade proposta pela Terapia Cognitiva traz uma estratégia para que o ser possa torna-se mais flexível e mudar suas crenças, seu modo de pensar sobre o mundo. O mundo como ele se apresenta é por si só causador de sofrimento. A existência do ser-no-mundo é ditada por normas que exigem que o mesmo seja flexível e suporte o sofrimento existencial. Objetivos: Trazer uma análise existencial sobre a utilidade do ser dentro da sociedade numa perspectiva capitalista, esta pesquisa pretende ser um produto inicial de questionamento existencial baseado nas crenças oriundas do capital, com o propósito de que os sujeitos que tiverem a oportunidade de lê-lo possam se tornar reflexivas sobre si mesmas e seu respectivo papel no mundo. Refere-se a um trabalho de revisão bibliográfica, o qual se utilizou de quinze materiais bibliográficos para sua produção. A reflexividade proposta pela Terapia Cognitiva traz uma estratégia para que o ser possa torna-se mais flexível e mudar suas crenças, seu modo de pensar sobre o mundo. O mundo como ele se apresenta é por si só causador de sofrimento. A existência do ser-no-mundo é ditada por normas que exigem que o mesmo seja flexível e suporte o sofrimento existencial. O trabalho pode constituir-se num fator de equilíbrio e desenvolvimento. O trabalhador atual precisa articular sua identidade social, sua formação sua estrutura, ter claro a sua finalidade o seu papel. Dessa forma produzirá criativamente e solidariamente sem adoecer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Alban, Marcus. "Automação flexível: o ocaso do taylorismo fordismo e a supremacia do toyotismo." Organizações & Sociedade 6, no. 15 (1999): 71–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92301999000200007.

Full text
Abstract:
Nos anos 70, em função do desenvolvimento da microeletrônica, a automação rígida foi tecnicamente superada pela automação flexível. Mesmo superada, contudo, ela não foi abandonada. Ao contrário, por pelo menos mais uma década, manteve-se como o paradigma dominante em todo o ocidente. Por que isto aconteceu? A hipótese desenvolvida é de que a automação flexível mostrou-se incompatível com o sistema taylorista-fordista de organização da do trabalho/produção. Por esta razão ela só pôde se desenvolver com a emergência do toyotismo. Neste sentido, pode-se concluir, também, que o toyotismo não supera o taylorismo-fordismo por uma superioridade intrínseca, mas sim por uma maior adequação ao novo paradigma tecnológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Maitan Filho, Pedro Luiz, and Ana Lucia Guedes. "SINDICALISMO E PRODUÇÃO FLEXÍVEL NO SETOR AUTOMOTIVO: COOPTAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO INSTITUCIONAL NO SUL FLUMINENSE." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 24, no. 1 (2018): 149–78. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.202.75917.

Full text
Abstract:
RESUMO Os sindicatos dos trabalhadores do setor automotivo protagonizam, nas últimas décadas, discussões sobre a expansão do modelo de produção flexível e, concomitantemente, a ampliação de condições de trabalho desregulamentadas em subsidiárias de montadoras no sul fluminense. Pesquisas sobre a fragmentação institucional das centrais sindicais, a influência do lobby corporativo e a cooptação dos sindicalismos regionais em arranjos políticos, têm possibilitado um diálogo transversal entre pesquisadores de países anfitriões do regime automotivo da segunda metade do século XX. Delimitado a uma região distanciada dos maiores centros industriais brasileiros, o artigo tenciona aprofundar discussões sobre atuação dos sindicatos em regiões industrializadas a partir da redistribuição espacial das montadoras em território nacional. Os resultados produzidos por entrevistas com profissionais da subsidiária estão organizados em três subcategorias fundamentadas na revisão de literatura: (a) relação entre atuação sindical e recorte regional; (b) divergência de pautas entre sindicato metalúrgico e temas específicos da montadora, e (c) uso político do sindicato por meio de cooptação. Os resultados mostram, predominantemente, prejuízos para acordos coletivos e condições de trabalho; impressão de perfil profissional do sindicato desalinhado das demandas na subsidiária; e, desconfianças quanto a tratativas entre sindicato e empresa. Esses aspectos sugerem generalizações analíticas da pesquisa qualitativa no sul fluminense para outras subsidiárias em greenfields automotivos; sobretudo na identificação de mecanismos que dispersam a representação institucional dos sindicatos na indústria automotiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Grabowski, Gabriel, and Acácia Zeneida Kuenzer. "A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO REGIME DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL." HOLOS 6 (October 13, 2016): 22. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.4983.

Full text
Abstract:
Esse texto parte do seguinte questionamento: existe um campo epistemológico próprio da educação profissional? Entendendo campo epistemológico como o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, destinado a determinar sua origem lógica, há que compreender a educação profissional, não como um campo em si, mas como parte do campo da ciência da educação, que se constitui por categorias de método e por categorias de conteúdo. Para tanto, sSerão analisadas algumas das categorias de conteúdo constituintes do campo epistemológico da educação, que assumem especificidades ao se tratar de educação profissional. A análise evidenciaou que a flexibilização do trabalho, categoria central a definir o campo epistemológico da educação em geral e da educação profissional no regime de acumulação flexível, representa o seu esgotamento, destruindo os poucos direitos que a classe trabalhadora conquistou ao longo de suas lutas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Quadros, Danilo G. de, André de P. M. Oliver, Ueliton Regis, Renata Valladares, Pedro H. F. de Souza, and Edivaldo de J. Ferreira. "Biodigestão anaeróbia de dejetos de caprinos e ovinos em reator contínuo de PVC flexível." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no. 3 (2010): 326–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000300014.

Full text
Abstract:
A escassez de fontes energéticas e as altas taxas de mortalidade do rebanho são dois grandes problemas para os agricultores familiares no semiárido brasileiro. De setembro de 2006 a abril de 2007 um reator contínuo com gasômetro em PVC flexível, com 33 m³ de volume, instalado na Estação Experimental da EBDA, Jaguarari, Estado da Bahia, foi monitorado quanto aos parâmetros bioquímicos, microbiológicos e parasitários do afluente e efluente, sendo avaliadas a produção e a composição do biogás, além da utilização do biofertilizante em capim-elefante. Com o manejo adequado, o poder poluente dos dejetos foi reduzido significativamente. Microbiologicamente, a eficiência de remoção de coliformes totais e fecais se manteve acima de 98% enquanto os ovos dos principais endoparasitos foram eliminados com o tratamento. A produção de biogás foi de 0,061 m³ kg-1 de esterco. Basicamente, o biogás apresentou, em sua composição, 58 e 34% de metano e gás carbônico, respectivamente. O biofertilizante (pH 7,5) foi uma boa fonte de nutrientes, sobretudo de nitrogênio (64 g 100L-1, 80% na forma amoniacal) e potássio (214 g 100L-1), aumentando a produção de forragem sem alterações significativas na composição bromatológica, digestibilidade "in vitro" da matéria seca e teor de minerais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

França Junior, Reginaldo Pereira. "A crise estrutural do capital, as relações Estado-sociedade e o mito do terceiro setor." Serviço Social & Sociedade, no. 142 (December 2021): 366–85. http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.255.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo busca refletir sobre as crises do capital, bem como sobre o processo de consolidação das determinações da acumulação flexível na produção e nas finanças, no mundo do trabalho e nas relações Estado-sociedade. A reestruturação produtiva alterou as relações sociais, minimizou o Estado, possibilitou a conversão das políticas sociais em mercadorias, fortalecendo o terceiro setor como uma das saídas mágicas às crises de produção, muito embora a saída da crise seja a superação dessas relações sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri, and Renato Crioni. "A bolha especulativa e a produção de espaço residencial nos Estados Unidos." Geosul 23, no. 45 (2008): 7–26. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2008v23n45p7.

Full text
Abstract:
Nos últimos meses têm se noticiado a respeito de uma bolha especulativa imobiliária global. O presente artigo busca refletir sobre esta produção e consumo do espaço na forma-mercadoria, com destaque para a conjuntura norte-americana, muito além da demanda efetiva. Este estudo relaciona o fenômeno atual com a história recente do desenvolvimento capitalista, o esgotamento do regime de acumulação fordista, a transição para a produção flexível e as conseqüentes contradições expressas na desvinculação entre a produção de bens e serviços e a geração de capital fictício. Destaca-se aqui a importância da atual produção de espaço, como expressão de capital fictício, em relação às necessidades das esferas produtivas da economia global.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Arend, Sílvia Maria Fávero, and Antero Maximiliano Dias dos Reis. "Juventude e restaurantes fast food: a dura face do trabalho flexível." Revista Katálysis 12, no. 2 (2009): 142–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-49802009000200003.

Full text
Abstract:
Neste estudo analisa-se como se operam as relações de trabalho no mundo juvenil a partir das experiências relatadas por trabalhadores e trabalhadoras da rede de restaurantes fast food McDonald's na cidade de Florianópolis, no período entre 2000 e 2007. Constatou-se que o sistema de produção e serviço vigente nesse setor é regido por estratégias idealizadas tanto no fordismo quanto no toyotismo. Este sistema fast food procura forjar um determinado tipo de trabalhador, entendido como "multifuncional", "intercambiável" e "descartável" na medida em que, sob o eufemismo da flexibilização, utiliza-o na quantidade, no lugar e pelo tempo desejado. Para tanto, desenvolve um treinamento específico em que a alta rotatividade destes atendentes não inviabiliza o negócio de restaurantes de comidas rápidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Botelho, Adriano. "From fordism to flexible production - the production of space in a context of changes in capital strategies of accumulation." GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), no. 10 (June 6, 2001): 113. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2001.123609.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como tema a intricada rede de relações entre o espaço da indústria e as estratégias de produção e reprodução do capital, em um contexto de transformação dessas estratégias, privilegiando o estudo da indústria automobilística instalada no Brasil. Essa transformação das estratégias de acumulação do capital foi aqui analisada como sendo a passagem do chamado fordismo para a produção flexível. Buscou-se, então, detectar quais são as principais mudanças (políticas, sociais, econômicas e espaciais) que ocorrem nessa passagem, e como ela altera os fatores de localização industrial no território
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bechi, Diego. "As reformas da educação superior e as metamorfoses do trabalho docente na economia capitalista flexível." Revista Internacional de Educação Superior 3, no. 1 (2017): 203–23. http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7733.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa compreender de que forma e em que medida as políticas educacionais de caráter neoliberal, articuladas aos padrões de reestruturação econômica global, têm intervido sobre a natureza e as condições do trabalho docente nas instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas. Primeiramente, faz-se uma análise das reformas de modernização do Estado - cujas propostas têm acelerado o processo de mercantilização da educação superior - e das alterações em curso no mundo do trabalho e da produção para posteriormente refletir sobre os efeitos provocados pela lógica de acumulação capitalista (neoliberalismo/produção flexível) em relação à natureza e as condições do trabalho docente. Para tanto, parte-se do pressuposto de que as transformações na estrutura produtiva e política do capitalismo têm provocado o direcionamento das políticas educacionais a favor dos interesses mercantilistas e a consequente submissão do trabalho docente à lógica do capital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Macedo, Marcus Gomes Medeiros de. "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA: HISTÓRICO, ANÁLISE E TENDÊNCIAS." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 6 (2016): 2. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2013.3477.

Full text
Abstract:
Este estudo tem a finalidade de analisar e discutir as possibilidades da educação a distância na educação profissional, face o caráter de desenvolvimento da educação a distância em função de cursos de qualificação para o trabalho. Perpassando pela historicidade da educação profissional, dos modos de produção capitalistas fordista e toyotista e do modelo atual de educação on-line, verifica-se que a educação a distância permite a formação de um aluno flexível, polivalente, a um custo reduzido, gerando economias de escala para as escolas, para uma indústria flexível, exigente e moderna. Ainda, haverá uma tendência de substituição do ensino presencial pelo Blended Learning, através de vídeo-aulas e objetos de aprendizagem on-line, precarizando o trabalho docente, despolitizando os estudantes, submissos ao ideário capitalista de polivalência e qualidade.Palavras-chave: Educação a distância, trabalho, toyotismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Melo, Everton Luiz de, and Débora Pretti Ronconi. "Regras de prioridade eficientes que exploram características do Job Shop Flexível para a minimização do atraso total." Production 25, no. 1 (2014): 79–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132014005000016.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda o ambiente de produção Job Shop Flexível (JSF), extensão do problema NP-Difícil Job Shop. O JSF envolve um conjunto de jobs compostos por operações e cada operação deve ser processada em uma das máquinas habilitadas. O critério considerado é a minimização do atraso total. Inicialmente são identificadas características relacionadas à flexibilidade do sistema de produção, mais especificamente às máquinas habilitadas por operação e aos seus tempos de processamento. A seguir são propostas novas regras que exploram tais características e que são capazes de antever estados futuros do sistema. São realizados experimentos computacionais com 600 instâncias. Comparações com regras da literatura mostram que a melhor heurística proposta supera a melhor regra conhecida em 81% das instâncias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

TABORDA, L. W., A. LOVATO, and S. L. JAHN. "RULES FOR PRIORITIZATION IN FLEXIBLE PRODUCTION SEQUENCING FOR FINITE NUMBER OF WORK CENTERS." Revista Gestão, Inovação e Tecnologias 4, no. 1 (2014): 568–74. http://dx.doi.org/10.7198/s2237-0722201400010012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Ramos, Marise Nogueira. "Reforma da educação profissional: contradições na disputa por hegemonia no regime de acumulação flexível." Trabalho, Educação e Saúde 5, no. 3 (2007): 545–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462007000300013.

Full text
Abstract:
Este texto comenta e debate algumas idéias apresentadas por Kuenzer em artigo deste número, sob a perspectiva das disputas hegemônicas de grupos que ocupam o aparelho de Estado na sua relação com a sociedade civil. Retomamos a análise de forças políticas que influenciaram a reforma feita pelo decreto nº 2.208/97 discutindo a opção do primeiro governo Lula em redirecionar a política pública de educação profissional na direção de compromissos assumidos com os setores progressistas. Não obstante, este processo trouxe contradições no conteúdo e na forma da 'nova' política. A educação profissional no Brasil, mesmo em tempos de complexificação da base técnico-científica da produção, ocupa-se da formação para o trabalho simples, enquanto utiliza dispositivos de controle simbólico, associados à idéia de cidadania e de intervenção social. Em relação ao trabalho complexo, os projetos em discussão não trazem à cena a necessária publicização da produção de ciência e tecnologia, a ser orientada pela vinculação orgânica entre educação omnilateral e politécnica dos trabalhadores, política pública de ciência e tecnologia e projeto de nação soberana. Concluímos que essa concepção ainda não é hegemônica na sociedade civil nem prioridade no aparelho governamental. A análise desses fenômenos e suas contradições, nos fazem aprender com a história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Rodrigues, Fabíola. "População e estruturação urbana no (nor)oeste paulista: um estudo sobre a produção social do espaço urbano no município de Votuporanga." São Paulo em Perspectiva 19, no. 3 (2005): 110–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-88392005000300010.

Full text
Abstract:
Esse artigo tem por objetivo lançar luz sobre os processos demográficos e socioeconômicos recentes (entre 1970 e 2000) decorridos em município paulistas de porte médio, especialmente a reversão da tendência de perdas populacionais e a crescente mobilidade espacial intra-urbana, decorrentes da incorporação desses municípios às novas formas da acumulação flexível, vis-à-vis à precarização do emprego e o crescente empobrecimento da população trabalhadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rodolfo Jr., Antonio, and Lucia H. I. Mei. "Nanocompósitos de PVC com argila organicamente modificada: efeitos do processamento e do método de incorporação da argila." Polímeros 19, no. 1 (2009): 1–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282009000100006.

Full text
Abstract:
Nanocompósitos de poli(cloreto de vinila) (PVC) flexível com argila organicamente modificada (O-MMT) foram preparados utilizando-se diferentes metodologias de produção, de forma a estudar seus efeitos sobre o grau de intercalação/esfoliação da argila. A morfologia dos nanocompósitos obtidos foi avaliada através de difratometria de raios X (DRX) e microscopia eletrônica de transmissão (MET). Foram também avaliadas propriedades de tração e estabilidade térmica estática das formulações preparadas. Nanocompósitos de microestrutura híbrida intercalada/parcialmente esfoliada foram obtidos, independentemente do composto de PVC ter sido processado a partir do pó ou granulado (extrudado previamente), e do método de incorporação da O-MMT à resina de PVC (diretamente no misturador intensivo ou pré-esfoliada em DIDP/OSE a quente). Os plastificantes, presentes na formulação do composto de PVC flexível, exerceram um papel importante no processo de intercalação e esfoliação da argila, facilitando a formação dos nanocompósitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Dutra Alves, Flamarion, and Thiago Verissimo Esteves. "RELAÇÕES DE TRABALHO E PRECARIZAÇÃO NA INDÚSTRIA TÊXTIL DE PARAGUAÇU-MG: O CASO DA PRODUÇÃO DE TERNOS." PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho 21, no. 2 (2020): 199–227. http://dx.doi.org/10.33026/peg.v21i2.7767.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo mostrar a realidade das relações de trabalho no interior da indústria têxtil de ternos na cidade de Paraguaçu - Minas Gerais. A cidade mostra como a acumulação flexível e reestruturação produtiva criam relações de trabalho precárias no contexto de uma cidade pequena, calcadas na baixa remuneração, qualificação inexistente e constantes danos aos direitos trabalhistas. A dependência econômica da cidade em relação a atividade têxtil, fragiliza as ações dos sindicatos e poder público, pois a desconcentração industrial dos grandes centros, visa essa dinâmica nas cidades pequenas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Araújo, Renan, Karla Cristina Prudente Pereira, and Larissa Ribeiro da Silva. "Mundo do trabalho e as reformas na educação." Revista HISTEDBR On-line 20 (April 30, 2020): e020011. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655788.

Full text
Abstract:
Neste artigo, analisa-se o processo de flexibilização do ensino, correlato às reformas da educação em implantação no Brasil. Iniciadas por volta da década de 1990, as mudanças propostas no século XXI, em uma perspectiva dialética, representam a continuidade das teses apresentadas por Delors (1997) no sentido de que estão em sintonia com as necessidades do processo de produção flexível. Em superação ao taylorismo/fordismo, a flexibilidade toyotista caracteriza-se pela redução de custos na produção por meio da flexibilização do processo produtivo e do enxugamento dos postos de trabalho individuais. Seguindo o princípio da produção Just in Time, o ritmo da produção se orienta pela demanda do mercado de modo a manter os estoques reduzidos. A análise desenvolvida no artigo visa apreender as mudanças no processo produtivo e o sentido da formação neo-tecnicista preconizada por meio da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, bem como do esvaziamento das possibilidades da formação do indivíduo na perspectiva omnilateral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Wiliam, Andressa Sampaio, and Rogerio Brant. "Reestruturação produtiva: qualificação e competências do trabalhador e a flexibilização do trabalho no sistema toyota de produção." e3 6, no. 2 (2020): 023–32. http://dx.doi.org/10.29073/e3.v6i2.256.

Full text
Abstract:
Objetivou-se investigar a qualificação e competências necessária em um sistema de produção flexível inserido na cultura toyotista. O estudo necessitou de um aprofundamento teórico, visando um entendimento da subjetividade de qualificação e especialização profissional. Ao trabalhador que antes era exigido somente os altos índices de produtividade, através de trabalhos executados de forma repetitiva, visando atingir a lucratividade desejadas pelas empresas, passam agora também a fazer parte integrante desse processo. Desta forma, pode-se concluir que apesar do capital qualificar esse trabalhador, o preparando para o trabalho, ainda se faz necessário entender se essa visão não trará consequências precárias ao trabalhador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Rafael Bianchi, and Daniela Midori Taguchi Dias. "A PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE A PARTIR DA ANÁLISE DO PERFIL PROFISSIONAL PRESENTE NA REVISTA HSM MANAGEMENT." Revista Administração em Diálogo - RAD 21, no. 1 (2019): 01–24. http://dx.doi.org/10.23925/2178-0080.2017v21i1.37031.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa como o perfil de profissional de alto desempenho foi disseminado pela revista HSM Management a partir das publicações entre 1997 e 1999. Adotou-se o conceito de subjetividade a partir de autores como Gilles Deleuze, Felix Guattari e Suely Rolnik, além de valer da análise foucaultiana do discurso. Observou-se que através de diferentes artigos publicados, a revista buscou traçar um perfil de trabalhador para o mercado de trabalho do século XXI. Concluiu-se que, entre outras características, esse trabalhador deveria ser capaz suportar as exigências de um mercado de trabalho flexível além de deter a capacidade de avaliar-se continuamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ramalho, José Ricardo, and Laura Senna Ferreira. "Trabalho no Século XXI: Flexibilidade e Redução de Direitos. Entrevista com Jacob Carlos Lima." Século XXI – Revista de Ciências Sociais 8, no. 2 (2018): 469. http://dx.doi.org/10.5902/2236672536150.

Full text
Abstract:
Jacob Carlos Lima é doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado no Department of Urban Studies and Development do Massachusetts Institute of Technology e professor titular no Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Sociologia do trabalho, pesquisando temas como reestruturação produtiva, reespacialização da produção; trabalho flexível; trabalho informal; empreendedorismo; redes sociais e mercados de trabalho urbanos; trabalho informacional; cooperativas de trabalho e economia solidária; culturas do trabalho e mobilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Redin, Ezequiel, and Bruna Saldanha Vogelei. "AS FAMÍLIAS RURAIS NAS FEIRAS LIVRES: ESPAÇOS DE PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO." Cadernos do CEAS: Revista crítica de humanidades 45, no. 249 (2020): 111. http://dx.doi.org/10.25247/2447-861x.2020.n249.p111-136.

Full text
Abstract:
<div><p>O trabalho objetiva analisar e compreender os motivos que conduzem as famílias rurais a comercializar seus produtos na feira livre, além de identificar o perfil socioeconômico das famílias feirantes, a produção e suas relações de comercialização e consumo em Santa Maria, RS. Para isso utilizou-se um roteiro semiestruturado que foi aplicado na feira da Tancredo Neves e na feira da Praça Roque Gonzales em Santa Maria, RS. A pesquisa revelou que os agricultores escolhem as feiras livres por constituir-se um canal flexível e pouco burocrático onde conseguem maior preço pelo produto ao comparado com os estabelecidos pelo mercado tradicional. As famílias rurais feirantes possuem uma renda residual relevante, dadas as restrições no tamanho da propriedade, sendo que a feira representa um complemento na renda familiar, demostrando a importância deste canal para a reprodução econômica da família e também para o desenvolvimento rural do município de Santa Maria, RS.</p></div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Schleder, Marcus Vinicius Nascimento, Maria Julia Pegoraro Gai, Gabriele Caroline De Oliveira, and Vânia Medianeira Flores Costa. "Teletrabalho e a Pesquisa Acadêmica: Análise da Produção Científica Disponível em Bancos de Dados Nacionais Abertos até 2017." Revista Administração em Diálogo - RAD 21, no. 1 (2019): 81–98. http://dx.doi.org/10.23925/2178-0080.2017v21i1.39082.

Full text
Abstract:
O teletrabalho é uma forma de trabalho flexível, desenvolvida total ou parcialmente à distância. Por meio de uma revisão bibliométrica sobre este tema, com abordagem quantitativa, caráter exploratório e natureza aplicada, busca-se apresentar um panorama das publicações disponíveis nos bancos de dados Anpad, Scielo e Spell, publicados entre os anos de 1995 a 2017. Foram encontradas 280 publicações, sendo descartadas duplicatas e aquelas que não abordassem o teletrabalho como tema central, resultando em 73 artigos. Com base nos resultados obtidos, tem-se um panorama das publicações sobre a temática teletrabalho nas bases estudadas, bem como sugestões para estudos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Gouveia, Regiane Cristina. "O intérprete latino-americano: trajetória intelectual e discursos de Francisco García Calderón." Revista de História, no. 176 (December 7, 2017): 01. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2017.119570.

Full text
Abstract:
A produção intelectual latino-americana do final do século XIX e início do XX caracteriza-se pelo ensaio, gênero literário flexível que trabalha com uma diversidade de temas tratados a partir do ponto de vista pessoal do autor. Este artigo analisa a trajetória intelectual, o contexto de produção e a obra Las democracias de América (1912), do ensaísta peruano Francisco García Calderón que, no início do século XX, foi considerado como um dos intelectuais mais importantes pela intelectualidade do período. Destacam-se a defesa da latinidade pelo escritor peruano como forma de salvar a América Latina do imperialismo praticado pelas potências estrangeiras, bem como o problema da raça visto por García Calderón como um dos fatores responsáveis pela difícil situação do continente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Barros, Paloma Castro da Rocha, and Ana Magnólia Bezerra Mendes. "Sofrimento psíquico no trabalho e estratégias defensivas dos operários terceirizados da construção civil." Psico-USF 8, no. 1 (2003): 63–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712003000100009.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga as estratégias defensivas contra o sofrimento utilizadas pelos trabalhadores terceirizados de uma construtora em Brasília, utilizando como referencial teórico-metodológico a Psicodinâmica do Trabalho. Realizam-se entrevistas coletivas semi-estruturadas com 20 trabalhadores, distribuídos em quatro grupos com cinco participantes cada um, submetidas à análise de conteúdo. Os resultados apontam que os trabalhadores encontram-se vulneráveis e inseguros diante do modelo de produção terceirizado, que negligencia seus direitos e exige alta produtividade. O sofrimento torna-se visível por meio de indicadores de mal-estar tais como desgaste físico e mental e falta de reconhecimento, que é enfrentado mediante estratégias de mediação defensivas de negação e controle. O pressuposto inicial de que o modelo de produção baseado nos princípios tayloristas e na acumulação flexível de capital, preponderante no setor da construção civil, potencializa o sofrimento no contexto de produção é, então, confirmado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Cerqueira, Eder da Silva. "INTERSECÇÕES ENTRE TRABALHO E GÊNERO:." Revista Tocantinense de Geografia 9, no. 18 (2020): 75–93. http://dx.doi.org/10.20873/rtg.v9n18p75-93.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva discutir a apropriação do trabalho feminino pelo capitalismo na sociedade contemporânea com ênfase para a inserção de mulheres na ocupação de frentista de postos de combustíveis na cidade de Porto Nacional/TO. Discute as transformações no mundo do trabalho decorrentes da adoção do modelo de produção flexível e do neoliberalismo, processo caracterizado como reestruturação produtiva. Nesse sentido, reflete-se de que modo essa elevação progressiva de mulheres no mercado de trabalho poderia estar se configurando numa nova estratégia de enriquecimento do capital na contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Magnin, Luana Silvy de Lorenzi Tezza, and Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan. "As políticas de educação continuada por competências: um estudo das configurações subjetivas do trabalhador público brasileiro." Cadernos de Psicologia Social do Trabalho 18, no. 2 (2015): 153. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18i2p153-167.

Full text
Abstract:
Ser competente tornou-se objeto de consumo dos trabalhadores, que se dedicam ilimitadamente ao seu desenvolvimento. Este artigo analisa os modos de produção subjetiva do trabalhador público brasileiro a partir das amplas políticas de capacitação por competências, essas pouco problematizadas em seus fundamentos. Trata-se de um estudo documental discursivo e teórico-conceitual, realizado via perspectiva bakhtiniana, em que se analisou a política nacional de desenvolvimento de pessoal, o relatório da Comissão Internacionalsobre a Educação para a UNESCO e o Programa de Capacitação da ENAP. O enunciado das competências, como forma de oportunizar rápida qualificação e inclusão, está comprometido com uma visão de educação liberal e flexível que transfere ao servidor a responsabilidade pela (in)eficiência da gestão pública brasileira. Conclui-se que embora os fundamentos do termo “competências” estejam silenciados na literatura, seus usos e efeitos podem ser lidos em sua perspectiva pragmática, produzindo um trabalhador autônomo, flexível e que se responsabiliza individualmente por suas competências e capacidade de entrega. Na promessa de rápida qualificação e inclusão, o discurso de competência funciona como potente e competente aliado do Estado capitalista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, Hugo Leonardo Fonseca da. "CORPO, TRABALHO E SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO DO NOVO (E PRECÁRIO) MUNDO DO TRABALHO." REVISTA TRABALHO, POLÍTICA E SOCIEDADE 1, no. 1 (2016): 157–78. http://dx.doi.org/10.29404/rtps-v1i1.3200.

Full text
Abstract:
O artigo discute a relação entre corpo, trabalho e subjetividade humana no contexto das mudanças no mundo do trabalho baseadas no modelo de acumulação flexível. Para isso, apoia-se, sobretudo, na revisão de literatura. As reflexões indicam que as novas formas de gestão e organização do trabalho vêm implicando em: intensificação do trabalho e precarização do trabalhador, ampliando com isso as formas de adoecimento laboral; em políticas de produção com vista a produzir o consentimento ativo, baseadas em tecnologias de gestão de recursos humanos, tais como ergonomia, programas de qualidade de vida no trabalho e ginástica laboral; e, em razão disso, desenvolve-se no interior da produção novos processos (de)formativos com implicações sobre a corporalidade viva do trabalho como um elemento significativo da captura da subjetividade do indivíduo trabalhador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Santos, Marcio Antonio Raiol dos, and Carlos Afonso Santos. "Formar para inovar em Educação Física: bases para a produção de inovação na educação básica." Motrivivência 33, no. 64 (2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80210.

Full text
Abstract:
Este ensaio traz reflexões sobre inovação na formação inicial para a licenciatura e objetiva analisar bases teóricas, normativas e vivenciais que impulsionam o trato com esse fenômeno no curso de ensino superior da Educação Física. Observamos que a emergência da inovação como elemento de reflexão na formação docente em Educação Física advém de sua demarcação em diretrizes curriculares e de sua exploração teórico-metodológica em projetos pedagógicos e no currículo. Além disso, o cotidiano vivido precisa proporcionar em suas diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão o desenvolvimento profissional de professores que entendam a inovação e suas características como uma das fontes para atuação com qualidade na escola básica. A modelação curricular, por exemplo, representa um dos conceitos que, trabalhado no ensino superior, permitem pensar e experimentar a inovação no currículo, atribuindo a esse objeto um caráter ampliado, dinâmico e flexível, favorecendo a existência de práticas inovadoras na Educação Física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

CÂNDIDO, GESINALDO DE ATAÍDE, MARIANA MOURA NÓBREGA, MARILIA TAYNAH MARTINS DE FIGUEIREDO, and MÔNICA MARIA SOUTO MAIOR. "AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE UNIDADES DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICAS: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS MÉTODOS IDEA E MESMIS." Ambiente & Sociedade 18, no. 3 (2015): 99–120. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc756v1832015.

Full text
Abstract:
ResumoEste artigo é um ensaio teórico em que são comparados dois métodos de avaliação da sustentabilidade de agroecossistemas - IDEA e MESMIS - por meio dos critérios de análise: conceito de sustentabilidade; objetivos e público-alvo; flexibilidade e adaptabilidade; abordagem sistêmica e envolvimento de stakeholders. Os critérios foram selecionados visando contribuir com escolhas futuras para avaliação da sustentabilidade em unidades produtivas agroecológicas. O estudo concluiu que ambos os métodos podem ser empregados, a depender dos propósitos, condições e contexto da avaliação. O MESMIS é mais flexível e participativo, mas requer equipe multidisciplinar capacitada para apoiar a aplicação junto aos agricultores, podendo haver problemas de aderência ao conceito de sustentabilidade. O IDEA tem estrutura rígida e coerente com um claro conceito de sustentabilidade, podendo ser aplicado pelo próprio agricultor com apoio de um técnico, mas requer adaptações prévias ao contexto local e à disponibilidade de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ivale, André Henrique, Mario César da Silva, and Irenilza de Alencar Nääs. "Cenário da publicação científica sobre a Indústria 4.0 no Brasil: Uma revisão bibliométrica." Research, Society and Development 10, no. 5 (2021): e10610513838. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.13838.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo é apresentar a implementação da indústria 4.0 no Brasil. Foi realizado o levantamento bibliográfico dos artigos científicos e publicações das instituições que estudam os modelos tecnológicos e industriais. Os artigos tiveram como critério de avaliação e inclusão a data de publicação (2012-2019) e o idioma (português), com foca nas áreas de Engenharia de Produção. A análise dos artigos indica que as pesquisas brasileiras apontam como base desta nova indústria a internet das coisas, sistemas ciber-físicos, automação, big data e inteligência artificial como temas importantes. O presente estudo ponta que o modelo da indústria 4.0 é o novo a nova tendência para atender a um mercado cada vez mais exigente, flexível e fortemente voltado para a era digital. A formação do Engenheiro de Produção deve atender também a estas demandas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Alencar, Arthur Vitor Cruz, Ana Cristina Batista dos Santos, and Andressa Aguiar Araújo. "A psicodinâmica do trabalho como lente teórica para o estudo do gerencialismo flexível." Research, Society and Development 9, no. 9 (2020): e144996786. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6786.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo propor um modelo teórico-analítico para o estudo do trabalho sob a lógica do gerencialismo à luz da Psicodinâmica do Trabalho (PDT). A proposta baseia-se nas recentes mudanças na lógica de produção, no mundo do trabalho e, consequentemente, no tecido social, que indicam um cenário caracterizado pela flexibilidade, individualismo e hiperatividade. Sugere a PDT por ser uma corrente teórica capaz de examinar o objeto estudado do prisma tanto das dimensões de contexto (condições do trabalho, organização do trabalho e relações de trabalho) como de conteúdo (carga psíquica, construção da identidade etc), próprias da relação homem-trabalho, que moldam as vivências (medo, prazer-sofrimento) podendo interferir no estado (saúde-adoecimento) dos sujeitos. Quanto ao método, o modelo apresenta, como proposta qualitativa, a utilização da entrevista como coleta de dados, da Análise dos Núcleos de Sentido (ANS) como técnica interpretativa. Ademais, apresenta em termos quantitativos, como técnica de coleta de dados, o Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA), a partir das escalas que avaliam as dimensões relativas ao trabalho. A metodologia utilizada na confecção deste trabalho foi do tipo revisão bibliográfica, com categorização da literatura utilizando a técnica da análise temática. Como resultado, o trabalho deu origem a um framework metodológico, que pode ser utilizado como metodologia em pesquisas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Fonseca, Tania Mara Galli, José Mário Neves, Fernanda Spanier Amador, and Patrícia Gomes Kirst. "Dos modos de existência das tecnologias: um trabalho sem fim." Fractal : Revista de Psicologia 20, no. 2 (2008): 503–17. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-02922008000200015.

Full text
Abstract:
Este texto problematiza os impasses contemporâneos da produção capitalista e indica uma nova imagem para o trabalho, a partir das reflexões sobre o processo de gestão e sobre as formas de acoplamento de conjuntos de tecnicidade, com sua conseqüente maquínica de subjetivação. Com Simondon, propomos restituir às chamadas tecnologias duras um lugar no pensamento, recriando possibilidades de novas formas de relação homem-máquina. Com Negri e Hardt, discutimos o processo de gestão baseados no conceito de multidão, que aponta para o poder transformador de uma rede alicerçada em novas tecnologias de relacionamento, como um espaço de trabalho móvel, flexível e não-hierárquico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Lovadini, Mauricio. "INDÚSTRIAS EM PEQUENAS CIDADES: OS CIRCUITOS ESPACIAIS DA PRODUÇÃO E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO: O CASO DA AGLOMERAÇÃO URBANA DE PIRACICABA-SP." Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia 15 (October 16, 2017): 101–20. http://dx.doi.org/10.5016/estgeo.v15iespecial.12783.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva analisar o significativo crescimento de instalações de indústrias em pequenas cidades, a partir do recorte espacial da aglomeração urbana de Piracicaba-SP. Tendo em vista a necessidade da reprodução combinada e desigual do capital, as pequenas cidades são cada vez mais requisitadas para abrigar unidades fabris. Dentro de um processo histórico de reestruturações das grandes corporações, novas formas de produção foram se estabelecendo, mesclando gradualmente o modelo fordista para uma produção flexível. No que tange o território paulista, região considerada como um múltiplo complexo industrial territorial, as reestruturações aumentaram significativamente, dando início a uma relativa desconcentração industrial intrincada em uma rede urbana composta por circuitos espaciais da produção e círculos de cooperação, no qual as cidades médias e, mais recentemente, as pequenas, passaram a atrair unidades produtivas dos mais diversos setores. Nesse contexto, o governo do Estado de São Paulo, a partir de critérios políticos administrativos, estabeleceu as aglomerações urbanas, visando uma melhor gestão do território. O recorte espacial é o aglomerado urbano de Piracicaba composto por 22 cidades, no qual 17 delas são consideradas pequenas cidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Nascimento, Manoel Nelito Matheus do. "TRABALHO E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE TRANSFORMAÇÕES DA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA NO FINAL DO SÉCULO XX." LAPLAGE EM REVISTA 1, no. 3 (2015): 82. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201513103p.82-97.

Full text
Abstract:
O artigo analisa a relação trabalho-educação no contexto das transformações econômicas, políticas e sociais das últimas décadas do século XX, com recorte na agroindústria canavieira. Essas transformações produziram mudanças rápidas e radicais na produção, nos processos de trabalho, hábitos de consumo, poderes e prática do Estado, com desdobramentos para todas as instâncias da sociedade em todo o planeta. A reestruturação da produção ampliou significativamente a divisão do trabalho, com as novas tecnologias e novas formas de gestão, com consequências de grandes reduções no número de postos de trabalho, elevando o número de trabalhadores desempregados, assim como vem ocorrendo um processo de precarização do trabalho. Desta forma, o capital tem ampliado a exploração do trabalhador, exigindo que seja polivalente, flexível, possuidor de múltiplas competências, apto para cumprir múltiplas funções. Neste contexto, as ações educativas escolares e não-escolares se transformaram em resposta aos novos requisitos impostos para o trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Morais, João Kaio Cavalcante de, and Dante Henrique Moura. "DO TAYLORISMO/FORDISMO À ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL: IMPLICAÇÕES DOS REGIMES DE ACUMULAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO." Revista Labor 1, no. 17 (2017): 62. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i17.19299.

Full text
Abstract:
FROM TAYLORISM / FORDISM TO FLEXIBLE ACCUMULATION: IMPLICATIONS OF THE ACCUMULATION SCHEMES FOR THE WORLD OF WORKResumo: Como atividade predominantemente humana, o trabalho se constitui enquanto ação de transformação da natureza para suprir as necessidades e os interesses dos homens. Apesar disso, nota-se que esse sentido foi desapropriado pela lógica do capital ao longo dos últimos três (3) séculos. Esse artigo tem como objetivo analisar a categoria trabalho no contexto dos regimes de acumulação de capital. Para isso, consultou-se os textos de Marx (1980), Harvey (2014), Antunes (2009), dentre outros. O que caracterizou essa pesquisa enquanto bibliográfica a partir de uma abordagem qualitativa. Percebeu-se, a partir dos textos dos autores, a existência de 2 (dois) regimes de acumulação: o Taylorismo/Fordismo e a Acumulação Flexível. O primeiro teve como principal característica a produção em massa e a divisão do trabalho em manual e intelectual. Já no segundo notou-se uma maior flexibilização da produção, com o intuito de atender as demandas do mercado, o que ocasionou mudanças significativas no mundo do trabalho, culminando em jornadas de trabalho mais flexíveis, empregos temporários e terceirizados, bem como perda de direitos trabalhistas.Abstract: Work is an action of transformation of nature to meet the needs and interests of men. This sense has been expropriated by the logic of capital over the last three (3) centuries. The purpose of this article is to analyze the category of labor in the context of capital accumulation regimes. We have recourse to Marx (1980), Harvey (2014), Antunes (2009). What characterized this research as a bibliographical from a qualitative approach. From the authors' texts, we can see the existence of two (2) regimes of accumulation: Taylorism / Fordism and Flexible Accumulation. The first one had as main characteristic the mass production and the division of the work in manual and intellectual. In the second, production was more flexible, in order to meet the demands of the market, which led to significant changes in the world of work, culminating in more flexible working hours, temporary and outsourced jobs, as well as loss of rights Labor markets. Keywords: work – capitalismo – Fordism – Flexible build-up.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Abensur, Eder Oliveira. "A substituição de bens de capital: um modelo de otimização sob a óptica da Engenharia de Produção." Gestão & Produção 22, no. 3 (2015): 525–38. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x1690-14.

Full text
Abstract:
ResumoA substituição de bens de capital é um evento comum a todas as empresas. A decisão do momento ótimo de substituição de máquinas e equipamentos representa um evento crítico e irreversível que ocorre com grande frequência nas indústrias. Essas decisões de investimento são um dos campos tradicionais de aplicação da Engenharia Econômica. Em geral, tais decisões são tomadas por engenheiros ou por outros profissionais atuando com base nos dados levantados por engenheiros. Este trabalho desenvolveu um modelo matemático de otimização flexível e abrangente para suporte desse tipo de decisão. Paralelamente, foi feita uma análise e organização dos principais conceitos e procedimentos utilizados pelas diferentes técnicas propostas para esse tipo de decisão pelas referências adotadas por uma amostra qualitativa e relevante dos cursos de engenharia de produção brasileiros. O modelo apresentado foi denominado de RVPSE. Os testes foram feitos sobre dados reais do mercado automobilístico brasileiro, com resultados gerenciais promissores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Oliveira, Ramon de. "A divisão de tarefas na educação profissional brasileira." Cadernos de Pesquisa, no. 112 (March 2001): 185–203. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742001000100010.

Full text
Abstract:
Argumenta-se que em virtude das mudanças ocorridas no capitalismo em nível global, caracterizadas pela ascensão da produção de caráter flexível, desencadeou-se na educação profissional e no ensino médio brasileiros um conjunto de modificações, objetivando assegurar maior aproximação dessas modalidades de ensino com o setor produtivo. O governo brasileiro, contudo, influenciado pelas agências multilaterais e pelo grande empresariado, aos invés de buscar assegurar um modelo de formação profissional direcionado à confecção de um trabalhador mais autônomo e crítico, estabeleceu uma divisão de tarefas entre os Ministérios da Educação e do Trabalho, reforçando no interior do sistema educacional brasileiro a dicotomia entre a educação profissional e a formação propedêutica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Maccarini Moraes, Patricia. "O trabalho em domicílio: elementos para pensar estratégias de conciliação entre trabalho e família." Serviço Social em Revista 18, no. 2 (2016): 73. http://dx.doi.org/10.5433/1679-4842.2016v18n2p73.

Full text
Abstract:
<p>O toyotismo, combinado com o modelo de acumulação flexível, acarretou a flexibilização das relações de trabalho, resultando na terceirização, no desemprego e na desregulamentação dos contratos e direitos trabalhistas. No setor têxtil cresce o trabalho em domicílio que indica a autoexploração do trabalhador. A casa passa a ser lugar de produção e reprodução, pois permite às mulheres exercerem uma atividade produtiva e manterem as tarefas de reprodução. Considera-se que o trabalho em domicílio seja adotado como estratégia de conciliação entre trabalho e família. Este assunto merece atenção das políticas sociais quanto aos direitos do trabalho, bem como das políticas de atenção às famílias. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Hertzog, Lucas. "ENTRE A ESPETACULARIZAÇÃO DA VIDA COTIDIANA E O PRAGMATISMO DA CLASSE TRABALHADORA." Revista Inter-Legere 2, no. 26 (2019): 1–24. http://dx.doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n26id15946.

Full text
Abstract:
Exploramos neste artigo argumentos teóricos que nos auxiliam a compreender as características subjetivas mobilizadas na produção de vídeos para YouTube. A crescente espetacularização da vida cotidiana é percebida no contexto de produção de conteúdos como novas relações de trabalho que se desenvolvem mediadas por tecnologias digitais. A criação de diários extimos é tomada como estratégia pragmática da classe trabalhadora, um processo de reconfiguração subjetiva que ocorre na mobilização de personalidades como estruturas vinculantes da produção de valor na era da superexposição da intimidade. Ao invés de trilharmos o caminho das críticas que relacionam a proliferação de conteúdos amadores com um suposto declínio cultural, buscamos explorar essa expansão como um dado empírico que ilumina fenômenos sociais constituintes do capitalismo flexível, no qual os trabalhadores são cada vez mais instados a empreender, utilizar novas tecnologias digitais e se expor através de um processo de monetização de suas imagens, vozes, gestos, ideias e práticas veiculadas nos vídeos. Tal instrumentalização das subjetividades em prol da produção de valor é investigada à luz das teorias de Charles Taylor, David Riesman, Byung-Chul Han e Paula Sibília. Concluímos que os estudos em sociologia digital se beneficiam da articulação teórica com os autores apresentados e que explorações entre a sociologia digital e a sociologia do trabalho revelam uma promissora agenda de pesquisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!