Academic literature on the topic 'Produtividade específica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Produtividade específica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Produtividade específica"

1

Andrade, Eleonora Alvarenga, and Niro Higuchi. "Produtividade de quatro espécies arbóreas de Terra Firme da Amazônia Central." Acta Amazonica 39, no. 1 (March 2009): 105–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672009000100011.

Full text
Abstract:
A análise da produtividade individual de espécies permite descrever o comportamento das mesmas em ecossistemas florestais. O objetivo deste trabalho foi analisar a produtividade de quatro espécies arbóreas em um período de seis anos (2000-2006) em uma área de terra firme na região de Manaus, AM. A produtividade foi estimada indiretamente por meio da utilização de equações alométricas individuais geradas e dados de inventários florestais. Foram selecionadas Pouteria reticulata Eyma (Sapotaceae), Micrandra siphonioides Benth. (Euphorbiaceae), Protium hebetatum Daly (Burseraceae) e Eschweilera wachenheimii Sand (Lecythidaceae) por apresentarem alto índice de valor de importância na área. As equações foram geradas a partir de um arquivo de dados; devido ao reduzido número de indivíduos por espécie foi necessária a utilização de um método não paramétrico, sendo escolhido o "Jackknife". As equações foram aplicadas às árvores das espécies selecionadas localizadas em duas parcelas permanentes com as informações dos inventários florestais dos anos de 2000, 2002, 2004 e 2006. Os resultados mostram indícios de confiabilidade do método, as equações geradas apresentaram altos valores de coeficiente de determinação (R² > 0,93) e baixos valores de erro padrão da estimativa (s y.x < 0,692), evidenciando sua consistência e precisão. As taxas de produtividade foram específicas para cada espécie, entretanto, o padrão de produtividade das espécies E. wachenheimii, P. reticulata e P. hebetatum foram semelhantes, diferindo da M. siphonioides. A maior produtividade se refere à espécie M. siphonioides e a menor à P. hebetatum. A variação da produtividade intra-específica foi superior à variação inter-específica, com P. reticulata apresentando o maior coeficiente de variação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Nídia Raquel, Morel de Passos e. Carvalho, Edjair Augusto Dal Bem, Flávio Carlos Dalchiavon, and Rudgen Rodrigues Caldas. "Produtividade de laranja correlacionada com atributos químicos do solo visando a zonas específicas de manejo." Pesquisa Agropecuária Tropical 44, no. 4 (December 2014): 391–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-40632014000400001.

Full text
Abstract:
A agricultura de precisão determina o exato manejo da lavoura, tendo como base o mapeamento de zonas específicas de manejo do solo. Assim, tentou-se caracterizar o conceito de zona específica de manejo do solo, pelo emprego de correlações espaciais, usando a cokrigagem ordinária entre a produtividade de laranja Valência e atributos do solo, objetivando selecionar o atributo do solo que mais eficientemente fosse relacionado com o aumento da referida produtividade, em malha geoestatística com 120 pontos amostrais, em 1,65 ha. Os atributos do solo pesquisados foram: P, MO, pH, K+, Ca2+, Mg2+, H++Al3+, S, T e V%. Foram aplicadas aos dados a análise descritiva, correlações de Pearson e análise geoestatística. Assim, a produtividade de laranja resultou em significativas cokrigagens ordinárias, tanto com o pH como com o teor de Mg do solo pesquisado. Essa técnica possibilitou a criação de duas zonas específicas de manejo do pH do solo intimamente associadas à referida produtividade. A obtenção de duas zonas específicas de manejo ratificou a importância da agricultura de precisão, frente ao aumento da produtividade de laranja, pois, mantendo-se as duas zonas específicas de manejo obtidas, a produtividade global da área seria de 16,91 t ha-1. Contudo, proporcionando-se condições ótimas de pH do solo àquela de maior acidez, poder-se-ia obter incremento de 7,58 t ha-1 na produtividade de frutos, alcançando a média global de 24,49 t ha-1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ALVES, Maíra Hilgemberg, and Vanderlei MANIESI. "SUBDOMÍNIOS HIDROGEOLÓGICOS DO AQUÍFERO POROSO DE PORTO VELHO, RONDÔNIA, BRASIL." Geosciences = Geociências 37, no. 3 (September 27, 2018): 611–26. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v37i3.12255.

Full text
Abstract:
Estudos hidrogeológicos foram desenvolvidos na zona urbana da cidade de Porto Velho, Rondônia, que compreende um sistema hidrogeológico poroso, heterogêneo e anisotrópico, possuindo propriedades de aquíferos livres, bem como semiconfinados quando envoltos por aquitardo. Constitui-se por coberturas cenozoicas com espessura média de 61,8 metros que sobrepõe às rochas granitoides do embasamento regional. A estratigrafia de 189 poços tubulares de captação de água subterrânea possibilitou a identificação do domínio hidrogeológico poroso e seus subdomínios laterítico e sedimentar. O subdomínio laterítico (materiais do perfil laterítico) possui produtividade baixa a muito baixa e vazão específica média de 0,26 m³/h/m. No subdomínio sedimentar (depósitos sedimentares), foram identificadas as zonas hidrogeológicas aluvionar, aquitardo e sedimentos indiferenciados. A zona aluvionar denota produtividade alta a muito alta (vazão específica média de 11,4 m³/h/m) e localiza-se na porção leste da área de estudo. Por outro lado, a zona aquitardo apresenta produtividade muito baixa (vazão específica média de 0,39 m³/h/m) e localiza-se nas proximidades de drenagens, e a zona sedimentos indiferenciados corresponde a maior parte da área de estudo e exibe uma produtividade moderada a baixa (vazão específica média de 1,9 m³/h/m).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guimarães, Paula de Souza, Maria Elisa Ayres Guidetti Zagatto Paterniani, Reginaldo Roberto Lüders, Anete Pereira de Souza, Prianda Rios Laborda, and Karine Miranda Oliveira. "Correlação da heterose de híbridos de milho com divergência genética entre linhagens." Pesquisa Agropecuária Brasileira 42, no. 6 (June 2007): 811–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2007000600007.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade de híbridos simples de milho obtidos de cruzamentos dialélicos entre linhagens divergentes, estimar a capacidade de combinação das linhagens e confirmar se a divergência genética entre as linhagens, obtida por marcadores moleculares, é correlacionada com a heterose dos híbridos simples no campo. Trinta e seis híbridos resultantes do dialelo parcial e as 12 linhagens parentais foram avaliadas em Campinas em blocos ao acaso, com três repetições e duas testemunhas. A capacidade de combinação das linhagens foi estimada de acordo com o modelo 4 de Griffing. Estimaram-se a correlação matricial, mediante a estatística de Mantel, entre heterose, produtividade e capacidade específica de combinação com divergência genética por AFLP e SSR. Destacou-se o híbrido PM518 x L111 e as linhagens PM518, IP4035 e L111 apresentaram efeitos positivos da capacidade geral de combinação. As estimativas de heterose variaram de 927 a 6.698 kg ha-1. Houve correlação entre heterose e divergência genética por AFLP e SSR. No entanto, a divergência genética não foi suficiente para determinar a capacidade específica de combinação nem a produtividade dos híbridos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves, Bruno Henrique, and Ely Francina Tannuri de Oliveira. "Sociologia de Bourdieu: avaliação da produção científica dos pesquisadores de produtividade em pesquisa em Ciência da Informação." Em Questão 26, no. 3 (September 16, 2020): 121–45. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245263.121-145.

Full text
Abstract:
O campo científico da Ciência da Informação é um espaço hierarquizado de posições e formado por relações objetivas. Esta pesquisa objetivou compreender a geração e construção do conhecimento dos pesquisadores de produtividade em pesquisa em Ciência da Informação. De forma específica, propõe-se a apresentar os pesquisadores de produtividade em pesquisa em Ciência da Informação e agrupar os diferentes artigos produzidos por eles, segundo os temas dos Grupos de Trabalhos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação. Como procedimento, a população da pesquisa foi constituída por um total de 47 pesquisadores de produtividade em pesquisa em Ciência da Informação, no primeiro quinquênio 2005-2009, e 56, no segundo quinquênio 2010-2014. Utilizou-se um total de 317 artigos completos publicados em periódicos, no primeiro quinquênio, e 597, no segundo quinquênio. Esses artigos foram utilizados para desenvolver os agrupamentos com base nos temas dos 11 Grupos de Trabalhos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e para gerar as redes two-mode por meio do software Ucinet. Como resultado, identificou-se que a construção do trabalho científico visa estabelecer um conhecimento adequado para orientar o funcionamento desse trabalho a partir das relações objetivas apresentadas pelos pesquisadores. Como conclusão, pode-se destacar que os pesquisadores de produtividade em pesquisa em Ciência da Informação, envolvidos nesse jogo de poder, têm interesses específicos definidos pela lógica do jogo, ou seja, sempre há competição e disputas por troféus, como, por exemplo, na disputa dos melhores trabalhos, na disputa pela coordenação científica, entre outras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Braga, Luciana Sampaio, Carmen Flores-Mendoza, Sabrina Martins Barroso, Renata Silva Saldanha, Mariana Teles Santos, Claudia Terumi Akama, and Michele Cristiane Reis. "Diferenças de sexo em uma habilidade cognitiva específica e na produção científica." Psico-USF 19, no. 3 (December 2014): 477–87. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712014019003010.

Full text
Abstract:
O presente estudo visou investigar dois aspectos relacionados às diferenças de sexo: o desempenho de universitários no teste Matrizes Progressivas de Raven-Escala Avançada e a análise da autoria por sexos de artigos publicados em revistas de impacto. Para tanto, avaliou-se o desempenho de 547 estudantes de diferentes cursos universitários e contabilizou-se a autoria principal de 12.797 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais no período de 2000 a 2010. Os resultados mostraram diferenças significativas a favor do sexo masculino no teste Raven para a amostra geral e para os cursos de Engenharia, Medicina e Psicologia. Na análise da produtividade científica, constatou-se predominância de autoria principal do sexo masculino para três áreas do conhecimento (Humanas, Biológicas e Exatas). Os resultados sugeriram diferenças na especialização cognitiva entre os sexos, que podem ser expressas tanto nas habilidades de raciocínio visuoespacial quanto na produção científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferreira, Roberto do Nascimento, Antônio Carlos dos Santos, Ana Lúcia Miranda Lopes, Luiz Gustavo Camarano Nazareth, and Reinaldo Aparecida Fonseca. "Governança corporativa, eficiência, produtividade e desempenho." RAM. Revista de Administração Mackenzie 14, no. 4 (August 2013): 134–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712013000400006.

Full text
Abstract:
Há um grande número de pesquisas cujo objetivo principal é a busca por uma relação empírica entre governança corporativa e desempenho. Os estudos que visam demonstrar essa relação caracterizam-se pela utilização de indicadores contábeis e indicadores de análise de ações, conjugados com o uso de métodos econométricos. No entanto, existem sugestões para que se estabeleçam medidas alternativas de desempenho, como a utilização de análises não paramétricas. Mensurar o desempenho com o uso de outras técnicas de análise, para avaliar a relação entre governança corporativa e desempenho, representa uma contribuição relevante para esse campo de estudo. Por meio da utilização da técnica não paramétrica da análise envoltória de dados, o objetivo principal deste trabalho é verificar se existem diferenças entre a eficiência técnica e a produtividade de empresas dos segmentos de governança corporativa com a eficiência técnica e a produtividade de empresas de outros segmentos da Bovespa. A aplicação do teste t de diferença de médias demonstrou que não há diferenças estatisticamente significativas entre os escores de eficiências técnica dos grupos de empresas com e sem governança. No entanto, nos anos de 2008 e 2009 as empresas com ações negociadas em outros segmentos da Bovespa apresentaram um melhor nível de eficiência técnica. Resultados semelhantes foram verificados com o índice de produtividade de Malmquist. Com a finalidade de estabelecer parâmetros na comparação do desempenho obtido por meio dos escores de eficiência, foram analisadas as métricas tradicionais de mensuração do valor, Q de Tobin e Valor da Empresa. Observou-se, nos três anos analisados, que o valor de mercado das empresas dos segmentos de governança corporativa é inferior ao das empresas de outros segmentos de negociação de ações. Esta pesquisa avança em relação a contribuições anteriores por ter como foco a determinação do desempenho, também, por meio da mensuração da eficiência técnica e do crescimento da produtividade. Os resultados permitem um novo ângulo de análise na avaliação das empresas, de forma específica para a adoção de boas práticas de governança corporativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dartora, Janaína, Vandeir Francisco Guimarães, Márcia de Moraes Echer, Daiana Raquel Pauletti, and Deniele Marini. "Análise de crescimento e produtividade do pak choi cultivado sob diferentes doses de nitrogênio." Revista Ceres 60, no. 4 (August 2013): 498–504. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-737x2013000400008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de diferentes doses de nitrogênio no crescimento e produtividade do pak choi. O experimento foi conduzido, em cultivo protegido, de outubro a novembro de 2007, em Marechal Cândido Rondon, PR. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com cinco tratamentos (0, 60, 105, 150 e 195 kg ha-1 de N) e quatro repetições. O nitrogênio foi aplicado em três diferentes épocas (transplantio, 7 e 14 dias após o transplantio). Foram realizadas cinco coletas das plantas, semanalmente, avaliando-se a produção de massa da matéria seca e área foliar, para obtenção das taxas de crescimento absoluto e relativo, taxa assimilatória líquida, razão de área foliar e área foliar específica. Na colheita, foram avaliados altura da planta, diâmetro e matéria fresca da parte aérea e produtividade. Incrementos na adubação nitrogenada até a dose de 195 kg ha-1 proporcionam incrementos no crescimento e produtividade do pak choi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sá, Marcos Aurélio Carolino de, João de Deus Gomes dos Santos Junior, Claudio Alberto Bento Franz, and Thomaz Adolpho Rein. "Qualidade física do solo e produtividade da cana-de-açúcar com uso da escarificação entre linhas de plantio." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 9 (September 2016): 1610–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900061.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da escarificação entre linhas sobre o crescimento de raízes, a compactação do solo e a produtividade de soqueiras de cana-de-açúcar no Cerrado. O estudo foi conduzido por cinco anos, de 2009 a 2013, em Latossolo Vermelho acriférrico típico, de textura muito argilosa, no Município de Bom Jesus de Goiás, GO. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso com dois tratamentos, com e sem escarificação, e quatro repetições. Foram avaliados: produtividade de colmos e de açúcar; densidade do solo; grau de compactação; intervalo hídrico ótimo; e massa de raízes. A escarificação do solo não afetou a produtividade de colmos ou a de açúcar, a massa específica de raízes e nem atributos físicos do solo. A densidade crítica do solo para o crescimento de raízes foi de 1,33 g cm-3, que corresponde a um grau de compactação de 87,9%. A resistência do solo crítica à penetração de raízes é de 3,8 MPa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gonçalves, João Guilherme Ribeiro, Alisson Fernando Chiorato, Daiana Alves da Silva, José Antonio de Fátima Esteves, Fátima Bosetti, and Sérgio Augusto Morais Carbonell. "Análise da capacidade combinatória em feijoeiro comum submetido ao déficit hídrico." Bragantia 74, no. 2 (April 2015): 149–55. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4499.0345.

Full text
Abstract:
O trabalho teve como objetivo estudar o comportamento de genitores de feijoeiro para compor um programa de melhoramento visando à tolerância à seca. A capacidade geral e específica de combinação das cultivares foram avaliadas utilizando genitores identificados como tolerantes à seca (BAT 477 e SEA 5), genitores desenvolvidos pelo Instituto Agronômico – IAC (IAC Alvorada e IAC Carioca Tybatã) e suas progênies, oriundas de um dialelo completo, incluindo os recíprocos. A semeadura foi realizada em solo, usando delineamento de blocos casualizados com três repetições, tanto para o experimento com irrigação como para o experimento com déficit hídrico, aplicado a partir do pré-florescimento. As plantas submetidas ao déficit hídrico permaneceram nessa condição por um período de 30 dias. Foram avaliados caracteres fisiológicos, morfológicos, componentes de produção e produtividade de grãos, observando-se a presença de efeitos aditivos e não aditivos no controle das características, além de indicar que os genitores empregados no estudo contribuíram de forma diferenciada nos cruzamentos de que participaram. Considerando o déficit hídrico na pré-floração, os genitores SEA 5 e IAC Alvorada apresentaram efeitos positivos quanto à capacidade geral de combinação para os caracteres produtividade e massa de mil grãos, enquanto o genitor SEA 5 também destacou-se com efeito positivo em relação ao número de sementes por vagem, sugerindo o incremento para essas características nos cruzamentos dos quais participaram. O cruzamento SEA 5 × IAC Alvorada destacou-se para a característica produtividade de grãos por apresentar maior efeito positivo para capacidade específica de combinação e por ter como genitores as cultivares que apresentaram valores positivos para capacidade geral de combinação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Produtividade específica"

1

Ramirez, Jorge Luis Mejia. "Condições edafoclimáticas na produtividade e massa específica de madeira de eucalipto." Universidade Federal de Viçosa, 2013. http://locus.ufv.br/handle/123456789/3668.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-26T13:23:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1113635 bytes, checksum: b8aef25a6a094f3a901ad781dc51e11f (MD5) Previous issue date: 2013-10-10
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This study analyzed the productivity and wood properties of two urograndis hybrid clones for energy production. Two genetic materials were compared and are represented by (P+), higher production, and (P-), lower production. Trials took place in two climatically contrasting areas of of southern Bahia, Brazil. Samples were collected at ages 24, 48, and 72 months. Six replicates were analyzed. In each sampled plant, disks were removed at 0, 25, 50, 75 and 100% of the commercial height of the trunk for analysis of Specific Mass (ME) and Power Calorific Value (PCS). ME was determined by removing the two sampled wedges diametrically opposite of each disks, and the PCS was determined with sawdust taken from the unused part of the disk. The Dry Mass (MS) per hectare was calculated with the values of Mean Annual Increment (IMA) and ME. The potential energy per hectare was calculated using PCS and MS values. Ecophysiological modeling was used to simulate the variation of the energy production of genetic materials for different rainfall conditions, alternating wet and dry periods during the development cycle of crops. Area East (AL) received an annual rainfall of 1,500 mm while area West (AO) only received 1,000 mm. Results showed an inverse relationship between IMA and ME. The results show clone P+ having the highest potential for biomass production and energy per hectare, but the clone P- show larger values of gross calorific value and density. This verifies that the clone with better yield is not always the one that gives the best woody characteristics to be used as energy. Despite Area East (AL) having higher water availability throughout the year, the highest biomass productivity and energy per hectare was collected in Area West (AO). Moreover, higher density values were observed in Area West (AO). This study shows selection of genetic material was more important than location to achieve higher productivity and wood quality. The study still accounts for the influence of environmental conditions , regardless of the genetic potential of each material. The 3-PG model satisfactorily simulated the IMA and the ME, making it possible to identify the range of variation of the energy potential due to climatic variations between the sites. We conclude that rainfall is the main factor that limits the mean annual growth and therefore, the energy potential. When the last three years happens less than in the first three years rainfall, a limiting occurs in the accumulation of biomass.
Este trabalho teve como objetivo principal analisar a influência das condições climáticas sobre a produtividade e as propriedades da madeira de dois clones híbridos do urograndis para produção de energia em duas áreas do extremo Sul da Bahia. Utilizou-se também a modelagem ecofisiológica para simular a variação da produção de energia dos materiais genéticos estudados para distintas condições de precipitação pluvial, alternando períodos secos e úmidos durante o ciclo de desenvolvimento dos plantios. O experimento foi desenvolvido em duas áreas climaticamente contrastantes do extremo Sul da Bahia, área Leste (AL) e Oeste (AO), sendo a primeira com maior índice de sítio com total anual de chuva de 1.500 mm e a segunda com reduzida chuva total de 1.000 mm. Em cada área foram coletadas árvores de dois clones híbridos de urograndis, com diferentes potenciais produtivos, para três distintas idades (24, 48 e 72 meses) e, seis repetições. Em cada planta amostrada foram retirados discos a 0, 25, 50, 75 e 100 % da altura comercial do tronco para as análises da ME e PCS. A MS por hectare foi calculada com os resultados de IMA e ME, e o potencial energético por hectare foi calculada com base nos resultados de PCS e MS. Utilizou-se o modelo 3-PG após realizada sua parametrização, calibração e validação com dados biométricos obtidos em inventário florestal realizados para as áreas e clones de estudo. Os resultados mostraram a mesma tendência verificada em outros estudos, em que é observada uma relação inversa entre IMA e ME. O clone menos produtivo (P-) obteve melhores propriedades da madeira para fins energéticos que o clone mais produtivo (P+), enquanto que o clone P+ mostrou maior potencial produtivo. Por outro lado, a área leste, apesar de apresentar a maior disponibilidade hídrica ao longo do ano, a maior produtividade de biomassa e energia por hectare foi mostrada na área com maior restrição hídrica. De igual forma, os maiores valores de Massa Específica foram verificados na mesma área. Assim, para obter uma maior produtividade e qualidade da madeira é mais importante à seleção do material genético que a localização da área, mas sem desmerecer a influencia das condições edafoclimáticas sobre o potencial genético de cada material. O modelo 3-PG simulou satisfatoriamente o IMA e a ME, sendo possível identificar a amplitude de variação do potencial energético em função das variações climáticas entre diferentes cenários simulados. A precipitação pluvial é o fator que mais limita o incremento médio anual e, por conseguinte o potencial energético. Quando nos três últimos anos de idade acontece uma precipitação pluvial menor que nos três primeiros anos, ocorre um limitante no acumulo de biomassa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Marcos Honorato da. "Estrutura e produtividade da comunidade fitoplanctônica de um estuário tropical (Sirinhaém, Pernambuco, Brasil)." Universidade Federal de Pernambuco, 2009. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8210.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T22:58:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo1449_1.pdf: 1957099 bytes, checksum: 5372a86dad7eef0cdab8068f19a203f2 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2009
O estuário do rio Sirinhaém, situado no município de Sirinhaém, litoral sul do estado de Pernambuco (8°34 -8°37 S e 35º04 -35°01 W), foi investigado com o objetivo de inventariar a comunidade fitoplanctônica, avaliando a sua capacidade produtiva, a dinâmica espaçotemporal e as principais variáveis ambientais que interferem na sua composição. As coletas dos parâmetros hidrológicos e biológicos foram realizadas mensalmente no período de julho/05 a junho/06, em três pontos fixos, abrangendo dois ciclos de marés (baixa-mar e preamar) em diferentes períodos sazonais (estiagem e chuvoso). Foram aferidos in situ dados sobre as variáveis abióticas: profundidade local, temperatura e transparência da água; concomitantemente, foram coletadas amostras de água, com garrafa oceanográfica do tipo Nansen, para análise da salinidade, do pH, do oxigênio dissolvido, do material em suspensão, dos sais nutrientes e, com garrafa de Kitahara, para clorofila a e produção fitoplanctônica. As amostras do fitoplâncton foram coletadas através de arrasto superficial horizontal com duração de 3 minutos, utilizando uma rede de plâncton (64m de abertura de malha), e posteriormente, fixadas com formol neutralizado a 4%. As marés apresentaram diferenças significativas, destacando-se: a salinidade, a transparência da água, o oxigênio dissolvido, a taxa de saturação do oxigênio e o pH na preamar, e o nitrato, o material em suspensão e a biomassa fitoplanctônica na baixa-mar. Sazonalmente, a transparência e a temperatura da água foram significativas no período de estiagem e o oxigênio dissolvido, a taxa de saturação de oxigênio, os sais nutrientes, o material em suspensão e a biomassa, no período chuvoso. O ambiente variou de limnético a eualino, sendo verticalmente homogêneo, com trechos de zona poluída a supersaturada, e a biomassa juntamente com a produção fitoplanctônica caracterizaram o ambiente como eutrófico. Foram inventariados 180 táxons, distribuídos entre diatomáceas, clorofíceas, dinoflagelados, cianobactérias, euglenofíceas e rodofíceas, em ordem de riqueza taxonômica e abundância, destacando-se como dominante e/ou frequente as espécies Bacillaria paxillifera (O. F. Müller) Hendey, Chaetoceros sp., Cerataulus turgidus Ehrenberg, Coscinodiscus oculus-iridis Ehrenberg, Terpsinoe musica Ehrenberg, Synedra sp., Oedogonium sp. e Pleodorina sp. A riqueza taxonômica não variou sazonalmente, sendo observadas variações espaciais. A presença de espécies marinhas eurialinas foi significativa (42,47%), seguidas das oligoalinas (25,34%) e estuarinas (7,53%). Através da análise das componentes principais, foi possível constatar que o ciclo de maré e a salinidade contribuíram para a complexidade ambiental, sendo os principais condicionantes para os parâmetros hidrológicos e a distribuição da composição fitoplanctônica. A diversidade específica, cujos valores foram considerados altos (>2,5) na maioria das amostras, demonstrou uma distribuição homogênea das populações e uma heterogeneidade fortemente influenciada pelos fluxos limnético e marinho. Os dados obtidos das variáveis ambientais indicadoras da qualidade da água (oxigênio dissolvido e nutrientes), dos parâmetros biológicos (composição, biomassa e produção fitoplanctônica), além dos índices de diversidade específica, demonstraram que a área estudada vem sofrendo impactos que são minimizados pela ação da maré
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Campoe, Otávio Camargo. "Ecologia da produção e da competição intra-específica do Eucalyptus grandis ao longo de um gradiente de produtividade no estado de São Paulo." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11150/tde-17042012-105858/.

Full text
Abstract:
A produtividade dos plantios de eucalipto no Brasil apresentou ganhos significativos nas últimas décadas devido a avanços em melhoramento genético e silvicultura. Contudo, a produção de madeira representa apenas uma fração da produtividade primária bruta (GPP). Avaliar fluxos e partição de carbono (C) entre os diferentes componentes da floresta, e estudar o uso e a eficiência de uso dos recursos disponíveis é essencial para compreender os mecanismos que controlam a produtividade de plantios intensivamente manejados. O estudo quantificou os fluxos e partição de C e a eficiência de uso da luz para a produção de lenho (LUE) em 12 parcelas em um gradiente natural de produtividade, durante o sétimo ano de um plantio comercial de Eucalyptus grandis. Nessas mesmas parcelas, na escala da árvore, foram avaliadas a dominância do crescimento, produção de lenho e LUE, identificando a representatividade de árvores dominantes e suprimidas na produtividade do povoamento. O estudo do balanço de C e a aplicação da teoria da ecologia da produção em diferentes escalas objetivaram ampliar o conhecimento sobre os processos que governam a produtividade florestal. A heterogeneidade espacial dos atributos do solo e a topografia da área experimental influenciaram fortemente os fluxos componentes da GPP e sua partição, gerando um gradiente de produtividade. A produtividade de lenho variou de 554 gC m-2 ano-1 na parcela com menor GPP a 923 gC m-2 ano-1 na parcela com maior GPP. O fluxo de C para o solo variou de 497 gC m-2 ano-1 a 1235 gC m-2 ano-1 sem relação significativa com GPP. A partição do GPP para produção de lenho aumentou de 0,19 a 0,23, com tendência de aumento com o GPP (R2=0,30, p=0,07). A LUE aumentou em 66% (de 0,25 gC MJ-1 para 0,42 gC MJ-1) com a GPP, como resultado da elevação do fluxo e partição de C para produção de lenho. Ao longo do gradiente de produtividade, parcelas com alta eficiência quântica do dossel também mostraram alta LUE. A dominância do crescimento entre árvores teve forte impacto sobre a produtividade do povoamento. As 20% maiores árvores apresentaram em média 38% da biomassa de lenho e representaram 47% da produção de lenho. Características das folhas sugeriram que a maior produtividade de árvores dominantes, em relação às suprimidas, pode resultar de diferenças no controle estomático e não na capacidade fotossintética. A ecologia da produção na escala da árvore mostrou que os indivíduos dominantes produziram mais madeira por terem absorvido mais radiação e pela maior eficiência do uso da luz, comparativamente às árvores suprimidas. Em média, uma árvore suprimida cresceu 1,2 kg ano-1 de lenho, absorveu 2,9 GJ ano-1 de radiação e teve uma LUE de 0,4 g MJ-1. Já uma dominante cresceu 37 kg ano-1, absorveu 38 GJ ano-1 com mais que o dobro da eficiência (1,01 g MJ-1). Estudos sobre o balanço de carbono e ecologia da produção em diferentes escalas são essenciais para aperfeiçoar o conhecimento sobre os processos que controlam a produtividade de madeira e a fixação de carbono, e aprimorar os modelos ecofisiológicos.
The productivity of the eucalypt plantations in Brazil showed significant increase over the last decades, due to improvement in breeding and silviculture. However, wood production represents only a fraction of the gross primary production (GPP). Assessing carbon (C) fluxes and partitioning among forest components, and evaluate use and use efficiency of the available resources is essential to understand mechanisms driving productivity of intensively managed plantations. The study quantified fluxes and partitioning of C and light use efficiency for stem production (LUE) in 12 plots across a natural gradient of productivity during the seventh year of a commercial Eucalyptus grandis. Within these plots, at tree level, were evaluated growth dominance, stem production and LUE, identifying representativeness of dominant and suppressed trees to stand productivity. The study of C budget and the application of the production ecology theory at different levels aimed increase the knowledge about the processes driving forest productivity. The spatial heterogeneity of soil attributes and topography across the experimental site strongly influenced the component fluxes of GPP and partitioning, generating a gradient of productivity. Stem production ranged from 554 gC m-2 year-1 at the lowest GPP plot to 923 gC m-2 year-1 at the highest GPP plot. Total below ground carbon flux (TBCF) ranged from 497 g C m-2 year-1 to 1235 g C m-2 year-1, with no relationship to ANPP or GPP. Stem NPP:GPP partitioning ratio increased from 0.19 to 0.23 showing a trend of increase with GPP (R2=0.30, p=0.07). LUE increased by 66% (from 0.25 gC MJ-1 to 0.42 gC MJ-1) with GPP, as a result of the increased C partitioned and flux to stem NPP. Across the gradient of productivity, plots with the highest canopy quantum efficiency also showed the highest LUE. Growth dominance between trees showed a strong impact on stand productivity. The 20% larger trees accounted for 38% of stem biomass and represented 47% stem production. Leaf characteristics suggested that dominant trees were more productive, in relation to suppressed, may result in differences on stomatal control and not on photosynthetic capacity. The production ecology at tree level showed that dominant trees produced more wood by absorbing more radiation and due to higher light use efficiency, comparing to suppressed trees. On average, a suppressed tree grew 1,2 kg year-1 of stem, absorbed 2,9 GJ year-1 of radiation with a LUE of 0.4 g MJ-1. Although, a dominant grew 37 kg year-1 of stem, absorbed 38 GJ year-1 of radiation with the double of efficiency (1.01 g MJ-1). Studies regarding carbon balance and production ecology at different levels are essential to improve the knowledge on processes controlling wood production and carbon uptake, and develop ecophysiological models.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Calado, Maria da Luz Jeremias Cardinha do Maio. "Riqueza específica e produtividade de carpóforos de fungos epígeos em montado de sobreiro (Quercus Suber L.) no Sul de Portugal: relação com factores microambientais." Master's thesis, Universidade de Évora, 2007. http://hdl.handle.net/10174/16832.

Full text
Abstract:
Pretendeu-se com o presente estudo caracterizar a comunidade de macrofungos num ecossistema de montado de sobro (Quercus suber L.) e avaliar as condições microambientais que favorecem a sua presença e frutificação. Selecionaram-se quatro parcelas de amostragem com diferentes estratégias de gestão, em relação à estratificação do coberto vegetal e à intensidade de pastoreio. A amostragem de carpóforos realizou-se durante um período de frutificação (2005-2006). A riqueza específica de macrofungos (59 espécies) e a dominância das espécies sapróbias (76 %) resultaram, provavelmente, da interação entre as condições climáticas e a configuração espacial deste sistema. A comparação entre as parcelas evidenciou a importância das particularidades microambientais na presença e abundância de diferentes grupos tróficos. Os resultados permitiram definir estratégias de gestão do ecossistema, numa perspetiva sustentável, que irão favorecer as espécies micorrízicas, assegurando, simultaneamente, a proteção e sanidade dos hospedeiros, a maximização da qualidade dos seus subprodutos e a provável frutificação de cogumelos comestíveis, que constituirá uma mais-valia adicional. /ABSTRACT - The aim of the present study was the characterization of macro-fungal communities in a cork oak (Quercus suber L.) montado (open forest) ecosystem and to evaluate micro-environmental conditions that favour occurrence and fructification of those communities. Four sampling plots were selected with different management strategies, in terms of system stratification and Iivestock pressure. Sporocarp sampling was performed during one fructification period (2005-2006). Species richness (59 macrofungi) and the dominance of saprobic species (76 %) may be related to unfavorable conditions resulting from interaction between climatic conditions and the spatial configuration of this ecosystem. Comparison between sampling plots showed distinct proportions of trophic groups, suggesting that particular micro-environmental conditions influence colonization and fructification of macro-fungal communities. Sustainable ecosystem management should focus more on favoring ECM species, assuring simultaneously host protection and health, the maximization of sub-products quality (cork and acorn) and the probable fructification of edible sporocarps with high economic and gastronomic value.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hörbe, Tiago de Andrade Neves. "Distribuição espacial de plantas na fileira e sua relação com a produtividade da cultura do milho." Universidade Federal de Santa Maria, 2015. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3365.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Decreased variability in the distribution of plants on line and increased nitrogen fertilization efficiency are important order management for high yields in corn. The objective of this study was to evaluate the quality of sowing provided by two types of planting the spatial arrangement of plants and quantify the effect of spacing error between plants in plant vigor and productivity of maize and also the efficient use of dose nitrogen variable (DVN) in the different cultivation systems. The study was conducted in Carazinho-RS in the agricultural years 2012/13 (Experiment I) and 2013/14 (Experiment II) with the treatments: a) mechanical seeder feeder with horizontal discs (SM); b) air seeder and seeds organizer (SP); c) air seeder and seeds organizer coupled to tractor with autopilot and RTK signal (SPP). The study was conducted in macro plots of 6,600 and 990m2 for the experiments I and II respectively and in micro plots for the study plant to plant with plots of 5.4 m2. Still, a case study was directed in the form of transects of 5 plants which investigated the effect of spacing error between plants vigor and productivity of the crop. The evaluation of DVN efficiency was held in Experiment II area, the main tracks for cultivation systems, the DVN and the fixed dose of nitrogen (DFN) divided into the main tracks. The sowing quality was affected by the type of seed feeder and had no effect on the use of the autopilot, and the best distribution obtained in treating SP, with a CV of 25.4 and 19.7% for the experiments I and II respectively. The best spatial arrangement of plants in the SP in relation to MS, with a reduction of approximately 16% in the CV spacing between plants in both experiments in the macro share resulted in an increase of 12.5 and 6.8% in productivity, respectively. Furthermore, the use of autopilot and RTK signal (SPP) increased by 7% relative to the productivity SP in the first experiment. In the study of micro plots, which was evaluating the individual productivity of plants in the planting line, the SP there was only 2% of plants with lower productivity at 8,500 kg ha-1 for the first trial and 10% below 6500 kg ha-1 to II. Already, in the SM the frequency of plants below these productivity was approximately 18% in both experiments, and these results attributed to higher occurrence of dominated plants, which was justified in force assessments plant by NDVI through the uniformity of assessment and of the highest rates in the SP relative to the SM. In the study of DVN in Experiment II, the negative effect that has an unusual distribution of plants was minimized by DVN, however when associated with a more uniform distribution of plants in an environment with greater productive capacity, even in a year with restrictions water productivity is enhanced. In the investigation of error in the distribution of plants through the case study, it was found that the NDVI indices and grain yield are negatively affected for every 10% increase in CV, and the decrease in productivity of 1,356 and 815 kg ha -1 for experiment I and II, respectively, demonstrating the importance of the distribution of the plants near the equidistance lines.
A diminuição da variabilidade na distribuição de plantas na fileira e o aumento da eficiência da fertilização nitrogenada são importantes visando o manejo para altas produtividades na cultura do milho. Objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade de semeadura proporcionada por dois sistemas de semeadora no arranjo espacial de plantas e quantificar o efeito do erro de espaçamento entre plantas na fileira no vigor de planta e na produtividade do milho e ainda a eficiência da utilização da dose variável de nitrogênio (DVN) nos diferentes sistemas de semeadora. O estudo foi desenvolvido em Carazinho-RS nos anos agrícolas 2012/13 (Experimento I) e 2013/14 (Experimento II) sendo os tratamentos: a) semeadora com sistema mecânica e dosador em discos horizontais (SM); b) semeadora com sistema pneumática e organizador de sementes (SP); c) semeadora com sistema pneumático e organizador de sementes acoplado a trator com piloto automático e sinal RTK (SPP). O estudo foi conduzido em parcelas principais de 6.600 e 990m2 para os experimentos I e II, respectivamente e em sub parcelas visando o estudo planta a planta com parcelas de 4,05 m2. Ainda, um estudo de caso foi direcionado na forma de transectos de 5 plantas onde investigou-se o efeito do erro de espaçamento entre plantas na fileira no vigor e na produtividade da cultura. A avaliação da eficiência da DVN foi realizada na área do Experimento II, sendo as faixas principais para os sistemas de semeadora e a DVN e a dose fixa de nitrogênio (DFN) subdividas nas faixas principais. A qualidade de semeadura foi afetada pelo sistema da semeadora não tendo sido observado efeito da utilização do piloto automático, sendo a melhor distribuição obtida no tratamento SP, com um CV de 25,4 e 19,7 % para os experimentos I e II, respectivamente. O melhor arranjo espacial de plantas no SP em relação ao SM, com uma redução de aproximadamente 16 pontos percentuais no CV do espaçamento entre as plantas para os dois experimentos na parcela principal, resultou em incremento de 12,5 e 6,8% na produtividade, respectivamente. Além disso, o uso de piloto automático e sinal RTK (SPP) incrementou em 7 % a produtividade em relação ao SP no primeiro experimento. No estudo em sub parcelas, no qual foi avaliando a produtividade individual de plantas ao longo da fileira de semeadura, no SP observou-se apenas 2% das plantas com produtividade inferior a 8.500 kg ha-1 para o experimento I e 10% abaixo de 6.500 kg ha-1 para o II. Já, no SM a frequência das plantas abaixo destas produtividades foi de aproximadamente 18% para os dois experimentos, sendo estes resultados atribuídos a maior ocorrência de plantas dominadas, o que se justificou nas avaliações de vigor de planta pelo índice de vegetação por diferença normaliza (NDVI), através da uniformidade das avaliações e dos maiores índices no SP em relação ao SM. No estudo da DVN no Experimento II, o efeito negativo que se tem com uma distribuição irregular de plantas foi minimizado pela DVN, no entanto quando associado a uma distribuição de plantas mais uniforme em um ambiente com capacidade produtiva maior, mesmo em um ano com restrições hídricas a produtividade é potencializada. Na investigação do erro na distribuição de plantas através do estudo de caso, constatou-se que os índices de NDVI e a produtividade do milho são afetados negativamente para cada 10% de aumento no CV, sendo o decréscimo na produtividade de 1.356 e 815 kg ha-1 para o experimento I e II, respectivamente, demonstrando-se a importância da distribuição das plantas próximo da equidistância nas fileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Iraline Brum de. "Respostas de pastagem natural, localizada em área da depressão central do Rio Grande do Sul, à adubação e à disponibilidade hídrica." Universidade Federal de Santa Maria, 2008. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10715.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This study was conducted in the city of Restinga Sêca, RS, with the objective to analyze the productivity, quality, botanical composition and biological characteristics of native pasture in response to fertilization and water availability. The fertilization increased native pastures productivity. The dry matter total accumulation rate, at dry or wet area, both fertilized, was 102 kg/ha/day. In the same areas, not fertilized, was 47 and 41 kg/ha/day, respectively. For green matter, the fertilization also increased the productivity, reaching accumulation rates of 70 and 93 kg/ha/day for dry and wet areas, respectively. In these not fertilized areas, the rates were 29 and 25 kg/ha/day. Furthermore, increased nitrogen and crude protein rates in plant tissues and mineral matter quantity in the plots. Water availability influenced on pasture components, as the water availability was increased, lower amount of components such as strait leaf, broad leaf and legumes and higher amount of neutral detergent fiber in tissues were observed, especially in spring period. Fertilization as well as water availability decreased the wealth of species, causing domination of some species already adapted to these conditions. Two functional groups were formed with vegetal biological characteristics, a group of capture of resources, with a high specific leaf area (SLA) (26) and low dry matter content (DMC) (234), composed by Paspalum pumilum, Paspalum urvillei, Paspalum pauciciliatum, Axonopus affinis and Setaria glauca. The other group is the conservation of resources, low SLA (21) and high DMC (323), composed by Paspalum notatum and Andropogon lateralis.
O presente trabalho foi realizado em área de pastagem natural no município de Restinga Sêca, RS, e teve como objetivos analisar a produtividade, qualidade, composição botânica e os atributos biológicos vegetais da pastagem natural em resposta à adubação e à disponibilidade hídrica. A adubação aumentou a produtividade da pastagem nativa. A taxa de acúmulo de MS Total tanto na área seca como na úmida, ambas adubadas foi de 102 kg/ha/dia. Nas mesmas áreas, não-adubadas, foi de 47 e 41 kg/ha/dia, respectivamente. Com relação ao material verde, a adubação também aumentou a produtividade chegando a taxas de acúmulo diária de 70 e 93 kg/ha para área seca e úmida, respectivamente, nessas áreas não-adubadas, as taxas foram de 29 e 25 kg/ha/dia. Além disso, aumentou o índice de nitrogênio e de PB nos tecidos vegetais e a quantidade de MM nas parcelas. A disponibilidade hídrica influenciou nos componentes da pastagem, quanto maior a disponibilidade de água, menor a quantidade de componentes como folha estreita, folha larga e leguminosas e maior a quantidade de FDN nos tecidos, principalmente no período de primavera. Tanto a adubação como a maior disponibilidade hídrica diminuíram a riqueza de espécies, fazendo com que algumas espécies adaptadas a essas condições dominassem a comunidade. Formaram-se dois grupos funcionais a partir dos atributos biológicos vegetais, um grupo de captura de recursos, com alta AFE (26) e baixo TMS (234), onde fazem parte as espécies Paspalum pumilum, Paspalum urvillei, Paspalum pauciciliatum, Axonopus affinis e Setaria glauca. O outro grupo é de conservação de recursos, com baixa AFE (21) e alto TMS (323), onde Paspalum notatum e Andropogon lateralis foram as espécies agrupadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carmo, Danilo Almeida Baldo do [UNESP]. "Cor do solo na caracterização de áreas específicas de manejo para cultura do café." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/121987.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-09T12:28:15Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-07-16Bitstream added on 2015-04-09T12:47:54Z : No. of bitstreams: 1 000812368.pdf: 1406545 bytes, checksum: c5877aa78c4079320d4f37dcf28893fb (MD5)
O avanço no conhecimento dos atributos do solo entusiasmará de maneira satisfatória o resultado final das atividades agrícolas, tanto no potencial produtivo, quanto nos valores agregados ao produto final. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a cor do solo obtida pela espectroscopia de reflectância difusa - VIS-NIR, para o mapeamento de áreas específicas de manejo na cultura do café. O experimento foi conduzido em uma área de 39 ha com cultivo de café, localizada no município de Matão, sudoeste do Estado de São Paulo. A área estava sobre o cultivo de café variedade Coffea arabic L. (IAC Catuai Amarelo – 62). Para a instalação do experimento, foram utilizadas plantas com 7 anos de idade, em um espaçamento de plantio de 3,5 × 0,50 metros. Os pontos amostrais para análises de solo e planta foram realizados com intervalo regular, usando entre os pontos 45 m, o que totalizou 173 pontos na área total. As coletas de solos foram retiradas na profundidade de 0,0 – 0,20 m. Deste solo coletado, foi retirado 0,5 g, que foi moído e seco ao ar, determinando, assim, os valores de reflectância difusa na faixa de 380 a 780 nm, obtendo-se posteriormente os valores do matiz, valor e croma que promoveram juntos o resultado do índice de avermelhamento. Os valores de cada atributo foram correlacionados às variáveis produtiva e qualitativa da planta. Diante disso, os resultados manifestaram a existência de correlações com atributos da planta, indicando então que os constituintes da cor podem ser utilizados como preditores das variáveis analisadas
The advance in the knowledge of the soil attributes enthused satisfactorily the end result of agricultural activities, both in productive potential, as well as the aggregated values to final product. Thus, objective of this study was to evaluate the color of the soil obtained by diffuse reflectance spectroscopy - VIS-NIR, for the mapping of specific areas of management in coffee culture. The experiment was carried out in an area of 39 ha with cultivation of coffee, located in the city of Chichester, south west of the State of Sao Paulo. The area was on the cultivation of coffee variety Coffea arabic L. (IAC Yellow Catuai-62 variety). For the installation of the experiment, plants were used with 7 years of age, in a planting spacing of 3.5 x 0.50 m. The sampling points for analysis of soil and plant analyzes were carried out with regular interval, using between points 45 m, which totaled 173 points in total area. The samples of soil were taken from a depth of 0.0 - 0.20 m. Of this collected soil, was removed from 0.5 g, which was crushed and dried in air, thus determining the values of diffuse reflectance in the range of 380 to 780 nm, obtaining values of hue, value and chroma that promoted together the result of redness index. The values of each attribute were correlated to variables productive and qualitative of the plant. Moreover, the results showed the existence of correlations with attributes of the plant, indicating that the constituents of color can be used as predictors of the analyzed variables
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carmo, Danilo Almeida Baldo do. "Cor do solo na caracterização de áreas específicas de manejo para cultura do café /." Jaboticabal, 2014. http://hdl.handle.net/11449/121987.

Full text
Abstract:
Orientador: José Marques Junior
Banca: Marcos Omir Marques
Banca: Zigomar Menezes de Souza
Resumo: O avanço no conhecimento dos atributos do solo entusiasmará de maneira satisfatória o resultado final das atividades agrícolas, tanto no potencial produtivo, quanto nos valores agregados ao produto final. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a cor do solo obtida pela espectroscopia de reflectância difusa - VIS-NIR, para o mapeamento de áreas específicas de manejo na cultura do café. O experimento foi conduzido em uma área de 39 ha com cultivo de café, localizada no município de Matão, sudoeste do Estado de São Paulo. A área estava sobre o cultivo de café variedade Coffea arabic L. (IAC Catuai Amarelo - 62). Para a instalação do experimento, foram utilizadas plantas com 7 anos de idade, em um espaçamento de plantio de 3,5 × 0,50 metros. Os pontos amostrais para análises de solo e planta foram realizados com intervalo regular, usando entre os pontos 45 m, o que totalizou 173 pontos na área total. As coletas de solos foram retiradas na profundidade de 0,0 - 0,20 m. Deste solo coletado, foi retirado 0,5 g, que foi moído e seco ao ar, determinando, assim, os valores de reflectância difusa na faixa de 380 a 780 nm, obtendo-se posteriormente os valores do matiz, valor e croma que promoveram juntos o resultado do índice de avermelhamento. Os valores de cada atributo foram correlacionados às variáveis produtiva e qualitativa da planta. Diante disso, os resultados manifestaram a existência de correlações com atributos da planta, indicando então que os constituintes da cor podem ser utilizados como preditores das variáveis analisadas
Abstract: The advance in the knowledge of the soil attributes enthused satisfactorily the end result of agricultural activities, both in productive potential, as well as the aggregated values to final product. Thus, objective of this study was to evaluate the color of the soil obtained by diffuse reflectance spectroscopy - VIS-NIR, for the mapping of specific areas of management in coffee culture. The experiment was carried out in an area of 39 ha with cultivation of coffee, located in the city of Chichester, south west of the State of Sao Paulo. The area was on the cultivation of coffee variety Coffea arabic L. (IAC Yellow Catuai-62 variety). For the installation of the experiment, plants were used with 7 years of age, in a planting spacing of 3.5 x 0.50 m. The sampling points for analysis of soil and plant analyzes were carried out with regular interval, using between points 45 m, which totaled 173 points in total area. The samples of soil were taken from a depth of 0.0 - 0.20 m. Of this collected soil, was removed from 0.5 g, which was crushed and dried in air, thus determining the values of diffuse reflectance in the range of 380 to 780 nm, obtaining values of hue, value and chroma that promoted together the result of redness index. The values of each attribute were correlated to variables productive and qualitative of the plant. Moreover, the results showed the existence of correlations with attributes of the plant, indicating that the constituents of color can be used as predictors of the analyzed variables
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rodrigues, Marcos Sales [UNESP]. "Análise espacial e temporal de atributos do solo e da produtividade das culturas visando manejo específico em áreas agrícolas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/105122.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:37Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-03-21Bitstream added on 2014-06-13T21:06:39Z : No. of bitstreams: 1 rodrigues_ms_dr_jabo.pdf: 890787 bytes, checksum: 9448ffeb8773fbaf66de6a6ed200fc3f (MD5)
Os atributos do solo e a produtividade das culturas podem variar no tempo e no espaço, assim como suas relações de causa/efeito. O presente trabalho objetivou analisar atributos do solo e da produtividade das culturas visando o manejo específico de áreas agrícolas. Para isto, foram utilizadas três ferramentas: uso de modelos de regressão espaço-temporal para entendimento da relação entre atributos do solo e produtividade do milho; uso de algoritmo de agrupamento 'fuzzy c-means' para delineamento de zonas homogêneas de manejo; e uso de um sensor de pH do solo em tempo real. Os dois primeiros estudos foram realizados em Jaboticabal, SP. Foram avaliados a produtividade de milho e os atributos químicos e físicos do solo de seis anos agrícolas entre os anos de 2001 a 2010. O primeiro estudo avaliou quatro modelos de regressão os quais foram: mínimos quadrados ordinários; mínimos quadrados generalizados assumindo heteroscedasticidade; modelo espacial e temporal, assumindo homocedasticidade; e modelo espacial e temporal, assumindo heteroscedasticidade. Verificou-se que o modelo espacial e temporal, assumindo heteroscedasticidade foi superior aos demais e que a acidez do solo (pH) foi o fator que mais influenciou a variabilidade da produtividade de milho em todos os anos agrícolas. No segundo estudo, verificou-se que o uso de algoritmo de agrupamento fuzzy c-means' foi eficiente para delinear zonas homogêneas de manejo, quando foi considerada a variabilidade espacial e temporal dos atributos do solo e da produtividade de milho. O terceiro estudo foi conduzido em três campos de produção agrícola nos EUA, e o objetivo foi avaliar o sensor de pH em tempo real Veris (MSP)® em Kentucky, avaliando a acurácia das medidas de pH, 'buffer pH' e a necessidade de calagem usando técnicas analíticas e propondo um...
Soil attributes and crop yield may vary over space and time as well as their cause-effect relationships. Therefore, the objectives of this study were analyze soil attributes and crop yield to apply site-specific management on crop fields, in this regard, it was used three techniques, which were: models that accounted for spatial-temporal autocorrelation to evaluate the relationship between corn yield and soil attributes; identify management zones using fuzzy c-means clustering analysis based on the spatial and temporal variability of soil attributes and corn yield, and use the Veris (MSP)® on-the-go soil sensing system to lime requirement recommendation. The first two studies were carried out in Jaboticabal, SP, Brazil. Soil chemical and physical attributes were measured between 2001 and 2010 year. Ordinary least square, generalized least squares assuming heteroscedasticity, spatial-temporal least squares assuming homoscedasticity, and spatial-temporal model assuming heteroscedasticity analyses were used to estimate corn yield in the first study. The spatial and temporal autocorrelation assuming heteroscedasticity was superior to the other studied model for prediction and soil acidity (pH) was the factor that most influenced corn yield over time in this study. In the second study, which the fuzzy c-means cluster analysis based on the spatial and temporal variability of soil attributes and corn yield was used, it was observed that this technique was efficient to delineate management zones. The third study was carried out in three crop fields in Kentucky, EUA, and it aimed to evaluate the Veris on-the-go pH sensor system for soil pH management by assessing the accuracy of soil pH measurements and associated spatial predictions of buffer pH, and lime requirement proposed a new method for correcting interpolation... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rodrigues, Marcos Sales. "Análise espacial e temporal de atributos do solo e da produtividade das culturas visando manejo específico em áreas agrícolas /." Jaboticabal, 2013. http://hdl.handle.net/11449/105122.

Full text
Abstract:
Orientador: José Eduardo Corá
Coorientador: Thomas Mueller
Banca: Carlos Eduardo Angeli Furlani
Banca: Rouverson Pereira da Silva
Banca: Luciano Shozo Shiratsuchi
Banca: Gláucia de Mello Pelá
Resumo: Os atributos do solo e a produtividade das culturas podem variar no tempo e no espaço, assim como suas relações de causa/efeito. O presente trabalho objetivou analisar atributos do solo e da produtividade das culturas visando o manejo específico de áreas agrícolas. Para isto, foram utilizadas três ferramentas: uso de modelos de regressão espaço-temporal para entendimento da relação entre atributos do solo e produtividade do milho; uso de algoritmo de agrupamento 'fuzzy c-means' para delineamento de zonas homogêneas de manejo; e uso de um sensor de pH do solo em tempo real. Os dois primeiros estudos foram realizados em Jaboticabal, SP. Foram avaliados a produtividade de milho e os atributos químicos e físicos do solo de seis anos agrícolas entre os anos de 2001 a 2010. O primeiro estudo avaliou quatro modelos de regressão os quais foram: mínimos quadrados ordinários; mínimos quadrados generalizados assumindo heteroscedasticidade; modelo espacial e temporal, assumindo homocedasticidade; e modelo espacial e temporal, assumindo heteroscedasticidade. Verificou-se que o modelo espacial e temporal, assumindo heteroscedasticidade foi superior aos demais e que a acidez do solo (pH) foi o fator que mais influenciou a variabilidade da produtividade de milho em todos os anos agrícolas. No segundo estudo, verificou-se que o uso de algoritmo de agrupamento "fuzzy c-means' foi eficiente para delinear zonas homogêneas de manejo, quando foi considerada a variabilidade espacial e temporal dos atributos do solo e da produtividade de milho. O terceiro estudo foi conduzido em três campos de produção agrícola nos EUA, e o objetivo foi avaliar o sensor de pH em tempo real Veris (MSP)® em Kentucky, avaliando a acurácia das medidas de pH, 'buffer pH' e a necessidade de calagem usando técnicas analíticas e propondo um... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Soil attributes and crop yield may vary over space and time as well as their cause-effect relationships. Therefore, the objectives of this study were analyze soil attributes and crop yield to apply site-specific management on crop fields, in this regard, it was used three techniques, which were: models that accounted for spatial-temporal autocorrelation to evaluate the relationship between corn yield and soil attributes; identify management zones using fuzzy c-means clustering analysis based on the spatial and temporal variability of soil attributes and corn yield, and use the Veris (MSP)® on-the-go soil sensing system to lime requirement recommendation. The first two studies were carried out in Jaboticabal, SP, Brazil. Soil chemical and physical attributes were measured between 2001 and 2010 year. Ordinary least square, generalized least squares assuming heteroscedasticity, spatial-temporal least squares assuming homoscedasticity, and spatial-temporal model assuming heteroscedasticity analyses were used to estimate corn yield in the first study. The spatial and temporal autocorrelation assuming heteroscedasticity was superior to the other studied model for prediction and soil acidity (pH) was the factor that most influenced corn yield over time in this study. In the second study, which the fuzzy c-means cluster analysis based on the spatial and temporal variability of soil attributes and corn yield was used, it was observed that this technique was efficient to delineate management zones. The third study was carried out in three crop fields in Kentucky, EUA, and it aimed to evaluate the Veris on-the-go pH sensor system for soil pH management by assessing the accuracy of soil pH measurements and associated spatial predictions of buffer pH, and lime requirement proposed a new method for correcting interpolation... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Produtividade específica"

1

Farias, Emilly da Silva, Murilo Sousa Ramos, João Batista Lopes da Silva, and Wanderley de Jesus Souza. "DESENVOLVIMENTO E PRODUTIVIDADES ESPECÍFICAS DO CAPIM ELEFANTE CV. PIONEIRO EM CULTIVO DE SEQUEIRO." In Competência Técnica e Responsabilidade Social e Ambiental nas Ciências Agrárias 3, 37–42. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4312022016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Produtividade específica"

1

Covre, Vanderlene, Carla Lima Reis, and Eloi Luiz Favero. "Metodologia para Implementação do MPS.BR Utilizando o Ambiente WebAPSEE." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2008. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2008.15542.

Full text
Abstract:
Uma série de iniciativas para melhoria de processo de software surgiu recentemente visando melhorar a qualidade e a produtividade em organizações de desenvolvimento de software. Alguns modelos e normas, tais como os modelos IDEAL e MPS.BR são exemplos dessas iniciativas. Neste contexto, o presente trabalho propõe uma metodologia para a implementação do modelo MPS.BR baseada no modelo de implantação IDEAL, através de uma ferramenta específica, chamada WebAPSEE. Atualmente, esta metodologia encontra-se em validação, com resultados parciais, em uma organização de desenvolvimento de software. O artigo apresenta a metodologia e discute seus principais resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nunes, Elaine Duarte, Ana Regina Rocha, and Gleison Santos. "Definição de Processos de Aquisição de Software com Uso de Abordagem baseada em Reutilização." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2012. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2012.15323.

Full text
Abstract:
As organizações precisam ser capazes de evoluir em qualidade e produtividade, reduzindo custos e ganhando competitividade. Muitas vezes as organizações são obrigadas a adotarem uma estratégia baseada na terceirização de parte de suas atividades de desenvolvimento. No entanto, a falta de processos adequados pode ser uma das causas para o insucesso de projetos que envolvam aquisição de software. Este artigo apresenta uma abordagem para definição de processos de aquisição de software baseado no uso de uma linha de processo de software (LPS) específica para aquisição.Com o uso desta abordagem, espera-se facilitar a definição de processos e a reutilização do conhecimento modelado na linha de processos, além de minimizar os problemas gerados quando se adquire software e de apoiar as organizações a executarem a aquisição de software de forma mais adequada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Câmara, Rayanne Rhayse Dantas, Caroliny Azevedo Gonçalo Silva, and Josyanne Pinto Giesta. "Fabricação digital e BIM." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.317.

Full text
Abstract:
O setor da construção civil ainda apresenta um cenário de mão de obra pouco especializada, predominantemente artesanal, e está entre os setores que menos investe no uso de tecnologias para ganho de produtividade. A fabricação digital, que já é amplamente utilizada na manufatura, está ganhando espaço para soluções da construção civil. Além de reduzir desperdícios de materiais na construção, o uso da tecnologia proporciona maior liberdade arquitetônica para projetar estruturas com geometrias complexas e difíceis de executar (KHOSHNEVIS, 2004). Os métodos mais utilizados para esta finalidade incluem os sistemas subtrativo, que usa solução de desbaste por fresas que se movem automaticamente; conformativo, que utiliza um molde versátil capaz de se adaptar a diferentes formas; e o sistema aditivo, em que camadas de material são sobrepostas sucessivamente (CAMPOS e LOPES, 2017). A Modelagem da Informação da Construção (BIM) tem como produto uma representação digital das características físicas e funcionais de uma instalação e seus componentes (STEHLING e RUSCHEL, 2015). Tendo em vista que a metodologia BIM e a fabricação digital têm, como ponto em comum, a modelagem em ambiente virtual de algo a ser executado fisicamente, procurou-se identificar se as duas tecnologias estão sendo abordadas associadamente dentro do ensino local, de maneira que isto permitisse conhecer o contexto para melhor planejar uma disciplina do curso de pós graduação em BIM de uma universidade privada. Desse modo, este trabalho tem como objetivo: 1) mapear as experiências da fabricação digital no estado do Rio Grande do Norte; 2) analisar as experiências de ensino, aprendizagem e sua prática associada ao uso da metodologia BIM; e 3) direcionar o planejamento de disciplina a ser ministrada na pós-graduação de BIM da Universidade Potiguar. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa através de uma entrevista estruturada, tendo como base um questionário elaborado na plataforma do Google Forms, com foco no público que já teve alguma experiência no assunto, seja profissional ou educacional. O formulário continha algumas perguntas em que era possível marcar mais de uma opção e foi estruturado em três seções que tratavam, respectivamente, sobre: 1) O entrevistado e a instituição de ensino, que identifica o perfil do voluntário e de que maneira teve contato com o assunto; 2) Prototipagem e fabricação digital, que descreve como se deu a experiência com relação ao setor aplicado, o método de fabricação, o tipo de impressão, o formato de arquivo ideal, o tipo de material e o software utilizado; 3) BIM e fabricação digital, que identifica se o entrevistado conhece o termo BIM, se aplicou as duas tecnologias associadas e um possível relato sobre a experiência prática. Além de conhecer o cenário do ensino desta temática no estado do Rio Grande do Norte, a pesquisa teve a finalidade de orientar o planejamento de uma disciplina que será ministrada no curso de pós-graduação em BIM da Universidade Potiguar, com carga horária de vinte horas, em caráter obrigatório para obtenção do título de especialista, na qual abordará a fabricação digital e internet das coisas. O curso se destina a profissionais da indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO), e a disciplina de que se trata busca agregar conteúdo de inovação à grade do curso, de maneira a fomentar a propagação de novas possibilidades que podem beneficiar o setor da construção civil, promovendo o ganho de produtividade, por exemplo. A intenção era obter informações de experiências práticas com o propósito de mostrar, na sala de aula, a forma que está sendo desenvolvida a fabricação digital associada ao BIM para a construção civil no mercado local. Dessa forma, as respostas foram analisadas e reunidas em alguns gráficos representativos que estão demonstrados no pôster desta publicação. Referente ao perfil, percebeu-se que grande parte dos entrevistados teve experiência com o tema dentro das universidades, através da graduação ou do mestrado, somando 44% do total. Vale destacar que 25% procurou cursos livres para estudar o tema, tendo os demais conhecido o assunto por meio de curso técnico, pós-graduação e pesquisa independente. Também foi possível observar que 32% teve o conteúdo abordado em ações extracurriculares, 27% estudou dentro de alguma disciplina do curso e 41% corresponde a quem teve experiência profissional, em projeto de pesquisa ou acadêmico e estágio. A maioria dos entrevistados, não teve uma experiência prática de fabricação, dos que praticaram, 53% empregou o sistema ativo, 29% utilizou o sistema subtrativo, e 18% o conformativo. Destas vivências, 50% executou a fabricação por meio de impressora em pórtico sob trilhos, e 50%, utilizou impressoras cartesianas e de coordenadas polares ou de filamento, e o formato de arquivo ideal, segundo os voluntários, seria o STL. Em geral, dos materiais utilizados para impressão, destacaram-se mais os polímeros e em seguida materiais cimentícios. Além disso, um relato livre chamou atenção: um grupo de profissionais de engenharia civil do estado executou a primeira casa impressa em 3D do Brasil, em escala real. Neste caso, realizou-se a impressão das paredes com geometria similar a blocos de concreto, utilizando argamassa de alta resistência específica para impressão, que pode executar até 12m² por hora. Sem dúvidas, isto mostra que é possível aplicar a fabricação digital na construção civil para ganho de produtividade. Outro ponto interessante é que, dos entrevistados, 97,1% afirmaram já conhecer o termo BIM, e pelo menos 44% utilizaram um software BIM na modelagem do projeto. No que diz respeito aos cuidados com a modelagem, esta é diretamente ligada ao método da fabricação, material, tempo e limitações específicas da máquina utilizada. Em um dos casos relatados, foi realizada a impressão com material polimérico de um prédio em escala reduzida, para fins ilustrativos, sendo necessário aumentar a espessura das paredes para que fosse possível imprimir na escala desejada. Dessa forma, entendeu-se que a modelagem depende dos fins da fabricação, assim como, foi possível compreender melhor o uso do BIM associado a fabricação digital e auxiliar o planejamento da disciplina a ser ministrada. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/RKWCAiDivN4
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Vinícius Bueno da, Belmiro Saburo Shimada, and Gabriel Candido. "OS COMPONENTES DE PRODUÇÃO E OS ASPECTOS FISIOLÓGICOS DA PLANTA." In I Congresso Nacional de Ciências Agrárias On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1615.

Full text
Abstract:
Introdução: A produtividade agrícola está sujeita aos efeitos de fatores ambientais e do manejo das plantas, e esses fatores ocasionam mudanças na produção vegetal em função do tempo, e contribuem nos diferentes órgãos das plantas, afetando os componentes de produção da planta, que vai alterar a produtividade final da cultura. Objetivos: O objetivo deste trabalho é realizar uma breve revisão de literatura sobre os componentes de produção e os aspectos fisiológicos da planta, caracterizando e descrevendo sobre cada um deles e a sua importância em um sistema de produção agrícola. Material e métodos: O presente estudo foi realizado com base na revisão de literatura os componentes de produção e os aspectos fisiológicos da planta, para mostrar a relação dos componentes de produção e a resposta de fisiológica da planta sobre a produção. Resultados: Os componentes de produção da planta são influenciados pelos fatores de manejo da área agrícola, condições climáticas, manejo da cultura, fertilidade do solo e práticas agrícolas, sendo descrito como um conjunto de fatores aplicados nas áreas de produção, buscando sempre altos rendimentos econômicos. Desse modo, os componentes da produção e/ou produtividade são definidos durante o desenvolvimento da planta, como o número de espigas por planta no milho, a quantidade de vagens por planta no feijão, entre outros, e esses componentes são afetados pelo manejo, lembrando que para cada cultura pode ser avaliado o componente de produção específico. Entretanto a planta interage com o sistema ao todo e os componentes do rendimento são determinados pelo genótipo da planta, pelo seu potencial fisiológico, que sofrerá influência das condições ambientais do ciclo da cultura, das práticas fitotécnicas adotadas durante a implantação do sistema de produção, pela condução da lavoura, além do nível tecnológico utilizado pelo agricultor, com isso, demonstra-se a relação da resposta fisiológica da planta sobre os componentes de produção. Conclusão: Os componentes de produção são afetados pelos fatores ambientais e o manejo da cultura, e sua produção está relacionada á resposta fisiológica da planta, que poderá ser positiva ou negativa em relação ao aumento da produtividade da planta, demonstrando sua importância na produtividade final da cultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Herden, Adriana, Maria Madalena Dias, Sheila Reinehr, and Andreia Malucelli. "UPKDD: Processo de Software para Aplicações de Tecnologias Analíticas e Centradas em Objetivos de Descoberta de Conhecimento." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2011. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2011.15404.

Full text
Abstract:
Cada vez mais os processos de desenvolvimento de engenharia de software abordam aspectos relacionados à interação com o usuário, aos mecanismos que aumentem a produtividade e que ajudem a estimar de maneira mais realista orçamentos e prazos. O processo unificado de desenvolvimento de software (Unified Process - UP), além de propor soluções para esses problemas, também é considerado um framework de processo para ser personalizado, conforme necessidades da aplicação. Assim sendo, este artigo apresenta uma adaptação do UP, em uma perspectiva transformacional inerente ao UP, com ênfase nas necessidades específicas do desenvolvimento de sistemas de descoberta de conhecimento em banco de dados. O processo proposto, denominado de UPKDD, foi avaliado utilizando o método de avaliação experimental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Amanda Corrêa dos, and Michelle Helena Nervo. "A MÚSICA EM SALA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DOS SONS COMO IMPULSO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1272.

Full text
Abstract:
Introdução: O processo de aprender é um ponto de individualidade para cada aluno. Ou seja, a cada indivíduo, cabe cuidadosamente suas necessidades particulares para o sucesso na construção do ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a música pode ser um instrumento de fácil acesso para apoiar o objetivo da escolarização em todos os seus níveis. Promovendo a integração social entre crianças, a psicopedagogia musical pode e deve ser aplicada nas salas de aula e, ainda, como método terapêutico para suprir lacunas de desenvolvimento cognitivo e comportamental dos alunos. Objetivos: O objetivo do estudo é caracterizar o uso dos sons como método docente para aperfeiçoamento da produtividade escolar. Materiais e métodos: O levantamento de dados foi realizado através de revisão bibliográfica de 1998 até 2021. A coleta das informações se deu em busca de artigos científicos disponíveis em plataformas on-line e impressos, bem como a utilização da literatura disponível em bibliotecas. Resultados: Caracterizamos a transmissão sonora como uma importante ferramenta no mundo pedagógico. Sendo assim, a psicopedagogia musical é utilizada para promover um aperfeiçoamento das capacitações desenvolvidas em diferentes anos, desde a alfabetização até a vida acadêmica de graduação. A prática pode ser aplicada de formas diferentes, correspondendo às necessidades específicas de cada turma ou aluno. Tendo finalidade de capacitar os mesmos a usarem melhor as diferentes áreas do cérebro, bem como, promover a socialização entre grupos, preparando alunos de comportamento mais isolados ao entrosamento com o meio social. Conclusão: Tendo de forma tão acessível esse recurso, é excepcional a promoção e capacitação de professores para o uso da metodologia. Cada vez mais, somos capazes de explorar as disfunções mentais do ser humano. Assim, principalmente para as crianças, temos o dever de proporcionar as melhores condições ambientais e neurológicas para que possam desempenhar o seu desenvolvimento cognitivo, social e psíquico da melhor forma possível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Da Silva, Cleber Dos Santos Medeiros, and Antonio Marcos Massao Hachisuca. "Estudo e desenvolvimento do módulo de gerenciamento de missões pré-programadas na plataforma SmartFarm utilizando VANTs." In Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/latinoware.2019.10346.

Full text
Abstract:
Cresce o número de produtores e empresas de alimentos que utilizam sistemas baseados em Agricultura de Precisão (AP), para melhorar sua produtividade, seus produtos e os seus meios de produção. Utilizando componentes como sensores, para aquisição de informações, robôs na automação de tarefas, máquinas inteligentes e Veículos aéreos Não Tripulados (VANTs), também conhecidos como drones, para aquisição de imagens da lavoura. Surge a necessidade de armazenar, processar e gerenciar dados produzidos em uma fazenda, possibilitando a criação de uma plataforma computacional para gerenciamento destas informações, introduzindo ao conceito de uma fazenda digital (Smart Farm). Empresas e agricultores começam a considerar o uso de robôs para a automação de tarefas agrícolas. O uso de VANTs com avançados sensores e captura de imagens, relativamente baratos, estão criando novas formas de aumentar os lucros e reduzir os danos à produção. Drones estão ganhando espaço no mercado civil, empresas como Intel, Qualcomm, Microsoft, Apple já investiram em 2017, mais de US$500 milhões nesta área. Nos últimos anos, está crescendo a procura pela utilização de drones no sensoriamento remoto. O mapeamento aéreo de propriedades agrícolas tem como resultado, um meio de estimar a produção atual, monitorando o progresso ao longo do tempo. Nesse contexto, surge o projeto Smart Farm, com o objetivo de gerenciar e processar informações oriundas de sensores, ou imagens de um drone. Um módulo nesta plataforma consiste na criação de missões para captura de imagens da lavoura, ou em pontos específicos da propriedade. Assim, foi desenvolvido uma arquitetura contendo uma a plataforma web, APIs e um aplicativo capaz de controlar drones da empresa Dà-Jiāng Innovations (DJI), com base em seu SDK mobile. Utilizando o GPS, Google Maps e o SDK é possível criar uma missão pré-programada, no qual o drone seguirá pontos capturando imagens em diferentes ângulos e direções para pós processamento destas imagens na plataforma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Miguel José, António Bettencourt Ribeiro, and Fernando Garrido Branco. "Estratégias de mitigação da retração em betões autocompactáveis." In HAC2018 - V Congreso Iberoamericano de Hormigón Autocompactable y Hormigones Especiales. Valencia: Universitat Politècnica València, 2018. http://dx.doi.org/10.4995/hac2018.2018.5191.

Full text
Abstract:
Grande parte dos avanços verificados nos últimos anos na tecnologia do betão prendem-se com o uso de betões com muito baixas relações água/ligante. Nestes betões a retração total e, em particular, a retração autogénea tornaram-se fatores dominantes. A retração autogénea é já considerada como o “Tendão de Aquiles” dos betões de alta resistência/alto desempenho. Os betões autocompactáveis (BAC), devido à utilização de menores dosagens de agregado grosso e de maiores dosagens de pó também são incluídos no mesmo grupo. O BAC apresenta-se atualmente como um material que demonstrou ter um elevado potencial, nas áreas da produtividade, condições de trabalho e até mesmo em matérias resultantes das suas características intrínsecas. Nomeadamente, apresenta propriedades especiais, que justificam a sua preferência em muitas aplicações. No entanto, são conhecidos vários casos de comportamento inadequado, devido principalmente ao comportamento deficiente deste material durante o processo de hidratação e secagem. A retração tem uma importância significativa na conceção, dimensionamento, processo construtivo e comportamento em serviço das estruturas de betão. No entanto, não estão ainda completamente esclarecidos os mecanismos básicos a ela inerentes e a forma como interagem entre si. Os modelos de previsão existentes e exigências normativas específicas não consideram de forma adequada a influência dos fatores existentes. Além disso, a possibilidade de utilização de novos materiais limita fortemente a aplicação do conhecimento existente. Nesse sentido, e de modo contribuir para a resolução de uma das principais desvantagens do material betão autocompactável – a sua elevada retração, foi realizada uma extensa campanha de ensaios em provetes, tendo em vista a avaliação da respetiva retração. Entre outros materiais ou técnicas, foi dada especial importância à utilização de adjuvantes redutores de retração e adições expansivas. Com base nos resultados obtidos nos ensaios realizados, foi possível avaliar a eficiência da utilização dos materiais testados e estabelecer algumas limitações de utilização. Obtiveram-se melhoramentos significativos nas propriedades estudadas, que permitiram formular uma hierarquização das estratégias de mitigação da retração estudadas. Apresentam-se soluções técnicas satisfatórias, em termos de melhoramento de comportamento e viabilidade económica, recorrendo apenas a materiais disponíveis no mercado português. DOI: http://dx.doi.org/10.4995/HAC2018.2018.5191
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Vinícius Carvalho da, Rutiléia De Jesus Paiva, Patrícia Oliveira Santos, Andre Da Luz Freitas, and Iago Castro Da Silva. "O POTENCIAL DA BIORREMEDIAÇÃO BASEADA EM MICROALGAS PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTAMINADOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1343.

Full text
Abstract:
Introdução: A biorremediação baseada em microalgas (BBM) tem sido bastante estudada nas últimas décadas como uma forma para o tratamento de águas residuais, devido a sua compatibilidade ambiental, eficiência de custo e sustentabilidade. Sendo aplicada para remoção de metais pesados, tratamento de esgoto doméstico, efluentes industriais e entre outras aplicações. É interessante destacar a possibilidade da geração de subprodutos através de sua biomassa gerada no fim do processo de biorremediação, como a produção de carotenoides. Dessa forma estudos para a otimização desses processos se torna essencial. Objetivos: Sintetizar em uma revisão bibliográfica sistemática a aplicação e técnicas utilizadas na BBM. Material e métodos: As buscas foram realizadas na base de dados bibliográficas Scopus (Elsevier), correspondendo as palavras chaves "microalgae bioremediation” e "microalgae-based bioremediation". Organizado segundo o método Knowledge Development Process – Constructivist. Sendo selecionados artigos de pesquisa publicados no período de 2017 a 2021. Resultados: Foram encontrados 14 artigos correspondentes a metodologia adotada, sendo 5 deles publicados no ano de 2021. Quanto a eficiência dos processos de BBM podemos observar nos estudos avaliados uma grande variedade de fotobiorreatores distintos, cada um específico para a espécie de microalga e ambiente a serem cultivadas, sendo eles sistemas aberto, fechado, semifechado, com controle de temperatura, aeração e controle de luminosidade, cada parâmetro ajustado para garantir melhor produtividade no experimento. Em todos os casos avaliados notou-se uma redução significativa dos compostos nocivos presentes no efluente contaminado. Para um fotobiorreator tubular horizontal semifechado foi identificada a remoção em média de 88% do ácido acético utilizado com herbicida. Para diminuição do nitrogênio amoniacal, a redução variou entre 70% e 100% e quanto a águas residuais de matadouros, o tratamento apresentou grande capacidade de esgotamento de até 97% da DQO, 99% de nitrogênio e 43% de fósforo. Conclusão: Podemos perceber a o aumento significativo de estudos publicados referentes a (BBM) nos últimos anos, e sua grande eficiência na remoção de compostos indesejáveis, além de gerar subprodutos de valor agregado. Contudo, é uma atividade ainda pouco utilizada pelas indústrias, o que estimula a perseverança em desenvolver experimentos visando a otimização desse processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography