To see the other types of publications on this topic, follow the link: Produtividade específica.

Journal articles on the topic 'Produtividade específica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Produtividade específica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Andrade, Eleonora Alvarenga, and Niro Higuchi. "Produtividade de quatro espécies arbóreas de Terra Firme da Amazônia Central." Acta Amazonica 39, no. 1 (March 2009): 105–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672009000100011.

Full text
Abstract:
A análise da produtividade individual de espécies permite descrever o comportamento das mesmas em ecossistemas florestais. O objetivo deste trabalho foi analisar a produtividade de quatro espécies arbóreas em um período de seis anos (2000-2006) em uma área de terra firme na região de Manaus, AM. A produtividade foi estimada indiretamente por meio da utilização de equações alométricas individuais geradas e dados de inventários florestais. Foram selecionadas Pouteria reticulata Eyma (Sapotaceae), Micrandra siphonioides Benth. (Euphorbiaceae), Protium hebetatum Daly (Burseraceae) e Eschweilera wachenheimii Sand (Lecythidaceae) por apresentarem alto índice de valor de importância na área. As equações foram geradas a partir de um arquivo de dados; devido ao reduzido número de indivíduos por espécie foi necessária a utilização de um método não paramétrico, sendo escolhido o "Jackknife". As equações foram aplicadas às árvores das espécies selecionadas localizadas em duas parcelas permanentes com as informações dos inventários florestais dos anos de 2000, 2002, 2004 e 2006. Os resultados mostram indícios de confiabilidade do método, as equações geradas apresentaram altos valores de coeficiente de determinação (R² > 0,93) e baixos valores de erro padrão da estimativa (s y.x < 0,692), evidenciando sua consistência e precisão. As taxas de produtividade foram específicas para cada espécie, entretanto, o padrão de produtividade das espécies E. wachenheimii, P. reticulata e P. hebetatum foram semelhantes, diferindo da M. siphonioides. A maior produtividade se refere à espécie M. siphonioides e a menor à P. hebetatum. A variação da produtividade intra-específica foi superior à variação inter-específica, com P. reticulata apresentando o maior coeficiente de variação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Nídia Raquel, Morel de Passos e. Carvalho, Edjair Augusto Dal Bem, Flávio Carlos Dalchiavon, and Rudgen Rodrigues Caldas. "Produtividade de laranja correlacionada com atributos químicos do solo visando a zonas específicas de manejo." Pesquisa Agropecuária Tropical 44, no. 4 (December 2014): 391–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-40632014000400001.

Full text
Abstract:
A agricultura de precisão determina o exato manejo da lavoura, tendo como base o mapeamento de zonas específicas de manejo do solo. Assim, tentou-se caracterizar o conceito de zona específica de manejo do solo, pelo emprego de correlações espaciais, usando a cokrigagem ordinária entre a produtividade de laranja Valência e atributos do solo, objetivando selecionar o atributo do solo que mais eficientemente fosse relacionado com o aumento da referida produtividade, em malha geoestatística com 120 pontos amostrais, em 1,65 ha. Os atributos do solo pesquisados foram: P, MO, pH, K+, Ca2+, Mg2+, H++Al3+, S, T e V%. Foram aplicadas aos dados a análise descritiva, correlações de Pearson e análise geoestatística. Assim, a produtividade de laranja resultou em significativas cokrigagens ordinárias, tanto com o pH como com o teor de Mg do solo pesquisado. Essa técnica possibilitou a criação de duas zonas específicas de manejo do pH do solo intimamente associadas à referida produtividade. A obtenção de duas zonas específicas de manejo ratificou a importância da agricultura de precisão, frente ao aumento da produtividade de laranja, pois, mantendo-se as duas zonas específicas de manejo obtidas, a produtividade global da área seria de 16,91 t ha-1. Contudo, proporcionando-se condições ótimas de pH do solo àquela de maior acidez, poder-se-ia obter incremento de 7,58 t ha-1 na produtividade de frutos, alcançando a média global de 24,49 t ha-1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ALVES, Maíra Hilgemberg, and Vanderlei MANIESI. "SUBDOMÍNIOS HIDROGEOLÓGICOS DO AQUÍFERO POROSO DE PORTO VELHO, RONDÔNIA, BRASIL." Geosciences = Geociências 37, no. 3 (September 27, 2018): 611–26. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v37i3.12255.

Full text
Abstract:
Estudos hidrogeológicos foram desenvolvidos na zona urbana da cidade de Porto Velho, Rondônia, que compreende um sistema hidrogeológico poroso, heterogêneo e anisotrópico, possuindo propriedades de aquíferos livres, bem como semiconfinados quando envoltos por aquitardo. Constitui-se por coberturas cenozoicas com espessura média de 61,8 metros que sobrepõe às rochas granitoides do embasamento regional. A estratigrafia de 189 poços tubulares de captação de água subterrânea possibilitou a identificação do domínio hidrogeológico poroso e seus subdomínios laterítico e sedimentar. O subdomínio laterítico (materiais do perfil laterítico) possui produtividade baixa a muito baixa e vazão específica média de 0,26 m³/h/m. No subdomínio sedimentar (depósitos sedimentares), foram identificadas as zonas hidrogeológicas aluvionar, aquitardo e sedimentos indiferenciados. A zona aluvionar denota produtividade alta a muito alta (vazão específica média de 11,4 m³/h/m) e localiza-se na porção leste da área de estudo. Por outro lado, a zona aquitardo apresenta produtividade muito baixa (vazão específica média de 0,39 m³/h/m) e localiza-se nas proximidades de drenagens, e a zona sedimentos indiferenciados corresponde a maior parte da área de estudo e exibe uma produtividade moderada a baixa (vazão específica média de 1,9 m³/h/m).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guimarães, Paula de Souza, Maria Elisa Ayres Guidetti Zagatto Paterniani, Reginaldo Roberto Lüders, Anete Pereira de Souza, Prianda Rios Laborda, and Karine Miranda Oliveira. "Correlação da heterose de híbridos de milho com divergência genética entre linhagens." Pesquisa Agropecuária Brasileira 42, no. 6 (June 2007): 811–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2007000600007.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade de híbridos simples de milho obtidos de cruzamentos dialélicos entre linhagens divergentes, estimar a capacidade de combinação das linhagens e confirmar se a divergência genética entre as linhagens, obtida por marcadores moleculares, é correlacionada com a heterose dos híbridos simples no campo. Trinta e seis híbridos resultantes do dialelo parcial e as 12 linhagens parentais foram avaliadas em Campinas em blocos ao acaso, com três repetições e duas testemunhas. A capacidade de combinação das linhagens foi estimada de acordo com o modelo 4 de Griffing. Estimaram-se a correlação matricial, mediante a estatística de Mantel, entre heterose, produtividade e capacidade específica de combinação com divergência genética por AFLP e SSR. Destacou-se o híbrido PM518 x L111 e as linhagens PM518, IP4035 e L111 apresentaram efeitos positivos da capacidade geral de combinação. As estimativas de heterose variaram de 927 a 6.698 kg ha-1. Houve correlação entre heterose e divergência genética por AFLP e SSR. No entanto, a divergência genética não foi suficiente para determinar a capacidade específica de combinação nem a produtividade dos híbridos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves, Bruno Henrique, and Ely Francina Tannuri de Oliveira. "Sociologia de Bourdieu: avaliação da produção científica dos pesquisadores de produtividade em pesquisa em Ciência da Informação." Em Questão 26, no. 3 (September 16, 2020): 121–45. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245263.121-145.

Full text
Abstract:
O campo científico da Ciência da Informação é um espaço hierarquizado de posições e formado por relações objetivas. Esta pesquisa objetivou compreender a geração e construção do conhecimento dos pesquisadores de produtividade em pesquisa em Ciência da Informação. De forma específica, propõe-se a apresentar os pesquisadores de produtividade em pesquisa em Ciência da Informação e agrupar os diferentes artigos produzidos por eles, segundo os temas dos Grupos de Trabalhos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação. Como procedimento, a população da pesquisa foi constituída por um total de 47 pesquisadores de produtividade em pesquisa em Ciência da Informação, no primeiro quinquênio 2005-2009, e 56, no segundo quinquênio 2010-2014. Utilizou-se um total de 317 artigos completos publicados em periódicos, no primeiro quinquênio, e 597, no segundo quinquênio. Esses artigos foram utilizados para desenvolver os agrupamentos com base nos temas dos 11 Grupos de Trabalhos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e para gerar as redes two-mode por meio do software Ucinet. Como resultado, identificou-se que a construção do trabalho científico visa estabelecer um conhecimento adequado para orientar o funcionamento desse trabalho a partir das relações objetivas apresentadas pelos pesquisadores. Como conclusão, pode-se destacar que os pesquisadores de produtividade em pesquisa em Ciência da Informação, envolvidos nesse jogo de poder, têm interesses específicos definidos pela lógica do jogo, ou seja, sempre há competição e disputas por troféus, como, por exemplo, na disputa dos melhores trabalhos, na disputa pela coordenação científica, entre outras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Braga, Luciana Sampaio, Carmen Flores-Mendoza, Sabrina Martins Barroso, Renata Silva Saldanha, Mariana Teles Santos, Claudia Terumi Akama, and Michele Cristiane Reis. "Diferenças de sexo em uma habilidade cognitiva específica e na produção científica." Psico-USF 19, no. 3 (December 2014): 477–87. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712014019003010.

Full text
Abstract:
O presente estudo visou investigar dois aspectos relacionados às diferenças de sexo: o desempenho de universitários no teste Matrizes Progressivas de Raven-Escala Avançada e a análise da autoria por sexos de artigos publicados em revistas de impacto. Para tanto, avaliou-se o desempenho de 547 estudantes de diferentes cursos universitários e contabilizou-se a autoria principal de 12.797 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais no período de 2000 a 2010. Os resultados mostraram diferenças significativas a favor do sexo masculino no teste Raven para a amostra geral e para os cursos de Engenharia, Medicina e Psicologia. Na análise da produtividade científica, constatou-se predominância de autoria principal do sexo masculino para três áreas do conhecimento (Humanas, Biológicas e Exatas). Os resultados sugeriram diferenças na especialização cognitiva entre os sexos, que podem ser expressas tanto nas habilidades de raciocínio visuoespacial quanto na produção científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferreira, Roberto do Nascimento, Antônio Carlos dos Santos, Ana Lúcia Miranda Lopes, Luiz Gustavo Camarano Nazareth, and Reinaldo Aparecida Fonseca. "Governança corporativa, eficiência, produtividade e desempenho." RAM. Revista de Administração Mackenzie 14, no. 4 (August 2013): 134–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712013000400006.

Full text
Abstract:
Há um grande número de pesquisas cujo objetivo principal é a busca por uma relação empírica entre governança corporativa e desempenho. Os estudos que visam demonstrar essa relação caracterizam-se pela utilização de indicadores contábeis e indicadores de análise de ações, conjugados com o uso de métodos econométricos. No entanto, existem sugestões para que se estabeleçam medidas alternativas de desempenho, como a utilização de análises não paramétricas. Mensurar o desempenho com o uso de outras técnicas de análise, para avaliar a relação entre governança corporativa e desempenho, representa uma contribuição relevante para esse campo de estudo. Por meio da utilização da técnica não paramétrica da análise envoltória de dados, o objetivo principal deste trabalho é verificar se existem diferenças entre a eficiência técnica e a produtividade de empresas dos segmentos de governança corporativa com a eficiência técnica e a produtividade de empresas de outros segmentos da Bovespa. A aplicação do teste t de diferença de médias demonstrou que não há diferenças estatisticamente significativas entre os escores de eficiências técnica dos grupos de empresas com e sem governança. No entanto, nos anos de 2008 e 2009 as empresas com ações negociadas em outros segmentos da Bovespa apresentaram um melhor nível de eficiência técnica. Resultados semelhantes foram verificados com o índice de produtividade de Malmquist. Com a finalidade de estabelecer parâmetros na comparação do desempenho obtido por meio dos escores de eficiência, foram analisadas as métricas tradicionais de mensuração do valor, Q de Tobin e Valor da Empresa. Observou-se, nos três anos analisados, que o valor de mercado das empresas dos segmentos de governança corporativa é inferior ao das empresas de outros segmentos de negociação de ações. Esta pesquisa avança em relação a contribuições anteriores por ter como foco a determinação do desempenho, também, por meio da mensuração da eficiência técnica e do crescimento da produtividade. Os resultados permitem um novo ângulo de análise na avaliação das empresas, de forma específica para a adoção de boas práticas de governança corporativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dartora, Janaína, Vandeir Francisco Guimarães, Márcia de Moraes Echer, Daiana Raquel Pauletti, and Deniele Marini. "Análise de crescimento e produtividade do pak choi cultivado sob diferentes doses de nitrogênio." Revista Ceres 60, no. 4 (August 2013): 498–504. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-737x2013000400008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de diferentes doses de nitrogênio no crescimento e produtividade do pak choi. O experimento foi conduzido, em cultivo protegido, de outubro a novembro de 2007, em Marechal Cândido Rondon, PR. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com cinco tratamentos (0, 60, 105, 150 e 195 kg ha-1 de N) e quatro repetições. O nitrogênio foi aplicado em três diferentes épocas (transplantio, 7 e 14 dias após o transplantio). Foram realizadas cinco coletas das plantas, semanalmente, avaliando-se a produção de massa da matéria seca e área foliar, para obtenção das taxas de crescimento absoluto e relativo, taxa assimilatória líquida, razão de área foliar e área foliar específica. Na colheita, foram avaliados altura da planta, diâmetro e matéria fresca da parte aérea e produtividade. Incrementos na adubação nitrogenada até a dose de 195 kg ha-1 proporcionam incrementos no crescimento e produtividade do pak choi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sá, Marcos Aurélio Carolino de, João de Deus Gomes dos Santos Junior, Claudio Alberto Bento Franz, and Thomaz Adolpho Rein. "Qualidade física do solo e produtividade da cana-de-açúcar com uso da escarificação entre linhas de plantio." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 9 (September 2016): 1610–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900061.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da escarificação entre linhas sobre o crescimento de raízes, a compactação do solo e a produtividade de soqueiras de cana-de-açúcar no Cerrado. O estudo foi conduzido por cinco anos, de 2009 a 2013, em Latossolo Vermelho acriférrico típico, de textura muito argilosa, no Município de Bom Jesus de Goiás, GO. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso com dois tratamentos, com e sem escarificação, e quatro repetições. Foram avaliados: produtividade de colmos e de açúcar; densidade do solo; grau de compactação; intervalo hídrico ótimo; e massa de raízes. A escarificação do solo não afetou a produtividade de colmos ou a de açúcar, a massa específica de raízes e nem atributos físicos do solo. A densidade crítica do solo para o crescimento de raízes foi de 1,33 g cm-3, que corresponde a um grau de compactação de 87,9%. A resistência do solo crítica à penetração de raízes é de 3,8 MPa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gonçalves, João Guilherme Ribeiro, Alisson Fernando Chiorato, Daiana Alves da Silva, José Antonio de Fátima Esteves, Fátima Bosetti, and Sérgio Augusto Morais Carbonell. "Análise da capacidade combinatória em feijoeiro comum submetido ao déficit hídrico." Bragantia 74, no. 2 (April 2015): 149–55. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4499.0345.

Full text
Abstract:
O trabalho teve como objetivo estudar o comportamento de genitores de feijoeiro para compor um programa de melhoramento visando à tolerância à seca. A capacidade geral e específica de combinação das cultivares foram avaliadas utilizando genitores identificados como tolerantes à seca (BAT 477 e SEA 5), genitores desenvolvidos pelo Instituto Agronômico – IAC (IAC Alvorada e IAC Carioca Tybatã) e suas progênies, oriundas de um dialelo completo, incluindo os recíprocos. A semeadura foi realizada em solo, usando delineamento de blocos casualizados com três repetições, tanto para o experimento com irrigação como para o experimento com déficit hídrico, aplicado a partir do pré-florescimento. As plantas submetidas ao déficit hídrico permaneceram nessa condição por um período de 30 dias. Foram avaliados caracteres fisiológicos, morfológicos, componentes de produção e produtividade de grãos, observando-se a presença de efeitos aditivos e não aditivos no controle das características, além de indicar que os genitores empregados no estudo contribuíram de forma diferenciada nos cruzamentos de que participaram. Considerando o déficit hídrico na pré-floração, os genitores SEA 5 e IAC Alvorada apresentaram efeitos positivos quanto à capacidade geral de combinação para os caracteres produtividade e massa de mil grãos, enquanto o genitor SEA 5 também destacou-se com efeito positivo em relação ao número de sementes por vagem, sugerindo o incremento para essas características nos cruzamentos dos quais participaram. O cruzamento SEA 5 × IAC Alvorada destacou-se para a característica produtividade de grãos por apresentar maior efeito positivo para capacidade específica de combinação e por ter como genitores as cultivares que apresentaram valores positivos para capacidade geral de combinação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Paterniani, Maria Elisa Ayres Guidetti Zagatto, Paula de Souza Guimarães, Reginaldo Roberto Lüders, Paulo Boller Gallo, Anete Pereira de Souza, Prianda Rios Laborda, and Karine Miranda Oliveira. "Capacidade combinatória, divergência genética entre linhagens de milho e correlação com heterose." Bragantia 67, no. 3 (2008): 639–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052008000300012.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar o desempenho de híbridos simples de milho (Zea mays L.), obtidos de cruzamentos dialélicos entre linhagens divergentes, estimar a capacidade de combinação das linhagens e verificar se a divergência genética entre as linhagens, obtida por marcadores moleculares, é correlacionada com a heterose dos híbridos simples no campo. Trinta e seis híbridos resultantes de um dialelo parcial foram avaliados em Campinas e em Mococa e as 12 linhagens parentais somente em Campinas, a fim de se calcular a heterose dos híbridos. O delineamento experimental empregado foi o de blocos ao acaso, com três repetições e 2 testemunhas comerciais. Avaliaram-se os caracteres: altura da planta (AP), altura da espiga (AE) e massa de grãos (MG). Análises de variância foram efetuadas, sendo as médias comparadas entre si pelo teste de Tukey a 5%. A capacidade de combinação das linhagens foi obtida de acordo com o método de Geraldi e Miranda Filho. Estimaram-se as correlações entre heterose, produtividade e capacidade específica de combinação com divergência genética obtida por AFLP e SSR. Destacou-se o híbrido PM624 x IP398, e as linhagens VER266 e L105 revelaram efeitos positivos da capacidade de combinação para produtividade. As estimativas de heterose variaram de -559 a 6.320 kg ha-1. Não houve correlação entre heterose, capacidade específica de combinação e produtividade dos híbridos com a distância genética por AFLP e SSR, indicando que não é possível fazer inferências sobre o comportamento dos híbridos de milho a partir da divergência genética entre as linhagens parentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Heider Rodrigo Ferreira, and Paulo Cezar Rezende Fontes. "Adubação potássica e seu efeito residual sobre a produtividade e a qualidade de tubérculos de batata." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 7 (July 2016): 842–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000700007.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi determinar a dose ótima de K e seu efeito residual sobre a produtividade máxima e a qualidade de tubérculos de batata (Solanum tuberosum). O experimento 1 foi realizado em solo com baixo teor de K (38 mg dm-3), em delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições, cujos tratamentos constituíram-se de cinco doses de K - 0, 110, 220, 440 e 880 kg ha-1 de K2O -, na forma de KCl, aplicados em pré-plantio ao sulco. O experimento 2 foi realizado no mesmo local, com o teor residual do fertilizante aplicado no experimento 1. A fertilização potássica e seu efeito residual influenciaram significativamente o número, a produtividade e a matéria seca dos tubérculos. No entanto, altas doses de K reduziram o teor de matéria seca e a gravidade específica dos tubérculos. O teor residual de K não influenciou todos os componentes de produtividade. A dose de máxima eficiência econômica foi 393,5 kg ha-1 de K2O, que propiciou a máxima produtividade de tubérculos comerciais de 36,2 Mg ha-1, no experimento 1, e de 19,6 Mg ha-1, no experimento 2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Bosi, Cristiam, José Ricardo Macedo Pezzopane, Paulo Cesar Sentelhas, Patrícia Menezes Santos, and Maria Luiza Franceschi Nicodemo. "Produtividade e características biométricas do capim-braquiária em sistema silvipastoril." Pesquisa Agropecuária Brasileira 49, no. 6 (June 2014): 449–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2014000600006.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade e as características biométricas do capim-braquiária (Urochloa decumbens) sob pastejo, em sistema silvipastoril. Avaliou-se um sistema com árvores nativas de interesse comercial, plantadas em renques, no sentido norte-sul, espaçados por 17 m. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições e parcelas subdivididas, tendo-se avaliado o ciclo de rebrota da forragem nas parcelas, e a distância desta em relação aos renques, nas subparcelas. Sete ciclos de rebrota foram avaliados, em quatro distâncias dos renques: a 2 e a 6 m do renque leste, e a 2 e a 6 m do renque oeste. Quantificou-se a produtividade de matéria seca, o índice de área foliar (IAF), a área foliar específica (AFE) e a altura das plantas. A produtividade de forragem, nos dois primeiros ciclos, e o IAF, no segundo e no terceiro ciclo, diminuiram com níveis de sombra acima de 39 e 40%, respectivamente. Já a altura de plantas aumentou com sombreamentos superiores a 53%, nos quatro primeiros ciclos; o que também ocorreu com a AFE, com sombreamento superior a 66%, nos três primeiros ciclos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Paterniani, Maria Elisa Ayres Guidetti Zagatto, and Pedro Roberto Furlani. "Tolerância à toxicidade de alumínio de linhagens e híbridos de milho em solução nutritiva." Bragantia 61, no. 1 (April 2002): 11–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052002000100003.

Full text
Abstract:
Avaliaram-se dez linhagens de milho do programa de melhoramento do Instituto Agronômico (IAC), em cruzamentos dialélicos e os 45 híbridos resultantes quanto à tolerância à toxicidade de alumínio em laboratório. Estimou-se a tolerância pelo comprimento líquido da radícula (CLR) de plântulas em solução nutritiva contendo 4,5 mg.L-1 de alumínio, em ensaio sob delineamento experimental de blocos casualizados com quatro repetições, utilizando-se como padrões linhagens sensível e tolerante de IAC Taiúba. Apresentam-se, ainda, resultados da produtividade desses cruzamentos em ensaios de campo. Identificaram-se linhagens que constituem fontes de tolerância (L 06 e L 09) e híbridos tolerantes à toxicidade de alumínio com elevada produtividade em solos corrigidos. Na análise dialélica, o desdobramento dos efeitos de tratamentos, em capacidade geral (CGC) e específica (CEC) de combinação, indicou a predominância de efeitos aditivos na manifestação da tolerância ao alumínio tóxico. Obtiveram-se elevados valores de heterose, indicando a existência de interações não alélicas na manifestação do CLR. O híbrido HS 10X11 (denominado IAC 21) aliou alta produtividade e tolerância ao alumínio, apresentando a maior estimativa da CEC para CLR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Dessart, Rafael Lima, Pedro Antonio Roehe Reginato, Cristiane Heredia Gomes, and Jacson Gosman Gomes De Lima. "Análise da compartimentação estrutural do sistema aquífero embasamento cristalino no município de Bagé (RS) com base no uso de lineamentos (SRTM e magnéticos) e de dados hidrogeológicos." Águas Subterrâneas 34, no. 1 (January 26, 2020): 1–13. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v34i1.29557.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta o estudo de avaliação da compartimentação e do comportamento hidrogeológico do Sistema Aquífero Embasamento Cristalino, no município de Bagé (RS). Para realização desse estudo, foram utilizados dados hidrogeológicos de 174 poços tubulares e dados de lineamentos obtidos de imagens SRTM e de levantamento aerogeofísico. Para realizar a avaliação estrutural da área, foram traçados lineamentos morfoestruturais nas imagens SRTM, em diferentes escalas (1:1.000.000; 1:500.000 e 1:250.000), bem como foram identificadas estruturas por meio da análise e interpretação dos dados aeromagnéticos. Esses dados foram utilizados visando identificar a existência de compartimentos estruturais. Os dados dos poços tubulares foram analisados e utilizados na caracterização hidrogeológica da área de estudo e dos compartimentos estruturais. Os resultados indicaram a ocorrência de cinco estruturas principais, que possuem extensões entre 8,62 e 30km. Com base nessas estruturas, foram definidas cinco zonas (Z1 a Z5) que possuem características distintas. A Zona 1 apresenta os principais trends para N80-90E e N60-70E, capacidade específica de 0,005 m3/h/m e vazão de 0,46 m3/h. Na Zona 2 os principais trends são para N20-30E, N50-60E e N30-40E, a capacidade específica máxima é de 6,93 m3/h/m, com vazão máxima de 16,5 m3/h. Na Zona 3 os trends são N50-60E, N40-50E e N30-40E, com capacidade específica máxima de 3 m3/h/m e vazão máxima de 20,37 m3/h. Na Zona 4 os principais trends são para N70-80E e N20-30E, com capacidade específica máxima de 2,13 m3/h/m e vazão máxima de 12 m3/h. Por fim, na Zona 5 os trends principais são para N70-80E, N20-30E e N00-10W, com capacidade específica máxima de 1,5 m3/h/m e vazão máxima de 30 m3/h. Esses resultados demonstram que a região do município de Bagé se apresenta compartimentada, com zonas apresentando diferentes produtividades e trends estruturais, sendo que a Zona 2 apresenta estruturas que estão associadas a maior produtividade de poços. Assim, a análise de lineamentos magnéticos e morfoestruturais, demonstra ser um estudo que tem importância na avaliação da compartimentação estrutural e hidrogeológica de áreas com ocorrência de aquíferos fraturados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Kostetzer, Vanessa, Rosângela Maria Pinto Moreira, and Josué Maldonado Ferreira. "Cruzamento dialélico parcial entre variedades locais do Paraná e variedades sintéticas de milho." Pesquisa Agropecuária Brasileira 44, no. 9 (September 2009): 1152–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2009000900013.

Full text
Abstract:
Os objetivos deste trabalho foram determinar as capacidades geral e específica de combinação entre variedades locais e sintéticas de milho e identificar cruzamentos que reúnam características de interesse agronômico, com vistas à síntese de variedades. O dialelo parcial foi realizado com 11 variedades sintéticas cruzadas com cinco variedades locais do Paraná. As combinações híbridas resultantes foram avaliadas juntamente com as cinco variedades locais genitoras e com cinco híbridos comerciais, em blocos completos ao acaso com quatro repetições, em São João do Triunfo e Londrina, PR. Houve interação genótipo x local para a maioria dos caracteres avaliados, com predominância da interação da capacidade geral de combinação x local. As melhores estimativas de capacidade geral de combinação do grupo dos sintéticos foram observadas para ST09 e ST04 e, no grupo das variedades, para MC45 e IAPAR 50, considerando-se o conjunto das características e de locais. As melhores combinações híbridas (MC34 x ST04, IAPAR 50 x ST07, MC47 x ST09, MC45 x ST02, MC51 x ST04 e MC45 x ST01) apresentaram estimativas positivas de capacidade específica de combinação quanto à produtividade, em ambos os locais. Existem combinações híbridas com potencial para síntese de novas variedades com padrões de produtividade, altura de planta, posição relativa da espiga e percentagem de espigas danificadas e de plantas acamadas e quebradas melhores que os observados em variedades locais per se e mais semelhantes aos dos híbridos comerciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Becker, Alice Silveira, Mateus Gonçalves Rodrigues, Jéssica Rodrigues Orlandin, Paulo Quadros de Menezes, Camila Santos Matos, Daiane Elisa Wilsmann, Aline Ebeling Viana, and Paulo Ricardo Centeno Rodrigues. "ANTICORPOS NEUTRALIZANTES CONTRA O HERPESVÍRUS BOVINO TIPO 1 E O VÍRUS DA DIARREIA VIRAL BOVINA EM BOVINOS VACINADOS E NÃO VACINADOS DA REGIÃO SUL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL." Science And Animal Health 3, no. 2 (December 14, 2015): 209. http://dx.doi.org/10.15210/sah.v3i2.5610.

Full text
Abstract:
A Rinotraqueíte Infecciosa Bovina e a Diarréia Viral Bovina são enfermidades virais amplamente distribuídas no mundo e no Brasil, causando graves problemas de ordem reprodutiva, afetando negativamente a produtividade dos rebanhos. O objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados dos exames sorológicos realizados pelo Laboratório de Virologia e Imunologia da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas entre os anos de 2013 e 2014, na área de bovinocultura de corte e leite. Um total de 2303 amostras de soro bovino foram submetidas à técnica de soroneutralização para a detecção de anticorpos específicos contra o herpesvírus bovino tipo 1 (BoHV-1) e o vírus da Diarréia Viral Bovina (BVDV) de animais vacinados e não vacinados contra esses agentes. Os resultados demonstraram a necessidade do estabelecimento de uma política de defesa sanitária específica, que contemple, além do controle das enfermidades por eles transmitidas, critérios rigorosos para o licenciamento de vacinas no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Bernini, Cristiani Santos, and Maria Elisa Ayres Guidetti Zagatto Paterniani. "Estimativas de parâmetros de heterose em híbridos de populações F2 de milho." Pesquisa Agropecuária Tropical 42, no. 1 (March 2012): 56–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-40632012000100008.

Full text
Abstract:
Os híbridos desenvolvidos com o uso eficiente da heterose contribuem significativamente para o aumento de produtividade, na cultura do milho. O presente trabalho teve por objetivos avaliar híbridos de populações F2, quanto aos caracteres agronômicos, e estimar parâmetros genéticos das populações F2, bem como a heterose, utilizando-se o método de Gardner & Eberhart. Verificaram-se maiores estimativas de efeito de populações F2, para massa de grãos, na Pop.9, Pop.11, Pop.14 e Pop.15, sendo estas indicadas para programas de seleção recorrente intrapopulacional e obtenção de linhagens superiores. A Pop.10 e Pop.16 destacaram-se pelos maiores efeitos de heterose de parentais, para massa de grãos. Os híbridos Pop.12 x Pop.10 e Pop.13 x Pop.10 apresentaram alta produtividade e efeitos elevados de heterose específica, indicando a existência de locos em dominância, no controle genético de massa de grãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Dias, Vilnei de O., Renato S. de Souza, and Airton dos S. Alonço. "Viabilidade econômica do investimento em plataformas de colhedoras de milho em espaçamento reduzido." Engenharia Agrícola 27, no. 2 (August 2007): 463–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162007000300015.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de avaliar a relação custo/benefício da adoção de espaçamento reduzido na cultura do milho em relação à aquisição de uma plataforma específica para a colheita mecanizada de grãos, foi realizado um estudo considerando as diferentes variáveis que interferem no investimento. Para tal, foi confeccionado um fluxo de caixa diferencial. Foram calculados com base no fluxo de caixa os indicadores de viabilidade econômica Valor Presente Líquido (VPL), Período de Retorno do Capital (PRC) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Fez-se, ainda, a análise de sensibilidade sobre o VPL para variações no aumento da produtividade. Os VPLs encontrados ficaram entre R$ -32.157,00 e R$ 484.022,00. O PRC variou de 1,74 a 17,13 anos, e a TIR de -0,70 a 55,04%. A viabilidade depende, basicamente, do tamanho da área, nível tecnológico do produtor e ganhos de produtividade com a adoção do espaçamento reduzido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Santos, Domingas Gentil dos, and Luzimar Rangel Moreira. "Dinâmica da central de material e esterilização: preparo do instrumental utilizado em cirurgias ortopéticas." Revista Brasileira de Enfermagem 45, no. 2-3 (September 1992): 129–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671992000200006.

Full text
Abstract:
Este relato destaca a importância de um Centro de Material com um serviço centralizado e suas vartfagens. Comenta a implantação de um sistema de atendimento à programação cirúrgica ortopédica referente ao preparo do instrumental cirúrgico. Relaciona os cuidados importantes a serem observados no uso e manuseio do material, destacando sua manutenção, além de observações a respeito da esterilização do instrumental; contribuindo assim, para o processo ensino/aprendizagem nessa área específica. Conclui-se neste trabalho que a implantação do tal sistema no Hospital Sarah, Brasília, aumentou a produtividade e reduziu os gastos com o material cirúrgico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Tcacenco-Manzano, Liliane Maia, Camila De Vasconcelos Müller Athayde, Anselmo Ruy Zuqui, and Ernani Francisco da Rosa Filho. "Análise temporal do nível estático dos poços de abastecimento público da área urbana de Campo Grande." Águas Subterrâneas 33, no. 1 (January 14, 2019): 1–11. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v33i1.29138.

Full text
Abstract:
A utilização da água subterrânea no abastecimento público de grandes cidades é uma demanda crescente. Na área urbana de Campo Grande (MS), 46 % do abastecimento público é oriundo de poços tubulares profundos dos sistemas aquíferos Bauru, Guarani e Serra Geral. Por meio de gráficos da profundidade de níveis estáticos e mapas de rebaixamentos, gerados a partir de dados obtidos na perfuração e em 2016, foi possível fazer uma análise temporal dos resultados. O Sistema Aquífero Bauru (SAB) apresenta um rebaixamento do nível estático de 2,4 metros na área urbana, após 5 anos de operação. O Sistema Aquífero Guarani (SAG) apresenta 34 metros de rebaixamento em 22 anos de operação de poços, sendo um indicativo de aprofundamento regional desses níveis. O Sistema Aquífero Serra Geral (SASG) é o sistema aquífero que apresenta valores menores de rebaixamentos, contemplando até 30 anos de monitoramento. A classificação de produtividade dos aquíferos brasileiros do Serviço Geológico do Brasil baseada na capacidade específica, atribui um alto potencial hidrogeológico aos sistemas aquíferos no Mato Grosso do Sul. Para o SAB classifica-se como um sistema aquífero de produtividade alta; o SAG como um sistema aquífero de produtividade muito alta e o SASG como um sistema aquífero de produtividade moderada. Assim, a avaliação temporal periódica dos sistemas aquíferos se faz necessária, visando tanto o abastecimento contínuo de grandes cidades quanto o entendimento do comportamento dos sistemas aquíferos ao longo dos anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Gassen, José R. F., Airton dos S. Alonço, Ulisses B. Baumhardt, Mateus P. Bellé, and Gustavo J. Bonotto. "Resistência específica à tração na operação de escarificação do solo em camadas de forma simultânea." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 18, no. 1 (January 2014): 116–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662014000100015.

Full text
Abstract:
O aumento do tráfego de máquinas agrícolas maiores e mais robustas agrava a compactação do solo afetando, direta e indiretamente, a produtividade das culturas. Para solucionar este problema tem-se realizado a escarificação; contudo, esta operação apresenta elevada demanda de tração. Neste contexto e visando a uma operação de escarificação mais eficiente, desenvolveu-se e se avaliou uma ferramenta para o rompimento do solo em camadas, de forma simultânea. O experimento foi conduzido no Município de Capão Bonito do Sul, Rio Grande do Sul, em um solo de textura muito argilosa. Como objetivo geral buscou-se verificar se existe diferença significativa entre a escarificação em única camada ou convencional, e em mais de uma camada, de forma simultânea, considerando-se a resistência específica como critério para três níveis de velocidade. Foram testadas configurações com escarificação do solo em uma, duas e três camadas. Em duas camadas simultâneas de 15 cm e distância longitudinal entre as pontas das ponteiras, tanto de 30 quanto de 40 cm observou-se que a escarificação e aquela realizada em camadas de 10 e avanço de 30 cm, se apresentaram mais promissoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Freire Filho, Francisco Rodrigues, Valdenir Queiroz Ribeiro, Maurisrael de Moura Rocha, and Ângela Celis de Almeida Lopes. "Adaptabilidade e estabilidade da produtividade de grãos de genótipos de caupi enramador de tegumento mulato." Pesquisa Agropecuária Brasileira 38, no. 5 (May 2003): 591–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2003000500006.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a adaptabilidade e a estabilidade da produtividade de grãos de 16 genótipos de feijão caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) utilizando o modelo de efeitos aditivos principais e interação multiplicativa. Os ensaios foram realizados em nove ambientes, locais e anos, da região Meio-Norte do Brasil, Estados do Piauí (PI) e Maranhão (MA), no período de 1999 a 2001. Os efeitos de ambientes e interação genótipos x ambientes, e os dois primeiros eixos da análise de componentes principais da interação foram significativos (P<0,01). A análise de componentes principais explicou 61,25% da soma de quadrados da interação genótipos x ambientes. Os genótipos TE93-244-23F e TE93-213-12F-1 reuniram genes para adaptabilidade e estabilidade, os quais podem ser cultivados em todos os ambientes. Os genótipos BR 17-Gurguéia, Canapuzinho e EPACE-10 apresentaram as maiores médias de produtividade, mas foram instáveis e com adaptação específica a ambientes de alta qualidade. Os ambientes mais favoráveis para a produtividade de grãos foram Bom Jesus, PI, 2000; Palmeira do Piauí, PI, 2001 e Sambaíba, MA, 2000. Não houve tendência de agrupamento de locais por Estado e a distribuição foi equilibrada em termos de qualidade ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Kroeff, Marcia Silveira, Miriam De Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos, José Claudio Matos, and Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit. "Sociologia das profissões e o profissional da informação." Comunicação & Informação 20, no. 3 (December 31, 2017): 18. http://dx.doi.org/10.5216/ci.v20i3.41325.

Full text
Abstract:
Ensaio fundamentado por meio de revisão da literatura especializada que relaciona os temas sociologia das profissões e profissional da informação. Constitui-se de pesquisa bibliográfica que abrange livros, artigos científicos e trabalhos acadêmicos. Aborda o histórico e a evolução das profissões, as teorias sociológicas, funcionalista e interacionista, bem como a trajetória das profissões, dentre elas a profissão do bibliotecário. Trata das transformações sociais oriundas das tecnologias e as transformações culturais, políticas e sociais que as profissões estão sofrendo em decorrência delas. Por fim versa sobre as ciências da informação e o fenômeno social da profissão. Conclui que as profissões da informação derivam sua constituição da necessidade de uma jurisdição específica no espaço social, para lidar com os documentos e meios de recuperação da informação. De um lado, a configuração mais atual destas profissões fortalece sua identidade e seus laços de compromisso e, de outro, gera subdivisões na tarefa ou função inicial deste tipo de profissional. A perspectiva a cerca da profissão representa uma expectativa sobre a estrutura formativa e um consequente aumento do controle e da vigilância sobre a atuação do profissional individual, resultando em um aspecto positivo e um aspecto negativo. O positivo é a valorização da comunidade e suas habilidades específicas e o negativo é a mercantilização, o saber específico como um meio de gerar produtividade e riqueza, quando o retorno imediato substitui a busca rigorosa e desinteressada pelo conhecimento, que pode gerar uma demasiada instrumentalização, que impede o avanço de processos mais abrangentes de interação deste grupo profissional com outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Corrêa, André Luiz, Antônio Carlos de Souza Abboud, José Guilherme Marinho Guerra, Luiz Augusto de Aguiar, and Raul de Lucena Duarte Ribeiro. "Adubação verde com crotalária consorciada ao minimilho antecedendo a couve-folha sob manejo orgânico." Revista Ceres 61, no. 6 (December 2014): 956–63. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201461060010.

Full text
Abstract:
Este experimento foi realizado em Seropédica, RJ, com três tratamentos de cultivos para adubação verde, compostos por milho, consórcio de milho com crotalária e crotalária, em blocos ao acaso. Durante o crescimento, realizou-se a colheita de minimilho. Após o corte das plantas, os tratamentos foram combinados com duas formas de preparo do solo: plantio direto e preparo convencional, em esquema de subparcelas, com posterior plantio de couve-folha. As avaliações constaram de produção de matérias fresca e seca e acúmulo de nutrientes da parte aérea dos adubos verdes; produtividade, peso de palha e número de espigas; acúmulo de nutrientes nas espigas; comprimento, diâmetro e peso de espigas de minimilho e número de espigas por planta; produtividade, número de folhas, área foliar, matéria seca, produtividade por colheita, área específica por colheita e acúmulo de N na couve-folha, e balanço de N no sistema. O monocultivo de milho proporcionou produtividade e número de espigas de minimilho comerciais maiores (respectivamente 797,2 kg ha-1 e 123.785 un ha-1), bem como maior acúmulo de N, P, Ca e Mg nas espigas despalhadas e de N, K e Ca na palha das espigas. O consórcio proporcionou maior número de espigas por planta (0,91). A maior produção de biomassa foi proporcionada pelo consórcio de crotalária e milho (7,43 Mg ha-1). O acúmulo de nitrogênio proporcionado pelo consórcio foi superior ao do monocultivo de milho e equivalente ao do monocultivo de crotalária. Na couvefolha, houve diferença apenas na emissão de folhas (1.967.083 un ha-1), com superioridade do plantio direto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rigoli, R. P., D. Agostinetto, C. E. Schaedler, T. Dal Magro, and S. Tironi. "Habilidade competitiva relativa do trigo (Triticum aestivum) em convivência com azevém (Lolium multiflorum) ou nabo (Raphanus raphanistrum)." Planta Daninha 26, no. 1 (March 2008): 93–100. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582008000100010.

Full text
Abstract:
Experimentos em série de substituição possibilitam o estudo da competição inter e intra-específica. A premissa desses experimentos é de que as produtividades das misturas podem ser determinadas pela comparação com a produtividade da monocultura. O objetivo deste trabalho foi investigar a habilidade competitiva relativa de cultivar de trigo com as espécies daninhas azevém ou nabo. Foram realizados três experimentos em casa de vegetação na UFPel, no ano de 2006. O delineamento utilizado foi o completamente casualizado, com quatro repetições, sendo os tratamentos arranjados em série de substituição. As proporções de plantas de trigo e dos competidores azevém ou nabo foram: 100/0, 75/25, 50/50, 25/75 e 0/100, com população total de 900 plantas m-2. A análise estatística da competitividade foi realizada através de diagramas aplicados aos experimentos substitutivos e interpretações dos índices de competitividade. As relações competitivas entre plantas de trigo e azevém ou entre trigo e nabo são alteradas pela proporção de plantas que compõem a associação; a cultura do trigo apresenta habilidade competitiva superior à do azevém, mas inferior à do nabo, quando as espécies ocorrem em proporções iguais de plantas nas associações, e essas espécies ocupam o mesmo nicho ecológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Pimentel, Adérico Júnior Badaró, Moacil Alves de Souza, Pedro Crescêncio Souza Carneiro, João Romero do Amaral Santos de Carvalho Rocha, Juarez Campolina Machado, and Guilherme Ribeiro. "Análise dialélica parcial em gerações avançadas para seleção de populações segregantes de trigo." Pesquisa Agropecuária Brasileira 48, no. 12 (December 2013): 1555–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2013001200004.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estimar, em gerações avançadas, os efeitos da capacidade geral e específica de combinação de genitores de trigo, bem como selecionar populações segregantes superiores. Doze genitores e suas 36 populações nas gerações F2 e F3, obtidas em arranjo de dialelo parcial, foram avaliados quanto à produtividade de grãos. Utilizou-se o delineamento em látice 7x7, com duas repetições, mais um tratamento para completar o látice. O efeito de capacidade geral de combinação foi significativo, nas duas gerações. Observou-se alta correlação (0,83) dos efeitos de capacidade geral de combinação entre gerações, mas inexpressiva influência dos efeitos de gerações e de anos na classificação dos cruzamentos. As populações provenientes do cruzamento entre os genitores BRS 254, BRS 264 e IAC 364 (Tucuruí III) e os genitores MGS 1 Aliança, VI 98053 e UFVT 1 Pioneiro apresentam maior potencial para obtenção de linhagens superiores, quanto à produtividade de grãos. O uso da análise dialélica parcial em gerações avançadas é promissor para programas de melhoramento de trigo por hibridação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Medeiros, Jonas. "Conhecimento situado, gênero e raça." Plural 26, no. 1 (July 5, 2019): 155–79. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2019.159748.

Full text
Abstract:
Este artigo buscará narrar as interações entre o pesquisador, um homem branco de classe média, e suas interlocutoras, mulheres periféricas, moradoras da Zona Leste de São Paulo, em sua maioria negras, em um trabalho de campo que resultou em tese de doutorado. As diferenças sociais entre os sujeitos foram constantemente demarcadas durante o processo. Como qualquer pesquisa qualitativa, os dados descritos, analisados e interpretados foram produzidos por interações concretas e específicas. Argumenta-se que tais interações não são invariáveis ou mecanicamente previsíveis, pois cada sujeito concreto elabora prática e simbolicamente de formas determinadas estas interações. Os meios primordiais para a coleta de dados foram entrevistas e observações (semi) participantes. Ao mesmo tempo em que são reconhecidos e incorporados vários limites condicionados pela situação social do pesquisador, defende-se que pode existir alguma produtividade específica na posicionalidade de um homem branco de classe média estudando movimentos sociais de mulheres periféricas. Para analisar as relações que resultaram do encontro e do diálogo da pessoa investigadora com outros sujeitos, são mobilizadas reflexões metodológicas e o conceito de “conhecimento situado” da epistemologia do ponto de vista feminista de Haraway.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Lima, Michelane Silva Santos, Luciana Da Silva Borges, Luana Keslley Nascimento Casais, Brunna Rithielly Rezende, Rebeca Lorena Costa Ferreira, Rhaiana Oliveira de Aviz, Franciely Da Silva Ponce, and Luís De Souza Freitas. "Índices morfofisiológicos de alface produzidas em diferentes substratos sob ambiente protegido." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 5 (June 5, 2020): 531–38. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.005.0048.

Full text
Abstract:
A alface é considerada a hortaliça folhosa mais importante no Brasil. A produção em casa de vegetação ou ambiente protegido, utilizando substrato, chamado também de cultivo sem solo, vem ganhando destaque, no cenário mundial, devido a necessidade de conservação do solo. Desta forma, a busca por materiais alternativos para compor substratos é necessária e relevante, devendo levar em conta a aptidão agroindustrial de cada região com a finalidade de permitir o aproveitamento de resíduos que estão disponíveis abundantemente e a redução dos custos de produção. O objetivo de avaliar resíduos industriais utilizados como substratos, e seus efeitos no desenvolvimento e produção da alface cultivada em ambiente protegido. Esse experimento foi desenvolvido na Universidade Federal Rural da Amazônia, campus de Paragominas, na área experimental de Horticultura. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualisados com quatro tratamentos (palha de arroz, resíduo de soja, mistura= palha de arroz (35%) + resíduo de soja (35%) + areia preta (30%) e areia preta como testemunha). Foram avaliadas as seguintes características: número de folhas, Peso (kg), Peso raiz (g), ciclo, comprimento do caule (cm), produtividade econômica (kg), área foliar (AR) (cm2), índice de área foliar (IAF), Razão de Área Foliar (RAF) (cm2 g-1), área foliar específica (AFE) (cm2 g-1), razão de peso das folhas (RPF), quantidade de água na parte aérea (QAPA), peso específico foliar (PEF) (g cm2). Todos os dados obtidos foram analisados estatisticamente através da análise de variância, com teste F. Realizou-se o teste de Tukey (5%) para a comparação de médias. O melhor substrato para produção de alface, sem solo, em casa de vegetação, é o resíduo de soja, pois nesse substrato a cultivar veneranda apresentou a maior produtividade e os melhores índices morfofisiológicos, demostrando a possibilidade da utilização desse resíduo industrial, como substrato alternativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

De Medeiros Ribeiro, Thales. "A metáfora do jogo de xadrez na linguística saussuriana." Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 45, no. 3 (November 29, 2016): 1072. http://dx.doi.org/10.21165/el.v45i3.730.

Full text
Abstract:
Neste ensaio, fazemos um comentário sobre a comparação saussuriana da língua (langue) com uma partida de xadrez no(s) Cours de Linguistique Générale; nos cadernos de Riedlinger, Patois e Constantin e nos Écrits de Linguistique Générale. Problematizando o processo de estabelecimento de uma terminologia científica, questiona-se qual é o papel da metáfora do jogo de xadrez na teoria saussuriana. Por meio dessa metáfora, Saussure desenvolveu a concepção de língua (langue) como um sistema de regras e valores puros. Consideramos que as metáforas saussurianas não são, portanto, redutíveis a uma questão somente estilística ou didática. Este estudo se insere no quadro teórico da História das Ideias Linguísticas em produtividade específica com a Análise de Discurso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Guedes, Marco Antonio. "Pre-treatment protocols." Journal of Clinical Dentistry and Research 16, no. 2 (May 16, 2019): 166–67. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.16.2.166-167.peu.

Full text
Abstract:
A inovação de técnicas aumenta a cada dia. Difícil para o dentista clínico, aquele que vive do consultório, é se atualizar e lidar com tantas opções. Existe muito pouca literatura específica para falar do sucessos de técnicas associadas ao uso de gestão de produtividade. Por que o sucesso obtido em alguns tratamentos não é alcançado em todos os pacientes? O problema não é só técnica e treinamento. A essa dupla de sucesso somam-se conhecimentos como engenharia de produção, administração de empresas e gestão de processos. No presente artigo, vamos falar da importância dos protocolos de pré-atendimento. Por que é melhor estar pronto ou semipronto para o atendimento? Por que eu uso?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rocha, Rodrigo Barros, André Rostand Ramalho, Alexsandro Lara Teixeira, Flávio de França Souza, and Cosme Damião Cruz. "Adaptabilidade e estabilidade da produção de café beneficiado em Coffea canephora." Ciência Rural 45, no. 9 (September 2015): 1531–37. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20141554.

Full text
Abstract:
<p>O objetivo deste trabalho foi comparar a capacidade discriminatória de métodos para seleção e recomendação de clones de cafeeiros da espécie<bold> Coffea canephora</bold>, considerando a interação genótipos x anos na distribuição da produtividade de café beneficiado, nos períodos de 2000 a 2004 e de 2007 a 2011. O efeito significativo da interação genótipos x anos indicou que existem clones que apresentaram desempenho não consistente ao longo do tempo. Os métodos de <xref ref-type="bibr" rid="B10">LIN & BINNS (1988</xref>) e <xref ref-type="bibr" rid="B1">ANNICCHIARICO (1992</xref>) apresentaram resultados similares, de modo que um deles pode ser utilizado em substituição ao outro. O método de EBERHART & RUSSEL (1966) identificou parte dos clones de adaptação específica, enquanto que os métodos, MHPRVG e centroide permitiram caracterizar os clones de maior adaptabilidade e estabilidade, apresentando resultados complementares. A seleção de plantas baseada na distribuição da produtividade de café beneficiado ao longo do tempo permitiu selecionar clones de desempenho superior sem acentuar a bienalidade.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Picolotto, Luciano, Roberta Manica-Berto, Dalcionei Pazin, Mateus da Silveira Pasa, Juliano Dutra Schmitz, Marcos Ernani Prezotto, Débora Betemps, Valmor João Bianchi, and José Carlos Fachinello. "Características vegetativas, fenológicas e produtivas do pessegueiro cultivar Chimarrita enxertado em diferentes porta-enxertos." Pesquisa Agropecuária Brasileira 44, no. 6 (June 2009): 583–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2009000600006.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes porta-enxertos no desenvolvimento vegetativo, fenológico e produtivo do pessegueiro [Prunus persica (L.) Batsch] cv. Chimarrita. Os porta-enxertos utilizados foram 'Capdeboscq', 'Tsukuba 1', 'Okinawa', 'Aldrighi' e 'GF 305'. As variáveis analisadas foram: diâmetro do tronco, volume da copa, material retirado da poda, época de brotação, época de floração, quantidade de clorofila, área foliar específica, comprimento dos ramos principais, produtividade, massa dos frutos, coloração do fruto, firmeza de polpa, teor de sólidos solúveis totais (SST), acidez titulável (TA), relação SST/AT, fenóis totais e época de maturação. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições com cinco plantas cada. Não houve efeito dos porta-enxertos em: início da brotação, início da queda de folha, área foliar específica e maturação e massa de fruto. O diâmetro de tronco, comprimento de ramos, volume de copa, massa verde da poda e quantidade de clorofila foram influenciados mais pelos porta-enxertos 'Capdeboscq', 'Okinawa' e 'Tsukuba 1'. O maior número de flores por ramo foi obtido com o porta-enxerto 'Capdeboscq'. Frutos mais avermelhados foram produzidos com o porta-enxerto 'GF 305', e os vermelho-amarelados com 'Okinawa'.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Barata, Rita Barradas, and Moisés Goldbaum. "Perfil dos pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq da área de saúde coletiva." Cadernos de Saúde Pública 19, no. 6 (December 2003): 1863–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2003000600031.

Full text
Abstract:
O artigo analisa, com base nas informações do currículo Lattes, o perfil dos pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq na área de Saúde Coletiva. A análise levou em conta a formação graduada e pós-graduada, área de atuação, produção e divulgação científica. As comparações são feitas entre as classes de pesquisadores e com dados do diretório de grupos de pesquisa. A maioria dos pesquisadores (70%) são formados em Ciências da Saúde, principalmente em Medicina, ou em Ciências Humanas (18%), principalmente Sociologia. Sessenta por cento fizeram mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, mas há entre 20 e 30% de pesquisadores, dependendo da classe, sem formação específica na área. A maioria atua em Epidemiologia. A produção científica, expressa em produtos bibliográficos, varia de 10,56 produtos/ano de obtenção do doutorado para os pesquisadores 2C a 6,60 produtos/ano para os pesquisadores 1A. Para artigos completos publicados em periódicos os valores são 3,56 e 2,87, respectivamente. A produção é divulgada principalmente em periódicos A internacional e, A e B nacional. Os periódicos que concentram a publicação são Cadernos de Saúde Pública e Revista de Saúde Pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Moreira, Jonathan Rosa, and Edberto Ferneda. "Produção Científica nos Programas de Pós-Graduação nas Áreas de Informação no Brasil." Informação & Informação 25, no. 4 (December 26, 2020): 142. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p142.

Full text
Abstract:
Introdução: Compreender a produtividade científica dos Programas de Pós-Graduação no país pode favorecer o conhecimento sobre as diferentes áreas do saber. No caso das áreas de informação no Brasil, tal panorama pode apoiar estratégias, processos de tomada de decisão, além de evidenciar atividades de pesquisa, de modo a subsidiar políticas de fomento à pesquisa científica. Entretanto, ainda há espaços para estudos sobre como se comportam, ou quais são as características da produção científica dessas áreas em diferentes constructos, como nos programas de pós-graduação das respectivas áreas do conhecimento, por exemplo. Conhecer os fatores que induzem a produtividade nos programas de pós-graduação por meio de seus membros (pesquisadores e estudantes) pode apoiar estratégias e políticas de fomento e manutenção das atividades de pesquisa. Objetivo: O objetivo deste estudo é, portanto, descrever a produtividade científica dos programas brasileiros de pós-graduação nas áreas de informação (Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia), representada por seus membros (pesquisadores e estudantes). Metodologia: Como estratégia metodológica, este estudo tem abordagem quantitativa, com uso da bibliometria como técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico. Resultados: Dos 20 Programas de Pós-Graduação estudados, 5 reúnem mais da metade do total de produção científica da área. A produção científica é divulgada, preferencialmente, em canais de comunicação de trabalhos completos em anais de congresso. Conclusão: Ainda no mesmo contexto, não há uma relação específica entre volume de pesquisadores e estudantes dos programas de pós-graduação e o volume da produção científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Cury, Pedro Henrique Araújo, and José Saraiva. "Produção de lentes orgânicas no Pólo Industrial de Manaus." Gestão & Produção 25, no. 4 (July 30, 2018): 901–15. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x2881-18.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a utilização da técnica de tempos e métodos aplicado em uma linha de produção de lentes orgânicas de uma empresa multinacional, localizada no Pólo Industrial de Manaus, Amazonas. O objetivo deste artigo é viabilizar a inserção de pausas de cinco minutos a cada uma hora de produção, mantendo a produtividade sem alterar a demanda ou aumentando a carga horária dos operadores. De forma específica, utilizou-se as principais técnicas de tempos e métodos para otimizar as operações, identificando atividades agregadoras ou não de valor, além de desperdícios. O estudo de caso descreve a situação em que se encontra a organização, a situação proposta, o tratamento de dados e os resultados obtidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Gentilini, F. P., R. A. G. Silva, P. M. Nunes, F. M. Gonçalves, C. Kuhn, M. A. Anciuti, and F. Rutz. "Produtividade e resistência óssea de poedeiras suplementadas com Allzyme® SSF nas dietas." Archivos de Zootecnia 58, no. 224 (February 21, 2008): 645–53. http://dx.doi.org/10.21071/az.v58i224.5054.

Full text
Abstract:
Durante 280 dias, divididos em 10 ciclos produtivos, utilizando 384 poedeiras Hisex Brown, desenvolveu-se um estudo objetivando-se avaliar a contribuição de um complexo enzimático (Allzyme® SSF) com diferentes níveis de valorização energética na dieta sobre o desempenho produtivo, a qualidade dos ovos e a resistência óssea. O delineamento utilizado foi o completamente casualizado, sendo os seguintes tratamentos: T1: dieta basal (controle); T2: dieta basal + Allzyme® SSF (valorizado em 120 kcal EM/kg); T3: dieta basal + Allzyme® SSF (valorizado em 90 kcal EM/kg); T4: dieta basal + Allzyme® SSF (valorizado em 60 kcal EM/kg); T5: dieta basal + Allzyme® SSF (valorizado em 30 kcal EM/kg) e T6: dieta basal + Allzyme® SSF (sem valorização energética – on top). Os tratamentos consistiram em dietas a base de milho e farelo de soja, com a inclusão do Allzyme® SSF na matriz nutricional das dietas (150 g/t). Foram avaliadas as variáveis de desempenho consumo de ração (CR), produção diária de ovos (PDOV), conversão alimentar por dúzia (CADZ), peso corporal (PC) e variação do peso corporal (VPC); as variáveis de qualidade dos ovos peso dos ovos (POV), gravidade específica (GE), coloração da gema (CG), unidade Haugh (UH), peso da clara (PCL), peso da gema (PG), peso da casca (PCS) e espessura da casca (ECS); e, a resistência óssea (RO). Os dados foram submetidos à análise estatística utilizando análise de variância a 5% de probabilidade e teste Tukey, e análise de contrastes simples e múltiplo. Observou-se um menor CR nas aves do T6, que tiveram também diminuídos o POV e PCL. As demais variáveis não sofreram efeito dos trata-mentos. Concluiu-se que o Allzyme® SSF quando adicionado on top propiciou redução no consumo, mas manteve a produção e a resistência óssea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Alvarez, Rita de Cassia Felix, Carlos Alexandre Costa Crusciol, and Adriano Stephan Nascente. "Análise de crescimento e produtividade de cultivares de arroz de terras altas dos tipos tradicional, intermediário e moderno." Pesquisa Agropecuária Tropical 42, no. 4 (December 2012): 397–406. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-40632012000400008.

Full text
Abstract:
A utilização da técnica de análise de crescimento permite caracterizar e entender o comportamento diferenciado de cultivares de arroz de terras altas. Este trabalho objetivou caracterizar, por meio da análise de crescimento, os componentes fisiológicos e o desempenho agronômico, bem como as diferenças existentes entre cultivares de arroz de terras altas do tipo tradicional, intermediário e moderno. O experimento foi conduzido em condições de terras altas, favorecidas pelo uso de irrigação suplementar. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com três tratamentos constituídos por cultivares do tipo tradicional (Caiapó), moderno (Maravilha) e intermediário (BRS Primavera) e oito repetições. Foram estimados o índice de área foliar (IAF), taxa de crescimento da cultura (TCC), taxa de crescimento relativo (TCR), taxa assimilatória líquida ou aparente (TAL) e área foliar específica (AFE), além da produtividade de grãos e componentes de produção. As cultivares dos grupos intermediário e tradicional apresentaram os maiores acúmulos de matéria seca total e as dos grupos tradicional e moderno os maiores IAFs. A cultivar do grupo intermediário apresentou os maiores índices de TCC, TCR, TAL e AFE, bem como a maior produtividade de grãos, em decorrência dos maiores valores de fertilidade das espiguetas e massa de 1.000 grãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

CAVALCANTI, JOSÉ JAIME VASCONCELOS, CÉSAR AUGUSTO BRASIL PEREIRA PINTO, JOÃO RIBEIRO CRISÓSTOMO, and DANIEL FURTADO FERREIRA. "Análise dialélica para avaliação de híbridos interpopulacionais de cajueiro." Pesquisa Agropecuária Brasileira 35, no. 8 (August 2000): 1567–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2000000800009.

Full text
Abstract:
Os objetivos deste trabalho foram obter informações dos componentes de médias de populações de cajueiro (Anacardium occidentale L.), por meio de análise dialélica parcial, e verificar o potencial per se de dois grupos distintos de parentais: um, constituído por clones comerciais de cajueiro-anão-precoce (CCP06, CCP76, CCP09 e CCP1001), e o outro, por matrizes de cajueiro comum (CP07, CP12, CP77, CP96 e BTON), e a heterose em suas respectivas combinações híbridas. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. Os caracteres avaliados foram altura da planta, diâmetro da copa, número da castanhas por planta, produtividade de castanhas, peso médio da castanha, peso médio da amêndoa e relação peso da amêndoa/peso da castanha. Constatou-se que os efeitos de parentais e heterose são importantes componentes das médias das populações em estudo, em relação a todos os caracteres. Entre os componentes heteróticos, a heterose média apresentou-se como o mais expressivo, indicando presença de dominância e considerável divergência genética entre os dois grupos. Apenas em relação aos caracteres número de castanhas e produtividade a capacidade específica de combinação foi significativa. As combinações híbridas CCP76 x CP07, CCP09 x BTON e CCP09 x CP77 são as mais promissoras, sendo indicadas para formação de populações-base para programas de melhoramento do cajueiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Dalmaschio, Luciani, and Vic Stussi de Mello Martins. "O lugar de objeto e a materialização linguística dos sentidos em fuga." Letrônica 12, no. 2 (October 10, 2019): 32210. http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2019.2.32210.

Full text
Abstract:
Discutimos neste texto a produtividade do objeto verbal sob a ótica da relação entre as configurações orgânicas da língua e suas projeções de acionamento enunciativo. Defendemos que esse lugar sintático é constituído não apenas por um espaço na arquitetura da sentença, mas também por aspectos enunciativos que se mobilizam para configurá-lo como um lugar capaz de oferecer progressão referencial ao acontecimento posto em cena pelo dizer. De maneira específica, a análise da projeção do lugar de objeto realizada pelo verbo, não obrigatoriamente explícito, demonstra que esse lugar é profícuo para aquilo que Orlandi (2012) nomeia de fuga dos sentidos. Verificamos que a ausência de um objeto explícito não prescinde de uma ocupação virtual por formações nominais que materializem regularidades historicamente delineadas e propomos o conceito de “intercâmbio entre formações nominais”, assumindo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Gobbi, Kátia Fernanda, Rasmo Garcia, Américo Fróes Garcez Neto, Odilon Gomes Pereira, Marília Contin Ventrella, and Gabriel Cipriano Rocha. "Características morfológicas, estruturais e produtividade do capim-braquiária e do amendoim forrageiro submetidos ao sombreamento." Revista Brasileira de Zootecnia 38, no. 9 (September 2009): 1645–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982009000900002.

Full text
Abstract:
As características morfológicas, estruturais e a produção de matéria seca (PMS) do capim-braquiária (Brachiaria decumbens, cv. Basilisk) e do amendoim forrageiro (Arachis pintoi, cv. Amarillo) foram avaliadas em resposta a três níveis de sombreamento artificial (0, 50 e 70%). Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com três repetições. Foram realizados três e dois cortes, respectivamente, para avaliação do capim-braquiária e do amendoim forrageiro. O amendoim forrageiro apresentou redução significativa na produção de matéria seca com o sombreamento apenas no segundo corte. A produção de matéria seca no capim-braquiária diminuiu linearmente nos dois primeiros cortes. O sombreamento crescente estimulou o aumento da altura média do dossel e do comprimento de pecíolos, colmos e lâminas foliares em todos os cortes das espécies avaliadas. O sombreamento promoveu diminuição linear da densidade populacional de perfilhos no dossel de braquiária em todos os cortes. O peso médio dos perfilhos, no entanto, só foi afetado no terceiro corte, quando aumentou de forma linear de acordo com os níveis de sombreamento. A relação folha:caule da gramínea e da leguminosa não foi afetada pelo sombreamento. A área foliar específica, a área foliar por folíolo e a área foliar por perfilho aumentaram significativamente com o aumento dos níveis de sombreamento. O índice de área foliar (IAF) reduziu de forma linear no segundo corte com o sombreamento do amendoim forrageiro e do capim-braquiária. O amendoim forrageiro e o capim-braquiária são forrageiras com bom potencial para avaliação e uso em sistemas silvipastoris com transmissão luminosa em torno de 50% da radiação fotossinteticamente ativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Freire Filho, Francisco Rodrigues, Maurisrael de Moura Rocha, Valdenir Queiroz Ribeiro, and Ângela Celis de Almeida Lopes. "Adaptabilidade e estabilidade produtiva de feijão-caupi." Ciência Rural 35, no. 1 (February 2005): 24–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782005000100005.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a adaptabilidade e a estabilidade da produtividade de grãos de 15 genótipos de feijão-caupi (Vigna unguiculata) utilizando o modelo de efeitos principais aditivos e interação multiplicativa. Os ensaios foram conduzidos em 13 ambientes, nos Estados do Piaui e Maranhão, no período de 1999 a 2001. Os resultados mostraram a existência de poucas diferenças entre genótipos, mas os efeitos de ambientes, interação genótipos x ambientes e os três primeiros eixos da análise de componentes principais da interação foram altamente significativos (P<0,01). A análise de componentes principais explicou 72,82% da soma de quadrados da interação genótipos x ambientes. Os genótipos Evx 91-2E e Evx 63-4E aprentam alta adaptabilidade e estabilidade, os quais podem ser cultivados em todos os ambientes do região Meio-Norte (Piauí e Maranhão). Os genótipos Evx 47-6E e Evx 92-49E mostraram-se adaptados a ambientes de baixa produtividade, enquanto que o genótipo Evx 63-10E apresentou a maior média e adaptação específica a ambientes de alta qualidade. Os ambientes Brejo-MA, 2001 e Bom Jesus-PI, 2000 foram os mais previsíveis, enquanto Teresina, PI, 2001 e Baixa Grande do Ribeiro, PI, 2001, altamente instáveis. A interação genótipos x ambientes é variável dentro e homogênea entre os Estados do Piauí e Maranhão em termos de qualidade ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Azevedo, Alcinei M., Valter C. Andrade Júnior, and José SC Fernandes. "Transformação Box-Cox na homocedasticidade e normalidade uni e multivariada em experimentos de batata-doce." Horticultura Brasileira 34, no. 1 (March 2016): 93–101. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620160000100014.

Full text
Abstract:
RESUMO: A violação das pressuposições de normalidade e homocedasticidade pode ser um complicador nas provas de hipóteses e estimação de parâmetros. Quando não são satisfeitas, geralmente em consequência da escala de mensuração, a transformação desta escala pode levar ao atendimento destes pressupostos. Objetivou-se verificar o efeito da transformação Box-Cox na estimativa de parâmetros genéticos, homocedasticidade e normalidade uni e multivariada, baseando-se em onze experimentos de batata-doce. Os experimentos foram conduzidos no delineamento de blocos casualizados entre os anos de 2007 e 2011. A transformação Box-Cox foi estudada independente de haver ou não homocedasticidade e normalidade dos resíduos. As características produtividade total e comercial de raízes, massa média de raízes comerciais, produtividade de ramas, resistência a insetos de solo e formato das raízes foram avaliadas. Não houve uma transformação específica que fosse ideal para cada variável estudada, e, além disso, nem sempre foi necessário o uso da transformação de dados. A transformação Box-Cox melhorou a homocedasticidade e normalidade uni e multivariada, porém, nem sempre as hipóteses de homocedasticidade e normalidade deixaram de ser rejeitadas após a transformação. A transformação Box-Cox praticamente não alterou as estimativas de herdabilidade, índice de variação e as conclusões do teste F para o efeito de tratamento na maioria dos casos; no entanto, promoveu reduções nas estimativas do coeficiente de variação experimental e genético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Fernandes Júnior, Antonio Ribeiro, João Antonio da Costa Andrade, Pedro César dos Santos, Hermann Paulo Hoffmann, Roberto Giacomini Chapola, Monalisa Sampaio Carneiro, and Danilo Eduardo Cursi. "Adaptabilidade e estabilidade de clones de cana-de-açúcar." Bragantia 72, no. 3 (2013): 208–16. http://dx.doi.org/10.1590/brag.2013.033.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi identificar clones de cana-de-açúcar produtivos, com boa estabilidade e adaptabilidade no estado de São Paulo e, também, identificar locais mais representativos para seleção e experimentação. Foram avaliados dez clones e duas testemunhas comerciais de maturação média-tardia em primeira soca de experimentos colhidos em agosto de 2009, utilizando o método de regressão bissegmentada e análise AMMI (Additive Main Effects and Multiplicative Interaction Analysis). Os resultados dos dois métodos foram comparados e evidenciaram que os clones RB975201, RB975157, RB975932, RB975242 e RB975162 foram os mais promissores devido à produtividade superior à das testemunhas, a alta estabilidade verificada em um ou nos dois métodos e a adaptabilidade ampla ou específica. O ambiente Tarumã apresentou maior estabilidade e capacidade de discriminação entre os genótipos, o que permite um ordenamento mais confiável em relação à média geral dos ambientes testados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Yokoyama, Nelson. "Processo de difusão e TQC." Gestão & Produção 1, no. 2 (August 1994): 189–203. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1994000200005.

Full text
Abstract:
No momento em que assistimos em todo o país a uma disseminação em grande escala de conceitos rotulados de modelo japonês de gestão industrial (conceitos difundidos em nível global e aceitos como uma das poucas alternativas viáveis que se apresentam para uma melhor competitividade das empresas, em torno do binômio qualidade-produtividade, legitimado que foi pelo desempenho da economia japonesa), procuramos através deste trabalho buscar uma melhor compreensão dos aspectos que envolvem um processo de difusão, seja de uma inovação tecnológica ou social, o que, para nós engenheiros, nem sempre ocorre de uma maneira lógica, possuindo uma racionalidade distinta daquela com a qual, pelas características de nossa formação, estamos acostumados a lidar (na maioria das vezes técnicas ou econômicas). Em particular, apresentaremos considerações a respeito do estágio atual de nossa pesquisa, que versará sobre o processo de difusão de uma metodologia específica, o TQC (Total Quality Control).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Vasconcelos, Felipe Matheus Teles de, Ramom Araújo de Vasconcelos, Lucas Nunes da Luz, Norival Thiago Cabral, João Oscar Lustosa de Oliveira Júnior, Antônio Dias Santiago, Edvaldo Sgrillo, Francisco José Correia Farias, Péricles de Albuquerque Melo Filho, and Roseane Cavalcanti dos Santos. "Adaptabilidade e estabilidade de genótipos eretos de amendoim cultivados nas regiões Nordeste e Centro-Oeste." Ciência Rural 45, no. 8 (August 2015): 1375–80. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20140414.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve por objetivo estimar a estabilidade e a adaptabilidade de oito genótipos de amendoim ereto e comparar os modelos de análise de EBERHART & RUSSELL (1966), WRICKE (1965) e LIN & BINNS (1988), baseando-se em dados de produtividade de vagens e sementes. Os genótipos de amendoim foram avaliados em 14 ambientes situados nas Regiões Nordeste e Centro-Oeste, durante os anos de 2006 a 2011, sob o delineamento de blocos ao acaso com cinco repetições. Verificou-se que, entre os três métodos estudados, os de EBERHART & RUSSELL(1966) e LIN & BINNS (1988) geraram informações concordantes para estimativas de adaptação e estabilidade de produção de vagens e sementes, baseando-se nas condições deste estudo. Os genótipos L7 Bege e BRS 151 L7 foram os mais produtivos, com adaptabilidade específica a ambientes favoráveis, enquanto que CNPA 280 revelou adaptabilidade ampla e alta estabilidade fenotípica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ribeiro, Carlos Alberto França, and Jorge Horii. "POTENCIALIDADES DE LINHAGENS DE LEVEDURA Saccharomyces cerevisiae PARA A FERMENTAÇÃO DO CALDO DE CANA." Scientia Agricola 56, no. 2 (1999): 255–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90161999000200001.

Full text
Abstract:
Três linhagens de levedura da espécie Saccharomyces cerevisiae, sendo duas floculantes, das quais uma não produtora de sulfeto de hidrogênio, foram avaliadas para se verificar seus desempenhos, sob parâmetros cinéticos, bem como a formação de compostos secundários na fermentação do caldo de cana-de-açúcar, destinado à produção de aguardente. O acompanhamento da cinética fermentativa mostrou melhores resultados de eficiência de fermentação, fator de conversão de substrato em etanol e velocidade específica de crescimento pela linhagem floculante IZ 987, que foram de 89,9%, 0,46 g.g-1 e 0,0996 h-1 respectivamente. Esta linhagem foi também responsável pela maior produção de álcoois superiores, 185 mg.L-1, inerente à sua característica de não produzir H2S. A melhor produtividade de fermentação, de 3,40 g.L-1.h-1, foi a obtida pela linhagem floculante LF. A linhagem FP, não floculante, isolada à partir do fermento prensado, proporcionou os menores valores dos parâmetros cinéticos estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Santos, Alberto Baêta dos, Luís Fernando Stone, Alexandre Bryan Heinemann, and Talita Pereira Baêta Santos. "Índices fisiológicos do arroz irrigado afetados pela inundação e fertilização nitrogenada." Revista Ceres 64, no. 2 (April 2017): 122–31. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201764020003.

Full text
Abstract:
RESUMO Os manejos de água e de nitrogênio estão entre as intervenções necessárias para se atingir alto potencial produtivo nos sistemas agrícolas irrigados. Objetivou-se, com este estudo, determinar as influências de épocas de início da inundação e de aplicação do N em cobertura, nos estádios de desenvolvimento V3 - V4 a V12 - V13, nas características fisiológicas relacionadas positivamente com a produtividade de grãos do cultivar BRS Jaçanã, de arroz irrigado, em várzea tropical. Foi conduzido um experimento na Fazenda Palmital, da Embrapa Arroz e Feijão, em Goianira, GO, em um Gleissolo Háplico distrófico, por dois anos consecutivos. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com seis repetições, no esquema de parcelas divididas, constituídas pelas épocas da inundação e, as subparcelas, pelas épocas de aplicação de 90 kg ha-1 de N em cobertura. Para os dois fatores, as épocas estabelecidas foram aos 15, 30, 45 e 60 dias após a emergência das plântulas, o que correspondeu aos estádios de desenvolvimento vegetativo V3 - V4; V6 - V7; V9 (VF-4) - V10 (VF-3) e V12 (VF-1) - V13 (VF). Na medida em que o início da inundação se atrasa, aumenta o perfilhamento, a razão de área foliar (RAF) e a área foliar específica (AFE) e decresce a biomassa da parte aérea (BPA), o índice de área foliar (IAF) e a duração de área foliar (DAF). Épocas tardias de aplicação de N em cobertura também provocam decréscimos desses índices fisiológicos. O emprego da inundação e da adubação nitrogenada no arroz irrigado tardiamente reduz proporcionalmente mais a área foliar que a produtividade de grãos, o que resulta em maior eficiência de área foliar. A adubação nitrogenada em cobertura, efetuada por ocasião do início do perfilhamento, e a inundação contínua no período médio de perfilhamento resultam em aumento dos índices fisiológicos, como RAF, IAF e DAF, que estão relacionados positivamente com a produtividade de grãos do arroz irrigado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Adão, Nilton Manoel Lacerda, and Marcus Polette. "Sistema de Indicadores de Qualidade Ambiental Urbana para Metrópoles Costeiras (SIMeC): uma proposta de instrumento de análise territorial." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 18, no. 2 (August 30, 2016): 325. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2016v18n2p325.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta um Sistema de Indicadores de Qualidade Ambiental Urbana para Metrópoles Costeiras (SIMeC) como proposta de instrumento de análise territorial no processo de gestão costeira integrada. Para tanto, na pesquisa, foram elencados e analisados 1.133 indicadores, provenientes de 22 sistemas nacionais e internacionais. Desse grupo, foram selecionados indicadores avaliados por especialistas residentes nos Estados costeiros brasileiros. Ao final, o estudo obteve 69 identificadores conexos às dimensões da prosperidade urbana: infraestrutura, inclusão e equidade social, qualidade de vida, produtividade e sustentabilidade ambiental, que foram aliados à estrutura DPSIR, isto é, Drivers–Pressures–State–Impacts–Responses. Como resultado, o sistema de indicadores mostrou-se consistente, sendo uma contribuição passível de replicação nas metrópoles costeiras brasileiras. Assim, o uso desses indicadores pode ser um instrumento de tomada de decisão na gestão integrada da zona costeira, constituindo um relatório de qualidade ambiental que possibilitará, além da análise territorial local específica, a comparabilidade com outras regiões costeiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pereira, José Almeida, Orlando Peixoto de Morais, and Flávio Breseghello. "Análise da heterose de cruzamentos entre variedades de arroz-vermelho." Pesquisa Agropecuária Brasileira 43, no. 9 (September 2008): 1135–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2008000900006.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar, por meio de análise dialélica, o potencial de dez variedades de arroz-vermelho para a implementação de um programa de melhoramento. A identificação de genitores foi feita com dez variedades, em um cruzamento dialélico completo sem recíprocos. As variedades e seus 45 cruzamentos foram avaliados nas gerações F1 e F3, quanto às suas características agronômicas, em delineamento em blocos ao acaso. Para o caráter produção de grãos, foram avaliados: a heterose do cruzamento (H), o efeito varietal (v), a heterose média (h), a heterose varietal (h) e a heterose específica (s) em cada geração, além da capacidade geral de combinação (g) dos genitores. Foram detectadas diferenças significativas entre as variedades genitoras, quanto às características agronômicas avaliadas, e foram considerados mais promissores, para a seleção de novas linhagens, os cruzamentos 'AL03/PB13' e 'PB05/PB10', em razão das estimativas favoráveis dos parâmetros relacionados à produtividade, à diversidade genética e à capacidade de combinação de seus genitores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography