To see the other types of publications on this topic, follow the link: Profissional de informática.

Journal articles on the topic 'Profissional de informática'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Profissional de informática.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Cardoso, Jefferson Paixão, Valéria Argolo Rosa, Claudia Ribeiro Santos Lopes, Alba Benemérita Alves Vilela, Aurisan Souza de Santana, and Sandro Tonini da Silva. "Construção de uma práxis educativa em informática na saúde para ensino de graduação." Ciência & Saúde Coletiva 13, no. 1 (February 2008): 283–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232008000100031.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma visão da prática educativa em informática para a educação de profissionais da área da saúde no âmbito do ensino de graduação. Partindo da experiência vivenciada na disciplina de Informática Aplicada à Saúde, ministrada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié, aos cursos de Enfermagem e de Fisioterapia, é relatada uma experiência onde foi possível perceber a importância de realizar um ensino da informática que estabelecesse relações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação com a práxis do profissional da saúde, contribuindo, com isso, para a melhoria do processo pedagógico e fazendo com que o discente pudesse "visualizar" como tais tecnologias podem ser utilizadas na qualificação e na produção de impacto da sua atuação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

De Medeiros Cabral, Gabriela, Eliane Mittelstad Martins de Souza, Jair José Maldaner, Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, and Rivadávia Porto Cavalcante. "Formação de professores para o ensino técnico em Informática: breves considerações." Revista Sítio Novo 4, no. 1 (January 6, 2020): 99. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.99-111p.

Full text
Abstract:
<p>O número de professores atuantes na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – RFEPCT, no Brasil, aumentou substancialmente nos últimos anos devido à criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir da expansão da rede. O presente artigo objetiva contribuir com a discussão sobre a formação docente na RFEPCT, em especial, a formação dos professores da área técnica de Informática/Computação, e colaborar ainda com reflexões acerca da implementação e implantação de políticas educacionais. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica, com levantamento dos dados, em fontes primárias (legislação) e secundárias (artigos, livros). Quanto ao tratamento, buscou-se a reflexão das informações encontradas, confrontadas entre os autores. O presente trabalho focaliza questões contextuais que envolvem o preparo do docente para a atuação na modalidade de ensino da Educação Profissional. Aborda também prospecções e divergências entre teorias e legislação educativas refletindo sobre os desafios e o desempenho do profissional docente no campo do ensino da área de Informática. Os resultados encontrados na literatura especializada (OLIVEIRA; SALES, 2015; MENEZES FILHO; COSTA, 2017; PENA, 2018) apontam para vários obstáculos que atravessam tanto a formação quanto a atuação do professor na EPT, e entre tais obstáculos se destaca o perfil do docente (MALDANER, 2017). Observou-se que, embora os profissionais mencionados detenham amplo conhecimento na área de atuação e cursos de pós-graduação, um número significativo de professores não possui habilitação para o magistério, especialmente para o ensino de Informática/Computação. Sugere-se a implantação de políticas públicas que fortaleçam a formação do profissional de ensino atuante nas áreas dos cursos técnicos em Informática.</p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação Profissional e Tecnológica. Formação de professores. Técnico em Informática.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Aparecido Cordão, Francisco, Jarbas Novelino Barato, Carlos Seabra, Rosemary Soffner, Luciano Ramalho, and Fernando Moraes Fonseca Júnior. "Programa Informática e Educação." Boletim Técnico do Senac 46, no. 3 (May 6, 2021): 95–107. http://dx.doi.org/10.26849/bts.v46i3.862.

Full text
Abstract:
O Programa Informática e Educação (PIE), desenvolvido pelo Senac em São Paulo entre 1986 e 1996, marcou época, reconhecido pela excelente qualidade, e tem conquistas presentes até hoje. Em meados de 1980, o Senac-SP estava redesenhando seus caminhos e questionando a si mesmo sobre como seria a educação do futuro. Nesse contexto, a Gerência de Educação Profissional foi quem assumiu o projeto. Muitas pessoas contribuíram para a construção do PIE, aliás, essa é uma das características que marcaram esse grupo: o espírito de colaboração. Esta entrevista coletiva revela um pouco dessa dinâmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fonseca, Christine Meyrelles Felipe da. "FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 12 (June 15, 2017): 170. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2017.5873.

Full text
Abstract:
O presente artigo é o recorte de uma pesquisa maior intitulada “LICENCIADOS, BACHARÉIS E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT): um estudo com docentes do curso de informática no IFRN”, que foi fruto de uma experiência realizada na disciplina Formação de Professores para Educação Profissional. A ideia partiu da necessidade de investigar a formação e as práticas pedagógicas de 27 professores que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI) de Informática, nos diferentes núcleos do IFRN. A pesquisa se desenvolveu em três campi do IFRN investigando três categorias: identidade docente; prática pedagógica e percepção sobre EP. Sob essa perspectiva, sendo esta pesquisa um fragmento daquela, objetivamos analisar, a partir das concepções dos docentes do EMI de Informática, a necessidade de uma formação docente específica para atuar na educação profissional. Para tanto, desenvolvemos uma revisão bibliográfica articulada à pesquisa exploratória. Para a coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada gravada. A pesquisa alicerçou-se em autores como: Moura (2008), Gadotti (2008), Souza (2013), Pimenta (2005), Tardif (2014), a partir dos quais traçamos discussões sob diferentes enfoques a respeito da formação docente e dos saberes necessários para atuar na educação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Basta, Cesar, José Celso Contador, and Luiz Carlos Oliveira. "Conhecimento Técnico do Profissional em Informática na Cidade de São Paulo." Cadernos de Pós-graduação 2 (September 2, 2009): 01–08. http://dx.doi.org/10.5585/cpg.v2n0.1753.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cubas, Marcia Regina, Claudia Maria Cabral Moro, and Deborah Ribeiro Carvalho. "Formação interdisciplinar na área de informática em saúde e a inserção de egresso." Revista Tecnologia e Sociedade 16, no. 42 (June 25, 2020): 140. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v16n42.9952.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo debater a formação interdisciplinar na área de informática em saúde e a inserção de egressos como indutores de mudanças no mundo do trabalho disciplinar. Trata-se da descrição e análise da experiência de formação de mestrandos de um programa interdisciplinar na linha de pesquisa de informática em saúde. Foram utilizados dados de relatórios institucionais e gerenciais, entre 2003 e 2016, para o contexto da formação e identificação de egressos em três espaços interdisciplinares. A interdisciplinaridade fomentou investigações de situações problemas da área da saúde, tratados a partir de recursos computacionais para avaliar tecnologias, modelar soluções e apoiar a decisão. A condição dos egressos evidencia mudança no trabalho por meio da incorporação de carreira profissional; inclusão de profissionais da saúde no desenvolvimento de sistema de informação; e construção de competência para uso de ferramentas da informática em uma residência em saúde da família.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marin, Heimar de Fátima, and Isabel Cristina Kowal Olm Cunha. "Perspectivas atuais da Informática em Enfermagem." Revista Brasileira de Enfermagem 59, no. 3 (June 2006): 354–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672006000300019.

Full text
Abstract:
A Informática em Enfermagem é a área de conhecimento que estuda a aplicação dos recursos tecnológicos no ensino, na prática, na assistência e no gerenciamento da assistência e do cuidado. Recursos como reconhecimento de voz, bancos de conhecimento, projeto genoma e mesmo a Internet, têm oferecido para a Enfermagem uma gama de possibilidades para melhoria do desempenho profissional e melhoria do atendimento ao cliente/paciente. Este texto relata e exemplifica como tais recursos estão causando impactos e oportunidades para o ensino, pesquisa e principalmente, para a assistência de enfermagem ao cliente/paciente, ainda alerta para a importância do cuidado humanizado num cenário de alta tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Julian, and Josiane Carolina Soares Ramos Procasko. "O Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS: Temas de Pesquisa, Objetos de Investigação e Produtos Privilegiados." RENOTE 17, no. 3 (December 31, 2019): 498–507. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.99533.

Full text
Abstract:
O estudo aqui apresentado busca identificar, a partir das dissertações produzidas junto ao Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), os temas de estudo presentes nas investigações, os objetos de pesquisa privilegiados e os “produtos” desenvolvidos junto à produção acadêmica do curso. Para isto, nos utilizamos – como estratégia metodológica – dos “princípios” de Estado de Conhecimento, caracterizados pelo foco na pesquisa de caráter histórico-bibliográfico, exploratório-investigativo, inventariante e descritivo. O corpus de análise se apresenta a partir das 21 dissertações produzidas pelas 2 (duas) primeiras turmas do curso. Os resultados desta investigação apontam para a complexidade e diversidade presente junto aos estudos do campo da Informática na Educação, especialmente, quando articulados a Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS, destacam-se temas relacionados as “tecnologias e as aprendizagens”; nos objetos de pesquisa percebemos uma predileção as “práticas pedagógicas” no ambiente escolar; e como produtos fruto destas investigações, evidenciamos uma relação direta com o desenvolvimento de “matrizes e protocolos” de ação para o campo educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alves, Paulo, Carlos Morais, and Luísa Miranda. "Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software." Revista Espaço Pedagógico 26, no. 2 (May 10, 2019): 432–55. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v26i2.8729.

Full text
Abstract:
Considerando que o foco do processo de ensino aprendizagem deve estar mais centrado na aprendizagem do que no ensino, surge a necessidade de fomentar estratégias assentes em metodologias que tornem o estudante o ator principal da sua aprendizagem, construindo aprendizagens significativas que possam responder a problemas reais da sociedade onde se encontra integrado. Assim, neste artigo, e tendo presente as necessidades da sociedade e os objetivos de formação dos cursos de técnico superior profissional na área das Ciências Informáticas, defende-se a utilização de metodologias ativas de aprendizagem com forte ligação à prática, entre as quais a aprendizagem baseada em projetos. Assim, apresenta-se uma reflexão sobre as metodologias de aprendizagem baseadas em projetos, contextualizam-se os cursos de técnico superior profissional e apresenta-se como exemplo um curso de técnico superior profissional de Desenvolvimento de Software, em funcionamento numa instituição de ensino superior português público. Este curso de técnico superior profissional foi desenhado para responder à necessidade de técnicos superiores no domínio da Informática e com a finalidade de ser desenvolvido e avaliado em função da adoção de metodologias de aprendizagem baseadas em projetos no seu funcionamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Machado, Liliane Campos, and Anderson Gomes Peixoto. "A construção das identidades profissionais docentes dos professores de informática da SEEDF." Debates em Educação 12, Esp (December 10, 2020): 591. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nespp591-609.

Full text
Abstract:
<p class="ResumoeAbstract">O professor de informática, profissional que possui formação e capacidade de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem no âmbito escolar, é oportuno para atender às demandas sociais de formação para a sociedade tecnológica. A construção da identidade deste docente tem gerado reflexões no que se refere a atender as exigências do uso de tecnologias e de suas transformações na sociedade. Esse artigo objetiva analisar a construção da identidade docente do professor de informática da SEEDF. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e análise documental. Os principais resultados alcançados na pesquisa apontam que a construção da identidade docente é contínua e repleta de influências, entre elas a do contexto histórico, sendo possível aferir que é necessária uma valorização da formação e do professor de informática.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Gabini, Wanderlei Sebastião, and Renato Eugênio da Silva Diniz. "A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES ENVOLVENDO ENSINO DE QUÍMICA E INFORMÁTICA." Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 9, no. 1 (June 2007): 9–20. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172007090102.

Full text
Abstract:
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar a inserção da informática como estratégia didática para o ensino de Química. Por meio de encontros de um grupo de professores dessa disciplina, foram discutidas experiências já vivenciadas por eles sobre este tema, análise e exploração de softwares, além da elaboração e aplicação de uma proposta de aula na Sala Ambiente de Informática das escolas em que atuavam. Ficou evidente, nesse estudo, a importância de um espaço para o professor discutir sua prática profissional, planejar ações didáticas e conhecer os softwares disponíveis, bem como o fato de a informática ser um recurso viável no ensino de Química.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Andrade, Valéria Beatriz, and Antonio Luís Fonseca. "Formação continuada do bibliotecário: a importância da capacitação na área da informática para o profissional da informação." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 21, no. 47 (September 12, 2016): 124. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n47p124.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n47p124O ensaio científico visa destacar as vantagens obtidas pelo profissional bibliotecário que opta por uma formação continuada voltada para tecnologia. Explana como tem ocorrido a inserção da informação no mundo tecnológico. Destaca dois pontos: o posicionamento do profissional da informação no mercado de trabalho e a influência positiva que o aperfeiçoamento tecnológico exerce sobre o desempenho deste profissional capacitado a gerenciar a informação interligada aos recursos tecnológicos bem como o auxílio profissional que o bibliotecário, com um amplo conhecimento em informática, tem no manuseio com sistemas automatizados. Optou-se por uma pesquisa bibliográfica, onde foram utilizados livros e artigos publicados sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Faria, Alexandre Geraldo Viana, Rodrigo Andrade Cardoso, and Rafael Rodrigues Godoy. "ENSINO DE QUÍMICA NO TÉCNICO DE NIVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no. 17 (April 20, 2019): e7667. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2019.7667.

Full text
Abstract:
A interdisciplinaridade e a contextualização são meios pedagógicos para promover uma aprendizagem mais eficaz, ambos estão presentes em documentos que norteiam a modalidade de ensino integrado, comtemplada na Educação Profissional e Tecnológica que se expande juntamente com os Institutos Federais. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou apresentar uma proposta didática contextualizada e interdisciplinar para o ensino de Química no curso Técnico Integrado de Nível Médio em Informática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul. A proposta se desenvolveu com uma turma do Técnico em Informática em conjunto com um professor de Informática, na qual, por meio da descrição de componentes de computadores, houve a intervenção tanto do professor de Química, no ensino de Tabela Periódica, quanto pelo professor de Informática, no ensino das funções e características de cada periférico. Pelo relato dos estudantes e do professor de Informática envolvido na proposta, pôde-se notar relevante interesse dos discentes em aprofundar seus conhecimentos acerca dos assuntos envolvidos, o que nos leva a crer que nossa proposta foi adequada às propostas didáticas de interdisciplinaridade e contextualização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Vieira, Maria da Solidade Oliveira Cesario, Joselly Medeiros Tavares Silva, and Danilo Cortez Gomes. "O PAPEL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFRN) PARA A QUALIFICAÇÃO E EMPREGABILIDADE: UM ESTUDO DOS EGRESSOS DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN EM CURRAIS NOVOS/RN." HOLOS 1 (March 10, 2011): 168. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.514.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa foi realizada com o intuito de verificar a contribuição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), em Currais Novos, através do Curso Técnico de Nível Subseqüente de Informática, no que se refere à relação qualificação profissional e empregabilidade. O estudo buscou identificar o grau de participação da Instituição no processo de inserção dos egressos no mercado de trabalho e verificar quais os instrumentos de encaminhamento desenvolvidos para este fim. A pesquisa caracterizou-se do tipo exploratória-descritiva e procurou investigar e descrever como a instituição estudada, o IFRN, desenvolve a formação profissional. A pesquisa foi direcionada a todos os alunos egressos do Curso Técnico Subseqüente de Informática. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário aplicado com os egressos. Da análise e interpretação dos dados chegou-se a conclusão de que o IFRN contribui, de maneira significativa, para a inserção no mercado de trabalho e/ou para a ampliação das possibilidades de ocupação e renda. No entanto, detectou-se a necessidade de maior participação da Instituição formadora no que se refere ao encaminhamento dos egressos ao mercado de trabalho. Por fim, recomendou-se que sejam viabilizados outros cursos de qualificação, de preferência uma graduação na área de informática, conforme anseio dos egressos pesquisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Tanabe, Lyvia Pini, and Rika Miyahara Kobayashi. "Perfil, competências e fluência digital dos enfermeiros do Programa de Aprimoramento Profissional." Revista da Escola de Enfermagem da USP 47, no. 4 (August 2013): 943–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-623420130000400024.

Full text
Abstract:
Estudo descritivo, exploratório, realizado na cidade de São Paulo, que objetivou identificar o perfil, as competências e a fluência digital do enfermeiro aprimorando para uso da tecnologia no trabalho. A população composta por 60 aprimorandos do Programa de Aprimoramento Profissional respondeu um questionário com dados sobre o perfil, a fluência digital e as competências profissionais. Verificou-se que 95,0% dos participantes eram do sexo feminino, 61,7% na faixa etária entre 23 a 25 anos, 75,0% graduados em escolas públicas, 58,3% cursando enfermagem cardiovascular, 98,3% teve contato com recursos computacionais na graduação; 100,0% possuía computador em casa; 86,7% acessava a internet diariamente; 96,7% utilizava o Messenger e 58,3% apresentava grau intermediário de conhecimento e habilidade em informática. As competências profissionais requeridas frente à tecnologia referiram-se ao saber ser inovador, criativo, atualizado para conhecer e gerenciar programas e saber utilizar os recursos tecnológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santos, Elza Ferreira, Ieda Fraga Santos, and Marco Arlindo Amorim Melo Nery. "RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A PRESENÇA DAS MULHERES." Educação: Teoria e Prática 30, no. 63 (August 28, 2020): 1–17. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13561.

Full text
Abstract:
Por meio da Resolução nº 6/12, as atuais Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio apontam o reconhecimento das identidades de gênero como um dos princípios que norteiam os cursos técnicos. Esse reconhecimento alicerçou a pesquisa que se desenvolveu no Instituto Federal de Sergipe (IFS), entre os anos 2017 e 2018. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que aborda as relações de gênero na educação profissional e tecnológica. Para sua realização, contou-se com o aporte teórico dos estudos acerca da educação profissional, relações de gênero e divisão sexual do trabalho. No IFS, o número de mulheres nos cursos integrados na área de Indústria e de Informática ainda é pequeno, mas sinaliza contestação aos preconceitos de gênero. Há necessidade, pois, de realizar ações em prol da igualdade entre homens e mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila, and Raquel Salcedo Gomes. "O Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica/UFRGS." Educ. Form. 6, no. 3 (August 2, 2021): e5192. http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v6i3.5192.

Full text
Abstract:
O objetivo desta investigação está em compreender os contornos da produção bibliográfica do curso de especialização lato sensu em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS), a partir da identificação das temáticas de pesquisa privilegiadas nas produções bibliográficas desenvolvidas em suas primeiras edições (2010 e 2014). Na produção dos dados nos utilizamos dos princípios de Estado do Conhecimento com foco na pesquisa de caráter histórico-bibliográfico, exploratório-investigativo, inventariante e descritivo. No processo analítico utilizamos a Análise Textual Discursiva. Destacamos como resultados a complexidade existente na produção do conhecimento pela natureza interdisciplinar do campo de estudo onde se insere a Informática na Educação. Como temáticas de pesquisa privilegiadas emergem as problemáticas das práticas pedagógicas, da formação docente e da gestão educacional tendo como elemento de efetivação dos estudos o exercício profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Braga, Paulo Divino Cesar, and Marcos Reinaldo Severino Peters. "USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS." Revista Conhecimento Online 1 (January 11, 2019): 16. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v1i0.1470.

Full text
Abstract:
As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes nas atividades profissionais, inclusive do docente. Diante deste aspecto, o presente trabalho foi proposto com o objetivo de analisar e identificar a utilização das TIC pelos docentes de um curso de Ciências Contábeis. A pesquisa foi conduzida com professores do Curso de Ciências Contábeis que lecionam em uma instituição de ensino superior de cunho estadual, localizada em Goiás. Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos docentes. Por meio da análise dos resultados obtidos, observou-se que 50% dos docentes (50%) são do sexo masculino e (50%) do sexo feminino, com faixa etária superior a40 anos (60%). O nível de conhecimento sobre informática relatado pelos docentes foi intermediário em 100%. Todos tem acesso à internet e a utilizam para acesso ao e-mail e pesquisar informações na web (100%), seguido pela utilização das redes sociais (64,28%). 50% dos docentes tentam incluir software da área contábil em suas práticas e citam a necessidade da formação do profissional da contabilidade apto a trabalhar com as TIC. Quanto, às dificuldades relatadas incluem a dificuldade em utilizar as tecnologias existentes (64,28% que não tiveram formação acadêmica para a prática pedagógica) e a infraestrutura inadequada. Os docentes são proativos frente à TIC e possuem familiaridade com uso da informática, mas concordam que com maior investimento na infraestrutura da instituição e formação profissional aumentaria a adoção das tecnologias de forma adequada nas atividades acadêmicas relacionadas à formação do contador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Serejo Santos, Hericley, and Ana Maria Leite Lobato. "A ABORDAGEM EDUCOMUNICATIVA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS MARAJOARAS." Educação Profissional e Tecnológica em Revista 4, no. 1 (April 6, 2020): 153–68. http://dx.doi.org/10.36524/profept.v4i1.531.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem o objetivo de compreender como a abordagem educomunicativa está presente nas práticas pedagógicas aplicadas no Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Breves, e como colabora para a formação de cidadãos emancipados e conscientes do direito à expressão e comunicação. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas com oito professores no intuito de identificar a tipologia de linguagens, a metodologia aplicada, os resultados obtidos e o conhecimento sobre Educomunicação. A abordagem educomunicativa está presente nas práticas pedagógicas desses professores e, apesar da maioria desconhecer o termo, compreendem a importância de se promover a interface entre Educomunicação e Educação Profissional Tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Borges, Patricia Ferreira Bianchini. "O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA E O ENSINO INTEGRADOR NO IFTM – CAMPUS UBERABA." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no. 17 (August 9, 2019): e4725. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2019.4725.

Full text
Abstract:
A recente expansão da rede federal de Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia está intimamente relacionada com a necessidade de formação profissional, científica e tecnológica dos estudantes, que têm a oportunidade de se prepararem para a vivência do mundo do trabalho, assim como para sua formação humana integral, condição essencial para o exercício da cidadania. De posse dessa informação, neste artigo, vamos discutir a missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba (IFTM - Campus Uberaba) no contexto da educação profissional tecnológica brasileira, em especial no contexto do ensino integrador proposto no Curso Técnico em Suporte e Manutenção em Informática integrado ao Ensino Médio do IFTM – Campus Uberaba.Palavras-chave: Educação profissional. Ensino integrado. Formação do aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Apostolico, Maíra Rosa, and Emiko Yoshikawa Egry. "Uso da internet na coleta de dados primários na pesquisa em Enfermagem." Revista Brasileira de Enfermagem 66, no. 6 (December 2013): 949–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672013000600021.

Full text
Abstract:
Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização de um instrumento de coleta de dados de fontes primárias disponibilizado pela internet. Diante dos avanços da tecnologia que estão modificando a formação profissional, o uso da informática na pesquisa em enfermagem favorece o desenvolvimento de metodologias e localização de informações. Este estudo descreveu desde a construção do instrumento até a coleta de dados e revelou facilidades como a possibilidade de abordagem de muito sujeitos e oferta de um instrumento semelhante ao utilizado pelos profissionais. A principal dificuldade foi a baixa taxa de resposta. Considerou-se a experiência positiva e mesmo o baixo retorno de respostas não comprometeu os resultados qualitativos do estudo. Espera-se que, em um futuro próximo, os profissionais dominem as ferramentas computacionais e façam delas instrumentos de atuação no cotidiano dos serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Mombelli, Monica Augusta, Mayckel da Silva Barreto, Guilherme Oliveira de Arruda, and Sonia Silva Marcon. "Epidemia da aids em tríplice fronteira: subsídios para a atuação profissional." Revista Brasileira de Enfermagem 68, no. 3 (June 2015): 429–37. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680308i.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo:analisar a tendência da epidemia de aids entre 1988 a 2012, em município de tríplice fronteira.Método:estudo ecológico de série histórica realizado com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde.Resultados:foram registrados 1427 casos de aids, sendo 82,1% na faixa etária de 20 a 49 anos e 56% no sexo masculino. A relação homem/ mulher passou de 9/1 para 1/1 e aumentou o número de casos entre indivíduos com mais anos de estudo, com mais de 50 anos e com idade entre 20 e 34 anos. A categoria de exposição mais frequente foi a heterossexual, signifi cativamente maior entre as mulheres; já o uso de drogas injetáveis associou-se ao sexo masculino.Conclusão:buscando abarcar as modificações no cenário epidemiológico da aids, os profissionais de enfermagem devem implementar estratégias de intervenção junto às pessoas identificadas como sendo as mais vulneráveis à infecção pelo HIV.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Sant'Ana, Claudinei de Camargo, Rúbia Barcelos Amaral, and Marcelo de Carvalho Borba. "O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática." Ciência & Educação (Bauru) 18, no. 3 (2012): 527–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132012000300003.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma pesquisa que é resultado de cursos online de formação continuada de professores, concebidos a partir de uma parceria entre a UNESP e uma rede nacional de escolas de Ensino Básico. Os cursos buscavam familiarizar os professores de Matemática com os recursos da tecnologia informática, especificamente dois softwares, o Geometricks e o Winplot, no que diz respeito à utilização destes na sala de aula. Após alguns anos da realização dos mesmos, na pesquisa aqui descrita, objetivamos identificar "se e como" os softwares foram incorporados à prática profissional, em um cenário em que os professores podem contar com laboratórios, formação continuada e suporte técnico. A partir de entrevistas online, pudemos mapear as diferentes escolhas dos professores: não-uso; uso de forma semelhante (ou não) à vivenciada no curso online, e o uso interdisciplinar, mostrando variadas formas pelas quais os professores "retraduziram" o curso para sua prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santos, Vanilza Valentim dos, and Nerli Nonato Ribeiro Mori. "Educação Profissional: a trajetória de alunos com dificuldades escolares." Educação (UFSM) 45 (January 31, 2020): 8. http://dx.doi.org/10.5902/1984644432542.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata-se de um recorte da dissertação de mestrado em educação que foi pautada na análise da trajetória dos alunos que cursam o ensino técnico profissionalizante integrado ao Ensino Médio, e suas dificuldades escolares. Para tanto, o objetivo geral foi delimitado na análise do percurso e das perspectivas dos alunos do 1° e do 4° ano, matriculados no curso técnico profissionalizante em escolas da rede federal de ensino denominadas Institutos Federais, considerando a relação entre educação escolar e formação profissional. O caminho metodológico empreendido no decurso dos estudos compreendeu uma abordagem qualitativa, de cunho documental, fundamentada pela legislação educacional e documentos institucionais. Os métodos utilizados contaram com a coleta de dados, por meio dos registros do desempenho dos alunos, entrevistas realizadas utilizando um questionário semiestruturado com alunos ingressantes, e com os concluintes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e com docentes que ministraram aulas em as ambas as turmas. A realização do estudo proporcionou uma reflexão a respeito das motivações na escolha pelo ensino técnico e sobre as dificuldades e os obstáculos encontrados pelos alunos, assim contribuindo com um novo olhar com relação à educação e à formação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva, Jordan Prazeres Freitas da, Mércia Capistrano Oliveira, and Marcus Cézar de Borba Belmino. "ÉTICA PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA E A PUBLICIDADE DE PSICÓLOGOS EM REDES SOCIAIS." Revista Expressão Católica 6, no. 2 (August 1, 2018): 40. http://dx.doi.org/10.25190/rec.v6i2.2070.

Full text
Abstract:
Várias foram as mudanças que a informática e a internet causaram na sociedade nos últimos trinta anos. O surgimento da internet como um novo sistema eletrônico de comunicação, caracterizado pelo seu alcance global; integração de todos os meios de comunicação e interatividade potencial, está mudando e mudará para sempre as culturas mundiais A partir disso, este trabalho tem como foco a questão da publicidade profissional do psicólogo na rede social Facebook, e, foi fruto da monitoria de Ética e Psicologia. Tem por objetivo analisar aspectos éticos referentes à publicidade do trabalho dos psicólogos em perfis pessoais de profissionais integrantes do grupo público do Facebook intitulado Psicologia Ceará. A coleta dos dados foi realizada entre os meses de maio e junho de 2017, do qual selecionou-se, psicólogos que haviam feito publicações referentes à publicidade no grupo da rede social. Nestas publicações foi possível identificar situações de quebra do Código de Ética e da Resolução 003/2007 do Conselho Federal de Psicologia. A partir disso, tentou-se contribuir para a problematização acerca do fenômeno das redes sociais no âmbito profissional do psicólogo, e para a proposição de parâmetros éticos para a complexa regulamentação da matéria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Costa, Juvaneide Régia, Cynthia Pereira de Medeiros, and Cynara Teixeira Ribeiro. "Escolha Profissional na Adolescência: Um Estudo Psicanalítico." Revista Subjetividades 17, no. 3 (April 15, 2018): 104. http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i3.5924.

Full text
Abstract:
As profundas transformações de ordem política, econômica e social nas sociedades capitalistas e globalizadas, geradas pelos avanços da ciência, da indústria eletrônica, da informática e da robótica, refletem-se na coletividade e nos modos de organização do mundo do trabalho. Adolescentes e jovens são afetados por essas transformações, apresentando manifestações psíquicas diversas frente à escolha de suas profissões, que denunciam o mal-estar e o sofrimento vivenciado diante das vicissitudes desse processo e das expectativas por ele geradas. Trata-se de um artigo teórico no qual articulamos as dificuldades e os impasses que envolvem a escolha profissional na adolescência às determinações psíquicas inconscientes desse processo e aos lutos que o adolescente precisará fazer para poder optar por uma profissão. A partir do referencial freudiano e lacaniano, realizou-se um estudo do conceito de adolescência que, articulado ao processo de escolha profissional e a fragmentos de casos clínicos, evidenciou as seguintes conclusões: 1. Nas escolhas humanas estão implicados processos psíquicos diversos, que, iniciados na infância, são atualizados na adolescência, determinando as escolhas do adolescente, inclusive a profissional; 2. É necessária a elaboração simbólica da separação dos pais da infância, e dos lutos relativos às perdas e renúncias relacionadas às mudanças corporais e aos objetos infantis, para que o adolescente possa aceder ao seu desejo e sustentar suas possibilidades de escolha; 3. A escuta da dimensão inconsciente, presente nas escolhas do sujeito no campo profissional, é fundamental para uma análise das dificuldades aí surgidas, bem como para o encontro de saídas singulares para elas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Melendez, Thiago Troina, Anelise Ramires Meneses, Marcelo Leandro Eichler, João Pedro Cartier Rodrigues, Yuri Ramos Lima, and Jorge Fernando Siqueira Freitas. "LANÇAMENTO HORIZONTAL COM REALIDADE VIRTUAL: JOGO EDUCATIVO PARA SMARTPHONES DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL." Revista ENCITEC 9, no. 3 (December 16, 2019): 207. http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.3355.

Full text
Abstract:
<p class="ResumoRevista"><strong>: </strong>Neste trabalho mostraremos um objeto virtual de aprendizagem desenvolvido por um grupo de estudantes do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Bagé. Trata-se de um jogo de lançamento horizontal de projéteis direcionado para o ensino de física, cujo processo de modelagem é descrito e ilustrado visando contemplar as pesquisas iniciais, escolha de layout e interface, detalhes da jogabilidade em dispositivo portátil e os diferenciais do uso dos óculos de realidade virtual. Considerando que um dos propósitos do nosso projeto de pesquisa<a title="" href="file:///G:/Meu%20Drive/000-ENCITEC/2019/v9-n3/2967-207-214-a.docx#_ftn1">[1]</a> é analisar a viabilidade da produção de jogos digitais pelos alunos da educação profissionalizante, e diante do indicativo de potencial pouco explorado que pode confrontar algumas das principais problemáticas associadas à incorporação das tecnologias móveis na educação básica, os resultados apontam que devemos continuar fomentando o talento dos jovens desenvolvedores da área de informática.</p><div><br clear="all" /><hr align="left" size="1" width="33%" /><div><p><a title="" href="file:///G:/Meu%20Drive/000-ENCITEC/2019/v9-n3/2967-207-214-a.docx#_ftnref1">[1]</a> Projeto de pesquisa intitulado Análise e Desenvolvimento de Jogos Digitais para a Educação em Ciências, registrado na Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul sob o número PE02160816/124.</p></div></div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Junior, Nilo Ribeiro, and Débora Vieira De Almeida. "Bioética, nova cultura somática e sensibilidade: o cuidado do profissional da Saúde." Revista Pistis Praxis 5, no. 1 (October 24, 2013): 17. http://dx.doi.org/10.7213/revistapistispraxis.7673.

Full text
Abstract:
A Bioética, como ciência da vida, apresenta, em sua essência, a preocupação pela humanização da humanidade que acontece especialmente no corpo e na carne humanas. Graças aos avanços da Biologia, da Técnica e da Informática, que propõem novas formas de corpos, emerge uma nova cultura somática. Como esta tem a tendência de privilegiar a saúde como bem-estar do corpo biológico, delineia-se uma bioética preocupada em restituir o sentido da carnalidade humana, partindo da sensibilidade como categoria ético-filosófica central. Portanto, o objetivo deste ensaio é mostrar o impacto da categoria da Sensibilidade no repensamento da Ética do cuidado do profissional da Saúde no contexto da nova cultura somática contemporânea. O cuidado da pessoa enferma revelase como o cerne das atividades dos profissionais da saúde em razão da humanização do corpo do outro enquanto corpo de carne, enfatizando a centralidade da sensibilidade e carnalidade humanas. Isso conduz a um reposicionamento da compreensão do agir do profissional de saúde pautado em uma ética do cuidado em que o rosto evoca o corpo enquanto carnalidade. Dessa forma, o rosto enfermo não se reduz à enfermidade, mas suplica que seja cuidado de acordo com a sua singularidade e vulnerabilidade, convidando o profissional da Saúde a se preocupar com o outro em sua absoluta unicidade, o que transcende a visão reducionista do corpo e da saúde praticados pela nova cultura somática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Pedro Miguel, Jorge Castelo, and Pedro Santos. "Caracterização do processo de análise do jogo em clubes da 1ª liga portuguesa profissional de futebol na época 2005/2006." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25, no. 3 (September 2011): 441–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092011000300009.

Full text
Abstract:
O nível competitivo alcançado pelo futebol profissional tem exigido níveis de desempenho cada vez mais elevados. Uma das formas que tem sido utilizada para monitorá-la é a análise do jogo (AJ). O presente trabalho pretendeu caracterizar o processo de AJ na 1ª liga portuguesa profissional de futebol. Os objetivos do estudo foram conhecer: 1) a importância da AJ; 2) a frequência da sua realização; 3) os profissionais envolvidos; 4) os instrumentos e métodos utilizados; e 5) a importância atribuída pelos treinadores a diferentes eixos de análise. A amostra foi constituída por 16 treinadores da 1ª liga portuguesa de futebol profissional 2005/2006 (89% do universo em estudo). A cada um deles foi aplicado um questionário previamente validado por oito especialistas. Os resultados obtidos revelaram que a AJ adquire a sua pertinência ao nível da planificação tático-estratégica. É comumente utilizado um instrumento com categorias predefinidas e os eixos de análise eleitos estão relacionados com a dimensão tático-estratégica do jogo. O treinador principal é o protagonista na análise do jogo da sua equipe, delegando a função de análise dos adversários num profissional da equipe técnica. Os sistemas de análise utilizados não são sofisticados e apenas uma minoria admite recorrer à informática. Os eixos de análise menos valorizados estão relacionados com a análise energético-funcional dos jogadores. Sintetizando, na referida liga o processo de AJ é sistematizado e foca preferencialmente a vertente táctico-estratégica dos jogos analisados. No entanto, apesar de serem utilizados instrumentos com categorias predefinidas, os sistemas de análise utilizados são pouco sofisticado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Gentil, Heloisa Salles, and André Luiz Borges Milhomen. "Licenciatura em Computação e Profissionalidade Docente." EDUCAÇÃO: Teoria e Prática 23, no. 42 (April 12, 2013): 143. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n42.p143-160.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é analisar questões relativas à profissionalização e profissionalidade docente no que se refere à Licenciatura em Computação. Neste estudo analisaram-se as matrizes curriculares de dois cursos de Licenciatura em Computação da UNEMAT, a legislação concernente, o contexto em que se inserem esses cursos e as discussões acerca do profissional professor de Computação. As normas que orientam essa formação e as propostas curriculares apresentam contradições: o curso é uma licenciatura, mas a definição do perfil profissional não se restringe à docência; os egressos serão professores da Educação Básica, mas não há esse campo de atuação ou disciplina previsto nos parâmetros que orientam a organização do ensino, exceto no Ensino Médio, em cujos PCNs são previstos conhecimentos, competências e habilidades na área de Informática. Tanto as Diretrizes para Formação de Professores quanto a proposta curricular da Sociedade Brasileira de Computação analisadas mostram-se orientadas pela demanda da sociedade contemporânea de profissionais “flexíveis”, aptos a atuar em mais de um campo de trabalho, dificultando a constituição da profissionalidade docente e o papel dos cursos de formação inicial em sua tarefa de contribuir para a profissionalização da profissão professor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Martins, Marcell Serra de Almeida, Ludmila de Freitas, Jaqueline Mendes de Melo, Ivanildo Amorim de Oliveira, and Júlio César Vieira Frare. "Formação profissional de curta duração em um minicurso de montagem de computador no Instituto Federal do Pará, Ilha do Marajó." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 1, 2021): e14510514556. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14556.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como finalidade demostrar a importância de montagem de computadores através de minicurso, uma alternativa prática e eficiente para a construção de conceitos de informática, para avaliar qual a relevância que o curso tem para a formação, qualificação e perspectiva de trabalho para os participantes. Foi comparado dois públicos-alvo diferenciado, o primeiro, alunos da Instituição Federal de Ensino, e o segundo, membros da sociedade externa A ‘I Escola de Férias, realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Breves, com o objetivo de aplicação de métodos alternativos de ensino prático. Assim, foi realizado entre os dias 03 a 07 de julho de 2017, com participação de 21 alunos, sendo eles servidores, alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio com duração de 20 horas, o Minicurso – Montagem de Computadores. Neste sentido, é necessário fazer uma análise do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido no minicurso, assim como as perspectivas de impacto deste minicurso para a formação do participante para o mercado de trabalho, levando em consideração o atual momento histórico da tecnologia da informação que vivemos. Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da avaliação do minicurso, realizada através da aplicação de um questionário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Barbosa, Gilka Rocha, Adiel Teixeira de Almeida, and Ana Paula Cabral Seixas Costa. "SAD: análise da percepção de usuários e desenvolvedores através de análise fatorial." Production 16, no. 2 (August 2006): 216–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132006000200004.

Full text
Abstract:
A busca por metodologias que apóiem o desenvolvimento de software tem sido uma preocupação constante. Identificar percepções dos envolvidos é relevante para a construção de software de qualidade. Nesse sentido, este trabalho apresenta um estudo voltado para a identificação da percepção que profissionais desenvolvedores e usuários de sistemas de informação apresentam acerca dos Sistemas de Apoio a Decisão. O levantamento dos dados foi executado contemplando associados à Sociedade de Usuários de Informática e de Telecomunicações (SUCESU) e à Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) em Pernambuco. Na avaliação, foram aplicadas técnicas de análise descritiva e análise fatorial, considerando o contexto da atividade profissional dos participantes da pesquisa, o que permitiu identificar características de SAD consideradas relevantes para cada grupo avaliado. O resultado desta avaliação apresenta importantes fatores a serem considerados em metodologias voltadas para o desenvolvimento de SAD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Antunes, Marcelo Moreira, Marcos Doederlein Polito, and Helder Guerra de Resende. "Aspectos interferentes na qualidade do curso de educação física na ótica do corpo discente." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 15, no. 2 (July 2010): 131–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772010000200009.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou identificar os aspectos que estão interferindo na qualidade do processo de formação acadêmico-profissional de um Curso de Educação Física da cidade do Rio de Janeiro de forma positiva ou negativa, considerando as opiniões de seu corpo discente. Para isso se utilizou a Técnica Dephi em dois rounds. No primeiro round 68 alunos listaram aspectos positivos e aspectos negativos do referido curso. No segundo round 407 informantes responderam a escala de opinião previamente construída, onde avaliaram se os indicadores listados eram positivos ou negativos, e ainda se eram muito ou pouco interferentes em sua formação acadêmico-profissional. Os resultados permitiram verificar que algumas categorias de análise foram predominantemente negativas, por exemplo, a biblioteca e o laboratório de informática. Entretanto a maioria das categorias demonstrou comportamento positivo. Deste modo os aspectos positivos foram predominantes sobre os negativos para essas categorias de análise. Identificou-se ainda que todos os indicadores eram muito interferentes na formação acadêmico-profissional para a maioria dos informantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Lima, Samuel de Carvalho, Kássio Roberto Brito Soares, and Wigna Thalissa Guerra. "Letramento digital em Curso Técnico em Informática: considerações acerca do Projeto Pedagógico de Curso." Research, Society and Development 8, no. 2 (January 1, 2019): e2482632. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i2.632.

Full text
Abstract:
Considerando a relevância da promoção do letramento digital em curso técnico de nível médio integrado, o objetivo deste artigo é analisar as relações entre as dimensões do letramento digital e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso técnico de nível médio integrado em informática ofertado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Assim, desenvolvemos uma pesquisa de natureza exploratória, em que analisamos a seção dos objetivos e perfil do egresso, partes constituintes dos PPC do IFRN, tomando como base as dimensões do letramento digital propostas por Shetzer e Warschauer (2000), a saber, comunicação, construção e pesquisa, confrontando-as com as informações descritas no PPC de informática. Nossos resultados apontam que o PPC de informática apresenta indícios ainda muito tímidos das categorias de letramento digital, sobretudo na seção dos objetivos. No entanto, há carência das dimensões do letramento digital na seção que trata do perfil do profissional formado, visto que essa seção muito se volta para o letramento computacional, apresentando lacunas no que diz respeito ao letramento digital. Defendemos que deva haver uma maior aproximação das práticas de letramento digital no perfil do aluno egresso, em função da garantia, em potencial, de sua maior participação na sociedade em que atua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

De Morais Lustosa, Wigna Eriony Aparecida, and Priscila Tiziana Marques da Silva Aliança. "A IDENTIDADE DO PROFESSOR LICENCIADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ENTRE A PAIXÃO E O ACASO." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 12 (June 15, 2017): 179. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2017.5867.

Full text
Abstract:
O presente artigo é parte da pesquisa desenvolvida na disciplina Formação de Professor para a Educação Profissional, intitulada “Licenciados, bacharéis e a formação docente para atuar na EPT: um estudo com docentes do curso de informática no IFRN”. Nosso objetivo é compreender como se constitui a identidade docente de professores licenciados da educação profissional e tecnológica do ensino médio integrado à educação profissional do IFRN. As categorias de análise foram pensadas a partir das orientações de Bogdan e Biklen (1994). Para os autores, importa que as categorias emerjam da leitura do material coletado. Elegemos as três categorias mais recorrentes como aquelas que seriam abordadas neste estudo. Foram elas: percepção sobre a formação para a docência (27 ocorrências); relação prévia com a docência (16 ocorrências) e momentos-charneira (23 ocorrências). As três categorias trabalhadas aqui nos ajudam a compreender aspectos da identidade dos docentes entrevistados, cada uma deixando entrever os desenhos das tramas narradas. A primeira nos dá pistas sobre como cada professor relaciona sua própria formação e sua atuação profissional; a segunda nos indica os caminhos traçados antes da opção pela docência; a terceira nos permite confrontar esses caminhos anteriores e os hoje percorridos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Ferreira, Flavia Alves de Jesus, Ana Elizabeth Lapa Wanderley Cavalcanti, and Irineu Francisco Barreto Junior. "ATUAÇÃO DOCENTE NO MODELO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): UMA APRECIAÇÃO CRÍTICA SOBRE O PAPEL DOS TUTORES." Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas 21, no. 40 (May 24, 2021): 115–33. http://dx.doi.org/10.31512/rdj.v21i40.406.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa o papel dos tutores, profissionais responsáveis pela interação entre discentes no ambiente virtual de aprendizagem. Oferece visão crítica a respeito da posição dos tutores no ensino a distância (EaD). Para tanto, entende-se necessário o estudo do papel deste profissional essencial para o êxito do estudo a distância, modalidade de aprendizagem que conta com particularidades desafiadoras e que também impõe o desenvolvimento de habilidades compatíveis com o ambiente, tais como conhecimento técnico para o uso da informática, novos modelos de comunicação oral e escrita e desenvolvimento de atitudes mais flexíveis que atendam ao relacionamento não presencial entre o discente e o profissional. A metodologia do artigo fundamenta-se na técnica analítica e dedutiva, na qual são avaliados aspectos da evolução da educação superior brasileira na Sociedade da Informação, adotando o referencial epistemológico formulado por Manuel Castells e o ordenamento jurídico brasileiro pertinente ao tema. A pesquisa conclui que a tecnologia, colocada a serviço da educação, tem o poder de promover a efetivação do dispositivo constitucional garantidor do direito de acesso à educação integral e universal, contudo, isto não acontece espontaneamente, se faz necessária a implementação de metodologias educacionais inovadoras e capacitação de docentes e tutores, imprescindíveis ao êxito do processo educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos. "FERRAMENTAS DIGITAIS COLABORATIVAS PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NA WEB: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO TÉCNICA." Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa 1, no. 1 (June 5, 2019): 89–103. http://dx.doi.org/10.36732/riep.v1i1.2.

Full text
Abstract:
A produção de conteúdo pelos estudantes pode ser viabilizada pelo uso de tecnologias dentro e fora da sala de aula. Este trabalho relata a experiência com a oferta da disciplina Informática em uma turma de estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio. O objetivo é oportunizar a produção de conteúdo pelos estudantes com o uso de ferramentas digitais colaborativas, disponíveis na web, com foco nos temas abordados na área da Informática e, de forma interdisciplinar com as demais componentes curriculares do curso. A experiência tem caráter investigativo, na qual são abordadas a realização de três atividades para um grupo composto por 28 estudantes, matriculados e frequentes no curso durante o segundo semestre de 2017 e com idade entre 14 e 17 anos. Os resultados indicaram que os conhecimentos abordados durante as atividades práticas puderam ser relacionados a outras componentes específicas do curso, de modo que os estudantes puderam associar o uso das tecnologias à vida acadêmica e profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Joel Brito Lóssio, Claudio. "A PROFISSÕES DA SAÚDE E O TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS: BOAS PRÁTICAS E A CONFORMIDADE." Unisul de Fato e de Direito: revista jurídica da Universidade do Sul de Santa Catarina 10, no. 21 (September 23, 2020): 29. http://dx.doi.org/10.19177/ufd.v10e21202029-35.

Full text
Abstract:
Diante do transformar de nossa sociedade, novos padrões de segurança e privacidade deverão serem adotados, nesse caso, voltado ao espaço cibernético, onde os dados e as informações são de suma importância para sua existência. Cada vez mais as profissões se misturam com o direito e com a tecnologia, e na área da saúde não é diferente, inclusive quando se trata de lei de proteção de dados, pois essa não é uma tarefa para o TI, advogado, é para o DPO – Data Protection Officer, também conhecido como encarregado de proteção de dados. O profissional poderá alegar o desconhecimento do direito à proteção de dados dos titulares? Ambientes médicos, assim como os profissionais e seus auxiliares deverão com celeridade buscar aprimorar seus processos de segurança da informação e Compliance para que a proteção de dados seja garantida, visto que a privacidade é um Direito Fundamental. O aprimoramento não está relacionado exclusivamente a seara dos técnicos de informática, mas aos funcionários, aos profissionais da saúde, aos ambientes de saúde tanto públicos quanto privados, também não apenas na área digital, mas também no ambiente físico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Schoeller, Soraia Dornelles. "Enfermagem – transformações e formação profissional." Enfermagem Brasil 11, no. 3 (June 10, 2012): 127. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v11i3.3796.

Full text
Abstract:
Vivemos numa época de transformações sociais cada vez mais intensas e profundas. Nunca foi tão fácil conhecer tantas realidades ao mesmo tempo. Nunca as informações chegaram com tamanha velocidade a inúmeras pessoas simultaneamente. Hoje a realidade palpável e imediata se confunde com a realidade virtual. Os mecanismos de conhecimento, com o advento da internet e sua socialização, se multiplicaram infinitamente e nos colocam em contato constante com novos e diferentes conhecimentos, em todas as disciplinas. Vemos o surgimento de novas áreas de conhecimento em praticamente todos os campos e profissões. Aproximando este raciocínio à enfermagem devemos refletir sobre as consequências disso para a nossa profissão: Quais são? Estamos conseguindo acompanhar estas mudanças? Pensemos na nossa formação e em uma das finalidades de nosso trabalho: o cuidado. A enfermagem tem na sua essência o cuidado terapêutico, a partir do conhecimento profundo do sujeito enfermo, nas dimensões biológica, espiritual, afetiva, econômica, social e cultural [1]. Isso resulta que o conhecimento do outro na sua integralidade é condição para a realização deste cuidado, ou, visto de outro modo: o cuidado de enfermagem não se realiza sem o conhecimento do outro, a partir da ótica do outro e do significado que esta outra pessoa atribui a sua vida em geral e ao problema que está enfrentando em particular. A formação profissional, portanto, deve fornecer ferramentas para que isso aconteça.Segundo as diretrizes governamentais brasileiras vigentes para o profissional de enfermagem [2], o enfermeiro deve ser generalista, humanista, crítico e reflexivo. Para isso, uma de suas competências é “atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas” [2:2], identificando as necessidades do(s) sujeito(s) cuidado(s).Mais recentemente, o Conselho Federal de Enfermagem, através da Resolução 383/2011 [2] fixou em 44 as especialidades de enfermagem, acrescendo àquelas já existentes: citando algumas, temos hoje desde enfermagem materno infantil à aeroespacial, perpassando pela Auditoria e Pesquisa, Cardiologia (Perfusionista e Hemodinâmica), Centro Cirúrgico (Central de Material e Esterilização e Recuperação pós-anestésica), dermatologia (Estomaterapia, Feridas e Ostomias), Diagnóstico por Imagens, Endocrinologia, Farmacologia, Gerenciamento/Gestão, Hematologia e Hemoterapia, Informática em Saúde, Legislação, Ética e Bioética, Nutrição Parenteral e Enteral, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Políticas Publicas, Saúde Complementar, Saúde Indígena, Sexologia Humana, Terapias Holísticas Complementares, Traumato-Ortopedia, e, offshore e aquaviária.A questão que coloco aqui para a reflexão é: a formação profissional acompanha estas transformações? Se, e a história da enfermagem reflete as transformações sociais, como a formação profissional as está acompanhando? As grades curriculares conseguem disponibilizar disciplinas de modo a que o egresso seja de fato generalista e humanista e conheçam quais são as possibilidades que o enfermeiro tem no atual mercado de trabalho? As Escolas de Enfermagem proporcionam ao acadêmico experiências compatíveis com as atuais realidades? Há trocas de experiências entre as escolas para socializar as ações realizadas para a formação profissional?Esta é uma reflexão urgente e necessária, para que caminhemos cada vez mais na construção de profissionais éticos, humanos e reconhecidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Gomes, Danilo Cortez, and Luciano Alexandre De Farias Silva. "EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO PROFISSIONAL: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO." HOLOS 1 (February 9, 2018): 118–39. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2018.5264.

Full text
Abstract:
A educação empreendedora é uma ferramenta importante a ser disseminada entre as instituições de ensino, especialmente aquelas que atuam na educação profissional. Assim, o objetivo desse estudo foi diagnosticar e analisar a percepção dos alunos em relação às suas experiências nesta instituição, dentre estas, com a disciplina Gestão Organizacional. O empreendedorismo jovem no sentido amplo, em que exemplos práticos e ferramentas úteis são apresentados e utilizados pelos alunos, apresenta-se como forma de inclusão de jovens no mercado de trabalho e em contrapartida é fator preponderante para promoção do desenvolvimento socioeconômico brasileiro (LIMA-FILHO, SPROESSER e MARTINS, 2009; BULGACOV, 2010). Nesse sentido, esta pesquisa de natureza exploratória e descritiva utilizou um questionário com perguntas abertas e fechadas para a coleta de dados, seguido por uma análise quantitativa e qualitativa. Os questionários foram aplicados junto aos alunos dos cursos técnico integrado em alimentos e informática (nível médio – turmas concluintes do 4º ano) nos anos de 2012, 2013 e 2014 do IFRN – Campus Currais Novos, que cursaram a disciplina Gestão Organizacional, totalizando 215 alunos que compuseram o universo pesquisado. Os resultados indicaram que a experiência na instituição, bem como com a didática utilizada na disciplina, foram positivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Theodoro Velho, André Ricardo, and Cibele Hechel Colares Da Costa. "DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS EM CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL POR MEIO DOS SETE PASSOS METODOLÓGICOS." Revista Competência 9, no. 2 (December 28, 2016): 91. http://dx.doi.org/10.24936/2177-4986.v9n2.2016.404.

Full text
Abstract:
O presente trabalho discorre sobre o desenvolvimento e aplicação do planejamento docente, subsidiado pela análise das situações de aprendizagem apresentadas pela metodologia dos Sete Passos. Ordenação essa de plano de ação que contempla medidas de ensino guiadas a partir de sete etapas: (1) Contextualização e Mobilização; (2) Definição da Atividade de Aprendizagem; (3) Organização da Atividade de Aprendizagem; (4) Coordenação e Acompanhamento; (5) Avaliação da Atividade de Aprendizagem; (6) Acesso a outras referências e (7) Síntese e Aplicação. É explorado um estudo de caso em que há a sistematização da metodologia com a finalidade de desenvolver competências em cursos de Educação Profissional, dando subsídios para que o aluno utilize o conhecimento na prática, transformando, então, o saber em habilidade e, por conseguinte, em competências. O estudo é realizado criando situações comuns, abordando assuntos do interesse e conhecimento do aluno. Ao término da experimentação realizada, é apresentada uma reflexão do produto final do estudo de caso e da eficácia da metodologia dos Sete Passos. Palavras-chave: Metodologia dos Sete Passos. Informática fundamental. Microsoft Word. Aprendizagem. Competências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva, Adelson De Paula, and Viviane Sartori. "ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE - ESTUDO DE CASO: UMA PROPOSTA DE CURSO TÉCNICO DA REDE E-TEC BRASIL." Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 10 (November 24, 2016): 66. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v10e0201666-83.

Full text
Abstract:
A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) potencializou a Educação a Distância (EaD). O programa Rede e-Tec Brasil fez uso desses aportes tecnológicos ofertando cursos técnicos de nível médio, mudando o perfil da educação profissionalizante brasileira. O objetivo deste estudo é proporcionar um novo olhar para a educação profissional brasileira a partir da EaD e do Programa da Rede e-Tec Brasil, apresentando o curso de formação de Técnico de Informática para Internet do programa da Rede e-Tec Brasil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET–MG). A presente pesquisa é de natureza aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica, documental, estudo de caso e quali-quantitativa. Os resultados apontam que os cursos oferecidos na modalidade EaD, promovidos no âmbito da Rede e-Tec, organizados em propostas de ensino estruturadas, contribuem para o crescimento da educação técnica profissional brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Moura, Eliton Meireles de, Viviane Aparecida de Souza, Janaína Fátima Souza Oliveira, and Arlindo José de Souza Júnior. "TRABALHO COLABORATIVO NO USO DE SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA." Educação: Teoria e Prática 29, no. 62 (December 19, 2019): 733–53. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p733-753.

Full text
Abstract:
A escola, assim como todos que a compõem, não vive isolada, mas inserida num contexto que deve ser usado a favor de seu desenvolvimento, e para o desenvolvimento profissional de seus docentes. Nesse sentido, este trabalho buscou examinar a importância das interações entre professores, promovendo uma cultura profissional colaborativa que partilhe dúvidas e incertezas, para alcançar um objetivo em comum, e promover um aprendizado eficaz da geometria, por meio da interação com as tecnologias, tão presentes fora dos muros da escola. Assim, analisamos um projeto mineiro que apresentou, na parceria entre escola e universidade, a estrutura de debate e discussão sobre o uso das novas tecnologias para o auxílio de ensino de matemática/geometria. Este texto apresenta uma pesquisa qualitativa, com acompanhamento semanal no campo empírico representado pelo laboratório de informática da escola, onde aconteceram a maioria das atividades propostas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Souza, Tatiele Pereira. "Discurso e identidade: uma análise das publicações sobre trabalho, carreira e profissão no campo da tecnologia da informação." Áskesis - Revista des discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar 5, no. 1 (May 11, 2016): 32. http://dx.doi.org/10.46269/5116.102.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar o discurso sobre carreira, trabalho e profissão veiculado em publicações no campo da tecnologia da informação (TI). O corpus de análise envolveu matérias publicadas em revistas e um site direcionados à área de TI, entre os anos de 1984 a 2014. O exame de um período tão extenso permitiu identificar o momento no qual há certo rompimento em torno das ideias e valores relativos a profissão de informática, como era chamada no início, e a constituição de um novo ideal de profissional, o profissional de TI, este deve aderir a uma nova identidade pautada no empreendedorismo, na gestão de si, no gosto pela mudança. Considera-se que tal construção discursiva constitui uma identidade atribuída a partir do discurso empresarial e coaduna com as novas formas de gestão do trabalho e da produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Dubeux, Luciana Santos, Gisele Cazarin, Ana Claudia Figueiró, Luciana Caroline Albuquerque Bezerra, Marcos Barros, Ângela Salvi, Dulcineide Oliveira, and Gustavo Sampaio. "Formação de avaliadores na modalidade educação a distância: necessidade transformada em realidade." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 7, suppl 1 (November 2007): s47—s52. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292007000600006.

Full text
Abstract:
Será apresentada neste artigo a proposta do Curso Básico de Avaliação em Saúde do Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira - IMIP - voltada ao ensino dos principais conceitos e abordagens nesse campo de atuação, com o uso de fundamentos e da tecnologia de Educação à Distância. Este curso é parte integrante da Política Nacional de Institucionalização da Avaliação em Saúde, com vistas à formação de profissionais situados em posições estratégicas nas três instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde, nas diversas regiões brasileiras. Considerando o perfil esperado para o avaliador em saúde foram estabelecidas as competências para este profissional e uma proposta pedagógica centrada no aprendizado crítico, reflexivo, autônomo e com base no dialogo entre a teoria e a vivência prática do aluno. Para a elaboração deste curso foi conformada uma equipe multiprofissional (avaliadores, consultores pedagógicos, técnicos de informática e diagramação), sendo realizadas as seguintes etapas: elaboração do material didático, desenvolvimento da página na rede, capacitação de tutores e seleção dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Batista, Cecília Godinho, Paulo César de Resende Andrade, and Mara Lúcia Ramalho. "AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM O CURRÍCULO DE UM CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA." Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 22, no. 2 (December 20, 2017): 295. http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2017v22n2p295-319.

Full text
Abstract:
O desenrolar da educação profissional, desde sua gênese, pautou-se pelas demandas econômicas, políticas e sociais. Essa realidade perdura até hoje, no mundo contemporâneo, em que em decorrência da explosão tecnológica, essa modalidade de ensino foi reestruturada com base na necessidade de educar os sujeitos de forma integral, para que sejam capazes de atuar autonomamente na sociedade tecnológica em que estão inseridos. Para tanto, os Institutos Federais de Educação assumem o desafio de oferecer uma educação profissional que atenda não somente as necessidades do mercado de trabalho, mas também desenvolva aspectos intelectuais e humanos, valores éticos, de cidadania e de criticidade no uso das tecnologias. O objetivo do trabalho foi realizar uma investigação científica para analisar se no Curso de Informática, integrado ao Ensino Médio, do IFNMG, Campus Pirapora, as tecnologias são apresentadas e tratadas no currículo. A metodologia traçada, para esta pesquisa qualitativa, foi a análise documental de documentos legais, curriculares e metodológicos do curso, aplicação de questionários para alunos e entrevista com docentes e profissionais do apoio pedagógico. A discussão e interpretação dos dados coletados foram por meio da análise de conteúdo. Ao final da pesquisa constatou-se que mesmo que de forma limitada, as tecnologias estão inseridas no currículo do curso e os docentes, alunos e pedagogos compreendem que as ferramentas tecnológicas podem facilitar e potencializar os processos de ensino e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Gandra, Lucas Pereira, Alexandre Geraldo Viana Faria, and Gilson Saturnino Dos Santos. "MODELAGEM E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: POSSÍVEIS RELAÇÕES EM UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA SOLUÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM INFORMÁTICA." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 6 (April 4, 2016): 47. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2013.3453.

Full text
Abstract:
O presente artigo procura apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa, que analisa o desenvolvimento de atividades integradoras fundamentadas em modelagem como estratégia didática para o ensino médio integrado ao técnico em informática. Objetiva-se, por meio das ações da pesquisa, realizar atividades que contribuam para a formação geral e específica dos discentes bem como para o enriquecimento pedagógico dos docentes que por ventura venham a se utilizar dessas atividades. O trabalho analisou os modelos produzidos ao longo das atividades de modelagem, trazendo resultados que podem subsidiar discussões a fim de fortalecer as concepções pedagógicas que permeiam o ensino médio integrado à educação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

De Mendonça, Patricia Graziely Antunes, Cristiano Maciel, and Kátia Morosov Alonso. "INCLUSÃO DIGITAL INDUZIDA: PROBLEMAS E PROPOSTAS EM UM CONTEXTO ESCOLAR." Revista Educativa - Revista de Educação 20, no. 3 (December 20, 2017): 567. http://dx.doi.org/10.18224/educ.v20i3.6839.

Full text
Abstract:
A inclusão digital induzida, proporcionada pelos governos nas esferas Federal, Estadual e Municipal, por meio de projetos e programas que distribuem equipamentos de informática e Internet às escolas públicas foi o objeto de estudo desta pesquisa. O objetivo foi analisar como se deu a implantação e execução desses programas e projetos em escolas que ofertam Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Cuiabá - MT (EMIEP e Proeja). Foram identificadas quatro dimensões que agrupam os principais problemas que ocorrem durante a execução dessas iniciativas nessas escolas, culminando em uma discussão de perspectivas que possibilitariam minimizar tais problemáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Anzilago, Marcielle, Daniele Cristina Bernd, and Simone Bernardes Voese. "MERCADO DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE CUSTOS NO PARANÁ: UM ESTUDO SOBRE A DEMANDA, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EXIGIDAS." Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 14, no. 1 (June 23, 2016): 193–217. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v14i1.818.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou identificar a demanda, os conhecimentos técnicos exigidos, bem como as habilidades e competências requeridas dos profissionais especializados em Custos no mercado de trabalho no Estado do Paraná. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa que se utilizou da técnica da análise de conteúdo para inferir sobre os requisitos exigidos nos anúncios em websites de empregos. Os principais resultados deste estudo indicam que neste segmento, as vagas mais ofertadas no mercado de trabalho paranaense são para analistas de custos, sendo que a maior demanda de profissionais de custos ocorre na cidade de Curitiba. Das vagas analisadas, 11% solicitaram formação em Ciências Contábeis. No entanto observou-se que em cerca de 60% das vagas anunciadas, não requisitaram formação contábil ou em áreas correlatas, 57,4% das ofertas analisadas não requerem conhecimento em língua estrangeira e 26% não anunciaram exigências quanto a conhecimentos em informática em suas ofertas. Conclui-se que o mercado exige do profissional de custos algumas habilidades e conhecimentos, nas quais se destacam o conhecimento de métodos de custeio de produtos, conhecimento de gestão de custos e orçamentos e elaboração de relatórios contábeis e gerenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Ramos, Fábio Mendes. "OBJETO DE APRENDIZAGEM — ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES APLICADOS EM CIRCUITOS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 2 (February 27, 2021): 13. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i2.598.

Full text
Abstract:
O presente estudo, apesar de não se tratar de assunto novo no âmbito educacional, vem a colaborar com o tema é Prática pedagógica, no Ensino de Sistemas de Equações Lineares, teve como pressuposto a elaboração de um Objeto de Aprendizagem para o Ensino Médio e Educação Profissional, o qual foi desenvolvido como método dinâmico e interativo para o ensino-aprendizagem desse conteúdo. A metodologia empregada buscou instrumentar da tecnologia informática na elaboração de um Objeto de Aprendizagem, desenvolvido e implementado em sua pluralidade nos softwares GeoGebra e Notpad++ por meio de uma sequência didática. As atividades dessa sequência foram elaboradas e aplicadas a estudantes do Ensino Médio e Educação Profissional. Espera-se que o Objeto de Aprendizagem contribua para a reflexão e melhor compreensão dos alunos, possibilitando uma relação entre os conteúdos de Matemática e das áreas técnicas na resolução de problemas de Circuito de malhas. O Objeto de Aprendizagem foi disponibilizado no site (http://www.fabioramos.mat.br/), visando a (re)utilização por professores, pesquisadores e alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography