Academic literature on the topic 'Prognóstico de falhas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Prognóstico de falhas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Prognóstico de falhas"

1

Mucke SILVA, Ericke, Murilo Priori ALCALDE, Rodrigo Ricci VIVAN, Marcelo POMINI, and Marco Antonio Hungaro DUARTE. "Uso da tecnologia e cimento de silicato de cálcio na resolução de complicações no retratamento endodôntico: relato de caso." Dental Press Endodontics 10, no. 2 (July 1, 2020): 86–93. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2545.10.2.086-093.oar.

Full text
Abstract:
Introdução: Acidentes e complicações podem acontecer em qualquer fase do tratamento endodôntico. Podem ocorrer devido a diversos fatores, como falhas dos instrumentos, dificuldades anatômicas e limitações do profissional, o que, muitas vezes, pode alterar o prognóstico de um caso. Objetivo: O presente relato de caso aborda uma situação em que uma paciente se apresentava com dois instrumentos fraturados e uma perfuração radicular em um dente molar inferior com periodontite apical. Relato do caso: Os fragmentos foram removidos por meio de técnica mecanizada e ultrassônica padronizada, e a perfuração foi tratada e selada com material à base de silicato de cálcio. Conclusão: O emprego de recursos tecnológicos atuais favoreceu a resolução do caso, melhorando seu prognóstico. O restabelecimento da condição de normalidade do dente e tecidos adjacentes foi confirmado por exames radiográficos e tomográficos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cavalcante, Tahissa Frota, Thelma Leite de Araújo, and Ana Railka de Souza Oliveira. "Efeitos da sondagem nasogástrica em pacientes com acidente cerebrovascular e disfagia." Revista Brasileira de Enfermagem 67, no. 5 (October 2014): 825–31. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2014670522.

Full text
Abstract:
O estudo teve por objetivo analisar os efeitos da sondagem gástrica em pacientes com acidente vascular cerebral e disfagia. Revisão sistemática da literatura, realizada em seis bases de dados, com os descritores stroke e intubation, gastrointestinal. Foram encontrados 120 estudos e selecionados três ensaios clínicos. Os resultados apontaram diferentes desfechos, entre os quais: aumento do nível sérico de albumina (gastrostomia), prognóstico ruim e risco de morte (gastrostomia), aumento das falhas no tratamento devido a bloqueio, deslocamento e reinserção da sonda nasogástrica, e aumento da incidência de hemorragia gastrointestinal (sonda nasogástrica). A partir dos resultados obtidos nesta revisão sistemática, ressaltam-se as seguintes evidências: a sondagem nasogástrica deve ser adotada precocemente como um método de alimentação enteral; as falhas do tratamento são mais comuns naqueles que utilizam a sonda nasogástrica como método de alimentação; os resultados relacionados à melhora do estado funcional dos pacientes foram semelhantes, independente do método de terapia nutricional empregado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Garavazzo, Tabata Luna, Alessandra Kimie Matsuno, Fabio Carmona, Ana Panzeri Carlotti, and Carlos Henrique Miranda. "Impacto prognóstico das complicações ocorridas durante o transporte de crianças gravemente doentes." Scientia Medica 30, no. 1 (July 15, 2020): e34725. http://dx.doi.org/10.15448/1980-6108.2020.1.34725.

Full text
Abstract:
Objetivo: o transporte de crianças gravemente doentes envolve particularidades que aumentam o risco de complicações. O objetivo foi investigar o impacto de complicações registradas durante o transporte na mortalidade geral e na taxa de alta hospitalar.Método: estudo realizado em duas etapas. A primeira foi um estudo transversal, no qual, através de entrevista padronizada, dirigida ao médico que admitiu essas crianças, foram identificadas potenciais complicações ocorridas durante o transporte. Três médicos independentes auditaram esses dados. A segunda etapa foi uma coorte prospectiva onde os pacientes divididos em dois grupos (com e sem complicações no transporte) foram seguidos prospectivamente.Resultados: 143 crianças foram incluídas no estudo. Pelo menos uma complicação durante o transporte foi observada em 74 delas (52%). A complicação mais prevalente foi relacionada a falhas no monitoramento e nos dispositivos (42%). A ocorrência de complicações no transporte foi associada a maior mortalidade hospitalar (Hazard ratio - HR): 5,60; intervalo de confiança de 95% (IC95%): 1,26 - 26,65; p=0,013) e a menor taxa de alta hospitalar (HR: 0,48; IC95%: 0,31 - 0,74; p = 0,0007). Após regressão de Cox para ajuste de fatores de confusão, a presença de complicações permaneceu associada à mortalidade hospitalar (HR: 6,74; IC95%: 1,40 - 32,34); p = 0,017), porém deixou de se associar com a taxa de alta hospitalar (HR: 0,76; IC95%: 0,49 - 1,16; p=0,213).Conclusão: presença de complicações durante o transporte pediátrico foi frequente na região metropolitana de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. A ocorrência de complicações foi um preditor independente de mortalidade hospitalar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Souza, Júlio, Oscar Carvalho, and Filipe Silva. "Retenção intracanalar na reconstrução coronária de dentes tratados endodonticamente – uma revisão narrativa." RevSALUS - Revista Científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia 2, no. 1 (June 30, 2020): 19–27. http://dx.doi.org/10.51126/revsalus.v2i1.39.

Full text
Abstract:
Considerando o desempenho a longo prazo dos dentes tratados endodonticamente, são vários os fatores que podem conduzir ao insucesso, especialmente em estruturas dentárias com perda tecidual severa. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão narrativa da literatura relativa aos diferentes retentores intracanalares para reconstrução coronária de dentes tratados endodonticamente. Os resultados encontrados apontam para a importância da manutenção de estrutura dentária a nível coronário no sucesso clínico a longo prazo. O tratamento endodôntico e a seleção de retentor intracanalar são determinantes para o prognóstico a longo prazo. Apesar da evolução dos materiais e técnicas adesivas nos últimos anos, há limitações mecânicas e geométricas dos materiais retentores intracanalares para compensar a perda de estrutura dentária. Como consequência, falhas clínicas levam a situações de re-tratamento ou perda de elementos dentários com desconforto e maior custo aos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Daniela Cabral de, Fábio Roberto Chavarette, and Roberto Outa. "Monitoramento de integridade estrutural de um rotor utilizando algoritmos de sistemas imunológicos artificiais com seleção negativa e seleção clonal." Research, Society and Development 9, no. 7 (April 28, 2020): e96973546. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3546.

Full text
Abstract:
O trabalho propõe uma metodologia para o desenvolvimento de monitoramento da integridade estrutural baseado em técnicas de computação inteligente, com propósito de detectar falhas estruturais em um rotor utilizando a técnica de sistemas imunológicos artificiais com seleção negativa e seleção clonal. Este conceito permite compor o sistema de diagnóstico apto a aprender continuamente, contemplando duas situações de danos, sem a necessidade de reiniciar o processo de aprendizado. Neste cenário, foi empregado dois algoritmos imunológicos artificiais, sendo o algoritmo de seleção negativa, responsável pelo processo de reconhecimento de padrões, e o algoritmo de seleção clonal responsável pelo processo de aprendizado continuado. Para avaliar a metodologia foi montada uma bancada experimental que produz um sinal de vibração, a partir do qual capturado e tratado, pode ser identificado, classificado e até definido o prognóstico do comportamento do teste. Os resultados demonstram robustez e precisão da metodologia proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Marval, C. A., M. R. F. Matos, V. G. Andrade, B. B. Leal, G. E. S. Alves, H. P. Oliveira, and R. R. Faleiros. "Obstrução estrangulada de jejuno como complicação pós-operatória de ressecção do cólon maior eqüino: relato de caso." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 59, no. 3 (June 2007): 641–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352007000300014.

Full text
Abstract:
Em uma égua, submetida à laparotomia para correção de vólvulo do cólon maior, realizou-se enterectomia próximo ao ligamento cecocólico seguida de enteroanastomose término-terminal. Nas primeiras 24 horas do período pós-operatório, houve piora dos sinais clínicos, com ocorrência de dor, refluxo enterogástrico e agravamento do quadro de endotoxemia. Frente ao prognóstico desfavorável, optou-se pela eutanásia. Durante a necropsia, não foram constatadas falhas na enteroanastomose ou sinais de peritonite séptica. Observou-se encarceramento de uma alça de jejuno, que se apresentava justaposta à extremidade livre da prega cecocólica e comprimida entre o corpo do ceco e o cólon ventral direito remanescente, caracterizando obstrução do tipo estrangulada. Esse achado foi compatível com o agravamento do quadro clínico observado no pós-operatório. Essa ocorrência sugere a necessidade de uma adaptação na técnica de ressecção do cólon maior, de forma a reduzir o espaço cecocólico e evitar um possível encarceramento de alças de intestino delgado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fernandes, Marcus I., Evania C. Q. de Figueiredo, Maria Angelina C. Fernandes, Camila M. F. Dantas, and Ítalo E. L. Ferreira. "Partial and simultaneous remission of nephritis and autoimmune hemolytic anemia in patients with lupus after treatment with biological agent: a case report." Medicina (Ribeirao Preto. Online) 50, no. 1 (February 16, 2017): 53. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v50i1p53-57.

Full text
Abstract:
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica, sistêmica, de causa desconhecida e de natureza autoimune. Apresenta prognóstico variável, dependente do órgão ou sistema acometido, sendo o comprometimento renal uma das condições mais frequentemente relacionadas à morbimortalidade. O presente manuscrito propõe-se a contribuir como mais um indício de que o diagnóstico precoce e a terapia agressiva inicial, no lúpus, elevam sobremaneira o índice de sucesso clinico. Falhas no tratamento devem ser reconhecidas de imediato, com rápida mudança de estratégia, quando necessário. Neste sentido, uma nova opção terapêutica parece ser o agente biológico rituximab, descrito neste estudo e para o qual é dada ênfase devido à sua possível e ainda suposta capacidade de atuar como agente de resgate para a nefrite e para a anemia hemolítica lúpicas, simultaneamente, com efetividade e segurança. Apresenta-se o caso de paciente lúpica com acometimento renal e hematológico grave e refratário, que evoluiu simultaneamente com restabelecimento do débito urinário e melhora clínico-laboratorial da anemia autoimune após administração de rituximab, resposta considerada parcial, posto que a existência de dano renal persistente não pode ser descartada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nogueira, Lucas S. C., Pedro C. Q. Zancanaro, and Roberto D. Azambuja. "Vitiligo e emoções." Anais Brasileiros de Dermatologia 84, no. 1 (February 2009): 41–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962009000100006.

Full text
Abstract:
FUNDAMENTOS: O vitiligo acomete, em média, 1% da população mundial. Mais de 75% dos pacientes têm autoimagem depreciativa em relação à doença. Seu impacto emocional é muitas vezes negligenciado pelo cuidador, influenciando negativamente o prognóstico. OBJETIVO: Verificar o efeito do vitiligo sobre as emoções e discutir as últimas descobertas sobre a interação mente? corpo e seu desdobramento sobre a doença. MÉTODOS: Cem pacientes com diversas formas de vitiligo responderam, na primeira consulta, a uma pergunta sobre as emoções que a presença das manchas lhes provocava. RESULTADOS: Entre os que apresentavam manchas em áreas expostas, 80% queixaram-se de emoções desagradáveis, em contraposição a 37% dos que tinham manchas em áreas não expostas. As emoções mais referidas foram medo (71%), vergonha (57%), insegurança (55%), tristeza (55%) e inibição (53%). CONCLUSÃO: Qualquer doença crônica produz nos seres humanos uma vivência negativa propiciada pela expectativa de sofrimento. O vitiligo é um desafio à autoestima. Além de uma orientação científica adequada, o paciente de vitiligo carece de conforto emocional. A resposta e a adesão ao tratamento e até mesmo a resiliência diante de eventuais falhas terapêuticas dependem da boa relação médico-paciente. Numa época em que dispomos de respeitável terapêutica, torna-se indispensável que o dermatologista se mostre apto a avaliar seu paciente holisticamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Zajkowski, Luciéli Andréia, Samantha Rodrigues Xavier, Fabio De Almeida Gomes, Patrícia Maria Poli Kopper Móra, Josué Martos, Melissa Feres Damian, and Fernanda Geraldo Pappen. "Fatores preditivos do sucesso endodôntico em tratamentos realizados por alunos de graduação§." CES Odontología 33, no. 2 (December 31, 2020): 62–71. http://dx.doi.org/10.21615/cesodon.33.2.6.

Full text
Abstract:
Introdução e objetivo: Ainda são escassos os estudos que avaliam com exatidão o sucesso do tratamento e retratamento endodônticos e quais as falhas que realmente impactam no desfecho dos mesmos. Determinar o índice e os fatores preditivos para o sucesso de tratamentos e retratamen­tos endodônticos, realizados por alunos de graduação com o mesmo nível de aprendizado. Materiais e métodos: Foram verificados os registros de proservação, com pelo menos 12 meses, dos tratamentos endodônticos realizados na Faculdade de Odontologia de Pelotas, analisando o sucesso ou o fracasso endodôntico, de acordo com critérios clínicos e radiográficos. As variáveis preditivas no resultado do sucesso do tratamento foram: dente, número de canais, coroa dentária, sintomas, diagnóstico da polpa e índice periapical radiográfico. As variáveis relacionadas ao tratamento foram: técnica de instrumentação, número de sessões e limite de instrumenta­ção apical. Resultados: 136 tratamentos endodônticos foram realizados com um acompanhamento de, pelo menos, 12 meses. A avaliação mostrou que o sucesso endodôntico foi influenciado pelo número de sessões (P = 0,015), diagnóstico inicial e grupo dentário (P= 0.014). Também foi possível observar que, quanto maior o índice periapical radiográfico inicial, pior o prognóstico endodôntico (P < 0.001). Conclusão: O índice de sucesso do tratamento endodôntico foi de 96.7% para casos de polpa vital, 87.5% para os casos de necrose pulpar e 92.9% em retratamentos. Estes índices fo­ram influenciados pelo dente tratado, diagnóstico inicial, índice periapical radiográfico inicial e pelo número de sessões utilizadas no tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Noce, Cesar Werneck, and Marise Souto Rebelo. "Avaliação da Relação entre Tamanho do Tumor e Características Sociais em Pacientes com Carcinoma de Células Escamosas Bucal." Revista Brasileira de Cancerologia 54, no. 2 (June 30, 2008): 123–29. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2008v54n2.1739.

Full text
Abstract:
O carcinoma de células escamosas (CEC) acomete principalmente homens com mais de 50 anos, tabagistas e etilistas. Muitos pacientes com CEC em mucosa bucal já apresentam lesões avançadas, reduzindo seu prognóstico. O objetivo deste estudo foi analisar as características sociais dos pacientes com CEC bucal, correlacionando-as com o tamanho do tumor. Foi realizado levantamento dos casos de CEC bucal, a partir das informações cadastradas de 2000 a 2003, no Hospital do Câncer I (HC I) do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Foram coletados dados referentes a sexo, idade, grau de escolaridade, tabagismo, etilismo, distância entre o bairro de residência e o local de assistência médica e local anatômico e tamanho do tumor no momento da admissão do paciente no INCA. Foram analisados 1.308 prontuários, sendo 1.029 homens (78,7%) e 279 (21,3%) mulheres. Tumores de tamanhos maiores foram relacionados a um menor grau de escolaridade (p=0,011). Por outro lado, a distância entre o bairro de residência e o local de assistência não se mostrou estatisticamente significante em relação ao tamanho do tumor (p=0,134). O baixo grau de escolaridade conferiu-se como risco para o tamanho do tumor, mas tal relação não foi observada em relação à distância entre o bairro de residência e o local de assistência. Novos estudos são necessários para minimizar as falhas referentes às variáveis sociais selecionadas neste estudo de modo a permitir uma avaliação mais precisa em relação à associação avaliada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Prognóstico de falhas"

1

Simeón, Edgar Jhonny Amaya. "Prognóstico de falhas baseado em redes neurais com estados de eco." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://repositorio.unb.br/handle/10482/20510.

Full text
Abstract:
Tese (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2015.
Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2015-11-19T17:48:42Z No. of bitstreams: 1 2015_EdgarJhonnyAmayaSimeón.pdf: 5744619 bytes, checksum: 1e78a66566fb2811e3bcd843a3fd548b (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2016-05-26T18:12:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_EdgarJhonnyAmayaSimeón.pdf: 5744619 bytes, checksum: 1e78a66566fb2811e3bcd843a3fd548b (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-26T18:12:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_EdgarJhonnyAmayaSimeón.pdf: 5744619 bytes, checksum: 1e78a66566fb2811e3bcd843a3fd548b (MD5)
A rapidez e precisão do prognóstico de falhas pode reduzir os custos de manutenção e diminuir a probabilidade de acidentes. Uma das abordagens de prognóstico é baseada em dados históricos coletados de sensores que monitoram as condições de operação de máquinas. A maioria de métodos de prognóstico baseados em dados utilizam Redes Neurais Artificiais (RNA), e entre eles, as Redes Neurais Recorrentes (RNR) constituem uma importante ferramenta para lidar com problemas de natureza dinâmica, devido aos laços de realimentação entre suas camadas. A rede com estados de eco (ESN – Echo State Networks) é um tipo de RNR que se caracteriza por possuir um reservatório de dinâmicas gerado aleatoriamente, apenas são treinados os pesos da camada de saída. No entanto, é necessário ajustar os parâmetros e a topologia para gerar uma ESN idônea para uma determinada aplicação. Neste trabalho, é desenvolvida uma abordagem para prognóstico chamada ESNABC, um sistema híbrido baseado em ESN e o algoritmo de colônia de abelhas artificiais (ABC – Artificial Bee Colony). O algoritmo ABC através da minimização da função de aptidão, busca simultaneamente os melhores valores dos parâmetros e pesos do reservatório da ESN. A ESN com os parâmetros definidos e os pesos treinados é utilizada para estimar a vida útil remanescente (RUL – Remaining Useful Life). Um estudo de caso foi implementado para verificar o método desenvolvido aplicado ao prognóstico de RUL, utilizando um conjunto de dados de sinais multivariáveis coletados a partir de um processo de simulação dinâmica de turbinas turbofan, disponível no repositório da NASA. Os resultados obtidos pela abordagem ESN-ABC são comparados com os obtidos pela ESN clássica e por outros autores que utilizaram o mesmo conjunto de dados. A comparação quantitativa através de métricas de prognóstico mostraram que a abordagem desenvolvida tem um melhor desempenho no prognóstico de RUL neste caso particular. ___________________________________________________________________________________ RESUMEN
La rapidez y precisión del pronóstico de fallas puede reducir los costos de mantenimiento y disminuir la probabilidad de accidentes. Uno de los enfoques de pronóstico es basado en datos históricos colectados de sensores que monitorean las condiciones de operación de máquinas. La mayoría de los métodos de pronóstico basados en datos utilizan Redes Neuronales Artificiales (RNA), y entre ellos, las Redes Neuronales Recurrentes (RNR) constituyen una importante herramienta para tratar con problemas de naturaleza dinámica, debido a los lazos de realimentación entre sus camadas. La red con estados de eco (ESN – Echo State Networks) es un tipo de RNR que se caracteriza por poseer un reservatorio de dinámicas generado aleatoriamente, apenas son entrenados los pesos de la camada de salida. Sin embargo, es necesario ajustar los parámetros y la topología para generar una ESN idónea para una determinada aplicación. En este trabajo, es desarrollado un enfoque para pronóstico llamado ESN-ABC, un sistema híbrido basado en ESN y el algoritmo de colonia de abejas artificiales (ABC – Artificial Bee Colony). El algoritmo ABC a través de la minimización de la función de aptitud, busca simultáneamente los mejores valores de los parámetros y pesos del reservatorio de la ESN. La ESN con los parámetros definidos y los pesos entrenados es utilizada para estimar la vida útil remaneciente (RUL – Remaining Useful Life). Un estudio de caso fue implementado para verificar el método desarrollado aplicado al pronóstico de RUL, utilizando un conjunto de datos de señales multi-variables colectados a partir de un proceso de simulación dinámica de turbinas turbofan, disponible en el repositorio de la NASA. Los resultados obtenidos por el enfoque ESN-ABC son comparados con los obtenidos por la ESN clásica y por otros autores que utilizaron el mismo conjunto de datos. La comparación cuantitativa a través de métricas de pronóstico demostró que el enfoque desarrollado tiene un mejor desempeño en pronóstico de RUL en este caso particular. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Quick and precise prognostic of failures can reduce maintenance costs and decrease accidents probabilities. One of prognostic approaches is based on historical data collected from sensors that monitor operating conditions of machines. Most prognostic methods based on data use Artificial Neural Networks (ANN), and among them, the Recurrent Neural Networks (RNN) are an important tool for dealing with dynamic nature problems, due to feedback loops between their layers. The Echo State Networks (ESN) is a type of RNN characterized by having a dynamic reservoir randomly generated, and only are trained the weights of the output layers. However, it is necessary to adjust the parameters and the topology to generate a suitable ESN for a particular application. In this work an approach of prognostic called ESN-ABC is developed as a hybrid system based on ESN algorithm and Artificial Bee Colony (ABC). The ABC algorithm through minimizing the fitness function, searches simultaneously the best parameter values and weights of the ESN’s reservoir. The ESN with defined parameters and trained weights is used to estimate a Remaining Useful Life (RUL). A case study was implemented to verify the developed method applied to the RUL prognostic, using a dataset of multivariate signals collected from a dynamic simulation process of turbofan engines, available in the repository of the NASA. The results obtained by the ESN-ABC approach are compared with the obtained by classical ESN and other authors who used the same dataset. The quantitative comparison through prognostic metrics showed that the approach developed has better prognostic performance RUL in this particular case.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bizarria, Cintia de Oliveira. "Prognóstico de falhas no atuador do leme da aeronave EMBRAER -190." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2009. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1216.

Full text
Abstract:
Metodologias de prognóstico de falhas têm atraído a atenção da indústria aeronáutica devido à necessidade de aperfeiçoar o planejamento da manutenção, maximizar a vida útil em operação dos equipamentos, aumentar a disponibilidade e a segurança, minimizar os custos de operação e manutenção ao longo da vida útil do sistema. O presente trabalho tem por objetivo propor uma metodologia de prognóstico de falhas baseada em modelo para o sistema de atuação do leme da aeronave EMBRAER 190. Esta metodologia consiste em modelar, simular, extrair características e analisar a condição real do sistema, com o intuito de realizar previsões acerca do tempo de vida remanescente do atuador do sistema. Os resultados são avaliados através da inserção de falhas incipientes em modelos simulados de um atuador para o sistema de leme da aeronave EMBRAER 190. Assim, uma estimativa do instante da falha é obtida com um grau de confiança associado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Delfino, Thiago Nico. "Prognóstico de falhas para um sensor de vazão : estudo de caso." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2009. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1288.

Full text
Abstract:
Os desafios atuais no segmento de aviação civil compreendem desde a crescente competição entre as empresas aéreas até a rápida reação à volatilidade dos preços de combustível. Nesse cenário, predizer a ocorrência de falhas dos sistemas aeronáuticos e otimizar a manutenção programada das aeronaves podem representar um potencial ganho competitivo. Este trabalho apresenta um estudo de caso de emprego do prognóstico de falhas em um anemômetro de fio quente. O desenvolvimento está baseado em dados históricos da frota, em uma compreensão detalhada da operação do sistema de ventilação e no efeito produzido pela degradação do sinal do sensor. A metodologia utilizada no decorrer do estudo consiste da aquisição e tratamento dos dados, da extração das características que descrevem o comportamento de deterioração do sensor e da utilização de uma técnica de prognóstico. Um método não-paramétrico também é usado para estimar as incertezas associadas ao prognóstico. As conclusões expostas apontam para uma solução relativamente simples para predizer falhas no anemômetro com antecedência suficiente para evitar manutenções não-planejadas e, portanto, reduzir custos operacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Juliana Teixeira Pains. "Controle preditivo para mitigação do desgaste de atuadores empregando prognóstico de falhas." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2012. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2151.

Full text
Abstract:
Idealmente, espera-se que uma planta permaneça em operação até a próxima manutenção programada. Para isso, o esforço de controle deve ser distribuído ao longo do tempo de forma que a degradação do atuador não cause sua avaria ou falha. Neste trabalho, assume-se que tal degradação é relacionada com o esforço exercido acumulado ao longo do tempo, sendo avaliada por um índice convenientemente definido que associa o risco de avaria com um valor limiar. Propõe-se então o uso de leis de controle preditivo para mitigar o desgaste do atuador, por meio da imposição de restrições relacionadas com a evolução temporal do índice de degradação. Neste contexto, três abordagens são investigadas. A primeira consiste na limitação da amplitude do controle de modo a garantir que um dado limiar de degradação não seja superado ao final de um horizonte de tempo pré-estabelecido. Na segunda abordagem, emprega-se uma técnica de prognóstico de falha de modo a aprimorar a distribuição do esforço de controle ao longo do tempo. Por fim, a terceira abordagem adota uma estratégia fuzzy para relaxamento da restrição de degradação, a fim de melhorar o desempenho do sistema de controle. Uma análise comparativa das três abordagens é efetuada considerando-se um problema de regulação na presença de perturbações aleatórias. Simulações de Monte Carlo são efetuadas de modo a avaliar o desempenho de regulação, bem como a degradação do atuador. Conclui-se que o segundo controlador é menos conservador que o primeiro devido à inserção do prognóstico de falhas, permitindo que se obtenha uma regulação melhor, ainda obedecendo ao limiar de degradação. A flexibilização da restrição de degradação, através do uso da lógica fuzzy no terceiro controlador, permite que ele seja o mais agressivo dos três, obtendo-se o melhor desempenho de regulação entre os três controladores implementados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cabral, Dennis. "Prognóstico de falhas baseado em modelo do sistema do estabilizador horizontal do EMB-190." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2009. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1293.

Full text
Abstract:
Um sistema eficiente de prognóstico é capaz de reduzir o número de paradas não programadas e conseqüentemente gerar uma redução em custos de manutenção. Devido à grande competitividade da área de atuação, a indústria aeronáutica tem voltado sua atenção a sistemas deste tipo com a finalidade de maximizar a vida útil de seus equipamentos, aumentar sua disponibilidade e reduzir os seus custos de operação e manutenção, otimizando assim a eficiência operacional de suas aeronaves. O presente trabalho apresenta uma metodologia de prognóstico de falhas baseada em modelo para o sistema do estabilizador horizontal da aeronave EMBRAER 190. Para realizar a previsão do tempo de vida útil remanescente do sistema, esta metodologia utiliza a modelagem do mesmo e o monitoramento de resíduos através de equações de paridade. O pós-processamento destes resíduos permite avaliar a severidade atual da condição de degradação do sistema e a estimação do tempo para se atingir a severidade máxima projetada em que a falha é declarada. Os resultados obtidos utilizando-se o modelo do sistema do estabilizador horizontal e a inserção das falhas simuladas típicas mostram o grande potencial para a utilização de modelos, quando possível, no desenvolvimento de um processo de PHM de alto desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Freire, Ronaldo Lucas Alkmin. "Metodologia para o prognóstico de falhas em compressores e turbinas a partir da análise dos parâmetros medidos em operação." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2013. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2288.

Full text
Abstract:
Este trabalho investiga os principais mecanismos de degradação de desempenho e propõe uma metodologia de prognóstico de falhas nos compressores e turbinas de turbinas a gás estacionárias. Esta metodologia analisa a história de desempenho do equipamento, com foco na previsão dos parâmetros de desempenho no futuro. Assim, é possível otimizar as intervenções de manutenção com base na condição real desses componentes. A metodologia utiliza grupos quase adimensionais para corrigir os parâmetros da turbina a gás medidos em campo para uma condição ambiente de referência. Após esta correção, um conjunto de equações é utilizado para calcular a eficiência térmica global da turbina a gás, vazão de ar de admissão e eficiências politrópicas de compressores e turbinas. Em seguida, são calculados os desvios entre o desempenho da turbina a gás em campo e o estimado para a turbina a gás nova e limpa operando na mesma potência e condição ambiente. A repetição desse cálculo ao longo da história operacional da turbina a gás permite a obtenção de curvas que descrevem o comportamento médio dos parâmetros de desempenho no passado e a extrapolação dessas curvas permite estimar os valores que serão observados no futuro. Um estudo de caso foi desenvolvido para validar a metodologia através de sua aplicação em uma turbina a gás real. O equipamento analisado é do tipo aeroderivado e está instalado em uma plataforma de petróleo localizada na Bacia de Campos no litoral brasileiro. Os resultados mostram que, baseado nas informações dos instrumentos de medição da turbina a gás, é possível identificar e quantificar a ação de mecanismos de degradação de desempenho nos compressores e turbinas. Na turbina a gás analisada é possível observar que os sais dissolvidos na umidade do ar em atmosfera marítima aceleram a formação de depósitos na turbina a gás, o que resulta na degradação de desempenho. Outro mecanismo de degradação observado é a corrosão a quente nas turbinas do gerador de gases, fenômeno que ocorre pela reação química desses sais com o enxofre dos combustíveis. Este estudo revelou que o ataque corrosivo na turbina foi mais severo no período em que o equipamento operou com óleo diesel. Por último, a metodologia estimou os valores futuros de degradação média dos parâmetros de desempenho da turbina a gás. A análise dessa informação pela equipe de operação e manutenção para a definição do momento mais apropriado para a realização das intervenções de manutenção também depende de outras informações que não fazem parte do escopo deste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Tonelli, Neto Mauro de Souza [UNESP]. "Desenvolvimento de um sistema inteligente para o diagnóstico e prognóstico de falhas em sistemas de distribuição de energia elétrica." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/126378.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-08-20T17:09:38Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-01-30. Added 1 bitstream(s) on 2015-08-20T17:26:44Z : No. of bitstreams: 1 000844126.pdf: 3245964 bytes, checksum: af911205911cdc2da38012871b62cdbc (MD5)
Nesta pesquisa apresenta-se o desenvolvimento de um sistema inteligente que realize, de maneira integrada, o diagnóstico e o prognóstico de falhas nos sistemas de distribuição de energia elétrica de maneira proativa. Trata-se de um procedimento para identificar, classificar e localizar situações críticas de defeitos que potencialmente podem provocar danos em componentes do sistema em um estágio incipiente àquele que venha causar a interrupção do fornecimento de energia aos consumidores. Este sistema inteligente baseia-se no uso combinado da transformada wavelet, teoria da evidência de Dempster-Shafer e redes neurais artificiais, em especial uma arquitetura da família ART (Adaptive Resonance Theory), a rede neural ARTMAP-Fuzzy. Por ser uma arquitetura estável e plástica, esta rede neural permite a inclusão do módulo do treinamento continuado, o qual possibilita a extração do conhecimento sem a necessidade de reiniciar o processo de treinamento com a inclusão de novos padrões, diferentemente do que ocorre com a maioria das redes neurais. O sistema contempla as principais falhas caracterizadas por distúrbios de tensão e faltas de alta impedância. Resultados obtidos mostram a eficiência, confiabilidade e robustez da metodologia desenvolvida, o que permite sua aplicação em sistemas de tempo real
This project presents the development of an intelligent system that performs, on an integrated way, the failure diagnosis and prognosis in electric power distribution systems. It is a procedure to identify, classify and localize critical situations of failures that can potentially cause damage to system's components in an incipient stage of that which will cause the interruption of electric power supply to consumers. This intelligent system is based on the combined use of wavelet transform, Dempster-Shafer theory of evidence and artificial neural networks, in special the ART (Adaptive Resonance Theory) family architecture, i.e., the ARTMAP-Fuzzy. Due to the stability and plasticity characteristics, this architecture enables the introduction of the continuous training module, which allows the knowledge extraction without the need to restart the training process when a new training pattern is included, unlike what happens in most neural networks. The system contemplates the main failures characterized by voltage disturbances and high impedance faults. Results show the efficiency, speed, reliability and robustness of the developed methodology, which allows its application in real-time systems
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tonelli, Neto Mauro de Souza. "Desenvolvimento de um sistema inteligente para o diagnóstico e prognóstico de falhas em sistemas de distribuição de energia elétrica /." Ilha Solteira, 2015. http://hdl.handle.net/11449/126378.

Full text
Abstract:
Orientador: Carlos Roberto Minussi
Banca: Dilson Amancio Alves
Banca: Fábio Roberto Chavarette
Banca: Fernanda Caseño Lima Trindade
Banca: Luciana Cambraia Leite
Resumo: Nesta pesquisa apresenta-se o desenvolvimento de um sistema inteligente que realize, de maneira integrada, o diagnóstico e o prognóstico de falhas nos sistemas de distribuição de energia elétrica de maneira proativa. Trata-se de um procedimento para identificar, classificar e localizar situações críticas de defeitos que potencialmente podem provocar danos em componentes do sistema em um estágio incipiente àquele que venha causar a interrupção do fornecimento de energia aos consumidores. Este sistema inteligente baseia-se no uso combinado da transformada wavelet, teoria da evidência de Dempster-Shafer e redes neurais artificiais, em especial uma arquitetura da família ART (Adaptive Resonance Theory), a rede neural ARTMAP-Fuzzy. Por ser uma arquitetura estável e plástica, esta rede neural permite a inclusão do módulo do treinamento continuado, o qual possibilita a extração do conhecimento sem a necessidade de reiniciar o processo de treinamento com a inclusão de novos padrões, diferentemente do que ocorre com a maioria das redes neurais. O sistema contempla as principais falhas caracterizadas por distúrbios de tensão e faltas de alta impedância. Resultados obtidos mostram a eficiência, confiabilidade e robustez da metodologia desenvolvida, o que permite sua aplicação em sistemas de tempo real
Abstract: This project presents the development of an intelligent system that performs, on an integrated way, the failure diagnosis and prognosis in electric power distribution systems. It is a procedure to identify, classify and localize critical situations of failures that can potentially cause damage to system's components in an incipient stage of that which will cause the interruption of electric power supply to consumers. This intelligent system is based on the combined use of wavelet transform, Dempster-Shafer theory of evidence and artificial neural networks, in special the ART (Adaptive Resonance Theory) family architecture, i.e., the ARTMAP-Fuzzy. Due to the stability and plasticity characteristics, this architecture enables the introduction of the continuous training module, which allows the knowledge extraction without the need to restart the training process when a new training pattern is included, unlike what happens in most neural networks. The system contemplates the main failures characterized by voltage disturbances and high impedance faults. Results show the efficiency, speed, reliability and robustness of the developed methodology, which allows its application in real-time systems
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cano, Wagner Francisco Rezende [UNESP]. "Aplicação da análise de séries temporais para detecção e prognóstico de danos em estruturas inteligentes." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/127896.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-09-17T15:26:20Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-05-12. Added 1 bitstream(s) on 2015-09-17T15:45:47Z : No. of bitstreams: 1 000847631.pdf: 1093508 bytes, checksum: 73b02aac5ba28423969c0c259df2c5c9 (MD5)
Esse trabalho apresenta uma abordagem baseada no processamento de séries temporais para tratar o problema de detecção e o prognóstico de danos em estruturas com sensores e atuadores piezelétricos acoplados considerando as possíveis variabilidades ambientais e operacionais. A primeira abordagem se baseia na identificação de um modelo autorregres- sivo de predição construído com um sinal temporal de resposta de referência. Métricas indicativas de danos são extraídas dos erros de predição e a separação de efeitos (carrega- mento ou danos) é feita por um algoritmo de agrupamento fuzzy. Esse procedimento é implementado em uma estrutura de material compósito ensaiada em um sistema para teste de materiais de modo a reproduzir condições de carregamento a fim de simular condições reais de operação da estrutura. Por outro lado, a segunda metodologia proposta emprega uma identificação de dois estágios. Primeiramente, um modelo autorregressivo é criado para o monitoramento estrutural como no procedimento anterior, porém, utilizando o controle estatístico de processos para detectar um dano progressivo. Em seguida, modelos autorregressivos com entradas exógenas são estimados para as condições de referência e de dano para acompanhar as variações de parâmetros e permitir a realização de um prognóstico sobre a condição estrutural futura da estrutura. Testes iniciais em uma placa de alumínio mostraram que este método é capaz de realizar um prognóstico razoável e predizer o comportamento dinâmico da estrutura associado com um nível específico de redução de massa. Ambos métodos e resultados são discutidos e comparados ao final do trabalho
This work presents an approach based on time series processing to deal with the damage detection and prognosis issue in structures coupled with piezoelectric sensors and actuators considering eventual operational and environmental variabilities. The first approach is based on the identification of a predictive autoregressive model obtained with a reference time response. Damage indicative metrics are extracted from prediction errors and the separation of effects (loading or damage) is performed by a fuzzy clustering algorithm. This procedure is carried on a composite structure attached to a material test system to reproduce loading conditions in order to simulate real operational conditions. On the other hand, the second proposed methodology employs a two step identification. First, an autoregressive model is created for structural monitoring similarly to the previous procedure, but employing statistical process control to detect progressive damage. Next, autoregressive models with exogenous inputs are estimated for reference and damaged conditions in order to track variation of parameters, allowing the prognosis of the structure's future structural condition. Initial tests on an aluminum plate indicated that this method is capable of performing a reasonable prognosis and predicting structure's dynamic behavior associated to a specific level of mass reduction. Both methods and results are discussed and compared by the end of the work
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cano, Wagner Francisco Rezende. "Aplicação da análise de séries temporais para detecção e prognóstico de danos em estruturas inteligentes /." Ilha Solteira, 2015. http://hdl.handle.net/11449/127896.

Full text
Abstract:
Orientador: Samuel da Silva
Banca: Michael John Brennan
Banca: Roberto Gil Annes da Silva
Resumo: Esse trabalho apresenta uma abordagem baseada no processamento de séries temporais para tratar o problema de detecção e o prognóstico de danos em estruturas com sensores e atuadores piezelétricos acoplados considerando as possíveis variabilidades ambientais e operacionais. A primeira abordagem se baseia na identificação de um modelo autorregres- sivo de predição construído com um sinal temporal de resposta de referência. Métricas indicativas de danos são extraídas dos erros de predição e a separação de efeitos (carrega- mento ou danos) é feita por um algoritmo de agrupamento fuzzy. Esse procedimento é implementado em uma estrutura de material compósito ensaiada em um sistema para teste de materiais de modo a reproduzir condições de carregamento a fim de simular condições reais de operação da estrutura. Por outro lado, a segunda metodologia proposta emprega uma identificação de dois estágios. Primeiramente, um modelo autorregressivo é criado para o monitoramento estrutural como no procedimento anterior, porém, utilizando o controle estatístico de processos para detectar um dano progressivo. Em seguida, modelos autorregressivos com entradas exógenas são estimados para as condições de referência e de dano para acompanhar as variações de parâmetros e permitir a realização de um prognóstico sobre a condição estrutural futura da estrutura. Testes iniciais em uma placa de alumínio mostraram que este método é capaz de realizar um prognóstico razoável e predizer o comportamento dinâmico da estrutura associado com um nível específico de redução de massa. Ambos métodos e resultados são discutidos e comparados ao final do trabalho
Abstract: This work presents an approach based on time series processing to deal with the damage detection and prognosis issue in structures coupled with piezoelectric sensors and actuators considering eventual operational and environmental variabilities. The first approach is based on the identification of a predictive autoregressive model obtained with a reference time response. Damage indicative metrics are extracted from prediction errors and the separation of effects (loading or damage) is performed by a fuzzy clustering algorithm. This procedure is carried on a composite structure attached to a material test system to reproduce loading conditions in order to simulate real operational conditions. On the other hand, the second proposed methodology employs a two step identification. First, an autoregressive model is created for structural monitoring similarly to the previous procedure, but employing statistical process control to detect progressive damage. Next, autoregressive models with exogenous inputs are estimated for reference and damaged conditions in order to track variation of parameters, allowing the prognosis of the structure's future structural condition. Initial tests on an aluminum plate indicated that this method is capable of performing a reasonable prognosis and predicting structure's dynamic behavior associated to a specific level of mass reduction. Both methods and results are discussed and compared by the end of the work
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Prognóstico de falhas"

1

de Almeida, Sérgio Neri, and José Helvécio Martins. Análise e otimização do processo de predição de demanda de peças de reposição com ênfase na demanda intermitente. Brazilian Journals Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000955.

Full text
Abstract:
O planejamento tem sido um fator de sucesso em muitos segmentos de negócios e está cada vez mais sendo aprimorado e assumindo maior importância nas organizações. Não é diferente no setor de manutenção cuja necessidade de implementação se torna ainda mais evidente, já que requer recursos significativos das empresas. No caso do recurso "peças de reposição", o planejamento envolve principalmente a predição de demanda, usualmente procurando um prognóstico de evento que ocorrerá no futuro com base em dados passados. Quando executado adequadamente, o planejamento pode otimizar o estoque, obtendo o nível de serviço necessário e minimizando a falta ou excesso de peças. Para um grande número de itens, nos quais o monitoramento preditivo de todas as partes é impraticável, um processo usado é a análise de séries temporais históricas com técnicas econométricas e estatísticas. No entanto, uma questão recorrente é que, devido à característica de muitos itens de reposição, sua demanda é intermitente, com muitos intervalos sem consumo intercalados com a demanda real. Essa característica aumenta a incerteza da predição, juntamente com outras incertezas, como a obsolescência de peças e mudanças nos cenários interno e externo das empresas. Para propor melhorias nesse processo, este livro procurou analisar a demanda por peças de reposição, principalmente intermitente, de uma empresa do setor de manutenção de usinas de mineração. Foram aplicados métodos de predição descritos na literatura, tanto os convencionais quanto os mais recentes, e os recursos de otimização de parâmetros presentes no algoritmo de uma rotina computacional específica disponível na plataforma R-Studio. De acordo com os métodos de estimação e otimização utilizados, foram encontradas indicações do benefício dessas técnicas, conforme as medidas de erro utilizadas. Para pesquisas futuras, sugere-se uma associação com o aprendizado de máquina, que é uma área dedicada ao desenvolvimento de algoritmos que aprendem com os dados e contribui para o processo de modelagem e predição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Prognóstico de falhas"

1

LIMA, ANDREA MÁRCIA DA CUNHA, CLAUDIA BATISTA MELO, CARMEM S. L. DALLE PIAGGE, and TÚLIO PESSOA DE ARAÚJO. "DIVULGAÇÃO DO CÂNCER BUCAL EM IDOSOS NAS MÍDIAS SOCIAIS." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.009.

Full text
Abstract:
O BRASIL É O TERCEIRO PAÍS DO MUNDO EM TAXA DE CÂNCER BUCAL, O QUE REPRESENTA UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA. COM UMA ETIOLOGIA MULTIFATORIAL, ESTA DOENÇA ACOMETE MAIS HOMENS ACIMA DE 40 ANOS. A FALTA DE INFORMAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER BUCAL, LEVA A DIAGNÓSTICOS TARDIOS E, CONSEQUENTEMENTE, PIORES RESULTADOS DE TRATAMENTO E PROGNÓSTICOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI VERIFICAR POR MEIO DE UMA REVISÃO DE LITERATURA AS INFORMAÇÕES SOBRE O CÂNCER BUCAL EM IDOSOS DIVULGADAS NAS MÍDIAS SOCIAIS. A BUSCA FOI REALIZADA NOS BANCOS DE DADOS ELETRÔNICOS SCIELO, LILACS E PUBMED, UTILIZANDO AS PALAVRAS-CHAVE MÍDIAS SOCIAIS, CÂNCER BUCAL, INFORMAÇÃO, PREVENÇÃO E IDOSO, NO PERÍODO DE 2010 A 2019. FORAM SELECIONADOS 316 ARTIGOS A PARTIR DO TÍTULO E, APÓS LEITURA DOS RESUMOS, FORAM SELECIONADOS APENAS 5 ARTIGOS, QUE FORNECERAM INFORMAÇÕES PARA COMPOR OS RESULTADOS. EXISTEM MUITAS INFORMAÇÕES NAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS ACERCA DE DIFERENTES TEMAS, PORÉM ESCASSO CONTEÚDO SOBRE CÂNCER BUCAL NA POPULAÇÃO IDOSA. O CÂNCER BUCAL EM IDOSOS TEM UM PROGNÓSTICO FAVORÁVEL QUANDO DIAGNOSTICADO NAS SUAS FASES INICIAIS, NO ENTANTO TORNA-SE NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS QUE POSSAM FACILITAR O ACESSO À INFORMAÇÃO, DE MANEIRA EFICAZ E DE BOA QUALIDADE, POSSIBILITANDO O DIAGNÓSTICO PRECOCE E A PREVENÇÃO DESSA DOENÇA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Prognóstico de falhas"

1

De Souza, Jose Helio, and Walmir Matos Caminhas. "Métodos de Prognóstico de Falhas com a Rede Neo-Fuzzy Neuron." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1063.

Full text
Abstract:
Os sistemas inteligentes em prognóstico de falhas nas indústrias têm trazido importantes contribuições em termos de segurança e economia, tornando-os indispensáveis, e motivado cada vez mais pesquisas na área. Este artigo aborda e avalia métodos de análise de dados históricos para estimar o tempo de vida útil remanescente em problemas de prognóstico de falhas, com o uso da Neo-Fuzzy Neuron (NFN). A metodologia é aplicada em três bases de dados bem conhecidas na literatura para avaliação de problemas de prognóstico, são elas: as baterias de íons de lítio, o desgaste de ferramentas de corte da Máquina de Comando Numérico (CNC) e o desgaste de rolamentos extraídos da base de dados PRONOSTIA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Arantes Barbosa, Luiz Henrique, Hélder De Paula, Isabela Oliveira Zaparoli, and André Mendonça Alzamora. "Teste para Prognósticos de Falhas em Motores de Indução: Discussão Teórica e Estudo de Caso." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1540.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma ampla discussão sobre os testes mais relevantes, on-line e off-line, empregados em âmbito industrial para o desenvolvimento da manutenção preditiva de motores de indução trifásicos (MITs). A definição de procedimentos apropriados, focados em prognóstico de falhas, é de vital importância para o programa de manutenção da empresa, pois possibilita identificar, antecipadamente, possíveis falhas nas máquinas que poderiam acarretar a parada dos processos e, consequentemente, substanciais prejuízos financeiros. Com o intuito de aplicar os conceitos avaliados em um caso prático, foram obtidos relatórios dos testes empregados no programa de manutenção de uma grande companhia multinacional do ramo de produção alimentícia, que foram avaliados criticamente pelos autores e então identificadas falhas de procedimentos, assim como propostas novas rotinas de ensaios para se ampliar as possibilidades de prognóstico dos problemas que acometem os motores de sua linha de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Murilo Cesar Osorio Camargos Filho, Reinaldo Martinez Palhares, and Marcos Flávio Silveira Vasconcelos D'Angelo. "Uma abordagem baseada em granulação fuzzy e máquinas de vetores suporte para prognóstico de falhas." In XXII Congresso Brasileiro de Automática. Joao Pessoa, Paraíba, Brasil: SBA Sociedade Brasileira de Automática, 2018. http://dx.doi.org/10.20906/cps/cba2018-0012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ribeiro, Guilherme Fernandes, Helder de Paula, and Alan Petronio Pinheiro. "Uma Discussão sobre a Análise de Descargas Parciais para o Prognóstico de Falhas de Cabos Isolados e Gerenciamento de Ativos." In 2021 14th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON). IEEE, 2021. http://dx.doi.org/10.1109/induscon51756.2021.9529540.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lessa, Fernando Etros Martins, Liêver Moura De Oliveira, Letícia Maria Mendonça Arrais, Davi Weyne Linhares, and Adriana Pinheiro Bezerra Pires. "ATRASO NO DIAGNÓSTICO ONCOLÓGICO EM PACIENTES PEDIÁTRICOS DURANTE A PANDEMIA PELO COVID-19." In I Congresso Nacional Multidisciplinar de Oncologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1580.

Full text
Abstract:
Introdução: Com a pandemia pelo COVID-19, a cobertura das redes de saúde em nosso país para pacientes oncológicos tornou-se ainda mais deficitária, causando impactos a serem estudados no prognóstico dessa população. Nessa perspectiva, o grupo pediátrico também foi fortemente prejudicado, pois a descoberta precoce de tal condição envolve uma gama de fatores que impactam não somente na durabilidade da doença, como pode ocasionar maiores danos psicológicos, familiares e sociais, diretamente afetados pelo momento do diagnóstico. Ademais, o atraso do diagnóstico e, nos pacientes já em tratamento, das necessidades de mudanças terapêuticas quando das falhas do tratamento ou das recidivas da doença, representam um grande desafio, tendo em vista seu impacto na progressão tumoral, na descontinuidade do tratamento, e todas as suas implicações. Objetivos: Analisar os impactos negativos da pandemia pelo COVID-19 no diagnóstico oncológico infantil, do ponto do atraso do mesmo e potencial piora no prognóstico. Materiais e Métodos: No intuito de adquirir os resultados mais compatíveis acerca do tema “Atraso no diagnóstico oncológico em pacientes pediátricos durante a pandemia pelo COVID-19”, foram inseridos no buscador da plataforma MEDLINE (PubMed), as palavras-chave, “COVID-19”, “diagnosis” e “pediatric cancer”. As buscas identificaram artigos apenas em inglês, no período de 2020-2021. Resultados: Comparando anos anteriores ao período da pandemia, o número de novos casos de câncer pediátrico reduziu consideravelmente, sugerindo um retrocesso no número de diagnósticos, atrelado às restrições das consultas eletivas nos serviços pediátricos. Outrossim, com a escassez de insumos terapêuticos e o grande número de perdas de seguimento no tratamento oncológico, houve priorização de pacientes crônicos ou com doenças avançadas, em detrimento ao diagnóstico de novos casos. Conclusão: É tácito que a pandemia pelo COVID-19 possui impacto negativo sobre novos diagnósticos oncológicos em pacientes pediátricos; além de dificultar o seguimento em casos anteriormente diagnosticados, fatos que culminam em piores prognósticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Garcia, Giovana Alcantara, Larissa Raquel Martins Adami, and Daniel De Souza Ramos Angrimani. "DIFERENÇAS ENTRE CESARIANA ELETIVA E EMERGENCIAL - REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1908.

Full text
Abstract:
Introdução: O parto de cadelas e gatas deve ocorrer de forma natural, no entanto, os animais estão suscetíveis a distocias, de origem fetal ou materna. Neste contexto, a cesariana é método rotineiro e aplicado na rotina clínica de pequenos animais e é considerada solução confiável para evitar ou corrigir distocias. Assim, a cesariana pode ser dividida em emergencial ou eletiva. Objetivos: Desta forma, esse estudo possui como objetivo discorrer sobre as principais diferenças entre a cesariana eletiva e emergencial em cadelas e gatas, para contribuir com sua utilização na rotina de clínica e cirurgia veterinária. Resultados: A cesariana de emergência, como o próprio nome remete, é indicada para casos emergenciais, quando, por exemplo, o animal apresenta contrações há mais de 4 horas e não há nascimento dos filhotes. Ainda, é considerada emergência obstétrica quando ocorrem intervalos muito longos entre filhotes, sendo este maior que 2 horas. Por outro lado, a cesariana eletiva requer planejamento, sendo indicada em raças de cães braquicefálicas, quando há histórico prévio de distocia e fraturas de pelve. Além disso, situações como, falha na estática fetal, tamanho exagerado dos fetos, fêmeas muito jovens ou senis, hidrocefalia e anasarca são fatores indicativos para tal método cirúrgico. Neste sentido, obtém-se sucesso ao evitar o sofrimento do neonato e a fadiga da fêmea em trabalho de parto. Conclusão: Quando efetuados de maneira correta, bem como, por meio do acompanhamento ao longo da gestação, ambos os tipos de cesariana são cirurgias seguras e eficientes em pequenos animais. Sendo que o prognóstico para a fêmea e prole é favorável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Rhayanny Kethylly Pereira, Jackson Nascimento De Souza, Camila De Paula Duarte Dos Santos, and Victória Regina Da Silva. "O PADRÃO DA RESPOSTA IMUNOLÓGICA HUMORAL EM PACIENTES COM COVID-19 VARIA CONFORME A SEVERIDADE DA DOENÇA." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1151.

Full text
Abstract:
Introdução: O vírus SARS-CoV-2 é responsável pela pandemia que segue marcando o mundo. Apesar de grande parte dos afetados apresentarem sintomas leves semelhantes à gripe, casos graves provocam internações por distúrbios pulmonares e outras complicações orgânicas. A alta taxa de transmissibilidade, inclusive em assintomáticos, e de letalidade justificam a importância da compreensão do mecanismo de defesa em resposta à infecção e como relaciona-se a severidade do quadro. Estudos mostram a presença de antiSARS-CoV-2 específicos IgM e IgG existindo em quantidade diferentes entre casos leves e graves. Essa revisão busca compreender as diferenças entre padrões de resposta imunológica em quadros graves e leves de COVID-19. Objetivos: Descrever a variação na resposta imunológica adaptativa humoral existente entre pacientes com diferentes intensidades da COVID-19, associando-a aos diferentes quadros. Metodologia: A revisão foi feita utilizando as bases de dados ScienceDirect, PubMed e Google Scholar utilizando os descritores “COVID-19”, “immunological response pattern” e “severity”. Foram analisados 5 artigos experimentais publicados entre 2020-2021 e excluídos artigos que não contemplassem o objetivo proposto. Resultados: Foi encontrado que anticorpos IgG surgem antecipadamente, em maior titulação e permanecem por tempo prolongado em pacientes graves quando comparados a casos leves. Quanto à detecção, IgG aparece significativamente nos quadros graves, porém em menos de 5% dos assintomáticos. O surgimento rápido de IgG em pacientes graves sugere reatividade cruzada a outros coronavírus circulantes, enquanto que a resposta humoral exacerbada com grande duração nesses casos sugere falha em produzir uma resposta apropriada. Ademais, plasmoblastos também foram encontrados no fenótipo grave da doença, corroborando com a alta de anticorpos. IgM não apareceu significativamente alterado entre os pacientes. Conclusão: Na presente revisão foi demonstrado que a presença alterada de anticorpos IgG é encontrada em quadros graves. A caracterização desses padrões imunológicos é crucial para estabelecer seu valor terapêutico, diagnóstico e prognóstico na COVID-19.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Poloni, Mariana Calheiros, Luiza Cardoso de Lima Passoni, Heloisa Vilas Boas Araujo da Silva, Victória Ribeiro de Medeiros, and Sônia de Lucena Mioranza. "SÍNDROME NEUROLÓGICA PÓS-MALÁRIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/746.

Full text
Abstract:
Introdução: A síndrome neurológica pós-malária (SNPM) é uma complicação rara que acomete indivíduos previamente infectados pelo Plasmodium falciparum ou Plasmodium vivax. As manifestações neurológicas são vastas, tendo múltiplos diagnósticos diferenciais, incluindo patologias de mau prognóstico. A fisiopatologia ainda é incerta, sendo relacionada a mecanismos autoimunes ou até mesmo ao uso de antimaláricos, o que reforça a necessidade de mais estudos para esclarecer a correlação entre PMNS e o uso desses medicamentos. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica acerca das causas, apresentação clínica e diagnóstico da SNPM. Materiais e Métodos: Revisão integrativa nas plataformas PubMed e Scielo, utilizando os descritores do Decs e do MeSH, limitando-se a produções de 2017 a 2021. Foram buscados os termos: “síndrome neurológica pós-malária”, “sistema nervoso e malária” e “malária cerebral”. Resultados: A SNPM é significativamente mais frequente em pacientes com a forma grave da doença. Tem início cerca de 15 dias após a eliminação total do parasita, mas pode se manifestar em até 2 meses após o quadro de aparasitemia, fato que a diferencia da malária cerebral. A clínica inclui febre, confusão, convulsões, psicose, mioclonia, afasia, tremores e sintomas cerebelares. Na maioria dos casos há alterações no encefalograma e acometimento de substância branca na ressonância magnética, sugerindo encefalomielite disseminada aguda (EDA) ou encefalite autoimune. Na análise do líquor, pode haver pleocitose linfocítica e hiperproteinemia. Conclusão: A SNPM, apesar de rara e autolimitada, deve ser considerada entre os diagnósticos diferenciais devido à sua possível subnotificação, especialmente entre aqueles pacientes com histórico recente de recuperação de malária que, posteriormente, evoluíram para um quadro neurológico. Ademais, a similaridade clínica entre SNPM e EDA – outra complicação neurológica da malária – demonstra a importância de serem criados critérios diagnósticos bem definidos, principalmente nas regiões endêmicas desta patologia. Ainda, apesar da suspeita que a mefloquina usada no tratamento para malária seja um fator de risco para SNPM, faltam estudos conclusivos que esclareçam se há associação entre esses dois fatores. Isto reforça a necessidade de maior investigação para alternativas farmacológicas no tratamento da malária, uma doença notadamente negligenciada no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

dos Santos, Diego Esteves, Lisieux Adriene Fritsch Xavier, and Maria Carolina Araújo dos Santos Giffhorn. "Encefalopatia desmielinizante difusa pós-encefalite herpética na gestação: um relato de caso." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130273.

Full text
Abstract:
Introdução: A encefalite herpética (EH) é uma doença inflamatória caracterizada por acometimento agudo do parênquima encefálico, causada pelo herpes-vírus simples. A tríade clássica de apresentação é composta de febre, cefaleia e alterações comportamentais. O tratamento é realizado com antivirais, sendo o aciclovir o mais utilizado. Uma de suas possíveis complicações é a encefalomielite desmielinizante aguda (ADEM), a qual se manifesta por meio de febre, alterações neurológicas e disfunção da medula espinhal. Tipicamente, ocorre de 2 dias a 4 semanas após o evento infeccioso. A terapêutica se baseia em medicações anti-inflamatórias e imunomoduladoras. A incidência da EH em gestantes é incerta e raramente reportada, podendo ser mais grave em tais casos. Em razão da alta mortalidade e do prognóstico obscuro, é imprescindível que se faça o reconhecimento de ambas as patologias, bem como a instituição do tratamento precoce. Objetivo: Descrever um caso de ADEM pós-EH manifestada durante a gestação. Descrição do Caso: T.C.E.C., 22 anos, primigesta, idade gestacional de 20 semanas, procurou atendimento por queixa de cefaleia de forte intensidade, sem alterações neurológicas. Foi realizada coleta do líquor, cujo resultado foi sugestivo de processo infeccioso viral, além de ressonância magnética (RM) de crânio, a qual evidenciou dois aneurismas saculares em carótidas internas. Foi iniciado tratamento com aciclovir EV e pulsoterapia com metilprednisolona. A paciente evoluiu com melhora clínica e teve alta hospitalar após dez dias. Retornou ao serviço em dois dias, queixando-se de vertigem progressiva, febre e cefaleia intensa. Evoluiu com queda do nível de consciência, hemiparesia à direita e alteração da fala. Foi realizada nova RM, a qual demonstrou sinais de processo inflamatório, sendo então aventada a hipótese de doença desmielinizante pós-encefalite. A ecografia obstétrica não mostrou alterações. Foi reiniciada a terapia antiviral com corticoterapia e mantido o internamento até estabilização clínica. A gestação prosseguiu sem intercorrências, até a ocorrência de rotura prematura de membranas, com 35 semanas e 6 dias de idade gestacional. Optou-se pelo parto cesárea, por desejo materno, sem intercorrências. Tanto a gestante quanto a recém-nascida (RN) não apresentaram sequelas decorrentes da EH. Resultados e Conclusão: A paciente não apresentou sequelas clínicas decorrentes da EH e da ADEM, obtendo melhora gradual e recuperação total em poucas semanas, seguindo o padrão encontrado em 70% dos pacientes com ADEM. O desfecho também foi positivo para a RN, pois entre as possíveis complicações advindas de tais patologias, como restrição do crescimento intrauterino, hemorragia cortical, microcefalia, encefalomalácia megacística, atrofia cortical e prematuridade, teve apenas a última. Por tais razões, conclui-se que a rápida presunção diagnóstica, bem como a instituição do tratamento adequado, contribuíram para a resolução favorável do quadro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

da Silva, Priscilla Veiga Pereira, Nilson Ramires de Jesus, Guilherme Ribeiro Ramires de Jesus, and Sergio Gonçalves. "Bav fetal congênito em gestantes anti-ro positivo: relato de caso." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130255.

Full text
Abstract:
Introdução: O bloqueio átrio ventricular congênito (BAVc) afeta 1 em 17.000 nascimentos na população geral e sua incidência é de 2% nos nascidos expostos a anticorpos anti SSA/Ro maternos. Estes atravessam a placenta e geram um processo inflamatório local resultando em fibrose no nó átrio ventricular fetal. O BAVc pode ser de 1º, 2º ou 3º grau. Seu diagnóstico pode ser intrauterino, ao nascimento ou no 1º mês de vida, em um feto com coração estruturalmente normal. Na maioria das vezes, o bloqueio é detectado por meio de ultrassonografia (USG) no 2º ou 3º trimestre de gravidez. O tratamento do BAVc é controverso, divide-se em sintomático, para acelerar frequência cardíaca fetal (FCF), e corticoide, com objetivo curativo. Objetivo: Relatar o caso de uma gestante com anticorpo Anti-Ro + e seu feto diagnosticado com BAVc em hospital público terciário no Rio de Janeiro. Materiais e Métodos: Análise de prontuário e revisão bibliográfica. Resultado: Mulher, 30 anos, sem comorbidades. Uveíte na infância após infecção por toxoplasmose. Sem histórico familiar de doenças autoimunes. Encaminhada para seguimento em pré-natal hospitalar após confirmação de bradicardia fetal em USG de 7 de janeiro de 2019, com idade gestacional (IG) de 26 semanas (sem) e 4 dias (d), batimento cardíaco fetal (BCF) irregular de 92 bpm, líquido amniótico normal e peso fetal estimado (PFE) de 865 g. Na primeira consulta de pré-natal nesse hospital, paciente assintomática e exame físico com BCF de 58 bpm. Exame laboratorial de 16 de janeiro de 2019 com Anti-Ro + e Anti-La -, sem demais alterações até o fim da gestação. Em 30 de janeiro de 2019, prescrito salbutamol 10 mL 8/8 h, para aumentar a frequência cardíaca fetal, e betametasona 4 mg/dia, para reduzir o efeito da miocardite e a queda da FCF na gestação. Iniciou ecocardiografia fetal semanal após o diagnóstico de BAV e quinzenal após IG de 28 sem. Último ECO em 27 de março de 2019, com 36 sem e 5 d: BCF 44 bpm, PFE 2720 g, sem sinais de hidropsia. Foram feitas USGs obstétricas sem doppler (este teria sua leitura prejudicada em razão da bradicardia fetal). Em 1º de abril de 2019, foi realizada cesariana eletiva, sem intercorrências, com recém-nascido (RN) masculino, peso 3050 g, Apgar 9/9, sem malformações aparentes, encaminhado para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Um marcapasso (MP) foi colocado no RN em 02 de abril de 2019. Alta hospitalar do bebê com FC: 110 bpm, em uso de captopril para reduzir a pós-carga cardíaca. Está em acompanhamento no ambulatório de Cardiologia, objetivando manter MP por sete anos. Conclusão: O BAVc é mais frequente em fetos de mães com anti SSA/Ro + e a morte intrauterina ocorre em cerca de 6% dos casos. O ECO fetal é importante no diagnóstico precoce, pois avalia a FCF, o ritmo cardíaco, a presença e extensão de fibrose endocárdica e o grau de insuficiência cardíaca. O tratamento é controverso, o uso de corticoide possui efeitos colaterais e a reversão do BAVc total nunca foi alcançada. Não existe uma diretriz oficial, pois faltam dados na literatura e estudos randomizados em larga escala. Logo, a detecção precoce é essencial para o prognóstico neonatal nas pacientes com anti Ro +.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography