Academic literature on the topic 'Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA)"

1

Ribeiro, Milton Cosme, Alisson Martins Ramos, Vanessa Alves Ferreira, Geraldo Lucchese, and Camila Argenta Fante. "Avaliação e monitoramento dos níveis de contaminação por resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal comercializados no Estado de Minas Gerais, Brasil." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 22, 2021): e44610212802. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12802.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, tem sido crescente a preocupação dos consumidores com a presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos, principalmente em vegetais frescos. Este estudo teve como objetivo descrever e avaliar os resultados da análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos vegetais coletados pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) no estado de Minas Gerais, Brasil. O método consistiu na análise documental e descritiva dos laudos de análises dos alimentos coletados no comércio varejista, entre os anos de 2013 e 2017. Os resultados revelaram que 62,3% das amostras analisadas apresentaram resíduos de agrotóxicos, destas 22,6% apresentavam resultados insatisfatórios perante a legislação. As culturas alimentares mais reprovadas foram, respectivamente: abobrinha, pimentão, goiaba, uva, morango e pepino. Considerando todas as amostras analisadas, 21,6% foram rejeitadas por apresentarem princípio ativo não autorizado, 3% por conterem agrotóxicos acima dos limites máximos de resíduos e 2% foram reprovadas em ambos os parâmetros. Além disso, 5,8% das amostras insatisfatórias apresentaram agrotóxicos cujo uso é proibido no país. O presente estudo permitiu verificar a presença de resultados insatisfatórios para resíduos de agrotóxicos em expressiva parcela de alimentos vegetais comercializados em Minas Gerais, o que reforça a necessidade da implementação de ações mais efetivas de controle e mitigação dos riscos frente a contaminação de alimentos por agrotóxicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Verona Borges, Thadia Turon Costa da Silva, Silvia Regina Magalhães Couto Garcia, and Armando Ubirajara Oliveira Sabaa Srur. "Estimativa de ingestão de agrotóxicos organofosforados pelo consumo de frutas e hortaliças." Cadernos Saúde Coletiva 26, no. 2 (June 2018): 216–21. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201800020095.

Full text
Abstract:
Resumo Introdução A agricultura no Brasil caracteriza-se pelo uso elevado de agrotóxicos. Os inseticidas organofosforados estão entre a classe de agrotóxicos mais intensamente aplicados. Objetivo: Estimar a ingestão de resíduo de agrotóxicos organofosforados por crianças e adultos, considerando o consumo da população brasileira e a recomendação diária de frutas e hortaliças (FH). Método Foram calculados a Estimativa Diária de Ingestão (EDI) e o percentual da Ingestão Diária Aceitável (%IDA) de acordo com a metodologia proposta pela WHO e FAO, em que %IDA > 100 caracteriza um possível risco de ingestão de agrotóxicos. Os dados sobre a concentração do agrotóxico no alimento foram obtidos do Programa de Análise de Resíduo de Agrotóxicos. Os dados sobre consumo do alimento e o peso corpóreo da população em estudo foram obtidos da Pesquisa de Orçamento Familiar de 2008-2009. A recomendação de ingestão de FH preconizada para uma dieta saudável foi de 400 gramas/dia. Resultados Com base no consumo alimentar da população brasileira, apenas o agrotóxico metidationa excedeu o parâmetro toxicológico de segurança para crianças. Caso o consumo de FH pela população brasileira alcançasse a recomendação da WHO, seis agrotóxicos excederiam o %IDA para crianças: diazinona, dicofol, dimetoato, metamidofós, metidationa e protiofós. Já para adultos, três agrotóxicos excederiam o %IDA: dicofol, metamidofós e metidationa, deflagrando o uso indiscriminado desses inseticidas. Conclusão A promoção do consumo de FH deve vir acompanhada de programas de monitoramento da comercialização, do uso desses agentes químicos e dos seus resíduos nos alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Balleste, Victoria Medeiros, and Jussara Mantelli. "Presença de resíduos de agrotóxicos nos alimentos: um enfoque no pimentão e pepino." Geografia em Atos (Online) 2, no. 17 (April 10, 2020): 44–63. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.v2i17.6480.

Full text
Abstract:
A modernização da agricultura intensificou a utilização de insumos modernos como máquinas, fertilizantes, equipamentos e agrotóxicos. O emprego do último na produção agrícola e a consequente contaminação dos alimentos por causa destas substâncias têm gerado contínua preocupação na questão da saúde da população. A respeito da prevenção e o controle dos riscos à saúde quanto ao consumo de alimentos in natura contaminados foi desenvolvido um programa de monitoramento em âmbito nacional com o propósito de fortificar a eficiência do governo em relação à segurança alimentar. Desse modo, o presente estudo tem como enfoque a contaminação de alimentos por agrotóxicos apresentados nos relatórios do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos. O uso de substâncias não autorizadas, em culturas agrícolas, em reavaliação toxicológica e acima do Limite Máximo de Resíduo permitido tem provocado irregularidades nas amostras coletadas pelo programa, particularmente para o cultivo do pimentão e do pepino. Como resultado, foi constatado que grande parte das irregularidades pertence às detecções de substâncias não autorizadas para o uso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vieira Neto, João, and Paulo Antônio de Souza Gonçalves. "Resíduos de agrotóxicos em pepinos para conserva in natura e industrializados." Horticultura Brasileira 34, no. 1 (March 2016): 126–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620160000100019.

Full text
Abstract:
Resumo: O pepino está entre as culturas abrangidas pelo programa do governo brasileiro que monitora a qualidade dos alimentos no mercado varejista quanto à presença de resíduos de agrotóxicos e afins. As amostras avaliadas pelo programa contemplam apenas pepino tipo salada, não incluindo amostras resultantes do processamento industrial para consumo em forma de picles. Este trabalho teve como objetivo realizar análise de resíduos de agrotóxicos em amostras de pepinos para conserva in natura e industrializados, a fim de verificar sua conformidade com a legislação. As amostras de pepino foram coletadas em 18 de novembro de 2013 em cinco municípios do Alto Vale do Itajaí, sob coordenação da Epagri, Estação Experimental de Ituporanga, SC. Foram coletadas sete amostras: três amostras de pepinos in natura (uma em lavoura cultivada sem uso de agrotóxicos na área experimental da Epagri e duas em lavouras de produtores convencionais); quatro amostras de pepinos industrializados (uma amostra de pepino orgânico e três amostras de pepino convencional). A identificação dos resíduos de agrotóxicos foi feita utilizando-se o método analítico de multirresíduos ou metodologias específicas, utilizadas pelos laboratórios de saúde pública. As determinações analíticas indicaram a presença de cinco princípios ativos não autorizados para o pepino, quais sejam carbendazim, fluopicolida, propaclor e propamocarbe e concentrações de tiametoxam acima do limite máximo permitido para a cultura. Imidacloprido, outro princípio ativo encontrado nos frutos, estava em situação regular. Os resíduos de agrotóxicos foram encontrados apenas nas amostras de frutos de pepineiros cultivados em manejo convencional, tanto para o produto in natura quanto industrializado. Os resultados sugerem que o aperfeiçoamento de sistemas produtivos sustentáveis e com remuneração mais vantajosa aos produtores, aliado a estratégias para ampliar o consumo de alimentos saudáveis, devem ser fomentados na cadeia produtiva
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Friedrich, Karen, Vicente Eduardo Soares, Lia Giraldo Da Silva Augusto, Aline do Monte Gurgel, Murilo Mendonça Oliveira De Souza, Veruska Prado Alexandre, and Fernando Ferreira Carneiro. "AGROTÓXICOS: mais venenos em tempos de retrocessos de direitos." OKARA: Geografia em debate 12, no. 2 (August 12, 2018): 326. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n2.41320.

Full text
Abstract:
O Brasil é um dos maiores consumidores mundiais de agrotóxicos. Tal fato tem contribuído no cenário de intensificação da exposição da população e do meio ambiente a essas perigosas substâncias, especialmente após a implantação do golpe jurídico/midiático/parlamentar no Brasil, em 2016. Assim, como tem ocorrido em diversas áreas da saúde, educação e trabalho, esse estudo busca analisar as principais decisões, projetos de lei e políticas públicas pós-golpe, na temática dos agrotóxicos, e seus reflexos para a população Brasileira. Desde a alteração recente de critérios para divulgação dos resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos e Alimentos - PARA, até a aprovação do PL 6299/2002, conhecido como pacote do veneno, vê-se uma grande confluência de forças econômicas vinculadas a indústria química multinacional em ocultar riscos, manipular informações e liberalizar o uso generalizado de agrotóxicos em detrimento da saúde da população. Na oportunidade, a vinculação quase obrigatória do consumo dos agrotóxicos com plantas transgênicas (commodities agrícolas) também é abordada como uma estratégia da indústria que tem potencializado esse preocupante quadro, onde é abordado ainda o papel da publicidade e o discurso de ódio e ataque aos pesquisadores, profissionais e instituições independentes. Ao final, aponta-se alternativas tecnológicas e proposições de estratégias políticas para resistência ao modelo hegemônico do agrotóxico/transgênicos, especialmente contra o PL 6299/02 e os caminhos necessários para defesa do SUS, da saúde e da soberania alimentar da população Brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Xavier, Alessandro Conceição, Crislaine Castro De Oliveira, Marcos Juliano Andrade e. Silva Ramos, Patrick Rodrigues Da Silva, and Rômulo Gon Santos. "O USO INDISCRIMINADO DO AGROTÓXICO NOS ALIMENTOS PRODUZIDOS EM RONDÔNIA COMO ATENTADO À APLICAÇÃO DA SADIA QUALIDADE DE VIDA." Revista Científica FAEMA 9, edespdir (December 7, 2018): 648–49. http://dx.doi.org/10.31072/rcf.v9iedespdir.709.

Full text
Abstract:
O trabalho buscou analisar possíveis soluções jurídicas que englobam os mecanismos legais pertinentes a minimizar os impactos causados pela má utilização dos agrotóxicos na produção de alimentos, com uma análise a atuação ineficiente dos órgãos fiscalizadores em âmbito nacional e estadual; a estratégia da interferência governamental das políticas públicas ambientais e sanitárias, além do trabalho de conscientização e do incentivo ao agricultor no que se refere à adoção de medidas corretas de utilização. A pesquisa qualitativa possibilitou a análise bibliográfica e documental do tema abordado, logo considerando que os agrotóxicos são produtos legais e regulamentados por lei, mas que, porém devem ser utilizados com base nas diretrizes legalmente estabelecidas, do contrário, os danos ao meio ambiente e à saúde humana poderão sofrer extensões alarmantes. Além disso, a pesquisa propôs uma mudança ideológica sobre o produto agrícola – da nomenclatura “agrotóxico” para “fitossanitários” –, considerando aparentar, supostamente, uma amenização dos seus efeitos quando aplicados nos alimentos. A solução jurídica, portanto, seria a adoção de políticas adotadas pelo Ministério da Saúde conjuntamente a ANVISA e ao Programa de Análise e Resíduos de Agrotóxico, coibindo os abusos quando da aplicação, fiscalizando e conscientizando o produtor rural, para que atue socialmente de forma responsável, cultivando alimentos que tenha por premissa o respeito ao princípio da sadia qualidade de vida – destaque constitucional no artigo 225 da Constituição. Deste modo, infere-se que a adoção de tais medidas e a conscientizando dos agricultores e da população em geral, sobre o uso responsável dos produtos agrícolas, certamente terão por resultados beneficiar toda a sociedade, contribuindo a garantia do direito fundamental ao gozo de uma vida saudável e produtiva, mas que caminhe em harmonia com o meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Goulart, Simone Machado, Roberta Correia Neto Nunes, Allyson Leandro Rodrigues Dos Santos, Rogério Pacheco Rodrigues, Alessandra Timóteo Cardoso, Adilson Correia Goulart, and João Paulo Victorino Santos. "Avaliação da ESL-PBT na determinação de carbaril em amostras de abacaxi pérola (ananás comosus) comercializadas no município de Itumbiara." Tecno-Lógica 23, no. 2 (July 5, 2019): 100–107. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v23i2.13561.

Full text
Abstract:
O uso de agrotóxicos no Brasil tem impulsionado várias pesquisas em análises de alimentos, visto que, o país está em posição de destaque no ranking dos maiores consumidores destes compostos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por meio do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) realiza o monitoramento da contaminação dos alimentos; observando, desta forma, se os produtores estão fazendo uso correto destes compostos. Diante disto, o objetivo desta pesquisa foi otimizar o método de ESL-PBT para determinação de carbaril em amostras de abacaxi Pérola. O abacaxi foi escolhido devido à grande comercialização na região de Itumbiara-GO e por ter sido uma das frutas que apresentou resíduos de agrotóxicos acima do permitido no relatório PARA, nos anos de 2013 a 2015, divulgado em 2016. Para otimização do método ESL-PBT foi empregado um planejamento fatorial completo 2³, para avaliação do comportamento simultâneo de três fatores (relação do volume de água e solvente extrator, adição de NaCl e solução extratora) em triplicata. Para separação, identificação e quantificação de carbaril foi utilizada a cromatografia líquida de alta eficiência com detector ultravioleta/visível. O método ESL-PBT aplicado na determinação de carbaril em amostras de abacaxi mostrou-se simples e eficaz, empregando pequenas quantidades de solventes e amostras, com boa porcentagem média de recuperação. A porcentagem de recuperação do carbaril em abacaxi foi de 103,10% e os experimentos com amostras reais de abacaxi, comercializados no município de Itumbiara-GO, não apresentaram a presença de carbaril ou esses estavam abaixo do limite de detecção do método.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Vicente Eduardo Soares de, Fernando Ferreira Carneiro, and Nirlene Junqueira Vilela. "Pesticides in vegetables: food safety, socio environmental risck and public policy for health promotion." Tempus Actas de Saúde Coletiva 3, no. 4 (November 14, 2010): 84. http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v3i4.747.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo apresentar o quadro de insegurança alimentar no Brasil associado à contaminação de hortaliças por agrotóxicos, e os desafios de políticas públicas para promoção da saúde por meio do incentivo ao consumo saudável. Neste sentido, foram consultados dados secundários junto ao IBGE, Sindicato das Indústrias de Defensivos Agrícolas, e do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos – PARA da ANVISA; bem como a legislação que trata da promulgação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar - LOSAN. Como resultado, verificou-se que o grupo das hortaliças representa 19,75% do consumo de ingrediente ativos de fungicidas no país, demandando um consumo médio por hectare em até oito vezes, se comparado com outras culturas, como a soja. Além desse fato, nos resultados do PARA/2008, 22% das amostras em hortaliças foram consideradas insatisfatórias. Dessas, a presença de acefato, banido em vários países, foi detectada em 87% das culturas. O conceito de alimentação saudável está aquém do que preconiza a LOSAN frente ao quadro de contaminação de hortaliças por agrotóxicos no Brasil. Nesse contexto, conclui-se que o PARA deve ser considerado como um instrumento essencial às políticas públicas para promoção da segurança alimentar devendo ainda ampliar seu foco na contextualização socioambiental do risco de contaminação das hortaliças - especialmente para fungicidas -; promover o aprofundamento e ampliação da participação social em nível local e nacional; e reforçar as ações interinstitucionais direcionadas à produção de hortaliças de base agroecológica, incluindo registro de fitossanitários para produção orgânica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Priscila Toscano, Natália Dias, and Marilena Rosalen. "Trabalho por projeto: utilização de uma horta escolar para o ensino e aprendizagem de ciências." Cadernos de Educação 16, no. 32 (May 29, 2017): 107. http://dx.doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v16n32p107-121.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento e análise do projeto de horta escolar em uma escola pública estadual de Diadema, como integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto de Ciências, da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Os objetivos foram: incorporar a horta nas atividades escolares existentes; organizar um plano de ação por meio do qual os alunos pudessem conhecer algumas hortaliças utilizadas na alimentação; verificar a importância do hábito de uma alimentação saudável realizando o cultivo e consumo de produtos livres de agrotóxicos; e sensibilizar os alunos sobre o descarte dos resíduos orgânicos e sua reutilização. Para o alcance dos objetivos foram realizadas várias atividades, como: levantamento de conhecimentos prévios dos educandos por intermédio de questionário; debates sobre aspectos da agricultura, alimentação humana e questões específicas referentes ao cultivo de uma horta; pesquisas na internet: “como montar uma horta caseira” (com todas as etapas necessárias); experimento: pigmentos vegetais; estudo da fotossíntese; limpeza e preparação do terreno para o plantio; montagem da composteira; plantio das hortaliças; manutenção semanal da plantação; colheita e consumo dos alimentos oriundos da horta. Como resultado, foi possível a abordagem de questões científicas, de saúde e sociais relacionadas ao cultivo de alimentos. Também, foram possíveis a produção e o uso de adubo orgânico, a irrigação por gotejamento e a reutilização de resíduos sólidos orgânicos por meio da compostagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Ana Carolina Araújo, Danúbia Domingos Epifânio, Mariana Linhares Pereira, and Farah Maria Drumond Chequer. "The poison is on the table: an analysis of the pesticides present in the food of Brazilians." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 14, 2021): e95101220085. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20085.

Full text
Abstract:
Brazil is the world's largest consumer of pesticides. To monitor the quality of food sold in the country, the Program for Analysis of Pesticide Residues in Food (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos - PARA) was created, responsible for carrying out analyzes of these foods and providing annual reports. The objective of this study was to carry out a survey of the information contained in these reports on the residues of pesticides found on unsatisfactory samples (unauthorized pesticides and/or above the permitted limit). This is a descriptive documentary study, based on the reports available (2001 to 2018). Information was collected on the pesticides that most appeared among the samples considered unsatisfactory and their possible damage to human health. Strawberries, bell peppers, and cucumbers presented the largest numbers of samples unsatisfactory, mostly because of the presence of pesticides unauthorized. The pesticides that have been repeated the most irregularly were chlorpyrifos, carbendazim, acefate and metamidophos, the latter has been banned since 2011 in Brazil. Evidence show that such pesticides are toxic to the human organism. Measures are needed to better control and inspect food and pesticides sold in Brazil, also raise awareness among the population and rural producers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA)"

1

Silva, Nélida Duarte Barbosa e. "As externalidades negativas do uso de agrotóxicos e a qualidade de vida no trabalho : o caso dos produtores de morango do Assentamento Betinho – DF." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/23962.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-07-10T17:11:23Z No. of bitstreams: 1 2017_NélidaDuarteBarbosaeSilva.pdf: 989345 bytes, checksum: f8824e20ea97163ce8e63bb228061d60 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-07-28T21:45:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_NélidaDuarteBarbosaeSilva.pdf: 989345 bytes, checksum: f8824e20ea97163ce8e63bb228061d60 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-07-28T21:45:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_NélidaDuarteBarbosaeSilva.pdf: 989345 bytes, checksum: f8824e20ea97163ce8e63bb228061d60 (MD5) Previous issue date: 2017-07-28
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) elabora, anualmente, o Relatório de Atividades do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). O morango é reportado como sendo, dentre as hortaliças, aquela que apresenta um dos maiores índices de contaminação por inseticidas ou substâncias não permitidas. O Distrito Federal se destaca no cenário brasileiro como um dos maiores produtores de morango, principalmente, com a contribuição do morango produzido na região administrativa de Brazlândia. O objetivo desta dissertação foi identificar os fatores que impactam a qualidade de vida do produtor de morango, nos aspectos saúde e segurança, e as externalidades negativas do uso de agrotóxicos, com destaque para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), respeito à legislação trabalhista e sanitária, conhecimento por parte dos produtores sobre os riscos de exposição aos agrotóxicos. Realizou-se uma pesquisa de campo por meio de questionário na forma estruturado/semiaberto, na Região de Brazlândia-DF, na localidade denominada Assentamento Betinho, por concentrar maior número de produtores convencionais. Foram aplicados 29 questionários válidos. Verificou-se que 93% da amostra coletada utilizam agrotóxicos, contudo, esses mesmos produtores de morango, também, utilizam os equipamentos de proteção individual – EPI, respeitando as normas de proteção e segurança do trabalho. A pesquisa demonstrou a ausência de impacto negativos do uso de agrotóxicos na qualidade de vida dos produtores de morango. Eles se sentem satisfeitos com seu trabalho e têm expectativas positivas para o crescimento de sua produção, demonstrando qualidade de vida, em relação aos quesitos segurança e saúde no trabalho. Verificou-se que, em razão do aumento expressivo do uso de agrotóxicos a cada ano, há necessidade que pesquisas como esta sejam, sempre que possível, atualizadas. A pesquisa realizada no Assentamento BetinhoDF, cumpriu seus objetivos na medida em que identificou o perfil sociodemográfico dos produtores, avaliou a percepção dos produtores sobre o manuseio dos agrotóxicos e o uso de EPI, bem como permitiu por meio de levantamento de dados primários e secundários a elaboração de uma lista de recomendações para redução do uso destas substâncias no campo, tratando da co-responsabilidade.
The National Agency for Sanitary Surveillance (ANVISA) annually prepares the Report of Activities of the Program for the Analysis of Agrochemical Waste in Foods (PARA). The strawberry is reported among vegetables the one that has the highest rates of contamination by insecticides or substances not allowed. The Federal District stands out in the Brazilian scenario as one of the largest producers of strawberries, mainly with the contribution of the strawberry produced in the administrative region of Brazlândia. The objective of this dissertation was to identify the factors that affect the quality of life of the strawberry producer, in health and safety aspects, and the negative externalities of the use of pesticides, with emphasis on the use of Personal Protective Equipment (PPE) Labor and sanitary legislation, producers' knowledge of the risks of exposure to agrochemicals. A field survey was carried out through a questionnaire in the structured / semi-open form, in the Region of Brazlândia-DF, the locality called Betinho Settlement, because it concentrated a large number of conventional producers.Twenty-nine questionnaires were considered. It was verified that 93% of the collected sample uses pesticides, however, these same producers of strawberry, also, use the personal protective equipment - EPI, therefore, they respect the norms of protection and safety of the work. The research demonstrated the absence of negative impacts of the use of agrochemicals on the quality of life of strawberry producers. They feel satisfied with their work and have positive expectations for the growth of their production, demonstrating quality of life in relation to safety and health at work. It was verified that, due to the expressive increase of the use of pesticides every year, it is necessary to update research such as these whenever possible. The research carried out in Betinho Settlement - DF fulfilled its objectives. It identified the sociodemographic profile of the producers, evaluated the perception of the producers on the handling of pesticides and the use of EPI, as well as, through the collection of primary and secondary data, allowed a drafting of a list of recommendations for reducing the use of these substances in the farm, dealing with co-responsibility.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cardoso, Maria Helena Wohlers Morelli. "Preparação de um material de referência certificado para controle de agrotóxicos em hortifrutigranjeiros." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2008. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8232.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-08-26T17:15:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) 108.pdf: 1263606 bytes, checksum: 6179778fce385f9bda3b64984fce817f (MD5) Previous issue date: 2008
A utilização de materiais de referência é um dos requisitos necessários para garantir a confiabilidade de resultados analíticos. Esses materiais são classificados como materiais de referência (MR) e materiais de referência certificados (MRC). Os MR e MRC vêm sendo cada vez mais utilizados nos laboratórios para o controle de análises; calibração de equipamentos; identificação e caracterização quantitativa de materiais e desenvolvimento de metodologias, atividades que demandam medidas confiáveis, comparáveis e rastreáveis. A capacidade total de produção desses materiais, em especial aqueles destinados à análise de agrotóxicos, é, a nível global, muito inferior à demanda. No Brasil não há um provedor dessa classe de material. Além disso, a importação desses materiais, os quais nem sempre apresentam matrizes e níveis de concentrações compatíveis com a realidade brasileira, é tipicamente dispendiosa e morosa. Por outro lado, a produção de um MR ou MRC de alta qualidade apresenta-se como uma tarefa complexa, geralmente precedida por um longo processo de pesquisa e desenvolvimento, o qual deve atender a rígidas normas impostas por organismos internacionais, dentre elas: a homogeneidade, estabilidade e a caracterização do mesmo. O objetivo desse trabalho foi produzir um MRC para ser utilizado na análise de resíduos de agrotóxicos, utilizando uma matriz mundialmente consumida e enraizada no hábito alimentar: o tomate. A essa matriz foram adicionadas concentrações na faixa entre 0,1 a 0,2 mg/kg de γ-HCH, fenitrotiona, clorpirifós e procimidona. Diante da preocupação em garantir a integridade do MRC durante o tempo de estocagem, utilizou-se a radiação gama como tratamento de esterilização na dose de 2 kGy, visando evitar crescimento microbiano na polpa de tomate envasada em ampolas de vidro, o que ocasionaria a degradação dos agrotóxicos. As concentrações certificadas dos agrotóxicos após caracterização foram 0,192 ± 0,049 mg/kg; 0,194 ± 0,070 mg/kg; 0,233 ± 0,082 mg/kg e 0,186 ± 0,049 mg/kg para o γ-HCH, a fenitrotiona, clorpirifós e procimidona respectivamente.
Appropriate reference materials are essential for the successful analysis of food for pesticide residues and are a necessary requirement to guarantee the reliability of analytical results. Those materials are classified as Reference Materials (RM) and Certified Reference Materials (CRM). In laboratories, RM and CRM are used for analytical control, to calibrate equipments, qualitative and quantitative identification of substances and the searching of new analytical methodologies. The world wide production of those materials, especially those to be used in the determination of pesticide residues in food, is very much inferior to the global demands. There no are suppliers of RM and/or CRM in Brazil. Thus, to acquire these materials from foreign suppliers, it is always necessary in Brazil to go through a costly and very time-consuming process. The production of RM and CRM for pesticide residues analysis is a very complex task, usually anticipated by a long research process, which obeys strict regulations created by international organisms. Very much importance is attributed to the demonstration of the homogeneity of the material, its stability within a certain time interval and, of course, its composition. The objective of this work was to produce a CRM to be used in the analysis of pesticide residue in food. A tomato matrix was used because of the importance of tomatoes in the food habits of the Brazilian population. A tomato puree was prepared and spiked with γ-HCH, fenithrotion, chlorpyrifos and procymidone in concentrations ranging from 0.1 to 0.2 mg/kg. To avoid microbial growth in the CRM enclosed in glass ampoules, which could end up in pesticide degradation, that is, to guarantee the integrity of the CRM during storage and transportation, gamma irradiation (2.0 kGy) was used to sterilize the material. The certified concentrations of γ-HCH, fenithrotion, chlorpyrifos and procymidone were 0.192 ± 0.049 mg/kg; 0.194 ± 0.070 mg/kg; 0.233 ± 0.082 mg/kg and 0.186 ± 0.049 mg/kg, respectively.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA)"

1

Alves, Márcia Keller, Keli Cristina Ceregatto da Rocha, Maristela Roseli Hammes Campos, Savana Paim de Chaves do Prado, and Wellington Vieira de Souza. "RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM CULTURAS DE ARROZ E FEIJÃO NO BRASIL: RELATÓRIOS DO PROGRAMA DE ANÁLISE DE RESÍDUOS EM ALIMENTOS." In Alimento, Nutrição e Saúde 2, 201–11. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.63020100820.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA)"

1

TEIXEIRA, Carlos Eduardo Garcez, and Raquel Paiva de OLIVEIRA. "Resíduos de agrotóxicos em alimentos: uma análise dos resultados do programa PARA de 2009 a 2012 em Manaus/AM." In Anais do SICASA e ANPPAS Amazônia. Recife, Brasil: Even3, 2016. http://dx.doi.org/10.29327/13622.4-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography