Academic literature on the topic 'Programa Nacional de Educação do Campo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Programa Nacional de Educação do Campo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Programa Nacional de Educação do Campo"

1

Moura, Neide Cardoso. "Da educação do campo ao PNLD/CAMPO." Fronteiras: Revista Catarinense de História, no. 33 (May 23, 2019): 87–106. http://dx.doi.org/10.36661/2238-9717.2019n33.10701.

Full text
Abstract:
O artigo intitulado “Da Educação do Campo ao Programa Nacional do Livro Didático para o Campo de 2013: do anúncio educacional a denúncia social”, objetiva socializar parte dos resultados relativos a pesquisa intitulada “Análise das imagens de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático para a educação do campo, na perspectiva de gênero”, realizada em 2016. Neste sentido buscou-se registrar, brevemente os caminhos históricos e educacionais percorridos por esse programa, fato que possibilitou o reconhecimento e a problematização de suas propostas educacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Andreoli, Vanessa, and Marcelo Gules Borges. "Apresentação do "Dossiê: Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo"." Ambiente & Educação 25, no. 2 (August 31, 2020): 3–18. http://dx.doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11874.

Full text
Abstract:
Este dossiê, em alguma medida, representa o esforço de sistematização na área acadêmica daquilo que já vem sendo realizado no contexto do rural brasileiro, tanto em termos do que hoje significa o movimento da Educação Ambiental no país bem como do Movimento de Educação do Campo em seus diferentes territórios de luta (comunidades do campo, das florestas e das águas, no bojo dos movimentos sociais, das comunidades rurais, das escolas do campo, dos institutos federais), das escolas família agrícolas, dos progra-mas como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacam-po), e diversos âmbitos das pesquisas em pós-graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Agner, Ariane Maria, and Decio Estevão do Nascimento. "Análise do ciclo da política pública de educação do campo." REVISTA CAMPO-TERRITÓRIO 15, no. 35 Abr. (August 31, 2020): 454–72. http://dx.doi.org/10.14393/rct153521.

Full text
Abstract:
Este estudo trata da política pública de educação no campo, operacionalizada por meio do Programa Nacional de Educação no Campo, integrada às ações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, compreendendo seus ciclos à luz da literatura relevante sobre o tema. O Programa é operacionalizado com o uso de Manuais que são aprovados por meio de Decretos ou Portarias. Ao longo de vinte e um anos de existência foram editados seis Manuais, o mais recente no ano de 2016. O objetivo da pesquisa é descrever o ciclo da Política Pública de Educação no Campo, especificamente o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A metodologia predominante foi a pesquisa bibliográfica, envolvendo ainda a pesquisa documental, nos Relatórios de Gestão do Incra para a coleta e análise de dados. Com base nos pressupostos constantes na literatura, descreve-se o ciclo do Programa de acordo com a análise dos Relatórios de Gestão e dos Manuais. A cada nova edição do Manual de Operações do Pronera foi possível observar a ampliação dos níveis educacionais e a grade de cursos ofertados aos beneficiários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de, Tânia Maria de GÓES, and Jadson Fernando Garcia GONÇALVES. "EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESPAÇO PÚBLICO DA UNIVERSIDADE." Revista Margens Interdisciplinar 11, no. 16 (January 9, 2018): 13. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5396.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do papel da Universidade pública na articulação de programas e projetos voltados para a educação do campo. Essa investigação se fundou a partir do nosso envolvimento no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e no Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo. A inquietação se fundou na perspectiva de compreender como a Universidade pública, apesar das exigências mercadológicas e das investidas do Estado Regulador, assume o importante papel na retomada do debate da educação como bem público e, em parceria com os movimentos sociais e outras instituições, assumem o desafio de ofertar cursos superiores para as populações do campo. Fortalecidos pela entrada na Universidade, as populações do campo vão tomando seu lugar na academia, construindo outra educação do campo e transformando a realidade do campo a partir dos projetos de educação emancipatória e solidária.Palavras-Chave: Universidade. Capitalismo. Educação do Campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Drabach, Neila Pedrotti, and Carmen Sylvia Vidigal Moraes. "PRONATEC CAMPO." REVISTA TRABALHO, POLÍTICA E SOCIEDADE 4, no. 6 (June 30, 2019): 49–68. http://dx.doi.org/10.29404/rtps-v4i6.255.

Full text
Abstract:
O artigo analisa o desenvolvimento do Pronatec Campo, como um “braço” da política Nacional de Educação do Campo e uma modalidade do Pronatec, a partir de pesquisa realizada em um campus de Instituto Federal, situado no Estado do Rio Grande do Sul. As informações levantadas no estudo de caso e nos relatórios de matrículas do programa nos planos nacional e estadual evidenciam que as disputas presentes no desenvolvimento do Pronatec também perpassaram as políticas de qualificação profissional no campo, expressando-se por meio da coexistência da oferta de cursos que visam ao fortalecimento da agricultura familiar e à formação para o agronegócio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Heliadora Georgete Pereira da, and Rony Mayer Lomba. "Educação do campo e desafios amazônicos: o PRONERA no Estado do Amapá." Revista Exitus 7, no. 3 (September 14, 2017): 224. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id355.

Full text
Abstract:
O texto objetiva analisar os resultados da pesquisa sobre os Programas de Educação do Campo no Estado do Amapá, dentre estes, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), que apoia projetos conveniados com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), o Instituto Federal de Educação do Amapá (IFAP) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, que utiliza a pesquisa bibliográfica para subsidiar a revisão de literatura e a coleta de dados realizada a partir da análise documental, que revelam todo o processo de materialização do programa e a sua relevância no atendimento educacional aos trabalhadores dos assentamentos da Reforma Agrária no Estado do Amapá. Palavras-chave: Pronera. Educação do Campo. Reforma Agrária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Camacho, Rodrigo Simão. "A luta dos movimentos socioterritoriais camponeses pelo direito à Educação do Campo." Revista Campo-Território 15, no. 38 Dez. (February 26, 2021): 81–105. http://dx.doi.org/10.14393/rct153804.

Full text
Abstract:
Toda a legislação que foi sancionada a respeito da Educação do Campo é conquista de todo o Movimento da Educação do Campo, que envolve, além dos movimentos socioterritoriais camponeses, várias organizações sociais, universidades e educadores do campo (formais e não formais), representados, sobretudo, primeiramente, pela Articulação Nacional Por uma Educação do Campo e, atualmente, o Fórum Nacional da Educação do Campo (FONEC). A primeira conquista da Educação do Campo, enquanto política pública, foi o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), que é uma política pública de Educação do Campo desenvolvida nas áreas de Reforma Agrária. A metodologia do artigo está dividida em duas partes principais. A primeira é a análise da legislação e de documentos oficiais relativos à Educação do Campo. A segunda está relacionada com a entrevista de camponeses-assentados-educandos do Curso Especial de Geografia do Pronera (CEGeo).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bona Vasconcelos Soares, Sávia. "Estado e educação do campo: a influência dos organismos internacionais na elaboração de políticas públicas educacionais para o campo brasileiro." Revista Inter Ação 43, no. 1 (September 21, 2018): 240–58. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v43i1.46081.

Full text
Abstract:
O marco do surgimento da Educação do Campo ocorre em 1997, em um encontro sediado em Luziânia – GO organizado primordialmente pelo Conselho Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST), Universidade de Brasília e as organizações internacionais: UNESCO e UNICEF. Em nosso estudo temos como objetivo analisar as contradições da institucionalização da Educação do Campo. Para isso, buscamos refletir acerca do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Objetivamos também mostrar a influência do Banco Mundial nos projetos educacional e investigar seu projeto para o campo e a educação no campo brasileiro. Para isso, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental, analisando relatórios do Banco Mundial, bem como dados fornecidos pelo ministério da educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Figueira, Nayara, and Francis Mary Guimarães Nogueira. "PNLD: Trajetória da política pública educacional do PNLD Campo no Brasil." Conjecturas 21, no. 2 (June 30, 2021): 99–115. http://dx.doi.org/10.53660/conj-094-115.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca sintetizar a implementação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), assumindo a Educação do Campo como objetivo de estudo. Compreendendo-a não apenas como modalidade de ensino, mas também como uma política pública que garanta a população camponesa os mesmos direitos educacionais da população citadina, dá-se ênfase às discussões do Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD CAMPO). Assim, faz-se a defesa da qualidade de ensino para o povo camponês, associado às discussões e análise do PNLD CAMPO. Este artigo é resultado de parte de uma dissertação de mestrado e baseia-se em produções científicas do portal de periódicos-CAPES/MEC, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, análise de documentos oficiais desse programa de governo, bem como as leis que o amparam, para auxiliar na análises propostas. Aponta-se ao final das discussões, o negligenciamento ao campesinato no conjunto das políticas públicas da educação brasileira, relacionado ao encerramento do programa que é direcionado especificamente a Educação do Campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fernandes, Bernardo Mançano, and Rebecca Tarlau. "RAZÕES PARA MUDAR O MUNDO: A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A CONTRIBUIÇÃO DO PRONERA." Educação & Sociedade 38, no. 140 (July 2017): 545–67. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017180679.

Full text
Abstract:
RESUMO: A razão neoliberal penetra todas as instituições e dissemina sua visão de mundo impondo a governança corporativa em todas as dimensões do desenvolvimento. A educação é uma das dimensões mais afetadas pela lógica neoliberal. O campesinato brasileiro, com destaque para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), junto com professores e pesquisadores construíram o paradigma da educação do campo que tem no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) uma de suas principais referências. Neste artigo, analisamos este Programa em escala nacional e discutimos o enfrentamento desses dois paradigmas que disputam as políticas educacionais para o campo. A contribuição do PRONERA, em seus 20 anos de existência, assegura essa política pública como fundamental para a educação camponesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Programa Nacional de Educação do Campo"

1

Prates, Ailton Cotrim. "Política e financiamento da educação do campo no Governo Dilma Roussef: balanço do Programa Nacional de Educação do Campo – Pronacampo." Faculdade de Educação, 2014. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18517.

Full text
Abstract:
Submitted by Aílton Cotrim Prates (ailtonprates@hotmail.com) on 2016-01-16T01:06:35Z No. of bitstreams: 1 AiltonCotrimPratesDissertação.pdf: 4147142 bytes, checksum: d475e9e413e54b349745a3a99b91647c (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2016-01-19T18:12:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AiltonCotrimPratesDissertação.pdf: 4147142 bytes, checksum: d475e9e413e54b349745a3a99b91647c (MD5)
Made available in DSpace on 2016-01-19T18:12:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AiltonCotrimPratesDissertação.pdf: 4147142 bytes, checksum: d475e9e413e54b349745a3a99b91647c (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Esta dissertação tem como objeto a Política de financiamento da Educação do Campo, delimitada ao Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC). A partir análise dos indicadores educacionais referentes à Educação do Campo, observamos um quadro de más condições na estrutura física das escolas, problemas na formação inicial e continuada dos professores, grande distorção idade-série, dentre outros. A partir dessa na análise foi identificado o problema de pesquisa: Quais são os avanços do Pronacampo do Ministério da Educação, em relação à Educação do Campo para a educação dos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro? A partir do problema foram elaboradas as questões de pesquisa: Quais os âmbitos de atuação do Pronacampo?; Quais as fontes de financiamento do Pronacampo?; Quais os limites do Pronacampo na garantia de uma Educação do Campo que atenda aos anseios e reivindicações dos trabalhadores do campo? Considerando-se os problemas delimitados, no presente trabalho elencamos como objetivo geral de pesquisa: identificar quais os âmbitos de atuação do Pronacampo, quais foram os avanços em relação à Educação do Campo até então oferecida pelo Estado Brasileiro e propor ajustes e mudanças para que o Programa seja uma possibilidade real de atendimento das reinvindicações dos trabalhadores do campo. Vislumbramos como hipótese a reflexão de que os limites do desenvolvimento da política de Educação do Campo do Governo Federal, através do PRONACAMPO se dão: (1) Pelo fato de que a Educação do Campo está inserida no cenário da educação brasileira, que tem ainda muitos obstáculos a superar para proporcionar uma educação que atenda aos interesses da classe trabalhadora da cidade e do campo, caracterizada pela não organização em um sistema que possa combater as suas fragilidades, bem como não possuir um plano nacional de financiamento, articulado a esse sistema; e (2) A valorização do agronegócio e a concentração da propriedade da terra, em detrimento da agricultura familiar, não permitindo que a Educação dos trabalhadores seja prioridade, uma vez que a educação desse trabalhador sempre foi negligenciada pelo poder público. A análise crítica do programa evidencia os limites do Pronacampo para o desenvolvimento das ações necessárias ao financiamento da Educação do Campo brasileiro, demanda urgente para a formação dos trabalhadores do campo.
ABSTRACT This work is about the Rural Education Funding Policy, bounded to the National Program of Rural Education (PRONACAMPO), from the Department of Continued Education, Literacy, Diversity and Inclusion (SECADI) of the Ministry of Education (MEC). Based on the analysis of educational indicators for the Rural Education, we see a picture of poor conditions in the physical structure of schools, problems in initial and continued teacher training, big age-grade incompatibility, among other issues. From this analysis of the data collected, the research problem was identified: What are the advances of PRONACAMPO in relation to the field of Rural Education for the education of workers of Brazilian countryside? From the problem research, questions were elaborated: What are the PRONACAMPO areas activity?; What are the sources of financing for PRONACAMPO?; What are the limits of PRONACAMPO in ensuring a Rural Education that meets the aspirations and demands of rural workers? Considering the defined problems, in this study we list the general research objective: identifying what PRONACAMPO’s areas of activity are, what the advances in comparison to the field of Education previously offered by Brazil have been, as well as proposing adjustments and changes to the program so that it have the possibility of meeting the claims of rural workers. We see as a hypothesis the reflection that the limits of the development of the Federal Government Rural Education Policy through the PRONACAMPO are defined: (1) By the fact that Rural Education is part of the scenario of Brazilian education, which still has many obstacles to overcome in order to provide an education that meets the interests of the working class of the city and countryside, characterized by not being organized in a system that can tackle their weaknesses and not having a national plan of financing associated to it; and (2) By the prestiging of agribusiness and land concentration, to the detriment of family farming, not allowing the education of workers to be a priority, since education of the worker has always been neglected by the government. A critical analysis of the program shows that the PRONACAMPO’s limits for the development of actions, needed to finance the Brazilian Countryside Education, urgent demand for the training of field workers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ALMEIDA, Wivianne Fonseca da Silva. "Programa Nacional de Educação do Campo em Afogados da Ingazeira, Sertão Pernambucano: análise da formulação e das ações desenvolvidas." Universidade Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24775.

Full text
Abstract:
Submitted by Alice Araujo (alice.caraujo@ufpe.br) on 2018-06-05T19:37:20Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Wivianne Fonseca da Silva Almeida.pdf: 1688730 bytes, checksum: d5032f0532ffece0d6af2aecff871b45 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-06-05T19:37:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Wivianne Fonseca da Silva Almeida.pdf: 1688730 bytes, checksum: d5032f0532ffece0d6af2aecff871b45 (MD5) Previous issue date: 2016-09-27
A presente pesquisa analisou o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), buscando contribuir na compreensão dos diversos fatores e elementos imbricados no âmbito do referido programa, que configura resposta oficial do Estado às históricas reivindicações dos movimentos sociais do campo. Com a recente extinção da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), responsável direta pela implementação do Pronacampo, essa análise tornou-se ainda mais significativa, pois passou a cooperar nas discussões pertinentes à sua continuidade enquanto política pública. Assim, a pesquisa se situou em dois objetivos. O primeiro buscou verificar a convergência entre o discurso formulador do Pronacampo e os princípios/diretrizes da concepção de Educação do Campo presente na literatura e adotada neste estudo. O segundo visou investigar a coerência entre as ações implementadas pelo Pronacampo no município de Afogados da Ingazeira, estado de Pernambuco, a proposição constante na formulação do programa e a concepção de Educação do Campo. Teoricamente, revisaram-se marcos que discutem o federalismo brasileiro, apoiados nos estudos de Abrucio (2005, 2010), Arretche (1998, 2002), Camini (2010, 2013), Cury (2010, 2012), Oliveira (2013) e Souza (2005), como, também, aqueles tópicos e autores centrais que debatem a Educação do Campo, como: Alencar (2010), Arroyo (2004), Caldart (2000, 2009), Caldart et al. (2012), Kuhn (2015), Pires (2012) e Ribeiro (2010). Metodologicamente, optou-se por observar o objeto de estudo na sua totalidade, adotando-se uma pesquisa de cunho qualitativo. Utilizaram-se informações oficiais acerca do programa estudado, além de depoimentos de pessoas envolvidas, coletados em entrevistas e por ocasião de fóruns temáticos. Para a interpretação dos dados, optou-se pela análise de conteúdo na proposição de Bardin (2011). Em linhas gerais, tal análise permite afirmar que o Pronacampo, mesmo agregando atuações de teor intergovernamental, promoveu uma reforma pouco sólida em relação às ações educacionais destinadas ao campo brasileiro. Por seus elos críticos, o Pronacampo está mais próximo de uma “política rural” do que dos sujeitos e das práticas sociais que constituem a Educação do Campo. A materialização do Pronacampo em Afogados da Ingazeira sugere mobilização em torno dessa política, considerando-se que discussões democráticas podem redirecionar positivamente a engenharia que embasa os arranjos institucionais responsáveis pela implementação das atividades nos estados e municípios.
This research analyzes the National Programme of Rural Education (Pronacampo), seeking to contribute to the understanding of the various factors and elements nested under that program, which sets official response from the State to the historical demands of the social movements in the countryside. With the recent extinction of the Department of Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion (Secadi) directly responsible for implementing the Pronacampo, this analysis becomes even more significant, as it starts to cooperate in the relevant discussions at its continuity as a public policy. We situate thus research in two aims. The first sought to verify the convergence of the formulator speech Pronacampo and principles / guidelines of the Field Education concept in the literature and used in this study. The second aimed to investigate the consistency of the implemented actions by Pronacampo in Afogados da Ingazeira city, in the state of Pernambuco, the constant proposition in the program design and the design of Rural Education. Theoretically, we review milestones discussing Brazilian federalism supported in studies of Abrucio (2005, 2010), Arretche (1998, 2002), Camini (2010, 2013), Cury (2010, 2012), Oliveira (2013) and Souza (2005) as well as those topics and core authors who discuss the education field, as Alencar (2010), Arroyo (2004), Caldart (2000, 2009, 2012), Kuhn (2015), Pires (2012) and Ribeiro (2010). Methodologically, we chose to observe the object of study in its entirety, adopting a qualitative research. Official informations were used about the studies program, as well as testimonies of involved people, collected in interviews and during thematic forums. For the interpretation of the data, we have chosen for content analysis in the proposal made by Bardin (2011). In general, this analysis allows us to affirm that the Pronacampo even adding intergovernmental level of performances, promoted the unsound reform in relation to educational aimed activities at the Brazilian countryside. For your critical links, the Pronacampo is closer to a "rural policy" than the subjects and social practices that make up the Rural Education. The materialization of Pronacampo in Afogados da Ingazeira suggests mobilization around this policy, considering that democratic discussions can positively redirect the engineering that supports the institutional responsible arrangements for implementing the activities in the states and municipalities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bianchi, Camila Santos Tolosa. "Programa Nacional Escolas Sustentáveis : o fluxo de uma ideia no campo das políticas públicas de educação ambiental." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/22696.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
Submitted by Camila Duarte (camiladias@bce.unb.br) on 2016-07-18T17:29:45Z No. of bitstreams: 2 2016_CamilaSantosTolosaBianchi.pdf: 1904418 bytes, checksum: 0ab1a9459905c29c0ffbf948732a1efc (MD5) 2016_CamilaSantosTolosaBianchi.pdf: 1904418 bytes, checksum: 0ab1a9459905c29c0ffbf948732a1efc (MD5)
Rejected by Ruthléa Nascimento(ruthleanascimento@bce.unb.br), reason: Altere o título, o orientador, as informações adicionais e a referência. on 2017-02-16T18:48:11Z (GMT)
Submitted by Camila Duarte (camiladias@bce.unb.br) on 2017-02-20T12:29:04Z No. of bitstreams: 2 2016_CamilaSantosTolosaBianchi.pdf: 1904418 bytes, checksum: 0ab1a9459905c29c0ffbf948732a1efc (MD5) 2016_CamilaSantosTolosaBianchi.pdf: 1904418 bytes, checksum: 0ab1a9459905c29c0ffbf948732a1efc (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2017-02-21T14:27:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 2016_CamilaSantosTolosaBianchi.pdf: 1904418 bytes, checksum: 0ab1a9459905c29c0ffbf948732a1efc (MD5) 2016_CamilaSantosTolosaBianchi.pdf: 1904418 bytes, checksum: 0ab1a9459905c29c0ffbf948732a1efc (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-21T14:27:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 2016_CamilaSantosTolosaBianchi.pdf: 1904418 bytes, checksum: 0ab1a9459905c29c0ffbf948732a1efc (MD5) 2016_CamilaSantosTolosaBianchi.pdf: 1904418 bytes, checksum: 0ab1a9459905c29c0ffbf948732a1efc (MD5)
Esta pesquisa constitui um processo de investigação e reflexão sobre o Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES) do Ministério da Educação (MEC). Intenciona contribuir na problematização das questões relacionadas à implementação da proposta de transformar as escolas públicas brasileiras em espaços ou territórios educadores sustentáveis. O estudo evidencia contextos, potencialidades, problemas e desafios a partir das ações de implementação e de gestão, na ótica de gestores do PNES do MEC e também na visão de profissionais de Universidades parceiras. Os objetivos específicos foram: compreender os sentidos atribuídos à escola sustentável nos documentos oficiais e em depoimentos dos gestores do MEC e de parceiros que tratam do tema; identificar os principais problemas e desafios enfrentados, ao longo da implementação do PNES, além de pesquisar os processos de formação de professores e estudantes na perspectiva de escolas sustentáveis. Como lentes conceituais de aproximação com o tema foram utilizados os conceitos: Sustentabilidade, Educação Ambiental, Práticas Ecopedagógicas, Permacultura e Topofilia. Constituíram como processos metodológicos qualitativos: a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os depoimentos apontam como problema e desafio a descontinuidade e a frágil institucionalização da educação ambiental e, por conseguinte, a vulnerabilidade de suas ferramentas de execução, a exemplo do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Por fim, constatou-se que essa proposta de política pública, de significativo valor para as escolas que a acolheram e mobilizam suas comunidades, está sob ameaça uma vez que, neste momento da história, considerando-se a correlação de forças políticas, há significativo poder de intervenção de correntes do antiambientalismo e de antiecologistas, somando-se àquelas contrárias às políticas públicas que qualificam a educação pela inserção de temas contemporâneos, tais como a educação ambiental, as questões de gênero e diversidade.
This research comprises an investigation and reflection on the National Program for Sustainable Schools (PNES) of the Ministry of Education of Brazil (MEC). It intends to contribute with the problematization of concerning issues related to the implementation of the proposal to promote the public Brazilian schools onto sustainable educational territories. The conducted studies reveal contexts, potential, problems and challenges facing the implementation of actions and management in view of the Ministry´s PNES executives and the partner universities professionals. The specific objectives were: the understanding of the meanings attributed to sustainable school in the official documents as well as in the testimonies of the ministry of education managers and partners on the same matter; identify the main problems and challenges faced during the implementation of the PNES and, ultimately, research the education process for teachers, students and the educational community from the perspective of sustainable schools. As theoretical lenses for approaching the theme, the following concepts were used: Sustainability, Environmental Education, Ecopedagogical Practices, Permaculture and Topophilia. The methodological qualitative processes were constituted by documentary research and semi-structured interviews. The statements show discontinuity and fragile institutionalization of Environmental Education, associated with the vulnerability of its tools of implementation, such as Direct Money at School Program (PDDE), as problems and challenges. Finally, it was found that this public policy proposal, of significant value to the schools that have welcomed the proposal and mobilized their communities, is currently at risk due to the fact that, at this time of Brazilian history, considering the political correlation of forces, there is currently meaningful power of interference of conservative anti-envirotmentalism and anti-ecologist networks, in addition to those who oppose to public policies that qualify education by including contemporary themes such as environmental education, the gender issues and diversity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rossi, Rafael [UNESP]. "Educação Popular e Educação do Campo: análise a partir do Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária no curso Pedagogia da Terra em São Carlos - SP." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/132177.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-12-10T14:24:24Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-09-04. Added 1 bitstream(s) on 2015-12-10T14:30:36Z : No. of bitstreams: 1 000854495.pdf: 4751461 bytes, checksum: e240df599d7504ceaadff26a34903250 (MD5)
A Educação não está desvinculada dos demais complexos sociais, sua autonomia é relativa e sua dependência é de cunho ontológico com o trabalho entendido enquanto categoria fundante do ser social. Nesse sentido, a presente tese estabelece uma reflexão a respeito da Educação do Campo em meio às lutas de classe presentes na questão agrária brasileira tanto no que se refere às disputas territoriais entre classes com interesses opostos e inconciliáveis, quanto no que diz respeito aos projetos educacionais que se manifestam a partir de diferentes e divergentes propostas pedagógicas em escolas no campo. Com esse horizonte de análise tratamos no capítulo 01 a discussão do Estado e sua determinação de classe para além das posturas que o consideram como ―neutro‖ ou ―imparcial‖ frente às desigualdades sociais e avançamos no entendimento da história da questão agrária brasileira até a consolidação dominante do agronegócio e suas contradições na contemporaneidade. Como continuidade, abordamos no capítulo 02 a discussão de educação popular enquanto estratégia educativa de luta e resistência de diversos trabalhadores, entendendo seus desafios frente ao desafio da emancipação humana e, com isso, a educação do campo em suas trajetórias históricas de conquistas e enfrentamentos. No capítulo 03 tratamos das disputas territoriais entre o campesinato e o agronegócio diferenciando a educação ―do‖ campo da educação ―rural‖ ou ―para‖ o campo, num esforço de compreender a ideologia enquanto elemento constituinte de tais lutas...
Education is not disconnected from other social complex, their autonomy is relative and its dependence is ontological nature with work, understood as a basic category of social being. In this sense, this thesis establishes a reflection on Field Education in the midst of class struggle present in the Brazilian agrarian question both with regard to the territorial disputes between classes with opposing and irreconcilable interests, as with regard to educational projects that arise from different divergent school teaching proposed in the field. With this horizon analysis we treated in Chapter 01 State discussion and determination of class beyond the positions that consider it neutral or impartial in the face of social inequalities and advance the understanding of the history of Brazilian agrarian question until the consolidation dominant agribusiness and its contradictions in contemporary times. As continuity, we discuss in Chapter 02 the discussion of popular education as an educational strategy of struggle and resistance of several workers, understanding their challenges facing the challenge of human emancipation and, therefore, the education field in their historical trajectories of conquests and confrontations. In chapter 03 we treat the territorial disputes between peasants and agribusiness differentiating education from field of education rural or to field in an effort to understand the ideology as a constituent element of such struggles...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rossi, Rafael. "Educação Popular e Educação do Campo : análise a partir do Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária no curso Pedagogia da Terra em São Carlos - SP /." Presidente Prudente, 2015. http://hdl.handle.net/11449/132177.

Full text
Abstract:
Orientador: Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi
Banca:
Resumo: A Educação não está desvinculada dos demais complexos sociais, sua autonomia é relativa e sua dependência é de cunho ontológico com o trabalho entendido enquanto categoria fundante do ser social. Nesse sentido, a presente tese estabelece uma reflexão a respeito da Educação do Campo em meio às lutas de classe presentes na questão agrária brasileira tanto no que se refere às disputas territoriais entre classes com interesses opostos e inconciliáveis, quanto no que diz respeito aos projetos educacionais que se manifestam a partir de diferentes e divergentes propostas pedagógicas em escolas no campo. Com esse horizonte de análise tratamos no capítulo 01 a discussão do Estado e sua determinação de classe para além das posturas que o consideram como ―neutro‖ ou ―imparcial‖ frente às desigualdades sociais e avançamos no entendimento da história da questão agrária brasileira até a consolidação dominante do agronegócio e suas contradições na contemporaneidade. Como continuidade, abordamos no capítulo 02 a discussão de educação popular enquanto estratégia educativa de luta e resistência de diversos trabalhadores, entendendo seus desafios frente ao desafio da emancipação humana e, com isso, a educação do campo em suas trajetórias históricas de conquistas e enfrentamentos. No capítulo 03 tratamos das disputas territoriais entre o campesinato e o agronegócio diferenciando a educação ―do‖ campo da educação ―rural‖ ou ―para‖ o campo, num esforço de compreender a ideologia enquanto elemento constituinte de tais lutas...
Abstract: Education is not disconnected from other social complex, their autonomy is relative and its dependence is ontological nature with work, understood as a basic category of social being. In this sense, this thesis establishes a reflection on Field Education in the midst of class struggle present in the Brazilian agrarian question both with regard to the territorial disputes between classes with opposing and irreconcilable interests, as with regard to educational projects that arise from different divergent school teaching proposed in the field. With this horizon analysis we treated in Chapter 01 State discussion and determination of class beyond the positions that consider it "neutral" or "impartial" in the face of social inequalities and advance the understanding of the history of Brazilian agrarian question until the consolidation dominant agribusiness and its contradictions in contemporary times. As continuity, we discuss in Chapter 02 the discussion of popular education as an educational strategy of struggle and resistance of several workers, understanding their challenges facing the challenge of human emancipation and, therefore, the education field in their historical trajectories of conquests and confrontations. In chapter 03 we treat the territorial disputes between peasants and agribusiness differentiating education "from" field of education "rural" or "to" field in an effort to understand the ideology as a constituent element of such struggles...
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vuelta, Raquel Buitrón. "Pelo direito de estudar : A 1a turma de direito do PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária)." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/15355.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Submitted by Alaíde Gonçalves dos Santos (alaide@unb.br) on 2014-03-20T13:40:44Z No. of bitstreams: 1 2013_RaquelBuitronVuelta.pdf: 3592533 bytes, checksum: 0d3977e6fd8c5bef00b7e77a5a27adb5 (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2014-03-20T14:44:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_RaquelBuitronVuelta.pdf: 3592533 bytes, checksum: 0d3977e6fd8c5bef00b7e77a5a27adb5 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-03-20T14:44:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_RaquelBuitronVuelta.pdf: 3592533 bytes, checksum: 0d3977e6fd8c5bef00b7e77a5a27adb5 (MD5)
Esta pesquisa teve como objeto a Turma Evandro Lins e Silva, a primeira Turma de Direito do PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). Procuramos investigar/averiguar sua contribuição para a ampliação do acesso à Justiça e ao Direito em defesa da Agricultura Familiar, Camponesa e de Comunidades Tradicionais. O curso ocorreu entre Agosto de 2007 a Agosto de 2012, com a participação inicial de 60 camponeses oriundos de todo o Brasil. Foi uma parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG), os movimentos sociais e sindicais rurais e o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Para tanto, apresentamos o movimento pela Educação do Campo, a Questão Agrária no Brasil, o Ensino Superior e o Ensino Jurídico, bem como as políticas públicas voltadas para a questão agrária. Analisamos o surgimento do curso e sua estruturação, e as práticas jurídicas dos estudantes do curso durante sua permanência nas comunidades rurais, através de entrevistas e pesquisa de campo durante a estadia dos estudantes na Universidade, além da utilização do referencial bibliográfico sobre o tema. Consideramos que o curso demonstrou a importância dos movimentos sociais como sujeitos coletivos de direitos, que lutaram para formar camponeses advogados, para responder às demandas e necessidades das comunidades rurais. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research had as its object the Class Evandro Lins e Silva, the first class of Law under PRONERA, the National Education Program in Agrarian Reform. We investigate/evaluate its contribution to the expansion of access to justice and to law in defense of Agrarian Reform beneficiaries. The course took place from August 2007 to August 2012, with the initial participation of 60 beneficiaries from all over Brazil. It was a partnership between the Federal University of Goiás (UFG), social movements, trade unions and INC RA, the National Institute of Colonization and Agrarian Reform. To discuss these points, we present the movement for Rural Education, the agrarian issue in Brazil and the higher education, particularly the education of Law, as well as the applied public policies for the agrarian question in Brazil. We analyze the emergence of the course, its structure and the way the students put their learning in practice, while they stay in rural communities, through interviews and field research, in addition to the use of bibliographic references on the topic. We consider that the course has demonstrated the importance of social movements as collective subjects of rights and were able to form lawyers committed to the demands and needs of rural communities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferolla, Luna Marquez. "Processos colaborativos na gestão pública: estudo das relações estabelecidas no contexto do Programa Nacional de Educação do Campo." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-23012014-095029/.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos o governo federal brasileiro tem proposto diversas políticas voltadas para a educação do campo, na tentativa de minimizar prejuízos acumulados por anos de políticas fragmentadas e descontinuadas no atendimento à população específica de interesse. A vocação agrícola do país, tão histórica como contemporânea, por ser atividade econômica de destaque, justifica a necessidade de dar condições para que, se uma parcela da população brasileira desejar permanecer ou retornar ao campo, que lá encontre condições dignas de vida. Uma carteira de políticas de educação rural consistente não poderia faltar no conjunto de benefícios com este intuito. A gestão de tais políticas se desenvolve em um cenário interdisciplinar, com grande pluralidade de atores que estabelecem entre si relações multifacetadas. Para lidar com tamanha complexidade, foi identificada a alternativa da colaboração, que pode se estabelecer de seis diferentes maneiras: intragovernamental entre agentes ou entre setores, intergovernamental vertical ou horizontal e extragovernamental com organizações ou com cidadãos. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar os processos colaborativos que se estabelecem em torno das políticas públicas voltadas para a educação do campo, dentre as quais se destaca o Pronacampo. Para tanto, foi elaborado um modelo conceitual de análise que engloba as seguintes dimensões, com suas respectivas premissas básicas: 1) publicidade (acessibilidade, conteúdo e compreensibilidade); 2) representatividade (legitimidade, equilíbrio entre os envolvidos e poder de deliberação); e 3) participação (institucionalização, contexto e abrangência). Pela aplicação do modelo ao objeto de estudo percebe-se que dentre os seis tipos de colaboração os intragovernamentais (tanto entre agentes quanto entre setores) estão melhor estruturados, com avaliação positiva de todos os critérios das três dimensões de análise. A colaboração extragovernamental com organizações, apesar de ser a que mais se destaca, inda precisa ser aprimorada em vários aspectos. Dentre as dimensões de análise percebe-se que a publicidade está mais avançada; quanto à representatividade, o equilíbrio entre os envolvidos se mostra bastante frágil em diversos momentos; já a participação mostra-se bem estruturada, apesar de demandar maiores esforços na consolidação dos processos que envolvem as organizações sociais. Os resultados da análise apontam um cenário positivo, no qual o Pronacampo representa uma evolução gradual e ainda em andamento entre a situação prévia, quando inexistiam processos colaborativos e a situação ideal, com tais processos consolidados. É valido ressaltar a avaliação majoritariamente positiva das relações analisadas não significa que o nível de colaboração observado é suficiente, apenas que se percebe na instituição uma cultura de cooperação que se amplia e se fortalece com a efetivação de políticas integradoras, intersetoriais e participativas como o Pronacampo. Ainda são grandes os problemas enfrentados pela população campesina em relação à educação, mas considerando o histórico de perda das competências na educação rural, o cenário atual é promissor.
In recent years the Brazilian federal government has proposed several policies for rural education, in order to minimize losses accumulated by years of neglecting the right to the rural population, as to offer a good public education, therefore necessarily suited to the students peculiarities. Public management in education lies into an interdisciplinary scenario, with great plurality of actors who establish multifaceted relations. To deal with such complexity, it was identified as a promising tool the concept of collaboration, which can be established in six different ways: intragovernmental between agents or between sectors, intergovernmental vertical or horizontal and extragovernamental with organizations or with citizens. In this context, this paper aims to assess the collaborative processes that take place around the public policies for rural education, among which stands out Pronacampo. Therefore, it was designed a conceptual model of analysis that encompasses the following dimensions with their respective basic premises: 1) advertising (accessibility, content and comprehensibility), 2) representation (legitimacy, balance and power deliberation), and 3) participation (institutionalization, context and scope). By applying the model to the object of study it is clear that among the six types of intragovernmental collaboration (both between agents and between sectors) are better structured, with positive evaluation of all criteria for the three dimensions of analysis. Extragovernamental collaboration with organizations, despite being the one that stands out, because of the prominence of organized movements, still needs to be improved in several aspects. Among the dimensions of analysis it is noticed that advertising is more advanced, as it is a prerogative for representation and participation to be effective, in addition to being part of a culture that has been propagated by the federal government. As for representativeness, balance among stakeholders proves to be quite fragile at various times, with more serious flaws when breaking the governmental barriers. The participation shows up well structured, despite demanding greater efforts to consolidate the processes while involving social organizations. The analysis results indicate a positive scenario, in which Pronacampo represents a gradual and still ongoing evolution between A) the initial situation, that has: policies completely fragmented; subordination of the executive to the legislature; gap between public managers; authoritarianism and centralization of federal level , detachment of the population; and B) the ideal situation, with: intersectoral policies; dialogue between legislators, managers and implementers; coordination between federal entities and getting closer to society through participatory processes. It is valid to point out that the fact of analyzed relations being evaluated as mostly positive, it does not mean that the level of collaboration observed is satisfactory, only that it\'s noticed that a culture of cooperation is being instituted, getting wider and stronger with the execution of integrated, intersectoral and participatory policies as Pronacampo. There are still major problems faced by the peasant population in relation to education, but considering the history of political indifference in relation to the topic, the current scenario is considered promising.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rolim, Renata Maria Luna. "Educação de Jovens e Adultos no campo: contribuições à formação de educadores e educadoras ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2010. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22836.

Full text
Abstract:
ROLIM, Renata Maria Luna. Educação de Jovens e Adultos no campo: contribuições à formação de educadores e educadoras ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. 2010. 130f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2010.
Submitted by Gustavo Daher (gdaherufc@hotmail.com) on 2017-05-23T14:22:13Z No. of bitstreams: 1 2010_dis_rmlrolim.pdf: 677078 bytes, checksum: fb9bce80e3f51fb14cfc43d22a3880b6 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2017-05-24T11:17:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_dis_rmlrolim.pdf: 677078 bytes, checksum: fb9bce80e3f51fb14cfc43d22a3880b6 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-24T11:17:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_dis_rmlrolim.pdf: 677078 bytes, checksum: fb9bce80e3f51fb14cfc43d22a3880b6 (MD5) Previous issue date: 2010
The research aimed to analyze the formation and practice teacher educators of the National Reform Education Land, from the three principles of popular education coordinated by Federal University of Ceará. The three principles are: the account by life experience accumulated by learners and this became the point of departure for the teaching, understanding of education as a political act by students and educators and the importance attached to dialogue. Characterized as a research participant, held five (5) educators in this program of literacy and schooling young and old settlers of Agrarian Reform in Canindé, Ceará. The first stage of research is characterized by the study of the Project Educational Policy prepared by the UFC and bringing people survey participants, by my presence in the formative meetings and teaching and presentation of my proposal to them. Next realized field research by visiting the settlement Ipueira Cow, using group dynamics, interviews and focus group technique to appreciate the understanding and incorporation into the category of practice educators and settled on the principles selected. The data show for the presence of categories in the training and practice of educators and difficulties encountered by them in fully understanding and development of actions. Institutional bureaucratic obstacles put the implementation of Pronera contribute to the limitation of activities. I believe that the contribution to the training process educators prepared by the UFC has shown commitment in effectiveness of Popular Education required for teaching practice and consistent with the guidelines of the Rural Education.
O trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar a formação e a prática docente de educadoras do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária,a partir de três princípios da Educação Popular coordenado pela Universidade Federal do Ceará. Os três princípios são: a consideração pela experiência de vida acumulada pelos educandos e se isto se tornou ponto de partida para a ação docente, a compreensão da educação como ato político por educandos e educadoras e a importância atribuída à dialogicidade. Caracteriza-se como uma pesquisa participante, realizada com 5 (cinco) educadoras do referido programa de alfabetização e escolarização de jovens e adultos assentados da Reforma Agrária no município de Canindé, Ceará. A primeira etapa da pesquisa caracteriza-se pelo estudo do Projeto Político Pedagógico elaborado pela UFC e aproximação das pessoas participantes da pesquisa, por minha presença nos encontros formativos e pedagógicos e apresentação às mesmas da minha proposta. Em seguida realizei a pesquisa de campo visitando o assentamento Ipueira da Vaca, utilizando dinâmicas de grupo, entrevistas e a técnica do grupo focal para perceber a compreensão e incorporação à prática das categorias das educadoras e assentados, sobre os princípios escolhidos. Os dados apontam para a presença das categorias na formação e na prática das educadoras e também as dificuldades encontradas pelas mesmas na compreensão plena e desenvolvimento das ações. Os obstáculos institucionais burocráticos colocados à implementação do Pronera contribuem para a limitação das atividades. Considero que a contribuição para o processo de formação de educadores elaborado pela UFC tem demonstrado compromisso na efetivação da Educação Popular necessária à prática docente e coerente com as orientações da Educação do Campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sousa, Kênia Alves de. "Avaliação da efetividade dos cursos oferecidos pelo PRONERA - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária na EFA - Escola Família Agrícola em Porto Nacional - TO." Universidade Federal do Tocantins, 2017. http://hdl.handle.net/11612/361.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa faz uma análise histórica da educação brasileira evidenciando a Educação do Campo e as populações rurais. Durante muito tempo apenas as elites masculinas e urbanas tiveram acesso à educação. Este estudo aborda como a Educação do/no Campo veio se desenvolvendo através de um processo histórico lento. O enfoque se dá em compreender como tais leis têm contribuído ou não para o desenvolvimento de uma Educação do/no Campo, sob o entendimento e posicionamento do Estado em relação às práticas educativas para os que trabalham e residem no meio rural brasileiro. Esse discurso envolve a importância da Pedagogia da Alternância e o acesso às escolas do campo nas EFAs e as CRFs. E, a influência da organização de Movimentos Sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, o Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB e a Comissão Pastoral da Terra-CPT para estas populações. A metodologia utilizada para esta análise foi uma revisão bibliográfica, bem como leis, decretos, resoluções, etc. Foi realizada uma pesquisa in loco, por meio de questionário aplicado aos discentes dos cursos Técnico em Agroecologia e Magistério nível Médio para verificar algumas inquietações a cerca das transformações que o PRONERA promove a eles. E, um questionário direcionado aos coordenadores(as) dos cursos, examinando sobre a forma como é executado o PRONERA e como acontece o acompanhamento dos discentes que estão em curso e os que já concluíram, pelo Programa na EFA em Porto Nacional - TO.
Esta investigación es un análisis histórico de la educación brasileña resaltando el campo de la educación y las poblaciones rurales. Durante mucho tiempo, sólo las élites masculinas y urbanas tenían acceso a la educación. Este estudio se ocupa de la forma en la Educación / Campo venía desarrollando a través de un lento proceso histórico. Se da el foco a entender cómo tales leyes han contribuido o no al desarrollo de un / educación en el campo, en el entendimiento y la posición del Estado en relación con las prácticas educativas para trabajar y vivir en zonas rurales de Brasil. Este discurso implica la importancia de la pedagogía de la alternancia y el acceso a las escuelas de campo en esenciales a la EFAs y CRFs. Y la influencia de la organización movimientos sociales como el Movimiento de los Sin Tierra, MST, Movimiento de Afectados por Represas-MAB y la Comisión Pastoral de la Tierra, CPT para estas poblaciones. La metodología utilizada para este análisis fue una revisión de la literatura, así como las leyes, decretos, resoluciones, etc. una encuesta sobre el terreno se llevó a cabo a través de un cuestionario aplicado a los estudiantes de cursos técnicos de nivel Agroecología y Medio Magisterio para verificar algunas preocupaciones acerca de las transformaciones que PRONERA los promueve. Y un cuestionario dirigido a los coordinadores (los) cursos de instrucción el modo en que ejecute la PRONERA y como es el seguimiento de los alumnos que están en marcha y los ya celebrados por el programa de la EFA en el Porto Nacional - TO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Maria Geovana Melim. "A educação popular na práxis do ProJovem Campo – saberes da terra no Espírito Santo." reponame:Repositório Institucional da UFES, 2015. http://repositorio.ufes.br/handle/10/1918.

Full text
Abstract:
Submitted by Elizabete Silva (elizabete.silva@ufes.br) on 2016-01-22T14:04:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) A educação popular na práxis do ProJovem Campo – Saberes da Terra no Espírito Santo Maria Geovana Melim Ferreira. 201.pdf: 4713760 bytes, checksum: 787c487aeb9ff0e7a4859b42d6bee0e1 (MD5)
Approved for entry into archive by Patricia Barros (patricia.barros@ufes.br) on 2016-06-06T13:10:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 A educação popular na práxis do ProJovem Campo – Saberes da Terra no Espírito Santo Maria Geovana Melim Ferreira. 201.pdf: 4713760 bytes, checksum: 787c487aeb9ff0e7a4859b42d6bee0e1 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-06T13:10:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 A educação popular na práxis do ProJovem Campo – Saberes da Terra no Espírito Santo Maria Geovana Melim Ferreira. 201.pdf: 4713760 bytes, checksum: 787c487aeb9ff0e7a4859b42d6bee0e1 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
CAPES
Este estudo sistematiza experiências/vivências consolidadas nas práticas dos educadores e educadoras do Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra que atuaram nas 29 turmas distribuídas em 19 municípios do Estado do Espírito, Brasil. Teve como objetivo refletir sobre os desafios teórico-metodológicos que se evidenciaram nas práticas no percurso formativo vivido e as contribuições produzidas. Com base nos aportes teóricos da educação popular e educação do campo, coloco em análise o que foi possível vivenciar e procuro teorizar sobre o que se materializou nas práticas de integração a partir da alternância pedagógica que teve como princípios educativos o trabalho e a pesquisa. A opção metodológica pela sistematização é assumida como forma de revisitar a prática e teorizar sobre ela, utilizando da análise documental e de fontes primárias produzidas pelos educadores e educadoras. Dentre os vários resultados evidenciados, destacam-se os processos coletivos que apontaram contradições na forma aligeirada da oferta da EJA, constituída como ação descontínua de políticas compensatórias. Como elementos da proposta, os resultados mostram que o trabalho e a pesquisa foram assumidos como princípios educativos do processo pedagógico, e se constituíram numa experiência concreta de integração do currículo, a partir das práticas desenvolvidas na alternância pedagógica, embora nem todos os educadores e educadoras tivessem se apropriado dessas concepções. A auto-organização emerge como elemento fundante na perspectiva da articulação entre teoria e prática, trabalho manual e trabalho intelectual e da não hierarquização nas relações escolares, capaz de produzir mudanças significativas, não somente em sua práxis pedagógica, mas nas diferentes vivências. Contudo, o estudo aponta a não continuidade da oferta do Programa como política pública para a educação de jovens e adultos camponeses e camponesas.
This study systematizes experiences/ consolidates in the practice of educators of the Program ProJovem Campo – Saberes da Terra that worked at the 29 classes distributed among 19 cities of the state of Espírito Santo, Brazil. It’s goal was to reflect about the theoretical and methodological challenges that were brought up at the practices in the formative path lived and the contributions that were produced. Based on the theoretical input of popular education and countryside education, placing for analysis what was possible to experience and looking forward to theorize about what was materialized at the practice of integration from the pedagogical interchange that had as educational principles the work and the research. The methodological choice of systematization is admitted as a way to review the practice and theorize about it, using the documental analysis and the primary sources provided by educators. In between the many results obtained, the collective processes stood out, pointing out contradictions in the rushed way EJA (Education for Youth and Adults) was offered, built as discontinuous actions of compensating politics. As elements of the proposal, the results show that the work and the research were taken as an educational principals of the pedagogical process, and were built on a solid experience of curricular integration, from actions developed at the pedagogical interchange, although not all of the educators acknowledge these concepts. The self-organization emerges as a fundamental element in the perspective of articulation between theory and practice, labor and intellectual work and of the non-hierarchical learning relations, capable of producing significant changes, not only in its pedagogical praxis, but also in various life experiences. However, the study points out the non-continuity of offer of the program as a public policy for the education of youth and adults of the countryside.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Programa Nacional de Educação do Campo"

1

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Brazil). Oficina de Trabalho. Oficina de trabalho: Campo Grande/MS, 21 e 22 de agosto de 1997. Brasília, DF: Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brazil. Diretoria de Educação Ambiental. Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA. 3rd ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mexico. Secretaría de Agricultura y Recursos Hidráulicos. Subsecretaría de Planeación. Programa nacional de modernización del campo, 1990-1994. [México]: La Subsecretaría, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brazil. Secretaria de Programas e Projetos Culturais. Cultura viva: Programa Nacional de Arte, Educação, Cidadania e Economia Solidária. 3rd ed. Brasília, Brazil]: Ministério da Cultura, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moll, Jaqueline, Caetana Juracy Rezende Silva, and Benedito Luiz Correia. PROEJA, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos: Educação profissional técnica de nível médio / ensino médio : documento base. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Almeida, Fernando José de. ProInfo: Projetos e ambientes inovadores. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fundação Nacional de Saúde (Brazil). Programa Nacional de Controle da Dengue: Amparo legal à execução das ações de campo : imóveis fechados, abandonados ou com acesso não permitido pelo morador. Brasília: FUNASA, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Quadros, Ronice Müller de. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa: Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Brasília: Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Quadros, Ronice Müller de. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa: Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Brasília: Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. ProInfo: Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Programa Nacional de Educação do Campo"

1

Lubambo, C. W., and W. F. S. Almeida. "Programa Nacional de Educação do Campo: seu discurso formulador e os princípios da Educação do Campo." In Encantos e desencantos após o Pronacampo: olhares sobre interfaces e contextos históricos., 293–322. Navegando Publicações, 2019. http://dx.doi.org/10.29388/978-85-53111-55-8-0-f.293-322.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, R. B. "O protagonismo dos movimentos sociais: possíveis interfaces entre as escolas do campo e o Programa Nacional de Educação do Campo." In Encantos e desencantos após o Pronacampo: olhares sobre interfaces e contextos históricos., 141–76. Navegando Publicações, 2019. http://dx.doi.org/10.29388/978-85-53111-56-5-0-f.141-176.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

LUBAMBO, Cátia Wanderley, and W. F. S. ALMEIDA. "PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM AFOGADOS DA INGAZEIRA, SERTÃO PERNAMBUCANO: análise das ações desenvolvidas." In Práticas pedagógicas e vivências na formação de educadores populares, 335–66. Navegando Publicações, 2019. http://dx.doi.org/10.29388/978-85-53111-57-2-0-f.335-366.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Argüello Montilla, William Alberto. "Estrategias de estimulación cognitiva." In Tendencias en la investigación universitaria. Una visión desde Latinoamérica. Volumen XI, 90–106. Fondo Editorial Universitario Servando Garcés de la Universidad Politécnica Territorial de Falcón Alonso Gamero / Alianza de Investigadores Internacionales S.A.S., 2020. http://dx.doi.org/10.47212/tendencias2020vol.xi.7.

Full text
Abstract:
Las estrategias de estimulación cognitivas permiten la transformación de la información en conocimiento a través de una serie de relaciones cognitivas interiorizadas por los estudiantes, con el objeto de organizar la información, a partir de ella, hacer inferencias, establecer nuevas relaciones con los conocimientos, existentes en el educando. El objetivo general de este estudio estuvo dirigido a determinar la efectividad del uso de las estrategias de estimulación cognitiva para los estudiantes cursantes de la Asignatura Matemática I del Proyecto Gerencia Industrial Programa Administración de la Universidad Nacional Experimental Rafael María Baralt. El estudio se enmarcó en el tipo de investigación documental con un diseño de investigación no experimental, transeccional de campo. El tipo de muestreo fue censal quedando conformada la muestra por 50 estudiantes, la recolección de datos se obtuvo a través de un cuestionario estructurado contentivo de 24 ítems. La confiabilidad se obtuvo a través del método Alfa de Cronbach dando como resultado un rtt de ,677. Se concluyó que los participantes utilizan las estrategias de estimulación orientadas a incentivar el aprendizaje cognitivo a través de la observación y el aprendizaje significativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Madureira, João Cláudio Bittencourt. "O PRONERA - PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: A EXPERIÊNCIA DO TECNÓLOGO EM AGROECOLOGIA DO IFPR CAMPO LARGO." In https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3766, 274–82. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.28421011927.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Bruno Silva de, Ítalo Rafael de Castro, and Rosemeire de Souza Pinheiro Taveira Silva. "DO CAIPIRA AO COWBOY: AS IDENTIDADES DO HOMEM DO CAMPO NAS PROPAGANDAS PUBLICITÁRIAS." In Grandes Temas da Educação Nacional 3, 183–93. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3331916.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Felix, Carla Fernanda Figueiredo, and Maria Iolanda Monteiro. "PROFESSORES ALFABETIZADORES NO CAMPO: ORIENTAÇÕES A PARTIR DE UMA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA." In Enfoque Interdisciplinar na Educação do Campo, 108–21. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.184219060510.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Rafaela Altoé de, Janine Pereira da Silva, Cristina Ribeiro Macedo, and Valmin Ramos-Silva. "PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO E O IMPACTO NA OCORRÊNCIA DE MENINGITE BACTERIANA." In Ciências da Saúde: Campo Promissor em Pesquisa 3, 197–207. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.74520030221.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almeida, Jozimar de Paes. "Programa nacional de produção e uso do biodiesel." In Biodiesel o "Óleo Filosofal": desafios para a educação ambiental no caldeirão do "desenvolvimento sustentável", 18–45. Centro Edelstein, 2010. http://dx.doi.org/10.7476/9788579820274.0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Almeida, Lucas Carlos Martiniano de, and Marta Waleria Marques Medeiros. "INCLUSÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA E AS CLASSES MULTISSERIADAS: HISTÓRIA, ESTRATÉGIAS E EMERGÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO." In Enfoque Interdisciplinar na Educação do Campo, 144–53. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.184219060513.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Programa Nacional de Educação do Campo"

1

REIS, Guilherme Basso dos. "Legislação em Educação Ambiental nos níveis nacional, estadual e municipal: os casos brasileiro, paranaense e campo-larguense." In XV ENFOC - Encontro de Iniciação Científica, XIV Fórum Científico, VI Seminário PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e I Seminário do Programa de Residência Pedagógica. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/14941.15-19.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Lourenço Vitor Silva, and Janice Alves De Sousa Santos. "PEGADA ECOLÓGICA: PLANO DE AULA COM NOÇÕES BÁSICAS DE PROGRAMAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1783.

Full text
Abstract:
Introdução: Dentre os principais tópicos da Educação Ambiental, está a Sustentabilidade, a qual procura relações entres os aspectos sociais, culturais e ambientais que são capazes de suprir as necessidades de uma geração atual, sem inviabilizar as gerações futuras. Para que se possa reconhecer a importância das interações sustentáveis é preciso apresentar meios de conscientização. O cálculo da Pegada Ecológica (PE) é uma das formas de elucidar o impacto dos hábitos contemporâneos. Ter o conhecimento de como os avanços tecnológicos podem amenizar estes impactos também é importante. Há no Brasil o Projeto de Lei 10.699/2018, o qual tem o intuito de incentivar o ensino de programação e robótica para as crianças e os jovens de escolas públicas. É preciso ter diálogos com foco em ideias que provoquem a noção de sustentabilidade nos discentes para que consigam distinguir práticas que não são favoráveis ao equilíbrio dessas interações e como é possível vincular esse aprendizado às novas tendências tecnológicas que serão inseridas no ambiente escolar, como a programação. Objetivos: Elaborar um plano de aula sobre o cálculo da Pegada Ecológica baseado em um questionário de hábitos, utilizando programação em Python 3.0 no aplicativo mobile QPython 3L, para introdução da Educação Ambiental no ensino médio. Material e Métodos: O acesso a smartphones com sistema Android ou IOS e a instalação do programa QPython 3L pela loja de aplicativos, são pré-requisitos para a execução deste plano de aula. Após a instalação, o programa pode ser executado e, para a escrita dos scripts, deve-se selecionar a opção “Editor”. Com o auxílio do docente, os alunos farão a escrita ipsis litteris do script completo. Resultados: Com a execução do script e do questionário, os alunos podem comparar os resultados com seus colegas de classe e, sob mediação do docente, levantar questões para debate em sala de aula. Conclusão: Por meio da aplicação deste plano de aula, é possível estabelecer um ambiente de discussão favorável à integração de dois campos essenciais para a formação básica: Tecnologia e Educação Ambiental, mantendo a possibilidade de se trabalhar estes conteúdos de maneira interdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho, Thaís Arlete Evangelista da Silva, Maria Helena Felix Frazão, and Sthephany Victoria Barros De Farias. "RESÍDUOS SÓLIDOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICIPIO DE NOVA OLINDA DO MARANHÃO." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1710.

Full text
Abstract:
Introdução: Os resíduos sólidos são elementos negativos, causador da degradação ambiental. O conhecimento da composição do lixo urbano é essencial para programar um gerenciamento adequado. A importância da educação ambiental é essencial para o manuseamento adequado destes, pois a mesma é um instrumento para a reflexão das pessoas na valorização do meio ambiente. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a forma como os resíduos sólidos da cidade de Nova Olinda do Maranhão são tratados e os impactos ambientais negativo advindos pela má disposição destes. Materiais e Métodos: O estudo foi realizado através de estudo de caso com pesquisa de campo, fazendo observações diretas sob área de estudo, visando a diagnosticar a situação atual do Resíduo Sólido. Para tanto, utilizou-se de levantamento fotográfico, buscando representar os possíveis impactos ambientais ocasionados pelo Resíduo Sólido, no decorrer da cidade. Quanto ao método de avaliação de impactos ambientais, utilizou-se para avaliar o Aterro Sanitário, identificação e descrição dos possíveis impactos ambientais ocorridos na área. Resultados: No município foram constatados nos três locais da cidade (entrada, saída e praça), os impactos ambientais como: poluição visual, degradação do solo, possível degradação do lençol freático e entre outros; no aterro municipal foram detectados qualitativamente: compactação do solo, emissão de gases de efeito estufa, Possível depreciação do lençol freático, Stress da Fauna local, Redução da biodiversidade nativa, Redução da capacidade de sustentação da flora, Redução da biota do solo, Poluição visual e Proliferação de doenças Conclusão: A Educação Ambiental integra o ser humano ao meio ambiente ela deve estar inserida em um planejamento como uma ação pedagógica necessária; É necessário mais campanhas, por parte do ministério do meio ambiente e uma melhor Gestão de Resíduos Sólidos do governo municipal e estadual, devem investir em locais para tratamento desses resíduos sólidos, devendo melhorar a forma de utilização do Aterro Sanitário Municipal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Coelhos, Norma Suely Lopes da Silva, Jane Bruna De Almeida, Cristiana Maria De Oliveira Guimarães, and Evandro Klen Panquestor. "ANÁLISE DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DAS NASCENTES URBANAS NO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1681.

Full text
Abstract:
Introdução: As nascentes são fontes importantes para o abastecimento hídrico superficial e para a manutenção do equilíbrio hidrológico e ambiental das bacias hidrográficas. Na cidade de Governador Valadares, as nascentes localizadas na área urbana, contribuem para o abastecimento de água para algumas comunidades. Dessa forma, torna-se relevante para o processo de conservação e recuperação dos recursos hídricos, avaliar o estado de conservação dessas fontes localizadas no meio urbano. Objetivo: Portanto, o objetivo desse trabalho foi caracterizar e avaliar o estado de conservação ambiental das nascentes urbanas, na cidade de Governador Valadares. Metodologia: Através de coleta de dados secundários, 21 nascentes foram localizadas, sendo todas elas georreferenciadas e mapeadas. Posteriormente, visitas de campo foram realizadas no segundo semestre do ano de 2018 e primeiro semestre de 2019. Para a avaliação do estado de conservação das nascentes, utilizou-se de parâmetros propostos para a pesquisa: área de domínio da nascente; uso do solo; proteção do local; impermeabilização do solo; conservação da vegetação no entorno da nascente; parâmetros físicos macroscópicos; situações que comprometem a qualidade ambiental da nascentes(rede de drenagem pluvial e de esgoto com escoamento para nascente, presença de material particulado, local desprotegido, ausência da área de contribuição e ocupação por edificações). Resultados: Na maior parte das nascentes existem pavimentações/edificações, o justificaria o grande descarte de lixo nesses locais. Além de contribuir com a destinação inadequada de efluentes, como os esgotos domésticos para as nascentes. O que de fato torna-se preocupante, já que parte delas foram canalizadas e são utilizadas (nascentes 01, 02, 06, 07 e 16) como solução alternativa coletiva de abastecimento. A maioria com fluxo para córregos importantes para o abastecimento municipal, assim como para o Rio Doce. Em contrapartida, apenas a nascente18 apresenta vegetação preservada, sendo entre todas elas, a que possui melhor estado de conservação de acordo com os parâmetros de avaliação propostos. Conclusão: Conforme estudo que delineou a pesquisa, conclui-se que a maior parte das nascentes localizadas na área de estudo, encontra-se degradadas. Recomenda-se alterações na política de uso e ocupação do solo, como também a implementação programas de revitalização e recuperação desses locais por parte do município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bicalho, Thiago, Myrnna Almeida, and Raquel Quirino. "Divisão sexual do trabalho nas produções científicas brasileiras: cenário das abordagens científicas nos programas de pós-graduação em educação entre 2009 e 2019." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.2813.

Full text
Abstract:
O trabalho pode ser compreendido através de múltiplas divisões como intelectual/manual, nacional/internacional entre outros. Neste artigo abordaremos o trabalho sob sua divisão sexual, entre homens e mulheres, nas profissões. A questão central desta pesquisa é responder de que maneira a divisão sexual do trabalho é abordada nas produções científicas brasileiras - teses e dissertações? Com o intuito de responder a questão proposta, a presente investigação tem como objetivo geral compreender de que maneira a divisão sexual do trabalho é abordada nas produções científicas brasileiras - teses e dissertações - a fim de identificar a distribuição das produções científicas e, através de um recorte nos PPGs em Educação, identificar as bases teóricas utilizadas e às profissões investigadas. A presente pesquisa é de natureza exploratória e adota a pesquisa bibliográfica para obtenção das teses e dissertações a serem analisadas. A busca dos dados foi realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD e nos repositórios/bibliotecas de teses e dissertações das universidades federais disponíveis virtualmente, sempre associando o descritor "divisão sexual do trabalho" no mecanismo de busca por assunto. Os resultados apresentam uma análise da distribuição das produções de forma quantitativa quanto aos programas de pós-graduação, universidades e orientadores, além de realizar um levantamento das bases teóricas/conceituais da divisão sexual do trabalho mais adotado nas produções científicas e uma identificação das profissões investigadas. Aponta-se com esta investigação uma pluralidade de áreas de investigação da divisão sexual do trabalho nas profissões em áreas distintas de atuação no campo do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mattana, Leticia, Carlos Eduardo Verzola Vaz, and Patrícia Turazzi Luciano. "Ciclo de oficinas GMA." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.307.

Full text
Abstract:
O GMA é o Grupo de Modelagem Avançada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), formalizado por meio de um Programa de Extensão universitária e tem como propósito promover eventos e cursos de extensão em temas variados, incluindo modelagem BIM, paramétrica, simulação e automatização na arquitetura. O grupo é formado por professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design, estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina e profissionais. O Ciclo de Oficinas GMA é um evento semestral promovido por este grupo, ocorrendo no início do semestre letivo de ensino da graduação. Este Ciclo promove cursos de formação complementar sobre ferramentas BIM e de modelagem paramétrica, além de outros cursos que incentivam a adoção de tecnologia da informação e automatização de processos de projeto no campo da Arquitetura e Urbanismo. O Ciclo de Oficinas GMA aborda assuntos não contemplados no rol de conteúdos do currículo do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina e realiza-se de forma aberta à comunidade. No semestre 2020.1 foi realizado o “I Ciclo de Oficinas GMA” durante os meses de Fevereiro e Março de 2020, de forma presencial antes da suspensão das atividades devido à pandemia do Covid-19. No semestre 2020.2 ocorreu o “II Ciclo de Oficinas GMA” de forma remota entre os dias 25 de Janeiro e 12 de Fevereiro de 2021. O “I Ciclo de Oficinas GMA” contemplou seis cursos de extensão: (1) Digitalização da construção e Modelagem no ArchiCAD; (2) Introdução à parametrização com Grasshopper; (3) Introdução a maquetes de papel com prototipagem digital; (4) Oficina de arquitetura performativa; (5) Oficina de auTETEmação com Arduino e (6) Oficina de paisagismo: a utilização de aplicativos de reconhecimento de vegetação. Os instrutores dos cursos foram 2 estudantes da graduação em Arquitetura e Urbanismo, 4 estudantes da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 1 estudante de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e duas profissionais em Arquitetura e Urbanismo, além de dois professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram 99 inscrições realizadas e homologadas por meio do Sistema “Inscrições UFSC”, de 12/02/2020 a 22/02/2020. O “II Ciclo de Oficinas GMA” contemplou um evento de extensão de abertura realizado por meio de uma mesa redonda com o tema “Inovação e Arquitetura”, além de 12 Cursos de Extensão, todos gratuitos e realizados de forma remota pela ferramenta Google Meet. Foram 212 inscrições realizadas e homologadas por meio do Sistema “Inscrições UFSC”, de 18/01/2021 a 22/01/2021. No evento de abertura foi debatido como ocorre a inovação na área da arquitetura, além da aplicação de tecnologias de projeto e de construção, mostrando novas formas de se pensar a arquitetura nos campos social e econômico. O evento foi organizado em parceria com a startup Think&Make e contou com a presença de três convidados externos à Instituição de Ensino Superior e uma integrante da startup como mediadora. Os doze cursos de extensão realizados contemplam os seguintes temas e cargas horárias: (a) A geração de formas na composição paisagística: composição em lógica criativa (8hrs); (b) Introdução à ferramenta BIM Graphisoft Archicad (8-16hrs); (c) Introdução à ferramenta BIM Autodesk Revit (8-16hrs); (d) Ateliê Pescarte - Cultura, Projeto & Paisagem: A pesca artesanal estruturando espaços (4hrs); (e) Introdução à modelagem paramétrica com Grasshopper (8hrs); (f) Introdução à análise do clima e componentes de simulação com Grasshopper (8hrs); (g) Introdução à programação com Python em ambiente de modelagem paramétrica (8hrs); (h) Introdução à programação com C# em ambiente de modelagem paramétrica (8hrs); (i) Avaliando Espaços Criativos: avaliação de parâmetros de bem-estar e produtividade no espaço de trabalho; (j) Introdução à maquetes de papel com processos automatizados (8hrs); (k) Running Drawing - Mídias digitais e a percepção urbana (8hrs); e (l) Design Fiction para Arquitetura e Urbanismo (20hrs). Todos os cursos foram divulgados nas redes sociais (https://www.instagram.com/gma.ufsc/) e sites do GMA (https://www.gmaufsc.com.br/ciclo-de-oficinas-2021). Os instrutores dos cursos são 4 estudantes da graduação em Arquitetura e Urbanismo, 5 estudantes da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 1 estudante de Pós-Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, 1 estudante de Pós-Graduação em Engenharia do Conhecimento e três profissionais em Arquitetura e Urbanismo, além de dois professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto à adaptação às áreas de difusão BIM propostas por Succar (2015), essa experiência enquadra-se principalmente nas políticas de integração e colaboração entre diferentes áreas da educação superior e no desenvolvimento de competências individuais básicas níveis operacional, técnico e pesquisa e desenvolvimento. Esta ação de extensão promove a interdisciplinaridade pela organização envolvendo estudantes de diferentes Departamentos desta Universidade e níveis de formação (Graduação e Pós), além de envolver profissionais da área, contribuindo para a formação dos estudantes. Além disso, a realização destes cursos para a comunidade envolve a articulação com o ensino e a pesquisa. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/itFFVQEwsYc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Lucas, and Cezar Mari. "O PROJOVEM campo-saberes da Terra: aproximação entre educação e trabalho." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1407.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo discutir o programa ProJovem Campo – Saberes da Terra, política pública ligada a Educação do Campo e voltada para os jovens rurais entre 18 e 29 anos. O programa referido busca a qualificação social e profissional, dos indivíduos campesinos que não tiveram oportunidades de concluir o ensino fundamental; destacando seu caráter formador social e profissional, seguindo a Pedagogia da Alternância, levando em consideração as particularidades das populações campesinas, população essa, oprimida, marcada historicamente por uma grande desigualdade em relação a distribuição de terras e em relação as oportunidades de melhores condições de vida. Desse modo a pesquisa realizada apresenta a seguinte questão norteadora: Qual a aproximação da Educação e do Trabalho no Programa ProJovem Campo Saberes da Terra? A metodologia utilizada será bibliográfica, com enfoque qualitativo, tendo como base o Projeto Base do Programa ProJovem Campo- Saberes da Terra (2009), e uma revisão bibliográfica, baseada nas principais literaturas que trabalham com o tema do Programa ProJovem Campo-Saberes da Terra, a Pedagogia da Alternância, a Educação do Campo e a Educação Popular. Os resultados apontam o Programa ProJovem Campo-Saberes da Terra como de grande importância para uma formação dual, social e profissional, baseada na aproximação entre Educação e Trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Franklin dos Santos Souza, Lucas, and Albino Oliveira Nunes. "Revisão de campo: O teatro científico na educação química." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife, Pernambuco: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.247011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pires, Fabíula. "Desenvolvimento profissional docente na Educação Profissional e Tecnológica: desafios atuais." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.2702.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo revelar como programas de desenvolvimento profissional docente se constituem, na atualidade, um desafio a ser enfrentado no campo da formação e da atuação docente. Para esta discussão traz se o exemplo do programa Diálogos, desenvolvido no Instituto Federal campus Ouro Preto. Este programa origina-se de pesquisas sobre as necessidades formativas de docentes iniciantes na instituição destacando situações reais da prática pedagógica cotidiana à luz dos conhecimentos científicos do campo da educação. Trata-se de uma proposta dialógica e colaborativa em que o professor assume-se sujeito de sua formação. O texto se organiza a partir da discussão teórica sobre a formação e a condição docente na América Latina, a fim de trazer um contexto mais amplo para análise do campo, posteriormente faz se um recorte sobre a formação e a atuação docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, na sequência o programa Diálogos é apresentado em termos de sua concepção e de seus índices de intenção de participação. Por fim algumas considerações sinalizam para alguns desafios a serem enfrentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira de Lima mendes, Maricleide, Ana Celeste Pereira Neri, Magna Marcelo Almeida, Maria de Fátima dos Anjos Silva Moreira, and Maria Railda dos Anjos Silva. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA MODALIDADE DE PROJETO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife, Pernambuco: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.240734.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Programa Nacional de Educação do Campo"

1

Guía de práctica de campo. Monitoreo de rasgos funcionales en los cultivos para la detección de estrés temprano: La conductancia estomática y termografía infrarroja como herramienta de medidas claves. International Potato Center, 2020. http://dx.doi.org/10.4160/9789290605676.

Full text
Abstract:
La determinación de momentos idóneos para llevar a cabo el riego en los cultivos es crucial para la optimización del recurso hídrico, además de ser parte fundamental de un sistema de soporte de decisión para el riego. Es importante identificar el momento (el ¿cuándo?) en el cual debemos regar de tal manera que ahorremos agua y no reduzcamos significativamente el rendimiento del cultivo, como se ha reportado en nuestras investigaciones llevadas a cabo en el Centro Internacional de la Papa (CIP). Este manual práctico ha sido escrito para ser usado por estudiantes, docentes e investigadores interesados en la detección de estrés temprano en los cultivos, y pretende brindar un conjunto de herramientas recientemente publicadas y generadas por el CIP con el financiamiento del Programa Nacional de Innovación Agraria (PNIA) y el Programa de Investigación en Raíces, Tubérculos y Bananas del CGIAR (RTB). Nuestros alcances han partido de la medición de la conductancia estomática máxima a luz saturada, considerada como el principal indicador del estado hídrico de las plantas, y su relación con la temperatura del follaje. Dicha temperatura es obtenida por medio de imágenes térmicas que son procesadas utilizando un software de acceso abierto “TIPCIP” (Thermal Image Processor). Esto con la finalidad de calcular el índice de estrés hídrico del cultivo (CWSI), una variable que nos indica el grado de estrés hídrico del cultivo y el momento apropiado del riego. En este manual se resume de manera práctica los procedimientos publicados recientemente en revistas internacionales, con la finalidad de que sean aplicados de manera práctica en otros cultivos propiciando la investigación en el campo de la agricultura de ahorro de agua mediante el uso de herramientas ecofisiológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography