To see the other types of publications on this topic, follow the link: Programa Nacional de Educação do Campo.

Journal articles on the topic 'Programa Nacional de Educação do Campo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Programa Nacional de Educação do Campo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Moura, Neide Cardoso. "Da educação do campo ao PNLD/CAMPO." Fronteiras: Revista Catarinense de História, no. 33 (May 23, 2019): 87–106. http://dx.doi.org/10.36661/2238-9717.2019n33.10701.

Full text
Abstract:
O artigo intitulado “Da Educação do Campo ao Programa Nacional do Livro Didático para o Campo de 2013: do anúncio educacional a denúncia social”, objetiva socializar parte dos resultados relativos a pesquisa intitulada “Análise das imagens de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático para a educação do campo, na perspectiva de gênero”, realizada em 2016. Neste sentido buscou-se registrar, brevemente os caminhos históricos e educacionais percorridos por esse programa, fato que possibilitou o reconhecimento e a problematização de suas propostas educacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Andreoli, Vanessa, and Marcelo Gules Borges. "Apresentação do "Dossiê: Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo"." Ambiente & Educação 25, no. 2 (August 31, 2020): 3–18. http://dx.doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11874.

Full text
Abstract:
Este dossiê, em alguma medida, representa o esforço de sistematização na área acadêmica daquilo que já vem sendo realizado no contexto do rural brasileiro, tanto em termos do que hoje significa o movimento da Educação Ambiental no país bem como do Movimento de Educação do Campo em seus diferentes territórios de luta (comunidades do campo, das florestas e das águas, no bojo dos movimentos sociais, das comunidades rurais, das escolas do campo, dos institutos federais), das escolas família agrícolas, dos progra-mas como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacam-po), e diversos âmbitos das pesquisas em pós-graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Agner, Ariane Maria, and Decio Estevão do Nascimento. "Análise do ciclo da política pública de educação do campo." REVISTA CAMPO-TERRITÓRIO 15, no. 35 Abr. (August 31, 2020): 454–72. http://dx.doi.org/10.14393/rct153521.

Full text
Abstract:
Este estudo trata da política pública de educação no campo, operacionalizada por meio do Programa Nacional de Educação no Campo, integrada às ações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, compreendendo seus ciclos à luz da literatura relevante sobre o tema. O Programa é operacionalizado com o uso de Manuais que são aprovados por meio de Decretos ou Portarias. Ao longo de vinte e um anos de existência foram editados seis Manuais, o mais recente no ano de 2016. O objetivo da pesquisa é descrever o ciclo da Política Pública de Educação no Campo, especificamente o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A metodologia predominante foi a pesquisa bibliográfica, envolvendo ainda a pesquisa documental, nos Relatórios de Gestão do Incra para a coleta e análise de dados. Com base nos pressupostos constantes na literatura, descreve-se o ciclo do Programa de acordo com a análise dos Relatórios de Gestão e dos Manuais. A cada nova edição do Manual de Operações do Pronera foi possível observar a ampliação dos níveis educacionais e a grade de cursos ofertados aos beneficiários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de, Tânia Maria de GÓES, and Jadson Fernando Garcia GONÇALVES. "EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESPAÇO PÚBLICO DA UNIVERSIDADE." Revista Margens Interdisciplinar 11, no. 16 (January 9, 2018): 13. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5396.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do papel da Universidade pública na articulação de programas e projetos voltados para a educação do campo. Essa investigação se fundou a partir do nosso envolvimento no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e no Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo. A inquietação se fundou na perspectiva de compreender como a Universidade pública, apesar das exigências mercadológicas e das investidas do Estado Regulador, assume o importante papel na retomada do debate da educação como bem público e, em parceria com os movimentos sociais e outras instituições, assumem o desafio de ofertar cursos superiores para as populações do campo. Fortalecidos pela entrada na Universidade, as populações do campo vão tomando seu lugar na academia, construindo outra educação do campo e transformando a realidade do campo a partir dos projetos de educação emancipatória e solidária.Palavras-Chave: Universidade. Capitalismo. Educação do Campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Drabach, Neila Pedrotti, and Carmen Sylvia Vidigal Moraes. "PRONATEC CAMPO." REVISTA TRABALHO, POLÍTICA E SOCIEDADE 4, no. 6 (June 30, 2019): 49–68. http://dx.doi.org/10.29404/rtps-v4i6.255.

Full text
Abstract:
O artigo analisa o desenvolvimento do Pronatec Campo, como um “braço” da política Nacional de Educação do Campo e uma modalidade do Pronatec, a partir de pesquisa realizada em um campus de Instituto Federal, situado no Estado do Rio Grande do Sul. As informações levantadas no estudo de caso e nos relatórios de matrículas do programa nos planos nacional e estadual evidenciam que as disputas presentes no desenvolvimento do Pronatec também perpassaram as políticas de qualificação profissional no campo, expressando-se por meio da coexistência da oferta de cursos que visam ao fortalecimento da agricultura familiar e à formação para o agronegócio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Heliadora Georgete Pereira da, and Rony Mayer Lomba. "Educação do campo e desafios amazônicos: o PRONERA no Estado do Amapá." Revista Exitus 7, no. 3 (September 14, 2017): 224. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id355.

Full text
Abstract:
O texto objetiva analisar os resultados da pesquisa sobre os Programas de Educação do Campo no Estado do Amapá, dentre estes, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), que apoia projetos conveniados com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), o Instituto Federal de Educação do Amapá (IFAP) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, que utiliza a pesquisa bibliográfica para subsidiar a revisão de literatura e a coleta de dados realizada a partir da análise documental, que revelam todo o processo de materialização do programa e a sua relevância no atendimento educacional aos trabalhadores dos assentamentos da Reforma Agrária no Estado do Amapá. Palavras-chave: Pronera. Educação do Campo. Reforma Agrária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Camacho, Rodrigo Simão. "A luta dos movimentos socioterritoriais camponeses pelo direito à Educação do Campo." Revista Campo-Território 15, no. 38 Dez. (February 26, 2021): 81–105. http://dx.doi.org/10.14393/rct153804.

Full text
Abstract:
Toda a legislação que foi sancionada a respeito da Educação do Campo é conquista de todo o Movimento da Educação do Campo, que envolve, além dos movimentos socioterritoriais camponeses, várias organizações sociais, universidades e educadores do campo (formais e não formais), representados, sobretudo, primeiramente, pela Articulação Nacional Por uma Educação do Campo e, atualmente, o Fórum Nacional da Educação do Campo (FONEC). A primeira conquista da Educação do Campo, enquanto política pública, foi o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), que é uma política pública de Educação do Campo desenvolvida nas áreas de Reforma Agrária. A metodologia do artigo está dividida em duas partes principais. A primeira é a análise da legislação e de documentos oficiais relativos à Educação do Campo. A segunda está relacionada com a entrevista de camponeses-assentados-educandos do Curso Especial de Geografia do Pronera (CEGeo).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bona Vasconcelos Soares, Sávia. "Estado e educação do campo: a influência dos organismos internacionais na elaboração de políticas públicas educacionais para o campo brasileiro." Revista Inter Ação 43, no. 1 (September 21, 2018): 240–58. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v43i1.46081.

Full text
Abstract:
O marco do surgimento da Educação do Campo ocorre em 1997, em um encontro sediado em Luziânia – GO organizado primordialmente pelo Conselho Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST), Universidade de Brasília e as organizações internacionais: UNESCO e UNICEF. Em nosso estudo temos como objetivo analisar as contradições da institucionalização da Educação do Campo. Para isso, buscamos refletir acerca do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Objetivamos também mostrar a influência do Banco Mundial nos projetos educacional e investigar seu projeto para o campo e a educação no campo brasileiro. Para isso, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental, analisando relatórios do Banco Mundial, bem como dados fornecidos pelo ministério da educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Figueira, Nayara, and Francis Mary Guimarães Nogueira. "PNLD: Trajetória da política pública educacional do PNLD Campo no Brasil." Conjecturas 21, no. 2 (June 30, 2021): 99–115. http://dx.doi.org/10.53660/conj-094-115.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca sintetizar a implementação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), assumindo a Educação do Campo como objetivo de estudo. Compreendendo-a não apenas como modalidade de ensino, mas também como uma política pública que garanta a população camponesa os mesmos direitos educacionais da população citadina, dá-se ênfase às discussões do Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD CAMPO). Assim, faz-se a defesa da qualidade de ensino para o povo camponês, associado às discussões e análise do PNLD CAMPO. Este artigo é resultado de parte de uma dissertação de mestrado e baseia-se em produções científicas do portal de periódicos-CAPES/MEC, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, análise de documentos oficiais desse programa de governo, bem como as leis que o amparam, para auxiliar na análises propostas. Aponta-se ao final das discussões, o negligenciamento ao campesinato no conjunto das políticas públicas da educação brasileira, relacionado ao encerramento do programa que é direcionado especificamente a Educação do Campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fernandes, Bernardo Mançano, and Rebecca Tarlau. "RAZÕES PARA MUDAR O MUNDO: A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A CONTRIBUIÇÃO DO PRONERA." Educação & Sociedade 38, no. 140 (July 2017): 545–67. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017180679.

Full text
Abstract:
RESUMO: A razão neoliberal penetra todas as instituições e dissemina sua visão de mundo impondo a governança corporativa em todas as dimensões do desenvolvimento. A educação é uma das dimensões mais afetadas pela lógica neoliberal. O campesinato brasileiro, com destaque para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), junto com professores e pesquisadores construíram o paradigma da educação do campo que tem no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) uma de suas principais referências. Neste artigo, analisamos este Programa em escala nacional e discutimos o enfrentamento desses dois paradigmas que disputam as políticas educacionais para o campo. A contribuição do PRONERA, em seus 20 anos de existência, assegura essa política pública como fundamental para a educação camponesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Camacho, Rodrigo Simão. "A RELAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS CAMPONESES COM A UNIVERSIDADE POR MEIO DO PRONERA: DIÁLOGOS E TENSIONAMENTOS/ The relation of socio-territorial peasant movements with the university through PRONERA: dialogues and tensions/ La relación de los movimientos campesinos socio-territoriales con la universidad a través del PRONERA: diálogos y tensiones." REVISTA NERA, no. 39 (November 7, 2017): 186–210. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i39.5409.

Full text
Abstract:
O marco inicial na história da Educação do Campo é quando em 1997 foi realizado o I Encontro Nacional dos Educadores da Reforma Agrária (ENERA). A história da Educação do Campo está diretamente relacionada com a conquista de políticas públicas. A primeira grande conquista da Educação do Campo foi o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). O Programa nasceu em 1998 da luta dos movimentos sociais e sindicais do campo. O Curso Especial de Graduação em Geografia (CEGeo) é um curso construído junto com os militantes dos movimentos socioterritoriais camponeses, estabelecendo-se uma relação entre universidade, movimentos sociais e Estado. O objetivo deste artigo é o de fazer uma reflexão acerca dos diálogos e tensionamentos na relação dos movimentos socioterritoriais com a universidade por meio do PRONERA, tendo como recorte de análise, o CEGeo. A metodologia foi a discussão teórica e os trabalhos de campo com entrevistas aos educandos-militantes dos movimentos camponeses no CEGeo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Gondim, Grácia Maria de Miranda, and Maurício Monken. "Saúde, educação, cidadania e participação: a experiência do Proformar." Trabalho, Educação e Saúde 1, no. 2 (September 2003): 335–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462003000200009.

Full text
Abstract:
Objetiva-se, aqui, apresentar a experiência do Programa de Formação de Agentes Locais em Vigilância em Saúde (Proformar), com suas bases teóricas, metodológicas e operacionais. O Proformar é uma proposta pedagógica que conjuga a modalidade de educação presencial com a educação à distância, como estratégia metodológica para realizar um processo de ensino e aprendizagem de massa. O programa tem como meta requalificar, em todo o território nacional, os 26.660 antigos guardas de endemias da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) - que desenvolvem atividades de campo no controle de doenças e em epidemiologia - , assim como outros 42.000 profissionais, em convênios com estados e municípios. Tomamos como referência os marcos históricos da Reforma Sanitária, no campo da saúde, e a Lei de Diretrizes e Bases, na educação, para explicitar as opções conceituais e didático-pedagógicas na formulação do programa pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz. Por fim, refletimos sobre os processos de descentralização e municipalização como estratégias fundamentais para consolidação, em dimensão nacional, do Sistema Único de Saúde (SUS), ressaltando a necessidade de diferenciá-los em seus fins e suas intencionalidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Guhur, Dominique Michèle Perioto, and Irizelda Martins de Souza e. Silva. "A contraditória relação entre movimento social e estado na disputa pela formulação de políticas públicas para educação do campo." EccoS – Revista Científica 11, no. 2 (February 21, 2010): 335–52. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1898.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo apontar avanços e desafios da relação entre Movimento Social e Estado, na disputa pela formulação de políticas públicas para a Educação do Campo. Essa pesquisa documental considera especialmente as práticas educativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária-PRONERA, além das elaborações da Articulação Nacional por uma Educação do Campo. Parte-se da relação (contraditória) entre direitos e políticas públicas, para situar o MST, suas práticas educativas e o movimento de Educação do Campo em relação às formas de participação política estimuladas pelo projeto neoliberal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Simão Camacho, Rodrigo. "O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA (PRONERA): UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO." Colloquium Humanarum 12, no. 2 (April 20, 2015): 119–27. http://dx.doi.org/10.5747/ch.2015.v12.n2.h210.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Galzerano, Luciana Sardenha. "Estratégias do capital privado na educação básica pública: notas sobre a Abril Educação." Revista HISTEDBR On-line 15, no. 65 (December 14, 2015): 17. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642693.

Full text
Abstract:
Este artigo resulta de pesquisa de mestrado em andamento financiada pela Fapesp. Objetiva-se expor resultados parciais acerca das estratégias de atuação de grandes grupos empresariais na educação básica pública no contexto da crise do capitalismo. Para tanto, apresentar-se-á o caso da Abril Educação, com particular atenção para a venda de livros didáticos, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e, para a oferta dos chamados Sistemas Privados de Ensino para os municípios paulistas, no período 2005-2014. Pressupõe-se que essas políticas se situam num contexto mais amplo de reforma dos Estados Nacionais, em que o modelo hegemônico neoliberal redefiniu a função estatal, apresentando-se como uma alternativa para a crise do projeto de desenvolvimento capitalista do pós-guerra. As informações apresentadas neste trabalho resultam de sítios eletrônicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), do Grupo Abril e da Abril Educação e da mídia de abrangência nacional. Nota-se uma tendência de privatização que expressa movimento global pelo qual o campo dos direitos sociais, garantidos por meio de políticas públicas, e em especial a educação básica, tem se convertido em campo de negócios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Queiros, Edgar da Silva, and Celeida Maria Costa de Souza e. Silva. "AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO RURAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REGIÃO CENTRO-OESTE (2002-2013)." Iniciação Científica Cesumar 22, no. 2 (December 21, 2020): 173–84. http://dx.doi.org/10.17765/1518-1243.2020v22n2p173-184.

Full text
Abstract:
O objetivo dessa pesquisa foi investigar a produção sobre Educação Rural e Educação do Campo nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste, focando o Estado de Mato Grosso do Sul. O recorte temporal corresponde aos anos de 2002 a 2013; 2002 corresponde ao ano de aprovação da Resolução do CNE/CEB nº 1, que instituiu as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo, e, 2013, refere-se à implementação do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO). É uma pesquisa bibliográfica e documental. Ressaltamos que, no Ciclo 2018B/2019A, realizamos o mapeamento dos trabalhos produzidos nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (instituição de ensino superior, principais teóricos, ano de criação dos PPGEs, temática abordada, número de docentes e linhas de pesquisa) e no Ciclo 2019B/2020A demos continuidade à pesquisa descrevendo as pesquisas realizadas nos PPGEs de Mato Grosso do Sul sobre a Educação do Rural e a Educação do Campo. Constatamos, por meio da consulta dos bancos de dissertações e teses consultados, uma baixa produção sobre a temática Educação Rural e Educação do Campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Carneiro, Maria Esperança Fernandes, Lucia Helena Rincón Afonso, and Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita. "Educação e Política Pública: caminhos históricos do Pronera." Educativa 19, no. 1 (September 27, 2016): 233. http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i1.5023.

Full text
Abstract:
Resumo: Nosso objetivo é contribuir com a reconstituição histórica, a sistematização e a publicização da criação e implantação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA Goiás. Apoiamo-nos na pesquisa documental, empírica e qualiquantitativa tendo por fundamento o materialismo histórico dialético. A discussão está centrada em três questões: a luta dos movimentos sociais do campo por educação e apropriação de uma base científica de conhecimentos; as contradições no capitalismo das educações como ponto importante na luta de classe, assim como suas principais características elitistas e discriminadoras; e a historicização e criação do INCRA/PRONERA Nacional e Regional Goiás. Palavras-chave: Políticas Públicas; PRONERA, Movimentos Sociais do Campo; Educação do Campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Gonçalves, Eloísa Dias. "A CONTRIBUIÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA." Educação & Sociedade 37, no. 135 (June 2016): 371–89. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302016137656.

Full text
Abstract:
RESUMO: Historicamente, a educação dos povos do campo foi negligenciada, restringindo-se a parcos projetos de alfabetização. A partir da década de 1990, há uma articulação dos movimentos sociais do campo para promoção da educação no meio rural. O objetivo deste trabalho foi analisar de que forma o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) contribui para a efetivação do direito à educação e para a concretização dos objetivos fundamentais da República, estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, além de apontar a importância que os movimentos sociais tiveram para a formulação e manutenção desse programa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

D'Avila, Jorge Luis. "Política de expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios para a implantação do Programa Nacional de Educação do Campo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul." Revista Brasileira de Educação do Campo 3, no. 2 (2018): 633–48. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n2p633.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Cordeiro da Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro. "Políticas de formação de professores: construindo resistências." Retratos da Escola 12, no. 23 (November 13, 2018): 307. http://dx.doi.org/10.22420/rde.v12i23.857.

Full text
Abstract:
O texto analisa as políticas campo da formação, propostas no atual Governo Federal (2016-2018), com foco no programa de Residência Pedagógica. O programa se orienta pelo pragmatismo na concepção de formação de professores. Aponta-se para alguns elementos de crítica aos programa, indicando elementos de resistência para uma política de formação e profissionalização dos trabalhadores da educação, na epistemologia da práxis, nos termos defendidos pela área de Educação e pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Siqueira, José Flávio Rodrigues, Icléia Albuquerque de Vargas, and Angela Maria Zanon. "Escola Sustentável: uma análise das representações de professores da área de Linguagens em Campo Grande (MS)." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 15, no. 7 (December 4, 2020): 106–22. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9970.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva conhecer a representação de escola sustentável de professoras da área de Linguagens que atuam na educação básica em Campo Grande/MS. Trata-se de uma pesquisa que se apoia na metodologia Kozel para a análise de 8 (oito) mapas mentais sob o tema “escola sustentável”. A busca pela representação da escola sustentável está pautada na disseminação dos princípios propostos no Programa Nacional Escolas Sustentáveis/PNES e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental/DCNEA. A discussão foi ancorada em teóricos da percepção ambiental e em documentos nacionais do PNES. Constatou-se uma representação da escola sustentável pautada na inclusão de ecotécnicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Moraes, Valdirene Manduca de, and Maria Antônia de Souza. "Licenciatura em Educação do Campo: das lutas dos movimentos sociais à constituição do processo formativo." CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL 13, no. 34 (August 31, 2018): 113–30. http://dx.doi.org/10.35168/2175-2613.utp.pens_ed.2018.vol13.n34.pp113-130.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva caracterizar a pauta do Movimento Nacional de Educação do Campo por formação de educadores, com ênfase na origem e nos desafios da Licenciatura em Educação do Campo - LEdoC. É fruto de pesquisa documental realizada no período de 1997 a 2017. Foram analisados documentos dos encontros nacionais e estaduais de Educação do Campo, editais do PROCAMPO, relatórios do Fórum Nacional da Educação do Campo, da Comissão Nacional de Educação do Campo e sínteses de seminários nacionais e estaduais da LEdoC. A perspectiva teórica vincula-se ao debate sobre movimentos sociais, formação de educadores e Educação do Campo. Coloca em evidência as categorias contradição, mediação e totalidade. Dentre os resultados destacam-se: a) ampliação das possibilidades de formação de professores em perspectiva crítica no que tange ao olhar sobre campo, sociedade, educação e projeto societário. b) existência de uma força social conservadora, presente na sociedade, nos governos e, também, na universidade, contrária aos processos formativos da classe trabalhadora. c) uma força social oriunda de coletivos de trabalhadores que lutam para manter processos formativos em perspectiva de emancipação humana. d) um movimento contraditório que propicia a origem de programas governamentais com vínculos com a classe trabalhadora e que, posteriormente, dificulta a continuidade da formação e da práxis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Maia, Maria Claudia. "PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA (PRONERA): POLÍTICA PÚBLICA PARA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA A POPULAÇÃO DO CAMPO." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 9, no. 2 (September 1, 2017): 185. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v9i2.20647.

Full text
Abstract:
<p><strong>Resumo: </strong>Nesse trabalho abordaremos o direito à educação como direito humano fundamental ainda a ser efetivado no Brasil, em especial quanto à população do campo. O direito à educação para a população do campo teve importantes conquistas a partir das últimas décadas do Século XX, por meio de políticas públicas/estatais para acesso e permanência dessa população em todos os níveis de ensino. Foi utilizada pesquisa bibliográfica e documental com análise da legislação que passou a regulamentar a educação do campo e o Relatório da Segunda Pesquisa Nacional sobre a Educação na Reforma Agrária com o objetivo de verificar o acesso da população do campo a todos os níveis de ensino em especial o ensino superior.</p><strong>Palavras-chave: </strong>Direito à Educação. Políticas de Educação. Educação Superior do Campo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Farias, Isabel Maria Sabino. "Apontamentos sobre a Tessitura de Redes como Perspectiva Contemporânea da Pesquisa no Campo da Educação." PLURAIS - Revista Multidisciplinar 3, no. 1 (April 24, 2018): 12. http://dx.doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.12-29.

Full text
Abstract:
Este escrito apresenta apontamentos acerca da tessitura de redes como tendência no campo da pesquisa, em particular na pesquisa em Educação, estratégia de ampliação do processo associativo de pesquisadores no delineamento de alternativas para a melhoria da qualidade do conhecimento, consequentemente para seu avanço. Inicia retomando aspectos históricos da gênese da pesquisa em Educação na cena nacional, reflexão entremeada por anotações buscando explicitar a perspectiva dominante nesse percurso. Registra, em seguida, experiência de pesquisa em rede empreendida pela articulação de quatro Programas de Pós-graduação em educação de três Universidades públicas situadas nas regiões Nordeste e Sudeste do país, iniciativa apoiada pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC), promovido pela CAPES. Apontamentos sobre o contributo da formação pós-graduada stricto sensu encerram as reflexões em torno do potencial de processos associativo de pesquisadores mediante a constituição de redes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Nascimento Sobrinho, Shauma Tamara, Romier da Paixão Sousa, and Rosemeri Scalabrin. "TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL." Trabalho & Educação 28, no. 2 (August 29, 2019): 159–75. http://dx.doi.org/10.35699/2238-037x.2019.9762.

Full text
Abstract:
Este artigo objetivou analisar a relação trabalho e educação profissional do campo, na perspectiva de compreender de que forma a formação técnico-profissional do Instituto Federal do Pará – Campus Marabá Rural tem contribuído com a Educação do Campo. Toma-se como referência o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio ofertado em parceria com o movimento social e sindical através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) no período de 2009 a 2013. Parte desta abordagem integra a pesquisa de mestrado profissional, cuja metodologia referenciou-se no materialismo histórico-dialético, incluindo também a pesquisa bibliográfica e documental, como procedimento. Os resultados da investigação apontaram o comprometimento da formação, materializado sob a perspectiva da Educação do Campo, com o projeto de desenvolvimento da agricultura familiar camponesa na região. A pesquisa apontou ainda uma nova de forma de produzir conhecimento, fundamentando a escola do campo na construção da nova matriz produtiva camponesa, colocando a concepção de educação profissional no plano da formação humana e não apenas da instrução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Da Silva, Mônica Ribeiro, Juliana Zeggio Martinez, Alessandra Coutinho Fernandes, and Ana Paula Marques Beato-Canato. "FAZ SENTIDO UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?" Revista X 15, no. 5 (November 2, 2020): 09. http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i5.77308.

Full text
Abstract:
Entrevista realizada com a Professora Dr.ª Mônica Ribeiro da Silva.Mônica Ribeiro da Silva realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP, doutorado em Educação: História, Política e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Educação: Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos e graduação em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora na Universidade Federal do Paraná e atua nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Mônica tem interesse no campo de pesquisa em Políticas Educacionais com ênfase para o Ensino Médio e na avaliação de políticas públicas, coordena o Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio e atua como vice-líder do Grupo de Pesquisa EMPesquisa - Pesquisas sobre Ensino Médio com sede na Unicamp. Além disso, é integrante do Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Colacios, Roger Domenech, and Aline Vanessa Locastre. "A ausência e o vácuo: Educação Ambiental e a Nova Lei do Ensino Médio brasileiro no século XXI." Revista de Educação PUC-Campinas 25 (June 5, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4589.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar a Educação Ambiental junto ao Ensino Médio brasileiro no século XXI. Na mudança legislativa ocorrida em 2017, pode-se perceber que os antigos componentes curriculares foram agrupados por áreas de conhecimento. Diante disso, analisaremos o papel que a Educação Ambiental teria nessa nova conjuntura, na qual é notada uma espécie de ausência ou enfraquecimento da área. A partir de então procurou-se entender os motivos que levaram a essa situação, encontrando um vácuo de políticas públicas em Educação Ambiental desde 2012. A proposta aqui apresentada tem a intenção de entender essa ausência e esse vácuo dentro de uma análise histórica da Educação Ambiental e da legislação educacional brasileira no século XXI. Para compor a investigação, foram utilizados como fontes a Nova Lei do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular, além de outros documentos sobre a Educação Ambiental, como a Política Nacional de Educação Ambiental, o Programa Nacional de Educação Ambiental e acordos nacionais e internacionais. Também, como base de interpretação dos resultados foram utilizados autores da área de Educação Ambiental ou sobre Epistemologia Ambiental. O método utilizado foi a pesquisa documental e análise qualitativa, tendo como parâmetro de investigação o campo ambiental e o campo das políticas públicas. Enquanto resultado, espera-se mostrar a ausência de novas políticas para a Educação Ambiental, tendo em vista os desafios educacionais para o século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Melo, Raimunda Alves, and Antônia Dalva França-Carvalho. "EDUCAÇÃO RURAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E NO PIAUÍ." Cadernos Cajuína 5, no. 3 (September 2, 2020): 8. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.409.

Full text
Abstract:
Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), cujo objeto de estudo foram as mudanças ocorridas na prática educativa de professores de escolas do campo após a participação dos mesmos na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC). O recorte apresentado nesse artigo objetiva apresentar a trajetória de constituição da Educação Rural e da Educação do Campo nos contextos nacional e piauiense. Realizou-se pesquisa de abordagem qualitativa crítica, utilizando-se da análise documental e bibliográfica como procedimento de produção de dados. A leitura histórica das políticas educacionais destinadas às populações camponesas possibilitou-nos conhecer diferentes projetos educativos e de formação de professores desenvolvidos ao longo da história do Brasil, evidenciando a predominância das propostas de Educação Rural e sua inoperância frente aos desafios educacionais do campo. Nesse cenário, a Educação do Campo surgiu como resistência ao modelo de desenvolvimento econômico capitalista; nasceu como uma proposta educativa alternativa para os trabalhadores do campo, fundamentada em seus objetivos de luta, em suas necessidades e anseios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Carneiro, Maria Esperança Fernandes, Lucia Helena Rincón Afonso, and Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita. "EDUCAÇÃO E POLÍTICA PÚBLICA: caminhos históricos do PRONERA." movimento-revista de educação, no. 11 (November 28, 2019): 160–84. http://dx.doi.org/10.22409/mov.v0i11.38695.

Full text
Abstract:
O nosso objetivo é contribuir com a reconstituição histórica, a sistematização e a publicização da criação e implantação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA / Goiás. Apoiamo-nos na pesquisa documental, empírica e qualiquantitativa tendo por fundamento o materialismo histórico dialético. A discussão está centrada em três questões: a luta dos movimentos sociais do campo por educação e apropriação de uma base científica de conhecimentos; as contradições no capitalismo das educações como ponto importante na luta de classe, assim como suas principais características elitistas e discriminadoras; e a historicização e criação do INCRA/PRONERA Nacional e Regional em Goiás.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Camacho, Rodrigo Simão, and Jaqueline Machado Vieira. "Reflexões acerca da educação especial e da educação do campo numa perspectiva inclusiva." INTERFACES DA EDUCAÇÃO 9, no. 27 (December 20, 2018): 443–64. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v9i27.3003.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão acerca da inclusão escolar tendo como destaque a Educação Especial e a Educação do Campo. Como metodologia foi utilizado um levantamento bibliográfico presente em livros, artigos de periódicos, teses e dissertações e uma análise documental acerca da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e o Manual de Operações do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). A inclusão deve promover a interação e acolher a todos, sem exceção, no sistema escolar, com a garantia de equidade de acesso, sejam eles educandos do campo ou cidade, com deficiências ou sem deficiências, para que possam alcançar a cidadania com o direito do respeito à diversidade. A realidade para os povos do campo tem sido sempre de uma educação que não ultrapassa os anos iniciais do ensino fundamental, por isso, há ainda um grande número de analfabetos no campo. O PRONERA é um exemplo importante de Educação do Campo na esfera da política pública. Seu principal objetivo é fortalecer o meio rural enquanto território de vida em todas as suas dimensões: econômicas, sociais, políticas, culturais e éticas. Orienta-se por cinco princípios fundamentais: a inclusão, a participação, a interatividade, a multiplicação e a parceria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

OLIVEIRA, ROSANA MEDEIROS DE. "Descolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo." Revista Brasileira de Educação 22, no. 68 (March 2017): 11–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017226802.

Full text
Abstract:
RESUMO Descolonizar o pensamento é uma luta fundamental dos movimentos de educação do campo, é um modo de resistência e re-existência de saberes e modos de vida. Considerando que a subalternização dos saberes do campo é produzida pelo monopólio e visibilidade do saber euro-ocidental, assim como pela desqualificação e invisibilização do saber campesino, este artigo se debruça sobre os livros do Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) de educação no campo, atentando para os conhecimentos e modos de vida que ali se apresentam e como se apresentam. Por meio da seleção e análise de acontecimentos imagéticos e textuais significativos, são discutidas hierarquias de saberes e modos de vida nos materiais em questão. O artigo resulta de uma pesquisa sobre raça e gênero no PNLD de educação no campo, lançado em 2013. Analisando todos os livros do programa, a pesquisa dá a ver dois acontecimentos centrais nos modos em que raça e gênero performam nesses livros: a colonialidade do saber e o estilo politicamente correto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Arruda, Eucidio Pimenta. "Reflexões sobre a política nacional de formação de professores a distância e o enfraquecimento da EaD pública pela Universidade Aberta do Brasil (UAB)." Educação (UFSM) 43, no. 4 (October 1, 2018): 823. http://dx.doi.org/10.5902/1984644432607.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo discutir a nova política de formação de professores implementada pelo Ministério da Educação em 2017, a opção pela Educação a Distância (EaD) como fomentadora da formação inicial de professores e de que forma essas escolhas reverberam no enfraquecimento da Educação a Distância pública por meio da continuidade do programa educacional denominado sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Apresentamos análises acerca da situação em que se encontra o campo profissional da docência, bem como problematizamos a pouca necessidade de se formar mais profissionais por meio de programas específicos, sem que hajam políticas de fortalecimento profissional da categoria. Por fim, problematizamos como a manutenção da UAB é responsável por fragilizar e dificultar o desenvolvimento e consolidação da EaD como modalidade regular do ponto de vista acadêmico e financeiro nas instituições públicas federais de ensino superior. Por fim, indicamos o fim do programa UAB como condição necessária para que se possa desenvolver uma EaD pública em condições semelhantes à educação presencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Peres, Paulo Edelvar Corrêa, Beranice Farias de Moura, Jorge Orlando Cuellar Noguera, and Paulo Romeu Moreira Machado. "Educação ambiental: um olhar sobre comunidades quilombolas na região central do Rio Grande do Sul." Revista Monografias Ambientais 1, no. 1 (November 24, 2010): 60–69. http://dx.doi.org/10.5902/223613082291.

Full text
Abstract:
O artigo tem por objetivo de levantar as questões ambientais e de saúde vivenciadas pelas comunidades quilombolas da região central do Estado do Rio Grande do Sul, buscando pesquisar e propor a execução de um programa de atenção às necessidades de saúde detectadas através de observações relacionadas à educação ambiental e saúde, para as comunidades quilombolas. O estudo descreve o Programa do governo Federal ProNEA-Programa Nacional de Educação Ambiental, PEAC –Programa de Educação Compartilhado da Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul e o Projeto Pilão-Presença Negra no Campo, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Faz referência em especial à Comunidade Quilombola de Ernesto Penna Carneiro, localizada no distrito de Palma, Santa Maria, RS. A atenção à Saúde da população com ênfase em educação ambiental. Para a realização da presente pesquisa utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documentação fotográfica, bem como pesquisa de campo(observação). A última teve o caráter de comparar os estudos teóricos com a realidade da comunidade quilombola Ernesto Penna Carneiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Borges, Erivan Ferreira, Jose Matias Pereira, and Gilmara Mendes da Costa Borges. "GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE MENSURAÇÃO DA EDUCAÇÃO FISCAL DO CIDADÃO." Revista de Contabilidade e Organizações 9, no. 25 (December 31, 2015): 3. http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522.

Full text
Abstract:
<span>Neste artigo propõe-se mensurar o nível de educação fiscal do cidadão, a partir da base de dados do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. São apresentados alguns trabalhos que tratam da educação fiscal em nível nacional e internacional, cujos fundamentos retratam uma educação voltada ao exercício da plena cidadania. Os dados utilizados são resultados de uma pesquisa de campo realizada com o apoio da Escola de Administração Fazendária, utilizando como instrumento de coleta o surveymonkey. A amostra compreendeu 1.804 respostas a um questionário estruturado a partir dos fundamentos da educação fiscal pregados pela gestora do programa (ESAF). Os dados foram tratados por análise fatorial, sob o pressuposto de identificar dimensões latentes do nível de educação fiscal dos cidadãos. Pelos fundamentos, previa-se a identificação de sete dimensões, mas os resultados evidenciaram quatro dimensões latentes observáveis e fundamentadas teoricamente. Comprovou-se, apesar das limitações inerentes ao tipo de pesquisa, a possibilidade de mensuração do nível de entendimento da educação fiscal por múltiplos componentes, considerando afirmar que a educação e seus fundamentos são entendidos pela população, que reconhecem a sua importância, pressupondo ainda uma contribuição ao estado da arte da pesquisa na medida em que fomenta e dissemina a temática da educação fiscal no contexto acadêmico em nível de graduação e pós graduação e abre campo para estudos que objetivem revalidar os achados.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Zuin, Aparecida Luzia Alzira, and Juliane Santos Dias. "Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas." Educação & Formação 2, no. 4 jan/abr (January 2, 2017): 160–80. http://dx.doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1916.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata da formação dos docentes atuantes na classe multisseriada na área rural de Apuí, sul do Amazonas. O problema da pesquisa era descobrir se a formação do professor supria as necessidades pedagógicas do ensino nessa modalidade. A relevância da discussão envolveu a temática Educação do Campo, originária de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia, no estado do Amazonas. A fim de compreender melhor sobre essa modalidade de ensino, apresentam-se as diferenças entre “Educação Rural” e “Educação do Campo” e como as nomenclaturas – rural e campo – se alteraram no decorrer dos tempos e foram adotadas nos projetos de políticas públicas voltadas à Educação do Campo (Programa Nacional de Educação 2014-2024; Parecer nº 36/2001). Por fim, das análises chegou-se à conclusão de que as faculdades cursadas pelos professores pesquisados não contemplam em suas grades curriculares disciplinas sobre Educação do Campo ou classes multisseriadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Garcia, Débora Rogéria Neres De Souza, and Carina Elisabeth Maciel. "Concepções de Estado e a materialização do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES." Educação (UFSM) 44 (May 10, 2019): 40. http://dx.doi.org/10.5902/1984644431459.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções e o papel do Estado na atualidade, visando compreender como se dá a formulação das políticas sociais e suas implicações no campo educacional. Este é um estudo bibliográfico e documental que utiliza a explanação sobre a elaboração e implantação do Pnaes, para exemplificar a relação entre Estado e políticas sociais. Os resultados indicam que o Pnaes é uma política social executada nas instituições de educação federal que busca diminuir as dificuldades enfrentadas para garantir a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social. Concluímos que o Estado e o governo compatibilizaram interesses para a materialização de programas e ações destinadas a minimizar as fraturas sociais, por meio de políticas que favoreceram a democratização do acesso à educação superior, inclusive, preconizando a permanência de estudantes nesse nível de educação, tendo o Pnaes como um de seus programas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Greenwood, Suzana de Azevedo, and Alexandre Brasil Fonseca. "Espaços e caminhos da educação alimentar e nutricional no livro didático." Ciência & Educação (Bauru) 22, no. 1 (March 2016): 201–18. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160010013.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo descreve como se constitui a educação alimentar e nutricional (EAN) presente no livro didático (LD) da Educação Básica, visualizando espaços e caminhos que possibilitam a otimização desta. Seguiu-se uma metodologia guiada pela Hermenêutica de Profundidade. Inicialmente, se situa a EAN posicionada no tempo e espaço dentro do contexto do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Exploram-se os campos de interação que agem na configuração da EAN no LD. Os resultados apontam fatores no âmbito governamental, campo editorial e contexto escolar que formatam a EAN e são relevantes neste processo. Em conclusão, sugere-se: que os alimentos apresentados no LD devam refletir a diversidade contextual brasileira, que autores e professores estejam envolvidos nos círculos de discussão sobre a temática, e que o LD fomente o diálogo centrado na EAN, abordando os objetivos e as práticas de programas governamentais afins, como merendas e hortas, presentes na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Oliveira, Talline Luara Moreira Melo, and Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. "O plano municipal com vista ao atendimento do plano nacional." Revista HISTEDBR On-line 19 (December 13, 2019): e019052. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654934.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a Lei n°13.005, de 25 de junho de 2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação - PNE 2014/2024 e resultou na elaboração dos planos municipais de educação pelos municípios brasileiros. Objetiva analisar o Plano Municipal de Educação – PME 2015/2025 de Santarém-PA, instituído pela Lei n° 19.829, de 14 de junho de 2015, delimitando-se à meta 6 que trata da oferta de educação em tempo integral, análise da elaboração da referida meta e estratégias para realidade local. Constatamos que a ampliação da jornada escolar, ocorreu em grande parte, pela adesão ao Programa Mais Educação. Entretanto, com a instabilidade política, o referido programa sofreu reformulação e a sua implantação ficou limitada no município. Desde o ano de 2011, há escola de tempo integral na rede municipal. Embora na zona urbana atenda alunos em tempo parcial e integral desde o ano de 2016. Identificamos também uma escola de tempo integral para atender a população do campo, ambas apresentam desafios que precisam ser sanados com o olhar pautado na heterogeneidade da região amazônica. Ressaltamos ainda, o impacto na educação com o corte de gastos, que limita a implementação de políticas públicas que abrangerão o período do PNE. Assim, percebemos que os processos pelos quais caminha a educação são incertos, com evidências desanimadoras, devido às ações do governo. Dentre elas, a falta de uma agenda política, na qual a educação seja uma prioridade, com políticas educacionais voltadas para a melhoria do ensino e com estratégias de concretização do atual PNE. Palavras-chave: Plano Nacional de Educação. Plano Municipal de Educação. Educação em Tempo Integral. Santarém.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Goulart, Fabiano de Moura, and Fabiane Santana Previtali. "EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL: PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA NO CONTEXTO DO PDE 2007." LAPLAGE EM REVISTA 1, no. 2 (August 25, 2015): 93. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-622020151223p.93-106.

Full text
Abstract:
O texto pretende problematizar a implantação e execução do programa “ProJovem Campo – Saberes da Terra, Saberes de Minas” à luz do Plano Nacional de Educação (PDE), a partir da análise crítica desenvolvida por Saviani (2009) sobre este documento. A questão central situa-se na adequação desta iniciativa enquanto concepção de política pública para o setor e busca subsídios para a caracterização dos sujeitos destas políticas no contexto das transformações recentemente ocorridas no meio rural no Brasil em decorrência da expansão do capital internacional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Vilanova, Rita. "Educação em ciências e cidadania: mudança discursiva e modos de regulação na política do Programa Nacional do Livro Didático." Ciência & Educação (Bauru) 21, no. 1 (March 2015): 177–97. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010012.

Full text
Abstract:
Este texto discute aspectos relativos à mudança discursiva que vem ocorrendo no campo da educação em ciências, na qual a educação para a cidadania assume uma posição de destaque. Com o objetivo de situar as tensões inerentes a essas mudanças e as perspectivas sobre cidadania que aí se inscrevem, nos debruçamos sobre relações que se estabelecem nas ações do Programa Nacional do Livro Didático. Para isso, nos apoiamos no arcabouço teórico-metodológico da análise crítica do discurso, e realizamos análises em trechos extraídos do Guia dos Livros Didáticos (Ciências). Nossas análises apontam para uma recontextualização dos discursos sobre ciência e cidadania que circulam em esferas do campo da educação em ciências no texto do PNLD. Nesse movimento, debates presentes na pesquisa em educação em ciências são recontextualizados adotando-se uma estratégia comunicativa típica das reformas, baseada em rupturas e substituições de um modelo por outro, que apagam as tensões inerentes às mudanças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

De Castro, Fernanda Santana Rabello. "A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO MUSEAL: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICA PROFISSIONAL." Revista Docência e Cibercultura 3, no. 2 (September 1, 2019): 90–114. http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2019.40706.

Full text
Abstract:
Abordamos a construção da Política Nacional de Educação Museal (PNEM, 2012-2017) a partir da análise do desenvolvimento das políticas públicas desse campo, no Brasil. Destacamos o aspecto participativo desse processo, liderado pelo Instituto Brasileiro de Museus, que contou com a atuação de educadores museais, professores, pesquisadores, estudantes e demais atores da sociedade civil e culminou no lançamento do Caderno da PNEM. Essa publicação apresenta-se como um marco na história da Educação Museal no Brasil, contendo textos que orientam e dão subsídios para o desenvolvimento de políticas, práticas e reflexões teóricas em torno da Educação Museal. A partir desse conteúdo apresentamos o Programa Educativo e Cultural, entendido como uma Política Educacional, documento sugerido pelos princípios da PNEM, como ferramenta de fortalecimento do campo, valorização de seus profissionais e desenvolvimento de boas práticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Leite, José Yvan Pereira, Dante Henrique Moura, Olivia Morais de Medeiros Neta, and Ana Lúcia Sarmento Henrique. "Editorial." HOLOS 2 (May 27, 2014): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.2167.

Full text
Abstract:
EDITORIAL A Educação Profissional, como campo de pesquisa, vem ganhando espaço no Brasil, particularmente, nas duas últimas décadas, com a produção e a difusão do conhecimento realizada por grupos de pesquisa e pela ocorrência de eventos científicos específicos desse campo. Nesse contexto, o Colóquio Nacional A produção do conhecimento em educação profissional vem se tornando referência na área. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o evento é locus de discussão acerca da Educação Profissional e de suas inter-relações com o campo do trabalho e da educação em nosso país. De 6 a 9 de agosto de 2013, foi realizado o II Colóquio Nacional A produção do conhecimento em Educação Profissional e contou com a produção acadêmica de mestrandos, doutorandos e de seus orientadores dos diversos programas de pós-graduação em educação e de áreas afins ao campo da educação profissional e de suas inter-relações com a educação. Esta produção está reunida neste número da Revista HOLOS, distribuídos nos eixos temáticos que fizeram parte do evento: políticas em educação profissional, práticas integradoras em educação profissional e formação de professores para a educação profissional. Mais especificamente, os trabalhos aqui apresentados abordam: • A dimensão teórico-metodológica na produção do conhecimento em educação profissional: implicações de conteúdo, método e forma; • Projetos societários em disputa no Brasil contemporâneo: a universalização da educação básica e a educação profissional; • Formação de professores: integração entre a educação básica e a educação profissional; • Proeja: da compensação à formação humana integral; • Ensino médio integrado: da concepção às práticas integradoras; • Política educacional e formação docente: contextos e perspectivas da educação brasileira. Com a publicação desse número, esperamos além de contribuir para a difusão do conhecimento em Educação Profissional, propiciar o fortalecimento desse campo de investigação. Convido-os à leitura! Prof. José Yvan Pereira Leite – Editor da HOLOS Prof. Dante Henrique Moura – Organizador do Evento Profa. Olivia Morais de Medeiros Neta – Organizador do Evento Profa. Ana Lúcia Sarmento Henrique – Organizador do Evento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Eliane Cabral, and Pablo Sebastian Moreira Fernandez. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO “PRODUÇÃO E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO PROGRAMA BIODIVERSIDADE NAS COSTAS – PARNA MONTANHAS DO TUMUCUMAQUE”." Revista Cerrados 15, no. 02 (March 14, 2020): 03–20. http://dx.doi.org/10.22238/rc24482692v15n22017p03a20.

Full text
Abstract:
Esse texto tem por finalidade socializar as experiências vivenciadas durante a realização de uma das fases do Projeto de Extensão “Produção e Elaboração de Material Didático para Educação Ambiental a partir do Programa Biodiversidade nas Costas - PARNA Montanhas do Tumucumaque – Geografia” realizado no Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEGEO) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O projeto teve por objetivos, contribuir para a formação e o aperfeiçoamento de alunos e professores do curso de Geografia a partir da elaboração de um material didático voltado para práticas de Educação Ambiental e que partiu do Plano de Manejo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Além das leituras e trocas de conhecimento, o grupo de pesquisadores realizou um Trabalho de Campo ao PARNA enquanto “repositório” de vivências e experiências geográficas com as paisagens, os lugares, os territórios, sujeitos, culturas e de práticas educativas nos campos do Ensino de Geografia e Educação Ambiental. Como resultados foram elaborados um conjunto de materiais didáticos, um GIBI (Quadrinho), jogo de tabuleiro e um Diário de Campo expressando e propondo narrativas geográficas sobre o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque a partir da experiência vivida. Palavras-chave: Educação; Meio Ambiente; Ensino de Geografia; Trabalho de Campo. BIODIVERSITY EXTENSION PROJECT EXPERIENCES BACK TUMUCUMAQUE AS CONTRIBUTION TOPRACTICALTHINKINGOFENVIRONMENTALEDUCATION INGEOGRAPHYTEACHING Abstract This text aims to socialize the experiences during the course of the first phase of the extension project "Production and Development of Teaching Materials for Environmental Education from the Biodiversity Program Coastal – National Park Tumucumaque Mountains - Geography" developed by teachers and students members the Research Laboratorie and Geography Teaching (LAPEGEO) in the Federal University of Amapá - Brasil. The objective was to contribute to the training and the improvement of students and Geography faculty members from the elaboration of didactic material facing environmental education practices in the National Park Tumucumaque Mountains. The results were prepared two textbooks, one HQ and Field Journal on park that involved in its construction interesting methodological practices to think about the geography teaching relationship and environmental education. Keywords: Education; Environment; Geography Teaching; Fieldwork. PRODUCCIÓN Y PREPARCIÓN DE MATERIAL DIDÁCTICO PARA EDUCACIÓN AMBIENTAL A PARTIR DEL PROGRAMA BIODIVERSIDAD A CUESTAS – PARQUE NACIONAL MONTAÑAS DE TUMUCUMAQUE – GEOGRAFÍA Resumen Este texto tiene como objetivo socializar las experiencias vivenciadas durante la primera fase del Proyecto de Extensión “Producción y Elaboración de Material Didáctico para Educación Ambiental a partir del Programa Biodiversidad a Cuestas – Parque Nacional (PARNA) Montañas de Tumucumaque – Geografía” realizado en el Laboratorio de Investigación y Enseñanza de Geografía (LAPEGEO) de la Universidad Federal de Amapá (UNIFAP). El Proyecto tuvo como meta la de contribuir a la formación y perfeccionamiento de estudiantes y profesores del curso de Geografía por medio de la producción de material didáctico sobre prácticas de Educación Ambiental tomando como base el Plan de Manejo Ambiental del Parque Nacional Montañas de Tumucumaque. Además de las lecturas e intercambio de conocimiento, el equipo de investigadores realizó un Trabajo de Campo en el PARNA, un espacio que guarda vivencias y experiencias geográficas con paisajes, lugares, territorios, personas, culturas y prácticas educativas en los ámbitos de la Enseñanza de Geografía y Educación Ambiental. Como resultado de estas experiencias se han elaborado un conjunto de materiales didácticos: una historieta, un juego de mesa y un Diario de Campo que expresan y proponen narrativas geográficas sobre el Parque Nacional Montañas de Tumucumaque. Palabras-clave: Educación; Medio ambiente; Enseñanza de Geografía; Trabajo de Campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Adona, Sâmmya Faria. "O PROEJA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE CURRICULAR DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA." Revista Labor 1, no. 17 (July 31, 2017): 13. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i17.11884.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objeto de pesquisa a análise da inclusão da disciplina de educação física na matriz curricular do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – em uma escola da zona rural de Boa Vista - Roraima. Os objetivos da pesquisa foram: conceituar as bases que fundamentam o currículo da educação física escolar na perspectiva da educação do campo e dos alunos do PROEJA; compreender de que maneira a disciplina de educação física pode se tornar significativa para o aluno do PROEJA dentro da realidade do campo; e relatar sobre a aplicabilidade da inclusão da disciplina de educação física no currículo do PROEJA da referida instituição. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se a etnometodologia como método, por se considerar mais adequada para avaliar uma situação em determinado momento que ocorre em um grupo social; evidenciando quais as influências derivadas de experiências práticas e teóricas. Esse processo metodológico é de natureza qualitativa, constituído por uma pesquisa documental, bibliográfica e de campo, onde foram realizadas entrevistas com gestores da instituição de ensino e a aplicação de questionários com os alunos do PROEJA. Os resultados da pesquisa apresentam especificidades da compreensão dos alunos e gestores em relação à educação física, seus conteúdos e sua prática no âmbito escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Melo, Ticiane Gonçalves Sousa de, and Dante Henrique Moura. "PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC): EXPANSÃO E PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL." HOLOS 6 (October 13, 2016): 103. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.4995.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como finalidade desvelar a essência dos objetivos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e suas relações com a expansão, a privatização e a qualidade da Educação Profissional brasileira. Para a análise, adotamos como categorias teóricas a historicidade, a totalidade e a contradição, visando uma melhor compreensão do objeto de estudo. As categorias empíricas são a expansão, a privatização e a qualidade da Educação Profissional. Os resultados do estudo demonstram que há uma relação estreita entre o processo de expansão e a privatização da Educação Profissional por meio, principalmente, do Pronatec, pois há elevada oferta de matrículas através das parcerias público privadas com oferta abundante de cursos de curta duração e de baixa complexidade, que sinalizam para a dinamização de um mercado do campo da Educação Profissional e para a baixa qualidade dos cursos proporcionados à população pouco escolarizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Oliveira, Niltânia Brito, Arlete Ramos Dos Santos, and Elisângela Andrade Moreira Cardoso. "PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA." Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas 3, no. 1 (May 27, 2018): 46. http://dx.doi.org/10.29280/rappge.v3i1.4428.

Full text
Abstract:
Este artigo traz resultados preliminares de uma pesquisa em andamento intitulada “O Plano de Ações Articuladas (PAR) e as Políticas Educacionais em Municípios da Bahia”, a qual tem como objetivo analisar o impacto dos programas do PAR na Educação Básica das Escolas do Campo no município de Vitória da Conquista – BA. Entretanto, aqui descreveremos os dados evidenciados sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para as Escolas Quilombolas do referido município. Para tanto, utilizamos a metodologia qualitativa e os instrumentos para a coleta de dados foram a revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores das escolas quilombolas. Os resultados demonstraram que o PNAE ainda não atingiu as especificidades deste público no município pesquisado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Carcaioli, Gabriela Furlan. "Educação de jovens e adultos no campo: da extensão universitária às políticas públicas." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 15, no. 28 (April 23, 2018): 45–63. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p45.

Full text
Abstract:
Buscando debater as políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no campo brasileiro, realizou-se um estudo de caso com entrevistas semi-estruturadas sobre o contexto da EJA do acampamento Elizabeth Teixeira, localizado no município de Limeira, interior do estado de São Paulo. Lá, ações de extensão universitária promovidas pelo grupo de Educação Popular “Coletivo Universidade Popular” em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) conseguiu viabilizar por seis anos projetos de alfabetização, pós alfabetização e a construção de uma escola no acampamento. A partir de 2014, o projeto transformou-se em política pública a partir da entrada do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), garantindo a permanência da turma no acampamento, a partir de um acompanhamento pedagógico e da sustentação política que o programa pode dar. Os resultados da pesquisa destacam a importância do investimento e da luta por políticas públicas de educação no campo brasileiro, como é o PRONERA e a necessidade do investimento e atenção à formação dos educadores e educadoras da EJA. As práticas de Educação Popular como os Círculos de Cultura merecem destaque, promovendo a troca de conhecimentos entre educandos e educadores, permitindo que a história de vida dos educandos e educandas sejam consideradas no processo de ensino e aprendizagem, assim como o contexto do espaço onde localiza-se a escola, pois este vem carregado de símbolos e marcas que o representam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Lima, Aparecida Carmo. "Política Educacional no e do campo: Práticas educativas em Agroecologia no MST/PR." EccoS – Revista Científica 12, no. 1 (November 24, 2010): 141–58. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.v12i1.1924.

Full text
Abstract:
Neste escrito, é abordada a mobilização de sujeitos coletivos do campo por políticas sociais públicas de educação, resultantes da práxis dos Movimentos Sociais do Campo na luta pelos direitos às condições materiais para a produção da existência e a apropriação do conhecimento histórico. O objetivo é investigar a política educacional do campo concretizada em cursos formais, na modalidade de Pós-Médio, Ensino Médio Integrado, e Tecnólogo em Agroecologia, com subsídio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Para tal, investiga-se a prática educativa em agroecologia dos Centros/Escolas de formação vinculados ao MST/PR. Argumenta-se que as referidas práticas educativas têm possibilitado a formação política e técnica para que os estudantes e egressos contribuam na organização da produção agropecuária e agroecológicas nas áreas de Reforma Agrária e Comunidades Camponesas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Santos, Jucenilton Alves dos, and Rosa Maria Moraes Anunciato. "CARACTERÍSTICAS DO PARFOR: UMA REVISÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS." Revista Inter Ação 46, no. 1 (April 17, 2021): 63–79. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v46i1.65002.

Full text
Abstract:
A partir de levantamento realizado no Catálogo de Teses e Dissertações daCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com oobjetivo de analisar as características do Programa Nacional de Formação deProfessores (PARFOR), busca-se colaborar com o avanço de ações e políticasvoltadas para a formação em serviço de professores da educação básica. Trata-sede pesquisa bibliográfica, utilizando os operadores booleanos com os descritoresPARFOR AND Pedagogia OR Anos Iniciais OR Educação Infantil. Os resultadosalcançados confirmam que o PARFOR estabelece relações com as categoriasidentificadas, ampliando as possibilidades de certificação de professores nocenário nacional, além de contribuir para análise de práticas pedagógicas. Asimplicações nas práticas podem se constituir em campo de estudos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Santos, Marilene, Tereza Simone Santos de Carvalho, and Isa Mara Colombo Scarlati Domingues. "Escola da Terra: formação continuada para professores da educação do campo." Itinerarius Reflectionis 15, no. 2 (June 9, 2019): 01–20. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v15i2.57522.

Full text
Abstract:
ESCOLA DA TERRA: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO O presente texto tem como objetivo analisar as contribuições do Projeto piloto Escola da Terra Sergipe, tomando-se como referência o curso de aperfeiçoamento para professores de turmas multisseriadas e quilombolas, enquanto ação do Programa Nacional de Educação do Campo – Pronacampo. Para tanto, foram analisados os materiais produzidos pelos cursistas, os conteúdos abordados na formação, bem como os objetivos do próprio programa. Os dados foram analisados à luz de referencial teórico que versa sobre a educação do campo e a formação inicial e continuada de professores. O projeto foi desenvolvido no decurso de seis meses, em 2017/18, com professores de 14 municípios do estado de Sergipe adotando-se, como metodologia, a Pedagogia da Alternância a qual, na Formação continuada de professores, facilita a compreensão em relação à articulação entre realidade e conhecimento científico. A formação continuada tem o intuito de fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas aos povos do campo, respeitando sua especificidade e tornando a aprendizagem mais significativa. Dessa experiência participaram 340 Professores da educação do campo e quilombola, 09 Estudantes de graduação interagindo e articulando teoria e prática na troca com os professores da educação básica, 02 estudantes de pós graduação interagindo e refletindo sobre os desafios da educação básica, especificamente sobre o ensino multisseriado e quilombola. Um dos resultados mais relevantes do curso foi a elaboração de 54 projetos de intervenção de autoria dos professores cursistas, fruto das reflexões do tempo universidade, materializadas no tempo comunidade nas escolas onde lecionam. O desenvolvimento do projeto Escola da Terra Sergipe oportunizou relevantes processos de troca e compartilhamento de conhecimentos entre os professores cursistas, os estudantes de graduação e pós graduação que participaram como bolsistas, monitores, formadores, voluntários, e principalmente, oportunizou o conhecimento e a proximidade dos professores da comunidade e da realidade do campo onde atuam. Palavras-Chave: Ensino Multisseriado. Educação do Campo. Formação continuada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography