Academic literature on the topic 'Programa Nacional de Habitação Rural'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Programa Nacional de Habitação Rural.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Programa Nacional de Habitação Rural"

1

Fagundes, Julie Rossato. "Análise das metas do Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR no contexto nacional." COLÓQUIO 10, no. 2 (March 25, 2014): 35–48. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v10i2.29.

Full text
Abstract:
Este artigo possui como objetivo verificar o desenvolvimento do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), quanto às metas estipuladas pelo Ministério das Cidades para cada região do país e analisar, de forma qualitativa, os indicadores regionais que levaram, ou não, o Programa a alcançar seus objetivos. Mesmo em andamento e faltando mais de um ano para encerrar o Programa, é possível verificar o resultado parcial e o número de contratos efetivados até o segundo semestre de 2013. O PNHR faz parte da política social implantada no governo atual para facilitar o acesso à moradia oportunizando habitação rural para os agricultores e familiares em condições socioeconômicas vulneráveis. O estudo apresenta uma síntese dos dados alcançados pelo Programa em cada região do Brasil. Esta análise pode proporcionar sugestões de melhorias no Programa e/ou novos direcionamentos específicos dentro da política pública da habitação, visando suprir eventuais necessidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Mila Fonteles Barbosa Ferreira, Celme Torres Ferreira da Costa, Rebeca da Rocha Grangeiro, and Girlaine Souza da Silva Alencar. "Habilitação Rural e Desenvolvimento Regional Sustentável: O Programa Nacional de Habitação Rural em Nova Olinda/CE." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 8, no. 3 (September 1, 2019): 379–96. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2019v8i3.p379-396.

Full text
Abstract:
A habitação é um dos temas relativos à inclusão social e tem sido recorrente na última década pela projeção do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). O acesso à casa própria apresenta ao brasileiro a possibilidade da transformação da sua realidade espacial. O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), parte do PMCMV, promove o acesso à habitação através da produção de unidades novas ou da reforma daquelas já existentes. O objeto de estudo dessa pesquisa é o PNHR, aplicado em Nova Olinda-CE e tem como objetivo geral identificar as características que classifiquem o PNHR como um agente do desenvolvimento regional rural e o seu viés sustentável para a gestão econômica, ambiental e social dos seus beneficiários. Para investigação, foram conduzidas entrevistas, tendo como respondentes os gestores do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF) e da Caixa Econômica Federal (CEF). Após análise das entrevistas, a pesquisa apresentou perfil sustentável do PNHR, através das indicações dos entrevistados sobre o cuidado na transição das famílias, manutenção das atividades desenvolvidas e permanência na zona rural com melhores condições de vida e sem oneração no custo de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Walkiria Maria Sousa da, Joana Valente Santana, Katia Maria dos Santos Melo, and Pedro Paulo de Miranda Araujo Soares. "PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL E CONDIÇÕES DE MORADIA EM PEQUENAS CIDADES NA AMAZÔNIA PARAENSE." Revista de Políticas Públicas 25, no. 1 (July 11, 2021): 480. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v25n1p480-499.

Full text
Abstract:
O artigo analisa o direito à moradia rural em pequenos municípios paraenses (Abaetetuba, Santa Izabel do Pará e Soure), por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), considerando aspectos socioeconômicos das famílias. A pesquisa é orientada pelo materialismo histórico e dialético, realizando levantamento bibliográfico, documental e de campo, com formulários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que o PNHR oferece o acesso à nova casa; o sentimento de segurança; a existência de banheiro interno; os serviços de saúde e de educação. Por outro lado, as famílias relatam problemas de infraestrutura da casa e do entorno, além da dificuldade de pagamento da mensalidade. Conclui que o PNHR desconsidera as particularidades regionais, como a necessidade de compartimentos amplos de cozinha e pátio, com vistas à preservação da sociabilidade do modo de vida rural amazônico.NATIONAL RURAL HOUSING PROGRAM AND HOUSING CONDITIONS IN SMALL CITIES IN THE AMAZONAbstractThe article analyzes the right to housing in rural areas of small cities in Pará, Brazil (Abaetetuba, Santa Izabel do Pará and Soure), considering the socioeconomic characteristics of the beneficiaries of the National Rural Housing Program (PNHR). It draws upon the historical dialectical materialism and relies on bibliographic, documentary, and field surveys, when the authors conducted interviews. Data suggests the access to the new house, the feeling of security, the inside bathroom, the presence health and education services are positive aspects of the PNHR. Moreover, the downsides are the lack of urban infrastructure, poor quality of house construction, and difficulties in affording the monthly fee. It concludes the PNHR disregards regional particularities as the need for large kitchen and patio compartments, in order to preserve the sociability of the Amazonian rural way of life.Keywords: Rural housing in Pará. Right to housing. Housing policy. National Rural Housing Program.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rover, Oscar José, and Paulo Roberto Munarini. "A política de habitação rural e o desenvolvimento da agricultura familiar." Revista Katálysis 13, no. 2 (2010): 260–69. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-49802010000200013.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a contribuição do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) para o desenvolvimento de territórios predominantemente rurais. A partir do estudo de sua implementação na região Oeste Catarinense, ponder sobre os avanços e as restrições desta política social. Para as análises realizadas procedeu-se a uma revisão de literatura, à busca de documentação sobre a política e sua implementação na região estudada, bem como a entrevistas com lideranças e agricultores demandantes e beneficiados por uma casa nova ou reforma. Verificou-se que o PNHR cria uma oportunidade para as famílias rurais descapitalizadas construírem ou reformarem sua casa, apesar de ser ainda restrita a sua abrangência para o conjunto dessas famílias. A reformulação do programa, reduzindo exigências financeiras e para operação dos créditos, pode oportunizar que maior número de famílias dele se beneficie, com impacto social positivo no desenvolvimento regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues, Lucas Pazolini Dias, and Vinícius de Souza Moreira. "Habitação e políticas públicas: o que se tem pesquisado a respeito?" urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 8, no. 2 (April 8, 2016): 167–80. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.008.002.ao01.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivou-se com este artigo analisar a produção científica sobre a política habitacional brasileira, a partir de 1964 até 2014, de forma a compreender como essa questão tem sido estudada pela Administração e por outras áreas das Ciências Sociais Aplicadas. Para tanto, realizou-se um metaestudo, que foi sistematizado em três momentos: (i) a escolha da literatura a ser analisada; (ii) o levantamento das informações; (iii) a análise, a interpretação e a apresentação dos resultados. A técnica de análise de conteúdo, subdivida nas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, deu suporte à construção da proposta. Alguns resultados interessantes foram: predomínio dos pesquisadores gaúchos e paulistas, pertencentes, principalmente, à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade de São Paulo; o emprego de pesquisas de cunho avaliativo que envolviam programas habitacionais de abrangência nacional, como o Programa Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Arrendamento Residencial, executados a nível local. No entanto, algumas lacunas foram identificadas: o direcionamento de estudos à provisão habitacional, isto é, à construção de casas, com pouca produção envolvendo outras perspectivas da política de habitação, como a reforma e a regularização de assentamentos precários; o predomínio das pesquisas em âmbito urbano indicando a carência de estudos direcionados à habitação rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Corrêa, Fabrício Gallo, and Lígia Maria Ávila Chiarelli. "O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) como incentivo à permanência das famílias beneficiadas em suas comunidades de origem." Revista Thema 17, no. 1 (April 29, 2020): 135–50. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v17.2020.135-150.1650.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta a avaliação da influência do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) como fator contribuinte e/ou motivador no desejo das famílias beneficiadas em permanecer nas suas comunidades de origem, com possibilidade real de desenvolvimento próprio e das futuras gerações. Para tal, elegeu-se como Estudo de Caso a Colônia de Pescadores Artesanais da Ilha da Torotama – Rio Grande/RS, em virtude da carência de avaliações pós execução do PNHR no meio rural, e ainda em comunidades tradicionalmente estabelecidas, diversas daquelas pertencentes à agricultura familiar. Pretende-se, desta forma, evidenciar a validade do PNHR como uma política pública habitacional que busca em suas determinações e objetivos, além de desestimular o êxodo rural, promover a valorização humana das famílias do campo e de comunidades tradicionais, sua inclusão social e seus anseios por uma vida digna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gonçalves, Juliane Possamai, Miguelangelo Gianezini, and Dimas de Oliveira Estevam. "POLÍTICAS SOCIAIS HABITACIONAIS RURAIS NO SUL DE SANTA CATARINA." Revista de Políticas Públicas 22, no. 1 (June 28, 2018): 565. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v22n1p565-596.

Full text
Abstract:
O meio rural no Brasil mudou com o êxodo do campo, a industrialização e a urbanização das últimas décadas. E no início deste século ganhou elementos que o tornaram heterogêneo, demandando políticas específi cas. Partindo desse contexto, este artigo realiza uma pesquisa interdisciplinar com o objetivo de analisar as políticas públicas sociais habitacionais rurais, tendo como locus municípios do Sul catarinense, escolhidos pela experiência de implementação das mesmas com apoio do sindicato dos trabalhadores rurais. Para este estudo de caso, adota pesquisa descritiva, exploratória e aplicada, com revisão de literatura,levantamento documental e pesquisa de campo. Para a coleta de dados, opta pela técnica de observação, em contato com agentes sociais locais e benefi ciários. Os resultados são apresentados e discutidos qualitativamente. Considera, ainda, que o tema teve pouca atenção dos policy makers, uma vez que a moradia era vista como adjacência da propriedade rural. Contudo, recentes políticastêm al terado este quadro, incluindo a região estudada, onde sindicatos e demais entidades sociais contribuem para o aprimoramento desse processo e da gestão do desenvolvimento social.Palavras chave: Políticas Públicas, gestão social, Programa Nacional de Habitação Rural, desenvolvimento rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Chagas Manhães, Manuela. "TRABALHADORES RURAIS E REMANESCENTES DE QUILOMBOS: EDUCAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE SOCIAL A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL (PNHR)." Linkscienceplace 2, no. 4 (November 5, 2015): 333–42. http://dx.doi.org/10.17115/2358-8411/v2n4a29.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rebello, Yúri De Alcântara Pinto, José Júlio Ferreira Lima, and Alberto Patrick Cassiano Lima. "Políticas de habitação e a urbanização periurbana na Amazônia: o caso do Assentamento Mártires de Abril, Mosqueiro, Belém, Pará | Housing policies and peri-urban urbanization in the Amazon Region: the case of Mártires de Abril Settlement, Mosqueiro, Belém, Pará State." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 21, no. 1 (January 24, 2019): 98. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2019v21n1p98.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa a constituição do Assentamento Mártires de Abril, iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no município de Belém a partir de 1998. O foco é a aplicação do Projeto Casulo de Assentamento, viabilizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, e do Programa Minha Casa Minha Vida Rural pela Prefeitura Municipal de Belém e Caixa Econômica Federal. Discute-se a abrangência de ações públicas para o entendimento de uma dinâmica periurbana presente na Amazônia. Analisa-se a complexa organização espacial do assentamento, moldada a partir da ação e da inação de políticas públicas em diferentes temporalidades e escalas. Ao se limitar a uma visão tecnicista, restrita e simplista, o poder público ignora o conjunto de dinâmicas sociais e espaciais que se manifestam a partir de sua própria atuação. Assim, a dissociação do poder público dessas mesmas políticas – que se contradizem constantemente por ignorarem a heterogeneidade do assentamento – acaba por ocasionar conflitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dimenstein, Magda, Jader Leite, João Paulo Macedo, and Candida Dantas. "Condições de vida e saúde mental em contextos rurais." Serviço Social e Saúde 16, no. 1 (January 17, 2018): 151. http://dx.doi.org/10.20396/sss.v16i1.8651478.

Full text
Abstract:
No cenário acadêmico há uma enorme escassez de investigações voltadas ao estudo das condições de vida e saúde mental das populações rurais. A maior parte dos estudos que tomam essas populações como foco se limita à discussão acerca da produtividade, sustentabilidade, agricultura familiar, violência no campo, conflitos agrários e fundiários. Em relação à saúde do trabalhador rural predominam pesquisas voltadas às morbidades associadas à aplicação múltipla e intermitente de agrotóxicos, dentre as quais estão as psiquiátricas e as tentativas de suicídio, bem como decorrentes da alteração tecnológica no campo e acidentes resultantes do processo de trabalho. Quando se trata de moradores de assentamentos de reforma agrária a desinformação é ainda mais evidente. Entretanto, esse grupo populacional apresenta vulnerabilidade considerável na medida em que tem uma trajetória de vida marcada pela precária condição de reprodução social e grande dificuldade de acesso às políticas e programas de saúde, educação, segurança, transporte, habitação, organização da produção, a despeito das ações governamentais desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para dar sustentação ao desenvolvimento dos assentamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Programa Nacional de Habitação Rural"

1

Lenzi, Cecilia Corrêa. "A habitação camponesa no programa MCMV." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102131/tde-12012018-105143/.

Full text
Abstract:
Junto ao lançamento do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) em 2009 pelo governo Lula, foi relançado, como parte deste, o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Contrariando a curva histórica e em nome da redução do déficit habitacional rural, esta nova versão do PNHR ofereceu um montante de subsídios a fundo perdido nunca antes visto chegando a ser sete vezes maior do que os programas anteriormente disponíveis e apresentou uma meta física inicial de 120.000 unidades correspondente a aproximadamente 12% do déficit total rural. Porém, do ponto de vista do processo produtivo da habitação, o programa pode ser questionado sob diversos aspectos. O objetivo principal deste trabalho é analisar a produção habitacional camponesa no âmbito do programa MCMV com base na experiência de uma organização sindical em Santa Catarina. Para isso, procuramos caracterizar a luta do campesinato catarinense pela sua permanência ao longo do tempo e a trajetória dos movimentos sindicais do campo no Brasil. Também apresentamos as especificidades da versão não urbana do programa MCMV frente ao modo de vida camponês, apontando os principais aspectos do processo produtivo da casa observados em campo. O trabalho de campo, juntamente ao referencial teórico estudado, permitiu a compreensão de que a produção da casa camponesa não pode ser analisada sob os mesmos referenciais que a habitação social urbana, pois acontece sob outra lógica. Com o suporte do referencial teórico que defende a criação e recriação do campesinato no seio do capitalismo, procuramos compreender algumas das contradições que provocam a oscilação da submissão do campesinato ao capital com base no caso estudado.
Together with the launch of the program My House, My Life (Minha Casa, Minha Vida MCMV) in 2009 by the Lula government, the National Rural Housing Program (Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR) was re-launched as part of that program. Contrary to the historical curve and with the aim of reducing the rural housing deficit, this new version of the PNHR offered an unprecedented amount of non-recoverable subsidies - up to seven times greater than previously available programs - and presented an initial physical target of 120,000 units - corresponding to approximately 12% of the total rural deficit. However, from the perspective of the housing productive process, the program can be questioned in several aspects. The main objective of this work is to analyze the peasant housing production under the MCMV program based on the experience of a labor union organization in Santa Catarina. For this, we try to characterize the struggle of the peasantry in Santa Catarina regarding its permanence over time and the trajectory of the labor union movements in rural Brazil. We also present the specificities of the non-urban version of the MCMV program towards the peasant lifestyle, pointing out the main aspects of the house production process observed in the countryside. The fieldwork, together with the theoretical framework studied, allowed the understanding that the production of the peasant house can not be analyzed under a framework for urban social housing, given that it happens under a different logic. With the support of the theoretical framework that advocates the creation and re-creation of the peasantry within capitalism, we seek to comprehend some of the contradictions that cause the oscillation of peasantry submission to capital based on the case examined.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Orlando, Maria Beatriz Sartor [UNESP]. "Análise energética e ambiência de modelos arquitetônicos propostos pelo programa nacional de habitação rural." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/136449.

Full text
Abstract:
Submitted by MARIA BEATRIZ SARTOR ORLANDO null (biasartor@hotmail.com) on 2016-03-29T02:03:57Z No. of bitstreams: 1 Entrega final - Dissertacao Mestrado - Bia23.03.2016.pdf: 8455319 bytes, checksum: c784bb4e3ccacec60977bc5ea7ef0d9e (MD5)
Approved for entry into archive by Juliano Benedito Ferreira (julianoferreira@reitoria.unesp.br) on 2016-03-29T19:31:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 orlando_mbs_me_bot.pdf: 8455319 bytes, checksum: c784bb4e3ccacec60977bc5ea7ef0d9e (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-29T19:31:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 orlando_mbs_me_bot.pdf: 8455319 bytes, checksum: c784bb4e3ccacec60977bc5ea7ef0d9e (MD5) Previous issue date: 2016-02-03
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O crescente aumento dos custos energéticos e ambientais no setor da construção civil tem levado ao surgimento e à adoção de materiais e soluções construtivas que ofereçam menor impacto ambiental e menores gastos na produção das edificações. Considerando-se a importância progressiva que sistemas construtivos não convencionais vêm adquirindo, frente aos elevados custos da energia e da produção, torna-se importante analisar a eficiência energética como mais um indicativo da eficácia dos sistemas de produção de edificações. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo mensurar os conteúdos energéticos dos materiais utilizados na construção de modelos arquitetônicos habitacionais propostos pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e implantados nos municípios de Itararé e São Miguel Arcanjo, interior do estado de São Paulo, para obter uma estimativa da energia empregada na construção de uma moradia que apresente condições adequadas de ambiência aos trabalhadores rurais e agricultores familiares. Para tal, a execução da unidade de habitação foi dividida em cinco etapas de construção a serem analisadas: fundação, piso, fechamento (alvenaria), revestimento e cobertura. Informações e dados sobre os projetos, técnicas construtivas e os materiais empregados na execução das unidades habitacionais foram obtidos em visitas realizadas a campo, diretamente com os técnicos responsáveis pelas obras e através de material disponibilizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (Fetaesp), entidade responsável pela implantação das unidades estudadas em Itararé e São Miguel Arcanjo. Ao realizar a avaliação energética dos materiais de construção utilizados, verificam-se os níveis de dependência energética das etapas construtivas e, assim, compreendem-se as necessidades de adequação do projeto do modelo arquitetônico habitacional proposto pelo PNHR. Para mensurar o consumo da energia dos materiais de construção foram empregados coeficientes energéticos encontrados na literatura, utilizados e calculados por autores que estimaram a energia empregada na construção de diferentes tipologias de edificação. Foram consideradas a energia embutida nos materiais de construção e o dispêndio energético do trabalho humano nos processos construtivos de execução da unidade de habitação. O trabalho analisou as condições da ambiência oferecidas pelo modelo habitacional sob o olhar da proposta do projeto arquitetônico em conformidade com as especificações e diretrizes mínimas exigidas pelo Programa. A unidade habitacional implantada em Itararé consumiu um total de 271.011,52 MJ, enquanto o modelo de São Miguel Arcanjo apresentou um consumo energético de 262.980,99 MJ. Da energia total empregada na construção das unidades os itens fundação, piso, fechamento, revestimento e cobertura representaram 32,47, 0,38, 20,29, 8,29 e 38,57%, respectivamente, no modelo de Itararé e, 37,46, 0,43, 19,85, 7,39 e 34,87% na unidade de São Miguel Arcanjo. O aço e o forro de PVC foram os materiais com os maiores índices energéticos. A análise da ambiência, realizada a partir das soluções adotadas no projeto arquitetônico, demonstrou que ambos os modelos habitacionais implantados foram desenvolvidos com preocupação em atender às expectativas quanto aos aspectos de ambiência, conforme diretrizes mínimas exigidas pelo Programa Nacional de Habitação Rural. Foram sugeridas algumas alterações no layout com o objetivo de melhorar o aproveitamento dos espaços das unidades habitacionais, aumentando a funcionalidade dos ambientes e o conforto e bem estar do usuário.
The ongoing increase of energetic and environmental costs of the civil construction sector has been promoting the development and use of environmentally friendly materials and constructive solutions that may yield lesser expenses during construction. Given the increase of importance that these alternative systems has been gaining, and taking into consideration the increase of energy and production costs, it becomes important to analyze the energetic efficiency as an indicator of effectiveness of the edification production system. Given this, this present work aims to measure the energetic content of the materials used in the construction of a housing architectonic model proposed by the National Program of Rural Housing (NPRH) implemented in the counties of Itararé and São Miguel Arcanjo, in the state of São Paulo, to obtain an estimative of energy used during the construction of a house that presents the adequate conditions of ambience to the rural employees and familiar farmers. For such, the execution of this housing unit was divided in five steps of construction to be analyzed: foundation, floor, finishing, coverings and coverage. Information and data of the project, constructive techniques and the materials used during the execution of the housing units were obtained during visits to the field, directly with the responsible technicians for the constructions and through materials supplied by the Federation of Workers in Family Farming of the state of São Paulo (Fetaesp), responsible entity for the NPRH implementations in Itararé and São Miguel Arcanjo. While carrying out energetic analysis of the materials used during the construction, the level of energetic dependence was analyzed during the constructive steps and, therefore, the need of a project adequacy of the architectonic housing model proposed by the National Program of Rural Housing is comprehended. To measure the energetic consumption of the materials used in the construction, energetic coefficients were used found in the literature, used and calculated by the authors that had estimated the used energy in the construction of different typology of edifications. The embedded energy of the materials used in the construction and the energetic cost of human labor in the constructive process were considered. This work has analyzed the ambience conditions offered by the housing model under the proposal of the architectonic project in accordance with the minimum specifications and guidelines demanded by the program. The housing unit located in Itararé consumed a total of 271,011.52 MJ while the model of São Miguel Arcanjo had an energy consumption of 262,980.99 MJ. Of the total energy used in the construction of the units, the items foundation, floor, masonry, finish coating and coverage represented 32,47, 0,38, 20,29, 8,29 e 38,57%, respectively, in the unit of Itararé, and 37,46, 0,43, 19,85, 7,39 e 34,87% in the unit of São Miguel Arcanjo. The steel and the PVC lining were the materials with the highest energy contents. The analysis of the ambience, held from the solutions adopted in architectural design, showed that both implanted housing models were developed with concern to meet the expectations of the ambience aspects, according to the minimum guidelines required by the National Program of Rural Housing. Some changes were suggested in the layout in order to improve the use of spaces housing units, increasing the functionality of the environments and the comfort and welfare of the user.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Orlando, Maria Beatriz Sartor 1985. "Análise energética e ambiência de modelos arquitetônicos propostos pelo programa nacional de habitação rural /." Botucatu, 2016. http://hdl.handle.net/11449/136449.

Full text
Abstract:
Orientador: Osmar de Carvalho Bueno
Coorientador: Silvia Regina Lucas de Souza
Banca: Osmar Delmanto Junior
Banca: Marco Antonio Martin Biaggioni
Resumo: O crescente aumento dos custos energéticos e ambientais no setor da construção civil tem levado ao surgimento e à adoção de materiais e soluções construtivas que ofereçam menor impacto ambiental e menores gastos na produção das edificações. Considerando-se a importância progressiva que sistemas construtivos não convencionais vêm adquirindo, frente aos elevados custos da energia e da produção, torna-se importante analisar a eficiência energética como mais um indicativo da eficácia dos sistemas de produção de edificações. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo mensurar os conteúdos energéticos dos materiais utilizados na construção de modelos arquitetônicos habitacionais propostos pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e implantados nos municípios de Itararé e São Miguel Arcanjo, interior do estado de São Paulo, para obter uma estimativa da energia empregada na construção de uma moradia que apresente condições adequadas de ambiência aos trabalhadores rurais e agricultores familiares. Para tal, a execução da unidade de habitação foi dividida em cinco etapas de construção a serem analisadas: fundação, piso, fechamento (alvenaria), revestimento e cobertura. Informações e dados sobre os projetos, técnicas construtivas e os materiais empregados na execução das unidades habitacionais foram obtidos em visitas realizadas a campo, diretamente com os técnicos responsáveis pelas obras e através de material disponibilizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (Fetaesp), entidade responsável pela implantação das unidades estudadas em Itararé e São Miguel Arcanjo. Ao realizar a avaliação energética dos materiais de construção utilizados, verificam-se os níveis de dependência energética das etapas construtivas e, assim, compreendem-se as necessidades de adequação do projeto do ...
Abstract: The ongoing increase of energetic and environmental costs of the civil construction sector has been promoting the development and use of environmentally friendly materials and constructive solutions that may yield lesser expenses during construction. Given the increase of importance that these alternative systems has been gaining, and taking into consideration the increase of energy and production costs, it becomes important to analyze the energetic efficiency as an indicator of effectiveness of the edification production system. Given this, this present work aims to measure the energetic content of the materials used in the construction of a housing architectonic model proposed by the National Program of Rural Housing (NPRH) implemented in the counties of Itararé and São Miguel Arcanjo, in the state of São Paulo, to obtain an estimative of energy used during the construction of a house that presents the adequate conditions of ambience to the rural employees and familiar farmers. For such, the execution of this housing unit was divided in five steps of construction to be analyzed: foundation, floor, finishing, coverings and coverage. Information and data of the project, constructive techniques and the materials used during the execution of the housing units were obtained during visits to the field, directly with the responsible technicians for the constructions and through materials supplied by the Federation of Workers in Family Farming of the state of São Paulo (Fetaesp), responsible entity for the NPRH implementations in Itararé and São Miguel Arcanjo. While carrying out energetic analysis of the materials used during the construction, the level of energetic dependence was analyzed during the constructive steps and, therefore, the need of a project adequacy of the architectonic housing model proposed by the National Program of Rural Housing is comprehended. To measure the energetic ...
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Andrade, Alice Rosado. "Análise da Implementação do Programa Nacional de Habitação Rural em municípios da microrregião de Viçosa - MG." Universidade Federal de Viçosa, 2015. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7576.

Full text
Abstract:
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2016-04-28T15:36:12Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 991197 bytes, checksum: 6311f96d2d79c15d42b149c10168e497 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-04-28T15:36:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 991197 bytes, checksum: 6311f96d2d79c15d42b149c10168e497 (MD5) Previous issue date: 2015-03-24
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O meio rural brasileiro é marcado pela desigualdade socioeconômica resultante da concentração de terra e da má distribuição da renda. Em virtude disso, as áreas rurais são predominantemente caracterizadas pela situação de pobreza onde as condições de moradia, saneamento e acesso à saúde e educação são precárias. Diante desse contexto e em busca do desenvolvimento rural, o Governo Federal criou, em 2009, o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O PNHR é uma modalidade do Programa “Minha Casa, Minha Vida” (PMCMV) que tem por objetivo produzir novas unidades habitacionais nas propriedades rurais ou reformar as existentes tendo em vista a redução do déficit habitacional. O presente trabalho tem como proposta analisar a implementação do Programa Nacional de Habitação Rural nos municípios da microrregião de Viçosa na Zona da Mata de Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se da Análise Descritiva dos Dados para descrever e caracterizar quantitativamente, a partir de dados secundários, a questão habitacional rural no Brasil, em Minas Gerais e na microrregião de Viçosa. Essa técnica também foi empregada para descrever e caracterizar os beneficiários do PNHR no local do estudo a partir de dados primários. Sendo assim, para o desenvolvimento da pesquisa foram aplicados 70 questionários com os beneficiários do Programa na região. Além disso, foram entrevistados oito membro das entidades organizadoras - responsáveis por implementar o Programa - e seis gestores públicos que atuam diretamente com a habitação rural. Para a análise das entrevistas foi utilizada a Análise de Conteúdo. Em complemento, foram consultados documentos, relatórios e a legislação que regulamenta Programa. O período de análise concentra-se entre 2009 e 2014 correspondente ao tempo de existência do Programa.A partir da análise,foi possível observar que as atividades de operacionalização do PNHR não são plenamente realizadas conforme seu desenho lógico. O número de adaptações que não favorecem a obtenção dos objetivos do PNHR é maior do que as que auxiliam, entretanto, o impacto dessas é mais expressivo no processo de implementação. Em outras palavras, o principal objetivo do Programa não é comprometido pela dinâmica adotada na região.Acredita-se que o estudo contribuiu para ampliação do conhecimento no que diz respeito à etapa de implementação de políticas públicas. Além disso, a análise realizada fornece uma base para a compreensão e reflexão sobre a dinâmica desempenhada nesta etapa do PNHR que poderá subsidiar o aperfeiçoamento das ações do Programa.
The Brazilian country side is marked by socioeconomic inequality resulting from land concentration and unequal distribution of wealth. For this reason, countryside are predominantly characterized by poverty where living conditions, sanitation and access to health and education are precarious. In view of this and in search of rural development, the National Government created in 2009 the “Programa Nacional de Habitação Rural” (PNHR). This program is a form of "Minha Casa, Minha Vida" (MCMV) which aims to produce new housing in rural properties or alter existing with a view to reducing the housing shortage. The present study aims to analyze the implementation of the “Programa Nacional de Habitação Rural” in the microregion of Viçosa, in the “Zona da Mata” of Minas Gerais. For that purpose, was used for the Descriptive Data Analysis to describe and characterize quantitatively, based on secondary data, rural housing issue in Brazil, Minas Gerais and in the Viçosa. This statistical technique was also used to describe and characterize the beneficiaries of PNHR at the study site from primary data. In doing so, for the development of there search were applied 70 questionnaires with the beneficiaries of the program in the site. In addition, we interviewed eight member of the entidades organizadoras - responsible for implementing the program - and six public managers who work directly with rural housing. For the analys is of the interviews Content Analysis was used. Furthermore, were consulted documents, reports and the legislation governing program. The period of analysisis concentrated between 2009 and 2014 corresponding to the Program of their age. From the analysis, it was observed that the activities of operation of PNHR are not fully realized as its logical public policy design. The number of adaptations which not benefit the achievement of the objectives PNHR is greater than that aid, though, the impact of these is most significant in the implementation process. In other words, the main objective of the program is not compromised by the dynamics adopted in the region. It is believed that the study contributed to the growth of knowledge with regard to the implementation of public policies. Moreover, the analysis provides a basis for understanding and reflection on the dynamics performed in this PNHR step that can support theim provement of program activities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bolter, Jairo Alfredo Genz. "Interfaces e cogestão nas políticas para agricultura familiar : uma análise do Programa Nacional de Habitação Rural." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2013. http://hdl.handle.net/10183/72258.

Full text
Abstract:
No período recente, os programas e as políticas públicas voltados para o meio rural passaram por diferentes e significativas transformações. Neste sentido, o presente trabalho teve como intuito básico analisar o processo político de formulação dessas políticas e programas, tendo com objetivo principal analisar a participação das organizações sociais e sindicais rurais brasileiras no planejamento e execução desses programas e políticas, a partir da experiência do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Do ponto de vista teórico, o estudo mobilizou conceitos e referenciais de três abordagens distintas, a saber: Abordagem Teórica das Redes, Permeabilidade do Estado e Mobilização de Recursos. Quanto à metodologia, observou-se a atuação de atores sociais e políticos participantes do processo político do PNHR junto à base social da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Sul do País (FETRAF-SUL) e da Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (COOPERHAF). Realizou-se um total de 26 entrevistas por meio de questionários semiestruturados e foram acompanhadas várias atividades desenvolvidas por esses atores ao longo da pesquisa. Como resultado, constatou-se que nos últimos anos ocorreu uma ascensão da participação social junto à esfera publica. Esse crescimento culminou inicialmente com a configuração e a emergência de inúmeros programas e políticas públicas de valorização e inclusão produtiva e comercial da pequena e da média produção agrícola. Posteriormente, também surgiram políticas e programas públicos de valorização e inclusão social das famílias, dentre os quais, o PNHR, que é operacionalizado na base social da COOPERHAF e da FETRAF-SUL via redes de atores, nas quais são idealizadas, formuladas e ajustadas as regras e normas do programa. Destaca-se que esse processo político desenvolvido em torno do PNHR proporcionou que esse programa se tornasse, ao longo dos últimos anos, uma das principais ações desenvolvidas para a agricultura familiar brasileira. Nota-se ainda que a participação das organizações sociais e sindicais rurais, junto ao processo político das políticas, programas e ações públicas proporcionou também que: as organizações sociais e sindicais rurais passassem a dialogar de forma mais ativa com seus associados, ampliando a participação destes nas atividades e instâncias dessas organizações; os agricultores passassem a acessar as políticas e os programas de forma mais ágil e fácil, pois as mesmas se tornaram mais condizentes com a demanda e a realidade do beneficiário; as ações do Estado chegassem mais rápido aos beneficiários, fazendo com que este angariasse mais respaldo e apoio político aos seus projetos; ocorressem no meio rural experiências inovadoras e consideradas relevantes para a inclusão social e cultural das famílias de agricultores familiares, como é o caso do projeto Caprichando a Morada. Por fim, cabe ressaltar que a atuação dos atores sociais e sindicais no processo político, fez com que os atores como um todo, modificassem consideravelmente suas próprias ações: O Estado, abdicando, em parte, de suas responsabilidades, passou a delegar funções aos demais atores; já as organizações sociais e sindicais rurais analisadas, ao adentrarem no processo político, da forma como fizeram, ficaram à mercê e, em certos momentos, a reboque do próprio Estado.
In recent years, the programs and policies aimed at the rural undergone different and significant transformations. In this sense, the present study was to analyze the basic idea of the political process of formulating these policies and programs. Having with main objective to analyze the participation of social organizations and unions in Brazilian rural planning and implementation of these programs and policies, based on the experience of the National Rural Housing Program (PNHR). From a theoretical standpoint, the study mobilized concepts and references from three distinct approaches, namely: Theoretical Approach Networks, Permeability of State and Resource Mobilization. Regarding the methodology, it was observed the work of social and political actors participating in the political process at the base of the PNHR Social Workers Federation of Family Agriculture of South Country (FETRAFSUL) and the Cooperative Housing Family Farmers (COOPERHAF ). We conducted a total of 26 interviews using questionnaires and semi structured several activities were accompanied by these actors throughout the research. As a result, it was found that in recent years there has been a rise of social participation by the public sphere. This growth culminated with an initial configuration and the emergence of numerous programs and policies of inclusion and appreciation of productive and commercial small and medium agricultural production. Later, also emerged public policies and programs of recovery and social inclusion of families, among which, the PNHR, which is operated on the basis of social and COOPERHAF FETRAF-SOUTH via networks of actors in which are idealized, formulated and adjusted the rules and regulations of the program. It is noteworthy that this political process developed around the PNHR provided this program to become, over the past few years, one of the main actions developed for the Brazilian family farming. Note also that the participation of social organizations and rural labor, with the political process of policies, programs and initiatives also provided that: the rural welfare and labor organizations to begin to engage more actively with its partners, expanding the participation of these the activities of these organizations and bodies; farmers to begin to access the policies and programs more responsive and easier because they have become more consistent with demand and the reality of the beneficiary state actions came quickly to beneficiaries, getting more backing and political support for their projects; occur in rural areas and innovative experiences considered relevant to the social and cultural inclusion of family farmers, such as the project's Caprichando a Morada. Finally, it is noteworthy that the role of social actors and union with the political process, made the actors as a whole change their own actions: The State, abdicating in part of its responsibilities passed to delegate tasks to other actors; already social organizations and union rural analyzed, to step into the political process, the way they did, they were at the mercy and, at times, the trailer of the state itself.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Leide Maria Reis dos. "Estado e desenvolvimento : uma análise dos mercados institucionais e do Programa Nacional de Habitação Rural em Alagoas e Sergipe." Pós-Graduação em Geografia, 2016. https://ri.ufs.br/handle/riufs/6872.

Full text
Abstract:
The present study aims at analysing the relationship between the State and development, by considering the interests of both external and internal powers, as well as analysing the public policies aimed at rural site, observing their effects and the institutional arrangement. The Family Agriculture Food Acquisition Programme (PAA), the National School Nutrition Programme (PNAE) and the National Rural Housing Programme (PNHR) have been analysed in the states of Alagoas and Sergipe assuming that, besides being important to the income generation and to the reduction of rural exodus, social policies also allow the family union on their work activities, becoming, thus, so relevant to discuss on Family agriculture under the perspective of public policies. Therefore, the bibliographic review has been conducted by the use of the classic literature and the contemporary approach, besides the fieldwork through the application of questionnaires and interviews. Based on the study, it has been possible to observe that the PAA and PNAE institutional markets have been contributing to the creation and restructuring of some cooperatives and associations, which represent an important step to the Family agriculture, as from these programmes producers have started to organize themselves, to produce on scale and now they aim at the quality of their products. In this regard, the level of organization of the cooperative members may project them to other markets and allow them to achieve autonomy. Nevertheless, the inexpressive performance of the technical support and the difficulty in acquiring the sanitary surveillance and inspection seal are two factors that complicate the execution of institutional markets. As for the PNHR, besides being a constitutional right, housing is the elementary condition to enable citizenship a possible reality and allow the youth to remain in the countryside and be able to develop their activities to their self-support and/or to the markets. Therefore, besides no longer being a dream which most of the times has not come true even after years of working, housing represents the opportunity to obtain access to other programmes in the rural site and, thus, one of the effects of the PNHR is to conceive housing as a source of income generation. It is concluded, thus, that the policies analysed are of structural nature, being the Necessary State and the Social Well Being two operating modes of great importance to the development, as there can be no thought of the rural site or aim for the development of the country without the articulation of public policies. Nonetheless, although income and housing are two important conditions to the agriculturist remain in the countryside, their autonomy is associated to the commercialization, and in this regard, training the agriculturists and strengthening the cooperatives are two ways to allow rural development.
O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre Estado e desenvolvimento, considerando os interesses dos poderes externo e interno, bem como analisou as políticas públicas voltadas ao espaço rural, observando os seus efeitos e o arranjo institucional. Os Programas Aquisição de Alimentos (PAA), Alimentação Escolar (PNAE) e Habitação Rural (PNHR) foram analisados nos estados de Alagoas e Sergipe, partindo-se do pressuposto de que as políticas sociais, além de serem importantes para a geração de renda e para a redução do êxodo rural, também possibilitam a união da família nas atividades laborais, tornando-se, assim, relevante discutir a agricultura familiar na perspectiva das políticas públicas. Para tanto, foi realizada a revisão bibliográfica utilizando a literatura clássica e a abordagem contemporânea, além do trabalho de campo, com aplicação de questionários e realização de entrevistas. Com base no estudo, foi possível observar que os mercados institucionais PAA e PNAE estão contribuindo para a criação e reestruturação de algumas cooperativas e associações, o que representa um avanço importante para a agricultura familiar, pois, a partir desses programas, os produtores começaram a se organizar, produzir em escala e buscar a qualidade do produto. Nesse sentido, o nível de organização dos cooperados pode projetá-los para outros mercados e, com isso, conquistar a autonomia. No entanto, a inexpressiva atuação da assistência técnica e a dificuldade de adquirir o selo de inspeção sanitária são dois fatores que dificultam a execução dos mercados institucionais. Em relação ao PNHR, para além de um direito constitucional, a moradia é a condição elementar para que a cidadania seja uma realidade possível e para que os jovens permaneçam no campo e possam desenvolver suas atividades para o autossustento e/ou para os mercados. Assim, o domicílio, além de deixar de ser um sonho, muitas vezes não realizado mesmo após anos de trabalho, representa a oportunidade de acesso a outros programas no espaço rural, e, desse modo, um dos efeitos do PNHR é conceber a casa como fonte de geração de renda. Conclui-se, portanto, que as políticas analisadas são de natureza estrutural, sendo o Estado Necessário e do Bem-estar social dois modos operantes importantes para o desenvolvimento, pois não se pode pensar o rural ou almejar que o país se desenvolva sem a articulação de políticas públicas. Entretanto, apesar de a renda e o domicílio serem duas condições importantes para o agricultor permanecer no campo, a autonomia deste está vinculada à comercialização, e, nesse sentido, capacitar os agricultores e fortalecer as cooperativas são dois caminhos para que o desenvolvimento rural seja possível.
São Cristóvão, SE
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

PETERSEN, A. M. "A participação do movimento de pequenos agricultores na execução do Programa Nacional de Habitação Rural no Espírito Santo." Universidade Federal do Espírito Santo, 2015. http://repositorio.ufes.br/handle/10/10405.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-09-11T12:32:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_9349_Arine M. Petersen.pdf: 1443672 bytes, checksum: 959198f7621f74d9d117803d24d2762f (MD5) Previous issue date: 2015-11-23
O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da execução do Programa Nacional de Habitação Rural para a organização política do Movimento dos Pequenos Agricultores para verificar a existência ou não de mudanças em suas bandeiras de luta e formas de expressão política. Para atender tal objetivo, partimos de um resgaste histórico da problemática da questão agrária no Brasil, cujas consequências remontam aos dias atuais, na pobreza rural e nas precárias condições de vida e trabalho do agricultor camponês. O Programa Nacional de Habitação Rural, portanto, atende as expectativas dos movimentos sociais que reivindicam melhores condições de vida para o campo e o Movimento dos Pequenos Agricultores se destaca na execução deste programa no Estado do Espírito Santo. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas aos membros do Movimento, análise documental, pesquisa bibliográfica e monitoramento no site do MPA. Para análise, utilizamos a análise de conteúdo. Nas considerações finais, apontamos algumas indicações das consequências desta parceria e o impacto, principalmente na relação com sua base.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Atiyel, Carima Oliveira. "ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS ATORES NO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL/RS." Universidade Federal de Santa Maria, 2016. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8927.

Full text
Abstract:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
There is a deficit in the housing sector in Brazil that affects both urban and rural area in the country. To reverse this unfavorable scenario, the federal government created in 2009 the Rural Housing Program (PNHR) that is part of a social policy that promotes access to housing to applicants for housing in rural areas and socioeconomic vulnerability condition. The rural housing deficit in the run-up to implementation of PNHR in 2008 was 916,478 housing units, after five years of operation of the Program, in 2014, 122,013 housing units were built in Brazil. This paper presents a study of the implementation of the Rural Housing Program in Cachoeira do Sul / RS, describing the historical aspects of housing in Brazil, the role of social actors in the construction of this policy, as well as major advances, barriers and results obtained from the advent of PNHR in the city.
Há um déficit no setor habitacional no Brasil que atinge tanto a zona urbana como a zona rural no país. Para reverter este cenário desfavorável, o governo federal criou em 2009 o Programa de Habitação Rural (PNHR) que faz parte de uma política social que propicia o acesso à moradia aos demandantes por habitação da zona rural e em condição de vulnerabilidade socioeconômica. O déficit habitacional rural no que antecedeu a implementação do PNHR, em 2008, era de 916.478 unidades habitacionais, passados cincos anos da operacionalização do Programa, em 2014, 122.013 unidades habitacionais foram construídas no Brasil. Este trabalho apresenta um estudo da operacionalização do Programa de Habitação Rural em Cachoeira do Sul/RS, descrevendo os aspectos históricos da habitação no Brasil, a atuação dos atores sociais na construção desta política, bem como, os principais avanços, entraves e resultados obtidos com o advento do PNHR no município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gonçalves, Juliane Possamai. "Políticas sociais habitacionais rurais no Extremo Sul de Santa Catarina." reponame:Repositório Institucional da UNESC, 2016. http://repositorio.unesc.net/handle/1/4346.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação de Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
O êxodo rural no Brasil se acentuou com o processo de industrialização e a consequente urbanização. Tal fenômeno, foi concentrado nas últimas décadas do século XX, e no início deste século, ganhou novos elementos que o tornaram heterogêneo, como por exemplo a “conurbanação rururbana” e o êxodo reverso. Cada período histórico possui demandas socioeconômicas que precisam ser atendidas pelo poder público, iniciativa privada ou terceiro setor, seja em âmbito nacional, seja em estados ou regiões com diferentes características. A partir desta contextualização, percebeu-se a necessidade de compreender e analisar as iniciativas habitacionais em espaços predominantemente rurais. Assim, na perspectiva de contribuir, sob uma ótica interdisciplinar, realizou-se pesquisa de mestrado com objetivo geral de analisar as políticas públicas sociais habitacionais rurais (com ênfase na gestão social e no desenvolvimento rural), implementadas no extremo Sul Catarinense, a partir da experiência de dois municípios da região, Turvo e Ermo. Esta escolha se deu pelo fato de ambos os municípios terem uma experiência de implementação de programas com apoio e acompanhamento do sindicato dos trabalhadores rurais local, o que conferiu originalidade à proposta. Metodologicamente, foi desenvolvido um estudo caracterizado como pesquisa aplicada. Quanto aos objetivos, optou-se por uma pesquisa descritiva e exploratória, adotando a estratégia de um estudo de caso, com revisão de literatura, levantamento documental e uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados em campo, foi adotada a técnica de observação, por meio da qual foi estabelecido contato com agentes sociais locais e beneficiários das políticas implementadas, com destaque para o Programa Nacional de Habitação Rural. Os dados foram analisados e discutidos, por meio de uma abordagem essencialmente qualitativa. Observou-se que o tema foi pouco explorado nas últimas décadas, uma vez que a moradia era considerada uma adjacência da propriedade rural e portanto, um espaço organizado pelos proprietários. Constatou-se que as recentes políticas implementadas têm alterado este quadro, mas é igualmente inegável que sindicatos de trabalhadores rurais e demais entidades sociais podem contribuir significativamente no aprimoramento deste processo e da gestão do desenvolvimento social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Konrad, Joice. "O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) : agentes, ações e desafios no Território da Cidadania Meio Oeste Contestado - SC /." Presidente Prudente, 2019. http://hdl.handle.net/11449/192230.

Full text
Abstract:
Orientador: Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol
Resumo: O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) foi criado pelo Governo Lula no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), tendo como finalidade possibilitar o acesso a moradia digna aos agricultores familiares, trabalhadores rurais e as comunidades tradicionais. Temos como objetivo analisar a (re)produção do espaço rural, a partir do PNHR no Território da Cidadania Meio Oeste Contestado – SC, identificando os diferentes agentes, suas ações e desafios. Selecionamos entre as entidades organizadoras a CCA de Santa Catarina, a COOPERHAF e a FETAESC, que respectivamente, atuaram em Abelardo Luz, Ipuaçu e Xaxim, municípios com maior quantidade de unidades habitacionais contratadas pelo PNHR-Grupo 1 no Território. Assim, realizamos revisão bibliográfica, pesquisa documental, coleta de dados e trabalhos de campo. Entrevistamos servidores da Secretaria Nacional de Habitação e da Caixa Econômica Federal; representantes entidades organizadoras e sindicatos municipais, arquitetos e assistente social; e beneficiários. Constatamos, que o PNHR contribuiu para a (re)produção do espaço rural analisado, permitiu o surgimento de novos agentes na representação do espaço; possibilitou um novo diálogo e reflexão sobre a relação campo-cidade, gerou novas dinâmicas sociais e econômicas em diferentes escalas. Os beneficiários tiveram melhorias na qualidade de vida da família, assegurou sua permanência e reprodução social.
Abstract: The National Rural Housing Program (PNHR) was created by Lula's Government, within the scope of the Minha Casa Minha Vida Program (PMCMV), with the purpose of providing decent housing to family farmers, rural workers and traditional communities. We aim to analyze the (re)production of rural space, based on the PNHR in the Territory of Citizenship Midwest Contestado - SC, identifying the different agents, their actions and challenges. We selected the Central Cooperative of Santa Catarina State's Agrarian Reform, COOPERHAF and FETAESC, which respectively operated in the Abelardo Luz, Ipuaçu and Xaxim, municipalities with the largest number of housing units contracted by PNHR-Group 1 in the Territory. Thus, we performed a literature review, documentary research, secondary source data collection and fieldwork. Thus, we performed employees of the National Housing Secretariat and Caixa Econômica Federal; representatives of organizing entities and municipal unions, architects and social workers, and Program's beneficiaries. We found that the PNHR contributed to the (re)production of the rural space, allowed the emergence of new agents in the representation of the space; it enabled a new dialogue and reflection on the field-city relationship, generated new social and economic dynamics at different scales. The beneficiaries had improvements in housing, consequently, in the family's quality of life, ensured their permanence and social reproduction.
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Programa Nacional de Habitação Rural"

1

Mexico. Secretaría de Agricultura y Recursos Hidráulicos. Subsecretaría de Planeación. Programa nacional de modernización del campo, 1990-1994. [México]: La Subsecretaría, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cartilha do Programa Nacional de Crédito Fundiário/RS. Porto Alegre: EMATER/RS, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cartilha do Programa Nacional de Crédito Fundiário/RS. Porto Alegre: EMATER/RS, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cartilha do Programa Nacional de Crédito Fundiário/RS. Porto Alegre: EMATER/RS, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

El catastro: Instrumento para el desarrollo nacional : programa de estudios para el desarrollo rural. Mixco, Guatemala: CONGCOOP, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Regina, Andrade Marcia, and Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Brazil), eds. A educação na reforma agrária em perspectiva: Uma avaliação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. [Brasília, Brazil]: Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Administração Rural – Volume 1. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

POLITICAS PUBLICAS E PARTICIPACAO SOCIAL NO BRASIL RURAL. Porto Alegre: UFRGS / PGDR - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pos-Graduacao em Desenvolvimento Rural, Nead - Nucleo de Estudos Agrarios e Desenvolvimento Rural, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tópicos em Administração – Volume 1. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Programa Nacional de Habitação Rural"

1

Silva, Lair Miguel da, and Marcelo Cervo Chelotti. "Ideologia hegemônica em questão: o rural brasileiro representado em livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD – Campo)." In Reflexões e práticas na formação de educadores, 321–42. EDUERJ, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788575114759.0022.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mayer, Edna Miranda. "AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM ESCOLA DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO ANTA-MG." In Nutrição em foco: uma abordagem holística. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200601141.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Handresha da Rocha, Sandra Andrea Souza Rodrigues, and José Eloízio da Costa. "A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COMO GERAÇÃO DE RENDA PARA AS MULHERES DO MEIO RURAL: UM ESTUDO DE CASO DAS MANGABEIRAS EM JAPARATUBA/SE." In Geografia Agrária, 29–37. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3681925063.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Programa Nacional de Habitação Rural"

1

Batista, Juliana, Ithiane Peixoto, Kherolyn Cavalcante, and Izabella Medeiros de Lima. "Desempenho térmico de habitação multifamiliar do programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) em Maceió – AL." In Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Marketing Aumentado, 2014. http://dx.doi.org/10.17012/entac2014.246.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

YOSHIDA, Débora M., Mariana F. FONTES, Renata B. A. SILVA, Obede Borges FARIA, Maria Solange Gurgel de Castro FONTES, and Renata Cardoso MAGAGNIN. "A QUALIDADE ESPACIAL DO PROGRAMA DE HABITAÇÃO SOCIAL VILA DIGNIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP)." In VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-eneac2016-ace05-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Machado, Victoria Miranda, Markel Adriel Sousa Farias, and Francisco Igo Leite Soares. "O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGRICULTURA FAMILIAR (PEAAF) COMO INCENTIVO A PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1727.

Full text
Abstract:
Introdução: Problemas relacionados ao uso ineficiente dos recursos naturais tem se configurado como pauta constante acerca da temática em todo o mundo. Neste sentido, a educação ambiental (EA) pode ser caracterizada como uma alternativa, capaz de promover uma maior consciência ambiental, sobretudo, no que diz respeito ao uso eficiente desses recursos. Aliado a EA, a agricultura familiar (AF) vem se destacando como uma importante alternativa para dinamização da economia, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento de práticas que remetem à sustentabilidade. Objetivos: Sob essa ótica, o estudo tem o objetivo descrever as principais ações do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF), como política pública de incentivo à preservação da natureza. Material e métodos: A pesquisa desenvolveu-se por meio de revisões bibliográficas a partir de trabalhos publicados. Resultados: Assim sendo, o PEAAF é um programa de EA voltado ao público da AF, instituído pela Portaria do Ministério do Meio Ambiente n° 169, de 23 de maio de 2012 e materializado pelas contribuições da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e da Política Estadual de Educação Ambiental. Acerca da operacionalização do programa, inicialmente são realizadas oficinas para orientar sua implementação nos estados, através de diferentes órgãos federais, estaduais, municipais e organizações da sociedade civil. Desde sua criação, o mesmo vem sendo realizado em diversos estados do país, tais como, o Acre, Amazonas, Bahia, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. O PEAAF visa estimular processos educacionais participativos capazes de promover a formação, capacitação, comunicação e mobilização social; colaborar com o desenvolvimento rural mais sustentável; auxiliar a regularização ambiental dos estabelecimentos rurais da AF; e, promover a agroecologia e as práticas produtivas sustentáveis. Conclusão: Por fim, nota-se que o PEAAF é uma política pública promissora, pois estimula os agricultores familiares a participarem de um processo de educação emancipatória, que incorpora a agroecologia nas práticas produtivas sustentáveis. Enquanto segmento produtivo e social, a agricultura familiar é uma grande aliada para o desenvolvimento rural sustentável e as ações educativas disseminadas, promovem a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Felipe Terra de Oliveira. "RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MONITORIAS DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC): DO ENSINO PRESENCIAL AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL." In I Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Geografia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1310.

Full text
Abstract:
Introdução: O Programa de Monitoria das universidades públicas proporcionam aos estudantes de graduação experiências desde a inserção ao trabalho docente até o aprofundamento dos conhecimentos da disciplina e aperfeiçoamento da didática do estudante. Objetivo: Este trabalho busca descrever as experiências obtidas em disciplinas do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), enquanto monitor do Programa de Monitoria de Graduação desta universidade, durante os ensinos presencial e remoto emergencial. Material e métodos: Trata-se de um relato de experiência, na qual aborda as experiências vividas nas disciplinas de Geografia da População e Geografia Rural no decorrer dos semestres de 2019.1; 2019.2; 2020.1; e 2020.2. Resultados: No decorrer dos dois primeiros semestres foram realizadas saídas de campos, práticas em grupos, leituras dirigidas, debates e palestras na qual aproximaram os professores e estudantes no processo de ensino aprendizagem. A intermediação do monitor entre as relações em sala de aula, potencializou a qualidade do ensino em ambas as turmas. Ao passo que os estudantes recorriam aos períodos de monitoria para resolução de dúvidas e indicações de leituras, as discussões em sala tornavam-se mais enriquecidas e participativas. Durante o período de pandemia foi disposto aos monitores, cursos de capacitação de acesso e utilização ao sistema Moodle, na qual abriga ferramentas e recursos imprescindíveis para o desenvolvimento das aulas remotas, visando contribuir com o professor no planejamento e produção de suas atividades para o novo modelo de ensino. Pode-se perceber que durante o ensino remoto, a presença do monitor motivou os estudantes na participação das aulas e entrega das avaliações, o que era tido como grande desafio a ser superado pelo professor da turma, pelo distanciamento dessas relações. Conclusão: A monitoria contribuiu com a qualidade do ensino superior, estimulou a colaboração entre os pares, auxiliou no planejamento pedagógico do professor, bem como na formação profissional do monitor. Ressalta-se a importância deste Programa no atual momento de excepcionalidade, como mediador estimulante das relações de ensino, no intuito de tornar mais acessíveis e menos árduas as atividades remotas, bem como reduzir as distâncias do processo de aprendizagem e da aproximação do professor-estudante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Elvis Rabelo da, Wenderson Holanda De Oliveira, Clenilson Veiga Da Costa, Gracialda Costa Ferreira, and Paulo Cesar Flores Junior. "VIVEIRO DIDÁTICO VILA DA FOLHA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA DE ENSINO E PRÁTICA FLORESTAL." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1801.

Full text
Abstract:
Introdução: A implantação de viveiros que foquem na produção de mudas de espécies nativas de todos os estágios de sucessão ecológica e que primem pela qualidade é um norteador do processo produtivo. Considerando que os viveiros florestais podem representar importantes alternativas de geração de emprego e renda nas comunidades rurais e a elevada demanda por profissionais capacitados para contribuir com a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Objetivo: Mostrar que através da produção de mudas florestais nativas aliadas a fixação de aprendizagem e trabalho prático, contribui para a formação de estudantes da Engenharia Florestal, ou seja, recursos humanos capacitados a trabalharem os aspectos técnicos, operacionais e de gestão nos viveiros florestais. Material e Métodos: O viveiro didático Vila da Folha localiza-se no município de Belém, PA, dentro dos limites da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e faz parte do Programa de Educação Tutorial em Eng. Florestal. Nesta unidade didática, os discentes são responsáveis pela coleta de sementes, recebimento dos lotes de sementes, preparo de substratos, semeadura e manejo da produção de mudas nativas. Resultados: A atividade iniciou-se com um curso sobre preparo de substrato oferecido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio). Sementes foram obtidas por meio de coletas realizadas no Bosque Rodrigues Alves e nas dependências da UFRA. No viveiro foram produzidas um total de 3.896 mudas. As mudas produzidas foram das espécies: ipê amarelo rugoso (278 mudas), ipê amarelo cerrado (171 mudas), ipê branco (702 mudas), ipê rosa (1.260 mudas), açaí (1.182 mudas), pau-preto (250 mudas) e andiroba (53 mudas). Conclusão: Por meio da prática de produção de mudas florestais nativas os discentes do curso de Engenharia Florestal estão sendo capacitados a trabalharem os aspectos técnicos, operacionais e de gestão nos viveiros. Assim, a atividade prática de viveiro florestal auxilia na capacitação e formação de recursos humanos para atuação neste tipo empreendimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Chagas, Thainá Almeida, Natália Pereira Rodrigues De Souza, Beatriz Xavier De Menezes, Raphael Rodrigues De Paula, and Vanessa Maria Basso. "PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PROJETO SEMEANDO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS UFRRJ." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1728.

Full text
Abstract:
Introdução: Após uma década da Lei 12.305/10 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a conscientização ambiental desta ainda é um grande desafio no Brasil. Na busca por métodos que incentivem políticas sustentáveis, o projeto Semeando Práticas Sustentáveis, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, procura minimizar os impactos negativos dos resíduos sólidos no campus de Seropédica. Entretanto, tendo em vista o período de restrições em 2020 e 2021, este iniciou suas atividades com o curso Princípios Básicos para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos de forma virtual. Objetivos: O estudo propõe a análise do perfil dos participantes do curso, sob a ótica de suas vivências pessoais e formação profissional, buscando reconhecer elementos que possam servir como referenciais aderentes ao programa. Material e Métodos: A análise dos dados foi realizada a partir de abordagens metodológicas, quantitativa e qualitativa de uma amostra com 34 cursistas. Fundamenta-se nas seguintes variáveis: instituição de origem, profissão, idade, como soube do curso e mudanças de hábitos. Os dados necessários para a caracterização desse perfil foram coletados por meio de questionários enviados via Google Forms e fóruns de apresentação realizados na plataforma Moodle, onde o curso foi realizado. Resultados: Como resultado, observou-se o predomínio dos participantes ativos de estudantes (60%), seguidos por professores (22%), profissionais da área ambiental (12%) e outras profissões (6%). Dentre esses participantes 52% possuem vínculo com a universidade e 48% com outras instituições, onde é possível constatar boa participação do público externo. A média de idade foi de 33 anos. Em relação a como souberam do curso, 64% dos entrevistados responderam que havia sido por meio do site da universidade ou do Sigaa - Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas, e apenas 16% souberam pelas mídias sociais. Quanto às mudanças de hábitos, nota-se um impacto positivo em relação à gestão de resíduos sólidos residencial, muitos relatam que após (e durante) o curso começaram a separar de forma efetiva seus resíduos, destinando-os de forma correta, ou seja, às cooperativas locais, mostrando eficácia na disseminação da conscientização ambiental. Conclusão: Esta pesquisa dispõe de resultados preliminares do projeto, sendo necessária sua contínua avaliação, visando obter resultados mais consistentes e confiáveis em estudos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography