To see the other types of publications on this topic, follow the link: Projeção de futuro.

Journal articles on the topic 'Projeção de futuro'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Projeção de futuro.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Waldvogel, Bernadette Cunha, Carlos Eugenio de Carvalho Ferreira, Lúcia Mayumi Yazaki, Rute Eduviges Godinho, and Sonia Regina Perillo. "Projeção da população paulista como instrumento de planejamento." São Paulo em Perspectiva 17, no. 3-4 (2003): 67–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-88392003000300008.

Full text
Abstract:
Projeções populacionais para o Estado de São Paulo realizadas pela Fundação Seade, a partir dos estudos detalhados sobre os componentes da dinâmica demográfica: fecundidade, mortalidade e migração. A metodologia utilizada considera a interação desses três componentes e a formulação de hipóteses de comportamento futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pizzi, Jovino. "JONAS E O ENALTECIMENTO DA HEURÍSTICA: A RESPONSABILIDADE FRENTE AO FUTURO AMEAÇADO." Revista Dissertatio de Filosofia 32 (January 1, 2010): 99. http://dx.doi.org/10.15210/dissertatio.v32i0.8744.

Full text
Abstract:
Jonas enfoca a dimensão futura do agir humano. De certa forma, essa projeção nasce de sua vinculação com o judaísmo. O autor se insere no contexto da filosofia moderna alicerçada em um pensamento pós-metafísico, em que a noção de futuro permaneceu ausente. O debate ganhou espaço com o avanço da ciência, que projetou um estilo de vida muito mais próximo às possibilidades da própria ciência do que em relação aos aspectos metafísicos ou ontoteológicos. Com Jonas, o diálogo da filosofia com as ciências retoma a reflexão acerca do futuro, aspecto ligado ao devir das próximas gerações e também em relação ao próprio planeta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ElHajji, Mohammed. "Narrativas comunitárias e pré-textos identitários (o caso Malê)." Revista FAMECOS 13, no. 31 (2008): 133. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3403.

Full text
Abstract:
A partir da análise de um escrito malê, se pretende aqui apreender a estrutura discursiva subjacente a todo projeto comunitário e desvelar a dimensão narrativa que “modela” seu ethos e o inscreve no mito fundador responsável por seu enraizamento no passado e sua projeção para o futuro. Uma das teses defendidas neste trabalho é relativa à dupla virtualidade de todo projeto comunitário: de um lado, no sentido da precedência de sua pregnância e potencialidade discursiva sobre sua manifestação material concreta e, por outro, precisamente no caso religioso, enquanto “práxis” e “poiesis” a-espaciais e atemporais instituídas numa fala original e uma narratividade primordial, eterna e onipresente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Martins Portanova Barros, Ana Taís. "Imagens do passado e do futuro: o papel da fotografia entre memória e projeção." MATRIZes 11, no. 1 (2017): 149. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i1p149-164.

Full text
Abstract:
The theme of this article is the issue of memory related to photography and its possible alterations due to an exponential increase in the production and sharing of images. Startingoff from both a philosophy of photography (Barthes, Virilio, Flusser) and a philosophy of images and the imaginary (Belting, Bachelard, Durand, Eliade, Merleau-Ponty), we problematize memory as a carrier of the past in a context of ephemerality of the now and dissolution of the stability of categories such as time and space. We propose the idea of memory as anticipation more than recollection. The conclusion is that the part of photography, despite its dematerialization and detemporization, is intact for the anticipatory memory, which updates the mythical past in order to respond to a desire for what is coming.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Parigi, Dayane Mayara Gambini, Priscila Caccer Tomazelli, Denise Maria de Almeida, Débora Rodrigues Vaz, Candice Heimann, and Cláudia Prado. "Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais." Revista da Escola de Enfermagem da USP 49, spe2 (2015): 144–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-623420150000800020.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo Analisar o processo de construção da identidade docente na perspectiva do passado, presente e futuro na formação de professores de enfermagem por meio da integração de tecnologias digitais. Método Pesquisa descritivo-exploratória, vertente qualitativa, consolidada na aula presencial “Construção da Identidade Docente” em 2012. Das atividades síncronas e assíncronas, quatro foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Resultados No Chat identificaram-se marcas positivas e negativas e a reflexão da construção da própria identidade (seis categorias); no “Túnel do tempo” a projeção da futura identidade (quatro categorias); no “portfólio” a percepção da própria identidade (quatro categorias) e na avaliação da aula, a percepção das experiências vivenciadas na aula (duas categorias). Conclusão A integração das tecnologias digitais favoreceu a discussão e compreensão dos licenciandos, de maneira colaborativa, acerca de como sua identidade é construída e a projeção de sua futura identidade alinhada ao perfil e ao papel do professor exigidos na contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Camargo Santos, Taynnã. "Literatura, design e a construção de narrativas de futuros." Revista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade 2, no. 2 (2020): 249–52. http://dx.doi.org/10.21814/2i.3081.

Full text
Abstract:
O futuro, enquanto página em branco, pode ser projetado distópica ou utopicamente e essa construção de narrativas não é atividade exclusiva da literatura. No âmbito dos saraus temáticos online promovidos pelo coletivo Sinestéticas, a edição de 13 de maio de 2020, convidamos a designer brasileira Laura Dusi para falar sobre sua área de especialização, o design de futuros, e apresentar uma visão de como podemos relacionar distopia, utopia e literatura à projeção de futuros através da construção de narrativas. A entrevista, conduzida por Taynnã de Camargo Santos, foi transcrita e adaptada para publicação na edição nº 2 da Revista 2i.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vasconcelos, Sumaia S., Niro Higuchi, and Marcus V. N. Oliveira. "Projeção da distribuição diamétrica de uma floresta explorada seletivamente na Amazônia Ocidental." Acta Amazonica 39, no. 1 (2009): 71–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672009000100007.

Full text
Abstract:
Utilizando um modelo estocástico, foi projetada a distribuição diamétrica futura de uma floresta submetida à exploração seletiva de madeira na Amazônia Ocidental. Foram utilizados dados de cinco parcelas permanentes localizadas no PC Pedro Peixoto, no Acre. A primeira medição das parcelas ocorreu em 1996, a exploração florestal em 1997 e as re-medições em 1999 e 2001. A principal variável utilizada foi o diâmetro à altura do peito (DAP). A matriz de transição probabilística (Cadeia de Markov) foi utilizada para fazer a projeção da distribuição diamétrica do número de árvores sobreviventes nas classes diamétricas. O modelo foi primeiramente testado para fazer a projeção para 2001, tendo como base as observações de 1999 e seu passado imediato (1997). Quando comparadas às projeções feitas para 2001 e as medições de campo (2001), o teste Qui-quadrado mostrou que não houve diferença significativa entre freqüências esperadas e observadas na distribuição diamétrica (p=0,05). A projeção para 2005 indica que a taxa de mortalidade será próxima a de 2001, e se repetida a taxa de recrutamento em 2005 o total de árvores será maior que o observado em 2001. Esse comportamento da floresta indica que não existe um padrão definido para a dinâmica nas classes diamétricas em termos de mortalidade ou crescimento, apresentando um comportamento aleatório ou probabilístico, justificando a eficiência da Cadeia de Markov para projetar a dinâmica da floresta estudada, podendo auxiliar na determinação do ciclo de corte ou mostrando as tendências que a floresta de hoje apresentará em um futuro próximo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pinto, Luciano Abreu de Miranda, and Mary Rangel. "Projeto Político-Pedagógico da Escola Médica." Revista Brasileira de Educação Médica 28, no. 3 (2004): 251–58. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v28.3-032.

Full text
Abstract:
Resumo: O projeto político-pedagógico é um documento que apresenta as definições básicas dos cursos de acordo com seu contexto, origem, motivos e finalidade. É interessante perceber o projeto em suas funções integradora, no sentido de que aproxima fundamentos e práticas; atualizadora, no sentido de que constitui objeto de reavaliações desses fundamentos e práticas; e estruturante, no sentido de que articula e consolida a constituição e perspectivas acadêmicas dos cursos. Projeto é projeção, é visão do futuro que se constrói no presente e se revê no passado, para que se saiba de onde e por onde o curso se construiu, onde se encontra e para onde se direciona essa construção. Assim, o projeto favorece a consciência do sentido dos cursos, porque estimula a explicitação e qualificação da sua história, objetivos, proposta, conceitos e compromissos fundamentais. Este estudo, portanto, além de observar conceitos e argumentos, procura mostrar uma das estruturações possíveis do projeto, suas partes e suas previsões, no âmbito da escola médica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pizzinato, Adolfo, Milene Mabilde Petracco, Cristiano Hamann, João Pedro Cé, and Eduarda Noal Rosa. "Juventude feminina do meio rural: sentidos sobre educação e perspectivas sobre futuro." Psicologia Escolar e Educacional 21, no. 1 (2017): 41–51. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201702111066.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo tem como objetivo promover reflexões a respeito da educação e das perspectivas de futuro de jovens mulheres do meio rural residentes em diferentes municípios do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram realizadas entrevistas e composições fotográficas, ambas entendidas como produções narrativas, com quarenta e oito jovens. Seguindo um processo analítico embasado nos pressupostos da Teoria Fundamentada, sete entrevistas foram selecionadas e estudadas em profundidade, tendo em vista dois aspectos: serem representativas das mesoregiões do estado e indicarem conteúdos transversais: trajetória educacional, projetos de vida, profissão e futuro. Este estudo aponta que a escola desempenha uma função para além da aprendizagem formal, consistindo em um espaço de lazer e convivência, de construção de identificações e também de projeção para o futuro para além do campo profissional, entretanto, também evidencia a falta de um trabalho de orientação particularizado a essas juventudes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cruz, Cecilia Mori. "Percursos mentirosos para utopias construtivas." Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte 14, no. 2 (2016): 21–50. http://dx.doi.org/10.26512/vis.v14i2.20183.

Full text
Abstract:
O proposto texto parte de conceitos ambivalentes, de proposições fugidias e de noções de atravessamento para pensar o processo de criação da obra de arte. Apresentaremos fronteiras, ilusões, trapaças e idiotices como táticas operativas do Bobo da Corte, que realiza utopias por construções artísticas. Articulando pares opostos como alto e baixo, passado e futuro e verdade e mentira, o pensamento utópico é aqui valorizado como aquele que está voltado para o tempo presente ao invés da infinita projeção para o futuro. Assim, pretendemos situar a utopia na suspensão do presente para garantirmos a mentira como verdade poética e, com isso, a construção de percursos improváveis como prática artística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Junges, Fábio César, Tiago Anderson Brutti, and Adair Adams. "Implicações da noção de consciência histórica nas ciências humanas e sociais: um modo de projeção para o futuro e de posição em relação ao passado." EDUCAÇÃO E FILOSOFIA 33, no. 68 (2020): 817–43. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.v33n68a2019-48925.

Full text
Abstract:
Implicações da noção de consciência histórica nas ciências humanas e sociais: um modo de projeção para o futuro e de posição em relação ao passado
 Resumo: O presente texto, de caráter bibliográfico, discute o problema da consciência histórica com o objetivo de pensar o sentido dessa expressão na atualidade e as variações que esse conceito adquiriu ao longo da história das Ciências Humanas e Sociais, com ênfase no século XX. A hipótese é que a discussão a respeito da consciência histórica passou a se ocupar, na modernidade, com uma múltipla relatividade de pontos de vista, o que é destacado por Gadamer em sua análise sobre os preceitos implicados na definição do que significa “ter senso histórico”. É defendida a tese, portanto, de que a noção de consciência histórica não se limita ao conhecimento das experiências vivenciadas no passado, mas se apresenta como condição de possibilidade de projetar o futuro e se posicionar em relação ao passado, especialmente no que diz respeito às ciências humanas e sociais. A defesa desta ideia central é realizada por meio de dois gestos reflexivos, com apresentação, primeiramente, do marco teórico da consciência histórica e, posteriormente, de suas implicações na constituição das Ciências Humanas e Sociais.
 Palavras-chave: Ciências humanas e sociais. Senso histórico. Passado. Futuro.
 Implications of the notion of historical consciousness in human and social sciences: a mode of projection for the future and position in relation to the past
 Abstract: This bibliographic text discusses the problem of historical consciousness with the purpose of thinking about the meaning of this expression in the present time and the variations that this concept has acquired throughout the history of the Humanities and Social Sciences, with emphasis on the twentieth century. The hypothesis is that the discussion about historical consciousness has come to concern itself, in modernity, with a multiple relativity of points of view, which is highlighted by Gadamer in his analysis of the precepts involved in defining what “having a historical sense” means. Therefore, the thesis that the notion of historical consciousness is not limited to the knowledge of past experiences is defended, but is presented as a condition of possibility of projecting the future and positioning itself in relation to the past, especially with regard to humanities and social sciences. The defense of this central idea is made through two reflexive gestures, presenting, first, the theoretical framework of historical consciousness and, later, its implications in the constitution of the Human and Social Sciences.
 Keywords: Human and social sciences. Historical sense. Past. Future.
 Implicaciones de la noticia de conciencia histórica en las ciencias humanas y sociales: un modo de proyección para el futuro y de posición en relación al pasado
 Resumen: El presente texto, de carácter bibliográfico, discute el problema de la conciencia histórica con el propósito de pensar sobre el significado de esta expresión en la actualidad y las variaciones que este concepto ha adquirido a lo largo de la historia de las Humanidades y las Ciencias Sociales, con énfasis en el siglo XX. La hipótesis es que la discusión sobre la conciencia histórica ha llegado a ocuparse, en la modernidad, de una relatividad múltiple de puntos de vista, que Gadamer destaca en su análisis de los preceptos involucrados en la definición de lo que significa “tener un sentido histórico”. " Por lo tanto, se defiende la tesis de que la noción de conciencia histórica no se limita al conocimiento de experiencias pasadas, sino que se presenta como una condición de posibilidad de proyectar el futuro y posicionarse en relación con el pasado, especialmente con respecto a humanidades y ciencias sociales. La defensa de esta idea central se realiza a través de dos gestos reflexivos, presentando, primero, el marco teórico de la conciencia histórica y, luego, sus implicaciones en la constitución de las Ciencias Humanas y Sociales.
 Palabras clave: Ciencias Humanas y Sociales. Sentido histórico. Pasado. Futuro.
 Data de registro: 28/05/2019
 Data de aceite: 24/10/2019
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Scarparo, Ariane Fazzolo, Clarice Aparecida Ferraz, Lucieli Dias Pedreschi Chaves, and Carmen Silva Gabriel. "Tendências da função do enfermeiro auditor no mercado em saúde." Texto & Contexto - Enfermagem 19, no. 1 (2010): 85–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072010000100010.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou identificar tendências atuais e futuras (próximos cinco anos) da função do enfermeiro auditor no mercado de trabalho. Metodologicamente a investigação foi estruturada utilizando-se a técnica Delphi, por meio de duas rodadas, com a participação final de 34 enfermeiros de instituições de saúde e ensino brasileiras. Os dados foram tratados mediante estatística descritiva. Os resultados evidenciam que na atualidade, está focada na dimensão burocrática, de cunho contábil e financeiro, contemplando exigências das instituições de saúde. Quando essa tendência é reportada para o futuro, observa-se uma projeção de mudança incorporando a avaliação da qualidade da assistência. Quanto aos métodos, a situação atual, é de proceder segundo a forma retrospectiva, do tipo interna, contemplando a coleta e análise dos pagamentos de contas. À medida que a auditoria de enfermagem incorporar à sua prática a avaliação da qualidade, conforme tendência futura, os métodos agregarão diferentes maneiras para sustentar a nova realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Zioni Ferrett, Danilo José. "Entre profecias e prognósticos: Januário da Cunha Barbosa, a escravidão e o futuro da nação (1830–1836)." Tempo 20, no. 36 (2014): 22. http://dx.doi.org/10.20509/tem-1980-542x2014v203617.

Full text
Abstract:
Neste artigo, busca-se compreender o papel que o embate em torno da escravidão e do tráfico de escravos desempenhou na cultura letrada oitocentista brasileira, com destaque para as formas de imaginar a nação. Analisa-se a forma como o Cônego Januário da Cunha Barbosa, importante político e intelectual ilustrado, relacionava projeções de futuro nacional e tratamento da questão da escravidão, entre os anos de 1830 e 1836. Discute-se o uso de duas modalidades de projeção de futuro: a profecia e o prognóstico. Por meio delas, Januário envolveu-se nos embates políticos em torno do fim do tráfico de escravos e fez uso político da revolta dos malês e do haitianismo. Indica-se a constituição de um horizonte de expectativa antiescravista pelo Cônego, entendido como uma das condições para a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1838).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Lorenz, Federico Guilermo, and Carlos Henrique Lopes De Almeida. "RESISTÊNCIAS." Revista Margens Interdisciplinar 9, no. 13 (2016): 11. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2669.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como principal objetivo problematizar o conceito de resistência a partir de perspectivas ligadas à história, considerando exemplos que refletem a relação do termo com contextos militares e bélicos, mais particularmente no cenário argentino de 1950. Nessa mesma direção, o autor elabora analogias que aproximam as relações entre os vencedores e os derrotados, ambos como formas de resistência. Os pressupostos reflexivos ainda contemplam a ideia de resistência como representação de um coletivo e projeção de futuro. Palavras-chave: Resistência. O Eternauta. Ditadura Argentina
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Dalmonte, Edson Fernando. "Presente: o tempo do jornalismo e seus desdobramentos." História (São Paulo) 29, no. 1 (2010): 328–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742010000100019.

Full text
Abstract:
Discute a noção de temporalidade no campo do jornalismo. Partindo do princípio de que a atualidade é a base da narrativa jornalística, reflete acerca dos dispositivos empregados para dar densidade ao presente: o passado, como elemento da memória e o futuro, como projeção. Dessa forma, procura entender os modos a partir dos quais o jornalismo estabelece estratégias capazes de criar o sentido de "presentificação", simulando a ideia de atualidade, o que coloca num mesmo plano temporal o fato, sua narrativa e o leitor, embora, no geral, o relato jornalístico refira-se a algo já ocorrido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lopes, Ronilto Arthur Gonçalves, Cristina Adriana Rodrigues Kern, Gabriela Pereira Vidal, and Amanda Castro. "Você não responde ao perfil: representações sociais sobre o mercado de trabalho para transexuais." Revista Psicologia, Diversidade e Saúde 9, no. 3 (2020): 351. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i3.3269.

Full text
Abstract:
Este artigo propôs levantar as representações sociais de transexuais no mercado de trabalho, percebendo este também como constituinte da identidade do indivíduo. Os participantes foram dois homens e três mulheres transexuais, com idade entre 18 e 47 anos, moradores da região AMREC - Associação dos Municípios da Região Carbonífera de Santa Catarina. Na coleta de dados, utilizou-se a técnica Projeção de Futuro, que permitiu os relatos e dramatizações das cenas das representações profissionais. O conteúdo foi analisado no software IRAMUTEQ, em classes de segmentos de textos e as principais classes foram “Experiências de trabalho no futuro e no passado” e a “Percepção Social”, cada uma com 25% de segmentos de texto. Com o acesso às representações sociais de transexuais, foi possível perceber a influência que o preconceito social tem na formação da carreira da população que serviu de amostra para essa pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Filho, Jayme Porto Carreiro, João Alberto Vieira Santos, Maria Teresa Fernandes Serra, and Ruderico Ferraz Pimentel. "O MERCADO DE ENERGIA ... Modelos de análise da demanda global de energia: uma descrição geral e avaliação." Revista do Serviço Público 43 (June 20, 2017): 93–99. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1966.

Full text
Abstract:
A significativa mudança por que vem passando o setor energético, a partir da década de 70 gerou a necessidade de desenvolvimento de novas metodologias de projeção da demanda de energia. Os modelos tradicionais usados até esta época eram voltados para mercados de uma só fonte de energia, agregados ou enfocando certo segmento consumidor (residencial, industrial, etc.) ou tipo de uso (cocção, aquecimento, etc.), e têm como uma limitação importante a sua natureza determinística, oriunda na extrapolação de tendências, através do uso predominante de econometria, que faz com que sejam projetados para o futuro padrões de comportamento observados no passado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva, Neide Emy Kurokawa e., Leyla Gomes Sancho, and Wagner dos Santos Figueiredo. "Entre fluxos e projetos terapêuticos: revisitando as noções de linha do cuidado em saúde e itinerários terapêuticos." Ciência & Saúde Coletiva 21, no. 3 (2016): 843–52. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015213.08572015.

Full text
Abstract:
Resumo Trata-se de ensaio que discute possibilidades de conexões conceituais e práticas entre as noções de linha do cuidado e de itinerários terapêuticos, a partir dos aportes teóricos que embasam a Linha do Cuidado Integral em Saúde e das abordagens hermenêuticas sobre o Cuidado. Vislumbra-se a implementação de linhas do cuidado afinadas com as necessidades de saúde – individuais e coletivas – a partir da construção de projetos terapêuticos, na medida em que privilegiam as particularidades de cada situação na pactuação de fluxos de consultas, exames e demais procedimentos. O projeto terapêutico, tomado como arranjo, estratégia, dispositivo ou dimensão basilar do Cuidado no processo de trabalho em saúde, pode ser concebido como imagem que desenha uma possibilidade de futuro, este, por sua vez, uma projeção condicionada por experiências prévias – de saúde, de doença, de vida. Da crítica aos modelos explicativos, pregnantes nos estudos sobre itinerários terapêuticos, defende-se o investimento em abordagens que privilegiam a interpretação e a compreensão, capazes de recuperar, contextualizar e reconstruir as trajetórias, a partir dos sujeitos implicados no processo do cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Back, Angela Cristina Di Palma, and Márluce Coan. "Os pretéritos mais-que-perfeito simples e imperfeito sob a ótica da iconicidade e da gramaticalização." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 28, no. 2 (2012): 387–420. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-44502012000200008.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe-se a demonstrar que os pretéritos mais-que-perfeito simples e imperfeito do subjuntivo são formas que codificam várias funções em Língua Portuguesa. Parte-se da premissa de que não há relação categórica de um-para-um entre função e forma. Apresentamos, inicialmente, o princípio da iconicidade e os princípios de gramaticalização, com o propósito de, ao final deste artigo, mostrar que se aplicam aos dados sob análise. Na sequência, ilustramos a multifuncionalidade do pretérito mais-que-perfeito simples (em perspectiva diacrônica) e do pretérito imperfeito do subjuntivo (em perspectiva sincrônica), considerando-se como motivações para essa multifuncionalidade as categorias Tempo e Modalidade. Os resultados apontam a Modalidade, pela generalização do traço irrealis, como fator que desencadeia mudanças tanto de tempo como de ponto de referência. Os pretéritos sob análise migram de passado com ponto de referência passado ao futuro: o mais-que-perfeito simples passa a codificar projeção futura e o imperfeito do subjuntivo, a codificar situações menos referenciais e menos factuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Freudenthal, Aida. "Voz de Angola em tempo de ultimato." Estudos Afro-Asiáticos 23, no. 1 (2001): 135–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-546x2001000100006.

Full text
Abstract:
Se o Ultimato constituiu o incidente diplomático mais desgastante no longo da história das relações luso-britânicas, denunciando a reformulação, por ambas as partes, da estratégia expansionista no sul do continente africano, interessou-nos investigar a projeção desse incidente em Angola, bem como o real impacto do mesmo sobre diferentes estratos sociais, quer africanos, quer europeus. A análise dos discursos produzidos, na oportunidade, por governantes, colonos e "filhos da terra", a propósito da verdadeira essência do domínio colonial, mas também dos limites da colonização portuguesa, possibilitou a detecção não apenas das divergências fundamentais, como de opiniões convergentes quanto ao futuro do território. Se na verdade o Ultimato não se revelou ali decisivo enquanto fato político, o ano de 1890 tornar-se-ia um marco simbólico na emergência de formulações proto-nacionalistas em Angola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Ferreira, Marcelo. "Alçamento temporal em complementos infinitivos do português." Cadernos de Estudos Lingüísticos 62 (January 31, 2020): e020001. http://dx.doi.org/10.20396/cel.v62i0.8655883.

Full text
Abstract:

 
 
 Este artigo discute aspectos da interação entre tempo e modalidade relacionados à interpretação de orações com verbos modais no português. Defende-se que o complemento de todos os verbos modais pode hospedar um operador de futuro que se manifesta na morfologia do próprio verbo. Propõe-se também que o complemento dos modais epistêmicos hospeda uma projeção de tempo cujo núcleo é alçado para a oração principal, novamente se manifestando morfossintaticamente como desinência do verbo. Por fim, contrasta-se o comportamento dos complementos infinitivos dos verbos modais epistêmicos com o de verbos de atitude proposicional, notando que, para esses últimos, não há a possibilidade de um tempo referencial livre e nem a de alçamento para a oração principal, resultando em um perfil morfossemântico mais transparente.
 
 
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Candido, Weslei Roberto. "A memória do futuro e a antecipação do passado em Caderno de Um Ausente, de João Anzanello Carrascoza." Acta Scientiarum. Language and Culture 42, no. 1 (2020): e48162. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v42i1.48162.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo discutir a memória como projeção para o futuro e não como simples repositório do passado. Deste modo, a memória será estudada como o tempo do devir. A escrita desempenha um papel fundamental nesse processo de preservação e alongamento do presente, que passa a ser narrado como memória para ser lida no futuro. Contribuem para a discussão sobre o tempo e, portanto, sobre a memória, autores como Anne Cauquelin (2008), ao conceituar os ‘incorporais’, e Norbert Elias (1998), que enfatiza a capacidade de síntese do ser humano em apreender o tempo. Após o percurso de revisão bibliográfica, discutiremos o romance Caderno de um ausente, de João Anzanello Carrascoza (2017), como representação da necessidade de construir uma memória para o futuro, para o tempo da ausência. Neste sentido, a narrativa de Carrascoza problematiza a questão do tempo presente, a ausência e o silêncio, que permitem ao narrador-personagem João, um professor universitário com mais de cinquenta anos, agora pai de uma recém-nascida, apreender o presente corroído pelo tempo no momento em que surgem os eventos, o que o leva a uma obsessão por registrar cada movimento como passado, encontrando nas frágeis palavras o único mecanismo para preservar os primeiros anos que testemunha da vida de sua filha. Por fim, tempo e memória serão vistos como ‘incorporais’ que ganham corpo no ato da narrativa, concretizando-se em palavras como representações momentâneas da preservação dos fatos, mas com a capacidade de reduzirem a angústia despertada pela sensação incômoda de ‘não-estar’ que corrói o narrador do romance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Almeida, Maria Sidalina. "A TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA O MUNDO DO TRABALHO CONSTITUÍDA EM OBJECTO DE ESTUDO: Uma abordagem teórico-metodológica." Cadernos CEDES 34, no. 94 (2014): 385–400. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622014000300007.

Full text
Abstract:
A transição da escola para o mundo do trabalho está marcada por uma crescente complexidade que exige uma aproximação teórico-metodológica capaz de realçar a sua análise em termos de processo. A transição é abordada como um período de socialização e de construção identitária. Esta resulta, em simultâneo, da transação biográfica, que é a construção de uma identidade "para si", contemplando o tempo passado, as experiências vividas do tempo da transição e a projeção do futuro possível; e da transação relacional, através da qual o jovem constrói um posicionamento de si por relação ao outro. Análises biográficas e longitudinais são enfatizadas, pois a transição é um período no qual os jovens (re)escrevem continuamente seus percursos educacionais e profissionais que se entrecruzam na sucessão do tempo. Este artigo propõe os questionários longitudinais para o estudo das trajectórias objectivas e valoriza as entrevistas biográficas para o estudo das trajectórias subjectivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Lima, Suzinara Beatriz Soares de, Adelina Giacomelli Prochnow, Anamarta Sbeghen Cervo, et al. "Memória da enfermagem do hospital universitário de Santa Maria - RS." Texto & Contexto - Enfermagem 14, no. 4 (2005): 557–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072005000400013.

Full text
Abstract:
Este estudo de cunho histórico-social tem como objetivo descrever a memória do Serviço de Enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no período de 1959 a 2000. Como fontes primárias consultaram-se documentos escritos e depoimentos orais de enfermeiras que participaram de tal trajetória; como fontes secundárias utilizaram-se artigos e livros sobre a temática. Os resultados mostram que o hospital, desde sua criação, sofreu várias alterações em virtude de sua missão e das condições contextuais de trabalho. Eram inúmeros os problemas administrativos enfrentados pelos profissionais de enfermagem. Em vista dos achados, tornou-se evidente o fato de que a discussão sobre a racionalidade assistencial, as condições de trabalho, a possível autonomia profissional representam um importante avanço tanto para a compreensão do presente quanto para a projeção do futuro do Serviço de Enfermagem do Hospital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Velasco, Amanda Paola, Antonio Luis Fermino, Bianca Natália Poffo, and Silvan Menezes dos Santos. "Yes, I can: a representação das pessoas com deficiência no videoclipe “We're the Superhumans” do Channel 4." Motrivivência 30, no. 55 (2018): 34–57. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n55p34.

Full text
Abstract:
Este trabalho se propôs a responder a seguinte questão: De que maneira as pessoas com deficiência são retratadas no videoclipe “We're the Superhumans” produzido pelo canal de televisão inglês, Channel 4, e divulgado pelo IPC para promover os Jogos Paralímpicos Rio/2016? Como base metodológica, utilizamos a análise do discurso e elencamos duas categorias: Espetacularização da deficiência (supercrip) e Representação das pessoas com deficiência. Identificamos que as pessoas com deficiência foram apresentadas sob a ótica das capacidades e habilidades socioesportivas. A peça publicitária se restringiu em veicular conteúdos que promovem a surpresa e o encantamento do público, omitindo, por vezes, problemáticas desse universo, assim como a questão da acessibilidade. Constatamos também a mobilização de três elementos para a representação das pessoas com deficiência: 1 – Discurso nacionalista; 2 – A mediação informativa das modalidades paralímpicas; e 3 – A projeção de futuro a partir da imagem da criança e de novas modalidades esportivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rago, Luzia Margareth, and Aldo Ambrózio. "Uma trilogia possível: entre as tramas invisíveis e o jogo necropolítico." Viso: Cadernos de estética aplicada 14, no. 26 (2020): 26–52. http://dx.doi.org/10.22409/1981-4062/v26i/357.

Full text
Abstract:
Trata-se da apreciação da hipótese de se poder reconhecer, enquanto uma trilogia, os longas-metragens O som ao redor (2012), Aquarius (2016) e Bacurau (2019), dirigidos pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. O fio discursivo que sustenta esta expectativa é sustentado em duas hipóteses: (1) a de que o governo contemporâneo, governamentalidade neoliberal, se apoia no exercício de uma modalidade de governo antiga, o poder pastoral; (2) o de pensar que existem e convivem, no humano, dois tipos específicos de memória: a que dá sustentação ao presente e ao futuro na forma da projeção e a que demarca uma possibilidade narrativa do passado, enquanto ser ontológico; isso nas ações da escolha, do corte e do encobrimento, próprias a cada sistema de governo político-econômico-social. Com esta perspectiva de leitura, se fará o comentário dos três filmes, cotejando algumas cenas que contribuem para o argumento principal do artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

GUBERMAN, Mariluci. "O imaginário e o poético nas obras de Miguel Ángel Asturias e Octavio Paz." Revista Texto Poético 11, no. 18 (2015): 12. http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2015n18a402.

Full text
Abstract:
O diálogo da modernidade com a tradição na América Latina e a resistência da memória, aliada à tradição e ao imaginário dos povos desse continente. A história e o imaginário dos universos dos maias e dos astecas por meio da linguagem inovadora de Miguel Ángel Asturias (Guatemala) e Octavio Paz (México). A realidade filtrada pela linguagem mágica de Asturias: elementos mágicos que pertencem à suprarrealidade da Guatemala. Surrealismo ou realismo mágico? Octavio Paz e o pensamento dos nahuas (astecas). O movimento cíclico das imagens no poema paciano, “Piedra de sol”, e o tempo petrificado e despetrificado no instante poético da criação literária, a imaginação do poeta feita poesia. As raízes mexicanas no poema de Paz, “Mariposa de obsidiana”, símbolo do movimento e memória de um povo: recordação do passado de trevas e projeção de um futuro de luz.Palavras-chave: Modernidade e tradição. Ruptura. Memória. História. Imagem e imaginário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Mendes, Edleise. "A promoção do português como língua global no século XXI." Linha D'Água 32, no. 2 (2019): 37–64. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v32i2p37-64.

Full text
Abstract:
A partir de uma perspectiva crítica e embasada nas discussões contemporâneas sobre a promoção das línguas em contextos multilíngues, discutirei o desenvolvimento e a expansão das políticas de promoção, projeção e difusão do português no mundo, com destaque nas políticas linguísticas desenvolvidas pelo Brasil no exterior, sobretudo no âmbito institucional. Para isso, analisarei os problemas e desafios enfrentados pelo país, em diferentes contextos de sua atuação, assim como discutirei iniciativas já realizadas e outras em curso. Finalmente, farei algumas considerações sobre os problemas e as perspectivas relativas à questão, considerando o cenário de promoção das línguas no século XXI. A partir da construção de uma nova gestão para o português, baseada na cooperação e no desenvolvimento de ações de âmbito transnacional, é possível desenharmos um cenário futuro no qual o português assegure o seu lugar em nosso século como uma das línguas de destaque no âmbito global.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Masson, Céline, and Sabira de Alencar Czermak. "Fazer uma obra no tempo." Psicologia Clínica 22, no. 2 (2010): 107–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-56652010000200008.

Full text
Abstract:
Mostramos que uma imagem, a partir do momento em que é captada pelo aparelho psíquico, é sempre tomada em um tempo não cronológico, mas anacrônico, que é a temporalidade própria à memória tal como Freud a definiu. A imagem no tempo psíquico e visual é uma imagem-traço, que drena para si as ínfimas partículas da realidade que servirão de ponto de passagem entre o dentro e o fora. Fazer uma obra é tomar algum tempo e modificá-lo pela forma plástica/estética. Quando o sujeito faz uma obra, ele capta e, ao mesmo tempo, se refaz daquilo que fez traço (no sentido do traço mnésico), ele se apropria pela sensação (estética) dos acontecimentos de sua história. A criação é um processo de tempo, de futuro, logo, de presente. A imagem é projeção para um porvir que traz consigo os traços do passado. Ela faz face a um novo ponto de vista, a novas imagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Simioni, Flávio José, and Vitor Afonso Hoeflich. "Cadeia produtiva de energia de biomassa na região do Planalto Sul de Santa Catarina: uma abordagem prospectiva." Revista Árvore 34, no. 6 (2010): 1091–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622010000600015.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, neste estudo, identificar e prospectar o comportamento futuro dos fatores críticos de desempenho da cadeia produtiva de energia a partir de biomassa de origem florestal, bem como as demandas de capacitação e de pesquisas. O estudo teve como área de abrangência os municípios da região de Lages, no Planalto Sul de Santa Catarina. Utilizou-se como metodologia a abordagem de prospecção foresight, desenvolvida através da projeção de especialistas com base no seu próprio conhecimento, mediante a aplicação de questionário Delphi, contemplando os elos da produção florestal e da indústria e a geração de energia. As principais conclusões foram: a) há disponibilidade de resíduos florestais para uso na geração de energia, sendo necessária a readequação do processo de colheita florestal; b) investimentos na qualificação de recursos humanos e em novas tecnologias nos processos industriais são requeridos para melhor aproveitar os recursos florestais; e c) tende a haver aumento do uso da biomassa de origem florestal para a produção de energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Lima, Maria Elizabeth Antunes, and Indira Barreto Trindade. "O sentido do trabalho no contexto da atividade do catador da material reciclável." Cadernos de Psicologia Social do Trabalho 21, no. 1 (2018): 33–43. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p33-43.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta a trajetória de uma trabalhadora que encontrou na catação de material reciclável sua própria sobrevivência e a de seus familiares. Por meio de um estudo de caso baseado no Método Biográfico, conforme foi proposto por Louis Le Guillant (2006), buscou-se apreender o sentido que essa catadora atribui ao seu trabalho. Foram realizadas entrevistas em profundidade, além de uma pesquisa documental, visando conhecer a história da associação à qual ela está vinculada. Os resultados oferecem uma maior visibilidade ao catador e ao trabalho que realiza, concluindo que, apesar de ser pouco valorizado socialmente, para além da garantia da sobrevivência, esse trabalho pode ser fonte de reconhecimento e de identidade, permitindo a emergência de novas perspectivas de vida e a projeção de um futuro melhor. Os resultados apontam ainda que a atividade de catação, embora realizada sob condições adversas, não se reduz à luta contra o sofrimento, podendo ser percebida também como fonte permanente de recriação e de novas formas de viver.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Patrice Philippe Dhenin, Miguel. "Além da Grand Strategy e do Entorno Estratégico: Uma proposta para esboçar uma Grande Estratégia Fronteiriça." Revista da Escola de Guerra Naval 27, no. 1 (2021): 31–54. http://dx.doi.org/10.21544/1809-3191.v27n1.p31-54.

Full text
Abstract:
O conceito de “Entorno Estratégico” surgiu no Brasil no começo do século como proposta elástica para abordar questões pautadas na projeção de poder. Ao desenhar um entorno geograficamente delimitado, o Brasil procurou definir conceitualmente áreas consideradas prioritárias para exercer sua influência política e estratégica. O artigo tem como objetivo a formulação de eixos para elaborar uma “Grande Estratégia Fronteiriça”. Em primeiro lugar, apresentaremos o conceito de “Entorno Estratégico”, a partir da perspectiva brasileira. Para tal, foi realizado um levantamento com os principais documentos oficiais que norteiam as políticas de Defesa. Em seguida, procuramos avaliar a relação entre “Entorno Estratégico” e “Grande Estratégia”, conceito que evoluiu na literatura anglo-sa-xônica ao longo do século XX. A partir do Plano Estraté-gico de Fronteiras, lançado em 2011, procuramos avaliar seu impacto nas políticas públicas para a região norte do Brasil. Finalmente, encerramos esse trabalho com uma breve proposta conceitual, balizando uma “Grande Es-tratégia Fronteiriça”, primeiros passos para propor uma política de Estado num futuro próximo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Caetano, Magdalen Julie Marques Machado, and Nara Rejane Zamberlan dos Santos. "Percepção de novos territórios rurais: a identidade proposta por indivíduos assentados." Extensão Rural 23, no. 2 (2016): 60. http://dx.doi.org/10.5902/2318179611028.

Full text
Abstract:
Na constante luta pela terra, uma parcela segregada da população encontra nos movimentos sociais uma forma de buscar condições de sobrevivência individual e coletiva. Porém, apenas a posse da terra não permite em curto espaço de tempo, o estabelecimento de unidades produtivas que oportunizem o resgate da dignidade e imponha uma qualidade de vida. Com o objetivo de caracterizar os indivíduos assentados e analisara percepção das formas de apropriação e planejamento dos lotes na atualidade e, em projeção futura, bem como identificar a importância dada ao elemento arbóreo como parte integrante das propriedades, foi desenvolvida a presente pesquisa junto ao Assentamento Itaguaçú, no interior do município de São Gabriel, RS. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa de corte quali-quantitativo. A coleta de dados se deu através de entrevistas apoiada em instrumento semiestruturado. O estudo permitiu a leitura de uma imagem social e produtiva em relação ao futuro. Concluiu-se que a luta destes sujeitos é pela constituição de um local digno para morar, produzir e conviver socialmente, porém entraves como a falta de infraestrutura, assistência técnica e crédito se constituem em obstáculos para o aperfeiçoamento das práticas produtivas e um instrumento ainda inacessível na obtenção de seus propósitos de luta política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Comin, Dionei Roberto, and Antonio Jose Santos. "APLICAÇÃO DO CONCEITO DE VSM EM UMA EMPRESA DO SETOR DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS PARA PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS." Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 8, no. 13 (2020): 187. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v8i13.74043.

Full text
Abstract:
Atualmente empresas tem buscado cada vez mais métodos e ferramentas para auxiliar a enxergar os desperdícios e agir para eliminá-los. O sistema Toyota de Produção apresenta várias ferramentas de gestão que visam auxiliar a melhoria do sistema produtivo, uma delas é o Value Stream Mapping (VSM), ou Mapeamento de Fluxo de valor (MFV), com foco na eliminação dos desperdícios, otimização do fluxo de processos e informações na manufatura, por meio da construção de um mapa do cenário atual e perspectiva de um cenário futuro. Esse trabalho apresenta o VSM como uma ferramenta que auxilia na implantação dos princípios da produção enxuta nas operações de manufatura em uma empresa do setor de máquinas industriais customizadas para processamento de alimentos. No caso em questão a empresa produz equipamentos customizados, onde cada equipamento tem suas características construtivas próprias, apresentando variabilidade no tempo de produção de cada um. O VSM auxiliou a identificar os desperdícios e problemas na manufatura, demonstrando uma projeção futura de ganhos, onde os resultados preliminares já demonstram o potencial de melhoria para o processo atual de manufatura. Dentre os resultados mais relevantes, destacam-se a redução de ordens em processo, eliminação de gargalos, estoques intermediários e otimização do processo produtivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Ribeiro, Max Roberto Pereira. "Mbabuçú Oiconê: a profecia de Felicitas, tempo e história nas reduções do Paraguai." Revista Brasileira de História & Ciências Sociais 10, no. 19 (2018): 146–68. http://dx.doi.org/10.14295/rbhcs.v10i19.494.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por finalidade expor um ensaio sobre a concepção de tempo elaborada por indígenas das reduções do Paraguai no século XVIII. Naquele contexto, especialmente na metade daquele século, houveram inúmeros conflitos entre indígenas guaranis e militares ibéricos que faziam a demarcação de novas fronteiras coloniais estabelecidas entre Portugal e Espanha, fato que contou com grande resistência indígena. Tudo aquilo em decorrência do Tratado de Madrid que alterava dramaticamente a geografia da província do Paraguai a ponto de exigir dos guaranis que evacuassem sete povoações que seriam entregues aos portugueses. Aquele episódio foi visto pelos guaranis como uma grande catástrofe, visto que teriam que deixar para trás suas comunidades. Durante o período de demarcação, o jesuíta Bernardo Nusdorffer foi encarregado de organizar o translado dos indígenas à parte colonial espanhola. Em meio a guerra e ao grande número de indígenas mortos, Nusdorffer se utilizou de uma profecia feita por uma velha guarani, em 1733, para interpretar aqueles acontecimentos. Seu nome era Felicitas, a quem Nusdorffer havia conhecido pessoalmente; mulher que teria feito um terrível prognóstico sobre o futuro das reduções. Este relato, recuperado pelo jesuíta, serve de matéria prima a este artigo. Através de algumas noções do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, ou seja, do catálogo de indícios, o texto busca apresentar um modelo interpretativo para a noção de tempo que teria permitido à Felicitas elaborar um esquema de projeção de futuro capaz de oportunizar a previsão de acontecimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Kajimoto, Clarice Gutierrez Kitamura, and Sílvio Hiroshi Nakao. "PERSISTÊNCIA DO LUCRO TRIBUTÁVEL COM A ADOÇÃO DAS IFRS NO BRASIL." Contabilidade Vista & Revista 29, no. 1 (2018): 130–49. http://dx.doi.org/10.22561/cvr.v29i1.4057.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa procura responder à questão se existe persistência do lucro tributável após adoção das IFRS no Brasil. É possível supor que o lucro tributável contém informação com a característica de persistência de resultados, porque receitas tributáveis e despesas dedutíveis tendem a se repetir em empresas com negócios em marcha, com a vantagem de não conter os accruals discricionários que podem existir no lucro contábil. Por outro lado, também é possível supor que o lucro tributável não tenha a característica de persistência de resultados, em função de este não ter como objetivo a tomada de decisão e estar sujeito a ações de planejamento tributário. Como a legislação tributária brasileira não sofreu alterações significativas em relação aos resultados que são tributáveis ou dedutíveis após a adoção das IFRS, é de se supor que o lucro tributável mantenha sua persistência, mas o Regime Tributário de Transição pode ter provocado incertezas e reduzido a persistência. A observação de lucro tributável persistente pode permitir a projeção de despesas com tributos sobre o lucro, mas também auxiliar nas projeções de lucros contábeis, pois pode apresentar menor quantidade de accruals discricionários. Para os testes, foi selecionada uma amostra de empresas com ações ordinárias listadas na BM&FBovespa durante os anos de 2004 a 2013. Os resultados foram obtidos por meio de regressões múltiplas em cross-section e, do teste de Chow, sendo este utilizado de forma a verificar a robustez dos resultados. Os resultados mostram que há persistência no lucro tributável, corroborando com a literatura que mostra que esse lucro pode ser uma proxy relevante de qualidade da informação. Além disso, a persistência do lucro tributável não sofreu alteração após a adoção de IFRS. Esses resultados sugerem que a projeção de lucros tributáveis por parte dos usuários da informação com base em informação passada pode ter acurácia na previsão de fluxo de caixa futuro da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Irving, Marta De Azevedo, André Meyer Coelho, and Thaiane Oliveira Arruda. "Turismos, sustentabilidades e pandemias: incertezas e caminhos possíveis para planejamento turístico no horizonte da Agenda 2030." REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO 14, no. 4 (2020): 73–105. http://dx.doi.org/10.17648/raoit.v14n4.6661.

Full text
Abstract:
O debate crítico sobre o turismo, seus significados contemporâneos e seus efeitos no contexto de uma sociedade em crise, em razão da insustentabilidade do modelo de desenvolvimento vigente, têm inspirado inúmeras pesquisas acadêmicas nos últimos anos. Esse tema vem também adquirindo centralidade no contexto da Pandemia da Covid-19. Com base nesses antecedentes, esse ensaio teórico, baseado em pesquisa bibliográfica e documental, objetiva problematizar o turismo enquanto objeto de pesquisa e investigar, no plano de políticas públicas globais os principais caminhos delineados a partir da Rio 92, bem como discutir alternativas possíveis para o planejamento turístico, no pós-pandemia da Covid-19, considerando o horizonte da Agenda 2030. Por meio da análise realizada pode-se afirmar que o tema da sustentabilidade no turismo vem sendo prioritariamente abordado em pesquisa e políticas públicas, pela via operacional do mercado, embora as nuances socio ambientais e éticas associadas a esse debate sejam cada vez mais evidentes em uma projeção de futuro, o que pressupõe novas epistemologias para apreensão desse fenômeno complexo contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Souza, Cintia Rodrigues de, Celso Paulo de Azevedo, Luiz Marcelo Brum Rossi, Joaquim Dos Santos, and Niro Higuchi. "PROJECTION OF DIAMETRIC DISTRIBUTION AND CARBON STOCK OF A MANAGED FOREST IN MANAUS/AM." FLORESTA 44, no. 3 (2014): 525. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v44i3.32854.

Full text
Abstract:
AbstractThe projection of forest growth is important for forest management, to plan the subsequent cutting cycles and to show the tendencies that the forest will present in the future. This study evaluated the use of a stochastic model - the Markov Chain - in the projection of the future diametric distribution and carbon stock of a forest subjected to experimental selective logging in Manaus / AM. The data used were obtained from an experiment conducted since the 1980s by the Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). The forest inventories were conducted in the years 2005, 2007, 2009 and 2010. The main variable used was the diameter at breast height (DBH). The Markov Chain was used to project the diameter distribution and the carbon stock for 2015. With respect to the stock of carbon expected, this should exceed the existing stock in 2010, reaching about 157 t/ha. With these results it is possible to conclude that, if the dynamics projection will be confirmed, the studied forest will continue growing and increasing its carbon stock, thus acting as a CO2 sink.Keywords: Markov Chain; forest dynamics; forest management; climate change. ResumoProjeção da distribuição diamétrica e do estoque de carbono de floresta manejada na Amazônia. A prognose do crescimento de florestas é importante para o manejo florestal, para o planejamento dos ciclos de corte subsequentes e para mostrar as tendências que a floresta apresentará no futuro. Este trabalho avaliou a utilização de um modelo estocástico - a Cadeia de Markov - na projeção da distribuição diamétrica e do estoque de carbono de uma floresta submetida à exploração seletiva experimental em Manaus/AM. Foram utilizados dados de experimento desenvolvido desde 1980 pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Os inventários florestais foram realizados nos anos de 2005, 2007, 2009 e 2010. A principal variável utilizada foi o diâmetro à altura do peito (DAP). A Cadeia de Markov foi utilizada para projetar a distribuição diamétrica e o estoque de carbono para o ano de 2015. No que diz respeito ao estoque de carbono esperado, este deverá superar o estoque existente no ano de 2010, atingindo cerca de 157 t/ha. Com esses resultados, pode-se concluir que, se for confirmada a projeção da dinâmica, a floresta estudada continuará crescendo e aumentando seu estoque de carbono, atuando, assim, como sumidouro de CO2.Palavras-chave: Cadeia de Markov; dinâmica florestal; manejo florestal; mudanças climáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Rodrigues, Cristina Guimarães, and Luís Eduardo Afonso. "O efeito do status de sobrevivência sobre gastos com internações hospitalares públicas no Brasil em uma perspectiva temporal." Estudos Econômicos (São Paulo) 42, no. 3 (2012): 489–510. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612012000300003.

Full text
Abstract:
As projeções de gastos com saúde apontam para um crescimento considerável das despesas em decorrência do envelhecimento populacional. No entanto, estudos mostram que os gastos se concentram no fim da vida e, dessa forma, projeções que não levam em conta variáveis de proximidade à morte tendem a superestimar as projeções. O objetivo deste trabalho é analisar a magnitude dos gastos com internações públicas no Brasil por status de sobrevivência, e identificar se existe uma relação entre despesas com internações para indivíduos próximos à morte e idade à morte. O banco de dados empregado é oriundo do Sistema de Informações Hospitalares do DATASUS - SIH/DATASUS - para o período de 1995 a 2007 no Brasil. Foi analisada a evolução dos gastos totais e a tendência dos gastos por grupo etário para aqueles pacientes que tiveram como motivo de saída do hospital a alta (sobreviventes) ou o óbito (pacientes terminais). A fim de analisar o efeito do status de sobrevivência sobre os gastos com internações no futuro, simulamos projeções de gastos em 2050, desagregados entre gastos de sobreviventes e gastos relacionados à morte. Os resultados mostram que o padrão de gastos por status de sobrevivência no Brasil é crescente por grupo etário para o grupo de sobreviventes, e decrescente para os indivíduos que faleceram. Também se verificou que a razão de gastos mortos/sobreviventes diminui com a idade. A simulação da projeção de gastos com internações para 2050 mostra que quando se considera apenas o perfil etário dos gastos médios em 2007, há um crescimento de mais de 380% nos gastos com internações em 2050 quando comparado a 2007, mas quando os gastos são projetados segundo o status de sobrevivência, o crescimento não passa de 70%. Projeção retrospectiva para 2007 mostra que o efeito do envelhecimento é menor quando o efeito da proximidade à morte é levado em consideração. Os resultados parecem indicar que os gastos hospitalares serão afetados mais por um aumento no número absoluto de idosos do que por um aumento da longevidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cardoso, Geraldo Magela, and Flávio Justino. "Simulação dos componentes da evapotranspiração sob condições climáticas atuais e de cenários climáticos futuros de aquecimento global com o uso de modelos de clima-vegetação." Revista Brasileira de Meteorologia 29, no. 1 (2014): 85–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862014000100009.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi analisar a distribuição espacial dos componentes da evapotranspiração de referência modificada (ETr) no Brasil e, posteriormente, a variabilidade temporal por meio da técnica da análise harmônica. Para isso, foi feita inicialmente uma análise de variância, fase e amplitude para o tempo presente (1980-2000) e, em seguida, feita uma projeção com o tempo futuro (2080-2100), com base no cenário A2 do Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas. A equação utilizada foi a de Penman-Monteith, padronizada pela Food and Agriculture and Organization of the United Nations (FAO) 1998. As simulações foram conduzidas com o modelo regional de clima (MM5), acoplado a um modelo de vegetação potencial (MVP). Os termos aerodinâmico e radiativo apresentaram um ciclo anual que é dominante na região amazônica e Sul do Brasil, enquanto na região Sudeste o ciclo semestral tem maior destaque. As maiores variações na amplitude da ETr foram identificadas no semiárido nordestino e no extremo sul do Brasil. As mudanças na ETr, devido ao aquecimento global, foram máximas na região central do Brasil e Amazônica. Ainda foi observado que, sob condições de aquecimento global, as variações do termo aerodinâmico tornam-se mais importantes do que as variações do termo radiativo para a ETr total.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Alves, Vanessa Queirós. "A lei nº 5692/71 e representações da infância: percepções e expectativas em relação à criança na reforma de ensino de 1º grau." Cadernos de História 21, no. 35 (2020): 33. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-8871.2020v21n35p33.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é perceber algumas representações de infância presentes em propostas educacionais, a partir da lei nº 5692/71, no ensino de 1º grau, tendo como principal foco o Instituto de Educação do Paraná (IEP). As fontes utilizadas foram documentos elaborados a partir da lei e materiais do próprio IEP, como plano de implantação, boletins informativos, entre outros. Os conceitos para análise das fontes foram o de representação e o de apropriação, advindos dos estudos de Chartier (2002). Além disso, autores como Siqueira (2018), Veiga (2007), Cordeiro (2015), Anjos (2015) e Gouvea (2008) formaram o referencial teórico deste estudo. O trabalho está dividido em duas seções, sendo que a primeira versa sobre representações de infância presentes nos documentos mencionados e a percepção do que se esperava da criança inserida na escola, e a segunda analisa em quais fundamentos filosóficos e psicopedagógicos a lei estava embasada, assim como as apropriações feitas pelo IEP em relação a essas fundamentações. Como resultados do trabalho, a representação da infância revelou-se mais ligada a uma projeção para o adulto futuro, atrelada a uma concepção de meritocracia, na qual a educação e a obtenção de sucesso na vida escolar são reservadas aos “mais capazes”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Horta, Rogério Lessa, Georgius Cardoso Esswein, and Cristina Lessa Horta. "Percepção de profissionais de saúde de CAPS I quanto a demandas relativas ao consumo de crack." Ciência & Saúde Coletiva 18, no. 4 (2013): 1099–108. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232013000400023.

Full text
Abstract:
Pesquisa qualitativa que analisa dois grupos focais realizados em 2009 com vinte trabalhadores de dois CAPS I da região de Porto Alegre, para verificar a sua percepção diante do aumento de demandas que a expansão do crack tende a gerar sobre as redes locais de saúde mental. Propôs-se que debatessem o que lhes parecia fonte de sobrecarga e insatisfação em geral e, especificamente, em função das demandas de usuários de crack. Os resultados mostram forte preocupação com a instabilidade dos contratos de trabalho, levando à falta de projeção no futuro. Além disso, o acúmulo de tarefas para suprir carências das equipes, justificando-se o limitado interesse em planejar ações de longo prazo e a opção por tarefas menos complexas. Consideraram-se problemas na rotina de trabalho as ordens judiciais e a interferência de agentes públicos, pedido expresso de hospitalização, familiares sem postura cooperativa, querelantes e usuários desmotivados para o tratamento ou reingressando no serviço. As equipes parecem estar no centro um conflito entre a impossibilidade de se evitar o surgimento de demandas da população usuária das redes locais de saúde, o que se evidencia no contexto do uso de crack, e os limites da gestão, ampliando o desgaste e a sobrecarga percebidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Nunes, Rina Tereza D'Angelo, and Suzana Magalhães Maia. "Narrativas sobre o início das práticas fonoaudiológicas na cidade de Salvador, Bahia, Brasil." Saúde e Sociedade 22, no. 3 (2013): 962–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902013000300025.

Full text
Abstract:
A implantação dos cursos de fonoaudiologia no Estado da Bahia data de 1999. Ainda que a formação acadêmica seja recente, na cidade de Salvador a sua história é mais longínqua e em muitos aspectos se articula com as preocupações que vêm marcando o campo. Para conhecermos esse trajeto histórico, este artigo apresenta narrativas de fonoaudiólogas precursoras na capital baiana, buscando nas suas experiências um saber que configure fonte para compreensão do passado e do presente e projeção do futuro. A colheita das narrativas foi realizada na perspectiva da metodologia da história oral. As vozes das narradoras emolduram a fonoaudiologia em Salvador como acontecimento singular e, ao mesmo tempo, característico da forma como a área foi se constituindo no Brasil, sendo destacados aspectos como: prevalência de um trabalho fonoaudiológico privatista como resultado de políticas públicas equivocadas; reconhecimento por parte dos pacientes como forma primordial de divulgação da área; contribuição local para sua institucionalização; primeiras práticas relacionadas à educação de pessoas surdas e com deficiência mental. Contam também sobre uma clínica que não quer prescrever, em que os envolvidos trabalham juntos vivendo a experiência do encontro. Uma clínica que reconhece o que de singular se organizou em cada pessoa para além do registro do vivido, do psíquico, voltado para o sentimento, para a reciprocidade e a aspiração de todo humano: estar incluído, ser cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Barbosa, Mauro Marques, Geraldo Matos de Sá, Roberto R. M. de Araújo Lima, Jacob Kligerman, Terence Pires de Farias, and Maurílio José Chagas. "Carcinoma papilífero de alto risco da glândula tireóide: influência dos fatores prognósticos em 126 pacientes." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 28, no. 6 (2001): 397–400. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912001000600002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo avaliar a influência dos fatores prognósticos em portadores de carcinoma papilífero da tireóide, tratados no Hospital do Câncer (INCA-RJ). MÉTODO: Com base em testes estatísticos (Wilcoxon e Cox) foram analisados 126 prontuários de pacientes atendidos no período de 1986 a 1994, portadores de carcinoma papilífero da tireóide, pertencentes ao grupo de alto risco, segundo os fatores de risco do carcinoma diferenciado da tireóide, considerando uma sobrevida de dez anos livre de doença. RESULTADOS: Observou-se que 104 pacientes eram mulheres (83%); a idade variou de sete a 79 anos, média de 40 anos; invasão capsular ocorreu em 15% (18/126); houve metástase regional em 38% (47/126) e metástase a distância em 11% (13/126). A sobrevida em dez anos livre de doença foi de 81% para os pacientes com menos de 45 anos, e de 76% para os mais idosos: p = 0,0008 (análise univariada) e p = 0,01 (análise multivariada). Dos pacientes que tinham invasão capsular, 72% viveram dez anos, assim como 60% dos que tinham metástase regional, e 28% dos que apresentavam metástase a distância. CONCLUSÕES: A utilização dos fatores de risco no carcinoma papilífero da tireóide é válida mesmo para doença avançada, sendo também de grande importância na projeção do prognóstico e do futuro desenvolvimento da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Portugal Neto, Amaury Floriano, and Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte. "Avaliação de Risco no Processo de Internacionalização da NBA No Brasil." Internext 15, no. 1 (2020): 71. http://dx.doi.org/10.18568/internext.v15i1.480.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar os riscos envolvidos no processo de internacionalização da NBA no Brasil no seu período inicial, 2012-2015 e uma projeção sobre o seu futuro 5 anos à frente, 2020.Método: A metodologia compreendeu seis fases, envolvendo pesquisa bibliográfica, consulta a peritos para levantamento de dimensões, avaliação e refinamento de variáveis relevantes, permitindo a formatação do Índice de Avaliação de Risco da NBA (IARnba) e sua aplicação à luz do modelo de Figueira de Lemos, Johanson e Vahlne (2011) na análise sobre a internacionalização da NBA, tendo as variáveis de (C) comprometimento e (I) Incerteza interpretados.Principais resultados: O estudo demonstrou que durante os dois períodos estudados o risco de internacionalização da NBA no Brasil tende a diminuir, apesar dos níveis de incerteza se manter em pequena queda. O crescente nível de conhecimento do mercado brasileiro seguido de investimentos que apontam um maior comprometimento corrobora com essa visão.Relevância/originalidade: Sua relevância se dá em razão de seu ineditismo em retratar o foco na internacionalização de ligas esportivas em países emergentes e de economia instáveis como o Brasil.Contribuições teóricas/metodológicas: Sua contribuição com a literatura ao abordar a temática do sports business à luz da teoria da internacionalização da firma, retratando a busca de mercados internacionais de ligas esportivas mundiais e por demonstrar e avaliar os riscos destes movimentos por meio de um índice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Tomaz da Costa Gonçalves, Cássia Patricia. "Letramento Digital dos Professores - Novas Alternativas Pedagógicas." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 1, no. 2 (2013): 23–41. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v1i2.12622.

Full text
Abstract:
Este plano de empreendimento se propõe a dar um novo formato à Formação em Serviço, levando os professores a refletirem sobre a forma que vêm trabalhando nos últimos tempos, sempre fazendo referência aos resultados alcançados e às metas da escola para os próximos anos. Assim, objetiva-se o desenvolvimento do letramento digital dos docentes de modo que essa formação seja crítica e reflexiva e não meramente técnica. Dessa forma, a partir de um encontro de sensibilização, os professores descobrirão a necessidade de ressignificação da própria prática pedagógica, visando atingir aos alunos do novo século. Através, também, de oficinas quinzenais, os educadores serão imersos em um mundo repleto de recursos que poderão dar maior funcionalidade ao processo ensino-aprendizagem, tornando os alunos sujeitos mais ativos no ato de construir o seu próprio saber, utilizando-se, basicamente, dos recursos tecnológicos, já disponíveis na escola. Para a realização deste empreendimento, o valor solicitado ao Edital Projetos Inovadores em Educação - Fundação Novo Brasil - Educação para o Futuro será de R$ 29.814,30 (vinte e nove mil, oitocentos e quatorze reais e trinta centavos), destinados à aquisição de equipamentos; ao aprimoramento físico de uma sala, a fim de ser utilizada para projeção; à contratação de profissionais especializados para ministrar palestra e oficinas, assim como para suprir despesas correntes e de material de consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Magalhães de Araujo, Bruna, Ana Silvia Pereira Santos, Maira Araújo de Mendonça Lima, Sérgio Rodrigues Ayrimoraes Soares, Carlos Alberto Perdigão, and Marília Carvalho de Melo. "AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE REUSO DE EFLUENTES DE ETE EM ÁREAS IRRIGADAS DA BACIA HIDROGRÁFICA PIANCÓ-PIRANHAS-AÇU COM VISTAS A UNIVERSALIZAÇÃO." Revista Augustus 24, no. 49 (2019): 179–91. http://dx.doi.org/10.15202/1981896.2019v24n49p179.

Full text
Abstract:
A Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu (PPA) abrange uma área total de 43.683 km² (ANA, 2016), com baixas precipitações, resultando em secas hídricas. O reuso de efluentes pode ser visto como uma prática que combate e minimiza os impactos sofridos pelas secas severas. Assim, uma vez que a região possui baixo atendimento ao tratamento de esgoto, neste trabalho, foi realizada uma avaliação do futuro potencial de reuso de efluentes de ETEs em áreas irrigadas. Assim, observou-se que, em relação à projeção para implantação das ETEs, em 2035, serão 131 ETEs em operação, com uma vazão total de 1,41 m3/s. A demanda de água para a agricultura irrigada na bacia é de 17,48 m³/s e com isso a oferta da água de reuso pode representar 8% da demanda de água para irrigação, a um custo estimado de transporte variando entre R$ 2,46/m3 e R$ 12,62/m3, em função do estado (PB e RN) e das distâncias de transporte (10 a 50 km). Comparando o custo da água de reuso com o valor do consumo da água bruta, constatou-se que os valores médios praticados atualmente para consumo de água na irrigação (0,02 R$/m3) inviabilizam financeiramente a prática e não se alinham com os objetivos instituídos pela lei das águas, já que os valores cobrados são ínfimos. Por fim, ficou ainda mais evidente a necessidade em se atingir a universalização do esgotamento sanitário, não somente para minimizar a poluição dos corpos d’água, mas também em propiciar efluentes tratados para a prática de reuso.
 
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pintassilgo, Joaquim, and Rui Afonso Da Costa. "Death and civic pedagogy in the portuguese republican context: the funerals of “prominent dead” in the early decades of the XXth century/ Morte e pedagogia cívica no contexto republicano português: os funerais dos “grandes mortos” nas primeiras décadas do Século XX (Bilingual Edition)." Cadernos de História da Educação 17, no. 1 (2018): 198. http://dx.doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-12.

Full text
Abstract:
Pretendemos, com este texto, promover uma reflexão acerca da utilização pedagógica e cívica dos funerais de “cidadãos ilustres” durante o período republicano português (1910-1926). O culto cívico dos mortos surgiu ligado à afirmação dos Estados-Nação e, em particular, à reinvenção das memórias coletivas necessárias à sua legitimação e projeção para o futuro. Os “grandes mortos”, alvo de consagração cívica, resultam de um processo de idealização que relativiza os seus defeitos e realça as respetivas virtudes. A partir daí eles passam a ser um exemplo para o resto da comunidade. A forma como as cerimónias eram organizadas e coreografadas enfatiza o seu potencial pedagógico. Escolhemos os exemplos de Guerra Junqueiro, um poeta, e de Sacadura Cabral, um aviador militar, e selecionámos três dos mais importantes jornais diários da época: O Século, o Diário de Notícias e O Mundo.Palavras-chave: Pedagogia cívica; Culto dos mortos; Memória. AbstractThis text has the purpose to reflect upon the pedagogical and civic use of the funeral ceremonies of distinguished citizens during the Portuguese republican period (1910-1926). The civic cult of the dead emerged in connection with the affirmation of the new Nation-states and, particularly, with the reinvention of collective memories, indispensable both for its validation and for its future. The “great dead”, subject to civic consecration, went through a process of idealization that overlooked their flaws and emphasized their virtues. From then on, they were an example for the rest of the community. The way the ceremonies were organized and choreographed gave emphasis to their pedagogical potential. We chose the examples of Guerra Junqueiro, a poet, and Sacadura Cabral, a military airman, and we selected three of the most important newspapers of the time: O Século, Diário de Notícias and O Mundo.Keywords: civic pedagogy; cult of the dead; memory;ResumenTenemos la intención, con este texto, de promover una reflexión sobre el uso educativo y cívico de los funerales de "distinguidos ciudadanos" durante el período republicano portugués (1910-1926). El culto cívico de los muertos surgió ligado a la afirmación de los Estados-nación y, en particular, a la reinvención de las memorias colectivas necesarias para su legitimación y proyección para el futuro. Los "grandes muertos", objeto de consagración cívica, resultan de un proceso de idealización que relativiza sus defectos y realza las respectivas virtudes. A partir de ahí pasan a ser un ejemplo para el resto de la comunidad. La forma en que las ceremonias eran organizadas y coreografiadas enfatiza su potencial pedagógico. Hemos escogido los ejemplos de Guerra Junqueiro, un poeta, y de Sacadura Cabral, un aviador militar, y seleccionamos tres de los más importantes diarios de la época: O Século, Diário de Notícias y O Mundo.Palabras clave: Pedagogía cívica; Culto de los muertos; Memoria.Recebido
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Dias Myrrha, Luana Junqueira, Cassio M. Turra, and Simone Wajnman. "A contribuição dos nascimentos e óbitos para o envelhecimento populacional no Brasil, 1950 a 2100." Revista Latinoamericana de Población 11, no. 20 (2017): 37–54. http://dx.doi.org/10.31406/relap2017.v11.i1.n20.2.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é analisar o envelhecimento populacional brasileiro no período de 1950 a 2100. A metodologia consiste na decomposição da variação da idade média populacional em função de três tendências (Preston; Himes; Eggers, 1989): o envelhecimento natural da população; os efeitos rejuvenescedores dos nascimentos; e os dos óbitos. Os dados utilizados, para a análise de 1950 a 2000, provêm das publicações do CELADE (2007a, 2007b) e, de 2000 a 2100, da projeção calculada pelo CEDEPLAR (2008), cenário BR2. Os resultados são consistentes com a literatura anterior, ao apontarem o papel preponderante da queda de fecundidade no processo de envelhecimento populacional, bem como o papel secundário, mas crescente, exercido pela transição de mortalidade sobre a estrutura etária. No início da transição demográfica, em meados do século passado, quando a população brasileira era jovem e quase estável, o grande volume de nascimentos impedia o aumento da idade média da população. Nas décadas seguintes, a contínua queda da natalidade resultou em um avanço gradativo da idade média da população, que deverá passar de 23,41 anos em 1950 para 51,10 anos em 2100. Aos poucos, a estrutura etária tenderá para um novo cenário de quase estabilidade, sem grandes variações na idade média, graças ao efeito dos óbitos, que substituirão, parcialmente, o papel dos nascimentos no passado, pela exclusão de pessoas com idades superiores à idade média na população. A grande mudança populacional brasileira, marcada pela substituição em larga escala de crianças por idosos, que terá ocorrido em um intervalo de apenas um século, deverá dar lugar a uma população envelhecida, com variações na estrutura etária restritas às idades mais elevadas, a depender do futuro da fecundidade e da longevidade. Esse cenário tem fortes implicações para a sociedade brasileira, uma vez que, se conseguirmos adaptar nossos sistemas econômicos e sociais ao novo padrão demográfico, os ajustes poderão ser menores a partir de 2050.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Nunes, Barbara Da Silva. "Plano de Empreendimento: SEX BOUTIQUE." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 5, no. 1 (2017): 101. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v5i1.12706.

Full text
Abstract:
O presente Plano de Negócios apresenta uma empresa de sex shop. A Sex Boutique é uma empresa de pequeno porte que irá comercializar produtos eróticos e também oferecer serviços diferenciados. Junto à venda dos artigos, a empresa prestará consultoria sensual e visitas tirando dúvidas e resolvendo questões que rodeiam o cenário do mercado erótico. Organizações e exposições em eventos também farão parte das atividades desenvolvidas, e ainda para os casais que queiram deixar mais especial aquele momento à dois, a empresa ajudará com pacotes de decoração e climatização do ambiente. O mercado erótico brasileiro é um dos que mais crescem, em 2014 foi 8,5%. A venda de artigos pela internet representa 52% do total de vendas no ano, seguido por 21% das consultorias domiciliares. Esses dados propicia alguns cenários favoráveis à implementação do negócio. Além do reconhecimento no mercado erótico, a empresa pretende se consolidar como a melhor opção de venda e distribuição de artigos eróticos de diversos tipos. E para chegar a esse patamar é necessário também conquistar a confiança e fidelidade de nossos clientes e parceiros. O relacionamento com o cliente será algo primordial para o melhor desenvolvimento das atividades da empresa. Através de um canal no YouTube os usuários podem tirar suas dúvidas e saber novas informações sobre os produtos. Sem esquecer também, da importância das redes sociais. No Plano Financeiro, a empresa apresenta números altos, a TIR (taxa interna de retorno) ultrapassa 800%. Até porque os produtos variam muito de preço, o planejamento foi baseado em valores médios. Para o futuro, pretende-se ampliar as instalações e concretizar os objetivos e metas traçados. Com o crescimento do faturamento, como previsto na projeção de vendas será necessário a contratação de novos profissionais para auxiliarem todo o crescimento e amparar nas transições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!