Academic literature on the topic 'Projeções no eixo axial'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Projeções no eixo axial.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Projeções no eixo axial"

1

Brandão, C. V. S., J. L. V. Chiurciu, J. J. T. Ranzani, M. J. Mamprim, M. Zanini, and J. A. Crocci. "Tonometria, paquimetria e comprimento axial ocular em cães glaucomatosos submetidos à ablação uveal intravítrea." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 59, no. 4 (2007): 914–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352007000400016.

Full text
Abstract:
Estudaram-se as alterações tonométricas, paquimétricas e de comprimento axial em cães com glaucoma submetidos à ablação uveal intravítrea. Foram avaliados 13 olhos irreversivelmente cegos de cães que apresentavam glaucoma crônico unilateral, nos quais realizou-se a ablação uveal intra-vítrea, por meio de injeção na câmara vítrea de 0,5ml de sulfato de gentamicina (40mg/ml) associado a 0,3ml de fosfato de dexametasona (4mg/ml). As mensurações da pressão intra-ocular (Po), espessura corneana e eixo axial com tonometria de aplanação, paquimetria ultra-sônica e ultra-sonografias modos A e B foram realizadas no dia da ablação (M0) e após uma (M1), quatro (M4), oito (M8), 12 (M12), 24 (M24) e 48 semanas (M48). A Po diminuiu significativamente em todos os momentos em relação ao M0, com aumento da espessura corneana ao longo do experimento. Nas avaliações ultra-sonográficas notou-se diminuição significativa do bulbo ocular a partir de M4, com medidas ultra-sonográficas modo A significativamente maiores que as do modo B. O procedimento foi efetivo na redução da Po e na diminuição do eixo axial, demonstrando ser viável no controle do glaucoma crônico em olhos irreversivelmente cegos, e ser uma alternativa à enucleação e inserção de prótese ocular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Linda Lacerda da, and Adelita Aparecida Sartori Paoli. "Morfologia e anatomia da semente de Dictyoloma vandellianum Adr. Juss.(Rutaceae)." Revista Brasileira de Sementes 28, no. 3 (2006): 116–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222006000300017.

Full text
Abstract:
Foram descritos e ilustrados aspectos morfo-anatômicos das sementes de Dictyoloma vandellianum Adr. Juss., visando o conhecimento dos tegumentos, endosperma e embrião. As sementes são reniformes, aladas, acobreadas, mesotestais, exariladas e albuminosas (reserva protéica). O embrião é axial, curvo, dominante, com cotilédones carnosos de reserva protéica, eixo hipocótilo-radícula longo e plúmula reduzida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Linda Lacerda da, and Adelita Aparecida Sartori Paoli. "Morfologia e anatomia da semente de Balfourodendron riedelianum (Engler) Engler - Rutaceae." Revista Brasileira de Sementes 28, no. 1 (2006): 16–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222006000100003.

Full text
Abstract:
Foram descritos e ilustrados aspectos morfoanatômicos das sementes de Balfourodendron riedelianum (Engler) Engler, visando a caracterização dos tegumentos, endosperma e embrião. As sementes são elipsóides, pretas, anátropas, endotestais com tégmem reduzido, exariladas e albuminosas. O endosperma possui reserva lipo-protéica. Embrião axial, dominante, branco, com cotilédones carnosos, eixo hipocótilo-radícula curto e plúmula reduzida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Linda Lacerda da, and Adelita aparecida Sartori Paoli. "Morfologia e anatomia da semente de Esenbeckia grandiflora Mart. (Rutaceae)." Revista Brasileira de Sementes 28, no. 2 (2006): 1–6. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222006000200001.

Full text
Abstract:
Foram descritos e ilustrados aspectos morfo-anatômicos das sementes de Esenbeckia grandiflora Mart., visando o conhecimento dos tegumentos, endosperma e embrião. As sementes são de elipsóides a piramidais, marrom-escuras, anátropas, mesotestais, sem tégmem, exariladas e exalbuminosas. O embrião é axial, reto, total, branco, com cotilédones carnosos de reserva lipo-protéica, eixo hipocótilo-radícula curto e plúmula reduzida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Cassiana Alves, Cláudia Viana Urbinati, Alessandra De Oliveira Ribeiro, Paulo Junio Duarte, Fábio Akira Mori, and Maíra Reis Assis. "Relações morfo-anatômicas dos elementos traqueais de genótipos de Eucalyptus L´Héritier." Scientia Agraria Paranaensis 18, no. 3 (2020): 232. http://dx.doi.org/10.18188/sap.v18i3.21474.

Full text
Abstract:
Dentre as diversas adaptações essenciais para a conquista do ambiente terrestre pelas Angiospermas, destacam-se as células especializadas do xilema secundário. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho analisar morfo-anatomicamente os elementos de vaso do xilema secundário de seis genótipos de Eucalyptus, bem como a variação radial dos caracteres, relacionando-os com o ângulo de inclinação da placa de perfuração. De cada genótipo foram obtidos corpos de prova em três posições no sentido medula-casca. A mensuração do ângulo de inclinação da placa de perfuração dos elementos de vaso foi realizada em material macerado, mensurando o ângulo de inclinação da placa de perfuração em relação ao eixo axial, utilizando software com calibração angular conhecida. Os elementos de vaso dos genótipos de Eucalyptus tiveram inclinação da placa de perfuração entre 24-37°, em relação ao eixo axial do elemento traqueal. Os menores valores no ângulo de inclinação foram encontrados na posição 2 (intermediária). Ao contrário do esperado, os maiores valores foram observados na posição 1 (interno - próximo à medula), seguidos pela posição 3 (externo-próximo à casca). O aumento nos comprimentos dos elementos de vaso, frequência por mm2 e diâmetro das pontoações é diretamente proporcional à inclinação da placa de perfuração. O diâmetro dos elementos de vaso por sua vez apresenta relação inversa, ou seja, a medida que o diâmetro aumenta, o ângulo de inclinação da placa de perfuração diminui.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Albuquerque, Adolfo Vasconcelos, and Heloy Darroz Júnior. "Síndrome de Pisa." Revista Neurociências 18, no. 1 (2001): 63–65. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8522.

Full text
Abstract:
Introdução. A síndrome de Pisa (pleurototonus) é uma rara distonia truncal tônica que leva à lateralização do tronco com leve rotação do eixo axial para trás sem distonia em outras partes do corpo. Classicamente essa síndrome é relacionada a uma reação adversa aguda ou tardia ao tratamento com neurolépticos mas pode ser associada a muitas outras medicações ou mesmo ser idiopática. Método. Relatamos um caso de síndrome de Pisa em uma mulher de 33 anos como uma distonia tardia secundária ao uso prolongado de haloperidol. Conclusão. Com o relato dessa rara e pouco conhecida síndrome chamamos a atenção para a necessidade do uso criterioso dos neurolépticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ilkiu-Borges, Fernanda, and Maria Sílvia de Mendonça. "Morfo-anatomia da semente de Bauhinia monandra Kurz: (Leguminosae-caesalpinioideae)." Revista Brasileira de Sementes 31, no. 4 (2009): 168–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222009000400020.

Full text
Abstract:
Bauhinia monandra, espécie popularmente conhecida na Amazônia como pata-de-vaca, é indicada entre outros usos como planta medicinal nessa região. Visando contribuir para um melhor conhecimento foram coletadas sementes dessa espécie do banco de germoplasma da EMBRAPA - CPATU, Amazônia Oriental, no estado do Pará. O estudo morfo-anatômico revelou sementes estenospérmicas, oblongas, base arredondada, margem inteira, ápice assimétrico, perfil convexo pouco acentuado e hilo em forma de "V" na região apical. A testa é monocrômica, brilhante, lisa e constituída por dois estratos epidérmicos; linha lúcida presente. O endosperma é contínuo, espesso, adnato a testa. O embrião é axial e invaginado, apresenta dois cotilédones foliáceos e eixo embrionário com plúmula rudimentar e radícula imperceptível. Foram vistos grãos de amido no interior dos cotilédones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Christian Luiz da, and Nádia Mara Franz. "Análise de brandings urbanos contemporâneos na ótica da sustentabilidade." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 10, ed.esp. (2020): 60–89. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..3130.

Full text
Abstract:
As projeções do aumento populacional somadas à tendência mundial da urbanização tornam o desenvolvimento sustentável dos centros urbanos vital à sustentabilidade do planeta. À medida que os princípios do desenvolvimento sustentável alcançam relevância mundial, surgem conceitos relacionadas às cidades. Nesse contexto, as cidades se apropriam de brandings (rótulos) com o propósito de evidenciar sua imagem, atraindo investimentos e capital humano para alavancar o desenvolvimento, constituindo ou não o planejamento estratégico da cidade. O objetivo dessa pesquisa é analisar as abordagens centrais, as potencialidades e limitações entre os principais brandings urbanos contemporâneos, na ótica da sustentabilidade. Para tal, a metodologia empregada tem abordagem qualitativa, com a técnica de pesquisa bibliográfica. Como o tema brandings de cidades envolve diversos aspectos, a pesquisa delimita uma amostra intencional de definições, que está estruturada em cinco subtemas: cidades sustentáveis, cidades inteligentes e sustentáveis, cidades criativas e inovadoras, cidades inclusivas e igualitárias, cidades resilientes. Os resultados indicam que a definição de sustentabilidade urbana é bastante ampla e dada a diversidade territorial, que amplia o campo de atuação, surgem definições diversas que focam em determinado aspecto temporal e/ou espacial relevante à sociedade. Entretanto, ao se optar por determinado branding como eixo norteador de políticas públicas urbanas, pode-se não englobar aspectos essenciais à sustentabilidade urbana, pois a maioria das definições urbanas não veem a cidade de forma holística, ampliando lacunas existentes, principalmente nas dimensões sociais e/ou ambientais. Palavras-chave: Sustentabilidade Urbana. Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cidades Criativas e Inovadoras. Cidades Inclusivas e Igualitárias. Cidades Resilientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Machado, Amanda De Queiroz Germano, Ana Caroliny De Castro Venâncio, Francisca Priscila Sampaio Cruz Teles, et al. "Torção de Omento Maior como causa de Abdome Agudo: Revisão de Literatura / Torsion of the Greater Omentum as a Cause of Acute Abdome: A Literature Review." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 45 (2019): 111–20. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1694.

Full text
Abstract:
A torção omental é definida como a torção axial do omento sobre seu eixo longitudinal, podendo comprometer a vascularização e causar isquemia e necrose. Trata-se de uma condição rara de abdome agudo, que pode se apresentar com clínica sugestiva de apendicite aguda. Objetivo: revisão de literatura sobre abdome agudo causado por torção de omento. Metodologia: pesquisa em base de dados online acerca do tema em questão, com análise dos textos fonte, aplicando critérios de inclusão e exclusão selecionados. Resultados: foram obtidas 52 referências, das quais 13 fizeram parte desta produção. Conclusão: Percebe-se, a partir da revisão de literatura, que a torção de omento ainda é um diagnóstico esquecido muitas vezes, com dificuldade de suspeita pela maioria dos cirurgiões, além de ser apenas amplamente diagnosticado no intraoperatório. Tema de poucas referências publicadas, apesar de ser um importante diagnóstico diferencial de abdome agudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Roquete, Lucas, Matheus Miranda de Oliveira, Fábio Nogueira da Silva Costa, Larissa Vieira Marinho, and Arlene Maria Cunha Sarmanho. "Coeficiente de flambagem local para seção completa de um perfil U enrijecido de chapa fina com mesa superior inclinada." Research, Society and Development 10, no. 12 (2021): e92101220254. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20254.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um estudo de perfis formados a frio não padronizados por norma, com tipologia U enrijecido (Ue) e mesa superior inclinada em 30°. O objetivo do trabalho é determinar uma equação para o coeficiente de flambagem local (kl) para aplicação do Método da Seção Efetiva (MSE) proposto pela norma brasileira. Os perfis são analisados para o esforço axial de compressão e para esforço de flexão simples. As análises foram realizadas no software GBTUL. Para o estudo paramétrico, foram desenvolvidos 95 perfis com diferentes variações geométricas. A partir das curvas de assinatura de cada análise obtém-se os respectivos valores de carga axial referente a flambagem local e momento fletor associado à flambagem local. Com uso das prescrições normativas brasileiras e dos resultados obtidos, foi possível determinar o valor de kl para cada um dos perfis analisados. Assim, de acordo com o Método da Seção Efetiva apresentado pela norma, foram propostas duas equações para a determinação coeficiente de flambagem local (kl), uma para a compressão centrada e outra para a flexão simples em torno do eixo de maior inércia. As equações mostraram-se adequadas para serem utilizadas no Método da Seção Efetiva para a tipologia de perfil apresentada, U enrijecido com mesa superior inclinada em 30°.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Projeções no eixo axial"

1

Nunes, Rogerio Chaffin, and Instituto de Engenharia Nuclear. "Formulação e solução da equação de transferência radiativa bidimensional com uma base natural." Instituto de Engenharia Nuclear, 2006. http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1942.

Full text
Abstract:
Submitted by Marcele Costal de Castro (costalcastro@gmail.com) on 2017-09-27T18:55:51Z No. of bitstreams: 1 ROGERIO CHAFFIN NUNES D.PDF: 1775171 bytes, checksum: 6c9663bc03e326ae36a3c1663a42812c (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-09-27T18:55:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROGERIO CHAFFIN NUNES D.PDF: 1775171 bytes, checksum: 6c9663bc03e326ae36a3c1663a42812c (MD5) Previous issue date: 2006-04<br>Neste trabalho a equação de transferência radiativa bidimensional é resolvida numericamente considerando-se projeções no eixo axial, a aproximação axial, para os casos com meio isotrópico e ansiotrópico. Resolver esse problema necessita-se de uma formulação matemática que aproxime angularmente a equação de transferência radiativa por um método de ordenadas discretas, resultado dessa operação é um sistema de equações diferenciais parciais de 1ª ordem com condições de contorno prescritas no fluxo incidente que é aproximado por uma malha de pixels, que são obtidos com a utilização de uma base natural e a sua solução numérica se dá através de um processo iterativo denominado método de aproximações sucessivas. Investiga-se a sensibilidade do fluxo emergente, considerando as propriedades de absorção e espalhamento do meio e apresenta-se os resultados numéricos da influência dessas propriedades no mapeamento do fluxo incidente-emergente considerando-se um meio não homogêneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mendes, Rafael Castilho Faria. "Estudo do fator de indução axial em turbinas de eixo horizontal." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://repositorio.unb.br/handle/10482/19902.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2015.<br>Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2015-11-23T16:01:07Z No. of bitstreams: 2 2015_RafaelCastilhoFariaMendes.pdf: 14806990 bytes, checksum: e52b3f1326f7a497777915ee17a2d703 (MD5) 2015_RafaelCastilhoFariaMendes.pdf: 14806990 bytes, checksum: e52b3f1326f7a497777915ee17a2d703 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2016-04-08T18:33:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 2015_RafaelCastilhoFariaMendes.pdf: 14806990 bytes, checksum: e52b3f1326f7a497777915ee17a2d703 (MD5) 2015_RafaelCastilhoFariaMendes.pdf: 14806990 bytes, checksum: e52b3f1326f7a497777915ee17a2d703 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-04-08T18:33:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 2015_RafaelCastilhoFariaMendes.pdf: 14806990 bytes, checksum: e52b3f1326f7a497777915ee17a2d703 (MD5) 2015_RafaelCastilhoFariaMendes.pdf: 14806990 bytes, checksum: e52b3f1326f7a497777915ee17a2d703 (MD5)<br>O principal objetivo deste trabalho é investigar o comportamento do fator de indução axial, ao longo do escoamento de uma turbina de eixo horizontal, utilizando a teoria clássica de aerodinâmica de rotores e simulações numéricas do tipo RANS com o modelo de turbulência SST. O estudo foi realizado para uma turbina eólica de 500W. As simulações foram validadas utilizando dados experimentais do coeficiente de potência (Cp) obtidos em ensaios em túnel de vento aberto. Foi observado que fator de indução não é uma variável integral do escoamento, sendo ele uma função das coordenadas espaciais do sistema. Assumiu-se uma equação linear como modelo o fator de indução em cada plano a montante da turbina. Uma curva do coeficiente de potência máximo para essa turbina foi calculada aplicando o modelo do fator de indução proposto e teoria de Glauert para máximo valor de Cp. Por meio dessa curva, foi introduzido o conceito de velocidade de ponta de pá crítica, sendo descrita como uma condição operacional em que existe um ponto de operação que a turbina está girando sem nenhuma potência. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>The main objective of this work is to investigate the axial induction factor behavior, along the flow of a horizontal axis turbine, using the classical theory of aerodynamics rotors and numerical simulations RANS and turbulence model SST. The study was conducted for a 500W wind turbine . The simulations were validated using experimental data of power coefficient that was obtained in open wind tunnel tests. It was observed that induction factor is not an integral flow variable, it is a space coordinates function . It was assumed a linear equation to model the induction factor in each plane upstream of the turbine. A curve of the maximum power coefficient, for this turbine, was calculated by applying the induction factor model proposed and Glauert theory to Cp maximum . By this curve, it was introduced the concept of critical tip speed ratio, which is described as an operating condition point that there is some rotation, but the power coefficient is null.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Miranda, Ricardo Fortes de. "Desenvolvimento de um modelo matematico para a analise local do desempenho de tubos de calor com rotação em seu eixo axial." [s.n.], 1990. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263303.

Full text
Abstract:
Orientador: Kamal A. R. Ismail<br>Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica<br>Made available in DSpace on 2018-07-13T22:02:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Miranda_RicardoFortesde_D.pdf: 5567732 bytes, checksum: 74a463cdc8b5cb799e95145f15472714 (MD5) Previous issue date: 1990<br>Resumo: Neste trabalho é apresentado um modelo analítico, bi-dimensional e em regime permanente para a análise do desempenho de tubos de calor cilíndricos com estrutura porosa e tubos que possuem o condensador cõnico sem estrutura porosa. o modelo proposto é baseado nas equações de conservação. As equações são resolvidas numericamente empregando-se diferenças finitas, utilizando-se o método da "Lei de potências" jun- tamente com o _algorítmo "SIMPLE" sugerido por Patankar eSpalding. Os resultados apresentados neste trabalho mostram a distribuição de velocidade, pressão e temperatura tanto para a região de vapor quanto para a região porosa ou líquida, bem como o desempenho global destes tubos de calor. são apresentados e discutidos os efeitos de fluxo de calor e rotação, e o ângulo de inclinação de eixo para os dois tipos de tubos de calor<br>Abstract: A steady state two-dirnensional analytical model is pro posed to predict the local performance of rotating cylindrical heat pipes with porous structure or heat pipes with aslight taper along its condenser. The model is based upon the conservation for mass, momentum and heat equations. These are solved numerically by the finite volume technique. The results show the velocity, pressure and temperature profiles in both the vapour and liquid regions as well as the global performance. The effects of rotation, heat flux as well as the longitudinal axis inclination are presented and discussed.<br>Doutorado<br>Doutor em Engenharia Mecânica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Projeções no eixo axial"

1

Pereira, Matheus Matos, and Silvio Eduardo Teixeira da Silva. "Dimensionamento de uma turbina a gás de eixo axial através de programas de fluidodinâmica computacional." In V Seminário P&D PROVIC/PIBIC - II Encontro de Iniciação Científica CNPq. Exatas & Engenharias, 2020. http://dx.doi.org/10.25242/885x102920202125.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography